Fotos de herpes zóster (cobreiro)

Atualizado:

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

O que é herpes zóster?

O herpes zóster, também chamado de cobreiro ou zona (em Portugal), é uma doença de pele provocada pelo vírus Varicella-Zoster, o mesmo que causa a catapora (varicela).

Apesar de serem provocadas pelo mesmo vírus, catapora e herpes zóster são doenças diferentes. Na verdade, o herpes zóster é uma reativação do vírus da varicela, que costuma ocorrer décadas depois do paciente ter sido infectado pela primeira vez, habitualmente na infância.

Quem já se infectou com o vírus Varicella-Zoster em algum momento fica com ele “adormecido” no organismo pro resto da vida, controlado pelo sistema imunológico. O vírus pode ficar décadas à espera de um evento que provoque enfraquecimento imunológico para “acordar” e voltar a se multiplicar.

Quando isso ocorre, a reativação do Varicella-Zoster não provoca um novo quadro de catapora, mas sim herpes zóster, que é clinicamente bem diferente.

Neste artigo vamos mostrar diferentes imagens das lesões de pele do herpes zóster. Se você deseja informações mais detalhadas sobre a doença, acesse o link: Herpes zoster: causas, sintomas e tratamento.

Imagens de herpes zoster

Clique na foto para vê-la em tamanho maior.

As lesões típicas do herpes zóster são múltiplas vesículas avermelhadas que costumam ficar restritas a uma pequena zona do corpo, como face, tronco ou um dos membros.

A forma como as lesões do herpes zóster se agrupam, geralmente em “faixa” e nunca ultrapassam a linha média do corpo é a característica mais importante para o diagnóstico da infecção.

Se a lesão se desenvolve na parte esquerda do tronco, ela não se estende até o lado direito. No artigo sobre Herpes zóster explicamos porque isso ocorre.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
neuralgia pós-herpética Neuralgia pós-herpética: o que é, sintomas e tratamento
Herpes labial Herpes labial: imagens, sintomas e tratamento
Cobreiro Herpes zóster: causas, sintomas e tratamento
Aciclovir Aciclovir (pomada e comprimidos): para que serve e doses
Afta grande Aftas na boca e na língua: causas e tratamento
Herpes genital Herpes genital: contágio, sintomas e tratamento
Catapora Catapora (varicela): transmissão, sintomas e tratamento
Afta x herpes Diferenças entre afta e herpes labial (com imagens)
Queilite angular Feridas no Canto da Boca (queilite angular)
Fotos de varicela Fotos de catapora (varicela)
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

81 comentários em “Fotos de herpes zóster (cobreiro)”

  1. Bom dia minha mãe foi diagnosticada com herpes zóster,ela foi medicada e está em tratamento,com quantos dias ela pode voltar a ter contato l corporal com outras pessoas,sem ocorrer a transmissão? Pois à poucos dias minha esposa deu à luz a nosso primeiro filho e ele está com apenas 15 dias de vida,nessa situação minha esposa e meu bebê estão com a imunidade baixa, é arriscado ? Ela foi diagnosticada a 15 dias atrás

    Responder
    • Ela só deixa de estar contagiosa quando a lesão do herpes zóster estiver toda seca, com crostas e sem bolhas. O ideal é ela não ter contato com o bebê até ter certeza de que não está mais transmitido o vírus.

      Responder
  2. Doutor eu acho que tenho esse vírus, já tem uns 10 anos que ele aparece na pele a cada ano. Hj que descobri oque pode ser. Mas a minha é na perna esquerda na parte de trás da coxa. Li que normalmente ela aparece na região toráxica. Isso que ainda me causa dúvida pode mesmo ser herpes zoster já que aparece nessa região?

    Responder
  3. Posso ter isso. Eu tenho uma mancha vermelha na parte de debaixo do peito direito e costelas dá me comichão e com líquido e faz me doer pondo o sutiã.

    Responder
  4. O uso de fanciclovir 500 mg concomitante à vacinação contra zoster

    ( recombinante ) é contraindicado ?; anulara ação da vacina ?

    grato pelo artigo .

    Responder
  5. Estou com herpes zoster perto do olho direito e meu nariz do lado esquerdo esta adormecido qto tempo demora pra voltar ao normal

    Responder
  6. Fui diagnosticado com herpes zoster há 3 dias. Qual o risco de contagiar outras pessoas. Quantos dias devo ficar isolado?

    Responder
  7. Boa tarde, doutor !!

    moro no Japão e esta semana deu herpes no meu pescoço. Doí muito e queima gostaria de saber se é contagiosa e se ela volta depois do tratamento?

    obrigado pela atenção

    Lia

    Responder
  8. Estou com varicela zoster fui ao médico ele me passou pomada aciclovil para passar 3 vezes ao dia,e dipirona.esta correta está medição?? E quanto tempo demora para sumir do corpo,e comum da umas pontadas.minha esposa não teve catapora ela pode ser contaminada.se ela dormi na mesma cama ou usar as mesma toalhas.obrigado

    Responder
  9. Estou com herpes ezoster, começou agora a três dias de um lado da cabeça e o rosto. Q remédio eu tomo e qual a vacina e vitaminas pq bx a imunidade. Amém Deus indica através do vc médico e Deus te abençoe

    Responder
  10. Preado Dr. Gostaria de saber se o Herpes Zoster pode causar lesões em vários nervos sem provocar as bolhas ???

    Atenciosamente

    Luiz Linhares

    Responder
  11. Boa noite Doutor

    Tenho 41 anos e peguei Herpes Zoster no glúteo, já fazem 22 dias e as feridas estão em fase final, secando. Mas eu ainda estou com obstrução urinária e dores na região lombar, as vezes no pé e dormência na perna direita e no lombar. Quais próximos passos para as questões das dores e obstrução urinária, hoje estou usando sonda visical.

    Obrigado

    Responder
    • Se você ficar com neuralgia pós-herpética é provável que precise de um acompanhamento com neurologista. Há tratamentos específicos para esse tipo de dor. E se mantiver a obstrução urinária, um urologista também será necessário.

      Responder