Fotos de herpes zoster (cobreiro)

O que é herpes zoster?

O herpes zoster, também chamado de cobreiro ou zona (em Portugal), é uma doença de pele provocada pelo vírus Varicella-Zoster, o mesmo que causa a catapora (varicela).

Apesar de serem provocadas pelo mesmo vírus, catapora e herpes zoster são doenças diferentes. Na verdade, o herpes zoster é uma reativação do vírus da varicela, que costuma ocorrer décadas depois do paciente ter sido infectado pela primeira vez, habitualmente na infância.

Quem já se infectou com o vírus Varicella-Zoster em algum momento fica com ele “adormecido” no organismo pro resto da vida, controlado pelo sistema imunológico. O vírus pode ficar décadas à espera de um evento que provoque enfraquecimento imunológico para “acordar” e voltar a se multiplicar.

Quando isso ocorre, a reativação do Varicella-Zoster não provoca um novo quadro de catapora, mas sim herpes zoster, que é clinicamente bem diferente.

Neste artigo vamos mostrar diferentes imagens das lesões de pele do herpes zoster. Se você deseja informações mais detalhadas sobre a doença, acesse o link: Herpes zoster: causas, sintomas e tratamento.

Imagens de herpes zoster

Clique na foto para vê-la em tamanho maior.

As lesões típicas do herpes zoster são múltiplas vesículas avermelhadas que costumam ficar restritas a uma pequena zona do corpo, como face, tronco ou um dos membros.

A forma como as lesões do herpes zoster se agrupam, geralmente em “faixa” e nunca ultrapassam a linha média do corpo é a característica mais importante para o diagnóstico da infecção.

Se a lesão se desenvolve na parte esquerda do tronco, ela não se estende até o lado direito. No artigo sobre Herpes zoster explicamos porque isso ocorre.


Referências


Este artigo foi útil?
SimNão