A gota é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de ácido úrico (cristais de urato) nas articulações, situação que provoca uma intensa reação inflamatória conhecida como artrite gotosa aguda ou ataques de gota.
As crises de gota vão e voltam espontaneamente e costumam atingir apenas uma articulação por vez. O intervalo entre as crises pode durar até dois anos. Nas recidivas, a artrite pode acometer a mesma articulação da crise anterior ou uma articulação nova.
Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.
Imagens de artrite da gota

As articulações mais acometidas são as dos pés, principalmente o primeiro dedo do pé (hálux). A crise de gota que acomete o primeiro dedo do pé é chamada de podagra.

A artrite gotosa é um evento que além de uma excruciante dor, também provoca inchaço, calor e vermelhidão na área acometida. Alguns pacientes também desenvolvem febre e calafrios devido ao intenso processo inflamatório.

Se não for tratada adequadamente, as crises começam a ficar mais frequentes e intensas, podendo acometer mais de uma articulação por vez.
Imagens de tofo gotoso
Ao longo dos anos, o contínuo depósito de cristais de urato nas articulações leva à formação de tofos, que são tumorações endurecidas que podem causar deformidade articular. Essa fase da doença é chamada de gota tofácea.





Para saber mais sobre a gota e a hiperuricemia (ácido úrico elevado no sangue), leia os seguintes artigos:
- Gota – Causas, Sintomas e Tratamento.
- Ácido Úrico Alto – Causa, sintomas e riscos.
- Alopurinol (remédio para baixar ácido úrico).
Referências
- Clinical manifestations and diagnosis of gout – UpToDate.
- 2015 Gout Classification Criteria: An American College of Rheumatology/European League Against Rheumatism Collaborative Initiative – Annals of the Rheumatic Diseases.
- Gout – Centers for Disease Control and Prevention.
- Shutterstock.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Tenho gota e todos nós pés e nós dois cotovelos, tomo narcaricina, cochinchina, ibuprofeno, aluporinol, evito todo tipo de carne vermelha não me alimento de várias coisas, mais meu ácido úrico ecmuito elevado. Estou sem saída e sem solução onde moro. Pelo amor de Deus me ajudem. Obrigado.
Cleverson Pinto Gonçalves- Araguaína-Tocantins
Existe um fármaco novo chamado febuxostat, que costuma ser mais potente que o alopurinol para baixar os níveis de ácido úrico. Pergunte ao seu médico sobre esse medicamento.
Meu marido tem gota ele tem direito a algum benefício
Só pela gota acredito que não.
A minha mãe está com acido urico ela começou a inchar as pernas e agora está com as duas mãos inchadas e ela sofre muito com isso e nós também estamos a sofrer com isso
Se ela tem as pernas e as mãos inchadas, provavelmente o problema não é o ácido úrico. A gota costuma causar infamação localizada em uma articulação, geralmente no primeiro dedo do pé. Pelo que você descreve, o caso dela parece mais ser de edema do que de artrite gotosa.
Boa Tarde!
Parabéns Dr Pedro Pinheiros.
Meu esposo está em crise de acido úrico no dedão do pé, com uma seringa de 10ml eu puscionei um líquido branco do inchaço
Posso ter gota sem alterar o ácido urico, tenho muitas dores nos pés e incha e cria umas bolas de inchaço ao redor que vai até a canela ,mais no meu exame nunca deu elteraçao no ácido úrico.
Se o ácido úrico está baixo, o diagnóstico deve ser outro.
Meu irmão está com a mão inchada dói muito,o que fazer médico
Falou que é reumatismo tinha pus