Fotos de artrite reumatoide

Tempo de leitura estimado do artigo: 2 minutos

O que é a artrite reumatoide?

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que ataca preferencialmente as articulações, em especial, as dos membros superiores e inferiores.

O quadro de artrite reumatoide costuma aparecer como uma poliartrite simétrica, ou seja, articulações são afetadas dos dois lados do corpo, como ambas as mãos, punhos, ombros, pés, tornozelos, etc. As articulações das mãos são, em geral, as primeiras a desenvolverem artrite.

Conforme a doença progride, mais articulações são acometidas. Punhos, ombros, joelhos, pés, tornozelos, coluna, articulação da mandíbula, quadril e outras podem ser atacadas pelo sistema imune. Os sintomas podem ser cíclicos, alternando-se períodos de melhora com momento de grande piora, ou contínuos. Sem tratamento adequado, deformidades podem surgir ao longo dos anos.

Neste artigo mostraremos fotos das lesões articulares típicas da artrite reumatoide. Se você procura informações sobre a doença, incluindo causas, exames diagnósticos e opções de tratamento, acesse o seguinte artigo: Artrite reumatoide: o que é, sintomas e tratamento.

Imagens de artrite reumatoide

Os primeiros sinais evidentes da artrite reumatoide é artrite das mãos, com inchaço nas articulações interfalangiana proximal e metacarpofalangiana. Esse inchaço costuma vir acompanhado de dor e rigidez, principalmente de manhã.

Artrite nas mãos
Artrite nas mãos: dedos inchados, principalmente na mão esquerda.

Conforme a doença avança, a inflamação crônica provoca destruição dos tendões e das articulações envolvidas. Com isso, surgem as deformidades características da artrite reumatoide.

A lesão mais típica da artrite reumatoide deformante é o desvio lateral dos dedos das mãos, chamado desvio ulnar.

Desvio ulnar dos dedos na artrite reumatoide
Desvio ulnar dos dedos
Desvio lateral com deformidades nas articulações dos dedos
Desvio lateral com deformidades nas articulações dos dedos.
Desvio ulnar visto à radiografia
Desvio ulnar visto à radiografia.

Outra deformidade típica é dedo em pescoço de cisne (hiperextensão da articulação interfalangiana proximal e flexão da interfalangiana distal).

Deformidade em pescoço de cisne.
Deformidade em pescoço de cisne
Deformidade em pescoço de cisne e edema na região metacarpofalangiana.

A deformidade típica do primeiro dedo da mão é chamada polegar em Z.

Deformidade em pescoço de cisne e polegar em Z
Deformidade em pescoço de cisne e polegar em Z

Outra deformidade comum nas mãos é chamada “mão em boutonniere” ou dedo em “botoeira”, que ocorre por flexão da articulação interfalangiana proximal e hiperextensão da interfalangiana distal.

Dedo em botoeira
Dedo em botoeira
Dedo em botoeira e deformidade em pescoço de cisne
Dedo em botoeira e deformidade em pescoço de cisne
Deformidades da artrite reumatoide
Deformidades da artrite reumatoide

Além das pequenas articulações das mãos, outro local frequentemente afetado são os punhos. Com 10 anos de doença, cerca de 90% dos pacientes apresentam deformidades do punho, com a cabeça da ulna tornando-se proeminente.

Deformidade do punho
Deformidade do punho

O envolvimento dos pés, especialmente das articulações metatarsofalângica, também é comum e apresenta um padrão que espelha o que ocorre nas mãos.

Deformidade nos pés
Deformidade nos pés
Deformidade avançada nos pés
Deformidade avançada nos pés

O nódulo reumatoide é a manifestação cutânea mais comum da artrite reumatoide e é mais frequentemente visto em pacientes com doença mais grave. Embora os nódulos subcutâneos sejam mais comumente encontrados em pontos de pressão, como nos cotovelos, eles podem ocorrer em outros locais, incluindo no pulmão e outros órgãos internos.

Deformidades nas mãos e nódulos subcutâneos
Deformidades nas mãos e nódulos subcutâneos
Nódulos subcutâneos no cotovelo.
Nódulos subcutâneos no cotovelo.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário