(!) Esta é uma página de fotos das lesões provocadas pelo molusco contagioso. Para informações detalhadas sobre causas, formas de transmissão, sintomas e opções de tratamento, acesse o artigo: Molusco contagioso: como se pega, sintomas e tratamento.
O que é molusco contagioso?
Molusco contagioso é uma infecção viral da pele causada pelo vírus molluscum contagiosum, que pertence à família dos poxvírus. Esta condição é comum, especialmente em crianças, sendo caracterizada pelo aparecimento de pequenas lesões ou nódulos na pele, geralmente indolores.
O vírus é contagioso e pode se espalhar por contato direto com a pele ou através de objetos contaminados, como toalhas ou roupas. Embora seja mais comum em crianças, também pode afetar adultos, especialmente aqueles com sistema imunológico enfraquecido.
Imagens de molusco contagioso
As lesões do molusco contagioso possuem características bastante distintas, o que geralmente facilita o diagnóstico clínico.
O molusco contagioso costuma se apresentar como pequenas pápulas (nódulos) que são de consistência firme e aparência lisa e brilhante, muitas vezes de aspecto perolado. Um aspecto distintivo das lesões é a presença de uma umbilicação ou depressão no centro. Essa característica é bastante típica do molusco contagioso.
As pápulas costumam ter de 2 a 5 milímetros de diâmetro, mas podem crescer e tornar-se maiores em alguns casos.
O paciente pode ter uma única pápula ou ter lesões espalhadas pelo corpo. Em casos de imunossupressão, o número de lesões pode ser significativamente maior e as lesões na face podem ser desfigurantes.
O molusco contagioso pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns em áreas de contato ou fricção, como tronco, braços, pernas e região genital. Em crianças, são frequentemente encontradas no tronco, rosto, braços e pernas.
As lesões são habitualmente indolores, mas podem coçar ou ficar irritadas, especialmente se infectadas secundariamente por bactérias da pele.
Nos adultos, a transmissão se dá principalmente pela via sexual, motivo pelo qual é frequente o surgimento de lesões na região do púbis.
Com o tempo, as lesões podem permanecer estáveis em tamanho ou aumentar gradualmente. Eventualmente, a maioria das lesões desaparece espontaneamente.
Referências
- Molluscum Contagiosum – UpToDate.
- Molluscum Contagiosum – Centers for Disease Control and Prevention.
- Imagens: arquivo pessoal, Depositphotos, Shutterstock e Wikipedia.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.