O que é um aneurisma?
Aneurisma é uma dilatação de um vaso sanguíneo causada por uma fragilidade da sua parede. Essa fraqueza ocorre habitualmente por doença do vaso, que perde sua elasticidade e torna-se mais frágil.
O grande problema do aneurisma é o risco de ruptura e perda maciça de sangue. Obviamente, quanto maior for o tamanho do aneurisma, maior é o seu risco de ruptura.
Qualquer vaso pode apresentar uma dilatação aneurismática, porém, os dois locais mais comuns são a artéria aorta e os vasos cerebrais, dois vasos de imensa importância no corpo e que podem provocar quadros catastróficos quando seus aneurismas rompem.
Falamos especificamente do aneurisma cerebra le da aorta nos seguintes artigos:
O que é um aneurisma dissecante?
Os nossos vasos são compostos por três camadas de músculos. A dissecção ocorre por uma fraqueza na camada em contato com sangue, criando um falso trajeto entre as camadas da artéria. Conforme o tempo passa, a pressão do sangue vai rasgando esse vaso em todo seu comprimento. O sangue passa a seguir dois caminhos, a luz verdadeira do vaso e a luz falsa.
O aneurisma dissecante é uma emergência médica, pois o seu risco de rotura é imenso.
Além da ruptura, os aneurismas também oferecem risco de formação de trombos em seu interior. Os trombos podem ocluir o vaso ou embolizar para locais distantes.
Causas
Os principais fatores de risco para o surgimento de uma dilação aneurismática são:
- Tabagismo.
- Obesidade.
- Sexo masculino.
- Colesterol alto.
- Hipertensão arterial.
- Idade avançada.
- História familiar.
Algumas doenças aumentam o risco da formação de aneurismas, as mais comuns são:
- Síndrome de Marfan.
- Síndrome de Ehlers-Danlos.
- Doença renal policística autossômica dominante.
- Síndrome de Moyamoya.
Sintomas
Em geral, os aneurismas são assintomáticos. Os sintomas só costumam surgir quando o aneurisma está crescendo rapidamente, dissecando ou em vias de romper.
A dissecção do aneurisma da aorta torácica causa uma intensa dor no perto, do tipo pontada, com irradiação para o meio das costas. O doente normalmente fica muito agitado, suado e hipotenso. O quadro clínico pode lembrar o do infarto (leia : SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA).
Aneurismas de aorta abdominal causam os mesmos sintomas, porém, localizados na região abdominal.
O aneurisma cerebral também costuma ser assintomático. Os sinais e sintomas ocorrem quando estão surgindo complicações.
O aneurisma cerebral que está prestes a romper costuma se manifestar como uma dor de cabeça intensa, normalmente a pior dor de cabeça da vida do paciente. A dor pode vir acompanhada de sinais neurológicos semelhantes ao de um AVC.
Em geral, os aneurismas são complicações graves e a cirurgia é a única forma disponível de tratamento.
Tratamento
O tratamento do aneurisma varia de acordo com o seu tamanho e localização.
Na maioria dos casos, a correção é feita através de cirurgia. Porém, se o aneurisma for pequeno, não estiver crescendo rapidamente e apresentar baixo risco de ruptura, o tratamento pode ser conservador, com acompanhamento anual do aneurisma através de exames de imagem.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Olá ! Me chamo Allyson, ando tenho tremeliques no olho esquerdo, algumas pontadas na região do estomago, exaustão, visão meio embaçada, dormência na mão e sangramento pelo nariz bastante frequentes até. Que especialista devo consultar?
Por conta do sangramento nasal, o ideal é começar pelo otorrino.
Olá! Me chamo Gabriela. Gostaria de saber, qual especialista devo condultar?! Desde pequena, sempre tive um sono bastante agitado, o qual com o tempo melhorou significativamete. De uns anos pra cá, meu sono está muito agitado. Durante a noite, pulo, me viro e sonho muito, e geralmente, não consigo me acordar, mesmo sendo chamada. Ao acordar pela manhã, me sinto cansada e com muita dor nas costas. Estou preocupada.
Neurologista.
Olá , tenho 16 anos e mais o menos sete meses sinto dores não muito fortes mais bem incomodativas do lado direito da testa que chega ate o olho , é uma dor latejante ..fui ao clínico geral e ele diz ser sinusite , mas fiz um raio X e não acusou nada .. que pode ser ?? Devo me preocupar?? Que medio devo procurar ?
Procure um otorrinolaringologista.
olá
Sinto umas dores atrás da cabeça do lado esquerdo, que doe até minha orelha.
Já fiz a 1 ano uma angiorresonancia sem contraste, mas não acusou nada, pode ser aneurisma???
to com medo
Se a angiorressonância nada mostrou, é muito pouco provável.
Qual o especialista indicado para tratar de VASCULITE?
Geralmente é o reumatologista. Mas também pode ser o angiologista.
Hoje se completa dois dias que ando tendo umas fisgadas na cabeça atrás da minha orelha esquerda.Parecendo umas agulhadas.Pode ser algum tipo de aneurisma?
Até pode, mas o mais provável é que não seja.
Ha dois dias tenho tido uma pressao na tempora e alem dessa pressao ando sentindo desconforto dos dois lado do osso occipital … E desde entao fico com medo de ser um aneurisma
Não deve ser.
doutor meu nome é daniel tenho 28 anos,nas ultimas semanas começei a sentir o esquerdo da minha cabeça latejar e pulsar forte, pareçe uma veia bonbeando forte e da pra sentir ela pulsar. gostaria de saber oque pode ser isso, a unica coisa anormal que to tomando ultimamente é um pre-treino. sera que isso ta contribuindo para essa dor ou pode ser algum tipo de estresse.
desde ja agradeço
Alguns tipos de dor de cabeça podem ter essas características. Se isso se tornar muito frequente, procure um neurologista.
Meu nome e Rodrigo tenho 21 anos na verdade por falta de atividade física estou acima do peso com110 Milos 170 de altura sinto algumas vezes algumas dores no lado direito inferior do pescoço e não sei identificar se seria aneurisma ou outra coisa
O mais provável é que a causa da dor seja outra. Aneurisma não é nem a primeira, nem a segunda e muito menos a terceira hipótese para dor no pescoço.
Dr. Pedro, tenho 39 anos, uma vida de normal pra saudável (sou levemente sedentário – 75 kgs para 1,75 de altura, não fumo, não bebo, não uso drogas) e ultimamente, há poucos dias, venho sentindo leves “fisgadas” na fronte, uma dorzinha de cabeça incômoda difícil de descrever, como se um anzol estivesse enganchado no cérebro e às vezes, alguém o puxasse. Sinto isso uma ou duas vezes e depois pára. Pode ser sintoma de um AVC ou de um aneurisma? Agradeceria muito se respondesse.
O mais provável é que não seja. Mas se você tem uma dor de cabeça que já dura algum tempo e tem lhe incomodado, o ideal é procurar um neurologista (que é o especialista em cefaleia) para ter um diagnóstico correto.
Oi, tenho 34 anos e desde a adolêscencia, tenho tremores na cabeça que surgem em situações de estress e ansiedade. Fora isso, é muito imperceptivel. A pouco tempo, começei a sentir uma dor do lado esquerdo da orelha que pulsa e doi acompanhada de dores na cabeça na parte de tráz de cada lado de cada orelha, pra cima da nuca. Será que é aneurisma? Nunca tive essas dores na orelha.
Não deve ser. De qualquer modo, se você está assutado, procure um neurologista.
doutor um PVM, pode ocasionar uma aneurisma?
Não me lembro de já ter lido algo sobre esse relação.
Parabéns, Doutor, por sua abordagem sempre acadêmica, didática e simples, de fácil entendimento para o público ávido por informações nesta área. Assuntos muitas vezes complexos, em areas da fisiologia humana, bioquimica, clínica médica, são facilmente abordados e satisfatoriamente explicados por vossa senhoria!
o artigo sobre o AC me ajudou muito na minha pesquisa,pois é bem simplificado e claro.
tem faixa etaria para o aneurisma cerebral ?
Adultos de qualquer idade.
Tenho histórico de aneurisma cerebral na família, qual o tipo de exame que peço para diagnosticar a doença ?
Quem solicita exames é o médico, de acordo com a avaliação clínica dele.
Sou estudante de Enfermagem e sempre que posso, entro no site para ler um pouco mais sobre os assuntos postados. Devo dizer que eles me ajudam bastante no meu conhecimento, de uma forma mais simplificada e bem acessível a compreensão é melhor. Parabéns!
Minha mãe faleceu devido ao aneurisma cerebral que chegou a ter uma ruptura.Há chance dessa doença ser passada hereditariamente? Possuo risco de apresentar essa doença futuramente?
Desde já agradeço ,Luana
Dependendo da causa, sim.
Se nao apresento nenhum dos factores de riscos, em principio nao terei de me preocupar certo?
Se não há fatores de risco, nem sintomas, não há por que se preocupar.