O que é um aneurisma?
Aneurisma é uma dilatação de um vaso sanguíneo causada por uma fragilidade da sua parede. Essa fraqueza ocorre habitualmente por doença do vaso, que perde sua elasticidade e torna-se mais frágil.
O grande problema do aneurisma é o risco de ruptura e perda maciça de sangue. Obviamente, quanto maior for o tamanho do aneurisma, maior é o seu risco de ruptura.
Qualquer vaso pode apresentar uma dilatação aneurismática, porém, os dois locais mais comuns são a artéria aorta e os vasos cerebrais. Falamos especificamente do aneurisma cerebra le da aorta nos seguintes artigos:
O que é um aneurisma dissecante?
Os nossos vasos são compostos por três camadas de músculos. A dissecção ocorre por uma fraqueza na camada em contato com sangue, criando um falso trajeto entre as camadas da artéria. Conforme o tempo passa, a pressão do sangue vai rasgando esse vaso em todo seu comprimento. O sangue passa a seguir dois caminhos, a luz verdadeira do vaso e a luz falsa.
O aneurisma dissecante é uma emergência médica, pois o seu risco de rotura é imenso.
Além da ruptura, os aneurismas também oferecem risco de formação de trombos em seu interior. Os trombos podem ocluir o vaso ou embolizar para locais distantes.
Causas
Os principais fatores de risco para o surgimento de uma dilação aneurismática são:
- Tabagismo.
- Obesidade.
- Sexo masculino.
- Colesterol alto.
- Hipertensão arterial.
- Idade avançada.
- História familiar.
Algumas doenças aumentam o risco da formação de aneurismas, as mais comuns são:
- Síndrome de Marfan.
- Síndrome de Ehlers-Danlos.
- Doença renal policística autossômica dominante.
- Síndrome de Moyamoya.
Sintomas
Em geral, os aneurismas são assintomáticos. Os sintomas só costumam surgir quando o aneurisma está crescendo rapidamente, dissecando ou em vias de romper.
A dissecção do aneurisma da aorta torácica causa uma intensa dor no perto, do tipo pontada, com irradiação para o meio das costas. O doente normalmente fica muito agitado, suado e hipotenso. O quadro clínico pode lembrar o do infarto (leia : SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA).
Aneurismas de aorta abdominal causam os mesmos sintomas, porém, localizados na região abdominal.
O aneurisma cerebral também costuma ser assintomático. Os sinais e sintomas ocorrem quando estão surgindo complicações.
O aneurisma cerebral que está prestes a romper costuma se manifestar como uma dor de cabeça intensa, normalmente a pior dor de cabeça da vida do paciente. A dor pode vir acompanhada de sinais neurológicos semelhantes ao de um AVC.
Em geral, os aneurismas são complicações graves e a cirurgia é a única forma disponível de tratamento.
Tratamento
O tratamento do aneurisma varia de acordo com o seu tamanho e localização.
Na maioria dos casos, a correção é feita através de cirurgia. Porém, se o aneurisma for pequeno, não estiver crescendo rapidamente e apresentar baixo risco de ruptura, o tratamento pode ser conservador, com acompanhamento anual do aneurisma através de exames de imagem.