Annita (Nitazoxanida): doses, indicações e efeitos

Atualizado:

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

O que é nitazoxanida?

A nitazoxanida, mais conhecida pelo nome comercial Annita, é um remédio contra parasitas intestinais que tem ganhado bastante popularidade nos últimos anos.

Apesar de indicado inicialmente para o tratamento das infecções por protozoários, como a criptosporidíase e a giardíase, a nitazoxanida tem sido cada vez mais utilizada no tratamento de gastroenterites provocadas por outros germes, tais como a amebíase, ascaridíase, estrongiloidíase, tricuríase e até gastroenterites de origem viral, como as causadas pelo Rotavírus ou Norovírus.

Neste artigo vamos explicar o que é a nitazoxanida, quais são as suas indicações, posologia, efeitos colaterais, contra-indicações e interações farmacológicas.

Atenção: este texto não pretende ser uma bula completa da nitazoxanida (Annita). Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.

Nomes comerciais e apresentações

A nitazoxanida é um fármaco comercializado no Brasil sob o nome comercial Annita, produzido pelo laboratório Farmoquímica (FQM). Além da Annita, que a marca de referência, a nitazoxanida já pode ser encontrada sob a forma de medicamento genérico ou através dos seguintes outros nomes comerciais:

  • Azox.
  • Pará.
  • Tanisea.
  • Trinida.
  • Zoxany.

A nitazoxanida não está disponível em Portugal.

Apresentações:

  • Caixa com 6 comprimidos de 500 mg.
  • Suspensão oral 20 mg, frasco com 100 ml.
  • Suspensão oral 20 mg, frasco com 45 ml.

Indicações – Para que serve

A nitazoxanida é um fármaco cujas principais indicações são o tratamento das infecções por Giardia lamblia (giardíase) e Cryptosporidium parvum (criptosporidíase). Nos EUA, essas são as únicas duas infecções para as quais a nitazoxanida foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão que controla a produção e venda de medicamentos.

No Brasil, porém, a Anvisa liberou a nitazoxanida para o tratamento das seguintes infecções:

Apesar do propagado amplo espectro de ação contra diversas formas de diarreia parasitária, a Annita nem sempre é a melhor opção terapêutica disponível no mercado, seja devido ao preço, pela taxa de cura ou pelo menor embasamento em estudos científicos.

Exemplos:

1. A taxa de cura da giardíase pela nitazoxanida é semelhante ao do Metronidazol (entre 80 a 90% de sucesso). Porém, o tratamento com metronidazol custa em torno de 15 a 30 reais, enquanto a caixa de Annita dificilmente é encontrada por menos de 50 reais.

Situação semelhante acontece com amebíase, que também pode ser tratada com metronidazol ou nitazoxanida.

2. No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes). Além disso, o tratamento da ascaridíase com albendazol custa menos de 7 reais.

3. No caso da estrongiloidíase, a Annita parece ter taxa de sucesso acima de 90%, porém, ainda há poucos estudos sobre o fármaco nessa infecção. A ivermectina, que é o antiparasitário de escolha para tratar o Strongyloides stercolaris, tem taxa de cura próxima de 100% e o custo do tratamento é de cerca de 10 reais.

Portanto, é preciso ter em mente que apesar de ser uma opção com elevada taxa de cura para várias verminoses, a nitazoxanida é um fármaco relativamente novo, ainda sem versão genérica ou competidores de marca no mercado. Isso significa que a Annita é uma droga com preço acima da média do mercado e com uma quantidade menor de estudos científicos publicados  sobre sua eficácia.

Atualmente, o tratamento da criptosporidíase em pacientes com sistema imunológico competente é a principal indicação para prescrição da Annita. Nos outros casos, há alternativas que devem ser levadas em conta.

Alguns estudos têm mostrado redução do tempo de doença quando a nitazoxanida é administrada nos pacientes com infecção pelo rotavírus ou norovírus, motivo pelo qual esse fármaco tem sido indicado por alguns médicos. O mecanismo de ação da Annita sobre as viroses gastrointestinais ainda não é totalmente conhecido, mas parte da sua eficácia parece estar relacionada à inibição da síntese de uma estrutura viral chamada de proteína 7, o que bloqueia a capacidade do vírus em se multiplicar.

Nitazoxanida serve para tratar COVID-19?

A nitazoxanida é uma das dezenas de fármacos que estão sendo investigados como possível agente com propriedades antivirais. Até o momento, porém, ainda não foi publicado na literatura médica nenhum estudo de qualidade em humanos que comprove sua eficácia no tratamento da COVID-19.

Estudo publicado em Dezembro de 2020 por uma equipe de médicos brasileiros no European Respiratory Journal, não conseguiu demonstrar que o fármaco fosse eficaz na melhora dos sintomas nem na redução da gravidade da doença.

Portanto, por falta de evidências científicas, nenhuma entidade de saúde do mundo, incluindo OMS, FDA, CDC Europeu e sociedades internacionais de Infectología ou Pneumologia indicam o uso de nitazoxanida para tratamento da COVID-19.

Posologia – Como tomar

Segundo o fabricante, a posologia da nitazoxanida é a seguinte:

  • Gastroenterites virais causadas por rotavírus e norovírus: 1 comprimido de 500 mg ou 0,375 mL (7,5 mg) por kg, de 12/12 horas por 3 dias.
  • Helmintíases, amebíase, giardíase, isosporíase, balantidíase, blastocistose: comprimido de 500 mg ou 0,375 mL (7,5 mg) por kg, de 12/12 horas por 3 dias.
  • Criptosporidíase em pacientes sem imunodepressão:  comprimido de 500 mg ou 0,375 mL (7,5 mg) por kg, de 12/12 horas por 3 dias.

A ingestão da Annita junto com alimentos aumenta a eficácia do fármaco.

Efeitos colaterais – Reações adversas

A Annita é um medicamento com baixa incidência de efeitos colaterais. Os mais comuns, que ocorrem em menos de 5% dos casos, são:

Contraindicações

A única contraindicação absoluta ao Annita é história prévia de reação alérgica à droga.

O fabricante, porém, sugere que pacientes com insuficiência renal ou insuficiência hepática evitem o medicamento. Nesses pacientes, a nitazoxanida deve ser usada com cautela.

Pacientes diabéticos também devem utilizar o medicamento apenas sob orientação médica, principalmente a solução oral, que contém cerca de 1.5 grama de açúcar por cada 5 ml.

Nitazoxanida na gravidez

A nitazoxanida é classificada como uma fármaco de categoria B de risco na gravidez (leia: Quais são os antibióticos permitidos na gravidez?).

A Annita não deve ser administrada no primeiro trimestre de gravidez. Nos 2º e 3º trimestres, a nitazoxanida pode ser utilizada nos casos de criptosporidíase grave.

Nitazoxanida durante o aleitamento

Não há informações suficientes sobre a excreção da nitazoxanida no leite humano. Portanto, o medicamento só deve ser utilizado durante a lactação se os benefícios forem maiores que o risco potencial para o bebê.

Interações medicamentosas

A nitazoxanida não tem efeitos significativos no citocromo P450 (enzima do fígado responsável pela metabolização de várias substâncias), motivo pelo qual as interações farmacológicas são incomuns. A nitazoxanida, porém, possui elevada taxa de ligação às proteínas do plasma, por isso, ela pode interferir com o efeito de outros fármacos que também apresentam elevada taxa de ligação proteica, tais como varfarina e a fenitoína.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Coceira anal Coceira no ânus: 12 causas e tratamento
Ivermectina Ivermectina (Bula): para que serve e posologia
Dexametasona Dexametasona (bula): para que serve e posologia
Ascaris lumbricoides Ascaridíase (lombriga): o que é, sintomas e tratamento
Soro Caseiro Como fazer soro caseiro ou solução de reidratação oral?
Síndrome do intestino irritável Síndrome do intestino irritável (SII): sintomas e tratamento
Giardia Lamblia Giardia Lamblia (giardíase): sintomas e tratamento
Ácido mefenâmico para cólica menstrual Ácido mefenâmico (Postan) para cólica menstrual
Albendazol Albendazol (bula): para que serve e como tomar
Verme do sushi Anisaquíase (verme do sushi): como se pega e tratamento
Ancilostomose Ancilostomose: transmissão, sintomas e tratamento
ciprofloxacina Ciprofloxacino: indicações, posologia e efeitos
Gluten Doença celíaca: causas, sintomas e tratamento
Colonoscopia Colonoscopia: o que é, preparo, sedação e riscos
Omeprazol Omeprazol (bula simplificada): para que serve e como tomar
Diarreia Diarreia: sintomas, causas, tipos e tratamento
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

50 comentários em “Annita (Nitazoxanida): doses, indicações e efeitos”

  1. Como faço para fazer cadastro, para ganhar desconto na compra o remédio anita de verme? Estou tendo dificuldade no site oficial e opção para cadastro.

    Grata.

    Responder
  2. Gostaria de saber o número do seu RM e se sua mãe aguardaria por cinco dias pelos exames, acho que o Dr. deve ser VERMELHO. toda minha família foi salva com IVERMECTINA, AZITROMICINA 500 e CLOROQUINA, provavelmente seus conselhos para seus familiares não seriam os mesmos. Meu nome é Clovis e sofri na pele, não falo por palpite ou “POLITICA”

    Responder
    • Olá Clovis, o que significa “ser vermelho”? O seu comentário está bastante confuso, vou tentar responder, mas não sei se entendi bem. A COVID-19 é uma doença com taxa real de mortalidade global de cerca de 1%. Ou seja, a cada 100 pessoas que se infectam, 99 se curam espontaneamente. Se você for jovem, a taxa é mais baixa ainda, perto de 0,1%, o que significa que a cada 1000 infectados, 999 se curam. Nos idosos, princialmente cima dos 80 anos, a taxa é mais alta, cerca de 5 a cada 6 infectados se curam. Sendo assim, é impossível afirmar que qualquer medicamento é eficaz baseado apenas em evidências anedóticas, como a da sua família. São necessários estudos com milhares de pacientes para que o número de pessoas com risco de morte seja relevante. E todos os estudos realizados com grande número de pacientes mostram que nenhum dos fármacos que você citou é eficaz contra o coronavírus. Isso não é palpite, isso é um fato cientificamente comprovado já. Outro ponto é que aqui em Portugal, nós não utilizamos nenhum desses medicamentos pra tratar COVID-19. Nossa mortalidade é mais baixa que a do Brasil, mesmo tendo população bem mais idosa. Se esses medicamentos realmente fossem eficazes, o que justificaria a maior mortalidade brasileira, então? Se vocês têm a cura e tanta gente já foi salva, por que isso não se reflete nos números?

      Responder
  3. Eu e meu esposo estamos com suspeita de covid, como podemos tomar essa medicação, mesmo porque o exame demora 5 dias para ficar pronto, obrigado por responder.

    Responder
  4. Dr tomei annita e senti dores no estômago, sempre após as refeições.
    Forcei e terminei os 3 dias. Porém, 1 dia depois do termino, ainda dói. Será que detonou meu estômago?

    Responder
  5. Dr. o governo brasileiro anunciou hoje que a nitazoxanida é eficaz no tratamento precoce do coronavírus. Isso procede ou é mais uma farsa como foi com a hidroxicloroquina?

    Responder
    • José, esse anúncio por parte do governo foi um evento puramente midiático, uma vez que nenhum dado científico foi anunciado. Do ponto de vista científico, esse anúncio do governo não tem validade alguma. Precisamos esperar que o estudo seja publicado em alguma revista médica internacional para que ele seja revisado por especialistas. Eu por acaso li o material pré-publicado do estudo em questão e achei os resultados bem fracos. Não há resultado algum no estudo que indique eficácia na prática clínica. Não sei nem se o estudo será aceito por alguma revista internacional.

      Responder
  6. farmacêutico me indicou tomar 1 hora antes de das refeição anita , já bula diz tomar junto com alimentos. qual a maneira correta de tomar Dr ???

    Responder
    • Thais, o fato de você ter tido reação alérgica a Nitazoxanida não significa que outros terão. Reação alérgica é uma reação individual, não é culpa do medicamento. Sempre vai existir alguém que tenha alergia a determinado tipo de remédio.

      Responder
  7. Parabéns pelo espaço. A dedicação em desprender parte de seu tempo escrevendo artigos úteis à população é algo raro de se ver no meio médico. O acesso aos benefícios da medicina deve ser universal. Fique com Deus e muito obrigado.

    Responder
  8. Já pesquisei em vários sites e nenhum menciona sobre o uso de Annita concomitante com bebida alcoólica, há alguma proibição?

    Responder
  9. tenho gordura no figado o medico disse para fazer caminhada e tirar alimentos gordurosos , mas fico preucupada porque na familia ja teve casa de hepatite c posso tomar a nitazoxanida

    Responder
  10. Qualquer pessoa pode tomar Annita? Estou c dores perto do umbigo e estufamento. Às vezes indisposta. Tem um mais de um ano q n tomo vermífugo. Como mta salada crua(alface) e Peixes crus. Tem haver?

    Responder
  11. Ótimos comentários.
    A bula do Annita diz “via oral, uso adulto e pediátrico acima de 12 anos”….porque não indicado para menores que essa idade?
    Acho que faltou expor essa informação!

    Responder
  12. Dr. Minha filha acabou o tratamento de 3 dias hoje , ela tem 1a e 11 meses. Apresentou insonia e fezes rigidas. Quanto tempo após o termino do tratamento esses efeitos colaterais somem?

    Responder
  13. Infelizmente, a industria tem fomentado as prescrições e lamentavelmente alguns prescritores aceitam, sem sequer levar em consideração a farmacoenocomia, adesão e segurança para o paciente.

    Responder