Alterações na cor normal da urina

Dr. Pedro Pinheiro
Dr. Pedro Pinheiro & Dra. Renata Campos

57 Comentários

Urina colorida

Tempo de leitura estimado do artigo: 5 minutos

O que faz a urina ter a cor amarelada natural?

A cor amarela da urina se deve principalmente à presença de urobilina, que é um produto de degradação da bilirrubina. A bilirrubina é produzida a partir da degradação da hemoglobina nas células vermelhas do sangue.

Quando a bilirrubina é processada no fígado, ela é convertida em uma forma solúvel, que acaba sendo excretada na bile e depois no intestino. Nos intestinos, a bilirrubina é decomposta por bactérias e parte dela é convertida em urobilinogênio. Parte desse urobilinogênio é reabsorvida na corrente sanguínea e, por fim, filtrada pelos rins para a urina, onde é convertida em urobilina, dando à urina sua cor amarela característica.

A intensidade da cor amarela da urina pode variar consoante a concentração da urina (quantidade de água presente para diluí-la) e a quantidade de urobilina presente. Quando o indivíduo está bem hidratado, elimina mais água pelos rins e a cor da urina tende a ser mais clara devido à menor concentração de urobilina. Por outro lado, quando o indivíduo está desidratado, há menos água para diluir a urina e a concentração de urobilina é maior, criando uma cor amarela mais escura.

Cores normais da urina
Variação da cor da urina consoante o grau de hidratação do organismo.

Eventualmente, a urina pode apresentar uma coloração atípica, bem diferente dos tons de amarelo que estamos habituados. Situações como consumo de corantes, alimentos de coloração forte, medicações, infecção do trato urinário ou doenças sistêmicas podem fazer com que a urina mude completamente de cor, às vezes, assumindo cores muito curiosas, tais como roxo, azul, rosa ou até preto.

Nem sempre a mudança de cor da urina indica algum problema grave de saúde, porém, se a causa da alteração da cor não for óbvia, e ela persistir por várias micções seguidas, o ideal é procurar a opinião de médico nefrologista.

Causas de urina amarela escura ou acastanhada

Como explicado na introdução, uma urina acastanhada ou amarela escura normalmente é uma urina extremamente concentrada, devido a pouca quantidade de água disponibilizada pelos rins para diluí-la.

Todavia, quando o amarelo se torna muito intenso e persistente, é possível haver algum problema por trás que não só desidratação.

As principais causas de urina amarelo-escuro ou castanha são:

  • Desidratação: falta de água para diluir a urina a deixa com coloração mais escura.
  • Doenças do fígado: algumas doenças hepáticas, como a hepatite, fazem com que haja bilirrubina na urina. Quanto mais bilirrubina, mais escura fica urina, ao ponto de ela poder ficar da cor semelhante à Coca-cola ou mate. Nos casos de hepatite, a urina escura costuma vir acompanhada de uma pele com coloração amarelada, chamada icterícia.
  • Rabdomiólise: exercícios extenuantes podem levar a lesões musculares, conhecidas como rabdomiólise, que podem resultar em uma urina de cor escura. A urina acastanhada é causada pela presença de mioglobina, uma proteína que fica nos músculos, que é liberada para corrente sanguínea quando as fibras musculares são danificadas. Grandes lesões musculares, como em esmagamentos ou acidentes automobilísticos, também podem causar grande liberação de mioglobina e, consequentemente, urina escura.
  • Sangue: a presença de sangue costuma deixar a urina avermelhada, mas se o sangramento for em pequena quantidade, a urina pode adquirir uma coloração apenas um pouco mais escura que o habitual.
  • Distúrbios metabólicos e genéticos: alguns distúrbios, como porfiria ou hemocromatose, também podem levar a alterações na cor da urina.
  • Medicamentos: entre os medicamentos, os antibióticos nitrofurantoína e metronidazol são aqueles que mais frequentemente causam acastanhamento da urina. Vitaminas do complexo B são outra causa possível.
  • Alimentos: entre os alimentos, o aspargo, babosa (aloe vera) e os grãos de fava são os que estão mais associados a uma urina mais acastanhada.
Causas de xixi amarelo-escuro
Causas de urina amarela

Causas de urina laranja

As causas de urina laranja são muito parecidas com as causas de urina amarelo-escuro.

Assim como ocorre na urina mais amarelada, a desidratação é uma das causas a se pensar quando o paciente tem uma urina alaranjada. Sangue, rabdomiólise ou bilirrubinas também podem ser a origem.

Todavia, se a urina for realmente laranja, a causa geralmente é outra.

As principais causas de urina laranja são:

  • Desidratação.
  • Rabdomiólise.
  • Doenças do fígado.
  • Alimentos: a ingestão de grande quantidade de beterraba, cenoura ou amoras silvestres pode levar a uma urina alaranjada. Na verdade, qualquer alimento contendo carotenoides, pigmentos ou corantes de cor laranja ou vermelha, se ingeridos em abundância, pode mudar a cor da urina para algo próximo do laranja.
  • Medicamentos: entre os medicamentos que podem causar uma urina alaranjada, os mais comuns são a rifampicina, pyridium (fenazopiridina) e a nitrofurantoína. Ingestão de vitamina B, principalmente a riboflavina (Vitamina B2), também é uma causa possível. Alguns destes medicamentos podem deixar a urina bem alaranjada, com cor de Fanta Laranja.
Causas de xixi laranja
Causas de urina laranja

Causas de urina verde

As causas de urina verde costumam ser parecidas com as da urina azul, que serão explicadas a seguir.

Uma das origens mais comuns de uma urina esverdeada é a ingestão de corantes, principalmente o azul de metileno, muito usado em alguns testes diagnósticos ou como tratamento de uma doença chamada metemoglobinemia.

As principais causas de urina verde são:

  • Corantes alimentares: o consumo de alimentos ou bebidas com corantes verdes ou azuis pode resultar em urina de cor verde. Os corantes utilizados nas cervejas de cor verde também podem provocar uma urina esverdeada.
  • Alimentos: o aspargo pode causar uma coloração esverdeada na urina devido aos seus corantes e compostos naturais. Alcaçuz preto também é rico em corante verde e pode alterar a cor da urina. Vegetais de folha verde com muita clorofila também podem ser a causa, como espinafre.
  • Medicamentos: alguns medicamentos podem causar urina verde como efeito colateral. Os exemplos incluem amitriptilina, indometacina, propofol, nitazoxanida, Sepurin® ou Cystex® (Metenamina + Metiltionínio) e metoclopramida.
  • Infecção urinária: eventualmente, a origem de uma urina esverdeada pode ser uma infecção urinária. A bactéria que pode deixar a urina verde é a Pseudomonas aeruginosa.
  • Biliverdina: é um pigmento verde que ocorre como resultado da quebra da hemoglobina. Em algumas condições raras, níveis elevados de biliverdina podem levar à urina verde.
  • Testes diagnósticos: certos procedimentos de diagnóstico que envolvem o uso de corantes (por exemplo, em exames urológicos) podem alterar temporariamente a cor da urina. O azul de metileno é o corante médico mais relacionado à urina verde.
Causas de xixi verde
Causas de urina verde

Causas de urina azul

Embora a urina azulada possa ser assustadora, ela geralmente se deve a causas benignas, como medicamentos, corantes alimentares ou azul de metileno. Assim como na urina verde, a infecção pela bactéria Pseudomonas aeruginosa pode causar urina azulada.

As principais causas de urina azul são:

  • Medicamentos: alguns medicamentos podem tornar a urina azul ou azul-esverdeada. Por exemplo, amitriptilina, indometacina, propofol, triantereno, amitriptilina, metoclopramida e Viagra (sildenafila).
  • Corantes em alimentos: a ingestão de alimentos com corantes azuis podem resultar em urina azul.
  • Testes diagnósticos: exames médicos que utilizem o corante azul de metileno.
  • Hipercalcemia benigna familiar (síndrome das fraldas azuis): doença genética rara pode fazer com que a urina dos bebês fique azul quando exposta ao ar. Ela está associada a um defeito na absorção do triptofano, um aminoácido.
  • Infecção urinária: algumas infecções bacterianas raras do trato urinário podem produzir pigmentos azuis. A bactéria Pseudomonas aeruginosa, por exemplo, pode causar infecções no trato urinário e produzir um pigmento azul-esverdeado chamado piocianina.
Causas de xixi azul
Causas de urina azul

Causas de urina roxa

A urina roxa é bastante rara e geralmente está associada a uma condição conhecida como “Purple Urine Bag Syndrome (PUBS)” ou “Síndrome do saco coletor de urina roxo”. Esse fenômeno ocorre principalmente em indivíduos com cateteres urinários de longa permanência, especialmente em idosos ou pessoas com infecções crônicas do trato urinário.

A urina arroxeada pode ser causada por colonização do trato urinário por bactérias que alcalinizam a urina, tais como a Providencia stuartii, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli ou Enterococcus.

É bom destacar, porém, que uma urina roxa causada por uma infecção urinária é um fato bem incomum e só costuma ocorrer em pacientes acamados e que usam cateter vesical de forma prolongada. Por este motivo, a ocorrência de urina roxa é muito mais comum nos pacientes internados em hospitais do que na população sadia.

O mecanismo é meio complexo e envolve a metabolização do triptofano, um aminoácido presente em alimentos como peixes, peru, ovo, arroz integral, chocolate amargo, nozes, castanhas, leguminosas e queijo tofu, por bactérias presentes na urina. Esta metabolização pode produzir pigmentos azuis e vermelhos, que ao se misturarem, produzem uma urina roxa. Geralmente, algum grau de insuficiência renal e uma urina com pH bem elevado também são necessários para esse fenômeno ocorrer.

As principais causas de urina roxa são:

  • Síndrome do saco coletor de urina roxo: infecção urinária em pacientes com cateter de longa permanência.
  • Alimentos: a urina também pode apresentar um tom arroxeado se o paciente ingerir grandes quantidades de amoras ou beterraba, apesar de isso não ser comum.
  • Corantes azulados: podem ser a causa, mas é um evento raro.
Causas de xixi roxo
Causas de urina roxa

Causas de urina vermelha

Urina vermelha, na imensa maioria dos casos, é sinal de sangramento nas vias urinárias, evento chamado hematúria.

As principais causas de urina vermelha são:

  • Sangue na urina (hematúria): a presença de sangue na urina é uma causa comum de urina vermelha. Isso pode ser devido a vários motivos, como infecção urinária, glomerulonefrites, tumores das vias urinárias, traumas e cálculo renal são as principais causas de hematúria.
  • Alimentos: certos alimentos podem colorir a urina de vermelho. A beterraba, a amora e o ruibarbo são conhecidos por causar esse efeito devido aos seus fortes pigmentos naturais.
  • Medicamentos: alguns medicamentos podem tornar a urina vermelha ou rosa. Exemplos: rifampicina, pyridium (fenazopiridina), laxantes contendo Senna ou Cascara, clorpromazina, tioridazina e complexo B.
  • Anticoagulantes: varfarina, heparina, rivaroxabano, apixabano e outros anticoagulantes, aumentam o risco de sangramento urinário e também podem ser a origem de urina avermelhada.
  • Quimioterápicos: alguns agentes quimioterápicos, como a doxorrubicina e a daunorrubicina, são conhecidos por causar urina vermelha.
  • Exercício físico: exercícios extenuantes podem, às vezes, causar hematúria. Isso geralmente é temporário e inofensivo (leia: Urina com sangue após exercício (hematúria após esforço)).
  • Intoxicações: intoxicação por mercúrio ou chumbo é outra causa possível de urina vermelha.
  • Doenças: metahemoglobinemia e porfiria são doenças raras que eventualmente podem causar uma urina vermelha. Rabdomiólise e anemia hemolítica são outras possibilidades.
Causas de xixi vermelho
Causas de urina vermelha

Causas de urina preta ou muito escura

Uma urina preta pode ser causada por uma doença genética rara chamada de alcaptonúria. Nesses pacientes, a urina inicialmente tem cor normal, mas após algumas horas exposta ao ar, ela torna-se preta.

As principais causas de urina preta ou muito escura são:

  • Icterícia: nos casos de icterícia, a urina pode ficar com cor bem castanha escura, semelhante à Coca-Cola.
  • Alcaptonúria: distúrbio genético raro em que o corpo não consegue decompor adequadamente determinados aminoácidos, o que leva ao acúmulo de ácido homogentísico. Esse ácido pode tornar a urina marrom-escura ou preta, especialmente quando a urina é alcalina ou quando fica parada e exposta ao ar.
  • Porfiria: alguns tipos de porfiria, um grupo de doenças sanguíneas hereditárias raras, podem fazer com que a urina fique escura ou preta quando exposta à luz.
  • Medicamentos: raramente, cloroquina, levodopa, nitrofurantoína, laxantes à base de sena, cáscara sagrada, metronidazol, metildopa e hidroquinona podem causar urina escura.
  • Melanoma: raramente, uma urina bem escurecida pode ser provocada por um melanoma com metástase para o trato urinário.
  • Alimentos: a ingestão de grandes quantidades de determinados alimentos, como fava, ruibarbo ou aloe, pode causar escurecimento da urina.
  • Intoxicação por metais pesados: A exposição a metais pesados, como chumbo ou mercúrio, às vezes pode resultar em urina preta.
  • Desidratação grave: em casos de desidratação extrema, pode haver lesão renal e a urina pode se tornar altamente concentrada e ter uma cor muito mais escura.
Causas de xixi preto
Causas de urina escura

Outras alterações da urina além da cor

Além da cor, outras características da urina podem ser uma dica para a identificação de doenças. Exemplos:

  • Urina com excesso de espuma sugere a presença de proteínas, que é um sinal de doença renal (leia: Proteinúria e causas de urina espumosa).
  • Urina “leitosa” pode significar a presença de pus em grande quantidade ou quilúria, que é a presença de líquido linfático na urina.
  • Urina com odor forte indica que a mesma está muito concentrada (leia: Urina com cheiro forte).
  • Urina com jato muito fraco costuma ser sinal de doença da próstata (leia: Hiperplasia benigna da próstata).

Uma urina saudável tem cor amarelo clara, quase transparente, sem cheiro, com uma quantidade pequena de espuma e não causa dor ou desconforto ao urinar.

Vídeo

Para finalizar, assista ao vídeo sobre cores da urina produzido pela equipe do MD.Saúde.

YouTube video

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade do Porto. Nefrologista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Colégio de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário