Hiperplasia prostática benigna: como identificar e tratar

Dr. Pedro Pinheiro

comment 67 Comentários


O que é a hiperplasia prostática benigna?

A hiperplasia prostática benigna ou hiperplasia benigna da próstata (HBP) é uma condição caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata.

Esse crescimento da próstata é um processo estimulado pela presença do hormônio testosterona e ocorre durante toda vida no sexo masculino. Quanto mais velho é a pessoa, mais tempo a sua próstata teve para crescer.

Isto significa que com a idade, praticamente todos os homens terão uma próstata grande. Aos 40 anos, 10% dos homens já têm uma próstata aumentada de tamanho; aos 50 anos, esse número salta para 50%; após os 80 anos, mais de 80% da população masculina apresenta hiperplasia prostática benigna.

A hiperplasia benigna da próstata, como o próprio nome diz, é um crescimento benigno, que nada tem a ver com o câncer de próstata. A HBP é um processo natural do envelhecimento.

Como é um problema muito comum, é possível que um paciente com hiperplasia prostática venha a desenvolver câncer da próstata, mas a hiperplasia em si não tem nenhuma culpa o surgimento do tumor.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz (3 cm de diâmetro), com aproximadamente 20 gramas de peso, presente apenas no sexo masculino. Ela localiza-se na base da bexiga e circunda a parte inicial da uretra, canal que leva a urina da bexiga para pênis.

Anatomia do trato geniturinário masculino - próstata
Anatomia do trato geniturinário masculino

A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela secreção de um fluido alcalino (com pH elevado) que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e aumenta sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.

Como apresenta íntima relação com a uretra (canal que drena urina da bexiga), alterações no tamanho da próstata podem comprimir a mesma e dificultar a passagem de urina, levando aos sintomas de prostatismo, que serão explicados mais adiante.

Como a próstata encontra-se encostada ao reto, ela pode ser palpada através do toque retal, um dos métodos mais simples de avaliação da glândula. Uma próstata aumentada de tamanho ou de forma irregular devido à presença de um tumor pode ser facilmente identificada por este método. Falaremos com mais detalhes sobre o toque retal na parte de diagnóstico.

A próstata pode crescer e causar sintomas em três situações:

Explicamos o que é a próstata com mais detalhes no artigo: O que é a próstata?

Sintomas

O aumento da próstata em si não é um problema. O problema está no fato da próstata estar anatomicamente localizada junto a algumas estruturas do trato urinário, principalmente a uretra. O aumento da próstata comprime a uretra e atrapalha a saída da urina, podendo inclusive causar obstrução, hidronefrose (acúmulo de urina no rim) e insuficiência renal.

Os sintomas da hiperplasia benigna prostática estão relacionados à obstrução da uretra. Os primeiros sinais são a perda de força do jato urinário e a necessidade de urinar frequentemente.

Hiperplasia prostática provocando obstrução da urina
Obstrução urinária por hiperplasia da próstata

A vontade frequente de urinar, chamada polaciúria, ocorre porque a bexiga não consegue se esvaziar completamente. A próstata aumentada comprime a uretra e atrapalha a drenagem da urina. Na maioria das vezes, essa obstrução é parcial e permite que algum volume de urina passe, principalmente quando a bexiga está cheia e a pressão dentro dela consegue vencer a resistência causada pela próstata aumentada.

Porém, quando o nível de urina dentro da bexiga diminui, a pressão cai e o jato, que já é fraco, se interrompe. O resultado é uma bexiga que não consegue mais se esvaziar por completo, ficando sempre com alguma urina em seu interior. Por isso, o paciente sente vontade de urinar frequentemente, mas só consegue eliminar pequenos volumes.

O não esvaziamento completo da bexiga faz com que um grande volume de urina fique sempre represado, favorecendo o crescimento de bactérias em seu interior. Nos pacientes com hiperplasia benigna da próstata, há sempre um “reservatório” de urina para as bactérias se reproduzirem.

Não é de se estranhar, portanto, que a cistite (infecção da bexiga), rara em homens jovens, seja um problema relativamente comum em pacientes idosos.

Hidronefrose

Conforme a próstata cresce, mais comprimida fica a uretra, até o ponto de haver completa obstrução da passagem da urina.

A urina que não é drenada vai se acumulando dentro das vias urinárias, podendo chegar até os rins, um quadro que chamamos de hidronefrose.

hidronefrose

A hidronefrose é uma dilatação dos rins que ficam cheios de urina que não consegue ser escoada. Se o problema não for corrigido rapidamente, o paciente pode desenvolver insuficiência renal grave com necessidade de hemodiálise de urgência.

É bom destacar que mesmo com obstrução grave, o paciente pode continuar urinando. Sempre que a pressão na bexiga for suficiente para vencer a resistência provocada pela próstata, o paciente urinará. O problema é que a quantidade de urina que ele elimina costuma ser menor que o volume produzido pelos rins diariamente.

Quanto mais tempo os rins ficam obstruídos e cheios de urina, menor é a chance de recuperação após a desobstrução do fluxo. Após 7 a 10 dias de hidronefrose, começam a surgir lesões irreversíveis dos rins, um processo que se completa após 3 a 4 meses de obstrução, época em que provavelmente o paciente permanecerá dependente de hemodiálise, mesmo que venha a corrigir o problema.

Outro sintoma do crescimento da próstata é a disfunção erétil (impotência), que ocorre por compressão dos nervos que controlam a ereção.

Resumindo, os principais sintomas da hiperplasia prostática benigna são:

  • Dor ou dificuldade para urinar.
  • Jato urinário fraco.
  • Necessidade de urinar pequenos volumes com grande frequência.
  • Incapacidade de esvaziar a bexiga.
  • Infecção urinária.
  • Cálculo de bexiga.
  • Insuficiência renal, nos casos de grave obstrução e hidronefrose.

Como muitos pacientes com aumento da próstata e hidronefrose ainda conseguem urinar, não é incomum que os mesmo não procurem ajuda médica precocemente, negligenciando seus sintomas urinários. Esse comportamento acaba por tornar o quadro bem mais grave, muitas vezes fazendo com que o paciente pare no hospital, tempos depois, com um quadro de insuficiência renal avançada.

É importante que qualquer idoso, ao primeiro sinal ou sintoma de crescimento da próstata, seja avaliado por um urologista.

Diagnóstico

Existe um tabela de pontos chamada de Escore Internacional de Sintomas Prostáticos. São 7 perguntas e cada uma recebe uma pontuação de 0 a 5:

  • Quantas vezes ficou a sensação de não esvaziar totalmente a bexiga?
  • Quantas vezes teve de urinar novamente menos de 2 horas após ter urinado?
  • Quantas vezes observou que, ao urinar, parou e recomeçou várias vezes?
  • Quantas vezes observou que foi difícil conter a urina?
  • Quantas vezes observou que o jato urinário estava fraco?
  • Quantas vezes teve de fazer força para começar a urinar?
  • Quantas vezes, em média, teve de se levantar à noite para urinar?

0 = Nenhuma.
1 = Menos de 1 vez a cada 5 micções.
2 = Menos da metade das vezes.
3 = Metade das vezes.
4 = Mais da metade das vezes.
5 = Quase sempre.

Graduação da hiperplasia próstata de acordo com a pontuação final:

  • HBP leve: 0 a 7.
  • HBP moderada: 8 a 19.
  • HBP severa: 20 ou mais.

O escore acima avalia a severidade dos sintomas prostáticos, mas não diferencia entre HBP, câncer de próstata e prostatites, que apresentam sintomas muito parecidos.

O diagnóstico diferencial envolve o toque retal, a dosagem do PSA, a ultrassonografia transretal e abdominal, e a biópsia da próstata.

PSA

O PSA é um marcador de doença prostática, colhido através de análises de sangue. O PSA eleva-se na HPB, nas prostatites e, principalmente, no câncer de próstata.

  • PSA menor que 2,5 – Baixo risco de câncer.
  • PSA entre 2,5 e 10 – Risco intermediário de câncer.
  • PSA maior que 10 – Alto risco de câncer.
  • PSA maior que 20 – Muito alto risco de câncer e elevada chance de doença metastática.

Pacientes com PSA baixo raramente tem câncer. Quando o valor do PSA é intermediário, o diagnóstico mais provável é a HBP, mas o câncer de próstata não pode ser descartado. PSA alto indica alto risco de câncer, mas também é possível que seja prostatite ou até mesmo apenas HBP.

PSA maiores que 20, praticamente só surgem no câncer ou em alguns casos de prostatite.

Toque retal

O toque retal consegue detectar o aumento da próstata, pois a mesma encontra-se encostada ao reto. Esse exame da próstata, quando realizado por médico experiente, permite, em muitos casos, saber se o aumento da próstata é uniforme, ou seja, causado pela HBP, ou localizado, causado por um tumor.

Toque retal - câncer de próstata
Toque retal

O toque retal permite ao médico detectar irregularidades, nódulos, assimetrias e mudanças na consistência da próstata.

Ultrassonografia da próstata

O ultrassom realizado pela via retal permite uma boa visualização da próstata, permitindo calcular o seu tamanho e volume, podendo também detectar nódulos suspeitos.

O ultrassom abdominal permite calcular o volume de urina na bexiga e avaliar a capacidade de esvaziamento da mesma. Também é possível observar os rins e diagnosticar eventuais obstruções graves que estejam causando hidronefrose.

Se após a realização de todos esses exames, o câncer continuar sendo uma hipótese, faz-se necessária a realização da biópsia da próstata para se fechar o diagnóstico.

Tratamento

Pacientes que apresentam HBP diagnosticada em exames de rotina e não apresentam nenhuma queixa ou sinal de obstrução urinária podem ser acompanhados regularmente sem tratamento específico.

Se houver aumento da próstata e sinais de obstrução moderada das vias urinárias, geralmente o tratamento indicado é feito com medicamentos que diminuem o tamanho da próstata. Entre as drogas disponíveis podemos citar:

  • Terazosina.
  • Doxazosina.
  • Tansulosina.
  • Alfuzosina.
  • Finasterida.
  • Dutasterida.
  • Silodosina.

O Saw Palmeto (Serenoa repens) é  um medicamento de origem natural que costuma ser utilizado no tratamento da HBP, apesar da sua eficácia ainda não ter sido totalmente comprovado em estudos científicos.

Explico essa situação com mais detalhes no artigo: Benefícios do Saw palmetto (Serenoa repens).

Quando a obstrução das vias urinárias é grave ou quando o tratamento com medicamentos não tiver sucesso, ou seja, se não houver redução do tamanho da próstata, a cirurgia passa a ser uma opção.

Tratamento cirúrgico

A ressecção transuretral da próstata (RTUP) é atualmente o procedimento cirúrgico mais usado. Neste procedimento o urologista retira grande parte da próstata com um aparelho chamado ressectoscópio, que é introduzido através da uretra.

Por este aparelho é possível introduzir uma lâmina para ressecar a próstata e aspirar o tecido retirado. Geralmente retira-se todo o interior da próstata, deixando apenas a parte externa. A cirurgia é feita com anestesia geral ou regional e dura em média 90 minutos.

Se a próstata não for muito grande, uma cirurgia possível é a incisão transuretral da próstata (ITUP), semelhante a RTUP, mas apenas retirando uma pequena parte de tecido da próstata, o suficiente para desobstruir a uretra.

Existem outras técnicas para ressecção da próstata, como Laser, micro-ondas, cauterização, etc. A técnica depende da gravidade de cada caso e da experiência do urologista.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


67 respostas para “Hiperplasia prostática benigna: como identificar e tratar”

  1. Rafael Emídio

    Altamente educativo. Parabéns para toda a equipa.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  2. marcos age sousa

    Esclarecedor e experiente profissional…Um resumo perfeito de uma boa aula…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Marcos.

  3. Aurea

    Sou intérprete médico nos Estados Unidos e estou sempre em busca de melhores maneiras de me comunicar com nossos compatriotas de uma forma que seja culturalmente correta e, é claro, medicamente correta. Então, agora eu pergunto, qual é a melhor maneira de dizer: uma próstata inchada ou uma próstata aumentada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Próstata aumentada.

  4. Carlos Manuel da Silva Veloso

    Após ter feito analises, o resultado do valor do PAS total é de 6,45.

    Gostaria de saber se é alarmante e devo de me preocupar ou será normal pois tenho 67 anos.

    obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O valor do PSA está elevado. O ideal é ser avaliado por um Urologista.

  5. Jorge Ferreira

    Boa tarde Dr. Pedro,

    Tenho 51 anos noto que quanto urino o jato é mais fraco fiz recentemente o PSA livre/PSA total com 0,28 mg/ml penso não ser cancro?

    No entanto poderá ser HBP?

    Obrigado

    Jorge

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, a causa mais comum de jato urinário fraco acima dos 50 anos é HBP.

  6. JAIME A CUSTODIO

    EXCELENTES EXPLICAÇÕES. OBRIGADO.

  7. JOAO EDILSON MARQUES MONTEIRO

    Fiz um RM onde o peso da minha prostata foi 57g e uma alteração de grau 4 o que isso quer dizer ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      57 gramas é uma próstata de tamanho aumentado, pois o normal é cerca de 20 g. Alteração grau 4 eu não sei dizer sem saber que escore é esse. Se for o Escore Internacional de Sintomas Prostáticos, o texto explica esse resultado.

  8. vanessa godim da silva

    Minha próstata está 230 gramas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tá bem grande.

  9. Duarte Fonseca

    Excelente artigo. Parabéns. Faltou talvez abordar soluções com produtos naturais e sua eficácia e em que condições.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem razão, já atualizei o texto com um link para o artigo sobre Serenoa repens – https://www.mdsaude.com/2017/06/saw-palmetto-serenoa-repens.html

  10. Manoel

    Exame da próstata com 35gramas qual o risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tá um pouco aumentada só. Tem que acompanhar porque pode crescer mais, mas não é nada de grave.

  11. Avelino

    EXCELENTE E ESCLARECEDOR ARTIGO

  12. Apolonia

    Dr.o PSA do meu esposo deu alterado prox.de 12 ai o medico pediu uma ressonância apos levar o resultado ele pediu agora uma biopsia neste caso a chance de cancer é total ou ainda pode não ser??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A chance de ser câncer é alta, mas pode não ser.

  13. Robson Albuquerque

    Artigo excelente e esclarecedor.

  14. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Não.

  15. Henrique Alves

    O aumento da próstata pode causar alguma obstrução no reto, dificultando a defecação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A próstata não cresce tanto que chegue a causar obstrução, mas pode causar algum incômodo ao defecar.

  16. Regina Cole

    Boa tarde Dr,Pedro as dores são intensas na coluna lombar isso,ja pode ser uma inflamação da prostatite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Dor lombar por culpa da próstata só ocorre nos casos de câncer já com metástases ósseas pra coluna. Mas como ele já fez até ressonância, e nada foi visto, não é esse o caso.

  17. Pedro

    Depois de retirar a prostata, os exames estão dando PSA de 9,55ng/ml… o que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ainda há tecido prostático em algum lugar. Quando se retira a próstata totalmente, o PSA cai para próximo de zero.

  18. larissa

    meu marido esta com prostatite ele podera ter filhos depois do tratamento ou antes

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Prostatite não deixa ninguém estéril.

  19. volnei

    Ate quando tenho que toma duomo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Até o seu médico dizer que pode parar. Em geral, os medicamentos para hiperplasia prostática são tomados por vários anos seguidos. Alguns pacientes não conseguem ficar sem eles.

  20. Leni Aparecida Santos

    Boa noite Dr. Pedro, obrigada por esse espaço e tbem pelas explicações tão esclarecedoras. Meu marido começou a tomar à 5 dias o remédio MESILATO DE DOXAZOSINA 2MG, para tratar HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA (HPB). 2 comprimidos ao dia, 1 de manhã e outro a noite. Porém ele tem se sentindo muito mal, dores de cabeça forte, vomito, vertigem, calafrios, dores no pescoço etc…, como o médico é pelo SUS e as consultas demoram na média 2 a 3 meses, será que o Sr. pode nos esclarecer se esse remédio é perigoso ou se ele pode parar de tomar o remédio até a próxima consulta ????? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      São efeitos colaterais possíveis. Se os sintomas forem muito fortes, o ideal é suspender e ver se melhora. Agora, se ele parar com o remédio, o ideal é entrar em contato com o médico e avisá-lo.

  21. Ivan Barbosa

    Dr. tenho 46 anos e estou com dificuldade de urinar e também sinto uma pequena dor no prepúcio que fica irradiando. A bexiga esta meio dolorida. O que pode ser:

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      De longe não tenho como adivinhar. Mas de qualquer modo, são todos sintomas que indicam uma visita ao urologista.

  22. teresa frizado

    Dr
    Meu cunhado sofre de próstata aumentada e hoje deixou de urinar.Foi ao médico e colocaram-lhe algália, que vai ser mudada só daqui a quinze dias.Ele não tem apetite e encontra-se em casa e muito debilitado.Esta situação é normal?
    Grata pela atenção

    Teresa

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Tem que saber como está a função renal dele. Se a obstrução foi prolongada, pode ter causado insuficiência renal aguda.

  23. Ines

    Boa tarde, o meu marido fez análises de rotina e deu psa elevado para a idade. Repetiu e tinha aumentado um pouco. Nao tem quaisquer sintomas. Tem 37 anos e o valor é de cerca de 2 e pouco e depois 3. Fez uma eco prostatica, que deu que tem um lado mais escuro. A médica de clínica geral passou 1 antibiótico (Ciprofloxacina) para cerca de 13 dias e irá repetir a análise depois. Nao deveria ir a um urologista? Nao será mau tomar antibiótico sem saber se é bacteria. Obrigado e desculpe o incomodo.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Ela deve ter achado que se trata de uma prostatite, por isso indicou antibióticos. Acho que não faz mal esperar o fim do tratamento para decidir se é preciso ir ao urologista. Não me parece um caso de emergência, que precise ser visto imediatamente.

  24. Irineu

    Doutor, tenho HPB e gostaria de saber como se calcula o volume e o peso da próstata. Qual é a fórmula matemática? Por exemplo, temos as medidas 0,51 X 0,45 X 0,43 que é igual a 52gr. Qual foi formula usada para achar o volume e depois o peso? Existe um peso específico gr/cm³ fixo, por exemplo, 1,08gr/cm³, para todas as próstata?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Existe mais de uma fórmula. A mais usada é a elipsoide. Multiplique largura x altura x comprimento x π/6

  25. hermes ferreira

    Tenho 34 anos e de uns dias pra ca comecei a sentir dificuldade para urinar e indo diversas vezes no banheiro, é possível ter cancer de prostata com 34 anos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Possível até é, mas é muito pouco provável.

  26. Rafael Brito de Moura

    Dr. Pedro,
    Meu pai tem 56 anos e sempre teve acompanhamento médico regular. Sempre teve os níveis de PSA normais e exames de toque normais (ele faz anualmente, apesar de não apresentar nenhum fator de risco). Esse ano, ele fez o teste de PSA e deu 16. Muito preocupado, ele procurou seu urologista e o próprio médico fez um exame de toque retal e uma ultra-sonografia transretal e ambas deram normal. No dia que ele fez o exame de PSA, ele estava com infecção de urina, com muita dor para urinar e o exame de urina deu leucócitos elevado (12000) e segmentos elevado (não lembro o valor). Eu gostaria de acalma-lo, pois ele está tomando antibiótico e o médico disse que não é cancer, pois aumentou muito de repente e ele estava com infecção, que pode alterar o método. Assim que ele terminar o uso do antibiótico, ele vai refazer o teste de PSA. O que o senhor me diz e recomenda?

    1. Rafael Brito de Moura

      Prezado Dr,
      Ainda falando sobre o caso do meu pai, após o uso de antibiótico por apenas 1 semana, o PSA dele abaixou de 12 para 7 (no texto anterior, eu informei que era 16, mas na verdade era 12). O médico falou que com certeza era a infecção que tinha elevado o PSA. Agora ele está tomando por 2 semanas, conforme o tratamento indicado pelos urologistas.
      A minha pergunta é a seguinte: Existe caso de câncer de prostata que o nível de PSA pode abaixar tanto assim com antibiótico? Como ainda não atingiu a faixa indicada, eu fico um pouco preocupado…

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

        A prostatite pode causar elevação do PSA. Se com o tratamento houve queda do PSA, a princípio o diagnóstico e o tratamento estão corretos. Pensar em câncer só mais para frente se o problema não sumir.

        1. Rafael Brito de Moura

          Prezado Dr,
          Muito obrigado pelo comentário.
          Meu pai repetiu o exame após os 15 dias de antibiótico e o PSA abaixou para 4,9. O médico mandou continuar com o remédio até o PSA atingir 3.
          O médico também falou que vai fazer um tratamento após os antibióticos, pois a prostata dele está levemente aumentada (pela idade dele, o médico falou que está normal, mas que daria pra tentar diminuir um pouco). Ele disse que é melhor tratar agora para evitar ter que retira-la mais para frente.
          Parabéns pela iniciativa do forum e pelas escolhas que você fez em sua vida.
          Abraço.

  27. DilbertCN

    Dr. Pedro, boa tarde.
    Primeiramente, parabenizo-lhe pela iniciativa em disponibilizar neste site, informações importantes e bem esclarecedoras sobre o trato urinário.

    Dr. Pedro, gostaria muito de marcar uma consulta com o senhor, pois já fui a vários médicos e ainda apresento os mesmos sintomas. Acessando a esta página, pude identificar melhor os sintomas e as possíveis causas deste meu problema.

    Por favor, gostaria de saber onde fica a sua clínica e telefone para que eu possa marcar uma consulta o mais breve possível.

    Desde já, agradeço muito pela atenção dispensada e mais uma vez, parabenizo-lhe pelas informações apresentadas nesta site que, com certeza, serão útil a muitas outra pessoas.

    Obrigado.

    Atte,

    André

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Olá, André, além de não morar no Brasil, eu, por uma questão ideológica, não faço consultório particular, trabalho apenas em hospital público.

      1. DilbertCN

        Olá, Dr. Pedro. Obrigado em responder-me. Tive uma infecção urinária causada pela bactéria E.Coli. Fiz a ingestão do remédio Fluxocip e após o tratamento, realizei outro exame de Cultura e Antibiograma cujos resultados foram negativos, mas continuo sentindo dores ao urinar, na região pélvica , lombar e necessidade de urinar pequenos volumes com uma certa frequência.

        Com esses sintomas, seria o caso de uma Prostatite Aguda ou Hiperplasia Benigna da Próstata?
        Para ambos os casos, existe tratamento com antibióticos?

        Mais uma vez, obrigado pela atenção.

        Atte,

        André

  28. Veraluciagimenez

    Dr. Pedro acabei de vir com meu pai do hospital o qual se detectou por exame PSA de 8,47 estou realmente preocupada foi constatado também infecção urinária no qual será tratato por 10 dias com cipro 12/12 horas . A pergunta é: Devo aguardar o tratamento para depois marcar uma consulta com o urologista ou isso não interfere no diagnóstico? Aguardo resposta
    Vera

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode marcar logo.

  29. Rosa Maria Fonseca

    Mas no caso da cirurgia, o paciente pode ficar impotente apos a cirurgia ou ele ainda podera manter relaçoes sexuias normalmente e ter filhos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A impotência é uma complicação possível da cirurgia. Mas o objetivo do cirurgião é que ela não ocorra. A cirurgia não afeta a fertilidade.

  30. Familiabinati

    Parabens DR.Pelas informações claras e consisas.

  31. Ademir Baierls Pereira

    Eu sou ademir  62 anos quero agradecer pela  clareza dos assuntos  tratados neste  blog, e  gostaria de  informações mais detalhadas sobre a presença de HPB sem sintomas com PSA alto, e a nescessidade de utilização de remedios, ou o que pode ocorrer sem uso de  medicação já  que  não   existem sintomas.   bahia  23-6-2012

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A próstata pode crescer demais e obstruir o trato urinário. Não se deve esperar os sintomas surgirem para iniciar o tratamento.

  32. Adilson Carvalho de M,enezes

    Dr. Existe algum tratamento novo (não tão caro)  para HPB através de injeções que ressecam os diminuem a hiperplasia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, mas existe tratamento em comprimido.

  33. Ramosdeoliveira

    Este é o lado positívo da internét.
    Muito obrigado doutor pelo seu esclarecimento.
    Rui Ramos

  34. A. CARLOS

    Dr. meus respeito e minha admiração pela vocação da mais bela profissão…MÉDICO. Tenho 79 anos e anualmente faço PSA, e toque, tem intermitência de urinar algumas vezes a noite…o jato está aparentemente normal…meu PSA, é sempre abaixo de 1, queria saber se durante ao toque retal, é normal na minha idade sair um pouco se líquido seminal…e se problemas graves emocionais pode aumentar as vezes noturnamente de urinar…?obrigado Dr.meu nomen é A. CARLOS.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1. Sim
      2. Não

  35. Sergio Alves

    obrigado pela informaçao   parabens pela equipe sucesso

  36. Jaime Nascimento

    Excelente este artigo: claro, conciso, didático, altamente esclarecedor. Escrito numa linguagem facilmente compreensível, ele informa e demonstra causas e efeitos com ótimas ilustrações.Faz falta este tipo de linguagem nas literaturas que lemos na net. Parabéns ao médico que o redigiu.