Dor nos testículos: causas, sinais de gravidade e tratamento

Atualizado em
Comentários: 100

Por que os testículos doem?

Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.

Na maioria dos casos, a dor testicular não traz maiores preocupações, porém existem algumas doenças graves dos testículos que são consideradas emergências médicas, sendo indicado tratamento imediato, como é o caso da torção testicular. Ignorar a uma dor testicular de forte intensidade pode causar danos irreversíveis aos testículos.

Anatomia dos testículos

Para entendermos melhor as causas de dor nos testículos e na bolsa escrotal é necessário conhecer as estruturas anatômicas que compõem os mesmos.

Os testículos são formados dentro do abdômen e descem para o saco escrotal antes do nascimento na maioria dos casos. Cerca de 10% dos bebês nascem com pelo menos um dos testículos ainda no abdômen, situação chamada criptorquidia. Até o primeiro ano de vida, a maioria dos testículos costuma descer em direção à bolsa escrotal.

Portanto, a localização correta dos testículos é na bolsa escrotal, do lado de fora do abdômen. Por estarem do “lado de fora”, os testículos apresentam uma temperatura cerca de 2ºC abaixo da temperatura corporal, permitindo um melhor funcionamento dos mesmos.

Os testículos não ficam soltos dentro do saco escrotal, mas sim suspensos pelo cordão espermático, uma espécie de cordão que nasce no abdômen e contém em seu interior nervos, vasos sanguíneos, o canal deferente (estrutura responsável pelo transporte dos espermatozoides) e o músculo cremaster, responsável pela movimentação involuntária dos testículos.

Anatomia dos testículos: testículos, epidídimo, canal deferente e cordão espermático.
Anatomia dos testículos

Em cima dos testículos, como se fosse uma peruca, localiza-se o epidídimo, o órgão responsável pelo armazenamento dos espermatozoides produzidos pelos próprios testículos. O cordão espermático é facilmente palpável, assim como o epidídimo.

É normal um dos testículos ficar mais pendente que o outro, causando assimetria na bolsa escrotal. O tamanho também costuma ser um pouco diferente, podendo um deles ser discretamente maior que o outro. Entretanto, devemos enfatizar que uma diferença muito grande de tamanho entre os dois testículos não é normal.

Também é habitual os testículos se moverem involuntariamente, subindo ou descendo, ficando mais ou menos próximos ao corpo, de modo a regular a própria temperatura. Esses movimentos são realizados pelo músculo cremaster.

Causas

Como referido no início do texto, existem várias causas para dor nos testículos, algumas de pouca importância clínica, outras mais graves com necessidade de pronto atendimento.

Em jovens adultos e adolescentes é comum haver queixas de leve dor testicular sem outros sintomas associados. Geralmente esse quadro é inespecífico e costuma desaparecer com o tempo, muitas vezes sem conseguirmos identificar uma causa. Esses quadros são chamados de dor testicular idiopática.

Os quadros de dor testicular mais prolongada devem sempre ser investigados por um urologista; aqueles que mais preocupam são os que se apresentam com intensa dor associada a outros sintomas, como febre ou inchaço da bolsa escrotal.

Descrevemos a seguir as principais doenças que causam dor nos testículos.

Hipertensão do epidídimo – “Bolas azuis”

Estimulo sexual intenso e prolongado, porém sem ejaculação, também pode causar dor na bolsa escrotal. A dor costuma durar apenas alguns minutos e ocorre por aumento da pressão do sangue nos epidídimos. Em alguns pacientes, a bolsa escrotal pode se tornar levemente azulada pelo aumento do aporte de sangue, motivo pelo qual esse quadro de dor testicular costuma ser chamado de “bolas azuis”. Os sintomas desaparecem quando o paciente ejacula ou quando a excitação sexual cessa.

Varicocele

A varicocele é uma doença causada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos. Ela é uma espécie variz das veias testiculares. A varicocele acomete até 15% da população adulta jovem, sendo o pico de incidência entre os 15 e 25 anos. Na maioria das vezes, a varicocele ocorre no lado esquerdo da bolsa escrotal, acometendo o testículo esquerdo.

Um dos sintomas comuns da varicocele é uma dor, desconforto ou sensação de peso na região escrotal que piora ao longo do dia, principalmente quando ficamos muito tempo sentados ou em pé. A dor não costuma ser de forte intensidade, motivo pelo qual a maioria dos pacientes demora para procurar atendimento urológico.

A varicocele é dividida em três graus:

  • Grau 1: só conseguimos palpar a varicocele quando o paciente faz manobra de valsalva (exalar com força o ar contra os lábios fechados, de forma a aumentar a pressão no abdome).
  • Grau 2: a varicocele é palpável quando o paciente encontra-se em pé.
  • Grau 3: a varicocele não só é facilmente palpável, como é visível através da bolsa escrotal.

Mais detalhes sobre varicocele podem ser lidos no texto: Varicocele: sintomas e tratamento.

Trauma testicular

Os testículos são órgãos muito sensíveis e qualquer trauma causa um grande desconforto. Na maioria dos casos, a dor é muito forte, mas temporária, melhorando após alguns minutos.

Em casos de traumas de grande intensidade, como em acidentes automobilísticos ou agressões, como chutes na bolsa escrotal, podem surgir inchaços e equimoses (manchas roxas). Os casos mais graves ocorrem quando o impacto é tão forte que causa rotura do testículo, condição que necessita de reparação cirúrgica.

Os sinais de alarme do trauma testicular são:

  • Dor persistente, que não melhora após 1 ou 2 horas do trauma.
  • Inchaço da bolsa escrotal.
  • Manchas roxas ao longo da bolsa escrotal e na região do períneo.

Torção do testículo

A torção do testículo ocorre quando há um defeito na fixação do testículo à bolsa escrotal, permitindo que o mesmo fique “pendurado” sem fixação, podendo girar e torcer o cordão espermático, causando compressão das estruturas em seu interior. A torção testicular é uma emergência médica, pois pode levar à necrose do testículo se não for revertida a tempo. O tratamento é cirúrgico.

Cerca de 50% dos casos de dor testicular aguda são provocados por torção testicular. Essa complicação pode ocorrer em qualquer idade, mas ela é mais comum antes dos 21 anos.

O sintoma tipico da torção do testículo é uma excruciante dor testicular que surge abruptamente, em geral, após trauma ou prolongado exercício físico. A torção do testículo também pode ocorrer durante o sono profundo, momento em que há grande movimentação involuntária do músculo cremaster, acordando o paciente devido à intensa dor.

Além da intensa dor, também podem surgir:

  • Náusea e vômitos.
  • Inchaço do testículo acometido.
  • Vermelhidão na bolsa escrotal.
  • Dor abdominal.

Para saber mais sobre a torção testicular, leia: Torção Testicular – Causas, Sintomas e Consequências.

Epididimite

Epididimite é o nome dado à inflamação do epidídimo, quadro que é habitualmente provocado por uma infecção. Nos homens sexualmente ativos, a epididimite costuma ser causada por clamídia ou gonorreia, que são infeções bacterianas sexualmente transmissíveis A epididimite também pode ser causada pela bactéria E.coli, a mesma que causa infecção urinária.

Pacientes com epididimite aguda podem apresentar início agudo ou subagudo de dor e inchaço da bolsa escrotal. Também são frequentes a disúria (dor para urinar), corrimento purulento pela uretra e/ou febre. Em alguns casos pode haver hematospermia (sangue no sêmen).

Traumas, vasculitesdoenças autoimunes são as causas não infecciosas mais comuns. Nesses casos, a epididimite costuma ser crônica, a dor costuma ser menos intensa e não há edema da bolsa escrotal.

O tratamento da epididimite de origem infecciosa, grande maioria dos casos, é feito com antibióticos.

Orquite

A orquite é a inflamação do testículo, geralmente causada por infecção viral. Os casos mais comuns de orquite são provocados pela caxumba. A orquite também pode ser causada por bactérias, geralmente como uma das complicações de uma epididimite.

Nos quadros de orquite, frequentemente há dor testicular com inchaço e vermelhidão da bolsa escrotal. Em 30% dos casos, ambos testículos são acometidos.

Falamos especificamente da epididimite e da orquite no artigo: Epididimite e orquite: causas, sintomas e tratamento.

Câncer do testículo

O câncer testicular é sempre uma preocupação para os pacientes com dor no testículo, porém, essa não é uma causa comum de dor. Via de regra, o paciente tem uma massa palpável, mas indolor no testículo. Eventualmente pode haver dor ou desconforto na região escrotal, mas não é o mais habitual.

Para saber mais sobre o câncer testicular, leia: Câncer de testículo – Fatores de Risco, Sintomas e Tratamento.

Vasectomia

Alguns pacientes após a cirurgia de vasectomia podem apresentar dor testicular devido ao acúmulo de espermatozoides no epidídimo sem que haja ejaculação dos mesmos. Com o tempo, os testículos param de produzir novos espermatozoides e o corpo absorve os já armazenados, havendo melhora progressiva do quadro.

Para saber mais sobre a vasectomia, leia: Vasectomia – Cirurgia e Reversão.

Espermatocele

Espermatocele, também chamada cisto espermático, é um cisto (pequena bolsa contendo liquido) que se desenvolve no epidídimo. A espermatocele não é perigosa, não reduz a fertilidade e costuma ser indolor. Porém, quando o cisto cresce demasiadamente, o paciente pode se queixar de desconforto no testículo acometido.

Se for grande, o urologista consegue palpar o cisto no epidídimo durante o exame físico da bolsa escrotal. Se houver dor, o tratamento pode ser feito com aspiração do cisto por agulha ou cirurgia.

Outras causas

Eventualmente, a causa da dor testicular não vem do próprio testículo, mas sim de estruturas próximas. Algumas condições que podem causar dor na bolsa escrotal e simular uma dor de testículo são:

Quando procurar atendimento médico?

A maioria das dores testiculares são de leve a moderada intensidade e desaparecem sozinhas com pouco tempo. A avaliação médica por um urologista está indicada sempre que o paciente apresentar dor testicular associada a alguma das seguintes características:

  • Dor intensa de surgimento súbito.
  • Dor persistente, que dura vários dias.
  • Febre.
  • Náusea e vômitos.
  • Inchaço da bolsa escrotal.
  • Manchas roxas na bolsa escrotal e ao redor.
  • Massa palpável no testículo ou ao redor dele.
  • Sangue na urina ou no esperma.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
torção testículo Torção testicular: o que é, causas, sintomas e tratamento
Impotência Disfunção erétil (impotência): causas e tratamento
Tratamento impotência Remédios para Impotência: Viagra, Cialis, Levitra, Spedra
Ejaculação precoce Ejaculação precoce: causas e tratamento
Câncer do testículo Câncer de testículo: causas, sintomas e tratamento
Medicamentos que causam impotência 86 medicamentos que podem causar disfunção erétil
Circuncisão Circuncisão: o que é, riscos, benefícios e pós-operatório
ejaculação dolorosa Ejaculação dolorosa (disorgasmia): 20 causas e sintomas
Hematospermia Hematospermia (sangue no esperma): causas e tratamento
Hiperplasia da próstata Hiperplasia prostática benigna: como identificar e tratar
Cirurgia de varicocele Varicocele: sintomas, causas e tratamento
Ginecomastia Ginecomastia (crescimento da mama em homens)
Epididimite Epididimite e orquite: causas, sintomas e tratamento
Prostatite Prostatite: o que é, causas, sintomas e tratamento
Disúria em homens 6 causas de dor para urinar em homens (disúria)
Calvície Calvície (queda de cabelo): causas e tratamento
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

100 comentários em “Dor nos testículos: causas, sinais de gravidade e tratamento”

    • Procurar um urologista. Se a dor não é forte nem constante, não há urgência, mas se ela surge com frequência, o ideal fazer uma avaliação.

      Responder
    • Gases não costumam causar dor testicular. Nos adolescentes, a dor pode surgir sem causa aparente e costuma ser de curta duração.

      Responder
  1. Oi…muito boa a leitura e informações referentes a dor no testiculo, porém,eu só tenho essas dores ao urinar, essas mesmas dores afetam o pênis, poderia me informar o que venha ser isso …fico muito grato por isso ..abc

    Responder
    • Se a dor é só ao urinar, pode haver alguma inflamação da uretra ou da próstata, além do testículo. O ideal é ser visto por um urologista para que ele possa fazer uma avaliação geral.

      Responder
  2. Ola, sinto dores no testículo esquerdo além da dor abdominal, pelo que vi pode ser hérnia inguinal. Qual o tratamento adequado para a tal..?

    Responder
    • O tratamento das hérnias inguinais é cirúrgico. Porém, antes de mais nada, você precisa ter um diagnóstico correto.

      Responder
  3. Doutor faz um tempão que sinto um incomodo no testiculos, eu toco e sinto uma massa é também como se tivesse umas veias do que se trata

    Responder
  4. Olá Dr! Eu me masturbava pelo menos 1 ou 2 vezes por semana. por questão pessoal, quero deixar essa prática. mas agora tô sentindo dores nos testículo me lembro que quando ocorria isso, depois da masturbação, a dor que incomoda, passava. o que devo fazer para não sentir essa dor sem me masturbar. ?? e pq sinto isso? Att

    Responder
    • Não há nenhum mal na masturbação. Pelo contrário. Há até estudos que mostram que os homens que se masturbam mais de 4 vezes por semana têm uma incidência menor de câncer de próstata.

      Responder
  5. Boa tarde , doutor estou com os testiculos inchados e vermelho , apresentei dor em uma das virilhas e um ingua abaixo do pescoco , pode ser algo grave ? Já marquei horário com urologista …

    Responder
  6. doutor estou com dor no testiculo esquerdo e a regiao de fora numa cor preta sofri um acidente de moto pode ser q bati mas n senti nada jah faz 4 dias devo procurar um medico?

    Responder
  7. Quanto estou com uma garota por muito tempo no dia, fico muito exitado, sinto uma dor muito forte nos testiculos. Oque devo fazer, só acontece quando estou muito exitado. Devo ejacular? Aguardo resposta…

    Responder
  8. Olá, passei uma madrugada com forte dor nos testículos, principalmente o esquerdo e dor no abdômen. Passei o dia seguinte com um certo mal estar mas a dor está bem menor, devo procurar um médico ou ver se a dor melhora ainda mais até o próximo dia?

    Responder
    • Roberto, não dá pra saber com tão pouca informação. Se os sintomas são realmente incômodos, você precisa ser examinado por um urologista.

      Responder
  9. Geralmente sinto um certo incomodo no meu testículo esquerdo, dores suportáveis que demoram mas que sempre passam. O que se pode ser ?

    Responder
    • Rodrigo não tenho como adivinhar. Você precisa ir a um urologista para ele lhe examinar antes de lhe dar uma hipótese diagnóstica.

      Responder
  10. Olá. fiz uma cirurgia de varicocele bilateral há 2dias e meus testículos estao muito inchados é normal isso? E se for em qnt tempo em média volta ao normal? ?

    Responder
  11. bom dia doutor eu fiz uma cirurgia de vasiquitomia a uns 3 meses atrás e eu estou sentido muita dor no meu ovo esquerdo isto e normal ou e uma érnia

    Responder
    • em examinar é impossível opinar. Pode ser o epidídimo que você está palpando, mas pode ser algum outro caroço mesmo. Se é algo que você acha estranho, procure um urologista.

      Responder
  12. Olá, adorei o texto! Tenho um seminário sobre o por que de a torção testicular causar infertilidade. Há menção no texto de que irá escrever mais sobre o assunto, há previsão? Obrigado

    Responder
    • Com certeza escreverei, mas não sei ainda dizer quando. Tenho mais de 20 assuntos diferentes em pauta, à espera de serem escritos.

      Responder
    • Se for algo bem leve e ocasional, não deve ter nada demais. Porém, se a dor for frequente e estiver lhe incomodando, o ideal é procurar um urologista.

      Responder
  13. Dr, meu filho de 16 anos reclama que de vez em quando sente dor nos testiculos e parece que uma das veias esta inchada, Isso eh normal para a idade dele?

    Responder
  14. Boa noite. Me chamo Lilia e estou gravida. Quando meu marido temos relações sexuais no fim do ato ele reclama que senti uma dorzinha nos testículos isso é normal?

    Responder
  15. Olá Dr.estou com dor no testiculo do lado direito e meu esperma esta com cloração amarela, inchaço no local! As vezes quando urino doi um pouco tambem!
    Poderia me ajudar com isso ? Desde Já, Grato !

    Responder
  16. Ola!!
    Tenho quinze anos!!e queria saber se dor nos testiculos(suportavel)e normal,geralmente doi apos andar de bicicleta,e quando esta dolorido usar roupa intima se torna um incomodo!!
    Alguns dizem que e normal,outros nao!!
    Se puder me responder fico grato,porque ja estou um pouco preocupado!!

    Responder
    • O normal não é doer. Depois de andar de bicicleta você pode sentir um incômodo leve por alguns minutos. Mas se fica doendo por mais tempo, pode haver algum problema, tipo um assento inadequado da bicicleta.

      Responder
  17. Ola Dr. Pedro caso ainda esteja respondendo gostaria de ter uma opinião sua se possível e claro.

    A
    mais ou menos uns 4 dias contrai uma virose e a 2 dias pra cá meu saco escrotal ficou
    roxo, dolorido e encolhido, também tenho dores na parte interna da coxa bem na virilha e só pra comentar tenho dores também no antebraço. Mas a minha
    preocupação e quando apalpo e ai sinto dores nos testículos
    assim como determinadas posições em que deito.

    O sr. Faz ideia do que seja?

    Responder
    • De longe, sem ver e examinar, não dá para saber. Mas se a bolsa escrotal ficou arroxeada e está doendo, sugiro que você procure logo um urologista.

      Responder
  18. Boa Tarde,

    Prezado Drº,
    Há alguns anos meu filho ( com 8 anos) retirou o epididimo, isto pode causar esterelidade?
    Agradeço antecipadamente.

    Responder
  19. Fiz vasectomia a aproxim. 8 meses e a uma semana aproxim. meu saco escrotal começou a vibrar por alguns segundos, porém sem doer, esse tipo de vibração esta aumentando a frequencia, que pode ser, será que tem relação com a vasectomia…

    Responder
  20. Olá! Meu é Expedito, tenho 35 anos, faço ciclismo todos os dias indo para o trabalho, isso já uns dois anos, mas recentemente venho sentindo dores nos testículos. Será que tem alguma associação?
    Devo para de praticar e procurar logo um médico?
    Abraços!!!

    Responder
  21. Olha eu tenho 15 anos e descobri que tenho varicocele, eu costumo me masturba todos os dias queria saber se pode ou prejudica alguma coisa para as pessoas que tem varicocele

    Responder
  22. Dr. gostaria de saber se o câncer nos testículos causa infertilidade? Digo assim se o homem vem a descobrir que está com o problema ele já era infértil?

    Responder
  23. Bom dia estou preoculpado pois tenho um pequeno caroço no testiculo esquerdo tipo uma ervilha e que as vezes doi e realmente perdi peso sera que isto podera ser cancer . O qure devo fazer eo que falar para o medico

    Responder