Nimesulida: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em

O que é a nimesulida?

A nimesulida é um medicamento da classe dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), que possui ações anti-térmicas (contra febre), analgésicas (contra dor) e anti-inflamatórias.

Presente no mercado desde 1985, até os primeiros anos da década de 2000, a nimesulida era um dos anti-inflamatórios mais vendidos em todo o mundo. Porém, depois de alguns casos de grave toxicidade hepática (lesão do fígado) terem sido reportados às agências de farmacovigilância, a sua comercialização foi proibida em vários países, incluindo EUA, Índia, Finlândia, Espanha, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Alemanha e Canadá.

No Brasil e em Portugal, a nimesulida ainda é comercializada, sendo muito utilizada no tratamento sintomático de dores de garganta, dores articulares, febre ou dor de dente. No entanto, para minimizar o risco de lesão do fígado, o tempo máximo de tratamento atualmente preconizado é de 7 dias.

Por existirem vários outros anti-inflamatórios com ação semelhante e menor risco de lesão hepática, como o ibuprofeno, cetoprofeno ou o diclofenaco, vários médicos optam por não mais prescrever a nimesulida, mesmo para tratamentos de curta duração. Essa também é a posição da ISDB (International Society of Drug Bulletins), que desde 2007 sugere que a nimesulida seja retirada do mercado em todo o mundo.

Atenção: esse texto não aspira reproduzir a bula completa da nimesulida. O que faremos é uma revisão crítica da bula, eliminando as partes com linguagem mais técnicas e comentando com um vocabulário mais acessível ao público leigo as informações mais importantes sobre esse medicamento.

Se você deseja informações gerais sobre toda a classe dos anti-inflamatórios não esteroides, leia: Anti-inflamatórios – Ações e Efeitos Colaterais.

Nomes comerciais

No Brasil e em Portugal, a nimesulida já é vendida como medicação genérica, sendo muito fácil encontrá-la nas farmácias.

Em relação aos nomes comerciais disponíveis no mercado, os principais são:

  • Arflex Retard (Diffucap Chemobras).
  • Aulin (Angelini)*.
  • Cimelid (Cimed).
  • Deltaflan (Delta).
  • Donulid (Rega Farma)*.
  • Fasulide (Laboratil).
  • Flogilid (Neo Química).
  • Inflalid (Legrand)
  • Mesalgin (Sun Pharma).
  • Neosulida (Neo Química).
  • Nilsagen (UCI – Farma).
  • Nimalgex (Sandoz).
  • Nimed (Azevedos)*.
  • Nimelit (Vitapan).
  • Nimesulix (Teuto).
  • Nimesilam (EMS).
  • Nimesubal (Baldacci).
  • Nosoflan (Geolab).
  • Nisofar (Elofar).
  • Nisulid (Aché).
  • Optaflan (Gallia).
  • Scaflam (Cosmed).
  • Scaflogin (Laboratório Globo).
  • Scalid (União Química).
  • Uciton (UCI – Farma).

* Comercializados em Portugal.

Preço médio

O preço da caixa de 12 comprimidos de 100 mg pode variar bastante dependendo da marca e da farmácia. No Brasil é possível encontrar a nimesulida custando desde 2 reais até mais de 30 reais. Em Portugal, esse remédio é comparticipado pelo Estado, e preço máximo atual é 3,72 euros (caixa com 20 comprimidos de 100 mg).

Portanto, pesquise bem antes de comprar, mas tenha atenção à data de validade. Frequentemente, quando um determinado medicamento encontra-se muito barato é porque a data de validade está próxima do vencimento.

Indicações — Para que serve

A nimesulida é um remédio anti-inflamatório não esteroide indicado para o tratamento das dores de leve a moderada intensidade, com ou sem febre associada.

O medicamento demora cerca de 15 minutos para agir contra a dor e uma hora para baixar a febre. O tempo de ação contra a febre e a dor é de aproximadamente 6 horas, sendo o pico de ação alcançado entre 2 e 3 horas após a sua ingestão.

Patologias que não devem ser tratadas com nimesulida

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) em 2012 emitiu parecer contra o uso da nimesulida para o tratamento de problemas osteoarticulares crônicos que necessitam do uso prolongado de anti-inflamatórios.

Sabemos atualmente que quanto maior for o tempo de uso da nimesulida, maiores serão os riscos de efeitos colaterais graves, principalmente de lesão hepática. Sendo assim, nenhuma doença que precise de tratamento analgésico ou anti-inflamatório de forma prolongada deve ser tratada com a nimesulida. Exemplos:

Patologias que podem ser tratadas com nimesulida

A Agência Europeia do Medicamento e a ANVISA autoriza o uso da nimesulida apenas para o tratamento de dores agudas e de curta duração, que necessitam de poucos dias de tratamento anti-inflamatório, como nos casos de:

Apesar da autorização, a agência ressalva que a nimesulida não deve ser a primeira opção de tratamento para essas condições. Sempre que possível, o paciente deve dar preferência a outros anti-inflamatórios. Quando utilizada, o tempo máximo de tratamento com nimesulida não deve ultrapassar os 15 dias.

A posição pessoal dos médicos editores do MD. Saúde é de não utilizar a nimesulida em nenhuma situação, uma vez que existem no mercado dezenas de outros anti-inflamatórios que não possuem o mesmo elevado risco de lesão hepática. As ações analgésica, anti-inflamatória ou antipirética da nimesulida não são superiores às de outros AINE presentes no mercado, não havendo, portanto, vantagens que compensem os seus riscos, apesar da lesão hepática grave ser relativamente rara.

Posologia – Como tomar

A nimesulida é habitualmente vendida nas doses de 50 mg, 100 mg ou 200 mg. Também existe a apresentação em gotas 50 mg/ml.

Como tomar a nimesulida em comprimidos?

O medicamento pode ser administrado 1 ou 2 vezes por dia. A dose máxima que recomendamos é 100 mg a cada 12 horas. Não aconselhamos a dose de 200 mg de 12/12h descrita em algumas bulas do medicamento.

Como tomar a nimesulida em gotas?

Cada gota possui cerca de 2,5 mg de nimesulida. A dose diária total recomendada é uma gota por quilo de peso, que deve ser dividida em 2 tomadas diárias. A dose máxima segura é de 80 gotas por dia.

Nimesulida para dor de garganta

A dose preconizada é de 50 a 100 mg, duas vezes por dia por 3 a 5 dias.

Nos casos de faringite viral ou alérgica, os anti-inflamatórios servem apenas como sintomáticos. Eles não tratam a infecção viral nem o processo alérgico que está provocando a dor de garganta. Já nos casos de faringite bacteriana, o tratamento deve ser feito com antibióticos apropriados, como a amoxicilina ou a penicilina benzatina. Os anti-inflamatórios servem apenas para aliviar os sintomas nas primeiras 48 horas, período no qual o antibiótico ainda não atingiu o seu efeito máximo.

Se você não sabe a diferença entre esses dois tipos de medicamento, leia: Diferenças entre antibiótico e anti-inflamatório.

Nimesulida para dor de dente

A dose preconizada é de 50 a 100 mg, duas vezes por dia por 5 a 7 dias.

Se não houver melhora do quadro após uma semana de anti-inflamatórios, o seu médico deve ser consultado.

Nimesulida para febre

A dose preconizada é de 50 a 100 mg, duas vezes por dia.

O tempo de uso deve ser sempre o menor possível. Os anti-inflamatórios têm ação antipirética, mas não tratam a causa da febre em si. Se o paciente tem febre persistente por mais de 48 horas, a causa precisa ser esclarecida para ser tratada com medicamentos específicos (geralmente antibióticos).

Nimesulida para sinusite

A dose preconizada é de 50 a 100 mg, duas vezes por dia por 3 a 5 dias.

Assim como ocorre na faringite, as sinusites podem ter origem viral, alérgica ou bacteriana. Os anti-inflamatórios agem apenas de forma sintomática e devem ser utilizados por poucos dias para alívio da dor e/ou da febre.

Efeitos colaterais

Sendo um anti-inflamatório não esteroide (AINE), a nimesulida partilha de boa parte dos efeitos colaterais da classe. A lesão do fígado, uma característica própria da nimesulida, será abordada separadamente mais abaixo.

Os principais efeitos colaterais da nimesulida são:

  • Diarreia.
  • Dispepsia (queimação no estômago).
  • Náuseas.
  • Azia.
  • Manchas na pele.
  • Coceira.
  • Tonturas.
  • Visão turva.
  • Sonolência.
  • Retenção de líquidos e edemas.
  • Prisão de ventre.
  • Excesso de gases.
  • Diminuição do volume urinário.

Duas complicações graves do uso prolongado da nimesulida, que também podem ocorrer com qualquer outro anti-inflamatório, são a úlcera péptica e a insuficiência renal.

Lesão hepática

Uma característica no perfil de segurança da nimesulida que a distingue dos outros anti-inflamatórios não esteroides é o maior risco de grave lesão do fígado.

A toxicidade hepática está associada ao uso prolongado e com doses elevadas. A lesão do fígado por variar de quadros bem leves e assintomáticos, apenas com elevação laboratorial das enzimas hepáticas (TGO e TGP), até quadros de hepatite grave, com insuficiência hepática aguda e necessidade de transplante de fígado urgente.

Só para exemplificar, na Irlanda, antes da sua proibição, foram detectados 56 casos de hepatite medicamentosa causadas pela nimesulida, 6 com necessidade de transplante de fígado e três mortes por insuficiência hepática.

Precauções e contraindicações

A nimesulida não deve ser administrada a nenhum paciente que já tenha tido reação alérgica ou crise de broncoespasmo (asma) relacionada à qualquer anti-inflamatório não esteroide ou ácido acetilsalicílico (aspirina).

Nos pacientes com cirurgia programada, a medicação deve ser suspensa pelo menos 48 horas antes para reduzir o risco de hemorragia intra e pós-operatória.

A nimesulida também não deve ser administrada em pacientes com:

Devido ao elevado risco de lesão do fígado, a nimesulida não deve ser consumida com outras substâncias que também possam ser hepatotóxicas, como as bebidas alcoólicas, por exemplo.

Uso em crianças

A nimesulida não deve ser utilizada por crianças menores de 12 anos, pois já foram descritas algumas reações graves, incluindo casos de Síndrome de Reye, uma doença rara, mas potencialmente fatal, que causa inflamação do cérebro e insuficiência hepática aguda.

Uso nas gestantes

Não existem ainda dados adequados sobre a segurança da nimesulida em mulheres grávidas ou amamentando. Dessa forma, a sua prescrição deve ser evitada durante a gravidez e a fase de aleitamento materno.

Interações medicamentosas

Associações medicamentosas com a nimesulida que devem ser evitadas:

  • Os seguintes medicamentos podem aumentar o risco de hemorragias se associados com a nimesulida: abciximab, apixabana, acebutolol, citalopram, clopidogrel, dalteparina, danaparoide, duloxetina, enoxaparina, escitalopram, fluoxetina, ginkgo biloba, heparina, paroxetina, pentoxifilina, rivaroxabana, ticlopidina, varfarina, venlafaxina e zimeldina.
  • Os seguintes medicamentos podem aumentar o risco de lesão renal se associados com a nimesulida: ciclosporina, tacrolimos, qualquer outro AINE, diuréticos, anti-hipertensivos das classes dos inibidores da ECA (ex: enalapril, ramipril, lisinopril e captopril) ou antagonistas dos receptores da angiotensina 2 (ex. losartan, candesartana, olmesartana e valsartana).
  • Os seguintes medicamentos podem aumentar o risco de hipercalemia (excesso de potássio no sangue) se associados com a nimesulida: espironolactona, amilorida, qualquer outro AINE, anti-hipertensivos das classes dos inibidores da ECA ou antagonistas dos receptores da angiotensina 2.
  • Os seguintes medicamentos podem aumentar o risco de crise convulsiva se associados com a nimesulida: levofloxacino, norfloxacino ou ofloxacino.

A nimesulida não deve ser tomada antes ou após 24 horas de tratamento com metotrexato, pois há um grande aumento da sua toxicidade, com elevado risco de leucopenia (baixa dos leucócitos), trombocitopenia (redução das plaquetas), anemia, lesão renal e úlceras gástricas ou duodenais.

O extrato de Feverfew potencializa os efeitos colaterais da nimesulida, havendo maior risco de sangramentos, alterações renais e lesões gástricas.

Composição

Nimesulida 50 mg/mL suspensão oral (gotas)

Cada 1 mL (20 gotas) de suspensão contém:

Nimesulida – 50 mg.
Excipientes – 1 mL.

(Excipientes: ácido cítrico, citrato de sódio dihidratado, goma xantana, laurilsulfato de sódio, sacarose, sorbitol, aroma de acerola, metilparabeno, propilparabeno e água).

Nimesulida 100 mg comprimidos

Cada comprimido de nimesulida contém:

Nimesulida – 100 mg.
Excipientes – 1 comprimido.

(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, docusato de sódio, estearato de magnésio, hiprolose, óleo vegetal hidrogenado, amidoglicolato de sódio).

Nimesulida Gel Dermatológico

Cada g do gel dermatológico contém:

Nimesulida – 20 mg.
Excipientes – 1,0 g.

(Excipientes: carbômer 934, metilparabeno, propilparabeno, trietanolamina, propilenoglicol, óleo de rícino, álcool isopropílico, água purificada).


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

84 comentários em “Nimesulida: para que serve, como tomar e efeitos colaterais”

    • Não diretamente. Mas há vários efeitos colaterais mais graves que o uso prolongado de nimesulida pode causar. Ele realmente precisa tomar anti-inflamatório por tanto tempo?

      Responder
    • Depende do que você quer dizer com “fechou a garganta”. Se foi um angioedema, sim, isso provavelmente foi uma reação alérgica. Mas tem que ver exatamente o que aconteceu.

      Responder
  1. No caso de inflamação na garganta, qto tempo depois de ter dado nimesulida para minha filha posso dar novalgina caso a febre dela não baixar?

    Responder
    • O pico de ação ocorre com cerca de 2 a 3 horas. Se a febre não tiver baixado até esse momento, você pode associar um analgésico comum, como a dipirona.
      Obs: atualmente não se indica nimesulida para crianças menores que 12 anos.

      Responder
  2. Doutor tem problema de dar nimesulida em gts p criança mesmo sem febre,dou pro meu filho quando está com a garganta inflamada,tenho q continuar dando p ele sem está com febre?fico com medo da temperatura dele baixar muito,pode acontecer isso?

    Responder
    • Atualmente não se indica nimesulida para crianças menores que 12 anos. Há vários outros anti-inflamatórios no mercado com ação antipirética semelhante a da nimesulida.
      Em relação à temperatura baixar muito, isso não acontece.

      Responder
  3. Bom dia, doutor! Tive candidíase após o uso de nimisulida. Pode ser um efeito colateral da medicação ou apenas uma coincidência?

    Responder
    • Depende. Se a amigdalite for de origem bacteriana, é preciso tomar antibiótico. Se for de origem viral, não é preciso nenhum tratamento específico e os anti-inflamatórios ajudam a aliviar os sintomas.

      Responder
  4. Tomei Nimesulida e Dipirona, sob orientação médica, por um dia. A nimesulida deu gases em mim ao ponto de doer muito e eu ter que ir ao hospital por duas vezes. Mais nunca tomarei Nimesulida! E não orientarei para ninguém. Pois é muito ruim ter gases e isto ainda dói muito!

    Responder
  5. Olá Dr. ! Estou fazendo algumas cirurgias odontologicas com frequencia quinzenal ou mensal. Ainda faltam 3 cirurgias e a cada uma o cirurgião me recomenda o uso de 7 dias de antibióticos e de nimesulida. Posso solicitr outro antiflamatório ou mesmo a suspensão deles, sem graande risco? Grata,

    Maria Ramiro

    Responder
    • É difícil saber, pois muitas pessoas alérgicas à dipirona também têm alergia aos anti-inflamatórios. Só fazendo um teste cutâneo pra saber.

      Responder
  6. DR .. meu medico me receitou o nimesulida por causa de uma inflamação no joelho.. acontece que fui pesquisar sobre este remédio, vi que é proibido em muitos países ,, por causa do efeito devastador que causa no Figado. ai eu pergunto é seguro tomar este remédio .. ja estou 60 anos

    Responder
    • Eu prefiro outros anti-inflamatórios. Você pode entrar em contato com o seu médico e explicar a sua preocupação.

      Responder
  7. Ola doutor, eu tomo nimesulida a mais de 1 ano por que tenho muitas espinhas e sempre que tomo meu rosto fica sem nenhuma espinha, só que depois de ler isso fiquei preocupado, e recentemente começaram a aparecer algumas marcas no meu peito semelhantes a espinhas, muitas, será que é por causa do uso excessivo do medicamento? E qual anti-inflamatorio seria mas recomendado para o alívio dessas espinhas?
    Obrigado.

    Responder
  8. Boa Noite doutor . estou a 2 dias com dores na garganta e no ouvido . fui na farmaçia e pedi 1 remedio pra melhorar isso.dai farmaceuta receito nimesulida tomar 12 em 12 horas 12 comprimidos resolve esse remedio ou tinha que ser outro remédio pra inflamação?

    Responder
    • Os anti-inflamatórios em geral tem efeito semelhante. O problema é que se for uma infecção bacteriana, o anti-inflamatório sozinho não vai resolver. O ideal é ser medicado por um médico e não por um farmacêutico.

      Responder
  9. boa tarde Doutor essa semana fui no medico pois bati o dedinho do pé até então o médico me disse que só foi um traumatismo e passou para que eu tomasse nimesulida de 8/8 horas isso ta certo?
    pois a médica era nova estou com medo não seria de 12/12 horas?

    Responder
  10. Olá doutor eu estou com a garganta inflamada, tomei 3 injeções e comecei a tomar nimesulida por seis dias mesmo assim depois que o efeito do remédio acabou minha garganta voltou a inflamar então continue usando o nimesulida. Devo parar mesmo?

    Responder
    • Se for uma infecção bacteriana, o tratamento é com antibióticos, não adianta você ficar se enchendo de anti-inflamatórios.

      Responder
  11. Olá! Dr. faço uso de nimesulida há 8 anos no período menstrual, devido a muitas cólicas. Durante esses anos desenvolvi prisão de ventre fortíssima. Existe alguma relação com o uso prolongado da nimesulida, mesmo que em pouca dosagem ao mês ( aproximadamente 2 comprimidos100mg / mês) ?

    Responder
  12. Olá doutor, estou tomando nimesulida 100mg de 8 em 8h para dor de dente. Algum risco maior de superdosagem porque li q o maximo indicado por dia e de 100mg.

    Responder
  13. Boa noite Doutor, minha filha tem alergia ao paracetamol, dipirona e ibuprofeno. Ela poderá ter alergia a nimesulida? Existe algum remédio alternativo pra febre para as pessoas que tem alergia?

    Responder
    • Se ela tem alergia ao ibuprofeno, ela provavelmente também terá alergia à nimesulida. Tem que procurar um imunoalergologista para avaliar a situação.

      Responder
  14. Dr. tudo bem? Já enviei algumas perguntas aqui mas não obtive resposta. Por favor, se puder me ajudar me informando o que fazer agradeço. Moro hoje na Alemanha e estou em crise de GOTA. Dedão esquerdo com muita dor. Mas não posso tomar ANTI INFLAMATÓRIOS por insuficiencia renal. Estou desesperado…não sei o que fazer. A dor é grande. Meu acido úrico já baixou para 3,7 mas mesmo assim a crise ainda não foi embora. O que devo fazer? obrigado

    Responder
    • Serve para aliviar a dor. Nenhum anti-inflamatório trata o cálculo em si, eles são apenas sintomáticos.

      Responder
  15. Sou alérgico a Diclofenaco, então me receitaram Nimesulida desde pequeno, corro risco de sofrer efeitos colaterais terríveis mesmo tomando a mais de 10 anos?

    Responder
    • Não é esperado que um paciente que tenha alergia a diclofenaco consiga tomar nimesulida sem problemas, pois quem tem alergia a um anti-inflamatório costuma ter a todos. Será que você é realmente alérgico ao diclofenaco?

      Responder
  16. Fiz uma cirurgia de hemorróida e receitaram ibuprofeno,depois nimesulida não tira totalmente a dor . qual dos dois é melhor no meu caso?

    Responder
  17. Tive uma lesão na perna (acho que glúteo máximo) e só nimesulida está sendo bom, mas, lendo fiquei com medo, e por qual posso substituir?

    Responder
    • Não posso indicar tratamentos específicos pela Internet, mas, a princípio, todos os anti-inflamatórios têm eficácia analgésica semelhante. Converse com o seu médico.

      Responder
  18. Só para alertar os leitore, fui medicada com nimesulida para proteção a uma cirurgia, para evitar enflamações. A capacidade do médico é indiscutível por ser profissional muito conhe ido da familia. Após a ingestão do segundo comprimido, fui pega com uma coceira incontrolável e o Dr oorientou pela suspensão do remédio. Comprei o nimesulida do laboratório AMS e1 não foi bom. Talvez de outro laboratório não cause a mesma coisa. FORTTE ABRAÇO.

    Responder
  19. Tenho uma cirurgia plástica marcada daqui alguns dias e fiquei gripada, com ardência na garganta. Tomar nimesulida gera alguma alteração para a cirurgia? Obrigada!

    Responder
    • O ideal é suspender qualquer anti-inflamatório pelo menos 3 dias antes da cirurgia, pois estes medicamentos podem interferir na coagulação.

      Responder
  20. Boa noite Doutor, é comum a indicação de 2 anti-inflamatórios no mesmo tratamento? Tenho uma pequena inflamação na perna e me foi receitado Nimesulida e Diclofenaco sódico por 5 dias, porém o farmacêutico disse não ser necessário. Fiquei em dúvida. Obrigada

    Responder
  21. Ola Doutor, Tive uma febre muito alta e na emergência me receitaram a Nimesulida por três dias, ocorre que ao completar os três dias de tratamento, no dia seguinte senti dores na garganta e voltei a tomar o remedio, por quanto tempo ainda posso tomar? Estou tomando de 12 em 12 horas (100Mg)

    Responder
    • A nimesulida só trata os sintomas, ela não tem nenhuma ação sobre a causa da dor de garganta. Se for uma faringite bacteriana, tem que fazer antibiótico, senão, não vai melhorar tão cedo.

      Responder
    • Serve, mas há outros medicamentos, antiinflamatórios ou não, que são mais seguros, principalmente se você tiver que usá-los de forma recorrente.

      Responder
      • Boa tarde Dr.

        Minha mae tomou nimensulida e está com crise alergica. Com coceira cutanea, dor nas articulações.
        Levei ela ao UPA e ela está tomando Fenergan. Está tomando a 2 dias e está

        demorando a sair.
        Por quanto tempo essa droga fica no corpo???

        Responder
        • Não é a droga que fica no corpo, é a reação alérgica que demora a ir embora. Se foi urticária, pode demorar alguns dias, mesmo com antialérgico.