Exames do fígado (TGO, TGP, GGT e bilirrubinas)

Atualizado:

Tempo estimado de leitura: 5 minutos.

O que é o hepatograma?

Chamamos hepatograma o conjunto de elementos dosados no sangue que fornecem indicações sobre o funcionamento do fígado e das vias biliares. O hepatograma pode também ser chamado provas de função hepática.

O hepatograma consiste no doseamento das seguintes substâncias:

  • AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), antigamente chamada TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica), respectivamente*.
  • Fosfatase alcalina.
  • GGT ou Gama GT (Gama glutamil transpeptidase).
  • Bilirrubinas (direta, indireta e total).
  • TAP (tempo de protrombina ativada) ou TP (tempo de protrombina) e INR.
  • Albumina.
  • 5′ nucleotidase (5’NTD).
  • LDH (lactato desidrogenase).

* TGO e AST, assim como TGP e ALT, são siglas diferentes para a mesma enzima. Para não criar confusão, usarei a partir de agora apenas as siglas TGO e TGP, que ainda são as mais usadas.

Em geral, nos pacientes assintomáticos e sem doença do fígado conhecida, apenas os quatro primeiros elementos costumam ser solicitados (TGO, TGP, Fosfatase alcalina e Gama GT) como exames de rastreio para identificação de alguma doença oculta do fígado e/ou das vias biliares.

Já nos pacientes sabidamente com problemas hepáticos, a dosagem de todos os itens se faz necessária para uma melhor avaliação da função do fígado.

O que são as transaminases (TGP e TGO)?

As transaminases ou aminotransferases são enzimas presentes nas células do nosso organismo, responsáveis pela metabolização de algumas proteínas. As duas principais aminotransferases são a TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e a TGP (transaminase glutâmica pirúvica).

Essas enzimas estão presentes em várias células do nosso corpo e ambas apresentam-se em grande quantidade nos hepatócitos (células do fígado).

Toda vez que células que contenham TGO e/ou TGP sofrem lesão, essas enzimas “vazam” para o sangue, aumentando a sua concentração sanguínea. Portanto, é fácil entender por que doenças do fígado, que cursam com lesão dos hepatócitos, cursam com níveis sanguíneos elevados de TGO e TGP.

A TGO está presente também nas células dos músculos e do coração, enquanto a TGP é encontrada quase que somente nas células do fígado. A TGP é, portanto, mais específica para doenças do fígado que a TGO.

Há algumas décadas, quando ainda não existiam os atuais marcadores de infarto do miocárdio, usávamos a TGO como um marcador de lesão do coração nos doentes com suspeita de isquemia cardíaca. Por uma razão óbvia, nesses casos, apenas a TGO se elevava, permanecendo a TGP em níveis normais, já que está última praticamente só existe no fígado.

Como as duas enzimas estão presentes em quantidades semelhantes nas células do fígado, as doenças deste órgão cursam com elevação tanto da TGO quanto da TGP.

As principais doenças que causam elevação das transaminases são:

* Doenças raras que frequentemente cursam com lesão hepática e aumento da TGO e TGP.

Valores da TGO e TGP

Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite superior sempre ao redor de 40 e 50 U/L.

  • Valores até três vezes maiores que o limite são inespecíficos e podem significar lesão de outros órgãos que não o fígado. Lesões musculares e hipotireoidismo são causas possíveis de pequenas elevações, principalmente da TGO. Lesões das vias biliares também podem cursar com pequenos aumentos das transaminases, normalmente associados a grandes elevações da GGT e fosfatase alcalina (explico mais adiante).
  • TGO e TGP acima de 150 U/L sugerem fortemente que há algum processo em curso provocando morte das células do fígado.
  • TGO e TGP  maiores que 1000 U/L são causadas habitualmente por hepatites virais, hepatites por drogas (mais comum é intoxicação por paracetamol) ou hepatite isquêmica.

Além do valor absoluto das transaminases, outra dica é comparar a relação entre a TGO e TGP.

Normalmente, a relação TGO/TGP é igual 0,8, ou seja, a TGP costuma ser ligeiramente maior que a TGO.

Na hepatite por abuso de álcool, a TGO eleva-se mais, tornando-se, pelo menos, duas vezes maior que a TGP (TGO/TGP > 2). Já nos casos de cirrose, os valores costumam ficar semelhantes (TGO/TGP = 1).

Obviamente isso são apenas dicas que orientam o caminho a seguir na investigação diagnóstica. Esses dados sozinhos não estabelecem nenhum diagnóstico.

É importante salientar ser perfeitamente possível ter uma doença hepática crônica e possuir transaminases normais. Isso é muito comum em pessoas com hepatite C crônica, por exemplo. Portanto, a ausência de alterações na TGO e TGP não descarta doenças do fígado.

A LDH é uma enzima presente em vários tecidos do corpo. Nos casos de lesão hepática, seus valores também aumentam. Ela, porém, é muito menos específica para o fígado do que a TGO e TGP. Mas é sempre mais um dado a ser considerado.

O que são Fosfatase alcalina (FA) e Gama GT (GGT)?

Enquanto as transaminases são usadas para avaliar lesões das células do fígado, a fosfatase alcalina e a Gama GT são enzimas que se elevam quando há lesão das vias biliares.

figado-vias-biliares

Repare na ilustração acima. O fígado produz a bile, que é drenada pelas vias biliares. A árvore biliar nasce no fígado e sua ramificações terminam se juntando, formando um ducto biliar comum, já fora do fígado, chamado colédoco.

A GGT e a fosfatase alcalina são enzimas presentes nas células das vias biliares, e analogamente ao TGO e TGP, a lesão dessas células causa a elevação de suas enzimas no sangue.

Porém, a GGT e a FA não são tão específicas para as vias biliares quanto a TGO e, principalmente, a TGP são para o fígado. A fosfatase alcalina pode ser encontrada abundantemente em vários outros órgãos, principalmente nos ossos, placenta e intestinos. A Gama GT também encontra-se no coração, no pâncreas e no próprio fígado.

Em geral, o que sugere lesões das vias biliares é a elevação concomitante de ambas enzimas. As principais patologias que cursam com elevação conjunta de GGT e fosfatase alcalina são:

  • Obstrução das vias biliares.
  • Cirrose biliar primária.
  • Colangite (infecção das vias biliares).
  • Câncer das vias biliares.
  • Uso de alguns medicamentos (corticoides, barbitúricos e fenitoína).

Abuso de bebidas alcoólicas costuma causar uma elevação maior da GGT do que a fosfatase alcalina. Um doente com elevação de TGO maior que TGP e da GGT maior que da fosfatase alcalina, provavelmente tem uma doença hepática causada por álcool.

Doenças do fígado que causem lesão das vias biliares intra-hepáticas podem cursar com elevação da TGO, TGP e também de GGT e FA. Do mesmo modo, obstruções das vias biliares que cursem com lesão do fígado também podem se apresentar com elevação dessas 4 enzimas.

A 5′-Nucleotidase (5NT) é outra enzima presente nas vias biliares, semelhante à GGT. Seu aumento tem o mesmo significado. Esse exame, porém, é bem menos utilizado que a FA e a GGT.

O que são as bilirrubinas?

As bilirrubinas são restos da destruição das hemácias velhas e defeituosas realizada pelo baço, órgão localizado no quadrante superior esquerdo do abdômen.

A bilirrubina produzida no baço é transportada pelo sangue até o fígado, onde é processada e eliminada na bile. A bile é lançada no intestino, participa da digestão, e é posteriormente eliminada nas fezes (daí a sua cor marrom).

A bilirrubina do baço é chamada bilirrubina indireta, enquanto a transformada no fígado é a bilirrubina direta.

Nas análises de sangue conseguimos dosar os dois tipos de bilirrubinas. Consoante o tipo que se apresenta aumentado, podemos ter ideia da sua causa.

Se, por exemplo, tivermos alguma doença que aumente a destruição das hemácias (hemólise), teremos um aumento da bilirrubina indireta no sangue. Do mesmo modo, se o nosso fígado encontra-se doente e não funciona bem, a transformação de bilirrubina indireta em direta fica prejudicada, causando o acumulo da primeira.

Algumas pessoas apresentam alterações genéticas e são incapazes de conjugar a bilirrubina indireta em direta. A alteração mais comum é a síndrome de Gilbert que está presente em até 7% da população. Frequentemente, essa síndrome é descoberta por acaso ao se solicitar o hepatograma. (leia: SÍNDROME DE GILBERT, CRIGLER-NAJJAR e DUBIN-JOHNSON).

Por outro lado, temos os casos em que a bilirrubina é transformada em direta, mas o fígado não consegue eliminá-la, fazendo com que a mesma se acumule no sangue. Isto pode ocorrer nos casos de obstrução do colédoco, seja por pedra ou por neoplasias.

Em casos de hepatite aguda pode ocorrer edema das vias biliares intra-hepáticas e dificuldade das células do fígado em excretar a bilirrubina direta.

Icterícia

A bilirrubina total é a soma da direta com a indireta. Toda vez que seu valor sanguíneo for maior que 2 mg/dL, o paciente costuma apresentar-se com icterícia (pele amarelada), que é a manifestação clínica da deposição de bilirrubina na pele.

Quando a icterícia ocorre por aumento da bilirrubina direta, isso significa que a mesma não consegue chegar aos intestinos. É comum que as fezes fiquem bem claras, quase brancas, pela falta de excreção do seu pigmento.

Outras dosagens da prova de função hepática

Uma vez estabelecido o diagnóstico de lesão no fígado, é possível ter uma ideia do grau de falência hepática. As duas principais dosagens para esse fim são a albumina e o TAP (TP).

A albumina é uma proteína produzida no fígado e a queda nos seus valores sanguíneos podem indicar má função hepática.

Do mesmo modo, o fígado também participa na produção de vitamina K que está envolvida no processo de coagulação do sangue. Pessoas com falência hepática apresentam maior dificuldade em coagular o sangue, o que pode ser aferido pela dosagem do TAP (TP) ou pelo INR.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Fígado Fígado: o que é, onde fica e principais funções
Cirrose Cirrose hepática: sintomas, causas e tratamento
Exame de sangue Check-up – Exames de sangue mais comuns
Leucocitose O que significam leucocitose e neutrofilia?
Alcoolismo Alcoolismo (saiba se você tem problemas com o álcool)
Ascite Ascite (barriga d’água): causas e tratamento
Sintomas do fígado Sintomas do fígado (12 sinais de doença hepática)
FAN FAN (ANA): que significa ter fator antinuclear positivo?
figado gordo - esteatose O que é esteatose hepática (gordura no fígado)?
Hepatite B Hepatite B: sintomas, transmissão, tratamento e vacina
Valores de referência Valores de referência dos principais exames laboratoriais
Hepatite Hepatite: o que é, tipos, causas e sintomas
Hemograma Hemograma completo: entenda os resultados do exame
Hepatite C Hepatite C: sintomas, transmissão e tratamento
Anemia O que é anemia: tipos, causas e sintomas
Ressaca Ressaca: causas, tratamento e prevenção
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

141 comentários em “Exames do fígado (TGO, TGP, GGT e bilirrubinas)”

    • Dr. Pedro, fiz um hepatograma, porém não tem oTAP (tempo de protrombina ativada) ou TP (tempo de protrombina) e INR. Esses elementos são obrigatórios num hepatograma ou são apenas elementos complementares?

    Responder
  1. Boa tarde!!

    Tenho 30 anos, fiz exames e o resultado foi esse.

    TGP 58U/L ……. Maior que 1 ano até 33U/L. Pode me ajudar aqui? Fico no aguardo!!

    Responder
  2. Dr, meu menino teve mononucleose. As taxas TGO, TGP, Fosfatase estão muito altas. Fez ressonância e não é caso cirúrgico. Mas as taxas não baixam. Biliburrina normalizou. O que pode ser? Estou preocupada. Ele tem apenas 15 anos.

    Responder
  3. Excelente o texto, muito obrigada. Acabei de verificar meu exame de sangue e minhas taxas estão muito elevadas. TGO 137, TGP 448 e Gama GT 185. Não fumo, nem bebo, mas estou acima do peso. Poderia ser gordura no fígado, ou algo mais grave?

    Responder
  4. Gostaria de parabenizar pela excelente explicação para leigos. Tenho 27 anos e transplante hepático há 4 meses por CEP + HAI. Quando preciso explicar alguém sei que meu novo fígado vai bem, encaminho o link desta página HAHA. Um forte abraço Dr.

    Responder
  5. Parabéns Doutor, eu estava mesmo tentando entender o que acontece com meu fígado ou resultado de alguns exames,tá tenso o uso de medicações que vou tomar pro resto da vida,então , tô tentando vê o que eu posso fazer. Obrigada.

    Responder
  6. Olá Dr , muito obrigada por disponibilizar o seu tempo para nos ajudarmos, estou precisando de uma ajuda profissional para interpretar meu exame ,sofro de ansiedade e não consigo esperar até o dia da consulta

    TGO=13 valor referência 15 a 50

    TGP=12 referência 15 a 34

    GAMA GT = 43U/l referência

    Homens 12 a 64

    Mulheres 9 a 36

    O que esse resultado gama indica?

    Não faço uso de bebidas alcoólicas, não fumo , más infelizmente estou sedentária.

    Responder
  7. Oi Dr. te achei extremamente gentil e bondoso em responder. Tomara que responda a minha dúvida tb:

    Estou bem acima do peso, fiz exames laboratoriais, tudo normal desde glicose a colesterol, os hepaticos, TGO, TGP, Bilirubina e FA normais, mas minha Gama GT deu 132. Tenho médico somente em 2 sem, mas já mudei toda a alimentação pra carne branca, frutas e legumes. É muito grave e pode indicar problema no coração a Gama em 132??? Ou será só da obesidade?? Não bebo e não uso remédios.

    Responder
  8. Adorei o texto.

    Peguei dengue e aparentemente ele destruiu meu fígado.

    TGO: 491 u/l

    TGP: 516 u/l

    Gama GT: 209 u/l

    Tenho 29 anos e estou hospitalizada pra hidratação.

    Será que vou ficar com sequelas?

    Responder
  9. Bom dia DR. .. meu TGO esta em 31 U/L REFERÊNCIA (15 a 40 U/L) e o TGP 63U/L referência (7 a 35 U/L)… pelo que noto apenas o TGP está alterado é grave …? Tenho consulta em 10 dias posso esperar até a data da consulta ??

    Responder
  10. Olá Dr. Estou aguardando uma consulta e meu exames deram: got 102, gpt 186, gama GT 28. Não tenho nenhum sintoma e os exames hepatite a,b,c deram não reagente, não bebo e não fumo. Devo ter pressa para consulta?

    Responder
    • Se você nada sente, não é urgente. Você pode esperar pelo dia da consulta. Enquanto isso, veja se você não está tomando chás, suplementos ou algum produto “natural” que não tenha sido indicado por algum médico.

      Responder
  11. Bom dia!!
    Fiz o exame e meu TGO 46 (valor de ref 13 a 35) / TGP 29,4 Valor de ref 7 a 35) / Fosfatase alcalina 44 / Gama GT 15 / Prot Totais 6,8 / Albumina 4 / Globulina 2,8. O q pode alterar o TGO?

    Responder
  12. Tomei o remédio Fluconazol para combater fungos e no outro dia realizei exames laboratoriais. TGO e TGP ficaram dentro da normalidade, porém a FA ficou de 225… pode ter sido causado pela ingestão do fluconazol?

    Responder
    • Difícil dizer só com essas informações. É preciso saber qual é o seu histórico de doenças, por que você fez esse exame e como era a sua fosfatase alcalina em análises anteriores. Além disso, foi só uma dose e menos de 24 horas antes do exame. Pode não ter relação.

      Responder
  13. Por favor meu resultado de exame
    TGO (AST) 21 valores de referencia de 12 a 46 U/L
    TGP (ALT) 10 valores de referencia de 3 a 40 U?L

    e normal?

    Responder
  14. Quais são os efeitos no organismo de uma obstrução das vias biliares? Os tratamentos disponíveis? Pode ocorrer sepse abdominal, insuficiência renal, como por exemplo?

    Responder
    • A obstrução das vias biliares pode provocar um quandro de colangite, que é uma infecção grave, que pode levar à sepse e insuficiência renal.

      Responder
  15. Boa tarde, Dr. Pedro. Frequento academia e tenho uma alimentação balanceada. Bebo pouco. Os resultados do exame ficaram distantes: TGO = 73,3 / TGP = 13,9. Pode ser resultado de exercícios da academia?

    Responder
    • Exercícios intensos até podem causar elevação da TGO, mas isso não é muito comum. O ideal é repetir o exame para confirmar os valores.

      Responder
    • Significa que você tem imunidade à hepatite B. Pode ter sido por vacina ou porque você teve hepatite B em algum momento da vida.

      Responder
    • Fran, assim, de longe e com tão pouca informação, é impossível opinar. Existem dezenas de causas possíveis. Tem é que fazer uma investigação. Medicina não é adivinhação.

      Responder
  16. Boa noite Dr. Pedro Pinheiro, esta semana fiz umas analises onde eu acusei 956 gama gt,que devo fazer para baixar os valores????

    Responder
    • Tem que descobrir e tratar a causa. O problema não é o valor em si, mas o problema que o está provocando.

      Responder
  17. Olá, gostaria de saber se o resultado de tgp 47u/l e tgo 43 u/l significam grandes alterações para uma pessoa que não faz uso de álcool.

    Responder
  18. Apenas a GGT alterada, para não alcoólatra, pode sugerir doença cardíaca? Exames feitos em laboratórios diferentes, mesmo resultado. Ressonância do fígado normal e sem hepatites.

    Responder
  19. Bom dia. consumo alcool com frequência fiz alguns exames: TGO 23, valor de referência vai de 15 a 37 u/l. TGP 81, valor de referência vai de 10 a 65 u/l. Tenho algum problema no figado?

    Responder
  20. Dr. Boa noite!
    Fiz exame de sangue e o resultado de GAMA-GT deu muito acima quase o dobro 128U/L, o que significa estou preocupado pode me orientar? Obrigado

    Responder
  21. Bom dia Dr. Pedro,

    Fiz exame esta semana e o resultado é o que esta abaixo, já tive hepatite na infância há uns 30 anos atrás e gostaria de saber se o resultado e de preocupar.

    TGO 40 u/l CINÉTICO 37°C 0 a 40

    TGP 65 u/l CINÉTICO 37°C 0 a 41

    Responder
    • Não costuma. Exercícios excessivos feitos de forma aguda podem aumentar um pouco o TGO devido à lesão muscular.

      Responder
  22. ola doutor fiz esse exames e o resultado foi TGO 168,TGP 348,Fosfatase alcalina 447 bilirrubina total 1.24 bilirrubina direta 0.66 e a indireta 0.58 e o medico me passou uma tomografia sera que estou com algo grave.

    Responder
  23. Doutor,boa tarde. Meu medico me pediu para fazer esse exame e o resutado foi;

    Bilirrubina toral 0,78 mg/dl ate 1,2

    Direta 0,24 mg/dl até 0,4

    Indireta 0,51 mg/dl até 0,8

    ele pediu para eu faxer o exame por que vou ter que operar para retirar uma pedra na visicula,
    esse resutado atrapalha no casa de realizar minha cirugia ounão.
    Aguardo seu retorno

    Responder
  24. Doutor,boa tarde.Meu índice de TGP 56U/L valor de referencia 49 U/L índice de TGO 39 U/L valor de referencia 33 U/L estes dados devo me preocupar ok devo fazer para baixa-los obrigado
    Márcio Barradas
    Químico industrial

    Responder
  25. Doutor, bom dia. Meu índice de TGO deu 43 U/L e de TGP deu 56 U/L. Os valores de referência do laboratório onde fiz os exames são de 4 a 38 U/L para adultos. Esses índices podem sugerir doenças hepáticas graves?

    Responder
    • Pode ser um sinal de alteração hepática, mas com valores baixos, não deve ser algo grave. Pode ser só reação a algum medicamento, por exemplo. De qualquer forma, essa alteração tem que ser investigada.

      Responder
  26. Fiz exames de TGO e TGP esta semana. A primeira está normal, mas a segunda está abaixo do valor normal de referencia. Que problemas podem ocasionar TGP abaixo do normal?

    Responder
  27. Postando novamente o primeiro comentário:
    .
    Meus resultados:
    HCV: “Reagente”
    TGO: 20,00 mg/dl (Referência até: 31,00)
    TGP: 23,00 mg/dl (Referência até: 32,00) (automação)
    ………………

    É MUITO comum(corriqueiro), Doutor, ocorrer pessoas com TGO/TGP normais e portadoras de Hepatite C?
    Obrigada. Maria

    Responder
  28. Doutor estou com os olhos pouco amarelados,mas fora isso nao sinto nenhum outro sintoma especifico, o resultado foi o seguinte:

    Bilirrubina Total: 2.82

    Bilirrubina Direta: 0.49

    Bilirrubina Indireta: 2.33

    TGO/AST:19 U/L

    TGP/ALT:14 U/L

    Pelo que eu entendi meu figado esta OK, qual então as possiveis causas da bilirrubina alterada?

    Responder
  29. Olá Dr. Pinheiro minha filha fez exame de sangue e o tgo dela deu 37U/L esta um pouco alto sera q é aguma coisa muito grave estou muito preocupada.

    Responder
  30. Olá Dr. Pinheiro, parabéns pelo artigo. Meu TGO deu 74 U/L e o médico me deixou bastante preocupado. Não utilizo suplementos alimentares ou anabolizantes, não uso nenhum tipo de medicamento e também não bebo álcool. Entretanto, o médico disse que o valor da TGO está muito alterado e pode estar associado a hepatite, recomendando, inclusive, a parada imediata de atividades físicas (musculação). 1 – A alteração é alta e grave? 2 – Pode ser mesmo hepatite? 3 – Devo evitar exercícios físicos? Desde já, grato pela atenção. PS. Estou assustadíssimo e muito preocupado.

    Responder
  31. Olá …
    Meu exame de transderases deu o seguinte resultado:
    TGO: 42;10
    TGP: 100,40
    Como na minha infancia tive hepatite, estou muiiiito preocupada…
    me auxilie por favor…

    Responder
  32. Doutor, minha TGO TGP deram altas, tipo quase 2x do valore de referência. O que devo fazer para baixar? É para exame de admissão. Eu não bebo bebidas alcoólicas. Tenho 1,85 m e peso 120kg aproximadamente. Estou como exame marcado para amanhã e não posso demorar pois o prazo está curto para entregar a papelada.

    Responder
    • Não existe remédio para baixar. Você tem que descobrir a causa. Como você tem sobrepeso, pode ser esteatose hepática.

      Responder
  33. Olá doutor Pedro, em agosto de 2013, fis exames laboratorais de rotina,e deu alteraçao nos seguintes resultados ;
    TGO= 48,0 U/L
    TGP=75,0 U/L
    Gama GT= 52 U/L
    Estou muito peocupada,pois os meus exames sempre foram muito abaixo desses resultados,ou seja,nomais. O que o senhor me orienta a fazer? Posso estar com algum problema mais grave?

    Responder
    • É apenas um pouco aumentado. O ideal é repetir para ver se se confirma. Se vier igual, procure um gastroenterologista.

      Responder
  34. Olá Dr. Pedro, fiz exames esses dias e deu este resultado: Bilirrubina total 0,7
    Bilirrubina Direta:0,4
    Bilirrubina Indireta:0,3

    TGO/AST 121

    TGP/ALT 260

    Fosfatase Alcalina: 85

    Gama GT : 62

    Será que devo estar com alguma coisa no figado ? Alguma doença sei la ? ..

    A doutora me indicou um Gastro, ja marquei pra poder investigar esse problema, mais to ficando preocupada .

    Obrigada !

    Responder
    • As transaminases elevadas apontam para algum inflamação do fígado. Realmente uma consulta com gastro é necessária.

      Responder
  35. O que você tem é impossível saber somente com esses dados. Vá a um médico para ele fazer uma investigação mais completa.

    Responder
    • GGT elevado não é doença, é um exame laboratorial. Tem que saber o que está causando a sua elevação e tratá-la.

      Responder
  36. Olá Dr. fiz esses exames essa semana a pedido do médico e a minha bilirrubina total deu abaixo do valor de referência. Fiquei preocupada. Pode indicar alguma doença?

    Obrigada.

    Responder
  37. Olá, fiz alguns exames de rotina e meu TGO 36 U/L e TGP 70 U/L e em uma das ultrassonografias que fiz o médico constatou um nódulo na parede do meu fígado, disse que era benígno. Esse resultado do TGP acima do normal pode ser alteração no meu fígado, doença hepática, câncer ou a alteração foi do próprio nódulo???

    Responder
  38. Por favor, gostaria de saber se há alguma forma de diminuir os valores de TGA,TGO, GAMA GT, pois principalmente os valores de gama gt dos meus exames estão aproximadamente 10x.

    Muito obraigado.

    Responder
  39. Peguei meu exame pela internet e ainda não fui no médico. Me assustei porque meu TGP está em 38 e meu TGO em 49. Mas acho que por serem valores baixo pode ser apenas uma alteraçãozinha, correto? Não deixarei de ir ao médico para ver tudo, mas é só para me sentir tranquila qté lá que pergunto. Obrigada

    Responder
  40. Dr. Pedro, fiz um exame de bilirrubina, recebi o resultado essa semana, com os seguintes valores: direta 0,26 e indireta 0,31, total 0,57, gostaria de saber se está normal ou não?

    Responder
  41. Boa noite, gostaria de saber em quanto tempo aproximadamente os exames: TGO-TGP-Gama GT.
    Tenho que fazer estes o mas rápido possível, mas não sei quanto tempo costuma demorar.

    Responder
  42. Olá, Boa Noite! Possuo distrofia muscular e os meus índices de TGP e TGO deram mais que o dobro do considerado normal. Pode haver alguma correlação entre tais índices e a minha deficiência? Em caso positivo, de que forma estariam correlacionados? Desde já agradeço!
    Gel

    Responder
    • Fui procurar na literatura médica e há realmente relatos de elevação de TGO e TGP nas distrofias, principalmente na Duchenne por consumo de tecido muscular.

      Responder
  43. Boa tarde Doutor,

    Eu bebo constantemente á um bom tempo, fui ao médico e ele pediu diversos exames,
    dentre ele o Gama GT que deu 356,00 isso é sinal de cirrose?
    Todos outros niveis estão normais.
    Att.

    Responder