O que é o fígado?
O fígado é um grande órgão localizado no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo do diafragma.
O fígado é um órgão vital, responsável por inúmeras funções no nosso organismo. Entre os papéis que o fígado exerce, podemos citar a produção de enzimas digestivas, proteínas, fatores da coagulação, colesterol, glicose e diversas outras substâncias.
O fígado também é responsável pela metabolização de todos os nutrientes absorvidos pelos intestinos, assim como pela limpeza de toxinas circulantes.
Por desempenhar diversas funções no organismo, as doenças do fígado podem apresentar uma grande variedade de sintomas. Vamos abordar a seguir os 12 sinais e sintomas mais típicos de problemas no fígado, explicando resumidamente por que eles surgem.
O que é a veia porta?
Antes de continuarmos como artigo, é importante explicar o que é a veia porta hepática, já que grande parte dos sintomas de doenças do fígado são provocadas por uma obstrução desta veia.
A veia porta, ou sistema porta hepático, é uma grande veia localizada na entrada no fígado, responsável por drenar o sangue vindo do sistema gastrointestinal. Todo o sangue do estômago, baço, pâncreas e intestinos passa pela veia porta e pelo fígado antes de retornar para o coração. Deste modo, toda substância ingerida e absorvida no trato gastrointestinal obrigatoriamente passa primeiro pelo fígado antes de alcançar o resto do organismo.
Nos casos de doença hepática grave, principalmente na cirrose, o fígado sofre um processo de fibrose (cicatrização e enrijecimento do tecido hepático) que pode causar obstrução da veia porta, dificultando a chegada do sangue por este grande vaso. O sangue vindo dos órgãos digestivos precisa passar pela veia porta e pelo fígado antes de continuar seu trajeto em direção ao coração.
Se a veia porta estiver obstruída, haverá um grande congestionamento de sangue e um aumento da pressão, não só na veia porta como em todas as veias do trato gastrointestinal. Este quadro é chamado de hipertensão portal e é responsável por vários dos sinais e sintomas que serão explicados a seguir.

Sinais e sintomas de um fígado doente
A seguir abordamos os 12 sinais e sintomas mais comuns que os pacientes com problemas do fígado costumam apresentar. São eles:
- Sintomas gerais e inespecíficos.
- Cansaço.
- Ascite.
- Circulação colateral.
- Sangramento digestivo.
- Encefalopatia.
- Icterícia.
- Manchas roxas na pele.
- Ginecomastia.
- Teleangiectasias.
- Eritema palmar.
- Dor abdominal.
Sintomas gerais
Pacientes com lesões no fígado costumam apresentar uma variedade de sintomas gerais e inespecíficos, que incluem náuseas, perda do apetite, desânimo e emagrecimento. Nos casos de hepatite aguda, o paciente pode também apresentar febre, o que colabora ainda mais para o surgimento deste mal-estar.
Um gosto amargo na boca é um sintoma popularmente atribuído a problemas do fígado, mas é uma queixa muito inespecífica, que pode ser desencadeada por várias outras causas, como refluxo, gastrite, lesões dos dentes, lesões na gengiva, infecções na faringe ou amígdalas, desidratação, jejum prolongado, medicamentos, cigarro, etc. Se o paciente não apresentar nenhum outro sintoma, é pouco provável que a sensação de boca amarga seja um sinal de problema hepático relevante.
Cansaço
Um sintoma frequente em qualquer tipo de doença hepática é a fadiga ou cansaço fácil. Esta falta de energia acomete pacientes com hepatite, cirrose e até esteatose hepática. Quanto mais avançada for a lesão no fígado, mais inapetência o paciente sente.
Ascite
A ascite é o nome dado ao acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal, conhecido popularmente como barriga d’água. A ascite é um sintoma típico da cirrose hepática e ocorre frequentemente quando o paciente apresenta hipertensão portal.

Além da cirrose, a esquistossomose é outra doença que costuma acometer o fígado e provocar hipertensão portal e ascite.
A ascite surge porque o sangue represado e a elevada pressão dentro das veias do trato gastrointestinal provocam uma translocação de água para fora dos vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de líquido dentro da cavidade abdominal. É como se os vasos sanguíneos começassem a sorar água.
A ascite é uma manifestação típica de doença do fígado, mas pode também ocorrer em doenças de outros órgãos, como na insuficiência cardíaca descompensada e na síndrome nefrótica.
Para saber mais sobre a ascite, leia: Ascite: causas, sintomas e tratamento.
Circulação colateral
Quando há uma obstrução à passagem do sangue pela veia porta, o corpo precisa encontrar outra maneira deste sangue retornar para o coração. Se o caminho natural está fechado, é preciso arranjar um desvio; é isso que o organismo faz. O sangue passa a voltar em grande quantidade por veias colaterais, que em pessoas saudáveis escoam apenas pequenos volumes de sangue.
O desvio de grande quantidade de sangue para as veias colaterais faz com estas se dilatem, ficando bem aparentes ao exame do abdômen. Na foto ao lado, há o exemplo de um paciente com ascite e exuberante circulação colateral, dois sinais típicos da hipertensão portal.
Sangramento digestivo
A obstrução da veia porta causa um aumento de pressão por todo o sistema venoso do trato digestivo, incluindo as veias do estômago e do esôfago. Este aumento da pressão provoca varizes nestes órgãos, facilitando a ocorrência de sangramentos.
A hemorragia digestiva por sangramento de varizes do esôfago é uma manifestação típica de cirrose hepática em fases avançadas. O paciente apresenta subitamente quadro de vômitos hemorrágicos, podendo perder grande quantidade de sangue nestes episódios.
O aumento da pressão no sistema digestivo também acomete as veias dos intestinos e do reto, provocando um aumento da incidência de hemorroidas e de sangramento anal.
Encefalopatia
A encefalopatia é o nome dado a uma disfunção das funções cerebrais básicas. A encefalopatia hepática, como o próprio nome diz, é a alteração das funções cerebrais que ocorre nos pacientes com falência do fígado.
Um dos objetivos do sistema porta hepático é fazer com que toda substância digerida e absorvida no trato digestivo passe obrigatoriamente pelo fígado antes de seguir para o resto da circulação sanguínea. Algumas substâncias que ingerimos, principalmente proteínas de origem animal, são tóxicas e precisam ser metabolizadas pelo fígado antes de poderem ser aproveitadas pelo organismo. Nos casos de hipertensão portal, o sangue segue seu caminho pelas veias colaterais e diversas substâncias tóxicas acabam não sendo metabolizadas pelo fígado antes de se espalharem pelo corpo.
Além da hipertensão portal, quadro de insuficiência hepática aguda, como nas hepatites graves, podem causar uma falência aguda das funções fígado, fazendo com que o mesmo perca a capacidade de neutralizar substâncias tóxicas.
A encefalopatia hepática é o resultado da ação destas toxinas sobre o cérebro. Dependendo do grau de insuficiência hepática ou hipertensão portal o paciente pode apresentar desde quadros leves, com letargia, irritabilidade e dificuldade de concentração, até encefalopatia grave, com redução do nível de consciência e coma.
Icterícia
Icterícia é nome dado à coloração amarelada da pele, olhos e mucosas, que surge devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue.
A bilirrubina é uma substância produzida no baço a partir da destruição de glóbulos vermelhos velhos. Um dos papéis do fígado é captar esta bilirrubina do sangue, metabolizá-la e excretá-la em direção às vias biliares e intestinos, eliminado-a pelas fezes.
Quando o fígado encontra-se doente, o mesmo perde a capacidade de metabolizar e/ou eliminar a bilirrubina que é constantemente produzida pelo baço. Nesta situação há acumulo de bilirrubina no sangue e deposição do excesso na pele, o que provoca a aparência amarelada da mesma. A icterícia vem frequentemente associada à coceira, pois a bilirrubina depositada na pele causa irritação das terminações nervosas.
Dois outros sinais costumam ocorrer junto com a icterícia: fezes claras (acolia fecal) e urina muito escura. A bilirrubina é a responsável pela coloração marrom das fezes. Se por algum motivo a bilirrubina não estiver sendo excretada em direção aos intestinos, as fezes deixarão de ter sua coloração habitual, tornando-se bem mais claras. Já a urina escura, cor de Coca-Cola ou Mate, ocorre pela filtração do excesso de bilirrubina circulante no sangue pelos rins, que acaba sendo excretado pela urina.

Várias doenças do fígado podem causar icterícia, as mais comuns são as hepatites e a cirrose. A icterícia também pode ocorrer em doenças das vias biliares, em infecções como malária ou leptospirose, em casos de hemólise (destruição maciça de glóbulos vermelhos) ou por reação adversa a alguns remédios.
Portanto, a ictérica é um sinal típico de doenças do fígado, porém não é um sinal exclusivo de problemas hepáticos.
Para saber mais sobre a icterícia, leia: Icterícia: causas, sintomas e tratamento.
Manchas roxas na pele
O paciente com doença hepática pode apresentar uma maior facilidade em desenvolver equimoses (manchas roxas na pele) e sangramentos após traumas de pequena intensidade. Isto ocorre porque o fígado é responsável pela produção de proteínas que participam do sistema de coagulação do sangue. Pacientes com doença hepática podem ter deficiência da coagulação, apresentando sangramentos com maior facilidade.
Além da deficiência dos fatores de coagulação, que pode ocorrer em qualquer situação de mau funcionamento do fígado, os pacientes com cirrose e hipertensão portal frequentemente apresentam também uma número baixo de plaquetas, o que é mais um fator que colabora para uma maior dificuldade em coagular o sangue.
Ginecomastia
Ginecomastia é o nome que se dá ao desenvolvimento de mamas nos homens. Pacientes do sexo masculino com cirrose frequentemente apresentam ginecomastia. As causas ainda não estão bem elucidadas, mas acredita-se que seja pela elevação da concentração de estrogênio no sangue, que ocorre tanto pelo aumento da produção, como pela redução da metabolização deste hormônio feminino pelo fígado.
Outro fator importante para o surgimento da ginecomastia é o uso habitual do diurético espironolactona, indicado no tratamento da ascite nos pacientes com cirrose. Um dos efeitos colaterais mais comuns da espironolactona é a ginecomastia, que pode ocorrer mesmo quando usada em pacientes sem doença do fígado.
Para mais informações sobre ginecomastia, acesse: Ginecomastia (crescimento da mama em homens).
Teleangiectasias
As teleangiectasias, também chamadas de aranhas vasculares, são lesões vasculares compostas de uma arteríola central rodeado por muitos vasos pequenos. As teleangiectasias são mais frequentemente encontradas no tronco, face e braços.

A origem das aranhas vasculares não está completamente desvendada, acredita-se, porém, que essas lesões resultem de alterações no metabolismo de hormônios sexuais, principalmente do estrogênio.
As teleangiectasias são muito comuns na cirrose, mas podem também ser vistas durante a gravidez ou em pessoas saudáveis. Nestes dois casos as lesões costumam ser pequenas e em número menor que três. Na cirrose, quanto mais avançada é a doença, maior costuma ser o tamanho e o número das aranhas vasculares presentes.
Eritema palmar
Eritema palmar é o nome dado a uma palma da mão muito avermelhada, principalmente nas regiões tenar e hipotenar (músculos da palma da mão), poupando geralmente as partes centrais da palma. O eritema palmar não é um sinal específico de doença do fígado, podendo também ser visto em pacientes com artrite reumatoide, hipertiroidismo e nas grávidas.
Dor abdominal
A dor abdominal, localizada no quadrante superior direito, é um sintoma comum das doenças do fígado, principalmente nas hepatites agudas. Ela geralmente ocorre por aumento do tamanho do fígado, que provoca esgarçamento da cápsula hepática, uma espécia de capa que recobre todo o fígado.
É preciso notar que dor na região do fígado também pode ser provocada por várias outras condições, incluindo problemas na vesícula, vias biliares, base do pulmão direito e até lesões nas costelas ou na musculatura abdominal.
Referências
- Cirrhosis in adults: Etiologies, clinical manifestations, and diagnosis – UpToDate.
- Clinical manifestations and diagnosis of alcohol-associated fatty liver disease and cirrhosis – UpToDate.
- Classification and causes of jaundice or asymptomatic hyperbilirubinemia – UpToDate.
- Goldman- Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, Pa.: Saunders Elsevier; 2016.
- Zakim and Boyer’s Hepatology 7th Edition. A Textbook of Liver Disease; 2017.
- Feldman M, et al. Overview of cirrhosis. In: Sleisenger and Fordtran’s Gastrointestinal and Liver Disease: Pathophysiology, Diagnosis, Management. 10th ed. Philadelphia, Pa.: Saunders Elsevier; 2016.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
O que quer dizer quando a pessoa está com o fígado inflamado, o que pode acontecer com a pessoa?
Depende da causa e da intensidade da inflamação. Há quadros brandos e autolimitados e há casos agressivos de insuficiência hepática aguda.
Excelente artigo explicativo, Dr. Pedro. Obrigado!
Tenho 56 anos e a 3 meses que tenho reparado que estou a perder muita massa muscular, pode estar relacionado com o fígado? que exames fazer?
Primeiro tem que ver a sua dieta e o seu grau de atividade física. Se você estiver comendo menos ou estiver sedentário, a perda de massa muscular é esperada, até pela sua idade. Tem que ver também se a perda de massa muscular vem acompanhada de perda de gordura.
Fiz uma biopedância na academia, e fique preocupado, pois apareceu 10 litros à mais de líquido retidos. Em menos de 2 meses engordei 10Kg. No entanto, apareceu somente 2% de gordura à mais que o permitido.
Estou com a barriga muito inchada, e cheguei a ir no pronto-socorro com 18 de pressão. Neste dia, fiz tomografia da pélvi e exames de sangue (pois tinha dores no lado direito do estômago). Foi constatado ureia e creatina altas e nada mais. Continuo inchado, e gostaria de saber o que fazer?
Se a ureia e creatinina estão altas e você está hipertenso e retendo líquidos, você precisa ser avaliado por um Nefrologista o mais breve possível.
sinto uma pressão abaixo da costela esquerda pode ser figado ?
Poder, pode. Mas também pode ser um monte de outras coisas, até lesão muscular. Um sintoma assim isolado é difícil dizer do que se trata.
Não apresento nenhum sintoma aparente, levo uma vida normal, todavia, os Valores apresentados no hemograma foram os seguintes: GGT = 1293 U/L; ALT = 117 U/L; AST= 53 U/L.
Consumo pouca bebida alcoólica, e o que faço é o uso de medicamento controlado há alguns anos: Janumet 50/850 e Jardiance.
Esses resultados estão alterados. Algum coisa você tem no fígado ou nas vias biliares. Como você tem diabetes, pode ser esteatose hepática. Tem que investigar.
Ótimos esclarecimentos. Ficou uma base mais ou menos lógica no que se tange à complicações hepáticas.
O que é dismorfismo hepático?
Dismorfismo hepático significa alteração da forma do fígado.
Dr. por gentileza, dor(como se fosse uma “pressão”) no centro do torax, numa localidade q me parece ser acima da “boca do estômago” e abaixo do pulmão…será q pode ser algo no fígado???
Não acho que o fígado seja a hipótese mais provável para esse tipo de dor.
Dr. Pé e tornozelo inchado só do lado esquerdo pode ser em virtude de doença hepática?
Só de um lado é pouco provável. Quando a causa do edema é o fígado, o edema costuma surgir bilateralmente.
Sintoma 8 pode ser perigoso ?
Depende do grau de deficiência da coagulação que o paciente tem.
Doutor dor do lado direito alto debaixo da costela . junto com dor de cabeça .é mais provavel ser o figado ou o pancreas
A simples localização da dor não é informação suficiente para o diagnóstico. São necessários mais dados clínicos para a formulação de uma hipótese diagnóstica.
boca sençação de oleosa pode ser figado?
Não é um sintoma habitual.
Doutor, obrigado pelos esclarecimentos do seu belo artigo. O Sr. acha que uma deficiência leve do fígado poderia comprometer a eliminação de toxinas que a muito longo prazo, cronicamente, poderia causar doenças neurodegenerativas com a Esclerose Lateral Amiotrófica?
Não há nenhuma evidência em relação a isso.
Dotor boca amarga dor de cabeça dor no abdômen do lado direito pode ter mais a ver com figado ou estômago?
É mais provável estômago, mas são sintomas muito inespecíficos pra podermos afirmar qualquer coisa.
Dr, estou com febre chucugunya o médico passou paracetemol 500 mg de 6/6 horas, já estou tomando a 3 dias pode afetar meu fígado?
Nessa dose não tem problema.
Endoscopia da pra VC sabe se tem doença no figado
Não diretamente. Mas em casos de doença avançada do fígado, podem haver alterações no estômago e esôfago que sugiram que haja um problema no fígado.
Fiquei muito bem informada sobre as doenças do Fígado.
Fico feliz de ter ajudado.
Parabéns pela disponibilidade e clareza nas respostas.
doutor sou obesa morbida e meu tgp tá 55 e meu gama gt tá 90 . estou pra fazer a bariátrica, com o emagrecimento vai normalizar ?
A longo a prazo, a tendência é que normalize.
Ola doutor… Atraves do exame de tomografia foi detectado hesteatose hepatica. Sinto muita fraqueza nas pernas nos braços cansaços. É. Normal?
Esses seus sintoma devem ter outra causa. Não devem ser só da esteatose.
Doutor minha gengiva as vezes sangra sera q eestou com problemas do figado?
Primeira coisa é ver se você não tem problemas na própria gengiva, como gengivites, por exemplo.
olá! fiz exame de tgo 92 u/l e tgp 103 u/l , tenho dores abdominais e colicas. o que este resultado pode ser?
Tá alterado. Para saber o que é, é preciso investigar.
Dr vc está de parabéns pela explicação
Qual é o nome do exame que peço ao médico para saber se tenho isso???
Isso o que?
Dr boa tarde eu me chamo lucas e tenho 25 anos !!apareceu umas pequenas arainhas no meu nariz e detalhe eu n bebo nem fumo sou um atletar amador adoro futebol e correr tbm. Porfavor oq fazer para eliminar isso??
Pode retirar com laser. Procure um dermatologista.
Doutor figado carregado de remédios pode causar hemorroidas?
O que é um fígado carregado de remédios?
Dr. Doença autoimune e vacina podem afetar fígado?
Não sei se entendi bem a pergunta. Explique-se melhor.
Estou com gordura no fígado e sinto muita dor no lado direito. Tem alguma causa a ver
Esteatose hepática na maioria dos casos não causa dor.
Dr Pedro estou sentido choques novragios no corpo e estou com problema de pele.
Pode ser problema no meu fígado.
Att.
Não deve ser.
Dr pedro Meu TGO ta muito alterado ta acimado normal ta em 249 e o TGP 129 oque devo fazer?
qual a melhor maneira de eu sabe a caso desse Problema ?
Tem que procurar um gastroenterologista ou um hepatologista. Há algo de errado no fígado.
Boa noite doutor!! Há alguns meses estou sentindo falta de ar, sensação de inchaço no abdômen, que pioram a noite quando deito, pode ser algum problema hepático?
São sintomas muito inespecíficos para poder se pensar em qualquer causa.
Meu pai está com varizes esofagicas, dor abdominal e figado almentado
Oq fazer?
Não há uma resposta simples para isso. Ele tem que ser acompanhado por um hepatologista de forma a controlar as complicações.
Doutor. meu marido esta com GT transfer alterado, o meido pediu um outro exame de sangue mas disse que suspeita de hepatite, eu sou esposa dele posso pegar hepatite tambem? Se eu tiver tomado a vacina quando pequena sou imune?
Depende do tipo de hepatite. Se for por vírus B, existe o risco de transmissão pela via sexual. A vacina traz imunidade. Se for pelo vírus C, o risco é mais baixo, mas não existe vacina. Se for pelo vírus A ou qualquer outro tipo de hepatite, a transmissão não feita pela via sexual.
Dores abdiminais e tgp 4 vezes superior ao valor limite! O que fazer?
Procurar um hepatologista ou gastroenterologista.
Tenho tomado minociclina 100 mg para tratamento do acne durante os ultimos 6 meses seguidos.
entretanto tenho sentido ultimamente uma certa indisposicao a nivel do abdomen superior central e sensacao de refluxo.
pode ser alguma deficianecia relacionada com o figado?
obrigado.
Poder, pode, mas é mais provável que seja algo de origem estomacal.
Gostaria de saber se o aparecimento de golpes entre os dedos dos pés tem algum relacionamento com problemas de figado?
Não diretamente.
entendie algumas coisas obrigado!
Tenho gordura no fígado ll/lll e sinto dores no abdômen é decorrente disso? O único tratamento é emagrecer?
A dor não deve ser da esteatose. Emagrecer ajuda bastante.
Tenho gordura no fígado ll/lll e sinto dores no abdômen é decorrente disso? O único tratamento é emagrecer?
Quem teve alteração hepática nao pode consumir alcool nunca mais? mesmo depois que estiver no peso normal?
Dependendo da causa, pode consumir de forma moderada depois que o fígado estiver curado.
Tive uma alteraçao no figado..posso continuar ingerindo alcool com moderaça?
Bom dia.Fiz análises ao sangue e os valores da proteína c reactiva foram de 1,220(valores de referencia situam-se até 0,500). Mostrei as análises ao meu médico e ele disse que eram valores normais.Contudo fiquei bastante preocupada.Será que é normal?Muito grata pela sua colaboração,dr.
1,2 é um valor baixo. Não é relevante.
Gostaria de saber se uma pessoa que já teve hepatite quando criança, fica com o fígado debilitado pro resto da vida? problemas no fígado prejudica a visão?
Não imensa maioria dos casos a pessoa se recupera totalmente após a cura de uma hepatite aguda. O problema surge quando a hepatite torna-se crônica, ou seja, quando o paciente não consegue curá-la.
Olá? Meu exame de sangue a transaminase Piruvica TGP (ALT) deu 143 e o normal é entre 10 e 49 U/L. Fui no médico e ele disse que estou com infecção no fígado. Ele pediu uma ecografia abdominal que eu ainda farei. Ainda não sei a situação do meu fígado, mas gostaria de saber se tenho boas chances de me tratar ou se terei problemas mais graves. Eu sinto uma leve dor abdominal do lado direito, mas ela é muito leve e não me atrapalha.
Sem saber a causa do aumento das transaminases é impossível avaliar gravidade e prognóstico.
esteatose hepatica faz sentir colicas muito fortes?
Não.
Quais exames descobre Hepatite B???
Sorologia sanguínea para hepatite B.
Boa tarde, sou retranspladato de fígado (2 vezes), e tenho uma curiosidade, tenho 53 anos e caso eu venha falecer por qualquer causa que não seja do fígado, posso doar meus órgãos, tipo córneas , coração e outros, um fígado recebido pode ser usado para outro transplante?
Não, um fígado transplantado não pode ser reutilizado.
bom dia doutor !! tenho 48 anos,a noite quando durmo sinto a boca amarga,vou ao banheiro e lavo a boca e sai uma saliva marrom,escovo os dentes volto pra cama e começo a sentir cólicas !! tenho medo de me alimentar pois sempre começa doer o estomago,sinto dor no peito tbm as vezes,estou com problemas nos meus dentes !! abraço e parabéns pelo trabalho maravilhoso que você faz !!! paz de deus pra você e toda sua familia !!
A esteatose hepática é grau II. Porem quanto a lesões no figado, ainda não fiz biopsia, devido ainda não ter passado com hepatologista, somente com gastro.
Tudo bem,doutor?
Queria saber se a retirada da vesícula pode deixar sequelas que venham afetar o funcionamento do fígado,pois fui operada de vesi´cula e estou sentindo que meu fígado está inchado e doendo.Sendo que já faz um ano e meio que fiz a cirurgia.Por favor me ajude…grata ,Mara
Não causa problemas, não.
Olá Dr Pedro Pinheiro, mandei uma pergunta dias atrás e acho que fui vetado..Bom, vai uma última chance…Eu queria saber se há relação com problemas hepáticos e uso de ácido lisérgico….Procurei em toda a literatura possível, e não achei nada, somente relatos falando do mdma, que pode causar necrose hepática e/ou fibrose hepática, o qual não sou adepto…Obrigado
Pode haver lesão hepática aguda em casos de uso de altas doses, geralmente acima de 400 mcg.
Tamoxifeno ,influencia na esteatose hepática?
Pode influenciar.
fiz um ciclo de ae’s,qual o exame indicado para saber se houve dano ao meu figado ou outros orgãos ? grato (METANDROSTENOLONA)
Exames de sangue, com o hepatograma, podem apontar dano ao fígado.
Boa tarde, Pedro.
Esse ano , eu tive muitas dores no abdômen ( as dores eram insuportáveis) , eu chegava a vomitar de tanta dor. Semana passada, eu tive os mesmos sintomas. Até agora, eu sinto um gosto e cheiro estranho na minha boca. Ás vezes, eu penso que eu possa estar desenvolvendo alguma gastrite, mas minha mãe diz que deve ser alguma besteira que eu como. Mas o mais engraçado, é que eu sempre comi as mesmas “besteiras” durante a minha vida toda mas nesse ano eu presenciei esses sintomas no meu corpo. Será que tem algum tipo de alimentação que eu seja alérgica, e talvez seja o motivo dessas náuseas, eu só melhoro se eu vomitar, caso contrário, eu fico ruim , com o corpo mole, dormindo o dia inteiro, eu fico literalmente de cama.
É mais fácil ser uma gastrite ou uma úlcera gástrica do que alergia.
É mais fácil ser uma gastrite ou uma úlcera gástrica do que alergia.
Boa noite Pedro!
Já tive hepatite B, fiz o tratamento e recebi alta, isso quer dizer que posso ter uma vida normal?
Att,
Se o motivo da alta foi a cura da hepatite, sim.
Bom dia Pedro!
Legal! Não esperava que você fosse responder rsrsrs. Quem já teve hepatite pode ter novamente e ainda evoluir para cirrose? Att,
Subject: Re: New comment posted on 12 SINTOMAS DO FÍGADO
A hepatite B ou cura definitivamente e não volta nunca mais, ou vira uma doença crônica. Você tem que esclarecer com o seu médico qual é o seu caso. Me parece que seja cura, mas só ele pode confirmar.
qual a relação de uma lesão no fígado e a alteração dos glóbulos brancos???
Doenças avançadas do fígado costumam cursar com níveis baixos das linhagens do sangue, inclusive glóbulos brancos.
Obrigado pelo espaço aberto, bom saber q ainda nem todo mundo tem visao capitalista.
To com gama gt em 222, e dor lateral direita abaixo da costela fiz trezentos exames tomei metadoxil um mes e nada fui no medico de novo me passou mas 1 mes de metadoxil, e nada fui denovo pediu nova tomografia e me passou forfig, continuo tomando mas a dir me acompanha todo dia fui diagnosticado por ele como esteatose, me da uma luz moro em Uberaba -mg, conhece algum medico bacana aqui?
Mas uma vez agradeço!
Pedro, infelizmente moro fora do Brasil já há alguns anos. Não conheço ninguém para te indicar.
Qual a relação do Fígado com o emagrecimento sem dieta?
Não entendi aonde você quer chegar. Elabore mais a pergunta. Como assim emagrecimento sem dieta e fígado?
Queria saber se uma pessoa que esta emagrecendo involuntariamente, sem estar fazendo nenhuma dieta específica, se pode ser algum problema relacionado a Fígado por exemplo? Grato.
Pode ser muita coisa, inclusive fígado.
Boa noite Dr.Pedro! Tenho uma dúvida (não consegui resposta em nenhum site que pesquisei), o eritema palmar isoladamente, ou seja, sem o paciente ter nenhum outro sintoma indica doença hepática??
O eritrema palmar não é específico de doença hepática e pode ocorrer em várias outras doenças. Pode surgir até em grávidas.
Olá! Bom dia!,gostaria de saber sobre um exame de sangue especifico que o GGT(Gama Glutamil Transferase),a alteração muito elevada que se dá em um resultado desse exame é devido a cálculos na vesicula ou problemas no figado ou as duas coisas.
GGT muito elevada costuma ser problema nas vias biliares.
Olá eu estou com esteatose hepática,mas ainda não me consultei com o hepatologista, descobri numa ultrassom e consegui pra ser avaliada em 09-10-2013 no Hospital Osvaldo Cruz em Recife-PE.Mas estou apreensiva porque sinto as dores do lado esquerdo DO ABDOMEM.Qunado estava com a vesícula doente também sentia as dores do lado contrário.Será que tô com uma doença mais grave.(desculpe, o ponto de interrogação não está funcionando .Obg pela compeensão.
Esteatose hepática não costuma ser grave na maioria dos casos.
me foi muito útil,me ajudou a esclarecer bastante as duvidas q eu tinha…
obrigada e parabens!!!
Que fígado?
esse artigo sobre a esterose hepatica foi para mim de grande esclarecimento de minhas duvidas quero parabenizar o autor.
Qual doença do fígado você se refere?
Esse site é muito bom, é ótimo saber que tem pessoas que gostam de transmitir seus conhecimentos, parabéns!
tenho um irmão que fez transplante em fevereiro desse ano e ele continua amarelo ele faz 28.6 de bilirrubina
acabei de descobrir que estou esteatose hepatica estou asustada.
Muito bom! Eu só tenho uma pergunta dr Pedro. O exame de rotina de bilirrubinas total frações apresenta alteração se o paciente tiver algum tipo de hepatite? Ane
Pode apresentar.
tenho muitas dores do lado esquerdo mas o exame feito consta pedra na vesícula,como se seria pra doer do lado direito.
Parabens Dr. Pedro. Achei interessante e bem educativo essa matéria. Vera
tenho duvida com o valor do gama GT ate quando o figado aguenta ? obrigado tinaluiza
tenho duvida sobre o que è esteateose hepatica e cirose?
Roseli, tenho texto sobre os dois problemas. Use a caixa de procura lá no topo do site para encontrar suas dúvidas.