Sintomas da próstata inchada, inflamada ou com câncer

Introdução

As doenças da próstata estão entre as mais comuns no sexo masculino, principalmente nos homens com mais de 50 anos. Conhecer os principais sintomas das doenças prostáticas é importante para que o paciente procure ajuda médica precocemente, diminuindo o risco de complicações.

A doença da próstata mais grave e temida é o câncer de próstata, também conhecido como adenocarcinoma da próstata. Porém, outros problemas da glândula prostática, tais como a hiperplasia prostática benigna, que é um problema que surge quando a próstata cresce de forma exagerada, precisam ser precocemente identificados e tratados, pois há grande risco de obstrução do trato urinário, o que pode causar insuficiência renal.

Neste artigo vamos fazer um simples resumo sobre os principais sinais e sintomas que o paciente com problemas na próstata pode sentir.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que está presente apenas no sexo masculino e localiza-se logo abaixo da bexiga, antes do início do pênis e à frente do reto. A uretra, canal que leva a urina da bexiga para a saída do pênis, passa por dentro da próstata, como se fosse um túnel dentro de uma montanha.

Anatomia da próstata

A próstata tem o tamanho de aproximadamente 3 centímetros de diâmetro e 15 a 20 gramas de peso. Ela faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela secreção de um fluído que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e aumenta a sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.

Se você quiser saber mais detalhes sobre a próstata, leia: O QUE É A PRÓSTATA?

Principais sinais e sintomas da próstata

As três principais doenças da próstata: câncer da próstata, hiperplasia prostática benigna e prostatite causam sintomas semelhantes, que são decorrentes das suas características anatômicas.

Qualquer aumento de volume da próstata já é suficiente para causar compressão da uretra, levando aos sintomas mais comuns, como jato urinário fraco e dificuldade para iniciar a micção.

A compressão da uretra também é responsável por outro sintoma muito frequente: a nictúria, que é a necessidade de urinar diversas vezes durante a noite. O paciente com problemas na próstata precisa urinar durante a madrugada porque a compressão da uretra o impede de esvaziar completamente a bexiga, fazendo com que esta permaneça sempre com algum volume no seu interior e volte a ficar cheia com intervalos menores de tempo.

A compressão da uretra, na maioria das vezes, não faz com que o paciente pare de urinar completamente. Quando a bexiga está cheia, a pressão da urina é grande e ela consegue ter força suficiente para ultrapassar a obstrução causada pela próstata aumentada. Porém, quando a quantidade de urina começa a diminuir, já não há mais tanta pressão dentro da bexiga para vencer esta barreira, e o paciente para de urinar mesmo que ainda tenha algum volume de urina na bexiga.

Outros sintomas comuns da compressão da uretra são a súbita necessidade de urinar, vontade de urinar mas não conseguir e interrupções da urina no meio da micção. Todos esses sintomas descritos anteriormente se encaixam no termo prostatismo. A maioria dos pacientes com sintomas de prostatismo tem hiperplasia da próstata, mas o câncer da próstata também pode ser a causa em alguns casos.

Hiperplasia da próstata

Se a próstata crescer exageradamente, ficando várias vezes maior que o seu tamanho natural, pode haver uma obstrução total da uretra, levando à retenção urinária. Quando a urina não consegue ser drenada da bexiga, ela acaba voltando em direção aos rins, um quadro chamado de hidronefrose.

Está é uma complicação que causa insuficiência renal e, se não for corrigida a tempo, pode evoluir com lesão permanente dos rins (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento).

hidronefrose

Outro sintoma comum das doenças da próstata é a disúria, que é o nome dado à dor ou ardência para urinar. A impotência sexual também pode ser causada por doenças da próstata.

Apesar das semelhanças dos sintomas entre as doenças da próstata, existem algumas informações que podem nos ajudar a distinguir um problema do outro. Por exemplo, o câncer da próstata e a hiperplasia prostática benigna são doenças de pessoas mais velhas, enquanto a prostatite pode ocorrer em jovens. A prostatite também costuma cursar com febre e dor pélvica.

O câncer da próstata pode ser “traiçoeiro” e crescer silenciosamente.  Dependendo do local que ele surja, o tumor pode crescer em direção contrária à uretra, não causando compressão da mesma. Nestes casos não há sintomas até fases avançadas da doença.

O exame de toque retal é importante, pois ele é capaz de distinguir, em muitos casos, a hiperplasia prostática do câncer de próstata. Na hiperplasia, a próstata cresce de modo homogêneo, enquanto que no câncer é comum a palpação de um nódulo endurecido em um ponto da próstata.

Se o paciente não faz exames de rastreio para o câncer da próstata, é possível que só venha descobrir o adenocarcinoma de próstata quando houver sintomas de metástases. O mais comum são as dores ósseas.

Todo paciente com sintomas sugestivos de alterações da próstata deve ser avaliado por um urologista. O exame de PSA associado ao toque retal e à ultrassonografia da próstata são essenciais para o diagnóstico correto.

Quando há suspeitas de câncer, a biópsia da próstata é indicada (leia: BIÓPSIA DA PRÓSTATA – Indicações e Complicações).

RELACIONADOS

Regras para Comentários

Antes de comentar, clique no link a seguir para ler as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.
Perguntas fora das regras serão descartadas.

Deixe um comentário

67 comentários em “Sintomas da próstata inchada, inflamada ou com câncer”

  1. Meu avô 92 anos tem sangramento sempre, sai sangue na urina, ele tem problema de prostata não sei o que fazer pois ele não aceita ir ao médico, ele tem 92 anos mas é muito lucido.

    Responder
  2. Ou Dr se for esse próstata eu queria saber o preço do exame o senhor pode mim informar por favor se souber mim fale eu tô querendo saber obrigado

    Responder
  3. Dr eu queria tira uma dúvida meu pai ta urinando direto sem sentir e tucindo direito e não sente dor e ele mija direto na cama é mais a noite eu queria sabe se é próstata ele tem 61 anos e nunca fez esse exame

    Responder
  4. Eu to ingressando na marinha agora ano que vem, nos fuzileiros navais, e fui fazer a bateria de exames no HCM(hospital central da marinha) e lá eu fiz um exame pra lá de esquisito: Não era o exame de toque, do exame de próstata, apenas você tinha que “mostrar” o curió para o médico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é, concerteza é estranho, mas é isso mesmo, tem que mostrar o curiózinho para o médico. nunca mais me esqueço desse dia :p

    Responder
  5. oi Dr gostaria de saber ,eu tenho 45 anos trabalho de motorista .quando vou dormir eu faço xixi umas 4 vez a noite estou com uma dorzinha no anos mais não e todos os dia .nunca fiz exame do toque ,obrigado.

    Responder
  6. Boa tarde Doutor, tenho 35 anos, gostaria de uma resposta estou sentindo caimbras ao urinar na regiao da prostata, nao e toda vez sao raros, mais em alguns dias sao frequentes, gostaria de saber alguma coisa sobre o assunto, desde ja agradeço e aguardo respostas.

    Responder
    • Não existe uma região da próstata. A próstata é um órgão bem interno e cheio e estruturas ao redor, não dá para saber que a dor é nela. Você pode ter dor no ânus, na bolsa escrotal, no púbis, etc. Dizer que a dor é na próstata só se for durante o toque retal.

      Responder
  7. Dr faz um ano e meio que tenho dores na região do aparelho reprodutor e anus, meu resultado deu testoterona baixo, fiz reposição e agora ta alto deu mil, fiz exames de urina, rins ta normal, a prostata ta aumentada com 31 o normal é 20, no anus tem um fissura anl que não sara e agora uma verruga apareceu tb, na glande do penis ta vermelho o urologista sem fazer exame me disse que pode sr candidiese to passando pomada e tomando fluconozal 1 ano e não sara, pode ser um hpv

    Responder
  8. Bom dia!, tenho 39 anos e a uns 2 anos uma médica por causa de um cálculo renal fez um exame e indentificou que minha próstata estava alta informei uma médica do trabalho da minha empresa ela disse que era impossivel uma pessoa da minha idade ter próstata alta o meu médico tambem, só que eu fiquei com pensamento no que pode ser um problema ai em um outro exame que eu fiz de gortdura no fígado tambem o medico na ultrassom identificou próstata alta 37,4 gramas fui a 3 medicos e todos ele me disseram que eu estava bom normal.
    voltei no meu médico foi ai que ele viu meu minha ultrassom e disse que eu poderia estar com suspeita de cancer de próst. fiz um PSA 1,47 ng/ml antig prostatico espc livre 0,28 ng/ml relão do PSA livre PSA total 19,05 %
    o valor de referencia acima de 20%
    por favor me fale algo
    meu nome é Claudio Sodré

    sou de São Luis-ma
    email [email protected]

    Responder
  9. as vezes tenho dificuldade ao urinar as vezes nao as canelas estao inchadas parece que existe um canal que se abre e se fecha uma para urinar e o outro para se ter o orgasmo as vezes arde um pouco o canal estou preocupado o que pode ser?

    Responder
  10. eu sofro de sindrome do pânico, e comecei a tomar um remedio chamado Valerimed, para combater, a ansiedade e outros males desse tipo, mas logo depois de ingerir o medicamento comecou uma forte dor na região da cintura e nas pernas, então passei alguns dias sem tomar e os sintomas desaparecera, depois tentei tomar novamente e reapareceram as dores na altura da cintura e nas pernas e vontade de urinar constantemente, e depois disso fico urinando frequentemente, e sentindo dores nos rins. Gostaria de saber o que era?

    obrigado Anderson

    Responder
  11. ola doutor estou com muita ardencia no canal do urina e tambem queimando muito meu anus o que fazer…..

    Responder