O que é TDAH?

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment Sem comentários

TDAH explicado em 1 minuto

TDAH é acrônimo para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é uma condição neuropsiquiátrica comum que geralmente se manifesta na infância e pode continuar na vida adulta.

O TDAH caracteriza-se por uma combinação de comportamentos persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade que são mais frequentes e graves do que o que é normalmente observado em crianças da mesma idade ou estágio de desenvolvimento.

As principais características do TDAH são:

  1. Desatenção: dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas, esquecendo detalhes cotidianos, e dificuldade em organizar tarefas e atividades.
  2. Hiperatividade: movimentação excessiva ou inquietação, dificuldade em permanecer sentado, comportamento excessivamente agitado em situações inapropriadas.
  3. Impulsividade: tomada de decisões precipitadas sem considerar as consequências, interrupções frequentes em conversas ou atividades, e dificuldade em esperar a vez em situações sociais ou grupais.

O TDAH pode impactar significativamente a vida escolar, profissional e social de uma pessoa. As dificuldades incluem problemas de relacionamento com colegas e familiares, desempenho escolar ou profissional prejudicado, e baixa autoestima. Além disso, pessoas com TDAH têm maior risco de desenvolver outros problemas psicológicos, como transtornos de humor, ansiedade e abuso de substâncias.

O diagnóstico do TDAH é complexo e deve ser feito por profissionais de saúde qualificados, como psiquiatras ou psicólogos, através de uma avaliação detalhada que inclui histórico clínico, observações comportamentais e, em alguns casos, testes psicológicos.

Embora não haja cura para o TDAH, o tratamento geralmente inclui uma combinação de medicação, terapia comportamental, educação e apoio, tanto para o indivíduo quanto para a família. O tratamento tem como objetivo controlar os sintomas, melhorar o funcionamento e a qualidade de vida. Cada caso é único e o plano de tratamento é adaptado às necessidades individuais do paciente.

Explicamos o TDAH com detalhes no artigo: TDAH: o que é, sintomas, teste online e tratamento.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário