Cera no ouvido (cerúmen): sintomas e tratamento

Atualizado:

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

O que é o cerúmen?

O cerume ou cerúmen, vulgarmente conhecido como a cera do ouvido, é uma substância produzida pelas glândulas dos ouvidos, que tem como função proteger a pele do canal auditivo externo de danos provocados pela água, traumas, corpos estranhos, infecções, etc.

O acúmulo de cerume é geralmente assintomático, mas pode, ocasionalmente, causar sintomas incômodos, tais como a perda de audição, coceira, desconforto ou sensação de ouvido entupido.

Para que serve a cera do ouvido?

O cerúmen é uma substância produzida no canal auditivo, que é a parte mais externa do sistema auditivo, localizada entre a membrana timpânica e o orifício da orelha (ver imagem abaixo).

A região mais próxima do exterior do ouvido possui glândulas ceruminosas e glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo e gordura. A cera do ouvido é o resultado da mistura deste sebo com sujeiras, pele descamada, bactérias, água e restos de pelos que existem no ouvido.

A cera é produzida exclusivamente no terço mais externo do ouvido, podendo ser encontrada mais profundamente, perto do tímpano, somente se tiver sido empurrada por cotonetes, grampos, tampa de caneta ou qualquer outro corpo estranho introduzido no ouvido.

Formação do tampão de cera no ouvido
Formação do tampão de cera no ouvido

O cerúmen é importante para a saúde do ouvido, pois ele serve de proteção contra traumas, ressecamento e bactérias. A cera possui diversas propriedades protetoras, como impermeabilidade à água, presença de anticorpos e um pH ácido (que combatem germes presentes no ouvido), consistência pegajosa, que ajuda a grudar corpos estranhos minúsculos, além de servir como lubrificante do canal auditivo, o que diminui o risco de ressecamento e lesões.

O ouvido externo é “autolimpante”. As suas células vão se renovando sempre de dentro para fora, o que faz com que o cerúmen seja naturalmente e continuamente empurrado para fora do ouvido. As pessoas tendem a achar que a existência de pedacinhos de cera do lado de fora do ouvido seja um sinal de excesso de cerúmen ou de ouvido entupido por cera. Na verdade, isto é apenas o ouvido trabalhando adequadamente para eliminar porções de cera antiga.

Sintomas

Como já explicado, a cera não é uma doença ou problema de saúde, por isso, a sua simples existência não costuma causar nenhum sintoma.

O problema da cera do ouvido surge quando a mesma fica impactada e causa obstrução do canal auditivo. Neste caso os seguintes sintomas podem estar presentes:

Muitas vezes, o acúmulo de cera no ouvido se dá de forma tão gradual, que o paciente não nota a perda progressiva de audição. Podem ser necessário anos de entupimento do ouvido para que o indivíduo comece a notar que há algo de errado nos seus ouvidos.

Por que a cera fica impactada no ouvido?

Cerume excessivo ou impactado está presente em aproximadamente 1 em 10 crianças, 1 em 20 adultos e 1 em 3 idosos.

Uma das causas mais comuns de entupimento do canal auditivo por cera é o uso de cotonetes ou outros objetos com intuito de limpar o ouvido. O cotonete é muito grande e acaba que empurra a cera muito mais do que consegue remover. O seu uso frequente pode criar um grande rolha  no fundo do canal auditivo, fazendo com que o processo de natural de limpeza do ouvido seja incapaz de empurrar todo o cerúmen impactado.

O processo normal de envelhecimento também pode ser um fator de risco. Pessoas mais velhas produzem um cerúmen mais duro e menos lubrificado, que, junto com alterações e agressões à pele que recobre o ouvido, provocam uma redução na capacidade de expulsar a cera.

Pessoas com alterações na anatomia do ouvido, seja de nascença, por infecções frequentes de ouvido ou causada por traumas, podem ter um canal auditivo mais apertado, o que favorece a impactação do cerúmen.

Em alguns casos, porém, não conseguimos encontrar nenhum motivo claro para a ocorrência do entupimento do ouvido por cera. Algumas pessoas simplesmente produzem mais cerúmen do que o ouvido é capaz de eliminar, estando sob risco permanente de criar rolhas de cerúmen.

Tratamento

O cerúmen deve ser removido sempre que o paciente tiver algum dos sintomas descritos anteriormente. Existem basicamente três modos para se remover o excesso de cera dos ouvidos: ceruminolíticos, irrigação ou remoção mecânica pelo otorrinolaringologista.

Os ceruminolíticos são substâncias que podem ser pingadas nos ouvidos com o objetivo de amolecer o cerúmen, facilitando sua expulsão natural. Um dos ceruminolíticos mais conhecidos é o Cerumin®. Gotas de óleo mineral também podem ser usadas.

O uso de ceruminolíticos, apesar de serem simples e vendidos sem necessidade de receita médica nas farmácias, não deve ser feito sem orientação de um otorrinolaringologista. Pessoas com lesões do tímpano, dor ou sinais de infecção do ouvido não devem pingar nada sem orientação médica. Há também o risco dos ceruminolíticos ficarem presos atrás da rolha de cera, provocando irritação da membrana timpânica.

A irrigação é outra opção válida para remoção do cerúmen. O procedimento é geralmente feito com um jato de soro morno no ouvido com uma seringa grande de 200 ml. O uso prévio de ceruminolíticos ajuda a amolecer a cera e aumenta a eficácia do procedimento. A irrigação também não deve ser feita em pacientes com dor, perfuração do tímpano ou sinais de infecção do ouvido.

Apesar da irrigação ser um procedimento simples, o mais seguro é evitar o seu uso em casa, sem assistência de um profissional treinado, pois há riscos de perfuração do tímpano e infecção do ouvido se o procedimento for feito de forma errada.

A remoção mecânica do cerúmen é o método mais rápido e eficaz, mas só pode ser feito por um otorrinolaringologista. O médico, com instrumentos especiais, consegue visualizar diretamente o interior do ouvido, podendo remover facilmente o excesso de cera impactada.

Cone chinês é um tratamento seguro?

A remoção do cerúmen através do cone chinês, também chamada de vela de ouvido ou terapia auricular térmica, é um tratamento que envolve uma comprida vela oca em forma de cone. Um das extremidades fica dentro do ouvido e enquanto a outra é acesa com uma chama. Teoricamente, a combustão do oxigênio no cone cria um vácuo que é capaz de “sugar” a cera de dentro do ouvido.

Esse método, apesar de ser frequente divulgado nas mídias sociais, não apresenta qualquer suporte científico, nem do ponto de vista de eficácia, nem de segurança. Muito pelo contrário, várias complicações decorrentes do tratamento já foram relatadas, sendo as principais:

  • Queimaduras no rosto, canal auditivo e tímpano.
  • Lesão no ouvido por gotejamento de cera quenta.
  • Tampão provocado pela cera derretida da própria vela.
  • Sangramentos.
  • Perfuração do tímpano.
  • Incêndios.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Zumbido Zumbido no Ouvido (acufeno e tinido): causas e tratamento
VPPB O que é a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)?
Vertigens Causas de vertigem, tontura e desequilíbrio
Cinetose O que é cinetose (enjoo de movimento)?
Labirintite Labirintite: o que é, sintomas, causas e tratamento
Otite Otite externa (ouvido de nadador): sintomas e tratamento
Surdez idoso Surdez no idoso (presbiacusia): causas e tratamento
Otite média Otite média: causas, sintomas e tratamento
Tumor cerebral 6 sintomas do tumor cerebral
Doença de Ménière Doença de Ménière – Sintomas e tratamento
Cefaleia de baixa pressão Cefaleia Pós-Raquianestesia (pós-punção lombar)
Desvio de septo Desvio de septo: causas, sintomas e tratamento
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

69 comentários em “Cera no ouvido (cerúmen): sintomas e tratamento”

  1. As vezes acordo com o ouvido colado. Isso pode ser excesso de cera? Sempre limpei ouvidos com cotonete. Percebo que a audição do esquerdo é menor.

    Responder
  2. Excelentes comentários pelo Dr. Pinheiro. Parabéns e continue sendo uma pessoa do bem que ajuda muitas pessoas. Parabéns e obrigada.

    Responder
  3. Boa noite dr . Meu filho de 7 anos veio hoje me dizer que tinha entrado um mosquito no seu ouvido. Quando eu olhei não era um mosquito, encontrei um tipo de tampão escuro dentro do ouvido dele..daí resolvi pesquisar na internet acho que pode ser excesso de cera o que eu faço?

    Responder
    • Leve-o ao otorrino. Não tente retirar a rolha de cera, pois isso pode ferir o ouvido dele. Deve estar tudo ressecado e aderido à parede do canal auditivo. É preciso que um profissional faça essa remoção.

      Responder
  4. Boa tarde,primeiramente quero parabeniza-lo por esse excelente trabalho!

    Meu problema é o seguinte:

    Meu ouvido produz muita cera,tenho que limpar constantemente.

    Isso é normal?tem algo que eu possa fazer pra diminuir?

    Grata

    Responder
    • Você pode ter alguma condição que favoreça a produção de cera, como por exemplo, dermatite seborreica ou eczema na região do ouvido. O ideal é ir no otorrinolaringologista para que ele possa avaliar o seu caso.

      Responder
  5. Eu fui ao otorrino com o ouvido esquerdo entupido, ele fez uma limpeza e tirou um algodão que eu tinha posto na noite anterior após ouvir som muito muito alto em uma festa, um pequeno pedaço ficou obstruindo a via. Depois da limpeza, o algodão saiu, mas ainda to com o ouvido meio entupido, ele tá de recesso por causa do fim de ano e meus exames só estão marcados para segunda semana e Janeiro. O que pode ser?

    Responder
  6. Boa tarde
    Em boa verdade é possível estabelecer alguma relação entre o excesso de cera ou sujidade no ouvido com a probabilidade de acontecer um avc ou aneurisma?
    Melhores cumprimentos

    Responder
  7. Doutor não sinto dor no ouvido nem zumbido etc mais o meu ouvido está com cera mole e com muito mal cheiro e sinto que estou com menos audição nesse ouvido o que pode ser?
    Abraços você é o cara

    Responder
  8. Bom Dia..
    Doutor esse procedimento ( remção de cerumem) pode ser realizado apenas por médicos otorrinos, ou outra especialidade pode realizar tal procedimento? Obrigada

    Responder
  9. Boa Tarde!

    Dr. Acabei de tomar banho e fui limpar o ouvido com cotonete, durante a limpeza meu ouvido entupiu, não tenho nenhuma sensação de que é água no ouvido porque não faz barulho algum, parece que ele ta seco, deve ser acumulo de cera? Já ouvi falar do Remédio Cerumin, posso usa-lo antes de ir a um Otorrino?

    Responder
    • É provável que você tenha empurrado cera para dentro e criado um tampão. Tem que ir a um otorrino.

      Obs: lamento, mas não posso indicar nem autorizar uso de nenhum medicamento pela Internet.

      Responder
  10. Boa tarde Dr.
    Estou com a sensação de ouvido entupido. Fui na emergência de otorrino da Unimed Recife, e la, a otorrino identificou que se tratava de fato de acumulo de cera. Porém ela disse que não poderia fazer nenhum procedimento de limpeza pois eu teria que marcar uma consulta para que esse procedimento pudesse ser realizado. Perguntas:
    1-Onde posso encontrar a lista de procedimentos que podem ser realizados na emergência?
    2-O médico pode se negar a realizar um procedimento visando a melhora do paciente, unicamente por um processo burocrático da instituição?

    Responder
    • Não sei qual é a burocracia da clínica, mas é possível que o plano não pague por esse procedimento em um serviço de urgência, já que remoção de cera não é uma emergência médica. Na verdade, o ideal é até amolecer a cera com umas gotas de medicamento no ouvido dias antes da remoção.

      Responder
  11. Olá Dr.

    No meu caso eu estou com só com sensação de ouvido entupido. Não sinto dor, zumbido, nem nada, queria saber se isso pode de cera também?

    Responder
  12. Olá Dr
    Bem tenho um problema, sou adolescente, mais faço produção de musica do tipo eletronica, teve um dia que passei muito tempo usando fone de ouvido, ai começou a doer muito o ouvido, ai eu tirei e fui dormi, quando foi no próximo dia, senti excreção no meu ouvido prosseguindo com um entupimento, depois o entupimento, possou uns dias, comecei a perceber que estava com uma peculiar diminuição de audição no ouvido direito. sera que tenho otite externa ou cerume? Obs: já usei muito cotonete

    Responder
    • Otite externa dói muito. Se for só entupimento e diminuição da audição, o mais provável é que seja mesmo cerúmen.

      Responder
  13. Bom dia! Dr. Minha filha Roberta tem 1 ano de idade e a uns dois dias eu e minha esposa notamos que de seu ouvido direito vem saindo uma secreção amarelada parecida com pus, tocamos o ouvido dela e notamos também que ela não está sentido dor nenhuma.
    O que podemos fazer? Será grave ou somente acúmulo de cera ou água que caiu no ouvido?

    Responder
  14. Oi, fui ao otorrino e ele disse que estou com uma quantidade muito grande de cerúmen e que eles foram proibidos de fazer lavagem lá, dizendo para procurar o sus ou ama, mas nenhum faz a lavagem, e agora?

    Responder
    • Proibido de fazer lavagem? Estranho. Ele também pode fazer extração do cerúmen com ferramentas específicas. Sugiro que você procure uma segunda opinião.

      Responder
  15. Boa noite, tenho péssimo habito de usar todos os dias o cotonetes ate duas vezes ao dia, nem cera sai mais so me da caspas ao redor do orifício e na orelha fico ate envergonhada pois parece seborreia . O que devo fazer
    ???

    Responder
    • Parar de usar cotonete! Depois, procure um otorrino para ele avaliar os seus ouvidos. Com descamação da pele e uso frequente de cotonete, você deve ter uma grande rolha de cerúmen.

      Responder
  16. boa noite, tomei banho de piscina hoje e senti que meu ouvido ficou entupido. passei cotonete para tirar a água e saiu um pouco de sujeira (cera) mas piorou um pouco. o que devo fazer?

    Responder
  17. Bom dia dr. Acordei com ouvido entupido acompanhado de coceiras e zubido. Não sinto dor mais orelha ta sensível. Estou fazendo uso de antibioticos, antiflamatorio., usando um colírio que otorrino prescreveu. Porem os sintomas continuam, dias sinto melhoras outro sinto que tampou, como se tives
    se algo tampando entrada do meu ouvido. Me ajude pois estou entrando em desespero..

    Responder
    • Graça, à distância não tenho como ajudar. A única coisa que posso sugerir é que você volte ao otorrino e explique que os sintomas não estão melhorando com o tratamento.

      Responder
  18. Boa tarde Dr a dez dias atrás amanheci com uma sensação de entupimento e perda de audição no ouvido esquerdo. Procurei uma emergência e fui atendida por um clinico que me prescreveu uma medicação tópica otociriax e pediu que eu pingasse 3 gotas no canal auditivo duas vezes ao dia. Ja estou fazendo uso da mesma a sete dias e os sintomas ainda persistem. Não sinto dor mas a sensação de ouvido tampado continua. Só consegui marcar consulta ambulatorial com otorrino para daqui a um mês. O que devo fazer Dr, por favor me ajude!

    Responder
    • O seu ouvido deve estar impactado de cera. É mesmo necessária uma consulta com o otorrino para que ele possa remover o provável tampão de cerúmen.

      Responder
  19. “O ragião mais próxima do exterior do ouvido possui glândulas ceruminosas e glândulas sebáceas, responsáveis pela”

    Me desculpe, mas não é RAGIÃO, sim região, meus olhos so vêm erros, e em site de medicina, isso não é adimicível.

    Responder
    • Deixa eu lhe contar um segredo: eu sou humano e, às vezes, cometo erros de digitação.

      Mas a grande ironia é o sujeito criticar o português de alguém escrevendo errado. Vêm é o verbo vir conjugado na 3ª pessoa do plural. O correto seria “meus olhos só veem erros”. Pior ainda é escrever um bizarro “adimicível” em vez de admissível.

      O meu erro foi de digitação, os seus são gramaticais e ortográficos. E isso tudo em apenas uma frase. Que sirva para você se tornar mais humilde e entender que todo mundo está sujeito ao erro. Da próxima vez, em vez de criticar, apenas escreva uma mensagem educada alertando sobre o erro.

      Responder
  20. Boa tarde Dr,
    Meu irmão mais novo amanheceu reclamando de dor de ouvido. Sendo assim o mesmo, usou cotonete para ” limpar”. Pouco tempo depois, começou a reclamar de ouvido entupido. Sentamos eu e minha mãe e observamos que há cera, muita cera no ouvido dele. Estamos com medo de colocar qualquer coisa em seu ouvido, já que é uma região sensível, sendo assim, pensamos em vapor, ou numa bolsa térmica, ele colocaria o ouvido sobre a bolsa, deitado, no sentido que a cera escorresse. É uma boa ideia Dr?

    Responder
    • Não adianta nada, ele tem que ir a um otorrinolaringologista. Essa cera tem que ser removida mecanicamente. O procedimento é simplicíssimo, indolor e não dura nem 5 minutos.

      Responder
  21. Olá Dr, boa tarde!
    Bom, estou sentindo umas tonturas, como se meu corpo tivesse “balançando”, mas já fiz todos exames possíveis, e não deu nada, isso pode ser acumulo de cerume?

    Responder
  22. Olá dr Pedro.
    Eu estou meio “surdo” do ouvido direito, eu não sei bem o que aconteceu, mas minha noiva diz que viu uns pedacinhos de cera no meu ouvido, a partir deste dia fiquei ouvindo cada vez menos com este ouvido. Comprei um remédio e usei como afirma na bula, depois fui ao posto para retirar e não saiu quase nada. E ainda continuo ouvido muito pouco com o ouvido direito. O que devo fazer?

    Responder
    • Procurar um otorrinolaringologista. Se for cerume, ele consegue retirar facilmente. Se não for, ele vai poder investigar a causa.

      Responder
  23. Boa tarde, a minha questão é a seguinte ;
    Fui para a piscina e após algumas horas dentro de água reparei que me saia alguma cera do ouvido sempre que coçava vinha cera agarrada ao dedo com um aspecto mole. Desde aí fiquei com a sensação de ouvido entupido e até mesmo perda de audição há algo que possa fazer em casa ou terei mesmo de recorrer a um médico?

    Responder
    • A cera deve ter agido como um tampão. É possível que tenha ficado água retida dentro do seu ouvido. Realmente você tem que procurar um otorrinolaringologista.

      Responder
  24. Olá Dr. Pedro,
    tenho um filho com 4 anos de idade que tem hipertrofia das amígdalas e adenoide, sempre costumo olhar sua garganta com uma lanterninha e outro dia olhei seus ouvidos, também com lanterna. Ví que o ouvido esquerdo é limpo e tem o canal livre, já o direito tem um tampão marrom bem profundo fechando o canal, que acredito ser de cera. Tenho observado constantemente e vejo que ele não tem cedido em direção à saída do ouvido. Devo esperar mais ou procurar logo um médico? será que esta limpeza é feita na rede pública? esta formação de tampão de cera tem algo haver com o problema de amígdala e adenóide que ele sempre teve?
    Aguardo resposta,
    Grata.

    Responder
    • Se você acha que ele possa estar com problemas de audição por causa desta placa de cerúmen, a avaliação do otorrino seria interessante. A limpeza é simples e qualquer otorrino, inclusive no SUS, é capaz de fazê-la. A cera não deve ter relação com a adenoide e as amígdalas, a não ser que ele também tenha otites com frequência.

      Responder
  25. Dr. Pedro, tenho um rins só o outro teve que ser removido, estou no interior do Estado, Sapucaia-RJ, gostaria de fazer exames, n o outro rin, que ficou com uma pequena pedra, tem algum Hospital Estadual ou Federal, que possa fazer uma avaliação, estou preocupado.

    Responder
  26. Md saude voces sao fantasticos obrigado por tirar todas as nossas duvidas eu estou maravilhada por que agora eu sei onde tirar minhas duvidas um grande abraço

    Responder
    • Olá doutor ! Minha filha de 2 anos está com cheiro fortíssimo de “podre ” em um dos ouvidos . Levamos ao especialista e ele passou cerumim e disse que fará uma lav
      agem . Fiquei na duvida a respeito do mau cheiro ser consequência apenas do excesso de cera.

      Responder
        • Dr, Pedro, tanta gente Precisando , porque o senhor poderia fazer esse trabalho, estou com esse mesmo problema,, e cloro tem que cobrar,, vc vai ter muitos paciente…….

        • Eu não sou otorrino. Minha especialidade é nefrologia. Já faço muitas coisas na minha área. Não dá para fazer tudo :)