Fotos do rash da escarlatina

O que é escarlatina?

A escarlatina é uma complicação das faringites ou amigdalites causadas por toxinas produzidas pela bactéria Streptococcus pyogenes. Sua manifestação clínica mais típica é um rash de pele difuso por todo corpo que surge a partir do segundo dia de infecção de garganta.

A escarlatina é mais comum nas crianças com idades entre 5 e 15 anos. Entre os adolescentes, mais de 80% já tiveram contato com a bactéria e possuem anticorpos contra as toxinas, motivo pelo qual a escarlatina é pouco comum nos adultos, pois ela não costuma surgir mais de uma vez na vida.

Neste artigo vamos apenas mostrar imagens típicas das lesões de pele da escarlatina. Se você procura informações mais detalhadas sobre a doença, incluindo causas, transmissão sintomas e tratamento, acesso o seguinte texto: Escarlatina – sintomas, causas e tratamento.

Imagens de escarlatina

São quatro os sinais típicos da escarlatina:

  • Rash cutâneo.
  • Linhas de Pastia (linhas avermelhadas nas dobras cutâneas).
  • Lingua em framboesa.
  • Face avermelhada com palidez ao redor dos lábios (sinal de Filatov).

Rash cutâneo

A erupção cutânea da escarlatina parece uma queimadura de sol, mas possui discreto relevo e ao toque parece uma lixa. Quando se aplica pressão com o dedo na pele avermelhada, ela fica pálida por alguns segundos.

As lesões normalmente começam no rosto ou pescoço e vão descendo, atingindo tronco, braços e pernas.

Por volta do sexto dia após a infecção, a erupção começa a desaparecer e ocorre descamação, semelhante à pele queimada pelo sol. A descamação da pele é mais proeminente nas axilas, virilha e pontas dos dedos das mãos e/ou pés e pode curar por até 6 semanas.


Linhas de Pastia

As lesões da escarlatina costumam se aglomerar nas áreas de dobras da pele, como axilas, virilhas, joelhos, pescoço e cotovelo, formando linhas bem avermelhadas nestas regiões, que recebem o nome de linhas de Pastia.


Língua em framboesa

A língua em framboesa ou em morango é um sinal da escarlatina que surge porque a língua fica inchada, avermelhada e com as papilas gustativas muito evidentes, tornado-se parecida com as frutas que lhe dão nome.


Sinal de Filatov

Face avermelhada com pele mais pálida nas regiões ao redor dos lábios é chamada de Sinal de Filatov.


Referências


Este artigo foi útil?
SimNão