Pneumonia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 127 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 5 minutos

O que é pneumonia?

Pneumonia é o nome que damos à infecção de um ou ambos os pulmões. Para sermos mais precisos, pneumonia é a infecção dos tecidos pulmonares e seus alvéolos.

A pneumonia é uma infecção não contagiosa causada habitualmente por bactérias, mas que também pode ser provocada por vírus ou fungos.

O que são os alvéolos?

Para entender o que é a pneumonia é preciso antes conhecer um pouco a anatomia do pulmão.

Leia o texto e acompanhe a figura abaixo para entender melhor as explicações.

O ar que respiramos entra pelo nariz e/ou boca e vai para a traqueia. A traqueia, ao chegar ao nível dos pulmões, bifurca-se, formando os brônquios principais, um para o lado esquerdo, outro para o direito; estes brônquios também se bifurcam, formando os bronquíolos, que por fim, acabam nos alvéolos. Cada vez que ocorre uma bifurcação, as estruturas vão se tornando progressivamente menores.

pulmão
Anatomia pulmonar

Os alvéolos, que ficam no ponto final da árvore respiratória, são bolsas microscópicas que estão em contato com a corrente sanguínea. Através deles são feitas as trocas dos gases respirados (oxigênio e gás carbônico). O alvéolo entrega o oxigênio respirado para as hemácias (glóbulos vermelhos) no sangue e recebe delas o gás carbônico produzido pelas células do corpo. Portanto, como todos sabemos, inspiramos oxigênio e expiramos gás carbônico.

Cada um dos pulmões contém milhões de alvéolos. Se pegarmos cada um dos alvéolos e esticarmos lado a lado, a superfície coberta seria de cerca de 75 metros quadrados.

Na pneumonia, os alvéolos ficam cheios de secreções purulentas, impedindo a entrada e saída dos gases. Nesses alvéolos acometidos pela infecção não há troca de oxigênio por gás carbônico. Quantos mais alvéolos acometidos pela pneumonia, mais grave é o quadro. O paciente com pneumonia extensa pode apresentar insuficiência respiratória, precisando ser intubado e acoplado a um respirador artificial para conseguir manter o sangue adequadamente oxigenado.

Como se pega pneumonia?

A pneumonia pode ser causada, em ordem decrescente de frequência, por: bactérias, vírus, fungos e parasitos.

A maioria das pneumonias são de origem bacteriana. As bactérias que mais habitualmente provocam pneumonia são: Streptococcus pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e Staphylococcus aureus.

Na verdade, “pegar pneumonia” não é termo mais apropriado, visto que tal expressão passa a ideia de transmissão da doença entre indivíduos. Na grande maioria dos casos, a pneumonia não é uma doença contagiosa como a gripe ou tuberculose (que pode até ser considerada um tipo de pneumonia). Você pode entrar em contato com um paciente com pneumonia, que, exceto em situações especiais, não haverá risco de contaminação.

Como então surge a pneumonia? Nossos pulmões são órgãos expostos constantemente a micróbios do ar e da nossa própria flora bacteriana da boca. Nós não ficamos doentes o tempo todo porque o pulmão tem seus próprios mecanismos de defesa, que o mantém livre de germes. Entre estes mecanismos podemos citar o reflexo de tosse, a presença de células do sistema imunológico ao longo de todo trato respiratório e a existência de microscópicos cílios na árvore brônquica que “varrem” os agentes invasores para fora das vias respiratórias.

O desenvolvimento da pneumonia depende da virulência do invasor, da quantidade de micróbios que conseguem chegar aos pulmões e das condições imunológicas do paciente. Em geral, uma pneumonia surge quando um germe agressivo consegue penetrar o trato respiratório e encontra o sistema de defesa comprometido.

Situações triviais podem reduzir as defesas do sistema respiratório. Por exemplo: pacientes que fumam apresentam uma irritação constante de toda árvore brônquica e disfunção dos cílios protetores. As células de defesa pulmonar também são afetadas pelo cigarro e não funcionam tão bem. Tudo isso favorece o aparecimento de infecções respiratórias.

Outro exemplo são os pacientes com gripe. A lesão que o vírus da gripe provoca do sistema respiratório também favorece a invasão de bactérias, que se aproveitam da redução da capacidade de o paciente de combater os germes que chegam às partes mais interiores do sistema respiratório. Pessoas idosas naturalmente têm seu sistema imunológico mais fraco, o que as coloca sob maior risco de desenvolver pneumonias. Do mesmo modo, pessoas já debilitadas por outras doenças, como insuficiência cardíaca, alcoolismo ou diabetes, também apresentam maiores riscos.

Temos um artigo exclusivo sobre a transmissão da pneumonia com mais detalhes acerca deste assunto: Pneumonia é contagiosa?

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para pneumonia são:

  • Idade maior que 65 anos.
  • Infecções respiratórias virais, como gripe.
  • Tabagismo.
  • Doenças imunossupressoras (HIV, transplante, câncer).
  • DPOC (bronquite crônica e enfisema pulmonar).
  • Usuários de drogas.
  • Doentes acamados.
  • Pessoas com redução do nível de consciência.
  • Hospitalizações prolongadas.
  • Pacientes em ventilação mecânica (em uso de respirador artificial).
  • Pacientes com outra doença pulmonar prévia (sequelas de tuberculose, bronquiectasias, fibrose cística, etc.)

Pneumonia por aspiração

Um tipo gravíssimo de pneumonia é a pneumonia por aspiração. Ocorre em pessoas que vomitam e logo após aspiram o seu conteúdo.

É uma forma de pneumonia comum em pacientes com nível de consciência reduzido, que perdem a capacidade de tossir ou de engolir a própria saliva, fazendo com que as secreções da cavidade oral caiam nas vias respiratórias. A via aérea desse tipo de paciente fica exposta a uma quantidade imensa de micróbios, muito maior do que o habitual, favorecendo o desenvolvimento de pneumonia. Um exemplo comum é alguém que bebeu muito e está em coma ou pré-coma alcoólico.

Sintomas

Os sinais e sintomas da pneumonia incluem:

  • Tosse com expectoração (pode ser sanguinolenta ou purulenta – leia: Tosse e escarro com sangue).
  • Febre (geralmente acima de 38,5ªC)
  • Calafrios.
  • Falta de ar.
  • Dor no peito quando se respira fundo.
  • Vômitos.
  • Perda de apetite
  • Prostração.
  • Dores pelo corpo.

É muito comum a pneumonia surgir como complicação de uma gripe. Muitas vezes o paciente acaba atribuindo seus sintomas de pneumonia à gripe, demorando a procurar ajuda médica. É preciso ter atenção a quadros de gripe que não melhoram, ou até pioram progressivamente, principalmente se o paciente for idoso.

Pacientes acima de 60 anos ou com outras doenças, como insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cirrose, HIV ou uso de drogas imunossupressoras, podem apresentar um quadro mais discreto, com pouca tosse e nenhuma febre. Às vezes, a pneumonia neste grupo se apresenta apenas com prostração e alterações mentais, como desorientação e confusão mental.

Uma das complicações possíveis da pneumonia é a formação de derrame pleural, que colabora para o surgimento de cansaço e falta de ar.

Nas pneumonias extensas, quando grande parte do tecido pulmonar está acometido, o paciente pode entrar em insuficiência respiratória, sendo necessária a entubação orotraqueal, ventilação mecânica e internação em unidade de terapia intensiva (UTI).

Para saber mais detalhes sobre os sintomas da pneumonia, leia: Sintomas de Pneumonia (crianças, adultos, idosos).

Pneumonias atípicas

Existe um grupo de bactérias, entre elas Mycoplasma, Legionella e Clamídia, que causam as chamadas pneumonias atípicas. São formas que podem ter evolução mais lenta e com quadro não tão óbvio de pneumonia.

Para saber mais sobre a pneumonia atípica por legionella, leia: Legionelose – Doença do Legionário.

Para mais informações sobre as pneumonias atípicas, leia: Pneumonias atípicas.

Pneumonia por COVID-19

A maioria das pessoas que contrai o vírus SARS-CoV-2 apresenta sintomas leves ou moderados, como tosse, febre e cansaço. Mas alguns dos que contraem o COVID-19 desenvolvem pneumonia grave em ambos os pulmões. A pneumonia por SARS-CoV-2 é uma doença grave que pode ser fatal.

Diferenças entre pneumonia e tuberculose

Muitos pacientes que apresentam um quadro de tosse e expectoração ficam assustados com a possibilidade de terem tuberculose. A diferença está no tempo de evolução da doença.

A pneumonia é um quadro agudo que evolui em horas. O paciente fica mal com pouco tempo de doença, procurando atendimento médico já nas primeiras 72 horas de doença.

A tuberculose se apresenta como um quadro mais arrastado, com os sintomas piorando gradativamente e o paciente muitas vezes só procura atendimento médico várias semanas depois do início dos sintomas.

Para mais informações sobre tuberculose, leia: Tuberculose: sintomas e tratamento.

Diagnóstico

O diagnóstico da pneumonia é feito normalmente com exame físico e uma radiografia de tórax. Análises de sangue podem ajudar, mas não são imprescindíveis. Um bom médico é capaz de diagnosticar uma pneumonia apenas com a história clínica e o exame físico.

A radiografia, por ser um exame barato e amplamente disponível, é normalmente solicitada para confirmação do diagnóstico. Os alvéolos cheios de secreção aparecem como uma mancha branca à radiografia de tórax, como se pode ver na foto abaixo.

Pneumonia no pulmão esquerdo
Radiografia de tórax: pneumonia no pulmão esquerdo

O hemograma do paciente com pneumonia apresenta uma grande elevação do número de leucócitos, típico de infecções bacterianas.

Nos pacientes mais graves, que necessitam de hospitalização, normalmente tentamos identificar qual é a bactéria responsável pela pneumonia. Podemos pesquisar a bactéria no sangue (através da hemocultura) ou no próprio escarro do paciente. Em casos selecionados pode ser necessária a coleta de secreções diretamente do pulmão, através da broncoscopia.

Tratamento

As pneumonias são divididas em comunitárias, quando adquiridas no dia-a-dia, e hospitalares, quando surgem em pacientes hospitalizados. A pneumonia hospitalar é mais grave e mais difícil de tratar, pois é normalmente causada por bactérias mais resistentes e acomete pacientes mais fragilizados.

O tratamento das pneumonias bacterianas é feito com antibióticos por no mínimo oito dias. As pneumonias comunitárias podem ser tratadas com antibióticos orais, porém, aquelas que evoluem mal necessitam de internação hospitalar e antibióticos venosos.

As principais drogas usadas para as pneumonias comunitárias são a amoxacilina com ácido clavulânico, azitromicina, claritromicina, ceftriaxona, levofloxacino e moxifloxacino. Esperam-se sinais de melhora a partir do segundo ou terceiro dia de tratamento.

Pneumonias podem facilmente levar à sepse e costumam ser importante causas de morte em idosos e pacientes imunossuprimidos.

Já existe vacina contra a pneumonia estreptocócica, causada pelo Streptococcus pneumoniae, o tipo mais comum. Ela está indicada em crianças e pessoas acima dos 50 anos, mas não evita pneumonias causadas por outros germes.

Pegar frio causa pneumonia?

A história do frio é muito difundida na população, mas apresenta apenas uma pequena parcela de verdade. Como eu já expliquei, para se ter pneumonia é necessária uma infecção bacteriana; não basta uma corrente de ar frio para nos infectar.

O que acontece é que no frio (no Brasil poucos lugares fazem realmente frio) o sistema de defesa, principalmente os cílios das vias aéreas, funcionam de modo mais lentificado, o que favorece a invasão de germes. No inverno as pessoas andam menos na rua e tendem a se aglomerar em locais fechados, favorecendo a transmissão de vírus, como o da gripe. Como já referido, infecções respiratórias virais são fatores de risco, principalmente em idosos, para o aparecimento de pneumonia.

Agora, ninguém pega pneumonia ao abrir a geladeira com o corpo molhado ou porque pegou uma chuva saindo do trabalho ou do colégio. Felizmente, nosso sistema imune é suficientemente forte para lidar com situações triviais como estas.


Referências


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


127 respostas para “Pneumonia: o que é, sintomas, causas e tratamento”

  1. Eliana Bittencourt
    Minha mãe (93) está com pneumonia e resolvi pesquisar o assunto.
    Gostei do seu artigo que me foi útil e esclarecedor.
    Obrigada;
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Que bom que o texto ajudou. Melhoras para sua mãe.
  2. Maria de Fátima mota

    Bom dia, eu tanho os meus pulmões cobertos de branco o que pode ser, como fosse uma capa. Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Esse coberto de branco que você se refere é na radiografia de tórax?
  3. Delzenir

    Uma pessoa q já está sendo tratada com antibióticos por causa da pneumonia,pode contrair gripe ou resfriado durante o tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se ela tiver contato com alguém gripado ou resfriado, sim.
  4. Julio

    Pneumonia causa alteração nos leucócitos? Está em 13 mil

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, pneumonia é uma causa comum de leucocitose (aumento do número de leucócitos no sangue).
  5. Joice
    Dr a pneumonia causa dores fortes na nuca?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é um sintoma habitual.
  6. Sonia
    Excelente artigo dr, extremamente esclarecedor, abrangente! !!estou tendo dores estranhas que começaram com uma dor na altura das nádegas, para as costas refletindo no lado direito do pé da barriga, deixando minha perna dormente!a perna está melhorando, mas a dor no pé da barriga não, tentei marcar médico com urgência mas só em maio, o que faço até lá. ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Isso tem toda a cara de problema na coluna. O ideal era tentar ser vista por um médico antes.
  7. Flaviane Oliveira
    Olá Dr.Fui diagnosticada com Pneumonia, o medico me recitou levoflixacino 500mg por 10 dias. Já estou no quarto dia de tratamento…O Catarro regrediu mais a Tosse não isso é normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      A tosse pode ser o último sintoma a desaparecer. Se você acha que está melhorando, não se preocupe.
  8. Tony
    Dr. tive uma broncopnemonia e tomei levoflixacino 1 comp e meio 750mg por 7 dias.
    Curou mas estou com muito efeito colateral do antibiótico.
    Inflamação no ombro, manguito rotator, cotovelos, e muita dor na cabeça do femur. Insonia também. Estou mal. Faz 30 dias que fiz o tratamento e sinto tudo isso. Tenho 35 anos e sempre pratiquei exercícios. Isso é efeito colateral do antibiótoco? Isso passa?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Não me parece que seja do antibiótico.
  9. Sabrina Santos Pereira
    Doutor,tou com falta de ar,dor nas costas,sem fome,desanimo e já tive pneumonia uma vez quando eu era criança e estes sintomas pode ser uma pneumonia?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se tiver febre é uma boa hipótese.
  10. Camila
    Doutor, estou com um catarro na garganta há mais de um mês, fico escarrando sempre e sai amarelado, essa semana escarrei com sangue umas duas vezes, e tem me dado febre intensa a noite, pode ser pneumonia?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pneumonia não costuma ter um curso assim tão arrastado, com 1 mês de evolução. Porém, tuberculose pode ser assim. Tem que procurar um médico e fazer exames.
  11. ENFERMAGEM UNIRON
    Dr. Pedro, o que é cisurite?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Cisuras são as áreas que dividem os lobos dos pulmões. A cisurite é uma inflamação dessa região.
  12. Luiz Guilherme
    olá D.Pedro estou com muita tosse dor no peito e com umas pontadas nas costas….Pode ser Pneumonia?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É uma das possibilidades.
  13. Grace Simão
    Dr. Pedro, bom dia.
    Estou com tosse seca, não tive febre, apenas uma tosse seca e dor lombar.
    O médico ouviu meu pulmão, e disse que não era nada.

    Porém essa tosse não passa, pela manhã há catarro.

    Pode ser pneumonia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pneumonia só com tosse seca e sem febre é pouco provável.
  14. Clara
    Fico orgulhosa em ver o grau mental esclarecedor e principalmente o compromisso, a partilha de seus conhecimentos e seu tempo com os demais!
  15. Ane Rodrigo
    ola,meu filho teve pneumonia duas vezes do lado esquerdo ,no ano passado,agora esta com tosse com catarro amarelado sem febre pode ser pneumonia novamente?e possivel ter pneumonia sem febre?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pneumonia sem febre é pouco comum, mas não é impossível.
  16. Kaynan Rubens Rodrigues
    olá doutor , eu tive gripe forte seguida de febre e muita tosse e com dor nas costa . quase todos esses sintomas eu melhorei menos da dor nas costa que me encomoda muito!! pode ser pneumonia? agradeço desde já !! ( lembrando que a dor nas costa fica mais forte quando eu tosso ou espirro !
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se dor piora também com o movimento do tronco pode ter origem muscular pelo esforço da tosse. Se não, pode ter alguma inflamação da pleura. Só fazendo a radiografia do tórax para saber se há algo de errado.
    2. Gabriel
      Eu estou com pneumonia e sinto estes mesmos sintomas
  17. agda
    oi doutor,estou com febre alta ,dor no corpo,e cala frios.fui ao médico ele disse que tem um sujinho no pulmão,significa pneumonia?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Como “sujinho no pulmão” não é um termo médico, isso pode ter diferentes significados. Pela história pode realmente ser pneumonia, mas não consigo saber exatamente o que ele quis dizer com isso.
  18. amorim
    sair au ar frio da noite piora o sitoma da pnemunia que ainda estar em tratamento
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O frio favorece a disseminação de germes e atrapalha o funcionamento sistema imunológico das vias respiratórias. Não é recomendado o paciente com nenhuma infecção respiratória se expor ao frio.
  19. Michele Mayra
    Olá Dr Pedro, estou com variações na pressão, dor no peito, costas e falta de ar. Pode ser um sinal de alerta para fazer exames que detectem a pneumonia?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se você não tem febre, tosse ou queda do estado geral, é pouco provável que seja uma pneumonia.
      1. PAULA RENATA
        Toda pneumonia dá febre?
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Na maioria dos casos, sim, mas nem sempre.
  20. silvana maria
    Doutor Pedro por favor pode um medico disser que alguém esta com pneumonia somente pela escuta e o quadro de febre ,vomito e tosse , mas sem fazer um RX? E se assim for posso eu fazer um RX ja estando quase terminando os remédios passados ? Sou muito alérgica isso tbm influencia me deixa mas predisposta a ter pneumonia? O que deve fazer ? Obrigado desde já.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A radiografia ajuda, mas não é imprescindível para o diagnóstico.
  21. Mario
    Dr. Pedro, fui diagnosticado com pneumonia é há 3 dias venho tomando antibiotico, a febre ja baixou, como tenho me sentido um poucomelho, rmas ainda tenho tosse e um intenso suor noturno, principalmente na cabeça. Isso é normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A tose é comum demorar mais a sumir. O suor noturno é que é estranho. Mas se você está se sentindo melhor, a princípio o tratamento deve estar funcionando.
  22. Meceis Batista
    ola dr.pedro pegar sol forte piora a pneumonia
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Excesso de sol pode piorar qualquer infecção.
  23. Publio Dias
    ola doutor como vc associa pneumonia le ??? por que eu estou com uma leve dificuldade de respirar só a noite e de manha com catarro pode ser pneumonia ?????
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pneumonia le? Não entendi.
  24. Marcelo Rodrigues
    Bom dia Drº. Pedro, caso o paciente fique em observação e tem a sua melhora visível em um ou dois dias, ele já pode receber alta e continuar o tratamento em casa, ou tem que ficar os mínimos 8 dias?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode continuar o tratamento em casa.
    2. marcia
      ola dr. moro no exterior e estou ha 2 dias internada com pneumonia. estou com dores terriveis pelo corpo todo e estou só no soro. o medico nao deu nenhum remedio para dor . é assim mesmo? ou tenho que aguentar essa dor? me ajude obrigada!
      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
        Nenhum paciente precisa ficar sentindo dor. Explique sua situação e peça ao medico um analgésico.
  25. Pâmela
    Olá Dr. Estou gravida de 7 meses e meio e depois de 10 dias com tosse com catarro e falta de ar fui ao pneumologista, que me indicou cefalexina 1g de 6 em 6 hrs, por 10 dias. Disse q se em 5 ds se não estivesse melhor devia procura-lo. Amanha completa os 5 dias e ainda estou com um pouco de dor nas costas, catarro e se faço mto esforço (se mexer , falar mto) me da falta de ar… Será q ja era pra ter passado todos estes sintomas? Este remedio pode fazer mal pro bebe? Me ajude!! Obrigada.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não, cefalexina não faz mal ao bebê. Mas ele não é necessariamente o melhor antibiótico para uma pneumonia.
  26. lucia
    tive bronquite faz um mês mais ou menos agora estou com tosse outra vez sera que tenho que tomar antibiotico de novo.obrigada.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se estiver novamente infectado, sim.
  27. Ana Paula
    Estou ja a 3 dias com febre alta , dor ao tossir , tosse seca , calafrio , sem vontade de comer e dor no corpo , isso é pneumonia ?
    Obrigada
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode ser.
  28. Fernanda Nonato
    Boa Tarde! Estou com muita tosse e sentindo um pouco de falta de ar, nesse periodo tive febre de 3 a 4 dias, isso pode ser um principio de pneumonia? Obrigada
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Princípio de pneumonia é um termo que não usamos. Ou é pneumonia ou não é. Uma pneumonia pode estar no princípio e já ser bem grave. Você pode ter uma pneumonia branda ou uma pneumonia grave, esteja ela no princípio ou não. No seu caso, se você tem tosse, falta de ar e febre, já tem todos os sintomas típicos de uma pneumonia. Procure atendimento médico.
      1. Fernanda Nonato
        Ok! Obrigada Dr. Pedro Pinheiro
  29. Amanda
    Fiz tratamento por pneumonia e já nao tenho mais sintomas, exceto tosse pouco produtiva. É assim msm ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A tosse pode demorar um pouco mais a sumir. O importante é você estar se sentindo melhor.
  30. Hellyete
    Parabéns pelo site, foi de grande ajuda.
  31. daiane brito
    Oi Dr olha meu filho ja teve peneumonia e agora teve novamente mas desta vez ele ñ aprezenta febre dores e nem indiposicão alguma mas ele aprezenta um quadro viral muito forte inclusive ele cansa muito estou uzando alguns antibioticoa .
    a minha pegunta é. É possivel ter peneumonia sem apresentar dor febre indisposicão?
    peneumonia pode levar a orte?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      1- Não é o mais habitual pneumonia sem febre e sem queda do estado geral, mas não é impossível.
      2- Sim, se não tratada adequadamente, a pneumonia pode levar à morte.
  32. Evanildo Araújo dos Santos
    Olá, Bom dia!
    Dr. Pedro em primeiro lugar é um prazer manter esse contato.
    Vou fazer uma apresentação na Escola sobre “Pneumonia”. Desejo saber do Senhor porque algumas bactérias estão se tornando cada vez mais resistentes ao uso de certos antibióticos no combate a essa patologia? A apresentação vai acontecer no dia 21/08/13. Aguardo resposta por e-mail. Muito Obrigado, fique com Deus.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      A resistência aos antibióticos não ocorre só na pneumonia, ela é geral. A principal causa é o uso indiscriminado e pouco criterioso de antibióticos.
  33. Rosangela
    Dr boa tarde!
    Fui diagnosticada com pneumonia, fiquei enternada por 4 dias e agora terminei o último antibiótico oral hoje. Mas tenho muita dor nas costas e fiz um rx ontem a Dra disse q está normal. Porque tenho dores na coluna será? Tossia bastante durante esses dias e ainda tusso.Me ajude
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Pode ser lesão muscular pela tosse.
  34. AMANDA
    Ola Dr Bom acabei de receber a noticia da medica que meu irmao de 8 anos esta com pneumonia e esta sentindo muita dor no peito ele nem consegue andar direito de tanta dor, eu estou mtu preocupada e a medica so passou um antibiotico . Sera que isso pode ajudar tenhu medo de piorar por favor me ajude
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Em geral, não é preciso mais nada para tratar pneumonia além do antibiótico.
  35. osni lima
    dr.obrigado agora posso ficar mais tranquilo…muito util esses procedimentos
  36. Róger Melo
    Muitíssimo útil o site Dr.
    Está de parabéns!!!
  37. marcela
    meu marido esta com penomonia fas 1mes emeio ficou emternado 20 dias e nao melhorou agora e pra ele faser drenagem no pulmal qual e o antibiotico que ele deveria tomar porque ate hoje nao deran nada pra ele tomar e ele semte muita dor e febre por favor me ajudem
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Marcela, não posso prescrever antibióticos à distância e sem conhecer o caso. Seria muita irresponsabilidade minha.
  38. Luciano serra
    Porque nao posso trabalhar?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Porque pneumonia é uma infecção grave. Se você tem mesmo pneumonia deveria estar em casa de repouso.
      1. Rayane Richart
        Ooi

        eu tenho 9 anos. Minha mãe esta com dor em todo o corpo dela e ta com gripe oque é isso??

        1. Avatar de Pedro Pinheiro
          Pedro Pinheiro
          Rayane, em quadros de virose é comum a gente ter dor no corpo. Isso por si só não significa nada de mais.
  39. Luciano serra
    Ola doutor estou com peneomonia e trabalho em uma clinica ortopedica tem um colega que esta com turbeculose isso pode agravar a minha situaçao obrigado.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Quem tem pneumonia não deveria estar trabalhando. E se o seu colega tem tuberculose ainda em fase contaminante, também não.
      1. Luciano serra
        Tenho um filho de sete anos e etou com medo que ele pegue tambem
  40. guilherme
    Parabéns pelo site! Simplesmente espetacular seus artigos. Minha avó há algum tempo pegou essa bactéria pseudonoma aeruginosa e nenhum médico que ela consultou ligou a tosse dela a um princípio de pneumonia e que isso estava diretamente ligado a essa bactéria. Agora, que li mais este artigo, me sinto mais motivado, pois ela está tomando um antibiótico que é potente no combate a pseudomona…
  41. Cinthia R
    Olá Dr.Pedro, tudo bem? Quando eu era um bebê, minha mãe disse que eu “peguei” princípio de pneumonia. Sempre quando meu peito fica frio, eu tusso. O Sr. acha que isso realmente tem algo a ver? Agora mesmo, minhas costas estão frias, e e só colocar um casaco que a tosse pára.

    Obrigada
    :)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não deve ter relação.
  42. David Costa
    Prezado Dr. Pedro,
    Fui diagnosticado com pneumonia “leve”. No meu prédio existe uma infestação de pombos devido a um vizinho inconsequente que os alimenta.

    Pergunto: Pode haver alguma relação entre pneumonia e aves como pombos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode, mas é um tipo de pneumonia diferente, causada por fungos.
  43. Rafaella
    Oi Dr. Pedro Pinheiro… Estou com tosse faz um mês e uma gripe que não passa… Estou com medo de ir ao médico e ele simplesmente dizer é uma gripe como sempre dizem… mas também estou com medo de ser alguma coisa mais grave… O que eu faço espero mais um pouco ou vou ao médico?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Vá ao médico.
  44. Paula Regina Mendes Sampaio
    Gostei muito deste site,é tudo bem detalhado e não deixa dúvidas.Pelo menos pra mim,muito bom mesmo parabéns.Agora só vou fazer minhas pesquisas e curiosidades no MD.Saúde.Não dá nem vontade de sair deste site,aborda muitos temas interessantes
  45. Ilaine Ramos
    Ola.. Pedro, plis!!!

    Senti um cansaço.. e procurei um profissional da saúde.

    Tive um diagnostico de Pneumonia…comecei um tratamento com antibiotico e inalação…porem eu nao sinto nada..estou com uma tosse seca…mais nada..o que devo fazer me encaixo na Pneumonias atípicas ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A tosse seca pode ser só residual. Se você se curou mesmo, ela deve desaparecer com o tempo.
  46. ANA PAULA
    Ola bom dia a minha filha está com pneumonia fiz o tratamento com amoxilina por 12 dias quando o remedio acabou ela continuou a tosse eo cansaso no peito e sentindo dor no peito sera que ela ainda está com pneumonia.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Só sendo reavaliada pelo médico pra saber.
  47. Marcelo Pardo
    Parabéns pelo excelente trabalho de socialização do saber. Encontrei seu texto após pesquisa sobre o tema, em função de uma tosse que tende a surgir quando estou mais exposto ao ar condicionado. Minha casa é muito úmida e desconfio de problemas com os fungos que nesta época do ano em minha cidade, costumam se proliferar pelas paredes.
  48. vinicius
    Tosse com pouca secreção durante 20 dias e dores nas costas, podem sintomas da pneumonia tambem?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Poder sempre pode, mas 20 dias já é muito tempo de evolução. A pneumonia não é uma infecção tão arrastada assim. Ela costuma ficar bem grave em poucos se não tratada.
  49. disqus_xEIOrZHSYk
    Ola meu nome é Regina Célia tive pneumonia e ja tomei to medicamento nao sinto mais nada como saber se estou curada obrigado.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não ter mais sintomas é um sinal de cura
  50. sandra fernandes
    ola Dr Pedro, sou enfermeira e trabalho em USF. Gostaria de te parabenizar pelos excelentes conteúdos do site, e principalmente pela forma que vc os trata usando palavras e textos de fácil compreensão a todos. E tb deixo aq meu elogio a vc, me parece q além de bonito, inteligente é simpatico. bjoss
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      :D
  51. Nancy F. Fontana
    Bom dia doutores. meu marido tem 63 anos é diabético, e foi diagnosticado pneumonia, ha 5 dias está tomando antibiótico e a febre continua, não com tanta frequência como os dois primeiros dias, mas ainda não melhora, minha pergunta é, esta quadro está dentro da recuperação normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Com 5 dias de antibióticos já era para haver uma melhora nítida.
  52. Bárbara Oliveira
    Olá Dr. Pedro! A pessoa com pneumonia pode se alimentar normalmente?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se estiver em boas condições, sim.
  53. Rosangela Vieira
    Estou com mesmo caso meu marido foi diagnosticado com pneumonia esta fazendo a medicação venosa por 7 dias o medico viu rx e exames de sangue deu alteração vhc e uma mancha no pulmão ele disse ser pneumonia só q nem tem febre nem tosse nem dores só falta de ar que costuma pior a tarde para noite ja passei ele em mais medicos por que acho que não é mais 2 disseram ser pneumonia 1 disse ser tuberculose e pneumologista disse não ser nada(mesmo vendo rx) é possivel ser pneumonia mesmo sem os sintomas comuns?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Possível até é, mas não é comum.
  54. leidson souza
    e normal quando tem pneumonia urina muito escuro e a barriga fica inchada ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  55. Daniella
    Excelente artigo. Nós- vitimas do SUS, podemos “nos socorrer” atraves disto, ao estarmos mais informados… Obrigado Dr. Pedro
  56. jorge rosa de menezes
    olocando calor em cima do pulmão, prejudica quem está com pneumonia
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não, mas também não ajuda.
  57. Gabriel
    Dr. por favor , minha mae ta com pneumonia.. ela tomo todas as medicação .. mais continua com falta de ar cansada e com tose.. e isso ja faz mais de 1 mes ! ela ja tomo 14 injeção e muitos remedios e continua um pouco doente , nao como antes.. mais ainda ta de cama.. oque fazer ?? ja foi varias vezes no medico
  58. Eni
    gostaria de saber se alguma batida forte no peito ou nas costas pode causar pneumonia
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  59. Ellaananda
    descobri que estou com pneumunia mais ja estou em tratamento eu treino boxe e malho tem algum problema
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Durante o tratamento o ideal é fazer repouso.
  60. Mariane Campagnoli do Couto
    oi minha filha tem 2 anos e ela ta tomando amoxilina+ clauvulanato de potassio,para infecçao na garganta, ela ja tomou 3 doses, mas é só acabar o efeito do antitermico e a temperatura dela vai para 38,6, ta normal? ainda nao deu tempo do antibiotico fazer efeito?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É preciso esperar 48-72 horas para avaliar o efeito do antibiótico.
  61. Elaine
    diarreia é normal ter na peunamonia??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode ocorrer.
  62. Junior
    Tenho pneumonia sempre. Cerca de 5 x nos ultimos 4 anos. O que posso fazer pra melhorar o meu sistema imunologico?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Nem sempre a culpa é do sistema imunológico. É preciso investigar o motivo primeiro.
  63. Luana Castro
    Queria saber se pneumonia é transmissível entre as pessoas.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A maior parte delas, não.