Diferenças entre artrite e artrose

Atualizado em

Introdução

Artrite e artrose são doenças distintas, com causas e tratamento diferentes, porém com sintomas que podem ser muito semelhantes, o que costuma causar alguma confusão, fazendo com que as duas condições, que realmente são parecidas, sejam erradamente tratadas como uma patologia única.

Grosso modo, podemos definir a artrose como uma doença que provoca degeneração da articulação, enquanto que artrite é uma doença que provoca inflamação da articulação.

Neste texto vamos procurar explicar de modo simples o que é artrite e o que é artrose, destacando as suas diferenças.

O que é uma articulação?

Antes de explicarmos a diferença entre artrite e artrose precisamos esclarecer o que é uma articulação, já que esta é a estrutura comprometida em ambas condições.

Chamamos de articulação toda região onde há conexão de dois ou mais ossos distintos, como, por exemplo, as articulações dos joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, ombros, etc.

As articulações ao longo do corpo não são todas iguais. Algumas articulações são conectadas por um tecido fibroso, que cola um osso ao outro, tornando-os imóveis, como no caso dos ossos do crânio (veja ilustração abaixo).

Articulações do crânio

Há também articulações que são ligadas por cartilagens e permitem uma pequena mobilidade, como os discos vertebrais que unem as vértebras da coluna.

Porém, os tipos de articulação mais famosos são as articulações móveis, que normalmente são ligadas por uma cartilagem e uma bolsa cheia de líquido (líquido sinovial), permitindo amplo movimento dos ossos com mínimo atrito entre eles, como é o caso do joelho, cotovelo, ombros, etc.

O que é artrite?

Na ilustração ao lado, mostramos em cores diferentes todos os ossos do crânio. Notem como eles estão grudados entre si e não se movem. A exceção é a articulação que liga a mandíbula ao osso temporal (têmpora), chamada de articulação temporomandibular (ATM). Esta articulação é obviamente móvel, caso contrário não seríamos capazes de abrir e fechar a boca para falar e mastigar, por exemplo. Esta articulação possui sinóvia, ou seja, cartilagem e líquido entre os ossos, permitindo sua mobilidade.

Artrite é o nome que damos quando há um processo inflamatório das articulações; falando de modo mais simples, quando uma ou mais articulações estão inflamadas. Se você não entende bem o conceito de inflamação, sugiro uma rápida pausa para a leitura do texto: O QUE É INFLAMAÇÃO? O QUE É UM ABSCESSO?

Os principais sintomas da artrite são dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade para mover uma ou mais articulações.

Existem várias doenças que podem cursar com artrites, entre elas podemos citar:

Chamamos de poliartrite quando 4 ou mais articulações encontram-se inflamadas ao mesmo tempo. As poliartrites costumam ocorrer em doenças sistêmicas como no lúpus e na artrite reumatoide. Monoartrite é quando apenas uma única articulação apresenta inflamação; ocorrem geralmente na gota ou na artrite séptica (artrite infecciosa).

A causa mais comum de artrite, porém, é a artrose. É dela que vamos falar a seguir.

O que é artrose?

A artrose, também chamada de osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, é uma artrite que ocorre por degeneração das cartilagens das articulações. A cartilagem é um tecido que serve como “almofada” ou “amortecedor” entre dois ossos.

Artrose
Artrose

Dos mais de 100 tipos de artrite conhecidos, a osteoartrose é o mais comum. Ela pode acometer qualquer articulação que tenha cartilagem, porém, na maioria dos casos a doença ataca as articulações das mãos, joelho, quadril e coluna. A osteoartrose pode acometer uma ou várias articulações ao mesmo tempo.

A degeneração da cartilagem na artrose ocorre geralmente pelo envelhecimento da mesma. Podemos dizer que ela vai “gastando” ao longo dos anos, até o momento que os ossos passam a entrar em contato direto um com outro, fazendo com que o atrito dos movimentos também leve a lesão destes.

Este processo de destruição da cartilagem, e posteriormente dos ossos, causa incapacitação da articulação afetada uma vez que qualquer movimento torna-se muito doloroso.

Além da idade, outros fatores contribuem para o aparecimento das artroses, tais como a genética, obesidade, diabetes, hipotireoidismo, etc.

Todas as causas de artrite citadas anteriormente também podem acelerar a destruição das cartilagens, podendo causar osteoartrose precocemente. Outro fator importante são os traumas nas articulações.

A osteoartrose é uma doença progressiva e sem cura; quanto mais insultos sofrerem as articulações ao longo da vida, mais cedo ela se manifesta. Uma vez destruída, a cartilagem não se regenera.

Para saber mais sobre artrose, leia: ARTROSE | Causas e sintomas

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

28 comentários em “Diferenças entre artrite e artrose”

  1. Dr. Pedro, boa noite. Tenho, além de outras coisas, osteoartrose, com dores nas mãos, braços. Tenho, porém micro albuminúria.Parece que os anti-inflamatórios atacam os rins. Que medicação eu posso tomar para aliviar as dores? Peço sua ajuda, doutor.

    Responder
    • Se você tem doença renal, os anti-inflamatórios são realmente contra-indicados. O ideal é que você vá a uma consulta da dor para que a medicação analgésica seja prescrita de forma individualizada para o seu caso.

      Responder
  2. Dr.boa noite minha mãe sente dores na mão direta nas juntas dos dedos, e o dedo anular quando ela fecha a mão prende e não volta, fica curvado e quando ela tenta esticar dói muito, o que pode ser , artrite ou artrose ?

    Responder
  3. Boa noite Dr Pedro eu estou com uma duvida? Eu fui fazer uma ressonançia magnética ao joelho drt e eles verificaram um apreçiavel alongamento da ligamentoplastia com pronunçiada inflexão posterior e provavel destacamento ou rotura parçial.E tambem verificaramsinais de exérese e fragmentaçao do menisco interno.a duvida é um ortopedista diz que tenho que ser operado ao menisco e tenho uma pequena rotura no ligamento e outro diz que nao e está tudo bem mandou me trabalhar com uma incapacidade de 30%

    Responder
  4. olá tenho 15 anos e sofro de dores horríveis no punho nas mãos nas pernas na coluna .. fiz um exame e deu prova do látex positivo vhs e aslo alterados o medico do laboratório falou que eu tenho dois tipos de reumatismo , e parece que meus dedos da mão estão ´´entortando´´ estou tentando achar um reumatologista so que todos so terão vaga a partir do dia 28 quais tipos de reumatismo eu poderei ter ? obs; as dores nas pernas começaram de pois de uma crise que eu fiquei 4 dias sem conseguir andar os medicos não descobriram o que era desde já obrigado

    Responder
  5. EU tenho artrose na coluna,e ernia na coluna lombar ja fui no ortopedista ele passou dexar cinturim ealginac de1000mg ja tomei ja esses remeio o q devo fazer as dores as vezes ta vindo eu continuo tomando esses remedio de novo;por favor me responda

    Responder
  6. olá ! Dr tenho dor no metacarpofalangeano do indicador. As vezes sinto uma dorzinha de leve no metacarpofalangeano da mão esquerda. Não tenho rigidez, não tenho inchaço, nem vemelhidão. Exames de RX e laboratoriais para reumatoide deram não reagente. Tenho cervicobraquialgia. Poderia ser em decorrencia da medsma ?

    Responder
  7. olá Dr.pedro…gostaria de saber quais as consequencia de uma artrose na coluna,e se será necessário uma cirurgia.O que o Sr. aconselha?

    obrigada…

    Responder
  8. Tenho artose em todas as articulações do meu corpo, a mais de 5 anos, não tomo nenhum medicamento pois sou alérgica a antinflamatórios, tenho 50 anos, o que posso fazer para aliviar as dores e para diminuir o progresso da doença?

    Responder
  9. Dr.Pedro,venho sofrendo a dois anos,mais ou menos,com dor no tornozelo esquerdo.Ele está sempre muito inchado.Já visitei vários ortopedistas e fiz vários exames.Uns dizem que tenho artrose,outros querem operar alegando que há rompimento de tendões,porém, nunca sofri nenhum trauma no mesmo.Não sei mais o que fazer,pois há dias que mal posso andar. Gostaria de uma opinião sua a respeito do problema..Obrigada. (srcerri@gmail.com)

    Responder
  10. Dr Pedro estou grávida de 6 meses, e venho apresentando dores nas mãos e um dedo da mão esquerda vem apresentando dificuldade e abrir e fechar, geralmente ocorre pela manhã, será se é normal pela gravidez ou pode ser artrite ou artrose??? tenho 29 anos e nunca tive esses sintomas, mas a minha mãe tem. Qual a sua indicação???

    Responder
  11. Olâ Dr. Pedro a minha mãe sente muita dor no joelho e é muito inchado ela quase não consegue andar por causa das dores o médico disse que é Astrose, o que fazer para ela aliviar as dores..

    Responder
  12. Boa Noite Dr. Pedro,

    Gostaria de saber se artrite e artrose podem ser diagnosticada juntas em um paciente. Minha mãe esta indo ao médico e foi diagnosticada com artrite reumatoide  e artrose, ficamos confusas se é possível as duas doenças juntas em único paciente???

    Aguardamos seu retorno, obrigado!

    Responder
  13. subiu  tipo um carosso  na minha mão perto do punho doi muito e as vezes sinto dificuldade ao movimenta será q pode ser atrose

    Responder