Síndrome dos ovários policísticos: sinais e tratamento

Atualizado:

Tempo estimado de leitura: 4 minutos.

O que é ovário policístico?

A síndrome dos ovários policísticos (SOP), também chamada de síndrome dos ovários micropolicísticos (SOMP), é uma doença caracterizada pela presença de múltiplos cistos nos ovários, associados a uma desregulação do ciclo ovulatório e dos hormônios femininos.

Cisto é uma espécie de saco formado por uma fina membrana, contendo líquido ou ar em seu interior. É como aquelas bolhas que surgem na pele após uma queimadura ou no pé após o uso de sapato desconfortável. O cisto é uma estrutura fechada que não tem comunicação direta com o tecido no qual ele está inserido.

Para entender por que surgem vários cistos no ovário é preciso primeiro conhecer o ciclo ovulatório normal. Vamos resumi-lo:

Ciclo menstrual normal

O ciclo da ovulação ocorre por uma sequência de eventos desencadeados pelo cérebro, ovários e útero, que ocorrem em média uma vez a cada 28 dias (em algumas mulheres este ciclo é maior, em outras, menor). O ciclo ovulatório é controlado basicamente por 4 hormônios, dois deles, FSH e LH, produzidos pela glândula hipófise do cérebro, e outros dois, estrogênio e progesterona, produzidos pelos ovários.

Ovário policístico
Ovário policístico e ovário normal

Durante a primeira metade do ciclo, o cérebro produz o hormônio FSH, que estimula o ovário a desenvolver vários folículos (um tipo de cisto). Na presença do FSH, os folículos começam a se desenvolver, crescendo e amadurecendo. Sete dias após o início do ciclo, é possível detectar na ultrassonografia do ovário vários folículos medindo entre 9 e 10 milímetros.

Estes folículos ovarianos começam a produzir estrogênio. Conforme os níveis de estrogênio vão crescendo, um dos folículos se torna dominante, desenvolvendo-se mais rápido que os outros, que param de crescer e começam a involuir. Este folículo dominante é quem liberará o óvulo no momento da ovulação.

O pico na produção de estrogênio ocorre um dia antes da ovulação. No momento de concentração máxima do estrogênio, outro hormônio da hipófise é liberado, o LH. Estamos agora exatamente no meio do ciclo, ao redor do 14º dia em casos de ciclos menstruais de 28 dias. 36 horas após a liberação do LH, ocorre o rompimento do folículo dominante e a liberação do óvulo.

Após a ovulação, o ovário produz estrógeno e progesterona, que preparam o útero para a implantação e possível gravidez. Se o óvulo não for fecundado, ele é absorvido e a produção de LH, estrogênio e progesterona é interrompida. Sem estes hormônios o útero descama, surgindo assim a menstruação.

Portanto, a menstruação é um sinal que a mulher ovulou mas não foi fecundada.

Para ler sobre o ciclo menstrual com mais detalhes sugerimos dois textos:

Ciclo menstrual na SOP

Nas mulheres com SOP, os folículos que surgem devido à ação do FSH são incapazes de crescer até um tamanho que provocaria a ovulação, não havendo, portanto, o desenvolvimento de um folículo dominante. Sem o folículo dominante, não ocorre ovulação nem estímulo para os folículos restantes involuírem, havendo acúmulo progressivo dos mesmos, fato que é responsável pelo aspecto policístico que os ovários adquirem.

A ausência de ovulação e a presença constante de folículos desregula todo o ciclo de produção de FSH, LH, estrogênio e progesterona. A mulher com ovário policístico pode não ovular por vários ciclos, o que é facilmente perceptível pela natureza irregular das suas menstruações.

O que causa a síndrome dos ovários policísticos?

Não se sabe bem ao certo o que provoca a SOP. É provável que a mesma seja o resultado da associação de fatores genéticos e factores ambientais. Cerca de 10% das mulheres possuem a síndrome dos ovários policísticos em algum grau.

A influência genética é forte. Mulheres com ovário policístico frequentemente possuem uma mãe ou irmã também com a doença. Pesquisadores ainda estão à procura dos genes responsáveis pela doença.

Um achado muito comum nas mulheres com síndrome dos ovários policísticos é um aumento dos níveis de testosterona, o principal hormônio masculino. Outra alteração comum é a resistência a insulina. A paciente produz insulina normalmente, mas os seus tecidos são resistentes a sua ação, causando uma alteração nos valores de glicose no sangue.

Sintomas

A síndrome dos ovários policísticos é chamada de síndrome porque possui um conjunto de sinais e sintomas que podem ou não estar presentes.  A doença pode ser mais branda em algumas mulheres e mais exuberante em outras.

As principais características da SOP são a menstruação irregular, que é provocada pelos ciclos anovulatórios (ciclos menstruais em que a mulher não ovula), infertilidade, obesidade, aumento dos pelos e acne. Laboratorialmente é comum encontrar níveis elevados de glicose no sangue. Em cerca de 10% dos casos, a alteração da glicose sanguínea é suficiente para causar diabetes mellitus tipo 2.

O excesso de testosterona, chamado de hiperandrogenismo, é responsável por alguns dos sinais e sintomas típicos da síndrome dos ovários policísticos. Hirsutismo é o nome dado à presença de pelos nas mulheres em locais com características masculinas. Os pelos costumam surgir acima do lábio superior, no queixo, ao redor dos mamilos e abaixo do umbigo. As mulheres também podem apresentar uma calvície com padrão masculino. O excesso de hormônios masculinos também é o responsável pelo aumento da oleosidade da pele e surgimento da acne (cravos e espinhas).

A dificuldade para engravidar é muito comum nas mulheres com a síndrome. Os frequentes ciclos anovulatórios são a causa dessa dificuldade. Muitas das pacientes com SOP acabam precisando de tratamento para infertilidade para conseguir engravidar.

A ausência de ovulação e as alterações hormonais da SOP aumentam o risco do desenvolvimento do câncer do endométrio, que é a parede interna que reveste o útero.

Outro achado comum na síndrome dos ovários policísticos é a síndrome metabólica, caracterizada per excesso de peso, resistência à insulina, níveis elevados de colesterol e hipertensão arterial. Pacientes com síndrome metabólica têm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Acantose nigricans é o nome que damos ao aumento da pigmentação da pele nas regiões da nuca, dobras cutâneas, articulações ou cotovelos, que se tornam mais escuras. É um achado típico nos pacientes obesos e com resistência à insulina.

Outras alterações comuns são a apneia do sono e esteatose hepática.

Tratamento

Não existe cura para a síndrome dos ovários policísticos. Porém, há tratamentos efetivos que conseguem controlar bem os sintomas da doença.

O tratamento é geralmente direcionado para os sintomas mais exuberantes. Nas mulheres com hiperandrogenismo, o uso de pílulas anticoncepcionais ajuda a diminuir a produção de hormônios masculinos. O Acetato de ciproterona, hormônio presente na pílula Diane, tem uma boa ação antiandrogênica.

Se não houver resposta esperada após 6 meses de pílula, um diurético chamado espironolactona pode ser usado, por ter também atividade antiandrogênica, principalmente na pele, inibindo o hirsutismo. Outra droga com efeito antiandrogênico que pode ser usada é a Finasterida. Também existe um creme chamado Vaniqa, que pode ser aplicado na pele, pois inibe o crescimento de pelos.

O uso de anticoncepcionais, além da parte estética, também é importante para regularizar o ciclo menstrual, diminuindo os riscos de câncer do endométrio. A pílula também age contra a acne.

A metformina é uma droga antidiabética muito usada na SOP, pois ajuda a controlar a resistência à insulina, ajustando os níveis de glicose sanguíneos. A metformina também ajuda a regular o ciclo menstrual.

Nas mulheres que desejam engravidar, o Clomid (citrato de clomifeno) costuma ser o medicamento mais usado para induzir ovulação. A metformina é frequentemente usada para aumentar a eficácia do Clomid.

A prática de exercícios físicos e a perda de peso são importantes, pois atuam melhorando a resistência à insulina, reduzem a produção de hormônios masculinos e protegem contra as doenças cardiovasculares.

Diferenças entre ovário policístico e cisto no ovário

O cisto de ovário e a SOP são doenças completamente distintas. Na síndrome dos ovários policísticos a paciente apresenta múltiplos cistos de tamanho pequeno, cerca de 5 mm (0,5 cm), espalhados pelos dois ovários. Geralmente estão presentes mais de dez cistos em cada lado.

Já o cisto de ovário é diferente. Ele é habitualmente uma lesão única e de tamanho maior, em geral, acima de 2 cm.

Se você procura informações sobre cisto simples de ovário, acesse o seguinte link: CISTO DE OVÁRIO – Sintomas e Tratamento.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Teratoma Teratoma de ovário: o que é, tipos, sintomas e tratamento
Cisto de ovário Cisto no ovário: o que é, causas, sintomas e tratamento
Doença inflamatória pélvica Doença inflamatória pélvica (DIP): sintomas e tratamento
Adenomiose Adenomiose uterina: o que é, sintomas e tratamento
Endometriose Endometriose: o que é, sintomas e tratamento
Mioma Mioma uterino: o que é, sintomas e tratamento
Papanicolau Exame Papanicolau [ASCUS, LSIL e NIC1, 2 e 3]
Colposcopia Colposcopia e biópsia do colo uterino
Pólipos endometriais Pólipos no útero (pólipos endometriais)
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

117 comentários em “Síndrome dos ovários policísticos: sinais e tratamento”

  1. O ovário policístico causa acne. Fui à dermatologista e ela disse para eu tratar o meu problema primeiro, porque a acne vem de dentro para fora. Estou tomando Glifage XR 500 mg. É normal a acne continuar, mesmo tomando remédio? Achei que na medida que fosse tomando, a acne desapareceria. O que posso fazer para amenizar esta situação? Mulher com acne é terrível, estou me sentindo péssima.

    Responder
  2. Sou fã, quem dera tivesse mais profissionais tão bem informados sobre essa e tantas outras doenças que aflige as mulheres. Tenho SOP, demorou muito tempo pra ser diagnosticada, sofro com cólicas infernais desde os 13 anos de idade, atualmente com 37 fui diagnosticada com adenomiose tbm. Estou com o Diu a mais de 6 meses e infelizmente ainda sangrando, quase diariamente.

    Responder
  3. Pouco tempo descobri que tenho micro policistos,e sai mesmo muito pelos e estou um seio maior que o outro .pode ser pelo exeso de hormônios?

    Responder
  4. Parabéns pela matéria!!
    Doutor tenho 29 anos e tenho cisto policistico tem 2 anos que não tomo nemhum tipo de contraceptivo e há 8 meses eu não mestruo o que acontece nesses casos

    Responder
  5. Tenho vários dos sintomas do ovário policístico, mas ao fazer o exame de transvaginal o medico disse que não tinha essa doença. Eu gostaria de saber se ela pode se desenvolver depois de um tempo ou se já se nasce com ela?

    Responder
    • A doença em si não evolui para quadros graves, mas há uma associação com obesidade, colesterol elevado e hiperglicemia, que podem aumentar o risco cardiovascular.

      Responder
  6. Olá, Parabéns pela matéria. Tenho uma duvida, estou querendo engravidar e tenho SOP e minha ginecologista me receitou o uso de Glifage XR 500mg, meu exames estão normais e nao sofro dos sintomas de SOP, qual a função desse medicamento, já que minha glicose é boa?

    Responder
  7. Olá, primeiramente parabéns pela matéria, gostaria de tirar uma duvida: Tenho SOP e meu ginecologista me indicou tomar o anticoncepcional Selene, estou menstruando seguidamente, sem pausa a 1 mês, e tomo todos os dias corretamente, isso significa que posso estar infértil?

    Responder
    • Enquanto você estiver tomando anticoncepcional você não vai engravidar. Agora, o correto é você ter uma menstruação regular, não é pra sangrar todos os dias.

      Responder
  8. Ola Doutor tenho ovario policisco parem nao tomo anticoncepcional e minha mestruacao vem certinho todos os meses só que nos meus dias fertil e no dia da ovulacao sinto colica e dores na lombar é normal ?

    Responder
  9. Boa Noite Doutor, eu tenho sop. já tento engravidar a quase 2 anos e nao consigo já tomei 3 meses de indução. qual seria o proximo passo

    Responder
    • Se você e seu namorado já foram investigados e a SOP é o único fator que está atrapalhando, talvez a inseminação artificial seja o próximo passo.

      Responder
  10. Eu tenho ovario policisto e estou tentando a muito tempo tentando engavidar,mas nao estou conseguindo sera por causa do ovario policisto.

    Responder
    • Não existe um tratamento único que sirva pra todo mundo. Você precisa ser avaliada pelo ginecologista para ele decidir qual é a melhor conduta para o seu caso.

      Responder
  11. Doutor sop , causa aborto ?
    Pois tive um aborto espontaneo com 4meses de gestacao , e nao sabia q tinha cistos , 2 anos depois que descobri que tinha micropolicistos me responda por favor abracos excelente texto !

    Responder
    • Em geral não costuma ser feito, mas não é impossível. O médico fez um exame ginecológico em você antes de indicar o ultrassom?

      Responder
    • O ovário policístico não impede gravidez. A questão do útero é que pode ser mais complicada. Tem que conversar com o seu ginecologista.

      Responder
        • Se a menstruação não vem é porque a mulher não está ovulando. Tem que tratar para conseguir engravidar.

  12. Dr. Pedro, existe alguma possibilidade de o ovusitol juntamente com uma dieta e exercício ser suficiente para uma mulher com sop tenha ciclos normais com ovulação?
    Obrigada.
    cumprimentos,
    Maria Inês guedes.

    Responder
    • A pílula anticoncepcional costuma ser o melhor tratamento para as mulheres com excesso de hormônio masculino.

      Responder
  13. Ola Dr. Pedro! Gostaria de saber qual a diferença de ovário policístico e a síndrome do ovário policístico e se os dois tem cura? Preciso saber com urgência.

    Responder
  14. ola Dr pedro tenho sindrome do ovario policistico to fazendo o tratamento com antconspsional e agora resolvi engravidar meu medico me receito o indux e o metformina isso ajuda ?

    Responder
  15. Bom dia doutor, minha filha tem 14 anos e ciclos menstruais muito irrregulares, duas a tres vezes num ano. Fez ultrassom e o medico disse que tinha inflamação no ovário. O que pode ser essa inflamação?

    Responder
    • Claudia, não faço a menor ideia do que ele quis dizer com inflamação do ovário. Pode ser tanta coisa. Essa pergunta você tem fazer a ele pessoalmente.

      Responder
  16. olá doutor quem tem ultero retoversso e ovarios policisticos pode engravidar? meu medico passou metformina,isso pode acontecer? fazia uso de AC desde os 15, mas a um ano parei de ovular.

    Responder
  17. Boa tarde dr. Tenho ovários micropolicisticos comprovada pela us. Mas menstruo normalmente todos os meses isso quer dizer que ovulo? So que tenho dificuldade eem engravidar. Pq será?

    Responder
    • Se você menstrua todo mês isso significa que você ovula todo mês. Não é por falta de ovulação que você não engravida. É preciso procurar outras causas.

      Responder
  18. Boa tarde, vou partilhar a minha angustia, tou sem menstruação há 8 meses, sempre fui mt irregular mas não a este ponto, já fui a varios medicos e já fiz analises, ecografias e nada de me ajudarem, dizem que tenho ovários policistico, quero muito engravidar como posso ultrapassar esta barreira??

    Responder
  19. Doutor descobri que tenho a síndrome dos ovários policísticos e não sei o que fazer… Sou magra, o meu período menstrual e muito irregular e me dá muitas dores… O doutor não me rresponder

    Responder
  20. Preciso de ajuda doutor descobri a 3 meses e não sei o que fazer tenho 20 anos e a síndrome de ovários policísticos está a me deixar preocupada

    Responder
  21. Bom dia Dr.Pedro,
    Eu estou com múltiplos folículos periféricos no ovário, estou tentando engravidar e não consigo,sendo assim meu medico me passou Indux,esse remédio faz mal?

    Responder
  22. Dr.Tenho a
    Síndrome ovários Policísticos,fique sem menstruar a 6 meses,e ja estou a um mês só menstruando.É normal?O que eu devo fazer?

    Responder
    • É comum haver períodos de anovulação na síndrome dos ovários policísticos. É preciso tratar para regularizar o seu ciclo.

      Responder
  23. Viviane

    boa tarde ,gostaria de saber se o remédio metformina é contra indicado para não diabético?fui diagnosticada com ovários micropolicisticos ,minha taxa de glicose está em 98mg.

    Responder
  24. Boa Tarde,
    descobri a algum tempo que tenho ovario policistico mais tenho uma duvida,antes de passar no geo comecei a tomar o cha uxi amarelo e unha de gato.mais agora começei o tratamento com diclin gostaria de saber se posso continuar tomando o cha sem atrapalhar o anticoncepcional??

    Responder
    • O problema dos chás é que eles não são substâncias controladas nem nunca foram devidamente estudados. Deste modo, é impossível saber exatamente quais substâncias estão presentes neles e quais são suas possíveis interações medicamentosas.

      Responder
  25. Um médico me receitou espironolactona 100mg+selene+glifaXR 500mg. Estou apreensiva de tomar tanto remédio por causa dos rins. Minha preocupa”cão faz sentido?

    Responder
    • A principio, ter cisto no ovário não impede a gravidez. Se for ovário policístico, pode atrapalhar um pouco, mas não impede.

      Responder
  26. Olá Dr. fiz uma US e foi detectado que tenho SOP onde meu ovário direito esta acima do normal a dra.falou que esta com 11 e o normal é de 3 a 9. Gostaria de saber se só um com problema faz eu não conseguir engravidar? E ela me receitou para tomar o remédio metformina (usado tbm p/ diabetes) e Diane 35 (3cxs). Pergunto: só com isso consigo normalizar minha menstruação e engravidar? Ela disse tbm que depois disso ela vai receitar o Clomifeno. É correto? Por favor me responda preciso mt dessas respostas.
    Obrigada.

    Responder
    • Não posso opinar à distância sobre condutas de outros médicos. Isso seria irresponsável e antiético. O que posso dizer é que todos os três medicamentos que lhe foram prescritos podem ser usados na SOP. Agora, se no seu caso específico esta é a melhor conduta, eu não tenho como opinar.

      Responder
  27. Bom dia Dr.
    Pode me dizer se na aproximação da menopausa, nessa irregularidade que é tipica, além de haver falhas de periodo menstrual, também pode ocorrer o contrário, ou seja, em vez de ciclos de 28 dias, termos ciclos de 14 dias?
    Obrigada pela ajuda!

    Responder
  28. Qualquer conduta tem que ser aprovada pelo ginecologista. Não tente fazer tratamentos para ovular ou engravidar por conta própria.

    Responder
  29. Dr. Minha menstruação é super desregulada. Se eu não tomar anticoncepcional, ela só vem espontâneamente 2 em 2 meses e até de 3 em 3 meses. Tomo pílula dsd os 15 anos por conta disso, mas estou cansada disso. Não quero engravidar, não estou tendo relação sexual e por isso queria dar um tempo com AC. Mas se eu fizer isso, os ovários enchem de cistos, fico toda inchada e cheia de espinhas pq a oleosidade da pele aumenta absurdamente. Já pensei em tomar clomid só pra me fazer ovular por uns meses e dar uma descansada da pílula. O que o sr. acha disso? Será que sou obrigada a ficar condicionada a pílula pra sempre??? Me ajude a raciocinar.

    Responder
    • Não faz muito sentido esse raciocínio do Clomid. Por que você não passa para o anticoncepcional injetável ou o adesivo? É menos trabalhoso. Converse com o seu ginecologista

      Responder