Citrato de clomifeno – Informações sobre Clomid®

Dra. Renata Campos

Atualizado em

comment 47 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é o clomifeno?

O citrato de clomifeno (Clomid®, Indux®, Serofene®) é uma substância que age como inibidor do receptor do estrogênio e é amplamente utilizado como indutor da ovulação. Para entender melhor seu modo de funcionamento, é preciso compreender certos aspectos da fisiologia feminina.

Os ovários são os órgãos reprodutivos da mulher, responsáveis pela produção de hormônios como o estrogênio e a progesterona. Estes hormônios agem juntos preparando o sistema reprodutivo feminino para a gestação. De um modo geral, podemos dizer que o estrogênio exerce na mulher funções semelhantes à testosterona no homem.

Como o estrogênio age?

Através da ligação a receptores específicos presentes nos nossos órgãos. Dependendo do tecido, o hormônio terá um efeito diferente. Durante a puberdade, por exemplo, o estrogênio promove o crescimento e desenvolvimento das mamas ao se conectar a receptores presentes no tecido mamário. Da mesma forma, a produção de um pico de estrogênio antes da ovulação é necessária para preparar o útero para uma possível gravidez.

Para que a ovulação ocorra, é preciso haver quantidades suficientes não só de estrogênio, mas também de uma série de outros hormônios envolvidos no ciclo menstrual normal. Alguns deles são produzidos no sistema nervoso central (SNC), como o FSH (sigla para hormônio estimulador de folículos em inglês) e o LH (sigla para hormônio luteinizante em inglês), de acordo com a concentração do estrogênio no sangue. Esta interação é complexa e uma explicação completa do seu funcionamento não é o objetivo deste texto.

Algumas mulheres não ovulam todo mês e eventualmente nunca o fazem. As causas de anovulação crônica (ausência de ovulação) são várias, mas todas acarretam o mesmo problema: infertilidade. Nos casos em que o problema principal está relacionado à secreção de FSH e LH, como na Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), o citrato de clomifeno (Clomid®) pode ajudar.

Como o clomifeno age?

O clomifeno é uma droga tomada por via oral que age ocupando os receptores do estrogênio no sistema nervoso central. Ela não exerce plenamente a função dos estrogênios e ainda o impede de se ligar aos seus receptores.

Quando os receptores não recebem estrogênio, o organismo interpreta isso erradamente como uma redução na quantidade total de estrogênio circulante e tenta fazer, através da produção de mais FSH e LH, com que a concentração dele aumente.

O papel do Clomid® é enganar o cérebro. O aumento de FSH e LH estimulam os folículos ovarianos e favorecem a ocorrência da ovulação. Com isso consegue-se que o ciclo menstrual “normalize” e que a mulher ovule, mesmo que seja só naquele mês.

Dúvidas comuns

Então posso tomar clomifeno todo mês para regularizar o ciclo menstrual?

Não. Esta droga tem, no momento, um única indicação para uso em mulheres, que é a indução ovariana. Além disso, mesmo que seja utilizada com este propósito, caso não ocorra ovulação após 6 ciclos, ela deve ser descontinuada. O uso de Clomid® por mais de 12 ciclos parece estar associado a um aumento da incidência de câncer de ovário.

Como eu sei se ovulei?

  1. Pelo acompanhamento da temperatura corporal basal – 1 a 5 dias antes da ovulação há uma elevação desta temperatura, que se estende até 4 dias após a ovulação.
  2. Pela dosagem sanguínea de progesterona – colhida 1 semana antes da data prevista da menstruação.
  3. Pelo pico de LH na urina – avaliado através de kits semelhantes aos da detecção da gravidez.
  4. Pelo ultrassom transvaginal

Se meu marido tem problemas de fertilidade e eu tomar o Clomid® aumento as chances de engravidar ?

Não. Se a mulher possui ciclos ovulatórios regulares, não há benefício no uso do Clomifeno. O Clomid® não irá amenizar o problema de infertilidade masculina.

Existe risco de engravidar de gêmeos com o tratamento?

Sim, a incidência de gestações múltiplas é maior com o uso do Clomifeno, pois o tratamento pode induzir a liberação de mais de um óvulo por vez.

Quais são as contra-indicações ao uso do Clomifeno?

  • Alergia ao citrato de clomifeno ou a algum dos componentes da droga.
  • Doença hepática.
  • Sangramento uterino anormal.
  • Aumento de cisto ovariano ou desenvolvimento de cisto não relacionado a SOP.
  • Disfunção adrenal ou tireoideia não controlada.
  • Gravidez.

Quais são as reações adversas mais comuns do Clomid®?

Aumento do volume ovariano é a mais frequente, mas pode haver dores de cabeça, fogachos, dor mamária, sangramento uterino, alterações visuais, náuseas, ganho de peso, vômitos e desconforto abdominal.

Nos casos de aumento de volume ovariano, pode ocorrer distensão e dor abdominal, geralmente reversíveis sem nenhum tratamento específico em 2 a 3 semanas.

O que é a Síndrome de hiper-estimulação ovariana (SHEO)?

Esta é a complicação mais grave da indução ovariana. É classificada, dependendo da severidade dos sinais e sintomas e das alterações laboratoriais, em leve, moderada e grave. A incidência da SHEO grave varia de 0.25 a 1.8%.

Ocorre um crescimento ovariano significativo, associado a distensão e/ou dor abdominal, náuseas, vômitos, diarréia, falta de ar e redução do volume urinário. Pode ser acompanhada de ascite (leia: O QUE É ASCITE?), derrame pleural (água na pleura, leia: DERRAME PLEURAL – Tratamento, sintomas e causas), hipotensão, alterações eletrolíticas, hemoperitônio (sangue no peritônio) e tromboses. Esta síndrome geralmente ocorre durante os primeiros 7-10 dias de tratamento e se desenvolve rapidamente. Está indicada interrupção da medicação e hospitalização do doente nos casos graves.

Portanto, nunca tome o citrato de clomifeno sem acompanhamento médico.

O risco de problemas para o feto durante a gravidez induzida pelo Clomifeno é o mesmo de uma gravidez natural.

Autor(es)

Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade do Porto. Nefrologista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Colégio de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


47 respostas para “Citrato de clomifeno – Informações sobre Clomid®”

  1. Lia lameira trindade

    Meu namorado toma esse medicamento

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Alguns médicos estão receitando Clomifeno para homens com infertilidade, mas ainda é um tratamento off-label. Há poucos estudos sobre essa terapêutica.
  2. Davis
    Dr..Gostaria de saber se clomid trata ginecomastia masculina?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Em alguns casos pode ser usado, mas não é um tratamento plenamente aceito por todos os médicos.
  3. Dardânia Martins Santos
    Ola Dr Pedro existe diferença entre o Clomid e o Indux.Vejo que muitos médicos receitam o Clomid e as mulheres acabam comprando o Indux por ser bem mais barato.Mas a minha dúvida é será que o qualidade eo efeito é o mesmo?Gostaria muito de tirar essa dúvida aguardo seu retorno,obrigado!!
  4. josiane lola
    DR ser tomar o clomid a criança poder nasce doente
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  5. Cátia Luciene Pinheiro
    Boa noite Dr! Eu gostaria de saber se uma pessoa que tenha feito ligadura tem possibilidade de engravidar tomando Clomifeno? Grata!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não. O clomifeno ajuda a ovular, mas se as trompas estão ligadas, o espermatozoide não consegue chegar no óvulo.
  6. Nelly
    Oi Dr tenho 32 anos e tenho dois filhos um de 11 anos e outra de 3 anos gostaria de engravidar novamente ,mais tenho medo de demorar muito pois do segundo filho eu demorei 4 anos tentando e não conseguia gostaria de saber se posso tomar clomid ou outro indutor de ovulação ,e quando tenho q tomar eu gostaria de tomar pelo menos uma caixa,e qual é o melhor período para tomar.
    Aguardo sua orientação.
  7. Giza2009
    boa noite, eu tenho ovário policístico, mas meu medico me receitou para tomar indux, para eu poder engravidar, isso pode? tem algum risco eu começar a tomar:?
  8. Anacristinanatalrn
    BOA TARDE URGENTE SOBRE O CLOMID.. Gostaria de saber se alguém teve problemas com o clomid? tipo cisto ovarianos e outras causas graves? meu e-mail é [email protected] se puder me ligar no tim pode ligar tbém.. 84 99667869
    1. Talita fernandes
      Olá Ana ,meu nome é Talita usei essa medicação e não tive nenhum problema ,engravidei no segundo ciclo e hoje a minha filha esta com 1 ano e 5 meses e vou fazer novamente o uso da medicação.Boa sorte e sempre acredite que vai dar tudo certo…bjs
      1. Anacristinanatalrn
        Talita quantas Mg vc tomou?? eu tomei 100 mg e no segundo mes eu estava com cancer de ovário e nao poderei mais ter filhos até qumio eu fiz.. e antes de usar a amedicação eu tava toda normal e incluisve meus ovariso estavam na todos normais.. e com 2 meses eu tive cancer..
    2. Elizangela Cosmos
      sim tive muitos…. entre em contato email [email protected].
  9. Line_camilo
    Bom dia tenho SOP e ultimamente minha menstruação esta durando em media 25-30 dias , comecei a tomar o cloridrato de metformina 1 por dia , posso tomar o clomid mesmo a minha menstruação sendo longa ?
  10. Alinebellemo
    Boa tarde, tenho algumas dúvidas. Tomei mesigna durante 9 anos, dos 13 aos 22 anos, parei com o remédio em Dezembro/2011, não me previno e não engravidei ate agora, achei q fosse 6 meses de desintoxicação e como faz 10 meses que parei, entrei em desespero. Não fui ao ginecologista falar q qro engravidar, pois é o mesmo de minha mãe e vó, e quero que elas pensem q não foi planejado. Pesquisei na internet e descobri Indux, comprei na farmacia e nem precisou de receita, só q tava escrito pra toma no 3 dia da menstruação, como estava ansiosa, não esperei a menstruação e tomei durante 5 dias, era pra minha menstruação descer dia 27/09, não desceu, sinto enjôo, meus seios estão mega inchados e doloridos, fiz um teste de farmacia e deu negativo, oq pode ser?
  11. Kat Charm
    gostei muito das informacoes prestadas por este doctor por isso venho parabenizar sua materia. Sei que sao de grande importancia para quem estar usando o clomifeno.
    Katia Queiroz
  12. Jussaramorato
    olá Dr.boa noite.estou tentando engravidar e meu médico me receitou clomifeno.gostaria de saber se eu corro o risco de ter uma gestação gemelar? obrigada
  13. Sheila
    Estou no segundo mês de Clomid. Há 3 dias estou sentindo dores nos ovarios insuportaveis. Fiz um ultrasson e meu ovario esquerdo esta medindo 19,5 cm cubicos. Meu médico meu deu dois dias de afastamento do trabalho, prescreveu Buscopan e Paracetamol. Quando passa o efeito dos medicamentos a dor volta com intensidade. No meu ovario esquerdo aparece uma massa com conteudo sólido a esclarecer, medindo 4 cm. O médico que realizou o ultrasson sugiriu TC. O meu GO pediu um ultrasson transvaginal com doppler primeiro pelo fato de uma possivel gravidez em curso. Vou fazer o ultrasson amanhã, e gostaria de saber quais os riscos desse aumento do ovário e se devo continuar o Clomid no próximo mês.

    Grata,
    Sheila

  14. martinha
    oi doutor, fiz um aborto a mais ou menos onze anos atráz,tomei citotex e não deu certo aí uma amiga mim deu buxa paulista eu tomei e logo depois de umas tres horas, o aborto se consumou.Não senti NADA.No mês seguinte menstruei normalmente e tem sido assim desde então, com ciclos normais. Hoje tento engravidar e não consigo. Pode ter alguma relação com o aborto? o devo fazer? obrigado
    1. Maria
      Oi Martinha, gostaria de saber se Dr. respondeu sua pergunta, o mesmo aconteceu comigo
  15. ?????
    boa noite dr!ja ja fiz varios ciclo de testosteronas meu testicolos atrofiaram.agora quero ser pai posso tomar clomid resolve auguma coisa?
  16. Eliceliadasilva
    oi doutor estou tentando engravidar a muito tempo ja duas filhas mais me casei de novo  enao consigo engravidar sera q tomando clomid a chances 
    1. cristiane
      eu tambem tenho duas filhas quero engravidar tenho 32 anos tambem tenho endrometriose eu posso tomar remedio clomid
  17. Jucimar
    Boa tarde. Dr, minha ginecologista passou serophene  pois quero engravidar e disse que eu poderia tomar por até 6 meses começando cada mês no 3° dia do ciclo. Já tomei por 4 meses e quero tomar os outros 2 mas li na bula que o ideal é tomar só 3 meses.Se eu tomar nos outros 2 meses qual o risco para mim? Já pensei em comprar o Clomid para ver se é mais forte que o Serophene pois já estou com 43 anos de idade. Nem eu e nem meu esposo temos problemas relacionados a engravidar.

    Grata

  18. Jenifer Mattos
    dr boa tarde! fiz meus exames e esta d ok nao tenho problemas p ovular nem meu esposo porem gostaria de engravidar de gemeos, os indutores clomid e outros do mercado ajuda? qndo devo começar a toma-lo? e o sulfato ferrosos posso tomar junto com o anticoncepcional? pretendo engravidar em abril de 2013.
  19. jhulia
    olá dr bom dia!
    .eu conheço uma pessoa
    que o esperma do marido era baixo e ela nao tinha nada de anormal.
    ela tomou o clomid e ja no 1 ciclo engravidou de gemeos.hoje os filhos
    dela ja tem 3 anos.
    ela me indicou para eu tomar.
    eu posso arriscar?nao estou tomando nenhum medicamento no momento.
    e como eu ja vi ,que o sr ja disse que nao ha estudos comprovados que funciona
    com os homens,mas neste caso dela sera que o clomid valeu?

    grata
    jhulia

  20. Dani Vf85
    oi;sou daniela e estou tentando engravidar de meu segundo filho,uso o clomid,gostaria de saber se terei mas facilidade que a primeira vez?pois engravidei no oitovo ciclo na primeira gravidez.antes que eu esqueça estou  começando meu terceiro ciclo,obrigada
  21. Ana Carlaconceicao
    oi me chamo bia tenho filhos ,e gostaria de aumentar a familia, tomando indutor posso ter gemeos, e meu sonho.ajudeme.
  22. Luciene
    Dr. qual é a porcentagem geral de estar tomando Clomid ou Serofene e ter uma gravidez gemelar…??? Grata.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Entre 7 e 9%.
  23. Jose
    estou tomando clomid estou no terceiro ciclo sera que consigo engravidar.
  24. Edilenesouza38
    oi boa tarde eu tenho ovarios policistico,  posso tomar o  clomifenol para engravidar?
  25. Carina frontaroli
    Dr. meu marido também fez o espermograma que deu baixa contagem nos espermas,sedo que para 60 milhões ele so produz 25,ai o urologista lhe receitou 1/2 comprimido de Clomid por dia…Para que melhorasse essa taxa e aumentasse..então quer disser que o CLomid nesses casos não funciona?
  26. thaynara
    como devo tomar citrato de clomifeno??
  27. Fantyyne
    Tenho só uma trompa  e não sei quando estou ovulando por ela . já tem mais de um ano que tento engravidar e não consigo . O uso desse remédio seria o ideal para que eu engravide? 
  28. viviane
    estou tomando metformina pois estou com micropolicisto a Dr mandou tomar 4 comprimidos,so q na bula diz q so deve tomar 3 no maximo o q fazer
  29. cristiana
    meu marido tinha varicoceli feiz a cirurgia mais nao aumentou o sperma ,agora le esta tomando medicamento sera que agora eu engravido ,o remedio que ele esta tomando e coenzina q10 selenio e clomifeno
  30. Sabrina
    o uso de clomid,diminue o muco- cervical? e quais os sintomas notorio com o uso do clomid que indica que vc está ovulando
  31. Marta
    Nunca tive filhos tenho 34 anos e quero engravidar de gemeos o uso do clomid pode me ajudar a ter gemeos?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Qualquer tratamento de fertilidade aumenta as chances de gravidez gemelar.
  32. Kha
    em todos os casos a mulher fica gravida de gemeos ??
  33. Raquel
    Boa tarde,

    Quando o Urologista indica o Citrato de Clomifeno para a produção de espermatozoides do homem ele pode causar deformidades no feto caso a mulher venha a engravidar durante o tratamento? 

    Raquel

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O uso de Clomifeno em homens é “off label”, ou seja, não é indicado pelo laboratório que o fabrica, nem por órgãos oficiais, como o FDA americano ou a ANVISA. Isso não significa que a droga não seja eficaz, apenas que não há estudos que comprovem sua segurança nos homens. Teoricamente a ação do clomifeno nos homens é aumentar a produção de testosterona, isso por si só não causaria aumento de fetos malformados. Entretanto, como já referi, não há estudos que comprovem sua segurança.
      1. Raquel
        Obrigada pela resposta.
        1. rodrigo
          Homens costumam usar, após uso de anabolizantes ;)