Citrato de clomifeno – Informações sobre Clomid®

Atualizado em

O que é o clomifeno?

O citrato de clomifeno (Clomid®, Indux®, Serofene®) é uma substância que age como inibidor do receptor do estrogênio e é amplamente utilizado como indutor da ovulação. Para entender melhor seu modo de funcionamento, é preciso compreender certos aspectos da fisiologia feminina.

Os ovários são os órgãos reprodutivos da mulher, responsáveis pela produção de hormônios como o estrogênio e a progesterona. Estes hormônios agem juntos preparando o sistema reprodutivo feminino para a gestação. De um modo geral, podemos dizer que o estrogênio exerce na mulher funções semelhantes à testosterona no homem.

Como o estrogênio age?

Através da ligação a receptores específicos presentes nos nossos órgãos. Dependendo do tecido, o hormônio terá um efeito diferente. Durante a puberdade, por exemplo, o estrogênio promove o crescimento e desenvolvimento das mamas ao se conectar a receptores presentes no tecido mamário. Da mesma forma, a produção de um pico de estrogênio antes da ovulação é necessária para preparar o útero para uma possível gravidez.

Para que a ovulação ocorra, é preciso haver quantidades suficientes não só de estrogênio, mas também de uma série de outros hormônios envolvidos no ciclo menstrual normal. Alguns deles são produzidos no sistema nervoso central (SNC), como o FSH (sigla para hormônio estimulador de folículos em inglês) e o LH (sigla para hormônio luteinizante em inglês), de acordo com a concentração do estrogênio no sangue. Esta interação é complexa e uma explicação completa do seu funcionamento não é o objetivo deste texto.

Algumas mulheres não ovulam todo mês e eventualmente nunca o fazem. As causas de anovulação crônica (ausência de ovulação) são várias, mas todas acarretam o mesmo problema: infertilidade. Nos casos em que o problema principal está relacionado à secreção de FSH e LH, como na Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), o citrato de clomifeno (Clomid®) pode ajudar.

Como o clomifeno age?

O clomifeno é uma droga tomada por via oral que age ocupando os receptores do estrogênio no sistema nervoso central. Ela não exerce plenamente a função dos estrogênios e ainda o impede de se ligar aos seus receptores.

Quando os receptores não recebem estrogênio, o organismo interpreta isso erradamente como uma redução na quantidade total de estrogênio circulante e tenta fazer, através da produção de mais FSH e LH, com que a concentração dele aumente.

O papel do Clomid® é enganar o cérebro. O aumento de FSH e LH estimulam os folículos ovarianos e favorecem a ocorrência da ovulação. Com isso consegue-se que o ciclo menstrual “normalize” e que a mulher ovule, mesmo que seja só naquele mês.

Dúvidas comuns

Então posso tomar clomifeno todo mês para regularizar o ciclo menstrual?

Não. Esta droga tem, no momento, um única indicação para uso em mulheres, que é a indução ovariana. Além disso, mesmo que seja utilizada com este propósito, caso não ocorra ovulação após 6 ciclos, ela deve ser descontinuada. O uso de Clomid® por mais de 12 ciclos parece estar associado a um aumento da incidência de câncer de ovário.

Como eu sei se ovulei?

  1. Pelo acompanhamento da temperatura corporal basal – 1 a 5 dias antes da ovulação há uma elevação desta temperatura, que se estende até 4 dias após a ovulação.
  2. Pela dosagem sanguínea de progesterona – colhida 1 semana antes da data prevista da menstruação.
  3. Pelo pico de LH na urina – avaliado através de kits semelhantes aos da detecção da gravidez.
  4. Pelo ultrassom transvaginal

Se meu marido tem problemas de fertilidade e eu tomar o Clomid® aumento as chances de engravidar ?

Não. Se a mulher possui ciclos ovulatórios regulares, não há benefício no uso do Clomifeno. O Clomid® não irá amenizar o problema de infertilidade masculina.

Existe risco de engravidar de gêmeos com o tratamento?

Sim, a incidência de gestações múltiplas é maior com o uso do Clomifeno, pois o tratamento pode induzir a liberação de mais de um óvulo por vez.

Quais são as contra-indicações ao uso do Clomifeno?

  • Alergia ao citrato de clomifeno ou a algum dos componentes da droga.
  • Doença hepática.
  • Sangramento uterino anormal.
  • Aumento de cisto ovariano ou desenvolvimento de cisto não relacionado a SOP.
  • Disfunção adrenal ou tireoideia não controlada.
  • Gravidez.

Quais são as reações adversas mais comuns do Clomid®?

Aumento do volume ovariano é a mais frequente, mas pode haver dores de cabeça, fogachos, dor mamária, sangramento uterino, alterações visuais, náuseas, ganho de peso, vômitos e desconforto abdominal.

Nos casos de aumento de volume ovariano, pode ocorrer distensão e dor abdominal, geralmente reversíveis sem nenhum tratamento específico em 2 a 3 semanas.

O que é a Síndrome de hiper-estimulação ovariana (SHEO)?

Esta é a complicação mais grave da indução ovariana. É classificada, dependendo da severidade dos sinais e sintomas e das alterações laboratoriais, em leve, moderada e grave. A incidência da SHEO grave varia de 0.25 a 1.8%.

Ocorre um crescimento ovariano significativo, associado a distensão e/ou dor abdominal, náuseas, vômitos, diarréia, falta de ar e redução do volume urinário. Pode ser acompanhada de ascite (leia: O QUE É ASCITE?), derrame pleural (água na pleura, leia: DERRAME PLEURAL – Tratamento, sintomas e causas), hipotensão, alterações eletrolíticas, hemoperitônio (sangue no peritônio) e tromboses. Esta síndrome geralmente ocorre durante os primeiros 7-10 dias de tratamento e se desenvolve rapidamente. Está indicada interrupção da medicação e hospitalização do doente nos casos graves.

Portanto, nunca tome o citrato de clomifeno sem acompanhamento médico.

O risco de problemas para o feto durante a gravidez induzida pelo Clomifeno é o mesmo de uma gravidez natural.

Autor(es)

Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade do Porto. Nefrologista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Colégio de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

47 comentários em “Citrato de clomifeno – Informações sobre Clomid®”

    • Alguns médicos estão receitando Clomifeno para homens com infertilidade, mas ainda é um tratamento off-label. Há poucos estudos sobre essa terapêutica.

      Responder
  1. Ola Dr Pedro existe diferença entre o Clomid e o Indux.Vejo que muitos médicos receitam o Clomid e as mulheres acabam comprando o Indux por ser bem mais barato.Mas a minha dúvida é será que o qualidade eo efeito é o mesmo?Gostaria muito de tirar essa dúvida aguardo seu retorno,obrigado!!

    Responder
  2. Boa noite Dr! Eu gostaria de saber se uma pessoa que tenha feito ligadura tem possibilidade de engravidar tomando Clomifeno? Grata!

    Responder
    • Não. O clomifeno ajuda a ovular, mas se as trompas estão ligadas, o espermatozoide não consegue chegar no óvulo.

      Responder
  3. Oi Dr tenho 32 anos e tenho dois filhos um de 11 anos e outra de 3 anos gostaria de engravidar novamente ,mais tenho medo de demorar muito pois do segundo filho eu demorei 4 anos tentando e não conseguia gostaria de saber se posso tomar clomid ou outro indutor de ovulação ,e quando tenho q tomar eu gostaria de tomar pelo menos uma caixa,e qual é o melhor período para tomar.
    Aguardo sua orientação.

    Responder
  4. boa noite, eu tenho ovário policístico, mas meu medico me receitou para tomar indux, para eu poder engravidar, isso pode? tem algum risco eu começar a tomar:?

    Responder
    • Olá Ana ,meu nome é Talita usei essa medicação e não tive nenhum problema ,engravidei no segundo ciclo e hoje a minha filha esta com 1 ano e 5 meses e vou fazer novamente o uso da medicação.Boa sorte e sempre acredite que vai dar tudo certo…bjs

      Responder
      • Talita quantas Mg vc tomou?? eu tomei 100 mg e no segundo mes eu estava com cancer de ovário e nao poderei mais ter filhos até qumio eu fiz.. e antes de usar a amedicação eu tava toda normal e incluisve meus ovariso estavam na todos normais.. e com 2 meses eu tive cancer..

        Responder
  5. Bom dia tenho SOP e ultimamente minha menstruação esta durando em media 25-30 dias , comecei a tomar o cloridrato de metformina 1 por dia , posso tomar o clomid mesmo a minha menstruação sendo longa ?

    Responder
  6. Boa tarde, tenho algumas dúvidas. Tomei mesigna durante 9 anos, dos 13 aos 22 anos, parei com o remédio em Dezembro/2011, não me previno e não engravidei ate agora, achei q fosse 6 meses de desintoxicação e como faz 10 meses que parei, entrei em desespero. Não fui ao ginecologista falar q qro engravidar, pois é o mesmo de minha mãe e vó, e quero que elas pensem q não foi planejado. Pesquisei na internet e descobri Indux, comprei na farmacia e nem precisou de receita, só q tava escrito pra toma no 3 dia da menstruação, como estava ansiosa, não esperei a menstruação e tomei durante 5 dias, era pra minha menstruação descer dia 27/09, não desceu, sinto enjôo, meus seios estão mega inchados e doloridos, fiz um teste de farmacia e deu negativo, oq pode ser?

    Responder
  7. gostei muito das informacoes prestadas por este doctor por isso venho parabenizar sua materia. Sei que sao de grande importancia para quem estar usando o clomifeno.
    Katia Queiroz

    Responder
  8. olá Dr.boa noite.estou tentando engravidar e meu médico me receitou clomifeno.gostaria de saber se eu corro o risco de ter uma gestação gemelar? obrigada

    Responder
  9. Estou no segundo mês de Clomid. Há 3 dias estou sentindo dores nos ovarios insuportaveis. Fiz um ultrasson e meu ovario esquerdo esta medindo 19,5 cm cubicos. Meu médico meu deu dois dias de afastamento do trabalho, prescreveu Buscopan e Paracetamol. Quando passa o efeito dos medicamentos a dor volta com intensidade. No meu ovario esquerdo aparece uma massa com conteudo sólido a esclarecer, medindo 4 cm. O médico que realizou o ultrasson sugiriu TC. O meu GO pediu um ultrasson transvaginal com doppler primeiro pelo fato de uma possivel gravidez em curso. Vou fazer o ultrasson amanhã, e gostaria de saber quais os riscos desse aumento do ovário e se devo continuar o Clomid no próximo mês.

    Grata,
    Sheila

    Responder
  10. oi doutor, fiz um aborto a mais ou menos onze anos atráz,tomei citotex e não deu certo aí uma amiga mim deu buxa paulista eu tomei e logo depois de umas tres horas, o aborto se consumou.Não senti NADA.No mês seguinte menstruei normalmente e tem sido assim desde então, com ciclos normais. Hoje tento engravidar e não consigo. Pode ter alguma relação com o aborto? o devo fazer? obrigado

    Responder
  11. oi doutor estou tentando engravidar a muito tempo ja duas filhas mais me casei de novo  enao consigo engravidar sera q tomando clomid a chances 

    Responder
  12. Boa tarde. Dr, minha ginecologista passou serophene  pois quero engravidar e disse que eu poderia tomar por até 6 meses começando cada mês no 3° dia do ciclo. Já tomei por 4 meses e quero tomar os outros 2 mas li na bula que o ideal é tomar só 3 meses.Se eu tomar nos outros 2 meses qual o risco para mim? Já pensei em comprar o Clomid para ver se é mais forte que o Serophene pois já estou com 43 anos de idade. Nem eu e nem meu esposo temos problemas relacionados a engravidar.

    Grata

    Responder
  13. dr boa tarde! fiz meus exames e esta d ok nao tenho problemas p ovular nem meu esposo porem gostaria de engravidar de gemeos, os indutores clomid e outros do mercado ajuda? qndo devo começar a toma-lo? e o sulfato ferrosos posso tomar junto com o anticoncepcional? pretendo engravidar em abril de 2013.

    Responder
  14. olá dr bom dia!
    .eu conheço uma pessoa
    que o esperma do marido era baixo e ela nao tinha nada de anormal.
    ela tomou o clomid e ja no 1 ciclo engravidou de gemeos.hoje os filhos
    dela ja tem 3 anos.
    ela me indicou para eu tomar.
    eu posso arriscar?nao estou tomando nenhum medicamento no momento.
    e como eu ja vi ,que o sr ja disse que nao ha estudos comprovados que funciona
    com os homens,mas neste caso dela sera que o clomid valeu?

    grata
    jhulia

    Responder
  15. oi;sou daniela e estou tentando engravidar de meu segundo filho,uso o clomid,gostaria de saber se terei mas facilidade que a primeira vez?pois engravidei no oitovo ciclo na primeira gravidez.antes que eu esqueça estou  começando meu terceiro ciclo,obrigada

    Responder
  16. Dr. meu marido também fez o espermograma que deu baixa contagem nos espermas,sedo que para 60 milhões ele so produz 25,ai o urologista lhe receitou 1/2 comprimido de Clomid por dia…Para que melhorasse essa taxa e aumentasse..então quer disser que o CLomid nesses casos não funciona?

    Responder
  17. Tenho só uma trompa  e não sei quando estou ovulando por ela . já tem mais de um ano que tento engravidar e não consigo . O uso desse remédio seria o ideal para que eu engravide? 

    Responder
  18. estou tomando metformina pois estou com micropolicisto a Dr mandou tomar 4 comprimidos,so q na bula diz q so deve tomar 3 no maximo o q fazer

    Responder
  19. meu marido tinha varicoceli feiz a cirurgia mais nao aumentou o sperma ,agora le esta tomando medicamento sera que agora eu engravido ,o remedio que ele esta tomando e coenzina q10 selenio e clomifeno

    Responder
  20. Boa tarde,

    Quando o Urologista indica o Citrato de Clomifeno para a produção de espermatozoides do homem ele pode causar deformidades no feto caso a mulher venha a engravidar durante o tratamento? 

    Raquel

    Responder
    • O uso de Clomifeno em homens é “off label”, ou seja, não é indicado pelo laboratório que o fabrica, nem por órgãos oficiais, como o FDA americano ou a ANVISA. Isso não significa que a droga não seja eficaz, apenas que não há estudos que comprovem sua segurança nos homens. Teoricamente a ação do clomifeno nos homens é aumentar a produção de testosterona, isso por si só não causaria aumento de fetos malformados. Entretanto, como já referi, não há estudos que comprovem sua segurança.

      Responder