Ciclo menstrual: como ocorre a menstruação

Atualizado em
Comentários: 86

Introdução

O ciclo menstrual é um processo fisiológico que ocorre de modo cíclico em todas as mulheres férteis. A primeira menstruação da vida da mulher chama-se menarca, e a última, menopausa.

Esta é uma versão mais completa do texto PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR. Aqui iremos focar mais o ciclo menstrual, explicando com detalhes as interações hormonais que levam a ovulação.

Este texto é mais propício a trabalhos escolares e para estudantes de áreas biológicas. O outro texto é voltado para pessoas procurando informações sobre o período fértil. Sugiro, de qualquer modo, a leitura de ambos, pois são complementares.

O ciclo menstrual

O ciclo menstrual inicia-se no primeiro da menstruação, dura em média 28 dias e termina no primeiro dia da menstruação seguinte.

Algumas mulheres têm períodos mais curtos de até 21 dias enquanto outras possuem períodos mais longos, indo até mais de 40 dias. Mulheres adolescente com menarca recente podem ter ciclos de até 45 dias, uma vez que seu sistema reprodutor ainda está amadurecendo. O mesmo prolongamento pode ocorrer com mulheres próximas da menopausa, quando já começa a haver sinais de falência dos ovários.

O Ciclo menstrual normal tem duração entre 24 e 38 dias.

Os órgãos reprodutores das mulheres consistem em 2 ovários, 2 trompas, um útero e a vagina.

Sistema reprodutor feminino
Sistema reprodutor feminino

O ciclo menstrual é dividido igualmente em 2 fases: fase folicular e fase lútea. Para facilitar o entendimento, vamos considerar o ciclo normal aquele com 28 dias, sendo 14 dias de fase folicular e 14 dias de fase lútea.

Este processo é complexo e envolve o controle de vários hormônios, mas vou tentar explicá-lo de modo bem simples para que todos possam compreender os mecanismos básicos do ciclo menstrual

Fase folicular

A fase folicular começa no primeiro dia da menstruação, ou seja, no primeiro dia do ciclo. No início desta fase, os hormônios estrogênio e progesterona estão baixos e o útero está menstruando, apesentando uma parede (endométrio) bem fina. O ovário nesta fase está em repouso.

Neste momento, a glândula pituitária (hipófise), que se localiza no sistema nervoso central, começa a aumentar a produção de um hormônio chamado hormônio folículo estimulante (FSH), que como o próprio nome diz, estimula os folículos do ovário.

Abro aqui um rápido parênteses. Ao contrário dos homens que produzem seus espermatozóides continuamente, as mulheres nascem com um número contado de óvulos. São cerca de 450.000 e eles ficam estocados nos ovários, na forma imatura, dentro dos folículos ovarianos.

Na presença do FSH, os folículos começam a se desenvolver, crescendo e amadurecendo. Sete dias após o início do ciclo, é possível detectar na ultrassonografia do ovário vários folículos medindo entre 9 e 10 milímetros.

Estes folículos, agora, começam a produzir estrogênio. Conforme os níveis de estrogênio vão crescendo, um dos folículos se torna dominante, se desenvolvendo mais rápido que os outros, que na verdade, param de crescer e começam a involuir. O folículo dominante cresce cerca de 2 milímetros por dia até o tamanho final de 20 a 26 mm, quando completa seu desenvolvimento. Este folículo dominante é quem vai liberar o óvulo no momento da ovulação.

Além do desenvolvimento do folículo dominante, o estrogênio também age sobre o útero, preparando-o para uma eventual gravidez. A membrana da parede do útero, chamada de endométrio, começa a se proliferar, adquirindo camadas, tornando-se, assim, mais espessa.

Fase Lútea

O pico de estrogênio ocorre 1 dia antes da ovulação. No momento de concentração máxima do estrogênio, outro hormônio da hipófise é liberado, o hormônio luteinizante (LH). Estamos agora exatamente no meio do ciclo, 14º dia em casos de ciclos menstruais de 28 dias.

Ciclo menstrual
Ciclo ovulatório – Variação dos hormônios

O pico de estrogênio e surgimento do LH, fazem com que a mulher comece a produzir um muco viscoso, chamado de muco fértil, que favorece a mobilidade dos espermatozoides.

A liberação do LH completa o processo de maturação do folículo dominante, e aproximadamente 36 horas após a sua liberação, ocorre o rompimento do folículo e a liberação do óvulo, ou seja, a mulher ovula. Clique na imagem ao lado para ampliar a tabela do ciclo menstrual.

Algumas mulheres apresentam dor no momento da ovulação pela irritação do peritônio após o rompimento do folículo ovariano. Esta dor se localiza na parte inferior do abdômen, no lado do ovário que ovulou. Esta dor pode durar algumas horas e costuma ser cíclica, ocorrendo praticamente tod0 mês. Esta síndrome recebe o nome de mittelschmerz, que significa dor do meio (do ciclo), em alemão.

Logo após o pico de LH que induz a ovulação, a temperatura corporal da mulheres se eleva discretamente, cerca de 0,5ºC, permanecendo assim por mais 10 dias.

A medicação da temperatura é um método bom para saber retrospectivamente se a mulher ovulou recentemente, mas essa subida costuma ocorrer tardiamente em relação a ovulação, não servindo para indicar o momento certo da relação sexual.

Corpo lúteo

Logo antes da ovulação, as células ao redor do folículo ovariano, sob influência do LH, começam a formar o corpo lúteo, estrutura responsável pela produção de estrogênio e, principalmente, progesterona. Quando a mulher ovula, o óvulo é liberado em direção às trompas, permanecendo apenas o corpo lúteo no ovário.

Durante toda a parte final do fase lútea, o corpo lúteo permanece produzindo a progesterona, que age inibindo a secreção de LH pela hipófise. No útero, a progesterona age interrompendo a proliferação do endométrio. Na verdade, a progesterona organiza as camadas da mucosa tornando-a mais homogênea, deixando-a rica em fluídos e nutrientes para o potencial feto. Quando se faz um ultra-som do útero na fase proliferativa do ciclo, é possível detectar 3 camadas distintas de endométrio. Quando o mesmo exame é feito na fase lútea, não há mais essa distinção e o endométrio encontra-se todo uniforme, pronto para receber o óvulo fecundado.

Como a progesterona inibe o LH, se o óvulo não for fecundado, a queda do LH faz com que o corpo lúteo começa a involuir, o que por sua vez provoca a queda na produção de progesterona e estrogênio pelo mesmo. Sem esses hormônios a grossa parede do endométrio não mais se sustenta, seu suprimento de sangue é cortado, e ela acaba por desabar, caracterizando a menstruação e reiniciando o ciclo na fase folicular.

A ovulação ocorre 14 dias antes do primeiro dia da próxima menstruação. Portanto, se você menstruou, conte 14 dias para trás e saberá quando ovulou.

Se o óvulo for fecundado, o embrião começa a produzir um hormônio chamado gonadotropina coriônica, responsável por manter o corpo lúteo e a produção de progesterona ativos.

Os testes de gravidez são baseados na dosagem das concentrações de gonadotropina (leia: DIAGNÓSTICO DE GRAVIDEZ).

Período fértil

Após a sua liberação, óvulo só fica viável por cerca de 12-24 horas. Isso significa que a fecundação é mais provável quando já há espermatozoides presentes antes da ovulação. Apesar do curto período de viabilidade do óvulo, o intervalo fértil é bem mais longo, pois, dependendo da qualidade do sêmen masculino, os espermatozoides podem ficar viáveis dentro do sistema reprodutor da mulher por até 5-7 dias. Portanto, o período fértil vai do 5º dia antes da ovulação até um dia após a mesma.

Homens com sêmen de pior qualidade podem ter espermatozoides que sobrevivam menos tempo, reduzindo assim, o período da janela fértil

O período de maior chance de fecundação ocorre quando há coito 1 ou 2 dias antes da ovulação.

Trabalhos atuais mostram que a qualidade do sêmen é maior quando ocorre intervalo de 2 a 3 dias entre as ejaculações. Por isso, indica-se o coito dia sim, dia não, ou a cada 2 dias. Para casais que querem engravidar, uma dica é ter relações sexuais 3 vezes por semana, iniciando-as logo após o fim da menstruação (para aprender a calcular o período fértil, leia: COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL).

Não deixe de ler também: LISTA DOS PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Endometriose Endometriose: o que é, sintomas e tratamento
Atraso menstrual 15 Causas Comuns de Menstruação Atrasada
Ovulação Ovulação: sintomas, causas, testes e calculadora
Menstruação Menstruação: 30 perguntas e respostas
Fogacho Calores da Menopausa (Fogacho)
Ácido mefenâmico para cólica menstrual Ácido mefenâmico (Postan) para cólica menstrual
Adenomiose Adenomiose uterina: o que é, sintomas e tratamento
Menopausa Menopausa: o que é, sintomas e tratamento
TPM Tensão pré-menstrual (TPM): o que é, causas e tratamento
Cólica menstrual Cólica Menstrual: causas, sintomas e tratamento
Pílula para não menstruar Tomar anticoncepcional para não menstruar
Sintomas da menopausa 25 sintomas da menopausa e do climatério
Grávida menstruada Mulheres Grávidas Podem Menstruar?
Engravidar menstruada É possível engravidar estando menstruada?
Menarca Menarca – Primeira menstruação da vida
Dismenorreia Melhores tratamentos para cólica menstrual
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

86 comentários em “Ciclo menstrual: como ocorre a menstruação”

  1. Oi, gostaria de saber se é normal , depois da relação sexual, ocorrer o escorrimento de esperma ao ir no banheiro ter a aparência que está saindo pela vagina!? E se isso é um motivo para não poder engravidar !!?

    Responder
  2. Olá Doutor Pedro, tenho 2 dúvidas:
    1. Se há menstruação, é porque houve ovulação, então, nos casos em que há atraso menstrual, seja qual for o motivo, por exemplo um ciclo que durou 45 dias, significa que a ovulação ocorreu por volta de 14 dias antes, mesmo neste caso?

    2. Quando ocorre o contrário, e a menstruação adianta ou o ciclo é curto, significa que a ovulação ocorreu com menos de 14 dias antes da menstruação, correto? Ou seja, a fase lutea de menos de 14 dias.

    Aproveitando gostaria de expressar minha admiração e respeito pelo seu trabalho e dedicação, em torno de tantos artigos sobre variados assuntos de medicina, é um ato filantrópico de sua parte e sua equipe, além das respostas às dúvidas as quais já tive oportunidades de receber. Muito obrigada.

    Responder
  3. ontem eu transei com o meu marido e ele ejaculou fora na minha mao e eu passei a minha mao na minha vagina posso engravidar e mais estou no periodo fertil

    Responder
  4. Doutor, existe alguma correlação entre a dengue e o atraso menstrual? Tive dengue no último dia de menstruação e agora ela está atrasada há 2 dias, o que não é normal pra mim que tenho o ciclo sempre regular!

    Responder
  5. Olá,Boa Tarde! eu tenho Umm bêbê de 4 mess e estou amamentando,e anda ñ menstruuei como Calcular 2 dias antes da ovulaçao? Como saber quando vou comessar a ovular?
    Desde ja agradeço a Atençáo bjos boa tarde!!!

    Responder
    • Impossível antecipar quando será sua primeira ovulação novamente. Só quando a menstruação retornar dá para estimar qualquer coisa.

      Responder
  6. Boa tarde, gostaria de saber se, posso ter não ovulado esse mês, não vi nenhum muco, nem corrimento algum, apenas estou mais úmida.

    Responder
    • Toda ovulação, se não terminar em gravidez, é seguida de menstruação. Ausência de ovulação costuma causar alterações no ciclo menstrual.

      Responder
  7. olá eu mestruei dia 04/01/2013 minha possivel mestruação e dia 01/02/2013 hj é 02 e nenhum sintoma e nenhum sinal eu posso estar gravida ?

    Responder
  8. gostaria de saber,se eu transar,no fim da minha mestruaçao e acamisinha tiver estoura se eu tomar a pirula do dia seginte resolve

    Responder
  9. Olá Doutor
    Última vez que eu fiquei mestruada foi no dia 20, e no dia 26 eu tive a minha primeira relação sexual.
    Sendo que a minha dúvida é : O meu companheiro colocou no primeiro ato o seu pênis todo sem camisinha em mim, e logo após colocou a camisinha..Tinhamos esquecido da camisinha na 1º colocada.
    Ou seja, minha dúvida é se é possível engravidar..Não foi bem uma transa até porque como essas 2 colocadas em mim doeu muito nós paramos, não gozamos, não sangrou,praticamente não fizemos nada.
    Foi 2 colocações: uma com camisinha e outra sem, e a partir daí paramos.
    E eu ando muito nervosa, ansiosa, com medo de engravidar, será que isso é possível ?
    Eu não tomo anticoncepcional.
    Gostaria que o Senhor me ajudasse.
    Ficarei Agradecida
    Muito Obrigada.

    Responder
  10. Oi dr. pedro, gostaria de saber se o liquido lubrificante do homem causa riscos de engravidar, e se a espuma do sabonete ” mata ” os espermatozoides que podem estar neste líquido. O ato ocorreu há tres semanas, e agora sinto enjoos que não sentia,e a menstruação veio acompanhada de muco, muito pouca. Gostaria de saber se tem como eu estar grávida. Por favor, preciso rápido da resposta ..

    Responder
  11. oi doutor eu tomo antconcptional elani a alugum tempo porem venho tendo colicas tipo menstrual no meio da cartela isso é sinal de alguma inficção.

    Responder
  12. Olá Dr. Sou transplantada renal e tenho hipotireoidismo, tenho um ciclo menstrual irregular desde que descobri o hipo. Na fase dialítica eu sei que a mulher tem maior dificuldade para engravidar. Gostaria de saber se após o transplante isso permanece ou como funciona o ciclo menstrual e se a questão da fertilidade permanece a mesma da Hemodiálise.

    Responder
  13. Bom dia Dr.
    Eu tomo o anticoncepcional Micropil 20 fazem 2 anos. Nunca esqueci de tomar nenhum comprimido!
    A minha ultima menstruação veio dia 16/setembro/2012 , iniciei a nova cartela no dia 19/setembro (minha menstruação dura 4 dias certinho). Nesse mês, minha menstruação veio no dia 14/outubro/2012, só que veio muito fraca, e nunca tinha vindo assim, fiquei preocupada em ser uma suposta gravidez. Comprei o teste e deu negativo! No dia 18/outubro/2012 vou iniciar a nova cartela do mês. O que pode ter causado essa menstruação tao fraca? Corro risco de gravidez? Obrigada!!!

    Responder
  14. Dr. Minha menstruação vinha certinho todo dia 22, depois foi pro dia 23 e agora dia 26, isso é normal?
    Dr. Por esta desregulada a menstruação, tomando remédio ele regulará..
    Após os 21 dias de comprimidos quando a menstruação vir posso contar como se fosse um ciclo menstrual? Quero saber pois quero começar usar a tabelinha entao fico na duvida por ser toda desregulada.
    Pois não sei quando esto pra ficar fértil e nem sei quando estou também.
    tem apenas 7 dias que tomo comprimido!

    Responder
  15. Boa Tarde Dr,
    Muito obrigado por tirar nossas duvidas com este site maravilhoso.
    Mais tenho uma duvida.
    Eu tomo injeção NORIGYNA há 1 ano e 7 meses eu tive que parar de tomar pois 2 meses fiquei menstruando direto sem parar, entao o médico me indicou q parasse de tomar injeção e fosse pro remédio. minha Injeção foi valida até o dia 3 e pra nao sangrar mais, comecei tomar o remedio dia 3 no dia em que era pra ter tomado a injeção. mais no 2º dia do remédio tive relação e no 7º dia também, corro risco de estar gravida?

    Responder