Ciclo menstrual: como ocorre a menstruação

Foto do autor

Escrito por: Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em:
Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

Introdução

O ciclo menstrual é um processo fisiológico que ocorre de modo cíclico em todas as mulheres férteis. A primeira menstruação da vida da mulher chama-se menarca, e a última, menopausa.

Esta é uma versão mais completa do texto PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR. Aqui iremos focar mais o ciclo menstrual, explicando com detalhes as interações hormonais que levam a ovulação.

Este texto é mais propício a trabalhos escolares e para estudantes de áreas biológicas. O outro texto é voltado para pessoas procurando informações sobre o período fértil. Sugiro, de qualquer modo, a leitura de ambos, pois são complementares.

O ciclo menstrual

O ciclo menstrual inicia-se no primeiro da menstruação, dura em média 28 dias e termina no primeiro dia da menstruação seguinte.

Algumas mulheres têm períodos mais curtos de até 21 dias enquanto outras possuem períodos mais longos, indo até mais de 40 dias. Mulheres adolescente com menarca recente podem ter ciclos de até 45 dias, uma vez que seu sistema reprodutor ainda está amadurecendo. O mesmo prolongamento pode ocorrer com mulheres próximas da menopausa, quando já começa a haver sinais de falência dos ovários.

O Ciclo menstrual normal tem duração entre 24 e 38 dias.

Os órgãos reprodutores das mulheres consistem em 2 ovários, 2 trompas, um útero e a vagina.

Sistema reprodutor feminino
Sistema reprodutor feminino

O ciclo menstrual é dividido igualmente em 2 fases: fase folicular e fase lútea. Para facilitar o entendimento, vamos considerar o ciclo normal aquele com 28 dias, sendo 14 dias de fase folicular e 14 dias de fase lútea.

Este processo é complexo e envolve o controle de vários hormônios, mas vou tentar explicá-lo de modo bem simples para que todos possam compreender os mecanismos básicos do ciclo menstrual

Fase folicular

A fase folicular começa no primeiro dia da menstruação, ou seja, no primeiro dia do ciclo. No início desta fase, os hormônios estrogênio e progesterona estão baixos e o útero está menstruando, apesentando uma parede (endométrio) bem fina. O ovário nesta fase está em repouso.

Neste momento, a glândula pituitária (hipófise), que se localiza no sistema nervoso central, começa a aumentar a produção de um hormônio chamado hormônio folículo estimulante (FSH), que como o próprio nome diz, estimula os folículos do ovário.

Abro aqui um rápido parênteses. Ao contrário dos homens que produzem seus espermatozóides continuamente, as mulheres nascem com um número contado de óvulos. São cerca de 450.000 e eles ficam estocados nos ovários, na forma imatura, dentro dos folículos ovarianos.

Na presença do FSH, os folículos começam a se desenvolver, crescendo e amadurecendo. Sete dias após o início do ciclo, é possível detectar na ultrassonografia do ovário vários folículos medindo entre 9 e 10 milímetros.

Estes folículos, agora, começam a produzir estrogênio. Conforme os níveis de estrogênio vão crescendo, um dos folículos se torna dominante, se desenvolvendo mais rápido que os outros, que na verdade, param de crescer e começam a involuir. O folículo dominante cresce cerca de 2 milímetros por dia até o tamanho final de 20 a 26 mm, quando completa seu desenvolvimento. Este folículo dominante é quem vai liberar o óvulo no momento da ovulação.

Além do desenvolvimento do folículo dominante, o estrogênio também age sobre o útero, preparando-o para uma eventual gravidez. A membrana da parede do útero, chamada de endométrio, começa a se proliferar, adquirindo camadas, tornando-se, assim, mais espessa.

Fase Lútea

O pico de estrogênio ocorre 1 dia antes da ovulação. No momento de concentração máxima do estrogênio, outro hormônio da hipófise é liberado, o hormônio luteinizante (LH). Estamos agora exatamente no meio do ciclo, 14º dia em casos de ciclos menstruais de 28 dias.

Ciclo menstrual
Ciclo ovulatório – Variação dos hormônios

O pico de estrogênio e surgimento do LH, fazem com que a mulher comece a produzir um muco viscoso, chamado de muco fértil, que favorece a mobilidade dos espermatozoides.

A liberação do LH completa o processo de maturação do folículo dominante, e aproximadamente 36 horas após a sua liberação, ocorre o rompimento do folículo e a liberação do óvulo, ou seja, a mulher ovula. Clique na imagem ao lado para ampliar a tabela do ciclo menstrual.

Algumas mulheres apresentam dor no momento da ovulação pela irritação do peritônio após o rompimento do folículo ovariano. Esta dor se localiza na parte inferior do abdômen, no lado do ovário que ovulou. Esta dor pode durar algumas horas e costuma ser cíclica, ocorrendo praticamente tod0 mês. Esta síndrome recebe o nome de mittelschmerz, que significa dor do meio (do ciclo), em alemão.

Logo após o pico de LH que induz a ovulação, a temperatura corporal da mulheres se eleva discretamente, cerca de 0,5ºC, permanecendo assim por mais 10 dias.

A medicação da temperatura é um método bom para saber retrospectivamente se a mulher ovulou recentemente, mas essa subida costuma ocorrer tardiamente em relação a ovulação, não servindo para indicar o momento certo da relação sexual.

Corpo lúteo

Logo antes da ovulação, as células ao redor do folículo ovariano, sob influência do LH, começam a formar o corpo lúteo, estrutura responsável pela produção de estrogênio e, principalmente, progesterona. Quando a mulher ovula, o óvulo é liberado em direção às trompas, permanecendo apenas o corpo lúteo no ovário.

Durante toda a parte final do fase lútea, o corpo lúteo permanece produzindo a progesterona, que age inibindo a secreção de LH pela hipófise. No útero, a progesterona age interrompendo a proliferação do endométrio. Na verdade, a progesterona organiza as camadas da mucosa tornando-a mais homogênea, deixando-a rica em fluídos e nutrientes para o potencial feto. Quando se faz um ultra-som do útero na fase proliferativa do ciclo, é possível detectar 3 camadas distintas de endométrio. Quando o mesmo exame é feito na fase lútea, não há mais essa distinção e o endométrio encontra-se todo uniforme, pronto para receber o óvulo fecundado.

Como a progesterona inibe o LH, se o óvulo não for fecundado, a queda do LH faz com que o corpo lúteo começa a involuir, o que por sua vez provoca a queda na produção de progesterona e estrogênio pelo mesmo. Sem esses hormônios a grossa parede do endométrio não mais se sustenta, seu suprimento de sangue é cortado, e ela acaba por desabar, caracterizando a menstruação e reiniciando o ciclo na fase folicular.

A ovulação ocorre 14 dias antes do primeiro dia da próxima menstruação. Portanto, se você menstruou, conte 14 dias para trás e saberá quando ovulou.

Se o óvulo for fecundado, o embrião começa a produzir um hormônio chamado gonadotropina coriônica, responsável por manter o corpo lúteo e a produção de progesterona ativos.

Os testes de gravidez são baseados na dosagem das concentrações de gonadotropina (leia: DIAGNÓSTICO DE GRAVIDEZ).

Período fértil

Após a sua liberação, óvulo só fica viável por cerca de 12-24 horas. Isso significa que a fecundação é mais provável quando já há espermatozoides presentes antes da ovulação. Apesar do curto período de viabilidade do óvulo, o intervalo fértil é bem mais longo, pois, dependendo da qualidade do sêmen masculino, os espermatozoides podem ficar viáveis dentro do sistema reprodutor da mulher por até 5-7 dias. Portanto, o período fértil vai do 5º dia antes da ovulação até um dia após a mesma.

Homens com sêmen de pior qualidade podem ter espermatozoides que sobrevivam menos tempo, reduzindo assim, o período da janela fértil

O período de maior chance de fecundação ocorre quando há coito 1 ou 2 dias antes da ovulação.

Trabalhos atuais mostram que a qualidade do sêmen é maior quando ocorre intervalo de 2 a 3 dias entre as ejaculações. Por isso, indica-se o coito dia sim, dia não, ou a cada 2 dias. Para casais que querem engravidar, uma dica é ter relações sexuais 3 vezes por semana, iniciando-as logo após o fim da menstruação (para aprender a calcular o período fértil, leia: COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL).

Não deixe de ler também: LISTA DOS PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


86 respostas para “Ciclo menstrual: como ocorre a menstruação”

  1. karol
    Oi, gostaria de saber se é normal , depois da relação sexual, ocorrer o escorrimento de esperma ao ir no banheiro ter a aparência que está saindo pela vagina!? E se isso é um motivo para não poder engravidar !!?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Após a relação, uma quantidade de esperma sempre sai pela vagina, isso é normal.
  2. Melyssa
    Olá Doutor Pedro, tenho 2 dúvidas:
    1. Se há menstruação, é porque houve ovulação, então, nos casos em que há atraso menstrual, seja qual for o motivo, por exemplo um ciclo que durou 45 dias, significa que a ovulação ocorreu por volta de 14 dias antes, mesmo neste caso?

    2. Quando ocorre o contrário, e a menstruação adianta ou o ciclo é curto, significa que a ovulação ocorreu com menos de 14 dias antes da menstruação, correto? Ou seja, a fase lutea de menos de 14 dias.

    Aproveitando gostaria de expressar minha admiração e respeito pelo seu trabalho e dedicação, em torno de tantos artigos sobre variados assuntos de medicina, é um ato filantrópico de sua parte e sua equipe, além das respostas às dúvidas as quais já tive oportunidades de receber. Muito obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      1- Não, significa que a ovulação demorou para acontecer.

      2- Sim.

      Abraços e obrigado pelos elogios.

  3. Rosângela
    ontem eu transei com o meu marido e ele ejaculou fora na minha mao e eu passei a minha mao na minha vagina posso engravidar e mais estou no periodo fertil
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Sim,existe risco.
  4. luiza
    fiz laqueadura amarrada de traompas a 18 anos quero saber se posso engravidar novamente tenho 38 anos
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Só indo ao ginecologista para saber.
  5. Tatiana Faria
    Doutor, existe alguma correlação entre a dengue e o atraso menstrual? Tive dengue no último dia de menstruação e agora ela está atrasada há 2 dias, o que não é normal pra mim que tenho o ciclo sempre regular!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Qualquer infecção pode alterar o ciclo menstrual.
  6. Carol
    Olá,Boa Tarde! eu tenho Umm bêbê de 4 mess e estou amamentando,e anda ñ menstruuei como Calcular 2 dias antes da ovulaçao? Como saber quando vou comessar a ovular?
    Desde ja agradeço a Atençáo bjos boa tarde!!!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Impossível antecipar quando será sua primeira ovulação novamente. Só quando a menstruação retornar dá para estimar qualquer coisa.
  7. le
    Boa tarde, gostaria de saber se, posso ter não ovulado esse mês, não vi nenhum muco, nem corrimento algum, apenas estou mais úmida.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Toda ovulação, se não terminar em gravidez, é seguida de menstruação. Ausência de ovulação costuma causar alterações no ciclo menstrual.
  8. sayonara feliciano
    olá eu mestruei dia 04/01/2013 minha possivel mestruação e dia 01/02/2013 hj é 02 e nenhum sintoma e nenhum sinal eu posso estar gravida ?
  9. Elisandra p m f
    gostaria de saber,se eu transar,no fim da minha mestruaçao e acamisinha tiver estoura se eu tomar a pirula do dia seginte resolve
  10. Gabyzinha
    Olá Doutor
    Última vez que eu fiquei mestruada foi no dia 20, e no dia 26 eu tive a minha primeira relação sexual.
    Sendo que a minha dúvida é : O meu companheiro colocou no primeiro ato o seu pênis todo sem camisinha em mim, e logo após colocou a camisinha..Tinhamos esquecido da camisinha na 1º colocada.
    Ou seja, minha dúvida é se é possível engravidar..Não foi bem uma transa até porque como essas 2 colocadas em mim doeu muito nós paramos, não gozamos, não sangrou,praticamente não fizemos nada.
    Foi 2 colocações: uma com camisinha e outra sem, e a partir daí paramos.
    E eu ando muito nervosa, ansiosa, com medo de engravidar, será que isso é possível ?
    Eu não tomo anticoncepcional.
    Gostaria que o Senhor me ajudasse.
    Ficarei Agradecida
    Muito Obrigada.
    1. josy p m
      oi gabyzinha,ache umas palavras mais adequada para fazer sua perguntas
  11. Agatha
    Oi dr. pedro, gostaria de saber se o liquido lubrificante do homem causa riscos de engravidar, e se a espuma do sabonete ” mata ” os espermatozoides que podem estar neste líquido. O ato ocorreu há tres semanas, e agora sinto enjoos que não sentia,e a menstruação veio acompanhada de muco, muito pouca. Gostaria de saber se tem como eu estar grávida. Por favor, preciso rápido da resposta ..
  12. Ducy-neia
    oi doutor eu tomo antconcptional elani a alugum tempo porem venho tendo colicas tipo menstrual no meio da cartela isso é sinal de alguma inficção.
  13. Natallia
    tranzar menstruada engradida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pouco provável.
  14. Ivie
    Olá Dr. Sou transplantada renal e tenho hipotireoidismo, tenho um ciclo menstrual irregular desde que descobri o hipo. Na fase dialítica eu sei que a mulher tem maior dificuldade para engravidar. Gostaria de saber se após o transplante isso permanece ou como funciona o ciclo menstrual e se a questão da fertilidade permanece a mesma da Hemodiálise.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Com o transplante a fertilidade melhora, pois você deixa de ter uremia.
  15. convidada!!
    Bom dia Dr.
    Eu tomo o anticoncepcional Micropil 20 fazem 2 anos. Nunca esqueci de tomar nenhum comprimido!
    A minha ultima menstruação veio dia 16/setembro/2012 , iniciei a nova cartela no dia 19/setembro (minha menstruação dura 4 dias certinho). Nesse mês, minha menstruação veio no dia 14/outubro/2012, só que veio muito fraca, e nunca tinha vindo assim, fiquei preocupada em ser uma suposta gravidez. Comprei o teste e deu negativo! No dia 18/outubro/2012 vou iniciar a nova cartela do mês. O que pode ter causado essa menstruação tao fraca? Corro risco de gravidez? Obrigada!!!
  16. Luana
    Dr. Minha menstruação vinha certinho todo dia 22, depois foi pro dia 23 e agora dia 26, isso é normal?
    Dr. Por esta desregulada a menstruação, tomando remédio ele regulará..
    Após os 21 dias de comprimidos quando a menstruação vir posso contar como se fosse um ciclo menstrual? Quero saber pois quero começar usar a tabelinha entao fico na duvida por ser toda desregulada.
    Pois não sei quando esto pra ficar fértil e nem sei quando estou também.
    tem apenas 7 dias que tomo comprimido!
  17. Luana
    Boa Tarde Dr,
    Muito obrigado por tirar nossas duvidas com este site maravilhoso.
    Mais tenho uma duvida.
    Eu tomo injeção NORIGYNA há 1 ano e 7 meses eu tive que parar de tomar pois 2 meses fiquei menstruando direto sem parar, entao o médico me indicou q parasse de tomar injeção e fosse pro remédio. minha Injeção foi valida até o dia 3 e pra nao sangrar mais, comecei tomar o remedio dia 3 no dia em que era pra ter tomado a injeção. mais no 2º dia do remédio tive relação e no 7º dia também, corro risco de estar gravida?
  18. Rafaella Gibson
    Bom dia Dr, gostaria de saber se esse muco clara de ovo aparece no dia da ovulacao ou e apenas um demonstrativo de que ela chegara dentro de 36 horas?
  19. Andrea
    boa noite! Estou fazendo o teste de ovulação de farmácia , nos 2 primeiros , a linha do teste quase não apareceu , ficando praticamente invisível! já no terceiro teste , a linha ficou praticamente igual a linha de confronto! Bom , rapidinho fiz o meu dever de casa! Pelos cálculos do meu período fértil (baseado nos últimos 3 meses) ele estaria entre o dia 04 e 09 de Outubro. Pelo que eu pude entender , me corrija se estiver errada , o meu LH subiu hoje , e a minha ovulação será mais ou menos em 36 hs ,confirma?Se estou tentando uma menininha ,devo parar de treinar ?ou devo continuar usando as tirinhas dos testes daqui a 2 dias e tentar de novo?
  20. Carlaemeson
    Oi bom dia! tenho uma dúvida em norme, 10 dias antes da regra e 10 dias depois ñ estou no periodo féstio???
  21. Ozanaotoni
    Descidi tentar engravidar ano passado, achei que fosse demorar muito, engravidei em menos de seis meses. Porém,, com quatro semanas de gestação,assim que fiz o teste de farmacia e o exame que confirmou que eu estava gravida, tive um sangramento, em seguida um aborto espontâneo. Guardei então os dias necessários para tentar uma nova gravidez e continuei a tentativa de engravidar. Já tem um ano e não consegui engravidar novamente… E normal?
  22. Cleice100
    faz dois messes que esta atrasada minha menstruação  esta atrasada sera que eu estou gravida
  23. Danny
    Boa tarde Dr. Pedro! Primeiramente quero elogiar o blog ,é de muita valência e contém informações valiosas! Parabéns pelo trabalho! Gostaria que o senhor me ajudasse com algumas informações se possível… Estava tomando anticoncepcional Femina para não menstruar, tomei uma cartela seguida da outra, só que, faltando 5 comprimidos para o fim da segunda cartela eu tive um pequeno sangramento e descartei o uso do anticoncepcional… e há exatamente 2 meses venho tendo relações sexuais com o meu esposo sem usar camisinha e com ejaculação interna. Qual a probabilidade de estar grávida levando em consideração que fazem cinco dias que estou com este pequeno sangramento? E se por acaso eu estiver grávida e continuar a tomar o anticoncepcional quais seriam as consequências já que tomo como contraceptivo e para não menstruar(continuado)?  Agradeço desde já a sua colaboração e ajuda. Muitíssimo obrigada
  24. Kel_hta
    Explicação perfeita!!!
    Parabéns!
  25. Hellen
    Ola,eu tomava anticoncpecional,mais resolvi parar de tomar .. Ja fazem 1 ano que nao tomo mais .. Eu tenho um parceiro e a gente tem relaçoes sem usar preservativo .. E minha duvida é : Porque ate agora eu nao engravidei?
    Sera que eu ter tomado anticoncepcional influiu nesse problema?
  26. marisa
    a minha menstruação veio no dia 29 de julho , queria saber quando entrarei no periodo fertil , e quando irá terminar esse periodo
  27. Maria
    Olá!
    Estava tomando a pilula Mercilon conti, mas há três meses  dei um intervalo, minha ultima menstruação foi dia 10 de julho, e tive relação desprotegida no dia 23 de julho, hoje dia 07 de agosto ainda não menstruei. Quais são as chances de estar grávida?
  28. Dtamiresfernanda
    ola eu tomava anticoncepcional injeção..tomei por quase dois anos depois que tive meu filho..parei de tomar dia 9 de fevereiro,ela tem validade pra 3meses então até 9 maio..foi quando resolvi tirar meu filho do peito..minha menstruação só veio 28junho. tive relação com meu marido entre dias 8 e 14 de julho que seria meu períudo fétil .a i dia 18 de julho vei um pouco de sangue numa cor diferente e bem pouquinho e tive muita cólica este dia..agora minha menstruação tá atrasada 12 dias tambem estou com um pouco de dor nas mamas mais não sei se é de ter tirado recentemente meu filho do peito…por favor mi ajudem….
    1. rosi
      eu queria saber  eu mestruei no 6 de julho e  quando foi no dia 30 de julho eu mestruei novamente e e minha mestruacao foi enbora3 de agosto e estou querendo engravidar novamente como faco 
  29. carl
    fiz sexo com a minha namorada na hora de penetrar eu limpei todo liquido , so penetrei ela 4 vezes sendo q a kda 2 penetraçoes eu tirava e secava queria saber das chances de gravidez
    obs: isso foi um dia depois do fim da mestruaçao dela
  30. luana
    lá boa noite .. mestruei dia 10 / 06 ( junho) e dei uma pequena pausa no anticoncepcional MESYGYNA .. quando foi dia 27 /06 mestruei novamente , praticamente mestruei 2 vezes no mesmo mês … mês passado (julho) tive relaçao no primeiro dia fertil dia 09/07 com meu namorado protegido com ( camisinha ) conferir pra ver se deu tudo certo e deu tudo certinho
    naoo estourou e nao rompeu nem nada.. meu namorado limpou-se com um pano e logo em seguida começou a roça no meu bum bum nao houve penetraçao nem nada, tentamos fazer anal =[ mas nao conseguimos ele passou o penis melado com saliva no meu bum bum mas nao sei se saiu um pouco do esperma q ficou no penis dele e to com medo posso ta gravida se ele encostou na minha vagina ? OBS .. estava com 7 dias de atrazo e fiz o exame beta hcg no dia ( 4 ) de agosto e deu negativo estou mt preoculpada tenho 17 aninhos vou agraadecer desde já … minha pergunta é Dr. pedro oq vc acha posso esta gravida com esse fato ? e confiavel o exame beta hcg ? nao to com nenhuma sitomas mt obr mim ajudee por favor bjs
  31. luana
    oie minha mestruaçao ta atrazada a 7 dias fiz o exame beta hcg é confiavel ? precisa de alguns dias de atrazo ou e mito ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O ideal é ter pelo menos 1 semana de atraso, para diminuir o risco de falso-negativo.
  32. luana
    lá boa noite .. mestruei dia 10 / 06 ( junho) e dei uma pequena pausa no anticoncepcional MESYGYNA .. quando foi dia 27 /06 mestruei novamente , praticamente mestruei 2 vezes no mesmo mês … mês passado (julho) tive relaçao no primeiro dia fertil dia 09/07 com meu namorado protegido com ( camisinha ) conferir pra ver se deu tudo certo e deu tudo certinho
    naoo estourou e nao rompeu nem nada.. meu namorado limpou-se com um pano e logo em seguida começou a roça no meu bum bum nao houve penetraçao nem nada, tentamos fazer anal =[ mas nao conseguimos ele passou o penis melado com saliva no meu bum bum mas nao sei se saiu um pouco do esperma q ficou no penis dele e to com medo posso ta gravida se ele encostou na minha vagina ? OBS .. estava com 7 dias de atrazo e fiz o exame beta hcg no dia ( 4 ) de agosto e deu negativo estou mt preoculpada tenho 17 aninhos vou agraadecer desde já … minha pergunta é Dr. pedro oq vc acha posso esta gravida com esse fato ? e confiavel o exame beta hcg ? nao to com nenhuma sitomas mt obr mim ajudee por favor bjs
  33. luana
    olá boa noite .. mestruei dia 10 / 06 ( junho) e dei uma pequena pausa no anticoncepcional MESYGYNA .. quando foi dia 27 /06 mestruei novamente , praticamente mestruei 2 vezes no mesmo mês … mês passado (julho) tive relaçao no primeiro dia fertil dia 09/07 com meu namorado protegido com ( camisinha ) conferir pra ver se deu tudo certo e deu tudo certinho
    naoo estourou e nao rompeu nem nada.. meu namorado limpou-se com um pano e logo em seguida começou a roça no meu bum bum nao houve penetraçao nem nada, tentamos fazer anal =[ mas nao conseguimos ele passou o penis melado com saliva no meu bum bum mas nao sei se saiu um pouco do esperma q ficou no penis dele e to com medo posso ta gravida se ele encostou na minha vagina ? OBS .. estava com 7 dias de atrazo e fiz o exame beta hcg no dia ( 4 ) de agosto e deu negativo estou mt preoculpada tenho 17 aninhos vou agraadecer desde já … minha pergunta é Dr. pedro oq vc acha posso esta gravida com esse fato ? e confiavel o exame beta hcg ? nao to com nenhuma sitomas mt obr mim ajudee por favor bjs
  34. wal
    olá por favo mi ajudem eu tenho endometriose e mioma tive relação com meu namorado sem camisinha no meu periodo fertil .
    será que posso fikar gravida mas tomei pilula do dia seguinte doze unica?
  35. july
    ola, tomo diclin ha 8 anos consigo engravidar hoje? se eu quiser ?? estou sentindo alguns sintomas tipo enjoo, muita azia de quase vomitar, pouca dor de cabeça, indo ao banheiro varias vezes, posso ta gravida?
  36. barbara beatri
    eu queria saber se e norma a mulher ficar mestruada duas vezes no mes
    a minha mestruaçao venho dia 9 e depois dia 24 de hunho e normal
  37. Tamara
    ola se uma pessoa ficar dois meses sem menstruar e no terceiro més menstruar isso pode ser gravides?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Provavelmente não.
  38. Fernanda Braga
    Optar por não mestruar pode levar a mulher a ter dificuldade de engravidar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Qualquer mulher que tome pílula por tempo prolongado pode ter um período de infertilidade temporário após a suspensão do tratamento.
  39. roselene
    doutor a minha ultima menstruação foi dia 11 de maio , ate agoira não veio dia 12 de julho, pode ser gravides?
    roselene
  40. Analurodrigues
    ana lucia , olá tenho tenho 27 anos tive 2 abortos espontaneos o 1 com 17 anos e o segundo com 20. nunca fui d  tomar contraceptivel por mais de 2 meses na segunda gravidez foi após ter tomado pilula . porem tomei contraceptivel ingetável durante um mês hoje tem mais de seis meses q tomei,e mais de quatro meses q tento engravidar e não consigo será q um dia vou conseguir, minha vida sexual é com a mesma pessoa  com quem estou casada desde  os 17 anos  o que há comigo .
     
  41. Helgatatiana
    Curti mto serve para aprendemos como funciona o nosso corpo
  42. Francisca292
    Doutor tenho 32 anos  não tive filhos ainda, quando estou no periodo fertil, no meu muco as vezes vem  com pouco de sangue , deve ser  resto da menstruação, é normal?? tem alguma coisa a ver por eu não ter tido filhos?
  43. Ferzinha
    Bom dia,
    Minha ultima menstruação dia 20/05 e depois tive coito desprotegido dia 04/06 e estamos no dia 02/07 e a mesntruação não veio, posso estar gravida, meu ciclo nao é regular?
  44. fernanda
    pra mim é bem inregular fica até 2 a 3 anos sem vim hj tenho 33 anos  até agora esse ano de 2012  ja veio 3 vezes sera que concigo engravidar???
  45. Diana
    veio dia 19 de maio depois nao veio maio hoje é dia 28  de junho sera estou gravida
  46. Francyele
    estou tomando um remedio preventivo (previane)eu emendei dois meses seguigo, so que n fim do segundo mes veio a minha menstruação, isso é m mal sinal sera ki o remedio naum esta mas fazendo efeito?
  47. Cleusademoraissouza
    veio dia 17 de abril  ja fiz o exame  deu negativo ´e possivel estar  gravida pois saiu um pouquinho de sangue 
  48. Anaclaudia19741
    posso engravidar msmo tendo feito obstruçao tubaria bilateral a direita?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Explique-se melhor, a obstrução é bilateral ou é a direta?
  49. vania
    tomei anticoncepcional enjetavel durante 7 anos agosto tem 10 meses que parei nao consigo engravidar pois tenho uma filha de 8 anos por favor mr ajudem
  50. Suzy
    minha mestruacao veio no dia 04/05 e hoje ja e 11/06 ja posso me desespera
  51. Tita-maria3
    boa tarde o meu filho tem 7 meses e desde entao nao tive a mentruação, estou amamentar e uso o cerazzet mas ele so tem 1 ou 2 mamadas por dia, e nas relaçao sexual nao uso mais nenhum metodo , e a 1 mes tive sangramento mas pouca quantidade e irregular eu gostaria de saber o que era e se era possivel estar outra vez gravida estou com a barriga grande e sempre com fome obrigada
  52. Lia
    Boa tarde. Menstruei dia 15/05 até dia 20/05. Tive relações no dia 27 e deu-se ejaculação dentro. É possível estar grávida? Obrigado.
  53. Valéria
    Olá doutor . Eu e meu namorado transamos hoje 01/06/12 sem camisinha, mas não houve ejaculação, na verdade houve a penetração e quando percebi que ele estava sem a camisinha (6 segundo depois da penetração)falei pra ele parar e retirar seu pênis.Faz mais ou menos 3 semanas que menstruei(15/05/12), fico 7 dias menstruada e não sei quando é meu período fértil. Mas ontem saiu uma pequena secreção meio viscosa e branca, e pelo o que li é quando se está em período fértil que acontece isso. Posso engravidar? Agradeço a atenção. ‘-‘
  54. Agnes
    Boa tarde minha menstruação veio dia 17/05 e foi ate 21/05 o meu período de ovulação se eu não errei nas contas era do dia 28 ao dia 01, estou sentindo uma dor do lado direito bem em baixo, e vi que ao fazer xixi saiu uma coisa tipo gelatina no papel seria sintoma de gravidez
  55. Joelza
    Boa tarde, venho tentando  engravidar ha seis meses, minha DUM foi dia 29/04/2012, geralmente meu ciclo é de 29 dias, chegando algumas vezes 32, todo mês anoto, sendo que estou esperando menstruar ha dois dias completando hoje um ciclo de 32, estou sentindo cólicas leve e minha menstruação não desce. Desde já obrigada.
  56. Lininha Bcristina
    Dr. Pedro tenho 29 anos e a 1 ano estou tentando engravidar já fiz exames e não constou nenhum problema.quero tirar uma dúvida o período fértil eu começo contar 7 dias com a chegada da menstruação ou a partir do dia que ela vai embora? Não consigo identificar meu período fértil,minha última menstruação veio dia 20/05/12 e foi embora dia 22/05/12. por favor me ajude a identificar os dias possíveis férteis?Ficarei muito grata se puder me ajudarrr.
    Obrigada,Aline.
  57. Michelygmury
     tenho uma amiga que mestrua 2, a tres meses,mas fica tb 3 a 1 ano sem mestruar oq sera q estar acontecendo com ela?
  58. Paulinhaflima
    Gostaria de saber se é possivel ovular duas vezes no mesmo mes? no mes atual, tive aquela secreçao “clara de ovo” em periodos distintos uma no meio de ciclo e a outra mais para o final… estou no 34 dia do clico e ainda nao menstruei. grata
  59. Claudinhapantera1
    posso engravidar logo apos o ultimo dia da mestruaçao 
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O risco é baixo.
  60. Sapizita
    com foliculo dominante de 21mm com endometrio de 6 mm, e com presença de espermatozoide de 3 dias antes desses dados.. pode haver gravidez?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode, mas o ideal era ter um espermatozoide também neste dia.
  61. Andreia Teske
    olá Dr.gostaria de saber se com o avançar da idade o tempo de mestruaçao pode aumentar (ex:28p/35)ou vice-versa.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se estiver próximo da menopausa, sim.
  62. Sandra
    bom noite Dr.eu queria sabe se um dia de mestruaçao se atrase pode ser gravides.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode, mas não necessariamente é.
  63. Rejane
    Olá!! Tenho duvidas sobre minha laquiadura… porq ainda continuo percebendo o meu período fertil pelo muco servical… tem como isso ocorrer depois de uma laquiadura?
  64. Sandra
    a minha mestruação veio hoje dia 13/03/12 quando sera meu periodo fertil e minha ovulação ? eu quero em engravidar me-responda obrigada
  65. valéria
    Obrigada Dr. me ajudou muito, pois estou tentando engravidar novamente porque á 7meses atras perdi  meu bebê com 39 semanas intra-útero,sem causa  definida.
  66. valéria
    Obrigada ,Dr. me ajudou muito!!!!!!!!! Valéria.
  67. valéria
    ´valéria,olá doutor, não sei se a minha pergunta  foi  enviada  vou faze-la novamente.Quanto tempo antes  da ovulação tem  o  muco cervical?desde já obrigada!