Fissura anal: sintomas, causas e tratamento

Atualizado:

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

O que é a fissura anal?

A fissura anal é um pequeno rasgo na pele ao redor do ânus, que pode surgir após traumas, como a passagem de fezes duras e/ou grandes durante uma evacuação.

A fissura anal costuma ocorrer em pessoas de meia idade, mas também é uma causa comum de sangramento retal em bebês.

Como surgem as fissuras anais?

A maioria das fissuras anais surgem após um trauma, geralmente um esgarçamento do ânus. A causa mais comum são fezes volumosas e endurecidas, que provocam um estiramento além do limite da mucosa anal durante a evacuação.

Outras causas são o sexo anal ou introdução de objetos de grande diâmetro pelo ânus. Diarreia prolongada pode causar irritação e lesão da mucosa anal , facilitando o surgimento de fissuras.

Paciente com antecedentes de outras lesões no ânus, como hemorroidas ou fístulas anais também apresentam maior risco. Mulheres podem desenvolver fissuras após um parto normal.

A fissura anal ocorre habitualmente em pessoas sem outros problemas de saúde, mas pode ser também uma complicação de algumas doenças, como tuberculose anorretal, Doença de Crohn ou leucemia.

O grande problema da fissura anal é o fato dela ser um processo de agressão cíclica.

A lesão da musosa faz com que o esfincter do ânus involuntariamente sofra um espasmo, impedindo que o mesmo relaxe. Essa contração do ânus provoca mais esgarçamento da fissura, dificultado a cicatrização da ferida. O espasmo anal, associado à dor ao evacuar, agrava a prisão de ventre. Quando o paciente finalmente consegue evacuar, as fezes estão volumosas e ressecadas e precisam vencer a resistência de um ânus, que tem dificuldade em relaxar. Tudo isso provoca ainda mais lesão da mucosa e perpetuação da fissura no ânus.

Os pacientes que entram neste ciclo vicioso costumam desenvolver fissuras anais crônicas, pois o espasmo anal prolongado, além de facilitar o trauma repetitivo, ainda causa compressão dos vasos sanguíneos que irrigam a região do ânus, provocando uma isquemia desta região. As fissuras anais crônicas são aquelas que duram mais de 6 semanas e não cicatrizam sem tratamento médico.

Sintomas

As fissuras anais costumam surgir no tecido que reveste o ânus e o canal anal, uma mucosa chamada anoderma. Ao contrário da pele, o anoderma não tem pelos, glândulas sudoríparas nem glândulas sebáceas. Por outro lado, esta região é riquíssima em nervos responsáveis pela transmissão das sensações de tato e dor, o que explica por que as fissuras anais são tão dolorosas.

A fissura anal tem a aparência de um corte ou laceração na região do ânus. Se você imaginar o ânus como um relógio de ponteiros, com o paciente deitado de barriga para cima, as fissuras costumam ser uma laceração na direção vertical, que ocorre às 6h ou às 12h, como nas fotos abaixo. Fissuras fora desta localização costumam ser causadas por alguma outra doença.

Fissura anal
Fissura anal

O principal sintoma da fissura anal é a dor ao evacuar, que costuma ser muito intensa e pode durar por algumas horas após o fim da evacuação. A dor é tão forte que o paciente começa a ter medo de evacuar, o que pode piorar a constipação intestinal e tornar as fezes ainda mais duras e volumosas.

Em 70% dos casos também ocorrem sangramentos após a evacuação, que costumam ser de pequena quantidade. Podem haver pequenas gotas de sangue no vaso sanitário, mas o mais comum é o sangramento apenas sujar o papel higiênico. A fissura anal também pode provocar coceira e sensação de irritação na região anal.

A fissura no ânus pode ter sintomas muito parecidos com os das hemorroidas, porém o sangramento da fissura costuma ser menor e a dor mais intensa. De qualquer modo, o especialista para ambas as lesões é o proctologista, que através do exame da região anal saberá facilmente diagnosticar a causa da sua dor. Na maioria dos casos não é preciso realizar toque retal para diagnosticar uma fissura anal.

Tratamento

O tratamento da fissura anal visa o controle da dor e a cicatrização da laceração. Nos casos de fissuras anais pequenas, a cura geralmente ocorre de modo espontâneo após alguns dias, mas o tratamento médico pode acelerar este processo além de aliviar a dor.

O tratamento inicial pode ser caseiro, com banhos de assento com água morna três vezes por dia, aumento da ingestão de fibras e uso de laxantes para diminuir a rigidez das fezes.

Existem algumas pomadas para fissura anal que podem ser usadas. Pomadas à base de nitroglicerina ou nifedipina ajudam a dilatar os vasos anais, aumentando o aporte de sangue e oxigênio para a região da fissura, o que favorece sua cicatrização.

A nitroglicerina também ajuda a relaxar o esfincter anal, diminuindo o esgarçamento da fissura e facilitando o ato de evacuar. As aplicações de nitroglicerina podem causar dores de cabeça e tonturas como efeito colateral. Os pacientes devem evitar o uso de medicações para impotência, como viagra, durante o tratamento com nitroglicerina.

Pomadas com anestésicos também podem ser usadas antes de cada evacuação para reduzir a dor, mas estas, sozinhas, não ajudam na cicatrização

Cerca de 90% das fissuras no ânus cicatrizam com medidas conservadoras, como as descritas acima.

Nos casos que não melhoram pode-se tentar o uso da toxina botulínica (Botox), que ajuda a relaxar o esfincter anal, reduzindo o estiramento da fissura. O Botox pode causar como efeito secundário a perda temporária da continência fecal, podendo haver pequenas perdas de fezes durante 2 ou 3 meses, tempo de ação da toxina.

Cirurgia

A cirurgia é geralmente reservada para pacientes com fissura anal que tentaram tratamento clínico por pelo menos um a três meses sem sucesso. O procedimento de escolha é chamado esfincterotomia lateral interna, uma pequena incisão capaz de provocar o relaxamento do esfíncter anal. A cirurgia é bem simples e o paciente na maioria das vezes volta para casa no mesmo dia, podendo retornas às atividades normais dentro de uma semana.

A principal preocupação com a cirurgia é o desenvolvimento da incontinência anal, que pode incluir incapacidade de controlar a saída de gases intestinais, escape fecal leve ou mesmo perda de fezes sólidas. Algum grau de vazamento das fezes pode ocorrer em até 45% dos pacientes durante os primeiros dias de pós-operatório. No entanto, essa incontinência pós-cirúrgica raramente é permanente.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Coceira anal Coceira no ânus: 12 causas e tratamento
Plicoma anal Plicoma anal (pele no ânus): o que é, riscos e tratamento
Hemorroidas Hemorroidas: sintomas, causas e tratamento
prisão de ventre Prisão de ventre (constipação): causas e tratamento
Colonoscopia Colonoscopia: o que é, preparo, sedação e riscos
Sangue nas fezes 14 causas de sangue nas fezes (hemorragia digestiva)
Doença inflamatória intestinal Doença de Crohn: sintomas, causas e tratamento
Hemorroidas Fotos de hemorroidas – externas e internas
Cisto pilonidal Cisto pilonidal: o que é, sintomas e cirurgia
Sangue oculto nas fezes Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes
Câncer de cólon Câncer de Cólon e Reto – Sintomas e tratamento
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

111 comentários em “Fissura anal: sintomas, causas e tratamento”

  1. Dr Pedro parabéns por fazer parte do grupo de feras da UFRJ.

    Fissura pode estar por dentro do ânus e romper gerando sangramento no papel higiênico?

    Agradeço a informação desde já.

    Responder
  2. Olá, Dr.
    Eu tô com uma bolinha no meu ânus fica bem na beirinha, eu não sei o que pode ser.
    Estou com muito medo, o que eu tenho que fazer?
    Sinto uma dor forte dentro do meu ânus.
    Me ajuda Pfv

    Responder
  3. Meu anus tem ressecamento e descama alguma vzs da umas bolhas e doi…e fica com a segunda pele embranquicada me encomoda..o que fazer?

    Responder
  4. Muito bom o texto, pesquisei em vários sites e ficava mais confusa. Esse disse tudo que eu queria saber.. Meus muito obrigada para o autor das informações!

    Responder
  5. Ola Dr. Tenhu uma prega do anus inchada, isso também é fissura anal ? Em qual dessas se encaixa minha situacao, Retossignoidoscopia ou manometria anal ?

    Responder
  6. Olá Leide Silva,compartilho do mesmo problema que você ,eu uso a Pomada Hemovirtos resolve bem porém a cicatrização é demorada por que evacuo diariamente e isto implica na cicatrização,mas Hemovirtos é uma boa receita para o nosso problema,espero ter ajudado

    Responder
  7. Boa noite Dr.
    assim q descobri ter herpes genital, uma semana depois comecei a ter dificuldade a evacuar, e sentir q as fezes desciam rasgando a em volta do anus, isso pode ser da herpes q provocou essa fissura.

    Responder
  8. Boa noite Dr.
    Tenho fístula anal a mais de 3 anos, e a dor é constante.
    Gostaria de saber quanto o Sr, cobra pra este tipo de cirurgia e o endereço da clínica com os tels, por favor.
    Att;
    Paulo

    Responder
  9. Doutor, uma pergunta simples. Fissura Anal é uma doença mesmo ou apenas uma lesão decorrente das situações que o senhor mencionou? É algo que possa se perpetuar por alguns anos? Obrigado e aguardo resposta.

    Responder
  10. meu pai sofre muito com esse problema, a 13 anos, já fes 2 cirugias mais so tem piorado… ele tem muitas dores e sintomas, como febre dores no corpo e o pior de tudo é que ele ja usa ABSORVENTE todos os dias pelo menos 4 ao dia…é muito triste essa situação,eu mesma ja vi os absorventes… muito constrangedor.

    Responder
  11. tenho fissura anal e uso o proctyl sempre que ela me dá dor ou sangramento.O proctyl pode ser usado regularmente sem prolemas ou é indicado só pra determinado tempo.Alguem pode me responder ou falar de sua experiencia pois talves tenha que resolver de outra forma.

    Responder
  12. Boa tarde
    Doutor gostaria de um esclarecimento tem 8 dias que fui defecar percebi sangue meu anus tenho muita dificuldade para ir ao banheiro desde então pecebo que tem um coisinha estranha tipo um bolinho pra fora não esta mais ferido que pode ser.

    Responder
  13. Bom dia! Qd comecei a ter esse problema usei Proctyl, mas como não achei a medica atenciosa procurei outra profissional e ela prescreveu Trofodermin, Tamaril e analgésico, além de mudança na dieta. Confesso que só tenho mais dificuldades qd fujo muito da dieta.

    Responder
  14. Uso o Trofodermin. A princípio usei o Proctyl mas achei que o Trofodermin cicatriza mais rápido e relaxa a musculatura. Mas não funciona como analgésico.

    Responder
  15. Obrigado pelas informações, gostei muito, agora eu entendo o que é fissura anal e hemorroida, gostei demais de tudo que foi escrito pelo autor, parabéns.

    Responder
  16. bom dia doutor.eu já fiz uma cirurgia de hemorroida a 1 ano e 3 meses,e por conta do laxante que tomei durante o período de 8 meses pois minha cicatrização demorou tive estenose anal,mais fiz tratamento com o supositorio são caetano e pomada dinitrado de isossorbina.gostaria de saber se posso fazer sexo anal,será que volta as hemorroidas.por favor mim respondar.,marcela

    Responder
  17. Doutor(a) li atentamente este artigo, porem, nao consegui identifcar o meu caso com nenhuma destas patologias acima.Tenho 38 anos, estou uns 20 kilos acima do peso. Não pratico sexo anal. No entanto, faz mais ou menos uns 3 meses que eu notei que uma das pregas do meu anus estava inchada, e um pouco inflamada. Ja tive algumas pequenas fissuras anais durante a minha vida, mas todas cicatrizaram sozinhas, sem o uso de medicamentos. Mas no caso desse inchaço, ele dura aproximadamente uns dois dias, depois diminui bastante, tornando-se quase imperceptivel e indolor, porem, dentro de uns 20 a 30 dias ele aparece novamente. As vezes noto que, mesmo depois da higienização anal, tem ocasionado o aparecimento de secreção fetida, porem, sem o aparecimento de sangue. O que poderia ser? E o que devo fazer? Obrigado!

    Responder
  18. Pelo que eu vejo estou com fissura anal, mas agora está ocorrendo na região anal tbm, umas pequenas bolhas parecem uma espinha, mas não é bastante dolorida, tem umas 2 a 5 dessas o que pode ser?(elas são vermelhas e pequenas) deve ser alguma infecção da fissura, pq está ardendo e coçando muito na área.

    Responder
  19. Bom dia, doutor(a) apos uma cirurgia perianal,ja a 2 a 3 meses, sinto muita coceira e apos tomar umas cervejas percebo que arde demais apos a evacuacao, seria o efeito do alcool?existe alguma pomada,remdeio, sei la para a melhora do problema.

    Obrigado.

    Responder
  20. Doutores finalmente encontrei um blog maravilhoso, depois de muito procurar na rede, que possa responder questionamentos de leigos na medida do possível. Tenho 31 anos e em maio começaram a surgir alguns sintomas que acredito sejam indícios de uma fissura. Senti muitas dores no início e secreções juntamente com sangramentos que as vezes eram pingos, confesso que demorei um pouco para ir atrás de um médico por vergonha e por medo de que os próprios médicos me pré-julgassem por outros motivos e não me tratassem de forma correta, mas criei coragem e procurei um clinico geral mesmo, quando ele viu já foi me perguntando se eu era homossexual e disse se tratar de uma fissura, me receitou alguns remédios para desinflamação, laxante e pomada para dor. Usei-os. Melhorei da inflamação e as dores diminuíram, porém não cessaram, ainda sinto um pouco de dor ao evacuar e percebi o surgimento de uma bolinha na parte de fora do ânus, estou convencido de que se trata de uma fissura por conta de tudo que já li a respeito. Eu nunca tentei outro tipo de tratamento apenas fui uma vez ao médico e portanto não tenho certeza se teria outras formas que não cirurgicas para sarar completamente. Ando meio deprimido por conta disso, minha vida social tá meio complicada, me sinto muito mal. Tenho receio da cirurgia, moro sozinho e não gostaria que minha familia soubesse, acho meio constrangedor, teria que me cuidar sozinho mesmo. Nunca tentei outros meios de cicatrização mas pelo tempo que já faz que estou com esse mal talvez tenha que operar. Será que o período de cicatrização demora muito? Terei uma vida normal depois caso tenha que operar? Quanto a planos de saúde, eles cobrem todo o procedimento? E quanto ao SUS, já tem esse tipo de tratamento?! Vocês recomendam?! Agradeço imensamente sua disposição, caridade e bondade em responder. Desejando toda sucesso nas suas carreiras.

    Responder
    • deixe de vergonha, meu amigo, espero que voçê ja tenha resolvido este problema, se ainda não resolveu; entre em contato comigo que lhe darei melhores explicações meu emaill particular é almeidanca@outlook.com, ok um forte abraço. NELSON

      Responder
  21. Olá Doutor. Fiz a cirurgia a uma semana de Fissura no Hospital Miguel Couto no Leblon-RJ, mas ainda sinto dores ao evacuar e com pequenos sangramentos, será que é normal mesmo passando-se uma semana após a cirurgia? O médico me disse que foi feito uma cirurgia para aliviar o esfíncter, qual o tempo de cicatrização de uma cirurgia como essa? Estou preocupado, amanhã quarta feira [14/11] vou para a revisão e vou passar todos os acontecimentos ao meu médico. Um abraço.

    Responder
  22. Bom dia Dr, tenho uma pequena fissura porém ela me perturba pelo menos uma vez por semana, tentei mudar a alimentação ingerindo mais fibras e uso uma pomada chamada Xilodase, mas não consigo eliminar este problema, o que vc recomenda? tem algum medicamento mais eficaz? Grato.

    Responder
  23. Bom dia, tenho exatamento os mesmos sintomas acima, porem pelas fotos notei que a fissura é na parte externa do ânus, no meu caso a fissura está na parte interna pois não é vista, e as vezes o sangramento é muito intenso, gostaria de saber se neste caso é fissura mesmo ou seria um outro de doença? Obrigada!

    Responder
  24. Olá Doutor,
    Eu operei da Hemorróida,mas segundo o seu maravilhoso post,eu me identifico com FISSURA ANAL.A pergunta é “Será preciso fazer outra operação?”

    Responder
  25. olá. o meu marido já teve uma fistula anal e teve de ir a cirurgia. só que agora apareceu outra vez no mesmo local. será que a cirurgia não foi bem feita ou é normal acontecer?

    Responder
  26. Fiz sexo anal pela primeira vez com meu namorado
    Só que no outro dia senti incomodo quando olhei estava ferido na região do anos e irritado dos lados..Fui na ginecologista ela me mandou passar uma pomada com nome Trok-N so que não consigo defecar..Doi muito
    O que eu posso fazer??

    Responder
  27. tenho fissura anal e a 3 meses estou sofrendo e não cicatriza. apenas ameniza, é necessario procurar o medico de novo e partir para cirurgia? e se fazer essa cirurgia vou ficar curado?

    Responder
  28. Tenho 26 anos e desde os 13 ou 14 faço sexo anal. Ultimamente tenho notado estar muito aberta atrás! Será q tem como reverter isso? Uma amiga falou que parando uns tempos as coisas melhorariam, mas ñ aconteceu nada e fiquei maluca de vontade de transar por mais de uma semana rsrsrsrs.Há algum tipo de pomada ou medicamenbto especifico que diminua? Sou a Fatima Santos de 0linda Pe.

    Responder
  29. essa é a pior desgraça que tem.. quase bati em um dos médicos que me consultou.. no exame de toque, ele me machucou muito introduzindo o dedo com força e velocidade. tive que tomar doses grandes de dipirona na veia, vários remédios fortes (cerca de 8, 9 tipos diferentes de fármacos), tive que usar 4 pomadas (uma delas manipulada, que eu ainda aplico) e ainda tenho muuuuuito medo de evacuar, pois ja chorei bastante por causa da dor que parece ser interminável! ALÉM DISSO, EU TERIA QUE FICAR INTERNADO CASO O EU QUISESSE! é mole? –‘
    o doutor me disse: “ou te interno ou vai ter que tomar remédios fortes.”
    optei pelos remédios, que além da dor anal permanecer desta vez com menor impacto, me deram muitos efeitos colaterais. ERA TONTURA, DOR, ENJOO, DOR, VÔMITO, DOR, CABEÇA EXPLODINDO E DOR! sem contar que, eu era estagiário em uma farmácia, pois sou formado em atendente na área, e então tive que encerrar meu estágio… fiquei vários dias em repouso, tomando muita água, comendo verduras e legumes em excesso, e assentando em água quente todos os dias.
    FISSURA ANAL, É HORRÍVEL. uma dor intensa, perturbadora. ainda sofro desse mal, esta cicatrizando, mas ainda dói…. e muito. tem cura sim, mas é demorado.

    Responder
    • No SUS é de graça. Na rede privada os procedimentos médicos não são tabelados. Cada médico cobra o que quiser, seguindo a lógica do mercado.

      Responder
  30. Olá doutor, gostaria de esclarecer uma dúvida  com relação a cirurgia da fissura anal, neste caso todos que apresentam fissura crônica poderiam optar por cirurgia? O doutor proctologista me indicou tratamento clínico apenas com orientações de evitar o uso de papel higiênico, optando sempre por higienizar lavando e secando entre outros procedimentos caseiros , e assim desta forma para a vida toda …mas mesmo não sentindo dores no momento presente , não gostaria de ficar assim para sempre ….a cirurgia seria uma opção ? desde já agradeço ….

    Responder
  31. Olá. Fiz uma cirurgia há cerca de 10 anos atrás e na época voltei ao trabalho com 16 dias e não guardei o devido repouso necessário e senti uma dor como um ponto que rebentou. De inicio apenas senti um pequeno obstaculo na hora de evacuar mas nada que me incomodasse. Agora apos uma gravidez com muitas diarréias constantes sinto que o reto (a ligação do anus com a parte interna) estivesse um pouco para fora. E como se o tubo intestinal estivesse sido afixado internamente na primeira cirurgia e apos esse imprevisto, talvez um ponto desamarrado,  novamente o reto veio a descer. Sinto dificuldade para evacuar e ardor as vezes.  Gostaria de saber se caso venha fazer outra cirurgia corro o risco de incontinência intestinal.

    Responder
  32. Boa Tarde.

    Drº. A minha mãe fez uma coloproctologia, (penso que seja assim o nome), foi detectado fissuras e hemorródias, no entanto tem muita comichão já lhe receitaram muitas pomadas e nenhuma lhe faz bem, por vezes até chora…que especialidade deve ela consultar? Ginecologia? Dermatologia….não sabemos a quem recorrer,? Agradeço a sua ajuda.

    Responder
  33. Olá…tenho uma dúvida até agora pensava que estava com hemorroida mas estou com dúvida se é fissura….
    tive nenem a 2 meses atraz e na hora do parto surgiu uma leve hemorroida para fora mas não sentia dor nem sangrava…. agora só consigo evacuar com xilocaina…. hoje sangrou bastante olhando é normal mais parece que ja na entrada do anus por dentro ta rasgado oque sera

    Responder
  34. Tive fissura anal a 2 meses atrás,não usei nem um rémedio e nem fui ao medico por vergonha,hjoe em dia não sinto mais nada,mais a fissura esta la tipo um machucado envolta do anus.como faço pra isso fechar?Sou gay e não consigo ter relações.obrigado

    Responder
    • Pablo eu também estou na mesma situação , fui ao posto de saúde e a enfermeira me indicou uma pomada  Policresuleno cloridrato de cinchocaina , é ótima , alivia as dores e afcções e ajuda na cicatrização , porém o melhor método para a cura definitiva é a cirurgia , usei a pomada mas depois que eu tive relação sexual a fissura voltou ….O único problema da pomada é que ela causa um pouco de incomodo no inicio mas a recuperação é bem rápida…….Abraços – Henrique

      Responder
  35. Olá Dr. gostaria que o Sr. esclarecesse uma dúvida. Há pouco mais de um mês fui diagnosticada com uma fissura anal, decorrente de uma diarréia prolongada, e iniciei tratamento com proctyl e assentos em água morna. Passado um mês do tratamento, não sentia mais dor e a fissura parecia estar cicatrizada. Porém ultimamente voltei a sentir dor, embora minhas fezes estejam normais. Neste caso devo retomar o tratamento ou já seria indicação para cirurgia? Embora eu saiba que devo retornar ao meu médico, gostaria de saber se é possível a cura definitiva nesses casos, pois tenho bastante receio da cirurgia. Obrigada pela compreensão.

    Responder
  36. Tenho este problema, a ferida nao cicatriza as vezes ele abre, e as vezes nao encomoda, as vezes sai sangue. gostaria de saber de uma pomada que posso usar, me falaram na pomada nova cort, sera que devo usa-la, vou no banheiro de  2 a 3 vezes ao dia. obrigado

    Responder
    • Eder  te recomendo a pomada Policresuleno cloridrato de cinchocaina , é ótima ajuda na cicatrização , não cura definitivamente mas alivia muito as dores e combate o sangramento , utilizei ela e em menos de duas semanas já houve resultado , o unico problema é que ela causa um pouco de incomodo no inicio mas é muito boa ….Abraços – Henrique

      Responder
  37. olá doutor …gostaria de esclarecer uma duvida …a pouco tempo percebi ao tomar banho e ao fazer a higiene pessoal depois de usar o banheiro, que estava com uma fissura anal , porém ao verificar com um espelho notei que não era apenas uma fissura pois havia uma espécie de ¨bolinha¨ também na região , e na verdade a ferida em si só pude enxergar manipulando essa ¨bolinha¨ com a mão…gostaria que o senhor me esclarecesse melhor o que seria isso …e qual o melhor procedimento a realizar ..será que com o passar do tempo é possível cicatrizar sozinho ? não sinto dores fortes e nem desconforto grande por enquanto …apenas senti um pouco de desconforto no sentido de coçar um pouco …estou preocupada ..não gostaria de ter que passar por procedimento cirúrgico …espero que o senhor possa me ajudar …desde já agradeço …obrigada …

    Responder
  38. Olá estou sentindo mta dor ao defecar e sai um pouco de sangue no papel ou as veses na ponta do coco pode ser fissura anal? 

    Responder
  39. Estou com esse sintomas a mais ou menos duas semanas.. usei uma pomada pra hemorroida e comprimidos, pq achei q poderia ser. Mas nao melhorou nem diminuiu a dor ao defecar..
    Isso aconteceu apos uma relacao que tive , e fiz sexo anal.
    Gostaria de saber qual seria o medicamento correto pra tomar ou usar. pois nao estou aguentando mais essa situaçao.

    Responder
  40. nos ultimos 2 meses estou com esse problema, mas não sinto dor, e sai muito sangue, mas não é toda vez, é muito estranho. se defeco 4 vezes por semana, duas delas sai sangue, mas ssem sentir dor alguma. estou com  exame marcado para o dia 03/08, farei uma colonoscopia, mas estou com medo.
    é um  exame bem desconfortavel.

    Responder
  41. Agradeço muito a bondade dos senhores doutores na criação deste blog.  Tinha ocorrências de intensa dor e sangue ao defecar há mais de 10 anos e tinha muito medo.
     Entendi que defecar é normal, não precisa ter vergonha de fazer isso.  Essa matéria foi fundamental para mim, pois tirou meu medo de ser uma doença grave e incurável. Segui a dica da matéria de ingerir fibras  realmente dieta com riqueza de fibras e não ficar segurando as fezes diminuiu muito a intensa dor que sentia ao defecar e o sangue praticamente desaparece e isso foi espontâneo, não precisei de tratamento. Confesso que às vezes ainda ocorre, mas reparei que é só quando descuido da ingestão de fibras e água.  Mais uma vez obrigada, li outras matérias do site estou também mais consciente do funcionamento do corpo, o que nos leva a observar melhor antes de ficar desesperada. Muito obrigada mesmo. 

    Responder
  42. Ha 2 anos adquiri essa fissura, fui em médicos aqui onde moro e disseram q era hemorroida inflamada. fiquei tomando remédios por 2 semanas e nada. Não consigo andar direito, sentar, ficar d pé, apenas deitada com muita dor. Não sou ressecada, pois fiz redução de estômago e faço direto, todo dia, as vezes ate 8 vezes por dia. fui em outro médico e me falou q tenho alergia no intestino, que por isso adquiri essa fissura. Mas não para de doer, o que eu faço?

    Responder
  43. adquiri uma fissura anal após um parto normal, já faz cinco meses, realizei tratamento duas vezes e não surtiu resultado, será caso de cirurgia? sinto fortes dores na hora de evacuar e já não aguento mais, é terrível! as dores são piores que a do parto. o que devo fazer? na hora de ser examinada, tem anestesia? uma vez que me examinaram, passei o resto do dia com fortes dores, fiquei com trauma. como é o procedimento cirúrgico e o pós operatório? quanto custa a cirurgia? ficarei curada? estou desesperada!

    Responder
  44. Bom dia Dr. eu tenho esse problema, mas não é sempre. Acredito que seja por alimentação ou por defecar poucas vezes devido a minha vida agitada. O Sr. pode me dar dicas de alimentação pra eu “regular” meu intestino ou melhorar as minhas fezes?

    Responder
  45. Dr o senho pode me explicar se oque eu tenho e fissura ou hemorroida? me falam que e hemoroida mais acho que não e porque saiu uma pele pra fora do meu anus que nao doi ,e dizem que hemorroida externa doe . sisto dores  e tenho sangramento anal fas 14 anos  au pucha essa pele notei uma carne viva paseia a mao e saiu sague  me fale oque pode ser isso Dr .

    Responder
  46. queria saber sobre comer pimentas é verdade?quem tem sintomas de hemorroida porq não pode comer pimentas?e terá q cortar pra sempre?obrigado!

    Responder