Adenoide: sintomas, hipertrofia e tratamento

Atualizado em
Comentários: 87

O que é a adenoide?

As adenoides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas e aos linfonodos.

Nascemos com duas adenoides, que ficam localizadas no ponto mais posterior da garganta, especificamente na região da nasofaringe, que é o local onde se encontram o fim da cavidade nasal e o início da faringe. Ao contrário das amígdalas, não é possível ver as adenoides ao abrirmos a boca, pois estas ficam acima do palato (céu da boca).

As adenoides crescem durante a infância e começam a regredir ao redor dos 8 anos. Quando elas crescem muito, podem causar obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz.

Assim como as amígdalas e outros linfonodos, as adenoides têm como função a produção de linfócitos e anticorpos, ajudando o organismo a se defender de micro-organismos que invadem as cavidades nasal e oral. Todavia, elas não são essenciais e a sua retirada cirúrgica não parece causar nenhum problema ao sistema imunológico do paciente.

Habitualmente, as adenoides são formadas no sétimo mês de vida do feto, continuando seu crescimento até aproximadamente 5 ou 6 anos de idade. A partir dos 8 a 10 anos, elas começam a regredir, desaparecendo totalmente até a vida adulta.

Adenoide
Adenoide

Hipertrofia da adenoide (carne esponjosa)

Toda criança tem adenoide. Como acabamos de explicar, adenoide não é o nome de uma doença, mas sim uma glândula que todo ser humano possui durante a infância.

Os problemas com as adenoides surgem quando estas crescem demais e passam a obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal. As adenoides grandes são conhecidas popularmente como “carne esponjosa”. O termo médico correto é hipertrofia das adenoides.

As adenoides se tornam hipertrofiadas geralmente em crianças com repetidas infecções de garganta. É comum a inflamação da glândula, chamada adenoidite, vir acompanhada de amigdalite e faringite.

Crianças com hipertrofia das adenoides e/ou adenoidite de repetição costumam apresentar, além dos sintomas de dificuldade respiratória que serão explicados mais adiante, quadros de otite média de repetição, sinusite crônica e rinite persistente.

Adenoide hipertrofiada detectada em exame de ressonância magnética
Adenoide hipertrofiada detectada em exame de ressonância magnética

Depois de alguns episódios de amigdalite/adenoidite, a própria adenoide pode passar a albergar algumas bactérias, servindo como fonte para futuras infecções respiratórias.

Sintomas

As adenoides de tamanho normal não provocam nenhum sintoma e desaparecem na adolescência sem provocar problema algum. Porém, em algumas crianças com infecção respiratória de repetição, elas podem crescer, tornando-se permanentemente hipertrofiadas durante toda a infância.

As adenoides hipertrofiadas podem obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal, provocando alterações como respiração ruidosa, respiração permanentemente pela boca, apneia do sono, roncos noturnos, voz anasalada e coriza persistente.

As dificuldades respiratórias são mais comuns à noite, pois quando dormimos nossa musculatura relaxa, aumentando, assim, a obstrução das vias aéreas pela adenoide hipertrofiada.

Crianças com adenoides grandes podem ter pesadelos frequentes, sono irregular, sono turbulento e episódios curtos de parada respiratória, chamado de apneia noturna. A criança dorme mal e passa o dia irritada, cansada e sonolenta.

O aumento de tamanho das adenoides também pode causar obstrução da tuba de Eustáquio (tuba auditiva), que é um canal que liga a cavidade nasal ao ouvido médio e ajuda a manter a pressão do ar igual dos dois lados do tímpano.

A obstrução da tuba de Eustáquio pode provocar audição abafada, dor de ouvido, sensação de estalidos no ouvido ou infecções recorrentes no ouvido médio (otite média).

A hipertrofia das adenoides faz com que as crianças respirem persistentemente pela boca, o que leva a alterações na anatomia da face e dos dentes, provocando uma aparência chamada fácies adenoideana.

Crianças com fácies adenoideana caracteristicamente possuem um rosto alongado, dentes incisivos proeminentes, dentes agrupados, maxila pouco desenvolvida, lábio superior curto, narinas elevadas e um palato arqueado.

Fácies adenoideana
Fácies adenoideana

Tratamento

As adenoides hipertrofiadas só começam a regredir a partir dos 7 anos de idade. Como muitas crianças apresentam complicações desde os 2 ou 3 anos, isso muitas vezes pode significar pelo menos 4 anos de infecções de repetição, dificuldade respiratória, sono ineficaz e alterações na anatomia da face.

O único tratamento para as adenoides grandes é a cirurgia, chamada adenoidectomia. Como as adenoides regridem espontaneamente com o tempo, a indicação da cirurgia tem que ser bem feita, pesando os riscos cirúrgicos com as complicações causadas pela obstrução das vias aéreas.

A cirurgia para remoção das adenoides é geralmente indicada nas crianças com obstrução grave das vias respiratórias, principalmente naquelas de 3 ou 4 anos com dificuldades para dormir, com otite média e/ou sinusite de repetição. Nos quadros mais leves, o tratamento é feito com antibióticos e corticoides durante as crises (amigdalites/adenoidites), não havendo indicação para cirurgia.

Durante o ato cirúrgico para retirada das adenoides, frequentemente as amígdalas também são removidas.

A adenoidectomia é uma cirurgia relativamente simples e curta, mas é feita sob anestesia geral. O procedimento é feito pelo medico otorrinolaringologista.

Habitualmente o paciente fica internado apenas por 1 dia. Se tudo correr bem, a criança pode voltar a frequentar as aulas após 1 ou 2 semanas (deve-se evitar contato com crianças com infecção respiratória nas primeiras 2 semanas de pós-operatório).


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.


O Artigo te Ajudou? Então nos Ajude Agora!
Se você achou este artigo informativo e útil, por favor, considere compartilhá-lo nas suas redes sociais. Cada compartilhamento não só ajuda outras pessoas a obterem informações de saúde de qualidade, mas também contribui significativamente para o crescimento do nosso site.
Temas relacionados
Autismo Autismo (Transtorno do Espectro Autista)
Problemas de visão nas crianças 10 sinais de que há algum problema de visão na criança
Desvio de septo Desvio de septo: causas, sintomas e tratamento
Soro Caseiro Como fazer soro caseiro ou solução de reidratação oral?
Retinoblastoma Retinoblastoma: o que é, causas, sintomas e tratamento
obesidade infantil Obesidade infantil: causas, riscos e como evitar
Sintomas da Covid Sintomas da COVID-19 e achados laboratoriais
Dieta amamentação Qual é a dieta indicada durante o período de amamentação?
Síndrome mão-pé-boca Fotos da doença mão-pé-boca
Vacina autismo Vacinas e autismo: o que a ciência realmente diz
Remédios tóxicos e fatais para crianças mesmo em dose baixa Remédios tóxicos e fatais para crianças mesmo em dose baixa
Sinovite transitória: o que é, sintomas e tratamento Sinovite transitória: o que é, sintomas e tratamento
Dor do crescimento Dor do crescimento: causas, sintomas e tratamento
Convulsão febril Convulsão febril na criança: causas e tratamento
Puberdade Puberdade (masculina, feminina, precoce e tardia)
Vacinas As vacinas com alumínio são perigosas?
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

87 comentários em “Adenoide: sintomas, hipertrofia e tratamento”

  1. Obrigado por esse relatório tão rico e bem explicado. Fez muito sentido pros problemas que meu filho está tendo e vai me ajudar a lidar com a situação. Parabéns pelo seu trabalho!

    Responder
  2. No relatório médico do meu filho de 3 anos deu ” Obstrução total da coluna aérea do nasofaringe ” nesse caso é necessário fazer cirurgia? Oque significa?

    Responder
  3. Meu filho tem 2anos com 90% da adenóide tenho que fazer cirurgia ou só tratamento com corticoide e antibiótico ele tem apneia do sono e crise respiratória

    Responder
  4. Criança de 3 anos, 80% de hipertrofia, praticamente assintomática, tosse crônica em contaminações virais, configura um quadro leve? Poderia esclarecer o que seria um quadro leve?

    Responder
    • Se ela é assintomática e só tem infecções virais esporádicas, o quadro é considerado leve. Por outro lado, se ela tiver dificuldade para dormir, dificuldade respiratória aos esforços, infecções frequentes e alterações na anatomia da face, aí, sim, é um caso em que se deve considerar a cirurgia.

      Responder
  5. Boa tarde doutor , meu filho vai fazer 5 anos mês que vem, hoje ele fez um exame e consta que o tecido adenoideano ocupa 70% da rinofaringe.

    Seu artigo me esclareceu muito, tudo o que o meu filho apresenta de sintomas está explicado, parabéns e muito obrigado!

    Responder
  6. Meu filho esta com Adenoide, agora está tomando predisim por 10 dias. Cheguei até encontrar um livro sobre bronquite, foi bom conhecer mais, porque pensei que era bronquite. Esse artigo me ajudou mais ainda. Obrigado.

    Responder
  7. Olá Dr. Pedro… tenho uma cirurgia de septo marcada e o otorrino informou que tenho um pouco de adenoide e como já vai operar vai cauterizar, esse procedimento é seguro?

    Responder
  8. Dr. Boa tarde o senhor pode me dizer o q significa os dizeres Acentuada reducao da amplitude da coluna aerea do rinofaringe,por hipertrofia das adenoides … .Obrigado

    Responder
  9. Dr.Pedro,tenho 43 anos e pelos meus estudos á internet,notei que sempre
    tive essa carne esponjosa,minha tia falava e eu não acredita nessa
    cirurgia,nesse momento estou me sentindo muito mal,tenho muita falta de
    respiração ao fazer qualquer esforço físico.Será que minha cirurgia
    corre risco,e qual a alimentação necessária ante da cirurgia?

    Responder
  10. Olá, poderia me explicar o que significa os dizeres “parcial redução da coluna aérea da rinofaringe, secundário ao aumento volumétrico das adenóides”? Obrigada.

    Responder
    • Significa que as adenóides estão aumentadas e, com isso, diminuem o espaço para a passagem do ar nas vias respiratórias.

      Responder
  11. Excelente blog. Parabéns e obrigado, Dr Pedro. Passamos por um grande estresse, só que foram 2 cirurgias em nossa filhinha. Adenoidectomia com 2,5 anos e apenas 5 meses depois teve que se submeter à amigdalotomia, devido a tantas apneias que apresentava conforme mostro em videos em meu blog

    Obrigado por ajudar, pois há diversos pais aflitos neste momento com os mesmos problemas. Um abraço e fique com Deus.

    Responder
    • Não sei, não conheço todas as pessoas que já viveram no mundo. :)
      Falando sério agora, a princípio, hipertrofia da adenoide não é um problema que cause relevante risco de morte, apesar que, em caso mais graves, podem haver complicações, como atraso no crescimento, problemas de no desenvolvimento neurológico e graves restrições respiratórias.

      Responder
    • É possível que sim, pois ele ainda é muito novinho. Ainda faltam alguns anos até as adenoides começarem a regredir espontaneamente.

      Responder
  12. Dr. Pedro, meu filho tem 4 anos, já fez raio x de cavum e o nasofibroscopia, sendo que foi constatando uma adenoide pequena não atrapalhando totalmente o canal da narina. Mais o meu filho tem todos os sintomas acima descritos (sinusites, faringite, amidalites mais não constante) e então foi feito um tratamento que já dura dois anos, que até o momento não obteve resultado, possui o otorrino dele indicou a cirurgia, por causa das infecções constantes, e recomendou a retirada das amídalas. Ele quase não tem amidalites e sim sinusites e faringites constantes, mesmo assim é necessário a retirada delas também?

    Responder
    • Muito difícil opinar à distância em uma situação complexa com a do seu filho. O que eu posso sugerir é que, caso vocês estejam inseguros, procurem a opinião de um segundo otorrinolaringologista.

      Responder
  13. Ola meu filho vai fazer a cirurgia no dia 25de agosto nas essa semana ele ta com renite to medicando ele mas se ele não melhora ate la sera q ele poderá fazer as cirurgia normalmente

    Responder
  14. É possível um adulto ter hipertrofia das adenoides? Se for o caso de ser possível, é sinal de que esta não regrediu/ atrofiou?
    Obrigada

    Responder
      • Se for submetido à adenoidectomia, há alguma possibilidade, por mais remota que seja de hipertrofiar outra vez, tipo nascer de novo? Se sim, quais podem ser as possíveis causas?

        Responder
        • Uma vez retiradas, as adenóides não voltam a crescer, principalmente em adultos.

  15. Boa noite Dr.
    fiz uma sirurgia a 1 ano e meio atras, das amígdalas mas ainda tenho muita falta de ar acha que devo fazer a sirurgia das adenoides
    obrigado..

    Responder
  16. fiz uma radiografia cavun e o relatório foi: redução mínima da coluna aérea do rinofaringe devido aumento de adenoides.
    o q significa exatamente isso?????????

    Responder
  17. meu filho operou adenoides tem 4 meses e desde entao ainda nao respira bem, sera que o medico nao tirou toda a adenoide…

    Responder
    • Se até agora elas não regrediram, e você sente-se muito incomodada, a cirurgia é uma opção a ser levantada.

      Responder
  18. Olá dr. Minha filha tem repeidas infecções de garganta desde dois anos de idade, já levei á vários médicos, e cada um me fala um diagnóstico diferente. Lendo sobre Adenoide vi que minha filha tem alguns sintomas da doença. Gostaria de saber em qual consultório o sr atende, para que eu possa leva-la. Desde já agradeço.

    Responder
  19. meu filho tem 9 anos vai ter que operar o mais rápdo possivel, ele esta dando dor de cabeça 4 vezes no dia e ele é alergico a vários remédios e a lactose será que a operação será de risco pra ele. estou muito preocupada.

    Responder
  20. dr. tenho 20 anos e tenho adenoide fiz, uma cirurgia quando criança mais n adiantou, queria saber se eu encarando uma cirurgia novamente se è capaz da minha voz voltar ao normal sem aquele som fanhoso?

    Responder
  21. minha filha tem 3 anos tem q operar de adenoide e as amigdalas so que nunca teve inflamaçaõ devo operar so ronca bastante e ficar com a boca aberta

    Responder
    • Se ela tem dificuldade respiratória, ela pode ficar com alterações cranianas caso não opere. Se o pediatra indicou a cirurgia, você deve confiar nele.

      Responder
  22. Doutor ; tenho 28 anos e minha adenóide do lado direito da garganta sempre foi bem grande . Como faço para resolver isto ? Obs: nao sinto dor alguma.

    Responder
  23. Bom dia!acabei de descobrir que as adenóides da minha “filha”estão bem inchadas.levei ela ao médico com muita tosse,achei que fosse alergia a tinta da casa e estava certa.o médico falou que além da tiniste alérgica as adenóides estavam bem inchadas passou alguns remédios estou administrando e pingando gotas no nariz e ela esta bem melhor. Adorei ler um pouco mais sobre esse assunto gosto de saber de tudo que meus filhos tem pra poder fazer tudo correto e passar para outras pessoas.muito obrigado.

    Responder
  24. Dr queria saber o que faz ,pois tenho amiga ki tem as adenoides crecidas tabm tem a apineia do sono o ki devemos faz a cirugia ou o tratamento .. ela tem 9 anos … ja foi no medico i ele disse ki ela esta com 90% da respiraçao comprometida

    Responder
  25. bom dia.li a postagem , e so falam sobre crianças ,mas tenho 27 anos e sofro desse problema,ainda ñ conssequi operar..custos alto.

    Responder
  26. quais os sintomas de adenoide para quem tem carne crescida no nariz, que é recomendavel ou casos graves que exigem e é aconselhavel a cirurgia

    Responder
  27. Boa Noite, gostei muito das informações acima. Meu filho vai fazer seis anos em Março e a adenoide dele já está enorme no exame deu que ele tem 90% do nariz fechado e o médico indicou cirurgia ano passado, mas fizemos um tratamento com uma alergista e ele dormiu bem durante esses meses mas agora voltou a ter dificuldade de dormir. No caso dele devo fazer mesmo a cirurgia ou aguardar ele completar 07 anos?? o q faço tenho muito medo de cirurgias… me ajude. Eva.

    Responder
    • Eva, seria muita irresponsabilidade minha opinar à distância. Quem tem que decidir são vocês em conjunto com o pediatra.

      Responder
  28. boa noite, parabéns pela materia, minha filha teve otite desde os 8 meses e na época foi indicado colocar um dreno, tem crises de sinusite considerada cronica e muita dor de cabeça que se tornaram constante, acompanhadas de falta de ar, consegui fazer uma ressonancia e foi detectado volume aumentado do tecido linfoide da rinofaringe determinando redução da coluna aérea local. o que me preocupa são as frequentes dores de cabeça mesmo medicada e descobri recente que o coração dela é bicuspide. a cirurgia é indicada? por favor preciso de informações mais precisas.

    Responder
  29. Olá. Dr, pode um adulto ter adenoide? Falo isso por que já ouvi uma passoa adulta comentar que fez cirurgia de carne esponjosa aos 30 anos de idade.

    Responder
  30. ola ,meu nome e lucilene ,tenho uma filha com esse problema ,e devido a isso ela que so tem 1 ano ja teve pneumonia 4 vezes.isso ajuda a entender bem o pq de td isso.

    Responder
  31. Òtimo artigo. Minha filha faz tratamento contra a rinite alérgica e tenho um raio X para levar logo ao médico. As informações ajudam a clarear nossas dúvidas e conversar melhor com o médico. Assim, a gente não chega ao consultório tão ignorante sobre o assunto. Valeu doutor Pedro.

    Responder