O que é a catapora?
A catapora, também chamada varicela, é uma doença viral altamente contagiosa. Provocada pelo vírus varicella-zoster (VZV), a catapora se caracteriza por provocar erupções na pele, principalmente no tronco, membros e face.
A transmissão da varicela é feita predominantemente através da via respiratória, por aerossóis eliminadas pela boca ou nariz. A transmissão pode também ser feita por objetos contaminados ou por contato direto com as secreções liberadas pelas lesões de pele do paciente.
A varicela tem um período de incubação de 10 a 20 dias e costuma iniciar-se como um quadro inespecífico de mal-estar, dor de garganta, febre baixa e perda de apetite. Cerca de 24 horas após o início desses sintomas, surgem as erupções de pele típicas da varicela.
Neste artigo vamos mostrar imagens das diferentes lesões da erupção da catapora. Se você procura informações mais detalhadas sobre transmissão, sintomas, vacina e tratamento, acesse o artigo: Catapora (varicela): transmissão, sintomas e tratamento.
Imagens da catapora (varicela)
A erupção da catapora apresenta habitualmente três fases:
- Pápulas: pequenas elevações sólidas e avermelhadas.
- Vesículas: bolhas com líquido no interior e base avermelhada.
- Crostas: lesões em processo de cicatrização, tipo “ferida com casquinha”.
Cada lesão que surge passa por essas três fases: começa como pápula, vira vesícula e termina como crosta.

As lesões da catapora surgem em grupos em tempos diferentes. Enquanto algumas pápulas vão virando vesículas, há vesículas virando crostas e novas pápulas surgindo. Desta forma, após alguns dias de doença, o paciente apresenta os três tipos de lesão simultaneamente.

Se o paciente tiver predomínio de pápulas, a doença ainda está na fase inicial. Se tiver um predomínio de crostas, já está na fase final. Quando já não houver nenhuma vesícula, apenas crostas, o paciente já não está mais contagioso.


Na varicela, as vesículas frequentemente apresentam uma base avermelhada, como pode ser observado nas imagens acima.
Eventualmente, o líquido de algumas dessas vesículas se torna purulento, tornando a lesão uma pústula.



O paciente com varicela normalmente apresenta lesões em diferentes estágios de desenvolvimento na face, tronco e extremidades. A formação de novas vesículas geralmente cessa dentro de quatro dias, e a maioria das lesões apresenta crostas a partir do sexto dia.



A intensidade da catapora varia de uma pessoa para outra. Alguns podem apresentar poucas lesões, enquanto outros ficam com o corpo todo tomado por pápulas e vesículas.


As crostas tendem a cair em cerca de uma a duas semanas. As lesões de varicela curadas podem permanecer mais claras (hipopigmentação) ou mais escuras (hiperpigmentação) do que a pele circundante por vários meses.

Referências
- About Chickenpox – National Center for Immunization and Respiratory Diseases (NCIRD), Division of Viral Diseases.
- Chickenpox: Overview – InformedHealth.org.
- Clinical features of varicella-zoster virus infection: Chickenpox – UpToDate.
- Shutterstock.
Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.