O que é a catapora?
A catapora, também chamada varicela, é uma doença viral altamente contagiosa. Provocada pelo vírus varicella-zoster (VZV), a catapora se caracteriza por provocar erupções na pele, principalmente no tronco, membros e face.
A transmissão da varicela é feita predominantemente através da via respiratória, por aerossóis eliminadas pela boca ou nariz. A transmissão pode também ser feita por objetos contaminados ou por contato direto com as secreções liberadas pelas lesões de pele do paciente.
Neste artigo vamos mostrar fotos dos diferentes tipos de lesões que são típicos da erupção de pele provocada da catapora.
Se você procura informações mais detalhadas sobre transmissão, sintomas, vacina e tratamento, acesse o artigo: Catapora (varicela): transmissão, sintomas e tratamento.
Imagens das lesões de pele da varicela (como é a catapora)
A erupção da catapora apresenta habitualmente quatro fases:
- Máculas: pequenos pontos avermelhados e planos.
- Pápulas: pequenas elevações sólidas e avermelhadas.
- Vesículas: bolhas com líquido no interior e base avermelhada.
- Crostas: lesões em processo de cicatrização, tipo “ferida com casquinha”.

Catapora na fase inicial
A varicela tem um período de incubação de 10 a 20 dias e costuma iniciar-se como um quadro inespecífico de mal-estar, dor de garganta, febre baixa e perda de apetite. Cerca de 24 horas após o início desses sintomas gerais, surgem as primeiras erupções de pele típicas da varicela.
Cada lesão que surge passa por essas três fases. A doença começa com máculas, que rapidamente viram pápulas. As pápulas, depois de algumas horas viram vesículas e, por fim, terminam como crostas. Esse processo de transformação de máculas até crostas costuma levar de 5 a 6 dias.
Muitas vezes, a família só se dá conta da erupção quando as lesões já estão na forma de pápulas.
As lesões da catapora surgem em grupos ou em ondas, mas em tempos diferentes. Enquanto algumas pápulas estão virando vesículas, há vesículas virando crostas e novas pápulas ainda podem estar surgindo. Desta forma, após alguns dias de doença, o paciente apresenta os três tipos de lesão simultaneamente.

Se o paciente tiver predomínio de pápulas, a doença ainda está na fase inicial. Se tiver um predomínio de crostas, já está na fase final. Quando já não houver nenhuma vesícula, apenas crostas, o paciente já não está mais contagioso.


Na varicela, as vesículas frequentemente apresentam uma base avermelhada, como pode ser observado nas imagens acima.
Eventualmente, o líquido de algumas dessas vesículas se torna purulento, tornando a lesão uma pústula.



Esse modelo de transição de “máculas » pápulas » vesículas » pústulas » crostas” é tipico em pacientes não vacinados. Pacientes com uma única dose da vacina (o esquema correto contra varicela é de 2 doses), podem apresentar catapora se forem expostos ao vírus, mas essa costuma ser bem mais branda e com evolução atípica das lesões de pele.
Catapora em fase final
O paciente com varicela normalmente apresenta lesões em diferentes estágios de desenvolvimento na face, tronco e extremidades. A formação de novas vesículas geralmente cessa dentro de quatro dias, e a maioria das lesões apresenta crostas a partir do sexto dia.



A intensidade da catapora varia de uma pessoa para outra. Alguns podem apresentar poucas lesões, enquanto outros ficam com o corpo todo tomado por pápulas e vesículas.


As crostas tendem a cair em cerca de uma a duas semanas. As lesões de varicela curadas podem permanecer mais claras (hipopigmentação) ou mais escuras (hiperpigmentação) do que a pele circundante por vários meses. Eventualmente, essas manchas desaparecem ou tornam-se quase imperceptíveis.

Referências
- About Chickenpox – National Center for Immunization and Respiratory Diseases (NCIRD), Division of Viral Diseases.
- Chickenpox: Overview – InformedHealth.org.
- Clinical features of varicella-zoster virus infection: Chickenpox – UpToDate.
- Imagens: Shutterstock.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Estou com bolhas avermelhadas nas nas costas Será que a catapora a 6 dia
Você já teve catapora antes?
Poderá haver contágio por aperto de mão?
Sim, catapora é uma infecção extremamente contagiosa.
Ola posso ter catapora 2 vezes pois estou com várias bolinhas no corpo e coça e arde muito
Não é comum ter catapora mais de uma vez.
Existe algum tratamento q retire as marcas de catapora, deixadas desde a infância?
Geralmente somem com o tempo. Quando não somem é porque formaram cicatrizes. O ideal é consultar um dermatologista para ver se há como amenizar as marcas.
Doutor eu tenho 38 anos tenho o q chamo de espinhas nas costas desde os meus 16 anos e parece não curar se perece com esses casos aqui, queria saber se pode ser?
Pode ser só espinha mesmo. É muito comum acne nas costas permanecer durante a idade adulta. O ideal é você ser avaliado por um dermatologista.
Sou cuidadora de idoso.Tenho 57 anos e tive contato com a idosa de 96 anos. Diagnostico do médico herpes zoster. Com bolhas e pele avermelhada. Na região das costas e seio.
Tive contato hoje 1 dia após dar o banho. Sem uso de luvas. A família não havia comprado.
Posso desenvolver herpes zoster por causa do contato?
Se você já teve catapora ou foi vacinada contra catapora, o riso de contágio é muito baixo. Explico o herpes zoster no artigo: Herpes zóster: causas, sintomas e tratamento
O herpes zoster é contagioso para quem nunca teve catapora. Até as bolhas secarem completamente há risco de transmissão.
O adulto que contraiu a varicela mesmo assim deve tomar a vacina?
Pomada de arnica. Pode der usada nas bolhas?
A vacina para quem já teve catapora serve para prevenir herpes zoster no futuro. Em geral, adultos com varicela devem ser tratados com antivirais por via oral, como valaciclovir ou aciclovir. Não é preciso passar nada nas lesões, o ideal é mexer nelas o mínimo possível.