Introdução
A doença mão-pé-boca (DMPB) é uma infecção viral leve e contagiosa, muito comum em crianças com menos de 7 anos, provocada habitualmente por sorotipos do Coxsackievirus, principalmente o A16.
A doença é caracterizada por febre, feridas na boca e erupções cutâneas nas mãos e nos pés, que duram de 7 a 10 dias.
Neste artigo vamos mostrar fotos das lesões típicas da doença mão-pé-boca. Se você deseja informações sobre os sintomas, diagnóstico, complicações, formas de transmissão e tratamento da doença, acesse o seguinte link: Síndrome mão-pé-boca: sintomas, transmissão e tratamento.
Imagens da síndrome mão-pé-boca
Os primeiros sintomas da DMPB costumam ser dor de garganta e febre baixa. Um a dois dias depois, começam a surgir as lesões características da doença mão-pé-boca.

As lesões orais começam como pontos avermelhados que se transformam em pequenas bolhas e posteriormente em pequenas úlceras dolorosas, parecidas com aftas comuns. Essas lesões surgem habitualmente na língua e nas partes internas dos lábios e das bochechas.


Em alguns casos, as lesões podem também acometer a parte de fora da boca, na região perioral. Essa lesão perioral é típica da síndrome mão-pé-boca casada pelo coxsackievirus A6.


24 a 48 horas depois do surgimento das lesões da boca aparecem as lesões típicas nas palmas das mãos e nas solas dos pés.
As feridas iniciam-se como vesículas (pequenas bolhas) com bordas avermelhadas. As lesões costumam ter no máximo 1 cm de diâmetro e podem se romper, liberando líquido rico em vírus e muito contagioso.






A doença mão-pé-boca provocada pelo coxsackievirus A6 costuma ter lesões bem mais extensas, acometendo também as partes de cima das mãos e dos pés, pernas, braços, nádegas, coxas, tronco e face. Em alguns casos, boa parte do corpo fica coberta pelo rash.

Referências
- About Hand, Foot, and Mouth Disease (HFMD) – Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
- Hand-foot-and-mouth disease: overview – American Academy of Dermatology.
- Hand, foot, and mouth disease and herpangina – UpToDate.
- Shutterstock.
- Wikipedia.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Meu neto foi diagnosticado com mão, pé e boca só que o dele parece ser alergia pois os caroçinhos estão más nas costas e ele está coçando muito a sola do pé
Qual é o melhor remédio pra combate esse vírus
Não existe tratamento específico para a síndrome mão-pé-boca. Mas a infecção passa sozinha na imensa maioria dos casos.
Essa doença pega em adulto também ou não?
Pode dar em adulto, mas é bem menos comum que em crianças.
Dura quanto tempo?
7 a 10 dias. Explicamos a doença com mais detalhes no artigo: Síndrome mão-pé-boca: sintomas e tratamento
Oi, boa noite. Queria saber se pega em adulto.
É bem menos comum, mas pode pegar.
As pintinhas sai do corpo ou só com remédios?
Sai com o tempo.
Essa doença, depois que começa a cicatrizar, as mãos e pés largam a pele?
Sim, mãos e pés podem descamar ao final da doença.
A doença mao-pe-boca pega no vento como assim? Se estiver algiem contaminado.
Não pega no vento. O contágio é como o de qualquer virose de transmissão respiratória, através de gotículas ou aerossol. Mas não é andando na rua e pegando vento que você vai se contaminar.