Fotos da doença mão-pé-boca

A doença mão-pé-boca (DMPB) é uma infecção viral leve e contagiosa, muito comum em crianças com menos de 7 anos, provocada habitualmente por sorotipos do Coxsackievirus, principalmente o A16.

A doença é caracterizada por febre, feridas na boca e erupções cutâneas nas mãos e nos pés, que duram de 7 a 10 dias.

Neste artigo vamos mostrar fotos das lesões típicas da doença mão-pé-boca. Se você deseja informações sobre os sintomas, diagnóstico, complicações, formas de transmissão e tratamento da doença, acesse o seguinte link: Síndrome mão-pé-boca: sintomas, transmissão e tratamento.

Imagens da síndrome mão-pé-boca

Os primeiros sintomas da DMPB costumam ser dor de garganta e febre baixa. Um a dois dias depois, começam a surgir as lesões características da doença mão-pé-boca.

Mão-pé-boca lesão oral
Lesões aftosas da DMPB

As lesões orais começam como pontos avermelhados que se transformam em pequenas bolhas e posteriormente em pequenas úlceras dolorosas, parecidas com aftas comuns. Essas lesões surgem habitualmente na língua e nas partes internas dos lábios e das bochechas.

Lesões no palato e língua na DMPB
Lesões no palato e língua na DMPB
Lesões aftosas da SMPB no interior da bochecha
Lesões aftosas no interior da bochecha

Em alguns casos, as lesões podem também acometer a parte de fora da boca, na região perioral. Essa lesão perioral é típica da síndrome mão-pé-boca casada pelo coxsackievirus A6.

Mão-pé-boca lesão oral
Lesão perioral da SMPB
Mão-pé-boca lesão oral
Lesão perioral da SMPB

24 a 48 horas depois do surgimento das lesões da boca aparecem as lesões típicas nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

As feridas iniciam-se como vesículas (pequenas bolhas) com bordas avermelhadas. As lesões costumam ter no máximo 1 cm de diâmetro e podem se romper, liberando líquido rico em vírus e muito contagioso.

Mão-pé-boca lesão na mão
Vesículas na mão da doença mão-pé-boca
Mão-pé-boca lesão nos pés
Erupções nos pés da doença mão-pé-boca
Mão-pé-boca lesão nas palmas
Lesões nas mãos da DMPB
SMPB - Lesões na mão
Lesões na mão
Mão-pé-boca
Lesões nas mãos
Mão-pé-boca
Mãos e pés com rash (doença mão-pé-boca)

A doença mão-pé-boca provocada pelo coxsackievirus A6 costuma ter lesões bem mais extensas, acometendo também as partes de cima das mãos e dos pés, pernas, braços, nádegas, coxas, tronco e face. Em alguns casos, boa parte do corpo fica coberta pelo rash.

Caso extenso de SMPB
Caso extenso de SMPB

Referências


Este artigo foi útil?
SimNão