O que é a micose na virilha?
A micose de virilha, também conhecida como tinea cruris ou coceira de jóquei, é uma forma de micose que pertence a um grupo de infecções fúngicas da pele chamado tinea, impinge ou dermatofitoses.
Os fungos que provocam as dermatofitoses são chamados de dermatófitos. Existem mais de 50 espécies de fungos dermatófitos, distribuídos entre 9 gêneros. Nos humanos, os principais gêneros que causam infecção são Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton.
A tinea pode surgir em qualquer área da pele ou onde haja pelos ou unhas. Os principais tipos de dermatofitoses são:
- Tinea pedis: infecção por dermatófitos no pé, também chamado de frieira ou pé-de-atleta.
- Tinea cruris: infecção por tínea na virilha.
- Tinea capitis: infecção dos cabelos do couro cabeludo por tínea.
- Tinea unguium: infecção fúngica da unha, também chamada de onicomicose.
- Tinea barbae: infecção dos pelos da barba.
- Tinea corporis: infecção por dermatófitos em superfícies da pele que não sejam os pés, virilha, rosto, couro cabeludo ou barba.
Neste artigo vamos mostrar imagens das lesões mais típicas da micose na virilha. Se você quiser saber mais sobre a tinea cruris e outras formas de tínea, acesse os seguintes links:
- Micose na virilha (tinea cruris): sintomas e pomada.
- Impinge (tínea): causas, sintomas e tratamento.
- Micose de unha: sintomas, causas e tratamento.
Imagens de tinea cruris

Os principais sintomas da micose na virilha são coceira intensa e vermelhidão na região ao redor de uma ou ambas virilhas.
A tinea cruris geralmente começa com uma placas avermelhadas na face interna de uma ou ambas as coxas, com bordas bem demarcadas. A lesão pode se espalhar sobre a parte interna das coxas indo até a região pubiana e glúteos. As lesões costumam se expandir em forma de círculos.

Nos homens, a bolsa escrotal e o pênis são habitualmente poupados ou apresentam vermelhidão mais branda. Esse detalhe ajuda na distinção entre a tinea cruris e a micose pelo fungo cândida, já que a candidíase na região inguinal nos homens frequentemente acomete a bolsa escrotal e o pênis




Conforme é possível ver nas fotos, são muito comuns as lesões arrendondadas que vão se expandindo do centro para a periferia. As bordas costumam ser mais avermelhadas e destacadas e o centro mais claro.

Alguns pacientes podem apresentar foliculite dermatofítica, que se apresenta como pápulas e/ou pústulas ao longo da borda, como na imagem acima.


Referências
- Diagnosis and Management of Tinea Infections – American Family Physician.
- Tinea cruris – DermNet New Zealand.
- Tinea Cruris – Medscape.
- Shutterstock.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.