Leuconiquia: manchas brancas nas unhas

Foto do autor

Escrito por: Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em:
Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é leuconiquia?

Manchas brancas nas unhas, chamadas medicamente de leuconiquia, são um achado bem comum, que, na maioria dos casos, não apresenta nenhuma relevância clínica.

Em geral, as manchas nas unhas desaparecem espontaneamente, conforme a unha cresce, sem precisar de qualquer tipo de tratamento.

A leuconiquia é habitualmente um achado totalmente inofensivo, que não provoca sintomas nem evolui para nenhum outro tipo de problema. Não é uma doença em si, apenas um sinal que indica uma alteração em parte da estrutura da unha, geralmente provocada por um trauma.

No entanto, há situações em que a leuconiquia pode, sim, ser um sinal de doença ou intoxicação.

Sintomas

Existem vários tipos de leuconiquia, classificadas conforme a aparência das manchas brancas. A ilustração abaixo mostra algumas das apresentações mais comuns.

Leuconiquia
Tipos de leuconiquias

A primeira forma de classificação é entre leuconiquia verdadeira e leuconiquia aparente.

  • Leuconiquia verdadeira: nesta forma, a mancha branca está na própria unha e não desaparece quando pressionamos a unha. Na leuconiquia verdadeira, a mancha branca se move em direção à extremidade conforme a unha vai crescendo.
  • Leuconiquia aparente: nesta forma, a mancha branca parece estar na unha, mas, na verdade, está por baixo dela, no leito ungueal. A mancha branca pode desaparecer temporariamente quando se aplica pressão na unha e ela não muda de posição conforme a unha vai crescendo.

A segunda forma de classificação varia conforme a aparência da mancha branca:

  • Leuconiquia punctata ou pontual: É forma mais comum e consiste em um ou mais pontos brancos na unha, de 1 a 3 mm de diâmetro. Geralmente, essas pequenas manchas brancas são causadas por trauma na unha.
  • Leuconiquia estriada ou Linhas de Mees: caracterizada por uma descoloração branca da unha em faixas ou estrias de 1 a 2 mm de largura que correm paralelamente à base da unha. Elas são causadas pela queratinização anormal da matriz ungueal devido a traumas repetidos, infecções, medicamentos (retinoides sistêmicos, quimioterápicos), doenças sistêmicas, exposição a arsênico ou tálio.
  • Linhas de Muehrcke: geralmente aparecem como duas faixas brancas transversais que correm paralelas à lúnula em toda a largura da unha. Descritas pela primeira vez em pacientes com hipoalbuminemia e síndrome nefrótica, as linhas de Muehrcke são relatadas em associação com doenças sistêmicas (por exemplo, doença hepática, desnutrição, transplante de órgãos, infecção por HIV) e quimioterapia. Essa forma é uma leuconiquia aparente, provavelmente devido a alterações vasculares no leito ungueal.
  • Linhas brancas longitudinais: essa forma pode ser observada na maioria dos pacientes com dois distúrbios hereditários raros: Doença de Darier e doença de Hailey-Hailey.
  • Unha meio a meio ou unhas de Lindsay: essa também é forma de leuconiquia aparente. Sua aparência é opaca, branca e em vidro fosco envolvendo a porção inicial da unha devido a alterações subjacentes no leito ungueal. Elas são observadas predominantemente em pacientes com insuficiência renal crônica avançada.
  • Leuconiquia total: pode ser uma mutação genética já presente desde o nascimento ou pode ocorrer após uma lesão mais grave da unha, geralmente com descolamento da placa ungueal do leito ungueal e alteração do contorno da unha.
Leuconiquia estriada
Leuconiquia estriada

Praticamente todas as pessoas já notaram uma pequena mancha branca na unha. Na imensa maioria dos casos, a mancha surge e desaparece sem que o paciente tome conhecimento.

A leuconiquia só deve levantar alguma suspeita se ela começar a aparecer com elevada frequência e se o paciente apresentar outros sintomas, sugerindo que alguma doença possa estar por trás.

Leuconiquia pontual
Leuconiquia pontual

Causas

Na imensa maioria dos casos, as manchas brancas na unha surgem por pequenos traumas, que podem incluir mordidas, prender o dedo na porta ou excesso de pressão na unha causada pela manicure.

Em geral, a lesão ocorre na matriz da unha, local onde ela se forma. Em muitos casos, porém, as manchas brancas na unha surgem espontaneamente, sem que o paciente seja capaz de se lembrar de algum trauma recente.

As leuconiquias estriadas e punctatas são as formas mais comuns e não costumam indicar nenhuma doença. Em algumas mulheres, as manchas brancas na unha podem surgir devido às variações hormonais ao longo do ciclo menstrual ou por reações ao esmalte.

A leuconiquia total é geralmente um problema genético, uma herança autossômica dominante. Em alguns casos, a leuconiquia total pode ser adquirida ao longo da vida, estando relacionada a algumas doenças como vitiligo, síndrome nefrótica, hanseníase ou um efeito colateral dos antibióticos da classe das sulfonamidas, como o Bactrim, por exemplo.

A leuconiquia estriada pode surgir devido a algumas condições, como efeito colateral de quimioterapia, cirrose hepática, febre alta, tuberculose ou intoxicação por arsênio.

Apesar das manchas brancas poderem ser um sinal de doença, na prática, elas raramente são. Se você tem leuconiquia, mas não tem nenhuma doença conhecida e não apresenta nenhuma outro sinal ou sintoma, não é preciso se preocupar, essas manchas são clinicamente irrelevantes.

Em alguns casos de micose na unha, chamada onicomicose, podem surgir manchas brancas. Entretanto, essas manchas são mais grosseiras e costuma haver outras lesões da unha, não se parecendo com as formas mais comuns de leuconiquia.

Tratamento

A leuconiquia não é uma doença e, portanto, não precisa de tratamento. Na maioria esmagadora dos casos as manchas nas unhas vão sumir espontaneamente com o tempo.

Se você é saudável, sua unha tem boa aparência e apresenta pequenas manchas brancas sem outras lesões, não é preciso procurar ajuda médica. Também não são necessários exames para investigar as doenças citadas acima.

De modo geral, nos pacientes doentes, a leuconiquia é apenas mais um dos vários sinais que o mesmo costuma apresentar. Ninguém suspeitará de cirrose, tuberculose ou qualquer outra doença apenas pelas manchas nas unhas.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


26 respostas para “Leuconiquia: manchas brancas nas unhas”

  1. DULCE AP. GUALDA
    Para as manchas nas unhas qual é o médico especializado?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Dermatologista.
  2. Mirian Santos
    Pode ser pelo uso constante do esmalte nas unhas ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Esmalte não costuma causar isso.
  3. jamile
    minha unha tem essa mancha mas e uma puctata e estirada
  4. Rosiane
    Já fiquei hospitalizada por infecção renal,e agora venho de um tratamento de infecção urinaria uma semana após o desaparecimento do sintomas apareceram as manchas em todas unhas dos pés e das mãos, tem alguma relação?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Pode ter.
  5. Matheus Henrique
    Meu pai tem psoríase, e vi em alguns lugares que ela tem relação com as manchas brancas. É possível que isso esteja indicando uma futura manifestação da doença? OBS: ainda tenho 16 anos.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não necessariamente.
  6. Wanessa Gabriela
    Meu amigo tem todas as unhas, das mãos, brancas. Percebi que são mais grossas do que as de outro homem. Pode ser uma leuconíquia total?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      É possível.
  7. Juliana Aleixo
    recentemente, apareceram nos manchas brancas em algumas unhas dos meus pés. sinto uma dorzinha quando as pressiono. pode ter a ver com baixa imunidade?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se você não tem outras queixas ou sintomas, provavelmente não.
  8. John
    Olá! Eu tenho em TODOS às unhas, e bastante. E sinal de algo?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não necessariamente.
  9. Alexandre
    Tem relação com o HIV? Eu tinha bastante dessas coisas quando era pirralho, agora apareceu uma bem pequena no dedão do meio. Como elas costumam se manifestar em casos de HIV? Obg.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não.
  10. Melany Mariussi
    Tenho 1 pequena mancha branca em duas das minhas unhas, mas isso já faz um bom tempo, anos, porém não apresento nenhum sintoma citado que possa ser de alguma doença, só tenho asma, mas é bem fraca, tem alguma forma de eliminar essas manchas ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Elas não fazem mal algum, mas se estão lhe incomodando esteticamente, você pode procurar um dermatologista para ver se há alguma opção de tratamento.
  11. Pedro F
    O Cálcio tem algo relacionado? por coincidência quando mantenho o consumo de cálcio recomendado não vejo acontecer
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não costuma ter relação.
    2. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não costuma ter relação.
  12. Daniel Vitor
    Pode indicar câncer no fígado ou apenas a cirrose hepática?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Mancha branca na unha não é sinal de câncer no fígado
  13. Roberto
    Quando eu era pequeno, falavam que cada mancha branca na unha era uma mentira que eu havia contado.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Já ouvi essa história também. Mas fique tranquilo, as unhas não vão te entregar.