Diferenças entre afta e herpes labial (com imagens)

Atualizado:

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

Introdução

Herpes labial e as aftas são lesões bem diferentes, com causas distintas, mas que, em alguns casos, podem ser confundidas.

A correta distinção entre as duas lesões é importante porque o herpes labial é uma doença infectocontagiosa, cujo risco de transmissão é mais elevado quando há feridas visíveis na boca. Por outro lado, a afta não tem origem infecciosa, não é transmissível e não requer tratamento, pois costuma resolver-se espontaneamente após poucos dias.

Neste texto vamos apontar as diferenças e as semelhanças entre as aftas e herpes labial, mostrando algumas fotos de lesões para facilitar o entendimento.

Se você quiser mais detalhes sobre essas duas lesões, acesse os seguintes links:

Semelhanças entre aftas e herpes labial

Apesar de serem diferentes, tanto do ponto de vista da aparência como das causas, realmente existem algumas semelhanças que tornam compreensível a confusão entre as duas lesões pelo publico leigo.

Aftas e herpes labial são lesões que se assemelham nos seguintes pontos:

  • Surgem na boca.
  • Provocam dor.
  • São avermelhadas.
  • Surgem de forma aparentemente espontânea, duram alguns dias e depois desaparecem.
  • Costumam ser recorrentes.
  • Podem causar aumento dos linfonodos do pescoço.

Diferenças entre aftas e herpes labial

Apesar de haver algumas semelhantes, as diferenças são marcantes e nos ajudam a distinguir as duas lesões.

A primeira grande diferença está no fato do herpes labial ser uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo vírus Herpes simplex.

A afta, por sua vez, pode ter várias origens, sendo traumas, refluxo gastroesofágico, contato com determinadas substâncias químicas, estresse e carências de vitaminas apenas algumas delas. Contudo, apesar de não conhecermos bem quais são todas as causas das aftas, sabemos que ela não é uma lesão infecciosa nem contagiosa.

Porém, conhecer a origem das aftas e do herpes labial não nos ajuda a distinguir as suas lesões. Para isso, precisamos conhecer melhor como é a aparência de cada uma delas.

Como é uma afta?

A afta é uma lesão arredondada, com bordas bem definidas, com um centro ulcerado de cor amarelada ou esbranquiçada, dolorosa e que surge sempre dentro da cavidade oral. Essa última é uma dica importante, pois a afta só surge dentro da boca, sendo a região interna dos lábios o ponto mais exterior que ela pode surgir.

Portanto, a afta é uma lesão que só consegue ser vista se o paciente abrir a boca ou usar os dedos para abaixar os lábios. Se o paciente mantiver a boca fechada, não será possível ver a lesão. Você até pode notar um certo inchaço labial, mas a lesão em si não poderá ser examinada enquanto a boca permanecer fechada.

A afta pode surgir no parte interna dos lábios, na gengiva, na língua, no palato mole (região mais posterior do céu da boca) e na região interna das bochechas.

A maioria das aftas dura de 5 a 7 dias e desaparece espontaneamente sem deixar cicatriz. A dor costuma melhorar 2 a 3 dias antes da lesão desaparecer completamente.

Imagens de aftas

Imagens de aftas em diferentes locais da boca: língua, lábio, úvula e gengiva
Afta na gengiva, lábio inferior, língua e úvula.

Como é a lesão do herpes labial?

De forma oposta, a lesão do herpes ocorre quase sempre na parte exterior dos lábios, muitas vezes atingindo a pele ao redor da boca. Enquanto a afta fica escondida, o herpes pode ser visto por todo mundo, mesmo com a boca fechada.

Enquanto a afta não muda muito de aparência, sendo desde o inicio uma úlcera de bordas bem delimitas que apenas cresce de tamanho, o herpes labial inicia-se como pequenas bolhas agrupadas, sem uma forma muito definida, que após alguns dias estouram, drenam líquido e formam crostas, que podem ser avermelhadas ou amareladas. No herpes labial, o centro da lesão é mais alto que as bordas, enquanto na afta, as bordas são mais altas que o centro.

Raramente, podem surgir lesões do herpes dentro da boca, sendo o palato duro (parte mais anterior do céu da boca) o local mais comum. Nestes casos, apesar de ser mais fácil haver confusão com a afta, a lesão do herpes mantém suas características, tendo formato irregular e sendo composta por múltiplas pequenas bolhas que eventualmente se rompem.

Imagens de herpes labial

No caso do herpes labial, 6 a 48 horas antes de surgirem as lesões, o paciente começa a sentir um incômodo ou um formigamento na região afetada. Como é uma doença que vai e volta, a maioria dos pacientes com herpes sabe identificar antecipadamente quando uma lesão irá surgir. Já no caso das aftas, se não for causada por um trauma, ela surge sem aviso.

imagens de herpes labial - bolhas e crostas
Herpes labial: bolhas e crostas avermelhadas e amareladas

O herpes pode vir acompanhado de febre, principalmente na sua primeira aparição após o paciente ter sido contaminado. A presença de linfonodos no pescoço é mais comum no herpes, mas pode surgir também nas aftas, principalmente as de maior tamanho.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
Bruxismo Bruxismo: o que é, sintomas, placas e outros tratamentos
neuralgia pós-herpética Neuralgia pós-herpética: o que é, sintomas e tratamento
Mau hálito Mau hálito (halitose): 20 causas, diagnóstico e tratamento
Herpes labial Herpes labial: imagens, sintomas e tratamento
Aciclovir Aciclovir (pomada e comprimidos): para que serve e doses
Afta grande Aftas na boca e na língua: causas e tratamento
Mão-pé-boca Síndrome mão-pé-boca: sintomas e tratamento
Herpes genital Herpes genital: contágio, sintomas e tratamento
Queilite angular Feridas no Canto da Boca (queilite angular)
Candidíase oral Sapinho na boca- Como tratar a candidíase oral?
Herpes zoster Fotos de herpes zóster (cobreiro)
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

58 comentários em “Diferenças entre afta e herpes labial (com imagens)”

  1. Essa matéria está Incorreta/Incompleta!

    A quase 3 anos atrás descobri que tinha Herpes, quando apareceram aftas na minha garganta que não cicatrizavam nunca, muito pelo contrario, a cada dia que passava elas aumentavam de tamanho, algo que não é muito comum em aftas normais (pelo menos, não nas minhas). Com 5 dias de dor de garganta (nível de dor de amigdalite e estagio avançado) e sem almejar uma melhora, decidi me consultar com uma otorrinolaringologista, e por não ser algo tão comum, nossa consulta levou cerca de uns 25/30 minutos, pois durante a consulta ela pesquisou todas a possíveis causas, porque como disse as aftas (eram duas uma menor e uma gigantesca) estavam muito grandes e cresciam a cada dia.

    No fim, o diagnostico da doutora foi para Herpes, e ela receitou remédio para dor/febre, um spray para garganta com benzocaína e Aciclovir.

    Com 5 dias de tratamento utilizado o medicamento “Aciclovir”, a situação começou a melhorar. Alguns meses depois fiz um exame de sangue de rotina e deu positivo para “Herpes tipo 1”.

    Essas aftas na garganta já apareceram mais algumas vezes e só sumiram após o tratamento com o medicamento citado anteriormente. E no meu caso nunca (até o dia de hoje) tive Herpes nos lábios ou na pele externa, apenas na garganta.

    Espero que corrijam essa matéria, pois vocês pouco citaram essa possibilidade!

    A intenção não é criticar, mas sim, ajudar pessoas que possam estar passando pela mesma situação.

    Obrigado!

    Responder
    • Roger, o que você teve não é herpes labial. Pelo que você descreve foi uma faringite ou amigdalite por herpes, uma lesão que é bem pouco comum. O objetivo do artigo é distinguir o herpes labial das aftas, pois as duas são lesões que costumam surgir de forma recorrente. De qualquer forma, fica aqui seu comentário como forma de aviso aos outros leitores.

      Responder
  2. Olá boa tarde
    Apareceram pequenas aftas na parte interna da minha boca.será q herpes
    Lábio inferior nunca vi casos de herpes dentro da boca isso e possível?

    Responder
  3. Apareceram feridas na parte externa da boca, bolhas que viraram machucadinhos com pus na parte de dentro, e se espalhou pela gengiva (feridinha) e na lingua também apareceram alguns pontinhos doloridos, mas não exatamente como uma ferida.

    Responder
  4. Muito obrigado! Graças ao seu pequeno artigo pude diferenciar o que acontece comigo, que susto, pude identificar com 100% de certeza que tenho Afta, mas tem cura doutor?

    Responder
    • Em geral, o período de maior risco é durante a crise, quando há lesões. Porém, apesar de ser menos comum, não é impossível que você possa transmitir herpes também foras das crises.

      Responder
  5. olá dr,eu tenho a herpes no meu local genital parecido como veruguinhas pequenas na cabeça em volta do pênis ,doutor o contagío do virus pode ser pego se eu colocar o meu esperma na boca com o dedo pode ser pego pelo meu propio organismo na boca ?
    apenas asim ?

    Responder
    • Algumas doenças causam úlceras na região genital. Não chamamos de afta, mas as lesões são semelhantes. Na parte final do texto eu falo um pouco sobre isso.

      Responder
  6. boa noite. tenho aftas durante dois meses sempre acaba e volta e estou muito estressada .isso pode ser a causa de eu esta tendo esssa leçao na boca .

    Responder
  7. Olá! Bom, adorei a matéria! Mas tenho uma dúvida… há alguns meses diariamente aparecem carocinhos dentro da minha boca, perto dos lábios,mas na parte de dentro, aí viram aftas! Aparecem também na garganta. Isso é herpes? Tenho medo, pois aftas e herpes somem por um tempo…mas no meu caso não, é sarar algumas pra nascer novas… não tive 1 dia de sossego nos últimos meses, estou desesperada! Me responda.

    Responder
  8. O site está de parabéns. Eu achei que tinha contraído o herpes, mas descobri que é afta. Me deu um grande alívio pois eu já tinha beijado duas pessoas sem saber que estava com a dita cuja. Fiquei muito preocupado porque achei que tinha contaminado outrem, porém, graças a Deus, foi só uma afta!

    Responder
  9. Bom dia,hoje acordei com um caroço amarelo bem no canto da boca,eu estourei e ele cresceu praticamente na mesma hora. isso pode ser herpes labial?

    Responder
  10. boa tarde, algum tempo atrás, tive uma lesão na boca, q achei ser herpes, passei aciclovir e sumiu, depois um pouco antes da menstruação tive a mesma lesão, na região genital, usei a pomada e sumiu, tive esse único episódio acho q tem uns 6 meses, e nunca mais apareceu nada, será q foi herpes?

    Responder
  11. conheci uma pessoa ao qual beijei muito pelo que observei ela não tinha nenhuma ferida ou ondulação já no outro dia, ela tinha um seis carocinho muito pequenos ao qual ela disse que é erpes nervosa e imediatamente começou a tomar o remédio e não poderia beijar durante 15 dias pois se fisese eu ficaria contaminado é verdade

    Responder
  12. ola doutor parabens pelo seu ato de nos revelar como se tratar uma afta poq eu tenho sempre e nao sabia como tratar+++++ com sua ajuda agora eu sei muito obrigada e vc e otimo msm beijos e xau

    Responder
  13. ola doutor apareci com uma herpes nos labios e logo em seguida me surgiu um ingua dolorida no pescoço do msmo lado. Isso é normal acontecer. Jozilaine

    Responder
  14. Dr.tive relação com uma garota de programa houve sexo oral sem preservativo mais o sexo com penetração foi com camisinha quando ejaculei notei que a mesma estava sangrando e me melou na parte que não fica protegida a parte final do pênis lavei a parte que estava melado ai foi deixar a mesma onde eu peguei,voltando pra casa voltei a me lavar e fiz a acepcia total ate as partes internas do pênis,notei no dia seguinte que a ação do sabão tinha irritado comprei uma pomada passei nos locais onde estava rececados ai no dia seguinte soltou uma pele fina Dr. posso ter contraido alguma doença e com 15 dias depois dormindo ejaculei sonhando ai senti uma ardencia isso é normal Dr. me responda estou miuto preocupado.

    Responder
  15. Olá estou com duvida pois após comer um pastel muito quente queimei meu labio do lado esquerdo, logo depois de 2 dias veio a dita herpes labil no mesmo local da queimadura posso usar uma pomada anti queimaduras? 

    Responder
  16. oi td bem, doutor estou com duvida,pois saiu uma pequena bolinha parecida com um espinha nos grandes labios o que pode ser,estou bem preocupada pois isso ja apareceu um vez e agora voltou…..

    Responder
  17. acabei de tomar um susto. tenho algumas bolinhas na boca bem pequena tipo alergia ja a mais ou menos um ano ta se espalhando aos poucos, acabei de vim de uma consulta e a medica disse que poderia ser herpes. Mais nao consigo acreditar por que nao sumiu nem inflamou nada a mais de um ano. Sera que realmente é? so queria que sumisse pois e constrangedor…

    Responder
  18. Gostaria de saber se após as bolhas terem estourado, e ter se passado já 1 semana do ciclo, ainda há perigo de contágio? Na herpes tipo 2?

    Responder
  19. Mas cara, o que você tem obviamente é HERPES, pois aftas são realmente estomacais, está ligada a acidez estomacal, o médico estava certo e foi você que fez confusão. 

    Responder
  20. Meu namorado apareceu com uma irritação perto da boca e após ser alertado por um amigo foi ao médico e ele disse ser herpes, ao me comunicar, perguntou primeiro se eu tinha notado algo estranho, como uma coceira ou algo do tipo, depois então ele me disse o que estava acontecendo, fiquei muito preocupada e quero saber se as pessoas possuem herpes sem saber e se tem algum exame que é feito pra detectar se a gente tem ou não. To muito ta dúvida.

    Responder
    • Sim ,é possível ter o vírus da herpes e não saber. Existem exames de sangue para pesquisar o vírus

      Responder
  21. minha filha de três aninhos ta com algumas feridinhas ao redos da boca, algumas pessoas falaram que é herpes ate o medico mas como minha pegou isso eu quero saber, ja nao sei o que fazer ja usei tanto remédio nela, por favor mi ajuda.

    Responder
  22. Meu amor contraiu aftas de mim infelizmente,  eu nunca imaginei q isso fosse contagioso, um médico me disse q era estomacal, médico antigo é dóse, este ao menos nunca ouvi dizer q se atualizava, troquei de médico e agora é muito dificil aparecer.

    Responder
    • aftas não é contagioso com certeza vc deve ter tido o virus do beijo chamado mononucleose infeciosa.é chamado virus do beijo pq se transmite atraves da saliva pode ser atraves de copo,beijo etc…minha filha teve qdo tinha dois anos e meio e dá impressão de aftas mais não é não.boa sorte pra vcs.

      Responder
  23. Tenho herpes labial desde de criança e nenhum dos meus ex-namorados contrairam, embora não sabia que a herpes labial era contagiosa(se pega também através do beijo).

    Responder