O que é Herpes?

Em apenas 5 parágrafos, entenda de forma simples e rápida quais são as infecções que se encaixam na definição de herpes.
Dr. Pedro Pinheiro
Dr. Pedro Pinheiro

Sem comentários

O que é herpes?

Herpes explicado em 1 minuto

Herpes é um termo usado para descrever uma infecção viral causada pelo vírus herpes simplex (HSV). Existem dois tipos principais de herpes simplex:

  1. Herpes simplex tipo 1 (HSV-1): vírus do herpes geralmente associado a infecções orais, manifesta-se frequentemente como feridas ou bolhas nos lábios, na boca ou nas áreas circundantes, conhecidas popularmente como herpes labial. O HSV-1 também pode causar herpes genital através do contato oral-genital.
  2. Herpes simplex tipo 2 (HSV-2): este vírus é mais frequentemente associado ao herpes genital, resultando em feridas ou bolhas na área genital ou retal. O HSV-2 é geralmente transmitido sexualmente.

Ambos os tipos de vírus são altamente contagiosos e podem ser transmitidos através do contato direto com as feridas do herpes ou através do contato com a saliva, as secreções genitais ou a pele da área afetada de uma pessoa infectada, mesmo quando não há feridas visíveis.

Após a infecção inicial, o vírus do herpes permanece no corpo e pode ficar latente (inativo) em células nervosas. Em algumas pessoas, o vírus pode reativar e causar recorrências, que geralmente são menos severas do que a infecção inicial. Fatores como estresse, doenças, exposição solar e mudanças hormonais podem desencadear reativações da doença.

Não há cura para o herpes, mas existem medicamentos antivirais que podem ajudar a controlar os sintomas, reduzir a frequência das recorrências e diminuir o risco de transmissão a outras pessoas.

Para informações mais detalhadas sobre o herpes, acesse os artigos:

Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas