FOTOS: Lesões de Pele Provocadas pelo HIV

Nesse texto, vamos mostrar algumas fotos doenças de pele e mucosas tipicamente relacionadas à infecção pelo HIV.
Dr. Pedro Pinheiro
Dr. Pedro Pinheiro

150 Comentários

Rash do HIV

Tempo de leitura estimado do artigo: 2 minutos

Introdução

A síndrome da imunodeficiência adquirida, mais conhecida pelo acrônimo AIDS, é uma doença causada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana), que provoca uma progressiva e lenta queda das nossas defesas imunológicas, deixando o organismo susceptível a inúmeras infecções.

Nesse texto, mostraremos algumas fotos doenças de pele e mucosas tipicamente relacionadas à infecção pelo HIV.

Imagens da Infecção aguda pelo HIV

Chamamos de infecção aguda pelo HIV o quadro viral que surge geralmente entre 2 a 4 semanas após o paciente ter sido contaminado pelo vírus. O sinal mais comum é a febre, porém o rash também é frequente.

Rash da infecção aguda pelo HIV: manchas vermelhas na pele que ocorrem 48 a 72 horas após o início da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias.

O rash costuma se apresentar como lesões arredondadas, menores que 1 cm, avermelhadas, com discreto relevo e distribuídas pelo corpo, principalmente no tórax, pescoço e face. Também podem acometer solas dos pés e palmas das mãos.

Rash HIV
Rash HIV
Rash de pele do HIV agudo
Rash de pele na infecção aguda pelo HIV
Rash do HIV no tronco
Erupções de pele do HIV no tronco
Rash de pele do HIV
Rash HIV

Para ler sobre infecção aguda pelo HIV, acesse: Infecção aguda pelo – Síndrome retroviral aguda.

Imagens de Candidíase oral e candidíase esofagiana

A Candida é um fungo considerado membro normal da flora gastrointestinal e geniturinária dos humanos. A maioria das pessoas são colonizadas por Candida e nenhum sintoma apresentam, pois o nosso sistema imune a mantém controlada.

Porém, qualquer desequilíbrio na flora local ou no estado imunológico do paciente pode levar esse fungo a se proliferar e invadir tecidos, causando assim a candidíase. Como a AIDS é uma doença que causa imunossupressão, um dos sintomas mais comuns é o aparecimento da candidíase oral e do esôfago.

A candidíase oral é muito comum no HIV, entretanto, ela não é específica do HIV, podendo ocorrer em várias outras doenças, em crianças, em idosos, em pessoas tomando drogas imunossupressoras e até após cursos prolongados de antibióticos.

Já a candidíase do esôfago é um sinal muito sugestivo de deficiência imunológica. Se já não houver um diagnóstico estabelecido que justifique a imunossupressão, a AIDS deve ser uma hipótese diagnóstica a ser pesquisada.

Candidíase na região interior da bochecha
Candidíase na região interior da bochecha
Candidíase na língua
Candidíase na língua
Candidíase de esôfago (vista por endoscopia)
Candidíase de esôfago (vista por endoscopia)
Candidíase de esôfago (vista por endoscopia)
Candidíase de esôfago (vista por endoscopia)

Temos um texto mais amplo sobre candidíase: Candidíase – Sintomas e tratamento

Imagens do Sarcoma de Kaposi

O sarcoma de Kaposi é um câncer indolente, que surge dos tecidos dos vasos sanguíneos e linfáticos. As células cancerígenas do sarcoma de Kaposi formam tumores que normalmente se apresentam clinicamente como nódulos arroxeados ou acastanhadas na pele. Elas lesões podem ser muito dolorosas.

O Kaposi é um tumor típico de pacientes imunossuprimidos. Ele era uma doença muito rara antes da pandemia da AIDS e tem se tornado novamente pouco comum com o advento do coquetel retroviral, que tem controlado bem a proliferação do vírus HIV no organismo.

Sarcoma de Kaposi
Sarcoma de Kaposi
Sarcoma de Kaposi
Sarcoma de Kaposi
Lesões do Sarcoma de Kaposi vistas de perto
Lesões do Sarcoma de Kaposi vistas de perto

Temos um texto próprio sobre Kaposi: Sarcoma de Kaposi – Sintomas da AIDS.


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário