Aedes aegypti (fotos): como é o mosquito da dengue?

Atualizado em
Comentários: 61

O que é o Aedes aegypti?

A dengue, a febre Zika, a febre amarela e a febre de chikungunya são doenças infecciosas, de origem viral, transmitidas através da picada de mosquitos contaminados. Duas espécies de mosquito são responsáveis pela propagação dessas viroses: Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Estes dois mosquitos podem receber a alcunha de “mosquito da dengue”, apesar do Aedes aegypti ser a espécie mais famosa e com maior capacidade de transmitir essas doenças.

O Aedes aegypti e o Aedes albopictus só são capazes de transmitir a dengue se estiverem contaminados pelo vírus. Ou seja, eles precisam picar alguém com dengue para adquirir o vírus. Ainda assim, o vírus precisa de mais 10 a 14 dias para se multiplicar dentro do mosquito, para só depois estar apto a ser transmitido para outro indivíduo.

Neste texto vamos mostrar fotos e imagens dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus para que a população leiga seja capaz de identificá-lo. Reconhecer o mosquito Aedes é importante para que as áreas infestadas pelo mosquito sejam rapidamente identificadas e as autoridades de saúde sejam contatadas.

Se você está procurando informações detalhadas sobre as viroses transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, acesse os seguintes links:

Fotos do mosquito do dengue

O Aedes aegypti é um mosquito que costuma medir menos de 1 cm de diâmetro, é de cor preta ou marrom e apresenta listras brancas distribuídas pelo corpo e patas.

Mosquito da dengue (Aedes aegypti)

Ao contrário dos mosquitos comuns, que costumam estar mais ativos no final do dia e início da noite, o mosquito do dengue tem hábitos diurnos; o Aedes aegypti costuma voar baixo, geralmente abaixo de meio metro, picando preferencialmente os pés, tornozelos e as pernas.

O mosquito do dengue não gosta de calor; por isso, é mais ativo nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.

Mosquito da dengue
Aedes albopictus

O mosquito que pica o ser humano e transmite o dengue é a fêmea. O macho não se alimenta de sangue, pois não tem capacidade de picar outros mamíferos. A fêmea é maior que o macho e apresenta tanto a boca quanto as antenas diferentes.

Aedes aegypti macho e fêmea
Aedes aegypti macho e fêmea

Diferenças entre Aedes aegypti e Aedes albopictus

Os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus são muito parecidos. A diferença física está no tórax.

O Aedes aegypti apresenta 4 linhas, duas delas retas no centro e duas curvas na periferia. Já o Aedes albopictus apresenta apenas uma única linha reta no centro do tórax. De resto, são semelhantes.

Mosquito da dengue (aegypti e aedes albopictus)
Diferenças entre os mosquitos da dengue (Aedes aegypti e Aedes albopictus).

Tanto o Aedes aegypti quanto o Aedes albopictus existem no Brasil, porém, as epidemias de dengue só são causadas pelo Aedes aegypti, que apresenta uma capacidade maior de transmitir o vírus.

Aedes albopictus x Aedes aegypti

Além das diferenças na aparência, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus também diferem em alguns comportamentos, que estão resumidos na tabela abaixo:

Aedes aegypti Aedes albopictus
Vive em áreas urbanas próximo das residências.Vivem em áreas com vegetação, mais afastada das residências.
Pica, repousa e põe ovos dentro da casa ou ao redor.Pica, repousa e põe ovos preferencialmente em áreas abertas.
Vive escondido.Agressivo.
Pica preferencialmente humanos.Pica mamíferos em geral.
Prefere criadouros artificiais (como água em pneus).Vive em criadouros naturais ou artificiais.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.


O Artigo te Ajudou? Então nos Ajude Agora!
Se você achou este artigo informativo e útil, por favor, considere compartilhá-lo nas suas redes sociais. Cada compartilhamento não só ajuda outras pessoas a obterem informações de saúde de qualidade, mas também contribui significativamente para o crescimento do nosso site.
Temas relacionados
Sintomas da dnegue 21 Sintomas da Dengue (Clássica e Hemorrágica)
Vacina da dengue Vacina da dengue: tipos, quem pode tomar e efeitos adversos
Dengue Dengue: sintomas, transmissão e tratamento
Zika Febre Zika: sintomas, microcefalia e tratamento
Febre amarela Febre amarela: vacina, transmissão e sintomas
Picada de mosquito Picada de mosquito: riscos e tratamento
Ebola Ebola Vírus – Transmissão, Sintomas e Tratamento
Mosquito Aedes Febre Chikungunya: sintomas e tratamento
microcefalia Microcefalia: causas, sintomas e tratamento
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

61 comentários em “Aedes aegypti (fotos): como é o mosquito da dengue?”

  1. Dr. a minha médica falou que tivesse cuidado pois o vírus da zika pode ser assintomatico é verdade?
    O mosquito comum ( pernilongo) pode transmitir zika?

    Obrigada

    Responder
  2. Dr. o Mosquito Aedes aegypti Femea falaram que quando pica não sente dor nem coceira , o mesmo do macho? , E Os mosquitos não infectados tbm causa a ação de não sentir dor nem coceira ?

    Responder
    • Não tem nada a ver. A coceira ocorre porque algumas pessoas têm alergia à saliva do mosquito. Não tem relação nenhuma com ele estar infectado ou não.

      Responder
  3. A picada do mosquito.da dengue deixa alguma marca do corpo?
    Pois eu matei um mosquito da dengue só que ele tava sem sangue, tem chance de ele ter picado alguém?

    Responder
      • Apareceu um mosquito todo preto com listras brancas nas patas, mas não
        tem o dorso e nem a cabeça listrado é totalmente preto na cabeça e
        dorso. Que mosquito é? É aedes Dr?

        Responder
        • Se não tiver listras no corpo e na cabeça, o mais provável é que não seja.

  4. Oi. Dr, vi um mosquito parecido com este Aedes que transmite a dengue. Matei o mosquito na hora em q senti a picada bati com a mão em cima e ele morreu. Eu tenho a foto do mosquito morto. Gostaria que o Senhor pudesse ver e dizer se realmente é o mosquito. Estou apavorada.

    Responder
    • Maria, o simples fato de ser o mosquito da dengue não significa que ele estava contaminado com Dengue. A maioria dos Aedes não tem o vírus da dengue.

      Responder
  5. Dr, tive zika no mês de julho e no momentuo estou gravida. Devo me preocupar em relação ao tempo em que vírus ainda permanece no corpo humano ou nao existem mais riscos? Será que estou imune ao vírus?

    Responder
    • Até o momento não há nenhuma evidência de que ter tido Zika no passado seja fator de risco para a gravidez. O problema é ter Zika durante os primeiros meses de gestação.

      Responder
  6. Caraca… hoje eu vi um mosquito igualzinho ao Aedes albopictus na parede do elevador. Só que ninguém no prédio ta levando a serio… to com mó medo de alguma coisa acontecer

    Responder
  7. Achei um bicho parecido com pernelongo porem mais escuro e com as pernas com listra branca pode ser dengue?só que estava no meu quarto a noite me picou e picou minha filha fez calonbo e ta coçando devo tomar algum cuidado

    Responder
    • Se é escuro e tem as pernas listradas, pode realmente ser o Aedes.
      Não há nada a fazer. Se porém você começar a ver esse tipo de mosquito com frequência é importante avisar a secretaria de saúde do seu município para que eles procurem por focos.

      Responder
    • eu vi um no meu banheiro semana passada, ele era marrom com listras brancas na perna e depois de algumas horas, fui picada na perna, na hora pensei que era um mosquito comum que tinha me picado mas no dia seguinte fiquei com várias manchas vermelhas no corpo. No braco e nas costas. Não coçou, mas está ardendo e doendo. Não sei oque é

      Responder
  8. Oi encontrei um pernilongo da dengue aqui em casa, ele pousou no meu pé e logo em seguida matei ele só que eu vi na hora que ele pousou mas achei alguns bolinha vermelha na pele como se eu estivesse sido picado achei 2 estou com dengue??? Na mina cidade tem 6 casos dessa doença

    Responder
  9. Ola, neste domingo pela manha, por volta das 9 horas, fui picada por um ” pernilongo “, não consegui ver os detalhes dela, por que logo já bati nela, foi em são Paulo, o tempo estava bem úmido, foi perto de um condomínio, e do outro lado da rua tinha um oficina mecânica com alguns pneus…muitas árvores, gostaria de saber se um pernilongo comum ele pica na parte da manha também ?

    Responder
    • Só a dengue pode ser fatal, mas se o paciente for saudável, ele tem mais chances de lidar bem com a doença. Se ele for idoso e com múltiplas doenças, o risco de ter complicações pela dengue é bem maior.

      Responder
    • Se foi um único mosquito, não é preciso fazer nada. Se você estiver vendo mosquitos da dengue com frequência, pode contactar a secretaria de saúde para eles verem se não há algum foco na sua região.

      Responder
  10. encontrei um mosquito da dengue em minha casa, mas na duvida o levei ate o posto de saúde, e la me mandaram procurar na vizinhança o culpado pela criação do mesmo. eu já reclamei diversas vezes de uma pessoa que mantem o quintal sujo e ate o momento não fizeram nada, o que eu posso fazer nesse caso?? eu cuido da minha casa e mesmo assim encontrei esse maldito mosquito no véu protetor do berço da minha bebezinha de 54 dias. estou muito preocupada e sem apoio da saúde publica.

    Responder
  11. Quero saber se aqueles aparelhos elétricos com repelente líquido de espantar pernilongo e mosquitos, também repelem o mosquito da dengue?

    Responder
  12. perdi meu filho de 12 anos 29 /10/2007.com essa maldita dengue, foi dengue hemorrágica . tirou minha alegria e do meu esposo. tínhamos muito cuidado mas infelizmente muitas pessoas nem liga e quem acaba pagando o pato e quem não tem nada a ver com isso. agora o governo esta amostrando o verdadeiro perigo que esse mosquito traz, fazendo campanhas mas serias, antigamente botava aqueles desenho dos mosquitinhos dançado, como se fosse uma brincadeira, agora estão vendo a gravidade do problema. tomara que a vacina chegue logo ao BRASIL, ou vão esperar crianças como o meu filho perder a vida ,por causa desse maldito mosquito, e o governo não faz nada e muitas pessoas acham que nunca vai acontecer com elas mas fiquem esperto se vocês não levarem a serio a próxima vitima pode ser vocês! um grande abraço fique com DEUS. E QUE ELE NOS AJUDE!!!!!

    Responder
    • Vi um bicho pequeno no meu braço e achei que era um mosquito normal mais vi as fotos e nao parecia e vi a da dengue e era identico .Como percebo se estou com dengue ou não ???

      Responder
      • Agora não há o que fazer. Se os sintomas da dengue surgirem daqui a alguns dias, você pode fazer o teste rápido.

        Responder
      • dr pedro nunca aconteçeu isso na minha casa em mt mas achei um mosquito da dengue e meus pais sairam vou esperar eles chegart para nos decidir o que vai aconteçer eu achei ele assim eu estava vindo para a sala e eu vi um mosquito de perna branca mei listrado matei ele logo e vim pesquisar na net se ele era assim como ja o senhor falou de procurar a secretaria vou esperar meus pais chegarem, e eu vou ir na secretareia de saude daqui obriga a ajuda para os outro me ajudou beijao

        Responder
  13. muito triste saber que no mundo muitas pessoas tem dengue eu nao tenho mas muita pessoas tem essa dengue que nao susega  nunca esse e o meu cometario sobre a demg

    Responder