O que é o Aedes aegypti?
A dengue, a febre Zika, a febre amarela e a febre de chikungunya são doenças infecciosas, de origem viral, transmitidas através da picada de mosquitos contaminados. Duas espécies de mosquito são responsáveis pela propagação dessas viroses: Aedes aegypti e Aedes albopictus.
Estes dois mosquitos podem receber a alcunha de “mosquito da dengue”, apesar do Aedes aegypti ser a espécie mais famosa e com maior capacidade de transmitir essas doenças.
O Aedes aegypti e o Aedes albopictus só são capazes de transmitir a dengue se estiverem contaminados pelo vírus. Ou seja, eles precisam picar alguém com dengue para adquirir o vírus. Ainda assim, o vírus precisa de mais 10 a 14 dias para se multiplicar dentro do mosquito, para só depois estar apto a ser transmitido para outro indivíduo.
Neste texto vamos mostrar fotos e imagens dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus para que a população leiga seja capaz de identificá-lo. Reconhecer o mosquito Aedes é importante para que as áreas infestadas pelo mosquito sejam rapidamente identificadas e as autoridades de saúde sejam contatadas.
Se você está procurando informações detalhadas sobre as viroses transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, acesse os seguintes links:
- Febre amarela – Vacina e Sintomas.
- Dengue – Sintomas, Complicações e tratamento.
- Febre Chikingunya – Sintomas, Transmissão e Tratamento.
- Febre Zika.
Fotos do mosquito do dengue
O Aedes aegypti é um mosquito que costuma medir menos de 1 cm de diâmetro, é de cor preta ou marrom e apresenta listras brancas distribuídas pelo corpo e patas.
Ao contrário dos mosquitos comuns, que costumam estar mais ativos no final do dia e início da noite, o mosquito do dengue tem hábitos diurnos; o Aedes aegypti costuma voar baixo, geralmente abaixo de meio metro, picando preferencialmente os pés, tornozelos e as pernas.
O mosquito do dengue não gosta de calor; por isso, é mais ativo nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.
O mosquito que pica o ser humano e transmite o dengue é a fêmea. O macho não se alimenta de sangue, pois não tem capacidade de picar outros mamíferos. A fêmea é maior que o macho e apresenta tanto a boca quanto as antenas diferentes.
Diferenças entre Aedes aegypti e Aedes albopictus
Os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus são muito parecidos. A diferença física está no tórax.
O Aedes aegypti apresenta 4 linhas, duas delas retas no centro e duas curvas na periferia. Já o Aedes albopictus apresenta apenas uma única linha reta no centro do tórax. De resto, são semelhantes.
Tanto o Aedes aegypti quanto o Aedes albopictus existem no Brasil, porém, as epidemias de dengue só são causadas pelo Aedes aegypti, que apresenta uma capacidade maior de transmitir o vírus.
Além das diferenças na aparência, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus também diferem em alguns comportamentos, que estão resumidos na tabela abaixo:
Aedes aegypti | Aedes albopictus |
Vive em áreas urbanas próximo das residências. | Vivem em áreas com vegetação, mais afastada das residências. |
Pica, repousa e põe ovos dentro da casa ou ao redor. | Pica, repousa e põe ovos preferencialmente em áreas abertas. |
Vive escondido. | Agressivo. |
Pica preferencialmente humanos. | Pica mamíferos em geral. |
Prefere criadouros artificiais (como água em pneus). | Vive em criadouros naturais ou artificiais. |
Diferenças entre o mosquito da dengue (Aedes) e o pernilongo (Culex)
O pernilongo doméstico, cujo nome científico é Culex quinquefasciatus, difere dos Aedes por ser discretamente maior, ter coloração acastanhada sem listras nas patas, apresentar um padrão de voo mais lento e mais barulento (é aquele mosquito que você ouve passando ao lado do ouvido durante a noite) e por ter hábitos noturnos, tornado-se mais ativo ao entardecer.
Tanto o Aedes quanto o Culex podem transmitir doenças se estiverem em ambientes onde há circulação de determinados vírus ou parasitos. O Aedes pode ser o vetor de doenças como dengue, febre amarela, febre Zika ou febre Chikungunya. Já o Culex pode transmitir filariose (conhecida como elefantíase) e algumas arboviroses, como febre do Nilo Ocidental, encefalite japonesa, febre de Oropouche e encefalite de Saint Louis.
Outra diferença importante entre o pernilongo e o mosquito da dengue é em relação aos hábitos de reprodução. Enquanto o Aedes só põe seus ovos em água limpa, o Culex prefere águas contaminadas, com matéria orgânica em decomposição.
Referências
- Shutterstock.
- Wikipedia.
- Dengue virus infection: Epidemiology – UpToDate.
- Dengue: aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento – Ministério da Saúde.
- Diferenças entre A. aegypti e A. albopictus – Fiocruz.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.