Doenças transmitidas por água contaminada

Foto do autor

Escrito por: Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em:
Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

Quais são as doenças transmitidas pela água?

A maioria das doenças transmitidas pela água são causadas por micro-organismos presentes em reservatórios de água doce, habitualmente após contaminação dos mesmos por fezes humanas ou de animais.

A transmissão de agentes infecciosos através da água pode ocorrer pelo contato com a pele durante o banho, pela ingestão ou pela aspiração de germes presentes na água.

A forma mais comum de contaminação é através da ingestão, seja diretamente bebendo água contaminada ou pelo consumo de alimentos lavados com água infectada.

Nas regiões onde não há saneamento básico (falta de água tratada ou rede de esgoto), as doenças infecciosas podem ocorrer devido à contaminação da água de rios, lagos, córregos e, em alguns casos, até mesmo do mar por dejetos humanos e de animais. O modo mais comum de contaminação das águas é através do despejo de esgoto não tratado.

Só para se ter uma ideia, quantidades mínimas de fezes, como apenas um grama, podem conter cerca de 10 milhões de vírus, 1 milhão de bactérias ou até 1000 parasitas.

Além das infecções transmitidas diretamente pela água, há também outras doenças relacionadas à água, como infecções causadas por mosquitos que se reproduzem em água doce parada, nomeadamente denguefebre chikungunya e febre amarela. Como estas não são doenças transmitidas diretamente por água contaminada, elas não serão citadas neste artigo.

O consumo de água contaminada por substâncias químicas, como chumbo, arsênico e flúor, também pode levar a doenças.

Neste texto vamos fazer uma rápida revisão sobre as principais doenças causadas por água contaminada com germes. Se você quiser saber mais detalhes sobre as doenças citadas neste texto, utilize os links fornecidos para acessar os artigos específicos sobre cada uma.

Para saber a importância de lavar as mãos na prevenção de doenças, leia: A importância de lavar as mãos..

Doenças infecciosas transmitidas pela água

Hepatite A

A hepatite A é uma infecção viral transmitida pela via fecal-oral, ou seja, a pessoa precisa ter contato com fezes humanas contaminadas para se contaminar.

A transmissão do vírus da hepatite A pode se dar através da contaminação de alimentos preparados por pessoas infectadas que não lavam as mãos após evacuarem ou pelo contato das fezes contaminada com águas, nos locais onde não há saneamento básico. Praias, rios e lagos que recebem esgoto não tratado podem ter suas águas contaminadas com o vírus da hepatite A.

A hepatite A apresenta-se habitualmente como um quadro de diarreia, associada à perda de apetite, náuseas, vômitos, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e febre. Após uma semana surge a icterícia, sintoma clássico da hepatite A aguda, que se caracteriza por pele e olhos amarelados (leia: O que é icterícia?).

Para saber mais detalhes sobre a hepatite A, leia Hepatite A | Sintomas, tratamento e vacina.

Cólera

A cólera é uma infecção causada pela bactéria Vibrio cholerae e se caracteriza por um severo quadro de diarreia aquosa, que pode levar rapidamente à grave desidratação.

A cólera também é transmitida pela via fecal-oral, podendo ser adquirida através da água e de alimentos contaminados. O Vibrio cholerae, após ser ingerido, instala-se no intestino e passa a produzir uma toxina que ataca as células intestinais, provocando uma grave diarreia.

Para saber mais detalhes sobre a cólera, leia: Cólera – Sintomas, Causas e Tratamento.

Diarreia infecciosa

Além da cólera e da hepatite A, vários outros germes, incluindo bactérias, vírus e parasitas, podem contaminar águas e os seres humanos que entram em contato com as mesmas.

Alguns exemplos:

Bactérias:

  • Escherichia coli.
  • Salmonella.
  • Shigella.
  • Campylobacter pylori.
  • Chlamydia trachomatis.
  • Yersinia enterocolítica.
  • Vibrio vulnificus.

Vírus:

  • Rotavírus.
  • Norovírus (chamado antigamente de vírus Norwalk).
  • Adenovírus.
  • Sapovírus.
  • Astrovírus.
  • Adenovírus entérico.
  • Pólio.
  • Hepatitis E.

Leia: VIROSE GASTROINTESTINAL – Gastroenterite viral

Parasitas:

Para saber mais sobre diarreia e suas causas, leia: Diarreia | Sinais de gravidade

Leptospirose

A principal fonte de transmissão da leptospirose são os ratos de esgoto. A infecção pode ocorrer após o consumo de líquidos e alimentos, mas a via principal é pelo contato direto da pele com água contaminados pela urina destes roedores. O risco de transmissão é grande durante as enchentes, quando as águas contaminadas dos esgotos se misturam com o excesso de água das chuvas. Quanto mais prolongado for o contato da pele com a água contaminada pela urina de rato, maior é o risco de contágio.

Mais de 75% dos pacientes apresentam febre alta com calafrios, dor de cabeça e dor muscular. 50% apresentam náuseas, vômitos e diarreia. Um achado típico da leptospirose são os olhos acentuadamente avermelhados.

Para saber mais sobre a leptospirose, leia: Leptospirose – Sintomas e tratamento.

Esquistossomose

A esquistossomose, também conhecida por barriga d’água ou doença do caramujo, é uma infecção causada pelo parasita Schistosoma, que vive em águas contaminadas por fezes e povoadas pelo caramujo.

A esquistossomose pode ser adquirida através da ingestão de água contaminada, mas sua principal via é através da pele em pessoas que se banham em águas contaminadas pelo parasita.

A esquistossomose pode causar  grave doença do intestino e do fígado.

Para saber detalhes sobre a esquistossomose, leia: Esquistossomose – Sintomas, Ciclo e Tratamento.

Otite externa

Exposição do ouvido à água é um fator de risco bem conhecido para otite externa (inflamação da região mais externa do ouvido). A otite externa é também conhecida como “otite do nadador”.

O excesso de umidade leva à maceração da pele e à quebra da barreira de cerume, mudando a microflora do canal do ouvido, o que favorece o crescimento de bactérias que causam a otite.  A otite pode ser causada por bactérias ou fungos, e águas com elevado grau de contaminação aumentam ainda mais o risco de lesão do ouvido. Porém, a otite pode surgir mesmo em pessoas que só frequentam piscinas com adequado tratamento da água.

Para saber mais sobre a otite externa, leia: Otite externa.

Legionelose (doença dos legionários)

A legionelose, também conhecida como doença dos legionários, é uma infecção provocada por uma bactéria chamada Legionella pneumophila. A legionelose é uma infecção pulmonar que costuma ser adquirida através da inalação de partículas água contaminadas com a bactéria Legionella.

A legionelose não é transmitida de pessoa para pessoa nem é adquirida pelo consumo de água contaminada. Para adquirir a Legionella é preciso aspirar partículas de água contaminada presentes no ambiente.

Diversos tipos de sistema de água já foram identificados como potenciais fontes de legionelose. Entre os mais comuns estão sistemas de aquecimento ou arrefecimento de água, ares-condicionados centrais, banheiras de hidromassagem, chuveiros, equipamentos de água sob alta pressão, umidificadores, chafarizes, fontes artificiais, nebulizadores, saunas a vapor, etc. Qualquer ambiente onde haja vaporização ou emissão de partículas de água pode ser uma fonte de contágio, caso a água esteja contaminada com a bactéria.

Para saber detalhes sobre a legionelose, leia: Legionelose – Doença do Legionário.

O que são os coliformes fecais?

Coliformes fecais, também chamados de coliformes termotolerantes, são um grupo de bactérias que estão presentes em grandes quantidades no intestino do homem e de animais de sangue quente. Alguns coliformes termotolerantes também podem ser encontrados naturalmente em solo não contaminado por fezes.

Exemplos de coliformes termotolerantes são Citrobacter, Enterobacter, Escherichia e Klebsiella.

Geralmente chamamos de coliformes fecais os coliformes termotolerantes que estão presentes nas fezes humanas ou de animais. O principal é a Escherichia coli, mas também são considerados coliformes fecais Clostridium perfringens e os enterococos fecais (E. faecalis, E.faecium, E.durans e E.hirae).

A presença de coliformes fecais na água, principalmente a bactéria Escherichia coli (E.coli), costuma indicar contaminação fecal. O tipo de E.coli pesquisado não é perigoso para saúde, mas a sua presença é um marcador de contaminação da água, habitualmente por esgoto doméstico ou por excrementos de animais.

Águas contaminadas com coliformes fecais apresentam elevado risco de também conterem diversos outros micro-organismos patogênicos, como outras bactérias, vírus e protozoários. Desta forma, a pesquisa de coliformes fecais é recomendada para o controle da qualidade da água que consumimos, nas praias, rios e lagos e de sistemas de abastecimento de água.

Os resultados dos testes são expressos em número mais provável (NMP) de coliformes por 100 ml de amostra de água. Para a água ser considerada limpa e apta para consumo, não devemos encontrar nenhuma unidade formadora de colônia de Escherichia coli em amostra de 100 ml. A ausência de E.coli é evidência de uma água bacteriologicamente potável.

Os critérios e o grau de exigência da qualidade dos diferentes tipos de água estão resumidos abaixo:

  • Água destinada ao consumo humano fornecida por redes de distribuição, por um camião ou navios-cisterna: 0 NMP/100 ml de água analisada.
  • Águas posta à venda em garrafas ou outros recipientes: 0 NMP/250 ml de água analisada.
  • Águas balneares (águas doces, correntes ou paradas, ou águas do mar): recomendado: 100 NMP/100 ml; máximo aceitável: 2000 NMP/100 ml.
  • Águas de piscinas e outros recintos com diversões aquáticas: 0 NMP/100 ml de água analisada.
  • Águas destinadas à rega: 100 NMP/100 ml de água analisada.

Explicamos com detalhes os diversos tipos de E.coli no artigo: Diarreia pela bactéria Escherichia coli (E.coli).


Referências


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


128 respostas para “Doenças transmitidas por água contaminada”

  1. RICARDO E LOPES

    dr. bom o conteúdo do seu artigo, muito obrigado por nos ajudar !! gostei do material!!!

  2. Claudia
    Tomate que me ajude a tirar uma nota melhor no meu boletim 😁
  3. Ávila
    Espero que me ajude a passa na prova
  4. Beatriz
    Achei muito bom mesmo espero tirar nota boa
  5. giovanna cardoso
    achei muito bom o texto mas esta faltando alguns sintomas da contaminaçao da agua
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Oi, Giovanna, do que exatamente você sentiu falta? Posso sempre atualizar o texto com mais informações.
  6. Franciely
    Ganhei dez trabalho de escola
  7. vitoria freitas
    muito legal se que vc poderia colocar 7 doenças transmitidas pela água com explicação do que faz com o ser humano
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Vitoria, quase todas as doenças citadas têm um texto próprio, bem mais detalhado. Basta você seguir os links disponíveis ao longo do texto.
  8. Arthur
    se for escrito ganha 10 com certeza
  9. ToyMangleMangle
    Eu precisei muito para fazer meu trabalho de ciências
  10. Anna
    Também me ajudou muito no meu trabalho escolar
  11. Carolina
    Vou ficar em primeiro lugar na Feira de Conhecimentos. Me ajudou muito, muito obrigada!!!!!!!
  12. @ anna
    nossa depois dessa eu ate tiro um dez mim ajudou muito . vamos protege a natureza
  13. pedro
    me ajudou muito no meu trabalho da escola…
  14. laryssa
    gostei também me ajudou no trabalho de ciencias obrigadaaaaaaa gostaria de saber mais sobre essas donças
  15. Lariih
    – Gostei Me Ajudou Bastante No Meu Trabalho
    De Escola *~*
  16. Isa Nunes
    adorei me ajudou bastante no meu trabalho da escola consegui passar de ano obrigadaaaaaaa
  17. leticia
    gostei muito
  18. gabriela canezin
    eu queria saber de + doenças
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Quais, por exemplo?
  19. sabrina
    gostaria de saber se ha alguma doensa que pode ate matar
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Boa parte das infecções descritas acima podem matar, principalmente se o paciente for idoso, imunossuprimido ou bebê.
  20. kaká
    gostei, achei interessante,mas não poderia colocar mais doenças?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Posso sim, você tem alguma sugestão? O texto lista mais de 20 doenças diferentes, se você me lembrar de alguma que esteja em falta, eu acrescento as informações.
  21. Johnny Nicolas
    eu quero que postem mais doenças p meu trabalho pfvr: amarelão.
  22. Erilãndia
    Obrigada . gosteii muito :)
  23. Álvaro kruger
    bom , mas quero mas doenças
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Posso aprimorar o texto, me dê sugestões. De quais doenças você sentiu falta?
  24. jennyfer emilly
    muito obridado me aujdou bastante vlw!!
  25. hygor
    obrigado ajudo no meu trabanho da escola
    1. marco
      pow e muito bom mesmo
  26. monica
    descobri que tenho giardia lambilia
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Então é hora de tratar.
  27. Ynara Gabrielli
    obrigado,gostei muito
  28. Mikael
    acho q vou tirar um 10 no trabalho q eu tou fazendo
  29. kassiane alexsandra
    obrigado pelas respostas para o meu trabalhooooo!!!!!!!!!!!!!!
  30. monique
    obrigado pelas respostas para a prova.
  31. oi
    valeu me ajudaram muito vou tirar 10
  32. tanis
    obrigada Dr.Pedro
  33. monica santos
    quero fazer um trabalho sobre essas doenças..
    E vcs me ajudaram de verdade..
  34. rony
    vou tira uma nota dez
  35. jakeline
    muito obrigado isso vai fazer com que eu recupere minha nota
    beijoooosss
  36. ingrid
    muito obrigada aposto que vou tirar uma nota muito boa.
  37. Sophie Albuquerque
    valeu pinheiro!
    vo tirar um 10!
    no trbl.
  38. joao vitor
    abrigado pela ajuda minha prof vai me da uma nota boa kkkkk
  39. camila
    obrigada ajudou d+++++ no meu trabalho de ciências :)
  40. ingrid
    obrigada mais eu preciso de 2 doenças trensmitida pela agua voce pode me ajudar ???????? envie no emil por favoooooooooooo
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Você quer mais duas além dessas todas que eu citei?
      1. alice rocha dias
        sim quero muito
        1. Avatar de Pedro Pinheiro
          Pedro Pinheiro
          Doenças infecciosas ou por contaminação da água por substâncias tóxicas?
        2. Taylon
          Parabéns Otimo Trabalho
  41. katryni
    me ajudou no meu trabalho d+
    1. felipe
      bem legal bem lelgal mesmo ajudante nicolas
  42. luana ferreira moteiro
    essa imformacao me deixou muito consciente do que eu precisava me ajudou muito no trabalho.
  43. gabi
    e muito legal e me ajudou muito
  44. Vitoria
    Eu sou Vik tenho12 a prof passou um trabalho falando sobre este assunto e eu tou super feliz
    1. Vitoria
      Tirei10em meio ambiente
  45. katylei
    obg me ajudou + ou- no trabalho de ciencias um 5,0 vou tirar com certeza <3 8)
  46. mylena
    muito obrigado me ajudou no meu trabalho :D
    1. weslley
      muito obrigado este sit me ajudou muito nesta pesquisa adorei de verdade
    2. DRIELE
      Esse texto vai me ajudar muito no trabalho de ciências muito obrigado
      bjs!
  47. @thiagojf
    muito obrigdo esse site me ajudou d + nessa pesquisa :)
  48. robson
    foi muitossssssssss bom fazer esse trabalho ass-robson
  49. Stella
    Obrigada! me ajudou muito no meu trabalho! :)
  50. Chayenne Silva
    karaca me ajudou mt msm mt obrigado
  51. jeniffer
    eu queria saber uma coisa a leptospirose pode matar??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode.
  52. Geovanna
    Isso foi muito bom, me ajudou muito no meu trabalho de ciências
  53. giuliana
    obrigada vai me ajudar muito no meu trabalho de ciencias” :)
  54. agatha
    gostei munto dece saite vou tirar 10
  55. suzan
    gostei muito a melhor resposta me ajudou muito no meu trabalho
  56. Alice Maria
    Consertesa eu vou tira 10 nesse trabalho de ciencias
  57. mayarah santos
    imteressante ate tirei 10 em ciencias
  58. Andressa Silva
    isso me ajudou para fazer o trabalho de escola
  59. Jean Correia
    eu sei q nao tem nada a ver com água mu queria saber se anemia tem cura
  60. Beatriz Caetano
    Ué e a Denguee?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A dengue é transmitida por um mosquito.
  61. Gabrielfelipe-smi
    muito bom mas queria saber otratamento como previnir e mais caracteristicas
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Tratamento e prevenções são diferentes para cada doença. Mas você sabendo a lista de doenças causadas pela água, pode procurar individualmente por essas informações.
  62. Gabi_trabach
    eu gostaria de saber mais sobre a toxoplasmose obrigada
  63. g.m.m
    esse site é muito bom, ele fala tudo o que nós precisamos e informações a mais, já é a sugunda vez que entro nele,mas espero poder entrar muitas outras
  64. Kemillycarla
    eu adorei muito obrigado
  65. Anielyazevedo
    eu nao queria saber de outra doenças eu queria saber qual e a doença que a gente pega ao beber uma agua comtamina seus bando de besta
    1. Doidogalo10
      besta e vc esse site é da ora o melhor que eu entrei
  66. potencia
    eu amei esse programa
  67. Matheus
    ^.^ Minha melhor Nota no ano só por causa deste site 3.5 ^.^ vlww mesmo to Muito feliz
  68. gabi
    muito bom esse site tem quases todas informação que eu presiso
  69. Lorraynelinda Lindinha
    gotei muito do saity mim ajudou com o trabalho de ciencias
  70. Gabriel P e Welinton O
    otimo site
  71. Bruno luiz
    isso fez eu canhar 5 pontos em ciências
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      5 pontos é bom ou mau?
  72. Lucas
    com isso ganhei 10 em ciências
  73. Maxwel
    adorei porque eu nem preciso fala graça a esse testo ganhei pontos muito obrigado:)
  74. Gege
    isso  me ajudo muito 
    obrigado amei beijos ♥
  75. Aldeane
    obrigado ajudou meu filho em um otimo trabalho 
  76. Gui Ferreira
    meus amigos falaran que muito bom
  77. Gabriel
    muito obrigado mesmo, precisava faze un trabalho e essa matéria me ajudo muito valew
  78. inteligente
    vlw tinha q pesquisa as doenças causada pela agua isso me ajudo mt…
  79. luis felipe
    valeu obrg!!!!!! me ajudou muito no trabalho da minha escola …valeu……….!!!!!
  80. Gostosao Gui!!!!!!!!
    legal isso me ajudou muito no trabalho obg!!! 
  81. Rayssa_diomedeira
    Foi ótimo descobrir esse site porq eu estava perdida nao sabia onde achar a resposta pro meu trabalho
  82. Pedro Vitor
    Gostei do site, me ajudou muito em um trabalho , obrigado!
  83. como vocês conseguem lembrar de tudo isso?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não sabemos tudo de cor. Ninguém escreve artigos de cabeça. A gente faz uma revisão da literatura antes de escrevemos os textos. Até porque na medicina as informações mudam muito rapidamente.
  84. Ana Beatriz
    Eu adorei a site de vcs agora vou entra quase todos os dias 

    Obrigado pela atenção de vcs ?

  85. maria luisa
    meiro gostei muito como vcs descobrem tudo isso ? estudando ou pesquisando na internet? espode ai!!!!!!!!♥☻☺♠♣♦○◘•
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Nós somos médicos, é suposto sabermos esse tipo de coisa.
  86. Pequena_ Claudina
    gostei muito vou tirar um dez vc é muito inteligente
  87. Thalita-gata2012
    para bens eu gostei muita merece nota1000
  88. Ana Vitta
    Bom eu achei tudo o que eu precisava mais eu queria uma conclusão disso tudo
  89. eu adorei a pagina eu tambem vou tirar 10 pantos vio
  90. Abel Elias
    Ao Dr. Pedro  Pinheiro, ouvi falar que das 50 piores doenças no mundo, 21 são causadas pela baixa qualidade da água, vc poderia me falar ou confirmar esse dado?
    Muito obrigado pela atenção,

    Abel

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não consigo confirmar esta informação. Não sei qual o critério para definir quais são as 50 piores doenças do mundo para poder saber quantas são causadas pela água. Isto é meio subjetivo.
  91. Anna Santana
    essa pesquisa me ajudou muito e ganhei 10 pontosss
  92. Ari_tamires
    adorei minha prôf tbm 
  93. Rafaeç
    vlw me ajudou no trabalho
  94. Nicolas
    legal tomare que eu tire um10
  95. Gabriel de oliveira
    bom parece ser uma dica boa mais espero tirar um p em ciencias
  96. Eduardorezende
    tomara que isso faça eu tira boa nota si nao recuperaçao
  97. Hta Frenetica
    Bom me parece ser uma boa dica né , espero tirar a nota BOAA !
  98. Beatriz_123mendes
    me ajudou bastante pra mim tirar uma nota azul no boletim
  99. Luizkmuniz
    cara me ajudou bastante para o concurso da sanesul agora e so eu esperar pra ver o resultado
  100. erika batista
    mia judou sera qui tiro 10?
  101. J&J
    me ajudou ao meu trabalho escolar vamos ver se eu vou tirar A ou B..