ARTIGOS MAIS RECENTES

MIOCARDITE | Sintomas e tratamento

Miocardite é o nome dado à inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. Existem dezenas de causas de miocardite, incluindo infecções por vírus, bactérias, protozoários ou fungos, medicamentos, doenças auto-imunes, consumo exagerado de álcool, consumo de cocaína, etc.

As principais consequências da miocardite são a falência do bomba cardíaca, ou seja, redução da capacidade do coração de bombear o sangue, e o surgimento de arritmias cardíacas.

Neste artigo vamos abordar as principais causas, sintomas e tratamento da miocardite nos adultos e nas crianças, dando ênfase à miocardite viral, que é a causa mais comum.

[Leia mais]

TENDINITE, TENDINOPATIA E TENDINOSE

Tendinopatia ou tendinose são os termos atualmente usados para descrever as lesões do tendão que antigamente eram chamadas de tendinite.

A tendinose é uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica e espessamento do tendão. Ele geralmente resulta do uso excessivo do tendão, principalmente em trabalhadores que fazem movimentos repetidos ou atletas amadores.

O termo tendinite tem sido abandonado, pois o sufixo “ite” é habitualmente usado para descrever a presença de inflamação em alguma estrutura, como nos casos de meningite (inflamação da meninge), apendicite (inflamação do apêndice) ou faringite (inflamação da faringe). A palavra tendinite, portanto, significa inflação do tendão. O fato é que na maioria das tendinopatias provocadas por uso excessivo do tendão há pouca ou nenhuma inflamação presente, o que torna o termo tendinite inadequado.

[Leia mais]