SÍFILIS – Sintomas, VDRL e Tratamento

A sífilis é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns do mundo e o seu principal sinal é uma úlcera genital indolor.

454

Transmissão  |  Sintomas  |  Sífilis primária  |  Sífilis secundária  |  Sífilis terciária  |  Diagnóstico  |  Tratamento  |  Critério de cura | Referências

O que é sífilis

A sífilis é uma doença infecto-contagiosa transmitida principalmente pela via sexual. O agente causador é a bactéria Treponema pallidum, cujo sintoma mais comum é uma úlcera indolor na região genital.

Quando não tratada adequadamente, a sífilis desenvolve-se como uma doença de três estágios: sífilis primária, secundária e terciária. Cada estágio possui sintomas diferentes e nas fases mais avançadas, a doença pode se espalhar pelo organismo, provocando graves lesões de órgãos internos, como o coração e o cérebro, e lesões deformantes na pele.

Na era pré-antibióticos, a sífilis era uma doença crônica, prolongada, dolorosa e deformante, sendo extremamente temida e muito estigmatizada. Atualmente, porém, ela é uma doença de fácil tratamento com antibióticos e com elevada taxa de cura. A imensa maioria dos casos é diagnosticada nos estágios 1 ou 2 e os pacientes conseguem ficar curados sem maiores sequelas.

Formas de transmissão

A transmissão do T. pallidum ocorre na imensa maioria dos casos pela via sexual e se dá pela penetração da bactéria através de microscópicas feridas ou abrasões na mucosa da vagina ou do pênis.

Estima-se que o risco de contágio em cada relação sexual desprotegida com parceiro infectado seja de aproximadamente 30%. Se houver feridas ou inflamações na vagina/pênis, esse risco é ainda mais elevado.

Os pacientes que transmitem o T. pallidum são aqueles que apresentam a doença na fase primária ou secundária, principalmente se houver lesões ativas nos órgãos sexuais. Apesar de não ser 100% eficaz, a camisinha ainda é o melhor método para prevenir a transmissão por via sexual.

Nas fases mais avançadas da doença, a bactéria pode ser transmitida por beijos e até pelo toque na pele ou na boca, caso haja lesões ativas, conforme será explicado mais à frente.

Atualmente, a transmissão da sífilis por transfusão sanguínea é muito rara, uma vez que o Treponema pallidum não sobrevive por mais de 48 horas nas atuais condições que os bancos de sangue estocam o sangue.

Existe também a sífilis congênita, que é aquela adquirida pelo feto quando a mãe encontra-se contaminada pelo Treponema pallidum durante a gestação. A infecção na grávida pode causar aborto, parto prematuro, má formações e morte fetal. Nesse artigo, vamos falar especificamente da sífilis nos adultos. Se você procura informações sobre a forma congênita, leia: Sífilis Congênita – Sintomas e Tratamento.

Sinais e sintomas

Conforme já dito, a infecção pelo Treponema pallidum é dividida em três estágios, denominados sífilis primária, secundária e terciária.

Sintomas da sífilis primária

O período de incubação, ou seja, o intervalo de tempo entre o contágio e os primeiros sintomas, é em média de 2 a 3 semanas. Todavia, há casos em que este intervalo pode ser tão curto quanto três dias ou tão longo quanto três meses.

A lesão da sífilis primária é uma pápula (uma pequena elevação na pele) nos órgãos genitais, que em poucas horas se transforma em uma úlcera não dolorosa. Nas mulheres, essa lesão pode passar despercebida, uma vez que é pequena (em média 1 cm de diâmetro), indolor e costuma ficar escondida entre os pelos pubianos ou dentro da vagina.

A úlcera da sífilis recebe o nome de cancro duro. Após 3 a 6 semanas, a lesão desaparece mesmo sem tratamento, levando à falsa impressão de cura espontânea. Não há outros sintomas associados à lesão primária. Além do cancro, o paciente pode apresentar, no máximo, aumento dos linfonodos da virilha (ínguas).

Em alguns casos, a úlcera pode surgir na boca ou na faringe, caso a transmissão tenha se dado através do sexo oral.

Portanto, a sífilis inicialmente é uma doença indolor, que costuma frequentemente passar despercebida e que desaparece espontaneamente após algum tempo. Esse é o grande problema. Qualquer tratamento, por mais ineficaz que seja, pode passar a impressão de ser eficaz, porque o cancro vai desaparecer de uma forma ou de outra. Esse desaparecimento, porém, não significa cura, pelo contrário, a bactéria pode estar se multiplicando e se espalhando pelo organismo silenciosamente.

Para ver imagens reais de lesões da fase primária, clique no link: Fotos de sífilis.

Sintomas da sífilis secundária

Em 25% dos pacientes não tratados na fase primária, a sífilis retorna após algumas semanas ou meses. Só que agora, a doença está disseminada pelo organismo. Em alguns casos, o paciente só descobre que está infectado na fase secundária, pois a lesão primária pode ter passado despercebida na época.

A sífilis secundária se manifesta com erupções na pele, classicamente nas palmas das mãos e solas dos pés. Também são sintomas comuns: febre, mal estar, perda do apetite, dor nas articulações, queda de cabelo, lesões oculares e aumento dos linfonodos difusamente pelo corpo.

A apresentação com lesões nas solas dos pés, palmas das mãos e mucosa oral é a forma mais característica, mas as erupções de pele podem ocorrem em qualquer local do corpo.

Uma outra lesão típica da sífilis secundária é o chamado condiloma lata, uma lesão úmida, com aspecto de uma grande verruga, que surge geralmente próximo do local onde existiu a lesão do cancro duro na fase primária.

Sífilis secundária
Imagens de sífilis secundária

Há casos, porém, em que a sífilis secundária apresenta poucos sintomas, fazendo com que o paciente não dê muita importância ao quadro. Cerca de 20% dos pacientes na fase secundária não consideram seus sintomas incômodos o bastante para procurarem ajuda médica.

Assim como ocorre na fase primária, os sintomas da sífilis secundária desaparecem espontaneamente, sem qualquer tratamento.

Fase latente da sífilis

Após o desaparecimento das lesões na fase secundária, o paciente entra na fase latente da doença. Não há sintomas, mas os testes laboratoriais para sífilis são positivos (explico mais à frente). A fase latente é dividida em latente precoce, quando a contaminação pelo Treponema pallidum ocorreu há menos de 1 ano, ou latente tardia, nos casos de infecção há mais de um ano.

Sintomas da sífilis terciária

Os pacientes podem ficar vários anos, inclusive décadas, assintomáticos na fase latente antes de um novo retorno da doença. Esta nova fase, quando os sintomas retornam, é chamada de sífilis terciária, a forma mais grave da doença.

A fase terciária apresenta três tipos de manifestações:

  • Goma sifilítica: grandes lesões ulceradas que podem acometer pele, ossos e órgãos internos.
  • Sífilis cardiovascular: acometimento da artéria aorta, causando aneurismas e lesões da válvula aórtica (leia: O que é um aneurisma?).
  • Neurosífilis: acomete o sistema nervoso, lavando à demência, meningite, AVC e problemas motores por lesão da medula e dos nervos.

Diagnóstico Sorológico

Na sífilis primária, quando aparece o cancro duro, ainda não houve tempo do organismo produzir anticorpos contra o Treponema pallidum, por isso, os exames de sangue costumam estar negativos nesta fase.

A confirmação laboratorial pode ser feita após coleta de material da úlcera para visualização direta da bactéria em microscópio. Nem sempre esse exame é necessário, uma vez que a úlcera genital é bem característica. Geralmente, o médico inicia tratamento baseado apenas em dados clínicos, esperando uma ou duas semanas para confirmar o diagnóstico laboratorialmente.

O diagnóstico da sífilis é habitualmente feito através de dois exames sorológicos: VDRL (ou RPR) e FTA-ABS (ou TPHA).

Testes não treponêmicos – VDRL e RPR

O VDRL e o o RPR são chamados testes não treponêmicos, pois eles pesquisam anticorpos não contra a bactéria Treponema pallidum em si, mas sim contra uma combinação de antígenos chamados cardiolipina, colesterol e lecitina. Apesar de ser um teste de fácil realização, exatamente por não pesquisar diretamente o Treponema pallidum, existe um maior risco de resultados falso-positivos.

O VDRL é o exame mais simples e mais utilizado como rastreio da sífilis. O seu resultado é dado em formas de diluição, ou seja, um resultado 1/8 (1:8) significa que o anticorpo foi identificado até 8 diluições; um resultado 1/64 mostra que podemos detectar anticorpos mesmo após diluirmos o sangue 64 vezes. Quanto maior for a diluição em que ainda se detecta o anticorpo, mais positivo é o resultado. Se você achou a explicação ficou confusa, apenas saiba que o VDRL de 1/2 é um título mais baixo que 1/4, que é mais baixo que 1/8 e assim por diante. Quanto mais alto o título, mais positivo é o exame.

O VDRL costuma ficar positivo entre 4 e 6 semanas após a contaminação. Geralmente, seus valores começam a subir uma a duas semanas após o aparecimento do cancro duro. Portanto, se o teste for feito precocemente, um ou dois dias após o aparecimento da lesão da sífilis, o resulatado pode dar falso negativo.

VDRL falso-positivo

O VDRL pode ser falsamente positivo em 1 a 2% da população. Casos de falso-positivo costumam ocorrer em pacientes com mais de 70 anos, usuários de drogas injetáveis e em várias outras doenças que não sífilis, como lúpus, doenças do fígado, mononucleose, hanseníase, catapora, artrite reumatoide, etc. Geralmente, resultados falso-positivos apresentam títulos abaixo de 1/8, mas títulos de até 1/256 já foram descritos em pacientes sem sífilis.

É importante destacar que apesar dos pacientes infectados habitualmente terem títulos acima de 1/16, é perfeitamente possível que um paciente contaminado tenha títulos de VDRL baixos. Por isso, todo resultado positivo deve ser confirmado com testes troponêmicos, como é o caso do FTA-ABS, que será explicado a seguir.

Testes treponêmicos – FTA-ABS, MHA-TP/TPHA/TPPA e ELISA

Os testes treponêmicos são aqueles que pesquisam diretamente a bactéria Treponema pallidum. Apesar de mais específicos, são de realização mais complexa, motivo pelo qual não costumam ser utilizados como primeira opção para o rastreio.

O FTA-ABS é o teste treponêmico mais utilizado. Sua janela imunológica é mais curta, podendo estar positivo já após alguns dias depois do aparecimento do cancro duro e sua taxa de falso positivo é mais baixa que a do VDRL.

Uma vez positivo, o FTA-ABS assim permanecerá, mesmo após a cura do paciente. Já os valores do VDRL caem progressivamente após a cura, tornando-se negativos após alguns anos.

Habitualmente, o VDRL é usado para rastreio da doença e o FTA-ABS para confirmação quando o primeiro teste é positivo.

Obs: O FTA-ABS é um pouco superior ao TPHA, apresentando uma sensibilidade maior.

Interpretação dos resultados

Durante a investigação de uma quadro de sífilis, podemos nos deparar com as seguintes situações:

  • VDRL positivo e FTA-ABS positivo confirmam o diagnóstico.
  • VDRL positivo e FTA-ABS negativo indicam outra doença que não sífilis.
  • VDRL negativo e FTA-ABS positivo indicam sífilis em fase bem inicial, já curada ou na fase terciária.
  • VDRL negativo e FTA-ABS negativo descartam o diagnóstico de sífilis (há raros casos em que o teste é feito muito precocemente, podendo haver falso negativo em ambos).

Tratamento

O tratamento da sífilis muda de acordo com o estágio da doença:

  • Sífilis primária, secundária ou latente precoce: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em dose única.
  • Sífilis com mais de 1 ano de evolução ou de tempo indeterminado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em 3 doses, com uma semana de intervalo entre cada.

Os casos com acometimento do sistema neurológico (neurossífilis) não devem ser tratados com penicilina benzatina, mas sim com penicilina G cristalina ou penicilina G procaína.

O tratamento deve sempre ser feito com penicilina, inclusive nas grávidas e nas mulheres amamentando. Outros antibióticos só devem ser utilizados caso o paciente seja alérgico à penicilina.

Em alguns casos, como na infecção em grávidas, pode ser indicado um tratamento para dessensibilizar a paciente alérgica para que ela possa ser tratada com penicilina.

Os pacientes com alergia à penicilina podem ser tratados com doxiciclina (100 mg 2 vezes por dia por 14 dias) ou azitromicina (dose única de 2 gramas), mas eles não são tão eficazes quanto a penicilina e há um maior risco de induzir resistência.

A sífilis tem cura?

Sim, a sífilis tem cura se for tratada com antibióticos apropriados, de preferência com penicilina benzatina (Benzetacil) nas doses indicadas acima. Quando tratada corretamente, a taxa de cura é maior que 95%.

Após o inicio do tratamento as lesões começam a desaparecer já nos primeiros dias. Porém, para se confirmar a cura é preciso repetir os exames de sangue.

Para saber mais sobre o tratamento, leia: Sífilis tem cura?

Critérios de cura

Todo paciente tratado deve refazer o VDRL com 6 e 12 meses. O critério de cura da sífilis é o desaparecimento dos sintomas e uma queda de 4 titulações nos níveis de anticorpos. Exemplos:

  • VDRL era 1/64 e após o tratamento caiu para 1/16.
  • VDRL era 1/32 e após o tratamento caiu para 1/8.
  • VDRL era 1/128 e após o tratamento caiu para 1/32.

Quanto mais tempo se passa, mais caem os títulos, podendo até ficarem negativos após alguns anos (há pacientes curados que permanecem a vida inteira com títulos baixos, como 1/2 ou 1/4). Não é preciso que o VDRL fique negativo para se atestar a cura da sífilis.

Os títulos na sífilis primária caem mais rapidamente que na forma secundária e terciária. O FTA-ABS não serve para controle de tratamento, pois, como já foi explicado, ele não fica negativo após a cura. Uma vez positivo, o FTA-ABS assim ficará para o resto da vida. É o que chamamos de cicatriz imunológica.

Referências


ARTIGOS SEMELHANTES
454 Comentários
  1. Pedro Pinheiro

    Rebeca,
    As úlceras da sífilis costumam ser indolores e limpas, ao contrário do que vc descreve as suas.

    É preciso que seu namorado repita o exame e faça um mais específico (FTA-BS). Até onde eu sei, os bancos de sangue só fazem o VDRL, que pode, sim, dar falso positivo.

  2. DIego

    Olá Dr. estou com uma duvida, a 6 meses apareceu uma especie de espinha em meu penis, com uma especie de pus, ao me lavar, ela se rompeu, jah fiz diversos exames VDRL, sendo o ultimo 5 meses depois do aparecimento da lesao,do qual deu negativo para tudo, apareceu umas espinhas em minhas costas, e uma dor na virilha, que vai e volta, o que devo fazer? posso ficar tranquilo, ou tenho que realizar um novo exame junto com FTA-ABS.

    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Diego,
      O que vc descreve não parece com sífilis, não. E sendo o VDRL negativo, não vejo motivo para fazer o FTA-ABS.

  3. Andre

    ola. dr\s pesquizei e nao encontrei resposta para minha duvida?
    t. 50 anos e ja me aconteceu 3 vzes com intervalo de 3 a 4 anos.

    meu esperma sair vervelho?
    por 3 ou 4 dias depois volta ao normal?

    nao sinto nada de anormal q. isto acontece. des-de ja agradeço

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      André,
      Pode ser alguma alteração na próstata. procure um urologista.

  4. marlene

    dr…estou com perda de proteina na urina que já foi constado 1000 e pouco de perda de proteina..já foram realizado exame anc fan e outras como sifils hiv diabete..enfim todos exames…graças a deus todos negativos..mas no ultrasson consta uma lesão no rim…gostaria que me orienta-se sobre as perda…….talvéz será nessesario um biopis…me ajuda a eclarecer..obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Marlene,
      Se todas as analises foram negativas, talvez a biópsia seja mesmo necessária.

      Tenho um texto sobre perda de proteínas na urina, vc já o leu?

  5. Karla

    Doutores

    Estou desesperada! Em meu namorado apareceu há 1 semana atrás uma mancha dura preta e alta,como se fosse uma bolinha por baixo da pele (parecia até sangue pisado de tão escura) no pênis e outra no saco escrotal,não doia e nem coçava. Já nessa semana as duas manchas sumiram,mas apareceram umas 5 na base do pênis,que lembram pequenas “cratéras”,sem nada dentro,não sai nada delas e que segundo ele coçam absurdamente. Estou desesperada! Pode ser sífilis?
    Há alguma outra forma de contato se não o por via sexual?

    Por favor aguardo respostas,obrigadíssima desde já!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Karla,
      A lesão que vc descreve não parece sífilis. Mas, de qualquer maneira ele precisa ir ao urologista para saber do que se trata

      Lesões de sífilis no pênis só se pega por via sexual.

  6. Karla

    Obrigada Dr. Pedro e desde já desculpe por infringir as regras e fazer perguntas pessoais,mas estava sem saber o que fazer. Andei procurando e as lesões que meu namorado tem no pênis parecem liquen plano anular e acredito até que seja por coçar e sifílis segundo suas explicações,não coça não é?

    Obrigada novamente pela atenção!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Karla,
      A lesão da sífilis não costuma causar prurido não.

  7. eliane

    fiz um exame de vdrl deu reagente mais nao tenho nem um sitoma o resutado foi 1/64 e estou gestante

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eliane,
      Vc precisa fazer o FTA-ABS para confirmar esse valor.

  8. Andrea

    Olá, doutor! Sou gestante e hoje pude verificar pela internet que o resultado de meu exame de sífilis VDRL foi de 1/64. Estou super preocupada! Perguntei a uma biomédica, que me informou que significa que já tive contato com a doença, mas esta não se manifestou. Por favor, será que o senhor poderia me esclarecer? Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Andrea,
      Mesma resposta da Eliane. Precisa fazer o FTA-ABS. VDRL está positivo.

  9. Mirian

    Dr. Bom dia

    Estou com uma grande duvida fiz 2 exames de vdrl em um intervalo de 4 meses o primeiro 1:2 e o outro 1:4,sou casada a 15 anos, fiz outro exames antes desse quando estava gravida da minha filha 7 anos atras deu não reagente, não tenho sintomas algum nem meu marido, só q ele antes de nós casarmos disse q teve e se tratou com várias benzetacil, minha pergunta é pode ter dado reagente meu exame porque ele já teve, mas o exame de 7 anos atras deu negativo, por favor me esclareça estou muito preocupada, há, por precaução o médico me prescreveu benzetacil dose unica 2400. Muito obrigada. Aguadarei ansiosa sua resposta.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Mirian,
      1:2 e 1:4 são valores muito baixos. Não dão certeza de sífilis.
      Se vc quiser ter certeza, deve fazer o FTA-ABS.

  10. Julia

    Boa ,fiz um tratamento contra sífilis a uns meses atrás ,corro o risco da doença voltar novamente?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Julia,
      A doença só volta se vc se contaminar de novo.

  11. karla

    Katia-BA
    Um ex namorado me acusa de ter passado sifilis para ele, acontece que nao possuo sintomas, e ele diz que adquiriu de mim e passou p nova namorada, neles a doença desenvolveu, pode acontecer isso? nao tenho sintoma nenhum

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Faça o exame. Se você for negativa, não há como ter sido você a fonte de contaminação. Se vier positivo a dúvida permanecerá pois nunca saberemos quem passou para quem primeiro.

  12. Fernando ttargus

    Ola doutores.
    Gostaria de saber da probabilidade de contrair sífilis ou outra DST, apartir de sexo oral sem camisinha, específicamente para quem recebe o sexo oral.

    Abraço a todos e excelente 2011.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que recebe o sexo oral (passivo) só pega sífilis se houver lesões na boca do parceiro ativo.

  13. Flávio

    Olá, Doutor Pedro,

    Parabéns pelo trabalho aqui!

    Fiz um exame de VDRL no começo do ano que deu resultado positivo 1/16. Fiz o tratamento com Estolato de Eritromicina 500 mg 6/6h, por 15 dias (meu estômago sofreu!).
    Depois de 15 dias do tratamento, refiz os exames e o VDRL continua positivo 1/16… Queria saber se existe chance de não ter dado tempo de baixar o VDRL, mas o tratamento ter dado resultado. Ou o título do VDRL cai logo após o tratamento mesmo?

    Desde já, muitíssimo obrigado e um abraço!
    Flávio

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      15 dias é pouco tempo para cair a titulação.

  14. Marcelo

    Excelente blog.Estou indicando a todos os meus amigos.

  15. amanda

    tenho sifilis e estou em tratamento com eritromicina 500mg ja ha 20 dias e as manchas vermelhas continuam, nao melhorou nada. o que esta havendo, por favor me ajude!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É preciso ver se o tratamento está sendo efetivo. A melhor droga para sífilis é a penicilina. Volte no seu médico.

  16. jeferson

    Doutor estou Com muito medo Pois tenho apenas 16 Anos

    e tive uma relação sem preservativo
    Agora acho que estou com sifilis pois estou com Algumas feridas no penis
    mais asim tem 1 mes que apareceu.
    que medico devo procurar ?
    marquei urologista ele cuidara disso ?
    ou devo marcar outro medico?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, o urologista é o especialista indicado.

  17. Denise

    Doutores….. Meu exame VDRL deu reagente 1/1. O que quer dizer?
    Desde já, agradeço, pelo esclarecimento.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1:1 não é positivo.

  18. Denis Souza02

    Muito Bom. Isso me ajudou bastante para o meu entendimento e conhecimento a respeito da doença.To pensando em fazer medicina.=)

  19. josi

    o sifilis provoca infertilidade

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode provocar

  20. bruna

    ola doutor,fui doar sangue e descobri q tive sifilis porem uma sifilis ja tratada mesmo sem eu ter feito nenhum tratamento pois nunca soube dessa doença apesar de ir sempre a ginecologista.meu resultado deu 1/8 os medicos me explicaram q estava tratada mais nao consigo entender o siguinte se eu transar com alguem sem camisinha q nao tem nada eu passo a doença pra pessoa ou nao gostaria q me  respondesse pois nao tenho paz 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Essa história está meio confusa. Acho que você deveria ser avaliada por um infectologista

  21. Adriel

    quanto tempo demora o tratamento da sifilis Doutor

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      São 1 ou duas doses apenas, dependendo da fase da doença.

  22. Up2012

    Bom dia Dr estava com Sifilis e o exame deu Reagente 1/32 fiz o tratamento fiz novamente o exame e agora esta com a informação de Reagente 1/1 estou curado? Tive a sifilis secundaria e tive marcas pelo corpo hoje não tenho mais este sintoma mas quando estou com o corpo frio as marcas voltam vc sabe me dizer oque pode ser feito?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Os sintomas sumirem e o VDRL cair de 1/32 para 1/1 é critério de cura.

  23. fefinho

    Sou casado a 5 anos e minha esposa ficou gravida e no exame pre-natal acusou sifilis,eu fiz o exame 2 vezes e deu nao-reagente nas 2 vezes. É possível eu nao ter pego a doença todo esse tempo???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é possível.

  24. Mkikirs

    Olá DR qual quer medico clinico geral pode tratar de sifilis. Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  25. Alex

    Dr, uma pessoa pode apresentar sintomas de sifilis secundaria depois de 5 anos com a doença?

    1. Pedro Pinheiro

      Pode.

  26. Vanessa

    Olá Dr. Pedro, gostaria de saber se existe alguma possibilidade de contrair sifilis sem ser por contato sexual? sou casada a 6 anos e descobri que estou com sifilis depois de aparecer pequenas manchas em mim e no meu marido,  depois de casada nunca tive nenhum contato sexual sem ser com meu marido, e ele jura que nunca me traiu, antes de casar eu tinha relações com outras pessoas e ele tambem, podemos ter contraido isso antes de casar?
    Obrigada, Vanessa.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só se for sífilis em fases tardias. Se for sífilis primário o contágio é recente.

  27. Roberto

    Olá, Dr. Pedro. Meu VDRL deu reagente em 1/16 e o FTA-ABS deu IGG positivo. O médico disse que não era o caso de tratamento. No entanto, estou com várias ulcerações na boca, que começam a incomodar. Seria o caso de procurar outro médico para receber tratamento? Detalhe: também estou com citomegalovírus reagente IGM.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Acho que a opinião de outro médico (de preferência infectologista) seria válida.

  28. Sonaira

    Oi minha irmã está gravida de 4 meses e deu positivo o teste de sifilis para ela, o bebê dela pode nascer com problemas?
    O mesmo tratamento para uma pessoa normal será para ela?
    Obrigada Sol.

    1. Pedro Pinheiro

      Se não tratar, pode.
      Sim.

  29. Lia

    A sifilis pode ser detectada atraves do exame anual de prevençao nas mulheres?Ou mesmos atraves de uma transvaginal?Ou somente pelo exame VDRL?Obrigada,aguardo resposta,Lia

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só pelos exames de sangue. A não ser que haja uma úlcera vaginal.

  30. suzy

    ola Dr. estou muito confusa fiz o exame vdrl para um concurso publico, e o resultado foi reagente 1/2, isso quer dizer o que? pode impedir minha posse no concurso. ah sou doadora de sangue mas faz um ano que não dou sangue e faz dois ano que tomei vacina dupla vira. isso pode influenciar no resultado do exame. 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1/2 não quer dizer nada.

  31. Ed_dourados

    a sifilis tratada pode ser transmitida, para outro parceiro?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se estiver curado, não.

  32. Laura

    Dr. Pedro
    Sera possivel na fase secundária não aparecer manchas nenhuma na pele?  E depois de 2 anos da doença entrar na fase terciaria?
    Laura

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Possível até é, mas 2 anos é pouco tempo para já haver a fase terciária.

  33. Alex

    Dr, mancha na pele indica sifilis na fase secundaria ou terciaria?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente é secundária, mas podem haver manchas também na terciária.

  34. Fabio Cesar Silva

     Dr. Pedro Pinheiro,
    Dirijo-me á V.Sª para explicar que há cerca de 21 anos contrair sifilis primaria e minha medica indicou bezetacil injetável durante 10 dias, porem, todos os anos faço exame de sangue e o resultado do VDRL dá não reagente. Pergunto ao senhor: POSSO DOAR SANGUE. Desde já agradeço sua informação. Abraços.

     

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Habitualmente quem já teve sífilis não é aceito como doador de sangue. Mas você pode se informar em um banco de sangue próximo da sua residência..

  35. Débora

    No caso do contágio pelo sexo oral, os sintomas da sífilis primária aparecerão na boca ou no órgão genital?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Na boca.

  36. Allesimoess

    Desculpe pela forma, mais que foda , adorei a explicação, Na data de hj em uma tentativa de buscar um atestado medico pra faltar o trampo fui em uma clinica que realizava exame de HIV e DSTs, resolve faze-los, HIV deu negativo e Positivo da Sífilis, porem logo se prontiveram diante do resultado amei o tratamento, tomei duas injeção (uma em cada lado do glúteo). Ate então nunca senti nenhum dos sintomas, nem primários, secundários e tantos arios (risos), O medico informo que e raro encontrar pacientes que nem eu, geralmente procuram os exames quando os sintomas estão todos exposto. Desde ja fica aqui o meus parabéns pela explicação, manda bem ein cara, seus anos de estudo valem muito apena, fiquei grato em saber que tem cura. #Amem

  37. Pri

    pega sifilis pelo beijo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se houver lesões de sífilis na boca, sim.

  38. Gu Silva

    depois de situaçao de risco quanto tempo leva para o exame de rastreamento de sifilis  da positivo?

    1. Pedro Pinheiro

      O VDRL fica positivo cerca de 1 semana após o aparecimento do cancro duro. O FTA-ABS fica positiva mais cedo, junto com o aparecimento da lesão.

  39. Wdison-Mendes

    Dr, há um ano tive uma relação de risco, e deposi disso fiz vários vdrl, todos não reagente. fiz fta abs e todos não regente. Posso estar com sifilis?

    1. Pedro Pinheiro

      Se já faz um ano, você nunca teve sintomas e os exames estão sempre negativos, não.

  40. Ingrid

    Doutor tenho uma cicatriz sorológica de sifilis já a quatro anos. Estou gravida de seis meses e não tenho sifilis(THPA negativo) tenho apenas o VDRL 1/2.
    Gostaria e saber se mesmo com essa cicatriz poderei amamentar o meu bebê?
    Aguardo ansiosa a resposta
    Obrigado.
    Ingrid

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  41. Mgaroc

    Olá Doutor,

    Você pode por favor explicar o resultado abaixo? Se VDRL e TPHA negativos descartam a doença (Sífilis) por que está reagente para a bactéria? Uso regular de intorpecentes pode causar este resultado? Estes resultados são do ex marido, eu  sou doadora regular de sangue e os meus exames não apresentaram nenhuma alteração.

    Obrigada

    Ac. totais Anti-T. pallidum

                          
    CMIA: Reagente                       

    Ac contra Antígeno
    Cardiolipínico

                      
    VDRL/RPR: Não Reagente                  

    Hemaglutinação

                          
    TPHA: Não Reagente

    1. Pedro Pinheiro

      É preciso saber qual é método usado para a pesquisa destes anticorpos. Pode ser o FTA-ABS. Qualquer exame pode dar falso positivo. No FTA-ABS essa taxa é de cerca de 1%. É preciso discutir esse resultado com o médico que solicitou esse exame. Às vezes, o laboratório pode ajudar na interpretação de resultados inesperados.

  42. Adriano Dryfantasy

    DR. so tive uma parceira até hoje, e estou com suspeitas de estar com cancro duro ou mole ,uma ferida igual a uma afta com o fundo meio esbranqueçado ,minha parceira pode ter me infectado? como?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for cancro mole ou cancro duro, a transmissão é por via sexual. Você pode só ter tido uma parceira, mas ela só teve você como parceiro?

  43. monica lopes

    olá dr. bom saber que existe pessoas como vc para nos orientar
    dr. viajei nesse carnaval co amigos e minha família, um amigo meu que é travesti, foi conosco e ele usou meu maiô, e minha toalha, eu usei o maio e minhas filhas usaram a toalha, ele estava com umas pitinhas como se fosse uma intoxicação porem eu não vi nada de mais, pois ele esta com sífilis, foi diagnosticado quando voltamos de viagem, qual o risco de contaminação? estou muito nervosa,

    1. Pedro Pinheiro

      Há riscos. Não se deve nunca partilhar roupas íntimas ou de banho com outras pessoas.

  44. jeff

    ola doutor bom dia, bem a dois dias atras transdei com um agarota e nao sei sua procedencia, tive o azar d a camisinha rasgar duas vezes e nao sei o tempo q mantive contato ate eu perceber q tinha rasgado na segunda vez eu percebi rapido, pois toda hora ficava olhando se tinha rasgado, bem o q deve fazer, qual a probabilidadfe de ter contarido algo caso ela tenha, bem no mesmo dia comecei a sentir dor nos testiculos, isso e assintomatico, pois estou muito preocupado, pois sou casado e tenho dois filhos, ja devo fazer algum exame ou ainda e muito cedo, por favor  me ajude , desde ja obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Os exames de sangue só ficam positivos após 3 a 4 semanas. Antes não adianta.

  45. wanessa18

    manchas na pele , parecida com giardia pode ser sifilis?? fui ao medico e ele falou que poderia ser sim.. mais nao confiei na palavra dele.. por favor me ajude tou muito nervosa..

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Giardíase não costuma causar lesão de pele. Você deve estar confundindo com alguma outra parasitose.

  46. Ana

    Quem já teve sifilis e tratou e caiu para 1/8 pode transmitir para alguém ou não?
    meu marido transmitiu sifilis para mim e fui ao medico e tratei com benzetacil, mas ele não, só que o resultado dele esta dando cicatriz, pois ele de vez em qdo toma benzetacil, mas não nas doses recomendadas e sim para gripe ou íngua.
    Por favor preciso de uma resposta.
    Ana

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não importa o motivo pelo qual ele toma o benzetacil. Se o VDRL dele caiu bastante ele provavelmente está curado. Quem está curado não transmite.

      1. Marília

        Fiz o exame pra sifilis deu 1/128 e meu namorado fez deu 1/8 isso significa que nos dois tem sifilis ? Tem como saber quem passou pra quem ?

        1. Dr. Pedro Pinheiro

          Sim, vocês dois têm VDRL positivo. Se os dois já tiveram relações desprotegidas com outras pessoas, é difícil saber agora quem passou para quem.

  47. LUIZ

    10 vdrl e 04 fta-abs negativos no prazo de 01 ano. pergunta-se podem ser falso negativo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  48. Laura

     As manchas que indicam a sífilis podem aparecer só em uma área do corpo ou aparecem espalhadas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente espalhadas, principalmente em mãos e pés.

  49. Legalzino

    Matéria muito boa. Pude tirar várias dúvidas.

    Parabéns.

  50. alex

    Dr, primeiro vdrl deu 1/32 reagente, fiz o tratamento e caiu para 1/4, tomei mais uma dose de benzetasil e no ultimo exame eu tive VDRL 1/1 reagente e fta-abs reagente, o medico me pediu para refazer o exame novamente daqui 6 meses, esse cenario demonstra cura?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  51. Amigooo

    Existe tratamento para sífilis assim: uma dose de 1.200.000 por semana durante 7 semanas? Olhei em todos os site e na bula da Benzetacil e eles recomendam uma dose de 2.400.000 por semana a cada 3 semanas.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Desconheço esse esquema.

  52. Tony R L1

    Boa noite, Dr. quando curado ainda posso transmitir o vírus, se o VDRL estiver tido as quedas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Quem está curado não transmite sífilis.

  53. nogueira

    gostaria de saber doutor, se o tratamento pode ser feito com pencilin-v tambem

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é tão eficiente.

  54. Alê

    Dr, sifilis causa loucura tambem?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em fases avançadas pode acometer o cérebro.

  55. Airton_neto_77

    Sou estudante do 4 ano de medicina, e gostei muito do resumão. Está bem eficaz contendo as principais informações sobre sífilis.

  56. Alexandre

    Dr, em que situação uma pessoa infectada pela sifilis deve fazer o exame de liquor?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Quando há suspeita de neurosífilis. Geralmente só ocorre em fases tardias da sífilis.

  57. BRUNO

    Dr,

    Quanto tempo após o termino do tratamento, os titulos começam a cair?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Os títulos caem lentamente durante vários meses. A queda costuma começar nas primeiras semanas.

  58. Gabi_agnes

    Dr. sou enfermeira de um ambulat´roio de Infecto., tive um resultado de um paciente assim: VDRL 1/1.224 e a esposa dele veio negativo. Inicamos para ele o esquema preconizado com penicilina benzatina 2,4 milhões UI, IM, semanal, por 3 semanas. Dose total 7,2 milhões UI. Após a última semana de aplicação colhemos o VDRL e levamos um susto com o resultado, pois simplesmente duplicaram os títulos e, a mulher dele continuou vindo negativo. No entento, semana passada, a mãe da esposa do paciente ligou no serviço, comunicando q sua filha estava com as mesma lesões que o márido, antes do início do tratamento. Bom, gostaria muito de uma orientação sobre essa situação, pois sou nova nessa área e não achei nada na literatura sobre isso.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não vale a pena colher títulos tão precocemente. A resposta deve ser avaliada pela melhora clínica do paciente. A repetição do VDRL só após alguns meses. Em relação à filha, só fazendo o VDRL e o FTA-ABS para saber. Se vier positivo, deve-se investigar como foi a contaminação.

  59. Patrode24

    Dr é verdade que em pacientes que estão em um estado avançado da doença, apresenta um resultado falso positivo nos teste VDRL.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não entendi a pergunta. Se o paciente tem a doença ele não pode ter falso positivo. O positivo é sempre verdadeiro. Falso positivo é um resultado positivo em pessoas que não têm a doença.

  60. Regis

    Dr, fui diagnosticado com sifilis no inicio do ano passado na fase primaria, fiz o tratamento e me curei, não contei a minha esposa mas fiquei preocupado com a possibilidade dela tambem ter sido infectada, depois da cura voltei a ter relação sem preservativos com ela, isto ja tem 8 meses, agora fiz novamente o vdrl e está reagente 1:1, o mesmo resultado da ultima vez, posso considerar que a possibilidade dela não ter sido infectada é grande?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1:1 é negativo.

  61. diego

    dr é possivel se contrrair sifilis pelo beijo?
    mesmo se fazendo sexo com camisinha

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se houver lesão na boca, sim.

  62. Merciagaldino

    Apareceu um ferimento bem parecido no pênis do meu parceiro ,qual médico ele deve procurar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Urologista.

  63. Antonio jose martins

    quem tem ou já teve sifilis pode dor sangue ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  64. Alexandre

    Dr, depois do tratamento e da cura, pode-se pegar sifilis novamente? existe um periodo de imunidade? caso negativo, ele volta como sifilis primaria?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode se pegar sífilis várias vezes. Ela volta como primária.

  65. Osmar

    Peguei sifilis ano há 1 ano e 3 meses , após tomar 3 doses de benzetacil o vdrl em junho/2011 era de 1:1, repeti o exame agora e deu: FTA-abs reagente, vdrl não reagente  e TPHA reagente.
    Como saber se esse diagnostico realmente atesta a cura ou indica sifilis em fase latente?

    Obrigado.

    Osmar

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Na sífilis latente o VDRL não teria ficado negativo.

  66. Valdemiro

     a sifilis só é transmissivel na fase primaria?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, ela pode sere transmitida em qualquer fase.

  67. Teloleblon

    se o intervalo   das  doses de   2400 milhoes  de unidadesda  benzetacil   foi num espaçomenor  que  1   semana     ??
    isso afetaria  o tratamento???

    se o paciente  tomar  mais   que  3  doses  da benzetacil  afeta algo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é o ideal, mas provavelmente não afeta o resultado final.

  68. sophie

    doutor uam pessoa que foi confirmada sifilis com 1/16 ,so q esta com infecção de urina tbm? corre risco serio ?pode ser fazer o tratamento das duas ao mesmo tempo?
    desde ja obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, pode tratar as duas ao mesmo tempo.

  69. Fernanda28

    Doutor uma pessoa que faz tratamento da sifilis com as tres doses de benzetacil, ela fica imune?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ela provavelmente ficará curada, mas não fica imune. Se não se cuidar, pode pegar sífilis de novo.

  70. Linrubi

    Dr Pedro, meu namorado tem o seguinte resultado:
      VDRL negativo e FTA-ABS (ou TPHA) positivo. O sr disse que  indicam sífilis em fase bem inicial ou sífilis já curada ou sífilis na fase terciária, como posso saber se é inicial ou curada? Ele diz que é antiga mas como posso saber se é verdade? Com este resultado eu corro o risco de ser contaminada?
    Muito obrigada
    Gisele Rodriguez

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso na maioria dos casos é sífilis curada, porém, para se ter certeza só com uma avaliação médica.

  71. Jefferson

    DR. Pedro;
    Fiz o exame VDRL e deu POSITIVO, tomei uma dose de benzetacil e fui receitado a tomar penicilina cristalina.  Apos confirmado o exame a possibilidade de estar com HIV são maiores?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim. Todo mundo que tem sífilis deve fazer tb a. Sorologia para HIV.

  72. Alexandre

    Dr.Pedro, fazendo exame de sangue, pode se descobrir a sifilis?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  73. Judith

    Dr, as manchas causadas pela sifilis, costumam ser varias ou pode acontecer de surgirem algumas manchas isoladas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Podem ser algumas isoladas

  74. Netinho Dm95

    Dr: Más depois ue eu estiver curado essa doença não poe voltar , poso ficar relaxado ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depois de curado ela não volta. Mas se vc não se cuidar, pode ser contaminado novamente.

  75. Ricardo Silva

    Dr. Marcelo, fiz o tratamento e minha titulação caiu de 1/16 para 1/2, com essa titulacao eu estaria curado? com essa titulacao ainda posso transmitir a doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Uma queda desta, associado ao desaparecimento dos sintomas, é indicativo de cura

  76. jaqueline

    Dr. Pedro to fazendo tratamento da sifilis com duas injeções de 2400. ,e depois de 15 dias mais 2 aplicações de 2400 só essas quatro injeções pode me curar?,sendo q  tenho sifilis a mais de um ano!o certo não seria no minimo 6 aplicações ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O indicado para sífilis com mais de 1 ano de evolução são 3 doses com 1 semana de inervalo entre cada.

  77. José

    oi! minha titulação estava 1:256 no dia 15 de dezembro de 2011. tomei a dose de 2400 de penicilina no dia 21 de janeiro. fui a um novo médico e sem fazer exame ele me falou que os títulos (1:256) estavam muito altos e que provavelmente não teria baixado significativamente em 3 meses. o mesmo preescreveu uma dose tripla a ser tomada de 7 em 7 dias. isso acelera os títulos a baixarem??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não conheço este esquema. O tratamento indicado para sífilis é aquele descrito no texto.

  78. Malik

    Bom dia, Doutor.
    Meu médico, ao ler meus exames, disse que eu sou apenas “portador” porém não transmissor de Sífilis. Isso é possível? Poderia me esclarecer por favor? Se sim, como isso é possível?
    Grato e parabéns.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Também não entendi. Provavelmente ele se refere a uma sífilis curada.

  79. Camilla Ferreira

    Bom Dia, Dr.Pedro.
    A sífilis pode deixar a mulher sem menstruar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  80. José

    como está descrito no esquema acima, o critério de cura é que os títulos baixem 4 titulações a níveis de anticorpos, certo??? se minha titulação era 1:256, isso significa que quando ela estiver em 1:64 estarei curado?? minha dúvida tb é se baixa mais que isso pq serei chamado num concurso que fui aprovado e tenho receio de n ser aceito. obrigado!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, ela vai baixar até 1:2 ou 1:4, mas isso pode demorar meses.

  81. Dinei

    so não vi nada relacionado a uma questão … se um paciente que se curou da sífilis pode ainda transmitir a doença ? pois  a cicatriz imunológica me pareceu que a bactéria ainda continua no organismo da pessoa, porem não afeta ela, mas essa pessoa pode transmitir a sífilis ainda .. queria saber se isso é possível ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Quem está curado não transmite sífilis.

  82. Gcmfloriano

    se a pessoa tem sifilis mas não apresenta nen um ferimento nas partes genitais, mesmo assim transmite no relacionamento sexual?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  83. Arisvaldocruz

    Dr Pedro Pinheiro, em quanto tempo a penicilina elimina o Treponema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Questão de dias.

  84. Richardalmeida bk

    Boa noite Dr. As roupas tem que ser separadas para lavagem para não obter infecçao de outras pessoas ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não. A não ser que o paciente tenha lesões da sífilis na boca.

  85. Richardalmeida bk

    Boa noite Dr.pedro. Pelo beijo tambem pode ser infectado ou só pelo sexo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se houver lesões na boca, o beijo pode transmitir.

  86. R C

    Dr. se eu tomar a eritromicina corretamente, terei 100% de cura?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O melhor antibiótico para sífilis é a penicilina

  87. evando teodoro da silva

    depois q eu for curado posso doar sangue

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A maioria dos bancos de sangue não aceita.

  88. Brunasfasto

    Depois de ter tomado a injeção de bezetazil, no estagaio da silfilis secundaria, quanto tempo leva para as lesoes na pele desaparecerem?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Alguns dias.

  89. Rick

    Dr. fiz o exame e descobri que tenho sifilis  o resultado deu 1/64 marquei uma consulta para começar o tratamento no dia 13 de junho acho que está muito longe pois pelo o que eu percebi estou no estagio secundario  tem algum problema esse tempo ate o começo do tratamento?  

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não entendo qual é o sentido de se fazer um diagnóstico e só começar o tratamento quase um mês depois.

  90. Jgutocastro

    Doutor, no início de janeiro de 2012 eu descobri que tinha sífilis, quando então meu exame apontou Reagente 1/64. Tomei três doses duplas semanais de bezetacil. No entanto, refiz o exame nesta semana (maio/2012) e o resultado apontou Reagente 1/128. O tratamento não foi eficaz? Desde já, obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Laboratorialmente não houve critério de cura. Sugiro que vc procure um infectologista,

  91. bianca kethlin

    eu ainda so virge se eu tirar a minha virgidade com uma pessoa que tem aids ou sifis eu posso ser contaminda mesmo com a camisinha ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A camisinha não é 100% eficaz.

  92. Ana

    Qual a diferença entre sifilis e hpv?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sífilis é uma doença causada por uma bactéria e HPV por vírus. Os sintomas são completamente distintos. Leia os textos de sífilis e HPV que você entenderá as diferenças.

  93. carlos

    doutor, em caso de reinfecção depois de cura laboratorial, os sintomas voltam a aparecer como na fase primária??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  94. Tiago

    Qual medico devo visitar?

    Clinico geral ou dermatologista?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Urologista ou infectologista. O clínico geral também serve, se for bom.

  95. Claudia

    Se eu ja tive sifilis e fui tratada poderei ter filhos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A princípio, sim.

  96. Daniela

    Meu marido apresenta sintomas, mas eu não, o que faço?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um infectologista ou seu ginecologista.

  97. Rogerio

    Se beijar alguem com a doença, posso pegar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a pessoa tiver lesões na boca, sim.

  98. Suleide

    Os antibioticos via orais são tão eficaz quanto a bezetacil?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, o benzetacil é o melhor.

  99. Marcio

    Bactrim pode ser utilizado no tratamento??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é indicado.

  100. Vilmadsree

    A pessoa com feridas pode contagiar outra por contato? 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for feridas da sífilis, como a goma sifilítica, sim.

Qual é a sua dúvida?

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais