Candidíase em homens: sintomas, fotos e tratamento

Atualizado em

O que é candidíase?

A Candida é um gênero de fungos que pode ser naturalmente encontrado na pele, boca, órgãos genitais ou trato gastrointestinal em até 80% da população. A espécie mais comum de Candida é a Candida albicans.

Em situações normais, a simples presença da Candida no nosso organismo não representa nenhum perigo. O nosso sistema imunológico é bastante eficaz em controlar a população desse fungo, fazendo com que ele exista apenas em pequena quantidade.

O problema com o fungo Candida surge quando o nosso sistema imunológico se encontra enfraquecido ou quando há uma súbita alteração na flora natural de bactérias da nossa pele, como nos casos de uso prolongado de antibióticos.

Essas alterações tornam o nosso organismo um ambiente mais propício para a proliferação da Candida, que passa a se reproduzir sem limitações, podendo infestar a pele e invadir tecidos mais profundos, provocando intensa reação inflamatória.

Candidíase é o termo que usamos para designar a infecção provocada pela invasão do fungo Candida. Ter Candida na pele de forma assintomática é, portanto, diferente de ter a doença candidíase. Colonização não é sinônimo de infecção.

A candidíase pode acometer diversos órgãos diferentes, sendo a pele, os órgãos genitais e a boca os sítios mais comuns. Em casos mais graves, que ocorre habitualmente em pacientes com imunossupressão severa, a Candida pode acometer órgãos internos, como esôfago, laringe, rins, coração e até o sistema nervoso central.

Nesse artigo falaremos somente sobre candidíase peniana ou candidíase masculina, que se manifesta como uma infecção da glande ou do prepúcio, chamadas, respectivamente, de balanite ou balanopostite por cândida.

Se você quiser mais informações sobre outras formas de candidíase, leia: Candidíase: o que é, sintomas e tipos.

O que é a balanite ou balanopostite por Candida?

Balanite e balanopostite são termos frequentemente tratados como sinônimos. No entanto, há uma pequena diferença.

Balanite é o nome dado a qualquer tipo de inflamação da glande, conhecida popularmente como cabeça do pênis. Quando o prepúcio, pele que recobre a glande, também se encontra inflamado, o quadro é conhecido como balanopostite.

Em homens incircuncidados (que nunca fizeram circuncisão), a inflamação da glande é quase sempre acompanhada de inflamação do prepúcio. Já em homens circuncidados, a não existência do prepúcio faz com que só seja possível haver balanite.

A partir deste ponto, para facilitar a explicação, utilizarei apenas o termo balanite, pois ele engloba homens circuncidados e incircuncidados.

A balanite por Candida é a infecção mais comum do pênis, sendo responsável por 25 a 50% dos casos de balanite. Ainda assim, mesmo sendo a causa mais comum de infecção peniana, a balanite pro cândida é cerca de 10 vezes menos comum que a infecção vaginal por Candida.

A condição primordial para surgir a balanite por Candida é a colonização do pênis por esse fungo. Cerca de 20 a 25% dos homens apresentam o pênis colonizado por Candida. Obviamente, nem todos irão desenvolver infecção, cerca de 2/3 permanecem a vida toda como colonizados assintomáticos.

Como se pega a candidíase peniana?

Nos homens adultos, a principal origem da colonização pelo fungo Candida é atividade sexual desprotegida. Se a vagina da mulher estiver colonizada com grandes populações de Candida, durante o ato sexual, uma quantidade relevante do fungo pode ser transferida para o pênis, aumentando o risco de balanite.

No entanto, nem todos os casos de candidíase urogenital masculina tem origem sexual. Bebês e crianças também podem ter balanite fúngica. No paciente pediátrico, a aquisição de Candida albicans está relacionada com as condições de limpeza da pele e é frequentemente associada à dermatite das fraldas. Além disso, a infecção por Candida também está muitas vezes relacionada com o uso de antibióticos (antibióticos reduzem a população de bactérias da pele, que são germes que competem por alimentos com os fungos).

Fatores de risco para balanite por Candida

O desenvolvimento ou não da candidíase peniana no paciente colonizado dependerá da capacidade do sistema imunológico em lidar com essa grande população de fungo vivendo na pele. Portanto, não basta ter a Candida na genitália, é preciso que o fungo se sinta livre para se multiplicar.

A balanite tem uma grande variedade de causas, mas a maioria dos casos está relacionada com uma higiene inadequada em homens incircuncidados. Quando o prepúcio não é rotineiramente retraído e a glande não é limpa de maneira apropriada, pode ocorrer acúmulo de suor, detritos e restos de pele morta, criando um ambiente extremamente propício para proliferação de fungos e desenvolvimento de inflamação.

Não surpreende, portanto, o fato do risco de balanite por Candida ser menor em homens circuncidados (leia: Circuncisão: riscos e benefícios).

Além da má higiene do pênis, alguns outros fatores aumentam o risco do surgimento da candidíase peniana, são eles:

Sintomas

Como já referido, a infecção peniana pela Candida se manifesta habitualmente como uma balanite ou balanopostite.

Os sintomas mais comuns da candidíase no homem são a vermelhidão, inchaço, coceira e dor na glande.

Placas brancas, semelhantes às que ocorrem na língua na candidíase oral, também são comuns no pênis. As lesões podem causar coceira e frequentemente há ardência após o ato sexual. Também é comum o surgimento de pequenas bolhas, úlceras, feridas, descamação da pele ou corrimento purulento pela uretra.

Fotos de candidíase em homem
Balanite por cândida.

Nos pacientes incircuncidados, pode haver também uma secreção espessa e com odor desagradável sob o prepúcio.

Em resumo, os sintomas da candidíase masculina são:

  • Queimação e coceira ao redor da cabeça do pênis, que pioram após o ato sexual.
  • Vermelhidão e inchaço na glande.
  • Pequenas pápulas avermelhadas na glande.
  • Dor durante a micção.
  • Placas brancas ao redor da glande.
  • Secreção espessa e irregular sob o prepúcio.
  • Odor desagradável no prepúcio.
  • Dificuldade em retrair o prepúcio.

A fimose ou a parafimose são complicações possíveis, pois a balanite por Candida não tratada pode levar à formação de cicatrizes no pênis, tornando o prepúcio mais apertado e menos retrátil.

O diagnóstico da candidíase pode ser confirmado através da raspagem de uma pequena amostra da lesão, que levada ao microscópio permite a identificação das leveduras da Candida.

Tratamento

O tratamento da candidíase em homens pode ser feito com antifúngicos em creme ou pomada.

As melhores opções de tratamento da candidíase peniana são:

  • Clotrimazol creme 1%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas.
  • Miconazol creme 2%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas.
  • Miconazol e hidrocortisona creme 1%, duas vezes ao dia, por 2 a 5 semanas.
  • Nistatina creme 100.000 UI/g, uma ou duas vezes ao dia por 1 a 3 semanas.

Uma opção mais simples consiste no fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única.

Nos casos mais graves, as melhores opções são o miconazol + hidrocortisona em creme 1% ou o fluconazol em comprimido.

Em alguns casos, a candidíase peniana pode ser o primeiro sintoma de um diabetes mellitus se instalando. Se o paciente não apresenta nenhum fator de risco óbvio para a candidíase, uma avaliação da sua glicose sanguínea deve ser solicitada.

As parceiras sexuais femininas de homens com balanite por cândida devem fazer testes para candidíase, ou podem optar por tratamento empírico para reduzir a probabilidade de reinfecção.

Se o paciente apresenta balanite recorrente, uma opção para reduzir os episódios é a realização da circuncisão.

Os pacientes podem tomar iogurte contendo lactobacillus como uma tentativa de diminuir a colonização por Candida. Embora não existam estudos com lactobacillus especificamente para tratamento ou prevenção da balanite por Candida, dado que existem estudos mostrando diminuição da colonização por Candida no reto e na vagina, existe uma base teórica para sua utilidade. Pode não funcionar, mas mal não faz.

Terapias alternativas com agentes fitogênicos, incluindo alho, calêndula, banho de assento com vinagre de maça ou camomila, chá de poejo, óleo de orégano ou goldenseal (Hydrastis canadensis), não apresentam dados confiáveis mostrando eficácia.

Perguntas e respostas

Quanto tempo demora a passar candidíase masculina?

Em geral, com tratamento adequado, o paciente apresenta melhora significativa dos sintomas com cerca de 7 dias.

A candidíase peniana pode melhorar sozinha, mesmo sem tratamento?

Nos casos mais leves, sim. Mas a recorrência é bastante comum.

Depois do tratamento, é possível a candidíase voltar?

Sim, cerca de10% dos pacientes apresentam candidíase peniana recorrente, mesmo com tratamento adequado.

Qual remédio caseiro é bom para candidíase no homem?

Não há nenhum tratamento caseiro cuja eficácia tenha sido comprovada em estudos clínicos controlados.

A balanite por Candida pode ser transmitia para as mulheres?

A Candida pode ser transmitida sexualmente. Se a mulher depois irá desenvolver vaginite por Candida depende de fatores específicos de cada paciente, explicados no artigo: Candidíase vaginal: como se pega, sintomas e tratamento.

Quando o homem desenvolve balanite por Candida, sua parceira sexual deve ser tratada também?

Não é obrigatório, mas o tratamento da parceira costuma ajudar a prevenir infecção na mulher e recorrências no homem.

Iogurte natural trata candidíase no homem?

Iogurte com lactobacillus pode ajudar a reduzir a colonização de Candida, mas sozinho é pouco provável que seja suficiente para curar uma infecção.

Qual é a melhor pomada para candidíase peniana?

Clotrimazol a 1% ou miconazol 2% são as pomadas mais indicadas. Outra opção é Nistatina 100.000 UI/g.

O que fazer se a pomada não resolver?

Casos que não respondem ao tratamento com pomadas devem ser tratados com fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Temas relacionados
- Publicidade -
COMENTÁRIOS
Por favor, leia as regras do site antes de enviar a sua pergunta.

Deixe um comentário

126 comentários em “Candidíase em homens: sintomas, fotos e tratamento”

  1. Meu marido em quatro dias apareceu com isso em casa ,,obs ele trabalhou esses 4 dias a noite e do nada apareceu assim e possível que ele esteja saindo com outra mulher

    Responder
  2. Boa doutor. Estou com um ardo dentro do canal do pênis. Constante, e vi umas bolinhas dento onde sai a urina. Pode ser oque doutor. Candidiase???

    Responder
    • Podem ser muitas coisas. Candidíase é uma hipótese, mas outras infecções, como herpes, gonorreia e clamídia também não podem ser descartadas. Você precisa ir a um urologista.

      Responder
  3. Olá doutor. É possível que uma candidíase que não foi tratada adequadamente cause o estreitamento e a perda de elasticidade do prepúcio, esses como uma complicação da mesma? Fazendo com que um homem que não possuía fimose passe a ter?

    Responder
  4. Dr. Pedro, é possível que se tenha apenas a inflamação apresentada pela balanite/balanopostite no prepúcio com estes sintomas sem ter candidíase? Meu Urologista disse que só tenho balanite e que só poderia passar pomada (Quadriderm). Há algo mais que eu possa solicitar a ele?

    Responder
  5. borbulhas no penis em forma de bolhas de água o que podera ser?aparece arrebenta e depois seca..não doi depois de seco o que podera ser?

    Responder
    • Herpes genital é uma possibilidade. O ideal é que você vá a um urologista ou infectologista para ele ver as lesões.

      Responder
  6. Estou com esse sintomas após tomar 10 dias de antibiótico, começou há 3 dias, mas hoje tá coçando MUITO já por 4 horas sem parar. O que devo usar?

    Responder
    • Antes de pensar no tratamento, você precisa de um diagnóstico. Pode ser que seja candidíase mesmo, mas sem ir a um médico, não dá pra ter certeza.

      Responder
  7. Olá, Dr. Gostaria de saber o seguinte: Toda vez que for necessário que eu me trate da candidíase, meu marido também tem que tratar?

    Responder
    • Não necessariamente. Porém, se houver falhas frequentes do tratamento, alguns médicos sugerem o tratamento do marido para ver se ajuda.

      Responder
  8. Oi, meu pênis está produzindo um sebo excessivo, e as vezes ao tomar banho sinto arder um pouco e a glânde e a pele que envolve a glande fica meio vermelha. Pode ser Candidiase?

    Responder
  9. Olá dr estou com manchas vermelhas e com vermelho na glande e arde muito ja tomei fulconazol150 e ainda voltou que faço qual remedio terei que tomar??

    Responder
    • Para se pensar no tratamento é preciso antes ter um diagnóstico. Sem saber a causa, você vai ficar tomando vários fármacos diferentes e não vai resolver o seu problema.

      Responder
  10. Dr. Pedro, sinto uma leve ardencia ao iniciar o ato sexual, como se tivesse acabado de urinar e sentisse que ainda ficou urina para trás, isso pode ser candidíase ?

    Responder
  11. Dr. Pedro me ajuda pelo amor de Deus meu penis esta cheio de bolinhas vermelhas isso esta me incomodando muito ja tem mais de umas semana e ums tres dias socorro esta na glande e na cabeca eu tenho medo de hospital por isso nao fiz nenhum tipo de diagnostico

    Responder
    • Luiz, você tem que procurar um médico, não tem outra maneira de resolver o seu problema. Você não tem que ter medo de hospital, até porque o mais provável é que o seu caso não precise de internação.

      Responder
  12. Boa tarde ;dr. Pedro, ótima matéria.. mas tenho uma dúvida.
    Crosta purulenta e amarelada na glande é um característico da candidíase? Em pessoas com fimose os riscos aumentam?

    Responder
  13. Boa tarde!
    Dr. Pedro parabéns pela matéria e site, as informações aqui postadas ñ dispensam a consulta ao médico, mas são de grande valia, obridado!
    Tenho as seguintes dúvidas:
    Candidíase peniana é contagiosa? Quais as consequencias dessa infecção?
    Desde já obrigado!

    Responder
    • Pode ser contagiosa, sim. Pode causar feridas no pênis e facilitar a ocorrência de infecções bacterianas.

      Responder
  14. Meu urologista receitou fluconazol, as manchas que tinha no saco amenizaram e a coceira sumiu. Mas agora estou com pequenas manchas que parece irritação no prepúcio. É relacionado com a candidíase que tive?

    Responder
  15. Doutor, tenho Diabetes tipo 1. Tipo, eu tive, passei a pomada e melhorou, mas depois de um tempo ela voltou a aparecer e a agora aparece de três/quatro em três/quatro dias. É normal?

    Responder
  16. Doutor, estive no urologista recentemente (28/08) e ele examinou o meu problema e detectou Candidiase, me passou um creme chamado TROK e pediu para que eu passasse na região peniana (abaixo da glande) duas vezes ao dia por 10 dias, porém a vermelhidão não diminuiu. Queria saber se esse creme que passou resolveria ? O que devo fazer?

    Responder
  17. Bom dia. Dr. mais uma pergunta. Minha namorada esta com os seguintes sintomas: coceira na vagina e quando vai urinar queima um pouco, mas ela não sabe se é por causa da coceira que deve ter machucado ou por outra causa. No caso dela pode ser candidíase? e se for eu pego automaticamente por ter tido relação sexual com ela…..naquela situação que descrevi que meu pênis estava com manchas vermelhas, mas que já desapareceu. Aguardo o retorno.

    Responder
  18. dr. tive relação sexual com minha namorada e apareceu pintinhas vermelhas na ponta do meu pênis…mas já desapareceu no dia seguinte, pode ser candidíase? minha namorada, esta com coceira e ardume na vagina….no meu caso como já desapareceu as pintinha, pode ser que a candidiase sumiu sozinha, se for o caso? Isto é, o meu sistema imunológico irradicou automáticamente? Aguardo o retorno….obrigado

    Responder
  19. doutor aparecerao manchas avermelhadas em meu penis e na pele por dentro do mesmo aparecerão feridas pequenas e ele fica com ardencia. oq pode ser?

    Responder
  20. doutor aparecerao manchas avermelhadas em meu penis e na pele por dentro do mesmo aparecerão feridas pequenas e ele fica com ardencia. oq pode ser?

    Responder
  21. Foi de grande importância as informações contidas nos comentários, para tomada de decisões sobre os problemas solicitados.

    Responder
  22. ola dr,estou com uma coceira e ardecia na entrada da vagina,e alguns corrimento verde claro e meio pastoso,e meu marido ta com manchinhas vermelhas no penis isso pode ser candidiase?

    Responder
  23. Doutor, apareceram 2 bolinhas brancas no colo do penis do meu namorado… É algo normal ou pode ser alguma dst ou candidíase? Não tem inflamação, ardor ou coçeira

    Responder
  24. Dr. Meu marido apresentou uma lesão na parte lateral do pênis abaixo do glande foi ao medico ela passou um creme o qual sarou, mas voltou novamente ele perguntou se era dst ela disse que não, mais também não passou nenhum exame para detectar a causa. Será que pode ser Candidíase ?

    Responder
    • Sem examinar fica dificil saber. Mas se a médica disse que não era DST, candidíase é uma das hipóteses.

      Responder
  25. Tenho diabetes tipo 1, e de alguns dias minha glande está ardendo muito bem como a região em que chamamos “pescoço”, todas as vezes que vou mijar, percebo que a pele que envolve a glande está apertando-a e envolvendo-a. Também está aparecendo algo branco geralmente no “pescoço” como se fosse lãs. Será que estou com candidíase ou outro problema?

    Responder
  26. Doutor, estou com umas bolinhas vermelha na “cabeça” e nas laterais do meu pênis, começaram a aparecer à uma semana e suspeito de ser candidiase… Vou experimentar tomar flucomazol, mas gostaria de saber se pra comprar um remédio desses na farmácia, precisa de uma receita médica ou pode comprar sem precisar da receita? E qual seria a frequência pra tomar o remédio?

    Responder
    • Precisa de receita e você não deve se automedicar. A lesão tem que ser vista por um urologista. Se não for candidíase, o tratamento errado pode agravar o quadro.

      Responder
    • Candidíase é provocada por um fungo, portanto o tratamento é com antifúngicos, e não com antibióticos, que são usados para tratar infecções por bactérias.

      Responder
  27. Doutor, eu estou com manchas vermelhas nas laterais do pênis. Além da ardência, aparece umas bolinhas pequenas e avermelhadas. E isso tem me incomodado. Na época eu tomei fluconazol e melhorou mais. Porém voltou novamente. Devo tomar fluconazol corretamente durante quantos dias? Acho que na época não tomei direito e por isso voltou. Acredito eu!

    Responder