INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

452

pílula anticoncepcional - interações
O anticoncepcional oral, popularmente conhecido como pílula anticoncepcional, é um método de controle de natalidade muito difundido, usado em larga escala pela população feminina há várias décadas. Se usado corretamente, sua taxa de sucesso chega aos 99,9%. Entretanto, na vida real, quase 8% das mulheres que usam anticoncepcionais acabam engravidando, devido a erros no modo de tomar o medicamento.

Além da forma correta de tomar o anticoncepcional, é importante ter em mente que algumas drogas interagem com a pílula, modificando seus efeitos e sua eficácia.

Há muitos mitos e muita confusão em relação à interação dos anticoncepcionais com alimentos e medicamentos. Neste artigo vamos tentar esclarecer um pouco este assunto, abordando os riscos do uso da pílula com as seguintes combinações:

Publicidade - Publicidad
  • Anticoncepcionais e antibióticos.
  • Anticoncepcionais e álcool.
  • Anticoncepcionais e anticonvulsivantes.
  • Anticoncepcionais e anti-hipertensivos.
  • Anticoncepcionais e Erva de São João.
  • Anticoncepcionais e medicamentos frequentemente prescritos.

Interação entre anticoncepcionais e antibióticos

Para boa parte da população, o grande vilão dos anticoncepcionais são os antibióticos. A ideia de que os antibióticos cortam o efeito da pílula é muito difundida, e durante muito tempo, a própria classe médica atuou de forma a propagar essa informação. Sempre houve relatos esporádicos de falhas do contraceptivo hormonal após uso de antibióticos, o que servia para dar uma suposta sustentação científica para o fato.

Porém, na última década, vários estudos foram conduzidos de forma a avaliar a real interação entre anticoncepcionais e antibióticos. Os resultados foram, de certo modo, surpreendentes.

Os únicos antibióticos que realmente cortam o efeito da pílula são a Rifampicina e o seu derivado rifabutina, drogas usadas habitualmente contra a tuberculose, hanseníase (lepra) e na profilaxia da meningite. A rifampicina reduz os níveis sanguíneos de Etinil estradiol e Progestina, as formas sintéticas do estrogênio e da progesterona presentes nos anticoncepcionais, fazendo com a eficácia da pílula fique reduzida. Mulheres que precisam usar esta droga devem escolher um método contraceptivo não hormonal, como preservativos.

Em relação às outras classes de antibióticos NÃO houve comprovação científica de que qualquer uma delas possa ter efeitos na eficácia da pílula.

Até alguns anos atrás, recomendava-se cautela na associação de anticoncepcionais e antibióticos, como as tetraciclinas, metronidazol e os derivados da penicilina, como amoxicilina e cefalosporinas, pois existiam relatos esporádicos de anulação do efeito da pílula por esses antibióticos. Todavia, como já dito, estudos mais recentes não conseguiram comprovar esta relação. Por isso, atualmente, não se recomenda nenhum tipo de cuidado para as mulheres que usam antibióticos e anticoncepcionais ao mesmo tempo (exceto, claro, no caso da rifampicina).

Para que não reste dúvida, não há nenhuma prova científica de que os seguintes antibióticos cortem o efeito da pílula anticoncepcional:

– Amoxicilina.
– Amoxicilina + ácido clavulânico.
– Azitromicina.
– Cefalexina.
– Cefazolina.
– Cefotaxima.
– Cefuroxime.
– Claritromicina.
– Clindamicina.
– Ciprofloxacino.
– Doxiciclina.
– Eritromicina.
– Flucloxacilina
– Fosfomicina.
– Gentamicina.
– Levofloxacino.
– Metronidazol.
– Minociclina.
– Moxifloxacino.
– Nitrofurantoína.
– Norfloxacino.
– Ofloxacino.
– Penicilina benzatina (benzetacil).
– Penicilina V.
– Tetraciclinas.
– Trimetoprim-sulfametoxazol.

É importante salientar que, apesar do texto falar muito em pílula anticoncepcional, nenhum dos anticoncepcionais hormonais, sejam eles sob a forma de pílula, injeção, adesivo ou implantes têm sua eficácia reduzida pelos antibióticos.

Publicidade - Publicidad

Portanto, a difundida ideia de que antibióticos cortam o efeito dos anticoncepcionais é falsa na imensa maioria dos casos.

Se vocÊ quiser se aprofundar no assunto, leia: Antibióticos Cortam o Efeito dos Anticoncepcionais?

Interação entre anticoncepcionais e álcool

O consumo regular de álcool (etanol) causa aumento dos níveis de estradiol, podendo potencializar os efeitos colaterais a longo prazo dos anticoncepcionais, como tromboses e neoplasia de mama. A taxa de metabolização do álcool também fica reduzida em quem toma esses hormônios, fazendo com que o mesmo circule no sangue por mais tempo.

Interação entre anticoncepcionais e anticonvulsivantes

Drogas usadas no tratamento da epilepsia e da convulsão podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais. Entre eles, podemos citar:

– Fenitoína.
– Fenobarbital.
– Carbamazepina.
– Primidona.
– Topiramato.
– Oxcarbazepina.

Felizmente, existem outras classes de anticonvulsivantes que podem ser usadas juntos com os anticoncepcionais orais sem risco de interação. São eles:

– Gabapentina.
– Lamotrigina.
– Levetiracetam.
– Tiagabina.
– Ácido valproico

Leia também: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA | Sintomas e tratamento.

Publicidade - Publicidad

Interação entre anticoncepcionais e anti-hipertensivos

Não existem problemas maiores nesta associação, pois os anti-hipertensivos não cortam os efeitos da pílula.

Os pacientes que usam o diurético espironolactona ou os anti-hipertensivos da classe dos inibidores da ECA, como ramipril, enalapril e lisinopril, podem apresentar uma taxa um pouco maior de potássio no sangue. Em geral, uma correção da dose dos medicamentos é suficiente para controlar esta alteração.

Leia também: REMÉDIOS PARA PRESSÃO ALTA

Interação entre anticoncepcionais e Erva de São João

A Erva de São João é um medicamento natural usado para depressão (ainda sem eficácia clínica comprovada), que não deve ser usado junto com a pílula, pois reduz a eficácia dos anticoncepcionais.

Outras interações dos anticoncepcionais

Não há evidências de que o Orlistat (Xenical®) diminua o efeitos dos anticoncepcionais.

Derivados do ácido retinoico, como a isotretinoína (Roacutan) podem reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional. Pacientes sob tratamento com Roacutan devem usar, além da pílula, um método contraceptivo complementar, como a camisinha.

Leia também:

O antifúngico Fluconazol não interfere na eficácia da pílula, mas ele aumenta os níveis sanguíneos de estrogênio quando usado junto com anticoncepcionais orais.

A associação de anticoncepcionais com o anticoagulante Varfarina deve ser feita com cuidado, pois a pílula diminui o efeito desta droga.

Corticoides, como a prednisona e a prednisolona, não cortam o efeito, mas podem ter seus efeitos colaterais potencializados pela associação com a pílula anticoncepcional.

Antirretrovirais usados no tratamento da aids, como Nelfinavir, Nevirapine, Ritonavir, podem cortar a eficácia dos anticoncepcionais. De qualquer modo, por motivos óbvios, os paciente portadores do HIV não devem ter relações sexuais sem o uso de preservativos, o que de certo modo atenua o risco de gravidez por falha da pílula.

As seguintes drogas também NÃO apresentam evidências de redução da eficácia dos anticoncepcionais hormonais:

– Antidepressivos, como paroxetina, sertralina, escitalopram, citalopram ou fluoxetina.
– Antivirais, como aciclovir.
– Antidiabéticos orais ou insulina.
– Benzodiazepinas, como diazepam, clonazepam, alprazolam.
– Medicamentos para controle do colesterol, como sinvastatina, atorvastatina ou rosuvastatina.
– Anti-inflamatórios ou aspirina.
– Analgésicos, como dipirona ou paracetamol.
– Sibutramina.
– Diuréticos.
– Omeprazol.

Leia também sobre a pílula anticoncepcional:

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

452 Comentários

  1. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Ninha,
    Desculpe-me mas não sabia desta interação. Em minha defesa posso alegar que não sou ginecologista.
    De qualquer maneira, procurei e não encontrei nenhum relato de tal fato.
    Inclusive em várias bulas de ácido ascorbico ou de vários anticoncepcionais diferentes. Não encontrei nada descrito.
    No pubmed também não há nada.
    Não sei se na prática clínico isto tem algum significado.

    O que eu sugiro é que você procure a referência que o seu livro de farmaco usou e leia o artigo diretamente.

  2. Giselle Diz

    Olá
    Eu tomo o anticoncepcional normalmente todo dia +ou- no mesmo horário (diferença de no máximo meia hora). Mas esses dias eu estava tomando cerveja com meu namorado, já tinha tomado várias, e deu a hora de tomar o remédio. Tomei e continuei ingerindo cerveja. Dois dias depois eu fiquei menstruada, uma semana antes de acabar a cartela da pílula. Quer dizer que não tem mesmo relação?

  3. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Giselle,
    Não sei a causa de vc ter menstruado antes do fim da cartela.

    O fato é que mesmo que imaginemos que o álcool tenha cortado o efeito da pílula, um dia sem anticoncepcional não faz ninguém menstruar. Você provavelmente já deve ter esqecido de tomar a pílula alguma vez na vida e não menstruou por causa disso.

    Pergunte ao seu ginecologista

    abs

  4. Patricia Diz

    Dr Pedro

    O remedio Colpistatin reduz o efeito dos anticoncepcionais? Estou preocupada pois mantive relações sexuais com meu parceiro após o uso do medicamento e agora encontrei no seu site que um de seus componentes, o metronidazol, reduz a eficácia. Gostaria de saber mais sobre o assunto.
    Obrigada!! Patricia

  5. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Patrícia,
    Por ser um creme, os níveis de metronizadol que atigem o sangue são muito mais baixos do que quando se toma o antibiótico por via oral ou venosa. A probabilidade de interação com anticoncepcionais é mais baixa.

    abs

  6. Anonymous Diz

    Há interação entre anticoncepcional e antivirais, por exemplo, aciclovir?

  7. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Não encontrei esse relato em fonte nenhuma.

    Portanto, a princípio não há interação.

    ……………..
    Por favor, solicito a todos se se identifiquem.

    Comentários não assinados podem ser deletados.

  8. Silvia Diz

    Olá Doutor Pedro, seu blog é muito interessante e educativo, fiquei impressionada com o conteúco. Aproveito para fazer uma pergunta, utilizo anticoncepcional femina há alguns anos, ultimos meses estou sentindo cólicas durante o mês,normalmente no meio do ciclo, mas o anticoncepcional evita a ovulãção, já fui a ginecologista fiz vários exames mas tudo normal, o que poderia ser? Agradeço e Parabéns pelo Blog

  9. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Silvia,
    Sinceramente, a distância e com os dados que vc passou, não consigo saber.

    Se as cólicas forem semelhantes as cólicas menstruais, vale a pena uma reavaliação com o ginecologista. Se forem cólicas tipo “dor de barriga”, procure um gastro.

    abs

  10. ligia Diz

    Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida tomo gynera a uns 4 anos tive uma inflamação de garganta muito forte e tomei clavulin 500(amoxilina) e benzetacil após 4 dias de descontinuação tive relação sexual e já havia menstruado fazia um dia q havia acabado gostaria de saber se há o risco de gravidez já q tomei antibioticos fortes continuo tomando o gynera regularmente, existe esta possibilidade?

  11. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Ligia,
    A questão principal não é antibiótico com anticoncepcional. É o fato da relação ter ocorrido 1 dia depois do final da menstruação. Nesta época nãop se espera que vc esteja ovulando, por isso, não há risco de gravidez.

    E agora como já não está mais com antibióticos, o anticoncepcional funcionará normalmente

  12. LINDINHA Diz

    Olá Dr. pedro.
    Achei seu blog muito interessante e gostaria que me ajudasse.
    Tenho amigdalite crônica e passei 8 dias tomando cefalexina. Tomo anticoncepcional femina sempre no mesmo horário e todos os dias, mas minha menstruação veio muito adinatada. Era pra vir dia 30 e veio dia 18. Meu ciclo é de 28 dias e minha menstruação dura 5 dias. Estou muito preocupada, pois já faz 9 dias que estou menstruada e parece não acabar mais.
    Por favor, me ajude!
    Obs: continuo tomando o anticoncepcional, pq estou menstruando??
    Obrigada

  13. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Lindinha,
    A cefalexina é um derivado da penicilina e pode ter alterado os níveis do seu anticoncepcional, causando esta alteração no seu ciclo mesntrual.

    Como a mesntruação está muito prolongada, o ideal é que vc procure o seu ginecologista para que ele possa avaliar se o quadro atual é somente devido a interação entre o antibiótico e a pílula.

    Em relação ao parar ou não o anticoncepcional, o melhor é ligar para o seu ginecologista e ouvir a opinião dele. De longe eu não posso indicar ou suspender tratamentos prescritos por outros.

  14. Anonymous Diz

    Olá Dr. Pedro!
    Sou Ellen.Tomo anticoncepcional há bastante tempo direitinho, praticamente no mesmo horário todos os dias.Tive relações sexuais no 13° dia depois da 1ª menstruação sem camisinha.Meu namorado tem sérias dificudades de gozar no ato da relação.Corro riscos de engravidar?

  15. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Ellen,
    Se vc toma pílula corretamente, vc não deve ovular, por isso, não espero que vc engravide mesmo tendo relações sem camisinha.

  16. Cátia Diz

    Oi.Tomo anticoncepcional há dois meses e gostaria de saber a partir de quanto tempo de tratamento ele passa a ter realmente efeito contraceptivo. Além disso, qual a variação segura de horário para tomar a pílula sem que comprometa sua eficácia. Grata pela atenção.

  17. Anonymous Diz

    Olá doutor.
    Me chamo Ellen, no dia 10/07 desceu minha mestruação e começei a tomar NOCICLIN, minha mestruação sempre foi regulada durando apenas 6 dias só que hj já é dia 20/07 e ela ainda não parou de descer continua descendo um borrãozinho escuro será que deve ser por causa do anticoncepcional ?

  18. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Cátia,
    O tratamento já é efetivo no primeiro mês. Se vc começa a tomar a pílula no primeiro dia de menstrução, a próxima ovulação já não aocntecerá.

    Não existe um valor fixo. O ideal é tomar a pilula mais ou menos na mesma hora. Até 12 horas pode ser considerado aceitável. Mas isso depende.

  19. Paula Diz

    Dr Pedro por favor me ajude! Estou com uma dúvida. No ínicio de junho tomei a pílula do dia seguinte minha menstruação veio no dia 20/06, de acordo com meu ciclo.Meu ciclo tem duração de 25 a 26 dias estamos no dia 23 de julho e a menstruação aindão veio… fiz o teste de fármacia pra saber se estou grávida e fiz o Beta HCG e ambos deram negativo. Gostaria de saber a probabilidade destes, o exame e o teste, estarem errado? e se o atraso pode está relacionado com a pilula do dia seguinte?

  20. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Paula,
    Pelo o que vc conta sua menstruação deveria ter vindo lá pelo dia 14 ou 15, estou correto? Deste modo, você já está com uns 8 dias de atraso. Esse intervalo já seria suficiente para o BhCG ficar positivo em caso de gravidez.

    A chance de falso negativo é muito baixa.

    De qualquer maneira, contacte o seu ginecologista para tirar maiores dúvidas.

  21. Paula Diz

    Boa noite Dr Pedro quero agradecer pela resposta e perguntar se o atraso pode ter alguma coisa haver com a pilula do dia seguinte?

    Obrigada!

  22. Claudia Diz

    Olá Dr. Pedro! Existe alguma contra-indicação na interação de extrato de própolis com anticoncepcionais (femina)? Obrigada.

  23. Anonymous Diz

    Olá!
    Gostaria, s epossível, saber se o metronidazol+nistatina creme interfere na eficácia de um anticoncepcional.
    Obrigada!
    Lala

  24. Kátia Diz

    Olá Dr.Pedro. Pra mim foi uma felicidade enorme descobrir o seu site. Tenho uma dúvida e peço a vc que me ajude a esclarecê-la. Eu tomo Yaz regularmente, sempre no mesmo horário(às 22 hrs.)e sofro de rinite alérgica crônica. Recentemente eu tive uma forte crise de rinite e tomei alguns antibióticos(azitromicina e cloridrato de ambroxiol, que é um expectorante). Tem algum risco de interação ? A minha última menstruação veio no dia 19 e foi embora no 22-23. Na última relação q eu tive(24/07) não usei camisinha e por causa disso estou muito preocupada. Há risco de gravidez ?

    Muito Obrigada.

    Kátia.

  25. kátia Diz

    Dr. Pedro, é a Kátia novamente. Esqueci de dizer que fui ao médico otorrino e ele me receitou três medicamentos:prelone(prednisolona), desalex(desloratadina)e Avamys (furoato de fluticasona), todos indicados para o alívio dos sintomas da rinite alérgica.
    Gostaria de saber se eu posso tomar esses remédios sem correr o risco de eles interferirem no metabolismo do meu anticoncepcional (Yaz).

    Muito Obrigada novamente.

    Kátia.

  26. emilinha Diz

    Doutor:

    Meu nome é Emilia e gostaria de saber: a bebida alcoolica injerida concomitantemente com o anticoncepcional cortará a eficácia deste? Outra pergunta: se eu iniciar a primeira cartela do anticoncepcional no segundo dia da menstruação e, depois continuar tomando o anticonc. corretamente (nas demais cartelas), eu estarei protegida? Obrigada!

  27. Dra. Renata Campos Diz

    Emilia,
    não há uma relação direta entre etanol e eficácia dos anticoncepcionais. Porém, como está descrito no texto, o uso regular de álcool aumenta o efeito do estradiol e com isso, o risco de câncer de mama. Sim, você estará protegida se tomar a pílula de modo correto, mesmo tendo começado no segundo dia da menstruação na primeira cartela.
    Abraços.

  28. Mirian Barros Diz

    Esqueci de tomar o meu anticoncepcional 2 dias consecutivos e no 3 a minha menstruação desceu e mesmo assim continuei a tomar o remédio,fiz errado?

  29. Dra. Renata Campos Diz

    Mirian,
    você pode terminar a cartela, mas neste período deve usar um outro método contraceptivo associado.
    Abraços.

  30. Anonymous Diz

    Gostaria de esclarecer uma questão por favor, meu método de contracepção é a camisinha, minha menstruação chegou no dia 27/07 á 01/08, nos dias subsequentes tive relação com meu esposo, e para desencargo de conciência acabei tomando a pílula do dia seguinte 03/08 antes de 24h depois da relação, mas usei camisinha,porém as preliminares me deixaram na dúvida,enfim dia 08/08 voltei a menstruar, sei que a pílula pode adiantar alguns dias da menstruação, mas é normal que seja dessa forma rápida, fiz o uso de anticoncepcional por mais de 2 anos, parei de tomar pois os efeitos colateriais eram terríveis, faz 4 meses que só utilizo da camisinha,posso ficar tranquila que não corro o risco de engravidar? e se é normal adiantar tanto a menstruação pelo uso da pílula do dia seguinte? (detalhe meu ciclo é bem irregular)Obrigada. Pamy.

  31. Angela Diz

    Olá, Tive que arrancar os meus sisos e meu dentista me mandou tomar amoxicilina. Depois disso só tive relações com camisinha mas minha menstruação está 1 semana atrasada. Eu sempre tive o ciclo regulado e queria saber se o antibiótico pode ter interferido no meu ciclo.

    Obrigada

  32. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Pamy,
    Pelo o que vc me contou acho muitíssimo pouco provavel uma gravidez.

    A pilula do dia pode desregrar todo ciclo. Essa sua menstruação precoce provavelmente é dela.

  33. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Angela,
    Pode sim. Se vc só teve relações protegidas, não há porque pensar em gravidez. Porém, se a menstruação não vier nos próximos dias, eu faria um teste só por desencargo de consciÊncia. Mas que o risco é baixo, isso é.

  34. Anonymous Diz

    Agradeço pelas informações, porém isso pode ser considerado como menstruação? porque durou apenas dois dias(fluxo moderado a intenso), e agora já parece que esta acabando, posso acreditar que daqui alguns dias poderá vir novamente, ou considerar como escape, ou não?Por favor é possível engravidar e ainda menstruar? obrigada.Pamy da pergunta anterior.

  35. Anne Katherine Diz

    Dr. Pedro/Dra. Renata
    Usei um genério do cataflan por 6 dias de 8/8hs. Durante esse período senti alguns sintomas de tpm e esperava menstruar por essa época ou logo após. Hoje já faz 4 dias que parei com o medicamento e continuo sem menstruar. Fiz teste de gravidez de farmácia e deu negativo. Por que eu não menstruo?

    Anne Katherine

  36. Anne Katherine Diz

    Dr. Pedro/Dra. Renata
    Usei um genério do cataflan por 6 dias de 8/8hs. Durante esse período senti alguns sintomas de tpm e esperava menstruar por essa época ou logo após. Hoje já faz 4 dias que parei com o medicamento e continuo sem menstruar. Fiz teste de gravidez de farmácia e deu negativo. Por que eu não menstruo?

    Anne Katherine

  37. Dra. Renata Campos Diz

    Pamy,
    provavelmente esse seu sangramento foi mesmo menstrual, mas com características diferentes do habitual por causa da pílula do dia seguinte. Provavelmente o seu ciclo se regularizará a partir de agora, e você só menstruará no próximo mês. Em relação a engravidar e menstruar, algumas mulheres têm sangramentos durante a gestação que podem ser confundidos com menstruação.
    Abraços.

  38. Dra. Renata Campos Diz

    Anne Katherine,
    o diclofenaco não tem interferência com o ciclo menstrual normal ou com o efeito dos anticoncepcionais. Se a sua menstruação está atrasada, você tem vida sexual ativa e não usa nenhum método contraceptivo deve fazer um teste de gravidez.
    Abraços.

  39. Anonymous Diz

    Quais as características do sangramentos que podem ser confundidos com menstruação, cor, aspecto, quantidade, quando se esta gestante?Dura o mesmo período que a menstruação normal, desde já agradeço pela informação. Caroline.

  40. Dra. Renata Campos Diz

    Caroline,
    um sangramento vaginal na gestação pode ter inúmeras causas e com isso, inúmeros aspectos. Até um abortamento espontâneo pode ser confundido com menstruação. E também vai depender da menstruação habitual de cada mulher, se o fluxo é geralmente abundante ou não, duração, etc. Quando eu disse que o sangramento pode ser confundido com a menstruação é porque pode ser exatamente um tipo de sangramento que, para aquela mulher, se assemelhe ao fluxo menstrual habitual dela.
    Abraços.

  41. Rita Diz

    Boa noite dr! Estou com uma duvida, eu fiz uso de amoxicilina em Junho para tratamento de amigdalite, eu estava na segunda semana da minha cartela de anticoncepcional (yasmin). Minha menstruaçao veio no sexto dia da pausa, e reiniciei uma nova cartela no oitavo dia. Gostaria de saber se esta npva cartela ja estava com uma eficacia boa ou eu ainda precisaria usar algum metodo de contraceptivo adicional. Pergunto isso pq na pausa desta ultima cartela eu tive relaçao com meu namorado desprotegida e gostaria de saber se a eficacia estava boa.

  42. Paula Diz

    Olá!Tomo gynera há 5 anos nunca esqueci ou atrasei e agora estou fazendo um tratamento para colite com mesalazina e gostaria de saber se isso reduz o efeito do gynera?
    Agradeço a atenção.

  43. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Paula,
    Não encontrei nenhuma descrição sobre esse tipo de interação. À princípio é seguro.

  44. ana Diz

    Olá Dr. Pedro

    Me chamo Ana Livia e tmo o Anticoncepcional Diane 35 há 5 anos.
    mês passado eu ia fazer uma viagem e resolvi emendar uma cartela na outra pra poder nadar e não sofrer com cólicaas na viagem.

    Acontece que na viagem eu dfiquei gripada e quando voltei, fui ao médico e o mesmo me receitou Amoxicilina, quando perguntei sobre interferências na eficácia do anticoncepcional, ele disse que nao interferia, só se eu esquecesse de tomar algum, após o términio da cartela, minha menstruação veio atrasada em um dia, e ainda assim é muito pouco sangue, mais como uma borra marrom, sinto cólicas e queria saber uma opinião sua, se devo relaxar e começar a outra cartela ou fazer um exame de gravidez, desde já fico grata..
    Ana.

  45. Rose Diz

    Boa noite doutor.
    Eu estava fazendo auto exame de mama e quando fiz a espressao do mamilo, saiu um liquido parecido com leite, em pequena quantidade, dos dois lados.
    Gostaria de saber o que é isso.
    Faço uso de anticoncepcional e minha menstruação veio normalmente semana passada.
    Agradeço desde ja

  46. Rose Diz

    oi doutor, é a Rose de novo.
    Esqueci de acrescentar algumas informações, eu tomo o anticoncepcional ha 4 anos e nunca tinha percebido algo parecido. Estou com medo…

  47. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Rose,
    O ideal é que vc procure um ginecologista. Isto pode ser galactorréia. Às vezes distúrbios hormonais podem ser a causa.

  48. Fernanda Diz

    Boa noite Dr. e/ou Dra!
    Bom, tomo o anticoncepcional Diane 45, e gostaria de saber se, na pausa de 7 dias do medicamento eu corro o risco de engravidar mantendo relação sem preservativo ???

  49. Anonymous Diz

    Dr.Pedro,
    Me chamo Gisele e iniciei a primeira cartela de Ciclo 21 neste mês e o tomei corretamnente todos os dias.Em virtude de uma infecção urinária, tomei por 7 dias o antibiotico Flox(norfloxacino).Gostaria de saber se esse antibiotico interfere no efeito do anticocepcional já que eu não usei preservativo e estou preocupada.Além disso, gostaría de saber se mantendo relações sexuais durante a semana em que não se toma o anticocepcinal estou também protegida.
    Agardeço a resposta.

  50. Anonymous Diz

    Fiz o uso por duas vezes da pílula do dia seguinte neste mês, as duas vezes a camisinha acabou estourando, enfim como fica para regularizar meu ciclo agora apesar dele ser totalmente irregular, detalhe no final do mês passado fiquei menstruada por 5 dias, uma semana depois devido a falha de contracepção tomei a pílula do dia seguinte e tive um escape de 3/4 dias +/-, o que pode ter sido devido a pílula, e tomei recentemente novamente, sei que é errado fazer o uso em demasia mas tenho pavor de gravidez, e a questão é, quanto tempo e considerado normal depois de utilizar a pílula a menstruação voltar ao normal? Paloma.

  51. Dra. Renata Campos Diz

    Gisele,
    a Norfloxacina não interfere com a ação do anticoncepcional e desde que você o tome corretamente estará protegida mesmo nesta semana (que é quando a menstruação vem).
    Abraços.

  52. Dra. Renata Campos Diz

    Paloma,
    depois de menstruar o seu ciclo deve ficar regularizado. Claro que depende do seu habitual também (se o seu ciclo é ou não regular).

  53. Lu Diz

    Olá. Gostaria de saber se fenergan pode interferir na eficacia da pilula femiane. Obrigada.

  54. Nathany Diz

    Ola Dr Pedro
    Esse mes passado comecei a tomar o nociclin, no primeiro dia da menstruação como o medico recomendou, só que já fazem 15 dias que estou menstruada, gostaria de saber se isso é norma, o corpo se acostumando com o remedio, ou se devo interromper o remédio!

    Desde já agradeço

  55. Anonymous Diz

    Boa tarde! Espero que possam confirmar os resultados da minha pesquisa.
    Tomo o anticoncepcional Diane 35 há 9 meses, sem falhas e nos horários corretos. Tenho relações sem camisinha há 3 meses, mas todo o mês fico com uma forte paranóia de gravidez. Posso confiar plenamente no anticoncepcional? O uso de um espermicida (sem o diafragma) pode ajudar ou é desnecessário?
    Obrigada,
    Karen

  56. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Karen,
    Se vc toma o anticoncepcional corretamente, a chance de engravidar é muito, mas muito, muito mesmo pequena.

    Pode confiar.

  57. ana Diz

    Dr ou Dra

    trabalho em dois lugares faço faculdade, por isso resolvi tomar o Gerovital, de Gingsen, tem risco de interação com o anticoncepcional?

    A propósito, tomo Diane 35

    Obrigada!

  58. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Ana,
    Não.

    Mas essa droga não serve para nada. É placebo. Vc está jogando dinheiro fora.

    Ela é inclusive proibida nos EUA e Inglaterra.

  59. Thaysa Diz

    Dr. Pedro/Dra. Renata,
    procurei no blog e esse foi o assunto mais proximo que encontrei relacionado com a minha dúvida.

    Eu usava como anticoncepcional o Siblima, porém sai do Brasil e onde estou o Siblima não é comercializado. Assim, minha ginecologista receitou para que eu substituisse o Siblima pelo Yasmin.

    Essa semana, qdo minha última cartela do Siblima terminou, eu acabei tomando o primeiro comprimido de Yasmin logo no dia seguinte que o Siblima terminou, portanto não fiz a pausa que deveria fazer. Acredito que eu fiz errado, mas quando parei para pensar, já havia tomado o primeiro comprimido, e então continuei tomando.

    Gostaria de saber se é normal minha menstruação não descer pelo fato de eu não ter feito a pausa?

    Sempre tomei as pilulas certo. Atrasei alguns dias, mas o atraso não se passaram de muitas horas (no max umas 3 hrs).

    Aguardo um retorno.

    Obrigada. E parabéns pelo Blog! 😉

  60. Marcio Diz

    Olá,
    minha namorada toma regularmente anti concepcionais a 4 ou 5 meses, e a parti do terceiro mes, começamos a ter relações sem o uso de preservativo. O ciclo menstrual dela sempre veio certo.
    porem esse mes, ela começou a ter um excesso de urina, idas no meio da noite frequentimente, varias vezes ao dia. o dia que normalmente ela iria menstruar não chegou ainda, mas a risco desses sintomas serem de gravidez, mesmo que em pouco tempo após a ultima menstruação ???
    agradeço desde ja!

  61. Anonymous Diz

    Boa Noite Dr Pedro me chamo Fernanda e estou com uma grande dúvida terminei de tomar meu anticoncepcional Diane sabado dia 19/09 e tive relação mais sem ejaculação dentro no dia 19 e 20/09 No dia 09/09 tomei um comprimido do antibiotico azitromicina a noite houve um sagramento após isso não tomei mais o antibiótico e continuei tomando o Diane normalmente. Gostaria de saber depois de 10 dias que tomei um comprimido do antibiotico e tive relação conforme disse eu corro algum risco? Aguardo respostas Obrigada.

  62. Anonymous Diz

    Oi Dr Pedro aqui é a Fernada novamente. Primeiro quero lhe agradecer por ter me respondido. Mais estou angustiada como me falaram que a azitromicina interferia no efeito do Diane e como tive relação esse ultimo final de semana mesmo não havendo ejaculação, houve o rompimento da camisinha resolvi tomar a Pílula do dia seguinte ontem estava fazendo 48 horas. Agora minha angustia essa semana estou na pausa do anticoncp geralmente vem na sexta feira, queria saber se pq tomei a pilula do dia seguinte minha mestruação não virá, pq se ela ñ vier ai que ficarei mais preocupada ainda. Caso isso ocorra eu devo voltar tomar o Diane domingo que é o dia que inicio? Por favor me ajude novamente minha ginecologista está viajando e preciso muito tirar essa minha outra dúvida. Muito Obrigada

  63. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Fernando.
    Não há relatos sobre essa interação. Fui à bula de ambos e nada dizem tb.

    Como vc tomou a pilula dos dia seguinte seu ciclo pode ficar um pouco desregulado este mês.

    Continue a tomar a pilula normalmente, independente da mesntruação vir ou não.

  64. Ane Diz

    Olá, Dr. Pedro, bom dia!
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Comecei a tomar Yasmin (1ª cartela) no dia 14/09 (1º dia da mesntruação), mas até hoje (dia 25/09) minha menstruação ainda desce, desce muito pouco, praticamente fica uma manchinha de uns 5cm no absorvente.
    Gostaria de saber se isso é efeito do início do remédio…
    Muito obrigada.

  65. Anonymous Diz

    Bom dia Dr pedro. Desculpe é a Fernanda Novamente, vim mais uma vez para pedir sua ajuda. Estou desesperada não paro de chorar, como eu disse na mensagem anterior minha menstruação era p/ter vindo ontem 25/09, porém ñ veio ñ sei se foi a pilula do dia seguinte que desregulou. Estava pensando se ñ seria melhor esperar a mestruação descer p/depois começar a tomar o anticoncepcional normal que se iniciaria agora domingo. Pq ñ estou aguentando de despero e ñ queria ficar 1 mês todo esperando ver se descia estou angustiada demais. Então o que Doutor acha? Sera que minha mestruação se eu ñ começar a tomar o anticoncepcional pode descer? E se eu for fazer desse jeito é bom começar a tomar o anticoncepcional no primeiro dia de mestruação ou quando acabar? Desculpe estar incomodando tanto , mais é que ñ sei o que faço. Por favor o que o senhor acha melhor? Muito Obrigada

  66. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Ane,
    Esses escapes são por algum descontrole hormonal. Não é normal e vc deveria procurar o seu ginecologista para ele acertar o anticoncepcional.

  67. Ana Diz

    Azitromicina interfere no efeito do anticoncepcional diane 35???

    fiz uso do azitromicina durante os dia 27/08 a 01/09, e tomava o diane junto e sempre usava camisinha tambem, a cartela terminou dia 02/09, dia 03/09 inicie a pausa, os 7 dias, sempre usei camisinha, iniciei nova cartela dia 10/09 e usava camisinha tbm, so q no 3 comprimido (dia 12/09) a camisinha estorou, sera q corro algum risco de estar gravida??? Estou entrando em desespero! Espero ansiosa por resposta! Agradeço desde ja!

  68. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Fernanda,
    A sua menstruação ficou desregulada pela pilula do dia seguinte.

    Acho que vc deveria fazer o seguinte. Faça um teste de gravidez desses de farmácia que é para vc ficar calma.

    Depois de confirmar que ele está negativo, volte a tomar o anticoncepcional normlamente e procure o seu ginecologista para que ele te oriente.

  69. Ana Diz

    Obrigada pela resposta Dr. Pedro.

    Eh que fiquei louquinha da cabeça pq usei azitromicina e andei lendo q ela interfere no efeito do anti, aí pirei…

    azitromicina e eritromicina são a mesma coisa???

    posso fikar tranquila q nao estou gravida ne?!
    ja q o Sr me disse q a azitromicina nao interfere no anti diane 35???

    obrigadaaaa!!!

    ainda toh noiadaaaa!!!

  70. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Ana,
    Eritromicina é da mesma familia da azitromicina mas não é a mesma coisa.

    Não encontrei nenhum relato sobre interação da azitro com anticoncepcional. Nem mesmo na bula de ambos medicamentos há qualquer referência

  71. Anonymous Diz

    Olá Dr Pedro e Dra Renata. Estou com uma dúvida .Me chamo Julia, eu tomo anticoncepcional normal mais fiquei preocupada pq tomei antibiótico e na pausa tomei Pilem minha mestruação veio depois de 5 dias que tomei o remedio e 3 depois do dia que era para vir, só está vindo muito pouquinho ontem que foi o dia que desceu veio um pouco mais, só que não igual ao meu fluxo normal deu colica e tudo mais hj segundo dia só veio um pouquinho umas gotinhas de sangue praticamente. Gostaria de saber muito se isso é normal? Meu fluxo diminuiu por causa do Pilem? Por favor tirem essa minha grande dúvida. Grata. Júlia

  72. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Júlia,
    É comum após a pílula do dia seguinte ocorrerem alterações no ciclo menstrual. Não vejo motivos para se preocupar.

  73. Anonymous Diz

    Olá Dr Pedro/ Dr Renata.

    O meu caso é o seguinte já tomo anticoncecpional á 7 anos esse mês depois da pausa era para eu iniciar a nova cartela na segunda feira porém iniciei na terça feira isso tem algum problema? Tenho que me proteger durante todo esse mês po causa disso? Outro coisa que me deixou encucada é que ao conversar com um colega minha ela disse que eu estou arriscando muito mesmo tomando anticoncepcional certinho não fazer uso da camisinha pois seu médico disse que ela tem que usar camisinha pq só o anticoncepcional é arriscado e pode haver risco de engravidar Gostaria de saber se isso é real, fiquei preocupada com isso, eu sei que camisinha protege de doenças mais tenho parceiro fixo a 9 anos então como tomo anticoncepcional achei que ja estaria segura sem uso de outro método, que tb poderia hvaer ejaculação dentro. Se der para esclarecer essas minhas duas perguntas ficarei muito agradecida. Tenha um Bom dia. Abraço Patrícia.

  74. Anonymous Diz

    Bom dia Dr. Meu nomo é Henrique minha esposa toma anticoncepcional, mais ela ficou doente e precisou tomar azitromicina. Ligamos em diversas farmacias e todos disseram que ele cortava o efeito e por isso precisavamos usar outro preservativo. Mais encontrei seu site e vi o senhor dizer que esse antibiótico não corta o efeito do anticoncepcional. Mais porque então minha esposa depois que tomou ele teve sangramento? isso não seria um sinal que o efeito do anticoncepcional foi cortado ou diminuido? Nós estamos super em dúvida por causa do sangramento que ocorreu e solicitamos gentilmente sua ajuda. Obrigado. Henrique

  75. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Patricia,
    Não tem poblema atrasar um dia. Não se deve fazer ,mas o risco de gravidez só por causa deste atraso é irrisório.

    A pílula se tomada corretamente tem eficácia de 99%. Mas ela realmente não proteje contra DSTs, por isso nós médicos sempre aconselhamos usar camisinha, mesmo em relações teoricamente estáveis, quando o objetivo não for procriar.

  76. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Henrique,
    Como a pergunta se tornou recorrente, fiz uma nova pesquisa na literatura médica, e novamente não encontrei nenhum relato de que azitromicina corte o efeito dos anticoncepcionais. Inclusive na bula de ambos medicamentos não há nada mencionado.

    A prórpia infecção pode ser responsável por alterações no ciclo hormonal. Não dá para afirmar que o sangramento foi pela azitromicina. E mesmo que tenha sido, isso não comprova que há risco de ovulação.

  77. Camila Diz

    Dr. Pedro eu tomo anticoncepcinal há bastante tempo, quase 3 anos e sempre tomei certinho ele nunca falhou, e estou tomando de manhã um remédio fitoterápico chamado calmapax a base de maracujá, gostaria de saber se ele tem efeito sobre o anticoncepcional.
    obrigada

  78. paula Diz

    Olá Dr. Pedro, eu tenho uma dúvida eu tomo o anticoncepcional ciclo 21 regularmente por uns 4 meses, no entanto eu costumo atrasar a ingestão do comprimido por 2 horas no máximo, mas nunca falhei nenhum dia…
    Só q fiquei sabendo q o paracetamol diminui a atividade do anticoncepcional..
    No entanto, tive relação com meu namorado sem camisinha no 2° dia da 4° cartela e desde aquele dia sinto dores na mama, e um pouco de inchaço, e uma alteração no apetite… será q corro algum risco de estar grávida por algum tipo de alteração medicamentosa?

    obrigada

  79. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Camila,
    à princípio não, porém os fitoterápicos são drogas que não passam por avaliações clínicas rigorosas e não existem trabalhos específico para testar interações com outras drogas. Por isso eu posso dizer que provavelmente não há interação, mas não tenho como te dar certeza. Nem eu, nem ninguém.

  80. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Paula,
    Aonde vc leu que paracetamol interage com a pílula? O paracetamol é uma ds drogas mais usadas no mundo, se houvesse essa interação, teríamos milhões de gestações indesejadas por aí.

    Não acho que vc esteja grávida, mas se estiver, te garanto que a culpa não foi do paracetamol.

  81. Anonymous Diz

    Olá Dr. Pedro, meu nome é Ellen.
    Eu tomo minian há um tempo e meu fluxo na menstruação diminuiu BASTANTE, antes eu ficava menstruada quase uma semana e no último mês fiquei 2 ou 3 dias. Isso é o efeito do anticoncepcional ou há riscos de gravidez?
    Obrigada!

  82. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Ellen, se você toma a pílula corretamente o risco de gravidez é menor que 1%

    Isso provavelmente é influencia da pílula no seu ciclo hormonal.

  83. Hannah Diz

    Em primeiro lugar parabenizo pelo site e pela iniciativa.

    Gostaria de saber se o dicoflenaco de potássio (antiinflamatório) interfere de alguma maneira na eficácia do anticoncepcional. Tomo Selene há 1 ano.

    Obrigada!

  84. Anonymous Diz

    Olá Doutor Pedro,Meu nome e Silvia Gostaria de saber se eu para de tomar o anticoncepcional, quanto tempo demora para eliminar o efeito deste. E se no intervalo de 7 dias ha chanses de emgravidae???

    Desde já Obrigada um beijo

  85. Marconde Antonio Diz

    Boa Tarde, gostaria de saber se o anticoncepcional Femina diminue o fluxo menstrual.

    Obrigado.

  86. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Silvia,
    Teoricamente assim que vem a menstruação, você já pode iniciar um ciclo com chance de ovulação.

    A chance de ovular depende do período do ciclo que vc interrompeu a pílula.

    Se vc usa pílula há muito tempo, o corpo pode demora alguns meses até voltar a ovular.

  87. Priscila Machado Diz

    Olá,
    tomo o anticoncepcional Siblima e comecei a tomar um suplemento – Forever Fields Green – que tem em sua fórmula: mel, cevada verde em pó, palha de trigo em pó, alfafa em pó, pimenta caiena em pó. Edulcorante sorbitol, lubrificante estearato de magnésio, glaceante ácido esteárico, antiumectante sílica.
    Gostaria de saber se este suplemento interfere no efeito do meu anticoncepcional.

  88. Chaline Diz

    Olá, gostaria de saber qual o mecanismo de ação e as consequências na interação de Gardenal com um anticoncepcional oral?

    Obrigada!

  89. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Priscila,
    Pelo o que vc descreve não. Mas é importante saber que muitos desses suplemetos contém substâncias não descritas no rótulo.

    A questão é saber para o que vc está tomando suplementos já que a imensa maioria não serve para nada. É só propaganda enganosa.

  90. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Chaline,
    Os anticonvulsivantes interagem com a pílula inibindo sua ação. O risco é de vc ovular mesmo tomando os anticoncepcionais.

  91. ana Diz

    Dr pedro, estou tomando Aturgyl, pra descongestionar o nariz, ele é composto de cloridrato de fenoxazolina cloridrato de fenoxazolina, há algum risco de interação com o anticoncepcional dane 35?

  92. Bruna Diz

    Bom dia eu sou a Bruna gostaria de saber se corro o risco de ficar grávida,tomava selene mas minha menstruação vinha igual então fui na ginecologista e troquei pelo triquilar, estou tomando a segunda cartela e tive relações. Gostaria de saber também se o rivotril inibi a ação da pípula? Obrigada!

  93. Artur Diz

    Ola Drs em primeiro lugar obrigada pela atenção dada aos leitores ……tenho uma filha de 19 anos que usa hormonios tireoideanos desde os 11 anos pois tem hipotireoide .No momento ela tb faz o uso de antconcepcionais(yaz) gostaria de fazer duas perguntas ….. qual a dificuldade dela p/ engravidar (quando desejar)tendo hipo e fazendo o usoo de contraceptivo?O contraceptivo interfere no hormonio tireoideano?obrigada!

  94. naty Diz

    dr pedro o uso de antconcepcional interfere na dose usada do hormonio para hipotireoidismo?

  95. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Artur,
    Se ela tiver o hipotireoidismo sob controle, á princípio não terá problemas na gravidez.

    A pilula pode sim interferir na dose do hormônio tireoidiano. Mas é só uma questão de acertar a dose de acordo com os resultados laboratoriais. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

  96. Catia Diz

    Desculpe Doutores, esqueci de postar meu nome! Eu sou Catia de 27 anos minha pergunta era:

    Estou tomando a primeira cartela de Diane 35 ha 12 dias e ontem, tive relacoes com meu namorado sem protecao.

    Mas hoje acordei com febre e dor de garganta e tenho que comecar a tomar Zithromax. Eu entendo que deveria usar outro metodo alem da pilula se tiver relacoes mas nao verei meu namorado por 3 semanas. Minha pergunta eh, ha algum problema que ontem tive relacoes e hoje comecei a tomar o antibiotico? Pois se o espermatozoide vive dentro da mulher por varios dias e o antibiotico comecar a fazer efeito hoje, estarei comprometida? Obrigada.

  97. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Catia,
    o sptzs sobrevive por poucas horas, em geral 24 a 48h. A ovulação também dura de 2 a 3 dias. Por isso mesmo que o antbiótico corte o efeito da pílula, dificilmente vc irá ovular imediatamente para ainda poder ter risco de engravidar com a relação do dia anterior.

  98. Nicolle Diz

    Olá Dr. Pedro!

    fiz uso do antibiotico CLINDAL AZ a base de azitromicina durante 2 dias. Tomo Diane há 3 anos.
    No dia seguinte do ultimo comprido fiz sexo sem camisinha porém com coito interrompido.

    Gostaria de saber se esse medicamento corta o efeito da pilula ou diminui sua eficácia. Está dificil encontrar informaçoes na internet!

    o que o senhor acha?

    muito obrigada!

  99. Eliane Diz

    Boa tarde.

    Por gentileza, gostaria de saber se o medicamento Monuril (fosfomicina e trometamol) interagem com o anticoncepcional. Tomo Selene há mais de 1 ano.
    Tomei este medicamento para infecção urinária na pausa.
    Muito obrigada

  100. amanda silveira Diz

    olá dr. Pedro, estou tomando o remedio norfloxacino 400g e tive relações sexuais sem camisinha, tomo o anticoncepcional Yasmin e gostario de saber se esse antibiótico reduz o efeito do mesmo.

    Grata, adorei o blog 🙂

  101. Jéssica Diz

    Dr./Dra, boa noite!
    Tomo Mesigyna há 1 ano e 7 meses. Recentemente, iniciei tratamento para acne. O médico me receitou um creme com Estolato de Eritromicina 4% para aplicar nas lesões. Eu o avisei que tomava Mesigyna e ele não fez nenhuma observação. Gostaria de saber se há interferência desse medicamento na eficácia do anticoncepcional.
    Obrigada!

  102. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Amanda,
    Não há evidências sobre esse efeito. De qualquer maneira, o mais sensato é sempre usar camisinha junto com a pilula.

  103. Amanda Diz

    Olá Dr Pedro e Dra Renata.
    Gostei da abordagem sobre a interação do anticoncepcional com outros medicamentos.
    Porém, fiquei curiosa sobre a interação entre fitoterápicos e o anticoncepcional.
    Por exemplo, na bula do Enax (Echinacea purpurea) diz que o remédio interage com o anticoncepcional mas não especificou como. Reduz, potencializa ou não afeta nada no efeito do anticoncepcional?
    Obrigada!

  104. Juliana Diz

    Olá,
    Gostaria se saber muitas coisas sobre a esprironolactona, mas a principal é se há algum efeito colateral com uso deste juntamente com o álcool..
    Desde já agradeço pela atenção!

  105. Anonymous Diz

    Olá doutor,

    gostaria de saber se o ‘vasodilatador’ Trental (pentoxifilina) pode interferir de alguma maneira no anticoncepcional. Tomo o Gracial.

    Obrigada,
    Carol.

  106. Anonymous Diz

    meu nome é Rebeca
    por favor me respondam, a vacina contra a gripe H1N1 interfere no efeito do anticoncepcional. eu tomo o selene.
    por favor me respondam

  107. Anonymous Diz

    Bom Dia! Me chamo Dani. Gostaria de saber se o medicamento fernegan interfere no anticoncepcional (diclin). A pessoa pode vir a engravidar, pois tomei o fernegan por 4 dias. Muito obrigada.

  108. Anonymous Diz

    Meu nome é Mariana, gostaria de saber a interação entre o Enax(echinacea purpurea l. )e anticoncepcionais orais?

  109. Barbara Tavora Diz

    Olá Dr. Pedro, excelente Blog. Muito interessante e informativo.

    Eu tenho uma certa experiência em relação a interação anticoncepcional x antibiótico.
    Em agosto de 2008 fui internada com suspeita de isquemia e sei lá por que cargas d’água resolveram no primeiro dia de internação a me medicarem com um antibiótico (que não lembro qual) e nunca sequer me perguntaram qual anticoncepcional eu tomava (Cerazette) e nem me falaram que poderia existir alguma inteiração.
    Resultado, após os 5 dias, voltei para casa e continuei com o tal antibiótico e em outubro descobri que estava grávida de 7 semanas.
    Sei que não esqueci de tomar o anticoncepcional porque levei ele comigo para o hospital nos fatidicos 5 dias e porque nesses 16 anos de vida sexual ativa eu nunca esqueci um dia sequer, nunca tive suspeita de gravidez, nem atrasos ou adiantos de menstruação. Sempre fui muito correta na utilização justamente para evitar filhos antes da hora.
    Bem, meu presente do antibiótico vai fazer 1 aninho.

  110. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Mariana,
    difícil dizer. A echinacea purpurea é uma droga alternativa, dita natural, e por isso, não passa por rigorosos estudos antes de ser comercializada. À principio não há descrição de interações, mas isso pode ser simplesmente por nunca ter sido estudado corretamente.

  111. Lucya Diz

    olá!
    Gostaria de saber se há interação medicamentosa entre enalapril+hidroclorotiazida+anticoncepcionais orais.
    Há riscos?
    Obrigada.
    Lucya

  112. jennifer Diz

    queria saber,se o remedio da forever (FIELDS OF GREENS0 pode cortar o efeito do anticoncepcional, acho eu que nao, mais gostaria de uma confirmação !

    Jennifer

  113. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Jennifer
    Não conhecia esse produto e baseado nas informações colhidas na internet, as substâncias que compõe o produto não interferem com anticoncepcional. Porém, eu não sou fã dos ditos “produtos naturais”, primeiro porque os mesmos não passam por estudos criteriosos como os medicamentos convencionais e segundo porque muitas vezes existem diversas outras substâncias incluída em suas fórmulas que não são divulgadas.
    O meu conselho é sempre, nunca tomar nenhum produto sem conversar com seu médico antes.

  114. Amanda Diz

    Olá, dr. Pedro! Primeiro, gostaria de parabenizar o blog, é excelente, sempre que tenho alguma dúvida corro para cá!

    Tenho duas duvidas: Gostaria de saber se há interação entre Frontal (Alprazolam) e o anticoncepcional Yasmin. E segundo, se um medicamento for tomado durante a pausa do anticncepcional, ha riscos de interacao? Muito obrigada!

  115. Anonymous Diz

    Oi, doutores, bom dia! Gostaria de saber se, caso o formol da escova progressiva seja absorvido pelo couro cabeludo, ele irá atrapalhar de alguma forma na eficácia do anticoncepcional. Obrigada, uma ótima semana!! Mariana

  116. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Amanda,
    1- o anticoncepcional reduz o metabolismo dos benzodiazepínicos grupo de drogas que o alprazolam pertence. Isso pode aumentar os efeitos do alprazolam.

    2- Depende do remédio.

  117. Fernando Diz

    Fernando

    Dr. Pinheiro,

    O consumo de álcool (cerveja) causa algum problema a quem está tomando aciclovir?

  118. Evenim Diz

    Boa noite! Adorei o artigo e acho importante que especialistas se manifestem quanto a questões que influemciam determinantemente na relaçao paciente/medicamento, principalmente pela dificuldade que muitos tem em entender bulas.
    Tomei azitomicina enquanto fazia uso de anticoncepcional (Gracial) e, pelo que entendi do artigo, ele não interfere em nada, certo?

    Só me tirem uma duvida: toda vez que um medicamento reagir com outro, ele descreverá isso na bula?

    Parabens pela iniciativa!

  119. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Evenim,
    1- Certo
    2- Só as reações mais comuns e mais graves. É impossível descrever todas as reações.

  120. Anonymous Diz

    Liliane,
    Começar o anticoncepcional no segundo dia de menstruação pode causar a gravidez? obg!

  121. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Liliane,
    não é o ideal, mas é pouco provável que vc ovule por ter atrasado apenas 1 dia.

  122. sheila Diz

    ola DR pedro gostaria de saber se o orlistatt
    e o anfepramona corta o anticoncepcional
    pois desceu para mim antes de acabar a cartela
    obrigada…gostaria de saber a causa ?

Página 1 De 3