Artigo atualizado em 01/02/2014
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

PÍLULA ANTICONCEPCIONAL | Interações medicamentosas

Publicidade

O anticoncepcional oral, popularmente conhecido como pílula anticoncepcional, é um método de controle de natalidade muito difundido, usado em larga escala pela população feminina há várias décadas. Se usado corretamente, sua taxa de sucesso chega aos 99,9%. Entretanto, na vida real, quase 8% das mulheres que usam anticoncepcionais acabam engravidando, devido a erros no modo de tomar o medicamento.

Além da forma correta de tomar o anticoncepcional, é importante ter em mente que algumas drogas interagem com a pílula, modificando seus efeitos e sua eficácia.

Há muitos mitos e muita confusão em relação à interação dos anticoncepcionais com alimentos e medicamentos. Neste artigo vamos tentar esclarecer um pouco este assunto, abordando os riscos do uso da pílula com as seguintes combinações:

  • Anticoncepcionais e antibióticos.
  • Anticoncepcionais e álcool.
  • Anticoncepcionais e anticonvulsivantes.
  • Anticoncepcionais e anti-hipertensivos.
  • Anticoncepcionais e Erva de São João.
  • Anticoncepcionais e medicamentos frequentemente prescritos.

Interação entre anticoncepcionais e antibióticos

Para boa parte da população, o grande vilão dos anticoncepcionais são os antibióticos. A ideia de que os antibióticos cortam o efeito da pílula é muito difundida, e durante muito tempo, a própria classe médica atuou de forma a propagar essa informação. Sempre houve relatos esporádicos de falhas do contraceptivo hormonal após uso de antibióticos, o que servia para dar uma suposta sustentação científica para o fato.

Porém, na última década, vários estudos foram conduzidos de forma a avaliar a real interação entre anticoncepcionais e antibióticos. Os resultados foram, de certo modo, surpreendentes.

Os únicos antibióticos que realmente cortam o efeito da pílula são a Rifampicina e o seu derivado rifabutina, drogas usadas habitualmente contra a tuberculose, hanseníase (lepra) e na profilaxia da meningite. A rifampicina reduz os níveis sanguíneos de Etinil estradiol e Progestina, as formas sintéticas do estrogênio e da progesterona presentes nos anticoncepcionais, fazendo com a eficácia da pílula fique reduzida. Mulheres que precisam usar esta droga devem escolher um método contraceptivo não hormonal, como preservativos.

Interação com anticoncepcionais

Em relação às outras classes de antibióticos NÃO houve comprovação científica de que qualquer uma delas possa ter efeitos na eficácia da pílula.

Até alguns anos atrás, recomendava-se cautela na associação de anticoncepcionais e antibióticos, como as tetraciclinas, metronidazol e os derivados da penicilina, como amoxicilina e cefalosporinas, pois existiam relatos esporádicos de anulação do efeito da pílula por esses antibióticos. Todavia, como já dito, estudos mais recentes não conseguiram comprovar esta relação. Por isso, atualmente, não se recomenda nenhum tipo de cuidado para as mulheres que usam antibióticos e anticoncepcionais ao mesmo tempo (exceto, claro, no caso da rifampicina).

Para que não reste dúvida, não há nenhuma prova científica que antibióticos como, azitromicina, amoxicilina, ciprofloxacino, norfloxacino, levofloxacino, sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim), metronidazol, minociclina, tetraciclina, cefalexina, penicilina, nitrofurantoína, fosfomicina, claritromicina, etc., provoquem perda da eficácia dos anticoncepcionais hormonais, sejam sob a forma de pílula, injeção, adesivo ou implantes.

Portanto, a difundida ideia de que antibióticos cortam o efeito dos anticoncepcionais é falsa na imensa maioria dos casos.

Interação entre anticoncepcionais e álcool

O consumo regular de álcool (etanol) causa aumento dos níveis de estradiol, podendo potencializar os efeitos colaterais a longo prazo dos anticoncepcionais, como tromboses e neoplasia de mama. A taxa de metabolização do álcool também fica reduzida em quem toma esses hormônios, fazendo com que o mesmo circule no sangue por mais tempo.

Interação entre anticoncepcionais e anticonvulsivantes

Drogas usadas no tratamento da epilepsia e da convulsão podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais. Entre eles, podemos citar:

- Fenitoína.
- Fenobarbital.
- Carbamazepina.
- Primidona.
- Topiramato.
- Oxcarbazepina.

Felizmente, existem outras classes de anticonvulsivantes que podem ser usadas juntos com os anticoncepcionais orais sem risco de interação. São eles:

- Gabapentina.
- Lamotrigina.
- Levetiracetam.
- Tiagabina.
- Ácido valproico

Leia também: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA | Sintomas e tratamento.

Interação entre anticoncepcionais e anti-hipertensivos

Não existem problemas maiores nesta associação, pois os anti-hipertensivos não cortam os efeitos da pílula.

Os pacientes que usam o diurético espironolactona ou os anti-hipertensivos da classe dos inibidores da ECA, como ramipril, enalapril e lisinopril, podem apresentar uma taxa um pouco maior de potássio no sangue. Em geral, uma correção da dose dos medicamentos é suficiente para controlar esta alteração.

Interação entre anticoncepcionais e Erva de São João

A Erva de São João é um medicamento natural usado para depressão (ainda sem eficácia clínica comprovada), que não deve ser usado junto com a pílula, pois reduz a eficácia dos anticoncepcionais.

Outras interações dos anticoncepcionais

Não há evidências de que o Orlistat (Xenical®) diminua o efeitos dos anticoncepcionais.

Derivados do ácido retinoico, como a isotretinoína (Roacutan) podem reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional. Pacientes sob tratamento com Roacutan devem usar, além da pílula, um método contraceptivo complementar, como a camisinha.

O antifúngico Fluconazol não interfere na eficácia da pílula, mas ele aumenta os níveis sanguíneos de estrogênio quando usado junto com anticoncepcionais orais.

A associação de anticoncepcionais com o anticoagulante Varfarina deve ser feita com cuidado, pois a pílula diminui o efeito desta droga.

Corticoides, como a prednisona e a prednisolona, não cortam o efeito, mas podem ter seus efeitos colaterais potencializados pela associação com a pílula anticoncepcional.

Antirretrovirais usados no tratamento da aids, como Nelfinavir, Nevirapine, Ritonavir, podem cortar a eficácia dos anticoncepcionais. De qualquer modo, por motivos óbvios, os paciente portadores do HIV não devem ter relações sexuais sem o uso de preservativos, o que de certo modo atenua o risco de gravidez por falha da pílula.

As seguintes drogas também NÃO apresentam evidências de redução da eficácia dos anticoncepcionais hormonais:

- Antidepressivos, como paroxetina, sertralina, escitalopram, citalopram ou fluoxetina.
- Antivirais, como aciclovir.
- Antidiabéticos orais ou insulina.
- Benzodiazepinas, como diazepam, clonazepam, alprazolam.
- Medicamentos para controle do colesterol, como sinvastatina, atorvastatina ou rosuvastatina.
- Anti-inflamatórios ou aspirina.
- Analgésicos, como dipirona ou paracetamol.
- Sibutramina.
- Diuréticos.
- Omeprazol.

Publicidade
  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Ninha,
    Desculpe-me mas não sabia desta interação. Em minha defesa posso alegar que não sou ginecologista.
    De qualquer maneira, procurei e não encontrei nenhum relato de tal fato.
    Inclusive em várias bulas de ácido ascorbico ou de vários anticoncepcionais diferentes. Não encontrei nada descrito.
    No pubmed também não há nada.
    Não sei se na prática clínico isto tem algum significado.

    O que eu sugiro é que você procure a referência que o seu livro de farmaco usou e leia o artigo diretamente.

  • Giselle

    Olá
    Eu tomo o anticoncepcional normalmente todo dia +ou- no mesmo horário (diferença de no máximo meia hora). Mas esses dias eu estava tomando cerveja com meu namorado, já tinha tomado várias, e deu a hora de tomar o remédio. Tomei e continuei ingerindo cerveja. Dois dias depois eu fiquei menstruada, uma semana antes de acabar a cartela da pílula. Quer dizer que não tem mesmo relação?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Giselle,
    Não sei a causa de vc ter menstruado antes do fim da cartela.

    O fato é que mesmo que imaginemos que o álcool tenha cortado o efeito da pílula, um dia sem anticoncepcional não faz ninguém menstruar. Você provavelmente já deve ter esqecido de tomar a pílula alguma vez na vida e não menstruou por causa disso.

    Pergunte ao seu ginecologista

    abs

  • Patricia

    Dr Pedro

    O remedio Colpistatin reduz o efeito dos anticoncepcionais? Estou preocupada pois mantive relações sexuais com meu parceiro após o uso do medicamento e agora encontrei no seu site que um de seus componentes, o metronidazol, reduz a eficácia. Gostaria de saber mais sobre o assunto.
    Obrigada!! Patricia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Patrícia,
    Por ser um creme, os níveis de metronizadol que atigem o sangue são muito mais baixos do que quando se toma o antibiótico por via oral ou venosa. A probabilidade de interação com anticoncepcionais é mais baixa.

    abs

  • Anonymous

    Há interação entre anticoncepcional e antivirais, por exemplo, aciclovir?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não encontrei esse relato em fonte nenhuma.

    Portanto, a princípio não há interação.

    ……………..
    Por favor, solicito a todos se se identifiquem.

    Comentários não assinados podem ser deletados.

  • Silvia

    Olá Doutor Pedro, seu blog é muito interessante e educativo, fiquei impressionada com o conteúco. Aproveito para fazer uma pergunta, utilizo anticoncepcional femina há alguns anos, ultimos meses estou sentindo cólicas durante o mês,normalmente no meio do ciclo, mas o anticoncepcional evita a ovulãção, já fui a ginecologista fiz vários exames mas tudo normal, o que poderia ser? Agradeço e Parabéns pelo Blog

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Silvia,
    Sinceramente, a distância e com os dados que vc passou, não consigo saber.

    Se as cólicas forem semelhantes as cólicas menstruais, vale a pena uma reavaliação com o ginecologista. Se forem cólicas tipo “dor de barriga”, procure um gastro.

    abs

  • ligia

    Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida tomo gynera a uns 4 anos tive uma inflamação de garganta muito forte e tomei clavulin 500(amoxilina) e benzetacil após 4 dias de descontinuação tive relação sexual e já havia menstruado fazia um dia q havia acabado gostaria de saber se há o risco de gravidez já q tomei antibioticos fortes continuo tomando o gynera regularmente, existe esta possibilidade?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ligia,
    A questão principal não é antibiótico com anticoncepcional. É o fato da relação ter ocorrido 1 dia depois do final da menstruação. Nesta época nãop se espera que vc esteja ovulando, por isso, não há risco de gravidez.

    E agora como já não está mais com antibióticos, o anticoncepcional funcionará normalmente

  • LINDINHA

    Olá Dr. pedro.
    Achei seu blog muito interessante e gostaria que me ajudasse.
    Tenho amigdalite crônica e passei 8 dias tomando cefalexina. Tomo anticoncepcional femina sempre no mesmo horário e todos os dias, mas minha menstruação veio muito adinatada. Era pra vir dia 30 e veio dia 18. Meu ciclo é de 28 dias e minha menstruação dura 5 dias. Estou muito preocupada, pois já faz 9 dias que estou menstruada e parece não acabar mais.
    Por favor, me ajude!
    Obs: continuo tomando o anticoncepcional, pq estou menstruando??
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Lindinha,
    A cefalexina é um derivado da penicilina e pode ter alterado os níveis do seu anticoncepcional, causando esta alteração no seu ciclo mesntrual.

    Como a mesntruação está muito prolongada, o ideal é que vc procure o seu ginecologista para que ele possa avaliar se o quadro atual é somente devido a interação entre o antibiótico e a pílula.

    Em relação ao parar ou não o anticoncepcional, o melhor é ligar para o seu ginecologista e ouvir a opinião dele. De longe eu não posso indicar ou suspender tratamentos prescritos por outros.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro!
    Sou Ellen.Tomo anticoncepcional há bastante tempo direitinho, praticamente no mesmo horário todos os dias.Tive relações sexuais no 13° dia depois da 1ª menstruação sem camisinha.Meu namorado tem sérias dificudades de gozar no ato da relação.Corro riscos de engravidar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ellen,
    Se vc toma pílula corretamente, vc não deve ovular, por isso, não espero que vc engravide mesmo tendo relações sem camisinha.

  • Cátia

    Oi.Tomo anticoncepcional há dois meses e gostaria de saber a partir de quanto tempo de tratamento ele passa a ter realmente efeito contraceptivo. Além disso, qual a variação segura de horário para tomar a pílula sem que comprometa sua eficácia. Grata pela atenção.

  • Anonymous

    Olá doutor.
    Me chamo Ellen, no dia 10/07 desceu minha mestruação e começei a tomar NOCICLIN, minha mestruação sempre foi regulada durando apenas 6 dias só que hj já é dia 20/07 e ela ainda não parou de descer continua descendo um borrãozinho escuro será que deve ser por causa do anticoncepcional ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cátia,
    O tratamento já é efetivo no primeiro mês. Se vc começa a tomar a pílula no primeiro dia de menstrução, a próxima ovulação já não aocntecerá.

    Não existe um valor fixo. O ideal é tomar a pilula mais ou menos na mesma hora. Até 12 horas pode ser considerado aceitável. Mas isso depende.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ellen,
    Com certeza o anticoncepcional está influenciando. Ligue para o seu ginecologista

  • Paula

    Dr Pedro por favor me ajude! Estou com uma dúvida. No ínicio de junho tomei a pílula do dia seguinte minha menstruação veio no dia 20/06, de acordo com meu ciclo.Meu ciclo tem duração de 25 a 26 dias estamos no dia 23 de julho e a menstruação aindão veio… fiz o teste de fármacia pra saber se estou grávida e fiz o Beta HCG e ambos deram negativo. Gostaria de saber a probabilidade destes, o exame e o teste, estarem errado? e se o atraso pode está relacionado com a pilula do dia seguinte?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paula,
    Pelo o que vc conta sua menstruação deveria ter vindo lá pelo dia 14 ou 15, estou correto? Deste modo, você já está com uns 8 dias de atraso. Esse intervalo já seria suficiente para o BhCG ficar positivo em caso de gravidez.

    A chance de falso negativo é muito baixa.

    De qualquer maneira, contacte o seu ginecologista para tirar maiores dúvidas.

  • Paula

    Boa noite Dr Pedro quero agradecer pela resposta e perguntar se o atraso pode ter alguma coisa haver com a pilula do dia seguinte?

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Com certeza

  • Claudia

    Olá Dr. Pedro! Existe alguma contra-indicação na interação de extrato de própolis com anticoncepcionais (femina)? Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Claudia,
    Não achei nenhum relato sobre interação do própolis com anticoncepcionais. À princípio é seguro.

  • Anonymous

    Olá!
    Gostaria, s epossível, saber se o metronidazol+nistatina creme interfere na eficácia de um anticoncepcional.
    Obrigada!
    Lala

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lala,
    Em creme não.

  • Kátia

    Olá Dr.Pedro. Pra mim foi uma felicidade enorme descobrir o seu site. Tenho uma dúvida e peço a vc que me ajude a esclarecê-la. Eu tomo Yaz regularmente, sempre no mesmo horário(às 22 hrs.)e sofro de rinite alérgica crônica. Recentemente eu tive uma forte crise de rinite e tomei alguns antibióticos(azitromicina e cloridrato de ambroxiol, que é um expectorante). Tem algum risco de interação ? A minha última menstruação veio no dia 19 e foi embora no 22-23. Na última relação q eu tive(24/07) não usei camisinha e por causa disso estou muito preocupada. Há risco de gravidez ?

    Muito Obrigada.

    Kátia.

  • kátia

    Dr. Pedro, é a Kátia novamente. Esqueci de dizer que fui ao médico otorrino e ele me receitou três medicamentos:prelone(prednisolona), desalex(desloratadina)e Avamys (furoato de fluticasona), todos indicados para o alívio dos sintomas da rinite alérgica.
    Gostaria de saber se eu posso tomar esses remédios sem correr o risco de eles interferirem no metabolismo do meu anticoncepcional (Yaz).

    Muito Obrigada novamente.

    Kátia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Kátia,
    À princípio não há nenhum problema.

    Os corticoides (prednisola) podem ter seu efeito aumentado pela pílula.

  • emilinha

    Doutor:

    Meu nome é Emilia e gostaria de saber: a bebida alcoolica injerida concomitantemente com o anticoncepcional cortará a eficácia deste? Outra pergunta: se eu iniciar a primeira cartela do anticoncepcional no segundo dia da menstruação e, depois continuar tomando o anticonc. corretamente (nas demais cartelas), eu estarei protegida? Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Emilia,
    não há uma relação direta entre etanol e eficácia dos anticoncepcionais. Porém, como está descrito no texto, o uso regular de álcool aumenta o efeito do estradiol e com isso, o risco de câncer de mama. Sim, você estará protegida se tomar a pílula de modo correto, mesmo tendo começado no segundo dia da menstruação na primeira cartela.
    Abraços.

  • Mirian Barros

    Esqueci de tomar o meu anticoncepcional 2 dias consecutivos e no 3 a minha menstruação desceu e mesmo assim continuei a tomar o remédio,fiz errado?

  • Kátia

    Dr.Pedro,vim aqui novamente pedir seus conselhos…
    Eu andei tomando alguns remédios por causa de um problema de saúde e fiquei com medo de que eles interferissem no metabolismo do meu anticoncepcional(Yaz).Estão faltando cinco comprimidos pra minha cartela acabar, a minha menstruação deve vir lá pelo dia 16-17, eu já tô sentindo cólica, meus seios estão doloridos mas a minha ansiedade é tanta que eu tô com medo de a menstruação não vir na data certa. Se isso acontecer, aí é que eu vou entrar em pânico mesmo ! Eu tô pensando em tomar medidas radicais como a esterilização. Ultimamente eu tÔ aceitando qualquer negócio pra me ver livre de uma vez por todas do fantasma da gravidez… Existe até uma lei(9.263/96)que fala sobre o planejamento familiar e a laqueadura para mulheres que como eu são maiores de 25 anos e não tem filhos. Eu gostaria de saber a quem eu devo recorrer pra fazer esse procedimento. Eu sei que seria difícil encontrar algum médico que fizesse uma laqueadura numa mulher jovem e sem filhos mas eu estou disposta a comprar essa batalha. O que eu não suporto mais é ter conviver com esse medo terrível de engravidar.

    Abraço pra vc e me desculpe pelo desabafo.
    Eu apenas acho que nem todas as mulheres nasceram para serem mães e eu admito que eu sou uma dessas.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Mirian,
    você pode terminar a cartela, mas neste período deve usar um outro método contraceptivo associado.
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Kátia,
    o que eu acho melhor é você conversar com um ginecologista a repeito disso. Eu concordo com você que nem toda mulher nasceu para ser mãe, mas como moramos fora do Brasil, não temos indicações de qual seria o melhor caminho a percorrer neste caso. Converse com seu ginecologista e veja se consegue obter estas informações através dele.
    Abraços.

  • Anonymous

    Gostaria de esclarecer uma questão por favor, meu método de contracepção é a camisinha, minha menstruação chegou no dia 27/07 á 01/08, nos dias subsequentes tive relação com meu esposo, e para desencargo de conciência acabei tomando a pílula do dia seguinte 03/08 antes de 24h depois da relação, mas usei camisinha,porém as preliminares me deixaram na dúvida,enfim dia 08/08 voltei a menstruar, sei que a pílula pode adiantar alguns dias da menstruação, mas é normal que seja dessa forma rápida, fiz o uso de anticoncepcional por mais de 2 anos, parei de tomar pois os efeitos colateriais eram terríveis, faz 4 meses que só utilizo da camisinha,posso ficar tranquila que não corro o risco de engravidar? e se é normal adiantar tanto a menstruação pelo uso da pílula do dia seguinte? (detalhe meu ciclo é bem irregular)Obrigada. Pamy.

  • Angela

    Olá, Tive que arrancar os meus sisos e meu dentista me mandou tomar amoxicilina. Depois disso só tive relações com camisinha mas minha menstruação está 1 semana atrasada. Eu sempre tive o ciclo regulado e queria saber se o antibiótico pode ter interferido no meu ciclo.

    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Pamy,
    Pelo o que vc me contou acho muitíssimo pouco provavel uma gravidez.

    A pilula do dia pode desregrar todo ciclo. Essa sua menstruação precoce provavelmente é dela.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Angela,
    Pode sim. Se vc só teve relações protegidas, não há porque pensar em gravidez. Porém, se a menstruação não vier nos próximos dias, eu faria um teste só por desencargo de consciÊncia. Mas que o risco é baixo, isso é.

  • Anonymous

    Agradeço pelas informações, porém isso pode ser considerado como menstruação? porque durou apenas dois dias(fluxo moderado a intenso), e agora já parece que esta acabando, posso acreditar que daqui alguns dias poderá vir novamente, ou considerar como escape, ou não?Por favor é possível engravidar e ainda menstruar? obrigada.Pamy da pergunta anterior.

  • Anne Katherine

    Dr. Pedro/Dra. Renata
    Usei um genério do cataflan por 6 dias de 8/8hs. Durante esse período senti alguns sintomas de tpm e esperava menstruar por essa época ou logo após. Hoje já faz 4 dias que parei com o medicamento e continuo sem menstruar. Fiz teste de gravidez de farmácia e deu negativo. Por que eu não menstruo?

    Anne Katherine

  • Anne Katherine

    Dr. Pedro/Dra. Renata
    Usei um genério do cataflan por 6 dias de 8/8hs. Durante esse período senti alguns sintomas de tpm e esperava menstruar por essa época ou logo após. Hoje já faz 4 dias que parei com o medicamento e continuo sem menstruar. Fiz teste de gravidez de farmácia e deu negativo. Por que eu não menstruo?

    Anne Katherine

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Pamy,
    provavelmente esse seu sangramento foi mesmo menstrual, mas com características diferentes do habitual por causa da pílula do dia seguinte. Provavelmente o seu ciclo se regularizará a partir de agora, e você só menstruará no próximo mês. Em relação a engravidar e menstruar, algumas mulheres têm sangramentos durante a gestação que podem ser confundidos com menstruação.
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Anne Katherine,
    o diclofenaco não tem interferência com o ciclo menstrual normal ou com o efeito dos anticoncepcionais. Se a sua menstruação está atrasada, você tem vida sexual ativa e não usa nenhum método contraceptivo deve fazer um teste de gravidez.
    Abraços.

  • Anonymous

    Quais as características do sangramentos que podem ser confundidos com menstruação, cor, aspecto, quantidade, quando se esta gestante?Dura o mesmo período que a menstruação normal, desde já agradeço pela informação. Caroline.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Caroline,
    um sangramento vaginal na gestação pode ter inúmeras causas e com isso, inúmeros aspectos. Até um abortamento espontâneo pode ser confundido com menstruação. E também vai depender da menstruação habitual de cada mulher, se o fluxo é geralmente abundante ou não, duração, etc. Quando eu disse que o sangramento pode ser confundido com a menstruação é porque pode ser exatamente um tipo de sangramento que, para aquela mulher, se assemelhe ao fluxo menstrual habitual dela.
    Abraços.

  • Rita

    Boa noite dr! Estou com uma duvida, eu fiz uso de amoxicilina em Junho para tratamento de amigdalite, eu estava na segunda semana da minha cartela de anticoncepcional (yasmin). Minha menstruaçao veio no sexto dia da pausa, e reiniciei uma nova cartela no oitavo dia. Gostaria de saber se esta npva cartela ja estava com uma eficacia boa ou eu ainda precisaria usar algum metodo de contraceptivo adicional. Pergunto isso pq na pausa desta ultima cartela eu tive relaçao com meu namorado desprotegida e gostaria de saber se a eficacia estava boa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rita,
    O novo ciclo já é seguro novamente.
    fique tranquila

  • Paula

    Olá!Tomo gynera há 5 anos nunca esqueci ou atrasei e agora estou fazendo um tratamento para colite com mesalazina e gostaria de saber se isso reduz o efeito do gynera?
    Agradeço a atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paula,
    Não encontrei nenhuma descrição sobre esse tipo de interação. À princípio é seguro.

  • ana

    Olá Dr. Pedro

    Me chamo Ana Livia e tmo o Anticoncepcional Diane 35 há 5 anos.
    mês passado eu ia fazer uma viagem e resolvi emendar uma cartela na outra pra poder nadar e não sofrer com cólicaas na viagem.

    Acontece que na viagem eu dfiquei gripada e quando voltei, fui ao médico e o mesmo me receitou Amoxicilina, quando perguntei sobre interferências na eficácia do anticoncepcional, ele disse que nao interferia, só se eu esquecesse de tomar algum, após o términio da cartela, minha menstruação veio atrasada em um dia, e ainda assim é muito pouco sangue, mais como uma borra marrom, sinto cólicas e queria saber uma opinião sua, se devo relaxar e começar a outra cartela ou fazer um exame de gravidez, desde já fico grata..
    Ana.

  • Rose

    Boa noite doutor.
    Eu estava fazendo auto exame de mama e quando fiz a espressao do mamilo, saiu um liquido parecido com leite, em pequena quantidade, dos dois lados.
    Gostaria de saber o que é isso.
    Faço uso de anticoncepcional e minha menstruação veio normalmente semana passada.
    Agradeço desde ja

  • Rose

    oi doutor, é a Rose de novo.
    Esqueci de acrescentar algumas informações, eu tomo o anticoncepcional ha 4 anos e nunca tinha percebido algo parecido. Estou com medo…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rose,
    O ideal é que vc procure um ginecologista. Isto pode ser galactorréia. Às vezes distúrbios hormonais podem ser a causa.

  • Fernanda

    Boa noite Dr. e/ou Dra!
    Bom, tomo o anticoncepcional Diane 45, e gostaria de saber se, na pausa de 7 dias do medicamento eu corro o risco de engravidar mantendo relação sem preservativo ???

  • Anonymous

    Dr.Pedro,
    Me chamo Gisele e iniciei a primeira cartela de Ciclo 21 neste mês e o tomei corretamnente todos os dias.Em virtude de uma infecção urinária, tomei por 7 dias o antibiotico Flox(norfloxacino).Gostaria de saber se esse antibiotico interfere no efeito do anticocepcional já que eu não usei preservativo e estou preocupada.Além disso, gostaría de saber se mantendo relações sexuais durante a semana em que não se toma o anticocepcinal estou também protegida.
    Agardeço a resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    nenhum risco.

  • Anonymous

    Fiz o uso por duas vezes da pílula do dia seguinte neste mês, as duas vezes a camisinha acabou estourando, enfim como fica para regularizar meu ciclo agora apesar dele ser totalmente irregular, detalhe no final do mês passado fiquei menstruada por 5 dias, uma semana depois devido a falha de contracepção tomei a pílula do dia seguinte e tive um escape de 3/4 dias +/-, o que pode ter sido devido a pílula, e tomei recentemente novamente, sei que é errado fazer o uso em demasia mas tenho pavor de gravidez, e a questão é, quanto tempo e considerado normal depois de utilizar a pílula a menstruação voltar ao normal? Paloma.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Gisele,
    a Norfloxacina não interfere com a ação do anticoncepcional e desde que você o tome corretamente estará protegida mesmo nesta semana (que é quando a menstruação vem).
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Paloma,
    depois de menstruar o seu ciclo deve ficar regularizado. Claro que depende do seu habitual também (se o seu ciclo é ou não regular).

  • Lu

    Olá. Gostaria de saber se fenergan pode interferir na eficacia da pilula femiane. Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lu,
    Não encontrei nenhum relato de interação entre ambas

  • Nathany

    Ola Dr Pedro
    Esse mes passado comecei a tomar o nociclin, no primeiro dia da menstruação como o medico recomendou, só que já fazem 15 dias que estou menstruada, gostaria de saber se isso é norma, o corpo se acostumando com o remedio, ou se devo interromper o remédio!

    Desde já agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nathany,
    Não é normal não. Volte ao ginecologista.

  • Anonymous

    Boa tarde! Espero que possam confirmar os resultados da minha pesquisa.
    Tomo o anticoncepcional Diane 35 há 9 meses, sem falhas e nos horários corretos. Tenho relações sem camisinha há 3 meses, mas todo o mês fico com uma forte paranóia de gravidez. Posso confiar plenamente no anticoncepcional? O uso de um espermicida (sem o diafragma) pode ajudar ou é desnecessário?
    Obrigada,
    Karen

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Karen,
    Se vc toma o anticoncepcional corretamente, a chance de engravidar é muito, mas muito, muito mesmo pequena.

    Pode confiar.

  • ana

    Dr ou Dra

    trabalho em dois lugares faço faculdade, por isso resolvi tomar o Gerovital, de Gingsen, tem risco de interação com o anticoncepcional?

    A propósito, tomo Diane 35

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Não.

    Mas essa droga não serve para nada. É placebo. Vc está jogando dinheiro fora.

    Ela é inclusive proibida nos EUA e Inglaterra.

  • Thaysa

    Dr. Pedro/Dra. Renata,
    procurei no blog e esse foi o assunto mais proximo que encontrei relacionado com a minha dúvida.

    Eu usava como anticoncepcional o Siblima, porém sai do Brasil e onde estou o Siblima não é comercializado. Assim, minha ginecologista receitou para que eu substituisse o Siblima pelo Yasmin.

    Essa semana, qdo minha última cartela do Siblima terminou, eu acabei tomando o primeiro comprimido de Yasmin logo no dia seguinte que o Siblima terminou, portanto não fiz a pausa que deveria fazer. Acredito que eu fiz errado, mas quando parei para pensar, já havia tomado o primeiro comprimido, e então continuei tomando.

    Gostaria de saber se é normal minha menstruação não descer pelo fato de eu não ter feito a pausa?

    Sempre tomei as pilulas certo. Atrasei alguns dias, mas o atraso não se passaram de muitas horas (no max umas 3 hrs).

    Aguardo um retorno.

    Obrigada. E parabéns pelo Blog! ;)

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thaysa,
    Sim, é normal. Quando chegar a hora da próxima pausa ela virá.

  • Marcio

    Olá,
    minha namorada toma regularmente anti concepcionais a 4 ou 5 meses, e a parti do terceiro mes, começamos a ter relações sem o uso de preservativo. O ciclo menstrual dela sempre veio certo.
    porem esse mes, ela começou a ter um excesso de urina, idas no meio da noite frequentimente, varias vezes ao dia. o dia que normalmente ela iria menstruar não chegou ainda, mas a risco desses sintomas serem de gravidez, mesmo que em pouco tempo após a ultima menstruação ???
    agradeço desde ja!

  • Anonymous

    Boa Noite Dr Pedro me chamo Fernanda e estou com uma grande dúvida terminei de tomar meu anticoncepcional Diane sabado dia 19/09 e tive relação mais sem ejaculação dentro no dia 19 e 20/09 No dia 09/09 tomei um comprimido do antibiotico azitromicina a noite houve um sagramento após isso não tomei mais o antibiótico e continuei tomando o Diane normalmente. Gostaria de saber depois de 10 dias que tomei um comprimido do antibiotico e tive relação conforme disse eu corro algum risco? Aguardo respostas Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcio,
    Se ela toma a pilula corretamente é muito pouco provável que esteja grávida

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    Não, até pq a azitromicina não interfere com a pilula.

  • Anonymous

    Oi Dr Pedro aqui é a Fernada novamente. Primeiro quero lhe agradecer por ter me respondido. Mais estou angustiada como me falaram que a azitromicina interferia no efeito do Diane e como tive relação esse ultimo final de semana mesmo não havendo ejaculação, houve o rompimento da camisinha resolvi tomar a Pílula do dia seguinte ontem estava fazendo 48 horas. Agora minha angustia essa semana estou na pausa do anticoncp geralmente vem na sexta feira, queria saber se pq tomei a pilula do dia seguinte minha mestruação não virá, pq se ela ñ vier ai que ficarei mais preocupada ainda. Caso isso ocorra eu devo voltar tomar o Diane domingo que é o dia que inicio? Por favor me ajude novamente minha ginecologista está viajando e preciso muito tirar essa minha outra dúvida. Muito Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando.
    Não há relatos sobre essa interação. Fui à bula de ambos e nada dizem tb.

    Como vc tomou a pilula dos dia seguinte seu ciclo pode ficar um pouco desregulado este mês.

    Continue a tomar a pilula normalmente, independente da mesntruação vir ou não.

  • Ane

    Olá, Dr. Pedro, bom dia!
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Comecei a tomar Yasmin (1ª cartela) no dia 14/09 (1º dia da mesntruação), mas até hoje (dia 25/09) minha menstruação ainda desce, desce muito pouco, praticamente fica uma manchinha de uns 5cm no absorvente.
    Gostaria de saber se isso é efeito do início do remédio…
    Muito obrigada.

  • Anonymous

    Bom dia Dr pedro. Desculpe é a Fernanda Novamente, vim mais uma vez para pedir sua ajuda. Estou desesperada não paro de chorar, como eu disse na mensagem anterior minha menstruação era p/ter vindo ontem 25/09, porém ñ veio ñ sei se foi a pilula do dia seguinte que desregulou. Estava pensando se ñ seria melhor esperar a mestruação descer p/depois começar a tomar o anticoncepcional normal que se iniciaria agora domingo. Pq ñ estou aguentando de despero e ñ queria ficar 1 mês todo esperando ver se descia estou angustiada demais. Então o que Doutor acha? Sera que minha mestruação se eu ñ começar a tomar o anticoncepcional pode descer? E se eu for fazer desse jeito é bom começar a tomar o anticoncepcional no primeiro dia de mestruação ou quando acabar? Desculpe estar incomodando tanto , mais é que ñ sei o que faço. Por favor o que o senhor acha melhor? Muito Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ane,
    Esses escapes são por algum descontrole hormonal. Não é normal e vc deveria procurar o seu ginecologista para ele acertar o anticoncepcional.

  • Ana

    Azitromicina interfere no efeito do anticoncepcional diane 35???

    fiz uso do azitromicina durante os dia 27/08 a 01/09, e tomava o diane junto e sempre usava camisinha tambem, a cartela terminou dia 02/09, dia 03/09 inicie a pausa, os 7 dias, sempre usei camisinha, iniciei nova cartela dia 10/09 e usava camisinha tbm, so q no 3 comprimido (dia 12/09) a camisinha estorou, sera q corro algum risco de estar gravida??? Estou entrando em desespero! Espero ansiosa por resposta! Agradeço desde ja!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Azitromicina não interfere com anticoncepcional.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    A sua menstruação ficou desregulada pela pilula do dia seguinte.

    Acho que vc deveria fazer o seguinte. Faça um teste de gravidez desses de farmácia que é para vc ficar calma.

    Depois de confirmar que ele está negativo, volte a tomar o anticoncepcional normlamente e procure o seu ginecologista para que ele te oriente.

  • Ana

    Obrigada pela resposta Dr. Pedro.

    Eh que fiquei louquinha da cabeça pq usei azitromicina e andei lendo q ela interfere no efeito do anti, aí pirei…

    azitromicina e eritromicina são a mesma coisa???

    posso fikar tranquila q nao estou gravida ne?!
    ja q o Sr me disse q a azitromicina nao interfere no anti diane 35???

    obrigadaaaa!!!

    ainda toh noiadaaaa!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Eritromicina é da mesma familia da azitromicina mas não é a mesma coisa.

    Não encontrei nenhum relato sobre interação da azitro com anticoncepcional. Nem mesmo na bula de ambos medicamentos há qualquer referência

  • Anonymous

    Olá Dr Pedro e Dra Renata. Estou com uma dúvida .Me chamo Julia, eu tomo anticoncepcional normal mais fiquei preocupada pq tomei antibiótico e na pausa tomei Pilem minha mestruação veio depois de 5 dias que tomei o remedio e 3 depois do dia que era para vir, só está vindo muito pouquinho ontem que foi o dia que desceu veio um pouco mais, só que não igual ao meu fluxo normal deu colica e tudo mais hj segundo dia só veio um pouquinho umas gotinhas de sangue praticamente. Gostaria de saber muito se isso é normal? Meu fluxo diminuiu por causa do Pilem? Por favor tirem essa minha grande dúvida. Grata. Júlia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Júlia,
    É comum após a pílula do dia seguinte ocorrerem alterações no ciclo menstrual. Não vejo motivos para se preocupar.

  • Anonymous

    Olá Dr Pedro/ Dr Renata.

    O meu caso é o seguinte já tomo anticoncecpional á 7 anos esse mês depois da pausa era para eu iniciar a nova cartela na segunda feira porém iniciei na terça feira isso tem algum problema? Tenho que me proteger durante todo esse mês po causa disso? Outro coisa que me deixou encucada é que ao conversar com um colega minha ela disse que eu estou arriscando muito mesmo tomando anticoncepcional certinho não fazer uso da camisinha pois seu médico disse que ela tem que usar camisinha pq só o anticoncepcional é arriscado e pode haver risco de engravidar Gostaria de saber se isso é real, fiquei preocupada com isso, eu sei que camisinha protege de doenças mais tenho parceiro fixo a 9 anos então como tomo anticoncepcional achei que ja estaria segura sem uso de outro método, que tb poderia hvaer ejaculação dentro. Se der para esclarecer essas minhas duas perguntas ficarei muito agradecida. Tenha um Bom dia. Abraço Patrícia.

  • Anonymous

    Bom dia Dr. Meu nomo é Henrique minha esposa toma anticoncepcional, mais ela ficou doente e precisou tomar azitromicina. Ligamos em diversas farmacias e todos disseram que ele cortava o efeito e por isso precisavamos usar outro preservativo. Mais encontrei seu site e vi o senhor dizer que esse antibiótico não corta o efeito do anticoncepcional. Mais porque então minha esposa depois que tomou ele teve sangramento? isso não seria um sinal que o efeito do anticoncepcional foi cortado ou diminuido? Nós estamos super em dúvida por causa do sangramento que ocorreu e solicitamos gentilmente sua ajuda. Obrigado. Henrique

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    Não tem poblema atrasar um dia. Não se deve fazer ,mas o risco de gravidez só por causa deste atraso é irrisório.

    A pílula se tomada corretamente tem eficácia de 99%. Mas ela realmente não proteje contra DSTs, por isso nós médicos sempre aconselhamos usar camisinha, mesmo em relações teoricamente estáveis, quando o objetivo não for procriar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Henrique,
    Como a pergunta se tornou recorrente, fiz uma nova pesquisa na literatura médica, e novamente não encontrei nenhum relato de que azitromicina corte o efeito dos anticoncepcionais. Inclusive na bula de ambos medicamentos não há nada mencionado.

    A prórpia infecção pode ser responsável por alterações no ciclo hormonal. Não dá para afirmar que o sangramento foi pela azitromicina. E mesmo que tenha sido, isso não comprova que há risco de ovulação.

  • Camila

    Dr. Pedro eu tomo anticoncepcinal há bastante tempo, quase 3 anos e sempre tomei certinho ele nunca falhou, e estou tomando de manhã um remédio fitoterápico chamado calmapax a base de maracujá, gostaria de saber se ele tem efeito sobre o anticoncepcional.
    obrigada

  • paula

    Olá Dr. Pedro, eu tenho uma dúvida eu tomo o anticoncepcional ciclo 21 regularmente por uns 4 meses, no entanto eu costumo atrasar a ingestão do comprimido por 2 horas no máximo, mas nunca falhei nenhum dia…
    Só q fiquei sabendo q o paracetamol diminui a atividade do anticoncepcional..
    No entanto, tive relação com meu namorado sem camisinha no 2° dia da 4° cartela e desde aquele dia sinto dores na mama, e um pouco de inchaço, e uma alteração no apetite… será q corro algum risco de estar grávida por algum tipo de alteração medicamentosa?

    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    à princípio não, porém os fitoterápicos são drogas que não passam por avaliações clínicas rigorosas e não existem trabalhos específico para testar interações com outras drogas. Por isso eu posso dizer que provavelmente não há interação, mas não tenho como te dar certeza. Nem eu, nem ninguém.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paula,
    Aonde vc leu que paracetamol interage com a pílula? O paracetamol é uma ds drogas mais usadas no mundo, se houvesse essa interação, teríamos milhões de gestações indesejadas por aí.

    Não acho que vc esteja grávida, mas se estiver, te garanto que a culpa não foi do paracetamol.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro, meu nome é Ellen.
    Eu tomo minian há um tempo e meu fluxo na menstruação diminuiu BASTANTE, antes eu ficava menstruada quase uma semana e no último mês fiquei 2 ou 3 dias. Isso é o efeito do anticoncepcional ou há riscos de gravidez?
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ellen, se você toma a pílula corretamente o risco de gravidez é menor que 1%

    Isso provavelmente é influencia da pílula no seu ciclo hormonal.

  • Hannah

    Em primeiro lugar parabenizo pelo site e pela iniciativa.

    Gostaria de saber se o dicoflenaco de potássio (antiinflamatório) interfere de alguma maneira na eficácia do anticoncepcional. Tomo Selene há 1 ano.

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Hannah,
    Não.

  • Anonymous

    Olá Doutor Pedro,Meu nome e Silvia Gostaria de saber se eu para de tomar o anticoncepcional, quanto tempo demora para eliminar o efeito deste. E se no intervalo de 7 dias ha chanses de emgravidae???

    Desde já Obrigada um beijo

  • Marconde Antonio

    Boa Tarde, gostaria de saber se o anticoncepcional Femina diminue o fluxo menstrual.

    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Silvia,
    Teoricamente assim que vem a menstruação, você já pode iniciar um ciclo com chance de ovulação.

    A chance de ovular depende do período do ciclo que vc interrompeu a pílula.

    Se vc usa pílula há muito tempo, o corpo pode demora alguns meses até voltar a ovular.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marconde,
    Todo anticoncepcional pode diminuir o fluxo menstrual.

  • Priscila Machado

    Olá,
    tomo o anticoncepcional Siblima e comecei a tomar um suplemento – Forever Fields Green – que tem em sua fórmula: mel, cevada verde em pó, palha de trigo em pó, alfafa em pó, pimenta caiena em pó. Edulcorante sorbitol, lubrificante estearato de magnésio, glaceante ácido esteárico, antiumectante sílica.
    Gostaria de saber se este suplemento interfere no efeito do meu anticoncepcional.

  • Chaline

    Olá, gostaria de saber qual o mecanismo de ação e as consequências na interação de Gardenal com um anticoncepcional oral?

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Priscila,
    Pelo o que vc descreve não. Mas é importante saber que muitos desses suplemetos contém substâncias não descritas no rótulo.

    A questão é saber para o que vc está tomando suplementos já que a imensa maioria não serve para nada. É só propaganda enganosa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Chaline,
    Os anticonvulsivantes interagem com a pílula inibindo sua ação. O risco é de vc ovular mesmo tomando os anticoncepcionais.

  • ana

    Dr pedro, estou tomando Aturgyl, pra descongestionar o nariz, ele é composto de cloridrato de fenoxazolina cloridrato de fenoxazolina, há algum risco de interação com o anticoncepcional dane 35?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Não interfere não

  • Bruna

    Bom dia eu sou a Bruna gostaria de saber se corro o risco de ficar grávida,tomava selene mas minha menstruação vinha igual então fui na ginecologista e troquei pelo triquilar, estou tomando a segunda cartela e tive relações. Gostaria de saber também se o rivotril inibi a ação da pípula? Obrigada!

  • Anonymous

    DR PEDRO GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE A PILULA DO DIA SEGUINTE (LEVONORGESTREL)TEM DIMINUIÇÃO DA EFETIVIDADE QUANDO TOMADA VARIAS VEZES, PROCUREI EM PUBLICAÇOES NÃO ACHEI COMENTARIOS REFERENTES, SÓ FALANDO QUE É MAIS TOXICO SEU USO CONTINUO. QUE VC PODE ME DIZER SOBRE O USO REPETIDAS VEZES (BIMESTRAIS POR EXEMPLO)

    POLYANNA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruna,
    O rivotril não inibe a pílula, mas ela pode aumentar os efeitos do rivotril.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Polyanna,
    Desconheço essa afirmação da perda de efetividade. Mas o fato é que se vc precisa usar a pílula do dia seguinte com frequência, é mais inteligente e seguro tomar logo anticoncepcionais orais comuns ou usar camisinha.

  • Artur

    Ola Drs em primeiro lugar obrigada pela atenção dada aos leitores ……tenho uma filha de 19 anos que usa hormonios tireoideanos desde os 11 anos pois tem hipotireoide .No momento ela tb faz o uso de antconcepcionais(yaz) gostaria de fazer duas perguntas ….. qual a dificuldade dela p/ engravidar (quando desejar)tendo hipo e fazendo o usoo de contraceptivo?O contraceptivo interfere no hormonio tireoideano?obrigada!

  • naty

    dr pedro o uso de antconcepcional interfere na dose usada do hormonio para hipotireoidismo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Artur,
    Se ela tiver o hipotireoidismo sob controle, á princípio não terá problemas na gravidez.

    A pilula pode sim interferir na dose do hormônio tireoidiano. Mas é só uma questão de acertar a dose de acordo com os resultados laboratoriais. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Naty,
    respondi a sua pergunta na resposta para o Artur, logo acima

  • polyanna

    Dr Pedro,

    De acordo com sua resposta, posso então dizer que “é um mito”, que se eu utilizar a pilula do dia seguinte varias vezes ela para de fazer efeito, ou o que muitos medicos dizem que a medida que vc utilizar vai diminuir sua ação.

    POLYANNA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Polyanna,
    Sim. Porém, é bom deixar claro que a pílula do dia seguinte é menos eficaz que a pilula convecional e que se usada com grande frequência trará problemas no seu ciclo hormonal.

    As pessaos acham que a eficácia diminui pq como ela não é 100% eficaz, quantos mais vezes vc precisar usá-la, maior o risco dela não dar certo em uma dessas oportunidades.

  • Catia

    Desculpe Doutores, esqueci de postar meu nome! Eu sou Catia de 27 anos minha pergunta era:

    Estou tomando a primeira cartela de Diane 35 ha 12 dias e ontem, tive relacoes com meu namorado sem protecao.

    Mas hoje acordei com febre e dor de garganta e tenho que comecar a tomar Zithromax. Eu entendo que deveria usar outro metodo alem da pilula se tiver relacoes mas nao verei meu namorado por 3 semanas. Minha pergunta eh, ha algum problema que ontem tive relacoes e hoje comecei a tomar o antibiotico? Pois se o espermatozoide vive dentro da mulher por varios dias e o antibiotico comecar a fazer efeito hoje, estarei comprometida? Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Catia,
    o sptzs sobrevive por poucas horas, em geral 24 a 48h. A ovulação também dura de 2 a 3 dias. Por isso mesmo que o antbiótico corte o efeito da pílula, dificilmente vc irá ovular imediatamente para ainda poder ter risco de engravidar com a relação do dia anterior.

  • Nicolle

    Olá Dr. Pedro!

    fiz uso do antibiotico CLINDAL AZ a base de azitromicina durante 2 dias. Tomo Diane há 3 anos.
    No dia seguinte do ultimo comprido fiz sexo sem camisinha porém com coito interrompido.

    Gostaria de saber se esse medicamento corta o efeito da pilula ou diminui sua eficácia. Está dificil encontrar informaçoes na internet!

    o que o senhor acha?

    muito obrigada!

  • Eliane

    Boa tarde.

    Por gentileza, gostaria de saber se o medicamento Monuril (fosfomicina e trometamol) interagem com o anticoncepcional. Tomo Selene há mais de 1 ano.
    Tomei este medicamento para infecção urinária na pausa.
    Muito obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nicolle,
    não há relatos na literatura sobre interação da pílula com Azitromicina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eliane,
    Não encontrei nenhuma descrição de interação entre ambos.

  • amanda silveira

    olá dr. Pedro, estou tomando o remedio norfloxacino 400g e tive relações sexuais sem camisinha, tomo o anticoncepcional Yasmin e gostario de saber se esse antibiótico reduz o efeito do mesmo.

    Grata, adorei o blog :)

  • Jéssica

    Dr./Dra, boa noite!
    Tomo Mesigyna há 1 ano e 7 meses. Recentemente, iniciei tratamento para acne. O médico me receitou um creme com Estolato de Eritromicina 4% para aplicar nas lesões. Eu o avisei que tomava Mesigyna e ele não fez nenhuma observação. Gostaria de saber se há interferência desse medicamento na eficácia do anticoncepcional.
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Amanda,
    Não há evidências sobre esse efeito. De qualquer maneira, o mais sensato é sempre usar camisinha junto com a pilula.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jéssica,
    Não há interação conhecida.

  • Amanda

    Olá Dr Pedro e Dra Renata.
    Gostei da abordagem sobre a interação do anticoncepcional com outros medicamentos.
    Porém, fiquei curiosa sobre a interação entre fitoterápicos e o anticoncepcional.
    Por exemplo, na bula do Enax (Echinacea purpurea) diz que o remédio interage com o anticoncepcional mas não especificou como. Reduz, potencializa ou não afeta nada no efeito do anticoncepcional?
    Obrigada!

  • Juliana

    Olá,
    Gostaria se saber muitas coisas sobre a esprironolactona, mas a principal é se há algum efeito colateral com uso deste juntamente com o álcool..
    Desde já agradeço pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    Essa combinação pode causar hipotensão, tonturas e perda de equilibrio.

  • Anonymous

    Olá doutor,

    gostaria de saber se o ‘vasodilatador’ Trental (pentoxifilina) pode interferir de alguma maneira no anticoncepcional. Tomo o Gracial.

    Obrigada,
    Carol.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carol,
    não encontrei nunhuma descrição sobre este tipo de interação.

  • Anonymous

    meu nome é Rebeca
    por favor me respondam, a vacina contra a gripe H1N1 interfere no efeito do anticoncepcional. eu tomo o selene.
    por favor me respondam

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rebeca,
    não.

  • Anonymous

    Bom Dia! Me chamo Dani. Gostaria de saber se o medicamento fernegan interfere no anticoncepcional (diclin). A pessoa pode vir a engravidar, pois tomei o fernegan por 4 dias. Muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Dani,
    Não há relatos de interação.

  • Anonymous

    Meu nome é Mariana, gostaria de saber a interação entre o Enax(echinacea purpurea l. )e anticoncepcionais orais?

  • Barbara Tavora

    Olá Dr. Pedro, excelente Blog. Muito interessante e informativo.

    Eu tenho uma certa experiência em relação a interação anticoncepcional x antibiótico.
    Em agosto de 2008 fui internada com suspeita de isquemia e sei lá por que cargas d’água resolveram no primeiro dia de internação a me medicarem com um antibiótico (que não lembro qual) e nunca sequer me perguntaram qual anticoncepcional eu tomava (Cerazette) e nem me falaram que poderia existir alguma inteiração.
    Resultado, após os 5 dias, voltei para casa e continuei com o tal antibiótico e em outubro descobri que estava grávida de 7 semanas.
    Sei que não esqueci de tomar o anticoncepcional porque levei ele comigo para o hospital nos fatidicos 5 dias e porque nesses 16 anos de vida sexual ativa eu nunca esqueci um dia sequer, nunca tive suspeita de gravidez, nem atrasos ou adiantos de menstruação. Sempre fui muito correta na utilização justamente para evitar filhos antes da hora.
    Bem, meu presente do antibiótico vai fazer 1 aninho.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mariana,
    difícil dizer. A echinacea purpurea é uma droga alternativa, dita natural, e por isso, não passa por rigorosos estudos antes de ser comercializada. À principio não há descrição de interações, mas isso pode ser simplesmente por nunca ter sido estudado corretamente.

  • Lucya

    olá!
    Gostaria de saber se há interação medicamentosa entre enalapril+hidroclorotiazida+anticoncepcionais orais.
    Há riscos?
    Obrigada.
    Lucya

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucya,
    não.

  • jennifer

    queria saber,se o remedio da forever (FIELDS OF GREENS0 pode cortar o efeito do anticoncepcional, acho eu que nao, mais gostaria de uma confirmação !

    Jennifer

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jennifer
    Não conhecia esse produto e baseado nas informações colhidas na internet, as substâncias que compõe o produto não interferem com anticoncepcional. Porém, eu não sou fã dos ditos “produtos naturais”, primeiro porque os mesmos não passam por estudos criteriosos como os medicamentos convencionais e segundo porque muitas vezes existem diversas outras substâncias incluída em suas fórmulas que não são divulgadas.
    O meu conselho é sempre, nunca tomar nenhum produto sem conversar com seu médico antes.

  • Amanda

    Olá, dr. Pedro! Primeiro, gostaria de parabenizar o blog, é excelente, sempre que tenho alguma dúvida corro para cá!

    Tenho duas duvidas: Gostaria de saber se há interação entre Frontal (Alprazolam) e o anticoncepcional Yasmin. E segundo, se um medicamento for tomado durante a pausa do anticncepcional, ha riscos de interacao? Muito obrigada!

  • Anonymous

    Oi, doutores, bom dia! Gostaria de saber se, caso o formol da escova progressiva seja absorvido pelo couro cabeludo, ele irá atrapalhar de alguma forma na eficácia do anticoncepcional. Obrigada, uma ótima semana!! Mariana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Amanda,
    1- o anticoncepcional reduz o metabolismo dos benzodiazepínicos grupo de drogas que o alprazolam pertence. Isso pode aumentar os efeitos do alprazolam.

    2- Depende do remédio.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mariana,
    desconheço esta relação.

  • Fernando

    Fernando

    Dr. Pinheiro,

    O consumo de álcool (cerveja) causa algum problema a quem está tomando aciclovir?

  • Evenim

    Boa noite! Adorei o artigo e acho importante que especialistas se manifestem quanto a questões que influemciam determinantemente na relaçao paciente/medicamento, principalmente pela dificuldade que muitos tem em entender bulas.
    Tomei azitomicina enquanto fazia uso de anticoncepcional (Gracial) e, pelo que entendi do artigo, ele não interfere em nada, certo?

    Só me tirem uma duvida: toda vez que um medicamento reagir com outro, ele descreverá isso na bula?

    Parabens pela iniciativa!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    Sim. Não se deve misturar álcool com nenhum antimicrobiano.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Evenim,
    1- Certo
    2- Só as reações mais comuns e mais graves. É impossível descrever todas as reações.

  • http://www.saudedireta.com.br/ Dr Paulo Freire

    Bom dia

    Sou médico há 25 anos e um dos problemas que os médicos sempre têm é em relação aos medicamentos. Atualmente temos mais de 11 mil apresentações de produtos, que torna a tarefa de prescrever um tormento para médicos e pacientes. Para os médicos é difícil lembrar dos nomes de produtos, suas apresentações e complicações, para os pacientes é difícil entender a letra do médico e entender a prescrição. Em estudo recente, 10% das receitas contém erros, e mais de 40% dos pacientes não entendeu o que foi prescrito e orientado.

    Para este problema, médicos formados na UNIFESP e USP desenvolveram um Portal de Serviços Médicos chamado PORTAL SAÚDE DIRETA (http://www.saudedireta.com.br). Este portal tem um Prontuário Eletrônico de Pacientes, de uso livre e gratuito para os médicos. Nele o médico encontrará poderosas ferramentas prescricionais, como um completo banco de dados de medicamentos, uma ferramenta de análise automática de interações de medicamentos on line, em português, que funciona ato da prescrição, e ainda a possibilidade de imprimir as receitas. O Portal é totalmente web, gratuito, rápido e seguro.

    Os médicos agora têm a disposição este serviço web, que pode ser acessado de qualquer lugar do planeta, por qualquer dispositivo fixo ou móvel com conexão à internet. Se o médico prescrever um medicamento para um paciente idoso, e este estiver usando vários medicamentos anteriormente, agora é possível detectar imediatamente qualquer interação medicamentosas entre as 155 mil possíveis que estão no Banco de Dados. É uma imensa segurança para os médicos e pacientes. Reações Adversas a Medicamentosas matam mais de 100 mil pacientes por ano nos USA, pacientes internados em hospitais, e que são monitorados por sistemas semelhantes. São mais de 700 mil casos nos USA. No Brasil os dados estatísticos são desconhecidos ou incompletos, e para piorar o brasileiro adora auto-medicação.

    Solicito a colaboração para divulgar para os médicos e o público em geral que agora existe uma saída para este problema, e que os médicos devem usá-la, para o benefício de todos.

    Atenciosamente

    Dr Paulo Freire
    Médico Coordenador do Portal Saúde Direta

  • Anonymous

    Liliane,
    Começar o anticoncepcional no segundo dia de menstruação pode causar a gravidez? obg!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Liliane,
    não é o ideal, mas é pouco provável que vc ovule por ter atrasado apenas 1 dia.

  • sheila

    ola DR pedro gostaria de saber se o orlistatt
    e o anfepramona corta o anticoncepcional
    pois desceu para mim antes de acabar a cartela
    obrigada…gostaria de saber a causa ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sheila,
    Não achei nenhum relato de interação.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro
    Meu nome eh Manoela gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa do blog.

    Fiz uma cirurgia com anestesia geral e tomo Yasmin ha 4 anos tive que tomar claritromicina e decadron por 10 dias gostaria de saber se tanto esses medicamentos quanto os anestesicos utilizados podem interferir na segunrança do anticoncepcional.

    Obrigada
    Manoela

  • http://escorpiaofemea.wordpress.com/ Evenim Mattos Oliveira

    Bom dia Dr. Pedro.
    Acho que minha dúvida não foi no outro comentário.
    Norfloxacino interfere no anticoncepcional Gracial?

    Obrigada,

    Evenim

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Manoela, há interação sim, mas não necessariamente eles cortam o efeito da pílula. O ideal, sempre que se usa muitos medicamentos, como no seu caso, é usar camisinha neste ciclo menstrual. Deste modo é mais seguro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Evenim,
    Não. Mas o mais seguro é sempre utilizar camisinha no ciclo em que se tenha tomado qualquer antibiótico.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro,

    Parabens pelo blog!
    Estou tomando PyloriPac, para um tratamento de bacteria no estomago, onde contem lansoprazol, claritromicina e amoxilina. Esse medicamento interfere no anticoncepcional oral? (Uso Adoless a 3 anos)

    Obrigada
    Karine

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Karine,
    pode haver interação, sim. O ideal é usar preservativo durantes os ciclos em que vc estiver usando essas drogas

  • Anonymous

    Prezado Dr. Pedro,

    Parabéns pelo maravilhoso trabalho.
    Tenho uma pergunta: o Rivotril interfere na eficacia do Diclin gerando risco de gravidez?

    Obrigada,

    Thalita

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thalita,
    não, mas o anticoncepcional pode reduzir a eficiência do rivotril.

  • Anonymous

    Dr.Pedro, existem Interações Medicamentosas que afetam o efeito do anticoncepcional injetavel?

    Obrigado :D

    Rafael

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    o fato de ser injetável não muda nada.

  • Anonymous

    Dr Pedro, gostaria de saber se o remédio Anfepramona, usado para emagrecer corta o efeito do anti??? Tomo Yaz a 11 meses, sem nunca ter algum problema com ele.
    Obrigada, Ana Lucia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Não encontrei nenhum relato de que haja interação.

  • Anonymous

    Boa tarde,Doutor.

    Gostaria de saber se a Aspirina – Ácido acetilsalicílico anula o efeito do Anticoncepcional?

    Grata.

    Evelin

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Evelin
    Não

  • arizinha.p

    é normal mesntruar durante o uso de anticoncepcional? tomo sem interrupção desde janeiro/2011 e agora em 30 de abril começou a descer p mim, porém ainda estava tomando o comprimido.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @arizinha.p
    Menstruar ou não com anticoncepcional depende do tipo que vc está usando. Agora, se vc não menstruava desde janeiro e sem mudanças no esquema este mês veio o período, seria bom consultar o seu ginecologista

  • Anonymous

    oi,
    vou fazer uma cirurgia isso interfere no uso do anticoncepcional?
    nao irei levar anestesia geral, somente local.
    Amanda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Amanda
    a princípio não

  • Heloísa

    Heloísa

    Boa tarde doutores.
    Primeiramente Parabéns pelo blog.
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Há 1 ano tomo a anticoncepcional ciclo 21
    Mas atualmente venho tomando o alprazolam e cloridrato de sertralina para tratamnto de depressão, estes medicamentos cortam o efeito do anticoncepcional?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Heloísa
    Não.

  • Marcia

    Dr, o cloridrato de nortriptilina (anti-depressivo) tomado apenas 1 vez ao dia para controlar enxaqueca altera os efeitos do anticoncepcional selene?

  • Nany

    Olá Doutor, gostaria de saber se diclofenaco sódico diminui o efeito do anti concepcional ciclo21

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marcia
    Não

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Nany
    não

  • Anonymous

    Ola meu nome é Camila,gostaria d se saber se o PLASIL pode interferir no uso do triquilar?
    ja o utilizo a 2 anos(triquilar)

    Obg.

  • Anonymous

    oi. Meu nome é Mariana. Gostaria de saber se o consumo de maconha interfere no anticoncepcional (Gracial).

    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Camila
    Não

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mariana
    Nunca li nada sobre maconha cortar efeito de anticoncepcional.

  • Anonymous

    Oi, meu nome é Camila e gostaria de saber se Claritin D pode corta o efeito da pílula Yaz.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Camila
    Não.

  • Anonymous

    Olá, Sou Mariza.
    Dorflex interfere no efeito do Yasmin? Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mariza
    Não.

  • Anonymous

    Boa noite!

    Gostaria de saber se o medicamento ” Ogasto 30 mg ( Lansoprazol )” pode interferir com a eficácia da pílula Harmonet?

    Obrigada pela atenção.

    Ana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ana
    Não.

  • Anonymous

    Doutor boa noite! estou com uma grande duvida, me ajude por favor!
    Tomo contracep mas ha 5 meses não tomava, voltei a tomar no dia 15 de novembro, sendo que 4 dias depois tive relação sem camisinha e meu parceiro ejaculou dentro.Quinze dias depois passei a sentir cólicas, cansaço,dores de cabeça e sonolencia, fui ao medico a ginecologista disse que meu útero estava um pouco amolecido e com um pequeno volume,fiz exame de urina deu infcção a mesma passou cefalexina para eu tomar. fiz um beta hcg antes de tomar a cefalexina e outro apos começar o tratamento e deu negativo sendo que não tenho ainda o resultado do primeiro beta que fiz. E possível a cefalexina alterar o resultado do beta hcg? por favor me ajude estou angustiada com essa incerteza! obrigada e aguardo sua resposta ansiosamente. “L”

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @L
    Cefalexina não altera BHCG

  • Ana

    Boa noite!

    Eu sei que se tiveremos diarreia poucas horas depois da toma da pílula esta poderá não ter a mesma eficácia. Mas se formos à casa de banho, sem fazer diarreia, por exemplo, 30minutos depois da toma da pílula eficácia da mesma poderá estar comprometida?

    Obrigada pela atenção!

    Ana

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • olga

    Boa Noite!
    gostaria de saber se o xanax 1mg interfere na toma da pilula?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Thalytabasso

    Bom dia!
    O Rivotril gotas interfere na eficácia do anticoncepcional?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Mayra

    Boa tarde, Doutor!!

    Você poderia colocar alguma matéria falando de Ovários micropolicísticos e Síndrome do mesmo?? Tenho muitas dúvidas a respeito e tenho certeza que você escreverá sobre o assunto super bem!

    Obrigada!
    No aguardo.

  • Cecília

    Boa Noite Dr, eu comecei a tomar o anticonsepcional Elani Ciclo e com 4 dias depois tomei uma doze de 500 mg de azitromicina, no 5 dia transei com meu namorado, más ficamos com medo do anticonsepcional não ter feito efeito ainda e tomei a pilula do dia seguinte Pilem, gostaria de saber se a azitromicina pode cortar o efeito da pilula???, lembrando que tomei uma dose unica de azitromicina no dia anterior de tomar Pilem

  • oi

    queria saber se Norfloxacino interfere no anticoncepcional Yaz

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • oi

    queria saber se Norfloxacino interfere no anticoncepcional Yaz

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • andreia

    Dr. sibutramina de 10mg 1 x dia corta o efeito do mesigyna

  • cintia

    estou com um problema serio de estomago vou comecar a tomar o remedio claritromicina ele interfere no anticocpicional elani ciclo ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • olga

    Boa Noite!
    gostaria de saber se o xanax 1mg interfere na toma da pilula?

  • Rapunzel_252

    olá boa noite..dr. Pedro Pinheiro ..
    meu médico me receitou  utilizar o método contraceptivo YAZ …
    ja estou tomando hé 5 dias .. 
    Li a bula e vi que começa a fazer efeito desde o primeiro comprimido !!
    Será verdade..?? esqueci de perguntar a ele a partir de quando começa a fazer efeito !!
    mesmo tomando o anti tenho relações com preservativo com meu esposo , pois estou com receio .
    desde ja agradeço 

    Att. Ágatha

  • Indyara

    Ola, gostaria de tirar uma duvida, tomo anticoncepcional selene por causa do ovario policistico, mais esqueci de tomar, e nao tomo nos horarios certos, estou na segunda cartela, meus seios estao inchados e doendo, estou com vomito nausea, pontadas no pe da barriga, devo procurar meu Ginecologista, ou pode ser por causa da pilula?

  • Roni

    Gostaria de saber se o paracetamol e Cetoprofeno interferem no anticoncepcional?Obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Roni

    Gostaria de saber se o paracetamol e Cetoprofeno interferem no anticoncepcional?Obrigado

  • Roni

    Oi,Me chamo Roni.Gostaria de saber se paracetamol e cetoprofeno corta o efeito dos anticoncepcionais?Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Sarah

    oi! por favor gostaria de saber se a ritalina corta o efeito do anticoncepcional!
    obrigada!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Esta interação não está descrita.

  • Sarah

    oi! por favor gostaria de saber se a ritalina corta o efeito do anticoncepcional!
    obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Esta interação não está descrita.

  • Camilla

    Gostaria de saber se o antibiótico CLINAGEL (clindamicina 10 mg/g) corta o efeito do anticoncepcional?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Camilla

    Gostaria de saber se o antibiótico CLINAGEL (clindamicina 10 mg/g) corta o efeito do anticoncepcional?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Luana

    Vitamina Apmed tira efeito dop anticoncepcional?

  • DANIELA1

    GOSTARIA DE SABER SE VARICELL CORTA O EFEITO DO ANTICONCEPCIONAL ?

  • Thaislucenna

    azitromicina corta o efeito do anticoncepcional? tenho que me prevenir com camisinha por quanto tempo?

  • Jiji

    Olá,
    Gostaria de saber se o Aciclovir corta o efeito do anticoncepcional?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Camy-gremista

    Olá!!  Norfloxacino interfere no efeito do anticoncepcional Micropil?? obrigada :)

  • Jagi_sagara Sx

    Olá! Gostaria de saber se o Clonazepam corta o efeito do anticoncepcional;

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Najara_paula

    Tamiram e desloratadina tiram o efeito do yaz?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não

  • Gabi

    Boa tarde Dr,
    gostaria de saber se os antidepressivos da classe dos IRSS (em especial o cloridrato de fluoxetina) pode diminuir a eficiência do anticoncepcional. Obrigada e aguardo resposta.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Susuk_patty

    Olá doutor, gostaria de saber se o remédio Olina interfe no anticoncepcional

  • Diony

    azitromicina tira o efeito da pilula do dia seguinte?

  • Darlene

    o norfloxacino corta o efeito do selene

  • aparecida

    ola queria saber se a nistatina corta o efeito do anticoncepsional

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Creme, não.

  • Mrzee

    Olá Dr. Pedro!

    Minha namorada toma Yasmin (aprox. 7 anos) e gostaria de saber se o Munoril (Fosfomicina) altera o efeito do anticoncepcional Yasmin.

    Obrigado,

    Luiz A.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não encontrei nenhum relato sobre interação.

  • M.lima

    Olá doutor, gostaria de saber se o enax comprimido corta o efeito do anticoncepcional. Eu tomo mesigyna (injetavel).
    Muitissimo obrigada

  • Izabellavm

    No caso anticoncepcional x anticonvulsionante
    O contraceptivo de urgencia,o nome ja diz é de urgencia como fazer entao se existe  interaçao como resolver?Nao existe nem um medicamento que nao interfira??? 

  • http://profile.yahoo.com/JUZU24SSK7CIMIL7SRCMP3X3R4 Anjinha Atrevida

    Dr. Pedro, sempre venho aqui no seu site para aprender mais, é muito interessante, só queria dar uma sugestão, esses balões de redes sociais ficam em cima do texto e atrapalha muito. Tem como mudar isso? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso foi um erro. Já está corrigido.

  • Ticianna S. Nunes

    Aciclovir corta efeito do diane?

  • Lucas

    dr. por favor oq é escape mestrual? é vdd que se isso acontece o anticomcepcinal nao faz mais efeito?

  • vitória

    Tomo o anticoncepcional diminut, se eu tomar um suplemento de vitaminas, o complexo B, no caso, ele diminui o efeito do anticoncepcional ??

  • Mac

    Tomava o anticoncepcional elani ciclo durante 3 anos, e resolvi trocar esse mes pelo belara, so q faltando uma semana para a cartela acabar a minha menstruaçao desceu, tem algum problema? eu tenho q parar de tomar?

  • Driiclinda

    Olá, gostaria de saber se Mesacol 800 mg, corta ou diminui o efeito do anticoncepcional Allestra 20 ?  
    Obrigada :)

  • Ga

    Dr Pedro, uso o anticoncepcional minesse e comecei um tratamento com ebastel (10mg/20 dias) e Avamys (spray)…  Há interação medicamentosa? Posso perder o efeito tendo em vista que o Avamys é corticóide e ebastel antialergico?

  • Angelica_nazario_

    Boa tarde, gostaria se saber se o astro de 500 mg e o scaflam (nimesulida) diminui a eficacia do Yasmin?

  • Paula_fernanda22

    Eu tomo anticoncepcional femina ,só que tive que tomar antibiótico norfloxacino por causa de uma infecção urinaria,nesse período a minha menstruação veio,o que eu faço? continuo tomando o femina ou eu paro?

  • Allyne_gatagarota

    ola dr. pedro

    eu tomo anticoncepcional a dois anos,tomo sempre no quinto dia da menstruaçao
    so mes passado eu tomei no setimo dia e tive relaçao sem preservativo so que meu parceiro nao gozou
    dentro eu tenho o risco de estar gravida???

  • Aline

    Olá, Dr. Pedro. Eu uso o anticoncepcional contracep e minha médica me receitou metronidazol e azitromicina. Gostaria de saber, estes dois últimos medicamentos podem interferir no efeito do contracep?

  • http://profile.yahoo.com/JUZU24SSK7CIMIL7SRCMP3X3R4 Anjinha Atrevida

    Dr. Pedro, sempre venho no seu site para aprender um pouco mais, é muito interessante, só gostaria de sugerir se possível que retirasse esses balões de redes sociais que aparecem em cima do texto e dificulta a leitura. 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso foi um erro. Já está corrigido.

  • http://profile.yahoo.com/JUZU24SSK7CIMIL7SRCMP3X3R4 Anjinha Atrevida

    Dr. Pedro, sempre venho aqui no seu site para aprender mais, é muito interessante, só queria dar uma sugestão, esses balões de redes sociais ficam em cima do texto e atrapalha muito. Tem como mudar isso? 

  • Aline

    Olá, Dr. Pedro. Eu uso o anticoncepcional contracep e minha médica me receitou metronidazol e azitromicina. Gostaria de saber, estes dois últimos medicamentos podem interferir no efeito do contracep?

  • Livia_fairy

    Olá doutor gostaria de saber se metronidazol reduz a eficácia do elani 28 obrigada

  • suzan karem

    oi doutor tomo mesigyna a um ano e meio todo dia 1 e nesse mes de junho tomei no dia 27, e tiva relaçao com o meu marido e le ejaculou dentro, e agora ? nao menstruei ainda, era para ter vindo dia 23 so esta descendo liquido marrom. me responda por favor?

  • suzan karem

    oi doutor tomo mesigyna a um ano e meio todo dia 1 e nesse mes de junho tomei no dia 27, e tiva relaçao com o meu marido e le ejaculou dentro, e agora ? nao menstruei ainda, era para ter vindo dia 23 so esta descendo liquido marrom. me responda por favor?

  • Luciene

    tomo anticoncepcional minian e vou começar tomar a sibutramina, tira o efeito do anticoncepcional?
    luciene

  • Alexandranathalia

    bo tarde doutor eu tomei e apliquei os medicamentos secnidazol e metronidazol e minha menstruação nao desceu ainda….tem alguma coisa a ver com o medicamento…eu tomo pirula e parei de tomar a ultima no domingo dia 08 e ate agora nao desceu o que houve sera que estou gravida???

  • elen souza

    ola boa noite gostaria de esclarecer algumas duvidas tomo femiane a mais de dez anos comprei uma cartela na quinta feira no domingo tive relacao passou terça quarta quinta na sexta esqueci de tomar aí bulei e começei a tomar novamente a de sabado mas ai no domingo começou um sangramentozinho mas nao e sangue e como se fosse o restinho do ultimo dia de mesntruaçao o que fazer

  • Darlenedias1

    oi 
    norfloxacino corta o efeito do selene 

  • Anonymous

    Olá Dr!
    Eu estava tomando Cerazette ha 6 meses, sem interrupção. No entanto, ha 2 semanas parei de tomar, e a menstruação nao veio.
    Agora gostaria de recomeçar a tomar, quando devo reiniciar? Devo esperar o proximo fluxo menstrual? Ou ja posso começar a tomar?
    Obrigada.

  • Anonymous

    Olá Dr!
    Eu estava tomando Cerazette ha 6 meses, sem interrupção. No entanto, ha 2 semanas parei de tomar, e a menstruação nao veio.
    Agora gostaria de recomeçar a tomar, quando devo reiniciar? Devo esperar o proximo fluxo menstrual? Ou ja posso começar a tomar?
    Obrigada.

  • Ana Lucia

    Boa noite. Quando posso recomeçar a tomar o anticoncepcional Cerazette?
    Tomei por 6 meses seguidos, e há 2 semanas dei uma pausa ( menstruação ainda não veio e eu não estou grávida.).
    Para que eu recomece a tomar, é necessáro esperar a póxima menstruação, ou já posso reiniciar?
    Obrigada,
    Ana Lucia

  • Ana Lucia

    Boa noite. Quando posso recomeçar a tomar o anticoncepcional Cerazette?
    Tomei por 6 meses seguidos, e há 2 semanas dei uma pausa ( menstruação ainda não veio e eu não estou grávida.).
    Para que eu recomece a tomar, é necessáro esperar a póxima menstruação, ou já posso reiniciar?
    Obrigada,
    Ana Lucia

  • NANDA

    a pilula do dia seguinte interfere no uso do anticoncepcional regular?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • NANDA

    a pilula do dia seguinte interfere no uso do anticoncepcional regular?

  • Gizele angelino dos santos

    oi boa tarde, gostaria de saber se  pode tomar predinisona tomando o anteconcepicional selene..

  • Gizele angelino dos santos

    oi boa tarde, gostaria de saber se  pode tomar predinisona tomando o anteconcepicional selene..

  • Evenim

    Dr Pedro/Dra Renata boa tarde!
    Estou com infecção de urina e foi-me receitado Ciprofloxacino por 5 dias. No entanto tive relação um dia antes de ter a infecção e iniciar o remédio. Ele interfere na eficacia do Gracial? Corro risco devido a relação anterior?
    Outra pergunta, ouvi falar sobre uma vacina para E. Coli (bacteria que mais me dá infecção responsavel pelas infecções anuais que eu tenho). É verdade? Se for essa vacina seria adequada para diminuir a incidência de infecção?
    Obrigada. 

  • Evenim

    Dr Pedro/Dra Renata boa tarde!
    Estou com infecção de urina e foi-me receitado Ciprofloxacino por 5 dias. No entanto tive relação um dia antes de ter a infecção e iniciar o remédio. Ele interfere na eficacia do Gracial? Corro risco devido a relação anterior?
    Outra pergunta, ouvi falar sobre uma vacina para E. Coli (bacteria que mais me dá infecção responsavel pelas infecções anuais que eu tenho). É verdade? Se for essa vacina seria adequada para diminuir a incidência de infecção?
    Obrigada. 

  • Convidada

    Estou tomando a erva de São João como antidepressivo, gostaria de saber se existe uma dosagem segura que possa ser usada com o Anticoncepcional Diclin? Obrigada!

  • Convidada

    Estou tomando a erva de São João como antidepressivo, gostaria de saber se existe uma dosagem segura que possa ser usada com o Anticoncepcional Diclin? Obrigada!

  • dica

    gostaria de saber se o tamiflu utilizado no tratamento de pessoas com suspeita da gripe interfere no efeito do anticoncepcional???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Vanessa

    Estou tomando prednisona, reuquinol e methotrexate, esses medicamentos anulam o efeito do diane 35 ou de outro anticoncepcional?? 

  • Ana

    Boa noite! Eu gostaria de saber se no espaço de tempo em que espero que o período me venha, se posso ter relações sexuais sem preservativo?Por exemplo: Eu vou acabar a toma da pílula na quarta-feira, depois o período vem-me no domingo e retomo a toma da pílula na quinta-feira… A partir de quarta-feira posso na mesma ter relaçãoes sexuais sem preservativo? Obrigada pela atenção! Cumprimentos,Ana Oliveira

  • Claudia

    Eu gostaria de saber se norfloxacino corta o efeito de anticoncepcionais.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Creme, não.

  • aparecida

    ola queria saber se a nistatina corta o efeito do anticoncepsional

  • Paola

    Dr.,

    Eu utilizo fenobarbital e gostaria de utilizar o anticoncepcional Diane, mas me preocupo com a eficacia do desse método. A diminuição do efeito é drástica? Caso eu não utilize outro método, o risco de gravidez é muito alto?

  • Aline

    O suplemento BCAA corta o efeito do anticoncepcional Primera 20?

  • luciana

    Bom dia
    eu tomo remedio pra hanseniase e o meu tratamento e de 10 ano.
    e eu tomo anticoncepicional injetavel 01 ves por mês chamado perlutan ,gostaria de saber se tem algum risco de engravidar.
    por favor me mande o mais rapido possivel.
    obrigado

  • AGATHA SANTOS

    olá doutor ..

    sofri um acidente de moto e estou tomando diclofenaco sodico e cefalexina !!
    faço o uso do anticoncepcional YAZ , portanto gostaria de saber se esses medicamentos podem cortar o efeito do anticoncepcional ?
    desde ja agradeço
    att.: ÁGATHA  

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Alexandrade56

    Dr, eu queria tirar uma duvida, eu tive infecçao urinaria e logo apos dois dias que eu estava tomando o norfloxacino eu comecei a sangrar mais a minha mestruaçao ja veio esse mes e eeu tomo pilula, oque pode ser?

  • Karina

    Olá, gostaria de saber se o norfloxacino interfere na ação do anticoncepcional Level.
    Obrigada

  • Sofiaaa

    e o seguinte eu ja tomo  apulila ha 4anos começei pela minigeste  e depois trocaram me para a genericus ha coisa de 6meses ou mais , e nunca tive problemas, mas ha uns dias tive doente com dores de cabeça e tomei ben-u-ron e brufen e passado 4dias tive relaçoes sem preservativo sera que tou gravida?

  • ana

    Dr.faço uso de ciclofemme e estou tomando azitromicina.corro o risco de engravidar?grata.Ana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Ana

    Boa noite! Eu gostaria de saber se no espaço de tempo em que espero que o período me venha, se posso ter relações sexuais sem preservativo?Por exemplo: Eu vou acabar a toma da pílula na quarta-feira, depois o período vem-me no domingo e retomo a toma da pílula na quinta-feira… A partir de quarta-feira posso na mesma ter relaçãoes sexuais sem preservativo? Obrigada pela atenção! Cumprimentos,Ana Oliveira

  • Vanessa

    Estou tomando prednisona, reuquinol e methotrexate, esses medicamentos anulam o efeito do diane 35 ou de outro anticoncepcional?? 

  • dica

    gostaria de saber se o tamiflu utilizado no tratamento de pessoas com suspeita da gripe interfere no efeito do anticoncepcional???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Tharahme

    Olá,
    Gostaria de saber se depakot e sertralina cortam o efeito do anticoncepcional.
    grata
    thaisa

  • Nanda_carmo5

     Tomo o anticoncepcional Level. Gostaria de saber se o óleo de coco em capsulas tira ou diminuem o efeito do anticoncepcional?

  • Ana

    Boa tarde!Eu gostaria de saber se os seguintes medicamentos interferem com a eficácia da pílula “ Etinilestradiol + Gestodeno Generis ( 0,020mg + 0,075 mg ) “ ?                – Ben – u ron ( paracetamol ) 1g                – Ibuprofeno ( comprimidos revestidos ) 600mg                – Ogasto ( Lansoprazol – comprimidos orodispersíveis ) 30mg                – Amoxicilina + Ácido Clavulânico Generis ( 875mg + 125 mg ) – comprimidos revestidos por película                – Magnesona ( Pidolato de magnésio ) 1,5g / 10ml – ampolas bebíveis Cumprimentos,Ana

  • Najara_paula

    Tamiram e desloratadina tiram o efeito do yaz?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Mrzee

    Olá Dr. Pedro!

    Minha namorada toma Yasmin (aprox. 7 anos) e gostaria de saber se o Munoril (Fosfomicina) altera o efeito do anticoncepcional Yasmin.

    Obrigado,

    Luiz A.

  • Dadirjunior

    minha namorado estava com infecção de urina e começou a tomar o cefalexina, esse remédio vai corta o efeito do YASMIM (anticoncepcional), e tivemos relação sem camisinha…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não

  • Carla_alves_7

    boa tarde!

    Gostaria de saber se estes medicamentos interferem com a pilula. entao os medicamentos sao: pastilhas tantum verde, o vibrocil e o tarax.

    obrigado carla

  • http://profile.yahoo.com/XMOU64GFQ7KF6LRFELDQXDWBIE Thais Torres

    Olaa..
    tomei o medicamento ” metronidazol” por sete dias. Parei de tomar cinco dias ates da minha menstruação .. mas não desceu! esta atrasada a duas semanas. já fiz dois testes de gravidez e deu negativo..
    gostaria de saber se esta medicação pode ocorrer o atraso??

  • http://profile.yahoo.com/XMOU64GFQ7KF6LRFELDQXDWBIE Thais Torres

    Olaa..
    tomei o medicamento ” metronidazol” por sete dias. Parei de tomar cinco dias ates da minha menstruação .. mas não desceu! esta atrasada a duas semanas. já fiz dois testes de gravidez e deu negativo..
    gostaria de saber se esta medicação pode ocorrer o atraso??

  • Tania

    tenho 44 anos e a 6 anos tomo contracept trimestral pois tenho mioma gostaria de saber se tem algum mrisco por eu tomar esse medicamento a tanto tempo desseram que o uso desse medicamento pode causar trombose mas eu não bebo bebida alcólica e nem fumo

  • Tania

    tenho 44 anos e a 6 anos tomo contracept trimestral pois tenho mioma gostaria de saber se tem algum mrisco por eu tomar esse medicamento a tanto tempo desseram que o uso desse medicamento pode causar trombose mas eu não bebo bebida alcólica e nem fumo

  • Driiclinda

    Olá, gostaria de saber se Mesacol 800 mg, corta ou diminui o efeito do anticoncepcional Allestra 20 ?  
    Obrigada :)

  • Mac

    Tomava o anticoncepcional elani ciclo durante 3 anos, e resolvi trocar esse mes pelo belara, so q faltando uma semana para a cartela acabar a minha menstruaçao desceu, tem algum problema? eu tenho q parar de tomar?

  • Jagi_sagara Sx

    Olá! Gostaria de saber se o Clonazepam corta o efeito do anticoncepcional;

  • Lídia

    Por favor, gostaria de saber se no anticoncepcional Elani 28 tem pílulas placebo? Muito obrigada!!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que eu saiba não. Mas sugiro que você confirme com o seu ginecologista.

  • Josynha16

    ola, estou com uma duvida e gostaria que me ajudasse se possivel:
    tomo anticomcepcional primera 30 todos os dias no msmo horario, certinho, e esses dias tive de tomar amoxilina 500mg, na semana em que tomei amoxilina me cuidei durante as relacoes,mas somente nessa semana em que estava usando antibiotico. faz 4 dias q terminei a cartela de anti e ja era pra ter vindo a menstruacao e ainda nada. pode ter influenciado em alguma coisa? ah chances de estar gravida?

  • Jessica

    Estou tomando Lansoprazol, e tomo elani ciclo, este medicamento interfere com o anticoncepcional?

    Obrigada

  • Darkrocket0102

    Boa noite, se possível eu gostaria de ter minha pergunta respondida. Por conta de uma infecção urinaria minha namorada tomou o antibiótico Norfloxacina por uma semana, como previsto desceu para ela 4 dias depois que parou o antibiótico, ela recomeçou outra cartela do Qlaira no quinto dia, eu gostaria de saber se tem algum problema, ela tomou certinho o anticoncepcional, esta quase no final, mais eu estou meio paranoico porque ela engordou. Então, o antibiótico poderia ter diminuído a eficacia mesmo ela tendo parado de toma-lo 5 dias antes de começar uma nova cartela do anticoncepcional?Obs:nessa cartela não usamos camisinha.

  • Darkrocket0102

    Boa noite, se possível eu gostaria de ter minha pergunta respondida. Por conta de uma infecção urinaria minha namorada tomou o antibiótico Norfloxacina por uma semana, como previsto desceu para ela 4 dias depois que parou o antibiótico, ela recomeçou outra cartela do Qlaira no quinto dia, eu gostaria de saber se tem algum problema, ela tomou certinho o anticoncepcional, esta quase no final, mais eu estou meio paranoico porque ela engordou. Então, o antibiótico poderia ter diminuído a eficacia mesmo ela tendo parado de toma-lo 5 dias antes de começar uma nova cartela do anticoncepcional?Obs:nessa cartela não usamos camisinha.

  • Silvania

    Boa tarde, tenho 19 anos tomo anticoncepcional (ciclo 21) á mais de 2 anos e faz 6 meses que não menstruo. Não sinto dores, as vezes desconforto. fiz teste de gravidez e esta descartada a possibilidade.
    Gostaria de saber se é devido o tempo tomando o anticoncepcional… devo parar de tomar?
    Aguardo resposta!
    Grata!
    Silvania.

  • Lyliana

    Doutor Pedro, li vários comentários aqui no seu blog e pude tirar muitas dúvidas. Vi também que o senhor respondeu a uma pessoa que o cetoprofeno (Profenid) não corta o efeito da pílula anticoncepcional, certo?

    A minha dúvida é a seguinte: Estava com a garganta inflamada, tomei o profenid 100mg de 12 em 12 horas por 4 dias. Tomava às 10 horas da manhã e às 22 horas. Ocorre que, eu costumo tomar o anticoncepcional Yaz às 23:00 horas todos dos dias, e mesmo tomando o profenid às 22:00, continuei tomando o Yaz às 23:00. O senhor acha, que nesse caso, com o intervalo de apenas 1 horas, o profenid pode ter interferido no efeito do Yaz, diminuindo sua eficácia? Li as bulas de ambos os medicamentos e não encontrei nada que falasse a respeito de interação entre os dois.

    Obrigada, doutor!

    Meu nome é Lyliana!

  • Lyliana

    Doutor, boa tarde.

    O cetoprofeno (profenid 100mg) pode diminuir a eficácia do anticoncepcional Yaz se os dois medicamentos forem ingeridos com apenas uma hora de intervalo? Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Lyliana

    Doutor, boa tarde.

    O cetoprofeno (profenid 100mg) pode diminuir a eficácia do anticoncepcional Yaz se os dois medicamentos forem ingeridos com apenas uma hora de intervalo? Obrigada!

  • Lyliana

    Gostaria de saber se o cetoprofeno (profenid 100mg) diminui a eficácia do anticoncepcional se os dois medicamentos forem ingeridos com apenas 1 hora de intervalo? Obrigada!

  • Lyliana

    Gostaria de saber se o cetoprofeno (profenid 100mg) diminui a eficácia do anticoncepcional se os dois medicamentos forem ingeridos com apenas 1 hora de intervalo? Obrigada!

  • Hanna

    Gostaria de saber se a ingestão de alprazolam 0,25 mg duas vezes diminui a eficácia de anticoncepcionais orais? No caso faço uso de Elani Ciclo. Obrigada

  • Larissa

    Uso “mesigyna”, o uso do metronidazol altera o efeito deste anticoncepcional?
    Alem desta tenho outra duvida, sei que nao é recomendado relaçoes sexuais durante o tratamento, mas tem alguma recomendaçao sobre qnt tempo apos a relação posso começar o tratamento?
    E por ultimo, posso ir a piscina durante esse tratamento?
    Desde ja agradeço e aguardo a resposta!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é preciso atrasar o tratamento só pq vc teve relações recentes.
      Qual seria o problema da piscina?

  • Larissa

    Uso “mesigyna”, o uso do metronidazol altera o efeito deste anticoncepcional?
    Alem desta tenho outra duvida, sei que nao é recomendado relaçoes sexuais durante o tratamento, mas tem alguma recomendaçao sobre qnt tempo apos a relação posso começar o tratamento?
    E por ultimo, posso ir a piscina durante esse tratamento?
    Desde ja agradeço e aguardo a resposta!

  • Gabrielle Santos

    Tomo o anticoncepcional Gracial e minha menstruação é super regular vindo sempre no último domingo do mês e em sequência de 3 dias, só que veio no último domingo de agosto 26/08/2012 e sábado passado de novo 10/08/2012, sendo que eu estava tomando o remédio. E hoje, 14/09 ela ainda permanece com o fluxo forte. Alguém sabe me dizer o que está acontecendo?

  • Alessi

    quero saber se a sertralina e orlistat interfere no anticonsepcional

  • Alessi

    quero saber se a sertralina e orlistat interfere no anticonsepcional

  • Alessi-itu30

    ola meu nome é alessi, quero saber se os remedios de emagrecer sertralina e orlistat interfere na pilula que tomo ha 10 anos gracial obrigado

  • Alessi-itu30

    ola meu nome é alessi, quero saber se os remedios de emagrecer sertralina e orlistat interfere na pilula que tomo ha 10 anos gracial obrigado

  • Alessi-itu30

    ola, meu nome é liane e gostaria de saber se posso tomar sertralina e orlistat, tomando gracial, nao tira o efeito. obrigado

  • Cleide Reis

    Dr, com orientação da minha médica, ja trocamos de anticoncepcional por 3 vezes, mas todos eu continuo menstruando uns 15 a 20 dias. Estou usando antic continuo, para não menstruar, visto que tenho endometriose. Mas todos que ela me receitou são com a mesma dosagem…. Ela não quer aumentar a dosagem, acho que esta conduta não está correta, pois não está surtindo o efeito esperado. O senhor pode me indicar um antic com dosagem maior? Obrigada!

  • Cleide Reis

    Dr, com orientação da minha médica, ja trocamos de anticoncepcional por 3 vezes, mas todos eu continuo menstruando uns 15 a 20 dias. Estou usando antic continuo, para não menstruar, visto que tenho endometriose. Mas todos que ela me receitou são com a mesma dosagem…. Ela não quer aumentar a dosagem, acho que esta conduta não está correta, pois não está surtindo o efeito esperado. O senhor pode me indicar um antic com dosagem maior? Obrigada!

  • GVT

    Dr. Pedro,

    Minha namorada menstruou pela última vez no dia 28/08, e no dia 11/09 tomou pela primeira vez a injeção contraceptiva trimestral.

    Ontem, dia 15/09, tivemos várias relações sexuais sem preservativo, as quais quatro houveram ejaculação.

    Estou ciente de que o risco de engravidar dispondo desse método anticoncepcional é inferior a 1%, mas queria saber se por ter ocorrido mais de uma ejaculação, pela injeção ser bem recente e por ela não ter a idade recomendada para tal método, há algum risco.

    Grato,
    Vitor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é preciso atrasar o tratamento só pq vc teve relações recentes.
    Qual seria o problema da piscina?

  • Cristina Oliveira

    Prezado Dr. Pedro, boa tarde.
    Tenho herpes genital há 01 ano e 06 meses, e comecei a tomar o anticoncepcional Qlaira da Bayer há 06 meses, e desde então tenho aparições de herpes genital todos os meses e consecutivas. Terminando uma começa outra. Gostaria de saber se o uso do anticoncepcional tem alguma relação com essas aparições da herpes.

    Desde já agradeço!

  • Cristina Oliveira

    Prezado Dr. Pedro, boa tarde.
    Tenho herpes genital há 01 ano e 06 meses, e comecei a tomar o anticoncepcional Qlaira da Bayer há 06 meses, e desde então tenho aparições de herpes genital todos os meses e consecutivas. Terminando uma começa outra. Gostaria de saber se o uso do anticoncepcional tem alguma relação com essas aparições da herpes.

    Desde já agradeço!

  • Maah Veiga

    Dr. Pedro,
    Eu tomava o anticoncepsional injetavel perlutan. Tomei por volta de 3 anos, e agora parei pois quero engravidar. Li aqui mesmo no site, que quando a mulher faz uso de qualquer anticoncepcional no periodo acima de 1 ano, ela fica como que “segura” por +/- de 1 à 3 anos, mas minha mesntruação está muito irregular. Desceu 2 vezes em apenas um mes, no intervalo de 1 semana. E já este mês, notei um sangramento que de inicio pensei que fosse a menstruação normal, mas nao era.
    Será que por essas circunstancias ja estou gravida?
    Aguardo a resposta.
    Atenciosamente Mayara

  • Isabelly_m6

    Bom dia Dr. Pedro,

    Gostaria de tirar uma dúvida. Iniciei o tratamento com o metronidazol dois dias depois de ter uma relação, estava tomando a pílula (Diane 35) normalmente, e a relação foi com coito interrompido.
    Lendo a bula do anticoncepcional, há advertência sobre a necessidade de outro método contraceptivo durante o tratamento e 7 dias depois. Mas diz que devo iniciar a próxima cartela sem a pausa caso os 7 dias de proteção extra ultrapassem o fim da cartela. Isso é mesmo necessário? Não fazer a pausa é algo que realmente não me faz sentir bem. Uma outra dúvida é, fiz um teste de sangue de gravidez 11 dias depois da última relação (a que mencionei), ou seja 9 dias depois do inicio do tratamento com o metranidazol, e deu negativo, o resultado é confiável certo?

    Desde já agradeço pela atenção.

  • Isabelly_m6

    Bom dia Dr. Pedro,

    Gostaria de tirar uma dúvida. Iniciei o tratamento com o metronidazol dois dias depois de ter uma relação, estava tomando a pílula (Diane 35) normalmente, e a relação foi com coito interrompido.
    Lendo a bula do anticoncepcional, há advertência sobre a necessidade de outro método contraceptivo durante o tratamento e 7 dias depois. Mas diz que devo iniciar a próxima cartela sem a pausa caso os 7 dias de proteção extra ultrapassem o fim da cartela. Isso é mesmo necessário? Não fazer a pausa é algo que realmente não me faz sentir bem. Uma outra dúvida é, fiz um teste de sangue de gravidez 11 dias depois da última relação (a que mencionei), ou seja 9 dias depois do inicio do tratamento com o metranidazol, e deu negativo, o resultado é confiável certo?

    Desde já agradeço pela atenção.

  • Tays_castagnera

    bom dia
    eu queria saber se o cystex corta o efeito do anticoncepicional?

  • Tays_castagnera

    bom dia
    eu queria saber se o cystex corta o efeito do anticoncepicional?

  • Janetemellon

    Bom dia, Dr. Pedro:
    Gostaria de saber se os remédios que tenho que tomar corta o efeito do anticoncepcional. Pois estou com gastrite nervosa e tenho que e tomar os remédios são: Omeprazol 200 mg por 2 meses, Amoxacilina 500 mg e claritromicina 500 mg. Pois tomo o anticoncepcional(Elani Ciclo) a pouco tempo foi trocando pela minha médica. Espero Responda, por favor. Obrigado.

  • Janetemellon

    Bom dia, Dr. Pedro:
    Gostaria de saber se os remédios que tenho que tomar corta o efeito do anticoncepcional. Pois estou com gastrite nervosa e tenho que e tomar os remédios são: Omeprazol 200 mg por 2 meses, Amoxacilina 500 mg e claritromicina 500 mg. Pois tomo o anticoncepcional(Elani Ciclo) a pouco tempo foi trocando pela minha médica. Espero Responda, por favor. Obrigado.

  • jhully

    Bom dia, Dr. Pedro!
    Gostaria de saber se o antibiótico norfloxacino corta o efeito do anticoncepcional tâmisa 20 ?
    obrigada! Jhully .

  • Cristiane_olive

    Olá Dr. Gostaria de saber se alguns desses medicamentos cortam o efeito do anticoncepcional adolles- (Retemic, Tensulan, Subtramina)

    Obrigado. Cris

  • Bia Camargo

    Olá……eu li num determinado site que se não tomar o anticoncepcional na mesma hora todos os dias ele não faz efeito…..isso é mito ou verdade Dr???
    desde já agradeço…….Bia

  • Bia Camargo

    Olá……eu li num determinado site que se não tomar o anticoncepcional na mesma hora todos os dias ele não faz efeito…..isso é mito ou verdade Dr???
    desde já agradeço…….Bia

  • Ana

    Boa tarde!

    A minha dúvida é a seguinte:
    Tive de ir fazer um exame aos rins, não sei o nome do exame mas, antes de o ir fazer tive de levar uma injecção ( penso que é a chama “injecção de contraste” ) e só passado umas 3h/3h30 é que fui fazer o exame.

    A eficácia da pílula poderá estar comprometida devido à injecção?

    Agradeço a sua atenção!

    Cumprimentos,
    Ana

  • Ana

    Boa tarde!

    A minha dúvida é a seguinte:
    Tive de ir fazer um exame aos rins, não sei o nome do exame mas, antes de o ir fazer tive de levar uma injecção ( penso que é a chama “injecção de contraste” ) e só passado umas 3h/3h30 é que fui fazer o exame.

    A eficácia da pílula poderá estar comprometida devido à injecção?

    Agradeço a sua atenção!

    Cumprimentos,
    Ana

  • Cristiane_olive

    Olá Dr. Gostaria de saber se alguns desses medicamentos cortam o efeito do anticoncepcional adolles- (Retemic, Tensulan, Subtramina)

    Obrigado. Cris

  • Ana

    Bom dia!

    Gostaria de saber se o medicamento ” Ibuprofeno ratiopharm 600mg ” interfere com a eficácia da pílula?

    Agradeço a sua atenção!

    Cumprimentos,

    Ana

  • Ana

    Boa noite!

    Gostaria de saber se o medicamento ” Ramipril Generis – 2,5mg cápsulas ” interfere com a eficácia da pílula ” Etinilestradiol + Gestodeno ( 0,020mg + 0,075mg ) – Generis ” ?

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não

  • Ana

    Boa noite!

    Gostaria de saber se o medicamento ” Ramipril Generis – 2,5mg cápsulas ” interfere com a eficácia da pílula ” Etinilestradiol + Gestodeno ( 0,020mg + 0,075mg ) – Generis ” ?

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não

  • amanda

    boa noite, tomei norfloxacino para combater uma infecção urinário durante um ciclo menstrual, até o dia 13/10 , e no dia 15/10 comecei a tomar meu anticoncepcional (Level) normalmente, o norfloxacino pode ter cortado o efeito do anticoncepcional a partir do dia 15?

  • amanda

    boa noite, tomei norfloxacino para combater uma infecção urinário durante um ciclo menstrual, até o dia 13/10 , e no dia 15/10 comecei a tomar meu anticoncepcional (Level) normalmente, o norfloxacino pode ter cortado o efeito do anticoncepcional a partir do dia 15?

  • Jujuzinhapiress

    Doutor, tomo minesse desde o começo do ano. No ultimo dia 15 de outubro comecei a tomar tamiram, indicado pelo meu ginecologista. Ele disse que o remedio nao interferia no efeito do meu anticoncepcional.Três dias depois de dar inicio ao tratamento com o tamirim, tive relacao sexual desprotegida, mas ele nao ejaculou dentro. Me esclareça, se o antibiotico realmente cortasse o efeito da pilula, nesse intervalo de 3 dias eu poderia ovular e engravidar? Sei antibiotico cortasse mesmo o efeito da pilula, nao deveria haver um sangramento daqueles que ocorrem quando se para a pilula? Obrigada.

  • Jujuzinhapiress

    Doutor, tomo minesse desde o começo do ano. No ultimo dia 15 de outubro comecei a tomar tamiram, indicado pelo meu ginecologista. Ele disse que o remedio nao interferia no efeito do meu anticoncepcional.Três dias depois de dar inicio ao tratamento com o tamirim, tive relacao sexual desprotegida, mas ele nao ejaculou dentro. Me esclareça, se o antibiotico realmente cortasse o efeito da pilula, nesse intervalo de 3 dias eu poderia ovular e engravidar? Sei antibiotico cortasse mesmo o efeito da pilula, nao deveria haver um sangramento daqueles que ocorrem quando se para a pilula? Obrigada.

  • Anapaula

    Doutor Sertralina 50mg 1 ao dia tira o efeito do anticoncepcional?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Jujuzinhapiress

    Doutor, levofloxacino tira efeito do minesse?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

      • Jujuzinhapiress

        Obrigada pela resposta, doutor. Só depois que li as regras pra perguntas eu refiz meu questionamento!

  • Jujuzinhapiress

    Doutor, levofloxacino tira efeito do minesse?

  • tomo diane a 11 mes a tomei amoxilina por 7 dias pode ocorre de engravida nesse periodo

  • claudia

    dr eu faço o uso de mesacol mmx posso tomar sibutramina

  • claudia

    dr eu faço o uso de mesacol mmx posso tomar sibutramina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Jujuzinhapiress

    Obrigada pela resposta, doutor. Só depois que li as regras pra perguntas eu refiz meu questionamento!

  • andreia

    queria saber se tomar uma injeção de benzetacilcorta o efeito do anticoncepcional cerzette?

  • andreia

    queria saber se tomar uma injeção de benzetacilcorta o efeito do anticoncepcional cerzette?

  • Barbara

    Dr., o uso diário da Ritalina 10 mg (que usarei p/ aumentar concentração) pode contar o efeito do anticoncepcional (gracial)?
    Grata pela atenção e resposta

  • aninha

    ENAX- equinacea purpurea inibe o efeito do selene?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sei. Medicamentos fitoterápicos habitualmente não passam por estudos clínicos rigorosos antes de serem comercializados. Não posso opinar sobre situações que não foram estudadas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não sei. Medicamentos fitoterápicos habitualmente não passam por estudos clínicos rigorosos antes de serem comercializados. Não posso opinar sobre situações que não foram estudadas.

  • Léo

    Doutor…Tive relação com ejaculação com minha namorada, no sábado 20/10. Ela tinha iniciado uma nova cartela anticoncepcional na quinta 18/10. Porém, hoje, 30/10 ela irá necessitar tomar amoxilina, devido a inflamções no ouvido e garganta. A dúvida é, ela corre risco de gravidez, pelo fato do antibiotico cortar o efeito do anticoncepcional? Desde já agradeço.

  • Léo

    Doutor…Tive relação com ejaculação com minha namorada, no sábado 20/10. Ela tinha iniciado uma nova cartela anticoncepcional na quinta 18/10. Porém, hoje, 30/10 ela irá necessitar tomar amoxilina, devido a inflamções no ouvido e garganta. A dúvida é, ela corre risco de gravidez, pelo fato do antibiotico cortar o efeito do anticoncepcional? Desde já agradeço.

  • polyana

    Dr. meu marido de brincadeira colocou meu anticoncipicional no freeze, ficou lá por umas 12 hora, isso pode acarretar em gravides, ou não afeta em nada o contraceptivo.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É provável que afete. Na bula costuma haver orientações sobre a temperatura ideal para armazenamento do medicamento.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É provável que afete. Na bula costuma haver orientações sobre a temperatura ideal para armazenamento do medicamento.

  • Jejessyca22k

    estou tomando anticoncepcional tess já estou na 4 cartela, tomando corretamente, mas a ultima cartela 1 semana antes de acabar a cartela comecei a sangrar, continuei tomando e parei os 7 dias,comecei a tomar uma nova cartela, mas mesmo assim continuo sangrando muito, ja tomei 6 comprimidos o que devo fazer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não encontrei nenhum relato sobre interação.

  • Anna

    Olá Dr, gostaria de saber se o Monuril reduz a eficácia do anticoncepcional Yumi. Obrigada.

  • Juliana Esxg

    olá Dr.

    Gostaria de saber com quanto tempo de uso,o anticoncepcional ciclo femina injetável é 100% de efcaz uma semana,um mes, dois???

  • Renata

    Olá, Dr. Pedro. Faço uso de anticoncepcional há 6 anos. Ontem, na 16¹ pílula da cartela percebi um sangramento que segue até hoje. Esse mês esqueci de tomar a primeira pílula da cartela, tomei assim que lembrei, no dia seguinte, juntamente com a segunda pílula. Mantive relações sexuais sem preservativo durante a primeira semana. Devo cessar o tratamento ou continuo até acabar a cartela? Se continuar o tratamento e a menstruação não vier na pausa de 7 dias que procedimentos devo seguir? Grata.

  • Renata

    Olá, Dr. Pedro. Faço uso de anticoncepcional há 6 anos. Ontem, na 16¹ pílula da cartela percebi um sangramento que segue até hoje. Esse mês esqueci de tomar a primeira pílula da cartela, tomei assim que lembrei, no dia seguinte, juntamente com a segunda pílula. Mantive relações sexuais sem preservativo durante a primeira semana. Devo cessar o tratamento ou continuo até acabar a cartela? Se continuar o tratamento e a menstruação não vier na pausa de 7 dias que procedimentos devo seguir? Grata.

  • http://profile.yahoo.com/3IOX5ZTF2QV7RQL5CEXISYT5RU Renata

    Tomo o anticoncepcional Elani 21, ele pode ter alguma interação com antihipertensivos?

  • http://profile.yahoo.com/3IOX5ZTF2QV7RQL5CEXISYT5RU Renata

    Tomo o anticoncepcional Elani 21, ele pode ter alguma interação com antihipertensivos?

  • AnaOliveira90

    Boa noite!

    Eu tomava/tomo a pílula genérica da Harmonet ” Etinilestradiol + Gestodeno (0,020mg+0,075mg) Generis ” …
    Fui buscar ao posto médico mais caixas e deram-me a “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)”. O nome é diferente mas a composição igual!
    Não há problema, pois não? Continuo na mesma protegida, certo? Não conta como se estivesse a mudar de pílula pois não? Posso continuar a tomar normalmente, certo?

    Agradeço a sua atenção!

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Oliveira

  • AnaOliveira90

    Boa noite!

    Eu tomava/tomo a pílula genérica da Harmonet ” Etinilestradiol + Gestodeno (0,020mg+0,075mg) Generis ” …
    Fui buscar ao posto médico mais caixas e deram-me a “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)”. O nome é diferente mas a composição igual!
    Não há problema, pois não? Continuo na mesma protegida, certo? Não conta como se estivesse a mudar de pílula pois não? Posso continuar a tomar normalmente, certo?

    Agradeço a sua atenção!

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Oliveira

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É o mesmo remédio.

  • Guest

    Boa tarde!
    O medicamento “Piracetam ratiopharm 1200mg ” interfere com a eficácia da pílula “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)” ?

    Agradeço a sua atenção!
    Com os melhores cumprimentos,
    Ana

  • Caaamila

    oi doutor meu caso é o seguinte,gostaria de saber se corro risco fazendo sexo um dia antes de começar á tomar o primeiro comprimido anticoncepcional sendo que não usei camisinha,mas ele não gozou dentro? tomo o anticoncepcional tess á 6 anos

  • Caaamila

    oi doutor meu caso é o seguinte,gostaria de saber se corro risco fazendo sexo um dia antes de começar á tomar o primeiro comprimido anticoncepcional sendo que não usei camisinha,mas ele não gozou dentro? tomo o anticoncepcional tess á 6 anos

  • lolla18

    me ajudaaaa…
    tenho 24 anos, eu era virgem ate o dia 11/12. quando vajei pra casa do meu namorado e fiquei ate dia 17. todos os dias tivemos relaçao sem camisinha.
    eu tomo anticoncepcional a 3 meses da cartela dos 21 dias e dia 13/12 tomei o ultimo comprimido. dia 15 e 16 tomei o dia d, o de 12 horas cada. Passou 5 dias e nada da minha menstruação vim fui a farmaceutica, ela falou que meu corpo tava um uma bomba de hormonio, que por ter tomado dia d minha menstru desregularia que era pra iniciar a cartela do anti quando desdesse a menstru.
    passou 8 dias comecei sentir dor de cabeça e um pouco de colica.. veio um sangue bem preto, depois ficou vermelho vermelho um pouco marrom por 2 dias, e segui a orientação tomei o ant. Pela ausencia da mentruação parei de tomar o ant mas tenho sentido muita dor de cabeça embrulho no estomago muita vontade de fazer xixi.. saiu ate um sangramento na urina e no papel higienico mas só foi uma vez.. fiz teste caseiro com urina e cloro deu positivo… n sei se to gravida… n sei se meu corpo ta liberando o hormonio a mais e to sentindo os efeitos do dia d… o que acontece ?? me ajuda to desesperada

  • lolla18

    me ajudaaaa…
    tenho 24 anos, eu era virgem ate o dia 11/12. quando vajei pra casa do meu namorado e fiquei ate dia 17. todos os dias tivemos relaçao sem camisinha.
    eu tomo anticoncepcional a 3 meses da cartela dos 21 dias e dia 13/12 tomei o ultimo comprimido. dia 15 e 16 tomei o dia d, o de 12 horas cada. Passou 5 dias e nada da minha menstruação vim fui a farmaceutica, ela falou que meu corpo tava um uma bomba de hormonio, que por ter tomado dia d minha menstru desregularia que era pra iniciar a cartela do anti quando desdesse a menstru.
    passou 8 dias comecei sentir dor de cabeça e um pouco de colica.. veio um sangue bem preto, depois ficou vermelho vermelho um pouco marrom por 2 dias, e segui a orientação tomei o ant. Pela ausencia da mentruação parei de tomar o ant mas tenho sentido muita dor de cabeça embrulho no estomago muita vontade de fazer xixi.. saiu ate um sangramento na urina e no papel higienico mas só foi uma vez.. fiz teste caseiro com urina e cloro deu positivo… n sei se to gravida… n sei se meu corpo ta liberando o hormonio a mais e to sentindo os efeitos do dia d… o que acontece ?? me ajuda to desesperada

  • AnaOliveira90

    Boa tarde!

    O medicamento ” Dol-u-ron (paracetamol+codeína) Forte” interfere com a eficácia da pílula “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)” ?

    Agradeço a sua atenção!!

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Oliveira

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Guest

    Boa noite!

    Os medicamentos “Azitromicina” e o “Ananase” interferem com a eficácia da pílula “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)” ?
    Se sim, diga-me como devo proceder para não engravidar.

    Agradeço a sua atenção!

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Oliveira

  • AnaOliveira90

    Boa noite!

    Os medicamentos “Azitromicina” e o “Ananase” interferem com a eficácia da pílula “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)” ?
    Se sim, diga-me como devo proceder para não engravidar.

    Agradeço a sua atenção!

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Oliveira

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Guest

    Boa noite!

    Os medicamentos “Azitromicina” e o “Ananase” interferem com a eficácia da pílula “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)” ?
    Se sim, diga-me como devo proceder para não engravidar.

    Agradeço a sua atenção!

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Oliveira

  • Andressa Schäfer Lima corrêa

    Dr gostaria de fazer uma pergunta.
    Eu tomo o anticoncepcional diclin a 5 anos. vou fazer uma operação para retirar o dente siso e provavelmente vou fazer tratamento de 7 dias com o amoxilina. nesse período de tratamento eu tenho que deixar terminar a cartela do diclin pra depois na outra cartela eu estar tranquila?

  • http://twitter.com/babiddp Bárbara Porciúncula

    Boa noite Dr. Sem mais sobre os motivos, gostaria de saber se o uso de perlutam 1x ao mes (em dias esporádicos e nao no 8° dia de menstruaçao), pode interferir no meu anticoncepcional diario (microvilar)?
    Sei que os dois sao contraceptivos, mas o perlutam vou usar para aumentar o nivel de estradiol no organismo, que devido alguns outros remedios, está baixo, assim como a testo está elevada.
    Não quero trocar meu anticoncepcional, porque uso a 7 anos o microvilar e semrpe deu muito certo pra mim e nada de efeito colateral. Creio que por alguns meses só usarei o perlutam, posso aplicar 1x ao mes sem medo que ele interfira na açao do microvilar?

  • http://profile.yahoo.com/WPU4LWSMC6NPCTV7IDVKWVLSCI Lygia

    Ola Dr
    Tenho uma duvida,
    Fiz o teste de gravidez ( exame de sangue) e deu negativo, Minha duvida é, como estou tomando floximed 400mg, isso interfere no exame, ou não?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • http://profile.yahoo.com/WPU4LWSMC6NPCTV7IDVKWVLSCI Lygia

    Ola Dr
    Tenho uma duvida,
    Fiz o teste de gravidez ( exame de sangue) e deu negativo, Minha duvida é, como estou tomando floximed 400mg, isso interfere no exame, ou não?

  • AnaOliveira90

    Boa noite!

    Gostaria de tirar uma dúvida:
    Eu estou a tomar a pílula “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)”, mas vou mudar para a pílula “Desogestrel, Cerazette, 0.075mg”… Sei que mal acabe a carteira referente à Minigeste começo logo a tomar a carteira da Desogestrel, sem interrupção… mas necessito de usar preservativo após começar a tomar a Desogestrel ou estou automaticamente protegida pela pílula?

    Agradeço a sua atenção!

    Com os melhores cumprimentos!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal é se proteger no primeiro mês.

  • Guest

    Boa noite!

    Eu estive internada e foi-me administrado juntamente com o soro um medicamento que não percebi bem o nome, penso que era “Noratil” ( analgésico ) e também me foi posto debaixo da língua um comprimido da familia do medicamento ” Valium “.

    Algum desses medicamentos, incluindo o soro, interfere com a eficácia da pílula “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)” ?

    Com os melhores cumprimentos!

  • KarenM2

    Doutor, vou começar a tomar um suplemento chamado Forever Fields Of Greens, gostaria muito de saber se tem algum efeito contra o anticoncepcional, eu tomo o ciclo 21. Sera que ele corta o efeito do anti? Posso tomar ele sem problemas? Desde já obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não conheço esse suplemento para poder opinar.

  • KarenM2

    Doutor, vou começar a tomar um suplemento chamado Forever Fields Of Greens, gostaria muito de saber se tem algum efeito contra o anticoncepcional, eu tomo o ciclo 21. Sera que ele corta o efeito do anti? Posso tomar ele sem problemas? Desde já obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não conheço esse suplemento para poder opinar.

  • AnaOliveira90

    Boa noite!

    Eu estive internada e foi-me administrado juntamente com o soro um medicamento que não percebi bem o nome, penso que era “Noratil” ( analgésico ) e também me foi posto debaixo da língua um comprimido da familia do medicamento ” Valium “.
    Algum desses medicamentos, incluindo o soro, interfere com a eficácia da pílula “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)” ?

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Oliveira

  • Marcela Andrade

    Boa tarde, gostaria de saber se um suplemento do tipo “pré-treino” como o No ShotGun influencia interfere no efeito do anticoncepcional (Iumi)?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu não faço a menor ideia do existe dentro destes suplementos para malhar. Não sei nem se confiável o que vem escrito na embalagem. O ideal é entrar em contato com o fabricante.

  • Marcela Andrade

    Boa tarde, gostaria de saber se um suplemento do tipo “pré-treino” como o No ShotGun influencia interfere no efeito do anticoncepcional (Iumi)?

  • Suziane Schneider Tidra

    Bom dia,

    Gostaria de saber se o medicamento Lamisil (cloridrato de terbinafina), interfere na ação esperada do anticoncepcional (uso o Yaz). Grata!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não encontrei nenhuma referencia a este fato na literatura.

  • http://profile.yahoo.com/T6SU2XRXIFJL3YPP33E7AIEIDI ana

    oi…tomei a injeçao benzetacil hoje e amanha tenho q começar a tomar o anticoncepcional selene amanha isso causara algum risco de gravidez?

  • http://profile.yahoo.com/UKWSDZTGVDB2URJVJH4FALSKWI Carolina Costa

    Gostaria de sabe se há perda de eficácia do uso de Qlaira com Tobradex e Depakene. Obrigada

  • Bárbara

    gostaria de saber se o antibiotico Cefalexina, corta o efeito do anticoncepcional.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poxa, a resposta está bem clara no texto.

  • AnaOliveira90

    Boa tarde!

    Eu vou ter de ir fazer 2 exames (TC Renal e Angio TC).
    Para a realização desses 2 exames tenho de ter uma preparação que é tomar o medicamento “Tavegyl” e vou levar uma injeção de contraste (não iónico).

    O que eu gostaria de saber é se o medicamento “Tavegyl” e a injeção poderão comprometer a eficácia da pílula “Minigeste (0,02mg+0,075mg Etiniestradiol+Gestodeno)” ?

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana

  • Deise

    Doutor, uma dúvida, o calmante Passiflora interfere na eficácia do anticoncepcional Femiane? Grata pela atenção.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • http://www.facebook.com/cityVilleka Ckcaa Kar

    olá os antidepressivos cloridrato de venlafaxina 150mg + o cloridrato de duloxina 30mg cortam o efeito do anticoncepcional(qlaira)? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

      • http://www.facebook.com/cityVilleka Ckcaa Kar

        muito obrigada

  • Maria Edivania

    Li no texto q alguns corticóides podem ter “seus efeitos colaterais potencializados pela associação com a pílula”, isso quer dizer q a pílula (Yaz) associada com o Aerolin (Salbutamol) não causa nenhum efeito de redução ou potencialização deles? O mesmo acontece com o Diflofenaco (Antiinflam.)

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Salbutamol e diclofenaco não têm interferência.

  • Henrique Moreira Retassariol

    Olá Doutor, obrigado pelo artigo! Gostaria de saber se o uso do antibiotico clavulin pode tirar o efeito do messygina injetavel? Obrigado!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Nat

    Dr., o medicamento Albendazol corta o efeito do anticoncepcional?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Bia

    Dr. tomei 1 bezetacil este mês e 3 comprimidos de azitromicina, isso pode reduzir a confiabilidade do meu anticoncepcional? (Gracial)

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Ivone Gabriela Abreu de Moraes

    bom… gostaria de saber se o medicamento Cetoconazol corta o efeito do anticoncepcional Femiane ?

    • Pedro Pinheiro

      Não costuma.

  • Tainan Santana

    Boa Noite!
    Dr. o medicamento Depakene pode interferir no efeito do anticoncepcional iumi?

    • Pedro Pinheiro

      Não costuma.

  • Ana Oliveira

    Boa noite,

    Gostaria de saber se os seguintes medicamentos interferem com a eficácia da mini-pílula “Cerazette – desogestrel”:
    - Ibuprofeno ou Brufen
    - Paracetamol ou Ben-u-ron
    - Pastilhas para a garganta

    Com os melhores cumprimentos!

    • Pedro Pinheiro

      Não.

  • felipe

    Ola doutor queria saber se a cefalexina corta o efeito do anticoncepsional

    • Pedro Pinheiro

      Não.

  • Raíssa

    Olá, benzetacil corta o efeito do anticoncepcional cerazette?

    • Pedro Pinheiro

      Não.

  • Pedro Pinheiro

    Não.

  • Bruna

    pondera( cloridrato de paroxetina) de 12, 5 e clonazepam 2 mg, cortam o efeito do pilem pilula do dia seguinte, tomei na primeira 72 e depois na 15 horas, agradecida

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • Letícia

    Gostaria de saber se o Goji Berry , corta efeito anticoncepcional ?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Que eu saiba, não.

  • Monica

    Vou realizar uma pequena cirurgia,e vou tomar anestesia local! Uso o antivoncepcional Mesygina…injetavel..mensalmente…a anestesia interfere na eficacia do anticoncepcional?

    Aguardo resposta,

    Grata

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • Paula Ferraz

    Doutor
    Parabéns pelo artigo!
    O antibiotico claritromicima corta o efeito do selene?

    Grata!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • Nat

    Dr., o anti-histamínico “Allexofedrin D” corta o efeito do anticoncepcional?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • besantos

    olá.
    vou fazer uma endoscopia alta com sedação (anestesia geral). Tomo a pílula yasmin, durante quanto tempo ficarei em risco da pílula não ser eficaz?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      A princípio, não há interação. De qualquer modo, pergunte ao anestesista que anestésico ele irá usar e se há alguma interação com o seu anticoncepcional.

  • http://kelem-gata@hotmail.com kely

    Dr.por favor gostaria muito de saber se o antibiotico Ciprofloxacino tira o efeito do anticoncepicional. Desde ja obrigada.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • Guilherme Melo

    Boa tarde Dr.
    Gostaria de saber se o antibiótico amoxicilina + clavulanato de potássio diminui ou corta o efeito do Anticoncepsional?!

    Grato desde já.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • Nat

    Dr., gostaria de saber se o antibiótico “azitromicina” (ASTRO) corta o efeito do anticoncepcional. Muito obrigada desde já!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • Rafaela

    Dr. fazer tratamento de vacina para alergia/rinite, imunologia, interfere no anticoncepcional Adoless? Obrigada

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • Gustavo

    Gostaria de saber se o antibiotico norflaxina corta o efeito dos anticoncepcionais, pois minha namorada começou a utiliza lo e nos sem sabermos tivemos relaçoes sem camisinha. muito obrigado

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

      • Rafaela

        Ele se referiu ao Norfloxacino? Se sim, ele afeta o anticoncepcional Elani Ciclo?

        • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

          Norfloxacino não corta efeito da pílula.

  • Dirlene

    Gostaria de saber se a cefalexina corta o efeito do anticoncepcional Iumi, obrigada

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

    • http://yoshimura@deinfra.sc.gov.br Claudia D Y Antunes

      Dr, tomei durante 10 dias o antibiotico Amoxicilina. Eu faço uso contínuo do anticoncepcional Diane 35, portanto, gostaria de saber se o Amoxicilina corta o efeito do Diane 35? E necessário o uso do preservativo antes e após o periodo com o Amoxicilina? Durante quanto tempo?

      • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

        Não corta.

  • Ana Oliveira

    Muito boa tarde!

    Eu gostaria de saber se os seguintes medicamentos diminuem ou retiram a eficácia da pílula “Cerazette 75 μg “: o medicamento “Metoclopramida 10mg” , o “Omeprazol 20mg” , o “Imodium Plus ” e o “Paracetamol 1000mg ” ?

    Gostaria ainda de saber o seguinte: Eu sei que se eu tiver diarreia nas 4h a seguir à toma da pílula que esta perde a eficácia, mas se tiver diarreia (líquida e em bastante quantidade) após as 4h a seguir à toma da pílula esta continua com a totalidade da eficácia. Correto?

    Obrigada!

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Oliveira

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      1- Não.
      2- Não perde eficácia.

  • Michelle dias

    estou tomando cefalexina e uso o anti diane 35 gostaria de saber se corta o efeito ?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não.

  • Regiane

    Dr, estou tomando Cerazzete, porém não estou mais amamentando, meu medico mandou que eu tomasse sem interrupção, porém vou precisar fazer tratamento com cefalexina, por cerazette não ser uma pilula combinada como as outras, eu posso correr o rico de engravidar durante o tratamento com cefalexina?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não interfere.

  • mariana

    tendo tomado benzetacil não ha problema em relaçoes desprotegidas? estou emendando yasmin á uns tres meses

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não interfere.

  • claudia

    os antibioticos “amoxilina” pode alterar o teste de sangue de gravidez? tomo 6comprimidos de 1000g por dia. com os melhores cumprimentos , claudia

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não altera.

  • Ju

    olá doutor gostaria de saber se o antibiotico Clavamox corta o efeito da pilula.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não.

  • Luiz

    Doutor, primeiramente gostaria de elogiá-lo pelo artigo.
    Minha dúvida é a seguinte: minha mulher toma o Qlaira. Recentemente, ela teve uma inflamação no dedo, e usou o pó do comprimido de Tetraciclina em cima do ferimento para desinflamar.
    Isso pode ter influenciado na eficácia da pílula? Grato!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não.

  • Melissa

    Tomei Aciclovir via oral e gostaria de saber se este interefere ou corta os efeitos do anticoncepcional Yasmin.

    obrigada

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não.

  • mariana

    Doutor , o medicamento Sédatif PC interfere na eficácia da pílula anticoncepcional ? Desde já agradeço !

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Eu não acredito em homeopatia. Eu acho que não interfere em nada, mas não há estudos científicos para dizer nem que sim nem que não.

  • Elza

    Doutor , gostaria de saber se Tylenol Sinus interfere na pílula anticoncepcional ? Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • eliz

    gabapentina corta o efeito do anticoncepcional?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu falo sobre isso no texto.

  • Mariana Sette

    Dr Pedro, gostaria de saber se o Avamys (Furoato de fluticasona) que pé um spray nasal utilizado no tratamento de alergias corta o efeito do anticoncepcional ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Bianca

    Gostaria de saber se os remédios Luftal e Buscopan Composto reduzem ou cortam o efeito do anticoncepcional Elani Ciclo. Desde já agradeço!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Maiara

    Olá Dr. Pedro. Fiz uso de cefalexina e azitromicina numa mesma semana devido a uma grave infecção na garganta. Faço uso também do anticoncepcional Diane 35, existe a possibilidade dos antibióticos terem cortado o efeito da pílula? Obrigada desde já!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há nenhum estudo que mostre que esses antibióticos cortam efeito da pílula.

  • Aline

    Doutor, tomo o anticoncepcional todos dia após o almoço. Teve um dia que tomei um chá da flor de são joão a noite apenas uma xicara e pela manhã tbm uma xicara, ou seja somente dois dias, tomei normalmente o anticoncepcional. tem alguma chance dele ter sido anulado por essa pequena quantidade de chá que tomei?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não dá para saber. O ideal é você não arriscar e usar camisinha até o fim do ciclo.

  • Juliana

    Dr, por favor, gostaria de saber por que na bula do Amoxicilina+Clavulanato diz haver interação com anticoncepcionais, diminuindo seu efeito.
    Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente por questões legais. Muitos remédios fazem isso com relação à pilula, administração na gravidez ou em pacientes com ins.renal crônica. Eles jogam pelo mais seguro.

  • Anynha Almeida

    ola doutor bom dia!Gostaria de saber se o diane 35 é muito forte?pois tomo ele alguns meses e sinto minhas pernas muito cansadas e com vazinhos,tambem o meu seio que fica o tempo todo dolorido.Isso é normal,ou tem algum problema?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há pílulas mais fracas. O ideal é você conversar com o seu ginecologista e ver se ele concorda com a troca.

  • Elisabeth L.

    Olá dr.Pedro, gostaria de saber se essas interações medicamentosas com a pílula anticoncepcional descritas na matéria, também se aplicam para o uso de anticoncepcionais injetáveis trimestrais? Utilizo o anticoncepcional depo provera 150 mg e tenho muitas dúvidas a respeito das interações medicamentosas com esse medicamento. Aguardo sua resposta, desde já obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não importa se é comprimido ou injetável. A interação é com os hormônios e não com a forma que eles são administrados.

      • Elisabeth L.

        Obrigada.

  • Fernanda

    Tomei dois comprimidos de amoxicilina no primeiro dia de pausa do ac. Posso engravidar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Estudos mostram que não interfere.

  • Lyllian

    Olá doutor,preciso tomar anti-inflamatório para uma inflamação no meu dedo do pé,gostaria de saber se alterará a eficácia do meu anticoncepcional(Femiane)?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

      • Lyllian

        Obrigada! E senão for muito incomodo,gostaria de esclarecer mais uma dúvida.Também estou tomando Fluconazol,este mediamento altera?Muitos dizem que não,outros dizem que sim,fico confusa.
        Subject: Re: New comment posted on PÍLULA ANTICONCEPCIONAL | Interações medicamentosas

  • patricia

    gostaria de saber se diazepam corta ou prejudica de alguma forma o efeito do anticoncepcional Selene?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Paula

    Estou tomando amoxicilina e anticoncepcional junto, infelizmente a camisinha falhou. Gostaria de saber se tem algum risco de gravidez mesmo tomando o anticoncepcional.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Habitualmente, não.

  • Ronilda

    ola estou tomando o anticoncepcional level e tive que comecar a tomar o antibiotico norfloxacino ele pode cortar o efeito do anticoncepcional,pois não usei camisinha tem o risco de engravida.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não corta.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não corta.

  • Daniele

    Dr., estou usando o Azitromicina Di-hidratada para tratamento de infecção de garganta e tb faço uso do Yasmin. Posso ter relações com meu marido sem camisinha, sem que haja o risco de uma gravidez?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Azitromicina não corta o efeito da pílula.

      • Daniele

        Obrigada, Dr…. adorei seu site!!!

  • Olivia

    Doutor, tomo anticoncepcional Allestra 30, e comecei a tomar um remédio pra acne Minociclina. Alguns sites falam que ele corta o efeito do anticoncepcional.. corta mesmo?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nenhum antibiótico, exceto a rifampicina, apresenta evidências científicas de que corte o efeito dos anticoncepcionais.

  • ana

    ola Doutor gostaria de saber se a Rifampicina descontrola o mestruaçao? obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode descontrolar, principalmente em quem usa pílula.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode descontrolar, principalmente em quem usa pílula.

  • Daniele

    Olá doutor, tomei plasil 10mg por uns dias e tomo diane 35 corro algum risco do diane ter seu efeito reduzido?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não interfere.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não interfere.

  • Daniele

    Olá doutor, tomo diane 35 e faço uso continuo de paroxetina 20mg, usei também por uns dias plasil 10mg e novalgina 1g, corro algum risco do diane ter seu efeito reduzido com o uso de algum desses remédios? Pois minha menstruação está atrasada e fiquei na dúvida. Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nenhum deles corta o efeito do Diane.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Nenhum deles corta o efeito do Diane.

  • Daniele

    Muito obrigada!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O fluconazol interfere com a pílula, mas não ao ponto de cortar o seu efeito.

    • Lyllian

      Obrigada,doutor!Abraço e mais sucesso!

  • capitu

    boa tarde doutor, estou muito preocupada. visitei a endocrino hoje e ela me passou espironolactona pois tenho SOP e trocou meu anticoncepcional ciclo 21 pelo diclin. ela disse que a espironolactona não vai cortar o efeito, mas pesquisei aqui e SÓ AQUI fala que não corta. Não posso engravidar agora e só uso o anticoncepcional oral para evitar. É certo mesmo que não vai interferir no efeito?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Espironolactona não corta o efeito da pílula.
    Cuidado com as fontes que você procura informação médica. Por curiosidade fui ao Google procurar ver o que os outros dizem sobre isso e me assustei com a quantidade de sites escritos por leigos que falam um monte de abobrinhas sem nenhuma base científica. Informação médica se obtém com médicos.

  • carla

    Doutor, o celestamine e a nimesulida interferem no anticoncepcional iumi?

  • Van

    Dr, excelente o seu site. Vi que o senhor responde a todas as perguntas. Parabéns pela seriedade do seu trabalho. Tirou-me uma grande dúvida. Obrigada!

  • capitu

    Olá doutor. os termogênicos podem ter interação com anticoncepcionais?

  • Geh

    Dr. Todo Diane 35 a quase 2 anos e agora devido ao um probleminha na garganta me receitaram o Azitromicina, estou na pausa de 7 dias, posso tomar? não corta o efeito? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há nenhum estudo que mostre que a azitromicina ou qualquer outro antibiótico corte o efeito da pílula (exceto a rifampicina).

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Rayanne Souza

    Dr. uso Tâmisa 30 a 4 meses, e essa semana meu dentista receitou Nimesulida para ser tomado durante 5 dias, ele corta o efeito da pílula?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

    • Rayanne Souza

      Obrigada Dr. adorei seu blog!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Seja mais específico. De que drogas exatamente você esta falando?

    • capitu

      LINK REMOVIDO – essa Dr.

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Não, não interfere.

  • mih

    ola ja fiz uma pergunta duas vezes mais naum obtive a resposta! vc recebeu a pergunta?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Mih, leia as regras do site, por favor.

  • silene526@gmail.com

    Boa tarde eu gostaria de tirar uma duvida bom,eu estou tomando anticoncepcional a 1 mês ,sempre tomo certinho as 8h em ponto tomei no domingo fui para uma festa e tomei no dia seguinte na segunda-feira as 5h da manha eu vomitei ,pelo fato d ter vomitado no dia seguinte pode ter cortado o efeito do anticon.?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, só se o vômito tivesse ocorrido até 2 horas depois de ter tomado a pílula.

  • mariana pimentel

    Boa noite, gostaria de saber se anti alérgicos cortam o efeito do Adoless. Desalex e Predsin por exemplo.

    Obrigada!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Bruna

    Bom dia, eu gostaria de saber se o anti-inflamatório Cetoprofeno de 100 mg corta o efeito do anticoncepcional Siblima, pois estou tomando há 10 dias?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não corta o efeito.

    • clau

      muito obrigada…
      e gostaria de parabeniza-lo!!!
      ótimo trabalho, muito bom ter um site escrito por um medico e baseado em fatos corroborados por estudos científicos

    • clau

      dr pedro outra desculpa a amolação, mas uma outra pergunta
      a partir de quantas cartela a mulher já estar protegida? durante a pausa de 7 dias entre a segunda e a terceira ela já se encontra protegida?
      obrigada

  • Angelica Silva

    Boa tarde Dr! eu fiz uma pergunta a uns sete dias atras e nao fui respondida e nem consigo visualisa-la aqi no site,prq??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Angelica, leia as regras do site, por favor.

  • Ni cordeiro

    Dr. Gostaria de saber se há algum artigo científico publicado sobre o caso dos anticoncepcionais e antibióticos… Postaria o link ou o nome do pesquisador?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há dezenas. Procure no Google por “oral contraceptives and antibiotics”.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Após os 7 primeiros dias de uso da pílula, ela já está protegida, inclusive nas pausas.

  • Cristina

    aciclovir (200mg) tomado durante 4 dias, corta o efeito da pílula?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • DEISE

    oi. gostaria d saber se Diazepam 10mg tomado todos os dias diminui ou corta o efeito do microvlar? e se deve ter uma pausa no horario das tomadas entre eles? obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há interação entre as duas drogas.

  • DEISE

    Desculpe o incomodo Dr mas tenho uma duvida pilulas anticoncepcionais são consideradas drogas? ou são só medicamentos? obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Medicamento e droga são sinônimos. Por isso que as farmácias também podem ser chamadas de drogaria. Drogas, remédios, fármacos, medicamentos é tudo a mesma coisa. O termo droga não se refere somente às drogas ilícitas.

  • Anne

    Bom dia! Gostaria de saber se quando o Dr se refere a algum remédio como “sem nenhum estudo que mostra a interação” isso significa que não foram testados ou que não deram resultado positivo?
    Minha outra pergunta: O norfloxacino 400mg interfere no anticoncepcional Yaz?
    Obrigada pela atenção

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Pode significar um ou outro. Na maioria dos casos significa que os estudos existentes não demonstraram interação. Mas, em casos selecionados, pode ser que ainda não haja estudos suficientes para se afirmar.
      2- Não.

  • Flávia Silva

    Doutor, vi que a última das perguntas respondidas é idêntica à que eu iria fazer. Ou seja, o Norfloxacino 400mg não compromete a eficácia da pílula Yasmin, independente do tempo de tratamento? Tomo 2x ao dia, num período que durará 14 dias. Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não interfere, não importa o tempo de uso.

  • Marcia

    Oi Doutor. Gostaria de saber se esse estudos são algo que vem sendo estudado agora, pois tenho visto em outras fontes seguras de médicos ginecologistas que dizem que o antibiótico corta mesmo o efeito. Muito obrigada.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É relativamente recente, mas já é consenso entre as sociedades de ginecologia. Ainda há médicos que se baseiam em dados antigos.

  • Camila

    Olá Dr. Pinheiro, não fui direta na última pergunta.. Tomei ciprofloxacino por cinco dias e faço uso do anticoncepcional comprimido Gracial (40mcg). Tive relações do quarto dia do cipro em diante. Posso ficar tranquila quanto a eficácia da pilula? Muito obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, pode.

  • Jéssica

    Utilizei a erva de são joão por 10 dias mesmo usando a depo provera, a erva pode ter afetado o efeito do anticoncepcional?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Aline Siqueira

    Olá doutor. Tomo o Hidantal e faço uso do anticoncepcional Tâmisa 20. Tem algum problema?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem, a fenitoína interfere na ação da pílula.

  • Lucia

    Olá Dr. Preciso saber se o Albendazol, remédio para verme corta o efeito do anticoncepcional?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Carlos

    Boa noite doutor, minha namorada utiliza o adesivo anticoncepcional evra, e a cerca de pouco mais de 21 dias atrás, ela estava com amigdalite e tomou o antibiótico injetável benzetacil, como o médico disse que este remédio faz efeito por 30 dias, eu tenho duas dúvidas: Esse antibiótico realmente NÃO corta o efeito do anticoncepcional? Nesse tempo do benzetacil atuando no corpo dela, ela teve menstruação, e assim iniciou um novo ciclo normalmente… 3 dias depois de posto o primeiro adesivo do ciclo tivemos relações, o adesivo já estava agindo normalmente sem interferência desse antibiótico? Muito obrigado pela ajuda.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não corta.

  • ALINE

    Bom dia doutor! Gostaria de saber se a Ranitidina 150mg corta o efeito da pilula Femina?!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Micaella

    Boa tarde, gostaria de saber se o Extrato de Própolis, que é considerado um antibiótico e anti-inflamatório natural, interfere no efeito do Anticoncepcional Tâmisa 20?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acredito que não, mas não encontrei nenhum trabalho que tivesse estudado diretamente a ação do própolis sobre os anticoncepcionais hormonais. Por isso, não posso afirmar com 100% de certeza.

  • Caterine

    Bom dia!!!Existe alguma relação da anestesia do dentista com o efeito da pílula anticoncepcional???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Sarah

    A Rosuvastatina Calcica interagem com Yaz podendo diminuir ou cortar sua eficácia contraceptiva?
    Fui em uma ginecologista e a mesma disse que com certeza a rosuvastatina corta o efeito do yaz! Fiquei preocupada!
    Li isso em um artigo, mas não entendi! O que significa?

    “Contraceptivo oral/terapêutica hormonal de substituição (THS): O uso concomitante de Crestor e

    um contraceptivo oral resultou num aumento da AUC de etinilestradiol e norgestrel de 26% e 34%,

    respectivamente. Deve ter-se em consideração este aumento dos níveis plasmáticos na escolha da dose do

    contraceptivo oral. Não existem dados farmacocinéticos disponíveis em indivíduos a tomar

    concomitantemente Crestor e THS mas um efeito similar não pode ser excluído. Contudo, em estudos

    clínicos, esta associação foi extensamente utilizada em mulheres e foi bem tolerada.”

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Significa que na prática não há problemas nesta associação.