Navegando pela Categoria

Nefrologia

Arquivo com todos os textos sobre Nefrologia publicados no site mdsaude.com

O que é Nefrologia?

A Nefrologia é o ramo da medicina que estuda o funcionamento e as doenças dos rins.

A Nefrologia nasceu como uma subespecialidade da Medicina Interna, e seu foco principal é diagnosticar, prevenir e tratar as doenças que afetam o funcionamento dos rins.

Diferenças entre Nefrologia e Urologia

Enquanto a Nefrologia visa o tratamento das doenças clínicas dos rins, a Urologia é uma especialidade cirúrgica voltada para a correção das doenças de todo o trato urinário.

O urologista está para o nefrologista assim como o neurocirurgião está para o neurologista ou o cirurgião cardíaco para o cardiologista.

O que faz o médico nefrologista

O nefrologista é médico com formação em Nefrologia. O seu papel é diagnosticar, prevenir e tratar clinicamente as doenças renais.

Explicamos o papel do Nefrologista no artigo: O que faz o médico Nefrologista?

Exames e procedimentos médicos realizados pelo nefrologista

Principais doenças e problemas tratados pelo nefrologista

Infecção do trato urinário

Insuficiência renal

Doenças glomerulares

Doença cística renal

Outras doenças


Rabdomiólise – Lesão muscular grave

O que é rabdomióliseA rabdomiólise é uma síndrome potencialmente fatal caracterizada pela extensa destruição de fibras musculares.A lesão de um grande número de células do tecido muscular resulta na liberação de conteúdo intracelular para a circulação sanguínea, tais como mioglobina, creatinofosfoquinase, transaminase…

Nefropatia Membranosa – Causas, Sintomas e Tratamento

IntroduçãoA nefropatia membranosa, também chamada de glomerulonefrite membranosa ou glomerulopatia membranosa, é uma doença de origem renal que provoca lesão nos microscópicos filtros dos rins, levando à perda de grandes quantidades de proteínas na urina e, frequentemente, ao desenvolvimento da síndrome nefrótica. Nos casos mais graves, essa…

VÍDEO: Por que as mulheres têm mais infecção urinária que os homens?

Visite nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/mdsaudeTranscrição do vídeoVocê sabia que a infecção urinária chega a ser até 30 vezes mais comum nas mulheres do que nos homens?Mas como é que uma mesma infecção causada pela mesma bactéria pode ser mesmo tempo tão comum nas mulheres é tão rara nos homens?Qual é a…

Furosemida – Para Que Serve, Como Tomar e Efeitos Adversos

Bula simplificada da furosemida. Entenda as situações nas quais o uso do diurético Lasix está indicado e como ele deve ser tomado.

A furosemida, também conhecida pelo nome comercial Lasix, é um medicamento com potente ação diurética, que é muito utilizado no tratamento das doenças que provocam retenção de líquidos e edemas, como a insuficiência cardíaca, cirrose, síndrome nefrótica, insuficiência renal, etc.A furosemida pode ser administrada por via…

Infecção urinária de repetição – Causas e Prevenção

Muitas mulheres costumam ter 3 ou mais episódios de infecção urinária por ano. As causas podem ter uma origem genéticas ou serem apenas resultados de maus hábitos que podem ser corrigidos.

Dizemos que um paciente tem infecção urinária de repetição ou infecção urinária recorrente, quando ele ou ela apresentam 2 ou mais episódios de infecção em um intervalo de 6 meses ou 3 ou mais infecções em um intervalo de 1 ano.A infecção urinária de repetição é comum nas mulheres e não costuma estar relacionado a nenhum problema…

Você sabia que carambola é tóxica para rins e cérebro?

A carambola possui uma neurotoxina que pode ser fatal, principalmente para as pessoas com doença renal.

A carambola (Averrhoa carambola) é uma fruta bastante popular nos países de clima tropical e subtropical. O seu consumo se dá não só através da própria fruta ou do seu suco, mas também através de chás, extratos, concentrados e ervas medicinais.A divulgação da carambola como medicamento natural é especialmente problemática, porque a fruta é…

Cistite da lua-de-mel – Infecção urinária após sexo

A infecção urinária não é uma infecção de transmissão sexual, porém, algumas mulheres têm um maior risco de apresentar essa infecção cerca de 24 a 48 horas após o ato sexual. Entenda.

O que é a cistite da lua-de-mel A cistite pós-coito, também conhecida como cistite da lua-de-mel, é o nome que damos ao quadro de infecção urinária que surge nas primeiras 24 a 48 horas após uma relação sexual. Assim como todos os quadros de cistite, essa forma também é muito mais comum em mulheres do que em homens.Ao contrário do que muita…

Como prevenir as doenças dos rins

Conheça 10 dicas para reduzir a chance de você vir a desenvolver disfunção renal.

IntroduçãoA insuficiência renal crônica, também chamada de doença renal crônica, é uma doença silenciosa e bastante comum, apesar de receber pouca publicidade e ser desconhecida da maioria da população.Neste artigo, vamos explicar quais são as medidas que efetivamente ajudam a prevenir a doença renal crônica. Não iremos falar…

Macrodantina (Nitrofurantoína) – Posologia e Contra-Indicações

Bula simplificada do antibiótico nitrofurantoína, utilizado habitualmente no tratamento e na prevenção da infecção urinária, principalmente nas grávidas.

O que é a nitrofurantoína?A nitrofurantoína, também conhecida pelos nomes comerciais Macrodantina (Brasil) e Furadantina (Portugal), é um antibiótico antigo, presente no mercado desde a década de 1950, mas que ainda é muito útil no tratamento e na prevenção da infecção urinária, principalmente da cistite, que é a infecção da bexiga.A…

Doença de lesão mínima – Síndrome Nefrótica Infantil

A doença de lesão mínima é glomerulopatia mais comum em crianças entre 1 e 12 anos de idade.

IntroduçãoA doença de lesão mínima, também conhecida como nefropatia por lesão mínima, doença glomerular por lesões mínimas ou síndrome nefrótica por lesões mínimas, é uma doença dos rins, muito comum nas crianças, que se caracteriza pela perda exagerada de proteínas pela urina.Entre os sinais e sintomas da doença de lesão mínima, o…

Como é a sessão de hemodiálise

Saiba como são feitas as sessões de hemodiálise, quanto tempo elas duram e o que costuma acontecer durante cada tratamento.

Como os rins são órgãos vitais, não há como sobrevivermos sem eles estejam funcionando minimamente. Quando os rins param de funcionar, o paciente só tem 3 opções: transplante renal, hemodiálise ou diálise peritonial. Esses três tratamentos fazem parte do que chamamos de terapia de substituição renal, que, como o próprio nome diz, são tratamentos…

Quantos litros de água devemos beber por dia?

A famosa regra que diz que devemos beber 2 litros de água por dia é, na verdade, uma orientação empírica, sem grande embasamento em evidências científicas.

A água é o principal componente químico do nosso organismo. O ser humano consegue sobreviver muito mais tempo sem consumir alimentos do que sem ingerir água. Precisamos tanto da água, que cerca de 60% do peso do nosso corpo é composto apenas por ela.A desidratação, que é o nome que damos à redução do volume de água no organismo, pode causar…

VÍDEO: SAIBA SE OS SEUS RINS PODEM ESTAR DOENTES

A insuficiência renal crônica é uma doença que surge quando os rins tornam-se doentes e perdem de forma irreversível a capacidade de filtrar o sangue. Em muitos casos, a insuficiência renal crônica progride lentamente e de forma assintomática, podendo tornar-se grave sem que o paciente se dê conta disso.Neste vídeo explicativo de 3 minutos…

21 Dicas para Evitar a Infecção Urinária

Descubra as formas mais eficazes, e baseadas em estudos científicos, de prevenir casos de infecção urinária.

O que é infecção urinária Infecção urinária é qualquer infecção que surge no trato urinário, que é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Habitualmente causada por bactérias, a infecção urinária é uma das infecções mais comuns do ser humano, principalmente no sexo feminino. Estima-se que 60 a 70% das mulheres terão pelo menos um…

Síndrome nefrótica – Urina espumosa e inchaços

Os sintomas mais típicos da síndrome nefrótica são os inchaços e urina muito espumosa.

IntroduçãoA síndrome nefrótica é uma doença dos rins provocada pela eliminação inadequada de grandes quantidades de proteína na urina.A perda excessiva de proteínas pela urina recebe o nome de proteinúria e pode ser causada por diversas doenças, entre as quais, diabetes mellitus, lúpus eritematoso sistêmico, sífilis e hepatite viral.…

Dor no rim – Quais São as Principais Causas?

Na imensa maioria dos pacientes que se queixam de dor nas costas crônicas, os rins não são os culpados.

A dor no rim, caracterizada por uma dor na região lombar, é uma queixa muito comum na população em geral. Entretanto, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a grande maioria dos casos de dor nas costas não é provocada pelos rins, mas sim pela coluna e estruturas adjacentes.A lombalgia por problemas da coluna e a dor renal são…

Cistite intersticial – Síndrome da Bexiga Dolorosa

O principal sintoma da cistite intersticial é a dor abdominal quando a bexiga está cheia.

O que é cistite intersticial A cistite intersticial, também conhecida por cistite crônica ou síndrome da bexiga dolorosa, é uma condição que afeta principalmente as mulheres e se caracteriza por dores recorrentes na bexiga, semelhantes àquelas que surgem nos quadros de infecção urinária.A síndrome da bexiga dolorosa é uma doença ainda pouco…

Tratamento para infecção urinária

Conheça os antibióticos mais adequados para tratar uma cistite

Introdução Infecção urinária é o nome dado à infecção de qualquer estrutura do trato urinário, incluindo uretra, bexiga, ureteres ou rins. Em mais de 95% dos pacientes a infecção é de origem bacteriana, sendo a bactéria Escherichia coli responsável por mais de 3/4 destes casos.Não existe um tratamento único que sirva para todas as formas de…

10 sintomas da infecção urinária – Cistite e Pielonefrite

A infecção urinária pode ser provocada por infecções da bexiga, da uretra ou dos rins. Conheça os principais sintomas de cada uma delas.

O que é infecção urinária? Chamamos de infecção urinária as infecções de origem bacteriana que acometem o trato urinário, nomeadamente bexiga, uretra e rins.Os três tipos existentes de infecções do trato urinário são classificadas da seguinte forma:1. Quando a infecção acomete os rins, trata-se de pielonefrite. 2. Quando a infecção…

Infecção urinária na grávida – Risco de nascimento prematuro

A infecção urinária na gravidez é um quadro que está associado a um risco aumentado de nascimento prematuro, baixo peso do feto e aumento da mortalidade perinatal.

Introdução A infecção urinária, principalmente a infecção da bexiga, chamada de cistite, é uma complicação relativamente comum nas gestantes.A gravidez provoca mudanças hormonais e físicas no corpo da mulher que, junto à dificuldade com a higiene devido a uma barriga distendida, aumentam a frequência de infecções do trato urinário. Neste texto…

10 sintomas que podem indicar doença dos rins

Seus rins doem? Você tem sangue na urina? Sua urina está com cheiro forte ou muita espuma? Conheça quais são os principiais sintomas de problemas nos rins.

Como saber se os rins estão doentes?O rim é um órgão localizado na porção posterior do abdômen, paralelamente à coluna vertebral. A maioria de nós possui dois rins, um em cada lado da coluna, mas há pessoas que nascem apenas com um.Os rins são órgãos essenciais à vida, sendo responsáveis por diversas funções, entre elas, filtragem do…

Principais causas de dor ao urinar (disúria)

A dor para urinar é um sintoma típico da infecção urinária, mas pode surgir também nas doenças de origem ginecológica ou urológica.

Dor ao urinar (ou ardência ao urinar) é um dos sintomas mais comuns na prática clínica, recebendo o nome de disúria no meio médico. A maioria das pessoas relaciona a dor para urinar apenas com infecção urinária, mas vários outros problemas do trato urinário ou ginecológico podem causar este tipo de sintoma.Neste texto vamos tentar explicar quais…

Exame urocultura – Quando fazer e como colher

A urocultura é o exame de urina que identifica a presença de bactérias e faz o diagnóstico de infecção urinária.

O que é a urocultura? A urocultura, também chamada de urinocultura ou cultura de urina, é o exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária. É importante…

Urina de 24 Horas – Como Colher e Para Que Serve

A urina de 24 horas é um exame solicitado para quantificar a excreção diária de determinadas substâncias na urina.

O que é urina de 24 horas?A chamada urina de 24 horas é uma análise da urina muito utilizada por diversos médicos para avaliar o funcionamento dos rins e investigar algumas alterações urinárias.Através dos resultados da urina de 24 horas é possível definir a taxa de filtração de sangue pelos rins, chamada de taxa de filtração…

Doença de Berger – Nefropatia por IgA

A doença de Berger é a glomerulopatia primária mais comum no mundo e o seu pico de incidência ocorre em pessoas de 20 e 40 anos.

IntroduçãoA nefropatia por IgA, também chamada de doença de Berger (se pronuncia "berjê"), é uma doença renal de origem imunológica que pode levar à insuficiência renal terminal.Como sempre fazemos aqui no MD.Saúde, vamos começar explicando o básico para que vocês possam entender do que se trata a doença de Berger. Ao longo da explicação…

Doença Óssea na Insuficiência Renal – Osteodistrofia Renal

O controle do cálcio e do fósforo é essencial para a saúde do paciente com insuficiência renal.

Neste texto vamos abordar os cuidados com a dieta, os tratamentos existentes e as consequências para o organismo de um mau controle do metabolismo do cálcio e do fósforo nos pacientes com insuficiência renal avançada.Se quiser saber sobre a dieta para os pacientes em hemodiálise, leia: DIETA PARA PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL EM HEMODIÁLISE…

Dieta mais adequada para pacientes em hemodiálise

O paciente em hemodiálise precisa de uma dieta que o ajude a controlar a quantidade ingerida de água, sódio, potássio, fósforo, cálcio e vários outros nutrientes.

Insuficiência renal é o termo usado para definir a doença na qual os rins já não conseguem mais desempenhar suas funções de forma satisfatória. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre subitamente e dura menos de 3 meses, ou crônica quando a perda de função renal é persistente e progressiva. Para mais detalhes, leia:- INSUFICIÊNCIA…

Doença de Fabry – Causas, Sintomas e Tratamento

Introdução A doença de Fabry, também chamada de doença de Anderson-Fabry, é uma patologia hereditária rara, transmitida de modo recessivo pelo cromossoma X, o cromossoma sexual feminino. Os pacientes com doenças de Fabry apresentam problemas de saúde, pois têm uma deficiência de uma enzima chamada alfa-galactosidase A.Neste artigo vamos…

Plasmaferese – O que é, indicações e complicações

A plasmaferese é um tratamento no qual o plasma sanguíneo do paciente é removido e substituído por albumina ou plasma fresco de um doador.

O que é plasmaferese?A plasmaferese (ou plasmaférese) é um tratamento médico no qual usamos uma máquina para remover elementos do plasma sanguíneo que possam ser responsáveis por algumas doenças.Doenças como mieloma múltiplo, miastenia gravis e a síndrome de Guillain-Barré são provocadas por anticorpos nocivos que estão…

Biópsia renal – Indicações, precauções e riscos

A biópsia renal consiste na remoção de um pequeno fragmento de tecido do rim para análise em microscópio.

IntroduçãoA biópsia renal é um procedimento muito utilizado pelos nefrologistas para identificar as doenças renais que outros exames e análises não são capazes de esclarecer.Na biópsia renal é possível obter um pequeno fragmento do rim, de aproximadamente 1 a 2 cm de comprimento, através de uma agulha especial, introduzida nas…

Insuficiência renal crônica – Sintomas, Causas e Tratamento

A insuficiência renal crônica é uma doença caracterizada pela perda lenta e continuada da função dos rins.

O que é insuficiência renal crônica Chamamos de insuficiência renal a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.Aqui iremos explicar apenas a…

Exame de urina – Leucócitos, Nitritos, Hemoglobina…

O exame de urina é uma das principais formas de diagnóstico das doenças do trato urinário. Entenda o que significam cada um dos itens do exame.

O que é um exame de urina?A análise da urina é usada como método diagnóstico complementar desde o século II. Trata-se de um exame indolor, de simples coleta e resultado rápido, o que o torna muito menos penoso que as análises de sangue, que só podem ser colhidas através de agulhas.O exame sumário da urina pode nos fornecer pistas…

Insuficiência renal aguda – quando os rins param de funcionar

A insuficiência renal aguda surge quando alguma injúria renal provoca uma redução na capacidade dos rins de filtrar o sangue.

Introdução Insuficiência renal é o termo que se aplica quando os rins não conseguem filtrar o sangue adequadamente, provocando um acúmulo de líquidos, sais minerais e de produtos tóxicos que são gerados durante o metabolismo normal do organismo.A insuficiência renal pode ser crônica ou aguda. A primeira ocorre quando a perda de função dos rins…

O que é glomerulonefrite – doença dos glomérulos renais

As glomerulonefrites ou glomerulopatias são uma importante causa de lesão permanente dos rins.

Introdução Glomerulopatia é o nome que damos ao grupo de doenças que acometem os glomérulos, uma estrutura microscópica existente nos rins, que é responsável pela filtração do sangue e produção da urina. Existem vários tipos de glomerulopatias, sendo a glomerulonefrite (inflamação dos glomérulos) a forma mais comum.O objetivo deste artigo…

O que faz o médico Nefrologista?

Diferenças entre Nefrologia e UrologiaNefrologia e Urologia são as duas especialidades médicas que cuidam do trato urinário. Como são especialidades complementares, é muito comum que a população faça confusão em relação às atribuições de cada uma.O termo Nefros vem do Grego e significa rins. Portanto, o médico nefrologista é aquele que…

Diabetes insipidus – Produção excessiva de urina

O diabetes insipidus (DI) é um outro tipo de diabetes, mais raro e que nada tem a ver com falta de insulina ou aumento da glicose no sangue.

Introdução O diabetes insipidus é um distúrbio no qual há uma produção de grandes volumes de urina, devido a uma diminuição da reabsorção da água nos túbulos renais.A micção frequente e em grande quantidade chama-se poliúria e ocorre quando há diminuição da ação do hormônio antidiurético (ADH), que é o hormônio que controla a quantidade de…

Principais causas de Inchaços e edemas

O inchaço é um sinal de acúmulo de líquidos no tecido subcutâneo.

Edema é o nome que se dá ao inchaço localizado em alguma parte do corpo. Os edemas mais conhecidos são os que ocorrem nas pernas, mas edemas podem ocorrer em qualquer ponto. Só como exemplo, existem os edemas de pulmão, edema cerebral, edema de glote, edema de língua, etc.Quando o inchaço ocorre de forma generalizada pelo corpo, ele recebe o…

Urina em excesso – Vontade de urinar a toda hora

Um volume diário de urina muito grande ou uma vontade constante de urinar podem ser um dos primeiros sintomas de doenças do trato urinário. Se você não consome líquidos em excesso e ainda assim urina a toda hora, leia com atenção este artigo.Nem todo excesso de urina é igual. Por exemplo, você pode urinar pouca quantidade de urina várias vezes…

Cálculo renal (pedras nos rins) – Sintomas e Tratamento

A cólica renal, provocada pela obstrução das vias urinárias por uma pedra, é considerada uma das piores dores que podemos sentir.

A pedra no rim, também conhecida como cálculo renal ou litíase renal, é uma doença muito comum, causada pela cristalização de sais mineiras presentes na urina.A crise de cólica renal é um dos eventos mais dolorosos que um paciente pode experimentar durante a vida. A dor causada pelo cálculo renal é muitas vezes descrita como sendo pior do que a…

Pielonefrite – Infecção urinária que acomete os rins

A infecção dos rins, chamada pielonefrite, é a forma mais grave de infecção urinária.

Infecção urinária é qualquer quadro infeccioso que acometa uma ou mais partes do trato urinário, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.As infecções urinárias baixas são aquelas que acometem a bexiga e/ou a uretra. As infecções urinárias altas ocorrem quando há comprometimento de pelo menos um dos rins.A infecção da bexiga recebe…

Remédios que podem fazer mal aos rins

Os rins são os principais órgãos responsáveis pela filtração e eliminação de substâncias tóxicas que circulam no sangue. Porém, apesar de ser um dos principais responsáveis pela "limpeza" do sangue, o próprio rim pode sofrer efeitos adversos de algumas toxinas que ele depura. Entre essas substâncias estão vários medicamentos usados frequentemente…

Causas de sangue na urina – hematúria

A presença de sangue na urina, seja ela perceptível a olho nu ou apenas detectada em exames laboratoriais, é um dos principais sinais de lesão do trato geniturinário.

Introdução A presença de sangue na urina é um achado que costuma causar grande preocupação nos pacientes. É obvio para todo mundo que a perda de sangue na urina não é um evento normal. Em geral, uma urina avermelhada ou com coloração escura costuma indicar que há algo de errado no sistema geniturinário.Uma urina com sangue é chamada pelos…

Como funcionam os remédios diuréticos?

Diurético é qualquer substância que promova um aumento do volume de urina produzida ao longo do dia.

Os medicamentos que pertencem à classe dos diuréticos são uns dos mais utilizados na medicina, sendo úteis para o tratamento de várias doenças diferentes, tais como hipertensão, insuficiência cardíaca, cirrose hepática, insuficiência renal e muitas outras.Neste artigo, vamos fazer uma revisão sobre os principais diuréticos disponíveis no…

Urina espumosa – O que significa?

A presença de uma urina espumosa é um sinal que costuma indicar perda excessiva de proteínas pela urina.

Urina espumosaÉ comum que a urina forme alguma quantidade de espuma ao entrar em contato com água do vaso sanitário. Porém, se você notar que a sua urina tem se tornado mais espumosa que o habitual, isso pode ser um sinal de doença nos rins.O excesso de espuma costuma indicar perda excessiva de proteínas na urina, que é um sinal…

Hemodiálise – O que é, para que serve e como se faz

Hemodiálise é o tratamento que deve ser feito quando os rins do paciente param de funcionar.

Se você tiver uma falência do coração, dos pulmões ou do fígado, a sua única chance de sobreviver é através de um transplante de órgãos, o que não é uma solução simples nem facilmente disponível. Por outro lado, se os seus rins entrarem em falência, você pode ser submetido ao tratamento com diálise, o que lhe permitirá viver e ser produtivo por…

Principais Causas de Urina com Cheiro Forte

Infecção, dieta ou desidratação são as principais causas de urina com odor forte.

Por que a urina tem cheiro forte?A urina é um subproduto do nosso metabolismo produzido a partir da filtração do sangue pelos rins. Ela é composta basicamente por grande quantidade de água e um percentual pequeno de vários tipos de solutos presentes no sangue.A urina apresenta um odor característico que é causado pela presença de uma…

Tratamento do cálculo renal – Litotripsia, Cirurgia e Duplo J

Conheça as opções cirúrgicas para tratar o cálculo renal que não é expelido espontaneamente.

A pedra no rim, também conhecida como cálculo renal ou litíase renal, é uma doença relativamente comum e uma das condições médicas que mais causa dor no seres humanos.No artigo de hoje vamos falar sobre o tratamento e a prevenção do cálculo renal,  abordando os seguintes pontos:Tratamento durante a crise de cólica renal. Tratamento das…

Rins policísticos – Causas, sintomas e tratamento

A doença policística renal tem origem genética e provoca o crescimento de dezenas de cistos no tecido renal.

A doença policística renal do adulto (chamada em Portugal de doença poliquística renal) é, como o próprio nome diz, uma doença caracterizada pelo crescimento de múltiplos cistos nos rins ao longo da vida adulta.Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a doença policística renal:Causas da doença policística renal. Sintomas…

Alterações na cor da urina (Urina Verde, Roxa, Laranja, Azul…)

Descubra o que significa quando a urina perde a sua característica cor amarelada e passa a apresentar colorações atípicas, tais como vermelho, azul, verde, roxo e até preto.

Aparência normal da urinaExaminar a aparência da urina é uma das formas mais antigas de avaliação da nossa saúde. Mudanças no seu aspecto normal podem indicar desde a presença de desidratação até a ocorrência de sangramento no sistema urinárioA urina humana é habitualmente amarelada, podendo haver variações no tom de acordo com a…

Creatinina e Ureia – Avaliação da função dos rins

A dosagem sanguínea da creatinina e da ureia é a melhor forma de avaliarmos o grau de funcionamento dos rins. Quanto mais elevados forem os valores dessas duas substâncias, mais grave é a disfunção…

IntroduçãoCreatinina e ureia são duas substâncias presentes na corrente sanguínea, que podem ser dosadas através de exames de sangue quando se pretende fazer uma avaliação da função dos rins.Quando os rins do paciente começam a funcionar de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de ureia e…

Cistite (infecção urinária) – Dor para urinar e micção frequente

A inflamação da bexiga provocada pela bactéria E.coli é a forma mais comum de infecção urinária.

O que é cistite? A infecção urinária é uma doença extremamente comum, principalmente no sexo feminino. Cerca de 60% das mulheres adultas terão pelo menos um episódio de infecção do trato urinário (ITU) durante a vida.Existem três tipos de infecção urinária:Cistite: infecção da bexiga. Pielonefrite: infecção dos rins. Uretrite:…

Cisto Renal Simples – O que é, Sintomas e Tratamento

O cisto renal é uma alteração benigna do rim, que surge com mais frequência a partir dos 30 anos de idade.

O que é um cisto O cisto (chamado de quisto em Portugal) é basicamente uma coleção líquida ou semi-liquida envolta por uma membrana, formando uma espécie de bolsa ou saco. De forma bem simples, um cisto é uma bolha cheia de líquido.Os cistos que surgem nos rins são estruturas semelhantes aos cistos que surgem que outras partes do corpo, como o…

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais