best counter

SINTOMAS DO HIV E DA AIDS

448

Sintomas-HIV
Ao contrário do que muita gente pensa, ser portador do vírus HIV não é igual a ter AIDS (SIDA). Para o diagnóstico de AIDS é preciso, além da presença do HIV, a existência de pelo menos uma doença causada pelo quadro de imunossupressão que o vírus provoca.

Portanto, HIV é vírus e AIDS é a doença provocada por esse vírus. É possível ser portador do HIV por muitos anos antes da doença AIDS se desenvolver.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre os sintomas do HIV e da AIDS propriamente dita:

Publicidade - Publicidad
  • Como o HIV provoca imunossupressão?
  • O que é infecção aguda pelo HIV?
  • Quais são os sintomas da infecção aguda do HIV?
  • Qual é a definição de AIDS?
  • Quais são os sintomas da AIDS?

Se você quiser saber mais sobre o HIV e AIDS, leia também nossos outros textos sobre o assunto:
TESTE PARA HIV | Sorologia para HIV
TRANSMISSÃO DO HIV | Como se pega AIDS?
SARCOMA DE KAPOSI | Sintomas da AIDS.
AIDS e HIV | Fotos.

Como o vírus HIV provoca imunossupressão?

Imunossupressão é o nome dado à queda das defesas do nosso sistema imunológico, que é o responsável por nos proteger de infecções causadas por germes, como vírus, bactérias e fungos.

O HIV age infectando e destruindo os linfócitos, células que fazem parte do nosso sistema imunológico. Este processo de destruição é bem lento e gradual, permitindo que os pacientes permaneçam assintomáticos por muitos anos. Isto significa que as pessoas podem ser portadoras do HIV por muito tempo sem necessariamente desenvolver a doença AIDS.

Um paciente só é considerado como portador de AIDS quando o vírus HIV tiver atacado e destruído uma quantidade tão grande de linfócitos que o sistema imunológico já encontra-se debilitado. Com poucos linfócitos viáveis, o organismo se torna mais vulnerável a infecções, ficando susceptível a diversos tipos de vírus, bactérias, fungos e até tumores.

Na verdade, o vírus HIV em si provoca poucos sintomas. A gravidade da doença está nas chamadas infecções oportunistas, que são aquelas que se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico para se desenvolver.

Todavia, o HIV em alguns casos pode também causar sintomas. Logo após a contaminação pelo vírus podemos ter um quadro chamado de infecção aguda pelo HIV, que nada tem a ver com a AIDS. É um quadro semelhante a qualquer virose comum, que o ocorre por uma reação do corpo à presença de um vírus novo.

Neste texto vamos falar sobre os dois quadros clínicos causados pelo HIV:

Publicidade - Publicidad

a) Infecção primária pelo HIV (infecção aguda pelo HIV).
b) AIDS (SIDA).

 INFECÇÃO AGUDA PELO HIV

Chamamos de infecção aguda pelo HIV o quadro de infecção viral que surge dias após o paciente ter sido contaminado pelo vírus.

Uma grande quantidade de sinais e sintomas podem estar associados à infecção aguda pelo HIV. Muitos destes sintomas são inespecíficos e ocorrem também em outros quadros infecciosos, principalmente infecções respiratórias por outros vírus, como gripes, resfriados, mononucleose, etc.

A maioria dos pacientes que se contamina com HIV desenvolve sintomas de infecção aguda. O problema é que o quadro é tão inespecífico, e em alguns casos tão leve, que a maioria dos pacientes não se recorda de tê-lo tido.

HIV Sintomas
Alguns sinais e sintomas do HIV

O sintoma mais comum da infecção aguda pelo HIV é a febre (38ºC a 40ºC), que ocorre em mais de 80% dos casos.

Também são muito comuns:

  • Faringite sem aumento da amígdalas e sem presença de pus ( leia: DOR DE GARGANTA – FARINGITE E AMIGDALITE).
  • Manchas vermelhas na pele (rash) que ocorrem 48 a 72h após o início da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias. Este rash costuma se apresentar como lesões arredondadas, menores que 1 cm, avermelhadas, com discreto relevo e distribuídas pelo corpo, principalmente no tórax, pescoço e face. Também podem acometer solas dos pés e palmas das mãos.
  • Aumento de linfonodos (ínguas) principalmente em axilas e pescoço.
  • Dores articulares, musculares e cefaleia (leia: DOR DE CABEÇA – ENXAQUECA, CEFALEIA TENSIONAL E SINAIS DE GRAVIDADE)

Em 10% dos casos pode haver também aumento do fígado e/ou baço, úlceras orais, anais ou genitais, diarreia e vômitos (podendo levar ao emagrecimento de até cinco quilos).

A úlceras parecem estar relacionadas ao ponto de entrada do vírus nas mucosas, semelhante ao que ocorre na sífilis (leia: SINTOMAS DA SÍFILIS). Úlceras orais indicam contaminação por sexo oral ativo e as úlceras anais por sexo anal passivo. Do mesmo modo, podem haver úlceras vaginais e penianas.

Publicidade - Publicidad

Existem também casos descritos de hepatite, pneumonia e pancreatite (leia: PANCREATITE CRÔNICA E PANCREATITE AGUDA) causados pela infecção aguda do HIV. Em raros casos também pode ocorrer candidíase oral ou vaginal.

Tipicamente, os sintomas de infecção aguda pelo HIV iniciam-se entre 2 e 4 semanas após a exposição ao vírus. Porém, já foram descritos casos com até dez meses de intervalo.

Como se pode notar, os sintomas da infecção aguda pelo HIV são inespecíficos, comuns a várias outras doenças. É muito difícil estabelecer um diagnóstico apenas pelo quadro clínico Por isso, mais importante que os sintomas em si é o tempo de intervalo entre o comportamento de risco (sexo sem preservativos ou compartilhamento de agulhas) e o aparecimento dos mesmos.

De qualquer modo, o diagnóstico nunca é fechado através do quadro clínico já que várias doenças podem ter os mesmos sintomas, sendo necessária a realização das sorologias ou a pesquisa do vírus para confirmação (leia: TESTE PARA HIV).

Os pacientes na fase aguda do HIV apresentam carga viral elevadíssima estando, portanto, altamente contagiosos neste momento.

O quadro de infecção aguda pode durar até duas semanas, depois desaparece e o HIV fica silenciosamente alojado no corpo por muito anos. Após a fase aguda, a carga viral (contagem de vírus circulante no sangue) cai e se estabiliza em níveis baixos.

Temos um artigo específico e mais completo sobre a infecção aguda do HIV: INFECÇÃO AGUDA PELO HIV.

SINTOMAS DA AIDS

O término da infecção aguda costuma coincidir com a positivação da sorologia anti-HIV, ou seja, os exames de sangue para a pesquisa do HIV passam a ficar positivos.

O HIV ataca e destrói as células de defesa chamadas linfócitos CD4. A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA ou AIDS) é um quadro de imunossupressão causado por níveis baixos de linfócitos CD4, o que favorece o surgimento de infecções oportunistas.

Chamamos de infecções oportunistas aquelas que se aproveitam da queda no nosso sistema imunológico para nos atacar. Infecções oportunistas existem não só na AIDS, mas também em pacientes transplantados, em quimioterapia, com câncer, ou qualquer outra condição que leve à imunossupressão.

Para se estabelecer o diagnóstico de AIDS é preciso estar infectado pelo HIV e:

1) ter uma contagem de linfócitos CD4 menor que 200 células/mm3; ou
2) apresentar uma das doenças definidoras de AIDS, que são:

Qualquer paciente que apresente uma das doenças acima provavelmente possui alguma deficiência imunológica, pois são problemas de saúde que não costumam surgir em indivíduos com sistema imune perfeito. As doenças listadas acima são típicas de pacientes com imunossupressão, não necessariamente por AIDS. Sua presença, porém, indica obrigatoriamente a investigação do HIV, caso não haja uma causa óbvia para a imunossupressão, como por exemplo, uso de drogas imunossupressoras ou quimioterapia.

Não existe um quadro clínico único da AIDS. A apresentação clínica vai depender do tipo de doença que se desenvolver e os órgãos afetados. Se você me perguntar quais são os sintomas da AIDS, eu vou responder: – Depende, há vários.

As doenças mais típicas da AIDS são a candidíase de esôfago, a tuberculose (que na forma pulmonar pode ocorrer também em pessoas sem HIV), o sarcoma de Kaposi, a toxoplasmose cerebral, a pneumonia pelo fungo P.carinii e a citomegalovirose.

A imunossupressão além de facilitar o surgimento de infecções, também aumenta a frequência de neoplasias malignas. Cânceres como o de colo uterino (leia: SINTOMAS DO HPV E CÂNCER DO COLO DO ÚTERO) se tornam extremamente agressivos e linfomas são muito mais frequentes na AIDS do que em pessoas sadias. Outros tumores, como o Sarcoma de Kaposi, são típicos de imunossuprimidos, principalmente em homossexuais (leia: SARCOMA DE KAPOSI).

Aquela imagem do paciente com AIDS, caquético, cheio de lesões de pele e candidíase oral, já não é mais tão comum. O tratamento avançou muito nos últimos anos e boa parte dos pacientes HIV positivos mantém seus níveis de CD4 elevados, impedindo a ocorrência de infecções oportunistas. Os pacientes já são diagnosticados mais precocemente e o tratamento costuma ser iniciado antes de fases avançadas da doença.

Mas, atenção, o HIV ainda não tem cura e ainda mata. Na verdade, quem leva ao óbito não é o HIV, mas sim as infecções oportunistas e neoplasias secundárias à imunossupressão. Por isso é importante tomar o coquetel antirretroviral corretamente para impedir a multiplicação do vírus e a destruição dos linfócitos CD4.

Este post também está disponível em: Espanhol

Assuntos Relacionados:

  • Anonymous

    Excelente texto dr. Pinheiro
    Complementa bem os outros dois sobre HIV
    obrigado

    Paulo de Tarso

  • joao paulo

    Apareceu uma íngua em minha axila direita 5 meses após uma exposição de risco. pode ser sintoma de HIV?
    Exame ant-HIV dando negativo 90 dias após exposição de risco pode ser dado o caso como encerrado?

  • Valentina

    Valentina

    Mas qual o motivo desse falso positivo?? Pode ter sido pela imunidade baixa, pelo sangue q perdi???

  • João,
    5 meses depois não é o mais comum, mas é possível.

    3 meses é um intervalo bom. Muito dificil ser negativo com 3 meses e depois positivar. Eu só não encerraria se vc tivesse tido alguma exposição com alguém sabidamente HIV+

  • Valentina,
    Não precisa haver motivo claro para um exame dar falso positivo. É um exame laboratorial e como qualquer outro é passível de erro. O teste rápido tem uma incidÊncia maior de falso positivo que o teste comum

  • joao paulo

    Dr. voltando ao caso da ingua.Há 7 meses atraz eu usava desodorante rolan, ae apareceu uma ingua,parei de usa-lo não apareceu mais, voltei a usar a e 5 dias depois voltou a aparecer, parei novamente 2 dias depois a ingua desapareceu. Será que foi devido ao desodorante?
    em relação ao rash, são caroçinhos pequenos de 2,3 milimetros ou manhas e geralmente quanto tempo depois de um contao de risco elas aparecem?

  • ALEXANDRO

    Apareceram manchas vermelhas semelhantes à picadas de insetos pelo pelo no torax, principalmente nas costa,que ñ coçam, ñ ardem nem doem e as vezes se tornam pouco visíveis. Mesmo sem febre, podem rash?Às vezes tenho relacionamentos hétero sem camisinha.

  • EDSON

    Obrigado Doutor!
    E quanto a masturbacao homosexual com os pequenos ferimentos, sem ejaculacao, eh possivel?

  • Luciano

    Dr.
    os sintomas da hiv aguda podem durar mais de 30 dias?

  • Rodrigo

    Olá doutor!
    Tive contato de risco há 3 dias!
    Hj tive uma certa tontura, indisposição, falta de apetite, enjoos e na parte inferior da barriga do lado esquerdo apareçeram umas 5 manchinhas vermelhas…estão muito iguais a picada de mosquitos..
    Enfim, to com mto medo e realmente queria um esclarecimento se isso pode ser uma reação a infecção de HIV!
    Desde já agradeço!

  • nathy

    oi dr esqueci de perguntar se os sintomas que descrevi podem ocorrer na fase aguda do hiv ou quando ja se desenvolveu a aids?
    Meu hemograma esta ótimo não tenho dst, nem hepatite b nem cnenhuma doença sexualmente transmissivel.
    para terminar queria saber qual é aporcentagem de se pegar o hiv tendo uma relação om alguem que tenha o vírus somente uma vez?
    desculpe o abuso e muito obrigada

  • João PAulo,
    o rash são mais manchas vermelhas.

    O desodorante pode ser o responsável sim.

  • Alexandro,
    poder até pode. MAs sem outros sintomas associados é mais fácil pensar em outra doença dermatológica. Vá a um dermatologista.

  • Edson,
    Sem ejaculção também é pouco provável.

  • Luciano,
    Poder pode, mas é incomum.

  • Rodrigo,
    Tá muito precoce para HIV agudo.
    Deve ser outra coisa.

  • joao paulo

    Si infectato quanto tempo depois a rash de HIV aparece?

  • carlos

    dotor…
    as rash podem aparecer só no sintoma do hiv… ow aparece em sintoma de outa dst tbm…
    e queria saber qual a alteraçao no organismo que causa sua apariçao
    abraço

  • rodrigo

    Doutor!
    Tira uma dúvida minha por favor!
    Ja lhe escrevi antes e vc disse q os sintomas que eu estou sentindo (muita fadiga, cansaço, falta de apetite com um pouco de febre) pelo tempo, agora ja faz 4 dias, era muito cedo pra ser hiv!
    Mas esses sintomas pode ser tbm o de uma DST qualquer??? O risco é grande de pegar hiv sendo apenas em um relacionamento??
    Estou tenso com isso tudo Doutor!
    Obrigado pela paciência.

  • Anonymous

    Olá dr. Pedro, meu nome é Celso
    há três dias, tive contato com um travesti e recebi um oral SEM camisinha e fizemos um anal COM camisinha, a penetração foi rápida e gozei. Não surgiu nenhum sintoma ainda mas minha preocupação é por ter feito sexo oral sem proteção. Estou desesperado doutor.

    A detalhe eu estou sentindo coceira, e uma pressão não tão forte na região do pênis.

    Obrigado!

  • Beto

    Dr.
    algumas pessoas aqui falam muito dessas manchas que aparecem que parecem ser picadas de inseto, isso é comum no hiv agudo? isso pode ser também sintoma do estresse causado pela possibilidade de ter pego a doença? pode ser sintoma de outra dst?
    obrigado pela atençao.

  • Ricardo

    é comum os rash coçarem?

  • Anonymous

    Dr., meu nome é bruno,
    fiz sexo oral em uma mulher e 2 semanas depois comecei com uma dor de garganta (principalmente a noite), tosse e um dia apareceu uma dor no meu pulso direito (parecia uma tendinite), já faz quase 1 semana q comecei, e os sintomas melhoraram. Mas o que o Sr. acha? É comum a infecção somente por sexo oral? No meu caso só houve sexo oral.
    Muito obrigado.

  • Ricardo

    Dr. sou o Ricardo do outro post.
    tenho mais uma pergunta, quanto tempo costumam durar os rash? eles se assemelham a espinhas?

  • Duda

    Olá, gostaria de saber se tem como saber aproximadamente a margem de erro do teste rápido em relação ao Elisa? Pelo q sei o Elisa é quase 100% seguro, e o rápido???

  • Anonymous

    Dr.,
    eu queria saber se aqueles sinais a fase aguda podem durar mais de 3 meses.
    Obrigada, Carlos.

  • Anonymous

    Dr,tive no dia 11/08 um relação em que a camisinha por mal uso escapou, porém não cheguei a penetrar minha parceira, meu pênis não estava totalmente ereto; porém meu pênis encostou na vagina dela uns cinco segundos, até eu perceber que a camisinha escapou; mas não cheguei a penetrá-la; corro algum risco ?

    Caio

  • Anonymous

    olá..sou o Paulo da pergunta anterior..
    esqueçi de algo…eu emagreci tbm um pouco e fiz hemograma ontem mas ali tá normal, posso ta com o hemograma normal ( só o vhcm um pouco baixo) mas sem linfocitos atipicos e leucocitos normais e apresentar esse problema de estomago ja nesses 2 meses?
    abraços…Paulo.

  • Anonymous

    DR Pinheiro,

    Boa noite, li no texto que é raro ter Candidíase Oral na fase aguda, mas é possível ter somente ela como sintoma nesta fase? Mancha branca, ou placa branca na língua obrigatoriamente caracteriza Candidíase Oral ou pode ser outra coisa?
    Obrigado,
    André

  • João PAulo,
    A resposta está no texto. 2 a 4 semanas.

  • Carlos,
    Existem mai de 20 doenças diferentes que podem causar rash, inclusive alergia.

    Os rashs não são todos iguais e cada um tem um motivo diferente.

  • Rodrigo,
    Poder pode, mas é difícil avaliar isso a distância.

    Se vc está tão nervoso com a situação, porque não vai em um médico?

    Ele podendo te examinar e colhendo sua história clínica vai poder opinar com muito mais propriedade.

  • Celso,
    Sexo oral passivo não pega HIV. A saliva não transmite o vírus. Vc só teria risco se ele tivesse alguma ferida grande na boca

  • Beto,
    O rash e difuso, por isso não dá muito para confundir com picada de mosquito.

    rash pode acontecer em várias doença, incluindo estresse e outras DSTs

  • Ricardo,
    Pode coçar ou não. Duram alguns dias e não parecem espinhas

  • Bruno,
    Se você foi o ativo do sexo oral, ou seja vc teve contato com secreções vaginais, existe sim o risco de contaminação.

    Agora, se o seus sintomas foram HIV agudo é outra história.

    Por via das dúvidas, faça o exame

  • Duda,
    É menor que 1%

  • Carlos,
    Em geral não.

  • Caio,
    Deste jeito que vc conta é pouco provável a contaminação

  • Paulo,
    O trato gastro intestinal é relamente frequentemente acometido no HIV agudo. Mas não é bem assim o quadro típico.

    Em vez de ficarmos elocubrando em cima dos seus sintomas, o ideal é que faças logo uma sorologia

  • André,
    Placas brancas na língua em geral é candidíase mesmo, mas podem ser outras doenças. Procure um estomatologista para que ele possa fazer o diagnótico diferencial

  • Alvaro Gomes

    Dr. tire esta dúvida:
    Se infectado com o virus HIv, e se incostar o pênis ainda dentro da cueca, estando a cueca um poquinho úmida devido e secreção da exitação, na vagina de uma menina sem penetração,sem orgasmo, sendo esta menina virgem, a mesma corre o risco de ser infectada?

  • Anonymous

    Olá,

    Bom, gostaria de saber se existe a possibilidade de infecção pelo HIV por meio de barbeador do tipo gilete. Eu moro com outros estudantes e sempre tive este medo pois meu barbeador ficava no banheiro e tinha medo que um amigo meu que teve situação clara de risco (camisinha estourou) possa ter usado alguma vez. A partir de novembro/2008 eu comecei a guardar o barbeador comigo e em junho/2009 (7 meses depois) eu fiz uma doação de sangue e nos testes deu que não tenho HIV.

    1) Existe este risco de infecção?

    2) Os testes de doação de sangue são confiáveis e apresentam a mesma janela que os realizados nos CTA’s?? Isso porque uma vez ouvi falar que os testes de doação não são de qualidade.

    Grato,

    Eduardo

  • Duda

    Acho q naum entendi muito bem, então o teste rápido é 99% seguro?? se uma pessoa fez num hospital publico pq sofreu um aborto e deu positivo então no elisa ele provavelmente vai dar positivo tb???

  • jose neto

    doutorr..a tres meses atras fiz um elisa deu negativo .. mais 20 dia apos uma relaçao de risco tive uma tive 2 mancha vermelhapra baxo do umbigo…..o que poderia ter sido essa mancha vermelha … seria outra dst ?..tive candiadiase tambem… poderia ser isso ?
    lembranu ki o resultado foi negativo
    abraço

  • Rica

    Dr. Ola !

    Fiz um teste Elisa , mas estava tomando antibioticos, existe alguma possibilidade de um antibiotico gerar um falso negativo nesse exame ???

  • LUIZ PAULO

    É possivel um hiv positivo com gengivite com carga viral alta compartilhando uma garrafa de água ou um sorvete ou bala transmitir o virus para uma criança com dente com cárie. Preciso de sua ajuda.

  • EDSON

    Dr. Meu resultado com 36 dias dps da relação de risco foi NEGATIVO.

    O Exame foi

    Anticorpos HIV I e II

    Método: Eletroquimiluminescência ELECSYS 2010

    Resultado: NEGATIVO 0.123 COI

    ESSE É O EXAME DE 4ª GERAÇÃO?

    ou a eletroquimioluminescência não necessariamente pesquisa o antigeno p24, pois no exame so fala de anticorpos.

    Preciso repetir os exames depois de 60 dias pra um diagnóstico conclusivo ou esse exame é de 4ª geração?

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro sou o Celso novamente. Obrigado pela resposta. Tenho mais dúvidas.

    Supondo que ele tivesse alguma ferida grande na boca qual o meu risco? Apenas supondo.

    Essa coceira será alguma infecção? Preciso procurar algum médico?

    OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO.

  • Anonymous

    Doutores, boa noite.
    Gostaria de saber se posso manifestar os sintomas de infecção por HIV DOIS ANOS após ter tido minha última relação sem preservativo e, mesmo assim, com a minha namorada, que agora é ex. No seu texto, fala-se de ocorrência com no máximo 10 meses.

    Muito obrigado,
    Lédio.

  • Alvaro,
    Muito pouco provável

  • Glauco,
    Nenhum dos sintomas descritos são característicos de HIV.

  • Eduardo,
    O vírus não sobrevive no ambiente. A não ser que vc use a gilete imediamente após alguém se ferir, não há risco. De qualquer maneira por uma questão de higiene o barbeador deve ser sempre pessoal.

    Eduardo, os testes de doação de sangue são tão sensíveis quanto os comuns. Já imaginou quantas pessoas não seriam infectadas pelo HIV nas milhares de transfuões que são feitas diarimente em todos os hospitais, se esses testes fossem falhos? Olha o tamanho da irresponsabilidade que isso seria.

  • Jose Neto,
    Não tenho como fazer diagnóstico a distÂncia. Se vc tem uma lesão de pele, deve procurar um dermatologista.

    Se ela já desapareceu e vc não sente nada, não há nada a fazer.

  • Rica,
    Não

  • Luiz Paulo,
    Não. Só se houvesse contato com uma quantidade razoavel de sangue.

  • Edson,
    Como não á referÊncia a pesquisa do p24, provavelmente este é o ELISA 3º geração.

    É preciso repetir.

  • Celso,
    Se a ferida for sangrante ou ulcerada pode haver risco.

    Se vc tem comichão, deve ir no urologista.

  • Lédio,
    O relato mais longo que encontrei foi de 10 meses e mesmo assim são casos raros.

  • diego

    dr pedro, esses linfonodos que a parecem na infecção pelo hiv agudo sempre são doloridos, ou pode tb não doer?
    se eu tiver com esses linfonodos aumentados pelo hiv, alteraria no valor dos linfocitos?
    pois fiz um hemograma completo e deu linfocitos 37%. esse valor esta normal, ou indica alguma alteração?
    desde já muito abrigado, e parabéns pelo trabalho humano que está realizando.

  • Lauro

    Dr. Pinheiro primeiro queria agradecer por você existir e ter o dom de poder nos esclarecer dúvidas que nos deixam aflitos demais. Tenho duas perguntas: 90 dias dando negativo já é o suficiente para descartar o hiv. Estou com 79 dias já posso fazer ou é melhor aguardar os 90 dias. Que Deus lhe abençõe.

  • joao paulo

    Dr. quanto tempo duram as ínguas no HiV e si aparece so uma ou mais de uma?

  • Frankis

    dr. tive uma relacao em novembro de 2008 fazendo sexo oral. estou com uma dor embaixo do braco desde marco. tive uma candidiase peniana em marco. sera que pode ser sintoma do hiv?

  • Rodrigo_Oliveira

    Dr tive uma relação de risco (camisinha estourou no sexo anal eu o ativo, não sei se a menina tinha hiv ou não, disse que não mais não posso confiar, pois não conheço o passado dela) fiz um exame 4ª geração (c/ pesquisa p24)com 25 e outro com 28 dias após esta exposição e ambos negativos, com 35 dias fiz 1 de 3ª geração (pesquisa anticorpus hiv 1 e 2) e graças a DEUS negativo tb, a pergunta é quanto aos testes 4ª nesse período qual a confiabilidade? posso ficar tranquilo que realmente não estou contaminado? e o teste de 3ª geração qual a confiabilidade? me disseram que o 4ª geração identificaria em 22 dias e o de 3ª em 29 dias, esta correto isso?

  • rovilson

    ol doutor…
    tive relaçao com uma garota que nao conheço….na relaçao a camisinha estouro….depois de uns 15 segundos que percebi…e parei..ai colokei outra camisinha e terminei a relaçao….i eu nun tinha nenhuma lesao..nnhum ferimnto…..o virus d hiv pode entra facil na pele?
    agor dpois de 1 mes e meio eu tive cadiadise .. fui ao urologista..me rceito uma pomada e saiu…
    o hiv pode entrar no corpo sem lesao?
    abrço

  • Diego,
    Costumam doer, principalmente ao toque.

    Os linfócitos podem alterar sim. Mas não conte com isso para fazer ou descartar o diagnóstico.

    A princípio 37% pode estar normal, mas não é assim que se interpreta um hemograma.

  • Lauro,
    Entre 80 e 90 dias realmente faz pouca diferença.

    Se com 90 dias estiver negativo e seu contato não foi sabidamente com alguém contaminado, caso encerrado.

    Se vc teve relações desprotegidas com alguém sabidamente portador de HIV eu ainda repetiria esse exame com 6 meses (apesar da chance de vir falso negativo em 3 meses ser quase zero)

  • João,
    Duram em média 7 a 14 dias, mas pode ficar mais tempo. São mais de uma.

  • Franlis,
    Poder pode. Faça a sorologia.

  • Rodrigo,
    Fique tranquilo o melhor periodo para o ELISA 4º geração é exatamente com 28 dias.

    O 3º geração é melhor com 6 semanas.

  • Rovilson,
    Pode. Nos órgãos genitais não é preciso haver lesão parente para que haja a contaminação.

  • joao paulo

    Dr. o rash cutaneo no HIV só parece dps da febre ou pode aparecer sem ter tido período febril??

  • Rodrigo_Oliveira

    Dr é o Rodrigo Oliveira que deixou a duvida pouco acima, na realidade não sei se o exame que fiz com 28 dias é de 4ª geração, gostaria até de saber isso, segue a descrição do mesmo:
    Metodo: Enzima Imunoensaio (Murex)
    Antigenos Virais Pesquisados : HIV -1: ENV GP160, GAGP24 e PEPTIDEO ANT70
    ( SUBTIPO ” O ” )
    HIV -2 : ENV GP36

    é de 4ª ou 3ª geração?

    Fiz um outro exame hoje (42 dias) de 3ª geração metodo quimioluminicescia, graças a DEUS
    negativo novamente, te pergunto, qual a confiabilidade deste exame? posso ficar tranquilo c/ este resultado? quantos % de chance de eu não estar contaminado c/ o virus?

  • Anonymous

    dr. tive uma relacao desprotegida em novembro de 2008. A partir de marco começei a sentir dores embaixo dos bracos e tive uma candidiase no penis. te faco as seguintes perguntas:
    – Sera que essas dores sao inguas e podem ser sintoma da aids?
    – Como faço pra saber se é uma ingua?
    – tive essas dores embaixo do braco justamente apos a candidiase (a mesma candidiase ja sarou), será que pode ser psicologico?
    ass. giovani bracio

  • Rodrigo

    Boa Tarde Dr Pedro,tive relação oral com uma menina,mas tipo que ela parecia não ter feridas na boca,e eu tbm não tenho no pênis,mas depois me deu um medo estranho,qual é a probabilidade de eu ter HIV ou outra doença caso ela seja portadora,foram mais ou menos uns 10 minutos,desde já lhe agradeço fique com DEUS

  • João Paulo,
    Poder, pode, mas não é o mais comum.

  • Rodrigo,
    Se tem pesquisa de antígeno viral é 4º geração.

    Fique tranquilo o teste é negativo mesmo.

  • Giovani,
    Não deve ser psicológico. Mas tb não dá para dizer que é HIV.

    Em vez da gente ficar elocubrando se os sintomas podem ou não ser HIV, faça logo o teste e tenha certeza. Clinicamente não há como descartar.

  • Rodrigo (12:01h)

    Se foi ela que fez sexo oral em vc, não há risco.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, apenas complementando as perguntas feitas acima.

    1) Li uns artigos de PSICONEUROIMUNOLOGIA, onde afirmam que em situação de estresse agudo as pessoas tendem a baixar sua imunidade. Por essa razão, pessoas que após passarem por situações de risco e que ficam paranóicas, geralmente desenvolvem resfriados, dores de garganta e até rash cutâneos.
    PERGUNTA: gostaria de saber se existe alguma relação emocional para o surgimento de gânglios nas pessoas?

    Forte abraço.
    Rafael M.

  • JOAO

    doutor td bem
    eu o ouvi dizer numa infecçao por um virus chamado citomegalovirus…que os sintomas sao parecdos com a faze a aguda doi hiv ?
    e que essi virus pode causar?
    abraço

  • joao paulo

    Dr. interprete este exame para mim:
    material: sangue
    ANTICORPO ANTI – HIV I E II
    RESULTADO: AMOSTRA NEGATIVA PARA HIV I E II.
    METODOLOGIA: EIA
    ANTIGENOS VIRAIS UTILIZADOS : ANTIGENOS RECOMBINANTES p41, Gp36,p24 E PEPTIDO SINTETICO Gp41.
    Gostaria de saber se este exame e de 4ª Geração. Fiz este exame 27 dias após contato de risco é necessario outro exame?

  • Rodrigo_Oliveira

    mais um comentário, perdi neste periodo 2,5kg (passei de 78 p/75,5) em dias que estava muito nervoso não comia nada, em dias que estava melhor (menos stress) comia muito bem, hoje estou pesando 76,5kg e quando estou bem como bem tb, o período de maior perda de peso foi de 7 a 18 dias após a relação de risco, depois disso melhorei muito a minha alimentação, voltanto a ter uma recaida com 28 dias (muito stress) e melhorando agora recetemente.

  • João.
    Causa citomegalovirose.
    É uma infecção parecida com mononucleose. É mais comum em imunossuprimidos.

  • João PAulo.
    É 4º geração sim.
    Para se ter 100% de certeza seria necessário outro sim, apesar de ser praticamente nula a chance deste ser falso negativo.

  • Sofia

    Olá doutor, a pouco tempo sofri um aborto espontaneo, no qual descobri com 9 semana uma gravidez emembrionada, no teste rápido q fiz no hospital deu positivo para hiv, entrei em pânico mas tive q fazer o elisa para confirmar, enrolei enquanto pude para pegar o resultado q deu positivo. Estou arrasada tenho 24 anos e penso q é o meu fim, calculo q posso ter contraído a 3 anos +- por ter passado por uma situação de risco. O senhor sabe me informar em média qual a espectativa de vida de um hiv positivo nesse caso???

  • Sofia,
    A atual média está acima dos 10 anos. Mas isso é uma média e inclui aqueles que não se tratam e pessoas com outros problemas de saúde

    Se vc fizer o acompanhamento médico, e quando for indicado tomar o coquetel corretamente, pode viver durante décadas. Existem pessoas com HIV desde a década de 80 que ainda estão vivas.

  • Sofia

    Obrigada pela resposta, na verdade ainda não sinto nada, apenas o nervoso q é claro psicológico, se eu não tivesse perdido esse bebê e feito o teste rápido no qual detectou pra em seguida fazer o elisa eu nem saberia agora. vou repetir o exame como fui indicada pra aí sim começar um tratamento… mas ja vivo com o pensamento q tenho os dias contados q no máximoooo em 15, 20 anos vou morrer, por isso naum vou poder ter uma familia, filhos pq na verdade hlv naum deixa de ser uma sentança de morte né?? A naum ser q nesses dez anos possa ser encontrada a cura…

  • Sofia,
    Ninguém pode dizer que vai viver no máximo por 15 ou 20 anos. NAda impede que vc viva 50 e morra por outra causa. A AIDS tem se tornado um doença crônica e daqui a 15-20 anos, mesmo que não haja cura, estaremos muito mais avançados no tratamento.

  • Diogo

    Olá Dr.

    Tive uma relação com um homem, e ele me penetrou usando preservativo, ao momento que acabou a relação ele correu para o banheiro para supostamente jogar a camisinha fora e fiquei com uma grande duvida se a camisinha havia estourado ou não, já que não pude ver, 2 dias depois dessa relação, minha garganta ficou bem irritada e no ( terceiro ) dia, minhas amídalas ficaram bem inchadas, tive febre de quase 38 graus e uma tosse que aparece mais a noite e um pouco de dor de cabeça.
    Em 2 ou 3 dias é possível aparecer algum sintoma da fase aguda? E esses sintomas que descrevi podem ser de fase aguda? Agradeço desde já!

    Diogo

  • Diogo,
    Tá meio precoce. Não esperaria que fosse assim tão rápido.

    De qualquer maneira, se vc suspeita que a camisinha tenha se rompido, acho que vc deveria fazer a sorologia, de preferência o ELISA 4º geração, quando houver 28 dias de intervalo após esse evento.

  • Marcos C Rodrigues

    Doutor, primeramente gostaria de parabenizar voces por dar sempre atençao a todos nos, muito obrigado.
    Tive relaçao de risco a cerca de 25 dias e apos notar que a camisinha estourou nao prolonguei por muito tempo a relaçao, acredito q a camisinha estourou pois estava tendo relaçao anal com uma garota de risco, mesmo sabendo q nao ejaculei notei q corrimentos anais sujaram ele, rapidamente o lavei e parei a relaçao. Apos esses 25 dias ainda nao apresentei nenhum sinal da fase aguda, somente calor devido ao clima e pequenas manchas q vem e vao em horas, quais as chances do meu contagio e sera q ja posso fazer o teste ?

  • andresou

    Olá, sou eu André. Gostaria de saber se o teste rápido que fiz em 16 dia apos o risco há possibilidade de já trazer o resultado? Os sintomas da fase aguda é possivel surgir apos 3 ou 4 dias? As rash ficarem consando indo e voltando a vermelhidão é próprio do HIV? Os glanglios são como glandulas no pescoço? Obrigado. Abraço.

  • Eduarda

    Gostaria de saber a respeito da vacina tão estudada em busca da cura da Aids, essa semana vi no jornal q ciêntistas americanos
    descobriram 2células do nosso próprio corpo só naum me lembro exatamente os nome mas sao algo do tipo G9 G16 mas q nem todos seres produzem essas células, por isso terão q desenvolver uma maneira de “render” uma coisa assim as q são existentes… O senhor sabe me explicar melhor?? Será q é uma luz e quem sabe daqui a poucos anos teremos a cura aqui no brasil??

  • Marcos,
    Sempre que há rompimento da camisinha existe risco de contaminação. com 4 semanas vc já pode fazer o ELISA 4º geração.

  • André,
    1- 16 dias é pouco tempo para se ter certeza. É preciso repetir o exame.
    2- Tá meio precoce, pode ocorrer mas não é o habitual.
    3- não
    4- sim

  • andre

    Olá Dr, parabens!
    Olha, quanto as glanglios eles não são dolorosos. Só percebi porque estava com medo e vivia procurando. No caso de HIV normalmente são indolor? Outra coisa, a fase aguda vem e volta, por exemplo 15 dias atras sentir umas dores musculares nos ombros, correndo no braço, uma sensação horrivel, como se estivesse correndo algo dentro dos braços, alguns carroços cocando de novo, e quando coço fica vermelhos e aumentam. Isso voltou novamente…. o que achas pode ser sintomas iniciais?

  • Anonymous

    Doutores,

    Tive uma relação de risco. Dois dias depois, fiquei inexplicavelmente doente, com febre (baixa), calafrios, cansaço, dor de garganta e muita ânsia.

    Mesmo sendo pouco tempo, pode ser aids? Foi sexo anal e fui passivo, sem camisinha, por aproximadamente 5 minutos (sem ejaculação).

    Obrigado…

    Estevão.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, e o Luiz Fernando. Esqueci 4 coisas:

    1. A 3 dias (portanto 3 semanas e pouco apos o risco e depois de parte dos sintomas que descrevi ja terem passado), comecei a sentir caspa no cabelo, bastante. Sempre tive caspa quando nao estava usando frequentemente shampoo especifico e estava mais de 2 dias sem lavar a cabeca, mas mesmo assim me impressionou a intensidade em pouco tempo. Lavei a cabeca com shampoo proprio e ja esta melhor, mesmo assim achei um pouco atipico. Isso pode ter a ver com infeccao por HIV na fase aguda?

    2. Quais os sintomas estomacais que podem percebidos durante a infeccao aguda?

    3. Os sintomas que descrevi podem ser causados por outra DST ou mesmo por uma simples gripe? O que seria mais provavel, dados os sintomas, se nao for HIV?

    4. Os exames de HIV feitos no sangue doado acusam o virus apos 1 mes de exposicao?

  • Anonymous

    Caro Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos, me chamo Aurélio e em março deste ano tive uma relação de risco, fui ao uroligista foi diagnósticado herpes, pedi exame de HIV e deu não reagente em junho (3 meses depois da relação de risco), meu urologista pediu que nao me preocupasse e que nao precisaria repetir o teste, entretanto, tenho sentido algumas sintomas que tem me deixado preocupado: mal estar, indisposição, pequenos pontos na pele do tamanho de um sinal cor de sangue, as vezes um suor frio na testa e uma leve dor de cabeça, minha pele está muito sensivel, as vezes fica toda avermelhada na regiao do pescoço, tenho sentido dores no corpo já a mais de dois meses, agora estou sentindo como se tivesse algo parado na garganta, mas como normalmente bebo sem dificuldade. Existe a possibilidade desse exame ser um falço negativo? Esses sintomas podem ser de HIV em fase aguda ou pode ser da sifilis? Agradeço desde já.

  • Eduarda,
    Eu se fosse vc não empolgaria muito com vacina para HIV a curto prazo. Uma coisa é pesquisa em laboratório, chamada “in vitro”, outra é passar para a parte prática “in vivo”. Isso é um processo que demora anos e que nem sempre funciona.

    Há pelo menos 10 anos que ouço sobre pesquisaas teoricamente promissoras sobre a vacina e até agora nada foi para frente. O que tem funcionado para o HIV é o tratamento com anti-retrovirais que conseguiu diminuir a mortalidade espantosamente nas última década.

  • Luiz Fernando
    1- Existe chance de contágio, mas no sexo oral ela é menor que no sexo com penetração
    2- não me parece
    3- não
    4- provavlemente psicológico, mas só um médico que te examine pode afirmar.
    5- pode
    6 e 7- seu hemograma é normal. Pare de inventar história
    8- não nesse nível
    9- não

  • Anonymous

    Olá eu denovo..aline !
    obrigado pelas informações..
    Ontem a noite eu indo tomar banho verifiquei que tem umas pintinhas na minha barriga exatamente como eu disse que eram as da palma da mão, porem com um pequeno relevinho…ai doutores to com tanto medo!

    Em relação aos rashs eles duram de 5 a 8 dias?

    No seu texto voce diz:
    Já existe o ELISA de 4º geração, que além de ser uma sorologia (pesquisar anticorpos), ela também pesquisa o antígeno P24, uma proteína do HIV. É portanto, um teste duplo que procura por anticorpos e pelo próprio vírus. Deste modo, o teste pode ser feito com apenas 4 semanas (95% de acurácia). Se negativo, deve-se repeti-lo com 6 ou 8 semanas. Se novamente negativo, caso encerrado

    Porém o senhor disse anteriormente em uma das perguntas feita por leitores que o ideal é fazer o 4ªgeração entre 23 e 28 dias… com 39 dias já pode desaparecer o antígeno??
    Ou ainda sim com 39 dias a curácia é de 95% ?
    com 2 meses , 8 semanas o sr disse que já é caso encerrado, desculpa mas fiquei um pouco confusa… 8 semanas ou 12 semanas ?

    Obrigado novamente!

  • Anonymous

    Caro Dr. Pedro sou Aurélio do posto anterior, esqueci de mencionar também que no meu exame de sangue acusou Leucopenia, entretanto, o médico não mencionou nada sobre isso.

  • Anonymous

    Ola!

    gostaria de saber se pode nascer pelinho encima do rash do hiv,..pelinho normal da barriga, ou se pode ser de algum pelinho meio defeituoso que nasceu e logo logo isso some

    Obrigadoo

    Laura

  • Eduarda

    Fiquei meio desapontada pois quando ouvi falar sobre essa vacina achei q seria uma chance de voltar a ter pensamentos de muitos anos de vida, já com os coquetéis não sei pq vivo achando q naum vou chegar a envelhecer pois ainda sou bastante nova, tenho 25anos e descobri a dois meses +-… Estou sem esperanças… 🙁

  • marcos

    ola doutors
    tive uma mancha vermelha bem pekena perto d regiao d apendise…ela apareceu 3 semana apos uma relaçao sexual..passei furacin ela saiu em 4 dia…depois ela volto na outra semana no mesmo lugar..a passei furacin d novo..e lavei bem ai ela saiu…
    li no texto que… essas rash aparecem no torax e no pescoço e membros…essa mancha minha aparceu em baixo do umbigo na regiao do apendise..e tambm nem tive febre..e li em outro site que o rash é difus.. queria saber si essa informaçao procede…
    agradeço
    MACOSSS

  • Aurélio,
    Nenhum dos seus sintomas lembra HIV nem sífilis. Acho que vc está meio ansioso.

  • Luiz Fernando,
    1- Sintoma completamente inespecífico
    2- Nenhum sintoma específico. Náuses e vômitos em alguns casos.
    3- De longe não tenho como citar diagnóstico diferenciais
    4- Em geral sim.

  • Estevão,
    AIDS com certeza não é, mas existe a pequena hipótese de ser HIV, apesar de 2 dias ser muito precoce.

  • Aline,
    Quando o antígeno desaparece, já há anticorpos presentes, por isso o ELISA 4º geração é tão bom.

    O mais certo é 3 meses, apesar de que dificilmente um ELISA 4º geração negativo com 8 semanas vai positivar com 12.

  • Cristiane

    Bom dia Dr.,
    Meu nome é Cristiane Martins , tenho 27 anos e gostaria de saber se posso manifestar os sintomas de HIV ,três anos e oito meses após ter tido minha última relação sem preservativo com um ex ficante.
     Obrigada.

  • Sofia

    Olá Doutor,
    Tive relação de risco há 3 anos, não apresentei nenhum dos sintomas aqui descritos na fase aguda da Infecção do HIV, apesar de ter tido infecção urinária algum tempo após o ocorrido. Fiz o exame anti hiv após uns 3 meses e meio deste episódio por decorrência do aparecimento de herpes zostes, o exame deu negativo. Nestes últimos anos venho apresentando herpes zostes recorrente, julgou-se ser por imunidade baixa devido à depressão e ao estresse crônico. Agora, de uns meses pra cá, tenho tido episódios de candidíase vaginal também recorrentes. Poderia o exame ter dado falso negativo, mesmo estando com herpes zostes quando ele foi feito? A minha médica garantiu que o exame estava válido e  disse que era normal a recorrência de herpes zostes devido ao stresse.
    Meu nome é Sofia e tenho 30 anos.

  • Pablo

    Dr. Queria saber sobre a questão do beijo. Não entendi direito sobre a quantidade na saliva não ser significativa. Venho apresententando alguns sintomas mesmo não mantendo nenhum tipo de relação de risco a não ser o beijo! Obrigado

  • Naelson Camargo

    Dr. Pedro, muito obrigado. Descobri que sou hipocondríaco! Continue com esse blog, que é muito importante e de acessível entendimento! Quero continuar beijando quem amo e continuar estudando pra ser um excelente médico como o senhor! Obrigado.

  • Bahia-Brasil

    olha, doutor já fiz alguns comentários mas n tive respostas, gostaria de saber se o método quimiluminescência é confiável. pois tive uma relação com uma garota, e pratiquei o sexo oral passivo, e depois na vagina com camisinha. Depois de 2 dias fui a enfermeira do posto e ela disse q eu corria risco, fiquei muito ansioso, sentia as costa esquentando, depois apareceu umas pintinhas vermelhas abaixo do umbigo, depois de 3 a 4 meses ainda com muita ansiedade e medo apareceu uma abertura na minha língua, e depois placas brancas na lingua, fui ao medico e ele acha q é candidiase. tomei um remédio mas apenas melhorou e continuou um pouco branca. já faz mais de um mês que estou com minha garganta parecendo q tá fechando, sentido uma inquietação nela. fui a uma laringolista e ela acha q é pq sou prof. e falo muito em sala de aula possa ser uma inflamação. tenho tomado spray de romã e mel, mas não melhorou muito não.
    resumindo: fiz um exame nesse método mencionado com 5 dias da relação deu NÃO REAGENTE, DEPOIS COM 5 MESES  E NÃO REAGENTE, E DEPOIS COM 8 MESES E NÃO REAGENTE, POSSO FICAR TRANQUILO OU PRECISO FAZER MAIS.
    esse método é confiável?

    pode manda a resposta pra meu e-mail.

  • Marcelorobles

    entao quer dizer que a pessoa que recebe sexo oral sem preservativo a chance é menor de contrair doença?

  • Edric

    Dr.
    Maravilhosos seus esclarecimentls biomédicos.
    Excelente!
    Muito obrigado, ajudou-me muito sobre a disidrose, e efeitos de uso de cortisóides prolongados.
    Edson

  • Flavio

    Dr..parabéns pelos esclarecimentos.Descobri  traiçao de minha esposa.A um ano atras ela teve 1 relação sem proteção.Fez exame dias depois da relaçao ,e deu negativo.Ela escondeu este fato por durante 1 ano.A pessoa com quem ela saiu,veio a fazer escandalo em meu portão(agora um ano depois),afirmando que ele teria pego aids dela,pois ele estava desesperado,quando passou mau e o médico lhe pediu para fazer exames pois suspeitava de hiv.Depois desse dia não tive mais contato com ele,não sei se ele esta ou não infectado.
    Depois desse fato ser revelado,quer dizer ,um ano depois,minha esposa repetiu o exame e deu negativo.Eu também fiz e deu negativo.passou-se mais 1 mes e ela repetiu novamente,e novamente deu negativo.Então na verdade são tres exames negativos.
    O Sr acha que ha necessidade de eu repetir novamente o exame….é possível alguém transmitir aids nas condições dela?(isto é,sempre com exames negativos).
    Me separei dela,15 anos de casamento,4 filhos.
    Meu nome é Flavio.
    Obrigado Dr.

  • bruna

    Dr adorei seu site! faço curso de patologia clinica e estudo sobre a maioria das coisas q vc nos proporciona a ler! mt obg por ter feito isso!

  • Marcelo Oliveira

    Alexandre, boa noite.
    Sempre navego pelo seu blog e aprendo muito e indico a outras pessoas.. Me identifico com sua linha de raciocínio e sei que você tem suas respostas baseadas na ciência, sem deixar de ser humano e franco.
    Preciso da sua opinião de leigo mais uma vez.
    Eu tive uma relação de risco com parceiro de sorologia desconhecida e fiz uso da profilaxia pós exposição por 30 dias. Todos do CTA disseram que o período de janela imunológica não é alterado por causa da profilaxia. Mas tenho que repetir exames com 1,3,6 e 12 meses. Sinceramente não entendi nada.Por favor, se puder me ajude com essa questão. Você já ouviu tantos relatos e já pesquisou muito mais do que eu sobre o assunto, que pode me dar uma opinião. Não vejo lógica nisso.
    Um grande abraço
    Marcelo Oliveira

  • Marcelo Oliveira

    Dr. Pedro,

    Sou o Marcelo, que enviou um comentario ontem. Continuo com duvida, pois fiz a profilaxia por 30 dias, nao sei se a pessoa que me relacionei era soropositiva, inclusive essa pessoa fara exame comigo, pois precebeu o quanto estou aflito. Com quantos dias apos o ato sexual posso fazer o exame e confiar no resultado? Se a janela imunologica nao e alterada pela profilaxia, porque tenho que fazer tantos exames? Qual sua opiniao? Ajude-me, por favor.

    Abs,

    Marcelo Oliveira

  • Tiagosousa444

     Boa Noite! Fiz um teste para detecção de hiv com 3 meses e com 9 meses desde a situação de risco. Ambos negativos. O teste era de 4 geração. Posso ficar descansado? Pois ouvi falar de soroconversão tardia ..

  • debora

    a pessoa que tem aids ela fica mas escura?

  • C.C.

    o rash são de 5 a 8 dias seguidos ou aparece e some no intervalo de 5 a 8 dias?

  • pode.

  • jhon jhon

    olá queria saber se o rash pode demorar anos para aparecer???
    e se demoram para desaparecer?

  • jhon jhon

    olá Dr vc nao me respondeu a outra pergunta …
    se uma pessoa infectava por hiv colocar um polco de sangue num copo com agua e uma pessoa estiver arrancado um dente e levou ponto corre risco de ser infectado???

    • É uma situação um bocado complicada de acontecer na vida real, não? Por que alguém poria sangue em um copo? Por que alguém beberia um copo com sangue? Por que alguém que acabou de arrancar um dente beberia água fora de casa?

  • O aumento do baço e fígado não são visíveis, mas podem ser palpados se vocÊ souber a técnica correta. Não causam prisão de ventre.

    • Hélio

      Obrigado pelas respostas Dr., Fiz o exame anti hiv 1 e 2 e deu Não reagente, como a minha relação foi em janeiro tenho que repetir o exame em março.

  • Matheus Barbosa

    Doutor, uma febrezinha de 37º pode ser sintoma da infecção aguda?

  • W G Silva

    Olá doutor, eu enviei uma duvida para o senhor e gostaria de saber se caso for escolhida vai aparecer nos comentários desta página ou vão enviar para o meu email. Agradeço.

  • M. Silva

     Olá Doutor, os sintomas do HIV ou da Sífilis podem aparecer na mesma semana do contágio? Já foram diagnosticados casos nesse período?

  • Futurenationdjs

    Obrigado pelas respostas DR.

  • Marcos89

    Doutor boa tarde. Sou marcos e tenho 22 anos. Me cortei em um caco de vidro em uma festa pois deu um tumulto e eu me joguei no chão para fugir da confusão. Não tive febre nem ínguas pelo corpo apenas uma mancha na perna que parecia uma picada de aranha bem dolorida e coçava bastante e uma no braço. isso já faz 2 meses posso ter pegado o vírus hiv ? estou desesperado, pois tenho namorada e isso me encuca muito. Eu senti muitas dores nos joelhos e cotovelos no decorrer desses dois meses. Por favor me dê uma luz, pois estou perdido .

    Muito Obrigado!!!

  • Rafael_ribeiro

    pode-se desconfiar de uma infecção aguda somente pela diarréia?

  • dr. pedro..depois de 2 anos de uma relação de risco. Começar a surgir sangramento anal, garganta inflamada…é sinal de hiv?
    laura

  • Lucianamarinho6

    Doutor, é possível o aumento apenas do linfonodo direito do pescoço? e quando a o aumento dos linfonodos obrigatoriamente vou ter febre ou sao duas coisas totalmente distintas? pois nao tive febre…

  • dr. os sintomas da fase aguda podem aparecer depois de 2 anos?
    Laura

  • Paulo

    Dr. é possível uma pessoa ter HIV por 8 anos e nunca manifestar nenhum sintoma?

  • Amanda

     Boa Noite.
    Doutor, seguindo um raciocício… se na fase aguda existe uma reação do organismo, logo essa reação, como em qualquer virose, vírus ou bactéria causaria uma alteração em um hemograma feito nos dias do sintoma, certo?

  • Não.

  • Riscardo

    Gente, eu mesmo já utilizei esse site para muitas pesquisas. E as vezes a informação mal processada causa muito mais danos. Tá com dúvida? Vá a um centro de testagem e solicite o exame. O teste é rápido e o resultado fica pronto em instantes.

    Essa é a minha dica! Obrigado!

  • Tec_lar Braga

    Doutor 
    Seguinte… Fui a uma festa conheci uma menina, ok transamos com camisinha
    no entanto a camisinha rasgo 
    E  foi colocada com cuidado sou todo resabiado com isso
    Faz exatamente 7 dias hoje que isso ocorreu 14/03/12
    Bom … Nunca mais a vi… 
    Agora estou com coceiras nos pés
    e minha garganta esta me enchendo o saco, ela esta avermelhada, e  seca…
    Estou com medo de ser AIDS.
    Medo da morte e das consequencias.
    Usei camisinha usei tudo e mesmo assim deu merda
    Agora quanto tempo espero mais pra poder fazer algum exame?

  • Eduardo

    Drs,Qual a relação da Diarreia aguda com a fase aguda do HIV ?  

  • joseph

    Olá Doutor, qual é o melhor tempo que posso esperar da janela imunológica que me dê uma resultado confiável para que eu não precise fazer mais exames? Obg.

  • Rafael_varela089

    primeiro, quero lhe parabenizar pelo o ótimo site e pela atenção em responder as pessoas, pois ttava procurando um site como este q pudesse tirar minha dúvida… é o seguinte, Dr: o rahs pode aparece em uma pequena área de uns 7cm x 7cm? ou abrange uma área maior? segunda pergunta: o rash aparece junto com a febre? ou pode aparecer sem febre? muitíssimo obrigado e espero que sua resposta me ajude a esclarecer…

  • carlos

    doutor pegando o gancho da outra pergunta, o rash quer dizer uma resposta imunologica do corpo? por exemplo é o corpo ja lutando contra o virus e produzindo anti corpos?

  • Gabizinhaarruda_2

    Ola,Primeiramente obrigada pela atenção.

    Quando o Dr, se refere a ausência de febre na fase aguda do HIV e presença de outros sintomas como Rash e Diarreia por exemplo. Essa ausência seria pelo fato dos sintomas serem inespecíficos? Ou ha algo que  direcione isso nas literaturas medicas e nas praticas clinicas,como frequente?   

  • Lilia mara

    nossa me ajudou pracaramba   agora nada de sair beijando todo mundos nas e festas e  balada

  • Lucas_pbz

    Doutor, quando vc fala “poder, pode.” a chance é muito pequena né? esse dia foi com 6 a 7 dias após a relação de risco…

  • Ricardo

    Olá Doutor, Algum remédio pode influenciar no resultado do teste de HIV?

  • 1 Luis

    Dr,

    em quais outras DST podem apresentar rashs?

  • tenso

    fui ao medico recentemente pq recebi a ligação de uma menina que transei no final do ano passado, entre novembro e dezembro, dizendo que ela tava com sífilis. A médica solicitou exames de rotina além do ELISA e VDRL. Fiz os exames e um funcionário do laboratório me ligou dizendo que o exame nao ficaria pronto na data prevista e que entrariam em contato comigo. Assim ocorreu, o médico responsável me ligou dizendo que eu precisava fazer um novo exame e que deveria aparecer no laboratório e falar com ele. Só disse que era o WESTERN BLOT p HIV, mas nao informou mais nada. Fui ao laboratório e ninguem conversou comigo a respeito disso, fiz apenas a nova coleta do sangue e pronto. Dr, queria saber especificamente para que serve esse exame e se é um confirmativo para HIV.

  • José

    Dr, qual a diferença entre o ELISA e o WESTERN BLOT HIV?

  • Cfbcjunior

    um exame feito com 71 dias de 4° geração descarta o HIV por completo?

  • anônimo

    Dr. Bom dia! Quantos anos mais ou menos demora para o hiv positivo desenvolver AIDS?

  • Cfbcjunior

    sifilis e gonorreia tem cura?depois de curadas elas podem aparecer de novo?ou só reaparecem se eu tiver contato sexual com alguma pessoa infectada?

  • Ricardo Magalhaes

    Gostaria de saber qual é relalmente o prazo de janela imunológica. Uns falam em 3 meses outros falam em 6 meses. Qual é o tempo que o virus aparece no exame?  Obrigado Doutor.

  • Robertospfc15

    Doutor:
     
    foi compartilhado um canudo de nota para cheirar cocaína. No canudo não havia sangue aparente no “canudo”. Existe risco de contaminação pelo HIV???
     
    OBRIGADO!

    • Não.

      • Jjjjjjjjj

        Há risco para se contrair hepatite dessa forma, principalmente hepatite B. Pesquisas estimam que essa doença é mais prevalente do que HIV.

  • carol

    dr, estar gripado e com a imunidade baixa pode causar um falso positivo nos exames? é melhor esperar até a gripe passar para fazer o elisa?

  • Sadasd

    Doutor, lhe fiz uma pergunta anterior obrigado respoden

  • Convidado

    DR. a RASH da Fase aguda do HIV se aparenta coma RASH da Rubéola?

  • fragoso

    Dr. também gostaria de saber sobre leves tremores nas panturrilhas e espasmos musculares por todo corpo tem alguma relação com HIV?

  • David

    Qual é o tipo de tratamento se você é soro positivo?

    david

  • Antony

    Dr. Pedro,

    Fui infectado com o virus há cerca de 30 dias. Fiz o teste rápido e deu positivo. Na época estava com candidíase genital (bem leve). Isso seria um sintoma de imunossupressão?

  • Giovannamachadocruz

    Dr. é verdade que o exame de HIV demora 1 mês para ficar pronto ?

  • David

    Dr. Rash do HIV coça muito e parece espinha?  

  • Tais

    Dr. rash do hiv parecem com picadas de mosquito? 

  • Joao26

    Boa Tarde!
    Dr. O rash do HIV aparece e desapare em questão de horas, e volta a a aparecer no dia seguinte, ou ele fica constante no corpo pelo período de 5 a 8? O Rash HIV coça? Obrigado!

  • Vit

    Ola Dr. Pedro.

    Amigdalite, com pus na garganta, febre e indisposição, cerca de 2 a 3 semanas após um contato considerado de risco, está entre os sintomas do HIV?

  • Cfbcjunior

    Dr. qual a janela imunologica para quem recebeu sexo oral desprotegido ?

  • Ronaldofreitas966

    Dr. boa noite, fiz sexo desportegido. Este foi da sexta para o sábado e no domingo amanhaci com febre e diarréria, posso ter sido contamindo? (o prazo é tão curto?). E com quanto tempo devo realizar o exame? Muito obrigado.

  • Mayarasousa_92

    Boa tarde Dr. E nas mulheres..há alguns sintomas que são apresentada apenas nas mulheres portadoras da doença.
    Obrigado.

  • Deivide_brito

    Boa tarde, é possível não pegar aids mesmo transando com no mínimo 6 mulheres sem camisinha?

  • solange

    dr. uma pergunta diferente, q não vi em nenhum lugar.
    qdo uma pessoa não apresenta inguas no caso de infecção aguda por hiv, isso significa pouca ação do virus frente a boa ação das defesas normais, ou fraqueza das defesas e muita força do vírus?

  • marina

    é considerado raro ter sido infectado pelo hiv e não apresentar febre?

  • Walktibia

    Nos sintomas de infecção aguda, são todos em sua maioria ou apenas um, ou dois já é suficiente para se ter que tomar relevância em fazer um teste sorológico??

    • Não existe regra, mas geralmente são mais do um sintoma. O teste sorológico deve ser feito baseado no seu comportamento sexual e não na presença de sintomas de fase aguda.

  • Marcelo Ribeiro

    Então não podemos confiar numa janela de 30 dias?

  • FABIANO

    Oi, Dr

    Quando a prática sexual é oral precisa-se esperar um tempo maior para se realizar o exame ?

  • Candida

    Dr Pedro, bom dia. Obrigada pelo site que presta serviço tão importante para as pessoas.
    Gostaria de Saber se é possível uma mulher manter relações sexuais desprotegida (oral e vaginal) com um homem HIV soropositivo e não ser contaminada.

  • Olympier

    Dr, Foram lançados medicamentos para profilaxia do HIV (TRUVADA), se o tratamento for utilizado antes da soroconversão, o vírus pode ser eliminado do organismo?

    • O medicamento impede que o paciente se contamine.

      • Luís

        Se isto é verdade, pq os médicos não dão o remédio a pacientes que com poucos dias de relação desprotegida o procuram?

  • sueli

    vejo varios anucios de prostitutas que estao em portugal.oferecem oral natural e dizem nao ter sida entao doutor o oral nao pega aides…

  • Miqueiascam3

    DR. o senhor ja chegou a ver casos de cura do hiv?

  • Danilage9

    posso ter transado com uma pessoa com o virus, sem me previnir e nao pegar?

  • Duvida

    Dr,qual o melhor exame de hiv passados 100 dias?

  • PedroLessa

    Dr. Pedro, o remédio Fluconazol 150mg pode alterar o resultado do exame para hiv?

  • Daniel

    dr.se eu receber sexo oral de uma pessoa com hiv eu pego?

  • Cleyton13dasilva

    fiqui com uma pessoa que tem HIV 4 vezes posso ter pegado???

  • Ricardo

    Doutor Gostaria de saber se dor no estomago sem diarreia é sintoma da fase aguda do HIV? Obrigado

  • Marcos1824

    BOA NOITE ,Dr.Pedro

    Senhor respondeu uma pergunta da ( Carla ) que não entendi direito,

    “O fato é que nem toda relação sexual com alguém HIV positivo transmite o vírus. Quanto mais relações se tem, maior o risco”.poderia me explicar como seria isso? valeu ,Obrigado!!!!

    • É possível ter relações com alguém que tenha HIV e não se infectar. Só que se você voltar a ter relações com esta mesma pessoa mais uma, duas, três vezes… a chance de contrair o vírus torna-se cada vez maior.

  • anderson

    Doutor sei que pelas regras de comentario, não sera respondidas as pessoas, enfim, mas apenas por curiosidade, o rash cutaneo aparece no corpo todo, ou ele pode aparecer epenas nas mãos ou dedos como uma alergia?

    • Esse tipo de pergunta vale, pois não está escrita como se fosse um caso pessoal.
      O rash do HIV geralmente é difuso pelo corpo.

  • anderson

    Doutor fix sexo anal com uma pessoal com camisinha, em dias diferentes, todas as evzes que eu penetrei na pessoa, eu estava com camisinha e nenhuma delas rasgou. Ele tambem efz oral em mim, mas ate onde eu vi ele nao tinha feridas na boca. Minha preocupação maior e porque como li no site as camisinhas não são 100% seguras. Posso ter pego aids por algum poro das camisinhas que usei com a tal pessoa de sorologa desconhecida?

  • Bom dia Doutor… Tenho ouvido muitos relados de uma qualidade de vida muito melhor em pacientes que fazem uso a autohemoterapia… O que o senhor pode nos falar sobre esse tema?

    • Auto-hemoterapia não tem nenhuma comprovação científica e ainda pode trazer efeitos colaterais graves. Nenhuma sociedade médica recomenda esse tipo de tratamento.

  • felipe

    Dr. Pedro os exames de 4 geração com 30 dias de situação de risco são resultados definitivo ou ainda a risco de cotaminado

    • Só não são deficitivos se o parceiro(a) for sabidamente portador do HIV. Nestes casos aconselhamos repetir o exame de 3 a 6 meses para evitar os raros casos de falso negativo.

  • ivan

    Doutor; fui a uma festa GLS e beijei várias garotas, não mantive relações sexuais com nenhuma, mas notei que uma das garotas que beijei tinha um pequeno piercing na boca. minha boca as vezes tem alguns cortes devido ao aparelho dentário que uso. Após 24 horas da festa tive: dor de cabeça, vômito, febre e dor de garganta. Eu posso ter contraído o vírus HIV ou é só uma paranoia minha?! se sim, existe algum exame de sangue que mostre com urgência a presença do vírus?

  • cam

    DR .porque os medicos falao que um teste de hiv só é definitivo com 6 meses e um ano e outros falao 2 meses !! porque ambos falao em tempo diferentes ?

    • Porque na medicina não existe receita de bolo. Há casos e casos. Não se pode dar uma única orientação para toda a população como se as situações clínicas fossem sempre iguais. Não somos máquinas produzidas em série.

  • Fernando

    Boa noite Dr? Qual o tempo médio que o sistema imune começa a ser afetado pedo HIV? Sem medicação.

    Obrigada.

  • Andressa

    Bom dia Dr. Pedro!
    Dr. Li no texto que 10% das pessoas tem diarréia logo após o contagio com o HIV.Gostaria de saber quanto tempo aproximadamente dura a diarréia da fase inicial ou seja da fase aguda.
    Muito Obrigada.

  • jeferson silva

    Doutor por favor me responte esto desesperado. Peguei uma mulher e desconfio que ela tem a doença. Um ano depois fiz 3 enxames consecutivos nos 3 anos depois da relação que eu tive com a garota. Mais não falei a medica que eu desconfiava.
    A pergunta é enxame de rotina pode saber que tem ou não?

  • giu_90

    dr uma pessoa que esteja contaminada pelo vírus obrigatoriamente vai sentir os primeiros sinais da doença dentro de 2 a 4 semanas ou mais depois de ter pegado ?

  • Eric Marlon

    Tenhos umas machas Brancas na pele Com a redondas Sinto minha boca seca isso pode ser sintomas ?

  • yuli_56

    dr se uma pessoa tiver uma relação de risco, na fase de infecção aguda pelo hiv ela necessariamente vai sentir febre e ter rash ? caso não tenha febre, o rash pode aparecer mesmo assim ?

  • hg_12

    dr se os primeiros sintomas da aids na fase aguda aparecerem, isso significa que no decorrer dos 5 a 10 anos a pessoa vai sentir os demais sintomas da doença quando ela avança ?

  • alberto_k

    dr é possível que os sintomas da fase aguda se restrinjam a apenas escorrimento do nariz, uma pequena inflamação da faringe sem dor para deglutir e dor de cabeça(tudo isso sem febre, sem rash, sem dor nas articulações, sem aumento do fígado, náuseas ou candidíase) ?

  • Gleyy

    Drº, coceira em partes do corpo, inclusive anal… por mais de 2 meses pode ser sintomas de HIV???

  • Stuart Paladino

    Um exame de HIV pode dar falso negativo depois de 1 mês da situação de risco?

  • lennyyy

    Dr.se eu fizer o teste de HIV 6meses após o contato sexual desprotegido ainda tem como dar errado o teste?ou nesse periodo já é mais seguro fazer??

  • Kako1

    Olá, recebi sexo oral de uma garota de programa a três meses atrás. Com 30 dias fiz um teste rápido de HIV no CTA e deu NÃO REAGENTE, com 74 dias fiz um Elisa anti HIV 1 e 2 e também NÃO REAGENTE. Como já tem 90 dias devo fazer outro exame? Com receio de ter contraído uma DST fiz também VDRL, mononucleose, Citomegalovírus, Hepatites B e C, HTLV e até exames para reumatismo e todos forma NEGATIVOS, porém após 20 dias da relação de risco comecei a sentir dores e coceira na sola dos pés e palma das mãos, dores crônicas pelo corpo todo,inclusive nas articulações e nos nervos dos músculos, dor no estomago, pontinhos parecendo picadas de insetos e aparecem e somem no dia seguinte, sensação de dormência na perna esquerda e na face.
    Como já me disseram, esses sintomas são inespecíficos, mas qual especialidade devo procurar para resolver esse problema?

  • Gleyy

    Drº. Tive relaçao de risco e com 15 dias apos ler os sintomas da fase aguda me desesperei e começou a apresentar em mim… dos sintomas que tive na fase aguda, tive exceção de Febre, dor de cabeça e de Inguas.
    mas em contrapartida tive, Suores Noturno, Falta de Apetite, Nausea e coçeira no corpo.
    Isso aumenta as chances do Exame dá negativo???

  • Kako1

    Recebi uma cusparada com sangue de uma garota de programa. Uma pequena quantidade do cuspe entrou em um dos meus olhos. Corro algum risco de ter contraído alguma doença?

  • Gleyy

    Drº, o rash cultaneo do HIV que aparece na fase aguda continua aparecendo na pele num periodo indefinido ou ele some depois da fase aguda (aprox…1 mês) ???

  • Renatoteigui

    Doutor, tudo bem? Duas perguntas, por enquanto, por favor… Estado emocional interfere no resultado do teste feito no prazo correto? O medicamento Hixizine, antialérgico e anti-histamínico, interfere no resultado do exame feito no prazo correto? Obrigado!

  • Doutor se eu beijar uma pessoa que esta com a garganta inflamada posso pegar o virus?

  • vanisvanis

    Bom dia doutor.
    Gostaria de saber se é possível apresentar rash cutâneo apenas 4 dias após a relação de risco e sem a existência de qualquer outro sintoma (sem febre, sem dor de garganta, sem gânglios inchados, sem cansaço ou dores de cabeça, etc…).
    Obrigado

  • midway007

    estou com ingua no pescoço e na virilha, porém não tenho febre e outros sintomas, será que posso ta com aids?

    • Íngua pode ser centenas de coisas. Só indo ao médico pra saber.

      • midway007

        valeu dr. mais to meio grilado ainda com essa ingua, vou no medico ano que vem

  • midway007

    tenho uma duvida, é possivel uma mulher me passar o virus hiv atraz de um sexo oral? Ela fez sexo oral sem camisinha em mim, é possivel?

  • fernando ruivo

    fiz hemograma completo o médico falou que eu não tenho nenhuma infecção, que está tudo normal. posso dizer que não tenho aidshiv ?

  • Karin007

    É possivel apresentar os sintomas da fase aguda do hiv, mesmo depois de alguns anos de uma relaçao de risco? Ou os sintomas da fase aguda so se apresentam entre 2 e 4 semanas após a exposição ao vírus ou ate dez meses?

  • Luís fernando Biasoli

    Luis
    1) Doutor, fiz um pequeno corte fazendo a barba, bem superficial, depois cumprimentei uma pessoa, se essa pessoa tiver sangue na mão posso me contaminar pelo HIV.
    2) doutor, todos os sites que li dizem que o hiv em pequena quantidade (uma gota) se inativa em segundos no meio ambiente, isso está na literatura médica. Claro que se for um balde de sangue demorá uns minuto.

  • karicas

    Olá Drº. Eu, tive um relacionamento, durante 2 anos com uma pessoa que está infectada, com HIV, essa pessoa, já está numa fase muito critica. Eu gostaria de saber se posso estar contaminada também. Eu, já fiz o teste 2 vezes e no teste diz o seguinte.
    ( HIV 1 SORO REACTIVO )
    ( HIV 2 SORO NÃO REACTIVO )
    O que isto quer dizer?

    • É possível que você esteja infectada, procure um infectologista e mostre os resultados.

    • Matheus

      pode ser que vc esteja com hiv sim mas pode ser que seja um falso positivo ou vice versa o hiv e uma das doenças que mais engana

  • Dr. a pouco tempo tive uma relação de risco e 23 dias após esta relação fiz o teste de carga viral para ver se estava infectado pelo HIV. O resultado do teste foi “nao detectado”. Posso ficar tranquilo ou devo realizar outros testes para ter certeza?

  • 45871

    Boa tarde. Você pode me dizer depois de quanto tempo da relação devo fazer o teste de aids? é que tive um relção ontem e nao me previni, quero saber dps de qnt tempo devo fazer o teste. Quero tirar essa duvida cruel de mim

  • luciana santos

    Boa tarde gostaria de sabe se uma pessoa com Hiv a alguns anos tem mais chance de transmitir ou isso não interfere, e se a gengiva sangrar na escovação pode ser um sintoma???

  • luciana santos

    Gostaria de saber se o virus é transmitido so com a ejaculação ou com a penetração transmite da mesma forma?

  • Mauricio Evangelista de Souza

    Doutor, é possível contagio com HIV fazendo sexo oral em uma garota, colocando a ponta da linguá por alguns minutos apenas na parte superior ao clitóris, longe da secreção

  • rjm290902

    O HIV pode causar infecção urinaria ou pedra no rim?

  • edu2806

    Se vc teve HERPES LABIAL,necessariamente, você pode estar com HIV? Ou ela pode ter surgido devido a uma deficiência do sistema imunológico?

  • 10mariana2030

    ola dr. gostaria de saber se no papanicolau costa que tem o virus do hiv

  • Rui112

    Olá Dr. Pedro

    Quantos anos uma pessoa pode ficar com o VIH na fase assintomática sem tratamento

  • LucasS

    Dr. É possivel que os sintomas da fase aguda do HIV se manisfestem após 7 dias da situação de risco? É possivel que esses sintomas venham a ser criados por motivos psicologicos?

  • Lucas Santos

    Dr. Os sintomas da fase aguda podem serem simples como, por exemplo coriza, tosse com catarro e uma pequena íngua na axila ? E eles normalmente duram em torno de 14 dias ou podem ser breves, como em torno de 4 dias e logo desaparecem?

  • JB

    Bom Dia, Doutor!!
    A minha pergunta é a seguinte: Crises de garganta ou amigdalites recorrentes pode ser uma possível infecção aguda? Tipo assim, em um mês ter uma ou duas crises de garganta…desde já agradeço a atenção!

  • disqus_hH9hizSIVZ

    dr qual e a diferença do HIV e turberculose

  • Felipe

    Doutor, me responda alguns questionamentos:

    1) Toda a teoria por trás da vacinação reside no fato de que, após imunidade, não existe doença. Já para o caso do HIV e da Hepatite C, a doença ocorre somente após a imunidade. Por que?

    2) Todo vírus causa determinado quadro clínico característico. O HIV e a Hepatite C, todavia, causam certo quadro clínico antes da imunidade e outro completamente diferente após a imunidade. Gostaria de saber o porquê dessa mudança drástica nos aspectos patogênicos desses vírus. Eles são dotados de aspectos mutagênicos únicos que os diferem de todo os outros?

    Obrigado

    • 1- Você está confundido conceitos. Ter sorologia positiva não significa obrigatoriamente ter imunidade. Imunidade significa estar imune a uma doença, ou seja, ser capaz de impedir o estabelecimento da doença. O sistema imunológico é muito complexo e a imunidade ou a capacidade de combater germes invasores não se restringe apenas aos anticorpos. Qualquer doença de lenta evolução, e HIV e HCV não são os únicos casos, provocam sintomas somente depois das sorologias estarem positivas.
      2- O fato da doença aguda ter características clínicas distintas da forma crônica não significa que houve alterações do mecanismo patogênico. Significa apenas que certas lesões demoram alguns anos para ocorrer, como a destruição do fígado ou dos linfócitos CD4. O paciente com hepatite C não tem cirrose imediatamente porque o processo de destruição do fígado é lento.

  • Léo

    Doutor,

    O medicamento Losartana 50mg pode influenciar no resultado no PCR QUALITATIVO EM TEMPO REAL P/HIV?

    grato,

    Luis

  • anomimo

    Drº Boa noite! qual o tempo máximo que uma pessoa pode ter o vírus hiv e ele não se manifestar?

  • Carina Silva Fernandes

    Mesmo dois anos depois e sem situações de risco preciso refazer o teste?

  • Carina da costa

    O sexo na boca tambem trassmite o hiv

  • Andresa

    Boa tarde dr. Se o homem nao ejacular na boca da parceira ela corre o risco de contrair HIV ?

  • Eduardo

    Olá Dr. Pedro, boa noite.

    Eu havia postado algumas perguntas, mas não sei se você as visualizou ou se existe uma periodicidade nas respostas, peço-lhe, novamente, por sua atenção as seguintes:

    1) Um casal de soropositivos, em que ambos não saibam possuir HIV, é esperado o surgimento dos sintomas da infecção aguda a cada re-infecção??

    2) A linfadenopatia generalizada é visível ou somente percebível através de palpação? Além do aumento em volume, quais os outros sintomas deste quadro específico (linfadenopatia) e o que o paciente sente?

    3) Num período de seis meses após a infecção, o soropositivo com sistema imune “saudável” já sofre com a lipodistrofia e/ou sarcopenia?

    Obrigado.

  • Ricardo

    Olá.

    É possível aparecerem todos os sintomas de infecção do virus HIV em 8 dias ?

    Tive uma relação de risco como passivo numa sexta feira à noite. Na segunda estava sentindo mialgias, na terça faringite, mau estar, dor de cabeça e febre (até 38 durante dois dias). na quinta a febre passou, a faringite não dói mas permanece e a dor de cabeça também. Na sexta começou a aparecer Rash na pele bastante dissimulado, aparece 1 nas costas, depois outro no ombro, outro no outro ombro e no sábado um na barriga e outro na nuca.

    Estou convencidíssimo que que apanhei HIV mas não compreendo como os sintomas puderam aparecer todos em 8 dias quando o que se fala na literatura é de 2 a 4 semanas. Alguma opinião sincera e médica sobre um caso destes?? Fiz o teste mas como é obvio ainda dá negativo.

    • Não existe regra em medicina. O que ocorre com a maioria das pessoas pode não ocorrer em casos particulares. O jeito é esperar 1 mês e fazer o ELISA 4a geração.

  • Andresa

    e se a pessoa so estiver tossindo por duas semanas ela pode ter aids ou hiv?

    • Ela pode ter centenas de doenças, incluindo HIV. Pode também não ter nada de mais. Muito pouca informação para dizer qualquer coisa.

  • janaina

    pelo amor de deus dr..me responde…..com 2 anos já aparecem os sintomas

  • joao

    tive candidiase no penis e isso é sintoma de aids? nunca mais tive, nem doente eu costumo ficar.. mas uma coisa me apavorou, minha namorada tem psoriase, do tipo mais leve, ela tomou remedio e faz quase 6 meses que nao aparecem, é possivel?

  • Renata

    Doutor Pedro, há mais ou menos 10 meses fiz uma tatuagem e o tatuador usou agulhas, luvas e até mesmo o recipiente de misturar as tintas descartáveis, porém não tenho certeza se os bicos da máquina de tatuar foram esterilizados. A última tatuagem que o tatuador fez foi por volta das 20:00 da sexta-feira e a minha foi a primeira do sábado por volta das 14:00. Li em alguns lugares que o virus não sobrevive muito tempo fora do organismo, mas estou muito angustiada.
    Posso estar infectada?
    Obrigada!

    • É pouco provável. O vírus HIV realmente morre após alguns minutos exposto ao ar.

      • José

        egraçado né dr, o vírus tão resistente em nosso organismo mais quando exposto ar ele se torna inutil, mais ainda bem ja pessou se esse virus sai pelos ares kkk,
        mais será possivel criar um medicamento a base oxigênio para combater esse vírus em nosso organismo. !!!! interessante, tentar descobrir o que tem no ar que mata esse vírus, e sintetisar em base de medicamento. muito o brigado Dr.

  • alison

    Um resultado Negativo após 9 meses a exposição de risco dá pra confiar ou o ideal seria refazer o teste

    • Pedro Pinheiro

      9 meses é um intervalo bem seguro.

  • Paulinhoo

    Douctor por favor me responda estou muito desisperado mesmo, preciso muito da sua resposta já mandei várias perguntas e o senhor não me responder por favor me responda por favor eu imploro. Eu não te ver febre, mais estou com dor de cabeça não tiver diarreia pronlongada, mais 2 dias após a relação apareçeu uceras na lingua, um caroço na garganta e vários dentro da garganta estou disesperado fiz um exame com 1 mês e meio deu negativo, mais posso está infectado?

    • Pedro Pinheiro

      Paulinho, leias as regras do site, por favor. Não tenho como opinar à distância se alguém tem ou não HIV. Faça o teste e depois repita-o com 6 meses, se você ainda estiver inseguro. Nervoso do jeito que você está o melhor seria procurar ajuda de um médico real e não de um site médico.

      • Paulinhoo

        doutor o médico do cta aqui falou que o hiv é generalizada não entendir tem como o senhor me explicar

        • Pedro Pinheiro

          Também não entendi o que ele quis dizer. Ele tava falando sobre o que quando disse que o HIV é generalizado?

  • Rebeca

    Um teste simples no posto feito após Um intervalo de 5 meses após a suspeita de infecção é seguro?

  • Maicon

    Dr fiz um exame com 2 meses e 3 semanas foi teste rapido mais foi feito em duas marcas diferente, deu negativo posso ficar tranquilo ou devo voltar mais tarde?

    • Eu só não ficaria tranquilo se você tiver tido uma exposição de alto, como ter relações sem camisinha com alguém sabidamente HIV positivo.

  • Paulo Sérgio

    Dr. Pedro, estou gostando de uma pessoa que é soropositivo. Posso ter relações com ela usando preservativos e ela estando com carga viral indetectável? Não terei risco algum?

  • Rodrigo

    Me responda por favor Dr é possível ter relação com uma pessoa infectada e não se contaminar ? Um exame feito após 8 meses tem o resultado seguro dessa relação ?

  • marcelo martins

    Dr. Se uma pessoa já esta infectada já teve os sintomas da fase aguda, e já esta em fase latente. Após sofre uma reinfecçao pode ocorrer uma nova fase aguda ?

    • Pode.

      • ivan silva

        e o que fazer nesse caso???

        • Não há nada a fazer. Na verdade, independente de qualquer coisa, hoje em dia já se indica o início do tratamento com o coquetel antiretroviral para qualquer portador do HIV, tenha ele critérios ou não para AIDS.

  • Aroldo

    Dr. Pedro, os gânglios linfáticos expelem pus, tanto na axila quanto na virilha?

  • fernando

    Dr, Pedro eu esto muito preocupado pós eu estava em são paulo e me relacionei com uma mulher dia 20 de agosto e eu disse a ela que tinha muito medo de ser contaminado com esta doença, e ela um dia beba-da me disse que era soro positivo eu fiz o teste de hiv dia 11 de outubro e deu negativo, vim pra Recife e repetir o teste dia 7 de dezembro e novamente deu negativo, com quatro meses o resultado é seguro ou não. por favor me responde.

    • É seguro, pois com 4 meses de janela é muito pouco provável que o seu exame seja um falso negativo. Porém, se ela afirmou ser HIV positivo, eu faria mais um exame daqui a uns 4 ou 5 meses só para ter 100% de certeza. Mas isso é um excesso de zelo da minha parte.

  • Antonio

    Dr. Pedro, após 10 anos sem manifestar os sintomas do hiv, ha algum exame q pode ser feito para uma possível detecção ?

    • Não entendi bem a pergunta. Você se refere a um paciente sabidamente HIV positivo que nunca teve sintomas ou uma pessoa que desconhece seu estado sorológico?

  • Augusto

    Doutor, qual a janela imunológica para exames de 4ª geração?

  • cinthia bender

    Dr.Pedro ter candidíase decorrente,mais de 1 ano pode ser o vírus de hiv

  • cinthia bender

    Dr.Pedro quais são os primeiros sintomas da aids já avançada

    • Depende do caso. Em geral, a candidíase oral e de esôfago ou a pneumonia por Pneumocystis são muito comuns. Mas o paciente pode ter vários outras doenças inicialmente.

  • Pablo salles

    Dr. Pedro os sintomas da infecção aguda por hiv pode ocorre horas ou um dia depois após o contato ?

  • Anônimo

    Qual é o tempo máximo de duração do rash?

  • Fabricio

    D.r pedro também to vendo uns assuntos dos comentario to meio grilado e possivel aparecer sintomas do hiv com um ou dois ou três dias após a relação de risco ? aguardo a resposta obrigado..

  • Fabricio

    D.r Pedro outra coisa que eu queria saber na fase aguda do hiv e possivel ter pigarro ou catarro ? grato..

  • junior

    d.r queria saber se perde peso no quadro clinico da infecção aguda pelo hiv

  • Kaio

    Dr., a faringite na infecção aguda é do tipo viral? Quanto tempo ela costuma durar, em média?

  • Anônimo

    É possível o rash durar 90 dias?

  • ruan

    D.R uma pergunta que eu nunca vir fala aqui no site uma pessoa com infecção aguda pelo hiv num hemograma comum os valores dos linfócitos ou leucócitos vão estar baixos ? d.r obrigado

  • Ricardo

    Dr. Pedro, eu tenho um teste de HIV marcado esta quinta, e fiz sexo sem camisinha hoje nesta terça, essa relação sexual que eu tive HOJE, interfere no resultado da QUINTA?

    • Não interfere. Mas se você tiver se contaminado com o HIV nessa última relação, o exame de 5ª feira não irá detectá-lo.

  • Renato

    DR Pedro, gostaria de saber se os sintomas da fase aguda do HIV (na maioria dos caso, geralmente, etc) Veem em conjunto ou (geralmente) veem como um único sintoma, máximo 2?

  • julia

    Dr. Pedro, tive relaçao sem preservativo, foi uma coisa rapido … e tambem nao houve ejaculaçao;
    Posso ter sido contaminada?

  • Renato

    DR Pedro, gostaria de saber se há possibilidade de uma pessoa soropositiva com gengivite transmitir o HIV para outra pessoa com um beijo (beijos de língua) por exemplo?

  • Gabrielle

    Olá Dr. antes de tudo quero te parabenizar pelo teu trabalho e por ser um super profissional, mas gostaria de obter uma informação que será de muita importância! Porque é dificil uma pessoa ser infectada pelo o virus do hiv pela saliva ou seja através do beijo? Poderia me explicar com mais detalhes, pois tenho vinte e quatro anos e não namoro e nem beijo pelo medo disto. Eu nunca tive nenhum tipo de relacioanmento sexual na minha vida justamente por este medo. Já fiz tratamentos psicológicos, mas não me ajudaram muito, embora me ajudou pouco, mas eu conheci uma pessoa que havia gostado depois de muitos anos e só dei um beijo na boca dela onde não durou mais de um minuto, mas como sempre por medo não a beijei mais e não tivemos nada além disso. Porque não há possibilidade de um pouco de saliva não infectar uma pessoa. Ajuda-me e sei que me ajudará muito, pois fico pensativa nisso! Obrigado doutor!

    • Não há vírus na saliva em quantidades relevantes. Por isso, o beijo não é via de transmissão. Você pode beijar à vontade.

  • Lucia Fonseca

    ola dr. queria fazer lhe uma pergunta como já li o HIV nao se trasmite por saliva mas a minha pergunta e se bebermos da mesma garrafa de vidro de uma pessoa que tenha o HIV podemos apanhar o virus tambem ou tamos seguros contra isso ……

  • Carlos Henrique

    tinea cruris, pode ser sintomas de HIV ???

  • Rodrigo Guilherme

    Dr, quantos dias após se expor a situaçao de risco eu terei que fazer o exame ? e esse tal de falso positivo ?

  • ALEX

    Dr, boa tarde !
    você esta sumido, dependemos muito dos seus conhecimentos. Fiz novamente um exame hiv com 8 meses e 15 dias. como sempre não reagente. Ainda sinto dores na nuca e secreção nasal. Será que pode esta relacionado ao hiv. preciso de ajuda.

  • caroline

    óla D.R gostária de saber se tomando banho de picina com uma pessoa com hiv pode pegar hiv?

  • Rodolpho

    Dr. Pedro: meu parceiro é soropositivo. Faço sexo oral e também recebo em todas as preliminares. Não houve ejaculação em nenhum dos casos. Há risco de contaminação?

  • rodrigo

    Tenho uma bola na gengiva e pelas fotos que vi parecer ser sarcoma de kaposi um tumor que medico procuro?