Artigo atualizado em 10/07/2014

SINTOMAS DO HIV | AIDS

Ao contrário do que muita gente pensa, ser portador do vírus HIV não é igual a ter AIDS (SIDA). Para o diagnóstico de AIDS é preciso, além da presença do HIV, a existência de pelo menos uma doença causada pelo quadro de imunossupressão que o vírus provoca.

Portanto, HIV é vírus e AIDS é a doença provocada por esse vírus. É possível ser portador do HIV por muitos anos antes da doença AIDS se desenvolver.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre os sintomas do HIV e da AIDS propriamente dita:

  • Como o HIV provoca imunossupressão?
  • O que é infecção aguda pelo HIV?
  • Quais são os sintomas da infecção aguda do HIV?
  • Qual é a definição de AIDS?
  • Quais são os sintomas da AIDS?

Se você quiser saber mais sobre o HIV e AIDS, leia também nossos outros textos sobre o assunto:
- TESTE PARA HIV | Sorologia para HIV
- TRANSMISSÃO DO HIV | Como se pega AIDS?
- SARCOMA DE KAPOSI | Sintomas da AIDS.
- AIDS e HIV | Fotos.

Como o vírus HIV provoca imunossupressão?

Imunossupressão é o nome dado à queda das defesas do nosso sistema imunológico, que é o responsável por nos proteger de infecções causadas por germes, como vírus, bactérias e fungos.

O HIV age infectando e destruindo os linfócitos, células que fazem parte do nosso sistema imunológico. Este processo de destruição é bem lento e gradual, permitindo que os pacientes permaneçam assintomáticos por muitos anos. Isto significa que as pessoas podem ser portadoras do HIV por muito tempo sem necessariamente desenvolver a doença AIDS.

Um paciente só é considerado como portador de AIDS quando o vírus HIV tiver atacado e destruído uma quantidade tão grande de linfócitos que o sistema imunológico já encontra-se debilitado. Com poucos linfócitos viáveis, o organismo se torna mais vulnerável a infecções, ficando susceptível a diversos tipos de vírus, bactérias, fungos e até tumores.

Na verdade, o vírus HIV em si provoca poucos sintomas. A gravidade da doença está nas chamadas infecções oportunísticas, que são aquelas que se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico para se desenvolver.

Todavia, o HIV em alguns casos pode também causar sintomas. Logo após a contaminação pelo vírus podemos ter um quadro chamado de infecção aguda pelo HIV, que nada tem a ver com a AIDS. É um quadro semelhante a qualquer virose comum, que o ocorre por uma reação do corpo à presença de um vírus novo.

Neste texto vamos falar sobre os dois quadros clínicos causados pelo HIV:

a) Infecção primária pelo HIV (infecção aguda pelo HIV).
b) AIDS (SIDA).

 INFECÇÃO AGUDA PELO HIV

Sintomas do HIV

Sintomas do HIV

Chamamos de infecção aguda pelo HIV o quadro de infecção viral que surge dias após o paciente ter sido contaminado pelo vírus.

Uma grande quantidade de sinais e sintomas podem estar associados à infecção aguda pelo HIV. Muitos destes sintomas são inespecíficos e ocorrem também em outros quadros infecciosos, principalmente infecções respiratórias por outros vírus, como gripes, resfriados, mononucleose, etc.

A maioria dos pacientes que se contamina com HIV desenvolve sintomas de infecção aguda. O problema é que o quadro é tão inespecífico, e em alguns casos tão leve, que a maioria dos pacientes não se recorda de tê-lo tido.

O sintoma mais comum da infecção aguda pelo HIV é a febre (38ºC a 40ºC), que ocorre em mais de 80% dos casos.

Também são muito comuns:

  • Faringite sem aumento da amígdalas e sem presença de pus ( leia: DOR DE GARGANTA – FARINGITE E AMIGDALITE).
  • Manchas vermelhas na pele (rash) que ocorrem 48 a 72h após o início da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias. Este rash costuma se apresentar como lesões arredondadas, menores que 1 cm, avermelhadas, com discreto relevo e distribuídas pelo corpo, principalmente no tórax, pescoço e face. Também podem acometer solas dos pés e palmas das mãos.
  • Aumento de linfonodos (ínguas) principalmente em axilas e pescoço.
  • Dores articulares, musculares e cefaleia (leia: DOR DE CABEÇA – ENXAQUECA, CEFALEIA TENSIONAL E SINAIS DE GRAVIDADE)

Em 10% dos casos pode haver também aumento do fígado e/ou baço, úlceras orais, anais ou genitais, diarreia e vômitos (podendo levar ao emagrecimento de até cinco quilos).

A úlceras parecem estar relacionadas ao ponto de entrada do vírus nas mucosas, semelhante ao que ocorre na sífilis (leia: SINTOMAS DA SÍFILIS). Úlceras orais indicam contaminação por sexo oral ativo e as úlceras anais por sexo anal passivo. Do mesmo modo, podem haver úlceras vaginais e penianas.

Existem também casos descritos de hepatite, pneumonia e pancreatite (leia: PANCREATITE CRÔNICA E PANCREATITE AGUDA) causados pela infecção aguda do HIV. Em raros casos também pode ocorrer candidíase oral ou vaginal.

Tipicamente, os sintomas de infecção aguda pelo HIV iniciam-se entre 2 e 4 semanas após a exposição ao vírus. Porém, já foram descritos casos com até dez meses de intervalo.

Como se pode notar, os sintomas da infecção aguda pelo HIV são inespecíficos, comuns a várias outras doenças. É muito difícil estabelecer um diagnóstico apenas pelo quadro clínico Por isso, mais importante que os sintomas em si é o tempo de intervalo entre o comportamento de risco (sexo sem preservativos ou compartilhamento de agulhas) e o aparecimento dos mesmos.

De qualquer modo, o diagnóstico nunca é fechado através do quadro clínico já que várias doenças podem ter os mesmos sintomas, sendo necessária a realização das sorologias ou a pesquisa do vírus para confirmação (leia:  TESTE PARA HIV).

Para saber mais sobre a infecção aguda do HIV:

Os pacientes na fase aguda do HIV apresentam carga viral elevadíssima estando, portanto, altamente contagiosos neste momento.

O quadro de infecção aguda pode durar até duas semanas, depois desaparece e o HIV fica silenciosamente alojado no corpo por muito anos. Após a fase aguda, a carga viral (contagem de vírus circulante no sangue) cai e se estabiliza em níveis baixos.

SINTOMAS DA AIDS (SIDA)

O término da infecção aguda costuma coincidir com a positivação da sorologia anti-HIV, ou seja, os exames de sangue para a pesquisa do HIV passam a ficar positivos.

O HIV ataca e destrói as células de defesa chamadas linfócitos CD4. A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA ou AIDS) é um quadro de imunossupressão causado por níveis baixos de linfócitos CD4, o que favorece o surgimento de infecções oportunistas.

Chamamos de infecções oportunistas aquelas que se aproveitam da queda no nosso sistema imunológico para nos atacar. Infecções oportunistas existem não só na AIDS, mas também em pacientes transplantados, em quimioterapia, com câncer, ou qualquer outra condição que leve à imunossupressão.

Para se estabelecer o diagnóstico de AIDS é preciso estar infectado pelo HIV e:

1) ter uma contagem de linfócitos CD4 menor que 200 células/mm3; ou
2) apresentar uma das doenças definidoras de AIDS, que são:

Qualquer paciente que apresente uma das doenças acima provavelmente possui alguma deficiência imunológica, pois são problemas de saúde que não costumam surgir em indivíduos com sistema imune perfeito. As doenças listadas acima são típicas de pacientes com imunossupressão, não necessariamente por AIDS. Sua presença, porém, indica obrigatoriamente a investigação do HIV, caso não haja uma causa óbvia para a imunossupressão, como por exemplo, uso de drogas imunossupressoras ou quimioterapia.

Não existe um quadro clínico único da AIDS. A apresentação clínica vai depender do tipo de doença que se desenvolver e os órgãos afetados. Se você me perguntar quais são os sintomas da AIDS, eu vou responder: – Depende, há vários.

As doenças mais típicas da AIDS são a candidíase de esôfago, a tuberculose (que na forma pulmonar pode ocorrer também em pessoas sem HIV), o sarcoma de Kaposi, a toxoplasmose cerebral, a pneumonia pelo fungo P.carinii e a citomegalovirose.

A imunossupressão além de facilitar o surgimento de infecções, também aumenta a frequência de neoplasias malignas. Cânceres como o de colo uterino (leia: SINTOMAS DO HPV E CÂNCER DO COLO DO ÚTERO) se tornam extremamente agressivos e linfomas são muito mais frequentes na AIDS do que em pessoas sadias. Outros tumores, como o Sarcoma de Kaposi, são típicos de imunossuprimidos, principalmente em homossexuais (leia: SARCOMA DE KAPOSI).

Aquela imagem do paciente com AIDS, caquético, cheio de lesões de pele e candidíase oral, já não é mais tão comum. O tratamento avançou muito nos últimos anos e boa parte dos pacientes HIV positivos mantém seus níveis de CD4 elevados, impedindo a ocorrência de infecções oportunistas. Os pacientes já são diagnosticados mais precocemente e o tratamento costuma ser iniciado antes de fases avançadas da doença.

Mas atenção: o HIV ainda não tem cura e ainda mata. Na verdade, quem leva ao óbito não é o HIV, mas sim as infecções oportunísticas e neoplasias secundárias à imunossupressão. Por isso é importante tomar o coquetel antirretroviral corretamente para impedir a multiplicação do vírus e a destruição dos linfócitos CD4.

Vérsion en español:  SÍNTOMAS DEL VIH Y SIDA

Publicidade
  • Anonymous

    Excelente texto dr. Pinheiro
    Complementa bem os outros dois sobre HIV
    obrigado

    Paulo de Tarso

  • maria goreth

    ola Dr. tenho um amigo que estar ficando muito magro.e ta achando que esta com pedra na visicula, so que eu acho que nao é, pois ele ta cheio de manchas pela pele com muita diarreia e muita febre, ele fez acho que uma ultra som pelo Sus e deu pedras na visicula e vai operar dia 30 de julho, so que o rosto dele ta cheio de manchas vermelhas pelo corpo e perdeu uns 20 kls, o que o senhor acha?ja inventei um exame de sangue pra saber se è HIV, so queo resultado saira depois da cirurgia , estou receiosa que nao seja o que ele ta pensando. desde ja agradeço sua atencao

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maria Goreth,
    Realmente é muito sintoma só para pedra na vesícula.

    Mesmo não sendo HIV pode ser um monte de outras doenças. O emagrecimento de 20 kg assusta e fala a favor de algo mais grave.

    abs

  • Anonymous

    Dr. Pedro Pinheiro, as pessoas que passam pela infecçao aguda e que tem os linfonodos inchados,significao que ja podem fazer a sorologia,sem se preocupar com a janela imunologica? Julia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Julia,
    Normalmente a sorologia fica positiva ao final do quadro de infecção aguda. Mas a pesquisa direta do HIV já está positiva neste período.

  • Rafaela

    Dr. o que quer dizer linfoadenopatia generalizada persistente,”flutuante” e indolor.Outra pergunta é se o rasch cutâneo no HIV são espinhas dolorosas ao toque, e se sintomas do hiv podem aparecer 120 dias após um contato de risco?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafaela,
    Significa que vc tem vários linfonodos espalhados pelo corpo e que não doem. O termo flutuante eu não entedi.

    Como eu disse no texto o mais comum é os sintomas apareceem entre 2 e 4 semans mas podem demorar até 10 meses.

    O rash cutâneo é indolor

    abs

  • Renato

    Dr. Pedro,

    Gostaria de saber se o rash cutâneo maculopapular eritematoso pode possuir a seguinte características:
    Manchas arredondadas e não arredondadas algumas grandes (3 a 4cm)outras um pouco menores (1 a 2cm), a maior que apareceu ardeu, sensação de queimar aparecem no rosto e na mão algumas coçam outras não, somem no máximo em 2 dias e aparecem em outro local, são poucas e aparecem da seguinte forma, duas manchas na testa, uma na nuca, depois somem, então aparece uma atrás da orelha e na mão, somem e volta aparecer em outro ponto da testa e perto da costeleta, ai somem ….e por ai vai, já duram 2 semanas nesse vai e vem. E em forma de caroço (senti dois) na região da bochecha porém não se percebe superficialmente somente se tocar o local e sumiram depois de dois dias e esses não voltaram. Não tive nenhuma febre, e li que o rash aparece depois de uma febre forte, essa informação procede?
    Isso pode ser outro tipo de reação alérgica? Sou alérgico a sulfa e fenergam, pode ser intoxicação medicamentosa, tomei um remédio que continha 400mg de paracetamol e acabei ingerindo bebida, isso pode ter alguma ligação? Quanto tempo em média pode durar o rash?
    Obrigado pela atenção

  • Bianca

    Doutor…
    Quero sua orientação,
    Fiz um teste de HIV em abril/2008, o qual deu negativo. Só que no momento ando muito angustiada, pois em maio tive uma amigdalite a qual não tinha desde a infância, tenho micose na unha dos pés, e ultimamente elas tem coçado são esbranquiçadas e a pele sempre cai, deu também entre dois dedos; apresentei gripe forte com tosse seca, fiz uso de xarope e está expectorando, e agora candidíase, apareceu uma lesão no meu dedo da mão com aprox.2cmx3cm, é avermelhada, inchada e com pontinhas vermelhas bem pequenas, não coça e apareceu após um dia também em alguns dedos dos pés. O que o Sr. acha? Posso estar com HIV?

  • Carla

    DR Pinheiro, é possível que um casal mantenha relações sexuais durante mais de 6 meses (relação pênis-vagina sem preservativo) e não contraia HIV, e numa única relação pênis -anal contraia?

  • Gilberto

    Dr. Pedro,
    meu nome é Gilberto dia 17 de Julho acabei tendo um contato de risco com um homem, sexo anal, sendo eu o ativo, foi rapido, sem gozar, mas houve a penetração, estou muito apavorado com a possibilidade de ter pegado hiv, pois dia 18(1 dia apos o contato de risco) começei a sentir umas coceiras e minha pele as vezes ficava meio avermelhada e sumia em instantes, apareceu também coisas na minha pele que pareciam picadas, tive também dificuldade de respirar, não tive febre nem dor de cabeça. estou até hoje(dia 31 de julho) com esses mesmos sintomas, 2 semanas após o contato de risco.
    eu acho que esses sintomas pode ser pelo extresse e nervosismo. não sei o que fazer, quero fazer logo algum exame. agora as minhas perguntas são:
    -li em alguns lugares que dizem que 1 mês 90% dos pacientes já conseguem aparecer no exame, isso é verdade? queria porcentagem se possivel.
    -esses sintomas que eu tive e continuo tendo pode ser extresse e nervosismo?
    -em qualquer posto de saude posso chegar e pedir o elisa anonimamente e gratuitamente?
    -existe algum exame que detecta rapidamente, mesmo que caro, se tiver, qual é? e quanto aproximadamente custa?
    me desculpe por tantas perguntas, mas estou muito apavorado.
    parabéns pelo seu trabalho.
    um abraço e obrigado.
    Gilberto

  • Gilberto

    Dr.Pedro,
    é o Gilberto do ultimo post, faltou uma coisa ainda que queria saber.
    -essas manchas vermelhas e coceiras li em alguns lugares que acompanham a febre, elas podem vim separadas sem febre?

  • Gilberto

    Dr.Pedro,
    ainda sou o Gilberto do outro post, esqueci de mencionar um sintoma, afta, mas uma só bolha no fundo da bochecha.
    e tenho mas uma pergunta, posso ter pegado alguma outra dst sem ter pego o hiv?
    obrigado mais uma vez.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Renato,
    Normalmente o quadro de infecção aguda dura 2 semanas.

    Essas suas lesões não parecem muito rash do HIV não. VC teve algum comportamento de risco recente? Também tá estranho para proceso alérgico.

    Acho que seria bom vc procurar um dermatologista

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bianca,
    Acho que não. Teste falso negativo é muito raro.

    Vc deveria procurar um dermatologista para tratar as micoses.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carla,
    Sim, é possível.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gilberto,
    Com certeza isso é ansiedade. Em 1 dia não dava tempo de surgirem sintomas.

    Agora, o risco é real. O fato de vc estar estressado não muda o risco de vc ter sido contagiado.

    OS testes mais novos já podem ser feitos com 1 mês. Se for positivo, tá feito o diagnóstico. Se for negativo, vc vai ter que repeti-los mais a frente, para se ter certeza.

    Não sei se o ELISA de última geração está dispoível em postos de sáude.
    Vc pode ter pego não HIV como qualquer DST, incluindo hepatite B.

    A febre não é obrigatória. E essa sua afta não tem nada a ver, a não ser que vc tenha feito sexo oral nele.

  • Carla

    Doutor ainda é a Carla,
    Fiquei muito preocupada quanto a sua resposta, sou casada há 8 anos, sempre mantive relações sexuais vaginais, mais pela insistência do meu marido fiz sexo anal com ele, mesmo com tantas vezes repetidas fazendo sexo via vaginal ainda é possível que eu não tenha contraído HIV antes e somente agora depois do sexo anal? Posso ser sincera estou apavorada com essa possibilidade. E se ele tinha anteriormente já não era pra estar apresentando sinais e sintomas do HIV? Aguardo resposta…

  • Anonymous

    Caro Dr. Pedro,

    Gostaria de saber se é possível já ocorrer os sintomas caracteristicos da fase aguda da infecção pelo HIV cerca de 2 a 3 dias após o contato de risco?

    Rodrigo.

  • Renato

    Dr. Pedro,

    muito obrigado pela resposta, mas tenho mais umas perguntas. Fui ao clínico geral e só tinha uma mancha grande porém bem rosadinha pois já estava saindo, ele me medicou com uma injeção de cortisona e receitou um medicamento de nome Zyxem, sumiu tudo, no entanto 1 dia e meio depois eu acordei com o lábio direito superior tão inchado que parecia a boca da angelina jolie, uma mancha enorme (cerca de uns 5cm) que ia da parte de baixo da bochecha até a parte baixo do queixo (com um inchaço comum das uticárias), uma mancha na testa, e sinto uns caroços na cabeça uns grandes outros pequenos. antes de tudo isso começar eu fiquei com corisa e um pouco de gripe, mas nada muito forte, tomei cimegripe quando este acabou tomei benegripe, não respeitei muito os horário, tomava de 2 em 2 horas ou as vezes de 3 em 3 horas, teve um dia que ingeri bebida alcoólica, após uma semana com essas reaçoes em meu rosto eu parei de tomar o cimegripe que eu havia retomado, as reações diminuiram mas sempre tinha uma marca, fui ao médico e após isso voltou, já passa de duas semanas, agora indago: os sintomas descritos e a forma com que aparece possuem ligação com o rash do HIV? pode ser reação medicamentosa? possuo alergia comprovada a sulfa e a fenergan! pode ser alergia alimentar?? como muito lanche em lanchonetes não muito higienicas!! pode ser algum fungo ou bactéria?? pode ser stress? qual a opinião do Dr. e o qual especialidade o senhor me sugere??

    mais uma vez obrigado

  • Anonymous

    oi doutor estou na verdade desesperado tive situação de risco a duas semanas,6 dias depois tive febre que durou por 4 dias e tambem estou com tosse,no momento estou tomando antibiotico keforal,essa noite observei 4 manchas vermelhas menores que um centimetro no meu braço e elas dão coceiras as vezes.Você acha que posso estar como rash e esses sintomas ja podem ser considerados que estou com o hiv.agradeço desde ja pela resposta.otavio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carla,

    O fato é que nem toda relação sexual com alguém HIV positivo transmite o vírus. Quanto mais relações se tem, maior o risco.

    No primeiro comentário vc referiu 6 meses. Agora vc falou em 8 anos. Isso muda um pouco as coisas. Realmente não espero que em 8 anos de relaçõpes sexuais com alguém contaminado vc ainda não tenha sido contaminada tb.

    OS sintomas do HIV podem demorar muitos anos para surgir, `s vezes mais de 10.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Muito pouco tempo. Demora pelo menos uns 10 a 14 dias.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renato,
    Parece mais reação alérgica do que HIV.
    Estresse é pouco provável

    Procure um alergologista

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Otavio,
    Poderia ser. É preciso que algum médico te examine para saber se isso poderia realmente ser HIV ou não.

    O que fala contra são os 6 dias de intervalo apenas.

  • Anonymous

    DR. meu nome é Marcos tenho 19 anos e estou com uma duvida muito forte e que está me atormentando, eu sai com uma menina e nao sei se ela tem HIV mas no entando usamos camisinha e nao arrebentou mas acontece que eu estava com uma feridinha no canto da unha e só depois fui ver, e introduzi esse dedo no anus dela mas foi só a pontinha questao de 20 segundos e nao introduzi esse dedo na vagina dela só passei por cima do clitores e acho que pegou no machucado alguma secreção . Por favor caso ela tenha HIV a secreção vaginal que escorre para o anus pode ter me infectado por que nao era uma ferida grande e uma parte dela estava recoberta pela cuticula mas depois eu apertei e saiu sangue pode ter muito risco ? muito obrigado doutor sou muito grato…

    MARCOS

  • Ana Paula

    Boa tarde doutor,

    Há três dias tive relação sexual sem proteção com parceiro duvidoso.
    quero saber quando posso fazer o tetse de HIV para saber se fui infectada ou não?

    Obrigada,Ana Paula

  • Anonymous

    ola dr sou adriano dr a pessoa apos ter pego hiv emagrece?
    depois da fase aguda o que costuma aparecer?
    dr se a pessoa com hiv tomar os remedios sertos ela tende a emagrecer ou ela so emagrece se pegar aids?

  • Anonymous

    dr adriano denovo dr existen outras doencas que tem os mesmo sintomas de hiv quais sao?

  • elder

    boa noite, doutor, esses sintomas da aids geralmente vem apenas 1 ou sempre vem dois sintomas ou mais? obrigado.

  • Silvio

    dr. pedro tive um contato de risco desde o 4ºdia após até, hoje que faz 11 dias, estou muito preoculpado, o unico sintoma que apareceu foi palpitações fortes no coração e algumas manchas vermelhas no braço que coçam e somem em 1h mais ou menos, obrigado desde já a resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Um ferida tão pequena como a que vc descreve dificlmente seria porta de entrada para HIV.

    Sinceramente não vejo porque se preocupar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana Paula,
    Se for o ELISA de 4º geração o tempo mínimo é de 2 a 4 semanas. Se for o ELISA de 3º gerção, é preciso esperar pelo menos 6 semanas.

    Com 3 dias não adianta fazer nenhum exame

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adriano,
    Ela só emagrce em fases avançadas da doença. Depois da fase aguda, vem um prolongada fase assintomática que pode durar vários anos.

    Se o doente faz o tratamento correto ele não tem sintomas.

    Várias doenças podem simular o HIV. A lista é imensa, não dá para citar neste espaço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elder,
    Normalmente vem mais de 1.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Silvio,
    Não me parecem sintomas de fase aguda.

  • Fafá

    bom dia, doutor, estou com uma diarréia leve a mais de 15 dias, no entento eu estava comendo muito cachorro quente com maionese caseira (mesmo ja estando com diarréia), loucura minha, como tb muita carne de porco mal passada, como tive contato de risco em dezembro passado, estou um pouco cismado,a diarréia não e forte nao, o que o senhor acha que eu devo fazer?obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fafá,
    Parar de comer besteria e passar a ter refeiçoes decentes.

    Se depois disso a diarréia não sumir, aí a gente pensa em outras coisas.

  • Anonymous

    Dr. Pedro Pinheiro,
    Quando temos linfonodos aumentados nas axilas eles são faceis de ser palpados,ou podem ser bem pequenos,precisando apertar bem para sentir eles.Rafael

  • Anonymous

    Dr Pedro

    A fase aguda apos a infecção pelo virus ocorre sempre? ou seja, uma pessoa pode ser infectada e não apresentar nenhum sintoma durante eses periodo denominado “fase aguda”??

    Muito Obrigada

    JULIANA

  • Anonymous

    Dr Pedro,
    lembro-me que após fazer sexo sem camisinha com meu ex namorado tive uma gripe com tosce persistente, sem febre e sem inguas ou manchas. Mas em razão da tosce tive que tomar charope por um tempo razoavel e fiquei rouca depois de passar uma noite no frio.
    Também tive um pouco de diarreia, mas não mto forte.
    Lembro-me tb que após uns 2 meses tive cândida vaginal e fui ao ginicologista que me disse que candida não era DST mas sim imunidade baixa.Como já tive cândida outras vezes antes de me expor a essa situação de risco não me preocupei. Esses sintomas podem ser de fase aguda??
    Obrigada!!
    Ana

  • Anonymous

    Olá, Dr. Pedro meu nome é Amanda e tenho 34 anos

    Preciso muito tirar uma dúvida, tive uma situação de risco no dia 10/06 e quando foi no dia 02/07 tomei uma injeção de Tramal, pq estava com crise de coluna, apartir dali minha saúde não foi mais a mesma. Tive taquicardía,pressão alta, vômitos. Parei na emergência, por quatro vezes, e depois fiquei gripada, tive um dia febre, diarréia uns três dias,fraqueza, dores no corpo, perda de apetite, tive umas manchinhas avermelhadas na pele, que coçavam, que pareciam picadas de mosquito, e sumiam no máximo em três dias. Sendo que agora, tive uma coçou tanto, que vi que depois ficou parecendo como se tivesse arranhado as costas, a ferida ficou no sentido vertical em carne viva, senti dores em baixo do braço que pareciam que tinha ínguas nas axilas, mas não as sentia. Sendo que como eu tive diarréia minha médica me pediu uma ultrassonografia abdômem total, deu que estou com gordura no fígado, isso será que seria sintoma tb? Outro dia, tomei Plasil, e tive falta de ar.
    Minha ginecologista, me pediu exame de HIV, fiz o exame no dia 16/07 , deu negativo, tendo pouco mais de um mês . Será que com esse tempo já acusaria alguma coisa?

  • Anonymous

    Olá Dr. queria saber qual o tamanho que ficam as ínguas no pescoço, exilas e se as ínguas na virílhas são comuns? E quanto tempo duram esses caroços?
    Obrigada, Gisele.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    São fáceis de ser palpados.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    Nem todo mundo consegue se recordar de ter tido uma fase aguda. Até pq muitas vezes ela é pouco sintomática.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Não me parece não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Amanda,

    Depende do tipo de sorologia que vc fez. Se for o ELISA 4º geração, sim.

    Agora, é muito sintoma para fase aguda do HIV. Fase aguda é muito mais parecida com uma gripe do que com o quadro que vc descreve.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gisele,
    O tamanho pode variar muito, mas em média é um pouco maior que um grão de feijão. Dura alguns dias apenas.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,

    Tive uma relação de risco com certa de 2 meses, hoje está aparecendo pontos brancos no meu lábio,isso também seria um sintoma da fase aguda?
    Obrigado,
    Fernando

  • Anonymous

    Dr.fiz uma viagem há 4 meses e quando voltei comecei com uma tosse forte que durou quase 1 mês, como a tosse não passava olhei na internet e vi que tosse prolongada é um sintoma do hiv, e depois disso entrei em desespero, fiquei em depressão e começaram a passava o dia procurando sinais no meu corpo… E senti umas dores musculares e articulares (mas foi logo depois de praticar esporte), e nesse tempo sentia uma sensação de tontura, olhos pesados e agora (depois de 4 meses), senti um caroço do tamanho de um feijão na virília direita (eu palpava a virília todos os dias até que achei esse caroço), e acho que os linfonodos do meu pescoço também estão aumentados (pouco maior que um feijão), e apareceu uma manchinha vermelha no meu braço e outra no nariz e estou desesperada denovo. O que vc acha?
    Obrigada, Bruna.

  • Anonymous

    Dr., queria saber se essas manchas na pele aparecem de forma isolada ou aparecem várias manchas de uma só vez, e em qual fase da doença ela aparece?
    José. Obrigado.

  • Bruno

    Dr.
    esses rash aparecem um monte tudo junto ou separados? eles são semelhantes a espinhas? elas só vem acompanhadas de febre?

  • Rodrigo

    DR. por favor , não sei mais a quem recorrer .Há 5 anos tive um contato desprotegido, e há 3 meses e meio comecei a sentir uma certa ardencia na garganta, e ela esta bem irritada. Tosse seca, falta de ar acentuada, alteração nas fezes (sem diarréia, parece que a comida não foi digerida) e muitos gases(inodoros e durante o dia inteiro em muita quantidade)e raramente febre baixa(menos de 38), há linfonodos cervicais e a lingua as vezes fica bem amarelada. Já fiz teste HIV (3x em 3 labs. diferentes)resultado não reagente; 2 PPD não reagente; Hepatite b e c não reagente, Hemograma normal, VHS normal, TGP e TGO normais, a unica coisa alterada foi o nivel de ferro baixo, mas ferritina está normal. RX e Tomografia torax (apenas na TC apareceram 2 linfonodos cálcicos pre carinais). Sei que este não é o local adequado, mas estou sem saida, já fui a inumeros medicos como clin. geral, pneumologistas (3 diferentes), hematologista. Ninguém consegue chegar a nenhum diagnostico. Gostaria de qualquer ajuda, uma indicação de alguma especialidade, uma posição qualquer… MUITO OBRIGADO, Rodrigo

  • RAFA

    Olá!Tive uma relação homoxessual como passivo e meu parceiro estava com gripe.Não houve penetração sem camisinha,mas houve contato do pênis na região anal.Ao analisar em casa percebi que tinha uma ferida provalvemente causada pelo barbeador que passei poucas horas antes.Dua semanas depois tive uma forte dor de garganta com dificuldades de engolir alimentos, suores noturno, dor de cabeça,sintomas que melhoraram em 3 dias com uso de medicamentos.Essa lesão, mesmo se nao houve sangramento seria possível transmitir o HIV?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    Não sei. Tem que ir a um médico para ele ver do que se trata.

    Se vc teve relação de risco, com 2 meses já pode fazer a sorologia, independente da lesão ser relevante ou não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruna,
    Vc está paranóica. Nem todos os sintomas que vc descreve justificam o HIV

    Na verdade, apesar dos poucos dados e do fato de estar dando um opinião de longe, acho que isso não é HIV. Porém, também acho que de qualquer maneira vc deveria fazer a sorologia para se ter ceteza.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José,
    Várias de uma vez.

    Lesões de pele podem ocorer em qualquer momento. Tanto na fase aguda, quanto na fase tardia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Não são espinhas. Parece mais alergia. Pode haver febre ou não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Será que realmente existe alguma doença?

    Com tantos médicos e com tantos exames normais, eu pensaria em algo mais psicológico.

    Se vc foi a 3 pneumologistas, eu duvido que se houvesse realmente alguma dificuldade respiratória, isso não seria detectado.

    Sua TC mostra um pulmão normal.
    Seu hemograma e seu VHS são normais, o que praticamente descarta infecções e neoplasias.

    Talvez o melhor especialista para vc seja o psquiatra. Que que achas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafa,
    Pouco provável.
    Se a relação propriamente dita foi com camisinha, o risco é baixo.

  • Bruno

    Dr.
    depois de uma situação de risco estão aparecendo todo dia lesões de pele, que parecem uma picada, tem o relevo do tamanho de um grão de arroz e em volta fica vermelho, somem em menos de 1h e aparecem em pouca quantidade, na maioria das vezes na mão, braço, testa. mas sem febre, só estou com um pouco de falta de ar as vezes. isso é um sintoma da hiv aguda? pode ser estresse emocional? por que essas lesões vem aparecendo faz quase 1 mês, logo após da situação de risco. estou muito nervoso/estressado com isso.

  • Anonymous

    Dr Pinheiro,

    Os sintomas inicias do herpes genital podem ser confundidos com os sintomas do HIV na fase aguda? Roberto

  • joao paulo

    Dr. está aparecendo alguns carocinhos no meio de minhas costas, parece uma espinha pequena, depois que ela estoura fica umas bolinhas vermelhas.Isso ta acontecendo 158 dias após contato de risco. Pode ser rash cutaneo de HIV?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Depois de quanto tempo da situação de risco essas lesões surgiram?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Roberto,
    Não muito. Os sintomas sistêmicos podem até ser parecidos, mas a lesão do herpes é bem característica.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João,
    Não me parece, mas o ideal é que um dermatologista veja as lesões.

  • João

    Dr pedro,

    Esses rashs podem aparecer intermitentemente, ou seja, aparecer um dia, desaparecer e depois aparecer 1 semana depois?
    No seu texto o senhor diz que os rashs possuem forma arredondada. È possivel eles possuirem outra forma, digamos como uma linha e maiores que 1 cm?
    Esses rashs so podem ser vinculados a fase aguda da infeccao por hiv, ou existem outras causas?
    E por fim, ainda sobre os rashs, eles coçam, e caso apareçam na fase aguda aparecem distribuidos pelo corpo (assim como na sua gravura acima) ou limitados a uma area?
    obrigado,
    joao

  • Fabio B.

    Ola Dr. Pedro, preciso de sua ajuda.
    Fiz sexo oral com uma garota de programa com camisinha, mesmo usando preservativo fiquei muito preocupado, após dois meses doei sangue e os exames deram negativos para hiv, mesmo assim continuei preocupado, então procurei um médico após quatro meses (117 dias) e fiz novos exames que são esses:
    Metodo clia + eclia
    quimiolumenescencia (clia) abbott: pesquisa simultanea de antigeno p24 e anticorpos de hiv-1 (grupos M e O) E HIV-2.
    Eletroquimiolumenescencia (eclia) Roche: pesquisa simultanea de antigeno p24 e anticorpos para o hiv-1, incluindo o grupo O e para o hiv-2.
    Resultado NÃO RAGENTE
    Gostaria de saber se esses exames são garantidos, pois só conhecia o teste elisa e nunca tinha ouvido falar desses métodos.
    DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO E ESPERO RESPOSTAS.

  • Bruno

    vou resumir desde a situação de risco até hoje.
    a situação de risco aconteceu dia 15 de julho, 3 dias depois tive aquele suor noturno(sem excesso), coração palpitando mais rapido e cansaço.
    depois de 1 semana apareceu uma bolha na minha boca, começou a aparecer essas manchas vermelhas, que parem picadas, tem um relevo em formato circular do tamanho de um grão de arroz e em volta fica avermelhado e coçando, duram em média uns 40min e logo depois somem, e até hoje dia 11 de agosto essas manchas continuam, sem os outros sintomas. não é muito tempo de sintomas? pode ser estresse pela possibilidade de ter sido infectado?

  • Marcos

    Dr. Pedro, meu nome é Marcos. estou muito preocupado. tive uma relação hetero segunda passada. como sempre USEI camisinha, mas fiz sexo oral nela: foi bem rápido(uns 10 segundos no máximo)e só coloquei a pontinha da língua no critores dela. E para piorar a preocupação, no sabado anterior dessa segunda, eu me depilei e tive um corte bem pequeno onde fica os pelos bem perto do pênis, mas creio que ja estava sicatrizado,pois nem dava mais para ver, mas a pele estava um pouco(bem pouco) inritada, por cousa da gilete. No momento da relação ela ficou por cima de mim, esfregando bastante a sua vagina( creio que encostou onde tinha me depilado).
    Minha preocupação aumentou quando na terça feira de noite( 24h depois do ato) comecei a ficar com dor no musculo da coxa e na batata da perna e apareceu a primeira bolinha vermelha na perna, uma espece de calombo. Nesta mesma madrugada eu tive febre, mal estar(tipo gripe),um pouco de dor de cabeça,dor de garganta e começou a dar as bolinhas vermelhas nas costas(umas 7), nos meus pés(perto do calcanhar)que coçavam muito,( as bolinhas eram tipo calombos, parecidas com picada de mosquito). quando era mais novo ja tive essas bolinhas que coçam, mais nunca em concomitância com todos esses sintomas. (nao tive nem enjoo, nem diarréia e nem perda de apitite)
    Hoje ja faz uma semana que os sintomas começaram e eu ja estou melhor, só estou com um pouquinho de dor de garganta, melhorei sem tomar praticamente nenhum remédio, tomei somente um parasetamol. As coceiras pararam e as bolinhas estao sumindo.
    Dr, gostaria de saber se posso ter tido o hiv agudo, pois os sintomas apareceram 24h depois do ato. ja teria tempo para manifestar os primeiros sintomas do hiv agudo?
    se não, é a partir de quantos dias que pode aparecer os sintomas?( sei que o senhor ja falou sobre isso no outro texto, Eu lí, mas estou muito preocupado, preciso da palavra do senhor)
    pelo o que eu relatei, será que eu estou com hiv?
    estou morrendo de preocupação, por favor me ajuda.
    desde já agradeço, abraço

  • Anonymous

    Caros Drs,

    uma ingua na axila, sem qualquer outro sintoma,tais como febre, rash , diarreia, cansaço, dores musculares etc pode ser sinal de uma infecção aguda por HIV? um dia notei um carocinho um pouco dolorido embaixo do braço, que sumiu em uns dois dias, como mantive relações sexuais com algumas parceiras no mês anterior, fquei um pouco preocupado, o que acha? Existe a possibilidade de uma infecção aguda se manifestar apenas por uma ingua que sumiu rapidamente? caso sim, é provável e comum que isso aconteça ou a probabilidade é baixa? obrigado Rafael

  • Alvaro Gomes

    Dr. gostaria de fazer algumas perguntas:
    - 140 dias após um contato de risco apareceu alguns carocinhos parecendo uns cravinhos ou espinhas pequenas com cerca de 2 a 3 milímetros de comprimento no meu tórax todas muito juntas, nomeu braço um poco espalhadas e nas minhas costas tambem espalhadas.Gostaria de saber se pode ser um rash de HIV mesmo sendo 140 dias após. Pelo que eu lhe no seus texto aparece ate 72h após contato se não mim engano.
    - A outra pergunta é porque eu estava usando um medicamento para espinhas há 4 semanas so que estes carocinhos que eu citei acima apareceu na 3 semana de uso so que eu não tinha notado que o medicamento estava vencido(2008) era o prazo de validade dele.Então será uma reação alérgica mesmo eu usando no rosto e aparecer em outras partes do corpo?

  • Anonymous

    Dr. Pedro,

    Sobre as ínguas, tenho algumas dúvidas:
    - Elas são doloridas?
    - São sempre visíveis e fáceis de apalpar?
    - E quanto tempo, em média, elas duram (caso do HIV)?

    Obrigada pela atenção,

    Bill.

  • Velentina

    Valentina

    Olá, gostaria de saber a respeito do falso HIV… fiquei grávida a pouco tempo e acabei descobrindo q tive uma gravidez emembrionada acho q é assim q se fala, eu tinha a bolsa mas o feto n desenvolveu, tive q fazer repouso mas acabei tendo um hemorragia muito grande e fiz curetagem. Lá no hospital publico q fiquei eles fizeram um teste rápido q deu positivo, fiquei desesperada aí me mandaram fazer o Elisa, gostaria de saber se esse teste rápido é 100% seguro até pq eu tinha me alimentado, tomei leite após a curetagem e no elisa eles pedem para naum comer nada gorduroso… isso pode ter gerado um falso positivo??

  • natal

    Natan.

    Dr. Pedro Pinheiro é comum a candidiase oral na fase aguad????
    e falando dos sintoma:
    dois dias depois da situação de risco tuve dores musculares. pode aparecer sintoma em 2 dias??

    567 dia da relação suores noturnos

    2 semana pareceu uma placa branca na língua, pesquisando na internet…axo que pode ser candidiase oral.

    tive duas gripes leves.

    Isso caracteriza a fase aguda…..ou pode ser o psicológico bastante abalado……..pois depois de uma situação do risco a pessoas entra num estresse gigantesco.

    Minha situação de risco foi de preservativo rompido no sexo anal….

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João,
    O rash costuma ser difuso e não tem prurido.

    Não costuma ir e vir não.

    Existem várias doenças diferentes que podem dar rash, inclusive reação alergica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fábio B,
    Já te respondi em outro texto.
    O resultado é negativo. Ponto final.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luiz,
    2 coisas:

    1- Os seus sintomas não parecem HIV agudo

    2- Vc não precisa ter sintomas de HIV agudo para ter HIV. Se a camisinha estourou, vc tem que fazer a sorologia. O hemograma não diz nada nesta fase.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Podem ser HIV agudo sim.

    Com 4 semanas de intervalo vc já pode fazer o ELISA de 4º geração.

    Se vc teve comportamento de risco, nao adianta ficar elocubrando se esses sintomas são ou não HIV. Faça logo o teste.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Esses sintomas estão muito precoces para se pensar em HIV. 24h é muito pouco tempo. Normalmente demora pelo menos 2 semanas.

    Pela a sua história me parece pouco provável uma contamianção, mas o risco existe e o ideal é que vc faça o teste depois de 4 a 6 semanas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    Não é o mais comum, porém não é impossível.

    Se vc teve comportamento de risco, o ideal é que faça a sorologia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alvaro,
    Não me parece rash do HIV, tanto pela sua descrição quanto pelo tempo de intervalo.

    Reação alérgica tb não é bem assim, e costuma coçar.

    O idela é que um dermatologista visse as lesões.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bill,
    1- Sim
    2- Sim
    3- Alguns dias.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valentina,
    O teste rápido pode dar falso positivo. Por isso é preciso repeti-lo com ELISA e WB.

    Não sei o leite seria suficiente para dar esse resultdo positivo.

    De qualquer maneira, o protocolo é repetir sempre que dá positivo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jose,
    Pode ser.

    Vc precisa repetir esse exame com 3meses para termos mais segurança em descartat o HIV.

    Acho que já respondi a vc em outro texto de HIV, não foi?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Natan,
    Não é comum, mas é possível.

    2 dias é muito precoce.

    Um quadro de estresse intenso pode até ser a casua da sua candidíase, mas como vc teve uma situação de risco, deve fazer a sorologia para HIV

  • joao paulo

    Apareceu uma íngua em minha axila direita 5 meses após uma exposição de risco. pode ser sintoma de HIV?
    Exame ant-HIV dando negativo 90 dias após exposição de risco pode ser dado o caso como encerrado?

  • RICARDO

    Olá,
    Tive relação de risco,sexo anal como passivo sem proteção.Duas semanas depois tive forte dor de garganta sem febre.Apos uso de amoxilina,em 3 dias passou a dor.Uma semana depois durante exercicios na academia,percebi várias manchas vermelhas no torax e costas, principamente na região das costelas.Ao checar em casa a maioria delas tinham desaparecidos e estavam pouco perceptiveis.Essas manchas e a tosse anterior se caracteriza como fase aguda devido a relação sem proteção.

  • Valentina

    Valentina

    Mas qual o motivo desse falso positivo?? Pode ter sido pela imunidade baixa, pelo sangue q perdi???

  • EDSON

    Qual a possibilidade de eu ter?
    Eu estava com essas manchas no meu braço, menores que 1cm e estava na minha perna tmb, apareceu umas duas na minha mao, nada nos pés. Durou 15 dias, e começou no 5º dia desse risco que vou descrever. Estou com amigdalas inchadas, sem dor de garganta e nao deu febre em im tmb.

    obs: eu sai com uma travesti e usei camisinha, porei no mesmo dia(umas 2 horas antes do programa, eu tinha trocado o pneu do meu carro que tinha furado, deu alguns ferimentos pequenos na mão, mas nem percebi, ai sai com a TV, usei a camisinha e talz, fizemos sexo oral(uns 2 minutos) com a camisinha, depois passamos para o anal, foi uns 10 minutos, ai eu fui tirar a camisinha e fui conferir se nao tinha rasgado nem nada, parecia intacta, ela estava bastante melada, por isso achei q tinha rompido, mas parecia somente o gel, e foi com a mao com alguns machucadinhos q eu alisei pra ver se estava tudo ok, mais foi rapidamente, entao joguei a camisinha fora e lavei as maos. Dps que eu cheguei em casa que foi cair a ficha. Eu nem lembro direito dos ferimentos na mao, se eram grande ou nao, eu sei q nao sangrou, eram pequenas aberturas.

    Minha axila coçava um pouco tmb.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João,
    5 meses depois não é o mais comum, mas é possível.

    3 meses é um intervalo bom. Muito dificil ser negativo com 3 meses e depois positivar. Eu só não encerraria se vc tivesse tido alguma exposição com alguém sabidamente HIV+

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    Pode ser. Vc tem que fazer a sorologia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valentina,
    Não precisa haver motivo claro para um exame dar falso positivo. É um exame laboratorial e como qualquer outro é passível de erro. O teste rápido tem uma incidÊncia maior de falso positivo que o teste comum

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edson,
    Dificilmente houve transmissão pelo contato da mão com a camisinha. Acho que vc não deve se preocupar

  • neto

    ola … meu nome é neto…. dotor transei com uma mulher a 7 semanas atras..e minha relaçao com ela foi com camisinha ..mais estouro..e nem eu e nem ela tinhamos lesao pra facilitar entrada de doenças …apos 3 semanas tive uma mancha do lado do umbigo.. bem pekena…parecia uma micose começo branca ai cutukei ela fiko vermelha…e tambem tenho namorada ela tabem teve uma mancha na mesma regiao que eu tive ..ai passei uma pomada chamada furacin.. em 4 dias sumiran nossas manchas ..(lembranu que só tivemos 1 e era bem pequena)
    na quinta semana minha namorada tve candida vaginal.. ela foi ao medico ele receito uma pomada saiu em 3 dias …e agora na 7 semana eu tive candida no penis fui ao urolgista ele disse que era normal me receito tefin.. passei e saiu em 4 dias …só isso nao tive mais nada … sera ki pode ter sido apenas uma infecçao fungica…estou com bastante medo…pois nunca manti relaçao desprotejida com otra mulher ´.. só essa e pmeu azar a camsinha estouro.. i eu nem tinha ejaculdo perdebi que estouro..parei a relçao e coloquei outra …sera que posso ter me infectado com hiv
    obrigado e abrço

  • joao paulo

    Dr. voltando ao caso da ingua.Há 7 meses atraz eu usava desodorante rolan, ae apareceu uma ingua,parei de usa-lo não apareceu mais, voltei a usar a e 5 dias depois voltou a aparecer, parei novamente 2 dias depois a ingua desapareceu. Será que foi devido ao desodorante?
    em relação ao rash, são caroçinhos pequenos de 2,3 milimetros ou manhas e geralmente quanto tempo depois de um contao de risco elas aparecem?

  • ALEXANDRO

    Apareceram manchas vermelhas semelhantes à picadas de insetos pelo pelo no torax, principalmente nas costa,que ñ coçam, ñ ardem nem doem e as vezes se tornam pouco visíveis. Mesmo sem febre, podem rash?Às vezes tenho relacionamentos hétero sem camisinha.

  • EDSON

    Obrigado Doutor!
    E quanto a masturbacao homosexual com os pequenos ferimentos, sem ejaculacao, eh possivel?

  • rita

    Rita
    Boa tarde Dr. pedro,

    Se o senhor puder me ajudar…
    Fiz sexo anal com meu ex-namorado sem proteção.
    Exatos 8 dias depois apareceu na minha perna e um pouco no braco muitas bolinhas vermelhas que cocavam. a principio achei q fossem mordidas de mosquito e nao dei muita atencao. Nos dois dias subsequentes as bolinhas se difundiram pelo corpo todo, principalmente na perna.
    Elas coçam um pouco e nao houve nenhuma na sola do pe ou na palma da mão.
    Não se parecem com manchas, sao mais parecidas com mordidas de mosquito, coloquialmente falando, sao pequenos pontinhos vermelhos.Alguns grandes outros pequenos. Cocam muito pouco agora, na verdade dao uma cocadinha quando eu passo o dedo sobre eles…
    Pela sua experiencia o senhor diria que são rash mesmo nao apresentando qualquer outro sintoma caracteristico da fase aguda e se localizando primordialmente na perna (embora tenha algumas nos bracos e pouquissimas no tronco ou torax)?
    No seu texto o senhor diz que os rashs aparecem entre dois e tres dias apos a febre. Pode existir excecoes?ou seja, os rashs aparecerem sem episodio febril?
    No seu texto o senhor diz tambem que os rashs acometem tronco, pescoco e face.Pode-se dizer que nos membros nao aparecem rashs ou que sua ocorrencia é altamente improvável?
    Agradeco sua atencao e digo que gostaria de uma resposta realista e sincera…estou um pouco neurotica e ansiosa. E nao se preocupe eu farei a sorologia, so gostaria de acalmar minha ansiedade um pouco.
    obrigada, Rita

  • Luciano

    Dr.
    os sintomas da hiv aguda podem durar mais de 30 dias?

  • Renato

    Dr. Pedro e/ou Dra. Renata

    já envie minha pergunta, porém, me surgiu mais um questionamento, minhas manchas já estão durando cerca de 1 mês, tomei uma injeção antialérgica na segunda semana e havia sumido, no entento, como eu usei dois medicamentos diferentes para gripe eu resolvi testar se era uma alergia medicamentosa, tomei novamente um dos medicamentos (cimegripe) que contém em sua fórmula o paracetamol, e então as manhcas retornaram, mas agora não somente na face na nuca na mão e no pé, mas também umas 4 nas costas e 2 no ombro, elas coçam muito, porém cerca de 2 dias desaparecem e reaparecem em outro lugar dos que eu já citei acima, e notei também que minha cabeça (na região do cabelo) está coçando muito, achei que poderia ser o shampoo que eu troquei, porém, noto alguns caroços no couro cabeludo também, então pergunto: o rash do hiv poderia durar 1 mês ou mais? poderia dar no couro cabeludo? eles coçam? eles nascem em um determinado lugar e mudam ou ficam no mesmo lugar de origem até sumir? eles tem a característica de aparecer em um determinado local após 2 dias sumir e aparecer em outro local ou quando some após os 8 dias mencionados no estudo do presente site não voltam mais? ou seja ele vai e volta ou vai depois que passa não volta mais? alergia medicamentosa poderia dar nas mãos pés nuca e face sem ter relação nenhuma com o rash do hiv?? alergia medicamentosa após cessar o uso do medicamento costuma demorar quanto tempo para sair do organismo??
    muito obrigado pela atenção e fico no aguardo e na esperança de uma resposta.
    Grato

  • Renato

    Drs. sou eu novamente o renato da pergunta acima, esqueci de duas informações, apareceu também em minhas orelhas e todas são maiores que 1cm teve algumas quando eu tomei um antialergico chamado zyxem que chegaram até uns 4 ou 5 cm, porém, agora com 1 mês algumas (umas 3 ou 4) manchas que apareceram devem ter 1 cm ou menos. isso se deve ao fato de a alergia está sumindo ou não tem nenhuma relação com isso e sim com o temido rash do hiv?
    atenciosamente.

  • Renato

    me esqueci de mais uma pergunta.

    o rash do hiv some se tomar antialergico como no meu caso?? ou ele resiste a isso e some quando quer?? e só comentando eu tenho alergia a sulfa, fenergam, e provavelmente ao zyxem pois quando eu tomei as manhcas cresceram mais e apareceram mais também.

    me desculpem pelas perguntas picadas.

    atenciosamente

  • Rodrigo

    Olá doutor!
    Tive contato de risco há 3 dias!
    Hj tive uma certa tontura, indisposição, falta de apetite, enjoos e na parte inferior da barriga do lado esquerdo apareçeram umas 5 manchinhas vermelhas…estão muito iguais a picada de mosquitos..
    Enfim, to com mto medo e realmente queria um esclarecimento se isso pode ser uma reação a infecção de HIV!
    Desde já agradeço!

  • natasha_msrkn

    olá dr…espero que possa me ajudar, pois sofro com pensamentos sobre o hiv diariamente.
    a cerca de 2 meses transei com um cara sem camisinha e só ocorreu prenetação vaginal, não aconteceu anal nem oral, e ele gozou dentro.
    Imediatamente fui tomar banho e botei o chuverinho na vagina.
    Depois de um mês, transei com um conhecido sem camisinha, somente vaginal tbem , mas ele ejaculou fora….usei o chuverinho de novo….passaram-se 17 dias ate hj,(17/08) e sinto dor de cabeça leve continua, e dor nas juntas, como se fosse uma dor gelada e perto do punho esquerdo uma sensibilidade na pele tipo como se houvesse uma queimadura…gostaria de saber se poderia ser sintoma de fibromialgia pois tenho a visão cansada e embaçada, e não apresento manchas no corpo, nem diarreia,nem dor de garganta nem febre, nem linfonodos aumentados…
    Desde ja lhe agradeço…
    nathy

  • nathy

    oi dr esqueci de perguntar se os sintomas que descrevi podem ocorrer na fase aguda do hiv ou quando ja se desenvolveu a aids?
    Meu hemograma esta ótimo não tenho dst, nem hepatite b nem cnenhuma doença sexualmente transmissivel.
    para terminar queria saber qual é aporcentagem de se pegar o hiv tendo uma relação om alguem que tenha o vírus somente uma vez?
    desculpe o abuso e muito obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Neto,
    Pode sim. O ideal é que vc faça a sororlogia para HIV e até sair o resultado, não tenha relações com a sua namorada sem camisinha.

    Em relação a cândida, não significa necessariamente alguma coisa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João PAulo,
    o rash são mais manchas vermelhas.

    O desodorante pode ser o responsável sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alexandro,
    poder até pode. MAs sem outros sintomas associados é mais fácil pensar em outra doença dermatológica. Vá a um dermatologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edson,
    Sem ejaculção também é pouco provável.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rita,
    Não me parece rash do HIV não. Acho que vc deveria procurar uma dermatologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luciano,
    Poder pode, mas é incomum.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renato,
    Não sei pq vc está pensando em HIV, o seu rash tem toda a cara de alergia.

    O rash do HIV não tem esse comportamento que vc descreve, já o rash da alergia sim.

    A alergia pode ficar indo e vindo mesmo depois de cessado oa droga.

    Vc deve procurar um dermatologista ou um alergologista para tratar sua alergia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Tá muito precoce para HIV agudo.
    Deve ser outra coisa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Natasha,

    Fibromialgia não tem como ser diagnosticada a distÂncia pois o seu diagnóstico é muito baseado no exame físico.

    Vc precisa ser vista por um reumatologista.

    obs: a ducha vaginal que vc faz não adianta nada para evitar HIV e ainda favorece infecção urinária.

    Não me parecem sintomas de fase aguda, mas vc teve comportamento de risco e não se pode descartar o HIV.

    O risco de transmissão em uma única relação é baixo, mas pode ser alto se houver lesões, menstrução, outras DST, carga viral alta etc…

  • joao paulo

    Si infectato quanto tempo depois a rash de HIV aparece?

  • carlos

    dotor…
    as rash podem aparecer só no sintoma do hiv… ow aparece em sintoma de outa dst tbm…
    e queria saber qual a alteraçao no organismo que causa sua apariçao
    abraço

  • rodrigo

    Doutor!
    Tira uma dúvida minha por favor!
    Ja lhe escrevi antes e vc disse q os sintomas que eu estou sentindo (muita fadiga, cansaço, falta de apetite com um pouco de febre) pelo tempo, agora ja faz 4 dias, era muito cedo pra ser hiv!
    Mas esses sintomas pode ser tbm o de uma DST qualquer??? O risco é grande de pegar hiv sendo apenas em um relacionamento??
    Estou tenso com isso tudo Doutor!
    Obrigado pela paciência.

  • Anonymous

    Olá dr. Pedro, meu nome é Celso
    há três dias, tive contato com um travesti e recebi um oral SEM camisinha e fizemos um anal COM camisinha, a penetração foi rápida e gozei. Não surgiu nenhum sintoma ainda mas minha preocupação é por ter feito sexo oral sem proteção. Estou desesperado doutor.

    A detalhe eu estou sentindo coceira, e uma pressão não tão forte na região do pênis.

    Obrigado!

  • Beto

    Dr.
    algumas pessoas aqui falam muito dessas manchas que aparecem que parecem ser picadas de inseto, isso é comum no hiv agudo? isso pode ser também sintoma do estresse causado pela possibilidade de ter pego a doença? pode ser sintoma de outra dst?
    obrigado pela atençao.

  • Ricardo

    é comum os rash coçarem?

  • Anonymous

    Dr., meu nome é bruno,
    fiz sexo oral em uma mulher e 2 semanas depois comecei com uma dor de garganta (principalmente a noite), tosse e um dia apareceu uma dor no meu pulso direito (parecia uma tendinite), já faz quase 1 semana q comecei, e os sintomas melhoraram. Mas o que o Sr. acha? É comum a infecção somente por sexo oral? No meu caso só houve sexo oral.
    Muito obrigado.

  • Ricardo

    Dr. sou o Ricardo do outro post.
    tenho mais uma pergunta, quanto tempo costumam durar os rash? eles se assemelham a espinhas?

  • Duda

    Olá, gostaria de saber se tem como saber aproximadamente a margem de erro do teste rápido em relação ao Elisa? Pelo q sei o Elisa é quase 100% seguro, e o rápido???

  • rafa

    ola Drs.
    ha 2 anos eu tive uma situação de risco.
    eu puxei com o dente a pele do dedão só que fez uma pequena ferida, não me lembro de ter sangrado, só ardeu. Na mesma noite sai com uma menina, usei camisinha, mas enfiei o dedo na vagina dela varias vezes, na hora não ardeu, mas qnd chegava em casa eu sentia arder qnd lambia o dedo.
    será que esta ferida representa um risco?
    uns 15 dias apos eu tive febre baixa por dois dias, com dor de garganta bem leve.
    bebo bastante, quase naum fico doente, só minha garganta incomoda qnd acordo e depois passa.
    Ha 1 ano fiz hemograma e deu tudo normal!
    isso pode ser alguma coisa?
    estou um pouco preocupado pq apareceu na meu penis um pouco antes da “cabeça” um tipo de calo branco indolor, fino de uns 3cm, isso pode ter alguma coisa relacionada ao HIV? já marquei um urologista.
    obrigado
    rafa.

  • Anonymous

    Dr.,
    eu queria saber se aqueles sinais a fase aguda podem durar mais de 3 meses.
    Obrigada, Carlos.

  • Anonymous

    Dr,tive no dia 11/08 um relação em que a camisinha por mal uso escapou, porém não cheguei a penetrar minha parceira, meu pênis não estava totalmente ereto; porém meu pênis encostou na vagina dela uns cinco segundos, até eu perceber que a camisinha escapou; mas não cheguei a penetrá-la; corro algum risco ?

    Caio

  • Anonymous

    olá..sou o Paulo da pergunta anterior..
    esqueçi de algo…eu emagreci tbm um pouco e fiz hemograma ontem mas ali tá normal, posso ta com o hemograma normal ( só o vhcm um pouco baixo) mas sem linfocitos atipicos e leucocitos normais e apresentar esse problema de estomago ja nesses 2 meses?
    abraços…Paulo.

  • Anonymous

    DR Pinheiro,

    Boa noite, li no texto que é raro ter Candidíase Oral na fase aguda, mas é possível ter somente ela como sintoma nesta fase? Mancha branca, ou placa branca na língua obrigatoriamente caracteriza Candidíase Oral ou pode ser outra coisa?
    Obrigado,
    André

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João PAulo,
    A resposta está no texto. 2 a 4 semanas.