Dor no peito (dor torácica): causas e sinais de gravidade

Dr. Pedro Pinheiro

comment 61 Comentários


Introdução

Uma dor no peito não significa necessariamente um problema do coração. A maioria das pessoas que procura atendimento médico em serviços de emergência por conta de dor no peito não está tendo um ataque cardíaco, mas sim problemas menos graves, como dor muscular, refluxo ou crises de ansiedade.

Entretanto, como a dor no peito pode significar um problema de saúde com risco de morte, o mais seguro é não arriscar e procurar avaliação médica.

Muitos pacientes demoram a procurar ajuda para um ataque de coração por achar que os sintomas não são graves ou que a dor irá melhorar espontaneamente. Muitas vezes, este tempo de espera em casa é a diferença entre sobreviver ou não a um infarto.

Um trabalho feito há alguns anos na Universidade de Michigan, EUA, avaliou 400 pacientes que chegaram ao setor de urgências com queixas de dores no peito.

Após a avaliação diagnóstica, 53% dos casos não tinham uma causa orgânica definida, ou seja, não eram causados por nenhuma doença nos órgãos internos do tórax, tais como coração, pulmões ou esôfago, por exemplo. Mais da metade eram apenas casos de ansiedade. 36% eram causados por dores músculo-esqueléticas ou por doenças do esôfago, e apenas 11% eram devidos a causas mais graves, como doenças cardiovasculares.

Neste artigo falaremos sobre dor torácica, dando ênfase aos sinais de gravidade. É sempre bom lembrar que o que segue são apenas orientações gerais, não devendo nunca servir de base para auto-diagnósticos. Apenas um médico, através da história clínica, do exame físico e de exames complementares, quando necessários, pode estabelecer diagnósticos para dor torácica.

Em alguns momentos empregarei o termo dor torácica em vez de dor no peito, visto que este é mais preciso, pois várias doenças que podem se manifestar com dor no peito, podem fazê-lo envolvendo todo o tórax, inclusive as costas. Também vale ser dito que evitarei o termo ataque cardíaco, chamando-o do modo mais correto, ou seja, infarto do miocárdio ou doença isquêmica cardíaca.

Quais fatores são importantes na avaliação de uma dor no peito?

Existem dois fatores primordiais na avaliação clínica da dor torácica:

  • Características da dor.
  • História clínica do paciente.

Características da dor

Ao ter uma dor no peito, a primeira coisa que se deve tentar esclarecer é se a mesma indica uma dor anginosa, ou seja, dor de isquemia cardíaca (infarto). A angina de peito apresenta algumas características típicas que podem ser usadas para afastar ou reforçar a suspeita de uma doença cardiovascular.

Características da dor no peito que sugerem isquemia cardíaca:

  • Ser mais um peso ou uma forte sensação de aperto no peito do que uma propriamente uma dor (é muito comum o paciente descrever a dor encostando o punho fechado em frente ao peito, para mostrar que a dor é em aperto).
  • Ser desencadeado por esforço físico ou estresse emocional.
  • Ser uma dor difusa no lado esquerdo e centro do tórax, frequentemente com irradiação para braço esquerdo, costas e/ou pescoço.
  • Vir acompanhada de suores, falta de ar, palidez ou hipotensão.
  • Vir acompanhada de palpitações.
  • Ser uma dor que dura vários minutos.
  • Ser uma dor que não cede aos analgésicos comuns.
  • Um sinal de extrema gravidade, e que fala a favor de doença cardíaca, é a perda de consciência após o início da dor torácica (leia também: Infarto fulminante: causas e sintomas).
Padrão da dor torácica de origem cardíaca isquêmica.
A dor da isquemia cardíaca não se limita à área ao redor do coração. Os locais mais típicos estão marcados em vermelho; a área rosada mostra as comuns regiões de irradiação da dor.

Na maioria das vezes, o infarto se apresenta como uma dor intensa e muito incômoda. Todavia, a intensidade da dor não é um fator determinante, visto que até 1/3 dos infartos ocorrem com leves desconfortos. Pacientes diabéticos ou idosos podem ter dores leves e, às vezes, se queixam mais de cansaço e mal-estar do que propriamente de dor no peito.

Temos um texto exclusivo sobre a angina de peito (a dor de isquemia do coração), como maiores explicações sobre este tipo de dor torácica: Angina estável e angina instável.

Características da dor no peito que falam contra uma isquemia cardíaca:

  • Dor que dura poucos segundos e surge sem esforço físico ou estresse emocional.
  • Dor de curta duração que vai e volta sem fatores desencadeantes precisos.
  • Dor muito bem localizada, sendo o paciente capaz de apontar com o dedo indicador exatamente onde ela incide.
  • Dor que piora quando se aperta o local com o dedo ou quando se faz algum movimento com o tórax.
  • Dor em pontada ou que piora com a respiração profunda costuma ter origem outra que não um infarto.
  • Dor que vai e volta há muitos anos sem haver sinais de progressão ou piora.
  • Dor que melhora muito com um simples analgésico.
  • Dor que não irradia e não vem acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, suores, vômitos, hipotensão, etc.

Devemos salientar que as características acima são apenas orientações, de modo algum são suficientes para se descartar ou diagnosticar uma dor no peito. Algumas pessoas com crises de ansiedade podem apresentar sintomas muito parecidos com um infarto, queixando-se de palpitação, suores, falta de ar, tonturas, etc.

Também é bom lembrar que a isquemia cardíaca não é a única causa grave de dor no peito, podendo esta também ser causada por pneumonia, embolia pulmonar e aneurisma de aorta, doenças com sintomas distintos aos do infarto agudo do miocárdio.

História clínica do paciente

Além das características da dor, os dados clínicos do próprio paciente também são extremamente relevantes. A abordagem de uma dor no peito em um paciente de 19 anos e saudável é completamente diferente da de um paciente de 63 anos, obeso, com história de diabetes, hipertensão e tabagismo.

Quanto mais fatores de risco para doença cardiovascular um paciente tiver, maiores são as chances de sua dor no peito indicar uma doença mais grave.

Um paciente sem fatores de risco conhecidos pode infartar? Pode, mas é pouco comum, e isso deve ser sempre considerado.

Os principais fatores de risco para doença cardiovascular que devem ser avaliados em um paciente com dor no peito são:

A partir dos dados explicados acima e com o exame físico, o médico deve ser capaz de estabelecer os diagnósticos diferenciais para a sua dor no peito.

Se a avaliação clínica indicar algum risco de a dor ser de origem cardíaca, o médico irá solicitar exames para tentar diagnosticar ou descartar esta causa.

Em avaliações de dor torácica, muitas vezes é mais importante descartar causas graves do que estabelecer um diagnóstico definitivo para a dor.

Causas de dor no peito

A dor no peito sempre traz consigo o medo de um infarto, no entanto, existem dezenas de causas para dor torácica, algumas delas tão ou mais graves que a doença isquêmica cardíaca.

Na verdade, a dor torácica pode ser causada por doenças em qualquer um dos órgãos dentro e fora da caixa torácica, incluindo coração, esôfago, pulmão, pleura, mediastino, grandes vasos, costelas, cartilagens, articulações, músculos do tórax, pele, etc.

Abaixo segue uma lista das principais condições ou doenças que podem causar dor torácica:

Além dos órgãos e tecido do tórax, algumas vezes problemas em órgãos do abdômen podem também causar dor torácica, entre eles:

Na ilustração abaixo citamos algumas das possíveis causas de dor na região torácica conforme a sua localização.

Causas de dor torácica
Causas de dor torácica

Como pode se ver, o diagnóstico da dor torácica é bem complexo, dado que este sintoma pode indicar uma extensa gama de patologias distintas.

Na dúvida, o ideal é procurar um médico. Se a sua dor difere das que você já sentiu antes, procure ajuda de um profissional, principalmente se você tiver fatores de risco para doença cardiovascular.

Ansiedade e gases como causa de dor torácica

Pessoas com crises de ansiedade, síndrome do pânico, burnout, depressão ou hipocondria também podem apresentar dores no peito com frequência. Pelo menos 1/3 dos pacientes que se dirigem aos serviços de urgência com dor no peito, o fazem por condições de origem psicológica/psiquiátrica.

A relação entre gases e dor no peito é bem conhecida. Normalmente a dor por gases não é bem no tórax, mas sim na porção inferior das costelas, que chamamos hipocôndrio. Estas dores ocorrem por dilatação dos estômago e esôfago, muitas vezes pinçando os nervos ao seu redor. Pessoas com hérnia de hiato, uma condição em que parte do estômago acaba subindo em direção ao tórax, podem ter dor torácica com acúmulo de gases no estômago.

Outra causa comum de dor na região do hipocôndrio e costelas, mas que pode ser confundida com dor torácica, é a dor que ocorre após exercício físico extenuante. Esta dor é causada por fadiga da musculatura torácica responsável pela respiração. Ela pode assustar por aparecer durante exercícios físicos, mas é bem diferente da dor do infarto, pois ocorre tardiamente durante a atividade, não irradia, é muito localizada, não é bem no peito e parece mais uma câimbra do que a dor em aperto do infarto.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


61 respostas para “Dor no peito (dor torácica): causas e sinais de gravidade”

  1. luiz kesselring

    Muito bom artigo, Talvez meu problema seja ansiedade, obrigado.

  2. jandra martins borges

    Boa noite, eu sinto dor no nervo braço esquerdo, dói minha costela, sinto falta de ar, fincada na costa do lado esquerdo. O que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ser muita coisa, difícil opinar à distância. Mas se a dor vem acompanhada de falta de ar ou dor à respiração, você precisa ser avaliado por um médico.

  3. Thays Azevedo

    Dr. no caso de dor no peito por ansiedade qual seria o tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Psicoterapia e provavelmente ansiolíticos ou antidepressivos, dependendo da gravidade do seu distúrbio de ansiedade.

  4. Maikon Micael

    Doutor tenho 19 anos e fiz eletrocardiograma e o raio x do tórax deu tudo normal , e ainda sinto dor perto do coração umas ficandas , ele vem e volta , já tem 2 semanas oq pode ser ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Na sua idade geralmente é ansiedade.

  5. Vilson

    Dr tenho 39 anos faço musculação jiu jítsu e muy thai.já faz Uns 4 meses q começo uma dorzinha no meio do peito quando jogo meus ombros para trás .quando tomo analgésico para totalmente a dor .o que deve ser e oque devo fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sem examinar é impossível afirmar qualquer coisa, mas geralmente, este tipo de dor mecânica que você descreve sugere algo muscular ou osteoarticular. Pode ser alguma lesão devido ao treinamento. Sugiro que você procure um ortopedista.

  6. Marcelo Santo

    Dr. Uma pessoa pode apresentar quadro de angina mesmo com a pressão arterial nomal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

      1. Eude Colli

        Entendi que pode a ver um ataque cardíaco msm com a presao ok. Mas é mas provável com a presao irregular?? Pois se estiver tendo um ataque a presao subiria ne??

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não necessariamente.

  7. bruno rodrigues

    ja fiz um eletro e exame de sangue e nao deu alteracoes raio x do torax tambem esta normal porem ainda continuo com as dores no peito o que eu faco ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que continuar a investigação para encontrar a causa. Só o raio X e o ECG é muito pouco.

  8. Beatriz Andrade

    Dr. Tenho 17 anos e já faz duas semanas que sinto uma dor não exatamente no peito, mas entre eles. Essa dor geralmente surge quando movimento os ombros em sentindo contrário. O que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse tipo de cor costuma ocorrer na osteocondrite, que é a inflamação das articulações que ligam as costelas ao osso esterno.

  9. Elainne

    Dr. Pedro, é normal ficar sentindo por dias dor torácica após um forte susto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  10. Renan

    doutor tenho 20 anos e comecei a sentir uma dores no peito… será q é de origem cardíaca?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você sempre foi saudável, com 20 anos não é a principal hipótese diagnóstica

  11. Lucas Da Silva

    Ola doutor tenho 16 anos e hj comecei a sentir dores q vai e volta no peito oq pode ser

    Obs:sou muito ansioso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com essa idade e histórico de ansiedade, o mais provável é que não seja nada de origem cardíaca.

  12. Sales Filho

    Doutor tenho 33 anos e tenho sentido dores no peito e na psrte de trás do ombro esquerdo, ja fiz o ECG e o resultado deu normal mas mesmo assim a dor persiste, isso pode ser problema cardíaco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você não tiver fatores de risco, como diabetes, obesidade, tabagismo ou hipertensão, na sua idade e com ECG normal é pouco provável que tenha origem cardíaca.

  13. Gabrieli

    Dr ansiedade dar dor no peito? Como a pessoa identifica essa dor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode dar. A história clínica e as características da dor costumam ajudar no diagnóstico diferencial.

  14. Eduardo L

    Ola Dr. Tenho 22 anos e um mes atras fui parar no hospital. Pois comecei a sentir uma dor forte no peito, e sempre que respirava tinha a sensacao de algo rasgando meu peito(uma fisgada). Fui pro hospital, tomei remedio e apos uma semana a dor passou. Ontem tive esse problema, fiz novamente o eletrocardiograma e nao deu nada. Dessa vez vou fazer um checape completo. Pelos sintomas apresentados é um problema cardiaco serio doutor ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se fosse algo cardíaco sério, o mais provável é que já tivesse sido identificado durante a internação.

  15. vanessa sabino

    Ola Dr . , tenho 16 anos e desde os 8 anos , sinto pontadas no meu peito , e se eu respiro muito forte aumenta , além disso não faço movimento bruscos que aumenta também . Quando eu era criança , essa dor não demora muito pra passar , mas conforme eu fui crescendo ela cada vez mais demora pra passar . Isso pode ser uma dor psicologica ?? Ansiedade obs : na minha família tem pessoas com problemas no coração .
    Por favor me ajude
    Obrigada . Bjs

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Isso não parece dor de origem cardíaca. Pode ser psicológico, sim.

  16. Nice

    Olá doutor! Estou com uma dor bem no centro do peito, isso começou hoje de manha quando acordei respirava fundo e doia o peito… Agora pela tarde a dor está constante, será bque estou infartando. Tenho 26 anos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com 26 anos e essas características, é pouco provável que a dor seja um infarto. Porém, se ela está lhe incomodando, o ideal é procurar orientação médica.

  17. samara

    tem 2 dias que eu sinto uma dor no torax, e como se fosse pontadas e irradia no estomago, eu tomei refrigerante coca cola e depois começou essa dor, me falaram que pode ser gases, ou problemas de refluxo. Pode ser isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  18. Luzia De Moura Paco

    Ola Dr tenho 36 anos tempos ,comecei a sentir uma dor muito forte no peito principalmente quando me agito saio e nem caminho 2 minuto a dor começa .o braço esquerdo pesa .como se o sangue desse todo pra ele .tenho que levantá-lo para cima .Paro por alguns segundos e continuo caminhando a dor continua ela só para quando me sento .comecei a fazer caminhadas .Estou me arriscando ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esse tipo de dor que aparece ao esforço e alivia com repouso deve ser sempre vista com algum cuidado. Pode não ser nada, mas sugiro que você procure um cardiologista para descartar problemas cardíacos.

  19. Bruno Mata Nunes

    ola doutor tenho 15 anos e estou com uma dor no peito como se fossem choques isso pode ser um infarto ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É pouco provável que seja, tanto pelas características dos sintomas quanto pela sua idade.

  20. Bruna Moretto

    Olá Doutor , tenho 19 anos e estou sentindo uma dor forte no peito bem no centro , seguida por um pouco de falta de ar , isso pode ser um infarto ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nessa idade é muito pouco comum ser infarto. Geralmente a causa da dor é outra. Mas não é impossível. Se é algo que realmente incomoda, procure um médico.

  21. caio Vinicius

    Olá Doutor, é possivel sentir pontadas no peito por motivos psicológicos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, com certeza.

  22. Sadyelle

    Olá boa noite tenho 15 anos e tenho um bebe de 3 meses , a mas de 1 mes estou sentindo falta de ar , dores no peito , palpitações , sesançao de bolo na garganta , queimor , dor embaixo do peito , tontura , sentia uma agua mechendo dentro da cabeça , a dor no peito tem vez que fica so no peito esquerdo e tem vez que se espalha por todo torax , e tem vez que vai paras costas , fiz o eletrocardiograma e deu tudo normal e os medicos diceram que erra ansiedade sera que é mesmo ? Me ajudem se poder .

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      É bem provável.

  23. guilherme

    Dor no peito de origem psicológica acontece apenas durante uma crise ou ela pode aparecer inconscientemente numa situação normal no dia-a-dia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ocorrer a qualquer momento.

  24. Luis

    Primeiramente Boa noite.
    Gostaria de saber se devido a ansiedade pode ocorrer um infarto do miocárdio?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o paciente tiver problemas cardíacos, uma crise de ansiedade pode desencadear um infarto, sim.

  25. color_slater

    Costocondrite causa dificuldade de respirar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode causar dor ao respirar.

  26. Kath

    Drs,
    Cintilografia positiva para isquemia, com cateterismo normal afasta doença cardiovascular? Com hipertensão arterial grave secundaria. Mantendo dor precordial. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O cateterismo é o exame mais confiável.

  27. Ferreira-leomar

    Meu nome é Leomar, quais exames que tenho que fazer quando estou com dor no peito e procurar um hospital, quais os primeiros exames ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende da sua história clínica e das características da dor, mas em geral é: eletrocardiograma, rx tórax e exames de sangue.

  28. Airton Luiz

    Bico de papagaio na coluna pode causar dor no peito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma causar.

  29. nuria

    eu continuo cm imensas dores axa k e grave? sera k vo morrer ek tenho 22 anos sera possivel ter um enfarte cm essa idade? ajude me

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Até é possível infartar aos 22 anos, mas é muito pouco comum. Se você está tão nervosa, porque ainda não procurou ajuda médica?

  30. Rodrigo SIlva

    DR .Pedro   ultimamente ando com respiração ofegante e dores no peito no lado esquerdo  emcima do coração   ,mesmo estando quase imóvel o as dores continuam   ,deve  procurar um cardiologista ou clinico geral   ,eu não fumo    bebo só socialmente 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Comece pelo clínico