Lúpus: o que é, causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 77 Comentários


Introdução

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é provavelmente a mais característica das doenças autoimunes. É uma doença riquíssima em achados clínicos e ainda pouco compreendida. 

O lúpus pode atacar pele, rins, articulações, pulmão, coração, vasos sanguíneos, células do sangue, sistema nervoso, trato gastrointestinal entre outros órgãos e tecidos.

Para uma melhor compreensão do texto, sugerimos também a leitura do texto sobre doenças autoimunes, que pode ser acessado através do seguinte link: Doenças autoimunes: causas, sintomas e tratamento.

O que é lúpus?

A doença lúpus é caracterizada pela produção de vários auto-anticorpos, ou seja, anticorpos que atacam o próprio corpo. Entre os auto-anticorpos comuns do lúpus há um contra o núcleo das células e outro contra o DNA do próprio paciente. Só por aí já dá para imaginar o estrago que a doença pode causar, já que ela cria anticorpos contra estruturas essenciais à nossa vida.

Não se sabe por que o corpo começa a produzir esses anticorpos. Existe provavelmente uma associação de fatores genéticos, pois a doença é mais comum quando há história familiar positiva, e fatores ambientais ainda não identificados. A doença é nove vezes mais comum em mulheres do que homens e ocorre em todas as idades, sendo mais prevalente entre 20 e 40 anos.

O lúpus é uma enfermidade de difícil tratamento e em casos graves requer uso de drogas imunossupressoras pesadas. Ao mesmo tempo que é um desafio tratá-la, é uma patologia que mostra o quanto a medicina avançou nas últimas décadas. Na década de 50, mais de 60% dos pacientes morriam antes de completarem cinco anos de doença. Hoje 80% sobrevivem por pelo menos vinte anos.

Sintomas

A ilustração abaixo faz um resumo das principais doenças e sintomas do lúpus. O paciente com lúpus não irá ter obrigatoriamente todos esses sintomas. Há casos de lúpus com poucos sintomas e há casos com muitos sintomas, assim como há casos graves e casos mais brandos.

Sinais e sintoma do lúpus
Sinais e sintoma do lúpus

Sintomas articulares

O acometimento das articulações ocorre em até 95% dos pacientes com lúpus. As duas principais manifestações são a artrite (inflamação da articulação) e a artralgia (dor articular sem sinais inflamatórios). Muitas vezes esses sintomas surgem anos antes do diagnóstico definitivo de lúpus.

A artrite e a artralgia do lúpus têm algumas características que as diferenciam das outras doenças que também acometem as articulações:

  • São migratórias, ou seja, as dores mudam de articulações em questão de 24 – 48 horas. Um dia doem os joelhos, no outro o punho, em um terceiro o ombro, depois volta para o joelho, etc.
  • O envolvimento é simétrico, ou seja, quando um joelho dói, o outro também.
  • Costuma se apresentar como poliartrite ou poliartralgia, o que significa que várias articulações doem em simultâneo. O acometimento de uma única articulação fala a favor de outros diagnósticos, como a gota ou artrite séptica.
  • Em geral, a articulação dói muito mais do que a aparência dela pode sugerir para quem examina.
  • As articulações mais comumente acometidas são as das mãos e dedos (falanges), punho e joelhos.

Sintomas dermatológicos

Outro órgão muito frequentemente acometido é a pele. Até 80% dos pacientes com lúpus apresentam algum tipo de envolvimento cutâneo, principalmente nas áreas expostas ao sol.

As lesões típicas incluem o rash malar ou rash em asa de borboleta. Trata-se de uma área avermelhada que encobre as bochechas e o nariz como pode ser visto na foto abaixo.

Rash malar ou rash em asa de borboleta do  lúpus
Rash malar ou rash em asa de borboleta

O rash malar aparece em pelo menos 50% dos pacientes, costuma durar alguns dias e recorre sempre que há exposição solar. Exposição prolongada a luzes fluorescentes também pode desencadear lesões cutâneas do lúpus.

Outra lesão dermatológica comum é o lúpus discoide, que se caracteriza por placas arredondadas e avermelhadas, mais comuns na face, pescoço e couro cabeludo.

O lúpus discoide pode fazer parte do quadro do lúpus sistêmico, ou ser a única manifestação da doença. Neste último caso, o prognóstico é melhor, já que não há envolvimento de outros órgãos.

Pacientes com lúpus discoide isolado apresentam 10% de chance de evoluírem para o lúpus eritematoso sistêmico. Quanto mais numerosas forem as lesões discoides, maior o risco de evolução para outros órgãos.

Outra lesão dermatológica comum é a perda de cabelo, que pode acometer não só o couro cabeludo, mas também sobrancelhas, cílios e barba.

Ulceras orais semelhantes às aftas são comuns, porém, com a diferença de serem normalmente indolores.

O fenômeno de Raynaud é uma alteração na coloração dos membros causado por espasmo dos vasos sanguíneos. O espasmo das artérias provoca uma súbita falta de sangue deixando a mão pálida. Se o espasmo persistir, a falta de sangue faz com que a mão que estava pálida comece a ficar arroxeada. Esta isquemia pode causar muita dor. Quando o espasmo desaparece, o rápido retorno do sangue deixa a pele quente e bem avermelhada.

Fenômeno de Raynaud
Fenômeno de Raynaud

O fenômeno de Raynaud não é exclusivo do lúpus e pode ocorrer mesmo em pessoas sem doença alguma diagnosticada. Frio, cigarro e cafeína podem ser gatilhos para esse sintoma.

Acometimento renal

Até 75% dos pacientes com lúpus irão desenvolver alguma lesão renal durante o curso de sua doença.

O achado mais comum é a perda de proteínas na urina, chamada proteinúria.

Outros achados importantes são:

O acometimento renal mais comum é a glomerulonefrite (lesão do glomérulo renal) causada pelos auto-anticorpos. Existem basicamente cinco tipos de glomerulonefrite pelo lúpus, reunidas pelo termo nefrite lúpica. São elas:

  • Nefrite lúpica classe I: glomerulonefrite mesangial mínima.
  • Nefrite lúpica classe II: glomerulonefrite proliferativa mesangial.
  • Nefrite lúpica classe III: glomerulonefrite proliferativa focal.
  • Nefrite lúpica classe IV: glomerulonefrite proliferativa difusa.
  • Nefrite lúpica classe V: glomerulonefrite membranosa.

As classes III, IV e V são as mais graves, sendo a glomerulonefrite proliferativa difusa (classe IV) a que apresenta pior prognóstico. A glomerulonefrite mesangial mínima (classe I) é a mais branda.

A nefrite lúpica é classifica em classes porque cada uma dessas lesões apresenta prognóstico e tratamentos distintos. Por isso, a identificação de qual tipo de nefrite lúpica o paciente possui é de grande importância.

Apenas com os dados clínicos não é possível se estabelecer qual tipo de nefrite lúpica estamos lidando, já que proteinúria, hematúria e insuficiência renal são achados comuns nas nefrites tipo II, III,IV e V.

Por isso, todo paciente com lúpus manifestando sinais de doença nos rins deve ser submetido à biópsia renal para se identificar qual tipo de lesão no glomérulo que os auto-anticorpos estão causando.

É perfeitamente possível que um paciente apresente mais de uma classe de nefrite lúpica ao mesmo tempo.

As classes I e II não costumam necessitar de tratamento específico, porém, as classes III, IV e V como apresentam pior prognóstico e grande risco de insuficiência renal terminal, são normalmente tratadas com drogas imunossupressoras pesadas. As mais comuns são corticoides (cortisona), ciclofosfamida, ciclosporina, micofenolato mofetil e azatioprina.

Os pacientes não tratados ou que não apresentam boa resposta às drogas, inevitavelmente acabam precisando de hemodiálise.

Alterações sanguíneas

Os auto-anticorpos também podem atacar as células sanguíneas produzidas pela medula óssea. A alteração mais comum é a anemia, que ocorre não só pela destruição das hemácias, mas também pela inibição da produção na medula óssea.

Outra alteração hematológica comum é a diminuição dos glóbulos brancos (leucócitos), chamada leucopenia. O mecanismo é o mesmo da anemia, destruição e inibição da sua produção. Seguindo o mesmo raciocínio também podemos encontrar a redução do número de plaquetas, chamado trombocitopenia.

Quando temos queda das três linhagens sanguíneas em simultâneo (hemácias, leucócitos e plaquetas) damos o nome de pancitopenia.

Qualquer uma dessas alterações pode ser fatal, seja por grave anemia, por infecções devido à baixa contagem de glóbulos brancos ou por sangramentos espontâneos devido à queda das plaquetas.

Aumento dos linfonodos e do baço também são um achado comum no lúpus e podem ser confundidos com linfoma.

Outro problema comum no lúpus é o surgimento de tromboses. A síndrome do anticorpo antifosfolipídeo é uma doença que ocorre com frequência nos pacientes com lúpus e está associada à formação de múltiplos trombos, tanto nas artérias como nas veias, podendo levar a quadros de AVC, infarto renal, isquemia dos membros, trombose venosa das pernas e embolia pulmonar.

Acometimento dos vasos sanguíneos

Além das tromboses que ocorrem com a síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, os auto-anticorpos do lúpus podem atacar os vasos sanguíneos diretamente, causando o que chamamos vasculite. A vasculite pode acometer qualquer vaso do corpo, podendo lesar pele, olhos, cérebro, rins, etc.

Para saber mais sobre vasculite, leia: Vasculites: inflamação dos vasos sanguíneos.

Sintomas do sistema nervoso

O lúpus pode cursar com síndromes neurológicas e psiquiátricas.

As lesões neurológicas ocorrem por tromboses e vasculites, que acabam por provocar AVC.

Alterações psiquiátricas também podem ocorrer devido ao lúpus. As mais comuns são a psicose, onde o paciente começa a ter pensamentos bizarros e alucinações, e a demência, com perda progressiva da memória e da capacidade de efetuar tarefas simples.

Outros órgãos acometidos pelo lúpus

Praticamente, qualquer órgão do corpo pode ser acometido pelos anticorpos do lúpus. Derrame pericárdico e derrame pleural (água na pleura e no pericárdio) são achados comuns. Acometimentos do sistema gastrointestinal, dos pulmões, infartos do miocárdio, lesões nas válvulas cardíacas e pancreatite também podem ocorrer.

Outros achados muito prevalentes no lúpus são o cansaço (fadiga), a perda involuntária de peso e febre baixa constante.

Diagnóstico

O diagnóstico de lúpus é feito através dos achados clínicos e da dosagem de anticorpos no sangue. O principal é o FAN (ANA), o anticorpo contra proteínas do núcleo das células.

O FAN está quase sempre presente nos casos de lúpus, mas também pode ocorrer em outras doenças autoimunes como hipotireoidismo de Hashimoto, doença mista do tecido conjuntivo, esclerodermia, etc.

O FAN, entretanto, pode eventualmente estar positivo em pessoas normais. Portanto, a sua presença não necessariamente confirma a doença, mas a sua ausência afasta o diagnóstico de lúpus em quase 100%. Os casos de lúpus discoide isolado, sem acometimento sistêmico, são a exceção, podendo não ter o anticorpo FAN positivo.

A presença de dois outros anticorpos estão muito associados ao lúpus: Anti-Sm e anti-DNA(ds). A presença de sintomas típicos, FAN positivo e um desses dois anticorpos fecham o diagnóstico de lúpus.

Tratamento

O tratamento é feito normalmente com corticoides, cloroquina e anti-inflamatórios. Casos mais severos necessitam de drogas mais pesadas como ciclofosfamida, micofenolato mofetil, azatioprina e o próprio corticoide em doses elevadíssimas.

Em 2011 foi aprovada mais uma droga para o lúpus, chamada Belimumab (Benysta®). Este medicamento é um anticorpo sintético contra os nossos linfócitos B, as células de defesa que produzem os auto-anticorpos do lúpus. O Belimumab deve ser usado em conjunto com as atuais drogas e parece reduzir a atividade da doença e o números de recaídas.

Entretanto, é importante salientar que os estudos com esta droga não incluíram pacientes que já usaram ciclofosfamida anteriormente ou que tenham lesão renal ou neurológica pelo lúpus. Isto significa que a droga foi testada apenas em pacientes com casos mais brandos da doença. Outra dado é que nos dois estudos conduzidos, a droga teve eficácia muito menor em pacientes afrodescendentes, parecendo não ser uma boa opção para este grupo étnico.

Em casos muito graves, com vasculite difusa, hemorragia pulmonar, lesões neurológicas etc, pode ser necessário o tratamento com plasmaférese para se reduzir o número de auto-anticorpos circulantes.

Os doentes com lúpus podem alternar fases de crises e fases de remissão. Alguns pacientes conseguem ficar anos sem sintomas da doença. Alguns fatores favorecem a reativação da doença nos pacientes em remissão.

  • Exposição ao sol.
  • Estresse físico ou mental.
  • Gravidez.
  • Infecções.
  • Cigarro.
  • Abandono do tratamento.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


77 respostas para “Lúpus: o que é, causas, sintomas e tratamento”

  1. Elisio

    Qual é a etiologia do lúpus eritematoso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É uma doença de origem autoimune. As causas exatas não estão esclarecidas ainda.

  2. Lerry

    Vi de relance outro dia uma matéria falando que descobriram a origem do lúpus, que seria uma mutação genética. Se esse for o caso, há cura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, o lúpus ainda não tem cura nem há previsão de ter a curto prazo.

  3. SERGIO

    O Lupus é transmissível? Como surge?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não é transmissível. O lúpus é uma doença de origem auto-imune – https://www.mdsaude.com/2008/10/doena-auto-imune.html

  4. Ella

    Quem teve vitiligo,vai ter necessariamente lúpus? Gostaria de saber,pois já vi pessoas que tiveram vitiligo e desenvolveram o lúpus

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O risco é maior , mas a grande maioria das pessoas que tem vitiligo não tem lúpus.

  5. marilu cassiano

    Minha irmã tbm tinha lúpus,descobriu aos 20 anos e faleceu aos 40.Tenho 3 filhos,minhas duas filhas tem lúpus,o meu filho pode tbm ter lúpus?Já q a doença acomete mais as mulheres.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A cada 10 pessoas com lúpus, 9 são mulheres. Homens até podem desenvolver a doença, mas é bem menos provável.

  6. marilu cassiano

    Ociclo de vida do portador de lupus é de 20 anos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O prognóstico depende da gravidade do Lúpus. Há pacientes que vivem bem mais que 20 anos e há outros que vivem menos de 5 anos. Cada caso é um caso.

  7. fernanda

    Tenho lupus eritematoso sistemico e gostaria de saber se o corticoide pode ser substituído por um outro remedio, ele esta me fazendo mal.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende dos sintomas do seu lúpus. Em algumas situações dá pra tentar reduzir o uso de corticoides.

  8. Débora Langendorf

    Tenho Lúpus Eritematoso Sistêmico e gostaria de saber se posso fazer tatuagens?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A princípio, sim, principalmente se a doença estiver controlada. Mas o ideal é você pedir autorização do seu reumatologista. Podem haver dados extras na sua história que desaconselhem a tatuagem.

  9. Willian Leonardo

    Quando o lupus ataca os rins sente dor? porque estou sentindo dores, um dia em um, um dia em outro, mas o exame de sangue e urina dizem que meus rins estao normais.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, a nefrite lúpica não costuma dar dor nos rins.

  10. Rackell

    oi eu sou portadora de lupus, agora saiu umas feridas na minha boca eu tou desesperada com isso. quais saos os remidio que possa sumir as feridas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      As úlceras orais podem ser um sinal de atividade da doença. Você tem que procurar o seu médico e reavaliar o tratamento.

  11. Hevelin Alvarenga

    Dr Me chamo Hevelin e infelizmente tive que parar meu tratamento de Lúpus posso ter complicações?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você pode ter uma recaída do lúpus.

  12. Luiz Fernando Vancini

    LÚPUS pode causar alguma inflamação no intestino?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode. Na verdade, lúpus pode dar centenas de alterações. Algumas são mais comuns, outras mais raras.

  13. Thiesca

    Tenho lúpus desdo os meus 18 anos, vou viver até 38?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com sorte, bem mais que isso.

  14. Alessandra Sá

    Olá Dr. eu me chamo Alessandra e tenho lupus eritematoso sistemico, e gostaria de saber se quem tem lupus pode fazer tatuagem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A principio sim, mas é preciso primeiro pedir autorização ao seu médico, pois ele é quem sabe detalhes da sua situação.

  15. Célia Candido

    ola, meu esposo descobriu que tem lupus de fundo emocional, o Dr. poderia me explicar como devo tratá-lo, pois minha sogra me diz que não posso contraria-lo, é verdade, estou perdida, pois ele esta virando um bebe.
    pode me ecaminhar por e-mail por favor= crys_candido@yahoo.com.br,
    muito obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Célia, não existe “lúpus de fundo emocional”. Lúpus é uma doença de origem autoimune e não psicológica. O que pode acontecer é ela piorar durante períodos de estresse emocional. Mas uma simples contrariedade não faz ninguém desenvolver lúpus.

  16. katia53

    Dr. gostaria de saber se a rosacea tem ligação com o lupus? Obrigada por mais esse esclarecimanto.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, mas as lesões podem ser confundidas em alguns casos

  17. Tony Madureira

    Também me parece que sim Dr., os doentes são reencaminhados mais rapadimante para diagnóstico.

  18. Tony Madureira

    Olá Dr.,
    Como está. Antes de mais queria agradecer o (grande) trabalho que faz atraves deste site.
    Em Portugal tem aumentado o numero de pessoas com esta doença. qual será explicação?

    Um abraço

    Tony

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em várias partes do mundo também. É difícil dizer se a doença está se tornando mais comum ou se os médicos estão fazendo o diagnóstico com mais competência.

  19. Bolachinha

    Estão fazendo tratamento do meu Lupus com Ciclofosfamida e eu tenho duas dúvidas:
    É verdade que o efeito colateral de infertilidade pode ser mais comuns em mulheres com mais de 30 anos do que em adolescentes como eu? (Disse a Reumatologista).
    E se eu usar um bom shampu anti-queda pode diminuir a queda de cabelo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- Sim, mas o mais importante é a dose total que você irá usar ao longo do tratamento.
      2- Não. Tem que ser vista por um dermatologista.

  20. Re

    Dr . que é portador de lulus pode toma anticonsepcionais ?
    Qual é o melhor ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só com autorização médica.

  21. Tatyh_sfc

    É verdade que o uso da ciclofosfamida ajuda contra o lupus, podendo poupar a dose de corticóide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A ciclofosfamida é uma opção de tratamento em alguns casos, geralmente os mais graves. Mas os seus efeitos colaterais são piores que os dos corticoides.

  22. Magna_farias

    Dr, tenho uma amiga que tem lupus, gostaria de saber de tem algum centro clinico referencia no tratamento dessa doênça?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Há vários no Brasil. Geralmente os hospitais universitários são.

  23. Taly_araujo_24

    O tratamento do Lupus pode ser feito com outros medicamentos mas sem ter que tomar corticóide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Até pode em alguns casos, mas o corticoide é uma droga com muito boa resposta no lúpus.

  24. Neusa

    Quanto tempo costuma durar as manchas vermelhas no rosto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ela é um sinal de atividade da doença. Dura até o lúpus ser controlado.

  25. meire pinheiro

    Qual exame pode diagnosticar o lúpus?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não existe um exame único. O diagnóstico é feito com base em achados clínicos e laboratoriais.

  26. Tatyh_sfc

    Olá doutor, em maio do ano passado quando apareci com nefrite lúpica, apareceram muitas aftas na minha boca, que doíam muito e todos os remédios que os clínicos receitavam não resolviam. Queria saber se o aparecimento das aftas tinham a ver com a nefrite ou o lupus? Porque depois que me internei por causa da nefrite elas sumiram.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      As aftas, assim como a nefrite, têm a ver com o lúpus em atividade.

  27. Planktonita

    Doutor é verdade que quando a gente fica triste o lupus ataca?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, o lúpus é uma doença de causa ainda desconhecida.

  28. Planktonita

    Tenho 17 anos e descobri que tenho LES em novembro do ano passado,a expectativa é que eu só viva mais 20 anos???   :0

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não necessariamente.

  29. Rossita192

    Analisando os seguintes exames:a) Fator reumatoide reagente 1/80. b)VHS.primeira hora 61 mm. c) FAN- reagente, padrao pontilhado fino, até 1/ 640. Uma pessoa do sexo feminino, com muitas dores nas articulações, rigidez matinal, dor de cabeça, dor nas costas, cansaço, feridas no nariz e na boca, e que já foi diagnosticada com AR, pode estar também com lupus? 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é possível ter mais de uma doença autoimune junto.

  30. Paula-bruna-marcella

    pacientes com lupus eritimatoso sistemico podem ter filhos saudaveis

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  31. Germana Palhano

    Dr.Pedro,minha filha teve nefrite lupica a 2 anos e meio,foi muito grave,fez pulsoterapia com solumedrol e ciclofosfamida,usou corticoide via oral e vários anti hipertensivos,graças a Deus ela está maravilhosa,com vida normal,só toma reuquinol(200mg),losartana(100mg) e micofenolato de mofetila(1g em duas tomadas – 2 comp. de 12/12 hrs).O reumatologista mantém essa medicação a 1 ano e meio,mas,não disse por quanto temppo ela vai tomar,gostaria de saber por quanto tempo se usa o imunossupressor em pacientes que tiveram nefrite?
    Obrigada,abraços!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente o uso do MMF é por 2 anos. Mas dependendo do caso o médico pode optar por prolongar o tratamento.

  32. Alberto Augusto

    Ola Dr. Pedro,
    Minha mãe está com sintomas de Lupus e de acordo com os exames pedidos pelo nefrologista, com mais uma confirmação será certo da doença, gostaria de saber se o tratamento é sofrivel para a pessoa e quais efeitos colaterais os remedios que serão receitados podem vir a trazer.
    att,

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O tratamento depende da gravidade da doença e dos órgãos afetados. Quanto mais grave for o lúpus, mais agressivo é o tratamento.

  33. Planktonitta

    Mulheres com lupus podem engravidar como as outras mulheres?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não. A gravidez só com autorização do reumatologista.

  34. Camilacasaca

    Tenho manchas vermelhas nas bochechas que descamam, elas ficam por um tempo e depois somem… Qdo elas aparecem as bochechas ficam bem vermelhas, e ardem se eu passo um hidratante… e depois somem e meu cabelo tem caido bastante tb… Posso ter lupus ou somente alguma dermatite, qual profissional procurar…. estou bem confusa…
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um dermatologista

  35. Jozinete

    Queria saber se mulheres com lupus e que fazem uso
    de azatioprina podem ter filhos futuramente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se estirem bem controladas a gravidez pode ser discutida com o reumatologista

  36. Francisco carlos ceccon

    Trabalho muito bem realizado. Percebe-se que é um profissional onde o paciente está em primeiro lugar. Apesar de jovem é um profissional que deve dar valor a anamnese do paciente. parabéns!

  37. Katiamaram

    Dr. Pedro, foi confimado que tenho lupus. Infelizmente não é medicamentoso. Estou bastante assustada pois tenho 52 anos não conheço ninguem que tenha lupus com mais de 45 anos. Gostaria de esclarecimento sobre o lupus tardio.
    Obrigada
    Katia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem muita diferença.

      1. Katiamaram

        Dr. mais uma pergunta. O paciente lupico tem mais dificuldade de se recuperar de qualquer tipo de inflamação, inclusive por exemplo “pé torcido”?
        obrigada
        Kata

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Não necessariamente.