26 de julho de 2013

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO | Sintomas e tratamento

O lúpus talvez seja a mais característica das doenças auto-imunes. É uma doença riquíssima em achados clínicos e ainda pouco compreendida. O lúpus pode atacar pele, rins, articulações, pulmão, coração, vasos sanguíneos, células do sangue, sistema nervoso, trato gastrointestinal entre outros órgãos e tecidos.

Publicidade

Para uma melhor compreensão do texto, sugerimos também a leitura do texto sobre doença autoimune.

O que é lúpus?

A doença lúpus é caracterizada pela produção de vários auto-anticorpos, ou seja anticorpos que atacam o próprio corpo. Entre os auto-anticorpos comuns do lúpus há um contra o núcleo das células e outro contra o  DNA do próprio paciente. Só por aí já dá para imaginar o estrago que a doença pode causar, já que ela cria anticorpos contra estruturas essenciais à nossa vida.

Não se sabe por que o corpo começa a produzir esses anticorpos. Existe provavelmente uma associação de fatores genéticos, pois a doença é mais comuns quando há história familiar positiva, e fatores ambientais ainda não identificados. A doença é nove vezes mais comum em mulheres do que homens e ocorre em todas as idades, sendo mais prevalente entre 20 e 40 anos.

O lúpus é uma enfermidade de difícil tratamento e em casos graves requer uso de drogas imunossupressoras pesadas. Ao mesmo tempo que é um desafio tratá-la, é uma patologia que mostra o quanto a medicina avançou nas últimas décadas. Na década de 50, mais de 60% dos pacientes morriam antes de completarem cinco anos de doença. Hoje 80% sobrevivem por pelo menos vinte anos.

Sintomas do lúpus eritematoso sistêmico.

Vamos descrever os sintomas mais comuns do lúpus. Isso não significa que todo paciente com lúpus terá obrigatoriamente todos as manifestações explicadas abaixo. Há casos de lúpus com poucos sintomas e casos com muitos sintomas.

a.) Articulações

O acometimento das articulações ocorre em até 95% dos pacientes com lúpus. As duas principais manifestações são a artrite (inflamação da articulação) e a artralgia (dor articular sem sinais inflamatórios). Muitas vezes esses sintomas surgem anos antes do diagnóstico definitivo de lúpus.

A artrite e a artralgia do lúpus têm algumas características que as diferenciam das outras doenças que também acometem as articulações:

– São migratórias, ou seja, as dores mudam de articulações em questão de 24-48 horas. Um dia doem os joelhos, no outro o punho, em um terceiro o ombro, depois volta para o joelho, etc.

– O envolvimento é simétrico, ou seja, quando um joelho dói, o outro também.

– Costuma se apresentar como poliartrite ou poliartralgia, o que significa que várias articulações doem ao mesmo tempo. O acometimento de uma única articulação fala a favor de outros diagnósticos, como a gota (leia: SINTOMAS DA GOTA E ÁCIDO ÚRICO) ou artrite séptica.

– Em geral, a articulação dói muito mais do que a aparência dela pode sugerir para quem examina.

As articulações mais comumente acometidas são as das mãos e dedos (falanges), punho e joelhos.

b.) Pele

Outro órgão muito frequentemente acometido é a pele. Até 80% dos pacientes com lúpus apresentam algum tipo de envolvimento cutâneo, principalmente nas áreas expostas ao sol.

As lesões típicas incluem o rash malar ou rash em asa de borboleta. Trata-se de uma área avermelhada que encobre as bochechas e o nariz como pode ser visto nas fotos abaixo.

Lúpus- rash em asa de borboletaLúpus- rash em asa de borboleta

O rash malar aparece em pelo menos 50% dos pacientes, costuma durar alguns dias e recorre sempre que há exposição solar. Exposição prolongada a luzes fluorescentes também pode desencadear lesões cutâneas do lúpus.

Lúpus discóide

Lúpus discóide

Outra lesão dermatológica comum é o lúpus discoide, que se caracteriza por placas arredondadas e avermelhadas, mais comuns na face, pescoço e couro cabeludo.

O lúpus discoide pode fazer parte do quadro do lúpus sistêmico, ou ser a única manifestação da doença. Neste último caso, o prognóstico é melhor, já que não há envolvimento de outros órgãos.

Pacientes com lúpus discoide isolado apresentam 10% de chance de evoluírem para o lúpus eritematoso sistêmico. Quanto mais numerosas forem as lesões discoides, maior o risco de evolução para outros órgãos.

Outras lesões dermatológicas comuns são a perda de cabelo, que pode acometer não só o couro cabeludo, mas também sobrancelhas, cílios e barba.

Ulceras orais semelhantes às aftas são comuns, porém, com a diferença de serem normalmente indolores (leia: CAUSAS E TRATAMENTO DA AFTA).

O fenômeno de Raynaud é uma alteração na coloração dos membros causado por espasmo dos vasos sanguíneos. O espasmo das artérias provoca uma súbita falta de sangue deixando a mão pálida. Se o espasmo persistir, a falta de sangue faz com que a mão que estava pálida comece a ficar arroxeada. Esta isquemia pode causar muita dor. Quando o espasmo desaparece, o rápido retorno do sangue deixa a pele quente e bem avermelhada.

O fenômeno de Raynaud não é exclusivo do lúpus e pode ocorrer mesmo em pessoas sem doença alguma diagnosticada. Frio, cigarro e cafeína podem ser gatilhos para esse sintoma.

c.) Rins

Até 75% dos pacientes com lúpus irão desenvolver alguma lesão renal durante o curso de sua doença.

O achado mais comum é a perda de proteínas na urina, chamada de proteinúria (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA).

Outros achados importantes são:

– Hematúria (sangue na urina), que pode ser macroscópica ou microscópica (leia: HEMATÚRIA – URINA COM SANGUE)

– Elevação da creatinina sanguínea (leia: VOCÊ SABE O QUE É CREATININA?) que indica insuficiência renal (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA).

– Hipertensão (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO).

O acometimento renal mais comum é a glomerulonefrite (lesão do glomérulo renal) causada pelos auto-anticorpos (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE ?). Existem basicamente cinco tipos de glomerulonefrite pelo lúpus, reunidas pelo termo nefrite lúpica.

São elas:

Nefrite lúpica classe I – Glomerulonefrite mesangial mínima
Nefrite lúpica classe II – Glomerulonefrite proliferativa mesangial
Nefrite lúpica classe III – Glomerulonefrite proliferativa focal
Nefrite lúpica classe IV – Glomerulonefrite proliferativa difusa
Nefrite lúpica classe V – Glomerulonefrite membranosa

As classes III, IV e V são as mais graves, sendo a glomerulonefrite proliferativa difusa (classe IV) a que apresenta pior prognóstico. A glomerulonefrite mesangial mínima (classe I) é a mais branda.

A nefrite lúpica é classifica em classes porque cada uma dessas lesões apresenta prognóstico e tratamentos distintos. Por isso, a identificação de qual tipo de nefrite lúpica o paciente possui é de grande importância.

Apenas com os dados clínicos não é possível se estabelecer qual tipo de nefrite lúpica estamos lidando, já que proteinúria, hematúria e insuficiência renal são achados comuns nas nefrites tipo II, III,IV e V. Por isso, todo paciente com lúpus manifestando sinais de doença nos rins deve ser submetido à biópsia renal (leia: ENTENDA A BIÓPSIA RENAL) para se identificar qual tipo de lesão no glomérulo que os auto-anticorpos estão causando.

É perfeitamente possível que um paciente apresente mais de uma classe de nefrite lúpica ao mesmo tempo.

As classes I e II não costumam necessitar de tratamento específico, porém, as classes III, IV e V como apresentam pior prognóstico e grande risco de insuficiência renal terminal, são normalmente tratadas com drogas imunossupressoras pesadas. As mais comuns são corticoides (cortisona), ciclofosfamida, ciclosporina, micofenolato mofetil e azatioprina.

Os pacientes não tratados ou que não apresentam boa resposta às drogas, inevitavelmente acabam precisando de hemodiálise (leia: O QUE É HEMODIÁLISE? COMO ELA FUNCIONA?).

d.) Sangue

Os auto-anticorpos também podem atacar as células sanguíneas produzidas pela medula óssea. A alteração mais comum é a anemia, que ocorre não só pela destruição das hemácias, mas também pela inibição da produção na medula óssea (leia: SINTOMAS DA ANEMIA).

Outra alteração hematológica comum é a diminuição dos glóbulos brancos (leucócitos), chamada de leucopenia. O mecanismo é o mesmo da anemia, destruição e inibição da sua produção. Seguindo o mesmo raciocínio também podemos encontrar a redução do número de plaquetas, chamado de trombocitopenia.

Quando temos queda das três linhagens sanguíneas ao mesmo tempo (hemácias, leucócitos e plaquetas) damos o nome de pancitopenia.

Qualquer uma dessas alterações pode ser fatal, seja por grave anemia , por infecções devido à baixa contagem de glóbulos brancos ou por sangramentos espontâneos devido à queda das plaquetas.

Aumento dos linfonodos e do baço também são um achado comum no lúpus e podem ser confundidos com linfoma (leia: O QUE É UM LINFOMA ?).

Outro problema comum no lúpus é o surgimento de tromboses. A síndrome do anticorpo antifosfolipídeo é uma doença que ocorre com frequência nos pacientes com lúpus e está associada à formação de múltiplos trombos, tanto nas artérias como nas veias, podendo levar a quadros de AVC, infarto renal, isquemia dos membros, trombose venosa das pernas e embolia pulmonar (leia: EMBOLIA PULMONAR).

e.) Vasos sanguíneos

Além das tromboses que ocorrem com a síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, os auto-anticorpos do lúpus podem atacar os vasos sanguíneos diretamente, causando o que chamamos de vasculite. A vasculite pode acometer qualquer vaso do corpo, podendo lesar pele, olhos, cérebro, rins…

Para saber mais sobre vasculite, leia: SAIBA O QUE É VASCULITE

f.) Sistema nervoso

O lúpus pode cursar com síndromes neurológicas e psiquiátricas.

As lesões neurológicas ocorrem por tromboses e vasculites, que acabam por provocar AVC (leia: ENTENDA O AVC – ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL).

Alterações psiquiátricas também podem ocorrer devido ao lúpus. As mais comuns são a psicose, onde o paciente começa a ter pensamentos bizarros e alucinações, e a demência, com perda progressiva da memória e da capacidade de efetuar tarefas simples.

g.) Outros órgãos

Virtualmente qualquer órgão do corpo pode ser acometido pelos anticorpos do lúpus. Derrame pericárdico e derrame pleural (água na pleura e no pericárdio) (leia: DERRAME PLEURAL – Tratamento, sintomas e causas) são achados comuns. Acometimentos do sistema gastrointestinal, dos pulmões, infartos do miocárdio, lesões nas válvulas cardíacas e pancreatite (leia: PANCREATITE CRÔNICA E PANCREATITE AGUDA) também podem ocorrer.

Outros achados muito prevalentes no lúpus são o cansaço (fadiga), a perda involuntária de peso e febre baixa constante.

Diagnóstico do lúpus

O diagnóstico de lúpus é feito através dos achados clínicos e da dosagem de anticorpos nos sangue. O principal é o FAN (ANA em Portugal) (leia: O QUE É O FAN (FATOR ANTINUCLEAR) ?), o anticorpo contra proteínas do núcleo das células.

O FAN está quase sempre presente nos casos de lúpus, mas também pode ocorrer em outras doenças autoimunes como hipotireoidismo de Hashimoto, artrite reumatoide, esclerodermia, etc.

O FAN, entretanto, pode eventualmente estar positivo em pessoas normais. Portanto, a sua presença não necessariamente confirma a doença, mas a sua ausência afasta o diagnóstico de lúpus em quase 100%. Os casos de lúpus discoide isolado, sem acometimento sistêmico, são a exceção, podendo não ter o anticorpo FAN positivo.

A presença de dois outros anticorpos estão muito associados ao lúpus: Anti-Sm e anti-DNA(ds). A presença de sintomas típicos, FAN positivo e um desses dois anticorpos fecham o diagnóstico de lúpus.

Tratamento do lúpus

O tratamento é feito normalmente com corticoides (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICÓIDES ), cloroquina e anti-inflamatórios. Casos mais severos necessitam de drogas mais pesadas como ciclofosfamida, micofenolato mofetil, azatioprina e o próprio corticoide em doses elevadíssimas.

Em 2011 foi aprovada mais uma droga para o lúpus, chamada Belimumab (Benysta®). Este medicamento é um anticorpo sintético contra os nossos linfócitos B, as células de defesa que produzem os auto-anticorpos do lúpus. O Belimumab deve ser usado em conjunto com as atuais drogas e parece reduzir a atividade da doença e o números de recaídas. Entretanto, é importante salientar que os estudos com esta droga não incluíram pacientes que já usaram ciclofosfamida anteriormente ou que tenham lesão renal ou neurológica pelo lúpus. Isto significa que a droga foi testada apenas em pacientes com casos mais brandos da doença. Outra dado é que nos dois estudos conduzidos, a droga teve eficácia muito menor em pacientes afrodescendentes, parecendo não ser uma boa opção para este grupo étnico.

Em casos muito graves, com vasculite difusa, hemorragia pulmonar, lesões neurológicas etc, pode ser necessário o tratamento com plasmaférese (leia: ENTENDA O QUE É PLASMAFÉRESE) para se reduzir o número de auto-anticorpos circulantes.

Os doentes com lúpus podem alternar fases de crises e fases de remissão. Alguns paciente conseguem ficar anos sem sintomas da doença. Alguns fatores favorecem a reativação da doença nos pacientes em remissão.

– Exposição ao sol
– Estresse físico ou mental
– Gravidez
– Infecções
– Cigarro
– Abandono do tratamento

Quem quiser saber mais sobre a doença e ter contato com experiências pessoais, sugiro o blog “LÚPUS, Um blogue sobre a doença“. É escrito pelo marido de uma portadora da doença.

Vérsion en español:  LUPUS ERITEMATOSO SISTÉMICO
"LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO | Sintomas e tratamento", 5 out of 5 based on 35 ratings.
Publicidade
      
ARTIGOS SELECIONADOS PARA VOCÊ:
- LEIA ANTES DE COMENTAR -
O nosso site tem recebido mais de 150 mil visitas por dia e centenas de perguntas espalhadas pelos mais de 550 textos que já publicamos. Como o volume de comentários é muito grande, as perguntas podem demorar até 10 dias para serem aprovadas e publicadas. Neste momento, temos mais de 1500 perguntas em fila para serem lidas, aprovadas e respondidas. Infelizmente, é humanamente impossível responder a todos, por isso, selecionamos diariamente apenas um percentual dos comentários para ser publicado. Lamentamos se a sua pergunta não for selecionada.

Não fazemos consultas nem opinamos sobre casos pessoais pela Internet. Antes de enviar uma pergunta ou comentário, leia atentamente as REGRAS DO SITE para entender os nossos critérios de seleção.

Para que possamos dar prioridade aos textos menos comentados, encerramos temporariamente a seção de perguntas dos artigos com mais de 400 comentários publicados. Agradecemos a paciência e a compreensão.
  • Rackell

    oi eu sou portadora de lupus, agora saiu umas feridas na minha boca eu tou desesperada com isso. quais saos os remidio que possa sumir as feridas?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      As úlceras orais podem ser um sinal de atividade da doença. Você tem que procurar o seu médico e reavaliar o tratamento.

  • Hevelin Alvarenga

    Dr Me chamo Hevelin e infelizmente tive que parar meu tratamento de Lúpus posso ter complicações?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Você pode ter uma recaída do lúpus.

  • Luiz Fernando Vancini

    LÚPUS pode causar alguma inflamação no intestino?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. Na verdade, lúpus pode dar centenas de alterações. Algumas são mais comuns, outras mais raras.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Com sorte, bem mais que isso.

  • Thiesca

    Tenho lúpus desdo os meus 18 anos, vou viver até 38?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com sorte, bem mais que isso.

  • ROSANIA

    dr.tenho 37 anos a dez anos atras descobri que estava com a doença sigo o TRATAMENTO NA RISCA SERA QUE AINDA tenho muito tempo de vida?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O FAN sozinho não é suficiente para fechar nenhum diagnóstico. Se ela não tem nenunhma outra alteração e nada sente, não dá para afirmar que ela tenha lúpus.

  • http://profile.yahoo.com/7D7ZYGPM5NUIHMCKRBM5P2YZWE Edgard

    Dr. minha noiva fez o exame FAN e deu reagente para o núcleo 1:1600 porém ela não apresenta mais nenhuma alteração nos demais exames clínicos. Isso poderia se lupus? Se sim existe a possibilidade de tratamento medicamentoso e uma vida normal? Ela não apresenta nenhum dos demais sintomas. Caso ela tenha lúpus é possível controlar a doença ou essa doença é evolutiva? edgard_ferlima@yahoo.com.br

  • http://profile.yahoo.com/7D7ZYGPM5NUIHMCKRBM5P2YZWE Edgard

    Dr. minha noiva fez o exame FAN e deu reagente para o núcleo 1:1600 porém ela não apresenta mais nenhuma alteração nos demais exames clínicos. Isso poderia se lupus? Se sim existe a possibilidade de tratamento medicamentoso e uma vida normal? Ela não apresenta nenhum dos demais sintomas. Caso ela tenha lúpus é possível controlar a doença ou essa doença é evolutiva? edgard_ferlima@yahoo.com.br

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O FAN sozinho não é suficiente para fechar nenhum diagnóstico. Se ela não tem nenunhma outra alteração e nada sente, não dá para afirmar que ela tenha lúpus.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A principio sim, mas é preciso primeiro pedir autorização ao seu médico, pois ele é quem sabe detalhes da sua situação.

  • http://twitter.com/aale_oliveira Alessandra Sá

    Olá Dr. eu me chamo Alessandra e tenho lupus eritematoso sistemico, e gostaria de saber se quem tem lupus pode fazer tatuagem?

  • http://twitter.com/aale_oliveira Alessandra Sá

    Olá Dr. eu me chamo Alessandra e tenho lupus eritematoso sistemico, e gostaria de saber se quem tem lupus pode fazer tatuagem?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A principio sim, mas é preciso primeiro pedir autorização ao seu médico, pois ele é quem sabe detalhes da sua situação.

  • mvp Pedro

    ola doutor, eu e minha esposa somos primos de 2 grau temos o mesmo tipo sanguineo e estamos tendo sintomas muito parecidos com os de lupus, no inicio ate desconfiei do hiv porem nos exames que ela fez nao deu reagente ao hiv, seria possivel que tenhamos o mesmo problema? a heumatologista ja pediu a ela fazer um segundo exame mais detalhado pode haver duvida no exame quanto ao HIV? qual a diferenca entre os sintomas do lES e do HIV? obrigado…
    marvin.pedro@hotmail.com

  • http://profile.yahoo.com/BTWNBCS2HGBI2BR6ZTGS7QMZ4Y Célia Candido

    ola, meu esposo descobriu que tem lupus de fundo emocional, o Dr. poderia me explicar como devo tratá-lo, pois minha sogra me diz que não posso contraria-lo, é verdade, estou perdida, pois ele esta virando um bebe.
    pode me ecaminhar por e-mail por favor= crys_candido@yahoo.com.br,
    muito obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não conheço “lúpus de fundo emocional”. Lúpus é uma doença de origem autoimune e não psicológica. O que pode acontecer é ela piorar durante períodos de estresse emocional. Mas uma simples contrariedade não agrava lúpus de ninguém.

  • katia53

    Dr. gostaria de saber se a rosacea tem ligação com o lupus? Obrigada por mais esse esclarecimanto.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, mas as lesões podem ser confundidas em alguns casos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, o lúpus é uma doença de causa ainda desconhecida.

  • Silvia

    desde outubro de 2009 fiquei muito doente como se estivesse com alergia, fui a um dermatologista e pediu para fazer o FAN o resultado foi reagente 1/1280 pontilhado grosso DNA não reagente e anticorpos anti-sm 0,20 elia uml, foi diagnosticado fenomeno de renaut, vasculite e um derrame o qual deixou a metade da lingua dormente e o lado esquerdo da minha face também dormente, enfim sinto muitas dores nas costas e muita fadiga, tomo nifedipino e predinisona. A pergunta é a seguinte eu tenho lupus, pois ninguem me responde.

  • Silvia

    desde outubro de 2009 fiquei muito doente como se estivesse com alergia, fui a um dermatologista e pediu para fazer o FAN o resultado foi reagente 1/1280 pontilhado grosso DNA não reagente e anticorpos anti-sm 0,20 elia uml, foi diagnosticado fenomeno de renaut, vasculite e um derrame o qual deixou a metade da lingua dormente e o lado esquerdo da minha face também dormente, enfim sinto muitas dores nas costas e muita fadiga, tomo nifedipino e predinisona. A pergunta é a seguinte eu tenho lupus, pois ninguem me responde.

  • Tony Madureira

    Também me parece que sim Dr., os doentes são reencaminhados mais rapadimante para diagnóstico.

  • Tony Madureira

    Também me parece que sim Dr., os doentes são reencaminhados mais rapadimante para diagnóstico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Em várias partes do mundo também. É difícil dizer se a doença está se tornando mais comum ou se os médicos estão fazendo o diagnóstico com mais competência.

  • Tony Madureira

    Olá Dr.,
    Como está. Antes de mais queria agradecer o (grande) trabalho que faz atraves deste site.
    Em Portugal tem aumentado o numero de pessoas com esta doença. qual será explicação?

    Um abraço

    Tony

  • Tony Madureira

    Olá Dr.,
    Como está. Antes de mais queria agradecer o (grande) trabalho que faz atraves deste site.
    Em Portugal tem aumentado o numero de pessoas com esta doença. qual será explicação?

    Um abraço

    Tony

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em várias partes do mundo também. É difícil dizer se a doença está se tornando mais comum ou se os médicos estão fazendo o diagnóstico com mais competência.

  • Katia moraes

    Tenho 53 anos, fiz uma histrectomia em abril e tive o diagnostico de lupus a um ano. É contra indicado eu tomar hormonio para amenizar os sintomas da menopausa? A isoflavona é recomendada para esse caso?

    obrigada pela atenção

  • Katia moraes

    Tenho 53 anos, fiz uma histrectomia em abril e tive o diagnostico de lupus a um ano. É contra indicado eu tomar hormonio para amenizar os sintomas da menopausa? A isoflavona é recomendada para esse caso?

    obrigada pela atenção

  • cris matos

    Dr. enquanto ao cansaço,sou portadora do les, tenho 29 anos, estudo, trabalho, sigo com minha vida normal, pelo menos tento, não consigo ter uma qualidade de vida satisfatória, pois durmo muito e o cansaço não termina, tomo omega 3 para ver se ajuda, mas é complicado..preciso de ajuda, uma vitamina,qq coisa, tento praticar atividade física, mas acabo sempre desistindo com 1 mês, pois ando muito cansada!Faço exames periódicos, minha anemia esta controlada, tenho glomerulonefrite. Me ajuda dr.

  • cris matos

    Dr. enquanto ao cansaço,sou portadora do les, tenho 29 anos, estudo, trabalho, sigo com minha vida normal, pelo menos tento, não consigo ter uma qualidade de vida satisfatória, pois durmo muito e o cansaço não termina, tomo omega 3 para ver se ajuda, mas é complicado..preciso de ajuda, uma vitamina,qq coisa, tento praticar atividade física, mas acabo sempre desistindo com 1 mês, pois ando muito cansada!Faço exames periódicos, minha anemia esta controlada, tenho glomerulonefrite. Me ajuda dr.

  • Eliane

    Minha filha tem 16 anos e está com as plaquetas muito baixa (32 mil) desde Fevereiro deste ano. Ela já fez todos os exames necessários e tudo deu resultados normais. Agora ela fez o exame de FAN e deu Nuclear – reagente 1/80 PADRÃO NUCLEAR PONTILHADO FINO. Gostaria de saber o que isso quer dizer

  • Elizeteruas

    Eu estou a procura de um médico,
    para me ajudar no tratamento do lupus, pois não tenho condições de pagar um valor normal, sou uma simples secretaria, e o meu salario não é suficente, se algum médico puder me ajudar ficarei muito agradecida, estou precisando muito
    obrigada. meu e-mail elizeteruas@terra.com.br

  • Bolachinha

    Estão fazendo tratamento do meu Lupus com Ciclofosfamida e eu tenho duas dúvidas:
    É verdade que o efeito colateral de infertilidade pode ser mais comuns em mulheres com mais de 30 anos do que em adolescentes como eu? (Disse a Reumatologista).
    E se eu usar um bom shampu anti-queda pode diminuir a queda de cabelo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Sim, mas o mais importante é a dose total que você irá usar ao longo do tratamento.
      2- Não. Tem que ser vista por um dermatologista.

  • Re

    Dr . que é portador de lulus pode toma anticonsepcionais ?
    Qual é o melhor ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só com autorização médica.

  • Lohannacb

    fiz um hemograma completo minhas plaquetas estao em 122.000 sei q o correto e estar com 450.000 q risco estou correndo,e ql sera o motivo

    • Eliane

      Minha filha tem 16 anos e está com as plaquetas muito baixa (32 mil) desde Fevereiro deste ano. Ela já fez todos os exames necessários e tudo deu resultados normais. Agora ela fez o exame de FAN e deu Nuclear – reagente 1/80 PADRÃO NUCLEAR PONTILHADO FINO. Gostaria de saber o que isso quer dizer

  • R2011b2011

    Dr Pedro Onde compro o medicamento belimumab aqui no brasil?

  • Katiamaram

    Dr. Pedro, as manchas vermelhas no rosto e bolinhas tipo mordida de formiga desaparecem com o tratamento?
    obrigada

  • Katiamaram

    Dr. Pedro, as manchas vermelhas no rosto e bolinhas tipo mordida de formiga desaparecem com o tratamento?
    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A ciclofosfamida é uma opção de tratamento em alguns casos, geralmente os mais graves. Mas os seus efeitos colaterais são piores que os dos corticoides.

  • Tatyh_sfc

    É verdade que o uso da ciclofosfamida ajuda contra o lupus, podendo poupar a dose de corticóide?

  • Tatyh_sfc

    É verdade que o uso da ciclofosfamida ajuda contra o lupus, podendo poupar a dose de corticóide?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A ciclofosfamida é uma opção de tratamento em alguns casos, geralmente os mais graves. Mas os seus efeitos colaterais são piores que os dos corticoides.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Há vários no Brasil. Geralmente os hospitais universitários são.

  • Magna_farias

    onde encontro um ospital especializado em lupus?

  • Magna_farias

    Dr, tenho uma amiga que tem lupus, gostaria de saber de tem algum centro clinico referencia no tratamento dessa doênça?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há vários no Brasil. Geralmente os hospitais universitários são.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Até pode em alguns casos, mas o corticoide é uma droga com muito boa resposta no lúpus.

  • Taly_araujo_24

    O tratamento do Lupus pode ser feito com outros medicamentos mas sem ter que tomar corticóide?

  • Taly_araujo_24

    O tratamento do Lupus pode ser feito com outros medicamentos mas sem ter que tomar corticóide?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Até pode em alguns casos, mas o corticoide é uma droga com muito boa resposta no lúpus.

  • Daniela

    tenho lúpus a 6 anos, descobri pq tivi um avc, depois de muitos exames descobri a doença, nesse periudo tive outro incio de avc, graças ao meu maravilhoso Deus n fiquei com sequelas, meus exames sempre dão bem, minha médica diz que Deus é muito generoso comigo pois n tenho muitos sitomas só um pouco cansada, as vezes dores nas pernas. Queria saber se quem tem lúpus pode colocar silicone mamaria?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ela é um sinal de atividade da doença. Dura até o lúpus ser controlado.

  • Neusa

    Quanto tempo costuma durar as manchas vermelhas no rosto?

  • Alberto Augusto

    Ola Dr. Pedro,
    Minha mãe está com sintomas de Lupus e de acordo com os exames pedidos pelo nefrologista, com mais uma confirmação será certo da doença, gostaria de saber se o tratamento é sofrivel para a pessoa e quais efeitos colaterais os remedios que serão receitados podem vir a trazer.
    att,

  • Tatyh_sfc

    Quem tem LES pode tomar vitaminas tipo Biotônico Fontoura?

  • Percilianaferreira

    eu tenho  lupos  sistemicomatoso    eu não  tenho muito atenção medica   passo muito mal com isso eu tive um avc por favor eu precisa de uma orientação

  • Michelly_marques

    meu nome é michelly tenho 25 anos á tres anos descobri que tenho lupus já faço o tratamento e quero saber se posso engravida..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não existe um exame único. O diagnóstico é feito com base em achados clínicos e laboratoriais.

  • meire pinheiro

    Qual exame pode diagnosticar o lúpus?

  • Kariane_2011@hotmail.com

    ola,tenho 20 anos aos 14  descobri que tenho lupus quero muito ser mae gostaria de saber se eu engravidar a doença pode se complica?

  • Planktonita

    Tenho 17 anos e descobri que tenho LES em novembro do ano passado,a expectativa é que eu só viva mais 20 anos???   :0

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não necessariamente.

  • Wwfdieselpaiefilho

    tenho les a dois  anos e quero engravidar quero saber quais sao os riscos.

  • Francielle_silva_

    Olá Dr. Pedro, li seu artigo, achei bem detalhado. Tenho 26 anos, e Lúpus Eritematoso Sistêmico à 6 anos, levo uma vida normal e bem agitada, comecei o meu tratamento com 40 mg de Corticóide e 400 mg de Reuquinol sempre tomados todos os dias, hoje não tomo mais Cortisona, apenas Reuquinol e 75 mg de Azatioprina. Estou na torcida para uma futura cura. Tenho uma fácil cicatrização, fiz a pouco uma cirurgia no ombro e tenho muita curiosidade em saber se posso fazer tatuagem ou piercing? Sempre pesquisei sobre esse assunto e não acho nada relacionado, sei que os médico não gostam de comentar. Então eu te pergunto quais são os riscos levando em consideração todos os cuidados?

  • Germanapalhano

    Olá Dr.Pedro.Em outro comentário,citei que minha filha teve nefrite lúpica a 2 anos e 6 meses.Graças a Deus,está muito bem e faz uso a um ano e meio   apenas de reuquinol 200mg , micofenolato de mofetila 2g e losartana 100mg.Recentemente,fez todos os exames e deram todos bons,inclusive os de função renal. Gostaria de saber por quanto tempo se toma  Reuquinol?

  • Neusa

    Quanto tempo costuma durar as manchas vermelhas no rosto?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ela é um sinal de atividade da doença. Dura até o lúpus ser controlado.

  • meire pinheiro

    Qual exame pode diagnosticar o lúpus?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe um exame único. O diagnóstico é feito com base em achados clínicos e laboratoriais.

  • Tati

    Doutor meu rash sempre aparece a noite quando tô estudando sob luz fluorecente e eu sempre usei lápis nos olhos,e maquiagem  e nunca irritou a pele, só que agora o Lupus me atacou feio e eu tou com o rash no rosto mais intenso ainda e o tempo todo, aliás estava internada. Fará mal se daqui a uma semana eu passar lápis nos olhos, o rash já diminuiu um pouco. O rash dura muito tempo? Obrigada.

  • FLAVIA CRISTINA

    Olá Dr tive um tumor de apendice e não melhorava estava sempre passando mal um mal estar horrivel , comecei a ter manchas roxas nas pernas e procurei um hematologista ele me pediu um monte de exame e logo depois me encaminhou para um reumatologista por um fan reante 1:640 e uma cardiolipina de 35
    fique assustada o que pode ser tudo isso.

  • http://www.facebook.com/juditholima Judith Lima

    Olá Dr. Tenho SAF, mas não sei onde encontro tratamento reumatologico público, por este motivo nunca me tratei, tive 02 abortos de 27 semanas, tenho asma, e há 02 anos o meu ácido úrico deu alto. Abraços.

  • Luana

    Bom não sei se tenho LUPUS , minha questão é mais relacionada com o Assunto Meu cabelo esta caindo fora do normal… quando tomo banho, quando penteio fico ate assustada com a quantidade e sinto uma leve ardencia ao pentear, sem contar a indisposição e dores principalmente nos ombros…. o que pode ser ??? Pode ser LUPUs??

  • Darcabud

    oi monica!                                                                                                                                                                 tive lupus, digo tive pq creio q JESUS me curou, descobri q tinha aos 14 anos fiquei muito ruim, tive dores articulares horriveis, meu coraçao inchou bastante, derse quiserrame pleural e outras coisas, chorava dmais, vc sabe q nao podemos engravidar? pois bem JESUS me deu 2 filhos saudaveis. sou muito grata a DEUS  pois hoje tenho uma vida saudavel, faço exames e nao da reagente se quiser me mandar email darcabud@hotmail.com

  • naiane santana

    oi meu nome e naiane fiz varias cirurgias no joelho depois de uma pancada no onibus.tive infecção q deu staphylococcus aureus tomo antibioticos agora o medico pediu exames de fan aslo pcr vhs pois a dor esta distribuida entre os 2 joelhos cotovelos pulsos ombros nuca etc tenho febre continua falta de apetite o fan deu padrao nuclear homogênio 1/640;vhs 80mm/1hora,pcr 44 etc o q tenho dr?me ajude!

  • naiane santana

    oi meu nome e naiane fiz varias cirurgias no joelho depois de uma pancada no onibus.tive infecção q deu staphylococcus aureus tomo antibioticos agora o medico pediu exames de fan aslo pcr vhs pois a dor esta distribuida entre os 2 joelhos cotovelos pulsos ombros nuca etc tenho febre continua falta de apetite o fan deu padrao nuclear homogênio 1/640;vhs 80mm/1hora,pcr 44 etc o q tenho dr?me ajude!

  • Percilianaferreira

    eu tenho  lupos  sistemicomatoso    eu não  tenho muito atenção medica   passo muito mal com isso eu tive um avc por favor eu precisa de uma orientação

  • Felipe Oliveira

    oolá tenho 18 anos sofro de tontura ha uns tempos atras , além de 2 aftas na boca, o que pode ser? pensei em anemia :/

  • Diannacrys

     Eu sou Dianna, tenho Lupus desde agosto de 2005, fui enternada e minha plaqueta estava a 23.00, então os medicos precisavam fazer uma transfusão de sangue, fui transferida pra uma cidade visinha, e la recebi o diagnótico.foi uma fase muito ruim, mas hoje posso dizer que estou bem,até as pessoas quando falo que tenho lupus não acreditam,manchas não tenho, inchei muito na época pois era muitos remedios, mas agora estou bem melhor, também minha vida é totalmente saudável, vivo como qualquer pessoa que não tenha o lupus, como muitas verduras legumes,faço o que esta ao meu alcancve pra mim ter uma vida normal.Sei que não é facil, mas tem horas que até esqueço que tenho essa doença. o importante é não se entregar

  • Diannacrys

    uma coisa que os medicos acharam super interesante, é que minha plaqueta estava a 23.00 e dentrode dois dias ela foi para 368.000.parece mentira não é? mas tenho como provar pelos exames

  • Diannacrys

    uma coisa que os medicos acharam super interesante, é que minha plaqueta estava a 23.00 e dentrode dois dias ela foi para 368.000.parece mentira não é? mas tenho como provar pelos exames

  • Diannacrys

     Eu sou Dianna, tenho Lupus desde agosto de 2005, fui enternada e minha plaqueta estava a 23.00, então os medicos precisavam fazer uma transfusão de sangue, fui transferida pra uma cidade visinha, e la recebi o diagnótico.foi uma fase muito ruim, mas hoje posso dizer que estou bem,até as pessoas quando falo que tenho lupus não acreditam,manchas não tenho, inchei muito na época pois era muitos remedios, mas agora estou bem melhor, também minha vida é totalmente saudável, vivo como qualquer pessoa que não tenha o lupus, como muitas verduras legumes,faço o que esta ao meu alcancve pra mim ter uma vida normal.Sei que não é facil, mas tem horas que até esqueço que tenho essa doença. o importante é não se entregar

  • Maryannekellyfreitas

     faz seis meses que eu uso depakene,minha reumato disse para eu sair de milmg  para 750mg,ou seja 500 de manhã e 250 a noite.preciso diminuir um dia meio comprimido,outro dia um durante 3 dias e depois ficar tomando a noite sempre meio comprimido.ou não preciso fazer esse desmame dessa forma/

  • JANE

    Doutor, sou portadora de Lupus, Esclerodermia, Fenomeno de Raynauld e devido a muitas dores, descobriram a Sindrome do Pulmão Encolhido, gostaria de melhores informações sobre essa Sindrome…

  • Maira Petrich

    olá doutor, eu tenho exame de fan reagente p/nucleo.padrao fino, cetromeytrico e pontilhado,1:180,ferritina 390,e sinto muitas dores nas juntas,tenho bursite nos 2 ombros,joelho direito,e no joelho esquerdo um cisto,tenho 1 mancha na 9ª costela direita, um cisto intra raquiano na medula e hernia de disco,o ortopedista me encaminhou p/ reumatologista que dis não saber qual minha doença ja que não foi encontrado em nenhum outro paciente este tipo de fa alterado,mas lendo sobre oque o senhor escreveu sobre lupus sistemico me identifiquei pois tenho muitas destas coisas que fala sobre este assunto,me ajude a descobrir meu problema, há o reumatismo deu40< .

  • Ariane

    Dr.tive uma amiga com lúpus e ela morreu aos 15 anos e verdade que ela poderia ter morrido aos 7 anos estou muito triste

  • Tatyh_sfc

    Olá doutor, em maio do ano passado quando apareci com nefrite lúpica, apareceram muitas aftas na minha boca, que doíam muito e todos os remédios que os clínicos receitavam não resolviam. Queria saber se o aparecimento das aftas tinham a ver com a nefrite ou o lupus? Porque depois que me internei por causa da nefrite elas sumiram.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      As aftas, assim como a nefrite, têm a ver com o lúpus em atividade.

  • Planktonita

    Doutor é verdade que quando a gente fica triste o lupus ataca?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, o lúpus é uma doença de causa ainda desconhecida.

  • Planktonita

    Tenho 17 anos e descobri que tenho LES em novembro do ano passado,a expectativa é que eu só viva mais 20 anos???   :0

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente.

  • Rossita192

    Analisando os seguintes exames:a) Fator reumatoide reagente 1/80. b)VHS.primeira hora 61 mm. c) FAN- reagente, padrao pontilhado fino, até 1/ 640. Uma pessoa do sexo feminino, com muitas dores nas articulações, rigidez matinal, dor de cabeça, dor nas costas, cansaço, feridas no nariz e na boca, e que já foi diagnosticada com AR, pode estar também com lupus? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é possível ter mais de uma doença autoimune junto.

  • Paula-bruna-marcella

    pacientes com lupus eritimatoso sistemico podem ter filhos saudaveis

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Jorgefdias

    qual tipo de tratamento para esclerodermia reumatica

  • Germana Palhano

    Dr.Pedro,minha filha teve nefrite lupica a 2 anos e meio,foi muito grave,fez pulsoterapia com solumedrol e ciclofosfamida,usou corticoide via oral e vários anti hipertensivos,graças a Deus ela está maravilhosa,com vida normal,só toma reuquinol(200mg),losartana(100mg) e micofenolato de mofetila(1g em duas tomadas – 2 comp. de 12/12 hrs).O reumatologista mantém essa medicação a 1 ano e meio,mas,não disse por quanto temppo ela vai tomar,gostaria de saber por quanto tempo se usa o imunossupressor em pacientes que tiveram nefrite?
    Obrigada,abraços!

  • Germana Palhano

    Dr.Pedro,minha filha teve nefrite lupica a 2 anos e meio,foi muito grave,fez pulsoterapia com solumedrol e ciclofosfamida,usou corticoide via oral e vários anti hipertensivos,graças a Deus ela está maravilhosa,com vida normal,só toma reuquinol(200mg),losartana(100mg) e micofenolato de mofetila(1g em duas tomadas – 2 comp. de 12/12 hrs).O reumatologista mantém essa medicação a 1 ano e meio,mas,não disse por quanto temppo ela vai tomar,gostaria de saber por quanto tempo se usa o imunossupressor em pacientes que tiveram nefrite?
    Obrigada,abraços!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente o uso do MMF é por 2 anos. Mas dependendo do caso o médico pode optar por prolongar o tratamento.

  • Ceciliapazelhage

    A Dra Elda Hirose reumatologista tem resultados incriveis com seus pacientes eu levo minha filha com ela seu consultorio esta em Sao Paulo o telefone  é 32568386

  • Bolachinha

    Quem tem lupus eritematoso sistemico pode fazer tatuagem,colocar piercing???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O especialista em lúpus é o reumatologista.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O especialista em lúpus é o reumatologista.

  • Sonia Maria Schuvartz

    Boa tarde!
    Minha irmã tem lúpus eritromatoso sistêmico, já apresentou vários problemas e conseguiu superar as crises, entretanto, está com herpes zoster…tem sido complicado…já passou por  três médicos e o problema quando parece estar no final reinicia. Existe algum especialista em lúpus? Alguma coisa a mais que possamos fazer para melhorar a qualidade de vida dela?
    Obrigada!

    • Ceciliapazelhage

      A Dra Elda Hirose reumatologista tem resultados incriveis com seus pacientes eu levo minha filha com ela seu consultorio esta em Sao Paulo o telefone  é 32568386

  • Alberto Augusto

    Ola Dr. Pedro,
    Minha mãe está com sintomas de Lupus e de acordo com os exames pedidos pelo nefrologista, com mais uma confirmação será certo da doença, gostaria de saber se o tratamento é sofrivel para a pessoa e quais efeitos colaterais os remedios que serão receitados podem vir a trazer.
    att,

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O tratamento depende da gravidade da doença e dos órgãos afetados. Quanto mais grave for o lúpus, mais agressivo é o tratamento.

  • Planktonitta

    Mulheres com lupus podem engravidar como as outras mulheres?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. A gravidez só com autorização do reumatologista.

  • Camilacasaca

    Tenho manchas vermelhas nas bochechas que descamam, elas ficam por um tempo e depois somem… Qdo elas aparecem as bochechas ficam bem vermelhas, e ardem se eu passo um hidratante… e depois somem e meu cabelo tem caido bastante tb… Posso ter lupus ou somente alguma dermatite, qual profissional procurar…. estou bem confusa…
    Obrigada

  • Camilacasaca

    Tenho manchas vermelhas nas bochechas que descamam, elas ficam por um tempo e depois somem… Qdo elas aparecem as bochechas ficam bem vermelhas, e ardem se eu passo um hidratante… e depois somem e meu cabelo tem caido bastante tb… Posso ter lupus ou somente alguma dermatite, qual profissional procurar…. estou bem confusa…
    Obrigada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um dermatologista

  • http://profile.yahoo.com/EUK4DPX3XQ7V2CHS5P2STGLO5U Jozinete

    Queria saber se mulheres com lupus e que fazem uso
    de azatioprina podem ter filhos futuramente?

  • http://profile.yahoo.com/EUK4DPX3XQ7V2CHS5P2STGLO5U Jozinete

    Queria saber se mulheres com lupus e que fazem uso
    de azatioprina podem ter filhos futuramente?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se estirem bem controladas a gravidez pode ser discutida com o reumatologista

  • Rubialggoncalves

    oi meu nome é rubia a 1 ano senti varios sintomas como falta de ar ,cansada,muita febre e coraçao batendo muito forte mais a 3 meses fui internada fiquei 15 dias com 600 ml de agua no coraçao
    agora estou fazendo tratamento tanto para lupus como para artrite reumatoide porque de cada doença eu tenho 2 criterios cada entao os medicos nao sabe ao certo oque eu tenho só sei que é um saco esta tao doente e sem saber ao certo as vezes entro em depressao, enfim seja o que DEUS quizer.

  • Rubialggoncalves

    oi meu nome é rubia a 1 ano senti varios sintomas como falta de ar ,cansada,muita febre e coraçao batendo muito forte mais a 3 meses fui internada fiquei 15 dias com 600 ml de agua no coraçao
    agora estou fazendo tratamento tanto para lupus como para artrite reumatoide porque de cada doença eu tenho 2 criterios cada entao os medicos nao sabe ao certo oque eu tenho só sei que é um saco esta tao doente e sem saber ao certo as vezes entro em depressao, enfim seja o que DEUS quizer.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Dic

    Dr.pedro,
    tenho lúpos,por isso faço uso do medicamento Disfosfato de cloroquina.Gostaria de saber se esse medicamento  é um imunossupressor.

  • Dic

    Dr.pedro,
    tenho lúpos,por isso faço uso do medicamento Disfosfato de cloroquina.Gostaria de saber se esse medicamento  é um imunossupressor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não necessariamente.

  • ELIANA A.C

    Adorei esse site. Gsotaria muito que algum médico me respondesse, estou muito triste, e insegura. Tive derrame no perícardio, derrame pleural, tampanamento, pneumonia. Fiquei 17 dias internada, e os médicos fizeram muitos exames e nada foi constatado. Enfim, hoje me sinto pouco cansada, dor leve no peito, parece ser no perícardio. Continuo me consultando e não encontram nada. Sendo que nunca mais fui a mesma pessoa. Sempre me sinto cansada. Gostaria de encontrar um especialista.
    ElIANA A. C.

  • Francisco carlos ceccon

    Trabalho muito bem realizado. Percebe-se que é um profissional onde o paciente está em primeiro lugar. Apesar de jovem é um profissional que deve dar valor a anamnese do paciente. parabéns!

  • Katiamaram

    Dr. Pedro, foi confimado que tenho lupus. Infelizmente não é medicamentoso. Estou bastante assustada pois tenho 52 anos não conheço ninguem que tenha lupus com mais de 45 anos. Gostaria de esclarecimento sobre o lupus tardio.
    Obrigada
    Katia

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem muita diferença.

      • Katiamaram

        Dr. mais uma pergunta. O paciente lupico tem mais dificuldade de se recuperar de qualquer tipo de inflamação, inclusive por exemplo “pé torcido”?
        obrigada
        Kata

        • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não necessariamente.

  • Monica silva

    OI,meu nome é monica tenho 20anos …descobri o lupus depois de derrame pericardiaco e um pleural no pulmao esquerdo, 87%dos pulmoes estavam com água agora ja esta aliviando mais ainda sofro muito com falta de ar aos 20anos sou hipertensa e meus batimentos sofreram irritimias!!!se alguém que vc conhece tem lupus peça auto ajuda faz bem;e se ler e poder  mandar algumas informaçoes agradecimentos…email monny2011@hotmail.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Katia
    Existe um tipo de lúpus que é induzido por algumas drogas, sendo as estatinas uma possível causa. Esse lúpus costuma desaparecer após a suspensão do medicamento.

  • http://www.blogger.com/profile/11296651803055305000 Katia

    Dr. Pedro,

    Estou morando a dois anos na Australia e meu ingles ainda é muito basico, por isso tenho algumas duvidas. Fui diagnosticada hoje com LER. Segundo o medico o meu Lupus pode ser desencadeado pelos medicamentos para colesterol alto (atualmente Vytorin, mas já passei por Lyptor, Ezetrol, Sinvastatina e Crestor). Sempre que paro de tomar esses medicamentos, minhas dores diminuem significativamente. Eu entendi que se confirmar que a medicação desencadeia o Lupus, basta eu parar de tomar a medicação que deixo de ter o Lupus e trato o colesterol de outra forma. Será que eu entendi errado devido o ingles precário?
    Obrigado pela sua dedicação e esclarecimentos.
    Katia Moraes

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Tatiana
    Em geral o lúpus fica controlado pela imunossupressão do transplante. Se vc não tem sintomas e as análises laboratoriais estão normais, o nefrologista é capaz de fazer este seguimento.

  • Tatiana

    Boa tarde dr.
    Me chamo Tatiana, tenho 27 anos, descobri que tinha Lúpus com 10 anos de idade, tive derre pericárdio, meus rins pararam, fiz diálise peritoneal por três anos, há 2 ano e 2 meses fiz um transplante renal, e desde lá minha nefrologista disse que não há por enquanto necessidade de consultar com o meu reumatologista por causado Lúpus, pois o mesmo esta estabilizado. Isso é correto? Não estou sentindo nenhum sintoma do Lúpus, creio que seja pq o coquetel pós transplante inclui a azatioprina e o corticóide. Será que seria bom consultar meu reumatologista?
    Att

  • Anonymous

    Boa tarde,

    Tenho 25 anos e há cerca de 6 anos venho fazendo regularmente exames para fechar o quadro do Lupus. Neste período de tempo surgiram indicações para tal, mas os médicos ainda não conseguiram me dar um resultado final.
    Apesar de ter passado um bom tempo desde o início de toda esta pesquisa, há dois anos tive a primeira crise e consegui tratar sem complicações ou sequelas extras.
    No momento, estou tratando uma trombose que afetou meu olho direito.
    Apesar de ter agido rápido, quase duas semanas depois que consegui encontrar um médico que entendesse a gravidade do que tenho e me passasse remédio.
    Estou fazendo uma série de exames e, enquanto não sabem ao certo o que fazer, estou tomando prednisona, marevan, metrexato e seringas de clexane.
    Por sorte, estou sendo atendida pelo Hospital das Clínicas, onde também tenho pego tais medicamentos.
    Meu atual momento é de dúvidas e medo por não saber o que está por vir.
    Além disso, já sei que minha perda de visão é irreversível.
    Escrevo aqui para compartilhar o que acontece comigo neste momento com pessoas que sabem do que estou falando e pelo que estou passando.
    Adoraria conhecer mais sobre a doença, trocar informações lendo e escrevendo sobre o que tem acontecido comigo.
    É bom não me sentir sozinha.

  • Anonymous

    cleide.
    sou portadora de LES desde 2002, confesso que tbem ficou apavorada quando li que posso viver apenas 20 anos com a doença.
    ja tive disturbios psicoticos,derrame pericardio, problemas pulmonares, e dores como artrites, mas não deixo de ter meu acompanhamento médico e sigo a risca meu tratamento, isso fez com que agora deixa-se de usar todos os medicamentos que antes eram nescessários para controle da doença,estou sendo acompanhada, mas graças a Deus e ao tratamento estou tendo uma vida normal,sou casada cuida de um filho que vive conosco, faço todas minhas tarefas, sou feliz, e isso tem me ajudado a superar essa minha forma de vida, quero dizer a Elizete que o lupus não mata, mas se desistirmos de viver sim.

    Obrigado pelo espaço.
    Parabéns pelo site.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Elisete
    Não, não é bem assim. Hoje o Lúpus consegue sem bem controlado em muitos casos e os pacientes podem viver muito mais que 20 anos.

  • http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-br&tab=w0 Elisete

    Bom dia, descobri que tenho Lupus em 2001 e já tive vários sintomas como feridas no nariz, feridinhas na pele, dores absurdas nas articulações, nefrite, sindrome de Raynaud,osteopenia… até hoje bem controladas com corticoide. Ultimamente tenho me sentido muito desanimada, fraca, tenho anemia e dores principalmente nos pés e mãos, e uma dor forte na região da bexiga.Penso que a qualquer momento poderei ser acometida de enfermidades que já não terão mais solução. É verdade que pacientes com lupus vivem no máximo mais 20 anos após descoberta?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Katharinny
    Entendo seu desespero, mas pelo o que descreve, você está sendo muito bem vista. Eu moro em Portugal e só atendo na medicina pública, não teria como fazer um seguimento com você.

    O lúpus é uma doença traiçoeira e nem sempre responde aos atuais tratamentos. Infelizmente a medicina ainda está buscando o melhor esquema de tratamento para o lúpus. Você já está sendo seguida por 4 especialistas (o que é ótimo pois o lúpus é uma doença que ataca vários sistemas), não adianta ficar pulando de médico em médico na esperança de que algum deles vá resolver seu problema de forma milagrosa.

    Se você quiser uma segunda opinião, em São Paulo há inúmeros médicos com vasta experiência em Lúpus. Veja se consegue ser vista no Hospital das clínicas da USP.

    Abraços e boa sorte.

  • Anonymous

    Oi Dr.

    Bom Dia.

    Tenho diagnóstico de LES a quase um ano.
    Tenho 26 anos, tive um AVCH no dia 05/01/2011 com diagnóstico de hematoma agudo paracentral direito(ressonância), realizei uma arteriografia que demonstrou diversas alterações em artérias intracranianas que sugeriam vasculite. A área foi extensa causando uma hemiplegia esquerda e predomínio crural, já me recuperei quase que totalmente.

    Tenho também uma glomerulonefrite proliferativa focal com hematúria persistente, e complementos consumidos. com rel. proteina/creat normais e PCR normais.

    Como sintomas paralelos tenho a foto sensibilidade e artralgia.

    Já pulsei 6 ciclos de 3 dias cada, com corticóide e ciclof (no hospital) e fiz o tratamento com 2mg de micofenolato + 400 de reuquinol + 60 de predinizona. Nesses seis meses fiquei relativamente bem, quando a pulso terminou final do ano e fiquei só com o tratamento em casa tive o avch e uma piora do quadro. Agora estou pulsando de 15 em 15 dias.

    Estou em Recife com uma excelente reumato mas, segundo ela, meu lupus não segue um padrão muito “normal” da doença. Tenho vários exames, estou até fazendo complemento com vit. D.

    Dr. Muitos sonhos estão sendo adiados pela doença, minhas análises de bolsa de valores, meu mestrado, minhas aulas na faculdade, casei-me ainda não pude ter uma lua-de-mel (rs.), viajar…tudo é muito limitado no aspecto da doença, do corpo.

    Preciso muito de uma quarta opinião médica (os reumatologistas ficam um pouco perdidos com meus exames, já tratei com artrite reumatóide, doença mista do tecido conjuntivo), meu esposo é médico, clínico geral, e fica preocupado com a evolução e minha doença. Estou atualmente em acompanhamento com minha reumato, neuro, nefro e dermato.

    Se, necessário, vou onde o sr. está para uma avaliação clínica, este não seria o problema para melhorar um pouco minha qualidade de vida
    .
    deixo meu endereço de e-mail para um primeiro contato.

    Kathybione@click21.com.br

    Cordialmente,

    Katharinny

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tania,
    A NET está mais associado a reações a remédios. É uma reação alérgica grave com acometimento da pele.
    Procure informações sobre a Síndrome de Stevens-Johnson que é uma doença muito semelhante a NET. O que vale para uma, serve para a outra.

  • Tania

    Boa noite. Meu nome é Tânia. Minha irmã teve LES durante 23 anos, infelizmente ela faleceu em fevereiro deste ano, aos 46 anos de idade, de NET- Necrólise Epidérmica Tóxica, fiquei muito assustada com a velocidade e agressividade desta doença ( que eu nem sonhava pudesse existir). Os drs. teriam informações sobre esta doença?(blogs, livros…) que eu pudesse ler? Já li algumas coisas a respeito, inclusive em livros de Patologia, mas as informações que consegui sempre foram diminutas. Por exemplo: li que a LES pode favorecer a NET, mas juro, ainda não entendi como tudo funciona, ou deixa de funcionar? Desde já agradecida, Tânia.

  • Manindoubt

    Bom dia! Agradeço pela matéria, tirei umas dúvidas que tinha, pois tive uns problemas de pele(vermelhidão na área das mãos,punhos, tipo um rash)….não sei porque exatamente vim a ter isto, acho q foi porque eu tomei remédio(sbstância) ao qual sou alérgico, como diclofenaco(FLOTAC) e na bula informava que poderia dar essa reação.Passei pomada Diprogenta e melhorou um pouco,mas ainda continua a sensação de lixa/áspero da pele. Vou marcar um Dermatologia pelo meu plano de saúde. Desejo sucesso à sua carreira e ao site!Tenha uma boa semana!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    MArcia,
    ou na USP ou na escola paulista

  • Marcia

    Dr. Pedro,

    Parabéns pelo trabalho que tem realizado. Para mim, que tenho LES, todas essas informações que o senhor tem divulgado são muito preciosas. Tenho LES diagnosticado desde 2003 e sempre foi controlado, porém desde o ano passado estou com nefrite lúpica. Qual seria um centro de referência em São Paulo onde eu possa buscar tratamento? Moro no interior da Bahia mas como tenho família em SP quero ir para lá procurar um tratamento mais avançado. Obrigada.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,
    Parabéns pelas informações que foram muito significativas para mim. Tenho uma irmã que está com Lúpus e faz tratamento em São Paulo. Consegui tirar muitas dúvidas.

    Att,

  • Anna

    Boa noite Dr. Pedro

    Tenho FAN (reagente) positivo há 3 anos e os exames específicos não reagentes. Estou há 20 dias com uma crise de urticária que tem sido de dificil controle, estou preocupada, fiz em fevereiro meus exames e segundo o médico tenho que fazer controle, estou preocupada, pois há um 11 anos tenho osteoporose, desde 30 anos

    Obrigada por todas as informações deste site
    parabéns

    Anna

  • Andreia Duarte

    Dr. Pedro, fico muito grata por sua resposta.
    Eu, particularmente, sou contra omissões a pacientes, ainda que o diagnóstico seja mera probabilidade. Felizmente, podemos encontrar sites sérios como este, desenvolvidos por de médicos dedicados e comprometidos.
    Aproveito a oportunidade para registrar o meu protesto e pedir p/ que médicos avessos ao diálogo, tratem com mais respeito seus pacientes e lhes deem toda a orientação de que necessitam e fazem jus. É o mínimo que esperamos.

    Dr., ogrigada e parabéns pelo belo exemplo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Andreia,
    Lúpus é um diagnóstico diferencial importante neste caso.

  • Andreia Duarte

    Dr., por gentileza, gostaria de saber se sintomas como vermelhidão/ardor nas bochechas e nariz (mesmo com pouca exposição solar) e diagnóstico de vasculite na gestação (somente na gestação, há seis anos), pode ser um indício de lupus em paciente cujo FAN é > 1/640 (pontilhado fino denso)?

    Obs.: Demais exames associados foram negativos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carolina,
    Toda mulher com vida sexualmente ativa deve ser consultada regularmente pelo ginecologista, ainda mais quando se tem sintomas como o que vc descreve.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gilmario,
    Sim, é possível que a pele volte ao normal. Mas isso depende da gravidade e do tempo das lesões.

  • Gilmario

    olá Dr,
    Uma amiga apresenta lupus discoide no rosto na forma de uma grande mancha vermelha ao lado no nariz. No caso dela felizmente não apresenta outros sintomas mais graves. Gostaria de saber se com o tratamento é possível eliminar a manha ou se pele nunca voltará ao normal.
    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luciana,
    eu tenho um texto sobre esteatose hepatica
    http://www.mdsaude.com/2009/08/esteatose-hepatica.html

    Drogas podem causar causar esteatose, principalmente corticóides.

  • luciana

    Boa Noite Dr. Sou Luciana tenho 39 anos, descobri ha mais ou menos 1 ano que tenho LES, hoje peguei um resultado de USG abdominal, que o resultado veio assim: Compativel com esteatose hepatica. Gostaria de maiores informações quanto ao resultado, se tem relação com lupus.
    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daisy,
    sulfato de hidroxicloroquina

  • DAISY

    Boa tarde Dr., sou portadora de LES e faço uso do reuquinol 400g, soube através da internet que já existe generico, gostaria de saber qual o nome generico pra que eu possa comprar por ele. desde já agradeço a atenção.

  • Vitor

    Olá Dr. Pedro, tudo bem?

    Antes de mais nada, gostaria de me apresentar: meu nome é Vitor e sou colaborador do blog http://www.diamundialdaar.com.br. Não sei se você conhece, mas o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide é resultado da parceria da SBR – Sociedade Brasileira de Reumatologia e da farmacêutica Roche.

    Além disso, o Dia Mundial conta com a participação das sociedades locais de reumatologia e associações de pacientes. Ele acontecerá no dia 12 de outubro em seis cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Petrópolis, Florianópolis e Vitória.

    Para aumentar a visibilidade da iniciativa criamos o blog AR. O nosso principal objetivo é promover uma discussão sobre o assunto na web. Durante a campanha, vamos publicar diversas novidades para este ano, que tem como mote “Vamos trabalhar juntos” e uma cobertura completa das ações que serão realizadas

    Como você já publicou post sobre esse assunto, gostaria de convidá-lo a contribuir também para o nosso espaço. Se você tiver algum material para divulgar no blog é só me enviar. O espaço é colaborativo e aberto à qualquer pessoa. Fique também à vontade, se for do seu interesse, divulgar a iniciativa no seu espaço.

    Aproveitando o e-mail, gostaria de saber se você deseja receber algumas informações publicadas no nosso blog ao longo da campanha. Participe da nossa rede!

    Qualquer dúvida estou à disposição,

    Um abraço,

    Vitor
    http://www.diamundialdaar.com.br
    diamundialdaar@maquina.inf.br

  • simone

    Dr.Pedro tenho um filho com Homocistinuria ,como viu aqui ,uma pessoa perguntando pela doença ,resolviu informar ,fundei a Associaçao Brasileira de Homocistinuria ,aqui no Brasil ja existe alguns pacientes e tambem Centro de Referencias com bastante pacientes .Caso essa pessoa que postou sobre a Homocistinuria queria entrar em contato comigo meu email e simone@homocistinuria.com .
    O meu filho esta super bem ,tem 23 anos ,nao tem retardo ,so teve o Cristalino luxado .
    Estou pronta para qualquer informaçao ou ajuda a uma familia com Homocistinuria .

  • Anonymous

    MEDICAÇÃO PARA LES DE ALTO CUSTO.
    RITUXIMAB
    O problema é que o rituximabe, assim como outros anticorpos monoclonais – que custam em torno de R$ 8 mil por ampola –, não estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A única forma de consegui-los é por meio de uma ação judicial.
    MARIA JOSE VIANA
    FORTALEZA-CE

  • Anonymous

    Olá!
    sou a andreia, tenho 18 anos e tenho lúpus à 2anos.
    tive conhecimento deste blog através do tony madureira.
    acho muito interessante este post.

    também tenho 2 blogs sobre a doença.

    http://www.andreia-lupus.blogspot.com
    http://www.les-andreia.blogspot.com

  • Eu e tu

    Obrigada dr., vou ficar atenta a este blog, assim como acompanho o o Tony. beijo sandra

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    A homocistinúria é uma doença génetica na qual o organismo é incapaz de metabolizar algumas proteínas. Tem origem familiar e causa alterações na morfologia corporal. Normalmente são pessoas altas, com atraso no desenvolvimento mental, lesões nos olhos e propensas a tromboses.

    Se vc fala inglês, procure no google por Homocystinuria, que achará bastante literatura a respeito.

    Abraços

  • Eu e tu

    Ola Dr., eu tenho 30 anos e tenho lupus há 4anos, axei este post mt bom, tive conhecimento atraves do Tony Madureira k tem sido kem me tem ajudado a esclarecer mts duvidas sobre o lupus. Kero aproveitar p perg se conhece uma doença k é homocistenuria, o meu marido tem e apesar de pesquisar, não encontro nada sobre ela. Espero k me posso ajudar…obrigada sandra

  • Rafael

    Muito obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Rafael,
    Além do Lúpus sistêmico, existem outros 3 tipos
    - Lúpus discóide, que é o acometimento apenas na pele
    - Lúpus neonatal, que é bem raro e ocorre em recém-nascidos
    - Lúpos por drogas, que ocorre em algumas pessoas após ingestão de algumas drogas, principalmente por Procainamida, hidralazina, minociclina, diltiazem, penicillamina e isoniazida.
    Abraços

  • Rafael

    Dr., há outros tipos de Lupus? Se houver, por favor, quando der, escreva um pouco mais…

  • Anonymous

    É com blogues destes que aprendemos sempre algo novo e tiramos algumas dúvidas relacionadas com saúde.

  • Tony Madureira

    Olá Dr.,

    Muito obrigado pela sua atenção, disponibilidade, e divulgação do nosso blog.
    Este post está muito bom, e muito, muito esclarecedor.

    Por favor, continue com este trabalho.
    Bem haja!

    Grande abraço

  • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

    Sim, mas não necessariamente vai voltar. Há dezenas de outros fatores que influenciam na atividade do lúpus.

  • Aurea de Souza

    Tenho lúpus cutâneo tem tem 3 anos que sinto nada, sou muito estressada tenho descontrole emocional quase todos os dias além da insônia. Isto compromete para que a doença volte?