Diferenças entre antibiótico e anti-inflamatório

Dr. Pedro Pinheiro

comment 26 Comentários


Antibiótico e anti-inflamatório são as mesma coisa?

Antibióticos e anti-inflamatórios são drogas distintas, mas que, por terem nome semelhantes, causam uma tremenda confusão nos pacientes. É muito comum o indivíduo estar tomando um anti-inflamatório e pensar que está sendo tratado com antibiótico e vice-versa.

Antibióticos e anti-inflamatórios têm mecanismos de ação diferentes e estão indicados para tratar diferentes problemas.

O antibiótico é utilizado no tratamento das infecções enquanto o anti-inflamatório, como o próprio nome diz, é indicado para tratar inflamações.

Portanto, se você tem um quadro inflamatório que não tem origem infecciosa, como uma artrite, um traumatismo ou um dente inflamado, o medicamento mais indicado é o anti-inflamatório.

Por outro lado, se você tem uma infecção, mesmo que acompanhada de intensa inflamação, como uma infecção urinária, se você não tomar um antibiótico, o processo não irá sarar.

Frequentemente, o médico pode indicar essas duas classes de medicamento, como no caso de uma faringite bacteriana. Uma serve para matar as bactérias e a outra para aliviar os sintomas de dor e/ou febre.

Para que as diferenças entre o antibiótico e o anti-inflamatório fiquem bem claras, vamos falar um pouquinho mais sobre os dois.

O que é um antibiótico?

O termo bio vem do grego bíos, que significa vida, ser vivo. Portanto, tecnicamente, uma droga antibiótica pode ser qualquer substância que extermine organismos vivos. Na prática médica, porém, o termo antibiótico acaba se restringindo a um grupo de fármacos com ação contra bactérias. Os medicamentos usados contra outros germes invasores, que não bactérias, acabam recebendo outros nomes, que variam de acordo com o organismo a ser combatido, como antivirais, antifúngicos ou antiparasitários.

Os antibióticos são, consequentemente, as drogas indicadas para o tratamento de infecções provocadas por bactérias, como são os casos da pneumonia, meningite, tuberculose, faringite, cistite, erisipela, impetigo, sífilis e dezenas de outras (se você quiser saber mais sobre as doenças de origem bacteriana, leia: DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS).

Os antibióticos mais comuns e antigos são os do grupo da penicilina, descoberta no já longínquo ano de 1928. Atualmente, existem várias classes de antibióticos diferentes, com características e espectro de ação distintos.

É sempre bom lembrar que existem milhares de tipos de bactérias diferentes, sendo muitas delas biologicamente distintas ente si. Por isso, é perfeitamente normal que um antibiótico seja extremamente eficaz contra a bactéria que provoca infecção urinária, mas inofensivo contra a que causa pneumonia.

O uso indiscriminado de antibióticos pode levar ao surgimento de bactérias resistentes. Se o esquema antibiótico não for bem indicado, além de não erradicar a bactéria, ele ainda pode induzir o surgimento de cepas resistentes e de mais difícil tratamento.

Para uma revisão mais completa sobre as diferentes classes de antibióticos presentes no mercado, acesse o seguinte link: ANTIBIÓTICOS – Tipos, Resistência e Indicações.

O que é um anti-inflamatório?

A inflamação é uma resposta criada pelo nosso sistema imunológico contra agressões. Toda vez que alguma área do nosso organismo sofre injúria, o sistema imunológico recruta células de defesa e as envia para o local afetado. A inflamação é o resultado da liberação de diversos mediadores químicos que têm como função proteger o organismo, reparar danos e atacar invasores hostis.

Clinicamente, a inflamação se caracteriza clinicamente pelos seguintes sinais e sintomas: calor, rubor, dor e inchaço.

As inflamações podem ter várias origens, entre elas traumas, processos alérgicos, queimaduras, contato com substâncias tóxicas ou invasão por microrganismos.

Quando a inflamação é provocada por um germe invasor, damos o nome de infecção. A infecção é uma causa comum de inflamação, mas nem toda inflamação é uma infecção. O exemplo mais fácil de entender são os traumas. Quem nunca bateu com força com alguma área do corpo e ficou como mesmo vermelho, inchado e dolorido? Neste caso, a área lesionada festá inflamada, mas não encontra-se infectada.

Os anti-inflamatórios são substâncias usadas para diminuir os sinais e sintomas indesejáveis desta reação de defesa do organismo. Estes medicamentos têm como características, além de diminuir os sinais de inflamação, o alívio da dor e da febre. As substâncias mais comum desse grupo são: diclofenaco, ibuprofeno, meloxicam, piroxicam, nimesulida e cetoprofeno.

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico. Pelo contrário, eles têm ação complementar. O anti-inflamatório já produz alivio dos sintomas da inflamação nas primeiras horas após o seu início, enquanto o antibiótico precisa de 24 a 48 horas para atingir níveis sanguíneos adequados para eliminar as bactérias.

Para saber mais sobre os anti-inflamatórios, leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS – Ação e Efeitos Colaterais.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


26 respostas para “Diferenças entre antibiótico e anti-inflamatório”

  1. Rosangela de Jesus Teodoro Lopes beazzim

    Agradecer somente pela sua atenção com todos 🙏🙏

  2. Rosangela de Jesus Teodoro Lopes beazzim

    Sem dúvidas! Td muito bem explicado! Obrigada Dr. por sua atenção em responder á tds que tem dúvidas! Deus o abençoe grandemente com muita saúde e paz 🙏

  3. Antonio Manoel da Silva

    O que li foi bastante para o que eu precisava.

  4. Jéssica

    Posso tomar amoxicilina com piroxicam ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há problema nessa associação.

  5. Ismael Bill

    Obrigado pelas informações. Muito esclarecedor

  6. Felipe

    Dr Pedro, você escreve muito bem, já reformulei vários conceitos lendo seus artigos. Muito obrigado. Me responde essa dúvida aqui por favor: se o processo inflamatório é uma reação do nosso sistema imunológico contra algum agente ou processo agressor, quando tomamos um anti inflamatório não iremos atrapalhar a defesa do organismo? Eu estou com Covid, sintomas leves e optando por não tomar nada ainda, mesmo com uma forte dor de garganta. Eu li em alguma outra fonte que tomar precocemente o anti inflamatório poderia ajudar o virus a se multiplicar. Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há nenhuma evidência de que anti-inflamatórios, em qualquer momento, possa atrapalhar a recuperação da Covid-19. A ação importante do sistema imunológico contra o vírus não depende do processo inflamatório, que é uma resposta genéria do organismo, mas sim da ação dos linfócitos e dos anticorpos. Estes não são influenciados pelos anti-inflamatórios.

  7. Fabi

    Posso tomar cetoprofeno gotas 20mg/ml junto com azitromicina 900mg 200mg/5ml.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em princípio, não há problema em associar um anti-inflamatório com um antibiótico.

  8. Edilane

    Parabéns Doutor obrigada por nós ajudar a entender

  9. Francisco

    Parabéns doutor pelas informações

  10. Ana Paula

    Bom dia, Dr.Pinheiro

    Ontem estive na minha médica de família devido a uma possível infeção urinária, que pelo menos e para já numa análise simples à urina não se confirmou.

    Tenho, uma gastrite crónica de refluxo causada por intolerâncias à Lactose, Frutose e Sorbitol

    A médica prescreveu-me um antibiótico. Como resido na Alemanha, os nomes dos medicamentos poderão ser outros no Brasil, Cotrim forte 800mg/160mg, de 12 em 12 horas, e um anti-inflamatório Ibu 600mg, 3 x ao dia e Omeprazol 40 mg. Ontem à noite depois do jantar tomei o antibiótico e hoje de manhã depois do pequeno-almoço. Só não consigo tomar o anti inflamatório, devido ao receio que tenho por causa da minha gastrite.

    Acabei há pouco de sair de uma crise e não queria voltar a ter as dores e os incómodos que tive. Por causa dessa crise perdi uns 4/5 kg, neste momento peso 46,4kg, tenho 154cm e 63 anos.

    Neste momento encontro-me a fazer uma dieta rigorosa sem frutose e sem lactose acompanhada por uma nutricionista devido às intolerâncias.

    Estou com receio de que se tomar ambos, possa ter recaída…

    Por outro lado deveria seguir os conselhos da médica…

    A minha pergunta é a seguinte:

    Será mesmo necessário mesmo tomar ambos os medicamentos? Não será possível que o antibiótico faça o efeito desejado e consiga debelar a pressuposta infeção urinária?

    Agradeço desde já a atenção dispensada

    Com os meus cumprimentos

    Ana Paula de Freitas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Para infecção urinária, basta o antibiótico.

  11. Dora

    Olá Dr. apresentei uma reação alérgica ao tomar piroxicam, isso significa que sou alérgica a penicilina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, são fármacos completamente diferentes.

  12. ANTONIO CRAVEIRO

    Dr. Pedro/Dra. Renata,
    Dentre as diversas opções, qual seria o antiinflamatório de melhor ação e com menor risco para combater uma crise de hemorroidas?

    Antecipadamente, agradeço a atenção.

    Cordialmente,

    Antonio Craveiro.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A eficácia dos anti-inflamatórios é mais ou menos igual. Não há um que se destaque.

  13. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Olá Natália,
    Não há problema nenhum nesta associação. Ela é muito usado em caso de faringite, amigdalite, otite e problemas dentários.
    O antiinflamatório age aliviando os sintomas nas primeiras 24-48h, enquanto o antibiótico não faz efeito.
    abraços

  14. joana

    Boa noite apenas uma questao. Todos os antiflamatorios são tb analgesicos correto? Mas o contrario já não acontece pois não??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Exatamente. Analgésicos como a dipirona e o paracetamol têm baixo efeito anti-inflamatório.

  15. Karin

    muitíssimo bem explicado!

  16. Mariamoura

    Muito bom,tirei minhas dúvida.Bem claro as informações .Ok.

  17. Veraenfermeira

    Olá Dr. Pedro Pinheiro sou tecnica de enfermagem em uma escola achei coisas muito interessante …mas uma coisa tb sou Vera lucia Pinheiro Parábens

  18. Danilo

    Doutor, uma duvida, 
    Quanto Tempo demora para a bezetacil, começar a fazer efeito???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      24 a 48 horas