Amoxicilina-clavulanato – Como Tomar e Efeitos Adversos

Bula simplificada sobre os antibióticos amoxicilina e amoxicilina com ácido clavulânico.

A amoxicilina e a amoxicilina com clavulanato (também chamada de amoxicilina com ácido clavulânico) são antibióticos que pertencem à família das penicilinas, sendo muito utilizados para o tratamento de infecções bacterianas das vias respiratórias ou como parte do esquema de antibióticos contra a bactéria H.pylori.

O efeito colateral mais comum da amoxicilina é a diarreia, que costuma surgir quando o antibiótico é utilizado em doses altas e por tempo prolongado.

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a amoxicilina:

  • Diferenças entre amoxicilina e amoxicilina com clavulanato.
  • Para que serve a amoxicilina.
  • Nomes comerciais.
  • Como tomar.
  • Efeitos colaterais.
  • Contra-indicações.
  • Interações medicamentosas.

Atenção: este texto não pretende ser uma bula da amoxicilina. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.

Diferenças entre amoxicilina e amoxicilina com clavulanato

A amoxicilina, assim como todos os antibióticos da família da penicilina, é um antibiótico que contém em sua estrutura molecular um anel chamado beta-lactâmico. Algumas bactérias desenvolvem resistência à amoxicilina por produzirem uma enzima, chamada beta-lactamase, que é capaz de destruir esse anel, desarranjando a estrutura molecular do antibiótico, o que o torna ineficaz.

O ácido clavulânico, ou clavulanato, é uma substância que inibe a beta-lactamase, impedindo que as bactérias produtoras desta enzima inativem a amoxicilina. Portanto, a adição do clavulanato à amoxicilina aumenta o seu espectro de ação, tornado-o eficaz contra uma diversidade maior de bactérias.

Você deve estar se perguntando: se a amoxicilina com clavulanato possui um espectro de atividade maior que a amoxicilina, por que então o meu médico me prescreveu apenas a amoxicilina pura?

A resposta é simples, para evitar o desenvolvimento de mais resistência, prescrevemos sempre o antibiótico com o menor espectro possível. Se uma bactéria é sensível à amoxicilina não há por que usarmos uma formulação mais potente à toa. A associação com o clavulanato só está indicada quando suspeitamos que infecção possa ser resistente à amoxicilina pura.

Para que serve a amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico com atividade contra as bactérias Streptococcus, Enterococcus, Haemophilus, Helicobacter, Moraxella, N. gonorrhoea , Salmonella, Shigellae e E. coli. Todavia, muitas destas bactérias já desenvolveram capacidade de produzir beta-lactamase, o que torna a amoxicilina pura insuficiente para o seu tratamento. Em geral, a prescrição deste antibiótico sem ácido clavulânico só deve ser feita se o médico conhecer o perfil de sensibilidade das bactérias em sua comunidade.

Habitualmente, a prescrição de amoxicilina sem clavulanato pode ser feita nas seguintes doenças:

Gastrite por Helicobacter pylori.
Faringites em pacientes que não costumam ter faringites de repetição.
Sinusite em pacientes que não costumam ter sinusites de repetição.
Otite média.
– Profilaxia da endocardite em pré-operatórios.
Cistite.
Clamídia na gravidez.

Já a prescrição da amoxicilina com ácido clavulânico pode ser utilizada em todas as situações acima, principalmente nos casos de faringite, sinusite ou otite, onde a ocorrência de resistência à amoxicilina pura é elevada em algumas comunidades.

Além desses casos, a formulação com clavulanato deve ser usada preferencialmente nas seguintes situações:

Pneumonia.
– Infecções da pele por mordidas humanas ou de animais.
Erisipela ou celulite.
Diverticulite.
Pielonefrite.
Pé diabético.

Nomes comerciais da amoxicilina e da amoxicilina com clavulanato

A amoxicilina pode ser encontrada sob a forma genérica ou através dos seguintes nomes comerciais:

– Amoxil.
– Amoxina.
– Camoxin.
– Hiconcil.
– Moxiplus.
– Novocilin .
– Novoxil.
– Penvicilin.
– Probenil.
– Velamox.

A amoxicilina também pode ser encontrada em comprimidos para o tratamento da bactéria H.pylori, habitualmente com a seguinte composição: omeprazol, amoxicilina e claritromicina

A forma associada ao ácido clavulânico pode ser encontrada como medicamento genérico ou através dos seguintes nomes comerciais:

– Amplamox Ac.
– Augmentin.
– Clavamox.
– Clavoxil.
– Clavulin.
– Novamox.

Como tomar a amoxicilina ou amoxicilina com clavulanato

A amoxicilina é habitualmente vendida em comprimidos de 250 mg, 500 mg ou 875 mg. A forma em xarope pode ser encontrada nas formulações: 125 mg/5 mL, 200 mg/5 mL, 250 mg/5 mL ou 400 mg/5 mL

Já a forma com clavulanato pode ser encontrada em comprimidos de:
– 250 mg de amoxicilina + 62,5 mg de clavulanato de potássio.
– 500 mg de amoxicilina + 125 mg de clavulanato de potássio.
– 875 mg de amoxicilina + 125 mg de clavulanato de potássio.

A amoxicilina é habitualmente prescrita na posologia de 500 mg de 8/8 horas ou 875 mg de 12/12h. O mesmo se aplica à forma com clavulanato de potássio. Em casos mais graves, a dose pode ser aumentada para 1000 mg de 8/8h. Em geral, o tratamento é prescrito por 7 a 14 dias.

A amoxicilina pode ser tomada junto com a comida ou com o estômago vazio.

Efeitos colaterais da amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico com baixa taxa de efeitos colaterais. Em geral, menos de 3% dos pacientes precisam suspender o tratamento devido a efeitos adversos. Entre os efeitos colaterais mais comuns  estão a diarreia, cólicas, náuseas, rash de pele, candidíase vaginal e urticária.

Nos paciente com mononucleose, que são confundidos com casos de faringites bacterianas, o uso de amoxicilina costuma causar um rash por todo o corpo.

Contra-indicações da amoxicilina

Por ser um antibiótico da família das penicilinas, a amoxicilina, com ou sem clavulanato, é contra-indicada para os pacientes com história de alergia à penicilina.

A Amoxicilina pode ser usada durante a gravidez. Em relação à amamentação, o antibiótico é parcialmente excretado pelo leite, podendo haver absorção de pequenas quantidades do mesmo pelo bebê. Não é contra-indicada, mas seu uso de ser criterioso. A amoxicilina não provoca diminuição da produz de leite.

A Amoxicilina pode ser administrada em mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal. Não há estudos que comprovem redução do efeito da pílula.

Nos pacientes com insuficiência renal, a amoxicilina pode ser usada, mas sua dose deve ajustada de acordo com a taxa de filtração glomerular para evitar intoxicação pela droga.

Interações medicamentosas da amoxicilina

Os pacientes que fazem uso de anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a amoxicilina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR.

A associação com o alopurinol aumenta o risco de rash na pele.

VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES

89
Deixe um comentário

avatar
300
Danilo Choichit
Visitante
Danilo Choichit

Conheci o site somente hoje, 18 de janeiro de 2018. 10 anos depois de vocês o terem lançado. Só quero dar os parabéns pela iniciativa. Achei genial vocês doarem O tempo de vocês de maneira tão útil. Novamente, meus parabéns!

Felipe Luiz da Silva
Visitante
Felipe Luiz da Silva

Posso tomar amoxicilina com calvulonatode 875mg Pará combater herpes genital?? Serve?? Eu posso comprar e já começar a tomar??

Viviane
Visitante
Viviane

Dr. Pedro, estou tomando amoxicilina e clavulanato de 875 mg. Iniciei o tratamento na segunda a noite, porém hoje e amanhã não vou tomar mais porque me deu enjoo, náuseas e dor de cabeça.

eliene maria
Visitante
eliene maria

Dr Pedro Pinheiro a amoxicilina + clavulanato de potássio 500 mg +125 mg e bom para sinusite para quem deu AVC,

Adriana
Visitante
Adriana

Boa noite, sou hipertensa, amoxicilina clavulanato altera a pressão?? Minha pressão subiu muito, quando tomei. Será que é por causa do antibiótico???

Anna Paulla
Visitante
Anna Paulla

Gente de Deus ,eu tomei o remédio errado ,era pra tomar de 8 em 8h e eu tomei 6h e 10 da manhã

Luciana
Visitante
Luciana

Gostaria de saber se amoxilina com clavuranato contem sufla

Rosana lopes
Visitante
Rosana lopes

Bom dia,
gostaria de saber se a medicação em questão influencia em alguma coisa para o exame toxicológico que é exigido para a carteira de habilitação?

Rafael Amorim
Visitante
Rafael Amorim

Boa tarde,
estou com sinusite e o medico recomendou clavulin ou novamox, dizendo para evitar os genericos. Entretanto, na farmacia vi que o Laboratorio Biosintetica pertence ao grupo Ache (fabricante do novamox), inclusive as caixas são iguais. Acabei comprando o genérico, devido a grande diferença de preço. Qual a sua opinião sobre os genericos? Corro o risco do tratamento ser prejudicado?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Eu não tenho nenhum problema com genéricos.

Mariano Wetdog
Visitante
Mariano Wetdog

Boa tarde,
Iniciei o tratamento ontem com Novamox, 875 mg de amoxicilina + 125 mg de clavulanato de potássio, 2 vezes ao dia, por causa de uma sinusite, porem desde que comecei o tratamento nenhum alimento fica em meu estômago, e normal devo consultar meu medico ou continuar… estou pensando em suspender o tratamento pois sinto meu corpo mole por causa dos vômitos e sem alimento no estômago.

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Efeitos gastrointestinais são relativamente comuns com a amoxicilina. Se você realmente não consegue se alimentar, o ideal é entrar em contato com o seu médico para que ele avalie uma troca de antibiótico.

Jessyca
Visitante
Jessyca

O uso da amoxicilina aumenta o nivel de monócitos? Fiz um hemograma e os monócitos estão elevados

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

O mais provável é que a infecção que você está tratando seja a causa.

Carl Mir
Visitante
Carl Mir

Olá, qual o tempo que demora para agir a amoxicilina+clavulanato, pois meu filho de 2 anos esta tomando a dois dias e ainda tem febre.

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Os efeitos dos antibióticos devem ser notados entre 24 e 72 horas. Se não houver nenhuma melhora após 3 dias, o ideal é reavaliar o tratamento.

luca
Visitante
luca

A amoxilina tem o potencial de interagir com o anticoncepcional seja ele pílula, injetável ou adesivo diminuindo o seu efeito ou até mesmo cortando ?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Não, não interfere.

Paula Gomes
Visitante
Paula Gomes

Boa tarde… Fiz um tratamento com amoxicilina+clavulanato pra sinusite por 10 dias… Estava me sentindo ótima… Após uma semana do término do tratamentos bebi cerveja e parece q voltou a sinusite de novo… Quanto tempo o remédio ainda faz efeito após terminar de tomalo? Cortou o efeito pq ingerir álcool? Obrigada

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Após uma semana do fim, o antibiótico já não está mais agindo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais