Amoxicilina (bula simples): para que serve e como tomar

Dr. Pedro Pinheiro

comment 118 Comentários


O que é amoxicilina?

A amoxicilina é um antibiótico que pertence à família das penicilinas, sendo classificada como uma penicilina de amplo espectro de 2ª geração.

As penicilinas são classificadas nas seguintes categorias:

  • Benzilpenicilinas: Penicilina cristalina, Penicilina G procaína, Penicilina benzatina e Penicilina V.
  • Penicilinas antiestafilocócicas: flucloxacilina, nafcilina, oxacilina, cloxacilina e dicloxacilina.
  • Penicilinas de amplo espectro: ampicilina, amoxicilina, ticarcilina, piperacilina.
  • Penicilinas de amplo espectro obtidas por associação com inibidores de ß-lactamase: Amoxicilina + ácido clavulânico, Ticarcilina + ácido clavulânico, Ampicilina + sulbactam e Piperacilina + tazobactam.

A amoxicilina é um antibiótico muito utilizado para o tratamento de infecções bacterianas das vias respiratórias ou como parte do esquema de antibióticos contra a bactéria H.pylori.

O efeito colateral mais comum da amoxicilina é a diarreia, que costuma surgir quando o antibiótico é utilizado em doses altas e por tempo prolongado.

Atenção: este texto não aspira ser uma bula completa da amoxicilina. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.

Diferenças entre amoxicilina e amoxicilina com clavulanato

A amoxicilina, assim como todos os antibióticos da família da penicilina, é um antibiótico que contém em sua estrutura molecular um anel chamado beta-lactâmico. Algumas bactérias desenvolvem resistência à amoxicilina por produzirem uma enzima, chamada beta-lactamase, que é capaz de destruir esse anel. A destruição do anel beta-lactâmico desarranja a estrutura molecular do antibiótico e o torna ineficaz.

O ácido clavulânico, ou clavulanato, é uma substância que inibe a beta-lactamase, impedindo que as bactérias produtoras desta enzima inativem a amoxicilina. Portanto, a adição do clavulanato à amoxicilina aumenta o seu espectro de ação, tornado-o eficaz contra uma diversidade maior de bactérias.

Você deve estar se perguntando: se a amoxicilina com clavulanato possui um espectro de atividade maior que a amoxicilina, por que então o meu médico me prescreveu apenas a amoxicilina pura?

A resposta é simples, para evitar o desenvolvimento de mais resistência, prescrevemos sempre o antibiótico com o menor espectro possível. Se uma bactéria é sensível à amoxicilina, não há por que usarmos uma formulação mais potente à toa. A associação com o clavulanato só está indicada quando suspeitamos que infecção possa ser resistente à amoxicilina pura.

Falamos especificamente da amoxicilina com clavulanato no artigo: Amoxicilina + Clavulanato – Como Tomar e Efeitos Adversos.

Para que serve

A amoxicilina é um antibiótico com atividade contra as seguintes bactérias:

  • Streptococcus spp.
  • Enterococcus spp.
  • Haemophilus influenzae.
  • Helicobacter pylori.
  • Listeria monocytogenes.
  • Salmonella spp.
  • Shigellae spp.
  • Escherichia coli.
  • Proteus mirabilis.

Em algumas regiões, porém, muitas das bactérias listadas acima já desenvolveram capacidade de produzir beta-lactamase, o que torna a amoxicilina pura insuficiente para o seu tratamento.

Em geral, a prescrição sem ácido clavulânico só deve ser feita se o médico conhecer o perfil de sensibilidade das bactérias em sua comunidade.

Habitualmente, a prescrição de amoxicilina “pura” pode ser feita nas seguintes doenças:

Nomes comerciais

A amoxicilina pode ser encontrada sob a forma genérica ou através dos seguintes nomes comerciais:

  • Amoxil.
  • Amoxina.
  • Camoxin.
  • Hiconcil.
  • Moxiplus.
  • Novocilin .
  • Novoxil.
  • Penvicilin.
  • Probenil.
  • Velamox.

A amoxicilina também pode ser encontrada em comprimidos para o tratamento da bactéria H.pylori, habitualmente com a seguinte composição: omeprazol, amoxicilina e claritromicina.

Como tomar

A amoxicilina é habitualmente vendida em comprimidos de 250 mg, 500 mg ou 875 mg. A forma em xarope pode ser encontrada nas formulações: 125 mg/5 mL, 200 mg/5 mL, 250 mg/5 mL ou 400 mg/5 mL.

A posologia habitualmente prescrita é de 500 mg de 8/8 horas ou 875 mg de 12/12 horas. Em casos mais graves, como nas pneumonias, a dose pode ser aumentada para 1.000 mg de 8/8 horas. Em geral, o tratamento é prescrito por 7 a 14 dias.

A amoxicilina pode ser tomada junto com a comida ou com o estômago vazio.

Bebês, crianças e adolescentes

Dose padrão: Oral: 40 a 45 mg/kg/dia em doses divididas a cada 8 horas; dose máxima: 500 mg/dose.

Esquema de altas doses: 80 a 90 mg/kg/dia em doses divididas a cada 12 horas; uma dose máxima não foi estabelecida; entretanto, alguns especialistas sugerem uma dose máxima diária de 4.000 mg/dia.

Pacientes com insuficiência renal crônica

Nos pacientes com doença renal crônica, a dose deve ser ajustada consoante a taxa de filtração glomerular (TFG):

  • TFG maior ou igual a 30 mL/minuto: não é necessário ajuste posológico.
  • TFG 10 a 30 mL/minuto: dose usual: 250 a 500 mg a cada 12 horas. Dose máxima 1000 mg 12/12h.
  • TFG menor que 10 mL/minuto: dose usual: 250 a 500 mg a cada 24 horas. Dose máxima 500 g 12/12h.
  • Pacientes em hemodiálise: dose usual: 250 a 500 mg a cada 24 horas; Dose máxima 500 g 12/12h. Obs.: nos dias de hemodiálise, administrar a dose após a sessão.

Efeitos colaterais

A amoxicilina é um antibiótico com baixa taxa de efeitos colaterais. Em geral, menos de 3% dos pacientes precisam suspender o tratamento devido a efeitos adversos.

Os efeitos colaterais mais comuns da amoxicilina, podemos citar:

  • Diarreia: a diarreia é o efeito colateral mais comum, especialmente quando o medicamento é tomado em altas doses ou por períodos prolongados.
  • Náusea e vômito: embora menos comum que a diarreia, náusea e vômito também podem ocorrer como efeitos colaterais.
  • Reações alérgicas: alergias à amoxicilina podem se manifestar como erupção cutânea, prurido, urticária, inchaço do rosto, lábios ou língua e dificuldade para respirar. Pessoas alérgicas à penicilina também são alérgicas à amoxicilina, já que a amoxicilina também é uma penicilina.
  • Candidíase: o uso de antibióticos a longo prazo pode levar ao crescimento excessivo de fungos, como a cândida, na boca, garganta, genitais ou trato gastrointestinal.
  • Função hepática prejudicada: embora rara, a amoxicilina pode afetar a função hepática, causando icterícia (pele e olhos de cor amarelada), desconforto abdominal, náuseas, vômitos e perda do apetite.

Quando a amoxicilina é administrada em pacientes com mononucleose, é frequente o surgimento de erupções de pele pelo corpo.

Contraindicações

Por ser um antibiótico da família das penicilinas, a amoxicilina, com ou sem clavulanato, é contraindicada para os pacientes com história de alergia à penicilina.

Gravidez e aleitamento materno

A amoxicilina é considerada segura durante a gravidez, uma vez que não demonstrou causar danos ao feto. Entretanto, ela só deve ser usada sob supervisão médica.

A amoxicilina é classificada como um fármaco de categoria B na gravidez (leia: Quais são os antibióticos permitidos na gravidez?).

A amoxicilina é excretada no leite materno em pequenas quantidades. Embora nenhum efeito adverso grave tenha sido observado em bebês, as mães lactantes devem consultar seu médico antes de tomar a amoxicilina. Se ocorrer diarreia, vômito ou erupção cutânea no bebê, a amamentação deve ser interrompida.

A amoxicilina não diminui a produção de leite.

Interações medicamentosas

A amoxicilina pode interagir com outros medicamentos, alterando sua eficácia ou aumentando o risco de efeitos colaterais. Algumas interações comuns incluem:

  • Varfarina: a amoxicilina pode aumentar o efeito anticoagulante da Varfarina, o que aumenta o risco de sangramento. Um ajuste da dose do anticoagulante pode ser necessário.
  • Alopurinol: a combinação de alopurinol e amoxicilina pode aumentar o risco de reações alérgicas na pele.
  • Metotrexato: as penicilinas podem aumentar a concentração plasmática do metotrexato.
  • Probenecida: pode aumentar a concentração sérica de penicilinas.
  • Tetraciclinas: pode diminuir o efeito terapêutico das penicilinas.

A amoxicilina pode ser administrada em mulheres que usam anticoncepcional hormonal. Não há estudos que comprovem redução do efeito da pílula (leia: Quais antibióticos cortam o efeito da pílula anticoncepcional?).

Superdosagem

Uma sobredosagem de amoxicilina pode causar sintomas como náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. Em casos de overdose, é importante buscar atenção médica imediatamente. O tratamento pode incluir lavagem gástrica, administração de carvão ativado e administração de fluidos intravenosos para prevenir a desidratação.

Lembre-se sempre de seguir as instruções de seu médico e ler o folheto informativo antes de tomar amoxicilina. Não compartilhe sua medicação com outras pessoas, mesmo que elas tenham sintomas semelhantes, pois cada pessoa pode precisar de tratamento diferente.

Dúvidas frequentes

A amoxicilina é eficaz contra infecções virais?

Não, a amoxicilina é um antibiótico, ela atua apenas contra bactérias. Assim como qualquer outro antibiótico, ela não é eficaz no tratamento de gripes, resfriados, Covid-19 ou outras doenças provocadas por vírus.

A amoxicilina pode ser utilizada para tratar infecções fúngicas?

Não, a amoxicilina não é eficaz no tratamento de infecções fúngicas. Para tratar infecções causadas por fungos, são necessários medicamentos antifúngicos específicos. O uso excessivo de amoxicilina pode, inclusive, aumentar o risco de micoses.

Quanto tempo leva para a amoxicilina começar a fazer efeito?

Geralmente, a amoxicilina já começa a agir dentro de 1 a 2 horas após a sua ingestão. No entanto, o tempo necessário para que os sintomas da infecção melhorem costuma ser de 24 a 48 horas, dependendo da gravidade da infecção e da resposta individual do paciente ao medicamento.

Posso beber álcool enquanto estiver tomando amoxicilina?

Embora o álcool não interaja diretamente com a amoxicilina, o consumo de bebidas alcoólicas pode enfraquecer o sistema imunológico e atrapalhar na recuperação do paciente. Explicamos essa situação com detalhes no artigo: Misturar antibióticos com álcool: qual é o risco?

O que devo fazer se esquecer de tomar uma dose de amoxicilina?

Se você esquecer de tomar uma dose de amoxicilina, tome-a assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue com o horário regular de administração. Não tome uma dose dobrada para compensar a dose esquecida.

A amoxicilina serve para baixar febre?

A amoxicilina não é um antitérmico. Porém, se a febre estiver sendo causada por uma bactéria sensível à amoxicilina, a tendência é que a febre ceda após 24 a 48 horas de uso do antibiótico.

É permitido tomar amoxicilina junto com dipirona, paracetamol ou ibuprofeno?

Sim, não há problema algum.

Amoxicilina é bom para infecção urinária?

Em geral, sim. A amoxicilina é um dos tratamentos possíveis para infecção urinária não complicada.

De quantas em quantas horas devo tomar a amoxicilina?

Depende da dosagem do comprimido ou do xarope, do tipo de infecção e da gravidade. Em geral, as posologias mais usadas são 500 mg de 8/8 horas ou 875 mg de 12/12 horas. Porém, em casos mais graves, a dose pode ser aumentada para até 1000 mg de 8/8 horas.

Amoxicilina serve para garganta inflamada?

Depende da causa da inflamação. Se for uma faringite estreptocócica em paciente que não costuma ter infecção de garganta, sim, a amoxicilina pode ajudar. No entanto, se for uma dor de garganta de origem viral ou uma faringite bacteriana em paciente com faringite de repetição, a amoxicilina não costuma ter efeito.

A amoxicilina pode causar descoloração nos dentes?

A amoxicilina habitualmente não causa descoloração nos dentes. No entanto, em casos raros, especialmente quando administrada a crianças muito pequenas, pode ocorrer uma descoloração temporária dos dentes. É importante manter uma boa higiene bucal durante o tratamento com amoxicilina.

Posso tomar amoxicilina se tiver alergia à penicilina?

Não, a amoxicilina é uma penicilina.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


118 respostas para “Amoxicilina (bula simples): para que serve e como tomar”

  1. Mayane

    Bom dia doutor, estou com inflamação de garganta e por engano ontem q eu n olhei a validade tomei amoxicilina vencida, é hoje q é o dia seguinte tomei na validade certa tem algum problema ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O mais provável é que a primeira dose não faça efeito adequadamente.

  2. Luiz Gustavo

    Parabéns pela disposição de criar um artigo com tanta riqueza de detalhes!
    Estou com infecção na garganta e em tratamento, e suas explicações esclareceram muito sobre a condição e o tratamento!

    Principalmente no ponto sobre o médico receitar amoxicilina pura… era minha principal dúvida.

    Obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Que bom que o texto ajudou, Luiz.

  3. Ronaldo Rodrigues de Almeida

    Amoxicilina pode dar indisposição, fraqueza ou algo do tipo? Tive uma infecção na garganta e os sintomas já desapareceram praticamente, mas estou sem força pra fazer nada e ainda está na metade dos comprimidos. Também não consigo comer direito, me chega a dar ânsia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  4. Salatiel e Silva Soares

    Amoxicilina serve para tira catarro dos pulmões. Comecei tomar faz dos dias. Deu diarréia e dor nas costas. Pode ser efeito da amoxicilina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1. Serve se a causa do catarro for uma infecção causada por uma bactéria sensível à amoxicilina.
      2. Sim, pode ser efeito colateral do antibiótico, principalmente a diarreia.

  5. Clóvis Pinto da Silva

    Amoxicilina serve mesmo para dente inflamado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É uma opção. Mas para infecções odontológicas, geralmente se usa amoxicilina com ácido clavulânico.

  6. Silvana

    Boa noite, quem tem que fazer a cirurgia do coração pode tomar amoxicilina? Aguardo resposta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se houver indicação para uso de amoxicilina, sim.

  7. João Bosco

    Amoxicilina serve para garganta inflamada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode ser uma das opções.

  8. Vera Lúcia

    Eu tomo anticoagulante, posso tomar amoxicilina? Qual o risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qual anticoagulante?

  9. Marcus

    Boa noite!

    O médico receitou para minha filha amoxilina 400/5ml, tomar 5ml de 12/12h por 10 dias

    Eu tenho em casa amoxilina 250/5ml, Posso dar esse para minha filha?

    E qual seria a dosagem recomendada desse antibiótico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, é igual. O médico prescreveu 400 mg de 12/12h, o que dá 8 ml de 12/12h no frasco com concentração 250 mg/5 ml.

  10. Adalto

    Estou tomando amoxicilina é minha boca está cheia de afta ….acredito que foi por causa do antibiótico

  11. Ana

    Tomei esse remédio para infecção de ouvido e agr estou com coceira vaginal o que devo fazer? Será que continuo tomando?
    (Não prático relações sexuais)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Uso de antibióticos aumenta o risco de candidíase vaginal. Pode ser essa a causa da coceira. Procure a sua ginecologista.

  12. Isabel

    meu médico passou amoxicilina 500 mg de 12 em 12 h por 5 dias devido infecção na garganta. Ele disse que não tava muito infeccionada e sim que estava mais irritada. Mas o uso de antibióticos não é de no mínimo 7 dias. Posso tomar apenas 5 dias mesmo? por favor, tire essa dúvida.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isabel, eu não posso prescrever ou alterar prescrições pela internet. A única coisa que posso dizer é que a literatura médica indica que o tratamento das faringites bacterianas com amoxicilina deve ser feito por 10 dias. Converse com o seu médico para saber por que ele optou por fazer apenas metade do tempo.

  13. Andressa

    Meu filho tomou amoxicilina com clavulanato durante 10 dias para amidalite bacteriana á 50 dias atrás, e ontem voltou novamente e o médico receitou o mesmo antibiótico. Pode tomar o mesmo antibiótico com menos de 60 dias e faz o mesmo efeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode.

  14. Danielli Kock Silveira

    Oi estou no 5° dia de amoxilina calvulanato e notei pouca diferença no tratamento da minha sinusite 😔😔

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com 5 dias de antibiótico já era para você ter notado alguma melhora.

  15. Ive

    7 dias de pylori pac é o suficiente para bactéria H pylori

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O mais recomendado atualmente são 14 dias.

  16. Danilo Choichit

    Conheci o site somente hoje, 18 de janeiro de 2018. 10 anos depois de vocês o terem lançado. Só quero dar os parabéns pela iniciativa. Achei genial vocês doarem O tempo de vocês de maneira tão útil. Novamente, meus parabéns!

  17. Felipe Luiz da Silva

    Posso tomar amoxicilina com calvulonatode 875mg Pará combater herpes genital?? Serve?? Eu posso comprar e já começar a tomar??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não serve. Antibiótico só trata infecção bacteriana. Herpes é um vírus.

  18. Viviane

    Dr. Pedro, estou tomando amoxicilina e clavulanato de 875 mg. Iniciei o tratamento na segunda a noite, porém hoje e amanhã não vou tomar mais porque me deu enjoo, náuseas e dor de cabeça.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Então você precisa substituir por outro. Não pode interromper o tratamento antibiótico no meio. Entre em contato com o seu médico.

  19. eliene maria

    Dr Pedro Pinheiro a amoxicilina + clavulanato de potássio 500 mg +125 mg e bom para sinusite para quem deu AVC,

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A amoxicilina com clavulanato serve para sinusite, independentemente da história de AVC.

  20. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    1- Sim
    2- Costuma funcionar, apesar de não ser a primeira opção.

    1. THALIA

      Amoxicilina, Ibuprofeno, sertralina e loitil cortam o efeito do diad a pilula do dia seguinte de dois comprimidos ?

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Não há evidências disso.

  21. Adriana

    Boa noite, sou hipertensa, amoxicilina clavulanato altera a pressão?? Minha pressão subiu muito, quando tomei. Será que é por causa do antibiótico???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não faz muito sentido que a culpa seja do antibiótico.

  22. Anna Paulla

    Gente de Deus ,eu tomei o remédio errado ,era pra tomar de 8 em 8h e eu tomei 6h e 10 da manhã

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Basta tomar o próximo 8 horas depois da última dose. Ou seja, às 18h. Em princípio, não deve haver maiores problemas.

  23. Luciana

    Gostaria de saber se amoxilina com clavuranato contem sufla

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  24. Rosana lopes

    Bom dia,
    gostaria de saber se a medicação em questão influencia em alguma coisa para o exame toxicológico que é exigido para a carteira de habilitação?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não.

  25. Rafael Amorim

    Boa tarde,
    estou com sinusite e o medico recomendou clavulin ou novamox, dizendo para evitar os genericos. Entretanto, na farmacia vi que o Laboratorio Biosintetica pertence ao grupo Ache (fabricante do novamox), inclusive as caixas são iguais. Acabei comprando o genérico, devido a grande diferença de preço. Qual a sua opinião sobre os genericos? Corro o risco do tratamento ser prejudicado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu não tenho nenhum problema com genéricos.

  26. Mariano Wetdog

    Boa tarde,
    Iniciei o tratamento ontem com Novamox, 875 mg de amoxicilina + 125 mg de clavulanato de potássio, 2 vezes ao dia, por causa de uma sinusite, porem desde que comecei o tratamento nenhum alimento fica em meu estômago, e normal devo consultar meu medico ou continuar… estou pensando em suspender o tratamento pois sinto meu corpo mole por causa dos vômitos e sem alimento no estômago.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Efeitos gastrointestinais são relativamente comuns com a amoxicilina. Se você realmente não consegue se alimentar, o ideal é entrar em contato com o seu médico para que ele avalie uma troca de antibiótico.

  27. Jessyca

    O uso da amoxicilina aumenta o nivel de monócitos? Fiz um hemograma e os monócitos estão elevados

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O mais provável é que a infecção que você está tratando seja a causa.

  28. Carl Mir

    Olá, qual o tempo que demora para agir a amoxicilina+clavulanato, pois meu filho de 2 anos esta tomando a dois dias e ainda tem febre.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Os efeitos dos antibióticos devem ser notados entre 24 e 72 horas. Se não houver nenhuma melhora após 3 dias, o ideal é reavaliar o tratamento.

  29. luca

    A amoxilina tem o potencial de interagir com o anticoncepcional seja ele pílula, injetável ou adesivo diminuindo o seu efeito ou até mesmo cortando ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não interfere.

  30. Paula Gomes

    Boa tarde… Fiz um tratamento com amoxicilina+clavulanato pra sinusite por 10 dias… Estava me sentindo ótima… Após uma semana do término do tratamentos bebi cerveja e parece q voltou a sinusite de novo… Quanto tempo o remédio ainda faz efeito após terminar de tomalo? Cortou o efeito pq ingerir álcool? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Após uma semana do fim, o antibiótico já não está mais agindo.

  31. Leide Santos

    Bom dia, estou desesperada meu filho tem 11 meses e a pediatra receitou 2, 5 duas vezes ao dia de amoxilina+clavulanato de potassio durante 10 dias,mas acabei me confundindo e dando 5 duas vezes por dias so depois de três dias fui reaparar meu erro, e agora o que faço? Vou prejudicar meu bebe? Me ajude. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O problema é um maior risco de efeitos colaterais, tipo diarreia ou vômitos. Agora, passe a dar a dose correta.

  32. Aline Chaves Mattos

    Estou gestante e estou tomando clavulin, passei mal e fui ao upa o medico me receitou amoxicilina, tem algum problema trocar de antibiótico assim ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, mas eu não entendi por que ele trocou.

  33. Eline Naiare

    Meu bebê tem 1 ano e 1 mês e o médico prescreveu 5 ml de 8/8 amoxicilina + clavulanato. Tem algum problema eu dar esse medicamento por causa da idade?
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a criança tem uma infecção bacteriana, não tem problema usar antibióticos.

  34. Augusto Douglas

    Tem algum perigo de amamentar e usando este medicamento??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pequenas quantidades do antibiótico podem passar para o bebê. Porém, isso não costuma causar efeitos colaterais. Em geral, os benefícios para mãe são maiores que os riscos para o bebê.

  35. Josiane

    Minha filha esta tomando amoxicilina agora o médico passou amoxicilina com clavulanato de potássio pode trocar no meio do tratamento?
    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  36. Douglas Júnior Aracnídeo

    O amoxicilina cápsula 500mg e o amoxicilina líquido 500mg/5mL tem o mesmo efeito? Tenho dificuldades em tomar comprimidos, principalmente cápsula.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é igual.

  37. edilaine

    ola doutor,fiz tratamento com amoxicilina com acido clavulanico no dia 08-03-2015 durante 7 dias,mas onten fui no hospital com dor no dente siso e a dentista receitou amoxicilina de 500 mg,para combater uma infecçao,minha duvida e,posso repetir antibiotico dentre de 2 meses,nao tem perigo de ocorrer bacteria generalizada por causa da mendicaçao repetida em pouco tempo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema.

  38. Slack

    Doutor,estou a tomar amoxicilina 875mg com ácido clavulânico 125 mg devido a um dente do siso infetado. Posso juntar omeprazol para proteger o estomago ou o omeprazol vai fazer com que o antibiotico nao de efeito na infecao?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O omeprazol não atrapalha o efeito, mas ele também não protege contra os efeitos colaterais gastrointestinais da amoxicilina.

  39. vanda

    Bom tarde meu filho estava tomando azitromicina só q a febre não estava passando o médico passou agora a amoxilina com clavulanato de 400mg 5ml de 8 em 8horas só q esta dando diarreia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Diarreia é um efeito colateral muito comum, tanto da azitromicina quanto da amoxicilina com clavulanato. Tem que conversar com o pediatra. Se for uma diarreia leve, pode não ter problema continuar.

  40. Barcelona Lima

    Boa noite!

    comecei o tratamento da amoxicilina 875+ clavulanato de potássio 125, vi que foi dito que tem que ser pelo menos por 7 dias, mas o doutor passou 6 de 2 em 2 hs, e a embalagem vem só com 12 tbm…Será que está certo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Amoxicilina + clavulanato de 2 em 2 horas? Nunca ouvi falar dessa posologia.

  41. Claudia

    Boa Noite
    Meu cão está a tomar Augmentin Forte de 250mg e quem passou foi a veterinaria ela diz que ele tem infeçao urinaria mas já fez 5 dias e não vejo que ele esteja melhor. É normal? Ou já devia estar melhor? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Claudia, lamento, mas eu não sou veterinário, não tenho a menor ideia de como os cães respondem aos antibióticos. Se fosse um humano, já deveria ter melhorado nas primeiras 48 horas.

  42. Charlin César

    Dr. Pedro. O que o Senhor quis dizer na frase “ou como parte do esquema de antibióticos contra a bactéria H.pylori.”? Quer dizer que essa medicação necessita de algum complemento para matar o H.pylori?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Exatamente.

      1. Charlin César

        Que tipo de complemento seria?

  43. Charlin César

    Dr. Pedro. Meu médico prescreveu amoxilina 875 + clavulanato de potássio 125, 2 vezes ao dia, por 10 dias, após ter diagnosticado faringite. Estou sentindo muitas cólicas intestinais durante todo o dia, e estou apenas no terceiro dia ainda. Será que preciso ir mesmo até o 10.º dia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim. Outra opção é entrar em contato com o seu médico, relatar os efeitos colaterais e solicitar um antibiótico alternativo. O que não pode é fazer o tratamento pela metade.

  44. Carminda

    Bom dia, na semana passada estiva com uma amigdalite, tomei amoxicilina+ acido clavulânico 875mg/125mg, tomei a dose prescrita pelo médico durante 8 dias e o ultimo comprimido hoje de manhã. Ontem final do dia senti que tinha umas 2 ou 3 borbulhas a nascer nas costas, mas nada de especial e um pouco de comichão. Hoje acordei com pequenos vermelhões pelo corpo todo, mas quase não tenho comichão, nem febre. Poderá ser efeito secundário da medicação que só tenha aparececido após uma semana? Se não melhorar amanhã pretendo ir ao médico. Mas gostava de tirar a dúvida nunca tive uma reação deste género. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode ser efeito da droga.

  45. Edésio Vasconcelos

    Estou tomando amoxicilina 500mg receitado pelo médico, faltam quatro comprimidos para terminar o tratamento, posso continuar o tratamento com a amoxicilina com clavulanato de potássio pois já tenho em casa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. São antibióticos com espectros de ação diferentes.

  46. Vitor Farias

    Dr, bom dia. Estava com a garganta muito inflamada, apresentando pûs. Fui na emergência e o médico receitou amoxilina com clavulanato de 12 em 12h por 7 dias. Tomei por 3 dias e resolvi parar pois achava q estava curado. 3 dias após, a inflamação retornou e voltei a tomar o restante da caixa. Admito que errei e agora não sei como devo proceder para corrigir. A caixa está acabando, estou novamente aparentemente bem mas estou com dúvidas se devo comprar mais uma caixa ou se devo parar novamente. Aqui aonde eu moro tenho dificuldades de voltar ao médico e por isso estou procurando esta informação. Agradeço antecipadamente!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que completar pelo menos 7 dias ininterruptos de tratamento.

  47. rafaela tavares

    Olá, estou grávida de provavelmente um mês e meio(não fiz uma ultra ainda pra saber direito).Estou com infecção urinária e a médica me deu a receita de amoxicilina+clavulanato de potássio 500mg+125mg.Li na bula que grávida até o terceiro trimestre de gestação não pode tomar!Estou com medo de fazer mal para o meu bebê.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A amoxicilina com clavulanato pode ser usada na gravidez. Ela é considerada uma droga classe B. Não tem problema.

      Fui procurar algumas bulas na Internet e, em pelo menos 3 delas, não há nada escrito em relação ao antibiótico ser proibido na gravidez.

  48. Cassio Bastos

    Ola,
    Estou com sinusite, comecei a tomar Clavulim BD no dia 01/11, tenho que tomar por 14 dias a cada 12 hs, mas estou sentindo mal estar, pés e mãos dormentes, dor de cabeça e um pouco de tontura, gostaria de saber se é melhor parar o remedio e tentar trocar por outro no medico.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não acho que esses sintomas sejam necessariamente por causa da amoxicilina, até porque não são estes os efeitos colaterais habitualmente descritos do medicamento.

      1. Cassio Bastos

        Mas depois que comecei a tomar e que veio estes problemas.

  49. Miguel

    Boa noite, estou a tomar 875 mg de amoxicilina + 125 mg de acido clavulanico ha 4 dias (o tratamento que o medico mandou fazer foi de 8 dias) e estou com diarreia desde entao, sendo que n é aquela diarreia com necessidade de ir a correr para a casa de banho, mas sempre que vou evacuar, sai diarreia. Sera que posso continuar a tomar o medicamento ate ao fim como foi prescrito? Atentamente e muito agradecido.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a diarreia não está incomodando, não precisa suspender.

  50. Jéssica

    Olá,
    Extrai um dos meus sisos superiores hoje. O dentista recomendou que tu tomasse 4 comprimidos de amoxicilina de 500 mg uma hora antes da cirurgia. Tive diarreia uns 20 minutos depois. Há chance de os comprimidos não terem feito efeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, com 20 minutos os comprimidos ainda não chegaram nos intestinos.

  51. Pablo Muniz

    Bom, eu e minha namorada fizemos sexo, e eu e ela a gente tem muito medo, por isso a gente sempre se protege, fizemos de camisinha, tudo seguro, mas ai percebi que um pouco de esperma vazou, bom, ai comprei a pilula do dia seguinte pra garantir, chamado Hora H uno levonorgestrel, bom ela tomou, mas ela estava doente, então ela estava tomando um antibiótico chamado amoxicilina, e muita gente diz que antibióticos cortam o efeito de pilulas anticoncepcionais, bom fiquei logo com medo, pesquisei em vários sites e todos diziam que amoxicilina corta o efeito de pilulas anticoncepcionais, e até agora ainda estou com medo, bom quero saber da palavra do Sr Doutor, amoxicilina corta ou não corta o efeito de pilulas anticoncepcionais, estou com bastante medo, Obrigado !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não corta o efeito, não. Dê uma lida nesse texto aqui: https://www.mdsaude.com/2008/12/interao-medicamentosa-anticoncepcionais.html

      1. Pablo Muniz

        Muito bom trabalho doutor, obrigado pela dúvida !

  52. lucio

    O CLAVULIN do lab. Gsk pode tambem ser usado no tratamento da gonorreia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O clavulin não costuma ser indicado para tratar gonorreia.

      1. lucio

        Obrigado Dr. ,Percebi esta madrugada tenho o medicamento e por conta do descaso com a area da saude publica aqui em meu municipio, pensei em administra-lo, infelizmente terei que procurar um profissional particular, mesmo sem tantas condições, meio que me encontro em desespero e se puder saber se posso me tranquilizar pois so poderei me consultar no inicio do proximo mês.
        Mas uma vez agradeco a atenção disposta ao meu caso Boa Tarde!

  53. Marco

    Bom trabalho

    tomei amixicilina por causa de infeção polmunar e polipos nazais durante 8 dias de 12 em 12 horas mas está a voltar acha que devo voltar a ir ao medico ? para ele receitar mais ?

    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, mas se não curou de vez ele provavelmente vai trocar o antibiótico.

  54. Randerson Lobato

    Olá, tomei amoxicilina durante 8 dias (de 8 em 8 horas), há 4 semanas atrás, por conta de uma bactéria na garganta. De lá pra cá, percebi que estão aparecendo uns sinais vermelho nos meus braços e peito, parecem pequenos pontos de sangue. Isso pode ter algo a ver com a Amoxicilina? Sendo que já havia tomado o remédio no início do ano por conta de uma bronquite. Obrigado pela atenção.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não deve ter relação com o antibiótico, ainda mais depois de 4 semanas.

  55. Daniela

    Boa noite, estou na pausa do anticoncepcional e como tive uma infecção urinária, foi-me recomendado tomar a Amoxicilina+Acido Clavulanico. Contudo, tive relações durante estes dias. Perguntei ao medico se este medicamento corta o efeito da pilula e ele respondeu que não. Também li aqui o que o Senhor escreveu e vi que tambem falava que nao cortava. Contudo, fiz tantas pesquisas e todaa elas falam que a Amoxicilina corta o efeito da pilula. Agora estou com muito medo de estar gravida. Este medicamento corta ou nao corta o efeito?
    Obrigada pela atençao.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não corta. Os sites que você andou vendo estão desatualizados.

  56. Fábio

    Estou com amigdalite bacteriana e comecei, devido isso, a tomar amoxilina pura. Depois de 3 dias, vi que nao houve efeito satisfatório e hoje comecei a tomar a amoxilina com o ácido. Existe algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, mas se foi por conta própria, sugiro que você entre em contato com o seu médico para avisá-lo.

      1. Ana

        Estou tomando amoxilina com clavulanato de potássio 875 +125 mas não to respeitando os horários devido a correria faz algum mal terá o mesmo efeito no caso e de 12 em 12 estou no 5 dia houve melhora corro algum risco de resistência??

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim, corre risco de criar resistência.