Furúnculo: causas, locais comuns e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 120 Comentários


O que é um furúnculo?

O furúnculo, conhecido popularmente como cabeça de prego, é uma infecção de pele em forma de abscesso que ocorre quando há infecção do folículo piloso por uma bactéria, habitualmente, pelo Staphylococcus aureus.

Ao contrário da foliculite, que é uma infecção localizada e restrita ao folículo piloso, o furúnculo surge porque a infecção se alastra pelo tecido subcutâneo ao redor do folículo.

Chamamos de furunculose quando o paciente desenvolve múltiplos e recorrentes furúnculos.

Como surge

Em geral, a bactéria Staphylococcus aureus está presente na superfície da nossa pele e não consegue penetrá-la, a não ser haja alguma ferida. Qualquer lesão de pele, por menor que seja, pode servir como porta de entrada para bactérias, incluindo picadas de mosquitos, escoriações, feridas por lâmina de barbear ou lesões causadas por agulhas.

Os furúnculos ocorrem mais frequentemente em áreas de pelos, úmidas e mais expostas a atritos, como são as nádegas, virilhas, axilas, coxas, face e pescoço.

Como se forma um furúnculo
Como se forma um furúnculo

Quando mais de um folículo piloso de uma mesma região se infecta, os vários furúnculos criados podem se fundir, provocando um abscesso bem extenso, que recebe o nome de carbúnculo. Essa lesão ocorre habitualmente nas costas ou na nuca e apresenta vários pontos de drenagem.

É importante destacar que o furúnculo não é uma espinha gigante. Apesar de ambas serem infecções dos folículos pilo-sebáceos, o processo de formação da acne e a bactéria responsável pela infecção são diferentes nas duas doenças.

Todavia, cabe ressaltar que, como a acne é uma lesão de pele, ela pode acabar servindo como uma porta de entrada para o Staphylococcus aureus, sendo, portanto, um fator de risco para o desenvolvimento de furúnculos.

Se você quiser saber mais sobre a formação de cravos e espinhas, leia: Acne (cravos e espinhas) – Causas e tratamento

Fatores de risco

Todo mundo faz, com alguma razoável frequência, pequenas lesões de pele nas regiões mais propícias à formação dos furúnculos, porém, nem todo mundo desenvolve furúnculos a toda hora. Muitas vezes, o nosso sistema imunológico é capaz de neutralizar a invasão de bactérias para o nosso tecido subcutâneo.

O risco de desenvolver furúnculos é maior em pessoas com elevada colonização de bactérias Staphylococcus aureus na pele e na região dentro das narinas, e em indivíduos com alguma deficiência do sistema imunológico. Fatores genéticos também parecem estar ligados, sendo a história familiar de furunculose um fator de risco importante.

Além da predisposição genética, podemos também citar outros fatores de risco já reconhecidos para a formação de furúnculos:

O convívio próximo com pessoas que costumam ter furúnculos com frequência parece aumentar o risco. Partilhar roupas de cama, toalhas e roupas pessoais também elevam o risco de furunculose.

Sintomas

O furúnculo inicia-se geralmente como um nódulo subcutâneo inflamado, doloroso e bem avermelhado ao redor. Os furúnculos, em geral, são pequenos, sendo um pouco maiores que um grão de feijão ou ervilha.  Porém, em alguns casos, eles podem ser bem grandes, chegando a ficar maiores que uma bola de ping-pong.

Conforme a infecção vai evoluindo, dentro do folículo vão se acumulando pus e células mortas, causando um grande aumento de pressão no tecido subcutâneo. Esse aumento de pressão faz que com que surja no centro da lesão um ponto amarelado ou esbranquiçado, que é o pus sendo empurrado para fora do folículo.

Em alguns casos, o acúmulo de material purulento no abscesso é tão grande que o furúnculo “estoura” sozinho, drenando espontaneamente grande quantidade de pus. Muitas vezes, porém, o furúnculo não se rompe espontaneamente, e ajuda médica é necessária para drenar o abscesso.

Abscessos muito volumosos e profundos podem deixar cicatrizes. Algumas lesões podem também formar pequenos buracos na pele após serem drenadas. Nas lesões maiores, uma massa de tecido morto, com formato mais moldado e pastoso, conhecida como carnegão, pode ser expelida. A retirada desse carnegão é essencial para a cura da infecção.

Foto de furúnculos

Na maioria dos casos, os furúnculos não provocam maiores complicações e desaparecem logo após serem drenados.

Lesões pequenas podem se curar sozinhas, sem precisar de drenagem mecânica. Contudo, a presença de bactérias virulentas como o Staphylococcus aureus no tecido subcutâneo é um risco para disseminação das mesmas pela corrente sanguínea.

A invasão da circulação sanguínea por bactérias é chamada de bacteremia e pode levar a quadros graves, como endocardite, sepse, abscesso cerebral ou osteomielite.

Habitualmente, a presença de um furúnculo não provoca febre nem grande comprometimento do estado geral. Quando presentes, estes sinais indicam que a infecção pode não estar mais restrita à pele e complicações podem surgir.

Um abscesso na região do cóccix, porção final da coluna, já próximo ao ânus, pode não ser um furúnculo, mas sim um cisto pilonidal.

Para ver mais imagens de furúnculos e carbúnculos, acesse o seguinte link: Fotos de furúnculos e carbúnculos.

Tratamento

Não se deve nunca espremer um furúnculo. O processo de drenagem, quando indicado, tem que ser feito de forma asséptica e pouco traumática para reduzir o risco de cicatrizes esteticamente indesejáveis e evitar que novas bactérias penetrem para dentro da pele.

A drenagem feita de forma equivocada pode facilitar uma nova infecção da área e a propagação de bactérias para a corrente sanguínea.

Em geral, os furúnculos se rompem espontaneamente após alguns dias. Na maioria dos casos, compressas úmidas com água quente, pelo menos 3 vezes por dia, são suficientes para acelerar a drenagem espontânea. Não utilize pomadas para tratar furúnculos por conta própria. Na maioria dos casos elas não são necessárias. A limpeza da lesão pode ser feita apenas com água e sabão neutro. Antibióticos também não costumam ser necessários.

Nos casos de grandes abscessos, que não drenam espontaneamente após alguns dias, uma pequena incisão feita pelo médico pode ser indicada para acelerar o processo de cura. A drenagem médica costuma ser feita nos casos de furúnculos que:

  • Duram mais de 10 dias.
  • Apresentam extensa área inflamada ao redor.
  • Estão localizados em áreas de risco para complicação, como a face e regiões próximas da coluna vertebral.
  • Provocam febre.
  • São lesões múltiplas (carbúnculos).

Quando usar antibióticos?

Em algumas situações, o uso de antibióticos após a drenagem do abscesso pode estar indicado. São elas:

  • Múltiplos abscessos.
  • Furúnculo com mais de 2 cm de diâmetro.
  • Furúnculo com extensa área de celulite (inflamação) ao seu redor.
  • Febre.
  • Ausência de melhora da lesão após a drenagem.
  • Pacientes com algum grau de imunossupressão.

O uso de antibióticos não é sempre necessário. Depende da gravidade do caso e do estado clínico do paciente. Quando o médico opta pelo tratamento com antibióticos, oxacilina, flucloxacilina, cefalexina, cefradina, Trimetoprim-sulfametoxazol ou clindamicina são as opções mais indicadas.

Furúnculos de repetição

Se o paciente tiver quadros repetidos de furúnculo pelo corpo, ele deve ser referenciado a um dermatologista. O primeiro passo é confirmar se ele tem mesmo furúnculos ou se as lesões são de hidradenite supurativa.

Se forem mesmo furúnculos, o médico deverá tentar tratamentos para descolonizar a pele. Mupirocina intra-nasal e limpeza do corpo com solução de clorexidina é uma das opções usadas.

Cultura de material da lesão pode ser feita nos casos resistentes para guiar a escolha de um antibiótico para o tratamento.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


120 respostas para “Furúnculo: causas, locais comuns e tratamento”

  1. Marcelo Lucas de Oliveira Lopes

    estou a uma semana com um furunculo na perna estou tomando antibiotico mais a dor so aumenta ate pra andar esta dificil sera que preciso volta no medico

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se já tem uma semana de tratamento e não houve melhora, sim. O melhor é ser reavaliado. Talvez o furúnculo tenha que ser drenado.

  2. Natália Torres

    É preciso ter cuidado ao se publicar determinadas coisas que podem levar aos leigos desinformção ou despreocupação em relação aos furúnculos e outros tipos de infecções provocadas pela Staphylococcus aureus…A grande maioria já desconhece problemas de sepse provocados por furúnculos, carbúnculos, folicutes devido à própria cultura ou mito popular de ter que espremer os cravos e espinhas ou mesmo furúnculos. Certamente em algum ponto já estão infectados por S. aureus e isso por si só já é risco de sepse e óbito. Conheço várias pessoas que vieram a óbito por “cutucar”, coçar ou “espremer” espinhas ou outro tipo de lesão semelhante e isso ocasionar o óbito devido à sepse. Daí meu interesse em pesquisar a S. aureus e me especializar em Infectologia. Pois o que mais vejo na área de saúde e sou professora (com mestrado e doutorado) nos Cursos de Medicina e Enfermagem e a contaminação cruzada é espantosa. A partir daí, desde 2018 fazemos cultura e teste de sensibilidade a antibióticos e verificamos que as cepas atualmente do S. aureus estão mais patogênicas na verdade e resistentes a todos os antibióticos supracitados. Obviamente, há necessidade de realizá-lo em cada paciente para acertar o tratamento e iniciá-lo o mais precocemente possível a fim de se evitar tais óbitos. Já tive muitos furúnculos quando criança, mas felizmente naquela época os antibióticos e as bactérias não eram multirresistentes como agora. Att

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Oi, Natália, a frase “É preciso ter cuidado ao se publicar determinadas coisas que podem levar aos leigos desinformação ou despreocupação em relação aos furúnculos e outros tipos de infecções provocadas pela Staphylococcus aureus” é uma crítica a algo que você leu no meu texto ou é somente um alerta geral? Fui até reler a parte do tratamento, e a primeira coisa que digo é exatamente que nunca se deve espremer um furúnculo.

  3. Nayara Mariano

    Tinha um tumor na minha axila, devido ter estourado abriu um buraco é sai muita secreção. Oque devo fazer???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Um médico precisa ver essa lesão. Se ficou um buraco, há risco de contaminação por bactérias da pele. Tem que tratar a ferida adequadamente.

  4. Ademilson

    O furúnculo é transmissível ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O furúnculo em si não é transmissível, mas a bactéria causadora pode passar de uma pessoa para outra.

  5. Geverson silva

    Boa noite, minha filha já está há quase dois anos saindo furúnculos, já levei em todos os tipos de especialistas, mas até agora não parou de sair. Não sei mais o que fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Lamento saber sobre a situação da sua filha. Infelizmente, sem mais informações sobre o histórico médico e a saúde geral dela, é difícil fornecer uma resposta precisa. No entanto, gostaria de sugerir que você continue procurando ajuda médica. É importante que ela seja avaliada por um dermatologista para determinar a causa dos furúnculos e encontrar o melhor tratamento. Além disso, é importante que sua filha mantenha boas práticas de higiene para minimizar o risco de infecções. Ela está provavelmente colonizada pela bactéria que provoca os furúnculos. Se você já tentou vários especialistas e ainda não encontrou uma solução, pode ser útil procurar um médico especialista em doenças infecciosas.

  6. Vera Pereira dos Santos

    Boa tarde me deu dois lados da axila devo procurar dermatologista ou clínica médica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dermatologista é melhor.

  7. Magui José

    Gostaria de saber se o furúnculo é transmitido através de práticas sexuais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  8. André Vinícius

    Parabéns pelo conteúdo, bem esclarecedor.

    1. DANIELA

      Muito útil suas explicações , vai direto ao ponto
      Estou com um aqui na minhas nádegas tem uma semana, já tomei remédio e ela mesmo, extorou agora tô tratando fazendo a limpeza e passando pomada.

  9. GersONE V. Baptista

    Quero agradecer pelo esclarecimento e fico aliviada por ser um furúnculo o q tenho … bem na dobra da nádega direita e hoje faz 7 dias q ele despontou ; mas no terceiro ele já havia estourado sozinho e agora tenho um buraquinho meio fundinho mas q limpo e passo uma pomadinha e tampo devidamente … Como estou aqui na Finlândia 🇫🇮 não fui ao hospital verificar , mas acho q está correndo bem rsrsrsrs !!!

  10. Joyce Lopes

    O que o furúnculos influi pra sociedade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Joyce, não entendi a pergunta.

  11. Gustavo

    Nasceu um furúnculo na minha testa e meus olhos inchados porque acontece isso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Furúnculo na face é uma infecção grave, ainda mais com inchaço nos olhos. Procure um serviço de urgência, você provavelmente vai precisar de antibiótico venoso.

  12. Fabiano Muziol

    Apareceu um furúnculo, pelo menos achei que fosse, pois não tem a mancha esbanquiçada no centro. Pelo menos não ainda.

    Ja tem uns 5 dias e está do tamanho de uma naftalina.

    Devo esperar uns dias a mais pra ir ao médico? Detalhe: no pênis, bem em baixo, superdicial ao canal da uretra.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se é no pênis, sim, você precisa ir ao médico. Procure um urologista.

  13. Sanderson

    Dr nasceu um furúnculo na região da barba e minha barba caiu, caiu na região do furúnculo nasce de novo ou não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do grau de lesão dos folículos que o abcesso provocou. Se ele tiver provocado uma cicatriz na região, pode não crescer completamente.

  14. Karla Fabiane Souza

    Olá Dr sempre tive muitos furunculos ao longo da vida mais por um tempo parou Agora estou com 37 anos e nasceu um debaixo do meu braço hoje eu espremi mais ainda sinto incômodo minha pergunta é. Pode ser por causa de má alimentação? ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, é pouco provável que a alimentação tenha alguma influência de forma relevante.

  15. Werlaine

    Depois de ter a área infectada por vários pontos no corpo, o que fazer nesse caso?
    Meu esposo a mais de ano topo 1 a 2 meses nasce um forunculo.. todos bem.grandes. o que fazer nesse caso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ele precisa ser tratado por um dermatologista. O primeiro passo é descobrir se o que ele tem são mesmo furúnculos ou outro tipo de infecção da pele. O médico provavelmente via indicar um tratamento para descolonizar a pele dele com antibiótico intra-nasal e soluções desinfetantes específicas para limpeza da pele.

  16. jean ferreira

    Ola doutor pareceu alguns dias na minha costa proximo a dobra do braço um caroço por baixo da pele de tempos em tempos fisgava, agora abriu um canal e fica saindo pus faz uns 7 dias e sempre que fisga sai este pus oque me recomenda sara sozinho ou preciso procurar um dermatologista?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se já tem 7 dias, o ideal é procurar um médico.

  17. Natália

    Olá Dr nasceu caroço no meu bumbum literalmente do lado da polpa da bunda dói muito mesmo mas não tem olho no começo era um caroço duro só isso mas agora foi muito não consigo nem ficar sentada oq eu devo fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que procurar um médico pra ver se essa lesão pode ser drenada.

  18. Matheus y

    Doutor estou com um furúnculo enorme no pé da barriga, ele não têm”olho” e eu sei que é um furúnculo pois já apareceram vários nesses meses, tá muito inchado e vermelho mais não tem por onde sair a pus, a dor é estrema e não consigo me movimentar direito por causa da dor, o jeito é passar no médico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, o ideal é procurar um médico. Enquanto isso, aplique compressa quente no local.

  19. Namircilea Martins Duarte

    Dr. Pedro Pinheiro
    Após os furúnculos, a cabecinha do meu, filho ficou várias cicatrizes,ele está com vergonha de ir pra escola. Tem como nascer cabelo ? Tem uma cicatriz grande, nos ajude, por favor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sem ver é difícil opinar. Em geral, na cicatriz não cresce cabelo, mas pode crescer em volta o suficiente para não se notar. Sugiro que você leve o seu filho a um dermatologista para ele poder avaliá-lo.

  20. Orlana Freitas

    Olá doutor. Meu filho se machucou na escolinha. Bateu o joelho em uma cadeira segundo o que me disseram. No entanto no dia seguinte começou a aparecer um carocinho no local da pancada, hj já tinha bastante pus, pode ter se formado um furunculo? Fomos ao medico e ele receitou uma pomada e antibiótico

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O mais provável é que ele tenha feito uma ferida e ela tenha infectado.

  21. Marcia

    Dr. estou co furúnculo nos lábios vaginais, e o tempo de drenar uns em pouco tempo dar mais, já não sei o q fazer. Vou no médico e me passa bezetacil, mas não resolve, o que faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você já foi a uma dermatologista? Se você tem furúnculos a toda hora, a região deve estar colonizada por essas bactérias. Talvez o benzetacil não seja a melhor opção.

  22. Débora Castanheiro

    Doutor, minha filha está com um furunculo em cima do nariz, é perigoso? melhor procurar um médico ou só fazer compressa e esperar pois faz 2 dias que apareceu.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Furúnculo na face tem que ser avaliado por um médico. É o mais seguro.

  23. PVieira

    Doutor, recentemente começou com um pequeno incomodo, achei q era só um cravo e deixei para la, devido já ter ocorrido antes, mas no dia seguinte a dor ficou mais forte já se passarem 4 dias e a dor ainda permanece. O furúnculo se encontra no final do lábio maior da vagina aproximadamente uns 4 cm de tamanho e 2 cm de largura, bem avermelhado e liso, ñ sinto dores de cabeça e nem tenho febres, só apenas os incômodos. Não consigo sentar e andar direito devido ao incomodo, pensei até fazer compressas de aguá quente, comecei a limpar mais o local com sabonete antibacteriano, lavo-o com o liquido da folha de algodão amassada misturado com aguá e antes de dormir lavo e passo pomada (hipoglos) e estou tomando paracetamol (Tylemax) por causa da dor, como posso tratá-lo em casa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Basta a compressão de água quente e sabão comum. Se não melhorar, o ideal é procurar um médico (pode ser o ginecologista) para drená-lo.

  24. Mayara

    Doutor acho que esta nascendo um furúnculo no meu grande lábio vaginal oque faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Procure o seu ginecologista pra ele ver a lesão.

  25. martha sousa batista lopes

    DR. meu marido esta a mais de 60 dias saindo furúnculos, no começo passamos num medico ele passou antibioticos que foram tomados por 7 dias melhorou mais com sete dias depois da melhora, ja nasceram mais, repetimos os antibioticos e mesmo assim depois de 3 dias estao lá 08 furunculos de volta o que pode ser???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ele deve estar colonizado por alguma bactéria mais resistente ao antibiótico prescrito. Ele já procurou um dermatologista?

  26. Laís Vidal

    Ola dr, meu filho esta com uma erupção na parte interna do nariz, apenas de um lado, ao fazer a limpeza percebi que havia pus, a pediatra só pediu que limpasse com soro fisiologico e desse ao mesmo ibufran, porem o rosto dele na parte abaixo do olho esta muito enxado, pode ser furunculo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o olho estiver inchado, pode estar formando um abscesso. Eu sugiro que ele seja reavaliado por um médico.

  27. Gabriel Andrade

    Ola dr.eu estou com um furúnculo , esta doendo bastante,tivi febre,muito frio,e esta soltando muito pus oque você recomenda eu fazer ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Procurar um médico pra começar antibiótico.

  28. Iago Juan

    Olá Dr, muito interessante a matéria. Bom, tenho 15 anos e tive a uns 2 anos furúnculos no nariz, na área lezioanada depois de sarar ficou um caroço, o que seria isso? Me incomoda pois o tamanho do meu nariz ficou desproporcional ao rosto, esse caroço vai sumir?(afinal fazem 2 anos desde que sarou)
    Obrigado ^^

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O caroço pode ser provocado por uma fibrose (tipo cicatriz). Sugiro que você procure um dermatologista para ele avaliar e decidir se você precisa de uma cirurgia plástica.

  29. dulci

    ola Dr,tem aparecido um caroço sem olho e duro na porte de fora da minha vargina e nas nagidas doi muito e e vermelho mas não sai pus o q serar,tem aparência de furúnculos mas não fez o chamado olho para sair pus?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser um furúnculo ainda sem ponto de drenagem. Pode ser também hidradenite.

      1. Vanessa Aline Alves

        Tenho hidratante(espinha), passo por dermatologista diz não ter cura e qdo resolvem aparecer tenho até febre e calafrios,e não queria fazer cirurgia sei que sempre volta eu uso pomada sulfadiazina de prata foi a única que acalmou, eu pergunto se é transmissível ou só de Pai/mãe.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Não, hidradenite não é transmissível.

  30. Isadora Dias Marques

    Olá doutor, faz aproximadamente uns 9 meses que tem aparecido furúnculos recorrentes na área das pernas e gluteos, não sei mais o que fazer, já procurei um médico e fiz uns quantos tratamentos com antibióticos via oral e subcutânea… Existe realmente um antibiótico que seja eficaz e evite a volta desses furunculos? Desde já agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, existe. Alguns desses médicos era dermatologista?

  31. Daniele Braga

    Boa noite! Dr., analisando as informações q pesquisei é provável que eu esteja com um furúnculo na axila, MAS ele praticamente dobrou de tamanho em dois dias!! Isso é normal em caso de furúnculo ou devo procurar um dermatologista??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É normal crescer, mas isso não significa que não seja útil procurar um médico para drená-lo.

  32. Vandr Santos

    Doutor tive furunculo um pouco grande na cocha ele drenouse so mais ficou tipo um lodulo po debaixo da pele e agora ta aparesendo mais pelo meu corpo perto do peito e abaixo do unbigo mais sao pequenos como uma espinha e doi to com medo o que devo faser

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Procurar um dermatologista. Você tem que fazer uma descolonização.

  33. Raquel

    Como diferenciar uma hidradenite de um furúnculo? Seria interessante uma matéria comparando as duas com diferenças e semelhanças de sintomas, causas e tratamento.
    De qualquer modo, excelente matéria, bem explicada. Parabéns pelas exposições Dr. Pedro.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ás vezes, até os médicos confundem.

  34. marlene Vasconcelos

    Dro. Ja tem uns dois meses que nao para de sair furúnculo em mim estou desesperada na regiao virilha nos grandes lábios da vagina o que fazer? ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você deve estar muito colonizada por bactérias. Procure um dermatologista.

  35. Viner Games

    doutor por favor me ajude, estou com o furunculo no nariz, fas 2 dias, pensei que era uma espinha, o que faÇo vou ao medico, espero, receita caseira, me diga o que faser por favor :(

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for mesmo furúnculo no nariz, é preciso ir ao médico. É uma área perigosa.

  36. SERGIO

    doutor apareceu um no meu braço ele se rompeu ontem saiu bastante pus eu lavei e passei nebacetin mas ainda ta um buraco vermelho ja saiu ou ainda estou com furunculo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se ficou um buraco, deve ter saído tudo. Mantenha a ferida limpa e protegida e veja se a inflamação não vai voltar.

  37. Alie

    Ultimamente eu ando tendo muitos furúnculos, agora estou com um grande e dolorido na costas.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você tem tido furúnculos de repetição, o ideal é procurar um dermatologista para tratar a causa.

  38. TradBr

    Doutor, em recentes leituras, li que o furúnculo é contagioso. Isso é verdade ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. O que ocorre é que quando uma pessoa na casa tem furúnculos repetidos, há um maior risco de outras pessoas também tê-los. Mas é preciso ter contato próximo e prolongado, e, mesmo assim, a maioria das pessoas não se contaminam. O furúnculo não é propriamente uma infecção contagiosa.

  39. Naiara Cristina

    Recentemente, a aproximadamente 15 dias apareceu um furúnculo nas minhas axilas. E essa semana apareceu mais um, e hoje pela manhã apareceu mais um caroço, muito próximo! Pode ser perigoso? Os dois caroços são furúnculos? Estou preocupada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ir ao dermatologista para saber se é furúnculo, carbúnculo ou hidradenite.

  40. Miqueias Kevison

    Doutor meu furúnculo estourou naturalmente ai espremi para sair o pus,
    mas o núcleo dele, o carnegão não quer sair. O que eu faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Quando o carnegão não sai, existe chance de encher de novo. Se o furúnculo voltar a inflamar, procure um posto médico para que ele possa ser drenado devidamente.

  41. Janice Nunes

    Olá Dr. Meu esposo sofre com hidradenite, segundo os médicos não tem cura. a região afetada é a perianal. que tipo de especialidade devo procurar pra pelo menos tentar amenizar esta situação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dermatologista.

  42. Alex Hayller

    Bom Dia Dr Pedro,há 2 nos atrás tive alguns furunculos seguidos,agora voltou,apareceu um na nadega,que sumiu e agora estou com uma inflamação no nariz,exatamente igual a outra vez,o que faço,que profissional devo procurar,obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dermatologista

  43. Marluce Mattos Pereira

    Dr. boa Tarde! Gostaria de saber qual a necessidade de realização de exame de sangue para drenar um abscesso nas nádegas. É necessário?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Na maioria dos casos, não.

  44. Stela Candace

    Oi! Boa noite, Dr Pedro!! Há um tempo sofro com espinhas internas no nariz. Isso pode ser a presença da bactéria S. Aureus?
    Existe algum meio de combater/prevenir esse problema? Preciso de uma orientação.Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode. Há antibióticos em creme para ser aplicado dentro das narinas.

      1. Stela Candace

        Obrigada! Vou procurar.

  45. André Carlos

    Estou tendo furúnculos frequentemente, eu comecei a tomar um antibiótico cefalexina, porém não finalizei , pelo motivo de ter dificuldades com comprimidos, existe alguma forma de um médico passar um antibiótico em forma líquida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, muitos antibióticos existem sob a forma de xarope.

  46. caroline

    Boa noite. Tive furúnculo a mais ou menos uns 2 meses entre os seios. Senti uma dor insuportável que mau eu conseguia me levantar da cama. Fui em diversos médicos inclusive no mastologista e ela analisou que era furúnculo tomei mts remedios , inclusive bezentacil. Ate que ele estourou com a ajuda de compressas quentes. Logo apos isso comecei a sentir dor depois de algumas semana quando abri os seioa voltou a sair pus e depois só sangue. Hoje depois desses meses todos eu ainda sinto internamente uma massa no mesmo local e se eu apertar sempre sai um pouco de pus. Sera que ainda nao estou curada? To assustada e com medo . me ajudem !!!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter ficado ainda algo lá dentro que esteja a perpetuar a infecção. Tem que ver também se não é hidradenite em vez de furúnculo.

  47. Patricia

    Estou com algo na parte interna da nádega próximo ao ânus que se parece com um furunculo,sinto dores insuportáveis e estou a base de analgésico tenho de viajar a um congresso da faculdade dia 27 e tenho medo de que não melhore o quadro o que posso fazer para acelerar a drenagem ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode procurar um cirurgião para drenar, se for um abscesso.

  48. Marcelo Neves Albano

    Meu furunculo no canto da coxa estourou há um pouco mais de uma semana,e quando estourou ficou um buraco enorme,devo passar alguma pomada.Estou usando um curativo no local,fiz certo ?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não precisa de pomada, tem que manter sempre limpo e protegido com curativo.

  49. Maycon Ribeiro

    Na base de 1 ano, tenho tido furunculos constantementes. Na base de uns 2 por semana, 1 ANO DIRETO. As vezes me incomoda, outras não; Devo me preocupar? é algo mais serio? ja fiz exame de sangue e não deu nada. Outra duvida, cefalexina melhora? obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que investigar com o dermatologista o motivo pelo qual você tem a furunculose. Pode ser necessário algum tratamento específico.

  50. Suzana

    Boa tarde. mInha irmã teve furúnculo no seio, foi feito um corte para tirar o pus, porém agora ficou um buraco que coça e doi, isso é normal? Esse buraco vai fechar? E se não fechar que riscos isso implica? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O buraco fecha, mas pode ser que fique uma depressão na pele.

  51. alex

    Passei um ano tendo furúnculos(38 no total), fiz swab de secreção de três deles e o antibiograma deu MRSA e ao mesmo tempo sensível às cefalosporinas(cefalexina resolveu em todos os casos). Com certeza existem vários tipos de MRSA, no meu caso parece que era MRSA-CA, contraída no meu trabalho, um hospital. Quer dizer, a MRSA-HA invadindo a comunidade e a MRSA-CA os hospitais e várias mutações acontecendo ….A velocidade da infecção é impressionante:começava com um desconforto no local à noite e na manhã seguinte já era uma bola vermelha.Era um atrás do outro, fiz vários exames para saber se minha imunidade estava baixa e nada… Minha esposa teve tbm na mesma época.Comecei a adicionar muito alho na minha alimentação e coincidência ou não, eles pararam de aparecer.
    Mas eu acho mesmo que o sistema de defesa do meu organismo, com o tempo, aprendeu a combater essa terrível bactéria. Eu sempre tive problemas com a staphylococcus aureus,antigamente eu tinha pequenos furúnculos nas coxas , mas nada se compara À MRSA…Ela é muito mais virulenta, a secreção é esverdeada e ela rapidamente evolui para celulite. Eu realmente não sei se consegui me livrar totalmente,e muito menos como, mas é um alívio ficar mais de um ano sem ter esses malditos desses furúnculos!

  52. Ana

    Muito obrigada pelas respostas Dr. Pedro, pois foram de grande ajuda. O furúnculo já estourou e drenou. Agora a dúvida é, o que devo fazer para retirar a carne branca esponjosa, o popular carnegão, devo apertar, puxar, fazer compressas??? É verdade que se isso não sair ele não cura ou até aparece novamente? Desde já agradeço pela atenção e lhe parabenizo pelo ótimo trabalho.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, o carnegão tem que sair. Quando o furúnculo drena, ele geralmente sai junto. Caso contrário, você pode comprimir com cuidado ao redor da lesão para ele ser expelido.

  53. Ana

    Gostaria de saber se a pomada cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina é indicada para o tratamento de furúnculo? É porque não vi nada na bula a respeito e estou com medo de usa-la e acabar fechando o furúnculo ao invés de ajudar a expelir a inflamação…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Essa pomada tem corticoide e antifúngicos, que não são indicados no furúnculo.

  54. Jon Moreira

    Oi, eu tenho dois furúnculos perto do anus, e estou com medo de que não seja, que seja uma coisa pior, o que eu faço? E, essa drenagem é dolorosa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A drenagem não costuma doer muito. Na verdade, ela até alivia a dor dos furúnculos.

  55. Ana

    Quando o furunculo estourar eu tenho que apertar para ajudar ou devo deixar que saia tudo sozinho?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode fazer leves compressões ao redor para ajudar na drenagem. Depois, limpe bem a ferida com água e sabão neutro.

  56. Edimilson Oliveira

    Ha 3 dias tenho furunculos nas axilas. Posso tomar cefalexina para melhorar as dores?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Cefalexina é antibiótico, não é analgésico. Não é prudente se automedicar com antibióticos.

  57. Dayse

    Boa tarde ! Gostaria de saber se mesmo após a drenagem espontânea do furúnculo,seria necessário tomar Benzetacil?pois tive um furúnculo no coccix pela 2º vez num intervalo de 2 anos.

  58. Suzana

    Bom dia! Nos casos de furunculose, qual antibiótico indicado para o tratamento? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Existem várias opções, o ideal é que seja algum com atividade contra a bactéria estafilococos.

  59. Ana

    Dr, o uso de mupirocina dentro do nariz ajuda no tratamento dos pacientes que tem furunculose?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, pode ajudar reduzir o aparecimento de novos furúnculos, pois acaba com a colonização das narinas pelo S.aureus. Mas além de descolonizar o nariz, o ideal é o paciente também tomar banho com sabão antisséptico.

      1. Heshiley Massonette

        doutor acho que eu estou com um furunculo o que devo fazer???????

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Depende do local do furúnculo, do tamanho e dos sintomas associados.