Como tratar os furúnculos

O furúnculo é um abscesso provocado por bactérias que conseguem penetrar no tecido subcutêneo.

O furúnculo, chamado popularmente de furunco, é um abscesso (coleção de pus) que se forma sob a pele quando uma bactéria infecta um folículo piloso, estrutura de onde crescem os pelos.

Ao contrário da foliculite, que é uma infecção localizada e restrita ao folículo piloso, o furúnculo surge porque a infecção se alastra pelo tecido subcutâneo ao redor do folículo.

Neste artigo vamos explicar as causas, os fatores de risco, os sintomas e o tratamento dos furúnculos.

O que é um furúnculo

O furúnculo, conhecido popularmente como cabeça de prego, é uma infecção de pele, em forma de abscesso, que ocorre quando há infecção do folículo piloso por uma bactéria, habitualmente, pelo Staphylococcus aureus.

Em geral, a bactéria Staphylococcus aureus está presente na superfície da nossa pele e não consegue penetrá-la, a não ser haja alguma ferida. Qualquer lesão de pele, por menor que seja, pode servir como porta de entrada para bactérias, incluindo picadas de mosquitos, escoriações, feridas por laminas de barbear ou lesões causadas por agulhas.

Furúnculo
Como se forma um furúnculo

Para saber mais sobre infecções provocadas pela bactéria Staphylococcus aureus, leia: STAPHYLOCOCCUS AUREUS | quais os riscos desta bactéria?

Os furúnculos ocorrem mais frequentemente em áreas de pelos, úmidas e mais expostas a atritos, como são as nádegas, virilhas, axilas, coxas, face e pescoço. Chamamos de furunculose quando o paciente desenvolve múltiplos e recorrentes furúnculos.

Quando mais de um folículo piloso de uma mesma região se infecta, os vários furúnculos criados podem se fundir, provocando um abscesso bem extenso, que recebe o nome de carbúnculo. Essa lesão ocorre habitualmente nas costas ou na nuca e apresenta vários pontos de drenagem.

É importante destacar que o furúnculo não é uma espinha gigante. Apesar de ambas serem infecções dos folículos pilo-sebáceos, o processo de formação da acne e a bactéria responsável pela infecção são diferentes nas duas doenças. Todavia, cabe ressaltar que, como a acne é uma lesão de pele, ela pode acabar servindo como uma porta de entrada para o Staphylococcus aureus, sendo, portanto, um fator de risco para o desenvolvimento de furúnculos.

Se você quiser saber mais sobre a formação de cravos e espinhas, leia: ACNE (CRAVOS E ESPINHAS) | Causas e tratamento

Fatores de risco para o furúnculo

Todo mundo faz, com alguma razoável frequência, pequenas lesões de pele nas regiões mais propícias à formação dos furúnculos, porém, nem todo mundo desenvolve furúnculos a toda hora. Muitas vezes, o nosso sistema imunológico é capaz de neutralizar a invasão de bactérias para o nosso tecido subcutâneo.

O risco de desenvolver furúnculos é maior em pessoas com elevada colonização de bactérias Staphylococcus aureus na pele e na região dentro das narinas, e em indivíduos com alguma deficiência do sistema imunológico. Fatores genéticos também parecem estar ligados, sendo a história familiar de furunculose um fator de risco importante. Além da predisposição genética, podemos também citar outros fatores de risco já reconhecidos para a formação de furúnculos:

O convívio próximo com pessoas que costumam ter furúnculos com frequência parece aumentar o risco. Partilhar roupas de cama, toalhas e roupas pessoais também elevam o risco de furunculose.

Sintomas do furúnculo

O furúnculo inicia-se geralmente como um nódulo subcutâneo inflamado, doloroso e bem avermelhado ao redor. Os furúnculos, em geral, são pequenos, sendo um pouco maiores que um grão de feijão ou ervilha.  Porém, em alguns casos, eles podem ser bem grandes, chegando a ficar maiores que uma bola de ping-pong.

Conforme a infecção vai evoluindo, dentro do folículo vão se acumulando pus e células mortas, causando um grande aumento de pressão no tecido subcutâneo. Esse aumento de pressão faz que com que surja no centro da lesão um ponto amarelado ou esbranquiçado, que é o pus sendo empurrado para fora do folículo.

Em alguns casos, o acúmulo de material purulento no abscesso é tão grande que o furúnculo “estoura” sozinho, drenando espontaneamente grande quantidade de pus. Muitas vezes, porém, o furúnculo não se rompe espontaneamente, e ajuda médica é necessária para drenar o abscesso.

Foto de furúnculos

Abscessos muito volumosos e profundos podem deixar cicatrizes. Algumas lesões podem também formar pequenos buracos na pele após serem drenadas. Nas lesões maiores, uma massa de tecido morto, com formato mais moldado e pastoso, conhecida como carnegão, pode ser expelida. A retirada desse carnegão é essencial para a cura da infecção.

Na maioria dos casos, os furúnculos não provocam maiores complicações e desaparecem logo após serem drenados. Lesões pequenas podem se curar sozinhas, sem precisar de drenagem mecânica. Contudo, a presença de bactérias virulentas como o Staphylococcus aureus no tecido subcutâneo é um risco para disseminação das mesmas pela corrente sanguínea. A invasão da circulação sanguínea por bactérias é chamada de bacteremia e pode levar a quadros graves, como endocardite (leia: ENDOCARDITE| Sintomas e tratamento), sepse (leia: O QUE É SEPSE / CHOQUE SÉPTICO?), abscesso cerebral e osteomielite.

Habitualmente, a presença de um furúnculo não provoca febre nem grande comprometimento do estado geral. Quando presentes, estes sinais indicam que a infecção pode não estar mais restrita à pele e complicações podem surgir.

Um abscesso na região do cóccix, porção final da coluna, já próximo ao ânus, pode não ser um furúnculo, mas sim um cisto pilonidal (leia: CISTO PILONIDAL | Causas e cirurgia).

Tratamento do furúnculo

Não se deve nunca espremer um furúnculo. O processo de drenagem, quando indicado, tem que ser feito de forma asséptica e pouco traumática para reduzir o risco de cicatrizes esteticamente indesejáveis e evitar que novas bactérias penetrem para dentro da pele. A drenagem feita de forma equivocada pode facilitar uma nova infecção da área e a propagação de bactérias para a corrente sanguínea.

Em geral, os furúnculos se rompem espontaneamente após alguns dias. Na maioria dos casos, compressas úmidas com água quente, pelo menos 3 vezes por dia, são suficientes para acelerar a drenagem espontânea. Não utilize pomadas para tratar furúnculos por conta própria. Na maioria dos casos elas não são necessárias. A limpeza da lesão pode ser feita apenas com água e sabão neutro. Antibióticos também não costumam ser necessários.

Nos casos de grandes abscessos, que não drenam espontaneamente após alguns dias, uma pequena incisão feita pelo médico pode ser indicada para acelerar o processo de cura. A drenagem médica costuma ser feita nos casos de furúnculos que:

  • Duram mais de 10 dias.
  • Apresentam extensa área inflamada ao redor.
  • Estão localizados em áreas de risco para complicação, como a face e regiões próximas da coluna vertebral.
  • Provocam febre.
  • São lesões múltiplas (carbúnculos).

Quando usar antibióticos?

Em algumas situações, o uso de antibióticos após a drenagem do abscesso pode estar indicado. São elas:

  • Múltiplos abscessos.
  • Furúnculo com mais de 2 cm de diâmetro.
  • Furúnculo com extensa área de celulite (inflamação) ao seu redor (leia: ERISIPELA E CELULITE – Sintomas e tratamento).
  • Febre.
  • Ausência de melhora da lesão após a drenagem.
  • Pacientes com algum grau de imunossupressão.

O uso de antibióticos não é sempre necessário. Depende da gravidade do caso e do estado clínico do paciente. Quando o médico opta pelo tratamento com antibióticos, oxacilina, flucloxacilina, cefalexina, cefradina, Trimetoprim-sulfametoxazol ou clindamicina são as opções mais indicadas.

VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES

78
Deixe um comentário

avatar
300
Débora Castanheiro
Visitante
Débora Castanheiro

Doutor, minha filha está com um furunculo em cima do nariz, é perigoso? melhor procurar um médico ou só fazer compressa e esperar pois faz 2 dias que apareceu.

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Furúnculo na face tem que ser avaliado por um médico. É o mais seguro.

PVieira
Visitante
PVieira

Doutor, recentemente começou com um pequeno incomodo, achei q era só um cravo e deixei para la, devido já ter ocorrido antes, mas no dia seguinte a dor ficou mais forte já se passarem 4 dias e a dor ainda permanece. O furúnculo se encontra no final do lábio maior da vagina aproximadamente uns 4 cm de tamanho e 2 cm de largura, bem avermelhado e liso, ñ sinto dores de cabeça e nem tenho febres, só apenas os incômodos. Não consigo sentar e andar direito devido ao incomodo, pensei até fazer compressas de aguá quente, comecei a limpar mais o local com sabonete antibacteriano, lavo-o com o liquido da folha de algodão amassada misturado com aguá e antes de dormir lavo e passo pomada (hipoglos) e estou tomando paracetamol (Tylemax) por causa da dor, como posso tratá-lo em casa?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Basta a compressão de água quente e sabão comum. Se não melhorar, o ideal é procurar um médico (pode ser o ginecologista) para drená-lo.

Mayara
Visitante
Mayara

Doutor acho que esta nascendo um furúnculo no meu grande lábio vaginal oque faço?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Procure o seu ginecologista pra ele ver a lesão.

martha sousa batista lopes
Visitante
martha sousa batista lopes

DR. meu marido esta a mais de 60 dias saindo furúnculos, no começo passamos num medico ele passou antibioticos que foram tomados por 7 dias melhorou mais com sete dias depois da melhora, ja nasceram mais, repetimos os antibioticos e mesmo assim depois de 3 dias estao lá 08 furunculos de volta o que pode ser???

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Ele deve estar colonizado por alguma bactéria mais resistente ao antibiótico prescrito. Ele já procurou um dermatologista?

Laís Vidal
Visitante
Laís Vidal

Ola dr, meu filho esta com uma erupção na parte interna do nariz, apenas de um lado, ao fazer a limpeza percebi que havia pus, a pediatra só pediu que limpasse com soro fisiologico e desse ao mesmo ibufran, porem o rosto dele na parte abaixo do olho esta muito enxado, pode ser furunculo ?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Se o olho estiver inchado, pode estar formando um abscesso. Eu sugiro que ele seja reavaliado por um médico.

Gabriel Andrade
Visitante
Gabriel Andrade

Ola dr.eu estou com um furúnculo , esta doendo bastante,tivi febre,muito frio,e esta soltando muito pus oque você recomenda eu fazer ?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Procurar um médico pra começar antibiótico.

Iago Juan
Visitante
Iago Juan

Olá Dr, muito interessante a matéria. Bom, tenho 15 anos e tive a uns 2 anos furúnculos no nariz, na área lezioanada depois de sarar ficou um caroço, o que seria isso? Me incomoda pois o tamanho do meu nariz ficou desproporcional ao rosto, esse caroço vai sumir?(afinal fazem 2 anos desde que sarou)
Obrigado ^^

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

O caroço pode ser provocado por uma fibrose (tipo cicatriz). Sugiro que você procure um dermatologista para ele avaliar e decidir se você precisa de uma cirurgia plástica.

dulci
Visitante
dulci

ola Dr,tem aparecido um caroço sem olho e duro na porte de fora da minha vargina e nas nagidas doi muito e e vermelho mas não sai pus o q serar,tem aparência de furúnculos mas não fez o chamado olho para sair pus?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Pode ser um furúnculo ainda sem ponto de drenagem. Pode ser também hidradenite.

Isadora Dias Marques
Visitante
Isadora Dias Marques

Olá doutor, faz aproximadamente uns 9 meses que tem aparecido furúnculos recorrentes na área das pernas e gluteos, não sei mais o que fazer, já procurei um médico e fiz uns quantos tratamentos com antibióticos via oral e subcutânea… Existe realmente um antibiótico que seja eficaz e evite a volta desses furunculos? Desde já agradeço

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Sim, existe. Alguns desses médicos era dermatologista?

Daniele Braga
Visitante
Daniele Braga

Boa noite! Dr., analisando as informações q pesquisei é provável que eu esteja com um furúnculo na axila, MAS ele praticamente dobrou de tamanho em dois dias!! Isso é normal em caso de furúnculo ou devo procurar um dermatologista??

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

É normal crescer, mas isso não significa que não seja útil procurar um médico para drená-lo.

Vandr Santos
Visitante
Vandr Santos

Doutor tive furunculo um pouco grande na cocha ele drenouse so mais ficou tipo um lodulo po debaixo da pele e agora ta aparesendo mais pelo meu corpo perto do peito e abaixo do unbigo mais sao pequenos como uma espinha e doi to com medo o que devo faser

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Procurar um dermatologista. Você tem que fazer uma descolonização.

Raquel
Visitante
Raquel

Como diferenciar uma hidradenite de um furúnculo? Seria interessante uma matéria comparando as duas com diferenças e semelhanças de sintomas, causas e tratamento.
De qualquer modo, excelente matéria, bem explicada. Parabéns pelas exposições Dr. Pedro.

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Ás vezes, até os médicos confundem.

marlene Vasconcelos
Visitante
marlene Vasconcelos

Dro. Ja tem uns dois meses que nao para de sair furúnculo em mim estou desesperada na regiao virilha nos grandes lábios da vagina o que fazer? ?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Você deve estar muito colonizada por bactérias. Procure um dermatologista.

Viner Games
Visitante
Viner Games

doutor por favor me ajude, estou com o furunculo no nariz, fas 2 dias, pensei que era uma espinha, o que faÇo vou ao medico, espero, receita caseira, me diga o que faser por favor :(

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Se for mesmo furúnculo no nariz, é preciso ir ao médico. É uma área perigosa.

SERGIO
Visitante
SERGIO

doutor apareceu um no meu braço ele se rompeu ontem saiu bastante pus eu lavei e passei nebacetin mas ainda ta um buraco vermelho ja saiu ou ainda estou com furunculo?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Se ficou um buraco, deve ter saído tudo. Mantenha a ferida limpa e protegida e veja se a inflamação não vai voltar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais