11 de julho de 2014

DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE

 
1047 COMPARTILHAMENTOS

A dor de garganta é um dos sintomas mais comuns da prática médica, sendo frequente tanto em adultos quanto em crianças. As dores de garganta surgem, geralmente, devido a um quadro de faringite e/ou amigdalite, ou seja, inflamações da faringe ou da amígdala, respectivamente.

Publicidade

Existem várias causas para a dor de garganta, mas em mais de metade dos casos a origem é uma infecção viral.

Neste artigo vamos falar sobre as faringites de origem viral e bacteriana, abordando seus sintomas, complicações e tratamento. Se você está à procura de informação sobre as infecções das adenoides, acesse o seguinte link: O QUE É A ADENOIDE?

Após a conclusão deste texto, não deixe de ler: DOR DE GARGANTA | Perguntas mais comuns

O que são a faringite e a amigdalite?

Faringite é o nome dado à inflamação da faringe; amigdalite é a inflamação das amígdalas. Ambas apresentam como principal sintoma a dor de garganta. Como estão anatomicamente próximas, é muito comum a faringe e as amígdalas inflamarem simultaneamente, um quadro chamado de faringoamigdalite. Apesar de inflamarem juntas, algumas pessoas tem predominantemente amigdalite, enquanto outras, faringites. Ao longo do texto vou alternar os termos faringite e amigdalite, mas o que vale para uma, também serve para a outra.

A faringoamigdalite pode ser causada por infecções bacterianas ou virais. A maioria dos casos é de origem viral. Vários tipos de vírus podem levar à faringite e/ou amigdalite. A gripe é um exemplo comum de dor de garganta de origem viral (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO).

As faringites virais são processos benignos que se resolvem espontaneamente, ao contrário das faringites ou amigdalites bacterianas que podem levar a complicações, como abscessos e febre reumática. A dor de garganta causada por bactérias deve ser preferencialmente tratada com antibióticos (explico o porquê adiante).

Tanto a faringite bacteriana quanto viral podem ser transmitidas para outras pessoas. Em geral, as dores de garganta provocadas por viroses são altamente contagiosas, enquanto as provocadas por bactérias só são transmitidas para pessoas com contato próximo e prolongado, como familiares ou amigos muito próximos.

Faringite não infecciosa

Nem toda faringite é causada por um agente infeccioso, como vírus ou bactérias. Exemplos de dor de garganta de origem não infecciosa são:

- Alergias (leia: RINITE ALÉRGICA | Sintomas e tratamento).
- Refluxo gastroesofágico (leia: HÉRNIA DE HIATO | Refluxo gastroesofágico).
- Irritação da garganta provocada por fumaça de cigarro ou álcool.
- Frio e baixa umidade do ar.
- Uso excessivo da voz.
- Tumores da laringe ou orofaringe (causa rara de dor de garganta).

Como distinguir uma dor de garganta de origem viral de uma dor de garganta de origem bacteriana?

Estruturas dentro da orofaringe

O modo mais correto é através da coleta de material da garganta por swab ou Zaragatoa, uma vareta com algodão na ponta usada para colher material da área inflamada para posterior avaliação laboratorial. A análise do material colhido pelo swab consegue identificar o agente infeccioso, seja ele uma bactéria ou um vírus.

Apesar da ajuda do swab, há um problema de ordem prática: a identificação do agente infeccioso demora pelo menos 48-72h. Por isso, muitas vezes, os médicos optam por iniciar o tratamento baseado em achados clínicos. Até já existem testes laboratoriais mais rápidos para se identificar bactérias, mas nem sempre há facilidade para colher e enviar o material para análise.

Um exame que pode ser feito para saber se o paciente teve contato recente com a bactéria Streptococcus, que frequentemente causa dor de garganta, é a dosagem do anticorpo antiestreptolisina O, conhecido também pela sigla ASLO. Os valores do ASLO começam a se elevar cerca de uma a duas semana depois do início da faringite/amigdalite e atinge seu valor máximo ao redor da 5 semana. A dosagem do ASLO nos primeiros dias de infecção só é útil se for para ser comparada com uma nova dosagem semanas depois. Se no início da doença o paciente tinha níveis de ASLO baixo e semanas depois ele está bem elevado, podemos afirmar que houve uma infecção pela bactéria  Streptococcus.  Portanto,  o exame acaba servindo mais para saber retrospectivamente se o paciente teve ou não uma faringite por Streptococcus, já que o seu resultado só se torna positivo vários dias depois da faringite ter se curado.

Como nem sempre temos à mão exames complementares que nos ajudam a identificar o germe causador de uma dor de garganta, é importante sabermos pelo menos distinguir pelos sinais e sintomas uma faringite viral de uma faringite bacteriana.

Sintomas da faringite e amigdalite

Os sintomas da amigdalites/faringite, em geral, são:

- Dor de garganta.
- Dor para engolir.
- Febre.
- Dores pelo corpo.
- Dor de cabeça.
- Prostração.

Todos os sintomas citados acima são comuns tanto em infecções virais quanto bacterianas. São necessários, portanto, outros elementos para distinguir uma da outra.

Sinais e sintomas da faringite viral

Foto de uma faringite viral

Faringite viral

Normalmente, as faringites virais vêm acompanhadas de outros sinais de infecção das vias respiratórias, como tosse, espirros, constipação nasal, conjuntivite, rouquidão, inapetência ou dores pelo corpo. Não comum uma faringite viral atacar somente a garganta. O paciente habitualmente tem um quadro que sugere uma gripe ou resfriado. Outra dica é que na faringite viral, apesar da garganta ficar muito inflamada, não é comum haver pus.

Alguns pacientes com alergia podem acabar tendo um quadro parecido com faringite viral, com rinossinusite, espirros, dor de cabeça e mal estar geral. A garganta pode ficar inflamada, mas o paciente não tem febre nestes casos.

Sinais e sintomas da faringite bacteriana

Foto de uma amigdalite bacteriana

Amigdalite bacteriana

Já as amigdalites causadas por bactérias, além de não apresentarem os sintomas virais, típicos, como espirros e congestão nasal, costumam causar pontos de pus nas amígdalas e aumento dos linfonodos (gânglios) do pescoço. A faringite bacteriana também pode causar edema da úvula e pontos hemorrágicos (chamados petéquias) no palato (céu da boca). A febre da infecção bacteriana costuma ser mais alta que na viral, mas isso não é uma regra, já que há casos de gripe com febre bem alta.

Foto de uma faringite bacteriana

Petéquias no palato. Provável amigdalite bacteriana.

A presença de pus e gânglios aumentados na região do pescoço fala fortemente a favor de uma faringite bacteriana. Entretanto, algumas infecções virais, como a mononucleose infecciosa também podem cursar com estes achados.

A mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr e costuma se apresenta com febre, amigdalite purulenta e aumento de linfonodos na região posterior do pescoço (ao contrário da amigdalite bacteriana que apresenta aumento dos linfonodos da região anterior do pescoço). Saiba mais em: MONONUCLEOSE – DOENÇA DO BEIJO.

Complicações das amigdalites bacterianas

As faringoamigdalites virais costumam melhorar espontaneamente após poucos dias, não provocando nenhum tipo de problema maior. Por outro lado, as faringoamigdalites bacterianas podem causar diversas complicações se não tratadas adequadamente com antibióticos. Entre elas podemos citar:

Durante a investigação destas complicações, a dosagem do ASLO é bem útil, pois, nos casos duvidosos ela, pode ajudar a mostrar que o paciente teve uma infecção bacteriana por Streptococcus nos últimos 2-3 meses.

Tratamento da amigdalite | Remédios para dor de garganta

Para se evitar as complicações das amigdalites bacterianas descritas acima, o tratamento deve ser sempre feito com antibióticos. Na maioria dos casos, em 48 horas já há uma grande melhora dos sintomas. A pesquisa do germe na garganta com swab deve ser feita sempre que possível.

O tratamento com antibióticos derivados da penicilina, como amoxacilina (ou amoxacilina + ácido clavulânico), deve ser feito por 10 dias. Nos pacientes alérgicos à penicilina, uma opção é Azitromicina por 5 dias. Naqueles pacientes com intenso edema da faringe, que não conseguem engolir comprimidos, ou naqueles que não desejam ficar tomando remédio por vários dias, uma opção é a injeção intramuscular de penicilina Benzatina, o famoso Benzetacil, administrado em dose única (leia: PENICILINA BENZATINA | Injeção de benzetacil).

Se os sintomas da faringite bacteriana forem muito fortes, enquanto espera-se o efeito dos antibióticos, pode-se usar anti-inflamatórios para aliviar a inflamação da garganta. Mas atenção, os anti-inflamatórios são apenas sintomáticos, eles não tratam a infecção bacteriana.

A faringites virais normalmente duram apenas quatro ou cinco dias e se curam sozinhas. Não é preciso, nem é indicado, o uso de antibióticos. Se os sintomas forem muito incômodos, pode-se usar anti-inflamatórios por dois ou três dias. De resto, bastam repouso e boa hidratação.

Tratamentos naturais para a dor de garganta:

  • Mel: Não há nenhum trabalho que tenha conseguido demonstrar um real benefício do mel.
  • Própolis: Apresenta efeito anti-inflamatório pequeno. Funciona muito menos que qualquer anti-inflamatório comum.
  • Papaína: Além de não melhorar, em grandes quantidades pode piorar a inflamação.
  • Não há trabalhos que provem a eficácia da homeopatia ou fitoterapia no tratamento das faringites. O tempo de doença e a incidência de complicações é igual ao placebo.

Quem quiser alívio sintomático sem tomar muitos remédios, o ideal é realizar vários gargarejos diários com água morna e uma pitada de sal.

Para saber mais detalhes sobre o tratamento sintomático da dor de garganta, acesse o seguinte link: REMÉDIOS PARA DOR DE GARGANTA.

Retirada das amígdalas

A retirada das amígdalas (amigdalectomia) é uma opção nas crianças que apresentam mais de seis episódios de faringite estreptocócica por ano. Já nos adultos, como a incidência das complicações é muito menor, a indicação de amigdalectomia é mais controversa, pois existe a possibilidade de não haver melhora, fazendo apenas com que o paciente deixe de ter crises de amigdalites e passe a ter crises de faringites, o que no final dá no mesmo.

A amigdalectomia também pode ser feita nos casos de amígdalas muito grandes, que atrapalham a respiração e causam roncos à noite, mau hálito intratável ou quando há abscesso nas amígdalas.

Amigdalite caseosa

Em pacientes com infecções de garganta de repetição podem-se formar criptas (pequenos buracos) nas amígdalas. Estas acumulam cáseo (ou caseum), uma substância branca ou amarelada, parecida com pus, que é na verdade restos celulares de processos inflamatórios antigos (pontinhos brancos na foto abaixo). O cáseo pode causar mau hálito em pessoas com amigdalite/faringite crônica (leia: SAIBA COMO ACABAR COM O MAU HÁLITO).

Cáseo e criptas nas amigdalas

Cáseo e criptas nas amigdalas

Complemente as informações deste texto lendo também: DOR DE GARGANTA | Perguntas mais comuns

Publicidade
  • Weverton Coelho

    Parabéns! Resolveu minha questão.
    Estou com amigdalite bacteriana. E gostaria de saber uma outra coisa. Neste dias que estou com a doença, minha boca produz saliva em grande propoção e constantemente.
    Não vi esse sintoma, ou não ficou claro pra mim na matéria que você postou à cima.
    Será que o excesso da produção saliva é um sintoma da amigdalite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que ver se você está realmente produzindo mais saliva ou se o fato da garganta doer faz você notar mais quando precisa engolir a saliva.

  • Dinamaris Sílvia Santos

    olá essa é a matéria mais completa que achei sobre o assunto!tenho faringite e amigdalite constantemente durante o ano. Não sei se tem a ver mais independente da estação do ano sempre fico doente!trabalho inalando fluxo de solda pra alumínio e sempre que fico doente de novo fico pior!Vitaminas de A a Z podem evitar que eu fique doente com tanta frequência?obg

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      É pouco provável que vitaminas ajudem.

  • Nelson Mandella

    Olá! Primeiramente, gostei muito deste site e achei a explicação super didática. Parabéns. Pois bem, senti a garganta há uns dois dias e achei que tava com gripe. Porém logo depois a dor na garganta sumiu e fiquei só com a coriza e uma pequena indisposição. Estou fazendo bastante hidratação e tomando benegripe. Estou bem melhor e evitei ir ao médico. Abraços!

  • Mariane Lemes

    Gostaria de saber se pode usar anti-alérgico para a tosse da faringite?

  • Mariane Lemes

    Gostaria de saber se pode usar anti-alérgico para a tosse da faringite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Faringite não costuma dar tosse. Laringite, sim. Anti-alérgico ajuda se a causa for alérgica.

  • oilaaa

    fui no medico estou com infeccao d garganta viral posso sair pra festas shows ou isso pode aumentar o problema

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A falta de repouso pode agravar o quadro.

  • Felipe

    Quem sofreu de dor de garganta pode ficar com rouquidão apos isso? Se sim, qual o período máximo que pessoa pode ficar rouca?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O que dá rouquidão é laringite. Mas o quadro dura poucos dias.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Já costuma haver melhora após as primeiras 24 horas.

  • Gracyllene Miranda

    Olá! Com a ajuda do seu texto percebi que testou com a faringite bacteriana. Não consigo engolir, comer e mal falar. Já tomei anti inflamatório, mas não está resolvendo, a dor só aumenta. Em quanto tempo o benzetacil age? Obrigada. Esse texto me ajudou muito. Beijos e aguardo resposta!!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É possível.

  • Critiane

    A remoção de amídalas acaba ou reduz as infecções de garganta….como comentei tenho tido estas c sequência….

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em alguns casos, a remoção das amigdalas pode ajudar.

  • Lili Araújo

    Na faringite viral ha produção de catarro verde?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nenhuma faringite costuma causar catarro. Isso é sintoma de infecção dos pulmões ou da laringe.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se após 48-72 horas de antibiótico não houve melhora alguma, é preciso trocar o antibiótico ou reavaliar o diagnóstico.

  • Nilo Marques da Cruz

    Fui aconselhado por farmacêuticos para tomar antigripine, mucural 400mg vitamina c e tantum verde. Hoje fezem 10 dias as febres sempre anoite a gripe a tosse em princípio deitou expectoração 2, 3 dias e depois foi perdendo e continuo com febres dor de garganta a tosse seca. O que será devo ir ao medico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que sim.

  • Anderson Silva

    Ola dr bom dia. Estou desesperado pois a seis dias nao consigo comer direito e sequer engolir saliva, minha garganta esta muito inflamada. Estou tomando nimesulida e azitromicina mas parece que so piora a cada dia

  • Jocilene Andrade

    Boa noite já estou com uma infecção bacteriana na garganta a 10 dias ja fiz uso de Azitromicina, frademicina injetável e agora a 36 horas a traz comecei a usar amoxicilina + clavulanato de potássio, estou me sentindo melhor as placas diminuiram e a dor no ouvido tbm, mas estou preocupada por ter usado tantos antibióticos juntos.Por favor ajude-me pois estou preocupada e quero ficar bem logo.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem problema. Nem foram tantos antibióticos assim. O que é preciso fazer é eliminar a infecção, e isso parece estar sendo conseguido.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    As criptas não costumam sumir, elas são cicatrizes nas amígdalas.

  • cibelle mendes

    Tenho inflamação muito frequente … e as vezes sai sangue ! ja fiz vários tratamentos mais sempre volta.

  • Paullo Siilva

    Dr. Tenho crisses de garganta muito forte mas não muito repetidamente e formaram criptas (pequenos buracos) nas minhas amígdalas. Mas isso já está com mais de 1 mês e nada disso sumir! irei procurar um médico, isto é normal?

  • Ítalo Ventura

    Estou com amigdalite bacteriana, e estou tomando amoxicilina 875G faz 2 dias, mas acho que ainda nao houve melhora… médico receitou SINOT. O que sugere ? Azitromicina é melhor q amoxicilina ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da bactéria. Há bactérias que respondem melhor à amoxicilina enquanto há outras que respondem melhor à azitromicina. Há também bactérias que não respondem a nenhum dos dois antibióticos. O médico é quem tem melhores condições de decidir, no seu caso em particular, qual é o melhor antibiótico.

  • jessica

    tive amigdalite ha uns 20 dias atras, o pus em 3 dias saiu com o uso de azitromicina, no entanto a amgdala continua aumentada , isso é normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você tem infecção de garganta com uma certa frequência, é possível que a amígdala fique sempre aumentada.

  • Joviana Passamani

    Cumprimentando parabenizo pelo trabalho e solicito informaçoes dentro das possibilidades. Ha alguns dias tive conjuntive, hoje estou com forte dor do lando esquerdo da garganta, com dor ao engolir, alguns nódulos surgiram, dói o ouvido, tenho tosse, corisa, espirro e secreção. Tudo surgiu depois de eu pegar vento e chuva. Fui ao otorrino e a médica disse que eu não tenho nada, mas me prescreveu um xarope e toragesic em caso de dor (ja que vc esta sentindo dor); não usei nenhum dos dois. Lendo a matéria percebi que meu caso seria uma faringite viral, correto? Um antibiótico seria necessário? Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for de origem viral, os antibióticos não são necessários. Pelo contrário, podem até agravar a situação.

  • luciana evangelista

    Olá, faz oito dias que estou com dores de garganta, mas não tenho amigdalas, tive febre e estou rouca , fiquei dois dias com conjuntivite..Tomei Bactrim e a dor de garganta persiste, estou com sensação de garganta seca a todo tempo, mas não tive resfriado nem gripe.O que devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Rouquidão é sinal de laringite. A presença de conjuntivite, dor de garganta e febre junto com a laringite sugere uma infecção viral. O ideal é ser examinada por otorrinolaringologista.

  • Paulo A.

    Na segunda notei que estava com dor de garganta, olhei no espelho e de um lado perto das amigdalas estava tudo branco. Mas não sentia dor nenhuma, nem febre. Só um leve incômodo. Fui na terça no otorrino, ele olhou minha garganta, me perguntou se eu tinha tosse, o que eu estava sentindo e me receitou amoxicilina e nimesulida. Eu falei pra ele que tive contato com meu afilhado que foi diagnosticado com amigdalite bacteriana. Então ele me diagnosticou com faringite. Comecei a tomar os remédios e veio febre, o outro lado da faringe também foi afetado e parece que estou piorando. Isso é normal? Quanto tempo tenho que esperar pra voltar no médico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O antibiótico pode não estar sendo efetivo. Se já tem mais de 48 horas e você está pior, o ideal é voltar ao médico.

  • Robson Reis

    Site muito bom. Bastante informativo e ainda um doutor que responde a duvidas de seus visitantes.
    Parabens!

  • noelise

    adoreie este site…

  • noelise

    Oiii faz 5 dias que estou com uma ingua do lado do meu pescoso que me doi mais que a garganta ja tomei azitromecina de 500ml por tres dias eh normal essa ingua ????ja estou preocupada….podem me ajudar tenho 37 anos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum.

  • Jeilson Carlos de Souza

    Não aguento mais essa dor de garganta. Já fui no mpedico, sempre me receitam azitromicina, mas tenho a infecção pelo menos 3 vezes ao ano, não sei mais o que fazer.

    • Jairo Ribeiro

      è o caso de minha esposa. Ela teve umas 4 vezes esta crise de garganta, dói muito, muito pus e febre.

  • lucia

    Oi.boa noite minha filha já teve dor de garganta e de ouvido 4 vezes em dois meses levei ela ao medico que receitou antibioticos mas não esta resolvendo nos sei o que faço mais me ajuda obrigado.

    • Jeilson Carlos de Souza

      Seu caso é igual o meu… 4 vezes ano ano. Cansei…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que ir a um otorrinolaringologista para saber se o problema é só um antibiótico inadequado ou se há algo perpetuando a infecção, como um abscesso.

      • lucia

        obrigada.

        Em 16 de outubro de 2013 21:27, Disqus escreveu:

  • fatita

    a cada 2 ou 3 meses tenho dores garganta ..começo com brufen e como não passa vou ao hospital e passam-me antibiótico. Num espaço de 1 ano já fiz 6 antibióticos. Fiz vacina broncho vaxom e continuo na mesma :( já não sei o que fazer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você já se consultou com um otorrinolaringologista?

  • http://www.mdsaude.com daniela

    Ola..meu filho de 4 anos teve febre do nada…do sabado pro domingo..tomou paracetamol p febre 2 x pois chegou a 38.8 de febre. no domingo nao deu febre e esta tomando um xarope agora….ja e o 2 dia de xarope…a garganta dele esta com algumas pintinhas vermelhas…nao levei ele ao medico…isso pode ser alguma infeccao que no caso ele precise tomar antibiotico?? Desde ja agradeco a atencaoo

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Sim, é bom provável que seja uma infecção de garganta. Pode ser que seja preciso iniciar antibiótico. Ele deve ser visto pelo pediatra.

  • silvana

    Ola…
    é normal o ceu da boca ficar com machucados e na lingua tambem, quando se esta com a garganta inflamada…
    Estou no segundo dia tomanda amoxicilina de 500mg.?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Sim, podem haver lesões nestes locais também.

  • Caio

    Dr, acordei um dia com essas placas de pus nas amigdalas , logo de noite tive uma sensação de algo preso na garganta. ao longo dos dias a sensação incômoda foi passando, não tenho febre nem dores de cabeça nem nada. as vezes acordo com esse pus na garganta o que pode ser ? não tenho rouquidão.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não deve ser pus, pode ser cáseo. Um otorrino tem que dar uma olhada para poder dizer exatamente o que é.

  • Nayara Pereira

    Olá, bom estou tomando Clavulin e nimesulida há uma semana por causa de amigdalite aguda, porém não houve melhora alguma, inclusive acho que até piorou, pois minha garganta ta doendo muito mais e esta aparecendo afta no céu da boca, na lingua e nos lábios. Quero saber se devo continuar tomando o remedio e esperar os 14 dias, pois é normal ou devo ir no medico novamente e mudar o medicamento?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Há uma semana já era para ter melhorado. Procure o médico novamente.

      • livia

        Doutor
        me ajude, como faço para remover as pedrinhas brancas existentes na minha garganta, que tem um cheiro terrível.. Tem algum spray que elimine-as?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não, mas o otorrino pode conseguir eliminá-las.

  • luiz carlos

    Quero parabenizar pela matéria , conteúdo muito abrangente e satisfatório .Show !

  • Jane

    Bom dia,Doutor.
    Meu filho tem 4 anos e no domingo tomou benzetacil por conta de uma inflamação na garganta.
    Hoje 3 dias depois continua com febre,a benzetacil demora tanto assim para fazer efeito sobre a febre?
    Melhor voltar ao hospital?
    Grata.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Geralmente com 2 dias já começa a haver resposta.

  • sandro diego

    Opa Dr.
    Estou com uma dor forte na garganta..Já fui num otorrino e um clínico geral..Nenhum dos dois acharam alguma infecção na garganta..Estava tomando nimesulidade durante 5 dias e nada…Agora me passaram o MELOCOX…Pode uma garganta doer um mocado e não estar infeccionada ?
    Bastante grato

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Pode, mas mesmo não sendo infecção, tem que se descobrir a causa.

  • Ellen Gleicy Ellen

    Parabéns doutor! Perfeito e muito esclarecedor o seu site!
    E com todo respeito um médico tão bonito e jovem!

  • Jessica Santana

    Dr. Boa noite!
    Tenho tres dias com uma dor na garganta nao parte esquerda principalmente quando engulo algo e responde no ouvido pode me explicar o q pode ser?Desde ja agradeço.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      É normal sentir dor no ouvido ao engolir quando há lesões na garganta. Para saber o que é, só indo ao médico para ele examinar a garganta.

  • Rafa

    Oi boa noite tive uma faringite bacteriana tomei azitromicina por 5 dias mas ja passou 10 dias ainda sinto dores na garganta quando fui olhar notei a presença de um abcesso o que devo fazer nesse caso doutor?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se tem um abscesso você deve voltar no médico. É uma complicação da amigdalite que tem que ser tratada logo.

  • David

    Bom dia.
    Pretendia ajuda se possivel, pois já estou a ficar desesperado.
    Desde a um ano para cá que faço dores de garganta com uma frequencia de 1 por mês, entre 10 a 12 por ano.
    Faço pontos brancos nas amigdalas e é uma dor de cabeça para passar estando assim 1 semana por exemplo. E faço por vezes excessiva sáliva!
    No inicio tomava NIMED e passava, agora já não funciona.
    Depois passei para AMOXICILINA + A.CLAVULANICO passava, e agora também já não me faz nada.
    Já fui a médicos e ninguém descobre o que tenho.
    Alguém me pode ajudar ou aconselhar?

    cumps
    David

    • Pedro Pinheiro

      Você precisa ser avaliada pelo especialista, que é o otorrinolaringologista. Há opções de tratamento para quem tem amigdalites de repetição.

  • http://andre2rossi@live.com andre

    Dor de garganta,tem alguma vacina ou injeção para acabar com infecsão

    • Pedro Pinheiro

      Um dos tratamentos possíveis é a injeção de benzetacil.

  • Manuel

    Bom dia
    Dr.Pedro parabens pelo Blog, otimo conteudo.
    Manuel Junior

  • http://www.facebook.com/ines.seixas.79 Inês Seixas

    Bom dia, a minha filha fez febre, tem as amigdalas muito inchadas, fez benuron e brufen e eficou sem febre, será necessario antibiótico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só uma avaliação médica pode responder. O fato da febre ter cedido com antipiréticos não define nada.

  • Luana

    Doutor, tenho 25 anos, estou com faringite bacteriana há 3 dias, e me fora prescrito azitromicina por 5 dias (1x ao dia), pois sou alérgica a penicilina. Ocorre que não senti nenhuma melhora, tendo em vista que já tomei 3 comprimidos.. Quando começa a dar efeito o antibiótico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em 48-72horas já é para haver sinais de melhora.

  • Denise

    Meu filho está com amidalite, começou a tomar amoxacilina no domingo a noite. Ainda tem febre. É normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A febre deve sumir em 48-72 horas de antibiótico.

  • Idalina

    Dr. estou a tres semanas com um infcçao na garganta,porem ja terminei o tratamento com antibiotico mais ainda nao amenizou o problemas e ainda esta vermelha e com algumas bolhas,tambem vermelhas e estou tendo muita crise de rouquidão algo que era raro,no entanto sou operadora de telemarkting sera que tem alguma coisa haver?sera melhor procurar um fonoaudiologo ou ir mesmo ao medico clinico

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vá a um otorrinolaringologista.

  • reinaldo

    amiga estou pasando pelo mesmo poblema ja tem 7meses e minha garganta ainda contimua doendo e vermelha voce ja resolveu a sua oque era

  • João

    Doutor é normal quando engole a saliva, o “sininho da boca” a uvula, fica um “tempinho” grudada as vezes na amidala????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso não é sinal de doença. Mas pode ocorrer se você estiver com a cavidade oral muito ressecada. Beba mais água e veja se isso melhora.

  • Aleide

    Dr. Boa tarde! Estou com umas bolinhas brancas no canto da garganta parecido com aftas, mas estou umas sobre as outras parecendo até que são ovinhos??? Estou apavorada! A única coisa que eu sinto é arredência no local e ao coçar a garganta doi um pouco… O que pode ser????

  • Anderson Brito

    Gostaria de saber se há a possibilidade de substituir um antibacteriano intramuscular por um via oral, no caso o medicamento receitado foi o Ceftriaxona, tratamento de 7 dias via intramuscular. Há alguma complicação na administração desse medicamento em crianças de 1 ano de idade?

  • Lilian

    Doutor,Tenho 47 anos e ultimamente venho sentido fortes dores de garganta,como se tivesse um caroço dentro,tenho febre altas que só aparece de vez enquando,principalmente ao meio dia e a noite e sinto meu corpo dolorido? Me indique algo ou o que fazer… desde já agradeço!

  • patricia

    Bom dia Dr. Meu Ex. marido foi diagnosticado com abscesso perianigdaliano, foi internado pra fazer uma drenagem só q em tres dias de enternação não foi feito a cirurgia, o mesmo passou mau e foi levado para a UTI. como pode isso acontecer Dr. quais as chances q ele tem? me ajude a entender. estou aflita. obrigada desde já.

  • Soraia Gomes

    Boa tarde Dr. Fiz uma amigdalectomia na passada Terça-Feira, Tenho algumas dores como é normal mas o que me tem vindo a preocupar é que de vez em quando tenho uns ataques de tosse irritativa. Posso tomar algo ou será cedo de mais uma vez que fui operada há dois dias. Obrigado.

  • http://twitter.com/Jairoarnaud007 Jairo arnaud

    Doutor no meu caso isso acontece corriqueiramente existe a solução final que pode ser uma cirurgia?

  • lfduarte

    Doutor, já tem mais de um mês que estou com dor de garganta. Começou com uma sensação de garganta arranhando, depois começou a doer um pouquinho.. como era pouco nem dei atenção. Essa semana começou a doer mais, só de um lado da garganta. Ontem peguei uma lanterna e dei uma olhada. Tenho umas bolinhas amarelas no fundo da garganta, só do lado esquerdo. Quando passo a mão no pescoço e logo abaixo da mandíbula, sinto umas bolinhas que doem. Não estou com febre. Associado a isso, estou com falta de apetite, dores de cabeça e ouvido. Todas as vezes q tive amigdalite grave via umas placas brancas no fundo da garganta e tinha febre. É uma amigdalite normal? devo tomar antibiótico?

  • karina brito

    Boa tarde doutor, estou com ums carocinhos na farigem,começou depois que eu tive uma gripe com toce essa toce durou 7 meses,dai tomei ums remedios ai atosse acabou mas os carocinhos nao,agora gripei novamente e eles estao muitos enflamados,tudo que eu como desce rasgando e ate mesmo a saliva machuca e fica doendo…
    e eu fiz um raio-x do torax com laudo e nao deu nada.
    o que sera?

  • karina brito

    Boa noite doutor, estou com um carocinho na garganta externo, começou assim ta muito calor aqui em goiania ai comprei uma coca cola gelada e ja fui logo tomando, so que ela desceu rasgando ficou doendo por onde desceu até ai tudo bem, só que no outro dia apareceu esse carocinho, e juntamente a ele uma frebre noturna, só que tambem estou com um dente inflamado eu acho que…

    Leia o texto original no site MD.Saúde: DOR NA GARGANTA | Faringite e amigdalite http://www.mdsaude.com/2009/03/dor-de-garganta-faringite-amigdalite.html#ixzz2HyF3zi4p

  • http://twitter.com/phablo_patrik phablo patrik

    Boa noite doutor, estou com um carocinho na garganta externo, começou assim ta muito calor aqui em goiania ai comprei uma coca cola gelada e ja fui logo tomando, so que ela desceu rasgando e ficou doendo por onde desceu até ai tudo bem, só que no outro dia apareceu esse carocinho, e juntamente a ele uma frebre noturna, só que tambem estou com um dente inflamado eu acho que pelo menos possa ser o dente ou algum efeito por causa do caroço, ai fui a um posto medico aqui da região e o clinico geral falou que era algo tipo linfonodo, e me passou amoxilina de 8 em 8 horas e nimesulida de 12 em 12 horas só que a questão é o seguinte, ja faz 3 dias que estou tomando e nada desse caroço sumir, e quando o efeito da nimesulida passa sinto meu corpo meio que febriu, e a noite tambem estou suando muito, possa ser por conta do calor não sei. Espero uma resposta doutor, desde já agradeço pela atenção

  • Hidelmira

    Excelente explicação, ajudou-me muito! Que ótimo um médico explanar de forma tão simples e clara. Valeu, doutor. Obrigada!

  • Daniel Soares

    Ola, Sr Dr. estive a ler o artigo anterior e cheguei à conclusão que posso ter algo parecido com uma faringite viral, mas a questão é que os sintomas não são estritamente os representados anteriormente. Os sintomas que apresento são:
    - Dores fortes de garganta;
    - Alguma tosse;
    - Constipação nasal;
    - Dores no ouvido direito (sintoma mais recente).
    Pelo facto de alguns sintomas serem diferentes dos descritos pelo Dr. no arquivo, como por exemplo a febre, dores de cabeça e prostatação, questiono-me se se trata realmente de uma faringite viral, questiono-me também se o processo de tratamento é o mesmo apresentado no arquivo..

  • Professora Silva

    Olá, Drº. Tenho amidalites de repetição e este ano estão fora do comum. Amoxilina não faz nem cócegas nas minhas bactérias. Mas a médica me receitou novamox 2X para sinusite. Estou com amidalite atacada e depois de tomar 6 dias desse remédio, não fez nenhum efeito na amidalite. Acha que devo continuar o novamox pode resolver minha sinutiste. Ou já que não fez efeito para amidalite, não vai fazer para sinusite? Ah! Tomei bezetacil para amidalite.

  • Vinicius Dutra

    Minha garganta só fica infeccionada e tenho muito cansaço no corpo, um médico passou para mim o Noex porque pode ser que a sinuzite e renite está afetando, para que ocorra a infecção da garganta…só que o problema e que não melhora e já tem umas 3 semanas.! O que será isso?

  • Joice Ribeiro

    Estou com muito dor aha 1 semana. o medico disse que foi uma bactéria na amígdala. Jà tomei benzetacil, Diclofenaco de potassio e NADA!!! Nâo sei mais o que faço…A dor esta muito grande e eu não consigo comer nada!!
    Me ajude!

  • Edy0512

    ola dr, eu fiquei com dor de garganta a um mes atraz e fiquei roco tambem, e depois que passou eu fiquei com uma dor do lado esquerdo da garganta, geralmente doi quando eu bocejo ou espirro, vc tem alguma ideia do que pode ser ou se é grave? brigado….

  • Peter Kariguelli

    Especialização não é título!

  • http://twitter.com/Be4info Be4info

    doutor é normal que essas doenças faça que o paciente apresente sudorese noturna?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ocorrer.

  • http://twitter.com/Be4info Be4info

    Olá Dr. é possível uma pessoa contrair uma faringite bacteriana e logo após uma amigdalite bacteriana?Mesmo que tenha feito o tratamento com antibioticos? Dependendo do grau, essas inflamaçoes podem durar meses,mesmo com o tratamento adequado?

  • http://pulse.yahoo.com/_DTOXRJDCGAFJUFCZCKZAXHYYDI Perguntador

    Não há trabalho que demonstre benefício do mel? Mas nem pra diminuir a dor? Quando tenho faringite, fico com impressão que ele tomado puro e o Halls extra-forte(bala) ajudam a aliviar a ardência.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser apenas efeito placebo. Além disso, aliviar a dor temporariamente não significa que o mel tenha algum efeito em relação à cura da infecção.

  • http://twitter.com/JessEmanoela Jessikα Emαnoelα

    Bom dia Dr. Pedro. Eu estou com a garganta inflamada, eu acho, do lado esquerdo, e as vezes sinto dores no ouvido, também esquerdo, e, também estou com um gânglio na bochecha, um pouco abaixo da orelha. De fato eu gostaria de saber se isso é somente uma doença, ou podem ser duas, e qual seria esta doença. Também quero saber se eu devo ir ao médico, tenho 17 anos e não sei o que fazer, por favor de ajude Dr. Pedro. Obrigada! – Ah! Já ia me esquecendo, eu também não consigo girar totalmente a minha cabeça, pois me dar uma dor, isso também tem haver com os sintomas acima ?

  • douglasalvesmoura

    Dr Pedro tem alguma ligação entre Sinusite E infecção de garganta pelo que vi nessa reportagem estou com amigdalite bacteriana com muito pus nas amídalas e ultimamente minhas crises de Sinusite aumentaram muito e minha garganta vem acompanhando esse ciclo.Existe alguma ligação entre as duas ou é só uma coincidência?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, pode haver relação.

  • luzia02

    minha filha tem 4 anos ela operou da garganta mas a faringiti ataca de fei inguando acauza tosse secas muito fortes como eu posso tratar isso,coizas gelagadas tem aver;////?????

  • stefininha

    oie meu nome é stephanie. tenho 24 anos e dez de nova tenho problema na garganta. de preferencia nas amigdalas. elas sao cheias de buracos e muitas vezes fica com pontos amarelos, não consigo comer porque queima por dentro, as vezes as amigdalas fecha e so consigo tomar liquido engolindo com dificuldade. a faringe tambem inflama. todo mês eu tenho isso principalmente quando durmo com ventilador ou em casa que faz frio e durmo com lencol fino, ai acordo meio corizando e a garganta queimando. nunca fico boa e pra piorar minha lingua e branca e cheia de ferida nas pontas, dizem ser fungos mais não sei.

    axo que isso tambem ocorre porque quando eu era criança tomava muito medicamento porque tinha falta de ar. meus dentes ate demorou pra nascer. ai afetou o estomago eu axo.

    tem como me ajudarrrr

  • ANA

    sinto minha guarganta estranha mas nao doi o que pode ser

  • Annecarolineconrado Sts

    todos os dias tenho uma tosse ao levantar q vem com um secreção meia amarelada com marrom e muitas vezes tem o aspcto de clara de ovo…isso é perigoso?

  • Ivanete

    a minha garganta não doi mais me em comoda muito aparece que ela vai fechar tenho dificuldade para engoli parece que ela vai fechar e parece que estou com caroço na garganta não sinto dor e nem febre mais estou com dificuldade principalmente quando eu a baixo a minha cabeça

  • Andreson

    estou com pus na garganta há um mes e me sinto muito cansado,com a garganta arranhando ecom mal halito o que devo toma para cessar esses sintomas.

  • Pa

    Estou com amigdalite e avaliada por um médico.Tomei a dose unica da benzetacil há um dia e estou tomando Nimesulide também. Já fez um dia de tratamento e nada de melhora da dor que está muito intensa. Nesse caso, quantos dias para começar o alívio das dores?É possível tomar outro tipo de antibiótico?

  • Graci Neves

    Doutor, estou com pus na garganta a 60 dias e não doi, não sinto nada, o que pode ser?

  • jonata

    to com minha lingua éminha garganta emflamadas esiste algum remeedio casiro para tratar

  • Lima Vgv02

    estou com minhas amigdalites inflamadas. ja tomei benzetacil e voltaren em um dia. depois de 3 dias fiz um tratamento com azitromicina por 6 dias e ainda continua inflamada me ajude. meu email é lima.vgv02@gmail.com

  • Jaidete

    Doutor, eu sempre tenho dor de garganta, com pus. No caso, amidalite. E tomo sempre amoxicilia. Mas, minhas dores são frequentes, de 3 em 3 meses, eu sofro com isso. Ja tomei vacina pra imunidade, mas parece que não funcionou. É muito grave? O que poderia ser? Obrigada, abraços,

  • Rosana da silva

    tive uma forte infecção no ouvido direito ja tomei bezetacil,cetoprofeno,levofloxacino e agora estou no azitromicina e meu ouvido continua doendo e esta entupido nao consigo escutar nada o que faço ja cheguei até fazer uma lavagem mais nada adiantou!!!me ajude por favor

  • Osanafarias

    osana
    Adorei o artigo epassei o final de semana com um tremeda infecçao de garganta e febre a minha garganta esta igual a da foto de amigadalite bacteriana. E quando escaro vem raja de sangue ainda nao procurei um medico o que voce me aconselha?

  • Kamilaonline

    Excelente médico, muito obridaga pelo artigo, pois me trouxe muitos esclarecimentos, parabéns pelo site.

  • Laizie

    Parabens pelo site. Para o melhor diagnostico e tratamento consulte um medico no consultorio publico ou privado.

  • recasilva

    lixo de medico nem pra medicar agente. pra que fez a merda do site intao, se for só para saber o que é e quais tipos tem eu procuraria um livro de medicina. Grande coisa se voce nao pode responder pela internet. Já que é um médico deveria responder às perguntas sabendo o motivo e dando opinioes para as pessoas, o que elas devem ou nao fazerem. Na internet colocam pornografia, pedofilia, direitos autorais e tudo mais e rola solto, agora uma coisa que pode ser beneficio para alguem, que pode até salvar vidas vc nao faz. Estou descepcionado com issu….porisso que o brasil nunca vai pra frente mesmo!!!

    • Rubios

      Pessoas que não concluiram o português do ensino médio não possuem o direito de criticar pessoas com curso superior. Na verdade, é por causa de pessoas como você, Dona RecaSilva que o país não vai pra frente. E aproveito para elogiar o trabalho do Dr. esclareceu muitas dúvidas. Abraços a todos.

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Rubios, também não é assim. Criticas respeitosas são sempre bem-vindas, independente da origem. A falta de educação não necessariamente tem a ver com nível de escolaridade.

    • Ártemis

      Por favor antes de falar de uma conduta 100% correta de um médico, conclua seus
      estudos para não “pagar o mico” de postar algo público com tantos erros de português e tanta grosseria!

    • Kamila

      Médico bom não responde pela internet, médico bom quer ver o paciente ao vivo para dar um diagnóstico mais preciso. Acorda.

    • Eu

      Aí um paciente morre e a culpa é dele. Ô povo analfabeto. Como ele pode avaliar sem ver a pessoa? Sendo que mesmo pessoalmente, um médico deverá estar atento a diversas doenças com o mesmo sintoma.

  • Mauriciobraga

    gostei muito do artigo, achei muito didatico; parabens.

  • Walber Fb1

    to tendo dor de garganta seguidas mal melhora de uma ja volta a fica inflamada de novo. nas ultima tres semana ta sendo assim.
    so ta melhorando quando tomo Azitromicina mas como disse na ultimas tres semnana ja tomei 3 comprimidos melhorou , dois dia depois voltou, ai tomei mais tres comprimidos q acabaram no sabado passado(22/09/2012) hoje dia (27/09/12) ja ta inflamada de novo o q eu faco.

  • Richielibarbosa

    Meu filho tem 4anos e ja tem 1ano e 9 messes que todo mês ele inflama a garganta nao sei mais oque faço ja fui em varios otorrinos e nao adiantou nada por favor me ajudem.

  • Reinaljose

    estou com dor de garganta a quase dois meses e quanto eu engulo parece que tem uma coisa presa na garganta mais tem hora que parece que ta sumindo e depois aparece nao sei se e cataro parece cataro preso ja tomei tudo que antibiotico e nada so que estou com poblemas de estomago pode ser isto o poblema nao sei mais o que fazer me de uma soluçao

    • thais

      Acho que é Gotejamento, pesquise sobre na internet

    • Desouza Sabrina

      Eu sinto a mesma coisa, o doutor poderia nos ajudar?

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        O conselho federal de medicina proíbe que médicos opinem sobre casos pessoais pela internet. A sessão de comentários é feita para tirar dúvidas sobre os textos. Leia as regras do site para entender melhor nossos critérios.

  • reinaldo

    estou com dor de garganta ja vai vazer dois meses o que pode ser minha garganta ta vermelha no fundo mais ja tomei tudo que antibiotico e nada so que estou com poblemas no estomago pode ser isto

  • http://profile.yahoo.com/DEJS7W43XR2WNYJ6KLWP43PXK4 Adilson

    tenho dor de garganta a dois anos ,,,ja fiz de tudo passei em consulta duas vezes com o otorrino e nada ele falou que éra refluxo ,,,fui no gastro e nada ,,,tenho muito medo que seja C.A. me da uma luz ,,,não sei mais o que fazer .

    • reinaldo

      blz amigo voce ja resolveu seu poblema o que era pois ja to com dor de garganta a 7 meses

  • Nilmara barreto

    boa noite! doutor a minha garganta estar sempre inflamada e com pontos de pus, eu não tomo nada gelado, e ela só fica boa 2 ou 3 dias ou seja inflama toda semana e isso já tem muitos anos. o que devo fazer??

  • Edmilson

    meu filho tem 8 anos e acabamos de tratar de uma pneumonia,mas depois disso veio a tosse e agora ele ficou com uma especie de mania na garganta ele diz que alguma coisa abaixo do pomo de adão parece ter catarro grudado,mas quando ele tenta tussir parece q tem algo preso tem o mesmo sintoma de catarro e ele tosso com força mas este bolo na garganta não sobe para a boca e nem volta direito, parece um engasgo com o proprio catarro e ai ele fica enguiando varias vezes para que este tipo de catarro volte e ele consiga respirar,alguem pode me dizer o diagnostico disso?
    Edmilson machado – email kacique@estadao.com.br com urgencia obrigado.ja não sabemos mais o q fazer e cada vez mais esta piorando.

  • Eduardo

    Boa tarde! Na última semana (06/09) fui até um posto de saúde pois apresentava um quadro de faringoamigdalite. Foi receitada a aplicação de Benzetacil e uso de Ibuprofeno. É normal o aparecimento de novas placas de pus nas amidgalas e aumento dos linfonodos após a aplicação desta injeção? Percebi o aparecimento destas placas e o aumento dos linfonodos cerca de 48h após a aplicação. O que está ajudando muito no tratamento sintomático é o Ibuprofeno mesmo. O início do efeito da Benzetacil é mais lento? Obrigado.

  • Valdir-brenner

    boa tarde,ja estou com uma dorzinha na garganta ja faz +/- um mes, antes disso estava inflamada tomei anti-biotico sarou mas continua com uma dorzinha quando engulo saliva ,o que pode ser.

  • Ana

    Faringite pode ser considerado comum em professores?
    Sou professora e já fui diagnosticada com faringite, hoje estou com os mesmos sintomas. É comum aparecer regularmente pelo fato de usarmos muito a voz?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A voz tem mais a ver com a laringe e não com a faringe.

  • Albertoipic

    Parabéns pela forma que anuncia a questão.

  • shirlane

    meu bb de 1 ano e 7 meses ta com amigdalite bacteriana isso disse o pediatra dele,ele passou antiflamatorio
    esta certo a forma de tratamento? 

  • Silene

    gostei muito pós tirou totalmente minhas duvidas

  • Nichateixeira

    Tenho estes sintomas de faringites há já varios anos, que me acontecem normalmente no verão talvez por as diferenças de temperaturas “ar condicionado, bebidas geladas” ,mas já alguns anos que não me aparecia pelo que recorri a este site para me informar se andava a tomar o essencial para evitar o antibiotico,no entanto tenho feito de 12 em 12h um anti-inflamatório que me tem aliviado,só que a tosse é muito seca e incomodativa,apesar da muita agua natural que ingiro.Obrigado por o seu apoio.

  • Marcia

    Dr, bom dia

    Tenho pus na garganta direto e não tenho febre, gostaria de saber se existe algum tipo de exame a ser feito para detectar esse tipo de bactéria. E em que situação o médico pediria o exame,porque já não aguento mais tomar antibiótico.

  • Lucas Amorim

    tomei amoxicilina durante 7 dias e depois a amigdalite voltou.Devo voltar a tomar o remédio?

    • Eduardo

      O mesmo ocorreu recentemente comigo. Fui até um posto de saúde e me foi receitada a aplicação de Benzetacil. Por segurança, sugiro que procure o seu médico.

  • http://profile.yahoo.com/VGEXB2TUFC5OABX3PQNVVMTEGM Lydia

    Primeiramente, parabéns pela matéria e pelas explicações!
    Bom, minha história é um pouco complicada e grande.. mas vamos lá.. Antes de tudo é importante vc saber que tenho 24 anos.
    Estiva durante 1 ano fazendo estágio em UTI no ano passado, tive claro contato direto e indireto com pacientes em isolamento. Nessa época fiquei durante 6 meses com recorrentes amigdalites, usei bactrim, amoxicilina, amoxicilina com clavulanato, 3 benzetacis, e só o que me ajudou realmente foi acupuntura. Na mesma época sentí fortes dores pelas costas e foi constatato glomerulonefrite. Seis meses mais tarde (início deste ano), me sentia muito cansada, com fortes palpitações, taquicardia, tonteira, e decidí então procurar um cardiologista, descobri ter prolapso degenerativo mixomatoso da válvula mitral e intervalo PR curto, atualmente faço uso diário de atenolol 25 mg. Minha cardiologista atribuiu o aparecimento deste problema pelo fato de que nesta mesma época logo após ter resolvido o problema renal eu estava tomando suplemento que continha whey protein (praticava musculação e corrida até então), então foi associado a isso. Logicamente não faço uso deste suplemento e tive que parar completamente minhas atividades. Hoje a situação está controlada, faço minha caminhada com minha corrida, minha musculação, nada exagerado, com acompanhamento sempre e sei que terei que conviver com isso. O fato é que depois de então tive mais duas amigdalites e hoje estou com faringite. Fiz ezame de sangue, leuccócitos ok, pcr ok, tuuudo ok, exceto aslo que está em 400… Minha pergunta é: será que todos esses problemas desencadearam por alguma bactéria da época do ano passado no hospital? Será que a garganta complicou pro coração que complicou pro rim? Será que existe uma linha de raciocínio por aí ou simplesmente tudo resolver acontecer mais ou menos na mesma época e não passa de coincidência?!
    Desde já agradeço por sua atenção.

  • teresa

    fui fazer uma  visita num predio de itajai e la ouve  uma pessoa que estava internada por ter tuberculose as outras prigioneira fizeram izame  umas deu  um carroço no local do izame gostaria de sabetr qual o risco entre as pessoas que la estao pois todas tem contato com a pessoa infectada

  • Michelle Emilia

    Dr., faz três dias que estou com um dor de garganta(amígdalas) insuportável, eu engulo a comida e os liquidos a força, mas não sinto febre nem nada…é normal não sentir febre?

  • Roseli Leite

    olá Dr:eu estou com minha garganta quase fechada,tenho 42 anos,ontem fui ao hospital t tomei benzetacil 1200,mais até afora 14 horas apos.ainda está muito gande o edema dos gangrios,possso tomar amoxicilina 500mg.o medico me passou nimesulina de 1212 hs
    desde ja agradeço sua atenção.

  • Leila Maria Bernardi

    boa noite Dr. meu filho tem 1 e 10 meses ele sempre tem infeções na garganta e asma faz tratamento com singulair baby a 1 mês e meio e está com uma nova infeção na garganta no seu hemograma deu uma alteração nos leucocitos de 15.200/mm3, está muito alterado ou é normal por causa da infeção na garganta seu pediatra me disse que tinha varias plaquetas de pus.

  • Marcela

    Ola Dr Pedro. Estou com muita dor na garganta, apresentando pus (parecido coma foto postada). Fui ao medico, e como estou gravida, ele passou cefalexina e diclofenado sodico, e tylenol para dor. Estou indo para o terceiro dia de tratamento, porem ainda nao vi evolucao neste quadro. Ainda tenho muita dor, pus na garganta e as vezes calafrios. existe alguma alternativa para a dor? Pastilhas anestesicas que eu possa utilizar? nao aguanto passar o dia inteiro sentindo esta dor. Grata! Marcela

  • Marival

    Boa noite Dr.Preciso muito de orientaçao .Estou passando por um problema de garganta que me incomoda demais. é parecido com a faringite viral, mas existe tambem alguns ematomas vermelhos na lingua proximo da faringe,  atraz das tonsilas palatinas, existe muitas bolinhas, como se fosse uma amora. elas coçam muito,porem nao doi nem esplodem. coçam tanto que coçam tambem a lingua, as gengivas e estou ficando impaciente. por favor me ajude.

  • Fabíola

    tenho a maioria dos sintomas da faringoamigdalite viral,mais tambem apresento sintomas da bacteriana,vi no espelho,e a minha faringe esta como a da foto que voce postou sobre a viral,porem minhas amigdalas,estao inchadas,dá pra sentir tocando no pescoço,e apresenta bolinhas brancas,porem com bem menos tonalidade e menos inchadas do que a da foto (bacteriana).Meus sintomas em geral: (a 4 dias) Dor de cabeça constante,dor no corpo,tosse seca,as veses com pequenas quantidades de catarro,garganta inflamada,amigdalas,e algumas veses sinto ansia de vomitar (durante a noite),voz fanha e pouco roca.Por favor estou preocupada porque nao sei ao certo o que é isso.Estou tomando azitromicina 1g (cartela de 3 comprimidos) dizem que é um antibiotico fortissimo,se souber ao certo o meu diagnostico e algum medicamento mais eficaz para o meu caso,aguardo a resposta !

  • George

    Dr. é comum ocorrer amigdalia sem febre?
    Apenas dor de garganta e pontos de pus?

  • Matheus Paschoal

    Boa Noite Doutor.Conforme orientação médica, estou tomando 500mg de azitromicina, junto com anti-inflamatório há 4 dias para tratar da minha amigdalite bacteriana, porém neste período o quadro se agravou. O que isto representa?

  • http://www.facebook.com/people/Jezreel-Imipramina/100002424874980 Jezreel Imipramina

    Tenho inflamação na garganta a cada um ou dois meses, o que pode estar acontecendo
    comigo?

  • Giovanni

    Bom dia, doutor. Estou com faringite crônica há meses. Preciso de ajuda. Já fui em otorrino, já tomei antibióticos, gargarejo com água e sal e qualquer coisa que podia se fazer. Preciso de uma sugestão do que acabaria de vez com essa faringite que me arranha a garganta durante o dia todo. (principalmente pela manhã) Isso pode se agravar?

  • Roberto Lima

    Olá Cláudia! Estou passando por uma situação igualzinha a sua. Estou tomando pantoprazol e sem melhoras… E aqui na cidade que moro (sul do Pará) não tem otorrino… Sempre tenho que viajar 6 horas p/ fazer as consultas… Me mantém informado do andamento, ok?

    • reinaldo

      amigo meu poblema e parecido ccom o seu voce ja resolveu o seu o que era

  • Cristianovaldemar

    Boa noite Dr. Tenho dois netos gémeos (rapaz e rapariga), com dois anos e meio, o rapaz quando se lhe vê a garganta mesmo sem infeção o espaço entre amigdalas é extremamente reduzido, o que me faz ter receios em caso de infeção grave.
    O que se pode fazer, se é que há?

  • Jean

    bom dia, depois de uma dor de garganta, percebi duas bolinhas na minha garganta, uma no lado esquerdo e a outra do lado direito (maior), exatamente na mesma altura da garganta, quase no final da mandíbula, acontece que fui em dois otorrinos, uma me disse que era ganglios o outro disse que era a minha amígdalas, a unica coisa que concordaram era que eu tinha faringite… a duvida é, é gânglios ou amígdalas?? as amígdalas são palpáveis na garganta??percebo que os médicos não estão preparados para avaliar essas tais ínguas, pois passei por vários e me disseram que está tudo normal, sem ao menos realizar algum exame!!!obrigado

  • Serna Flp

    Parabéns, doutor. Seu artigo me ajudou muito, e creio que esteja ajudando a muitas pessoas. Seu trabalho contribui para a sociedade. Muito sucesso!

  • Cássio Amaral

    Dr. Pedro, estou com faringite (sem infecção, febre, dor ou dificuldade para engolir,apenas a irritação e vermelhidão),edema de úvula e de laringe (especificamente edema retrocricoide), constatado por uma laringoscopia realizada por um otorrino.Tal condição pode ser causada por um refluxo laringofaríngeo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Gisele_chia

    Gostei muito da explicação do Dr. porque toda vez q levo minha filha ao médico nenhum explica o que pode causar essas crises tão frequentes que ela tem de garganta, agradeço pelos exclarecimentos.

  • Luana Silva

    Boa tarde, 

    Estou com todos os sintomas de uma faringite viral e ja faz uma semana.Não apresento muito catarro, no entanto não paro de tossir e sinto que minha garganta quer a toda hora inflamar. Comecei com neotaflam  e parei (devido a inflamação ter cessado). Mas como a tosse persiste juntamente da vontade de querer inflamar de novo comecei com amoxicilina. Sera que estou fazendo certo, apesar de vc ter dito que essa faringite viral não se trata c/ antibióticos?  o que eu faço?

  • Celiam

    Dr.meu filho tem 7 anos e tem constantes crises de garganta (com placas de pus) desde os 2 anos de idade,todos os meses ele tem que faser uso de antibióticos,tenho medo que prejudique a sua saúde.sera que seria necessário uma cirurgia para retirada das amígdalas
    .   

  • Vinícius

    Dr. há 3 semanas atrás eu estava com Amigdalite, tomei antibiótico e anti-inflamatório, durante o período que o médico passou, as placas de pus, e o inchaço das amígdalas passou, porém a minha garganta continua vermelha e irritada, não muito, mais ao ponto de incomodar, o que devo fazer?

  • jak

    DR. meu filho estar tomando azitromicina para uma infecção, foi o médico que receitou, 5 ml de 6 em 6 horas, no entanto ele está tendo muito enjoo, ontem mesmo foram duas crises, o que faço? diminuo a dose ou paro de dar.

  • willian

    bom dia doutor as minhas amígdalas saem umas bolinhas com um odor horrível o que devo fazer

  • edimara souza

    Prezado Doutor: Meu pai, que conta 82 anos e é hipertenso, em setembro do ano passado teve uma grave infecção de garganta e na boca, ficou sem comer nada por 10 dias. Segundo ele, a garganta fechou. Até água doia. Foi em 3 médicos, tomou soro dia sim dia não, amoxicilina, até bezetacil. Nada melhorou. No 4º médico, foi diagnosticado como candidiase, tomou fluconal e nistatina. Sarou. Em janeiro desse ano, novamente (mesma receita). Agora, novamente, acrescido de diarreia. Tomou SINOT CLAV + nistatina + cetoconozal. A diarréia cortou, mas o problema garganta e boca não. O médico viajou. Pergunto o motivo da frequente e se é isso mesmo? Por que não houve o mesmo efeito, de modo imediato? Há algo mais a fazer?

  • tamara

    boa tarde! doutor, os sintomas de cancêr na garganta seria parecida com uma inflamação??? obrigada tamara!!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente não.

  • leticia

    Bom dia Doutor ,
    Eu amanheci com muita febre e dor de garganta e passei a noite com febre alta mas não sei oque tomar sera q você pode me ajudar eu sou muito fragil para adoecer e a minha garganta inflama facilmente oque eu devo fazer? obrigada bjs

  • Ana Cecilia

    teve uma vez q eu tomei Benzetacil de 1200ml e nao melhorei , amoxicilina tomo frequentemente , e nao adianta , e as crises de amigdalite nao passa !

  • Ana Cecilia

    Boa noite gostaria de saber , o motivo das minhas crises , tenho contantes crises de amigdalites quando coisas carregadas com corantes apimentas , as vezes mesmo sem fzer essa coisas tenho crises , fiz uma coleta na garganta e nao deu nada ! , ate quando ha mudança de tempo elas incham gostaria de saber o motivo !

  • tuuuur2005

    bom dia Dr. estou com uma sessação de aperto na garganta a mais de um ano ja fiz varios exam..que pode se. por favor

  • Ana Lúcia

    Boa Tarde, há uns dias tive problemas psicológicos no qual não me alimentava direito e fiquei muito fraca, durante este tempo tive
    Amigdalite bacteriana minha garganta ficou igual a da foto cheia de bolinhas,minha boa encheu de aftas e minha gengiva ficou muito inchada, gostaria de saber se por ter dado Síndrome do
    Panico e não me alimentado direito posso ter ficado com a imunidade baixa o que acarretou nessas infecções?

  • Enfº Luciano

    Drº Muito obrigado pelo seu artigo, me ajudou muito na decisão de não realizar amigdalectomia em minha filha de quatro anos, pois ela não tem mais de 6 episodios de infecçao bacteriana por ano, entre elas apresenta de formas virais, ela possue hipertrofia de amigdalas, o otorrino dela me deixa com duvidas, e seu artigo foi muito direto ao assunto. O que lhe desejo é que DEUS sempre te abençoe, lhe de tudo de bom em sua vida e muito obrigado.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Gente, não posso clinicar à distância. Procurem ajuda médica.

  • Pandorinha48

    Olá Dr. Pedro!
    Eu estou com muitas dores de garganta e fui ao médico, ele receitou me azitromicina basi 500mg para tomar durante 3 dias. Hoje já é o último dia para tomar o último comprimido, mas até agora não sinto melhoras. É normal ainda não me sentir melhor? Que hei de fazer?
    Obrigada

  • Del

    oi doutor, tenho um lado das amidalas enflamadas que doi tanto que atinge ate meu ouvido isso tambem e om dos sintomas? o que devo fazer?

  • Marianadealmeidapierri

    aids provoca pontada

  • nataly trevisan

    Olá doutor, tenho 20 anos e sofro diariamente com dores na garganta e ela é super hiper inchadas fora do normal mesmo a retirada delas com a minha idade hj ocorrera algum risco a minha saúde ? 

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode. No texto eu falo sobre isso, na parte de complicações das faringites.

  • Naiara

    ôla Doutor gostaria de saber se pode ocorrer algua doenca grave futuramente  com o sugimentos de pus na gaganta 

  • Leo_mleite

    Boa noite Doutor, estou com muita dor para engolir, minhas amígdalas estao normais, mas a faringe está com umas bolinhas vermelhas, sem pus. Já é a terceira semana que estou assim, você acha que deveria usar antibióticos devido ao tempo? Pensei que fosse viral, mas acho que não pelo tempo. Desde já muito obrigado.
    Leonardo

    • Danielemariaferreira

      eu tambem doutor estou igual ao leo oq faço?.

  • Marilucia

    muito bom doutor,me tirou varias duvidas….pois sofro muito com inflamaçao na faringe!!!

  • Rixardson_9

    sinto a um bom temo um incomodo nas amidalas exatamente pela região onde fica essa bolinha do meio, já fui no otorrino e ele analisou e disse que não era nada que era normal, concorda?

  • celia

    meu filho tem 2 anos e 5 meses ,de março pra cá já teve 4 crises de garganta com placas de  pus , a febre dele é muito alta ,o medico receitou amoxilina,exite alguma vacina para esses tipo de bacteria ou virus que causa essa dor na garganta

  • Patriciagomes

    oi dr eu queria saber por sinto com se ouvese um burraco na minha garganto e queima muito?

  • Solange

    A diabete interfere de que maneira na dor de garganta e quais são as prováveis causas para que uma pessoa diabética venha a ter falta de respiração com essa infecção.

  • Cláudia

    Doutor, há sensívelmente 1 ano que tenho muitas inflamações na garganta e começaram a aparecer bolas de pus na garganta, tendo inchado a úvula (acho que é esse o nome). Estou muito preocupada! Já fui a 2 médicas e mandara-me pôr na garganta um spray (Locabiosol). Alivía, mas está cada vez pior, vejo pelo espelho. O que poderá ser e porque acontece? Devo procurar um otorrino? Que tratamentos serão possíveis?
    Por favor, ajude-me!

  • Sarah

    oi dr. queria saber oq é bom pra melhorar a dor de garganta?como posso previnir?

  • Audamartins

    boa noite dr. o meu neto te inflamação na garganta com pus quase sempre 2 vezes por mes, o medico insiste em tratamento com antibiotico, não seria o caso de uma cirurgia? além disso tem sempre o nariz entupido, ronca e baba muito a noite, ele tem 7 anos.

  • Leila Leticia1

    ola dr.minha filha de 3 e 5 meses esta com amigdalite ela tomou 1 benzetacil ontem mas hoje parece que aumentos as placas oque devo fazer?esperar mais um pouco pois o medico não receitou nenhum anti-flamátorio oque devo fazer 

  • geovanda

    tenho um  sobrinho com 2 anos de idade e sempre tem febre constantes e a garganta inflamada quais procedimentos devo tomar

  • Samuel

    Bom dia Dr. Dr. fiz tratamento com amoxilina 875mg + clavulanato 125mg por 14 dias para combater minha peneumonia só q durante o tratamento começou a me dar diarreia bom achei q fosse normal por ser efeito do remedio mas apos ter acabado tratamento a diarreia continua e tbm dores na barriga oq eu faço Dr. 

  • Erika

    dr meu filho tem 7 anos e pelo menos uma vez por mês inflama a garganta,ja levei no pediatra e ele disse que vai esperar até completar 10 anos e se não melhorar ele opta pela remoção das amigdala,mas eu estava comentando com um farmaceutico e ele disse que a imunidade dele pode estar baixa e por isso que ocorre a inflamação.O que devo fazer?

  • raphael

    tbm estou com algo na garganta parece caroço e tá avermelhado do lado e cheio de bolas vermelhas e o catarro não para, eu tive com um tempo atras com comida presa na amigdala,pode ser garganta enflamada?

  • Fabio

    Boa noite Dr.
    Fora a bactéria Estreptococos, quais outras que podem infeccionar as amígdalas?

  • Thaís Freitas Pessanha

    Boa noite Dr. queria tirar uma dúvida, meu filho está tomando azitromicina de 1500mg / por 5dias, para combater uma sinusite, no 4º dia ele começou com uma febre, vi que sua garganta está vermelha, eu queria saber como que ele pode ficar com uma infecção de garganta tomando antibiótico tão forte?? Isso pode acontecer é normal?

  • phil123

    boa tarde Dr tou com dores de garganta a mais de semanas fui ao medico e me disse que tenho corrimento nasal muito forte e me infecta toda a garganta me deu antibiotico e tenho que levar um injeção de 2 em 2 meses pois estas infeções me ocorrem de 2 em 2 meses crises muito fortes
    dr qual a sua opinao pode ser de outra coisa?
    fico com muito medo

  • Ana_cardoso

    doutor sou muito dada a amigdalite fico com muito pux nas amiculas e da me muita vez repetida sera que e porque tenho sinozite? o que faço para evitar que isso me dei muitas vezes por favor ajude me.

  • Annacristyna2011

    cetoprofeno serve para garganta inflamada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É um anti-inflamatório. Pode aliviar o sintomas, mas não age diretamente na causa.

  • sidineia messias dos santos

    doutor sinto um caroço na garganta au engolir mas nao doi o que sera ?

  • milton

    tomei bezetacil e nao fez nem cosquinha,passei em um otorrino e me receitou TRIAXIM INJETAVEL,tomei as 8 da manha logo mais as 5 da tarde ja nao tinha quase nada de infecçao nas amigdalas…show de bola

  • Thata

    Dr. Pedro, poderia me esclarecer uma questão que me aflige? (!) Já tive sinusite seguidamente, quase cheguei a operar, mas enfim, diminuiu. Ano passado voltei a ter mais vezes.
    Eu não tinha nenhum problema na garganta, mas ESSE ANO tenho sido acometida por faringite (março, junho) e sou professora de ensino médio, então isso me atrapalha muito profissionalmente.
    Fui a um médico ontem (AMA Hosp. Planalto), ela diagnosticou faringite, receitou amoxilicina/clavulonato por 10 dias (e loratadina). Ela, clínico geral, afirmou que não estou com sinusite.
    ENTRETANTO, a sinusite que me atinge gera secreção que escorre POR DENTRO e me faz tossir sem parar, NÃO necessariamente dá os sintomas clássicos de dor nos seios faciais, dor de cabeça (a médica disse apenas que se fosse sinusite estaria com a face inchada, mas não é assim que acontece comigo).
    Ao acordar hoje, fiz uma limpeza nasal, saiu muito catarro (crostas) verde (típico da sinusite), mas na hora da consulta isso não apareceu.
    MINHA PERGUNTA E MEU MEDO: 10 dias de amoxicilina/clavulanato são suficientes para curar a SINUSITE SE for o caso? Ou, por segurança, seria melhor tomar por 14 dias? RECEIO tomar por menos dias que o necessário (para sinusite) e depois a sinusite voltar mais forte – resistência a antibiótico fortíssimo. Conforme sua resposta, volto a procurar um médico ao final dessa semana – já que estou no primeiro dos dez dias de antibiótico.
    Agradeço muitíssimo!
    PS.: vou marcar a tão necessária consulta para fazer acompanhamento dessa faringite de repetição.

  • Rimisson_alves

    ha poucos dias tive irritaçao na gaganta,o que é bem frequente ja sempre consumo bebidas muito geladas.,,só que a minha amidala direita permanece inchada,memo depois depois da irritaçao e a dor ter passado ja faz mais de duas semanas,parece q tennho algo preso na garganta mas nao doi..é normal?

  • Anibasf

    artigo muito claro e fácil de compreender.

  • Anibasf

    muito bom.

  • Rodrigo

    Quanto tempo dura o efeito da benzetacil ? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Por volta de 10 dias

      • Rodrigo

        Obrigado pela resposta Dr. o motivo da minha pergunta é por que no dia 22/05 fui ao medico com sintoma de dor de garganta e a medicação que ele me passou foi a injeção de benzetacil e diclofenaco sódico por apenas 3 dias. Atualmente ainda sinto minha garganta incomodar com alguns pontos de pus e pequenos nódulos pela faringe e durante a noite sinto como se fosse uma coceira por dentro da garganta que me faz tossir muito apenas no periodo noturno. E eu estou quase retornando novamente ao medico porque na minha opinião acho que já não era pra mim ter esses sintomas, mas ainda não completou 10 dias que eu tomei a injeção. O Dr. acha que eu devo esperar completar os 10 dias ou já devo retornar ?

  • Juliana_ccds

    Dr. estou com infecção na garganta já fazem 6 dias.  No segundo dia, apareceram as placas nas amigdalas, e segundo os médicos, se trataria de uma infecção bacteriana. Foi iniciado o tratamento com AMOXILINA 500 MG, e diprofenid, porém, depois de 4 dias de antibiótico, nada de melhora. Ontem voltei no hospital e a médica decidiu aplicar a bezetacil em mim. Mas já fazem 15 hrs da injeção e até agora NADA. As placas ainda continuam lá, firme e forte. Eu já to ficando preocupada com isso. E a dor, nem se fala.. é um inferno! O que faço? Isso é normal acontecer???

  • Luciano

    estou tomando antibiotico amoxicilina 875g, há 36 hs e percebi que não está retrocedendo, pelo contrario. Alguns me dizem que só um Benzetacil para resolver. É possível um tipo de antibiótico não fazer efeito p/ uma amigdalite bacteriana??

  • Lucas

     Parabéns pelo excelente conteúdo, muito completo e explicativo. Acredito estar com Amigdalite bacteriana com pontos de pus, comecei a sentir uma dorzinha chata na no conta garganta a qual se manifestou por toda minha gargantaem em torno de dois dias, não conseguia engolir nem mesmo saliva, o médico me recomendou benzetacil ou antibiotico, como não sou fã de injeções optei pela amoxilina, ele me receitou uma liquida para que diminuisse um pouco o inchaço e as dores para que depois pudesse tomar as capsulas, pois estou tendo dificuldades para engolir até mesmo liquidos. Começarei a tomar as capsulas hoje, espero que meu quadro melhore logo, senão irei novamente no médico. Novamente parabéns pela matéria!!

  • Sandra

    Excelente explicação. Descobri que estou com faringite viral. Parabéns!!!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nunca é bom tomar medicamentos sem indicação. Você se expões a efeitos colaterais sem necessidade.

  • Daniela

    Dr,há algum problema se tomar antibiotico e minha faringite for viral??Obrigada.

  • Maria Paula Guimarães Lopes

    Dr. Pedro, eu tive escarlatina quando bebê, e, uma vez me foi dito que eu tenho mais suscetibilidade a ter dores e inflamações na garganta provavelmente por ter tido escarlatina. Isso confere ou não faz sentido algum? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Desconheço esta informação.

  • Vinicius

    muito bom

  • http://www.guiasaude.org/ Marcia s

    Legal essas explicações!

  • paulo serrano

    fui a um especialista e ele me mandou fazer uma biobsia e estou com medo

  • Junio guilherme

    Doutor uma amigdalite pode se curar sozinha sem o uso de antibióticos ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode se for de origem viral ou alérgica.

  • Renato

    Renato , tomei benzetacil a 24h e continua a infecção , ainda pode melhorar? ou devo procurar o médico

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente o início do efeito do antibiótico é notado a partir de 24-48 horas.

  • Ulisses

    Parabéns Doutor, site muito bem ilustrado, explicativo e com muita informação útil. Deixo aqui minhas parabenizações!!!

  • Joao Pedro Santana

    Dr, meu medico receito azitromicina,nimesulina para tomar, rinosoro 0,9 e furoato de fluticasona para aplicar no nariz ,porem hoje é o terceiro dia que estou tomando a medicacao e minha garganta ainda doi(minha garganta esta com a imagem igual a amidalidade bacteriana).sera que eu preciso retonarna ao medico ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você acha que não houve melhora alguma, sim.

      • Pinto Arsénio Quianga

        Tenho dores forte na garganta, O médico fez-me um diognostico de uma farengite em Junho de 2011 e desde então tenho apanhado injecções de penicilina (IM) de 15 em 15 dias, mais nao sinto grandes  melhorias.

  • Debora

    Dr Pedro, boa noite. Tenho faringite cronica, e os médicos que consulto normalmente relacionam a mesma com o refluxo, que estou tratando, porém continuo tendo as crises, inclusive no momento. Continuo tratando com antibioticos, ou existe algum tipo de cirurgia que possa me ajudar?

    • Cássia

       Debora, acho q tenho o mesmo problema que você, me adiciona ao msn para trocarmos informações: cassia_valeria@hotmail:disqus .com

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for mesmo pelo refluxo, é preciso saber se o mesmo está realmente controlado antes de qualquer coisa.

  • Silvanaribeiromaria

    quero saber se o amoxilina pode ser usado pra que nao tem dor de garganta

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Exitem outras infecções que tb podem ser tratadas com amixicilina

  • Vanfilosofo

    Obrigado pela dica do gargarejo com água morna e sal para a faringite. Abraço!

  • Rodrigo

    parabéns pelo site, ajuda bastante! Abraço.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Acho que você está confundindo as coisas. Existem centenas de causas para hematúria, não necessariamente a culpa é de uma infecção de garganta. Você foi avaliada por um médico nefrologista?

    • Jaquelinevailatti

      sim. Fui avaliada e como disse anteriormente ele pediu que apenas monitore a hematuria a cada 3 ou 4 meses, para ver se há aumento ou retardo, e tambem atentar para quando houver dor de garganta, se haverá hematúria acompanhando.
      Foi lendo seu artigo e vendo que existe glomerulonefrite pós estreptocócica que me preocupei. Nao estou confusa uma vez que meu exame de urina apresentou disforfismo eritrocitário.Porém o medico nefrologista me disse q é muito relativo esse exame, varia de laboratório para laborátorio, e muitos médicos não levam em conta, pois é muito difícil diferenciar uma célula dismorfica de um que não é!, foi isso qu o médico me disse.

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        A nefropatia por IgA é mais comum nestes casos de hematúria pós infecção de garganta.

  • Nildirene cruz

    meu  filho tem amiglite,e tem alergia á antibiotico,o que eu faço?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ele não deve ter alergia a todos os tipos de antibiótico.

  • Jaquelinevailatti

    Olá Dr. Apresento quadro de hematúria desde outubro/2011, nesta data fui diagnosticada e tratada como infecção urinaria. Repeti o exame de urina em final de fevereiro/2012, constou novamente sangue, porém a urocultura nao apresentou nada.Fiz proteinúria(resultado:160) e clearance de creatinina (232),fiz tambem tomografia c/ contraste, o médico me disse que os exames estao todos dentro da normalidade, pediu que eu acompanhe a hematuria a cada 3 meses e monitore as dores de garganta.
    Preciso saber se hipoteticamente eu tenha tido uma amigdalite ou faringite bacteriana e NAO tratei, ela curou-se por si só? se nao, a bacteria continua em meu corpo? pode estar causando danos? como descubro se tenho algum problema renal advindo da bacteria streptoccocos?

    Parabés pelo blog, muito didático,esclarecedor , bem escrito e inteligente.
    muito obrigada desde já.
    Jaqueline

  • Maary Santos1

    Pode acontecer  após o uso de Amoxicilina por 10 dias, os sintomas persisterem? Ou isso indica que é algo mais sério?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se após 10 dias não houver melhora é sinal de que a bactéria é resistente a este antibiótico.

  • Rosalia Magalhães Costa

    Sou enfermeira ,e com este conteúdo consegui tirar as minhas  . Parabéns para Dr. Pedro e obrigado pelo artigo.

  • Tatiane

    Adorei o conteúdo. Estou nesse momento com Amigdalite e já estou sendo medicada pelo mesmo medicamento acima descrito no texto. Dr. gostaria de saber se tem clinica onde senhor trabalha, o meu filho tem mais de 7 à 8 vezes por ano. concerteza precisa operar! o nosso plano é AMIL. Att, Tatiane Santos.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu não moro no Brasil.

  • Castelo

    Estou como germe isolado streptococcus Grupo F, tem
    alguém que pode explicar se é possível transmitir através do beijo, se também é
    possível ter adquirido no beijo de pessoa que não apresenta nenhum sintoma de
    irritação na garganta, mas faz uso da vacina da gripe a seis anos.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Essa bactéria faz parte da flora bacteriana normal da cavidade oral.

  • Thais

    gostei muito do texto. Esclarecedor e completo! obrigada!

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Otorrinolaringologista.

  • Renato

    Doutor, tive uma esofagite muito forte e uma sinusite, ja estou melhor, mas me apareceu uma irritação na garganta, coceira na parte interna dos ouvidos e bolhas na lingua (perto da garganta), o que devo fazer??Qual médico procurar?Grato

  • Edilson junior

    gostei muito esclareceu algumas duvidas, mais no meu caso apareceu uma bolha branca eu acho qu e nas amidalas e ja faz 14 dias e nunca saiu devo procurar um médico?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim. Otorrino.

  • Saymon_360

    parabéns pelo artigo, muito bom!

  • força sempre força

    doutor, infecção bacteriana na garganta pode causar ínguas na virilha?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente as inguas são no pescoço. Na virilha não é comum.

  • Thaís

    Dr. estou com amigdalite bacteriana, é normal a azitromicina causar enjôos e tontura?
    uma amigdalite bacteriana pode evoluir para uma meningite, qual a probabilidade?
    estou sentindo muita dor de cabeça e na nuca.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Azitromicina pode causar enjoos sim. Tontura não é comum. A evolução para meningite é mais comum nas otites médias e sinusites. Na amigdalite é bem incomum.

  • Melina

    Dr. de quantas em quantas horas tomar amoxicilina contra a amigdalite … ???

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da apresentação do antibiótico.

  • Mariane

    EU estou com minha garganta inflamada igual a de uma das fotos.
    e eu nao tenho mas amigdalas, com isso meu nariz também está
     intupido e isso me incomoda muito no meu dia a dia eu nao
     durmo bem como eu dormia antes.
    Para desintupi meu nariz eu uso neosoro e para minha garganta
    minha mae esta me dando um remedio um pouco grande para
    mim e isso tambem incomoda bastante.

  • Luiza

    É possivel ter amigladite sem sentir dor, estando apenas com as amidagdalas alteradas e as vias aerias ressecadas como se tiversse algo impatando a passagem do ar?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é habitual.

  • Samuel Jr.

    Dr. é recomendado operar as amidalas na fase adulta, digo isto pq eu tenho 34 anos e desde os 15 sofro com amidalite (garganta com pus e muita febre) no início a benzetacil fazia efeito, com o tempo só Amoxilina curava momentaneamente e hj em dia faço uso da Azitromicina… mas não agüento mais este suplício, posso operar?  operando resolve definitivamente?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende. Atualmente já não se opera muito amígdalas, pois o paciente deixa de ter amigdalites e passa ter faringites. Tem que se avaliar caso a caso.

  • Elisângela.

    Bom dia! Minha filha de 3 anos está com uma amigdalite muito forte, tomou benzetacil há 1 dia, porém reclama muito mais de dor na barriga do que na garganta. A dor na barriga tem relação com a infecção?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ter.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    4700 não é baixo, é normal.

  • Carol

    Doutor, tive uma amigdalite bacteriana forte. Meu hemograma estava com as taxas bem elevadas. É normal depois de algumas semana baixar muito os leococitos de 12.000 para 4.700 15 dias depois ? Achei a contagemd e leucocitos muito baixa.
    obrigada

  • Carol

    Doutor, tive uma amigdalite bacteriana forte. Meu hemograma estava com as taxas bem elevadas. É normal depois de algumas semana baixar muito os leococitos de 12.000 para 4.700 15 dias depois ? Achei a contagemd e leucocitos muito baixa.
    obrigada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      4700 não é baixo, é normal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A bactéria pode ser resistente.

  • Thiagotorresmaia

    Prezado. Estou com uma amigdalite muito forte. A médica que me atendeu receitou uma dose de benzetacil, mas não houve nenhum efeito. Vou voltar ao médico amanha, mas gostaria por quê o benzetacil não teve efeito.
    Obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A bactéria pode ser resistente.

  • Carina_pinto22

    olá eu ja ando a mais de uma semana com uma faringite. Fui   a primeira vez ao médico disseram me que era gripe com 40 de febre voltei de novo ao médico nessa mesma semana e o médico passou me antibiótico nao me fez efeito.Quando fez 8 dias que andava assim voltei ao médico passou me de novo outro inflamatório e até agora nada me fez efeito eu nao comu não consigo engolir nada continuo com a pus na garganta e ja não sei o que mais fazer gostava que me podesse dar uma explicação obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um médico para ele ver se há faringite ou não.

  • Jully Pereira

    Minha garganta doi muito até para engolir a saliva e para falar ,mais nao sei se esta enflamada o que faço ?

  • Jully Pereira

    Minha garganta doi muito até para engolir a saliva e para falar ,mais nao sei se esta enflamada o que faço ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um médico para ele ver se há faringite ou não.

  • Laviana

    estou com dor na garganta.. nao posso comer nada que dói…e tambem muita dor no corpo e na cabeça aff é muito ruim… queria nascer de novo rsrs..oque eu devo tomar pra parar a dor em geral ?????. beijos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Desconheço essa relação.

  • becca

    Olá Dr. Eu estava com inflamação nos meus pés e o médico disse que era fascite plantar e falou que a causa da doença era uma infecção na garganta. Isso exite mesmo?! é possível?

  • becca

    Olá Dr. Eu estava com inflamação nos meus pés e o médico disse que era fascite plantar e falou que a causa da doença era uma infecção na garganta. Isso exite mesmo?! é possível?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Desconheço essa relação.

  • Sérgio

    Dr., estou com a garganta cheia de catarro por mais de 1 mês. Talvez até 1 mês e meio. A dor é bem pequena e chega a quase não incomodar. Geralmente piora à noite (quase todos os dias durmo com ar-condicionado ligado em 21 graus – ou menos), e durante o dia é só o catarro que incomoda. Sempre vou ao banheiro do trabalho para cuspir e as vezes chego a ficar com a voz rouca.

    Estes sintomas podem estar relacionados com os quadros descritos em seu texto? Em caso negativo, posso ter o que? Obrigado.

  • Douglaslimaa

    Eu estava com uma sensação de bolo na garganta, como se ela estivesse fechada a médica me falou que isso era uma faringite Alérgica, me passou Pantocal de 40 e o Predsim de 20 tomei por 2 a 3 dias passou depois voltou, voltei a tomar os remédios e nenhum efeito… ja não sei mais o que fazer

  • Douglaslimaa

    Eu estava com uma sensação de bolo na garganta, como se ela estivesse fechada a médica me falou que isso era uma faringite Alérgica, me passou Pantocal de 40 e o Predsim de 20 tomei por 2 a 3 dias passou depois voltou, voltei a tomar os remédios e nenhum efeito… ja não sei mais o que fazer

  • KARINA DE CASTRO

    MTO BOM AS IMAGENS E O TEXTO EXPLICAM TUDO PARABÉNS

  • Bruna Sampaio16

    otima explicação!parabéns!

  • Bruna Sampaio16

    otima explicação!parabéns!

  • Diogo_santos82

    Dr. sua explanação foi de ótimo proveito parabéns…

  • Diogo_santos82

    Dr. sua explanação foi de ótimo proveito parabéns…

  • Cicelia

    Dr. minha filha apresenta um nodulo na garganta ,ja levei ao medico e ele mim falou que era adenoide . Ja esta com dois meses de tratamento , usando os remedios mas nao vejo melhora . Nunca ouvi falar que desse adenoide  na garganta,e ela nao tem nem um sintoma de febre e dor. Dr. o que sera que ela tem na garganta ?

  • http://twitter.com/DJGYN ALESSANDRO SILVA

    estou com inflamação forte na amigdalite, chequei a pensar que era uma inflamação comum de garganta e comprei nimesulida, mas não resolver e uma dor horrível, elas estão dos 2 lados atras da Úvula nas paredes laterais. esse artigo me ajudou a entender bem. essa inflamação com tempo some ou terei que usar remedio?

  • http://profile.yahoo.com/5AEAOPYZR6YKDPCGNYGVIQDAHE Alice

    Olá dr. Pinheiro, sei que minha pergunta não tem muito sentido mas eu preciso perguntar, uma pessoa que tem a língua totalmente amputada consegue falar, se alimentar, é sentir o paladar dos alimentos normalmente ou isso é impossível ? ficarei muito grata se o senhor puder me responder.
    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • Carolina

    Estava tomando novamox e no quarto dia tinha sentindo apenas uma leve melhora, mais ainda estava com febre por volta de 37.5. Fiz um hemograma e as taxas ainda estavam elevadas, ai a medica resolveu trocar meu antibiotico e passei a tomar PROMIRA. É normal isso acontecer? Obrigada Dr.

  • Carolina

    Estava tomando novamox e no quarto dia tinha sentindo apenas uma leve melhora, mais ainda estava com febre por volta de 37.5. Fiz um hemograma e as taxas ainda estavam elevadas, ai a medica resolveu trocar meu antibiotico e passei a tomar PROMIRA. É normal isso acontecer? Obrigada Dr.

  • Judie

    Doutor, estou com um carocinho com pus na minha garganta e está inlfmado só de um lado.
    Nao estou sentindo absolutamente nada fora o Incomodo no local da inflamação.
    Pode ser Amgdalite?

    Judie

  • Lemuel1111

    Doutor, estou com a garganta inflamada a 1 mês. já tomei 2 tipos de antibioticos - Azitromicina e Amoxicilina, no entanto não parece que melhorou em nada. Não tenho febre, mas minha boca encheu de aftas. Será que pode ser um problema mais grave? O que devo fazer? Obrigado.

  • Fabio

    Dr. Tenho problema de garganta amigdalite bacteriana tomei uma benzectacil agora seguindo  tratando com diclofenaco(8/8hs), cefalexina e dipirona(6/6hs) minhas garganta ta muito inchada com muita formação de pus quase não durmo a noite pois qdo engulo alguma coisa parece que ta pegando fogo,voltei ao medico depois de 24hs pq não conseguia nem falar ele me medicou com soro na veia não me lembro o que tinha de medicamento dentro do soro , só lembro que tenho que repitir em 24hs o mesmo processo… gostaria de saber nesse meio termo o que eu faço para, parar a senssação de queimação na garganta? …..ele me recomendou tratamento com 30 benzectacil de 21/21 dias isso funciona o que DR. acha disso? sem mas desde ja agradeço.

  • Lariss

    Uma criança que passou 2 dias comfebre alta por conta de uma amigdalite pode apresentar alguma piora se logo no primeiro dia sem febre pegar sereno de praia? 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Amigdalites sem sintomas é incomum

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Amigdalites sem sintomas é incomum

  • Anonymous

    Caro Dr, chamo-me Virgínia e escrevo de Cabo Verde.Estou a chegar da médica que disse que posso estar com febre reumática. Já li o seu artigo sobre isso e agora com este foi bom descobrir que o que tenho na garganta chama-se cáseo. Já o tenho há algum tempo e não sabia o que era.Gostaria de saber se posso ter cáseo e amigdalite sem ter tido dores de garganta. É que não me lembro de ter tido dores de garganta ultimamente.

  • Leonardo

    Dr, a amigdalites/faringite viral pode ser transmitida através da saliva? Ex: Beijo, uso do mesmo copo,etc… 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • rita

    Olá Dr. Pedro, li em cima um caso igual ao meu - 
    Em pacientes com infecções de garganta de repetição podem-se formar criptas (pequenos buracos) nas amígdalas. Estas acumulam cáseo (ou caseum), uma substância amarelada, parecida com pus, que é na verdade restos celulares de processos inflamatórios antigos. O cáseo pode causar mau hálito em pessoas com amigdalite/faringite crônica. – eu tenho essas fendas nas amigdalas e formam dentro de si esses pedaços amarelados. Já expus o caso á minha médica de família, mas sem grande efeito pois disse que isso era passageiro, a quem devo recorrer na verdade? aguardo atenciosamente uma respostas.
    Obrigada pela atenção.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Otorrinolaringologista

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A falta de tratamento é que pode afetar.

  • Eddney

    Dr. Pedro, tenho esse problema nas amigdalite umas duas a tres vezes ao ano! Comecei mal 2012, com tds os sintomas: febre, dores no corpo, garganta dolorida, avermelhada e apresenta pus.. Sempre que vou ao médico receitam a mesma coisa.. Amoxicilina por dez dias e dipirona para baixar febre. Tanto que nem procuro mais médicos, prefiro iniciar tratamento de imediato. Mais a minha pergunta é a seguinte:
    O que devo fazer para prevenir esse problema haja vista que se repete anualmente como mencionei anteriormente?

    obrigado pelas informações que dispõe nesse site, descobri muita coisa que nem imaginava.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você tem que ter um otorrinolaringologista bom que te acompanhe.

  • Leandro Silva

    Bom dia

    meu nome é Leandro e estou com amigdalite bacteriana ja a 07 dias e a questao do pus diminuiu muito , mas a pergunta é o tratamento pode afetaro sistema renal.
    estou tomando sinot clav recomendado por 10 dias.

  • Maicon

    Estou c/ amigadalite bacteriana, a 2 dias tomei a injecao do bezentacil, quando tempo leva pro medicamento agir e me recuperar por completo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      24 a 72 horas para começar a melhorar

  • Rafael

    Estou com Amigdalite bacteriana  mas estou em casa fazendo  uso da amoxicilina pois ja tinha me consultado antes ..mesmo assim devo procurar o medico para saber da aparecimento ,visto que ja é a segunda vez q me aparece!

  • naninha66

    dor de garganta por 3 semanas, mesmo tomando cataflam, e não melhora, é possivel que seja bacteriana e precisa de antibioticos?

    agradeço se puder me responder

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é possível. Procure um otorrinolaringologista.

  • adrielly

    Qual procedimento mais correto,há fazer,quando se tem restrições quanto ao uso antibiótico, qual o tratamento menos invasivo?No caso Amigdalite?
    Desde já Agradeço!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Por que haveria restrições ao uso de antibióticos?

  • Isis

    Dr, Pedro, estou com uma forte dor de garganta, e tomei , por conta própria tanderalgin, melhorou, mas em seguida tomei amoxicilina , e dai a dor voltou . oque eu faço ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @platini
    Há pessoas que apresentam piora da dor de garganta com líquidos gelados. Se não for o seu caso, a principio, não há problema.

  • platini

    ola DR Pedro:
    gostaria de saber se estando coma garganta enflamada
    febre posso beber liguidos gelado?

  • blog

    Parabéns pela publicação sobre este tema.
    Muito útil.

    Obrigado, saúde e paz.

    Geraldo
    MINAS

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Laís Y. Franco
    Há algumas pessoas sensíveis a líquidos gelados, podendo causar irritação da garganta.

  • Laís Y. Franco

    DR.Pedro
    Tomar líquidos gelado pode causar amigdalite ou faringite?

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tiago,
    Parece ser viral mesmo. Um quadro viral pode demorar até 10 dias.

    Acho que vc deveria ir a um médico, pois se for bacteriano, com antibióticos o seu problema fica resolvido em 2 dias.

  • Tiago Santos

    Boas. Vou de férias amanhã e gostaria se pudesse responder o mais rápido possível Dr. Costumo ter muitas amigdalites e detsa vez tenho dor de garganta, espirros, nariz entupido, dor de cabeça, cansaço e rouquidão pela manhã. Mas n
    ao tenho pus. Já estou assim há 7 dias. Será viral e passa em quanto tempo? Se for viral passados quantos dias desaparece?

    É que vou de férias para Espanha e não queria que demorasse a passar nem que ficasse pior porque vou para a praia e tenho medo que fique bacteriana. o que aconselha?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Moreira,
    1- pode acontecer
    2- A bacteria passou de um lado para o outro.
    3- Essa é a ordem mais comum, inflamação e depois pus.
    4- Escarlatina na maioria das vezes é uma complicação de uma amigdalite. Mas é incomum em adultos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Christian,
    Primeiro é importante que vc vá a uma consulta com um otorrino. Será que vc não acorda com a garganta seca pq dorme de bica aberta? E será que vc não dorme de boca aberta pq tem dificuldade respiratória por rinite ou sinusite, por exemplo?

    Se vc tem infecções de repetição, só o especialista poderá te ajudar tentando identificar quais são os gatilhos para suas amigdalites.

  • Anonymous

    Oi Dr.,
    É o Moreira de novo. Primeiramente gostaria de agradecer a sua atenção no post anterior.
    Na resposta o Dr. falou que poderia ser mononucleose, e sabe que no início eu até desconfiei disso mesmo?!
    Aconteceu que no sábado apareceram duas plaquinhas brancas, uma em cada amígdala. Encontrei um amígo meu que é farmaceutico e ele me aplicou uma Benzetacil (se é assim que se escreve) e foi a melhor coisa que me aconteceu, porque hoje, terça feira, estou muito bem, como não me sentia a tres semanas atrás quando começaram as zig-ziras. Mas ficaram algumass dúvidas que, sem querer abusar de sua boa vontade, gostaria de perguntar. Aí vai:
    – Duas semanas antes de a febre alta começar, minha amígdala esquerda já estava progressivamente aumentando até chegar ao pico. Isto é normal?
    – Por que somente depois de três dias do início da febre amigdala direita resolveu inflamar também?
    – Por que somente somente no quarto dias apareceu o pus? Se tivese aparecido antes eu já teria tomado a injeção.
    – Buscando por doenças de pele em seu blog, encontrei a seção sobre escarlatina, e percebi que aquelas lesões são muito parecidas com aquelas que eu tinha relatado para o Dr., que desapareceram completamente em menos de 36 horas. Elas podem ter alguma relação com a amigdalite?
    Oh Dr., desculpa abusar, mas gostaria das respostas só pra deixar o caso encerrado por aí mesmo. Fiquei preocupado porque esta foi a amigdalite mais bizarra que já tive. Foram tres semanas doentes, das quais a última foi o inferno. Mas agora eu to legal, graças a Deus.

    Muito Obrigado Doutor.
    Moreira.

  • Christian Weik

    Olá, Pedro e Renata.

    Moro em João Pessoa, sou musico, e estou sempre viajando em um onibus com ar-condicionado, mas sempre mudando de temperatura ao sair dele para as cidades do nordeste aonde toco. Já entendi que aí se tem o cenário ideal para as amigdalites, tanto pelos choques de temperatura como pelo ar-concidionado em si, onde noto minha garganta muito seca, mesmo tentando tomar agua direto. Há um mes tive amigdalite bacteriana, e fui tratado com antibioticos. Hoje amanheci com a garganta arranhando outra vez, já tendo uma outra viagem sexta-feira. A minha pergunta é: como posso evitar amigdalites nessas condições de trabalho? o que devo fazer, o que devo usar para ficar prevenindo, o que devo usar nas viagens?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniele,
    Sensação de bolo na garganta pode ser muita coisa, desde de ansiedade, até problemas na orofaringe ou no esôfago. Só a consulta vai te esclarecer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Géllys,
    Aos 18 anos, dificilmente isso vai ser câncer. D qualquer maneira, aguarde a consulta com o otorrino.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Moreira,
    Pelo o que vc conta, isso pode ser mononucleose e não uma simples dor de garganta

    Dê uma lida neste neste texto
    http://www.mdsaude.com/2009/03/mononucleose-doenca-do-beijo.html

    Procure um médico para que ele possa te avaliar.

  • Daniele

    Bom dia, prezados!
    Há alguns dias, tenho estado com uma sensação de “bolo”, tb com dor um pouco abaixo da garganta, bem incomodo por sinal, mais ou menos onde se faz procedimento de traqueostomia. Fui ao medico de emergencia… E me passou nimesulida, estou tomando entretanto não vi surtir efeito…
    Marquei uma consulta com otorrino, porém esperar até lá está me deixando apreensiva… Gostaria que, se possível, me dissessem o que poderia ser… Desde já, obrigada!

  • Géllys

    Ola Dr Pedro,meu exame de HIV deu negativo,mas a minha amigdala não voltou ao normal,não sinto dor de garganta,nem febre!Apenas um pressãozinha no ouvido de vez em quando,vou no otorrino 4° feira,estou com medo,aonde eu olho na net sobre isso,aparece coisas relacionadas ao câncer,tenho 18 anos,naun fumo,e nem bebo com fregu~encia!

  • Anonymous

    Olá Doutor Pinheiro,

    Meu nome é Moreira e a situação é a seguinte:

    Há duas semanas minha garganta começou a incomodar com leve inflamação das amígdalas e febre baixa (37,1). Segunda feira última (31/08) tive febre (entre 37,5 e 38)e inflamação na amígdala esquerda. Quarta feira, acordei com manchas vermelhas no tórax, que ao longo do dia desceram para a barriga. No dia seguinte acordei com febre de 38,6 e as manchas haviam sumido. Hoje (04/09) minha febre se manteve entre 37,3 e 37,9, a amígdala direita inflamou e a esquerda desinflamou um pouco. Apareceram também linfonodos na parte mais baixa do meu pescoço. Diante do quadro, gostaria de perguntar:

    1. è normal uma amigdalite se desenvolver durante duas semanas até chegar no seu ápice provocando assim febres em torno de 38?

    2. é normal ainda aparecerem manchas na pele e linfonodos no pescoço em uma amigdalite?

    3. porque a amigdalite começou do lado esquerdo para depois afetar ambos os lados?

    Estou ansioso pelas respostas doutor. Muito Obrigado.

    Moreira.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Naty,
    Deve ser uma faringite bacteriana. Procure um medico para tomar antibióticos.

  • naty

    ola doutor, eu tive febre reumatica quando criança, meu quadro chegou ate cardite, tomo bezetacil desde então, ate os 21 anos, agora estou com a garganta toda inflamada, com placas de pus, dor no ouvido e um pouco de febre, pode ser sintomas da doença voltando, ou apenas uma gripe?
    obrigada pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Antonio,
    1) pode. Mas a ausÊncia de febre e o fato de ter alguma melhora sozinho fala um pouco contra

    2) Se for bacteriano só vai melhorar com antibióticos.

    3)pode

    4) Vá a um otorrino para que ele possa ver a garganta. Com certeza ele vai te ajudar

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    B.M
    Não entendi bem o que vc queria saber.

    A sua irmão está com uma infecção mais forte desta vez. O fato de ter um linfonodo não indica maior gravidade.

    Se ela tem sinusite, rinite e faringite, ela precisa ser seguida por um otorrino.

    Não existe essa graduação que vc procura saber.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria,
    Provavelmente vc dorme de boca aberta e o ressecamento irrita muito sua garganta.

    Será que vc não tem rinite ou sinusite que faça vc ter dificuldades em respirar pelo nariz?

  • Anonymous

    Olá Doutor,
    Meu nome é Antonio e há 10 dias comecei a ter dor de garganta. Em resumo, o quadro foi, e ainda é um pouco, o seguinte:

    - Amígdalas e linfonodos inflados e depois de 10 dias continuam inflamados;

    - Ausencia de pus, ou pelo menos não foi possivel perceber, apesar de procurá-lo diariamente;

    - A dor que antes era constante agora é ocasional, e se apresenta na forma de pontadas na amígala esquerda;

    - Febre máxima de 37.3;

    Diante desta descrição, surgiram as seguintes dúvidas:

    1) Pode uma amigdalite ser bacteriana e não apresentar pus no caso de minhas amígdalas já estarem muito comprometidas em razão de suscessivas amigdalites durante a infância e adolescência (elas tem buracos e aparencia avermelhada há varios anos já)?

    2) É normal minhas amígdalas ainda estarem inflamadas depois de 10 dias do início dos sintomas?

    3) Minha melhora pode estar sendo dificultada pelo intenso frio que faz em minha cidade?

    4) Existe algo que eu possa fazer para melhorar isto ou só me resta sentar, lamentar e esperar?

    Podem parecer perguntas bestas Dr., mas nunca uma amigdalite minha demorou tanto para sarar (e eu já tive bem piores). Já tô até desconfiando que possa ser outra coisa.

    Agradeço desde logo a oportunidade, e aguardo encarecidamente uma palavra esclarecedora. Obrigado.

    Antonio.

  • Anonymous

    Dr. Minha irmã tem ” focos ” na garganta.
    Sempre passava só que dessa vez , veio mais forte e inclusive os Linfonodos aumentaram formando um nódulo “pequeno” ,está tendo dificuldades em sua respiração ( achando que era conseqüência de sua sinusite, a mesma tbm tem rinite e faringite .. ( .. )
    Além de recomendar a um especialista, o que o Sr, acha a respeito e em que “grau ” ela pode esta , diante das definições que o Sr. Das demais doenças.

    Obrigada pela atenção.

    Ass: B.M

  • Tiago

    Olá!
    Eu quando era mais pequena fui operada á garganta para tirar as amíglas mas desde há 3 dias tenho dores de garganta! Doí-me quando como o bebo! No entanto sinto que á noite e quando acordo demanha sinto mais dores.
    Puderão me ajudar?
    ass. Maria

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Brunno,
    Vc tem que tomar antibióticos, não tem jeito. Procure um médico para que ele possa indicar o mais apropriado para o caso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Orquídea,
    Isso que vc relata não é incomum. Algumas pessoas tem mais predisposição a ter amigdalites de repetição. Vc precisa encontrar um bom otorrinolaringologista que consiga resolver o seu problema.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    Não poderia ser ansiedade? Já reparou se isso não ocorre em épocas se estresse?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thomas,
    è preciso que algum médico examine a sua gargante para sabermos o que se passa. De longe é muito difícil opinar.

  • brunno haddad

    Dr pedro ou Dra. Renata
    estou a 2 dia com a garganta com pus pelo que eu andei pesquisando trata-se de amgdalide causada por bacteria onde o tratamento se faz por antibiótico….
    Ocorre que eu nao gosto de ficar tomando remédio …
    nao tenho febre, nem indisposicao ,nem gripe nem outro sintoma q/q…
    comprei um spray de Fonergin
    no primeiro dia que eu acordei com a garganta inflamada ,mas nao adiantou mt …
    de dia ao acordar eu fico bem cheguei agora noite em casa que nao conseguia nem comer …
    tirei o pus com cotonete para ver se aliviava…
    será que ela vai embora sozinha eu terei que entrar no antibiótico?e qual seria o mais indicado?
    desde já grato e parabéns pela pagina brunno

  • orquídea

    Olá dr pedro, moro em joao pessoa, paraiba desde pequena e sempre tive inflamaçao de garganta. Nos ultimos anos eles tem sido mais frequentes (12x por ano, no minino), todavia, nao vem acompanhada de febre alta sempre. Qdo ocorre vou a medico ele passa uma cultura, ela acusa a bacteria (streptococus na maior parte das vezes), acusa os antibioticos sensiveis eu tomo, melhoro e depis de um mes, dependendo do que eu comer ou das atividades q fizer volta td de novo (piora qdo como crustaceos, macaxeira, lactose ou bebida alcoolica). Hoje tenho de limitar minha alimentacao, restringindo esses alimentos (o que nao acho facil nem prazeroso), de vez em qdo ainda tenho crises e tenho d voltar aos antibioticos q estap esgotando-se, pois ja possuo resistencia a varios deles.
    Nao sei o que fazer, nenhum medico aqui tem solucao pra mim, gostaria qde nao ter restricoes alimentares e passsar ao menos um mes sem a garganta inflamada.
    Ha algo a mais a fazer? É comum crises assim, nem sempre com febre?
    Posso ter alguma outra coisa, que nao amigdalite?
    Ajude-me por favor.

    Atenciosamente.

  • Fernanda

    Olá,Dr. não sei exatamente o que eu tenho, mas 1x por ano, as vezes 2 vezes, minha garganta fica vermelha e quando me deito para durmir me sinto agoniada, como se a gola da blusa tivesse me sufocando, nao consigo durmir, tenho q apoiar travesseiros nas costas e dormir mais ou menos sentada pq o sufoco deitada encomoda muito, gostaria de saber oq é isso?
    desde já obrigada :) Fernanda!

  • Thomas

    Boa Dia Dr.
    Estou com fortes dores na hora de engolir a gartanta doi muito e tenho o sitomas de tosse. durante o dia a dor e amenizada e a noite a tosse constante com a dor que so aumenta. Poderia estar em algum dos quadros acima ? obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marta,
    Isso é o cáseo que cito no texto.
    Se vc o tem com frequência, procure um otorrino.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    O tratamento deve ser feito com otorrinolaringologista. O que vc pode fazer enquanto isso é gargarejar com anti-sépticos. Mas resolver mesmo só com o especialista.

  • Anonymous

    bom dia Dr pedro tudo bem

    então ultimamente uma de minhas amídalas está com umas bolinhas duras amarelas com um mal cheiro horrivel …
    estou tirando com um cotonet .
    mais fico com ancia de vomito
    então poderia me explicar oque é isto ..
    estou preoculpadissima …
    aguardo resposta caso possa me ajudar
    um abraço

    marta ana

  • Bruno

    Olá Doutores.

    Tenho 18 anos e pois bem, parece que há algum tempo atrás (desde os 14 anos de idade) formaram-se algumas pequenas criptas em minha amídgalas, e sim, retiro alguns cáseos as vezes, e de vez em quando quando eu retiro os cáseos, ocorre um pequeno sangramento sem dor.

    Pois bem, eu gostaria de saber quais são os tratamentos necessários para evitar essa infecção, pois esses cáseos deixam um grande mal hálito na garganta.

    Um abraço, e muito obrigado pela compreensão.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gisele,
    O otorrino é o especista nesta área. Com certeza ela vai te ajudar.

    É perfeitamente possível ser faringite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    Se vc passa horas em frente ao computador, pode sim ter dor de cabeça.

    Agora, essa pele branca no céu da boca é meio estranho. Acho que vc deveria ir a um otorrino para que ele desse uma olhada nisso.

  • Gisele

    Então Dr.,
    Eu procurei uma otorrino, como fui aconselhada por você,e ela me pediu alguns exames, como fibronasofaringolaringoscopia (ai q nome feio e grande!Rs!, raio- x não sei de onde, e tbm uma tomografia de face e seio, ou algo assim.Vou faze-los na proxima semana e retornar.Só que me surpreendi prq sempre pensei que tivesse amigdalite crônica,era isso que os clinicos gerais que ja passei falavam.E falavam tbm que eu teria que retirar as amigdalas.
    Só que ela disse que superficialmente observando,acha que eu tenho faringite.E não preciso operar..
    É possivel que toda essa inflamação constante na garganta, o tal do caseo(oh coisa ruim!) seja faringite, e não amigdalite?
    Estou anciosa com os resultados…Quero me livrar disso…

  • http://www.blogger.com/profile/15409116914785401943 camila

    Dr. eu estou com um pouco de dor de garganta e sinto muito dor de cabça aolongo do meu dia tenho também uma pele branca no meu céu da boca.Será qe é algum tipo de doença ou a dor de cabeça forte que estou sentido e por ver muita tv ou ficar muito no computador ?
    Desde já muito obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gisele,
    Sim. Isso é o cáseo. O otorrinolaringologista tem como tratar deste problema.

  • Gisele

    Olá Dr.
    Desde criança tenho inflamações tanto nas amigdalas quanto na faringe.Sempre sori muito com dores de garganta, e minhas amigdalas acabaram ficando com os buraquinhos e saem umas bolinhas amarelas com mau cheiro, que resulta em mau halito.Tem alguma coisa que eu possa fazer contra isso?

    Acaba sendo constrangedor, prq cuido bem da minha higiene bucal, mas tenho mal hálito…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Orkut,
    Se vc tem rouquidão, a inflamção pode ser um pouco mais abaixo, nas laringe, onde ficam as cordas vocais.
    Vc precisa ir a om otorrino para que ele possa através de uma laringoscopia dar uma olhada em toda sua via aérea e ver se há lesões.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Orkut,
    Se vc tem rouquidão, a inflamção pode ser um pouco mais abaixo, nas laringe, onde ficam as cordas vocais.
    Vc precisa ir a om otorrino para que ele possa através de uma laringoscopia dar uma olhada em toda sua via aérea e ver se há lesões.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafaela,
    - Pode não ajudar, mas prejudicar não prejudica
    - não
    - Sim, mas aí depende de caso a caso.
    - É uma cirurgia simples com baixíssimas taxas de complicação

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    De longe não tenho como saber. Se ela tem dor no peito forte, pode ser alguma coisa pulmonar. Ela precisa ser vista por um médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    1- Esse procedimento com benzetacil a cada 21 dias se chama profilaxia da infecção estreptocócica e pode ser usado em casos de infecção de repetição, tanto da pele como da garganta.

    2- O benzetacil tem poquissímos efeitos colaterias naquelas que não são alérgicos. É uma droga muito segura.

    3- Pode ser que seja uma opção. Isso depende da avaliação do otorrino

    4- Gargarejos sempre ajudam. O ideal é com água morna. O sal se for usado deve ser bem pouco, tipo uma pitadinha.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leticia,
    Alimentos gelados não necessariamente pioram o quadro, mas podem exacerar os sintomas. Liquidos quentes são mais tolerados quando a garganta está inflamada

  • http://www.blogger.com/profile/18107499285898531393 orkut

    tenho uma secreçao constante na garganta com uma saliva meia grossa,garganta um pouco vermelha e voz muito grossa e um pouco de rouquidao mas sem sintomas de febre fiquei assim faz 7 meses e ja tomei remedios para inflamaçao e infecçao e nao adianto melhoro um pouco mas volto tenho receio que seja:

    me lebro de ter tomado muito quente um cha e queimou minha garganta e minha lingua mas depois voltou

    alguma faringite

    alguma amigdalite

    abraço adorei seu blog

  • http://www.blogger.com/profile/02939157106774719506 Rafaela

    DR. Pedro Pinheiro

    quero lhe dizer parabens pela materia, ficou muito boa, mas tenho uma duvida que me atormenta muito, tenho muita dor de garganta, passo ate 90 dias com ela, amoxilina, não resolve mais, ja tive de tomar até besetacil para parar a infecção, porém nem um mês depois ela ja está de volta, não constumo ter febre, apenas dor na garganta, falta de ar ao andar rapido por estar muito fechada e catarro, sou muito alergica, me indicaram a cirurgia para retirar as amidalas, será que isso vai me ajudar?
    - pode prejudicar ainda mais? pois tenho riniti, sinusite, dentre outras reações alergicas?
    - não tenho bronquite, mas a retirada das amidalas, pode causar bronquite?
    - existem outras opções, ou tratamentos?
    - preciso ter medo de retirar as agmidalas? como funciona está cirurgia? é perigosa?

    por favor me responda, estou com muito medo, pois não sei como este procedimento funciona.
    no aguardo…
    RAFAELA

  • http://www.blogger.com/profile/01520318294022035402 Ricardo

    Boa noite Dr. Pedro Pinheiro,minha esposa esta com uma tosse seca desde quinta passada dia 13/08 hoje dia 17/08 essa tosse,com uma dor no peito forte que não passa e ela diz que sente a garganta arranhar quando engole,ela não teve febre nem dor no corpo,cabeça tbm não oque deve ser?

  • Leticia

    Olá Doutores,
    ontem comecei a sentir um incomodo na garganta.
    Tive febre de 38º.
    hoje pesquisando eu suspeito que estou com Amigdalite.

    Meu maior problema está sendo engolir saliva e alimentação.

    Sorvete piora o quadro? ou traz alivio?

    Aguardo a resposta.
    Grata LEticia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gilmar,
    1) correto. O refluxo inflama a garganta e propicia infecções

    2) Não sei. Só vendo para saber. Mas provavelmente sim.

    3) Em geral não. Normalmente a bactéria já está em vc.

    4) Infleizmente esses casos de faringite de repetição são difícies mesmo. Não tenho nenhuma dica mágica.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adriana,
    Normal claro que não é. Vc precisa ser avaliada por um otorrinolaringologista

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jakson,
    Nunca se automedique.O benzetacil dura por pelo menos 10 dias.

    Não tenho como dizer se a cirurgia vai resolver seu problema. O otorrino que te acompanha tem mais condições de fazer essa avaliação. Mas se nada funciona, é uma opção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nenel,
    Àgua morna com uma pitadinha de sal. Gargareje 4x por dia.

    Agora, se vc tem faringite/amigdalite com pus, é preciso que um médico dê uma olhada nesta garganta

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elivania,
    Vc precisa ser vista por um médico. Pode ser um clinico geral, mas alguém tem que dar uma olhada nessa sua garganta. Provavlemente vc precisa de antibióticos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Josielly,
    Pode ocorrer várias complicações, as principais são a sepse, febre reumática (em jovens) e glomerulonefrite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Géllys,
    Se for uma fase aguda do HIV, não necessariamente as duas precisam estar inflamadas

  • Anonymous

    Tenho 33 anos, sempre tive dores de gargantas, tomei antibióticos eventuais e rotineiros, na adolescência. E agora vejo, que não consigo curar definitivamente o quadro devido a uma certa fragilidade de meu organismo. Os quadros de estado entre bom e ruim, se alternam, de mês em mês, ou de 15 em 15 dias. Qdo estou “fraco”, não posso tomar gelado, ficar em frente a um ar condicionado/ no sereno/friagem, sem apresentar sintomas como: espirros instantâneos, corisa, dores de cabeça/ garganta, minutos depois. Entretanto, basta ingerir 1 ou 2 comprimidos de antibiótico, ou até antitérmicos, que o quadro melhora, desaparecendo os sintomas. Automedicação, que tento evitar hoje em dia.

    Raramente apresento febre, qdo acontece, sempre baixa, pórem nos últimos 3 meses retiro a cada 2/3 dias, cáseos de uma das amidalas.

    1) Já consultei vários médicos, sem exito, definitivo, descobri que tenho refluxo, e isso ao que parece dificulta uma cura definitiva correto?

    2)Os sintomas que tenho seriam de amigdalite bacteriana(pesquisada neste site)?

    3) Pode ser transmitida para outra pessoa?

    4) Ë possivel readquirir resistência par ao resto da vida, ou seria improvável? Poderia dizer como/dicas?

    Agradeço desde já, e deixo meus votos parabéns pelo site.

    Gilmar Barbosa

  • Anonymous

    Olá doutores sempre sofri com inflamações na garganta e costumamente não consigo engolir nada e cuspo o dia inteiro(normalmente fico com o pote para poder “depositar” o liquido que sai da minha garganta)gostaria de saber se isso é normal ou se é um caso especial.Parabéns pela reportagem!
    Adriana Melo de São Luís do Ma

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro e Dra. Renata.
    Me chamo Jakson

    tenho 23 anos, desde minha infancia sofro com poplemas recorrentes de Amidalite. Nos anos com uma estabilidade climática melhor tenho menos problemas, mas nos piores chego a ter 10 amidalites por ano ou mais.

    Fiz um acompanhamento com um otorrino do H.U da USP, ele me falou que tinha um pouco de desvio de cepto e renit, e que isso poderia me fazer respirar mais pela boca favorecendo as amidalites, fiz os tratamentos que le me propos, seguindo rasoavelmente suas indicaçações, e pouco tempo depois fiquei doente, o pressionei um poco para me operar, pois não aguento mais as amidalites atrapalham minha vida, meu trabalho tudo, parece que a garganta tem um senso de humor do mal que adora me deixar doente justamente quando não posso. O médico então me passou os exames pré-operatórios, que não cheguei a fazer e acabei desistindo da operação, minha vida ficou meio corrida e deixei de me consultar com otorrino. Hoje em dia estou pensando em buscar novamente um Otorrino e iniciar um ultimo tratamento e caso não tenha melhora oprera as amidalas. depois desta história o sehores acham que isso seria a medida mais correta? Quais são as probalidades de eu passar a ter Faringites, algo que acho que nunca tive.
    Minha Fragilidade parece estas na Amidalas, elas estão todas deformadas por tantas infecções, acho que as criptas formadas por tantas infecções devem estar contribuindo para a profileração de bactérias?

    obs. Hoje estou doente, tomei uma bezetacil na quinta as 10:00 da manha, e hoje sabado 11:35, continuo com pus na garganta só que mais de um lado, o otro esta quase limpo estando apenas avermelhado. Quanto tempo dura o efito efetivo da Bezentacil? quando devo procurar uma reavaliação e posso ministrar azitromicina e concomitancia para acelerar a cura.

    Desde já Obrigado.
    são muitas as minha duvidas.

  • Nenel

    qual seria o melhor gargalejo para retirada de pús na garganta?
    o meu parece concreto num sai de jeito nenhum
    =/

  • Elivania

    Dr., estou com uma dor de garganta que já dura 20 dias. Começou com as amidalas inchadas. Fiz uso de pastilhas flogoral e xarope caseiro, e spray amidalin. Não resolveu… passei a ter um tipo de secreção na garganta e muita tosse. Fui a um pronto socorro pq estava tossindo demais, e a medica me passou Acetilcisteina de 8/8hs, e polaramine. A secreção melhorou mas a tosse ainda persiste. Agora, além da tosse e ainda dor de garganta, todas as vezes que engulo, sinto como se tivesse um caroço do lado esquerdo da garganta q não sai… o que pode ser? Já tentei marcar uma consulta com Otorrino em minha ciade, mas só para Setembro. O que posso fazer?

  • Josielly

    DR.PEDRO GOSTARIA DE SABER O QUE ACONTECE SE UMA INFLAMAÇÃO NA GARGANTA NÃO FOR TRATADA.QUAIS AS POSSIVEIS COMPLICAÇÕES?

  • Géllys

    Ola Dr!Bem eu gostaria de saber sobre uma coisa!Já vi falar que amigdalite pode ser tbm causada pelo psicológico:/
    Eu estou com a amigdala direita ligeiramente inflamada,não chega a doer,não tem inguas,não tenho febre,nem dor de garganta!A 25 dias passei por um situação de risco (HIV) e gostaria de saber,se no ataque do virus ao meu organismo,as duas amigdalas deveriam estar inchadas????

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    f.m_producoes,
    Durante o sono profundo todos os musculos do corpo relaxam. Inclusive os da orofaringe. Por isso algumas pessaos roncam.

    Se vc está com sua via respiratória inflamada, pode ter dificuldade respiratória durante o sono. O ideal é dormir de lado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nenel,
    Teoricamente sim. Mas pode haver alguma complicação como um abscesso que impess a ação dos remédios.

    Se até o momento em que vc lÊ essa resposta, não tiver tido melhora, volte no seu médico para uma reavaliação.

  • f.m_producoes

    desde ja parabens pelo excelente blog!
    tive um caso meio estranho, pelo nunca tinha acontecido e nem tinha ficado sabendo de nada parecido, estou tomando zolprox um antibiotico para a garganta, mais maxsulid e para febre paracetamol, a febre ja esta tudo ok, baixou. a garganta continua parece q fechando e muito inflamada, nao tenho corrimento no nariz,mas sinto estar congestionado, pq quando vou respirar algumas vezes faz barulho e tossindo de vez em quando sai alguma coisa. to tomando um xarope tb, muito bem o caso foi ao dormir, estou respirando normalmente, no momento q pego no sono, e imediato ja parece q dou um pulo como se estivec acordando com meu proprio ronco, mas nao e so pelo ronco, sinto trancar a respiracao. nao sei se seria no momento que o catarro vai ate a garganta ou pela garganta estar muito inflamada, ou os 2. ja ouviu falar de algum caso assim. a noite inteira nao dormi, e talvz hj vou para a segunda noite. ja houve casos parecidos?

  • Nenel

    Estou com uma amigdalite muito forte meu otorrino receitou scaflam e sinot clav ambós tomados de 12 em 12hrs ja faz 2 dias que vou tomando e poucas melhoras mal consigo dá o goto com a garganta totalmente tampada… Esses medicamentos são suficientes para grandes infecções?

    obg

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Débora,
    Seria preciso ver a lesão para dar uma opinião. No fim da língua existem algumas papilas gustativas mais proeminentes, não poderia ser isso?

    Sugiro que procures um otorrino

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Josielly,
    Provavelmente isso é um faringite/amigdalite.
    Hipotermia também pode ser sinal de infecção.

    procure um médico para avaliar sua garganta.

  • Débora

    Olá Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos.
    Bom depois de mta pesquiza achei o site de vcs que pode me tirar uma dúvida, estou a duas semanas com um quadro de sinuzite e tive gripe no início, então o médico recomendou um antibiótico (Bactrim F), uma anti-alérgico (Allegra D) e um xarope (Brondilat), sendo que de uns 6 dias para cá venho sentindo uma sensação de comida entalada na garganta e hoje ao colocar a língua para fora vi um carocinho na língua, no final dela, ocarocinho da própria cor da língua, mas tem uns pontinhos brancos. Tem me incomodado muito, as vezes eu esqueço dele, mas outras ele incomoda até meu pescoço. O que isso pode ser, será que é reação a algum remédio, ou uma ingua? Gostaria da sua opinião urgentemente, para que assim eu proucure um médico o mais rápido possível. Só para constar eu tenho 17 anos, minha alimentação não é exagerada, mas como de tudo um pouco e não estou tendo relação com ninguém, então o que isso pode ser?

  • Josielly

    Dr. Pedro Parabens pelo artigo

    Dr. a 3 semanas quando eu como ou bebo qualquer coisa sento como se a minha glote estivesse fechando, minha garganta também esta doendo não muito ma e aquela dorzinha que fica ali te incomodando só para vc não esquecer dela, além destes sintomas tenho sentido muita dor no corpo acho que não tem um musculo meu que nao doi, tenho tido dor de cabeça e ontem meus ouvidos começaram a doer, e não apresento febre, só uma observação desde os meus 16 anos eu não sei o que e ter febre as vezes fico febriu mas não passar de 37,5 ou quando não a minha temperatura cai para 35,5 isso e normal?
    Qual seria o possivl diagnostico para o qu estou passando? p.s: há a minha amigdalas estão bem vermelhas parecem bem irritadas.

  • Aline Dória

    Ok Dr. Obrigada pelo retorno, retornarei ao otorrino para verificar o caso. Parabéns pela página.

    Abs.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aline,
    Vc deve voltar ao otorrino e informar que o tratamento não funcionou. Não sei se a cirurgia seria a melhor solução. Teria que ter mais dados sobre o seu caso.

    Talvez vc tenha que tomar antibióticos profiláticos. Não sei… De longe é difícil avaliar.

  • Aline Dória – SP

    Dr. Pedro, tenho infecções de garganta frequentemente em torno de 2 a 3 vezes no mês, sempre correndo em PS e tomando vários antibioticos, em uma consulta com otorrino, fui informada que tinha sinusite que era a causadora das minhas dores de garganta, porém mesmo após realizar o tratamento continuo com as fortes inflamações, acompanhadas de febre e pus. O que pode ser? Neste caso é recomendável a cirurgia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Dark,
    É o que eu tenho dito para todo mundo. De longe e sem poder examinar eu não tenho como fazer diagnósticos. Em semanas já era para vc estar sem sintomas. pAra saber o que é só indo a um médico

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniel,
    Acho que vc deveria procurar mesmo outro médico. Procure uma segunda opinião. Sem te examinar não consigo opinar.

    Agora, com certeza o cigarro está piorando o seu quadro. Com essa inflamação toda das vias aéreas, ficar jogando fumaça tóxica não ajuda nada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Beth,
    De longe é difícl opinar. Como eu não tenho acesso a mais dados dela, o que eu te disser pode não ser 100% certo.

    O fato é que existe uma alteração na urina. Esse sangramento não deveria estar presente.

    Além disso também é estranho a presença dos corpos cetônicos. Isso pode acontecer no diabetes, mas deveria haver também glicose na urina, fato que não foi relatado por vc.

    Ela por acaso estava muito tempo em jejum antes de colher a urina ?

    Ela tem que repetir essa urina e se mantiver o sangramento, deve procurar um nefrologista pediatra.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Grazi,
    Além de gastar dinheiro e ingerir desnecessariamente uma droga que pode ter efeitos colaterias, o uso continuo de antibiótico pode selecionar sua flora bacteriana e induzir a resistÊncia no futuro.

    Antibiótico não funciona em vírus e só deve ser usado caso haja suspeita de infecção bacteriana.

  • DaRk

    Olá.
    Estou com dor na garganta já faz 3 semanas.Fui ao médico semana passada e me receitou Amoxilina e mais o Tylenol pra tirar a dor de cabeça q estava sentido e no ouvido. Minha garganta estava com pus e bem inflamada. A dor melhorou, mas ainda sinto qdu engulo e agora tbm sinto a dor embaixo no pescoço qdu viro ou abaixo a cabeça.Meu ouvido sinto desde antes q fui ao médico estar tampado e dói.Oq pode ser isso?

  • daniel

    Doutor Pedro,primeiramente parabens pelo blog é muito informativo e de facil entendimento.Meu caso é o seguinte tive tosse durante um bom tempo,fui ao medico ele me receitou um antibiotico e melhorei.mas depois tive uma dor forte na garganta minha lingua ficou meio escura e dolorida,e desde la minha garganta so fica inflamada e apareceu inguas no meu pescoço.Fui ao otorrino e ele fez uma nasofaringolaringoscopia e disse que tenho rinite,desvio de septo,laringe com edema,e refluxo.Tomei o remedio de refluxo as inguas diminuiram,mas a garganta continuou irritada,e o nariz tb.Voltei nele depois de uma crise onde tive pus na amigdala, febre baixa,e uma pressão forte no nariz com dor de cabeça,ele disse pra mim continuar tomando o remedio de refuxo e rinite.Mas hj estou com dor de garganta, nariz entopido,um pouco de febre e apareceu mais inguas{Alem das que adquiri no inicio}.Vou a outro medico pq acho que tomar esses remedios denovo nao vão adiantar.
    Por favor com base em seus conhecimentos o que vc acha que é ?
    Obs:Sou fumante.
    Desde ja obrigado pela atenção

  • Anonymous

    Oi!
    Minha filha de qse 7 anos, após muitas febres, veio a apresentar inflamação nas amigdalas(causa bacteriana), sua médica receitou pen ve oral..
    mas até as amidalas inflamarem, demorou e pensei q fosse infecção de urina…foi realizado exames de urina e de sangue.. minha duvida é.. no resultado do exame de urina há a alteração :
    -corpos cetônicos presente (+++)
    -hemoglobina presente (++)
    -eritrocitos 165,000/ml,eumorficas:90% dismorficas:10%.
    numerosos filamentos de muco…
    Será q é devido a esta infecção nas amigdalas?
    OU seria msm o q temo ser algum problema no sistema urinário dela? tipo rins?
    Desde já grata pela atenção!!!
    Beth

  • Grazi

    Olá, caso eu tenha uma dor de garganta causada por um vírus, teria algum problema tomar um antibiótico? O meu organismo pode passar a rejeitar esse medicamento mais tarde?
    Antibióticos só são usados para combater bactérias?
    Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cleyton,
    Espere pelo menos 48 horas após o início do antibiótico. Antes disso não dá tempo do remédio fazer efeito.

  • cleyton

    estou com i pús na faringe e amidalas e ontem fui ao médico que me receitou uma bezetacil e um antiinflamatório , o fato é que ontem um quadro que era apenas de inflamação, hoje passou a ter pus. Quanto tempo devo aguardar para haver mellhora desse quadro?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Karlinha,
    Sem febre fica difícil pensar em gripe suína.

    Faringite bacterina sem febre e que não melhora após 6 dias de azitromicina tb é meio estranho.

    VC tem que ser realvaliada pelo otorrino.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Flor,
    Em geral as bactérias que são sensíveis a amoxacilina também o são para o benzetacil. É uma opção.
    Converse com o seu médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Julyana,
    Se a infecção é bacterina, vc deveria usar antibióticos sempre para evitar que a bactéria possa se espalhar pelo corpo.

    Se a faringite for viral, não tem problema ficar só no própolis

  • Karlinha de Valinhos

    Dr. Pedro, Bom Dia.Estou com dor de garganta, aparentemente sem febre, me alimentando bem, embora dói para engolir,já tive uma dor no inicio do mes que passou com cataflan, depois contrai conjutivite nos dois olhos, sarei, mas há quase duas semanas a dor voltou e não se foi mais, só um dia ela sumiu. Fui no otorrino me receitou e eu tomei já faz seis dias ASTRO um comp. ao dia e proplan anti inflamatório a cada 12 horas. Mas até hoje faz seis dias que estou sendo medicada e nada.Estou com medo, não tenho tosse, coriza, nada, mas na minha cidade já houve 02 mortes pela gripe suina e estou preocupada, por favor o que eu faço, será que há um virus forte na garganta? Desculpe pela pergunta, mas estou desesperada.

  • flor

    olá…estou completamente sem voz e dores na garganta gostaria de saber o que posso fazer, fui ao medico e ele me mandou tomar amoxilina…mas to afim de acabar com isso de uma vez e tomar uma bezetacil, será que resolve?eu ando muito prostada e desanimada!

    obrigada

  • Kmila

    ja tive tres crises de faringite. a primeira vez passaram-se apenas 2 dias,em menos de 6 meses tive a segunda que foi mai forte,passei 1 semana. mas os medicos nao diziam qual era o meu problema realmente.depois de quase 1 ano tive a terceira,essa eu sofri demais,fiquei 6 dias internada,fora os dias que passei em casa. semanas depois fiz uma consulta com um otorrinolaringologista,que falou que o meu problema nao tinha cura. hoje controlo as minhas crises alergicas com “histamix”.

  • Julyana

    Olá, meus parabéns pelo blog.
    Gostaria de dizer que retirei as amigdalas em 2006, aos 23 anos. Eram muito grandes e sempre inflamavam. Deveria ter operado quando criança, dizem que a recuperação é mais tranquila, porque sinceramente o pós operatório é MUITO incômodo.
    Infelizmente como foi dito aqui, troquei um problema por outro: sempre tenho faringites… mas ainda tenho esperança em curá-las definitivamente. A notícia boa foi que o ronco foi extinto!!! rs!

    Como são bens comuns minhas irritações, evito tomar antibióticos, uso sprays de própolis que ajudam e raramente a Nimesulida. Gostaria de saber se estou agindo corretamente. Ou deveria SEMPRE tratar com antibióticos?

    Aconselho a evitarem bebidas muito geladas, não andar descalços no piso frio, não dormir com o cabelo molhado e evitarem sereno. Conselhos de mãe que dao certo! rs!
    Bebidas alcólicas também irritam bastante!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elton,
    1- Sim
    2- É importante descartar infecção do pulmão também. Tosse com expectoração sanguinolenta tem sempre que ser investigado
    3- O benzetacil pode não funcionar se a bacteria for resistente ao antibiótico

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Olá Luiz,
    Sim, toda infecção de repetição após vários tratamentos apresenta risco de desenvolver resistÊncia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leandro,
    Pode ser pus, sim, o que vc tem. Cáseo surge em pessoas com infecções de repetição

    Após 5 ou 6 dias de antibiótico já esperaria que o quadro tivesse melhorado e que vc já conseguisse se alimentar.

    Vc deve ser reavaliado pois pode ter um abscesso na amigdala uqe não consegue ser curado só com antibióticos.

    Pelo o que vc descreve parece sim amigdalite bacteriana. Dormir de boca aberta não causa isso.

  • Elton Pacheco

    Olá doutor, primeiramente parabéns pelo site!

    Tenho 22 anos e quase nunca tive problemas de saúde, muito menos de garganta. No entanto, em menos de três semanas, tive duas crises pesadas. A primeira delas com direito a pus, febre alta e tratamento com a Azitromicina (desculpe se o nome estiver errado). Sarei, mas, uma semana depois, sai pra festas durante o final de semana, regada a bebida gelada e cigarro (fumo, mas tenho tentado parar). Agora, a crise voltou. A febre está bem mais alta que antes, embora a garganta não apresente pus. Pelo contrário, está apenas vermelha e dá pra ver um inchaço. Fui ao médico ontem e tomei duas injeções, uma da famosa Benzetacil e a outra não lembro o nome. Ele aconselhou repouso e apenas remedios contra a febre, caso ela volte. O fato é que ela volta o tempo todo. Estou com uma tosse (não constante) e hoje percebi uma leve pitada de sangue na secreção. Minhas dúvidas são: duas crises de garganta, neste pequeno espaço de tempo, é explicado pela minha exposição à friagem e a bebidas geladas? O sangue na secreção, mesmo em pequena quantidade, e meio acinzentado, pode significar algo mais grave? Por que a Benzetacil parece não ter surtido efeito ainda? É claro que sinto uma leve melhora no quadro geral, acho que também porque voltei a me alimentar, mas… Estou bem preocupado!

    Obrigado!

  • Luiz Alberto

    Olá Doutores!!
    Tenho 23 anos e sofro constantemente com crises de amidalite bacteriana, o único medicamento que resolve meu problema é amixilina + clavulanato de potássio, queria saber existe possibilidade de, as bacterias que atacam as amigdalas tornem-se resistentes a esse tipo de medicamento??? obrigado

  • Luiz Alberto

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • LOL

    Dr. Pedro,
    Eu estou com uma inflamação na garganta, a minha amigdala está um pouco inchada e com pontos brancos e atras dela tem uma placa branca/amarelada(que parece pús, mas lendo as msg de outras pessoas é causeo) e está doendo DEMAIS. Não consigo me alimentar. É a primeira vez que tenho essa doença, e estou ficando impressionado pelo desconforto e dor aguda que ando sentido….é a minha segunda noite sem dormir. :-(

    Fui ao medico, tomei uma Bezetacil 1.200.000 e estou tomando anti-flamatório. Até agora não fiquei curado.

    Está muito dificil engulir cuspe, e se alimentar então está fora de cogitação. No momento que lhe escrevo faz 5H que tomei a Bezetacil. Será que a mesma fará alguma coisa por mim?

    Minhas duvidas:
    1. O que posso fazer para aliviar a minha dor?
    2. O que eu tenho é amigdalite bacteriana?
    3. Dormir de boca aberta causa este tipo de doença?

    Obrigado,
    Leandro Alves

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Depois de 1 semana já deveria estar curado. Volte no seu médico.

  • Rodrigo

    Dr. Pedro Pinheiro

    No ultimo sabado comecei com forte dor de garganta como não passou fui ao medico na segunda feira, sendo que me disse que estava coma migdalite bacteriana, ele me disse para tomar antibiotico durante uma semana um por dia. hoje já é sabado e ainda esta bastante inflamado, melhorou um pouco, mas gostaria de saber se é normal continuar tão inflamado ou deveria reve marcar uma consulta, obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniela,
    Sem ver fica difícil. Na verdade, nem a sua descrição eu entendi muito bem

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elaine,
    Indico uma consulta com otorrino.

    Isso não parece bacteriano. Pode ser refluxo. É preciso que um médico a veja

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maciel,
    1 semana de pós-operatório ainda está cedo.

    Pode ser que doa ainda mesmo. Se for algo que incomoda muito ligue para o seu otorrino

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gabriela,
    De longe é difícil dizer o que vc tem.
    Se é algo tão frequete, vc precisa ser vista por um otorrino

  • Daniela

    ola bom dia Dr. Pedro. o meu nome é Daniela e tenho um inchaço no sitio da amigdla esquerda aparentemente por fora não se nota nada é só ao tocar, por dentro a amigdla nota-se que esta para dentro e parece que esta cortada, ja marquei uma consulta no medico de familia mas a mesma só sera em setembro e como ando preocupada com isto gostava que me ajuda-se.
    obrigada

  • Elaine

    Olá sou a Elaine:
    Dr. Pedro estou com uma dor tremenda na garganta mas não estou sentindo febre e nem outro sintomas só a dor na garganta q não quer passar, e já tem mais de 3semanas. Já tomei amoxlina e nada de passar por favor o que o senhor me indica.
    Desde já agradeço.

  • Maciel

    Dr. Pedro
    Tenho 23 anos e retirei minhas Amígdalas a uma semana, só que a dor não passa. Doe Muito quando eu acordo ate mesmo para tomar agua.
    Isso e normal mesmo?
    tipo ouvir dizer que isso leva ate no máximo 20 dias. e verdade?
    Obrigado

  • Gabriella J.

    ola dr. tenho 16 anos e ha uma semana e uns 2 dias estou com a garganta doendo, creio q nao seja amigdalite, pois nao ha nada nas amidalas. o problema e que eu tenho isso varias vezes, quase todo mes me da feebre e dor de garganta, so que dessa vez, esta doendo faz mais de 1 semana, mas nao tive febre alta, nao passou de 37.5 . O que pode ser isso?. Obrigada :*

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Deyse,
    À princípio sim, mas de longe não posso aconselhar nenhum medicamento.

    O benzetacil deve começar a fazer efeito em mais 24h-36h

  • Deyse

    Dr. Pedro,

    Estou com dor na garganta há mais ou menos 3 dias (só piorando), as amídalas estão bem vermelhas e apresentam uns pontinhos brancos (bem pequenos); além do inchaço até o ouvido dói mas não sinto febre; ontem fui ao hospital e tomei benzetacil (13:30hs), mas até agora a dor não passou, tenho mta dificuldade pra engolir. Qual o tempo necessário pra injeção fazer efeito? Enquanto isso posso utilizar benzocaína 5mg + tirotricina 1,035mg?

    Obrigada!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lauis,
    Enquanto funcionar, o benzetacil é a droga de escolha mesmo. O risco de resistÊncia sempre existe.

    Não conheço alterantivas naturais que comprovadamente funcionem em casos como o seu.

    Acho que não tem jeito, tem que esperar pela consulta com o especialista mesmo.

    O que vc pode fazer é tentar identificar fatores precipitantes. Comece a reparar se não há algo em comum entre as faringites. Algo que possa estar sendo o gatilho para essas infecções.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    William,
    Acho que se as crises estão mais difíceis de tratar, talvez fosse interessante reavaliar a gravidade da sua asma com testes respiratórios. Provavelmente o salbutamol sozinho não é suficiente. POde ser que vc tenha que associar outra droga.

    Vá ao pneumologista que ele poderá te ajudar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    Desculpe, mas de longe é dificil opinar.

    Todo ouvido tem odor desagradável. A cera é algo que cheira mal por natureza. O cheiro é perceptível a distÂncia ?

    Em relação as faringites/rinites, isso pode ter origem alérgica.

    Se vc fuma, pode ser também um fator a mais.

  • Lauis Jr.

    Dr.Pedro;
    Desde o ano passado minha garganta infecciona constantemente; já usei vários antibióticos receitados por alguns médicos; só benzetacil já foram 4 até agora. Tenho medo da resistência que essas bactérias possam ter adquirido, é algo com o qual devo temer? Nesse momento estou novamente com a garganta infeccionada, mais uma benzetacil seria aconselhável?
    Já fui encaminhado para um otorrinolaringologista pelo SUS, mas devo esperar ainda pela ligação; enquanto isso sofro com a dor na garganta, com um pus amarelo às vezes de coloração marrom bem viscoso.
    Qual o melhor meio para eu esperar o atendimento sem tanto “sofrimento”? Existem alternativas naturais?
    Desde já agradeço!
    Obrigado!

  • William

    Olá Dr.Pedro,

    Desde meus 10 anos venho tendo gripes muito fortes soh que um pouco estranhas, pois possuo asma e agora “sempre” quando tenhu gripe a crise de asma esta junta, faz muito tempo que naum tenhu uma crise “normal” sempre vem com a gripe, mais fui ao médico e ele disse que com o tempo a asma ira sumir, sempre tomo sulfato de salbultamol (pra asma) soh que quando a gripe vem com a asma ele naum fais efeito, continuo com a respiração ruim.
    Será q devo mudar de medicamento?
    vai influenciar na gripe?

  • Paulo Silva

    Dr. Pedro Pinheiro,

    Mais uma vez, parabéns pelo “site” e pelos serviços prestados. Há mais de um ano que percebo um odor desagradável nos dois ouvidos. Já fui a três médicos (um clínico geral e dois otorrinolaringologistas) e, através do otoscópio, nada de anormal foi visualizado. Tenho constantes irritações na garganta e secreção (mais acentuada ao acordar). Já fiz várias culturas e exames diretos de orofaringe; apenas uma vez cresceram micro-organismos normais da flora. Também fiz bacterioscopia do ouvido, com resultado negativo. A cera é ligeiramente amarelada e levemente úmida. Isto tem causado um certo incômodo, pois ainda não foram encontradas as causas. Também tenho rinite. Todos os quadros já são crônicos. O que o Senhor pode sugerir? Algum exame específico?
    Agradeço desde já e que Deus sempre lhe ilumine.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Julio,
    O S.aureus não é uma bactéria que comumente causa infecção de garganta.

    Em geral ela coloniza a orofaringe mas não causa infecção, a não ser em crianças pequenas.

  • Júlio

    Dr. Pedro
    A mais de dois anos convivo com uma bactéria nas amidalas chamada: staphylococcus aureus, ela só ficam enflamadas mas nunca infeccionou e não tenho febre.
    Isso é normal na boca do ser humano ?
    Existe algum risco ?
    abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Duda,
    Durante a infecção se ele puder evitar praia é melhor, porque excesso de sol pode diminuir a imunidade e atrapalhar na sua recuperação.

    Se não houver jeito, o melhor é mantê-lo sempre de baixo de barraca e oferer bstante líquidos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alan,
    S. aureus é uma bactéria de pele que não costuma dar infecção de garganta. Provavelmente isso foi contaminação na hora de coher a cultura.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Luiz,
    Não é que tirar amígdala dá faringite.

    A questão é que quem tem infecção de garaganta de repetição, vai continuar tendo-a, independente de ter amígdala ou não.
    Se a amígdala não estiver mais lá, a bactéria se aloja na faringite e causa infecção na mesma.

    abs

  • duda

    dr.pedro boa noite

    Desculpe-me por lhe estar a fazer esta pergunta mas tenho um menino com 3 anos e esta com amigdalites e ja esta a ser medicado e nao tem febre esta a tomar antibiotico,mas e que estou de ferias e estou num local que e so praia faz mal pa o menino é que dizem-me que sim e eu estou preocupada dr.pedro….
    Agradecia que me desse uma resposta.
    Muito obrigado e pela perda de tempo mas compreenda-me….

  • Alan

    Dr.Pedro, eu fiz uma cultura da garganta e deu o seguinte resultado: staphylococcus aureus!
    Só q nao apresento dor e nem pus, mais estou muito preocupado,essa bacteria no meu caso q nao tenho pus, isso é perigoso?
    obrigado

  • Luiz

    Dr. Pedro;

    Eu estou pensando em fazer a cirurgia de Amigdalectomia, devido aos cáseos que me causam mal hálito.

    Mais me falaram que eu retirando as Amígdalas corro sérios riscos de desenvolver Faringite.

    Gostaria de saber se isso é realmente verdade? E quais são os riscos que eu terei por retirar minhas Amígdalas?

    Desde já agradeço sua atenção;
    Parabéns pela página
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pamela,
    O objetivo é que ela não apresente infecções durante esse período.

    Isso só vai acontecer se ela tiver uma faringite viral (que não tem maiores consequÊncias) ou por uma bactéria resistente a penicilina.

    O bezetacil tem longa vida e ela ainda estará com antibiótico na circulação durante o intervalo entre as doses.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cláudia,
    Pode ser viral mas pode ser alérgico também.

    DO mesmo jeito que a rinite vem com muita frequência, a faringite também pode vir.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Karla,
    Pode ser o cáseo que eu explico no último parágrafo do texto.

    Procure um otorrino para esclarecer o caso.

  • Pamela

    Olá Dr. Pedro,

    Minha filha tem 4 anos e desde abril vem apresentando infecção de garganta de 15 em 15 dias, a médica passou p ela tomar benzetacil de 600 de 21 em 21 dias durante 6 meses, minha dúvida é a seguinte: Ela pode apresentar infecção nesse período entre uma dose e outra da benzetacil?
    Obrigada!

  • Cláudia Saraiva

    Doutor… se não for bacteriana, então pode ser causado pelo virus…. Mas tem como ovirus me atacar assim com tanta frequencia??

    Abraço

  • Karla

    Dr.. a minha garganta está sempre irritada e saem placas amarelas. As minhas amidalas não são do tipo que se abre a boca e aparecem, elas ficam mais internas. Notei que as placas ficam grudadas um pouco acima delas em um orifício. o que é isso??

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Carlos,
    Tá estranho. Faringite sem febre e com swab negativo é pouco comum.

    Alguém já pesou na hipótese de refluxo gstro esofágico ? É uma causa comum de irritação da garganta.

    abs

  • Anonymous

    Boa Tarde Dr. Pedro Pinheiro. O meu nome é Carlos e estou com um problema na garganta que me está a tirar do sério! Há cerca de 3 meses que tenho uma sensação de garganta seca e alguma irritação ao engolir. Para além disso tenho uns pequenos altos verticais de cor ligeiramente amarelada (não é pus). De vez em quando piora e para além dos altos também aparecem umas pequenas manchas vermelhas ( cerca de 3 a 4) mais parecendo manchas de sangue. Não tenho febre, as amigdalas estão normais, e grande parte das vezes até me custa a falar ( mas engolir não). Já fui a um otorrinolaringologista várias vezes e fiz um Swab e nada acusou! Tomei anti-inflamatório e Klacid. Penso que com o Klacid melhorou ligeiramente mas passados poucos dias voltou a piorar! Pensei que com tempo pudesse melhorar mas até agora estou na mesma e já passaram mais de 3 meses! Acha que poderá ser Faringite?

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cláudia,
    Não parece ser bacteriano não.

    De qualquer maneira se vc tem dor de garganta, e continua expelindo placas amareladas, acho que deveria procurar a opinião de um outro otorrino e explicar detalhadamente o que te incomada.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Clanutryx,
    É mais da faringe mas pode ser dos dois. Pode tambem ser do esôfago.

    Isso pode ser sinal de refluxo. O otorrino não disse nada?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bento,
    Eu iria te aconselhar a procurar um serviço de urgÊncia para avalair melhor essa sua infecção. Mas como a sua pergunta foi há mais de 20h, provavelmente essa hora vc já deve estar se preparando para ir a consulta com o otorrino, que o que vc já deveria ter feito, lá no início do quadro.

    abs e melhoras

  • Cláudia Saraiva

    Olá Dr Pedro..

    Tenho rinite (ou pelo menos eu acho q é)que se manifesta intensamente qdo a temperatura está muito baixa.

    Praticamente a cada mês tenho faringite, minha garganta fica bem parecida com a primeira foto porém com algumas bolhas na parte posterior que não são de pus e sim avermelhadas,sem quaisquer pontos brancos e os gânglios na parte de trás do pescoço ficam um pouco aumentados e dolorosos.

    Antigamente tomava amoxilina e diclofenaco para a dor, depois fiquei apenas com o diclofenaco e hj em dia não uso nada pois a dor não é mais tão intensa… é uma sensação de qdo ficamos com muita sede e não tomamos água, ou seja, aquela coisa q fica espinhando a garganta, mas a aparência é a mesma. Pela manhã expilo um catarro denso de cor amarelada, meio marrom… mas durante o dia ou ele parece uma clara de ovo ou é mais denso, de cor branca e então tenho a sensação de catarro na garganta, sempre com aquele chato “ram-ram”. Também expilo placas amarelas.

    Não tenho tosse, nem aparece nada grudado na garganta, Por vezes, apresento suores noturnos e também mau hálito, porém não o sinto (pedi para meu marido me avisar sempre q estiver com mau hálito). Fui a um otorrino e ele somente me disse q minhas amigdalas são super saudáveis, mas as placas amarelas estão sempre saindo… pelo menos 3 vezes na semana.

    Diante disso, fiquei sem entender se o processo que apresento pode ser viral ou bacteriano.

    O que pode estar provocando tudo isso??

    Abraço

  • Anonymous

    Dr Pedro

    Sinto uma dificuldade para engolir ( engolir em seco por exemplo), porém os sintomas não são até momento parecidos com o de uma faringite. Já fui a um otorrino mas até o momento ainda continuo com uma leve sensação desconforto na garganta. Então eu lhe pergunto, dificuldade para engolir é algo relacionado a faringe ou a laringe? ando muito preocupado com isso

    Clanutryx

  • bento

    uma longa história…

    a precisamente 6 anos, dei um grito de felicidade, o maior da minha vida, mas ao mesmo tempo o grito foi abafado por uma dor incrivel que me cortava a garganta. andei 3/4 dias com dores mas sem nunca consultar o médico.

    essa dor passou, mas não sei se por coincidencia ou não, passei a ter frequêntemente (pelo menos 1 vez por mês), a garganta inflamada. como apenas durava 1/2 dias nunca consultei o médico.

    à cerca de 1 ano, as dores foram intenças durante 4 dias, pelo que finalmente fui ao médico. uns antibioticos e passou. mas nem referi o histórico de dores…

    agora acerca de 4/5 meses as dores de garganta são mais frequêntes, sendo rara a semana em que não tenha a garganta inflamada por 1/2 dias. já pensava em consultar um especialista mas…

    as dores anteciparam-se, tive um ataque mais violento que nunca. a garganta mesmo muito inflamada e ao 3 dia apareceu pus não nas amigdalas mas mesmo na garganta. mas quando cheguei ao centro de saude já tinha desaparecido.

    fui para casa com antibiotico local e geral (segundo o médico). mas na segunda noite depois a coisa complicou. apareceu a febre sempre a rondar os 39º, o inchaço ficou maior, apareceu pus por todo lado, dores no corpo, frio seguido de suores e um calor insuportavel voltando de novo ao frio.

    fui ao hospital, uma injecção de penicilina e comprimidos para a febre e vai para casa de novo. e faz gargarejos de água e sal.

    os sintomas não desapareceram, nem diminuiram, antes pelo contrario, tenho a garganta quase tapada de tão inchada, e pus já não forma pequenas bolinhas, mas ocupa quase totalmente as amigdalas e garganta e até a úvula já tem pus. a febre volta logo que esteja mais das 6 horas recomendadas sem tomar os comprimidos (apesar de o médico dizer que se não tiver febre não vale a pena tomar), as dores no corpo são iguais (com a agravante de me doer a perna do lado onde levei a penicilina), e a dificuldade em engolir só a água ou saliva tb aumentou, estando por isso a bolaxas embebidas em chá. tb me apareceram dores de ouvidos.

    já não sei o que fazer. penso que não vale a pena voltar ao hospital, e por isso marquei consulta num otorrino, mas apenas posso ir amanha pelas 18 horas… vão ser as 24horas mais longas da minha vida, pois as dores e dificuldades são muitas…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maria,
    Não é incomum a associação de sinusite com amigdalite. Vc provavelmente tem as 2 infecções.

    As secreções da sinusite em contato com a orofaringe poderiam sim facilitar o aprecimento de amigdalite

    Tenha paciência que o tratamento está só no começo. O antibiótico precisa de 48-72h para fazer efeito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO
  • Anonymous

    Dr Pedro, aqui é Maria do comentário acima de novo, li q seu blog vai entrar em férias por alguns dias, então te estou te escrevendo de novo. gostaria de fazer uma pergunta relacionada ao q perguntei acima, catarro causa infecção? no meu caso o catarro decorrente da sinusite cronica pode ser o causador da inflamação na minha garganta?

    obrigado novamente!

  • Anonymous

    O que é refluxo gastro-esofágico?
    Obg..Leandro..

  • Anonymous

    (sou a mesma que perguntou acima, só esqueci de me identificar)

    Dr Pedro, uma inflamação na garganta “amígdala” pode estar associada a uma sinusite?
    recentemente, após muito sofrer com secreções que insistiam em ficar em minha garganta, fui ao medico e
    realizei uma TC e foi dignosticado sinusite, porém, contou na tomografia processo inflamatório no lado direito,
    onde sinto dor de garganta, quando a mesma está infeccionada. Gostaria de saber se as bolinhas de pus q saem
    da minha garganta pode ser decorrente da sinusite. Estou em tratamento com Noex, e desde sabado já tomei dois comprimidos
    de Avalox, que me foi receitado por outro médico há uns 4 anos, porém dessa vez ainda não melhorou.
    desde já agradeço! Maria

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Leandro,
    Em geral isso é alergico ou é refluxo gastro-esofágico

  • Anonymous

    Dor de garganta, não muito grave a mais de 1 mes pode ser sintoma de que doenças? por favor…
    obg..leandro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Julina,
    Vc pode procurar um otorrinolaringologista que ele consegue remover isso para vc.

    Uma coisa que ajuda é o garagrejo noturno com anti-séptico oral. Esses tipo Cepacol.

    Por coincidência, oi meu próximo texto vai ser sobre mau hálito. Deve ser publicado até 4º Feira.

  • Anonymous

    Olá Dr.Pedro!
    Achei muito interessante a matéria e me chamou a atenção a foto que mostra as placas nas amígdalas. Essas bolinhas com cheiro ruim que o Sr. citou chamadas cáseos estão sempre presentes nos “buraquinhos” das minhas amígdalas e estou sempre tentando tirar com um palito e acabo muitas vezes me machucando. Não tenho dor de garganta nem inflamação, mas o que me incomoda são essas placas com cheiro ruim que causam mau hálito. Qual medicamento devo usar para acabar com isso? E por quanto tempo devo utilizá-lo?
    Desde já agradeço.
    Juliana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Scarla,
    Poder sempre pode. Mas prefiro acreditar que o aparelho foi devidamente desinfetado, como se preconiza nas normas internacionais.

    O ideal é fazer um swab da garganta para tentar identificar algum agente infeccioso

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    afs,
    O importante é definir se há refluxo ou não. Havendo, é necessário identificar a causa e a gravidade.

    Se não há refluxo, deve-se procurar outra justificativa.

    Vc só pode avaliar a resposta do tratamento se houver um diagnóstico estabelecido.

  • Anonymous

    boa tarde Dr. Pedro,
    há algum tempo venho sentindo muitas dores de garganta com infecções de repetição; Em 10/2007 fui ao otorrino e através de exames foi constatada sinusite crônica e desvio do septo nasal, foi me indicada uma cirurgia para resolução do problema, fiz a mesma no mês seguinte, depois desta, fiquei algums meses sem sentir nenhum problema na garganta, só que desde 12/2008 estou com uma faringite que não passa,já usei varios tipos de medicamentos , como antiflamatórios, antibióticos, antialérgico e por fim estou tomando prelone 20mg, gostaria de saber se mesmo depois da cirurgia para resolução da sinusite, ela pode retornar e se isto também pode ser algum tipo de bactéria.
    Gostaria de saber se atraves de cirurgia de video, que foi o meu caso, pode-se adquirir algum tipo de bactéria, pois qdo foi feita minha cirurgia estava com um surto de microbactéria nos hospitais do estado.
    Att.
    scarla.

  • afs

    Dr Pedro, parabéns pelo texto: simples e muito explicativo. Entretanto, hà alguns meses venho tendo um problema “estranho” na garganta: Tenho irritações constantes na garganta, vias aéreas, lingua e lábios.. sempre um de cada vez (a irritação acontece mais frequentemente na ponta lingua. Já procurei vários especialistas (gastro, otorrino e dermatologistas) pois poderia ser refuxo gástrico… fiz vários exames de imagem (endoscopia, videonazolaringo-não-sei-oque,etc..) o fato é que os medicamentos de refluxo NUNCA ajudaram.. e continuo TODOS os dias sentindo esses sintomas… isso está afetando minha qualidade de vida… O que o sr sugere?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Renatao,
    O Bezetacil é antibiótico e tem ação por vários dias.

    O que importa é que clinicamente vc está melhor. Realmente os pontinhos vão desaparecer com tempo.

    Fique tranquilo.

  • Renato

    Olá Dr.Pedro, estou com uns pontos brancos na garganta “pus”, fui no médico e ele me deu uma injeção de Bezetacil e voltaren.Não tenho dor e não sinto mau estar ,estou normal mais sinto as bolinhas, “pus ” na minha garganta o médico falou pra mim observar se elas vão sumir.Ele não teria que me dar antibiótico?OBS:O Médico é Clínico geral

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Raquel,
    Bolinhas brancas e mal cheirosas que saem da garganta são normalmente cáseos.

    Vc pode ter cáseo e faringite.

    Procure um otorrino para que ele possa te avaliar

    abs

  • raquel

    Ola Dr. Pedro

    Estou com garganta irritada e me sairam lá na parte de tras da lingua bolhas brancas. A lingua também esta muito aspera.

    Será que é farengite?

    O que voce acha?

    Muito obrigado e boa tarde!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Emanuel,
    Normalmente a língua não é acometida não.
    Era preciso ver a lesão para poder opinar.

    Mas se vc está melhorando, não precisa se preocupar.

  • Emanuel

    Olá…
    Tenho faringite diagnosticada a uns quatro dias. Gostaria de saber se um de seus sintomas também é o aparecimento de pontos brancos/amarelos na lígua, doloridos diga-se de passagem. Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Juliano,
    Peço desculpas mas se 2 especialistas que te examinaram não consigaram ainda resolver o seu problema, eu aqui do outro do atlântico não consiguirei fazer melhor.

    Se vc realmente tem uma importante infecção da garganta que não responde o tratamento com antibióticos por via oral, talvez a solução seja te internar para uma abordagem mais agressiva.

    abs

  • JulianoLazzarotto

    Bom dia Dr. Pedro, parabens pelo site, gostaria de relatar meu caso pois começo a ficar desesperado.
    Faz alguns dias que acordei durante a noite engasgado, passados aqueles segundos de desespero, comecei a perceber um certo relaxamento na via respiratoria, procurei um otorrino que disse que eu estava com uma infeccao generalizada na garganta/uvula etc, me receitou um anti-biotico, Sinot Clav (o qual me dava uma asia desgracada), terimado o tratamento, volto a sentir as mesmas sensações, meu sininho parece que relaxou e esta batendo na lingua, e isso torna dificil até mesmo engolir saliva, sem falar na ansia de de vomito, procurei outro otorrino e mais uma vez anti-biotico, mesma coisa, hoje estou denovo dormindo mal, pois nao consigo relaxar, sempre parece que vou me engasgar, engolir a saliva esta dificil, e comeco a ficar preocupado com os medicos porque 90% das vezes que vou a um é anti biotico, só que desta vez nao esta resolvendo gostaria de uma luz se fosse possivel.
    grato
    Juliano

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Guida,
    Ou a bactéria é resistente aos antibióticos (penicilina e claritromicina) ou há algum factor como um abscesso ou algo que impeça a acção dos mesmos.

    Acho que vc deve procurar ajuda com um especialista, que neste caso é o otorrinolaringologista.

    abs

  • Anonymous

    Dr Pedro, há três semanas detectaram-me uma faringite. Receitaram-me um anti-inflamatório mas não passou. Voltei novamente ao médico que me prescreveu o Nimed 100mg eo Klacid 500 mg, mas mais uma vez as dores continuaram. Agora prescreveram-me 3 injecções de benzilpenicilina. Já levei a 3ª mas os sintomas não passaram. Não tenho febre. Doi-me bastante o lado direito do pescoço ao engolir e mesmo ao tocar. Por dentro parece que tenho o céu da boca inchado.
    Será que a penisulina não está a ter efeito?
    O que poderei fazer?
    Cumprimentos

    Guida

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Galego,
    OS antibióticos costumam fazer efeito em 48h. Em 72h já espero que vc esteja bem melhor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Cleusa,
    Tomar líquidos gelados não causa faringite não.

    Normalmente a predisposição para infecção tem origem genética. As bactérias costumam colonizar a garganta, mas só algumas pessoas desenvolvem infecção.

    O que pode acontecer é uma inflamação da garganta após exposição ao frio e isso facilita em algumas pessoas o aparecimento das faringites.

    O ideal é vc tentar identificar quais são os fatores desencadeantes no seu caso para poder evitá-los.

  • http://www.blogger.com/profile/10801837020767181937 Galego :~

    Dr.

    Estou desde sexta com os sintomas de dor de garganta de bacterias : pus , amigdalas inchadas , minha voz tah estranha , jah fikei ateh avermelhado . eu comecei a tomar remedios no domingo a noite , e jah tomei injeção no domingo a tarde , será que eu elhoro até amanhan ?

  • Maria

    Oi Dr Pedro, meu nome é Cleusa e uma vez ao ano tenho amigdalite causada por bacterias, apresento febre de 38º, vomito e dor no corpo. O tratamento quase sempre é com bezentacil ou amoxilina 500mg. Minha dúvida é:
    Quais são as causas da amigdalite bacteriana?
    Tomar liquidos muito gelados realmente causam esse tipo de infecção?
    Que cuidade podemos tomar no dia a dia para evitar a ocorrencia dessas infecções.
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fabiana,
    O streptococcus do grupo viridans e o staphylococcus aureus são bactérias colonizadoras da nossa orofaringe e pele, respectivamente.

    Eu, vc e o mundo inteiro temos essas bactérias.

    Não costumam ser causa de faringite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    O swab e a cultura do material é o método de escolha.

    Normalmente é pesquisado apenas o estreptococo, pois na prática clínica é a que importa. Exceto casos especiais, não se trata outras bactérias que normalmente colonizam a orofaringe.

    Se a suspeita é viral, pode-se fazer cultura do vírus através do swab também.

    Outra opção é a sorologia com anti-estreptolisina, anti-hialuronidase ou anti-deoxirubonuclease

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Thiago,

    Já são 5 dias de doença sem melhora. Vc precisa ser visto por um médico. Pare de se auto medicar.

    Antes de se decidir pelo tratamento é preciso fazer o diagnóstico correto.

    abs

  • Fabiana

    Bom dia Dr. Pedro;

    Realizei recentemente uma cultura de orofaringe, e obtive o seguinte resultado:
    CULTURA:staphylococcus aureus (coagulase e DNAse positivos)++
    streptococcus sp(streptococcus do grupo viridans)+++
    ANTIBIOGRAMA:staphylococcus aureus (coagulase e DNAse positivos)++
    RESISTENTE:penicilina.
    Gostaria de saber sobre estas bactérias, de onde provém, como se pega, o que elas vem a causar, quais os riscos, quem solicitou este exame foi o meu clínico, vou retornar a consulta, mais como só será à alguns dias, queria esclarecer estas dúvidas.
    Agradeço desde já.

    P.S. Quero parabenizá-lo pelo site, estou visitando pela primeira vez, e o achei show de bola, e me tornarei frequentadora fiel, pois gosto muito de informações, e o Sr. é bem claro e objetivo, facilitando bastante o entendimento para nós que não somos da área.

  • Paulo Silva – Paulista/PE

    Doutor Pedro Pinheiro,

    boa tarde!

    Parabéns pela página, pelo trabalho e pelos esclarecimentos. Tenho umas dúvidas sobre as infecções por vírus e por bactérias. Sabemos que a pesquisa direta é limitada, principalmente pelo método Gram (o mais utilizado); na cultura de “swab” não crescem todas as bactérias e, às vezes, muitas são confundidas com as bactérias normais da flora. Qual é o principal meio de cultura de orofaringe? A cultura é realizada em mais de um meio? No caso de cultura ou bacterioscopia negativa e infecção persistente, qual a melhor técnica ou exame para isolar a bactéria ou mesmo o vírus? Uma biópsia pode ser conclusiva? Agradeço desde já e que Deus sempre lhe ilumine.

  • Thiago K.

    Dr. Pedro

    Desde quinta-feira (11/06), sinto minha ganganta dolorida, como se estivesse tentando engolir uma agulha, na sexta-feira, comecei a tomar meloxicam 15mg, 1 vez ao dia, optei por este antiinflamatório, por não agredir tanto o estomago, como é o caso do diclofenaco ou nimesulida. Acontece que hoje segunda-feira (15/06) não tive qualquer sinal de melhora. Olhei no espelho, e só vejo a faringe vermelha, não tive febre, não há sinal de pus, não tenho/tive linfonodos aumentados.
    Espero que possa me orientar, será que é o caso começar a tomar antibióticos?
    Agradeço desde já.

    Thiago

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Drika,
    Os linfonodos aumentam em casos de infecção, independente de ser bacteriano ou não. O que importa é quanto inflamado a garganta está.

    Vc pode ter uma faringite resistente a amoxicilina, ou pode até ser um mononucleose.

    Vc deve procurar um otorrinolaringologista.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rone,
    Em 48-72h a gente já espera que a febre desapareça, ou pelo menos diminua muito.

    O seu estado geral também conta. Se vc acha que está melhor e apenas a febre incomoda, provavelmente não é nada de mais. Agora se a febre se mantém e vc não sente nenhuma melhora clínica mesmo depois de 48 horas de antibiótico, acho que deveria pensar em procurar o médico novamente

  • http://www.blogger.com/profile/08607029240678228128 Drika

    Olá, Dr. Pedro!

    Estou com amigdalite há quase uma semana, apresentei quadro de febre a principio…tomei amoxicilina e meu caso não resolveu pelo contrário agravou ainda mais…pois adquiri uma infecção urinária.
    Estou com os glanglios da região anterior do pescoço aumentados e muito doloridos…faço gargarejos com agua e sal e n tenho visto resultado.
    Gostaria de saber qual a conduta mais adequada no meu caso.E, se toda inflamação de linfonodo é indicativo de infecção bacteriana.

    OBRIGADA!

  • Rone Guilherme

    Dr.Pedro,

    Estive mal por 4 dias de febre, dor de garganta, dor de estômago, dores musculares… fui ao um hospital ontem e descobri que era amigdalite que tinha. Me deram três injeções, acho que era benzetacil e um parecetamol… ontem não tive febre, mas hoje ela voltou. Por isso quero saber se isso é normal? quanto tempo é pra fazer o efeito?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jecelio,
    pode ser alérgico, pode ser viral, pode ser refluxo…

    Poder ser, pode ser várias coisas, por isso que é preciso ir ao especialista.

    abs

  • Anonymous

    Mas Dr. Uma pessoa com mais de 2 semanas de dor de garganta, com uso de remedios e naum passa, isso pode ser sintomas de quais doenças?
    Jucelio de novo..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Peterson,
    Para se ter certeza que ele não contraiu o HIV dela, o intervalo entre a última relação sexual com ela e a sorologia negativa deve ser de pelo menos 4 meses.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jucelio,
    procure um otorrino, se for candidíase ele fará o diagnóstico com facilidade.

    O fato de já ter 2 semanas não é suficiente para vc ficar apavorado achando que é candidíase.

    vá ao médico.

  • peterson

    OLA SOU PETERSON
    ESCREVO DE AFRICA.
    BEM A MINHA QUESTÃO É A SEGUINTE:CONHEÇO UMA JOVEM QUE DIZ SER SORO POSITIVA.TEVE RELAÇÕES SEXUAIS SEM O USO DA CAMISINHA,A 2 ANOS.ENTÃO O RAPAZ VEM A AGORA FAZENDO O TESTE E SEMPRE DA NEGATIVO.GOSTARIA DE SABER SE A POSSIBILIDADE DE ELE CONTARIAR A DOENÇA? PODERÁ ESTE RAPAZ TER UMA VIDA NORMAL COM UMA NOVA PARCEIRA?

  • Anonymous

    Dr. dor de garganta por mais de 2 semanas pode ser candiadise? Outra doença?
    Obg…JUcelio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Junior,
    A melhor dica eu posso te dar é procurar um otorrinolaringologista para avaliar sua garganta e receitar o medicamento mais correto.

    abs

  • Anonymous

    Dr. queria tirar uma duvida, é que já vou tendo tres crises de garganta esse ano, acompanhado com um pouco de gripe..Uma em março, tomei remedio fiquei bom, depois agora em maio, fiquei bom nuns dias, e agora ja faz mais de 2 semanas, que venho sentindo umas dores na garganta, uma hora arde mais que outra, e as vezes parece ser na boca toda, na lingua, e uma queimação nos labios, sinto ela mais forte de manhã quando acordo, e já naum aguento mais, to a quatro dias tomando remedio e naum passa, e isso acompanhado com um mal estar na barriga as vezes, e nesses dias começou um negocio estranho, qualquer coisa que faço fico com a respiração muito forte, com dificuldade de respirar, poderia mim dizer o que poderia ser isso? Pode ser sintomas de que?
    Agradeço junior..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ricardo,
    Parece alérgico sim. Vc já comentou este fato com seu otorrino ? pois o especialista nesta área é ele mesmo.

    Existe tratamento para rinite alergia. Procure seu médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Arnaldo,
    Se os sintomas voltaram junto com os pontinhos, é sianl de recáida. Pode ser necessário novo curso de antibiótico.

    Se vc se sente bem e não tem sintomas,pode-se apenas observar a evolução do quadro.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Thiago,
    Com os seus sintomas, se tiver pus já basta.

    Vá a um médico para que ele possa confirmar o diagnóstico e prescrever antibióticos.

    abs

  • RICARDO

    Boa noite Dr. meu nome é Ricardo, sou de Brasília e fiz uma amigdalectomia e uma turbinectomia recentemente (um mês). Tinha as amigdalas muito grandes e de dois anos para cá apareceram várias cavidades em ambas. O meu otorrino recomendou a cirurgia, no entanto, hoje, um mês após a cirurgia eu venho tendo várias crises de faringite. Apesar de não sentir muita dor incomoda muito porque fica aquela secreção seca na faringe e constipação nasal que só aliviam com muito gargarejo e às vezes nem isso resolve. Isso ocorre principalmente quando há variação de temperatura. achei que depois da cirurgia isso desapareceria. Existe algum tratamento específico para a faringite e constipação nasal? ha também tenho rinite. não sei se é alérgica mas sempre piora quando o clima esfria muito.
    Desde já agradeço!

  • Arnaldo

    Primeiramente quero parabeniza-lo pela pagina da web onde muitas pessoas podem tirar suas dúvidas e ficarem esclarecidas em relação ao seus devidos problemas. Minha pergunta é a seguinte, estava com amigdalite,medico receitou antibiotico e dentro de 5 dias melhorei, porem passados alguns dias estou novamente com “pontinhos” de pus nas amidalas, é normal voltar essa amigdalite ou na verdade não foi curada totalmente? Um abraço

  • Thiago

    Oi!

    Tenho 23 anos e tô com dor de garganta há 4 dias. No primeiro dia, além de dor de cabeça, também tive febre à noite. No segundo dia também. Passei a tomar paracetamol pra febre, mas a dor de garganta persistiu. Após ler seu texto, verifiquei a minha garganta e parece ser amigdalite bacteriana. Mas diferentemente da foto, minhas amigdalas não estão tããão inchadas assim. A faringe apresenta pequenas bolhas vermelhas e pra enxergar os esbranquicado na amigdalas só olhando pra elas meio na diagonal, porque ficam escondidinhas.

    A pergunta é: mesmo assim deve ser amigdalite bacteriana, certo? Ou precisaria estar inchada e cheio de pus como na foto mostrada no texto? Ou a foto seria a amigdalite bacteriana já em estágio avançado?

    Obrigado desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rodrigo,
    Não tem jeito, sem antibiótico dificilmente a sua faringite vai melhorar.

    Acho que não custa tentar ir a emergÊncia. O máximo que vai acontecer é não se atendido, o que eu não acredito.

    abs

  • Rodrigo Oliveira

    Olá Dr. Pedro !
    Eu tenho faringite em média uma vez a cada dois meses, no meu caso eu sempre tomo amoxicicilina para curar, o problema é que a minha amoxicicilina acabou, e eu estou nos Estados Unidos sem convênio médico…o único remédio que me sobrou foi o diclofenáco de sódio, que eu estou tomando para aliviar a dor, porém nao creio que ele vá curar a minha irritação… Será que teria um método alternativo para que eu pudesse curar minha garganta, pois uma consulta aqui nos EUA custaria muito caro, e eu acredito que eles nao me atenderiam na sala de emergencia só por causa de uma dor de garganta…
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Mirelly,
    1- Sim. Mas não se deve usar antibióticos baseado apenas no ASLO.

    2- sim

    3- Se a bactéria for resistente, sim.

    4- VocÊ não me apresentou nenhum dado que faça pensar em febre reumatica. O ASLO só serve para dizer que vc teve faringite por estreptococo. Ele não faz diagnóstico de febre reumática.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro.
    Meu nome é Mirelly e a mais ou menos um ano e meio fiz o exame ASLO (antistreptolisina o), o qual deu um valor de 600, repeti o exame no período de uma semana e ele aumentou para 850. O médico disse q provavelmente eu estaria com febre reumática. Fiz uma cultura de orofaringe que reaumente acusou infecção por streptococus. Ele me receitou o tratamento com benzetacil e pediu que eu procurasse um reumatologista que iria me indicar o tratamento correto. Procurei o reumatologista e este, por eu não apresentar dores nas articulações, disse que não precisaria tomar a benzetacil (ainda tomei 4 injeções e o valor do meu ASLO diminuiu para 200) e só seria preciso repetir o exame (aslo) após 6 meses. Orientada por meu médico anterior resolvi repetir o exame antes da data estipulada pelo reumatologista (fiz o exame após 4 meses) e para minha surpresa o valor do ASLO tinha subido novamente (640).
    Voltei a tomar benzetacil e no ultimo exame que fiz, depois de um ano e meio, o valor ainda estava em 200 (obs.: tomo benzetacil de 1.200 de 21 em 21 dias). Neste ultimo mês comecei a ficar com mau hálito e constatei que quando escarrava, de vez em quando, saia umas bolinhas brancas com mau cheiro, creio que sejam cáseos, mas elas não estão alojadas em minhas amídalas e sim em minha garganta. Ultimamente comecei a sentir dor, irritação e incômodo em minha garganta.
    Dr. então eu te pergunto:
    1. É possível que o streptococus tenha criado uma resistência à benzetacil devido ao tempo que fiquei sem toma-la?
    2. É possível esses cáseos se alojarem na garganta?
    3. É possivel, mesmo tomando a benzetacil, apresentar um quadro de infecção de garganta?
    4. Eu realmente estou com febre reumática, mesmo não sentindo dores nas articulações?

    Obrigada.

    Ass.: Mirelly

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    ★♥βυнlukiйнα♥★,

    Assim de longe e com tão poucas informações é muito difícil estabelecer algum diagnóstico.

    Se sua garganta dói, procure um otorriniolaringologista.

    Enquanto iso, gargareje com água morna.

  • ★♥βυнlukiйнα♥★

    Dr. Tenho 13 anos,estou com dores na garganta,não sinto febre nem nada,isso desde quinta-feira, e não é toda hora q dói, é de vez enquando, e agora a dor está maior o q pode ser? o q posso fazer para que melhore?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafael Rocha,
    Tem que esperar pelo menos 72 horas deste novo antibiótico para se decidir se há resistÊncia ou não.

    Se após 3 dias de antibiótico não houver sinais de melhora, volte ao último médico que te examinou.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nina,
    Ela pode ser ambas.
    Infecção é uma inflamação causada por algum germe.

    A dor no ouvido não ajuda a dizer se há infecção ou simplesmente inflamação.

    Tomo o antibiótico conforme prescrito.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    J.Peres,
    Vá a um otorrinolaringologista.
    Esse seu quadro já está muito arrastado. Procure a opinião de um especialista.

    abs

  • Rocha

    Prezado Dr. Pedro,

    Estou com um quadro de garganta inflamada desde sabado dia 16, na segunda já estava com febre que chegou a 39 graus. Por minha conta na segunda tomei paracetamol e amoxicilina 500mg, no entanto o quadro nao melhorou. Na terça repeti o tratamento com amoxicilina e não tendo melhora, procurei uma emergência. Recebi uma injeção de bezetacil, aparentou uma melhora logo após, mas ao chegar em casa a febre voltou a subir muito. Procurei outra emergência já que a primeira nem olhou a minha garganta. Dessa vez apenas tomei soro com dipirona a médica olhando a gartanta disse que era amigdalite. Receitou Amoxicilina 875 + Acido Clavulanico 125, comecei o tratamento ontem a noite, hoje pela manha pela primeira vez na semana acordei sem febre, no entanto ela voltou a 38 mesmo após a segunda dose da medicação. Além da dificuldade de comer, sinto que a dor se estende abaixo da garganta como se fosse no caminho da comida. Agradeceria uma opinião sobre o meu problema pois já estou ficando preocupado com a demora em me curar.
    Grato,
    Rafael Rocha

  • Nina

    Olá Dr. Pedro
    Primeiramente parabéns pelo texto, consegui entender melhor sobre essa dor tão chata que afeta muitas pessoas.
    Tenho algumas dúvidas sobre a amigdalite. Ela pode ser considerada uma infecção ou somente uma inflamação?
    Após uma semana de amigdalite, estou sentindo algumas dores no ouvido esquerdo, será por isso que foi avaliada como infecção e não como inflamação? Ontem, acordei com muita tontura, enjoo, febre e a dor de garganta. Logo fui ao médico e ele disse que é são esses os sintomas de infecção na garganta, e me receitou Amoxilina e Dipirona.
    Grata.

    Nina

  • Anonymous

    Dr. Pedro,

    Desde de dezembro tenho tido frequentes crises de resfriado e do início de abril pra cá comecei a sentir irritação na garganta. Depois de uns vinte dias sem alívio, procurei um clínico geral, ele olhou e disse que era apenas inflamação devido à alergia. Recomendou que eu enriquecesse a minha alimentação com frutas e verduras para aumentar a resistência contra os resfriados, e que a irritação da garganta desapareceria com bochechos de água morna. No entanto, passados mais uns vinte dias, depois de mais duas crises de resfriados, com espirros, coriza e dor de cabeça, a irritação da garganta persiste. Não tenho tido febre. A garganta dói moderadamente, mais durante o dia e menos à noite. Há algum desconforto ao engolir. A úvula está mais comprida que o normal, com a extremidade gosmenta. Há vermelhidão nas amídalas, mas sem inchaço. Tenho tido também desconforto nas articulações dos braços e muito sono. Devido ao tempo, tenho medo de que seja algo mais sério. O que o senhor me diz?

    Grato,

    J. Peres

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Anny,
    De longe é difícil avalair seu caso. MAs acho que se não houver melhora com o atual tratamento, seria importante vc discutir com seu neurologista o uso do topiramato.

    Existem relatos de faringites causadas pela droga. É raro mas acontece.

    Por favor, não suspenda o medicamento por conta própria. Fale antes com o médico que o prescreveu.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Antunis,
    O antibiótico precisa de pelo menos 48h para começar a ter resultados. Enquanto isso tem que contar com os antiinflamatórios.

    abs

  • Anny Mss

    Dr. Pedro, estou muito preocupada. Nunca fui de ficar doente e tem quase 3 semanas que estou com essa dor insuportável na garganta. No começo eu achei que fosse devido ao tratamento que comecei com Topiramato para profilaxia da enxaqueca. Sentia que minha garganta estava sempre seca e “como” se tivesse engolido mal algo e ficasse preso. Foi piorando tanto que fui parar na emergência essa sexta, antes de um evento que eu tinha que ir de qq jeito. Disse a mesma coisa ao Otorrino e ele disse que não devia ser o Topiramato, analisou a garganta e disse que estava inflamada mas sem presença de pús e por isso não era bacteria e não recomendou bezetacil q eu queria tomar. Me recomendou o remédio Feldene SL 20mg e pastilhas de cepacaina. Usei e não melhorou, o quadro só foi piorando. Hoje fui novamente a outro otorrino e ele examinou tudo, fez aquele exame com câmera e disse que não tinha tumores, mas que minha garganta estava bem irritada. Passou scaflan de 12/12h, desalex 01x ao dia e outro aqui q acho que se chama tredicin de 12/12h tb. Eu fumo e não consigo parar agora, seria difícil. Mas já diminui muito! Doutor, não tive febre alta, só esse constante desconforto e sentir a garganta muito arranhando e como se tivesse entalada, o que eu faço? Esse tratamento porá fim a essa tortura? Não aguento mais tomar tantos remédios. Sinto como se minha garganta estivesse em carne viva já, incomoda MUITO. Por favor, me ajude, o que poed ser isso?

  • Antunis

    Opa doutor , tudo bem?
    Então , já faz tempo que tenho problemas respiratórios , como sinusite , amigdalite e faringite.. Já tomei algumas vacinas como o Aminovac por exemplo. Esse fim de semana , no sabado , peguei uma friagem e segunda feira começou a doer muito a minha garganta. Fui no médico na terça e ele me receitou o antibiotico Zitromicin. Tomei ele por 1 dia … Tambem venho desde segunda tomando Diclofenaco Potássico… No começo parecia haver uma melhor quando tomava o diclofenaco , entretanto agora parece que o quadro só piora… por exemplo , nao consigo dormir a noite… Minha garganta apresenta pus e tá mais inflamada de um lado… Tá muito dolorido doutor… Depois de quanto tempo que começa a aparecer os efeitos do antibiotico?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Débora,
    Eritema nodoso tem inúmeras causas, mas a mais comum é a faringite pela bactéria estreptococos.

    Isso não quer dizer que vc tenha febre reumática, que cursa com nódulos subcutâneos, que é diferente do eritema nodoso

  • Débora Rodrigues

    Olá Dr Pedro!
    No dia 20 de abril amanheci com dor de garganta e dores no corpo,fui ao hospital e o medico disse que eu estava com amigdalite bactariana e me receitou AZITROMICINA pra tomar durante 5 dias, no quinto dia que estav tomando o remedio apareceram nodulos quentes e doloridos nas minhas pernas, voltei ao hospital e o medico disse que era Eritema nodoso. Fui a um clino geral particular e ele pediu exames de sangue (aslo,vhs,pcr…) meu aslo deu 300UL/ml, PCR 48mg/l e FR-látex negativa e hemossedimentacão 75mm 1º hora e 108mm 2ª hora.
    Estou com medo de estar com febre reumática. sintos desconforto nas costas e dedos das mãos,mais só isso. estou apavorada pq tenho medo de Benzetacil.

    me ajude obrigada!!!

    DÉBORA RODRIGUES

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fran,
    de longe é difícil afirmar qualquer coisa. pode ser faringite sim.

    O que eu aconselho é ue vc leve a um médico que o examine e prescreva remédios de verdade. Como vc pôde comprovar, Homeopatia funciona tanto quanto placebo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Milena,
    Se vocÊ tem rouquidão, vocÊ tem uma laringite tb.

    Esse seu quadro parece ser alérgico.

    Vc precisa fazer 2 coisaas. A primeira é aumentar a ingestão de líquidos. Quem passa o dia falando resseca muito a laringe e faringe e favore irritações.

    A segunda é procurar um otorrinolaringologista para avalaiar o seu caso.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ao anônimo das 9:59

    Você precisa ser acompanhado de perto por um otorrinolaringologista.

    Assim, à distância é muito difícil, são muitos poucos dados para se fazer uma avaliação do seu caso.

    abs

  • Milena Koike

    Olá Dr. Pedro Pinheiro,

    Sou professora e quando chega essa época do ano, de outono inverno, minha voz some, fico com uma rouquidão danada. Tenho que ficar afastada da escola porque não consigo falar. Nas duas circunstâncias fui ao médico e foi diagnosticado faringite.
    Estou tomando hoje um antialérgico e um antinflamatório.
    Porém, gostaria de saber se há alguma maneira de evitar isso, já que pelo visto minha faringite é alérgica, pois não tenho dores nem febre, apenas rouquidão e tosse seca.
    O que posso fazer?

    Muito obrigada,

  • Anonymous

    Oi..tenho infecções na garganta frequentemente..nao posso tomar nada gelado nem ficar em salas com ar condicionado..nem com ventiladores…é tomar um sorvete..um copo de agua gelada e ficar doente ja minutos depois..isso ja vem acontecendo a uns 05 anos tomo antibioticos para melhorar..mais sempre volta..gostaria de uma orientação..ja tomei vitaminas..mais nao resolve..o que posso fazer??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Giulia,
    Essa bolhinhas (vesículas) normalmente aparecem em infecções virais.
    Isso provavelmente é uma faringite viral.
    abs

  • Giulia

    faz uns 2 dias que estou tendo uma forte dor de garganta…
    parece algo arranhando.
    e la no fundo da garganta tem tipo umas bolas tipo bolhas..( mas nao tem cor de pus, sao vermelhas da cor da garganta )
    oq pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Assim de longe e com a sua descrição, não consigo saber do que se trata. Parece um caso de amigdalite de repetição.

    VocÊ precisa procurar um otorrinolaringologista.

    abs

  • Anonymous

    boas tenhu tido muitas dores de garganta ultimamente ..

    aparece muitos restos de comida nas amigdlas..

    e algumas vezes vermelhas

    ja tomei varios e antibioticos e penicilina..

    k podera ser

    abraco

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Giovana,
    Pelo tempo prolongado e pela falta de febre, o que vc deve ter não é pus e sim cáseo ou caseum, uma substância amarelada/brancacenta que fica nas amígdalas como sequela de infecções múltiplas. A amigdala fica cheia de buraquinhos e com pontos amarelados dentro.
    Isso realmente dá halitose.

    Porcure um otorrinolaringologista que existe como tratar e melhorar o hálito.

  • Giovana

    Olá Dr. Pedro
    através do seu texto, pude entender as doenças, que minha garganta provavelmente tem.
    estou, pelo que vejo através das fotos, com amigdalite bacteriana com pontos de pus. Porém , não tenho sinais de grave inchaço, apenas um pequeno inchaço e não apresento sinais de febre.
    estou com isso já fazem mais ou menos 2 meses, e também estou com mau hálito.O mau halito vem devido ao pus?

    O que seria isso?
    desde ja agradeço pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Acho que se após mais 48h não houver melhora, ou caso haja uma piora evidente, vc deveria ser reavaliada pelo médico.

    abs

  • Anonymous

    Olá Dr.,

    Também sou mais uma vítima das inflamações de garganta recorrentes. Tenho 29 anos e, dessa vez, estou com febre (até 38) e um incomodo na garganta (não na amigdala, mais no meio, acredito que seja a faringe). Fui ao hospital, o médico disse que não há pus (deve ser viral) e me receitou Nimesulida, Tylenol e Sorine. O problema é que estou com essa medicação há 2 dias e não tive melhoras (assim que passa o efeito do remédio, a febre volta). Devo esperar mais um pouco? Há um tempo normal para que a doença vá embora? Ou seria o caso de voltar e entrar com antibiotico? Muito obrigada e parabéns pelo site (após lê-lo, fiquei mais tranquila…).

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Gabriella,
    Sim, é normal ter amigdalite na sua idade. Algumas pessoas realmente tem mais predisposição a ter e por isso apresentam infecções de repetição.

    A retirada das amigdalas nem sempre é solução, pois em vez de ter amigdalites, o paciente passa a ter faringites. No final dá no mesmo.

    VocÊ precisa ter um bom otorrinolaringologista para estabelecer a melhor tática para evitar suas infecções.

  • gabriella

    Olá, eu tenho 14 anos e desde quando eu tinha 13 eu tenho crises de amigdalite.E eu sempre tomo os antibioticos que o médico manda só que ele nunca para de infcionar, acho que de 6 em 6 meses ou de 4 em 4 meses ele volta, quero saber se isso é normal na minha idade e quero saber o motivo dessa amigdalite sempre está voltando NÃO AGUENTO MAIS !?!?E também quero saber se é necessário de que eu faça uma cirurgia para retirar as amígdalas!?!?. Obrigada ^^
    Perguntas:
    1.é normal ter amigdalite na minha idade?
    2.é necessário que eu faça uma cirurgia para retirar as amígdalas?

    Por favor responda …

    Quero muito saber ^^

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Vanessa,
    infelizmente seu caso é mais complicado que o da maioria das pessoas. Com certeza vocÊ tem algum fator genético predisponente.

    Não há fórmulas mágicas e de longe não tenho como te ajudar. NEstes casos o tratamento deve ser individualizado. VocÊ precisa de um acompanhamento de perto por um otorrino, que saberá escolher a melhor tática para diminuir suas infecções

    abs e melhoras

  • Vanessa

    Dr. Pedro, boa tarde! Parabéns pela página..
    Desde de criança tinha amigdalite bacteriana e fiz com 20 anos cirurgia das amigdalas, porém não me ajudou muito, hoje tenho 27 anos e a cada 2 a 3 meses tenho que tomar antibióticos por causa da faringite, alguns otorrinos já me disseram que pode ser uma pré disposição do meu organismo.. gostaria de saber se para meu caso há algum tratamento que possa ser feito ou algum exame para encontrar a causa? Muito obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fabio, qual é exactamente a sua dúvida?

  • Fabio

    bom dia sr.Pedro,
    é o seguinte ja a varios anos que tenho infecçoes na garganta 1x por ano, ao ponto de ir tomar penicilina( que doi hehe) pois sempre tive as amigdalas um pouco grandes.
    Agora tou a passar por uma crise igual.já fui ao hospital e receitou-me Penicilina e voltaren, tudo injecçoes que eu detesto , mas estou com um pouco de medo pk ja tomei 2 doses de penicilina + 2 de voltaren e so de noite é que das dores me passam ,quando acordo volta tudo ao mesmo e como estou bastante constipado dificulta ainda mais pois tenho que respirar pela boca, nestes 3 ultimos dias nao tenhu dormido praticamente nada. pois nao consigo.Depois tenho febre…
    Obrigado, agora esta na hora da ultima dose de penicilina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Moisés,
    De longe não tenho como fazer diagnóstico.

    Está na hora de vocÊ procurar um otorrinolaringologista para que ele possa fazer uma avaliação correta da sua amígdala

    abs

  • Moisés

    Dr. Pedro, depois que voltei de uma pescaria no pantanal com muito mosquito e bebidas, há 12 dias, minha amigdala do lado direito esta inflamada e não desinflama mais, já estou preocupado, pois não tenho febre, nem indisposição… durante o dia melhora e a noite, na hora de dormir, fica quase insuportável pois parece que a inflamação aumenta, já tomei anti inflamatório mas não resolve….O que pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá MArcos,

    Ambos são apenas sintomáticos. Nenhum dos dois tem acção contra as bactérias. São apenas óptimos coadjuvantes.

    abs

  • marcos

    Caro Dr Pedro
    Estou com duvidas sobre os remedios ananase e ben-u-ron , eles realmente fazem efeito contra dor de garganta causada por bacterias?

    Marcos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rita,
    Com 4 dias a gente já espera melhora do quadro. O fato da febre ter desaparecido indica que o algum efeito o antibiótico fez.

    Às vezes pode se demorar um pouco mais para haver resolução completa do quadro.

    Sugiro o seguinte: Se até 5º feira o quadro de mantiver inalterado, procure o seu médico para uma reavaliação.

  • Rita

    Estou com uma amigdalite há 5 dias.Fui ao médico nas 48 horas seguintes aos primeiros sintomas que incluiam febre , dores de garganta e mal estar geral.Foi-me diagnosticada amigdalite bacteriana e receitado antibiótico de Cefatrizina (500 mg,de 12 em 12 horas) e Nimesulida (100mg, 2 vezes ao dia depois de comer).
    Os sintomas febris desapareçeram mas as amigdalas continuam inflamadas com pus (uma mais inflamada que a outra)pareçendo não diminuir e as dores de garganta assim como as dificuldades de engolir persistem.
    Passados 4 dias do inicio do tratamento antibiótico é normal continuar com os sintomas nas amigdalas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    mandruvapr,
    As infecções virais são realmente auto-limitadas e melhoram espontaneamente após alguns dias. O problema é que nem sempre é muito fácil saber quando se trata de infecção por vírus ou infecção por bactérias. Esta última deve ser tratada com antibióticos para impedir complicações.
    abs

  • Jucélia

    Dr Pedro,
    Sou estudante de mestrado e gostaria de parabenizá-lo pelo conteudo do texto.

    Jucélia

  • mandruvapr

    Alguns dias ou semanas com a inflamação e ela disaparece sozinha depois de um tempo..como uma gripe.
    tenho amigdalites de 2 em 2 meses em média,mais nunca tenteite deixar pra ve se ela some pq fico muito mal com febre de 40° e pode causar complicações estou certo?
    abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    mandruvapr,
    Não entendi bem a pergunta. Como assim um ciclo ?
    abs

  • mandruvapr

    Dr. Pedro Pinheiro, é verdade que a dor de garganta causada por virus ou bacteria existe um ciclo? um tempo de umas semanas?
    e parabéns pela pagina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cheiros fortes podem causar irritações das vias aéreas, que se manifestam como dor na garganta.

  • fernanda.borja@gmail.com

    Dr. Pedro tenho alergia a tinta de parede e quando fico muito perto dela a minha garganta inflama logo. Pode ser por causa da alergia?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ser uma laringite de origem alérgica. O ideal é procurar um otorrino.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ser uma laringite de origem alérgica. O ideal é procurar um otorrino.