Artigo atualizado em 11/07/2014

DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE

A dor de garganta é um dos sintomas mais comuns da prática médica, sendo frequente tanto em adultos quanto em crianças. As dores de garganta surgem, geralmente, devido a um quadro de faringite e/ou amigdalite, ou seja, inflamações da faringe ou da amígdala, respectivamente.

Existem várias causas para a dor de garganta, mas em mais de metade dos casos a origem é uma infecção viral.

Neste artigo vamos falar sobre as faringites de origem viral e bacteriana, abordando seus sintomas, complicações e tratamento. Se você está à procura de informação sobre as infecções das adenoides, acesse o seguinte link: O QUE É A ADENOIDE?

Após a conclusão deste texto, não deixe de ler: DOR DE GARGANTA | Perguntas mais comuns

O que são a faringite e a amigdalite?

Faringite é o nome dado à inflamação da faringe; amigdalite é a inflamação das amígdalas. Ambas apresentam como principal sintoma a dor de garganta. Como estão anatomicamente próximas, é muito comum a faringe e as amígdalas inflamarem simultaneamente, um quadro chamado de faringoamigdalite. Apesar de inflamarem juntas, algumas pessoas tem predominantemente amigdalite, enquanto outras, faringites. Ao longo do texto vou alternar os termos faringite e amigdalite, mas o que vale para uma, também serve para a outra.

A faringoamigdalite pode ser causada por infecções bacterianas ou virais. A maioria dos casos é de origem viral. Vários tipos de vírus podem levar à faringite e/ou amigdalite. A gripe é um exemplo comum de dor de garganta de origem viral (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO).

As faringites virais são processos benignos que se resolvem espontaneamente, ao contrário das faringites ou amigdalites bacterianas que podem levar a complicações, como abscessos e febre reumática. A dor de garganta causada por bactérias deve ser preferencialmente tratada com antibióticos (explico o porquê adiante).

Tanto a faringite bacteriana quanto viral podem ser transmitidas para outras pessoas. Em geral, as dores de garganta provocadas por viroses são altamente contagiosas, enquanto as provocadas por bactérias só são transmitidas para pessoas com contato próximo e prolongado, como familiares ou amigos muito próximos.

Faringite não infecciosa

Nem toda faringite é causada por um agente infeccioso, como vírus ou bactérias. Exemplos de dor de garganta de origem não infecciosa são:

- Alergias (leia: RINITE ALÉRGICA | Sintomas e tratamento).
- Refluxo gastroesofágico (leia: HÉRNIA DE HIATO | Refluxo gastroesofágico).
- Irritação da garganta provocada por fumaça de cigarro ou álcool.
- Frio e baixa umidade do ar.
- Uso excessivo da voz.
- Tumores da laringe ou orofaringe (causa rara de dor de garganta).

Como distinguir uma dor de garganta de origem viral de uma dor de garganta de origem bacteriana?

Estruturas dentro da orofaringe

O modo mais correto é através da coleta de material da garganta por swab ou Zaragatoa, uma vareta com algodão na ponta usada para colher material da área inflamada para posterior avaliação laboratorial. A análise do material colhido pelo swab consegue identificar o agente infeccioso, seja ele uma bactéria ou um vírus.

Apesar da ajuda do swab, há um problema de ordem prática: a identificação do agente infeccioso demora pelo menos 48-72h. Por isso, muitas vezes, os médicos optam por iniciar o tratamento baseado em achados clínicos. Até já existem testes laboratoriais mais rápidos para se identificar bactérias, mas nem sempre há facilidade para colher e enviar o material para análise.

Um exame que pode ser feito para saber se o paciente teve contato recente com a bactéria Streptococcus, que frequentemente causa dor de garganta, é a dosagem do anticorpo antiestreptolisina O, conhecido também pela sigla ASLO. Os valores do ASLO começam a se elevar cerca de uma a duas semana depois do início da faringite/amigdalite e atinge seu valor máximo ao redor da 5 semana. A dosagem do ASLO nos primeiros dias de infecção só é útil se for para ser comparada com uma nova dosagem semanas depois. Se no início da doença o paciente tinha níveis de ASLO baixo e semanas depois ele está bem elevado, podemos afirmar que houve uma infecção pela bactéria  Streptococcus.  Portanto,  o exame acaba servindo mais para saber retrospectivamente se o paciente teve ou não uma faringite por Streptococcus, já que o seu resultado só se torna positivo vários dias depois da faringite ter se curado.

Como nem sempre temos à mão exames complementares que nos ajudam a identificar o germe causador de uma dor de garganta, é importante sabermos pelo menos distinguir pelos sinais e sintomas uma faringite viral de uma faringite bacteriana.

Sintomas da faringite e amigdalite

Os sintomas da amigdalites/faringite, em geral, são:

- Dor de garganta.
- Dor para engolir.
- Febre.
- Dores pelo corpo.
- Dor de cabeça.
- Prostração.

Todos os sintomas citados acima são comuns tanto em infecções virais quanto bacterianas. São necessários, portanto, outros elementos para distinguir uma da outra.

Sinais e sintomas da faringite viral

Foto de uma faringite viral

Faringite viral

Normalmente, as faringites virais vêm acompanhadas de outros sinais de infecção das vias respiratórias, como tosse, espirros, constipação nasal, conjuntivite, rouquidão, inapetência ou dores pelo corpo. Não comum uma faringite viral atacar somente a garganta. O paciente habitualmente tem um quadro que sugere uma gripe ou resfriado. Outra dica é que na faringite viral, apesar da garganta ficar muito inflamada, não é comum haver pus.

Alguns pacientes com alergia podem acabar tendo um quadro parecido com faringite viral, com rinossinusite, espirros, dor de cabeça e mal estar geral. A garganta pode ficar inflamada, mas o paciente não tem febre nestes casos.

Sinais e sintomas da faringite bacteriana

Foto de uma amigdalite bacteriana

Amigdalite bacteriana

Já as amigdalites causadas por bactérias, além de não apresentarem os sintomas virais, típicos, como espirros e congestão nasal, costumam causar pontos de pus nas amígdalas e aumento dos linfonodos (gânglios) do pescoço. A faringite bacteriana também pode causar edema da úvula e pontos hemorrágicos (chamados petéquias) no palato (céu da boca). A febre da infecção bacteriana costuma ser mais alta que na viral, mas isso não é uma regra, já que há casos de gripe com febre bem alta.

Foto de uma faringite bacteriana

Petéquias no palato. Provável amigdalite bacteriana.

A presença de pus e gânglios aumentados na região do pescoço fala fortemente a favor de uma faringite bacteriana. Entretanto, algumas infecções virais, como a mononucleose infecciosa também podem cursar com estes achados.

A mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr e costuma se apresenta com febre, amigdalite purulenta e aumento de linfonodos na região posterior do pescoço (ao contrário da amigdalite bacteriana que apresenta aumento dos linfonodos da região anterior do pescoço). Saiba mais em: MONONUCLEOSE – DOENÇA DO BEIJO.

Complicações das amigdalites bacterianas

As faringoamigdalites virais costumam melhorar espontaneamente após poucos dias, não provocando nenhum tipo de problema maior. Por outro lado, as faringoamigdalites bacterianas podem causar diversas complicações se não tratadas adequadamente com antibióticos. Entre elas podemos citar:

Durante a investigação destas complicações, a dosagem do ASLO é bem útil, pois, nos casos duvidosos ela, pode ajudar a mostrar que o paciente teve uma infecção bacteriana por Streptococcus nos últimos 2-3 meses.

Tratamento da amigdalite | Remédios para dor de garganta

Para se evitar as complicações das amigdalites bacterianas descritas acima, o tratamento deve ser sempre feito com antibióticos. Na maioria dos casos, em 48 horas já há uma grande melhora dos sintomas. A pesquisa do germe na garganta com swab deve ser feita sempre que possível.

O tratamento com antibióticos derivados da penicilina, como amoxacilina (ou amoxacilina + ácido clavulânico), deve ser feito por 10 dias. Nos pacientes alérgicos à penicilina, uma opção é Azitromicina por 5 dias. Naqueles pacientes com intenso edema da faringe, que não conseguem engolir comprimidos, ou naqueles que não desejam ficar tomando remédio por vários dias, uma opção é a injeção intramuscular de penicilina Benzatina, o famoso Benzetacil, administrado em dose única (leia: PENICILINA BENZATINA | Injeção de benzetacil).

Se os sintomas da faringite bacteriana forem muito fortes, enquanto espera-se o efeito dos antibióticos, pode-se usar anti-inflamatórios para aliviar a inflamação da garganta. Mas atenção, os anti-inflamatórios são apenas sintomáticos, eles não tratam a infecção bacteriana.

A faringites virais normalmente duram apenas quatro ou cinco dias e se curam sozinhas. Não é preciso, nem é indicado, o uso de antibióticos. Se os sintomas forem muito incômodos, pode-se usar anti-inflamatórios por dois ou três dias. De resto, bastam repouso e boa hidratação.

Tratamentos naturais para a dor de garganta:

  • Mel: Não há nenhum trabalho que tenha conseguido demonstrar um real benefício do mel.
  • Própolis: Apresenta efeito anti-inflamatório pequeno. Funciona muito menos que qualquer anti-inflamatório comum.
  • Papaína: Além de não melhorar, em grandes quantidades pode piorar a inflamação.
  • Não há trabalhos que provem a eficácia da homeopatia ou fitoterapia no tratamento das faringites. O tempo de doença e a incidência de complicações é igual ao placebo.

Quem quiser alívio sintomático sem tomar muitos remédios, o ideal é realizar vários gargarejos diários com água morna e uma pitada de sal.

Para saber mais detalhes sobre o tratamento sintomático da dor de garganta, acesse o seguinte link: REMÉDIOS PARA DOR DE GARGANTA.

Retirada das amígdalas

A retirada das amígdalas (amigdalectomia) é uma opção nas crianças que apresentam mais de seis episódios de faringite estreptocócica por ano. Já nos adultos, como a incidência das complicações é muito menor, a indicação de amigdalectomia é mais controversa, pois existe a possibilidade de não haver melhora, fazendo apenas com que o paciente deixe de ter crises de amigdalites e passe a ter crises de faringites, o que no final dá no mesmo.

A amigdalectomia também pode ser feita nos casos de amígdalas muito grandes, que atrapalham a respiração e causam roncos à noite, mau hálito intratável ou quando há abscesso nas amígdalas.

Amigdalite caseosa

Em pacientes com infecções de garganta de repetição podem-se formar criptas (pequenos buracos) nas amígdalas. Estas acumulam cáseo (ou caseum), uma substância branca ou amarelada, parecida com pus, que é na verdade restos celulares de processos inflamatórios antigos (pontinhos brancos na foto abaixo). O cáseo pode causar mau hálito em pessoas com amigdalite/faringite crônica (leia: SAIBA COMO ACABAR COM O MAU HÁLITO).

Cáseo e criptas nas amigdalas

Cáseo e criptas nas amigdalas

Complemente as informações deste texto lendo também: DOR DE GARGANTA | Perguntas mais comuns

Publicidade

Comentários

  1. Weverton Coelho diz

    Parabéns! Resolveu minha questão.
    Estou com amigdalite bacteriana. E gostaria de saber uma outra coisa. Neste dias que estou com a doença, minha boca produz saliva em grande propoção e constantemente.
    Não vi esse sintoma, ou não ficou claro pra mim na matéria que você postou à cima.
    Será que o excesso da produção saliva é um sintoma da amigdalite?

  2. Dinamaris Sílvia Santos diz

    olá essa é a matéria mais completa que achei sobre o assunto!tenho faringite e amigdalite constantemente durante o ano. Não sei se tem a ver mais independente da estação do ano sempre fico doente!trabalho inalando fluxo de solda pra alumínio e sempre que fico doente de novo fico pior!Vitaminas de A a Z podem evitar que eu fique doente com tanta frequência?obg

  3. Nelson Mandella diz

    Olá! Primeiramente, gostei muito deste site e achei a explicação super didática. Parabéns. Pois bem, senti a garganta há uns dois dias e achei que tava com gripe. Porém logo depois a dor na garganta sumiu e fiquei só com a coriza e uma pequena indisposição. Estou fazendo bastante hidratação e tomando benegripe. Estou bem melhor e evitei ir ao médico. Abraços!

  4. oilaaa diz

    fui no medico estou com infeccao d garganta viral posso sair pra festas shows ou isso pode aumentar o problema

  5. Felipe diz

    Quem sofreu de dor de garganta pode ficar com rouquidão apos isso? Se sim, qual o período máximo que pessoa pode ficar rouca?

  6. Gracyllene Miranda diz

    Olá! Com a ajuda do seu texto percebi que testou com a faringite bacteriana. Não consigo engolir, comer e mal falar. Já tomei anti inflamatório, mas não está resolvendo, a dor só aumenta. Em quanto tempo o benzetacil age? Obrigada. Esse texto me ajudou muito. Beijos e aguardo resposta!!

  7. Critiane diz

    A remoção de amídalas acaba ou reduz as infecções de garganta….como comentei tenho tido estas c sequência….

  8. Nilo Marques da Cruz diz

    Fui aconselhado por farmacêuticos para tomar antigripine, mucural 400mg vitamina c e tantum verde. Hoje fezem 10 dias as febres sempre anoite a gripe a tosse em princípio deitou expectoração 2, 3 dias e depois foi perdendo e continuo com febres dor de garganta a tosse seca. O que será devo ir ao medico?

  9. Anderson Silva diz

    Ola dr bom dia. Estou desesperado pois a seis dias nao consigo comer direito e sequer engolir saliva, minha garganta esta muito inflamada. Estou tomando nimesulida e azitromicina mas parece que so piora a cada dia

  10. Jocilene Andrade diz

    Boa noite já estou com uma infecção bacteriana na garganta a 10 dias ja fiz uso de Azitromicina, frademicina injetável e agora a 36 horas a traz comecei a usar amoxicilina + clavulanato de potássio, estou me sentindo melhor as placas diminuiram e a dor no ouvido tbm, mas estou preocupada por ter usado tantos antibióticos juntos.Por favor ajude-me pois estou preocupada e quero ficar bem logo.

  11. cibelle mendes diz

    Tenho inflamação muito frequente … e as vezes sai sangue ! ja fiz vários tratamentos mais sempre volta.

  12. Paullo Siilva diz

    Dr. Tenho crisses de garganta muito forte mas não muito repetidamente e formaram criptas (pequenos buracos) nas minhas amígdalas. Mas isso já está com mais de 1 mês e nada disso sumir! irei procurar um médico, isto é normal?

  13. Ítalo Ventura diz

    Estou com amigdalite bacteriana, e estou tomando amoxicilina 875G faz 2 dias, mas acho que ainda nao houve melhora… médico receitou SINOT. O que sugere ? Azitromicina é melhor q amoxicilina ?

    • diz

      Depende da bactéria. Há bactérias que respondem melhor à amoxicilina enquanto há outras que respondem melhor à azitromicina. Há também bactérias que não respondem a nenhum dos dois antibióticos. O médico é quem tem melhores condições de decidir, no seu caso em particular, qual é o melhor antibiótico.

  14. jessica diz

    tive amigdalite ha uns 20 dias atras, o pus em 3 dias saiu com o uso de azitromicina, no entanto a amgdala continua aumentada , isso é normal?

  15. Joviana Passamani diz

    Cumprimentando parabenizo pelo trabalho e solicito informaçoes dentro das possibilidades. Ha alguns dias tive conjuntive, hoje estou com forte dor do lando esquerdo da garganta, com dor ao engolir, alguns nódulos surgiram, dói o ouvido, tenho tosse, corisa, espirro e secreção. Tudo surgiu depois de eu pegar vento e chuva. Fui ao otorrino e a médica disse que eu não tenho nada, mas me prescreveu um xarope e toragesic em caso de dor (ja que vc esta sentindo dor); não usei nenhum dos dois. Lendo a matéria percebi que meu caso seria uma faringite viral, correto? Um antibiótico seria necessário? Obrigada!

  16. luciana evangelista diz

    Olá, faz oito dias que estou com dores de garganta, mas não tenho amigdalas, tive febre e estou rouca , fiquei dois dias com conjuntivite..Tomei Bactrim e a dor de garganta persiste, estou com sensação de garganta seca a todo tempo, mas não tive resfriado nem gripe.O que devo fazer?

  17. Paulo A. diz

    Na segunda notei que estava com dor de garganta, olhei no espelho e de um lado perto das amigdalas estava tudo branco. Mas não sentia dor nenhuma, nem febre. Só um leve incômodo. Fui na terça no otorrino, ele olhou minha garganta, me perguntou se eu tinha tosse, o que eu estava sentindo e me receitou amoxicilina e nimesulida. Eu falei pra ele que tive contato com meu afilhado que foi diagnosticado com amigdalite bacteriana. Então ele me diagnosticou com faringite. Comecei a tomar os remédios e veio febre, o outro lado da faringe também foi afetado e parece que estou piorando. Isso é normal? Quanto tempo tenho que esperar pra voltar no médico?

  18. Robson Reis diz

    Site muito bom. Bastante informativo e ainda um doutor que responde a duvidas de seus visitantes.
    Parabens!

  19. noelise diz

    Oiii faz 5 dias que estou com uma ingua do lado do meu pescoso que me doi mais que a garganta ja tomei azitromecina de 500ml por tres dias eh normal essa ingua ????ja estou preocupada….podem me ajudar tenho 37 anos

  20. Jeilson Carlos de Souza diz

    Não aguento mais essa dor de garganta. Já fui no mpedico, sempre me receitam azitromicina, mas tenho a infecção pelo menos 3 vezes ao ano, não sei mais o que fazer.

    • Jairo Ribeiro diz

      è o caso de minha esposa. Ela teve umas 4 vezes esta crise de garganta, dói muito, muito pus e febre.

  21. lucia diz

    Oi.boa noite minha filha já teve dor de garganta e de ouvido 4 vezes em dois meses levei ela ao medico que receitou antibioticos mas não esta resolvendo nos sei o que faço mais me ajuda obrigado.

  22. fatita diz

    a cada 2 ou 3 meses tenho dores garganta ..começo com brufen e como não passa vou ao hospital e passam-me antibiótico. Num espaço de 1 ano já fiz 6 antibióticos. Fiz vacina broncho vaxom e continuo na mesma :( já não sei o que fazer

  23. diz

    Ola..meu filho de 4 anos teve febre do nada…do sabado pro domingo..tomou paracetamol p febre 2 x pois chegou a 38.8 de febre. no domingo nao deu febre e esta tomando um xarope agora….ja e o 2 dia de xarope…a garganta dele esta com algumas pintinhas vermelhas…nao levei ele ao medico…isso pode ser alguma infeccao que no caso ele precise tomar antibiotico?? Desde ja agradeco a atencaoo

  24. silvana diz

    Ola…
    é normal o ceu da boca ficar com machucados e na lingua tambem, quando se esta com a garganta inflamada…
    Estou no segundo dia tomanda amoxicilina de 500mg.?

  25. Caio diz

    Dr, acordei um dia com essas placas de pus nas amigdalas , logo de noite tive uma sensação de algo preso na garganta. ao longo dos dias a sensação incômoda foi passando, não tenho febre nem dores de cabeça nem nada. as vezes acordo com esse pus na garganta o que pode ser ? não tenho rouquidão.

  26. Nayara Pereira diz

    Olá, bom estou tomando Clavulin e nimesulida há uma semana por causa de amigdalite aguda, porém não houve melhora alguma, inclusive acho que até piorou, pois minha garganta ta doendo muito mais e esta aparecendo afta no céu da boca, na lingua e nos lábios. Quero saber se devo continuar tomando o remedio e esperar os 14 dias, pois é normal ou devo ir no medico novamente e mudar o medicamento?

  27. Jane diz

    Bom dia,Doutor.
    Meu filho tem 4 anos e no domingo tomou benzetacil por conta de uma inflamação na garganta.
    Hoje 3 dias depois continua com febre,a benzetacil demora tanto assim para fazer efeito sobre a febre?
    Melhor voltar ao hospital?
    Grata.

  28. sandro diego diz

    Opa Dr.
    Estou com uma dor forte na garganta..Já fui num otorrino e um clínico geral..Nenhum dos dois acharam alguma infecção na garganta..Estava tomando nimesulidade durante 5 dias e nada…Agora me passaram o MELOCOX…Pode uma garganta doer um mocado e não estar infeccionada ?
    Bastante grato

  29. Ellen Gleicy Ellen diz

    Parabéns doutor! Perfeito e muito esclarecedor o seu site!
    E com todo respeito um médico tão bonito e jovem!

  30. Jessica Santana diz

    Dr. Boa noite!
    Tenho tres dias com uma dor na garganta nao parte esquerda principalmente quando engulo algo e responde no ouvido pode me explicar o q pode ser?Desde ja agradeço.

  31. Rafa diz

    Oi boa noite tive uma faringite bacteriana tomei azitromicina por 5 dias mas ja passou 10 dias ainda sinto dores na garganta quando fui olhar notei a presença de um abcesso o que devo fazer nesse caso doutor?

  32. David diz

    Bom dia.
    Pretendia ajuda se possivel, pois já estou a ficar desesperado.
    Desde a um ano para cá que faço dores de garganta com uma frequencia de 1 por mês, entre 10 a 12 por ano.
    Faço pontos brancos nas amigdalas e é uma dor de cabeça para passar estando assim 1 semana por exemplo. E faço por vezes excessiva sáliva!
    No inicio tomava NIMED e passava, agora já não funciona.
    Depois passei para AMOXICILINA + A.CLAVULANICO passava, e agora também já não me faz nada.
    Já fui a médicos e ninguém descobre o que tenho.
    Alguém me pode ajudar ou aconselhar?

    cumps
    David

    • Pedro Pinheiro diz

      Você precisa ser avaliada pelo especialista, que é o otorrinolaringologista. Há opções de tratamento para quem tem amigdalites de repetição.

  33. Luana diz

    Doutor, tenho 25 anos, estou com faringite bacteriana há 3 dias, e me fora prescrito azitromicina por 5 dias (1x ao dia), pois sou alérgica a penicilina. Ocorre que não senti nenhuma melhora, tendo em vista que já tomei 3 comprimidos.. Quando começa a dar efeito o antibiótico?

  34. Denise diz

    Meu filho está com amidalite, começou a tomar amoxacilina no domingo a noite. Ainda tem febre. É normal?

  35. Idalina diz

    Dr. estou a tres semanas com um infcçao na garganta,porem ja terminei o tratamento com antibiotico mais ainda nao amenizou o problemas e ainda esta vermelha e com algumas bolhas,tambem vermelhas e estou tendo muita crise de rouquidão algo que era raro,no entanto sou operadora de telemarkting sera que tem alguma coisa haver?sera melhor procurar um fonoaudiologo ou ir mesmo ao medico clinico

  36. reinaldo diz

    amiga estou pasando pelo mesmo poblema ja tem 7meses e minha garganta ainda contimua doendo e vermelha voce ja resolveu a sua oque era

  37. João diz

    Doutor é normal quando engole a saliva, o “sininho da boca” a uvula, fica um “tempinho” grudada as vezes na amidala????

  38. Aleide diz

    Dr. Boa tarde! Estou com umas bolinhas brancas no canto da garganta parecido com aftas, mas estou umas sobre as outras parecendo até que são ovinhos??? Estou apavorada! A única coisa que eu sinto é arredência no local e ao coçar a garganta doi um pouco… O que pode ser????

  39. Anderson Brito diz

    Gostaria de saber se há a possibilidade de substituir um antibacteriano intramuscular por um via oral, no caso o medicamento receitado foi o Ceftriaxona, tratamento de 7 dias via intramuscular. Há alguma complicação na administração desse medicamento em crianças de 1 ano de idade?

  40. Lilian diz

    Doutor,Tenho 47 anos e ultimamente venho sentido fortes dores de garganta,como se tivesse um caroço dentro,tenho febre altas que só aparece de vez enquando,principalmente ao meio dia e a noite e sinto meu corpo dolorido? Me indique algo ou o que fazer… desde já agradeço!

  41. patricia diz

    Bom dia Dr. Meu Ex. marido foi diagnosticado com abscesso perianigdaliano, foi internado pra fazer uma drenagem só q em tres dias de enternação não foi feito a cirurgia, o mesmo passou mau e foi levado para a UTI. como pode isso acontecer Dr. quais as chances q ele tem? me ajude a entender. estou aflita. obrigada desde já.

  42. Soraia Gomes diz

    Boa tarde Dr. Fiz uma amigdalectomia na passada Terça-Feira, Tenho algumas dores como é normal mas o que me tem vindo a preocupar é que de vez em quando tenho uns ataques de tosse irritativa. Posso tomar algo ou será cedo de mais uma vez que fui operada há dois dias. Obrigado.

  43. lfduarte diz

    Doutor, já tem mais de um mês que estou com dor de garganta. Começou com uma sensação de garganta arranhando, depois começou a doer um pouquinho.. como era pouco nem dei atenção. Essa semana começou a doer mais, só de um lado da garganta. Ontem peguei uma lanterna e dei uma olhada. Tenho umas bolinhas amarelas no fundo da garganta, só do lado esquerdo. Quando passo a mão no pescoço e logo abaixo da mandíbula, sinto umas bolinhas que doem. Não estou com febre. Associado a isso, estou com falta de apetite, dores de cabeça e ouvido. Todas as vezes q tive amigdalite grave via umas placas brancas no fundo da garganta e tinha febre. É uma amigdalite normal? devo tomar antibiótico?

  44. karina brito diz

    Boa tarde doutor, estou com ums carocinhos na farigem,começou depois que eu tive uma gripe com toce essa toce durou 7 meses,dai tomei ums remedios ai atosse acabou mas os carocinhos nao,agora gripei novamente e eles estao muitos enflamados,tudo que eu como desce rasgando e ate mesmo a saliva machuca e fica doendo…
    e eu fiz um raio-x do torax com laudo e nao deu nada.
    o que sera?

  45. karina brito diz

    Boa noite doutor, estou com um carocinho na garganta externo, começou assim ta muito calor aqui em goiania ai comprei uma coca cola gelada e ja fui logo tomando, so que ela desceu rasgando ficou doendo por onde desceu até ai tudo bem, só que no outro dia apareceu esse carocinho, e juntamente a ele uma frebre noturna, só que tambem estou com um dente inflamado eu acho que…

    Leia o texto original no site MD.Saúde: DOR NA GARGANTA | Faringite e amigdalite http://www.mdsaude.com/2009/03/dor-de-garganta-faringite-amigdalite.html#ixzz2HyF3zi4p

  46. diz

    Boa noite doutor, estou com um carocinho na garganta externo, começou assim ta muito calor aqui em goiania ai comprei uma coca cola gelada e ja fui logo tomando, so que ela desceu rasgando e ficou doendo por onde desceu até ai tudo bem, só que no outro dia apareceu esse carocinho, e juntamente a ele uma frebre noturna, só que tambem estou com um dente inflamado eu acho que pelo menos possa ser o dente ou algum efeito por causa do caroço, ai fui a um posto medico aqui da região e o clinico geral falou que era algo tipo linfonodo, e me passou amoxilina de 8 em 8 horas e nimesulida de 12 em 12 horas só que a questão é o seguinte, ja faz 3 dias que estou tomando e nada desse caroço sumir, e quando o efeito da nimesulida passa sinto meu corpo meio que febriu, e a noite tambem estou suando muito, possa ser por conta do calor não sei. Espero uma resposta doutor, desde já agradeço pela atenção

  47. Hidelmira diz

    Excelente explicação, ajudou-me muito! Que ótimo um médico explanar de forma tão simples e clara. Valeu, doutor. Obrigada!

  48. Daniel Soares diz

    Ola, Sr Dr. estive a ler o artigo anterior e cheguei à conclusão que posso ter algo parecido com uma faringite viral, mas a questão é que os sintomas não são estritamente os representados anteriormente. Os sintomas que apresento são:
    - Dores fortes de garganta;
    - Alguma tosse;
    - Constipação nasal;
    - Dores no ouvido direito (sintoma mais recente).
    Pelo facto de alguns sintomas serem diferentes dos descritos pelo Dr. no arquivo, como por exemplo a febre, dores de cabeça e prostatação, questiono-me se se trata realmente de uma faringite viral, questiono-me também se o processo de tratamento é o mesmo apresentado no arquivo..

  49. Professora Silva diz

    Olá, Drº. Tenho amidalites de repetição e este ano estão fora do comum. Amoxilina não faz nem cócegas nas minhas bactérias. Mas a médica me receitou novamox 2X para sinusite. Estou com amidalite atacada e depois de tomar 6 dias desse remédio, não fez nenhum efeito na amidalite. Acha que devo continuar o novamox pode resolver minha sinutiste. Ou já que não fez efeito para amidalite, não vai fazer para sinusite? Ah! Tomei bezetacil para amidalite.

  50. Vinicius Dutra diz

    Minha garganta só fica infeccionada e tenho muito cansaço no corpo, um médico passou para mim o Noex porque pode ser que a sinuzite e renite está afetando, para que ocorra a infecção da garganta…só que o problema e que não melhora e já tem umas 3 semanas.! O que será isso?

  51. Joice Ribeiro diz

    Estou com muito dor aha 1 semana. o medico disse que foi uma bactéria na amígdala. Jà tomei benzetacil, Diclofenaco de potassio e NADA!!! Nâo sei mais o que faço…A dor esta muito grande e eu não consigo comer nada!!
    Me ajude!

  52. Edy0512 diz

    ola dr, eu fiquei com dor de garganta a um mes atraz e fiquei roco tambem, e depois que passou eu fiquei com uma dor do lado esquerdo da garganta, geralmente doi quando eu bocejo ou espirro, vc tem alguma ideia do que pode ser ou se é grave? brigado….

  53. diz

    Olá Dr. é possível uma pessoa contrair uma faringite bacteriana e logo após uma amigdalite bacteriana?Mesmo que tenha feito o tratamento com antibioticos? Dependendo do grau, essas inflamaçoes podem durar meses,mesmo com o tratamento adequado?

  54. diz

    Não há trabalho que demonstre benefício do mel? Mas nem pra diminuir a dor? Quando tenho faringite, fico com impressão que ele tomado puro e o Halls extra-forte(bala) ajudam a aliviar a ardência.

  55. diz

    Bom dia Dr. Pedro. Eu estou com a garganta inflamada, eu acho, do lado esquerdo, e as vezes sinto dores no ouvido, também esquerdo, e, também estou com um gânglio na bochecha, um pouco abaixo da orelha. De fato eu gostaria de saber se isso é somente uma doença, ou podem ser duas, e qual seria esta doença. Também quero saber se eu devo ir ao médico, tenho 17 anos e não sei o que fazer, por favor de ajude Dr. Pedro. Obrigada! – Ah! Já ia me esquecendo, eu também não consigo girar totalmente a minha cabeça, pois me dar uma dor, isso também tem haver com os sintomas acima ?

  56. douglasalvesmoura diz

    Dr Pedro tem alguma ligação entre Sinusite E infecção de garganta pelo que vi nessa reportagem estou com amigdalite bacteriana com muito pus nas amídalas e ultimamente minhas crises de Sinusite aumentaram muito e minha garganta vem acompanhando esse ciclo.Existe alguma ligação entre as duas ou é só uma coincidência?

  57. luzia02 diz

    minha filha tem 4 anos ela operou da garganta mas a faringiti ataca de fei inguando acauza tosse secas muito fortes como eu posso tratar isso,coizas gelagadas tem aver;////?????

  58. stefininha diz

    oie meu nome é stephanie. tenho 24 anos e dez de nova tenho problema na garganta. de preferencia nas amigdalas. elas sao cheias de buracos e muitas vezes fica com pontos amarelos, não consigo comer porque queima por dentro, as vezes as amigdalas fecha e so consigo tomar liquido engolindo com dificuldade. a faringe tambem inflama. todo mês eu tenho isso principalmente quando durmo com ventilador ou em casa que faz frio e durmo com lencol fino, ai acordo meio corizando e a garganta queimando. nunca fico boa e pra piorar minha lingua e branca e cheia de ferida nas pontas, dizem ser fungos mais não sei.

    axo que isso tambem ocorre porque quando eu era criança tomava muito medicamento porque tinha falta de ar. meus dentes ate demorou pra nascer. ai afetou o estomago eu axo.

    tem como me ajudarrrr

  59. Annecarolineconrado Sts diz

    todos os dias tenho uma tosse ao levantar q vem com um secreção meia amarelada com marrom e muitas vezes tem o aspcto de clara de ovo…isso é perigoso?

  60. Ivanete diz

    a minha garganta não doi mais me em comoda muito aparece que ela vai fechar tenho dificuldade para engoli parece que ela vai fechar e parece que estou com caroço na garganta não sinto dor e nem febre mais estou com dificuldade principalmente quando eu a baixo a minha cabeça

  61. Andreson diz

    estou com pus na garganta há um mes e me sinto muito cansado,com a garganta arranhando ecom mal halito o que devo toma para cessar esses sintomas.

  62. Pa diz

    Estou com amigdalite e avaliada por um médico.Tomei a dose unica da benzetacil há um dia e estou tomando Nimesulide também. Já fez um dia de tratamento e nada de melhora da dor que está muito intensa. Nesse caso, quantos dias para começar o alívio das dores?É possível tomar outro tipo de antibiótico?

  63. Lima Vgv02 diz

    estou com minhas amigdalites inflamadas. ja tomei benzetacil e voltaren em um dia. depois de 3 dias fiz um tratamento com azitromicina por 6 dias e ainda continua inflamada me ajude. meu email é lima.vgv02@gmail.com

  64. Jaidete diz

    Doutor, eu sempre tenho dor de garganta, com pus. No caso, amidalite. E tomo sempre amoxicilia. Mas, minhas dores são frequentes, de 3 em 3 meses, eu sofro com isso. Ja tomei vacina pra imunidade, mas parece que não funcionou. É muito grave? O que poderia ser? Obrigada, abraços,

  65. Rosana da silva diz

    tive uma forte infecção no ouvido direito ja tomei bezetacil,cetoprofeno,levofloxacino e agora estou no azitromicina e meu ouvido continua doendo e esta entupido nao consigo escutar nada o que faço ja cheguei até fazer uma lavagem mais nada adiantou!!!me ajude por favor

  66. Osanafarias diz

    osana
    Adorei o artigo epassei o final de semana com um tremeda infecçao de garganta e febre a minha garganta esta igual a da foto de amigadalite bacteriana. E quando escaro vem raja de sangue ainda nao procurei um medico o que voce me aconselha?

  67. Kamilaonline diz

    Excelente médico, muito obridaga pelo artigo, pois me trouxe muitos esclarecimentos, parabéns pelo site.

  68. Laizie diz

    Parabens pelo site. Para o melhor diagnostico e tratamento consulte um medico no consultorio publico ou privado.

  69. recasilva diz

    lixo de medico nem pra medicar agente. pra que fez a merda do site intao, se for só para saber o que é e quais tipos tem eu procuraria um livro de medicina. Grande coisa se voce nao pode responder pela internet. Já que é um médico deveria responder às perguntas sabendo o motivo e dando opinioes para as pessoas, o que elas devem ou nao fazerem. Na internet colocam pornografia, pedofilia, direitos autorais e tudo mais e rola solto, agora uma coisa que pode ser beneficio para alguem, que pode até salvar vidas vc nao faz. Estou descepcionado com issu….porisso que o brasil nunca vai pra frente mesmo!!!

    • Rubios diz

      Pessoas que não concluiram o português do ensino médio não possuem o direito de criticar pessoas com curso superior. Na verdade, é por causa de pessoas como você, Dona RecaSilva que o país não vai pra frente. E aproveito para elogiar o trabalho do Dr. esclareceu muitas dúvidas. Abraços a todos.

    • Ártemis diz

      Por favor antes de falar de uma conduta 100% correta de um médico, conclua seus
      estudos para não “pagar o mico” de postar algo público com tantos erros de português e tanta grosseria!

    • Kamila diz

      Médico bom não responde pela internet, médico bom quer ver o paciente ao vivo para dar um diagnóstico mais preciso. Acorda.

    • Eu diz

      Aí um paciente morre e a culpa é dele. Ô povo analfabeto. Como ele pode avaliar sem ver a pessoa? Sendo que mesmo pessoalmente, um médico deverá estar atento a diversas doenças com o mesmo sintoma.

  70. Walber Fb1 diz

    to tendo dor de garganta seguidas mal melhora de uma ja volta a fica inflamada de novo. nas ultima tres semana ta sendo assim.
    so ta melhorando quando tomo Azitromicina mas como disse na ultimas tres semnana ja tomei 3 comprimidos melhorou , dois dia depois voltou, ai tomei mais tres comprimidos q acabaram no sabado passado(22/09/2012) hoje dia (27/09/12) ja ta inflamada de novo o q eu faco.

  71. Richielibarbosa diz

    Meu filho tem 4anos e ja tem 1ano e 9 messes que todo mês ele inflama a garganta nao sei mais oque faço ja fui em varios otorrinos e nao adiantou nada por favor me ajudem.

  72. Reinaljose diz

    estou com dor de garganta a quase dois meses e quanto eu engulo parece que tem uma coisa presa na garganta mais tem hora que parece que ta sumindo e depois aparece nao sei se e cataro parece cataro preso ja tomei tudo que antibiotico e nada so que estou com poblemas de estomago pode ser isto o poblema nao sei mais o que fazer me de uma soluçao

  73. reinaldo diz

    estou com dor de garganta ja vai vazer dois meses o que pode ser minha garganta ta vermelha no fundo mais ja tomei tudo que antibiotico e nada so que estou com poblemas no estomago pode ser isto

  74. diz

    tenho dor de garganta a dois anos ,,,ja fiz de tudo passei em consulta duas vezes com o otorrino e nada ele falou que éra refluxo ,,,fui no gastro e nada ,,,tenho muito medo que seja C.A. me da uma luz ,,,não sei mais o que fazer .

  75. Nilmara barreto diz

    boa noite! doutor a minha garganta estar sempre inflamada e com pontos de pus, eu não tomo nada gelado, e ela só fica boa 2 ou 3 dias ou seja inflama toda semana e isso já tem muitos anos. o que devo fazer??

  76. Edmilson diz

    meu filho tem 8 anos e acabamos de tratar de uma pneumonia,mas depois disso veio a tosse e agora ele ficou com uma especie de mania na garganta ele diz que alguma coisa abaixo do pomo de adão parece ter catarro grudado,mas quando ele tenta tussir parece q tem algo preso tem o mesmo sintoma de catarro e ele tosso com força mas este bolo na garganta não sobe para a boca e nem volta direito, parece um engasgo com o proprio catarro e ai ele fica enguiando varias vezes para que este tipo de catarro volte e ele consiga respirar,alguem pode me dizer o diagnostico disso?
    Edmilson machado – email kacique@estadao.com.br com urgencia obrigado.ja não sabemos mais o q fazer e cada vez mais esta piorando.

  77. Eduardo diz

    Boa tarde! Na última semana (06/09) fui até um posto de saúde pois apresentava um quadro de faringoamigdalite. Foi receitada a aplicação de Benzetacil e uso de Ibuprofeno. É normal o aparecimento de novas placas de pus nas amidgalas e aumento dos linfonodos após a aplicação desta injeção? Percebi o aparecimento destas placas e o aumento dos linfonodos cerca de 48h após a aplicação. O que está ajudando muito no tratamento sintomático é o Ibuprofeno mesmo. O início do efeito da Benzetacil é mais lento? Obrigado.

  78. Valdir-brenner diz

    boa tarde,ja estou com uma dorzinha na garganta ja faz +/- um mes, antes disso estava inflamada tomei anti-biotico sarou mas continua com uma dorzinha quando engulo saliva ,o que pode ser.

  79. Ana diz

    Faringite pode ser considerado comum em professores?
    Sou professora e já fui diagnosticada com faringite, hoje estou com os mesmos sintomas. É comum aparecer regularmente pelo fato de usarmos muito a voz?

  80. shirlane diz

    meu bb de 1 ano e 7 meses ta com amigdalite bacteriana isso disse o pediatra dele,ele passou antiflamatorio
    esta certo a forma de tratamento? 

  81. Nichateixeira diz

    Tenho estes sintomas de faringites há já varios anos, que me acontecem normalmente no verão talvez por as diferenças de temperaturas “ar condicionado, bebidas geladas” ,mas já alguns anos que não me aparecia pelo que recorri a este site para me informar se andava a tomar o essencial para evitar o antibiotico,no entanto tenho feito de 12 em 12h um anti-inflamatório que me tem aliviado,só que a tosse é muito seca e incomodativa,apesar da muita agua natural que ingiro.Obrigado por o seu apoio.

  82. Marcia diz

    Dr, bom dia

    Tenho pus na garganta direto e não tenho febre, gostaria de saber se existe algum tipo de exame a ser feito para detectar esse tipo de bactéria. E em que situação o médico pediria o exame,porque já não aguento mais tomar antibiótico.

  83. Lucas Amorim diz

    tomei amoxicilina durante 7 dias e depois a amigdalite voltou.Devo voltar a tomar o remédio?

    • Eduardo diz

      O mesmo ocorreu recentemente comigo. Fui até um posto de saúde e me foi receitada a aplicação de Benzetacil. Por segurança, sugiro que procure o seu médico.

  84. diz

    Primeiramente, parabéns pela matéria e pelas explicações!
    Bom, minha história é um pouco complicada e grande.. mas vamos lá.. Antes de tudo é importante vc saber que tenho 24 anos.
    Estiva durante 1 ano fazendo estágio em UTI no ano passado, tive claro contato direto e indireto com pacientes em isolamento. Nessa época fiquei durante 6 meses com recorrentes amigdalites, usei bactrim, amoxicilina, amoxicilina com clavulanato, 3 benzetacis, e só o que me ajudou realmente foi acupuntura. Na mesma época sentí fortes dores pelas costas e foi constatato glomerulonefrite. Seis meses mais tarde (início deste ano), me sentia muito cansada, com fortes palpitações, taquicardia, tonteira, e decidí então procurar um cardiologista, descobri ter prolapso degenerativo mixomatoso da válvula mitral e intervalo PR curto, atualmente faço uso diário de atenolol 25 mg. Minha cardiologista atribuiu o aparecimento deste problema pelo fato de que nesta mesma época logo após ter resolvido o problema renal eu estava tomando suplemento que continha whey protein (praticava musculação e corrida até então), então foi associado a isso. Logicamente não faço uso deste suplemento e tive que parar completamente minhas atividades. Hoje a situação está controlada, faço minha caminhada com minha corrida, minha musculação, nada exagerado, com acompanhamento sempre e sei que terei que conviver com isso. O fato é que depois de então tive mais duas amigdalites e hoje estou com faringite. Fiz ezame de sangue, leuccócitos ok, pcr ok, tuuudo ok, exceto aslo que está em 400… Minha pergunta é: será que todos esses problemas desencadearam por alguma bactéria da época do ano passado no hospital? Será que a garganta complicou pro coração que complicou pro rim? Será que existe uma linha de raciocínio por aí ou simplesmente tudo resolver acontecer mais ou menos na mesma época e não passa de coincidência?!
    Desde já agradeço por sua atenção.

  85. teresa diz

    fui fazer uma  visita num predio de itajai e la ouve  uma pessoa que estava internada por ter tuberculose as outras prigioneira fizeram izame  umas deu  um carroço no local do izame gostaria de sabetr qual o risco entre as pessoas que la estao pois todas tem contato com a pessoa infectada

  86. Michelle Emilia diz

    Dr., faz três dias que estou com um dor de garganta(amígdalas) insuportável, eu engulo a comida e os liquidos a força, mas não sinto febre nem nada…é normal não sentir febre?

  87. Roseli Leite diz

    olá Dr:eu estou com minha garganta quase fechada,tenho 42 anos,ontem fui ao hospital t tomei benzetacil 1200,mais até afora 14 horas apos.ainda está muito gande o edema dos gangrios,possso tomar amoxicilina 500mg.o medico me passou nimesulina de 1212 hs
    desde ja agradeço sua atenção.

  88. Leila Maria Bernardi diz

    boa noite Dr. meu filho tem 1 e 10 meses ele sempre tem infeções na garganta e asma faz tratamento com singulair baby a 1 mês e meio e está com uma nova infeção na garganta no seu hemograma deu uma alteração nos leucocitos de 15.200/mm3, está muito alterado ou é normal por causa da infeção na garganta seu pediatra me disse que tinha varias plaquetas de pus.

  89. Marcela diz

    Ola Dr Pedro. Estou com muita dor na garganta, apresentando pus (parecido coma foto postada). Fui ao medico, e como estou gravida, ele passou cefalexina e diclofenado sodico, e tylenol para dor. Estou indo para o terceiro dia de tratamento, porem ainda nao vi evolucao neste quadro. Ainda tenho muita dor, pus na garganta e as vezes calafrios. existe alguma alternativa para a dor? Pastilhas anestesicas que eu possa utilizar? nao aguanto passar o dia inteiro sentindo esta dor. Grata! Marcela

  90. Marival diz

    Boa noite Dr.Preciso muito de orientaçao .Estou passando por um problema de garganta que me incomoda demais. é parecido com a faringite viral, mas existe tambem alguns ematomas vermelhos na lingua proximo da faringe,  atraz das tonsilas palatinas, existe muitas bolinhas, como se fosse uma amora. elas coçam muito,porem nao doi nem esplodem. coçam tanto que coçam tambem a lingua, as gengivas e estou ficando impaciente. por favor me ajude.

  91. Fabíola diz

    tenho a maioria dos sintomas da faringoamigdalite viral,mais tambem apresento sintomas da bacteriana,vi no espelho,e a minha faringe esta como a da foto que voce postou sobre a viral,porem minhas amigdalas,estao inchadas,dá pra sentir tocando no pescoço,e apresenta bolinhas brancas,porem com bem menos tonalidade e menos inchadas do que a da foto (bacteriana).Meus sintomas em geral: (a 4 dias) Dor de cabeça constante,dor no corpo,tosse seca,as veses com pequenas quantidades de catarro,garganta inflamada,amigdalas,e algumas veses sinto ansia de vomitar (durante a noite),voz fanha e pouco roca.Por favor estou preocupada porque nao sei ao certo o que é isso.Estou tomando azitromicina 1g (cartela de 3 comprimidos) dizem que é um antibiotico fortissimo,se souber ao certo o meu diagnostico e algum medicamento mais eficaz para o meu caso,aguardo a resposta !

  92. Matheus Paschoal diz

    Boa Noite Doutor.Conforme orientação médica, estou tomando 500mg de azitromicina, junto com anti-inflamatório há 4 dias para tratar da minha amigdalite bacteriana, porém neste período o quadro se agravou. O que isto representa?

  93. Giovanni diz

    Bom dia, doutor. Estou com faringite crônica há meses. Preciso de ajuda. Já fui em otorrino, já tomei antibióticos, gargarejo com água e sal e qualquer coisa que podia se fazer. Preciso de uma sugestão do que acabaria de vez com essa faringite que me arranha a garganta durante o dia todo. (principalmente pela manhã) Isso pode se agravar?

  94. Roberto Lima diz

    Olá Cláudia! Estou passando por uma situação igualzinha a sua. Estou tomando pantoprazol e sem melhoras… E aqui na cidade que moro (sul do Pará) não tem otorrino… Sempre tenho que viajar 6 horas p/ fazer as consultas… Me mantém informado do andamento, ok?

  95. Cristianovaldemar diz

    Boa noite Dr. Tenho dois netos gémeos (rapaz e rapariga), com dois anos e meio, o rapaz quando se lhe vê a garganta mesmo sem infeção o espaço entre amigdalas é extremamente reduzido, o que me faz ter receios em caso de infeção grave.
    O que se pode fazer, se é que há?

  96. Jean diz

    bom dia, depois de uma dor de garganta, percebi duas bolinhas na minha garganta, uma no lado esquerdo e a outra do lado direito (maior), exatamente na mesma altura da garganta, quase no final da mandíbula, acontece que fui em dois otorrinos, uma me disse que era ganglios o outro disse que era a minha amígdalas, a unica coisa que concordaram era que eu tinha faringite… a duvida é, é gânglios ou amígdalas?? as amígdalas são palpáveis na garganta??percebo que os médicos não estão preparados para avaliar essas tais ínguas, pois passei por vários e me disseram que está tudo normal, sem ao menos realizar algum exame!!!obrigado

  97. Serna Flp diz

    Parabéns, doutor. Seu artigo me ajudou muito, e creio que esteja ajudando a muitas pessoas. Seu trabalho contribui para a sociedade. Muito sucesso!

  98. Cássio Amaral diz

    Dr. Pedro, estou com faringite (sem infecção, febre, dor ou dificuldade para engolir,apenas a irritação e vermelhidão),edema de úvula e de laringe (especificamente edema retrocricoide), constatado por uma laringoscopia realizada por um otorrino.Tal condição pode ser causada por um refluxo laringofaríngeo?

  99. Gisele_chia diz

    Gostei muito da explicação do Dr. porque toda vez q levo minha filha ao médico nenhum explica o que pode causar essas crises tão frequentes que ela tem de garganta, agradeço pelos exclarecimentos.

  100. Luana Silva diz

    Boa tarde, 

    Estou com todos os sintomas de uma faringite viral e ja faz uma semana.Não apresento muito catarro, no entanto não paro de tossir e sinto que minha garganta quer a toda hora inflamar. Comecei com neotaflam  e parei (devido a inflamação ter cessado). Mas como a tosse persiste juntamente da vontade de querer inflamar de novo comecei com amoxicilina. Sera que estou fazendo certo, apesar de vc ter dito que essa faringite viral não se trata c/ antibióticos?  o que eu faço?

  101. Celiam diz

    Dr.meu filho tem 7 anos e tem constantes crises de garganta (com placas de pus) desde os 2 anos de idade,todos os meses ele tem que faser uso de antibióticos,tenho medo que prejudique a sua saúde.sera que seria necessário uma cirurgia para retirada das amígdalas
    .   

  102. Vinícius diz

    Dr. há 3 semanas atrás eu estava com Amigdalite, tomei antibiótico e anti-inflamatório, durante o período que o médico passou, as placas de pus, e o inchaço das amígdalas passou, porém a minha garganta continua vermelha e irritada, não muito, mais ao ponto de incomodar, o que devo fazer?

  103. jak diz

    DR. meu filho estar tomando azitromicina para uma infecção, foi o médico que receitou, 5 ml de 6 em 6 horas, no entanto ele está tendo muito enjoo, ontem mesmo foram duas crises, o que faço? diminuo a dose ou paro de dar.

  104. edimara souza diz

    Prezado Doutor: Meu pai, que conta 82 anos e é hipertenso, em setembro do ano passado teve uma grave infecção de garganta e na boca, ficou sem comer nada por 10 dias. Segundo ele, a garganta fechou. Até água doia. Foi em 3 médicos, tomou soro dia sim dia não, amoxicilina, até bezetacil. Nada melhorou. No 4º médico, foi diagnosticado como candidiase, tomou fluconal e nistatina. Sarou. Em janeiro desse ano, novamente (mesma receita). Agora, novamente, acrescido de diarreia. Tomou SINOT CLAV + nistatina + cetoconozal. A diarréia cortou, mas o problema garganta e boca não. O médico viajou. Pergunto o motivo da frequente e se é isso mesmo? Por que não houve o mesmo efeito, de modo imediato? Há algo mais a fazer?

  105. tamara diz

    boa tarde! doutor, os sintomas de cancêr na garganta seria parecida com uma inflamação??? obrigada tamara!!

  106. leticia diz

    Bom dia Doutor ,
    Eu amanheci com muita febre e dor de garganta e passei a noite com febre alta mas não sei oque tomar sera q você pode me ajudar eu sou muito fragil para adoecer e a minha garganta inflama facilmente oque eu devo fazer? obrigada bjs

  107. Ana Cecilia diz

    teve uma vez q eu tomei Benzetacil de 1200ml e nao melhorei , amoxicilina tomo frequentemente , e nao adianta , e as crises de amigdalite nao passa !

  108. Ana Cecilia diz

    Boa noite gostaria de saber , o motivo das minhas crises , tenho contantes crises de amigdalites quando coisas carregadas com corantes apimentas , as vezes mesmo sem fzer essa coisas tenho crises , fiz uma coleta na garganta e nao deu nada ! , ate quando ha mudança de tempo elas incham gostaria de saber o motivo !

  109. tuuuur2005 diz

    bom dia Dr. estou com uma sessação de aperto na garganta a mais de um ano ja fiz varios exam..que pode se. por favor

  110. Ana Lúcia diz

    Boa Tarde, há uns dias tive problemas psicológicos no qual não me alimentava direito e fiquei muito fraca, durante este tempo tive
    Amigdalite bacteriana minha garganta ficou igual a da foto cheia de bolinhas,minha boa encheu de aftas e minha gengiva ficou muito inchada, gostaria de saber se por ter dado Síndrome do
    Panico e não me alimentado direito posso ter ficado com a imunidade baixa o que acarretou nessas infecções?

  111. Enfº Luciano diz

    Drº Muito obrigado pelo seu artigo, me ajudou muito na decisão de não realizar amigdalectomia em minha filha de quatro anos, pois ela não tem mais de 6 episodios de infecçao bacteriana por ano, entre elas apresenta de formas virais, ela possue hipertrofia de amigdalas, o otorrino dela me deixa com duvidas, e seu artigo foi muito direto ao assunto. O que lhe desejo é que DEUS sempre te abençoe, lhe de tudo de bom em sua vida e muito obrigado.

  112. Pandorinha48 diz

    Olá Dr. Pedro!
    Eu estou com muitas dores de garganta e fui ao médico, ele receitou me azitromicina basi 500mg para tomar durante 3 dias. Hoje já é o último dia para tomar o último comprimido, mas até agora não sinto melhoras. É normal ainda não me sentir melhor? Que hei de fazer?
    Obrigada

  113. Del diz

    oi doutor, tenho um lado das amidalas enflamadas que doi tanto que atinge ate meu ouvido isso tambem e om dos sintomas? o que devo fazer?

  114. nataly trevisan diz

    Olá doutor, tenho 20 anos e sofro diariamente com dores na garganta e ela é super hiper inchadas fora do normal mesmo a retirada delas com a minha idade hj ocorrera algum risco a minha saúde ? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

 Caracteres disponíveis - Leia as regras do site antes de comentar