Artigo atualizado em 11/07/2014

DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE

A dor de garganta é um dos sintomas mais comuns da prática médica, sendo frequente tanto em adultos quanto em crianças. As dores de garganta surgem, geralmente, devido a um quadro de faringite e/ou amigdalite, ou seja, inflamações da faringe ou da amígdala, respectivamente.

Existem várias causas para a dor de garganta, mas em mais de metade dos casos a origem é uma infecção viral.

Neste artigo vamos falar sobre as faringites de origem viral e bacteriana, abordando seus sintomas, complicações e tratamento. Se você está à procura de informação sobre as infecções das adenoides, acesse o seguinte link: O QUE É A ADENOIDE?

Após a conclusão deste texto, não deixe de ler: DOR DE GARGANTA | Perguntas mais comuns

O que são a faringite e a amigdalite?

Faringite é o nome dado à inflamação da faringe; amigdalite é a inflamação das amígdalas. Ambas apresentam como principal sintoma a dor de garganta. Como estão anatomicamente próximas, é muito comum a faringe e as amígdalas inflamarem simultaneamente, um quadro chamado de faringoamigdalite. Apesar de inflamarem juntas, algumas pessoas tem predominantemente amigdalite, enquanto outras, faringites. Ao longo do texto vou alternar os termos faringite e amigdalite, mas o que vale para uma, também serve para a outra.

A faringoamigdalite pode ser causada por infecções bacterianas ou virais. A maioria dos casos é de origem viral. Vários tipos de vírus podem levar à faringite e/ou amigdalite. A gripe é um exemplo comum de dor de garganta de origem viral (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO).

As faringites virais são processos benignos que se resolvem espontaneamente, ao contrário das faringites ou amigdalites bacterianas que podem levar a complicações, como abscessos e febre reumática. A dor de garganta causada por bactérias deve ser preferencialmente tratada com antibióticos (explico o porquê adiante).

Tanto a faringite bacteriana quanto viral podem ser transmitidas para outras pessoas. Em geral, as dores de garganta provocadas por viroses são altamente contagiosas, enquanto as provocadas por bactérias só são transmitidas para pessoas com contato próximo e prolongado, como familiares ou amigos muito próximos.

Faringite não infecciosa

Nem toda faringite é causada por um agente infeccioso, como vírus ou bactérias. Exemplos de dor de garganta de origem não infecciosa são:

- Alergias (leia: RINITE ALÉRGICA | Sintomas e tratamento).
- Refluxo gastroesofágico (leia: HÉRNIA DE HIATO | Refluxo gastroesofágico).
- Irritação da garganta provocada por fumaça de cigarro ou álcool.
- Frio e baixa umidade do ar.
- Uso excessivo da voz.
- Tumores da laringe ou orofaringe (causa rara de dor de garganta).

Como distinguir uma dor de garganta de origem viral de uma dor de garganta de origem bacteriana?

Estruturas dentro da orofaringe

O modo mais correto é através da coleta de material da garganta por swab ou Zaragatoa, uma vareta com algodão na ponta usada para colher material da área inflamada para posterior avaliação laboratorial. A análise do material colhido pelo swab consegue identificar o agente infeccioso, seja ele uma bactéria ou um vírus.

Apesar da ajuda do swab, há um problema de ordem prática: a identificação do agente infeccioso demora pelo menos 48-72h. Por isso, muitas vezes, os médicos optam por iniciar o tratamento baseado em achados clínicos. Até já existem testes laboratoriais mais rápidos para se identificar bactérias, mas nem sempre há facilidade para colher e enviar o material para análise.

Um exame que pode ser feito para saber se o paciente teve contato recente com a bactéria Streptococcus, que frequentemente causa dor de garganta, é a dosagem do anticorpo antiestreptolisina O, conhecido também pela sigla ASLO. Os valores do ASLO começam a se elevar cerca de uma a duas semana depois do início da faringite/amigdalite e atinge seu valor máximo ao redor da 5 semana. A dosagem do ASLO nos primeiros dias de infecção só é útil se for para ser comparada com uma nova dosagem semanas depois. Se no início da doença o paciente tinha níveis de ASLO baixo e semanas depois ele está bem elevado, podemos afirmar que houve uma infecção pela bactéria  Streptococcus.  Portanto,  o exame acaba servindo mais para saber retrospectivamente se o paciente teve ou não uma faringite por Streptococcus, já que o seu resultado só se torna positivo vários dias depois da faringite ter se curado.

Como nem sempre temos à mão exames complementares que nos ajudam a identificar o germe causador de uma dor de garganta, é importante sabermos pelo menos distinguir pelos sinais e sintomas uma faringite viral de uma faringite bacteriana.

Sintomas da faringite e amigdalite

Os sintomas da amigdalites/faringite, em geral, são:

- Dor de garganta.
- Dor para engolir.
- Febre.
- Dores pelo corpo.
- Dor de cabeça.
- Prostração.

Todos os sintomas citados acima são comuns tanto em infecções virais quanto bacterianas. São necessários, portanto, outros elementos para distinguir uma da outra.

Sinais e sintomas da faringite viral

Foto de uma faringite viral

Faringite viral

Normalmente, as faringites virais vêm acompanhadas de outros sinais de infecção das vias respiratórias, como tosse, espirros, constipação nasal, conjuntivite, rouquidão, inapetência ou dores pelo corpo. Não comum uma faringite viral atacar somente a garganta. O paciente habitualmente tem um quadro que sugere uma gripe ou resfriado. Outra dica é que na faringite viral, apesar da garganta ficar muito inflamada, não é comum haver pus.

Alguns pacientes com alergia podem acabar tendo um quadro parecido com faringite viral, com rinossinusite, espirros, dor de cabeça e mal estar geral. A garganta pode ficar inflamada, mas o paciente não tem febre nestes casos.

Sinais e sintomas da faringite bacteriana

Foto de uma amigdalite bacteriana

Amigdalite bacteriana

Já as amigdalites causadas por bactérias, além de não apresentarem os sintomas virais, típicos, como espirros e congestão nasal, costumam causar pontos de pus nas amígdalas e aumento dos linfonodos (gânglios) do pescoço. A faringite bacteriana também pode causar edema da úvula e pontos hemorrágicos (chamados petéquias) no palato (céu da boca). A febre da infecção bacteriana costuma ser mais alta que na viral, mas isso não é uma regra, já que há casos de gripe com febre bem alta.

Foto de uma faringite bacteriana

Petéquias no palato. Provável amigdalite bacteriana.

A presença de pus e gânglios aumentados na região do pescoço fala fortemente a favor de uma faringite bacteriana. Entretanto, algumas infecções virais, como a mononucleose infecciosa também podem cursar com estes achados.

A mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr e costuma se apresenta com febre, amigdalite purulenta e aumento de linfonodos na região posterior do pescoço (ao contrário da amigdalite bacteriana que apresenta aumento dos linfonodos da região anterior do pescoço). Saiba mais em: MONONUCLEOSE – DOENÇA DO BEIJO.

Complicações das amigdalites bacterianas

As faringoamigdalites virais costumam melhorar espontaneamente após poucos dias, não provocando nenhum tipo de problema maior. Por outro lado, as faringoamigdalites bacterianas podem causar diversas complicações se não tratadas adequadamente com antibióticos. Entre elas podemos citar:

Durante a investigação destas complicações, a dosagem do ASLO é bem útil, pois, nos casos duvidosos ela, pode ajudar a mostrar que o paciente teve uma infecção bacteriana por Streptococcus nos últimos 2-3 meses.

Tratamento da amigdalite | Remédios para dor de garganta

Para se evitar as complicações das amigdalites bacterianas descritas acima, o tratamento deve ser sempre feito com antibióticos. Na maioria dos casos, em 48 horas já há uma grande melhora dos sintomas. A pesquisa do germe na garganta com swab deve ser feita sempre que possível.

O tratamento com antibióticos derivados da penicilina, como amoxacilina (ou amoxacilina + ácido clavulânico), deve ser feito por 10 dias. Nos pacientes alérgicos à penicilina, uma opção é Azitromicina por 5 dias. Naqueles pacientes com intenso edema da faringe, que não conseguem engolir comprimidos, ou naqueles que não desejam ficar tomando remédio por vários dias, uma opção é a injeção intramuscular de penicilina Benzatina, o famoso Benzetacil, administrado em dose única (leia: PENICILINA BENZATINA | Injeção de benzetacil).

Se os sintomas da faringite bacteriana forem muito fortes, enquanto espera-se o efeito dos antibióticos, pode-se usar anti-inflamatórios para aliviar a inflamação da garganta. Mas atenção, os anti-inflamatórios são apenas sintomáticos, eles não tratam a infecção bacteriana.

A faringites virais normalmente duram apenas quatro ou cinco dias e se curam sozinhas. Não é preciso, nem é indicado, o uso de antibióticos. Se os sintomas forem muito incômodos, pode-se usar anti-inflamatórios por dois ou três dias. De resto, bastam repouso e boa hidratação.

Tratamentos naturais para a dor de garganta:

  • Mel: Não há nenhum trabalho que tenha conseguido demonstrar um real benefício do mel.
  • Própolis: Apresenta efeito anti-inflamatório pequeno. Funciona muito menos que qualquer anti-inflamatório comum.
  • Papaína: Além de não melhorar, em grandes quantidades pode piorar a inflamação.
  • Não há trabalhos que provem a eficácia da homeopatia ou fitoterapia no tratamento das faringites. O tempo de doença e a incidência de complicações é igual ao placebo.

Quem quiser alívio sintomático sem tomar muitos remédios, o ideal é realizar vários gargarejos diários com água morna e uma pitada de sal.

Para saber mais detalhes sobre o tratamento sintomático da dor de garganta, acesse o seguinte link: REMÉDIOS PARA DOR DE GARGANTA.

Retirada das amígdalas

A retirada das amígdalas (amigdalectomia) é uma opção nas crianças que apresentam mais de seis episódios de faringite estreptocócica por ano. Já nos adultos, como a incidência das complicações é muito menor, a indicação de amigdalectomia é mais controversa, pois existe a possibilidade de não haver melhora, fazendo apenas com que o paciente deixe de ter crises de amigdalites e passe a ter crises de faringites, o que no final dá no mesmo.

A amigdalectomia também pode ser feita nos casos de amígdalas muito grandes, que atrapalham a respiração e causam roncos à noite, mau hálito intratável ou quando há abscesso nas amígdalas.

Amigdalite caseosa

Em pacientes com infecções de garganta de repetição podem-se formar criptas (pequenos buracos) nas amígdalas. Estas acumulam cáseo (ou caseum), uma substância branca ou amarelada, parecida com pus, que é na verdade restos celulares de processos inflamatórios antigos (pontinhos brancos na foto abaixo). O cáseo pode causar mau hálito em pessoas com amigdalite/faringite crônica (leia: SAIBA COMO ACABAR COM O MAU HÁLITO).

Cáseo e criptas nas amigdalas

Cáseo e criptas nas amigdalas

Complemente as informações deste texto lendo também: DOR DE GARGANTA | Perguntas mais comuns

Publicidade
  • fernanda.borja@gmail.com

    Dr. Pedro tenho alergia a tinta de parede e quando fico muito perto dela a minha garganta inflama logo. Pode ser por causa da alergia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cheiros fortes podem causar irritações das vias aéreas, que se manifestam como dor na garganta.

  • mandruvapr

    Dr. Pedro Pinheiro, é verdade que a dor de garganta causada por virus ou bacteria existe um ciclo? um tempo de umas semanas?
    e parabéns pela pagina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    mandruvapr,
    Não entendi bem a pergunta. Como assim um ciclo ?
    abs

  • mandruvapr

    Alguns dias ou semanas com a inflamação e ela disaparece sozinha depois de um tempo..como uma gripe.
    tenho amigdalites de 2 em 2 meses em média,mais nunca tenteite deixar pra ve se ela some pq fico muito mal com febre de 40° e pode causar complicações estou certo?
    abraço

  • Jucélia

    Dr Pedro,
    Sou estudante de mestrado e gostaria de parabenizá-lo pelo conteudo do texto.

    Jucélia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    mandruvapr,
    As infecções virais são realmente auto-limitadas e melhoram espontaneamente após alguns dias. O problema é que nem sempre é muito fácil saber quando se trata de infecção por vírus ou infecção por bactérias. Esta última deve ser tratada com antibióticos para impedir complicações.
    abs

  • Rita

    Estou com uma amigdalite há 5 dias.Fui ao médico nas 48 horas seguintes aos primeiros sintomas que incluiam febre , dores de garganta e mal estar geral.Foi-me diagnosticada amigdalite bacteriana e receitado antibiótico de Cefatrizina (500 mg,de 12 em 12 horas) e Nimesulida (100mg, 2 vezes ao dia depois de comer).
    Os sintomas febris desapareçeram mas as amigdalas continuam inflamadas com pus (uma mais inflamada que a outra)pareçendo não diminuir e as dores de garganta assim como as dificuldades de engolir persistem.
    Passados 4 dias do inicio do tratamento antibiótico é normal continuar com os sintomas nas amigdalas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rita,
    Com 4 dias a gente já espera melhora do quadro. O fato da febre ter desaparecido indica que o algum efeito o antibiótico fez.

    Às vezes pode se demorar um pouco mais para haver resolução completa do quadro.

    Sugiro o seguinte: Se até 5º feira o quadro de mantiver inalterado, procure o seu médico para uma reavaliação.

  • marcos

    Caro Dr Pedro
    Estou com duvidas sobre os remedios ananase e ben-u-ron , eles realmente fazem efeito contra dor de garganta causada por bacterias?

    Marcos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá MArcos,

    Ambos são apenas sintomáticos. Nenhum dos dois tem acção contra as bactérias. São apenas óptimos coadjuvantes.

    abs

  • Moisés

    Dr. Pedro, depois que voltei de uma pescaria no pantanal com muito mosquito e bebidas, há 12 dias, minha amigdala do lado direito esta inflamada e não desinflama mais, já estou preocupado, pois não tenho febre, nem indisposição… durante o dia melhora e a noite, na hora de dormir, fica quase insuportável pois parece que a inflamação aumenta, já tomei anti inflamatório mas não resolve….O que pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Moisés,
    De longe não tenho como fazer diagnóstico.

    Está na hora de vocÊ procurar um otorrinolaringologista para que ele possa fazer uma avaliação correta da sua amígdala

    abs

  • Fabio

    bom dia sr.Pedro,
    é o seguinte ja a varios anos que tenho infecçoes na garganta 1x por ano, ao ponto de ir tomar penicilina( que doi hehe) pois sempre tive as amigdalas um pouco grandes.
    Agora tou a passar por uma crise igual.já fui ao hospital e receitou-me Penicilina e voltaren, tudo injecçoes que eu detesto , mas estou com um pouco de medo pk ja tomei 2 doses de penicilina + 2 de voltaren e so de noite é que das dores me passam ,quando acordo volta tudo ao mesmo e como estou bastante constipado dificulta ainda mais pois tenho que respirar pela boca, nestes 3 ultimos dias nao tenhu dormido praticamente nada. pois nao consigo.Depois tenho febre…
    Obrigado, agora esta na hora da ultima dose de penicilina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fabio, qual é exactamente a sua dúvida?

  • Vanessa

    Dr. Pedro, boa tarde! Parabéns pela página..
    Desde de criança tinha amigdalite bacteriana e fiz com 20 anos cirurgia das amigdalas, porém não me ajudou muito, hoje tenho 27 anos e a cada 2 a 3 meses tenho que tomar antibióticos por causa da faringite, alguns otorrinos já me disseram que pode ser uma pré disposição do meu organismo.. gostaria de saber se para meu caso há algum tratamento que possa ser feito ou algum exame para encontrar a causa? Muito obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Vanessa,
    infelizmente seu caso é mais complicado que o da maioria das pessoas. Com certeza vocÊ tem algum fator genético predisponente.

    Não há fórmulas mágicas e de longe não tenho como te ajudar. NEstes casos o tratamento deve ser individualizado. VocÊ precisa de um acompanhamento de perto por um otorrino, que saberá escolher a melhor tática para diminuir suas infecções

    abs e melhoras

  • gabriella

    Olá, eu tenho 14 anos e desde quando eu tinha 13 eu tenho crises de amigdalite.E eu sempre tomo os antibioticos que o médico manda só que ele nunca para de infcionar, acho que de 6 em 6 meses ou de 4 em 4 meses ele volta, quero saber se isso é normal na minha idade e quero saber o motivo dessa amigdalite sempre está voltando NÃO AGUENTO MAIS !?!?E também quero saber se é necessário de que eu faça uma cirurgia para retirar as amígdalas!?!?. Obrigada ^^
    Perguntas:
    1.é normal ter amigdalite na minha idade?
    2.é necessário que eu faça uma cirurgia para retirar as amígdalas?

    Por favor responda …

    Quero muito saber ^^

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Gabriella,
    Sim, é normal ter amigdalite na sua idade. Algumas pessoas realmente tem mais predisposição a ter e por isso apresentam infecções de repetição.

    A retirada das amigdalas nem sempre é solução, pois em vez de ter amigdalites, o paciente passa a ter faringites. No final dá no mesmo.

    VocÊ precisa ter um bom otorrinolaringologista para estabelecer a melhor tática para evitar suas infecções.

  • Anonymous

    Olá Dr.,

    Também sou mais uma vítima das inflamações de garganta recorrentes. Tenho 29 anos e, dessa vez, estou com febre (até 38) e um incomodo na garganta (não na amigdala, mais no meio, acredito que seja a faringe). Fui ao hospital, o médico disse que não há pus (deve ser viral) e me receitou Nimesulida, Tylenol e Sorine. O problema é que estou com essa medicação há 2 dias e não tive melhoras (assim que passa o efeito do remédio, a febre volta). Devo esperar mais um pouco? Há um tempo normal para que a doença vá embora? Ou seria o caso de voltar e entrar com antibiotico? Muito obrigada e parabéns pelo site (após lê-lo, fiquei mais tranquila…).

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Acho que se após mais 48h não houver melhora, ou caso haja uma piora evidente, vc deveria ser reavaliada pelo médico.

    abs

  • Giovana

    Olá Dr. Pedro
    através do seu texto, pude entender as doenças, que minha garganta provavelmente tem.
    estou, pelo que vejo através das fotos, com amigdalite bacteriana com pontos de pus. Porém , não tenho sinais de grave inchaço, apenas um pequeno inchaço e não apresento sinais de febre.
    estou com isso já fazem mais ou menos 2 meses, e também estou com mau hálito.O mau halito vem devido ao pus?

    O que seria isso?
    desde ja agradeço pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Giovana,
    Pelo tempo prolongado e pela falta de febre, o que vc deve ter não é pus e sim cáseo ou caseum, uma substância amarelada/brancacenta que fica nas amígdalas como sequela de infecções múltiplas. A amigdala fica cheia de buraquinhos e com pontos amarelados dentro.
    Isso realmente dá halitose.

    Porcure um otorrinolaringologista que existe como tratar e melhorar o hálito.

  • Anonymous

    boas tenhu tido muitas dores de garganta ultimamente ..

    aparece muitos restos de comida nas amigdlas..

    e algumas vezes vermelhas

    ja tomei varios e antibioticos e penicilina..

    k podera ser

    abraco

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Assim de longe e com a sua descrição, não consigo saber do que se trata. Parece um caso de amigdalite de repetição.

    VocÊ precisa procurar um otorrinolaringologista.

    abs

  • Giulia

    faz uns 2 dias que estou tendo uma forte dor de garganta…
    parece algo arranhando.
    e la no fundo da garganta tem tipo umas bolas tipo bolhas..( mas nao tem cor de pus, sao vermelhas da cor da garganta )
    oq pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Giulia,
    Essa bolhinhas (vesículas) normalmente aparecem em infecções virais.
    Isso provavelmente é uma faringite viral.
    abs

  • Anonymous

    Oi..tenho infecções na garganta frequentemente..nao posso tomar nada gelado nem ficar em salas com ar condicionado..nem com ventiladores…é tomar um sorvete..um copo de agua gelada e ficar doente ja minutos depois..isso ja vem acontecendo a uns 05 anos tomo antibioticos para melhorar..mais sempre volta..gostaria de uma orientação..ja tomei vitaminas..mais nao resolve..o que posso fazer??

  • Milena Koike

    Olá Dr. Pedro Pinheiro,

    Sou professora e quando chega essa época do ano, de outono inverno, minha voz some, fico com uma rouquidão danada. Tenho que ficar afastada da escola porque não consigo falar. Nas duas circunstâncias fui ao médico e foi diagnosticado faringite.
    Estou tomando hoje um antialérgico e um antinflamatório.
    Porém, gostaria de saber se há alguma maneira de evitar isso, já que pelo visto minha faringite é alérgica, pois não tenho dores nem febre, apenas rouquidão e tosse seca.
    O que posso fazer?

    Muito obrigada,

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ao anônimo das 9:59

    Você precisa ser acompanhado de perto por um otorrinolaringologista.

    Assim, à distância é muito difícil, são muitos poucos dados para se fazer uma avaliação do seu caso.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Milena,
    Se vocÊ tem rouquidão, vocÊ tem uma laringite tb.

    Esse seu quadro parece ser alérgico.

    Vc precisa fazer 2 coisaas. A primeira é aumentar a ingestão de líquidos. Quem passa o dia falando resseca muito a laringe e faringe e favore irritações.

    A segunda é procurar um otorrinolaringologista para avalaiar o seu caso.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fran,
    de longe é difícil afirmar qualquer coisa. pode ser faringite sim.

    O que eu aconselho é ue vc leve a um médico que o examine e prescreva remédios de verdade. Como vc pôde comprovar, Homeopatia funciona tanto quanto placebo.

  • Débora Rodrigues

    Olá Dr Pedro!
    No dia 20 de abril amanheci com dor de garganta e dores no corpo,fui ao hospital e o medico disse que eu estava com amigdalite bactariana e me receitou AZITROMICINA pra tomar durante 5 dias, no quinto dia que estav tomando o remedio apareceram nodulos quentes e doloridos nas minhas pernas, voltei ao hospital e o medico disse que era Eritema nodoso. Fui a um clino geral particular e ele pediu exames de sangue (aslo,vhs,pcr…) meu aslo deu 300UL/ml, PCR 48mg/l e FR-látex negativa e hemossedimentacão 75mm 1º hora e 108mm 2ª hora.
    Estou com medo de estar com febre reumática. sintos desconforto nas costas e dedos das mãos,mais só isso. estou apavorada pq tenho medo de Benzetacil.

    me ajude obrigada!!!

    DÉBORA RODRIGUES

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Débora,
    Eritema nodoso tem inúmeras causas, mas a mais comum é a faringite pela bactéria estreptococos.

    Isso não quer dizer que vc tenha febre reumática, que cursa com nódulos subcutâneos, que é diferente do eritema nodoso

  • Antunis

    Opa doutor , tudo bem?
    Então , já faz tempo que tenho problemas respiratórios , como sinusite , amigdalite e faringite.. Já tomei algumas vacinas como o Aminovac por exemplo. Esse fim de semana , no sabado , peguei uma friagem e segunda feira começou a doer muito a minha garganta. Fui no médico na terça e ele me receitou o antibiotico Zitromicin. Tomei ele por 1 dia … Tambem venho desde segunda tomando Diclofenaco Potássico… No começo parecia haver uma melhor quando tomava o diclofenaco , entretanto agora parece que o quadro só piora… por exemplo , nao consigo dormir a noite… Minha garganta apresenta pus e tá mais inflamada de um lado… Tá muito dolorido doutor… Depois de quanto tempo que começa a aparecer os efeitos do antibiotico?

  • Anny Mss

    Dr. Pedro, estou muito preocupada. Nunca fui de ficar doente e tem quase 3 semanas que estou com essa dor insuportável na garganta. No começo eu achei que fosse devido ao tratamento que comecei com Topiramato para profilaxia da enxaqueca. Sentia que minha garganta estava sempre seca e “como” se tivesse engolido mal algo e ficasse preso. Foi piorando tanto que fui parar na emergência essa sexta, antes de um evento que eu tinha que ir de qq jeito. Disse a mesma coisa ao Otorrino e ele disse que não devia ser o Topiramato, analisou a garganta e disse que estava inflamada mas sem presença de pús e por isso não era bacteria e não recomendou bezetacil q eu queria tomar. Me recomendou o remédio Feldene SL 20mg e pastilhas de cepacaina. Usei e não melhorou, o quadro só foi piorando. Hoje fui novamente a outro otorrino e ele examinou tudo, fez aquele exame com câmera e disse que não tinha tumores, mas que minha garganta estava bem irritada. Passou scaflan de 12/12h, desalex 01x ao dia e outro aqui q acho que se chama tredicin de 12/12h tb. Eu fumo e não consigo parar agora, seria difícil. Mas já diminui muito! Doutor, não tive febre alta, só esse constante desconforto e sentir a garganta muito arranhando e como se tivesse entalada, o que eu faço? Esse tratamento porá fim a essa tortura? Não aguento mais tomar tantos remédios. Sinto como se minha garganta estivesse em carne viva já, incomoda MUITO. Por favor, me ajude, o que poed ser isso?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Antunis,
    O antibiótico precisa de pelo menos 48h para começar a ter resultados. Enquanto isso tem que contar com os antiinflamatórios.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Anny,
    De longe é difícil avalair seu caso. MAs acho que se não houver melhora com o atual tratamento, seria importante vc discutir com seu neurologista o uso do topiramato.

    Existem relatos de faringites causadas pela droga. É raro mas acontece.

    Por favor, não suspenda o medicamento por conta própria. Fale antes com o médico que o prescreveu.

    abs

  • Anonymous

    Dr. Pedro,

    Desde de dezembro tenho tido frequentes crises de resfriado e do início de abril pra cá comecei a sentir irritação na garganta. Depois de uns vinte dias sem alívio, procurei um clínico geral, ele olhou e disse que era apenas inflamação devido à alergia. Recomendou que eu enriquecesse a minha alimentação com frutas e verduras para aumentar a resistência contra os resfriados, e que a irritação da garganta desapareceria com bochechos de água morna. No entanto, passados mais uns vinte dias, depois de mais duas crises de resfriados, com espirros, coriza e dor de cabeça, a irritação da garganta persiste. Não tenho tido febre. A garganta dói moderadamente, mais durante o dia e menos à noite. Há algum desconforto ao engolir. A úvula está mais comprida que o normal, com a extremidade gosmenta. Há vermelhidão nas amídalas, mas sem inchaço. Tenho tido também desconforto nas articulações dos braços e muito sono. Devido ao tempo, tenho medo de que seja algo mais sério. O que o senhor me diz?

    Grato,

    J. Peres

  • Nina

    Olá Dr. Pedro
    Primeiramente parabéns pelo texto, consegui entender melhor sobre essa dor tão chata que afeta muitas pessoas.
    Tenho algumas dúvidas sobre a amigdalite. Ela pode ser considerada uma infecção ou somente uma inflamação?
    Após uma semana de amigdalite, estou sentindo algumas dores no ouvido esquerdo, será por isso que foi avaliada como infecção e não como inflamação? Ontem, acordei com muita tontura, enjoo, febre e a dor de garganta. Logo fui ao médico e ele disse que é são esses os sintomas de infecção na garganta, e me receitou Amoxilina e Dipirona.
    Grata.

    Nina

  • Rocha

    Prezado Dr. Pedro,

    Estou com um quadro de garganta inflamada desde sabado dia 16, na segunda já estava com febre que chegou a 39 graus. Por minha conta na segunda tomei paracetamol e amoxicilina 500mg, no entanto o quadro nao melhorou. Na terça repeti o tratamento com amoxicilina e não tendo melhora, procurei uma emergência. Recebi uma injeção de bezetacil, aparentou uma melhora logo após, mas ao chegar em casa a febre voltou a subir muito. Procurei outra emergência já que a primeira nem olhou a minha garganta. Dessa vez apenas tomei soro com dipirona a médica olhando a gartanta disse que era amigdalite. Receitou Amoxicilina 875 + Acido Clavulanico 125, comecei o tratamento ontem a noite, hoje pela manha pela primeira vez na semana acordei sem febre, no entanto ela voltou a 38 mesmo após a segunda dose da medicação. Além da dificuldade de comer, sinto que a dor se estende abaixo da garganta como se fosse no caminho da comida. Agradeceria uma opinião sobre o meu problema pois já estou ficando preocupado com a demora em me curar.
    Grato,
    Rafael Rocha

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    J.Peres,
    Vá a um otorrinolaringologista.
    Esse seu quadro já está muito arrastado. Procure a opinião de um especialista.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nina,
    Ela pode ser ambas.
    Infecção é uma inflamação causada por algum germe.

    A dor no ouvido não ajuda a dizer se há infecção ou simplesmente inflamação.

    Tomo o antibiótico conforme prescrito.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafael Rocha,
    Tem que esperar pelo menos 72 horas deste novo antibiótico para se decidir se há resistÊncia ou não.

    Se após 3 dias de antibiótico não houver sinais de melhora, volte ao último médico que te examinou.

  • ★♥βυнlukiйнα♥★

    Dr. Tenho 13 anos,estou com dores na garganta,não sinto febre nem nada,isso desde quinta-feira, e não é toda hora q dói, é de vez enquando, e agora a dor está maior o q pode ser? o q posso fazer para que melhore?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    ★♥βυнlukiйнα♥★,

    Assim de longe e com tão poucas informações é muito difícil estabelecer algum diagnóstico.

    Se sua garganta dói, procure um otorriniolaringologista.

    Enquanto iso, gargareje com água morna.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro.
    Meu nome é Mirelly e a mais ou menos um ano e meio fiz o exame ASLO (antistreptolisina o), o qual deu um valor de 600, repeti o exame no período de uma semana e ele aumentou para 850. O médico disse q provavelmente eu estaria com febre reumática. Fiz uma cultura de orofaringe que reaumente acusou infecção por streptococus. Ele me receitou o tratamento com benzetacil e pediu que eu procurasse um reumatologista que iria me indicar o tratamento correto. Procurei o reumatologista e este, por eu não apresentar dores nas articulações, disse que não precisaria tomar a benzetacil (ainda tomei 4 injeções e o valor do meu ASLO diminuiu para 200) e só seria preciso repetir o exame (aslo) após 6 meses. Orientada por meu médico anterior resolvi repetir o exame antes da data estipulada pelo reumatologista (fiz o exame após 4 meses) e para minha surpresa o valor do ASLO tinha subido novamente (640).
    Voltei a tomar benzetacil e no ultimo exame que fiz, depois de um ano e meio, o valor ainda estava em 200 (obs.: tomo benzetacil de 1.200 de 21 em 21 dias). Neste ultimo mês comecei a ficar com mau hálito e constatei que quando escarrava, de vez em quando, saia umas bolinhas brancas com mau cheiro, creio que sejam cáseos, mas elas não estão alojadas em minhas amídalas e sim em minha garganta. Ultimamente comecei a sentir dor, irritação e incômodo em minha garganta.
    Dr. então eu te pergunto:
    1. É possível que o streptococus tenha criado uma resistência à benzetacil devido ao tempo que fiquei sem toma-la?
    2. É possível esses cáseos se alojarem na garganta?
    3. É possivel, mesmo tomando a benzetacil, apresentar um quadro de infecção de garganta?
    4. Eu realmente estou com febre reumática, mesmo não sentindo dores nas articulações?

    Obrigada.

    Ass.: Mirelly

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Mirelly,
    1- Sim. Mas não se deve usar antibióticos baseado apenas no ASLO.

    2- sim

    3- Se a bactéria for resistente, sim.

    4- VocÊ não me apresentou nenhum dado que faça pensar em febre reumatica. O ASLO só serve para dizer que vc teve faringite por estreptococo. Ele não faz diagnóstico de febre reumática.

  • Rodrigo Oliveira

    Olá Dr. Pedro !
    Eu tenho faringite em média uma vez a cada dois meses, no meu caso eu sempre tomo amoxicicilina para curar, o problema é que a minha amoxicicilina acabou, e eu estou nos Estados Unidos sem convênio médico…o único remédio que me sobrou foi o diclofenáco de sódio, que eu estou tomando para aliviar a dor, porém nao creio que ele vá curar a minha irritação… Será que teria um método alternativo para que eu pudesse curar minha garganta, pois uma consulta aqui nos EUA custaria muito caro, e eu acredito que eles nao me atenderiam na sala de emergencia só por causa de uma dor de garganta…
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rodrigo,
    Não tem jeito, sem antibiótico dificilmente a sua faringite vai melhorar.

    Acho que não custa tentar ir a emergÊncia. O máximo que vai acontecer é não se atendido, o que eu não acredito.

    abs

  • Thiago

    Oi!

    Tenho 23 anos e tô com dor de garganta há 4 dias. No primeiro dia, além de dor de cabeça, também tive febre à noite. No segundo dia também. Passei a tomar paracetamol pra febre, mas a dor de garganta persistiu. Após ler seu texto, verifiquei a minha garganta e parece ser amigdalite bacteriana. Mas diferentemente da foto, minhas amigdalas não estão tããão inchadas assim. A faringe apresenta pequenas bolhas vermelhas e pra enxergar os esbranquicado na amigdalas só olhando pra elas meio na diagonal, porque ficam escondidinhas.

    A pergunta é: mesmo assim deve ser amigdalite bacteriana, certo? Ou precisaria estar inchada e cheio de pus como na foto mostrada no texto? Ou a foto seria a amigdalite bacteriana já em estágio avançado?

    Obrigado desde já.

  • Arnaldo

    Primeiramente quero parabeniza-lo pela pagina da web onde muitas pessoas podem tirar suas dúvidas e ficarem esclarecidas em relação ao seus devidos problemas. Minha pergunta é a seguinte, estava com amigdalite,medico receitou antibiotico e dentro de 5 dias melhorei, porem passados alguns dias estou novamente com “pontinhos” de pus nas amidalas, é normal voltar essa amigdalite ou na verdade não foi curada totalmente? Um abraço

  • RICARDO

    Boa noite Dr. meu nome é Ricardo, sou de Brasília e fiz uma amigdalectomia e uma turbinectomia recentemente (um mês). Tinha as amigdalas muito grandes e de dois anos para cá apareceram várias cavidades em ambas. O meu otorrino recomendou a cirurgia, no entanto, hoje, um mês após a cirurgia eu venho tendo várias crises de faringite. Apesar de não sentir muita dor incomoda muito porque fica aquela secreção seca na faringe e constipação nasal que só aliviam com muito gargarejo e às vezes nem isso resolve. Isso ocorre principalmente quando há variação de temperatura. achei que depois da cirurgia isso desapareceria. Existe algum tratamento específico para a faringite e constipação nasal? ha também tenho rinite. não sei se é alérgica mas sempre piora quando o clima esfria muito.
    Desde já agradeço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Thiago,
    Com os seus sintomas, se tiver pus já basta.

    Vá a um médico para que ele possa confirmar o diagnóstico e prescrever antibióticos.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Arnaldo,
    Se os sintomas voltaram junto com os pontinhos, é sianl de recáida. Pode ser necessário novo curso de antibiótico.

    Se vc se sente bem e não tem sintomas,pode-se apenas observar a evolução do quadro.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ricardo,
    Parece alérgico sim. Vc já comentou este fato com seu otorrino ? pois o especialista nesta área é ele mesmo.

    Existe tratamento para rinite alergia. Procure seu médico.

  • Anonymous

    Dr. queria tirar uma duvida, é que já vou tendo tres crises de garganta esse ano, acompanhado com um pouco de gripe..Uma em março, tomei remedio fiquei bom, depois agora em maio, fiquei bom nuns dias, e agora ja faz mais de 2 semanas, que venho sentindo umas dores na garganta, uma hora arde mais que outra, e as vezes parece ser na boca toda, na lingua, e uma queimação nos labios, sinto ela mais forte de manhã quando acordo, e já naum aguento mais, to a quatro dias tomando remedio e naum passa, e isso acompanhado com um mal estar na barriga as vezes, e nesses dias começou um negocio estranho, qualquer coisa que faço fico com a respiração muito forte, com dificuldade de respirar, poderia mim dizer o que poderia ser isso? Pode ser sintomas de que?
    Agradeço junior..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Junior,
    A melhor dica eu posso te dar é procurar um otorrinolaringologista para avaliar sua garganta e receitar o medicamento mais correto.

    abs

  • Anonymous

    Dr. dor de garganta por mais de 2 semanas pode ser candiadise? Outra doença?
    Obg…JUcelio

  • peterson

    OLA SOU PETERSON
    ESCREVO DE AFRICA.
    BEM A MINHA QUESTÃO É A SEGUINTE:CONHEÇO UMA JOVEM QUE DIZ SER SORO POSITIVA.TEVE RELAÇÕES SEXUAIS SEM O USO DA CAMISINHA,A 2 ANOS.ENTÃO O RAPAZ VEM A AGORA FAZENDO O TESTE E SEMPRE DA NEGATIVO.GOSTARIA DE SABER SE A POSSIBILIDADE DE ELE CONTARIAR A DOENÇA? PODERÁ ESTE RAPAZ TER UMA VIDA NORMAL COM UMA NOVA PARCEIRA?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jucelio,
    procure um otorrino, se for candidíase ele fará o diagnóstico com facilidade.

    O fato de já ter 2 semanas não é suficiente para vc ficar apavorado achando que é candidíase.

    vá ao médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Peterson,
    Para se ter certeza que ele não contraiu o HIV dela, o intervalo entre a última relação sexual com ela e a sorologia negativa deve ser de pelo menos 4 meses.

    abs

  • Anonymous

    Mas Dr. Uma pessoa com mais de 2 semanas de dor de garganta, com uso de remedios e naum passa, isso pode ser sintomas de quais doenças?
    Jucelio de novo..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jecelio,
    pode ser alérgico, pode ser viral, pode ser refluxo…

    Poder ser, pode ser várias coisas, por isso que é preciso ir ao especialista.

    abs

  • Rone Guilherme

    Dr.Pedro,

    Estive mal por 4 dias de febre, dor de garganta, dor de estômago, dores musculares… fui ao um hospital ontem e descobri que era amigdalite que tinha. Me deram três injeções, acho que era benzetacil e um parecetamol… ontem não tive febre, mas hoje ela voltou. Por isso quero saber se isso é normal? quanto tempo é pra fazer o efeito?

  • http://www.blogger.com/profile/08607029240678228128 Drika

    Olá, Dr. Pedro!

    Estou com amigdalite há quase uma semana, apresentei quadro de febre a principio…tomei amoxicilina e meu caso não resolveu pelo contrário agravou ainda mais…pois adquiri uma infecção urinária.
    Estou com os glanglios da região anterior do pescoço aumentados e muito doloridos…faço gargarejos com agua e sal e n tenho visto resultado.
    Gostaria de saber qual a conduta mais adequada no meu caso.E, se toda inflamação de linfonodo é indicativo de infecção bacteriana.

    OBRIGADA!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rone,
    Em 48-72h a gente já espera que a febre desapareça, ou pelo menos diminua muito.

    O seu estado geral também conta. Se vc acha que está melhor e apenas a febre incomoda, provavelmente não é nada de mais. Agora se a febre se mantém e vc não sente nenhuma melhora clínica mesmo depois de 48 horas de antibiótico, acho que deveria pensar em procurar o médico novamente

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Drika,
    Os linfonodos aumentam em casos de infecção, independente de ser bacteriano ou não. O que importa é quanto inflamado a garganta está.

    Vc pode ter uma faringite resistente a amoxicilina, ou pode até ser um mononucleose.

    Vc deve procurar um otorrinolaringologista.

    abs

  • Thiago K.

    Dr. Pedro

    Desde quinta-feira (11/06), sinto minha ganganta dolorida, como se estivesse tentando engolir uma agulha, na sexta-feira, comecei a tomar meloxicam 15mg, 1 vez ao dia, optei por este antiinflamatório, por não agredir tanto o estomago, como é o caso do diclofenaco ou nimesulida. Acontece que hoje segunda-feira (15/06) não tive qualquer sinal de melhora. Olhei no espelho, e só vejo a faringe vermelha, não tive febre, não há sinal de pus, não tenho/tive linfonodos aumentados.
    Espero que possa me orientar, será que é o caso começar a tomar antibióticos?
    Agradeço desde já.

    Thiago

  • Paulo Silva – Paulista/PE

    Doutor Pedro Pinheiro,

    boa tarde!

    Parabéns pela página, pelo trabalho e pelos esclarecimentos. Tenho umas dúvidas sobre as infecções por vírus e por bactérias. Sabemos que a pesquisa direta é limitada, principalmente pelo método Gram (o mais utilizado); na cultura de “swab” não crescem todas as bactérias e, às vezes, muitas são confundidas com as bactérias normais da flora. Qual é o principal meio de cultura de orofaringe? A cultura é realizada em mais de um meio? No caso de cultura ou bacterioscopia negativa e infecção persistente, qual a melhor técnica ou exame para isolar a bactéria ou mesmo o vírus? Uma biópsia pode ser conclusiva? Agradeço desde já e que Deus sempre lhe ilumine.

  • Fabiana

    Bom dia Dr. Pedro;

    Realizei recentemente uma cultura de orofaringe, e obtive o seguinte resultado:
    CULTURA:staphylococcus aureus (coagulase e DNAse positivos)++
    streptococcus sp(streptococcus do grupo viridans)+++
    ANTIBIOGRAMA:staphylococcus aureus (coagulase e DNAse positivos)++
    RESISTENTE:penicilina.
    Gostaria de saber sobre estas bactérias, de onde provém, como se pega, o que elas vem a causar, quais os riscos, quem solicitou este exame foi o meu clínico, vou retornar a consulta, mais como só será à alguns dias, queria esclarecer estas dúvidas.
    Agradeço desde já.

    P.S. Quero parabenizá-lo pelo site, estou visitando pela primeira vez, e o achei show de bola, e me tornarei frequentadora fiel, pois gosto muito de informações, e o Sr. é bem claro e objetivo, facilitando bastante o entendimento para nós que não somos da área.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Thiago,

    Já são 5 dias de doença sem melhora. Vc precisa ser visto por um médico. Pare de se auto medicar.

    Antes de se decidir pelo tratamento é preciso fazer o diagnóstico correto.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    O swab e a cultura do material é o método de escolha.

    Normalmente é pesquisado apenas o estreptococo, pois na prática clínica é a que importa. Exceto casos especiais, não se trata outras bactérias que normalmente colonizam a orofaringe.

    Se a suspeita é viral, pode-se fazer cultura do vírus através do swab também.

    Outra opção é a sorologia com anti-estreptolisina, anti-hialuronidase ou anti-deoxirubonuclease

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fabiana,
    O streptococcus do grupo viridans e o staphylococcus aureus são bactérias colonizadoras da nossa orofaringe e pele, respectivamente.

    Eu, vc e o mundo inteiro temos essas bactérias.

    Não costumam ser causa de faringite.

  • Maria

    Oi Dr Pedro, meu nome é Cleusa e uma vez ao ano tenho amigdalite causada por bacterias, apresento febre de 38º, vomito e dor no corpo. O tratamento quase sempre é com bezentacil ou amoxilina 500mg. Minha dúvida é:
    Quais são as causas da amigdalite bacteriana?
    Tomar liquidos muito gelados realmente causam esse tipo de infecção?
    Que cuidade podemos tomar no dia a dia para evitar a ocorrencia dessas infecções.
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/10801837020767181937 Galego :~

    Dr.

    Estou desde sexta com os sintomas de dor de garganta de bacterias : pus , amigdalas inchadas , minha voz tah estranha , jah fikei ateh avermelhado . eu comecei a tomar remedios no domingo a noite , e jah tomei injeção no domingo a tarde , será que eu elhoro até amanhan ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Cleusa,
    Tomar líquidos gelados não causa faringite não.

    Normalmente a predisposição para infecção tem origem genética. As bactérias costumam colonizar a garganta, mas só algumas pessoas desenvolvem infecção.

    O que pode acontecer é uma inflamação da garganta após exposição ao frio e isso facilita em algumas pessoas o aparecimento das faringites.

    O ideal é vc tentar identificar quais são os fatores desencadeantes no seu caso para poder evitá-los.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Galego,
    OS antibióticos costumam fazer efeito em 48h. Em 72h já espero que vc esteja bem melhor

  • Anonymous

    Dr Pedro, há três semanas detectaram-me uma faringite. Receitaram-me um anti-inflamatório mas não passou. Voltei novamente ao médico que me prescreveu o Nimed 100mg eo Klacid 500 mg, mas mais uma vez as dores continuaram. Agora prescreveram-me 3 injecções de benzilpenicilina. Já levei a 3ª mas os sintomas não passaram. Não tenho febre. Doi-me bastante o lado direito do pescoço ao engolir e mesmo ao tocar. Por dentro parece que tenho o céu da boca inchado.
    Será que a penisulina não está a ter efeito?
    O que poderei fazer?
    Cumprimentos

    Guida

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Guida,
    Ou a bactéria é resistente aos antibióticos (penicilina e claritromicina) ou há algum factor como um abscesso ou algo que impeça a acção dos mesmos.

    Acho que vc deve procurar ajuda com um especialista, que neste caso é o otorrinolaringologista.

    abs

  • JulianoLazzarotto

    Bom dia Dr. Pedro, parabens pelo site, gostaria de relatar meu caso pois começo a ficar desesperado.
    Faz alguns dias que acordei durante a noite engasgado, passados aqueles segundos de desespero, comecei a perceber um certo relaxamento na via respiratoria, procurei um otorrino que disse que eu estava com uma infeccao generalizada na garganta/uvula etc, me receitou um anti-biotico, Sinot Clav (o qual me dava uma asia desgracada), terimado o tratamento, volto a sentir as mesmas sensações, meu sininho parece que relaxou e esta batendo na lingua, e isso torna dificil até mesmo engolir saliva, sem falar na ansia de de vomito, procurei outro otorrino e mais uma vez anti-biotico, mesma coisa, hoje estou denovo dormindo mal, pois nao consigo relaxar, sempre parece que vou me engasgar, engolir a saliva esta dificil, e comeco a ficar preocupado com os medicos porque 90% das vezes que vou a um é anti biotico, só que desta vez nao esta resolvendo gostaria de uma luz se fosse possivel.
    grato
    Juliano

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Juliano,
    Peço desculpas mas se 2 especialistas que te examinaram não consigaram ainda resolver o seu problema, eu aqui do outro do atlântico não consiguirei fazer melhor.

    Se vc realmente tem uma importante infecção da garganta que não responde o tratamento com antibióticos por via oral, talvez a solução seja te internar para uma abordagem mais agressiva.

    abs

  • Emanuel

    Olá…
    Tenho faringite diagnosticada a uns quatro dias. Gostaria de saber se um de seus sintomas também é o aparecimento de pontos brancos/amarelos na lígua, doloridos diga-se de passagem. Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Emanuel,
    Normalmente a língua não é acometida não.
    Era preciso ver a lesão para poder opinar.

    Mas se vc está melhorando, não precisa se preocupar.

  • raquel

    Ola Dr. Pedro

    Estou com garganta irritada e me sairam lá na parte de tras da lingua bolhas brancas. A lingua também esta muito aspera.

    Será que é farengite?

    O que voce acha?

    Muito obrigado e boa tarde!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Raquel,
    Bolinhas brancas e mal cheirosas que saem da garganta são normalmente cáseos.

    Vc pode ter cáseo e faringite.

    Procure um otorrino para que ele possa te avaliar

    abs

  • Renato

    Olá Dr.Pedro, estou com uns pontos brancos na garganta “pus”, fui no médico e ele me deu uma injeção de Bezetacil e voltaren.Não tenho dor e não sinto mau estar ,estou normal mais sinto as bolinhas, “pus ” na minha garganta o médico falou pra mim observar se elas vão sumir.Ele não teria que me dar antibiótico?OBS:O Médico é Clínico geral

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Renatao,
    O Bezetacil é antibiótico e tem ação por vários dias.

    O que importa é que clinicamente vc está melhor. Realmente os pontinhos vão desaparecer com tempo.

    Fique tranquilo.

  • afs

    Dr Pedro, parabéns pelo texto: simples e muito explicativo. Entretanto, hà alguns meses venho tendo um problema “estranho” na garganta: Tenho irritações constantes na garganta, vias aéreas, lingua e lábios.. sempre um de cada vez (a irritação acontece mais frequentemente na ponta lingua. Já procurei vários especialistas (gastro, otorrino e dermatologistas) pois poderia ser refuxo gástrico… fiz vários exames de imagem (endoscopia, videonazolaringo-não-sei-oque,etc..) o fato é que os medicamentos de refluxo NUNCA ajudaram.. e continuo TODOS os dias sentindo esses sintomas… isso está afetando minha qualidade de vida… O que o sr sugere?

  • Anonymous

    boa tarde Dr. Pedro,
    há algum tempo venho sentindo muitas dores de garganta com infecções de repetição; Em 10/2007 fui ao otorrino e através de exames foi constatada sinusite crônica e desvio do septo nasal, foi me indicada uma cirurgia para resolução do problema, fiz a mesma no mês seguinte, depois desta, fiquei algums meses sem sentir nenhum problema na garganta, só que desde 12/2008 estou com uma faringite que não passa,já usei varios tipos de medicamentos , como antiflamatórios, antibióticos, antialérgico e por fim estou tomando prelone 20mg, gostaria de saber se mesmo depois da cirurgia para resolução da sinusite, ela pode retornar e se isto também pode ser algum tipo de bactéria.
    Gostaria de saber se atraves de cirurgia de video, que foi o meu caso, pode-se adquirir algum tipo de bactéria, pois qdo foi feita minha cirurgia estava com um surto de microbactéria nos hospitais do estado.
    Att.
    scarla.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    afs,
    O importante é definir se há refluxo ou não. Havendo, é necessário identificar a causa e a gravidade.

    Se não há refluxo, deve-se procurar outra justificativa.

    Vc só pode avaliar a resposta do tratamento se houver um diagnóstico estabelecido.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Scarla,
    Poder sempre pode. Mas prefiro acreditar que o aparelho foi devidamente desinfetado, como se preconiza nas normas internacionais.

    O ideal é fazer um swab da garganta para tentar identificar algum agente infeccioso

  • Anonymous

    Olá Dr.Pedro!
    Achei muito interessante a matéria e me chamou a atenção a foto que mostra as placas nas amígdalas. Essas bolinhas com cheiro ruim que o Sr. citou chamadas cáseos estão sempre presentes nos “buraquinhos” das minhas amígdalas e estou sempre tentando tirar com um palito e acabo muitas vezes me machucando. Não tenho dor de garganta nem inflamação, mas o que me incomoda são essas placas com cheiro ruim que causam mau hálito. Qual medicamento devo usar para acabar com isso? E por quanto tempo devo utilizá-lo?
    Desde já agradeço.
    Juliana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Julina,
    Vc pode procurar um otorrinolaringologista que ele consegue remover isso para vc.

    Uma coisa que ajuda é o garagrejo noturno com anti-séptico oral. Esses tipo Cepacol.

    Por coincidência, oi meu próximo texto vai ser sobre mau hálito. Deve ser publicado até 4º Feira.

  • Anonymous

    Dor de garganta, não muito grave a mais de 1 mes pode ser sintoma de que doenças? por favor…
    obg..leandro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Leandro,
    Em geral isso é alergico ou é refluxo gastro-esofágico

  • Anonymous

    (sou a mesma que perguntou acima, só esqueci de me identificar)

    Dr Pedro, uma inflamação na garganta “amígdala” pode estar associada a uma sinusite?
    recentemente, após muito sofrer com secreções que insistiam em ficar em minha garganta, fui ao medico e
    realizei uma TC e foi dignosticado sinusite, porém, contou na tomografia processo inflamatório no lado direito,
    onde sinto dor de garganta, quando a mesma está infeccionada. Gostaria de saber se as bolinhas de pus q saem
    da minha garganta pode ser decorrente da sinusite. Estou em tratamento com Noex, e desde sabado já tomei dois comprimidos
    de Avalox, que me foi receitado por outro médico há uns 4 anos, porém dessa vez ainda não melhorou.
    desde já agradeço! Maria

  • Anonymous

    O que é refluxo gastro-esofágico?
    Obg..Leandro..

  • Anonymous

    Dr Pedro, aqui é Maria do comentário acima de novo, li q seu blog vai entrar em férias por alguns dias, então te estou te escrevendo de novo. gostaria de fazer uma pergunta relacionada ao q perguntei acima, catarro causa infecção? no meu caso o catarro decorrente da sinusite cronica pode ser o causador da inflamação na minha garganta?

    obrigado novamente!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO
  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maria,
    Não é incomum a associação de sinusite com amigdalite. Vc provavelmente tem as 2 infecções.

    As secreções da sinusite em contato com a orofaringe poderiam sim facilitar o aprecimento de amigdalite

    Tenha paciência que o tratamento está só no começo. O antibiótico precisa de 48-72h para fazer efeito.

  • bento

    uma longa história…

    a precisamente 6 anos, dei um grito de felicidade, o maior da minha vida, mas ao mesmo tempo o grito foi abafado por uma dor incrivel que me cortava a garganta. andei 3/4 dias com dores mas sem nunca consultar o médico.

    essa dor passou, mas não sei se por coincidencia ou não, passei a ter frequêntemente (pelo menos 1 vez por mês), a garganta inflamada. como apenas durava 1/2 dias nunca consultei o médico.

    à cerca de 1 ano, as dores foram intenças durante 4 dias, pelo que finalmente fui ao médico. uns antibioticos e passou. mas nem referi o histórico de dores…

    agora acerca de 4/5 meses as dores de garganta são mais frequêntes, sendo rara a semana em que não tenha a garganta inflamada por 1/2 dias. já pensava em consultar um especialista mas…

    as dores anteciparam-se, tive um ataque mais violento que nunca. a garganta mesmo muito inflamada e ao 3 dia apareceu pus não nas amigdalas mas mesmo na garganta. mas quando cheguei ao centro de saude já tinha desaparecido.

    fui para casa com antibiotico local e geral (segundo o médico). mas na segunda noite depois a coisa complicou. apareceu a febre sempre a rondar os 39º, o inchaço ficou maior, apareceu pus por todo lado, dores no corpo, frio seguido de suores e um calor insuportavel voltando de novo ao frio.

    fui ao hospital, uma injecção de penicilina e comprimidos para a febre e vai para casa de novo. e faz gargarejos de água e sal.

    os sintomas não desapareceram, nem diminuiram, antes pelo contrario, tenho a garganta quase tapada de tão inchada, e pus já não forma pequenas bolinhas, mas ocupa quase totalmente as amigdalas e garganta e até a úvula já tem pus. a febre volta logo que esteja mais das 6 horas recomendadas sem tomar os comprimidos (apesar de o médico dizer que se não tiver febre não vale a pena tomar), as dores no corpo são iguais (com a agravante de me doer a perna do lado onde levei a penicilina), e a dificuldade em engolir só a água ou saliva tb aumentou, estando por isso a bolaxas embebidas em chá. tb me apareceram dores de ouvidos.

    já não sei o que fazer. penso que não vale a pena voltar ao hospital, e por isso marquei consulta num otorrino, mas apenas posso ir amanha pelas 18 horas… vão ser as 24horas mais longas da minha vida, pois as dores e dificuldades são muitas…

  • Anonymous

    Dr Pedro

    Sinto uma dificuldade para engolir ( engolir em seco por exemplo), porém os sintomas não são até momento parecidos com o de uma faringite. Já fui a um otorrino mas até o momento ainda continuo com uma leve sensação desconforto na garganta. Então eu lhe pergunto, dificuldade para engolir é algo relacionado a faringe ou a laringe? ando muito preocupado com isso

    Clanutryx

  • Cláudia Saraiva

    Olá Dr Pedro..

    Tenho rinite (ou pelo menos eu acho q é)que se manifesta intensamente qdo a temperatura está muito baixa.

    Praticamente a cada mês tenho faringite, minha garganta fica bem parecida com a primeira foto porém com algumas bolhas na parte posterior que não são de pus e sim avermelhadas,sem quaisquer pontos brancos e os gânglios na parte de trás do pescoço ficam um pouco aumentados e dolorosos.

    Antigamente tomava amoxilina e diclofenaco para a dor, depois fiquei apenas com o diclofenaco e hj em dia não uso nada pois a dor não é mais tão intensa… é uma sensação de qdo ficamos com muita sede e não tomamos água, ou seja, aquela coisa q fica espinhando a garganta, mas a aparência é a mesma. Pela manhã expilo um catarro denso de cor amarelada, meio marrom… mas durante o dia ou ele parece uma clara de ovo ou é mais denso, de cor branca e então tenho a sensação de catarro na garganta, sempre com aquele chato “ram-ram”. Também expilo placas amarelas.

    Não tenho tosse, nem aparece nada grudado na garganta, Por vezes, apresento suores noturnos e também mau hálito, porém não o sinto (pedi para meu marido me avisar sempre q estiver com mau hálito). Fui a um otorrino e ele somente me disse q minhas amigdalas são super saudáveis, mas as placas amarelas estão sempre saindo… pelo menos 3 vezes na semana.

    Diante disso, fiquei sem entender se o processo que apresento pode ser viral ou bacteriano.

    O que pode estar provocando tudo isso??

    Abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bento,
    Eu iria te aconselhar a procurar um serviço de urgÊncia para avalair melhor essa sua infecção. Mas como a sua pergunta foi há mais de 20h, provavelmente essa hora vc já deve estar se preparando para ir a consulta com o otorrino, que o que vc já deveria ter feito, lá no início do quadro.

    abs e melhoras

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Clanutryx,
    É mais da faringe mas pode ser dos dois. Pode tambem ser do esôfago.

    Isso pode ser sinal de refluxo. O otorrino não disse nada?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cláudia,
    Não parece ser bacteriano não.

    De qualquer maneira se vc tem dor de garganta, e continua expelindo placas amareladas, acho que deveria procurar a opinião de um outro otorrino e explicar detalhadamente o que te incomada.

    abs

  • Anonymous

    Boa Tarde Dr. Pedro Pinheiro. O meu nome é Carlos e estou com um problema na garganta que me está a tirar do sério! Há cerca de 3 meses que tenho uma sensação de garganta seca e alguma irritação ao engolir. Para além disso tenho uns pequenos altos verticais de cor ligeiramente amarelada (não é pus). De vez em quando piora e para além dos altos também aparecem umas pequenas manchas vermelhas ( cerca de 3 a 4) mais parecendo manchas de sangue. Não tenho febre, as amigdalas estão normais, e grande parte das vezes até me custa a falar ( mas engolir não). Já fui a um otorrinolaringologista várias vezes e fiz um Swab e nada acusou! Tomei anti-inflamatório e Klacid. Penso que com o Klacid melhorou ligeiramente mas passados poucos dias voltou a piorar! Pensei que com tempo pudesse melhorar mas até agora estou na mesma e já passaram mais de 3 meses! Acha que poderá ser Faringite?

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Carlos,
    Tá estranho. Faringite sem febre e com swab negativo é pouco comum.

    Alguém já pesou na hipótese de refluxo gstro esofágico ? É uma causa comum de irritação da garganta.

    abs

  • Karla

    Dr.. a minha garganta está sempre irritada e saem placas amarelas. As minhas amidalas não são do tipo que se abre a boca e aparecem, elas ficam mais internas. Notei que as placas ficam grudadas um pouco acima delas em um orifício. o que é isso??

    abs

  • Cláudia Saraiva

    Doutor… se não for bacteriana, então pode ser causado pelo virus…. Mas tem como ovirus me atacar assim com tanta frequencia??

    Abraço

  • Pamela

    Olá Dr. Pedro,

    Minha filha tem 4 anos e desde abril vem apresentando infecção de garganta de 15 em 15 dias, a médica passou p ela tomar benzetacil de 600 de 21 em 21 dias durante 6 meses, minha dúvida é a seguinte: Ela pode apresentar infecção nesse período entre uma dose e outra da benzetacil?
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Karla,
    Pode ser o cáseo que eu explico no último parágrafo do texto.

    Procure um otorrino para esclarecer o caso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cláudia,
    Pode ser viral mas pode ser alérgico também.

    DO mesmo jeito que a rinite vem com muita frequência, a faringite também pode vir.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pamela,
    O objetivo é que ela não apresente infecções durante esse período.

    Isso só vai acontecer se ela tiver uma faringite viral (que não tem maiores consequÊncias) ou por uma bactéria resistente a penicilina.

    O bezetacil tem longa vida e ela ainda estará com antibiótico na circulação durante o intervalo entre as doses.

  • Luiz

    Dr. Pedro;

    Eu estou pensando em fazer a cirurgia de Amigdalectomia, devido aos cáseos que me causam mal hálito.

    Mais me falaram que eu retirando as Amígdalas corro sérios riscos de desenvolver Faringite.

    Gostaria de saber se isso é realmente verdade? E quais são os riscos que eu terei por retirar minhas Amígdalas?

    Desde já agradeço sua atenção;
    Parabéns pela página
    Abraços

  • Alan

    Dr.Pedro, eu fiz uma cultura da garganta e deu o seguinte resultado: staphylococcus aureus!
    Só q nao apresento dor e nem pus, mais estou muito preocupado,essa bacteria no meu caso q nao tenho pus, isso é perigoso?
    obrigado

  • duda

    dr.pedro boa noite

    Desculpe-me por lhe estar a fazer esta pergunta mas tenho um menino com 3 anos e esta com amigdalites e ja esta a ser medicado e nao tem febre esta a tomar antibiotico,mas e que estou de ferias e estou num local que e so praia faz mal pa o menino é que dizem-me que sim e eu estou preocupada dr.pedro….
    Agradecia que me desse uma resposta.
    Muito obrigado e pela perda de tempo mas compreenda-me….

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Luiz,
    Não é que tirar amígdala dá faringite.

    A questão é que quem tem infecção de garaganta de repetição, vai continuar tendo-a, independente de ter amígdala ou não.
    Se a amígdala não estiver mais lá, a bactéria se aloja na faringite e causa infecção na mesma.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alan,
    S. aureus é uma bactéria de pele que não costuma dar infecção de garganta. Provavelmente isso foi contaminação na hora de coher a cultura.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Duda,
    Durante a infecção se ele puder evitar praia é melhor, porque excesso de sol pode diminuir a imunidade e atrapalhar na sua recuperação.

    Se não houver jeito, o melhor é mantê-lo sempre de baixo de barraca e oferer bstante líquidos.

  • Júlio

    Dr. Pedro
    A mais de dois anos convivo com uma bactéria nas amidalas chamada: staphylococcus aureus, ela só ficam enflamadas mas nunca infeccionou e não tenho febre.
    Isso é normal na boca do ser humano ?
    Existe algum risco ?
    abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Julio,
    O S.aureus não é uma bactéria que comumente causa infecção de garganta.

    Em geral ela coloniza a orofaringe mas não causa infecção, a não ser em crianças pequenas.

  • Paulo Silva

    Dr. Pedro Pinheiro,

    Mais uma vez, parabéns pelo “site” e pelos serviços prestados. Há mais de um ano que percebo um odor desagradável nos dois ouvidos. Já fui a três médicos (um clínico geral e dois otorrinolaringologistas) e, através do otoscópio, nada de anormal foi visualizado. Tenho constantes irritações na garganta e secreção (mais acentuada ao acordar). Já fiz várias culturas e exames diretos de orofaringe; apenas uma vez cresceram micro-organismos normais da flora. Também fiz bacterioscopia do ouvido, com resultado negativo. A cera é ligeiramente amarelada e levemente úmida. Isto tem causado um certo incômodo, pois ainda não foram encontradas as causas. Também tenho rinite. Todos os quadros já são crônicos. O que o Senhor pode sugerir? Algum exame específico?
    Agradeço desde já e que Deus sempre lhe ilumine.

  • William

    Olá Dr.Pedro,

    Desde meus 10 anos venho tendo gripes muito fortes soh que um pouco estranhas, pois possuo asma e agora “sempre” quando tenhu gripe a crise de asma esta junta, faz muito tempo que naum tenhu uma crise “normal” sempre vem com a gripe, mais fui ao médico e ele disse que com o tempo a asma ira sumir, sempre tomo sulfato de salbultamol (pra asma) soh que quando a gripe vem com a asma ele naum fais efeito, continuo com a respiração ruim.
    Será q devo mudar de medicamento?
    vai influenciar na gripe?

  • Lauis Jr.

    Dr.Pedro;
    Desde o ano passado minha garganta infecciona constantemente; já usei vários antibióticos receitados por alguns médicos; só benzetacil já foram 4 até agora. Tenho medo da resistência que essas bactérias possam ter adquirido, é algo com o qual devo temer? Nesse momento estou novamente com a garganta infeccionada, mais uma benzetacil seria aconselhável?
    Já fui encaminhado para um otorrinolaringologista pelo SUS, mas devo esperar ainda pela ligação; enquanto isso sofro com a dor na garganta, com um pus amarelo às vezes de coloração marrom bem viscoso.
    Qual o melhor meio para eu esperar o atendimento sem tanto “sofrimento”? Existem alternativas naturais?
    Desde já agradeço!
    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    Desculpe, mas de longe é dificil opinar.

    Todo ouvido tem odor desagradável. A cera é algo que cheira mal por natureza. O cheiro é perceptível a distÂncia ?

    Em relação as faringites/rinites, isso pode ter origem alérgica.

    Se vc fuma, pode ser também um fator a mais.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    William,
    Acho que se as crises estão mais difíceis de tratar, talvez fosse interessante reavaliar a gravidade da sua asma com testes respiratórios. Provavelmente o salbutamol sozinho não é suficiente. POde ser que vc tenha que associar outra droga.

    Vá ao pneumologista que ele poderá te ajudar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lauis,
    Enquanto funcionar, o benzetacil é a droga de escolha mesmo. O risco de resistÊncia sempre existe.

    Não conheço alterantivas naturais que comprovadamente funcionem em casos como o seu.

    Acho que não tem jeito, tem que esperar pela consulta com o especialista mesmo.

    O que vc pode fazer é tentar identificar fatores precipitantes. Comece a reparar se não há algo em comum entre as faringites. Algo que possa estar sendo o gatilho para essas infecções.

    abs

  • Deyse

    Dr. Pedro,

    Estou com dor na garganta há mais ou menos 3 dias (só piorando), as amídalas estão bem vermelhas e apresentam uns pontinhos brancos (bem pequenos); além do inchaço até o ouvido dói mas não sinto febre; ontem fui ao hospital e tomei benzetacil (13:30hs), mas até agora a dor não passou, tenho mta dificuldade pra engolir. Qual o tempo necessário pra injeção fazer efeito? Enquanto isso posso utilizar benzocaína 5mg + tirotricina 1,035mg?

    Obrigada!!