Artigo atualizado em 11/07/2014

PNEUMONIA | Sintomas e tratamento

Pneumonia é o nome que damos à infecção de um ou ambos os pulmões. Para sermos mais precisos, a pneumonia é a infecção dos tecidos pulmonares e seus alvéolos.

A pneumonia é uma infecção não contagiosa causada habitualmente por bactérias, mas que também pode ser provocada por vírus ou fungos.

O que são os alvéolos?

Para entender o que é a pneumonia é preciso antes conhecer um pouquinho a anatomia do pulmão.

Leia o texto e acompanhe a figura abaixo para entender melhor as explicações. O ar que respiramos entra pelo nariz e/ou boca e vai para a traqueia. A traqueia, ao chegar ao nível dos pulmões, bifurca-se, formando os brônquios principais, um para o lado esquerdo, outro para o direito; estes brônquios também se bifurcam, formando os bronquíolos, que por fim, acabam nos alvéolos. Cada vez que ocorre uma bifurcação, as estruturas vão se tornando progressivamente menores.

Pneumonia

Anatomia pulmonar

Os alvéolos, que ficam no ponto final da árvore respiratória, são cavidades microscópicas que estão em contato com a corrente sanguínea. Através deles são feitas as trocas dos gases respirados (oxigênio e gás carbônico). O alvéolo entrega o oxigênio respirado para as hemácias (glóbulos vermelhos) no sangue e recebe delas o gás carbônico produzido pelas células do corpo. Portanto, como todos sabemos, inspiramos oxigênio e expiramos gás carbônico.

Na pneumonia, os alvéolos ficam cheios de secreções purulentas, impedindo a entrada e saída dos gases. Nestes alvéolos acometidos pela infecção não há troca de oxigênio por gás carbônico. Quantos mais alvéolos acometidos pela pneumonia, mais grave é o quadro. O paciente com pneumonia extensa pode apresentar insuficiência respiratória, precisando ser intubado e acoplado a um respirador artificial para conseguir manter o sangue adequadamente oxigenado.

Como se pega pneumonia?

A pneumonia pode ser causada, em ordem decrescente de frequência, por: bactérias, vírus, fungos e parasitas. Nenhum destes germes que causa pneumonia é contagioso.

A maioria das pneumonias são de origem bacteriana. As bactérias que mais habitualmente provocam pneumonia são: Streptococcus pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e Staphylococcus aureus (leia: STAPHYLOCOCCUS AUREUS | Quais os riscos desta bactéria).

Na verdade, pegar pneumonia não é termo mais apropriado, uma vez que este passa a ideia de transmissão da doença entre indivíduos. A pneumonia não é uma doença contagiosa como a gripe ou tuberculose. Você pode entrar em contato com um paciente com pneumonia, que não haverá risco de contaminação.

Como então surge a pneumonia? Nossos pulmões são órgãos expostos constantemente a micróbios do ar e da nossa própria flora bacteriana da boca. Nós não ficamos doentes o tempo todo porque o pulmão tem seus próprios mecanismos de defesa, que o mantém livre de germes. Entre estes mecanismos podemos citar o reflexo de tosse, a presença de células do sistema imunológico ao longo de todo trato respiratório e a existência de microscópicos cílios na árvore brônquica que “varrem” os agentes invasores para fora das vias respiratórias.

O desenvolvimento da pneumonia depende da virulência do invasor, da quantidade de micróbios que conseguem chegar aos pulmões e das condições imunológicas do paciente. Em geral, uma pneumonia surge quando um germe agressivo consegue penetrar o trato respiratório e encontra o sistema de defesa comprometido.

Situações triviais podem reduzir as defesas do sistema respiratório. Por exemplo: pacientes que fumam apresentam um irritação constante de toda árvore brônquica e disfunção dos cílios protetores. As células de defesa pulmonar também são afetadas pelo cigarro e não funcionam tão bem. Tudo isso favorece o aparecimento de infecções respiratórias. Outro exemplo são os pacientes com gripe. A lesão que o vírus da gripe provoca do sistema respiratório também favorece a invasão de bactérias, que se aproveitam da redução da capacidade do paciente de combater os germes que chegam às partes mais interiores do sistema respiratório. Pessoas idosas naturalmente têm seu sistema imunológico mais fraco, o que as coloca sob maior risco de desenvolver pneumonias. Do mesmo modo, pessoas já debilitadas por outras doenças, como insuficiência cardíaca, alcoolismo ou diabetes, também apresentam maiores riscos.

Fatores de risco para pneumonia

Os principais fatores de risco para pneumonia são:

- Idade maior que 65 anos.
- Infecções respiratórias virais, como gripe.
- Tabagismo (leia: DOENÇAS RELACIONADAS AO CIGARRO / TABAGISMO).
- Doenças imunossupressoras ( HIV, transplante, câncer…).
- DPOC (bronquite crônica e enfisema pulmonar) (leia: DPOC | ENFISEMA E BRONQUITE CRÔNICA).
- Usuários de drogas (leia: COCAÍNA | CRACK | Efeitos e complicações).
- Doentes acamados.
- Pessoas com redução do nível de consciência.
- Hospitalizações prolongadas.
- Pacientes em ventilação mecânica (em uso de respirador artificial).
- Pacientes com outra doença pulmonar prévia (sequelas de tuberculose, bronquiectasias, fibrose cística, etc.)

Pneumonia por aspiração

Um tipo gravíssimo de pneumonia é a pneumonia por aspiração. Ocorre em pessoas que vomitam e logo após aspiram o seu conteúdo. É um tipo de pneumonia comum em pacientes com nível de consciência reduzido, que perdem a capacidade de tossir ou de engolir a própria saliva, fazendo com que as secreções da cavidade oral caiam nas vias respiratórias. A via aérea desta pessoa fica exposta a uma quantidade imensa de micróbios, muito maior do que o habitual, favorecendo o desenvolvimento de pneumonia. Um exemplo comum é alguém que bebeu muito e está em coma ou pré-coma alcoólico.

Sintomas da pneumonia

Os sinais e sintomas da pneumonia incluem tosse com expectoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo. Pode haver presença de sangue misturado ao escarro (leia: TOSSE E ESCARRO COM SANGUE). A febre da pneumonia é geralmente alta.

É muito comum a pneumonia surgir como complicação de uma gripe. Muitas vezes o paciente acaba atribuindo seus sintomas de pneumonia à gripe, demorando a procurar ajuda médica. É preciso ter atenção a quadros de gripe que não melhoram, ou até pioram progressivamente, principalmente se o paciente for idoso.

Pacientes acima de 60 anos ou com outras doenças, como insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cirrose, HIV ou uso de drogas imunossupressoras, podem apresentar um quadro mais discreto, com pouca tosse e nenhuma febre. Às vezes, a pneumonia neste grupo se apresenta apenas com prostração e alterações mentais, como desorientação e confusão mental.

Uma das complicações possíveis da pneumonia é a formação de derrame pleural (leia: DERRAME PLEURAL | Tratamento, sintomas e causas), que colabora para o surgimento de cansaço e falta de ar.

Nas pneumonias extensas, quando grande parte do tecido pulmonar está acometido, o paciente pode entrar em insuficiência respiratória, sendo necessária a entubação orotraqueal, ventilação mecânica e internação em unidade de terapia intensiva (UTI) (leia: ENTENDA O QUE ACONTECE COM OS PACIENTES NA UTI).

Pneumonias atípicas

Existe um grupo de bactérias, entre elas Mycoplasma, Legionella e Clamídia, que causam as chamadas pneumonias atípicas. São formas que podem ter evolução mais lenta e com quadro não tão óbvio de pneumonia.

Diferenças entre pneumonia e tuberculose

Muitos pacientes que apresentam um quadro de tosse e expectoração ficam assustados com a possibilidade de terem tuberculose. A diferença está no tempo de evolução da doença. A pneumonia é um quadro agudo que evolui em horas. O paciente fica mal com pouco tempo de doença, procurando atendimento médico já nas primeiras 72 horas de doença. A tuberculose se apresenta como um quadro mais arrastado, com os sintomas piorando gradativamente e o paciente muitas vezes só procura atendimento médico várias semanas depois do início dos sintomas.

Para mais informações sobre tuberculose, leia: TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento.

Diagnóstico da pneumonia

O diagnóstico da pneumonia é feito normalmente com exame físico e uma radiografia de tórax. Análises de sangue podem ajudar, mas não são imprescindíveis. Um bom médico é capaz de diagnosticar uma pneumonia apenas com a história clínica e o exame físico.

Radiografia de tórax com pneumonia

Radiografia de tórax com pneumonia no pulmão direito.

A radiografia, por ser um exame barato e amplamente disponível, é normalmente solicitada para confirmação do diagnóstico. Os alvéolos cheios de secreção aparecem como uma mancha branca à radiografia de tórax, como se pode ver na foto ao lado

O hemograma do paciente com pneumonia apresenta uma grande elevação do número de leucócitos, típico de infecções bacterianas (leia: ENTENDA OS RESULTADOS DO SEU HEMOGRAMA).

Nos pacientes mais graves, que necessitam de hospitalização, normalmente tentamos identificar qual é a bactéria responsável pela pneumonia. Podemos pesquisar a bactéria no sangue (através da hemocultura) ou no próprio escarro do paciente. Em casos selecionados pode ser necessária a coleta de secreções diretamente do pulmão, através da broncoscopia.

Tratamento da pneumonia

As pneumonias são divididas em comunitárias, quando adquiridas no dia-a-dia, e hospitalares, quando surgem em pacientes hospitalizados. A pneumonia hospitalar é mais grave e mais difícil de tratar, pois é normalmente causada por bactérias mais resistentes e acomete pacientes mais fragilizados.

O tratamento das pneumonias bacterianas é feito com antibióticos por no mínimo oito dias. As pneumonias comunitárias podem ser tratadas com antibióticos orais, porém, aquelas que evoluem mal necessitam de internação hospitalar e antibióticos venosos.

As principais drogas usadas para as pneumonias comunitárias são a amoxacilina com ácido clavulânico, azitromicina, claritromicina, ceftriaxona, levofloxacino e moxifloxacino. Esperam-se sinais de melhora a partir do segundo ou terceiro dia de tratamento.

Pneumonias podem facilmente levar à sepse ( leia: O QUE É SEPSE / CHOQUE SÉPTICO ?) e costumam ser importante causas de morte em idosos e pacientes imunossuprimidos.

Já existe vacina contra a pneumonia estreptocócica, causada pelo Streptococcus pneumoniae, o tipo mais comum. Ela está indicada em crianças e pessoas acima dos 50 anos, mas não evita pneumonias causadas por outros germes.

Pegar frio causa pneumonia?

A história do frio é muito difundida na população, mas apresenta apenas uma pequena parcela de verdade. Como eu já expliquei, para se ter pneumonia é necessário uma infecção bacteriana; não basta uma corrente de ar frio para nos infectar.

O que acontece é que no frio (no Brasil poucos lugares fazem realmente frio) o sistema de defesa, principalmente os cílios das vias aéreas, funcionam de modo mais lentificado, o que favorece a invasão de germes. No inverno as pessoas andam menos na rua e tendem a se aglomerar em locais fechados, favorecendo a transmissão de vírus como o da gripe (leia: DIFERENÇA ENTRE GRIPE E RESFRIADO). Como já referido, infecções respiratórias virais são fatores de risco, principalmente em idosos, para o aparecimento de pneumonia.

Agora, ninguém pega pneumonia porque abriu a geladeira com o corpo molhado ou porque pegou uma chuva saindo do trabalho ou do colégio. Felizmente, nosso sistema imune é suficientemente forte para lidar com situações triviais como estas.

Vérsion en español:  NEUMONÍA | Síntomas y tratamiento

Publicidade
  • Suzana

    Dr. Excelente texto.
    Tenho uma dúvida. Como saber que uma pneumonia é grave ou não ? Quando tratar em casa e quando precisa de hospital?
    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Suzana,
    Usamos críteiros clínicos para avaliar a gravidade do caso.
    Levamos em considereção idade, estado geral, presença concomitante de outras doenças, se o doente apresenta sinais clínicos ou laboratoriais de dificuldade respiratória, presença de hipotensão ou sinais de sepse etc…
    Os casos mais graves ou naqueles em que entendemos que será dífícil tratar em casa, por questões médicas ou sociais, optamos pelo tratamento hospitalar.
    Abraços

  • Huan

    gostei do texto Dr.Pedro
    em quanto tempo a pneumonia pode virar tuberculose
    tenho tosse seca a 1 semana mais ou menos sinto calafrios , dor no peito , tremor e de vez enquando cansaço
    o que pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Huan,
    Pneumonia não vira tuberculose.

    O que acontece é que como os sintomas são parecidos, muitas vezes a tuberculose é erradamente diagnosticada como pneumonia.

    É muito comum o paciente chegar para nós médicos e dizer que tem uma pneumonia há várias semanas que não rsponde aos antibióticos. Na verdade não é pneumonia e sim tuberculose, por isso não melhorava.

    abs

  • runescape , grand chase mutris

    obrigado

  • Anonymous

    bom dia Dr.

    dores nas costas na altura do pulmao no lado direito, que acontece ao respirar, pode ser indicio de alguma coisa ?

    muito obrigado pelas informacoes

    Marco Antonio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marco,
    Isso se chama dor pleurítica e pode indicar patologia muscular, da pleura ou dos pulmões.

    Vá a um médico para ser avaliado e fazer um rx

    abs

  • Giovana

    Oi Dr.

    Tenho febre que chega a 39 graus a uns 5 dias, fui ao medico que tratou como uma gripe, e me deu remédios para baixar a febre e para garganta. Porém a 3 dias começou uma tosse muito forte, que me deixa com falta de ar, muita dor do torax e pontadas nas costas, as vezes tenho ância de vomito, porém, não tenho muito catarro, mas a febre persiste. poderia ser um caso de pneumonia?

    Sds

    Giovana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sim Giovana,
    Sintomas como febre alta, tosse, falta de ar e dor nor toráx indicam investigação de pneumonia.

    Volte no seu médico.

  • Eliane

    Dr. Pedro, achei o texto ótimo.
    Meu filho tem 5 anos e a pediatra disse que ele tem um começo de pneumonia, ele está tomando cefalexina, quanto tempo leva pra este antibiótico agir?

  • Ramon Lucas

    Olá Dr. li o seu texto muito bom por sinal. To fazendo um pesquisa sobre pneumonia e surgiu duvida quanto a diferenciaçao dessa doença com a tuberculose. Poderia esclarecer pra mim por favor ?
    sou aluno do 2 periodo d medicina na ufmg e gostaria q saber a opiniao do senhor.
    Ficaria grato
    OBRIGADO.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Eliane,
    Os antibióticos costumam demorar 48horas para que seus efeitos sejam notados clinicamente.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ramon,
    A pneumonia é um processo mais agudo. Surge e atinge sua gravidade maior em algumas horas/dias. Já a tuberculose é um processo mais arrastado, demora semanas até o paciente resolver procurar um médico.

    Não se pensa em tuberculose em um quadro com febre e tosse produtiva com 2 ou 3 dias de evolução. Como não se pensa primeiro em pneumonia em quadros com 4 ou 5 semanas.

    A imagem do rx também costuma ser diferente.

    A história clínica e epidemiológica també majuda na diferenciação

  • Eliane

    Dr Pedro, meu filho como eu já disse está tomando cefalexina, e acebrofilina, agora começou a dar uma coceira nele e onde ele coça fica cheio de vergões, isso pode ser reação do medicamento o senhor acha que eu devo retornar ao Pediatra?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pode ser alergia a penicilina.
    Peça para o seu pediatra reavaliá-lo

  • juliana

    Dr. pedro, estou tossindo muito essas últimas semanas, não tenho febre, mas a tosse tem bastante secreção, porém, não consigo expectorar, existe alguma outra forma sem ser por via oral de expectorar o catarro sendo que eu já tenho 30 anos??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Juliana,
    Não existe outra maneira ,não.
    Se a expectoração está presa o ideal é beber bastante água para diluí-la e facilitar sua eliminação

    Talvez valha a pena fazer um rx de tórax

    abs

  • Anonymous

    Boas fiz um raio x e apareceu uma cisurite, fiz um tac apareceu por tras do figado (logo não se via no raio x) uma massa de 3 cm o seu colega pneumologista (Prof.Agostinho Marques) disse que lhe parecia uma pneumonia mas eu nunca tive febre, so sentia dor ao respirar depois de fazer antibioticos ja consigo respirar bem mas continuo com receio, uma massa parece estranho, ele tb referiu que devia fazer novo tac um mes apos o tratamento o que lhe parece

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Acho que me faltam dados para saber se a pneumonia é uma hipótese plausível mesmo sem febre.

    Se vc não fuma, pode ficar mais despreocupado em relação a tumor, pois este é mais raro em não fumadores.

    De qualquer meneira, realmente a melhor conduta é repetir a TAC após 1 mês.

  • Cor3>X!*

    DR. Bom Dia, ja tem uns tres dias que estou com um Dor nas Costas do Lado Direito que quando eu vou Tossir e Soar o Nariz Ou prender A respiração a Dor é Imença , q nem consigo tossi pq fica impossibilidado por causa da Dor.
    Estou Preocupado , e gostaria de uma opinião Medica , pra saber o q eu estou sentindo ou q eu Tenhu.
    Meu nome é José Luiz ,Moro No Espirito Santo..
    Desde Já agardeço….

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jodé,
    Vc precisa fazer um raio x do pulmão.

    Pode ser um monte coisas, desde infecção a pneumotórax (tenho um texto sobre o assunto)

    Procure atendimento.

  • Allan David

    Dr. Pedro
    Fiz um raioX a alguns dias,
    e foi acusado começo de pneumunia,
    duas semanas antes de fazer o exame no hospital, usei cocaína, isso pode ter sido a causa ou ajudou a desenvolver a pneumunia?
    Obrigado desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Allan, com certeza.

    Espero que vc tenha comunicado este fato aos médicos, pois isso pode mudar a conduta.

    abs

  • Anonymous

    Olá,

    Tenho uma irmã de 38 anos que está internada em estado gravíssimo com pneumonia, ela está sedada a uma semana e tomando medicação, os médicos disseram que agora é esperar o organismo reagir, quanto tempo ela pode ficar assim?

  • Anonymous

    complementando..
    quando ela deu entrada na UTI, já tinha dado duas paradas cardíacas e os orgãos não estavam funcionando, hoje o coração já está estabilizado e o fígado e o pulmão já apresentaram melhora, só os ríns ainda não… quais as chances de uma recuperação, levando-se em consideração que se trata de um organismo jovem ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá, por favor peço a todos que se identifiquem para eu saber com quem estou falando.

    Em relação a sua irmã, não tenho como te dar um número.

    O fato dela ser jovem ajuda muito. Acredito que ela também não tenha outras doenças associadas, e isso também favorece.

    Em doentes graves o que conta é o dia a dia. Se a cada dia os médicos trouxerem uma novidade boa, significa que a chance de recuperação é alta. Se a cada dia surgir uma novo problema, a chance de correr mal e maior.

    Não se preocupe com os rins. Existe diálise para isso. Se o coração, pulmão e fígados estão melhorando, o rim seguirá este caminho mais a frente. O que importa é o todo e não órgãos isolados.

    abs e melhoras p sua irmã

  • Anonymous

    meu nome e pamela moro em outro pais meu marido foi diagnosticado com pneumonia e ja esta tomando medicamento mas qdo ele tosse sai catarro verde e com um pouco de sangue nao sei se pelo esforço q faz tossindo para tirar a catarro,ele foi diagnosticado pelo clinico geral qual medico deveria procurar e q aqui tbm os medicos as vezes deixa a desejar

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pamela,
    Pneumonia pode causar esse quadro de expectoração com sangue. Se ele já está sendo tratado com antibióticos, deve apresentar melhora nas próximas 72 horas.

    Se o quadro se mantiver, pode-se começar a pensar em outras hipóteses como tuberculose ou alguma pneumonia resistente ao antibiótico receitado.

    Bom, ele já recebeu um diagnóstico e tratamento. Agora é esperar a resposta dele.

  • florzinha

    me chamo Rose e estava sentindo umas dores no tórax intensas, cheguei a eliminar secreções sanguinolentas pela boca. fui ao médico e ele diagnosticou uma pneumonia e passou um antibiótico injetável de 1200 unidades e uns comprimidos pra eu tomar durante dois dias, as dores continuam e como saberei que estou curada??? de já agradeço

  • Anonymous

    Boa tarde doutor
    Meu nome é Mara
    Sinto dores fortes nas costas, principalmente quando estou caminhando, no final de semana tive febre, dor no corpo e calafrios.
    Estou com tosse seca.
    Hoje nao tive febre ainda
    sinto pontadas (visgadas) no peito.
    Isso pode ser pneumonia ou apenas uma gripe.

    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rose,
    Primeiro é preciso ter certeza de que era pneumonia. Se for realmente o caso, a febre tem que ter baixado, a expectoração com sangue sumido e as análises de sangue normalizado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Mara,
    Parece mais gripe, pois a pneumonia é um processo progressivo que só tende a piorar ao longo dos dias.

    Essa febre que aparece só de vez em quando não é muito típico de pneumonia não.

    De qualquer maneira se o quadro não melhorar, seria bom procurar um médico para que ele possa fazer uma avaliação correta

  • Anonymous

    Bom Dia

    Eu estava com pneumonia e agora estou praticamente no final do tratamento, quase otima! Mas agora mesmo ja estando no estagio final,comecei a sentir muita dor nas costas dos dois lados do pulmão! E estou com receio de estar voltando tudo novamente!

    Obrigada

    Karina

  • Cesar

    Dr. Pedro Pinheiro, bom dia, gostaria de saber o q pode ser o que tenho, sinto as vezes dores nas costas, tenho uma tosse seca que as vezes nela saí algo parecendo uma gosma ou catarro pequenos, muitas vezes escarro no dia e também tem dias que não consigo respirar profundamente, ou seja quando puxo a respiração ele ñ vem por completo, quero te falar quer bebo bastante aos finais de semana, porém cerveja, Durmo sempre com condicionador de ar também. Gostaria que o Dr. me esclaresca algo do que sinto a respeito do mesmo. Desde já muito agradecido.

  • vulgo

    Dr. a respeito da pneumonia…
    a uma semana atraz estava comendo comida quente, muito quente e bebendo bebida gela…
    minha garganda inflamou e cosigo venho a febre os calafrios, passou… mas a garganta ainda continuou inflamada… dias atraz me ocorreu uma crise de tosse prolongada por cerca de uns vinte minutos…
    alguns minutos depois a dor no peito esquerdo apareceu, seguida de dor nas costas. e quando se tosse sinto grandes pontadas e me parece que o coraçao vai explodir… fui ao medico e fiz uma radiografia e num deu nada…
    a medica diz que sao dores musculares e me receito votarei e continuar tomando o diclofenaco sodico para disinflamar a garganta…
    mas a dor nao passou e piora nas noites frias…
    ja estou na segunda noite com as dores…
    gostaria de saber se meu caso e pneumonia ou se eh apenas dores musculares provacodas pela tosse?

  • Ana

    Olá Doutor!
    Meu nome é Paula e tenho uma curiosidade! Sempre entendi os sintomas da pneumonia como os que estão descritos na página, mas já ouvi muitos casos, inclusive o de uma amiga, que disse ter tido uma pneumonia seca ou silenciosa, pois não apresentou febre e nem outros sintomas comuns e, devido a isso, o diagnóstico foi demorado.Isso realmente procede?
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Karina,
    Seria interessante que vc procurasse o médico que te tratou.

    Pode não ser nada, mas às vezes a pneumonia pode causar algum grau de irritação da pleura levar a derrame pleural.

    Se a dor é muito é muito forte talvez valha a pena repetir o RX.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cesar,
    À distância e com os dados que vc me deu, não consigo apontar nada especificamente.

    Pode ser um processo alérgico, mas só uma consulta médica de verdade poderá esclarecer o seu quadro.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vulgo,
    Não parece pneumonia não. Crises intensas de tosse realmente podem causar lesões na musculatura das costas, peito e abdômen.

    De longe é difícil avalair , mas pelo o que vc contou acho qeu a lesão muscular é o mais provável.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ana,
    Em idosos, pessoas imunodeprimidas e crianças pequenas, o quadro realmente pode ser atípico.

    Em adultos saudáveis, pneumonia sem febre e sem tosse é muito pouco provável. Forço pela memória e não me lembro de já ter visto alguma.

  • Deyse

    Olá Doutor Pinheiro, há + ou – 6 meses começei sentindo dificuldade em respirar, acreditei que fosse a esôfagite diagnosticada há um ano e meio atrás sentia que meu diafragma estivesse espremido, principalmente se me alimentasse e logo em seguida deitasse a noite, só conseguia respirar fundo se ficasse ereta, mudei para uma casa que é de telhinha sem forro que além de ventar muito por ser muito alta as vezes dormindo sinto os pingos de chuva no rosto acredito que por conta disto, minha tosse seca aumentou, tenho tossido muito com um pigarro que não passa e as vezes a secreção com sangue, não sei distinguir se as dores que sinto nas costas são os pulmões ou na coluna pois já tive crises de dor na coluna, e estava tratando com fisioterapia e ao mesmo tempo achava que os pigarros fosse devido a uma alergia, pois foram feitos rx de tóxax e face e não foi encontrado nada mais isso há uns 3 anos atrás, o problema Dr ´q que gostaria de diagnósticar e tratar logo isso porém não sei onde procurar poi, não tenho condições financeiras pra me cuidar o Sr poderia me indicar atendimentos gratuitos moro em salvador na Bahia. Desde já agradeço

  • Deyse

    Olá Dr. Pinheiro só complementando tenho 29 anos e não sinto febre ou pelo menos nunca percebi que estivesse com febre.
    Obrigada.

  • Thainá Soares

    Bom dia doutor,
    Há 2 semanas estou tomando antibiótico para sinusite, o médico havia me recomendado um spray nasal para rinite que me causou ataque cardíaco então suspendi seu uso. Semana passada realizei exames de sangue para ver a minha imunidade, já que tenho uma viagem marcada amanhã para Bariloche. Meus exames deram bons, fui a um clínico na segunda e ele disse que meu exame físico estava ótimo. Porém na quarta feira começei a ter crise de espirros, tosse, meu nariz está escorrendo (secreção transparente) e tive um pouco de febre ontem. Meu antibiótico acaba hoje a noite e não sei o que faço. Isso poderia ser pneumonia? O que deve ser?
    Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Deyse,
    O especialista indicado é o pneumologista.

    Não conheço nenhum serviço específico em Salvador. Já tentou marcar consulta na UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA => HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. EDGARD SANTOS ?

    Se vc tiver acesso a algum posto de saúde, pode começar a investigação por lá e depois solicitar que te encaminhem para um hospital maior se for necessário.

    Sei que consulta no SUS é difícil, mas não vejo como te ajudar de outra maneira.

    abs e melhoras

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Thainá,
    Isso parece mais gripe. Pneumonia não dá espirros nem nariz escorrendo. E a febre costuma ser bem alta.

    Além do que, os antibióticos para sinusite são basicamente os mesmos da pneumonia, não fazendo sentido vc desenvolver uma pneumonia durante o curso deles.

    abs

  • Marina

    Doutor Pedro, boa tarde,

    Há mais ou menos 4 dias comecei a ter muita tosse, a princípio seca. Depois, uns 2 dias atrás comecei com moleza no corpo, cansaço, nariz entupido e escorrendo e a tosse, além de estar mais forte, agora vem acompanhada de secreção, que eu não consigo expelir, dor no pescoço e nas costas, dor e ardência nos olhos. Estou tomando xarope abrilar, muito líquido, mas minha temperatura tem estado por volta de 37, 37,5, nada além disso. Será que existe problema em sair à rua ou é melhor ficar de repouso. Existe algum motivo para me preocupar com algo mais grave, como pneumonia, a gripe AH1N1, ou será que é apenas uma gripe comum? Desde já, fico no aguardo e agradeço a atenção.

    Obrigada.

  • Danilo

    Dr. Pedro Pinheiro
    Estou a tres dias com muita febre variano de 37.5 a 39.7, estou com muita tosse nao conteno nenhum catarro, sinto pequena dor no olho, deve ser por causa da gripe. o senhor acha q pode ser Pneumonia?
    abraço

  • gabriel

    pla dr pedro meu nome e gabriel tenho 15 anos,euestava com uma gripe ja faz uns 4 dias,ela passou mas a tosse e a dor no peito quando eu respiro continua,nao tenho febre ,sera que e pneomonia
    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    MArina,
    Clinicamente é difícil diferenciar a gripe comum da gripe suína. No final das contas ambos são gripes.

    A febre está um pouco baixa para gripe suína, mas ainda assim não dá para descartar.

    O melhor é ficar em repouso e evitar sair na rua. Só saia de casa se for para ir ao médico.

    abs e melhoras

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Danilo,
    Só um médico após te examinar é que pode dizer isso. Se vc tiver outros sintomas como espirros e coriza o diagnóstico aponta mais para gripe. De qualquer modo é preciso avaliação médica.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gabriel,
    Pneumonia sem febre é pouco comum.

    Esses sintomas podem ser residuais da gripe. Se tiverem incomodando muito o ideal é procurar um médico para que ele possa avaliá-lo melhor.

    abs

  • Anonymous

    Soares..
    Ola dr.Pedro

    minha esposa esta com uma tose seca a 4 dias, mais nao apresenta febre nem dores pelo corpo,agora no quinto dia esta sentindo o nariz ficar obstruido, mais nao muito.
    Esta tomando um expectorante, mais quando chega a noite a tose piora.
    O que me indicaria.
    Sou estudante de medicina na Bolivia curso o 3 periodo, nao tenho como pagar uma faculdade particula no Brasil e nao tenhu mais tempo de ficar tentando vestibular em federal, oq eu me aconselha?

    Grato pela atencao

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Soares,
    Parece mais um resfriado simples. De longe não posso indicar tratamentos. Converse com alguém na sua faculdade e veja se algum professor pode prescrever algum antialérgico ou antitussígeno (caso ele ache realmente indicado)

  • fabiana

    Oi Dr. Pedro! Me chamo Fabiana e fiquei em dúvidas pois os sintomas da peneumonia são bem parecidos com o da gripe suína, como podemos diferenciá-los? A pessoa com a gripe suína tem um risco maior de ter peneumonia? A sinusite e a rinite podem favorecer à pneumonia? Tenho sinusite e rinite crônica e tem 3 semanas que estou tendo um crise forte de sinusite,a dois dias estou sentindo falta de ar e dor no peito, mas não tenho febre. O que você me aconselha?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fabiana,
    Os sintomas não são assim tão parecidos não. Pneumonia não dá espirros, coriza, dor de garaganta, nem conjutivite.

    TAnto a gripe comum quanto a gripe suína podem complicar com pneumonia.

    Se vc tem falta de ar e dor no peito, é melhor procurar um médico para te examinar.

    abs

  • Giovanna

    Dr, boa tarde.
    Tenho 22 anos e estou com inicio de pneumonia, detectado através de raio X.

    Já estou no 5º dia do atibiotico e a febre passou porém ainda sinto um cansaço e dores no peito e cabeça fortissimas.

    O medico nao me pediu respouso absoluto, somente no dia que consultei, mas como tivemos o fds eu descansei um pouco mais.. mas a duvida é quantos dias devo ficar de repouso em casa? Pq já estou de volta ao trabalho e não me sinto recuperada…

    Devo voltar ao Pronto Socorro pedir atestado médico? Quantos dias devo repousar? Não sei se já era obrigação do médico me dar esses dias de repouso…

    Muito obrigada!

  • Michelle

    Doutor Pedro,
    Estou com uma dúvida. Foi detectado uma pneumonia em minha mãe, pois ela está com começo de enfisema pulmonar devido ao cigarro, ela ficou internada durante 5 dias e agora o médico receitou antibiótico pra ela durante 10 dias, mas as vezes ela sente algumas dores no local q esta a pneumonia, sente umas pontadas, ela não está sentindo muita fome creio q isso deve ser por causa do antibiótico né? Ela está muito desanimada isso é normal? E mais uma pergunta, ela está de repouso, tem necessidade disso? Ou ela pode sair de casa normalmente? Pode lavar a cabeça?

    Desde já Agradeço!

  • William

    Olá Dr.Pedro,(novamente =D)

    Adorei o Blog,está me tirando boas duvidas, o que eu queria saber é q qdo era pequeno uns 7 anos tive pneumonia provavelmente deve ser por causa da minha asma ,como citado acima, gostaria de saber se fica mais facil de pegar “ela” ou se criei uma certa resistencia.
    Obs: tirando outra duvida: minha mãe fuma tecnicamente sou fumante passivo aumenta as chances de pegar? (Em Mim)

    Obrigado + 1 Vez.

  • Anonymous

    Boa noite doutor,
    Semana passada fui diagnosticada com uma gripe, fazendo uso de remédios como Claritin D e Celestamine. Não tive mais febre, e não me sinto mais congestionada. Realizei um exame de raio-x que deu no laudo: ‘apagamento do contorno do arco cardíaco direito e espessamento do intersticio do lobo medio’. Meu médico falou que não era nada, mas que ao mesmo tempo disse que poderia ser um começo de secreção, me deixando na dúvida. Mandou eu permanecer com os remédios e acrescentar o Fluimucil. Ainda tenho tosse e sinto que tenho catarro preso, sinto um pouco de cansaço e dor nas costas. Seria o caso de procurar outro médico para um diagnóstico mais convicto? Esse laudo do raio-x pode indicar um indício de pneumonia?

    Obrigada, Paula.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Giovanna,
    Eu em geral oriento repouso por 5 a 7 dias. MAs é uma conduta particular minha, não quer dizer que todo mundo tenha que segui-la. Não existe um número fixo de dias de repouso que deva ser seguido. Isso depende de vários fatores. O médico é que decide.

    SE vc ainda não se sente bem, pode voltar no médico e explicar a situação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Michelle,
    Antibiótico não corta fome. A infecção sim.

    Acho que o repouso é importante. Ela não precisa ficar presa dentro de casa, mas também não deve fazer esforços.

    Pode lavar a cabeça sem problemas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    William,
    Não se cria resitencia para pneumonia não.

    Fumantes ativos e passivos tem maior risco de desenvolverem doenças pulmonares. Se vc tem asma esse fumo passivo é péssimo para sua doença. Pode ser por isso que o salbutamol não funciona mais tão bem.

    leia este texto e mostre p sua mãe
    http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paula,
    Esse laudo poderia indicar uma pneumonia sim.

    O que causa estranheza é vc não ter febre, o que fala um pouco contra pneumonia. Como o quadro clínico é sempre soberano, deve ter sido por isso que seu médico não valorizou a imagem

    Se vc ainda se sente mal, talvez fosse realmente interessante uma reavaliação do seu estado.

  • Luciana

    Meu nome e Alexandre e tenho 36 anos. Tive frebe alta e dor nas costas (lado direito) no ultimi sabado. Domingo fui ao medico clinico geral, q desconfiou de inflamacao muscular e receitou antinflamatorio, q deveria regredir as dores. Apos dois dias (terça) senti novamente as dores e segui p/ pronto socorro, onde fizeram rx e detectaram pneumonia leve. Dormi no hospital p/ tomar aintibioticos na veia, já que no sabado tenho uma viagem marcada p machu pichu e se nao for vou perder o pacote de uma semana. estou tomando avalox (receitado por 10 dias). Ja estou me sentindo bem melhor e gostaria de saber se há impedimentos p fazer essa viagem, já que vou me deparar om frio e altitude. Que cuidados especiais devo tomar?

  • Claudinha]-*

    Boa tarde Dr, meu nome e´Claudia e tenho 31anos,dia15/07 fui diagnosticado com pneumopatia segmentar aguda,meu medico me receitou amoxilina +clavulanato ja se passaram 8 dias,ainda me sinto fraca e indisposta sinto dores leves nas costas e com as costas sempre frias..gostaria d saber se isso e´normal?volta ao medico na segunda mas esse incomodo ta me deixando preocupada..por favor me de uma luz!!Agradeço
    Claudia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alexandre,
    O ideal nesta fase é repouso. E Uma viagem para Machu Pichu é tudo menos repouso.

    Se vc pretende ir de qualquer maneira, o que eu sugiro é se agasalhar bem, dormir bem, evitar esforços físicos intensos, alimentar-se bem. E mais importante, tomar o Avalox corretamente e procurar se informar antecipadamente sobre atendimento médico no local caso seja necessário.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Claudia,
    O mais importante é saber se os sintomas como febre e a tosse aliviaram. Vc pode ainda estar se sentindo mal, mas houve grande melhora do quadro como um todo em relação a semana passada? Se a resposta é sim, não se preocupe. Se a respsota for não, vale a pena contactar seu médico novamente.

  • Ricardo

    Olá Dr Pedro,
    Há 3 dias tive sintomas de dor de cabeça, um pouco de tosse seca e, no dia seguinte à noite, tive febre de 38C que mais tarde foi a 39C. Fui ao médico e ele me passou Levofloxacino 500mg e Dipirona para baixar a febre. Ele recomendou dois comprimidos na 1a vez, e 1,5 por mais 12 dias. Acontece que eu vomitei muito depois de tomar este medicamento (1 hora após). No dia seguinte, já me sentia bem melhor e fiquei oscilando em torno dos 37C, sem mais tosse, apenas com um leve cansaço. Como não consegui falar com o médico, não tomei a 2a dose ontem. Hoje acordei bem, sem febre ou tosse. Apenas agora, no final da tarde, senti um pouco de cansaço ao sair para dar uma volta e leves dores musculares nas costas (na altura das costelas). Deveria eu retomar a medicação?
    Obrigado.
    Rodrigo

  • William

    Olá Dr.Pedro,

    Obrigado minha mãe leu o artigo:
    http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html
    Mostrei à ela as causas do cigarros agora vo ficar no pé dela pra ela parar de fumar, apesar de que ela fuma a muito tempo.
    Nem sabia que isso era prejudicial para os “passivos”, a minha duvida é aqueles medicamentos que você mostrou no final do artigo, seria muito caro um tratamento?

    Obrigado pela ajuda =]

  • rafael

    dr.
    tenho dores no corpo, principalmente na região do toráx, além de sensibilidade nas costas e costelas, não tenho tosse nem febre, mas quando escarro percebo raias de sangue, já apresento esses sintomas a dois dias, pode ser pneumonia ou tuberculose?? até aqui tenho encarado como resfriado e só tenho feito repouso.

  • Luiza

    Dr. o que faço tive contato com estrangeiros nos ultimos dez dias e agora sinto dores na costas e secreções com raios de sangue, tem algo haver coma a gripe suína? Não tenho febre é necessário obrigatoriamente ter febre para esta com a gripe suína?

    Luiza

  • Dr. Pinto

    Dr. Pedro: meu amigo é HIV+, porém assintomático, com CD4 acima de 1.000 e carga viral indetectável. Recentemente, ele começou a apresentar sudorese noturna, fadiga e dor nas costas. Não teve febre. Foi feito um RX e a médica diagnosticou como pneumonia. Ela disse que pneumonia sem febre é até mais perigosa. O Sr. sabe dizer por que?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rodrigo,
    Acho que neste caso vc deveria recontactar o médico. Se vc está melhorando sem antibióticos, talvez o diagnótico de infecção bacteriana deva ser repensado.

    Mas não decida parar o remédio sem contactar o médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    William,
    É um pouquinho caro já que uma caixa custa uns 70 reais.

    Mas no longo prazo vale a pena já que ela vai parar de gastar com o cigarro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafael,
    Sangue no escarro é tudo menos resfriado. Procure atendimento médico. Pode ser algo mais grave.

    Pode ser um monte de coisas: tuberculose, pneumonia, tumor, embolia, vasculite, etc…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Luiza,
    Para ser gripe suínha tem que ter febre.

    Procure um médico para fazer um raio x do tórax. Escarro com sangue é um sintoma que se deve valorizar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Dr. Pinto,
    Se diz isso porque sem febre o paciente demora mais tempo a procurar atendimento médico. Uma vez diagnosticada, a pneumonia é igual tendo ou não febre.

  • clau

    Desde quinta estou com muita dor nas costas. Apresento além disso nariz constantemente entupido. Não apresentei febre. Tenho falta de ar e bastante dor no peito. Fui ontem ao medico e foi feito raio x do tórax indicando principio de pneumonia. Foi receitado antibiotico para tratamento por 14 dias. Li vários comentários de que pneumonia tem febre como sintoma e fiquei preocupada…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Clau,
    Sim, mas a ausÊncia não descarta o diagnóstico. É apenas uma apresentação pouco comum.

    Vc tem outros sintomas compatíveis com pneumonia e pelo o que parece um raio x também indicativo.

  • Carla

    Dr. Pedro,

    Meu namorado há cinco dias tem tido febre de 38,5 / 39,5, dores no corpo, cansaço extremo, espirros, procurou o médico no início dos sintomas e ele estava tratando-o com Clavulin e Tylenol para baixar a febre, só que anteontem começou uma tosse persistente com presença de sangue no muco, foram tirados RX e feito exame de sangue, sendo que os dois estavam normais, mas ele estava se sentindo tão mal que foi internado e está tomando soro na veia. Ontem à noite a tosse piorou muito, dificultando a respiração, nem ficar de pé ele não está conseguindo. Hoje foi detectado no RX que está com pneumonia nos dois pulmões. É possível a doença se manifestar assim, de um dia para o outro? Em quanto tempo ele poderá sentir alguma melhora, se esse diagnóstico estiver correto?

  • CaHê

    Olá Dr. Pedro, meu nome é Cahê, tenho uma dúvida sobre as dores causadas pela pneumonia.
    eu estou com muita dor nas costas, sinto dores ao respirar fundo e ao me movimentar, não estou conseguindo levantar o braço esquerdo e nem me virar para os lados por causa da dor.
    Para ser pneumonia as dores devem ser apenas ao respirar? ou pode causar esse tipo de dor ao se movimentar?
    eu tive um pouco de gripe a uma semana atrás, e até o momento eu não tive febre

    fico no aguardo
    Cahê

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carla,
    É possível sim. A pneumonia é uma infecção grave e pode evoluir muito rapidamente.

    Espera-se que o processo de melhora comece em 48 horas após o início dos antibióticos por via venosa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cahê,
    Isso aprece muito mais um problema músculo-esquelético do que pulmonar.

    Um quadro sem febre, sem tosse e que causa dor torácica ao movimentar os braços, me faz pensar em muita coisa antes de pneumonia.

  • celina

    Olá, Dr. Pedro!
    Há uma semana estou com uma gripe q tem progredido sintomaticamente. Primeiro estava quase sem sintomas, a partir da quinta apresentei mialgia em todo o corpo, q começava de tarde e se estendia até às 20:00h. Na sexta tive um pouco de febre de noite. No sábado, comecei com uma tosse seca e tive febre de 39,2ºC tb de noite, então comecei a tomar paracetamol (750mg) de 6 em 6 hs. No domingo apresentei diarréia pela manhã e febre d 38ºC pela noite, a tosse permanecia. Segunda fui ao médico e depois de todas akelas perguntas q vcs, médicos, fazem ele ficou em dúvida com relação ao diagnóstico. Estava em dúvida se era apenas uma virose ou pneumonia! mas, para todo caso me receitou azitromicina e o paracetamol (500mg) de 6 em 6 hs. Tenho receio em tomar antibióticos, principalmente nesse caso em q o médico ficou em dúvida! porém estou tomando os remédios conforme o prescrito desde ontem, terça. Não apresento mais febre desde hoje nem mialgia(creio q por causa do paracetamol) e minha tosse é mais frequente, porém é cheia… Gostaria de saber a sua opinião sobre o meu caso! Desde já agradeço! Celina Filha

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Celina,
    Se sua febre cedeu e os sintomas aliviaram, parece que vc está em processo de cura. Mesmo a tosse estando mais frequente, o que importa é a febre e seu estado geral.

    No seu caso eu tb teria prescrito antibióticos. Fazer antibióticos e ser só uma gripe é muito menos grave do não fazê-lo e ser uma pneumonia.

    Se ela não tinha rx e analises de sangue a mão, a conduta certa é começar antibiótico empiricamente.

  • Celina

    É, Dr. Pedro, o senhor tem razão!
    ontem retornei ao médico e ele, auscultando meu pulmão, ouviu um ruído diferente! pra ele foi uma confirmação de que realmente eu estou com penumonia, mas comunitária. Ele aumentou para 10 dias o meu tratamento com azitromicina e cancelou o uso do paracetamol, pois este aliviando meus sintomas impede a análise de como meu organismo reage ao antibiótico. Desde então tenho tido ânsia de vômito, o que não tinha antes, diarréia e muito suor… isso é bom não é? sei, que em alguns casos diarréia e muito suor é uma rsposta do próprio organismo em reação a algum corpo estranho! esse seria o caso ou estou confundindo as coisas?

  • celina

    Aliás, gostei muito do seu blog e pretendo ser uma visitante assídua!
    Faço faculdade de enfermagem e amo essa parte de diagnósticos… sempre gostei de ficar discutindo casos!rs
    desculpe pelo incômodo, vou tentar fazer apenas comentários e não ficar lhe explorando, tirando dúvidas! :)
    Celina Filha

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Celina,
    acho que não é bem assim. Esse seus enjoos e diarréia podem ser efeito colateral da azitromicina.

    abs

  • Paulo Rodrigo

    Olá Dr. Pedro,

    Primeiramente gostaria de cumprimentá-lo pelo excelente texto.
    Na última semana tive uma gripe muito forte e hoje ainda apresento muita tosse. Quando tusso muito dói o peito e um pouco as costas. Não apresento febre e a secreção que é expectorada é tranparente, parecida com a saliva, porém mais grossa.
    Há risco de ser uma pneumonia.

  • Cintia

    Dr. Pedro
    Boa tarde, há duas semanas tive uma gripe comum e fui medicada com paracetamol e melhorei. Faz alguns dias que venho sentindo umas dores no toráx(peito) como se fossem pontadas e dores nas costas na altura dos pulmões. Tambem tenho tido sensação de falta de ar mas bem fraca, o que pode ser? Pneumonia?

    Obrigada

  • Renata

    Dr. Pedro,

    Faz 15 dias que eu fui no médico porque estava com tosse, espirrando e com raras dores de cabeça. Ele escutou meus pulmões e disse q estavam limpos, tomei Astro por três dias e Mucolin até terminar. Depois de uns três dias do final do Mucolin parei de tossir. Mas estou preocupada porque hoje amanheci com uma dor no peito (bem no meio dele) quando respiro fundo. E ontem estava com uma dor em baixo da última costela direita, tipo uma pontada, nas costas e as vezes na frente só que normalmente não doia com a respiração e sim de acordo com a forma com q eu me mexia. As dores não são muito fortes e não tenho febre, mesmo assim gostaria de saber se isso pode ser pneumonia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    Não parece pneumonia não. Sem febre e com expectoração clara, isso parece mais resquícios da gripe. A dor nas costas e no peito deve ser lesão muscular por já ter tussido muito.

    A dica é ficar de olho na evolução. Se estiver tudo bem, vc vai estar melhor a cada dia que passa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cintia,
    Não sei. Muitos poucos dados. Vc nem me disse se tem febre ou não. Tem expectoração?

    Se for só a dor, provavelmente não é. De qualquer maneira, seria bom um médico auscultar seus pulmões para ver se está tudo bem.

    abs

  • Renata

    Não sei se faz diferença, mas esqueci de dizer q tenho 25 anos e tenho que cuidar minha alimentação, pois meu colesterol é alto e tomo Levoid 75 para regularizar a tireóide.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    Pneumonia não deve ser porque vc acabou de ser tratada com antibióticos. Isso provavelmente é lesão muscular pelo excesso de tosse.

    Na dúvida, volte no médico que te examinou a primeira vez.

    abs

  • Cintia

    Dr. Pedro,

    é a cintia novamente, então não tenho nem tive febre e nem expectoração.

  • Anonymous

    Olá Dr.
    Há 3 dias estava com febre, no 1º dia foi subindo de 37º – 38º até 39º dai passei a tomar 40 gotas de Dipirona, tosse seca que agora toda vez que tusso doi muito no peito, fui ao médico e tirei rx e segundo ele não tinha nada e não era a gripe suína e me receitou, após escuta do pulmão, Amoxilina por sete dias porém se eu suspender a dipirona a febre volta o que faço continuo tomando a Dipirona? refaço o rx? a dor do peito é pelo esforço excessivo? Quantos dias leva para o remédio fazer efeito?
    Robson – 35 anos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Robson
    Vc tem que começar a espaçar a dipirona para ver se a febre começa a ceder sozinha.

    A dor realmente pode ser só pelo esforço. Mas a febre te que sumir depois de 3-4 dias de antibiótico.

    Se vc ainda não estiver melhor, é bom ser reavaliado.

  • marcia

    DR,Pedro, estou com pneumonia, tomando antibiótico,fazendo inalação 4 vezes ao dia, acetilcisteina e fexodane, hj terminam os meus remédios e estou sentindo dor ao engolir, o que isso pode ser?

  • Julia

    Olá Dr.
    Tenho tossido bastante nos últimos 5 dias, quando parece que estou melhorando a tosse volta novamente. Não tenho nenhum outro síntoma de gripe como dor de cabeça, dor no corpo ou febre. Isso pode ser um início de pneumonia?
    Obrigada, Julia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcia,
    Não sei. Só te examinado para saber.

    Se for algo que te incomoda muito, volte ao seu médico para ele examinar sua garganta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nicole,
    Pelo o que vc descreve foi uma baita de uma pneumonia.

    Esses sintomas podem ainda ser resquícios da infecção.

    Provavelmente te marcaram uma consulta de reavaliação, pois não?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Julia,
    Não é o mais comum, mas pode. Vá a um médico.

  • Anonymous

    Sandra.
    Bom dia Dr. Pedro, minha mãe tem 72 anos e foi detectado ontem pneumonia, começou a tomar medicamentos por volta das 18:00 e anoite, não conseguiu dormir direto, e minha cunhada ouvia que o peito ficou chiando bastante, e ela não quer comer nada, e sente um pouco de dor de cabeça, é normal isso dr???? e quanto tempo p/ tirar outra radiografia p/ ver se realmente curou??? como sabemos se esta reagindo aos medicamentos????
    um abraço e parabens pelo amor a medicina.

  • Anonymous

    Sandra
    Completando….
    O que ela esta aceitando ingerir, é agua de coco, ISSO AJUDA, pode? e suco de soja pode dar também…. coisas solidas comidas, não quer comer…. pode piorar o caso ou não.
    obrigada.

  • Joab

    Joab

    Olá Dr. estou gripado tem 4 dias no domingo e na segunda estava com um pouco de calafrios e ontem a noite comecei com dor nas costas nos rins sei lá, não tive febre e não estou com nariz entopido mais com muito catarro não tive dor de garganta mas meu pulmão esta muito congestionado agora a noite meu peito começou a doer de vez em quando eu cuspo catarro, fui ontem em no hospital e o medico, fiz nebolização e depois ele passou soro o mal estar passou hj acordei bem melhor pq se eu levantasse eu sentia pesado e deitava mas ta tudo bem só meus pulmoes q estão com ruido e estou gripado… Pode ser Pneu??

  • amada

    Boa noite!
    A um pouco mais de uma semana eu estava com inflamação na garganta e acabei tendp que tomar antibiótico, tomei o amoxila durante dez dia, fiquei melhor mas, a uns dois dias pra cá um estou de novo com tosse seca, sempre espirrando por causa da rinite alergica mas ando sentindo um pouco de dor no meio do torax, sem falar que estou com um chiadeira ao respirar sempre quando vou dormir ou quando estou perto de produtos com cheiro muito forte…O que eu tenho?
    Desde já Obg.
    Ass.: Sra Magalhães

  • Débora

    olá Dr Pedro…me chamo Débora e gostaria de obter sua ajuda:
    cheguei do Paraguay no dia 31 de julho fiquei lá 11 dias.Lá tomei tds os cuidaos com Higiene, me elimento bem, nunca bebi nem usei qqr tipo de droga .. tenho uma vida muito saudável, e tenho 27 anos.Só q por causa da Pandemia de Gripe suina estou meio preocupada, estou me sentindo cansada, e com um pouco de falta de ar… fui ao médico q me pediu exames de sangue.. deu Td Ok… mas ainda estou com falta de ar…naõ tive febre dia algum,estou vigando..não perdi o apetite.. mas tenho um pouco de tosse q sai um quantidade bem pequena de um catarro durinho..eu estou no período mesntrual e td mes passo muito mal.. faço vomito por causa da cólica e sinto tudo: dor nas pernas e costas.. falta de ar.. muito gases …dores nos seios … etc .. e dessa vez nao foi diferente…senti td isso!

    dentro do q te contei.. posso estar confundindo os sintomas.. já q não aguento mais td mundo ficar correndo de mim só pq eu viagei pra outro país… posso estar sendo vítima do meu próprio psícológico??? obrigada por coompreender! bj , Deby

  • Debora

    sou a Deby do comentario de cima…mais uma coisinha…. Dr Pedro.. eu não tive contato com niguem tipo face a face ou até de beijo na boca.. só no rosto.. e fiquei quase neurótica com lavagem de mãos lá..me cuido muito.. e usei máscara no avião mas meu voo fez escala em Buenso Aires.. fiquei nesse aeroporto a tarde td!
    Me ajuda.. Dr Pedro.. responde minha perguntinha de nada vai!!! srrs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sandra,
    Na idade dela eu acho que se deve pensar seriamente em tratá-la em ambiente hospitalar.

    Se até o momento desta resposta ela não tiver melhorado, pense em levá-la ao médico novamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joab,
    Pode. Seria interessante fazer algumas análises e rx.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sra Magalhães,

    Não tenho dar diagnóstico a distância. É preciso que um médico a reavalie.

    Chiadeira pode ser sinal de bronquite. É preciso que um médico ausculte seu pulmão.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Debora,
    Pelo o que vc me descreveu, nada indica que vc possa ter a gripe suina. Fique mais calma.

  • deby

    Dr.. obrigada por me acalmar!!
    bj, Deby

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fabiana,
    Como eu disse nas regras dos comentários, não comento condutas de colegas. Primeiro porque é anti-ético. Segundo porque de longe não posso ter a pretensão de achar que sem dados nenhum nas mãos poderia criticar ou sugerir alguma conduta melhor.

  • patricia

    Oi doutor tem mais ou menos, uma semana e meia que que estou, com muito cançaso dor nas costa, eu ensava que era uma gripe qualquer mais de uns dia pra capiorei, hoje foi o primeiro dia que fiquei febriu, estou com o peito cheio, sintindo calafrios,eu queria saber o que tenho, mais to achando que é pneumonia msm, e por que todo ano sempre dá principio de penmonia em mim? tem algum tratamento pra mim nao ter isso mais? grata

  • Alecsandra

    Boa Noite. Meu nome é Alecsandra, tenho 27 anos. No dia 22/06 tive febre de 39C e dor forte de garganta, fui ao médico e ele me receitou prednisona e paracetamol se dor ou febre, após uma semana melhorei.Depois de 3 dias comecei a ter tosse seca que evoluiu para tosse com catarro verde,mas não tive febre.Sentia um pouco de dor nas costas, costela e ombro direito, como estava com esse quadro a mais de 15 dias, procurei o médico no dia 31/07 e após escuta dos pulmões e RX, foi diagnosticada pneumonia leve. Receitou Ambroxol Xarope, paracetamol e Levofloxacina por 10 dias.Amanhã é o último dia do antibiótico e ainda continuo com tosse forte,catarro verde, coriza, espirros e uma dor gelada nas costas.Porque não tenho melhora? Tenho a impressão que além da pneumonia, peguei gripe novamente. O que mais posso fazer, além de voltar ao médico?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    Se vc tem infecções pulmonares de repetição, vc deveria ser seguida por pneumologista. Provavelmente consiguirá um tratamento efetivo desta maneira.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alecsandra,
    Coriza e espirros são sintomas de gripe e não de pneumonia. Vc pode até ter tido os dois, mas o antibiótico só age contra a pneumonia.

    Como o quadro anda meio arrastado, seria interessante uma reavaliação com o médico.

  • ca

    Dr.
    Na sexta feira fui ao médico com um pouco de dor de garganta,ela disse q estava um poco vermelha e inchada,mas não estava com infecção,mas por profilaxia,por causa dos meus dois filhos estarem dontes,com sinusite,me passou azitomicina por 3 dias e paracetamol.No sabado e domingo,senti dores nas costas ,na altura do pulmão,mas não estou com tosse e nem febre,mas como ela não ascultou meu pulmão no sabado,estou muito preocupada,será q é alguma coisa no pulmão mesmo,ou só muscular,ja q tenho uma pessima posura.
    Obrigada.

  • Jorge

    Doutor.
    Não tenho nenhum problema respiratório, ou pelo menos não tinha, só que nos últimos dias tenho falta de ar quase o dia inteiro e com uma sensação de friagem nas costas, como se tivesse gelado, molhado, seguido de calafrios.
    Não tenho febre só um pouco de tosse.
    Pode ser pneumonia ou algo mais grave?
    Tenho medo de ir ao Pronto Socorro, pois tenho medo de contrair a gripe suína. Aqui no P.S. tem muitos casos suspeitos dessa nova gripe.
    Desde já muito obrigado.

  • Anonymous

    Dr.
    meu nome é Ravena e tenho 18 anos,ontem no periodo da tarde,tive febre alta, calafrios,uma dor de cabeça forte e dores pelo corpo,e não procurei atendimento médico.Hoje acordei melhor mas com coriza , espirrando um pouco,e uma dor leve nas costas na altura dos pulmoes que incomoda.!não fui ao PS pois tenho medo de pegar a gripe A .O que o Dr.acha que pode ser,um começo de pneumonia, ou posso ter contraido a Gripe Suina.!? a febre passou mas estou preucupada.
    Desde já Obrigada Dr.

  • Anonymous

    oi meu nome é giuliano

    sinto o corpo pesado, dor no peito, ardência nos olhos e dor de garganta, variando dia sim dia não.

    gostaria de saber se se trata de gripe normal ou suína?

    a garganta doí todos os dias

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    ca,
    Pode ser a 2 coisas. È preciso te examinar para fazer o diagnóstico diferencial. O que pode deixá-la mais tranquila, além de não ter febre nem tosse, é o fato de ter tomado a azitromicina que é um antibiótico também usado em pneumonias.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jorge,
    Não tem jeito. De longe eu não tenho como descartar nada. Se vc acha que pode ser pneumonia, é preciso que algum médico te examine.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ravena,
    Os seus sintomas podem ser de gripe (suina ou não, tanto faz).
    Se vc tem dor no tórax, seria bom que algum médico a visse.

    Sua pergunta foi feita ontem. Se até o momento que vc ler essa resposta não tiver apresentado ainda sinais de melhoras, acho que deve ir ao médico.

    Se estiver francamente melhor, pode ficar em casa e observar a evolução.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Giuliano,
    Gripe normal ou gripe A é tudo gripe. Os sintomas são os mesmos.

    O que importa é o diagnósticio de gripe. Saber qual o tipo só é relevante do ponto de vista epidemiológico. Na prática tanto faz.

    sugiro que leia meu texto sobre gripe suína.

  • Anonymous

    Boa Noite!

    Meu nome é Israel, tenho 22 anos. Sábado passado fui ao médico pois apresentava alguns dos sintomas da gripe A. Após um raio x do pulmão o médico me disse que eu não estava com o virus H1N1, mas sim com um caso inicial de Pneumonia. Me receitou Amoxicilina 500 mg durante 10 dias. Já no domingo começei a sentir um mal estar intenso, tontura, falta de apetite e ânsia de vômito, além de suor frio durante a noite e após as refeições também. Como o médico disse que o antibiótico faria efeito entre 48 e 72 horas após o início do tratamento, achei que os sintomas eram normais. Mas na segunda feira foram ficando ainda piores. Hoje resolvi consultar outro médico e este disse que a Amoxicilina é muito fraca para o tratamento da Pneummonia e então trocou a medicação. Me receitou o TAMIRAM 500 mg 1 comprimido de 12/12 horas por 2 dias e após, 1 comprimido por dia por mais 5 dias. Segundo o médico este antibiótico é mais potente e específico para o tratamento da Pneumonia. Vou iniciar o tratamento hoje mesmo. Gostaria de ouvir uma segunda opinião com relação a efetividade da Amoxicilina no tratamento da Pneumonia e se há algun risco na substituição da medicação.

  • Nera

    minha filha está com bronqpneumonia quais os cuidados, o q devo fazer.ela foi num medico ele tirou o rx e disse q está com muita secreção nao sei se é no pulmao ou no peito nao entendi.me ajude. agradeço muito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nera,
    A secreção é sempre no pulmão. Não existe secreção no peito.

    O que vc tem que fazer é tratar com antibióticos como provavelmente o médico prescreveu.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Israel,
    Os 2 antibióticos são indicados para pneumonia. Não é questão de ser fraco ou não, mas realmente já existe algum grau de resistÊncia das bactérias a amoxacilina. Se vc já está com 48 horas e não apresenta melhora, a troca é uma boa alterantiva, já que o índice de resistÊncia ao tamiran ainda é baixo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Karen,
    Se depois de 48 horas de antibiótico não houver melhora alguma, ele deve ser reavaliado.

  • Anonymous

    Olá Dr.é a Ravena novamente,como disse acordei bem melhor no outro dia e não sinto mais nada dos sintomas desde terça,apenas uma coriza.Obrigada pela ajudaa.!e Parabéeens pelo Blogger.!

  • Anonymous

    Boa tarde Drs, meu nome é Patríca, tenho 24 anos,
    tive pneumonia e um quadro de anemia tambem. Gostaria de saber se é normal sentir alguma dor leve nas costas após o 9º dia de tratamento com levofloxacino 500mg e acebrofilina? É nornal tambem este antibiotico causar diarreia? seria necessario trocar?
    Dia 17 voltam as aulas, ja que sou professora posso a voltar atrabalhar normalmente né?
    Desde já agradeço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patríca,

    A dor é normal e a diarréia pode acontecer. Em geral, 10 dias de tratamento é suficiente, como vc já está no 9º dia, não há pq trocar de antibiótico.

    Teoricamente não há problema em voltar a trabalhar na Segunda- Feira.

  • Bárbara

    bom dia, meu nome é Bárbara, a alguns dias venho sentindo uma fraca dor no peito, bem no meio, e ontem passou a doer minhas costas, uma dor q parece q queima por dentro, mas nao doi ao apertar, as vezes tenhoa impressão de estar com falta de ar, porem nao sei se é psicologico. nao tenho febre, mas fico preocupada por que já tive infecções graves como urinária sem apresentar nadinha de febre. gostaria muito q me ajudassem, pois estou com medo de ir ao um médico do sus por conta dessa gripe, devo me preocupar, tenhoq condfessar q sou um pouco neurótica com essa historia de doença. muito obrigado pelo serviço q vcs prestam…

  • Elan

    Bom Dia Dr,

    estou a 5 dias com uma febre q vai e volta apartir das 5 da tarde ela fika em 39º dimanha e a tarde ela diminui vai pra 37º … fui no medico tirei raio x pulmao estava limpo , tirei raio x do cranio tambem … e segundo o medico era apenas uma infecçao … estou com sintomas de torci , dor de cabeça , olhos fundos lacrimejando , dor no corpo , febre, pigarro e nariz intupido … estou tomando os remedio ( Nottus , amoxicilina + clavulanato de potassio e dipirona sodica .. ) isso faz 3 dias de uso de remedios e nada de melhoras :x … Obrigado pela Atençao Agradeço desde já !!!

  • Elan

    Dr, perdao houve um erro no meu comentario foi raio x da face nao do cranio :x … e a torci q estou tendo vem com pigarro ..!

  • elisandro.lara

    Doutor, minha mãe foi diagnosticada com pneumonia há 4 dias, tomou antibióticos e demais medicamentos e já apresentou melhora clínica, baixou a febre e reduziu a dor de cabeça; Mas ela está se queixando muito de que surgiu um “calombo” na regiao da costela e de que a barriga está demasiadamente inchada ou estufada. Isto é normal? ou pode haver outra doença além da pneumonia? Garto

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bárbara,
    Vc deve avalair seu estado geral. Vc pode não ter febre, mas se perdeu o apetite, se tem cansaço extremo, tonturas, falta de ar, pressaõ baixa, deveria procurar um médico.

    Na verdade, esse seu sintoma parece refluxo