25 de setembro de 2014

PNEUMONIA | Sintomas e tratamento

Pneumonia é o nome que damos à infecção de um ou ambos os pulmões. Para sermos mais precisos, a pneumonia é a infecção dos tecidos pulmonares e seus alvéolos.

Publicidade

A pneumonia é uma infecção não contagiosa causada habitualmente por bactérias, mas que também pode ser provocada por vírus ou fungos.

O que são os alvéolos?

Para entender o que é a pneumonia é preciso antes conhecer um pouquinho a anatomia do pulmão.

Leia o texto e acompanhe a figura abaixo para entender melhor as explicações. O ar que respiramos entra pelo nariz e/ou boca e vai para a traqueia. A traqueia, ao chegar ao nível dos pulmões, bifurca-se, formando os brônquios principais, um para o lado esquerdo, outro para o direito; estes brônquios também se bifurcam, formando os bronquíolos, que por fim, acabam nos alvéolos. Cada vez que ocorre uma bifurcação, as estruturas vão se tornando progressivamente menores.

Pneumonia

Anatomia pulmonar

Os alvéolos, que ficam no ponto final da árvore respiratória, são bolsas microscópicas que estão em contato com a corrente sanguínea. Através deles são feitas as trocas dos gases respirados (oxigênio e gás carbônico). O alvéolo entrega o oxigênio respirado para as hemácias (glóbulos vermelhos) no sangue e recebe delas o gás carbônico produzido pelas células do corpo. Portanto, como todos sabemos, inspiramos oxigênio e expiramos gás carbônico.

Cada um dos pulmões contém milhões de alvéolos. Se pegarmos cada um dos alvéolos e esticarmos lado a lado, a superfície coberta seria de cerca de 75 metros quadrados.

Na pneumonia, os alvéolos ficam cheios de secreções purulentas, impedindo a entrada e saída dos gases. Nestes alvéolos acometidos pela infecção não há troca de oxigênio por gás carbônico. Quantos mais alvéolos acometidos pela pneumonia, mais grave é o quadro. O paciente com pneumonia extensa pode apresentar insuficiência respiratória, precisando ser intubado e acoplado a um respirador artificial para conseguir manter o sangue adequadamente oxigenado.

Como se pega pneumonia?

A pneumonia pode ser causada, em ordem decrescente de frequência, por: bactérias, vírus, fungos e parasitas.

A maioria das pneumonias são de origem bacteriana. As bactérias que mais habitualmente provocam pneumonia são: Streptococcus pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e Staphylococcus aureus (leia: STAPHYLOCOCCUS AUREUS | Quais os riscos desta bactéria).

Na verdade, “pegar pneumonia” não é termo mais apropriado, uma vez que tal expressão passa a ideia de transmissão da doença entre indivíduos. Na grande maioria dos casos, a pneumonia não é uma doença contagiosa como a gripe ou tuberculose (que pode até ser considerada um tipo de pneumonia). Você pode entrar em contato com um paciente com pneumonia, que, exceto em situações especiais, não haverá risco de contaminação.

Como então surge a pneumonia? Nossos pulmões são órgãos expostos constantemente a micróbios do ar e da nossa própria flora bacteriana da boca. Nós não ficamos doentes o tempo todo porque o pulmão tem seus próprios mecanismos de defesa, que o mantém livre de germes. Entre estes mecanismos podemos citar o reflexo de tosse, a presença de células do sistema imunológico ao longo de todo trato respiratório e a existência de microscópicos cílios na árvore brônquica que “varrem” os agentes invasores para fora das vias respiratórias.

O desenvolvimento da pneumonia depende da virulência do invasor, da quantidade de micróbios que conseguem chegar aos pulmões e das condições imunológicas do paciente. Em geral, uma pneumonia surge quando um germe agressivo consegue penetrar o trato respiratório e encontra o sistema de defesa comprometido.

Situações triviais podem reduzir as defesas do sistema respiratório. Por exemplo: pacientes que fumam apresentam um irritação constante de toda árvore brônquica e disfunção dos cílios protetores. As células de defesa pulmonar também são afetadas pelo cigarro e não funcionam tão bem. Tudo isso favorece o aparecimento de infecções respiratórias. Outro exemplo são os pacientes com gripe. A lesão que o vírus da gripe provoca do sistema respiratório também favorece a invasão de bactérias, que se aproveitam da redução da capacidade do paciente de combater os germes que chegam às partes mais interiores do sistema respiratório. Pessoas idosas naturalmente têm seu sistema imunológico mais fraco, o que as coloca sob maior risco de desenvolver pneumonias. Do mesmo modo, pessoas já debilitadas por outras doenças, como insuficiência cardíaca, alcoolismo ou diabetes, também apresentam maiores riscos.

Temos um artigo exclusivo sobre a transmissão da pneumonia com mais detalhes acerca deste assunto: PNEUMONIA É CONTAGIOSA?

Fatores de risco para pneumonia

Os principais fatores de risco para pneumonia são:

– Idade maior que 65 anos.
– Infecções respiratórias virais, como gripe.
– Tabagismo (leia: DOENÇAS RELACIONADAS AO CIGARRO / TABAGISMO).
– Doenças imunossupressoras ( HIV, transplante, câncer…).
– DPOC (bronquite crônica e enfisema pulmonar) (leia: DPOC | ENFISEMA E BRONQUITE CRÔNICA).
– Usuários de drogas (leia: COCAÍNA | CRACK | Efeitos e complicações).
– Doentes acamados.
– Pessoas com redução do nível de consciência.
– Hospitalizações prolongadas.
– Pacientes em ventilação mecânica (em uso de respirador artificial).
– Pacientes com outra doença pulmonar prévia (sequelas de tuberculose, bronquiectasias, fibrose cística, etc.)

Pneumonia por aspiração

Um tipo gravíssimo de pneumonia é a pneumonia por aspiração. Ocorre em pessoas que vomitam e logo após aspiram o seu conteúdo. É um tipo de pneumonia comum em pacientes com nível de consciência reduzido, que perdem a capacidade de tossir ou de engolir a própria saliva, fazendo com que as secreções da cavidade oral caiam nas vias respiratórias. A via aérea desta pessoa fica exposta a uma quantidade imensa de micróbios, muito maior do que o habitual, favorecendo o desenvolvimento de pneumonia. Um exemplo comum é alguém que bebeu muito e está em coma ou pré-coma alcoólico.

Sintomas da pneumonia

Os sinais e sintomas da pneumonia incluem tosse com expectoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo. Pode haver presença de sangue misturado ao escarro (leia: TOSSE E ESCARRO COM SANGUE). A febre da pneumonia é geralmente alta.

É muito comum a pneumonia surgir como complicação de uma gripe. Muitas vezes o paciente acaba atribuindo seus sintomas de pneumonia à gripe, demorando a procurar ajuda médica. É preciso ter atenção a quadros de gripe que não melhoram, ou até pioram progressivamente, principalmente se o paciente for idoso.

Pacientes acima de 60 anos ou com outras doenças, como insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cirrose, HIV ou uso de drogas imunossupressoras, podem apresentar um quadro mais discreto, com pouca tosse e nenhuma febre. Às vezes, a pneumonia neste grupo se apresenta apenas com prostração e alterações mentais, como desorientação e confusão mental.

Uma das complicações possíveis da pneumonia é a formação de derrame pleural (leia: DERRAME PLEURAL | Tratamento, sintomas e causas), que colabora para o surgimento de cansaço e falta de ar.

Nas pneumonias extensas, quando grande parte do tecido pulmonar está acometido, o paciente pode entrar em insuficiência respiratória, sendo necessária a entubação orotraqueal, ventilação mecânica e internação em unidade de terapia intensiva (UTI) (leia: ENTENDA O QUE ACONTECE COM OS PACIENTES NA UTI).

Pneumonias atípicas

Existe um grupo de bactérias, entre elas Mycoplasma, Legionella e Clamídia, que causam as chamadas pneumonias atípicas. São formas que podem ter evolução mais lenta e com quadro não tão óbvio de pneumonia.

Diferenças entre pneumonia e tuberculose

Muitos pacientes que apresentam um quadro de tosse e expectoração ficam assustados com a possibilidade de terem tuberculose. A diferença está no tempo de evolução da doença. A pneumonia é um quadro agudo que evolui em horas. O paciente fica mal com pouco tempo de doença, procurando atendimento médico já nas primeiras 72 horas de doença. A tuberculose se apresenta como um quadro mais arrastado, com os sintomas piorando gradativamente e o paciente muitas vezes só procura atendimento médico várias semanas depois do início dos sintomas.

Para mais informações sobre tuberculose, leia: TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento.

Diagnóstico da pneumonia

O diagnóstico da pneumonia é feito normalmente com exame físico e uma radiografia de tórax. Análises de sangue podem ajudar, mas não são imprescindíveis. Um bom médico é capaz de diagnosticar uma pneumonia apenas com a história clínica e o exame físico.

Radiografia de tórax com pneumonia

Radiografia de tórax com pneumonia no pulmão direito.

A radiografia, por ser um exame barato e amplamente disponível, é normalmente solicitada para confirmação do diagnóstico. Os alvéolos cheios de secreção aparecem como uma mancha branca à radiografia de tórax, como se pode ver na foto ao lado

O hemograma do paciente com pneumonia apresenta uma grande elevação do número de leucócitos, típico de infecções bacterianas (leia: ENTENDA OS RESULTADOS DO SEU HEMOGRAMA).

Nos pacientes mais graves, que necessitam de hospitalização, normalmente tentamos identificar qual é a bactéria responsável pela pneumonia. Podemos pesquisar a bactéria no sangue (através da hemocultura) ou no próprio escarro do paciente. Em casos selecionados pode ser necessária a coleta de secreções diretamente do pulmão, através da broncoscopia.

Tratamento da pneumonia

As pneumonias são divididas em comunitárias, quando adquiridas no dia-a-dia, e hospitalares, quando surgem em pacientes hospitalizados. A pneumonia hospitalar é mais grave e mais difícil de tratar, pois é normalmente causada por bactérias mais resistentes e acomete pacientes mais fragilizados.

O tratamento das pneumonias bacterianas é feito com antibióticos por no mínimo oito dias. As pneumonias comunitárias podem ser tratadas com antibióticos orais, porém, aquelas que evoluem mal necessitam de internação hospitalar e antibióticos venosos.

As principais drogas usadas para as pneumonias comunitárias são a amoxacilina com ácido clavulânico, azitromicina, claritromicina, ceftriaxona, levofloxacino e moxifloxacino. Esperam-se sinais de melhora a partir do segundo ou terceiro dia de tratamento.

Pneumonias podem facilmente levar à sepse ( leia: O QUE É SEPSE / CHOQUE SÉPTICO ?) e costumam ser importante causas de morte em idosos e pacientes imunossuprimidos.

Já existe vacina contra a pneumonia estreptocócica, causada pelo Streptococcus pneumoniae, o tipo mais comum. Ela está indicada em crianças e pessoas acima dos 50 anos, mas não evita pneumonias causadas por outros germes.

Pegar frio causa pneumonia?

A história do frio é muito difundida na população, mas apresenta apenas uma pequena parcela de verdade. Como eu já expliquei, para se ter pneumonia é necessário uma infecção bacteriana; não basta uma corrente de ar frio para nos infectar.

O que acontece é que no frio (no Brasil poucos lugares fazem realmente frio) o sistema de defesa, principalmente os cílios das vias aéreas, funcionam de modo mais lentificado, o que favorece a invasão de germes. No inverno as pessoas andam menos na rua e tendem a se aglomerar em locais fechados, favorecendo a transmissão de vírus como o da gripe (leia: DIFERENÇA ENTRE GRIPE E RESFRIADO). Como já referido, infecções respiratórias virais são fatores de risco, principalmente em idosos, para o aparecimento de pneumonia.

Agora, ninguém pega pneumonia porque abriu a geladeira com o corpo molhado ou porque pegou uma chuva saindo do trabalho ou do colégio. Felizmente, nosso sistema imune é suficientemente forte para lidar com situações triviais como estas.

Vérsion en español:  NEUMONÍA | Síntomas y tratamiento

"PNEUMONIA | Sintomas e tratamento", 5 out of 5 based on 39 ratings.
Publicidade
  • Tony

    Dr. tive uma broncopnemonia e tomei levoflixacino 1 comp e meio 750mg por 7 dias.
    Curou mas estou com muito efeito colateral do antibiótico.
    Inflamação no ombro, manguito rotator, cotovelos, e muita dor na cabeça do femur. Insonia também. Estou mal. Faz 30 dias que fiz o tratamento e sinto tudo isso. Tenho 35 anos e sempre pratiquei exercícios. Isso é efeito colateral do antibiótoco? Isso passa?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não me parece que seja do antibiótico.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ok, sugestão anotada.

  • Marco

    Doutor podia escrever um artigo sobre bronquiectasias.
    Obrigado

  • Sabrina Santos Pereira

    Doutor,tou com falta de ar,dor nas costas,sem fome,desanimo e já tive pneumonia uma vez quando eu era criança e estes sintomas pode ser uma pneumonia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se tiver febre é uma boa hipótese.

  • Camila

    Doutor, estou com um catarro na garganta há mais de um mês, fico escarrando sempre e sai amarelado, essa semana escarrei com sangue umas duas vezes, e tem me dado febre intensa a noite, pode ser pneumonia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pneumonia não costuma ter um curso assim tão arrastado, com 1 mês de evolução. Porém, tuberculose pode ser assim. Tem que procurar um médico e fazer exames.

  • ENFERMAGEM UNIRON

    Dr. Pedro, o que é cisurite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Cisuras são as áreas que dividem os lobos dos pulmões. A cisurite é uma inflamação dessa região.

  • Luiz Guilherme

    olá D.Pedro estou com muita tosse dor no peito e com umas pontadas nas costas….Pode ser Pneumonia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma das possibilidades.

  • Grace Simão

    Dr. Pedro, bom dia.
    Estou com tosse seca, não tive febre, apenas uma tosse seca e dor lombar.
    O médico ouviu meu pulmão, e disse que não era nada.

    Porém essa tosse não passa, pela manhã há catarro.

    Pode ser pneumonia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pneumonia só com tosse seca e sem febre é pouco provável.

  • Clara

    Fico orgulhosa em ver o grau mental esclarecedor e principalmente o compromisso, a partilha de seus conhecimentos e seu tempo com os demais!

  • Ane Rodrigo

    ola,meu filho teve pneumonia duas vezes do lado esquerdo ,no ano passado,agora esta com tosse com catarro amarelado sem febre pode ser pneumonia novamente?e possivel ter pneumonia sem febre?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pneumonia sem febre é pouco comum, mas não é impossível.

  • Kaynan Rubens Rodrigues

    olá doutor , eu tive gripe forte seguida de febre e muita tosse e com dor nas costa . quase todos esses sintomas eu melhorei menos da dor nas costa que me encomoda muito!! pode ser pneumonia? agradeço desde já !! ( lembrando que a dor nas costa fica mais forte quando eu tosso ou espirro !

    • Gabriel

      Eu estou com pneumonia e sinto estes mesmos sintomas

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se dor piora também com o movimento do tronco pode ter origem muscular pelo esforço da tosse. Se não, pode ter alguma inflamação da pleura. Só fazendo a radiografia do tórax para saber se há algo de errado.

  • agda

    oi doutor,estou com febre alta ,dor no corpo,e cala frios.fui ao médico ele disse que tem um sujinho no pulmão,significa pneumonia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Como “sujinho no pulmão” não é um termo médico, isso pode ter diferentes significados. Pela história pode realmente ser pneumonia, mas não consigo saber exatamente o que ele quis dizer com isso.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, não é normal.

  • Rosangela melo Garcia

    DR sai do hospital que estava com pneumonia,mas o médico mandou eu embora,mas estou sentindo muita dor no torax e muita tosse não estou aguentando de dor.é nomal.

  • Jefersom Lewrenz

    Ola Dr. Pedro Pinheiro!

    minha
    mae esta hospitalizada desde o reveillon por causa de agua no pulmao
    causada pela pressao alta,ela pego pneumonia hospitalar,ela tem 68
    anos,febre nao tem mais isso e um bom sinal que a pneumonia esta sendo
    combatida? os rins chegaram a ser afetados mas ja estao funcionando
    normalmente,o medico diz que pelo exame de sangue nao teve melhora outro
    diz que teve melhora…em fim estou confuso Dr,hoje e o setimo dia que
    ela esta hospitalizada.

    abraço.

  • amorim

    sair au ar frio da noite piora o sitoma da pnemunia que ainda estar em tratamento

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O frio favorece a disseminação de germes e atrapalha o funcionamento sistema imunológico das vias respiratórias. Não é recomendado o paciente com nenhuma infecção respiratória se expor ao frio.

  • Michele Mayra

    Olá Dr Pedro, estou com variações na pressão, dor no peito, costas e falta de ar. Pode ser um sinal de alerta para fazer exames que detectem a pneumonia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você não tem febre, tosse ou queda do estado geral, é pouco provável que seja uma pneumonia.

      • PAULA RENATA

        Toda pneumonia dá febre?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Na maioria dos casos, sim, mas nem sempre.

  • silvana maria

    Doutor Pedro por favor pode um medico disser que alguém esta com pneumonia somente pela escuta e o quadro de febre ,vomito e tosse , mas sem fazer um RX? E se assim for posso eu fazer um RX ja estando quase terminando os remédios passados ? Sou muito alérgica isso tbm influencia me deixa mas predisposta a ter pneumonia? O que deve fazer ? Obrigado desde já.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A radiografia ajuda, mas não é imprescindível para o diagnóstico.

  • Mario

    Dr. Pedro, fui diagnosticado com pneumonia é há 3 dias venho tomando antibiotico, a febre ja baixou, como tenho me sentido um poucomelho, rmas ainda tenho tosse e um intenso suor noturno, principalmente na cabeça. Isso é normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A tose é comum demorar mais a sumir. O suor noturno é que é estranho. Mas se você está se sentindo melhor, a princípio o tratamento deve estar funcionando.

  • Meceis Batista

    ola dr.pedro pegar sol forte piora a pneumonia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Excesso de sol pode piorar qualquer infecção.

  • Publio Dias

    ola doutor como vc associa pneumonia le ??? por que eu estou com uma leve dificuldade de respirar só a noite e de manha com catarro pode ser pneumonia ?????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pneumonia le? Não entendi.

  • Marcelo Rodrigues

    Bom dia Drº. Pedro, caso o paciente fique em observação e tem a sua melhora visível em um ou dois dias, ele já pode receber alta e continuar o tratamento em casa, ou tem que ficar os mínimos 8 dias?

    • marcia

      ola dr. moro no exterior e estou ha 2 dias internada com pneumonia. estou com dores terriveis pelo corpo todo e estou só no soro. o medico nao deu nenhum remedio para dor . é assim mesmo? ou tenho que aguentar essa dor? me ajude obrigada!

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Nenhum paciente precisa ficar sentindo dor. Explique sua situação e peça ao medico um analgésico.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode continuar o tratamento em casa.

  • Pâmela

    Olá Dr. Estou gravida de 7 meses e meio e depois de 10 dias com tosse com catarro e falta de ar fui ao pneumologista, que me indicou cefalexina 1g de 6 em 6 hrs, por 10 dias. Disse q se em 5 ds se não estivesse melhor devia procura-lo. Amanha completa os 5 dias e ainda estou com um pouco de dor nas costas, catarro e se faço mto esforço (se mexer , falar mto) me da falta de ar… Será q ja era pra ter passado todos estes sintomas? Este remedio pode fazer mal pro bebe? Me ajude!! Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, cefalexina não faz mal ao bebê. Mas ele não é necessariamente o melhor antibiótico para uma pneumonia.

  • lucia

    tive bronquite faz um mês mais ou menos agora estou com tosse outra vez sera que tenho que tomar antibiotico de novo.obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se estiver novamente infectado, sim.

  • Ana Paula

    Estou ja a 3 dias com febre alta , dor ao tossir , tosse seca , calafrio , sem vontade de comer e dor no corpo , isso é pneumonia ?
    Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser.

  • Fernanda Nonato

    Boa Tarde! Estou com muita tosse e sentindo um pouco de falta de ar, nesse periodo tive febre de 3 a 4 dias, isso pode ser um principio de pneumonia? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Princípio de pneumonia é um termo que não usamos. Ou é pneumonia ou não é. Uma pneumonia pode estar no princípio e já ser bem grave. Você pode ter uma pneumonia branda ou uma pneumonia grave, esteja ela no princípio ou não. No seu caso, se você tem tosse, falta de ar e febre, já tem todos os sintomas típicos de uma pneumonia. Procure atendimento médico.

      • Fernanda Nonato

        Ok! Obrigada Dr. Pedro Pinheiro

  • Amanda

    Fiz tratamento por pneumonia e já nao tenho mais sintomas, exceto tosse pouco produtiva. É assim msm ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A tosse pode demorar um pouco mais a sumir. O importante é você estar se sentindo melhor.

  • Hellyete

    Parabéns pelo site, foi de grande ajuda.

  • http://facebook sidney casale

    Como é satisfatório saber que existe médicos dessa categoria,com extrema segurança no que apregoa,e com essa visível garra e sede de saber.Quando vemos <> que se preocupam unicamente com sua sobrevivência,como temos aqui na cidade de Rio Claro,um ginecologista,atendendo como tal e também como clínico geral.Não teria problema algum,pois antes de especializar-se todos são clínico geral creio eu.Porém como clínico geral deixa tudo a desejar .Atende mal,e quando está com <> atende a quem lhe convém mesmo atendendo no sus.Parabéns pela dedicação ,que demonstra claramente que ama seu trabalho ,e também com o respeito que tem pelo povo que tanto carece de esclarecimento,pois não se tem acesso a informações tão valiosas. Tenha uma excelente tarde e que DEUS o conserve assim em toda sua trajetória profissional,

  • daiane brito

    Oi Dr olha meu filho ja teve peneumonia e agora teve novamente mas desta vez ele ñ aprezenta febre dores e nem indiposicão alguma mas ele aprezenta um quadro viral muito forte inclusive ele cansa muito estou uzando alguns antibioticoa .
    a minha pegunta é. É possivel ter peneumonia sem apresentar dor febre indisposicão?
    peneumonia pode levar a orte?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      1- Não é o mais habitual pneumonia sem febre e sem queda do estado geral, mas não é impossível.
      2- Sim, se não tratada adequadamente, a pneumonia pode levar à morte.

  • Evanildo Araújo dos Santos

    Olá, Bom dia!
    Dr. Pedro em primeiro lugar é um prazer manter esse contato.
    Vou fazer uma apresentação na Escola sobre “Pneumonia”. Desejo saber do Senhor porque algumas bactérias estão se tornando cada vez mais resistentes ao uso de certos antibióticos no combate a essa patologia? A apresentação vai acontecer no dia 21/08/13. Aguardo resposta por e-mail. Muito Obrigado, fique com Deus.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      A resistência aos antibióticos não ocorre só na pneumonia, ela é geral. A principal causa é o uso indiscriminado e pouco criterioso de antibióticos.

  • Rosangela

    Dr boa tarde!
    Fui diagnosticada com pneumonia, fiquei enternada por 4 dias e agora terminei o último antibiótico oral hoje. Mas tenho muita dor nas costas e fiz um rx ontem a Dra disse q está normal. Porque tenho dores na coluna será? Tossia bastante durante esses dias e ainda tusso.Me ajude

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Pode ser lesão muscular pela tosse.

  • http://amanda AMANDA

    Ola Dr Bom acabei de receber a noticia da medica que meu irmao de 8 anos esta com pneumonia e esta sentindo muita dor no peito ele nem consegue andar direito de tanta dor, eu estou mtu preocupada e a medica so passou um antibiotico . Sera que isso pode ajudar tenhu medo de piorar por favor me ajude

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Em geral, não é preciso mais nada para tratar pneumonia além do antibiótico.

  • osni lima

    dr.obrigado agora posso ficar mais tranquilo…muito util esses procedimentos

  • Róger Melo

    Muitíssimo útil o site Dr.
    Está de parabéns!!!

  • marcela

    meu marido esta com penomonia fas 1mes emeio ficou emternado 20 dias e nao melhorou agora e pra ele faser drenagem no pulmal qual e o antibiotico que ele deveria tomar porque ate hoje nao deran nada pra ele tomar e ele semte muita dor e febre por favor me ajudem

    • Pedro Pinheiro

      Marcela, não posso prescrever antibióticos à distância e sem conhecer o caso. Seria muita irresponsabilidade minha.

  • Luciano serra

    Porque nao posso trabalhar?

    • Pedro Pinheiro

      Porque pneumonia é uma infecção grave. Se você tem mesmo pneumonia deveria estar em casa de repouso.

      • Rayane Richart

        Ooi

        eu tenho 9 anos. Minha mãe esta com dor em todo o corpo dela e ta com gripe oque é isso??

        • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

          Rayane, em quadros de virose é comum a gente ter dor no corpo. Isso por si só não significa nada de mais.

  • Luciano serra

    Ola doutor estou com peneomonia e trabalho em uma clinica ortopedica tem um colega que esta com turbeculose isso pode agravar a minha situaçao obrigado.

    • Pedro Pinheiro

      Quem tem pneumonia não deveria estar trabalhando. E se o seu colega tem tuberculose ainda em fase contaminante, também não.

      • Luciano serra

        Tenho um filho de sete anos e etou com medo que ele pegue tambem

  • guilherme

    Parabéns pelo site! Simplesmente espetacular seus artigos. Minha avó há algum tempo pegou essa bactéria pseudonoma aeruginosa e nenhum médico que ela consultou ligou a tosse dela a um princípio de pneumonia e que isso estava diretamente ligado a essa bactéria. Agora, que li mais este artigo, me sinto mais motivado, pois ela está tomando um antibiótico que é potente no combate a pseudomona…

  • Cinthia R

    Olá Dr.Pedro, tudo bem? Quando eu era um bebê, minha mãe disse que eu “peguei” princípio de pneumonia. Sempre quando meu peito fica frio, eu tusso. O Sr. acha que isso realmente tem algo a ver? Agora mesmo, minhas costas estão frias, e e só colocar um casaco que a tosse pára.

    Obrigada
    :)

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve ter relação.

  • David Costa

    Prezado Dr. Pedro,
    Fui diagnosticado com pneumonia “leve”. No meu prédio existe uma infestação de pombos devido a um vizinho inconsequente que os alimenta.

    Pergunto: Pode haver alguma relação entre pneumonia e aves como pombos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, mas é um tipo de pneumonia diferente, causada por fungos.

  • Rafaella

    Oi Dr. Pedro Pinheiro… Estou com tosse faz um mês e uma gripe que não passa… Estou com medo de ir ao médico e ele simplesmente dizer é uma gripe como sempre dizem… mas também estou com medo de ser alguma coisa mais grave… O que eu faço espero mais um pouco ou vou ao médico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vá ao médico.

  • Paula Regina Mendes Sampaio

    Gostei muito deste site,é tudo bem detalhado e não deixa dúvidas.Pelo menos pra mim,muito bom mesmo parabéns.Agora só vou fazer minhas pesquisas e curiosidades no MD.Saúde.Não dá nem vontade de sair deste site,aborda muitos temas interessantes

  • Ilaine Ramos

    Ola.. Pedro, plis!!!

    Senti um cansaço.. e procurei um profissional da saúde.

    Tive um diagnostico de Pneumonia…comecei um tratamento com antibiotico e inalação…porem eu nao sinto nada..estou com uma tosse seca…mais nada..o que devo fazer me encaixo na Pneumonias atípicas ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A tosse seca pode ser só residual. Se você se curou mesmo, ela deve desaparecer com o tempo.

  • ANA PAULA

    Ola bom dia a minha filha está com pneumonia fiz o tratamento com amoxilina por 12 dias quando o remedio acabou ela continuou a tosse eo cansaso no peito e sentindo dor no peito sera que ela ainda está com pneumonia.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só sendo reavaliada pelo médico pra saber.

  • Marcelo Pardo

    Parabéns pelo excelente trabalho de socialização do saber. Encontrei seu texto após pesquisa sobre o tema, em função de uma tosse que tende a surgir quando estou mais exposto ao ar condicionado. Minha casa é muito úmida e desconfio de problemas com os fungos que nesta época do ano em minha cidade, costumam se proliferar pelas paredes.

  • vinicius

    Tosse com pouca secreção durante 20 dias e dores nas costas, podem sintomas da pneumonia tambem?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder sempre pode, mas 20 dias já é muito tempo de evolução. A pneumonia não é uma infecção tão arrastada assim. Ela costuma ficar bem grave em poucos se não tratada.

  • disqus_xEIOrZHSYk

    Ola meu nome é Regina Célia tive pneumonia e ja tomei to medicamento nao sinto mais nada como saber se estou curada obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não ter mais sintomas é um sinal de cura

  • sandra fernandes

    ola Dr Pedro, sou enfermeira e trabalho em USF. Gostaria de te parabenizar pelos excelentes conteúdos do site, e principalmente pela forma que vc os trata usando palavras e textos de fácil compreensão a todos. E tb deixo aq meu elogio a vc, me parece q além de bonito, inteligente é simpatico. bjoss

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      :D

  • Nancy F. Fontana

    Bom dia doutores. meu marido tem 63 anos é diabético, e foi diagnosticado pneumonia, ha 5 dias está tomando antibiótico e a febre continua, não com tanta frequência como os dois primeiros dias, mas ainda não melhora, minha pergunta é, esta quadro está dentro da recuperação normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com 5 dias de antibióticos já era para haver uma melhora nítida.

  • Giseli

    Boa noite Dr, minha irmã tem 27 anos, fumante passiva, teve em novembro 4 costelas fraturadas do lado direito após muitas crises de tosse, a médica solicitou exame de sangue, raio x e cintilografia ossea, pois suspeitava de c.a. nos ossos, ela melhorou, mas agora dia 12 de março ela tossia muito a e referiu forte dor no tórax do lado direito, estava tendo febre há dias ,então meu pai a levou na UPA, realizaram raio x de torax (só de frente), e foi contsatado que ela havia fraturado 1 costela e trincado outra foi encaminhada para internação na Santa Casa, fizeram exame de escarro pois suspeitavam de tuberculose, o resultado foi negativo, o hemograma dela estava todo alterado, diagnosticaram pneumonia e ela estava com derrame pleural do lado direito cerca de dois terços de secreçao no pulmão, apresentando muita tosse e febre, foi realizado raio x e verificaram que não havia quebrado 1 costela e nem fraturado outra e realizaram tomografia( segundo o médico o resultado indicava o derrame pleural, somente), na realização de uma outra radiografia para verificar o derrame pleural do lado direito foi verificado uma mancha como um nódulo de 5 cm, redondo como o fundo de um copo, os médicos falaram para os meus pais que não sabem o que é, ela realizou dia 24 de março outra radiografia mas esta foi lateral e ainda apresentou o nodulo ou massa circular e opaca nas bordas (branca) e querendo escurecer no centro, estamos aguardando o laudo do radiologista, mas voce acha que pode ser o que está massa, esta mancha do lado direito, o derrame está diminuindo, aguardo ansiosa o seu parecer, obrigada.

  • Lucas Eufrásio de Moura

    ola, Dr. Pedro já passei em dois médicos,játomei antibioticos,antienflamatório e nada de melhorias,tenho muito dor nas costas,dor no peito e muita tosse,passei um nervoso grande nervoso…pode ser dores do nervosismo

    obs:(meu nome e marina)
    obs:(qual é o remédio)

    por favor responde :D

  • Lucas Eufrásio de Moura

    ola, Dr. Pedro já passei em dois médicos,játomei antibioticos,antienflamatório e nada de melhorias,tenho muito dor nas costas,dor no peito e muita tosse,passei um nervoso grande nervoso…pode ser dores do nervosismo

    obs:(meu nome e marina)
    obs:(qual é o remédio)

    por favor responde :D

  • Bárbara Oliveira

    Olá Dr. Pedro! A pessoa com pneumonia pode se alimentar normalmente?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se estiver em boas condições, sim.

  • Patricia Silva

    Boa tarde Dr. Estou com muita tosse sem nenhuma secreçao. Só um pigarro insistente e coceira na garganta. Depois de tanta tosse e alguns xaropes sem resultado, estou sentindo dor no peito, do lado esquerdo… uns lances de dor. Devo procurar um Nefrologista? Grata.

  • naina vitorino szmyhyhiel

    Boa tarde Dr. meu nome e naina tenho um filho de 06 anos meu filho teve a 1 pneumonia com 2 anos de idade ficou internado pois quando chegou no hospital sentia fortes dores abdominais e muita febre ,depois de um exame de sangue constatou uma pneumonia bacteriana so que o hospital liberou meu filho com apena dois dias de internaçao alegando que ele ja estava bem de la para ca meu filho ja teve 12 pneumonias esse ano ele voltou a ser internado e ficou por 14 dias no mes de julho, ele retornou com o expecilaista e foi indicado uma bombinha chamada clenil 250 mg onde o expecialista atravez d rx disse que ele tem asma,mas Dr meu filho continua ruim essa semana que passou teve novamente pneumonia o medico receitou Zinatt por 10 dias fiz o tratamento correto mas quando foi no dia seguinte meu filho ja stava tossindo novamente com o nariz escorrendo e com uma secreçao verde escura….eu ja nao sei mais para onde correr ja estou ficando deesperada, sera que e o caso de procurar outro pneumologista?

  • http://twitter.com/leidson1000 leidson souza

    e normal quando tem pneumonia urina muito escuro e a barriga fica inchada ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Claudia Dias

    Olá Dr…Tenho 28 anos sou fumante há 12 anos,ha algum tempo comecei a sentir dores nas costa na altura do pulmão direito e a sentir um pouco de falta de ar,procurei o médico do SUS e ele falou que não era nada como fui demitida do meu emprego então perdi meu plano…Mas será que é algo pra se preocupar ou será apenas dores musculares,não tenho febre nem tosse apenas dores nas costa e um pouco de falta de ar…Desde já agradeço…

  • Neusa_pavao

    dr meu pai tem 73 anos teve pneumonia ha quase um mes ficou enternado foi tratado com antibioticos .so que ele continua com ansias de vomitos.só elimina catarro atraves do vomito e tem muito soluços.isso é normal?

  • Tania Mara

    Boa tarde minha neta de 6 anos passou mal e foi levada ao medico que diagnosticou ser pnalmonia ,mas ela não tem febre alguma , E normal ter pnalmonia sem febre, receitou inalação com 4 gtas de berotec 4x ao dia e um antibiotico Novamox 2x esta certo este medicamento

  • Illasousa

    Dr. me ajudou muito pois descobri hoje que minha mae esta com pneumonia bacteriana ; pesquisei e o senhor me esclareceu praticamente tudo obrigada amigo . Deus lhe abençoe mais e mais.

  • Edson Poli

    gente me ajudem ai por favor! Eu sinto falta de ar o dia todo e estou com perda de peso !o que pode ser?

  • Edina Zanotti Izuii

    eu estive internada durante 4 dias com suspeita de tuberculose que depois de muitos exame o diagnóstico foi pneumonia ,ese esclarecimento sobre pneumonia para mim foi de muita importância pois fiquei sabendo algo da doença,gostaria de saber porque não pode ficar deitada eu fico mais sentada

  • Lucas

    há uma semana tenho sentido fortes dores na região das costelas (esquerda),quando levanto o braço esquerdo. Apresento um quadro de gripe moderada. Devo procurar um médico ou esperar um pouco mais? Obrigado

  • Davianeaa

    Doctor Pedro, minha filha tem doze anos e ja esta com febre a 25 dias, ja levei no medico e o doutor disse q era pneomonia bacteriana ,so q ela ja tomou o antibiotico por 11 dias nao fez efeito( sinot clav) o medico passou outro(ceclo bd) e ja tem 5 dias e a febre nao passa todos dias tem 2 vez ao dia. Estou muito preocupada nao sei se e mesmo peneomonia, Comecou com uma ingua atras da orelha depois dores de cabeca e falta de apetite,depois vinheram as febres e dor pelo corpo e juntas,nao sei mais o q fazer de de uma luz . Grata daviane

  • Geminianafaria

    Dr. minha filha é portadora de Down, esta com pneumonia, já esteve internada por 5 dias mas não melhorou faz 5 dias que saiu do hospital e esta tomando os medicamentos em casa Sulbamox BD (AMOXILINA1000+SULBACTAM250).Continua com febre e dores na região pulmonar do lado comprometido…estou muito preocupada, não sei o que fazer, por favor me ajude!!

  • Geminiana Faria

    Dr. minha filha é portadora de Down, esta com pneumonia, já esteve internada por 5 dias, teve alta à 5 dias e está tomando medicamentos em casa mas não melhora( sulbamox bd)=amocilina 1000+sulbactam 250. Ela sente dores do lado que esta comprometido e chora muito…não sei o que fazer é normal? me ajude por favor.

  • Osman

    Meu filho de 2 anos e 10 meses, foi diagnosticado com Pneumonia. Iniciamos a medicação, porem o que me causa estranhesa e que alem do antibiótico e do decongex, foi receitado 4 gotas de berotec e 8 gotas de atrovent via nebolização, não seria uma dose muito grande para essa idade? estou com medo de ministrar tais medicamentos, gostaria de saber sua opinião! Obrigado.

  • Fabiano Bento

    Visitei meu irmão no Hospita com Pneumonia, dias depois fui diagnosticado com o mesmo problema, isso ja faz uns dois ou tres meses, fiz o tratamento com antibiotico, e ainda sinto dores no peito e muita tosse seca. Voltei ao medico e fiz dois exames Bak(escarro) e Cultivo, e ambos não apresentaram alterações. O medico disse que esses sintomas são normais e que realmente podem durar meses para ficar 100%.
    Mas continuo achando estranho depois de tanto tempo, ainda tenho dores no peito e muita tosse seca, tosse essa que vai e volta durante o dia. Isso é normal?? Realmente faz parte do tratamento? Porque meu irmão não tem nenhum desses sintomas, desde que saiu do Hospital!

  • Aline karolina

    Minha filha esta com pneumonia e hoje é o terceiro dia que ela esta sendo medicada,mas não estou vendo melhora ela continua com febre alta,vomito e falta de apetite.O que eu faço doutor?

  • Sa-pinha

    Sinto alguma dores nos peitos, de vez em quando e isso já faz um tempo, depois que tive catapora venho sentindo coisas estranhas no corpo, teve um dia que o meu coração disparo estava pulando muito, isso não veio mais a acontecer… mais continuo sentindo dores do pescoço pra baixo e as vezes começo a tossir do nada uma tosse cheia, pode ser sinal de pneumonia ou algo parecido?

  • Kadu

    Muito bom o artigo.
    Luiz Eduardo

  • Edina

    Dr. Pedro, fui diagnosticada com pneumonia, estou tomando a 08 dias o levofloxasino, e continuo com muita tosse e catarro, falta de ar e muita dor de cabeça! É normal estar me sentindo ainda assim?

  • Daniella

    Excelente artigo. Nós- vitimas do SUS, podemos “nos socorrer” atraves disto, ao estarmos mais informados… Obrigado Dr. Pedro

  • jorge rosa de menezes

    olocando calor em cima do pulmão, prejudica quem está com pneumonia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, mas também não ajuda.

  • Gabriel

    Dr. por favor , minha mae ta com pneumonia.. ela tomo todas as medicação .. mais continua com falta de ar cansada e com tose.. e isso ja faz mais de 1 mes ! ela ja tomo 14 injeção e muitos remedios e continua um pouco doente , nao como antes.. mais ainda ta de cama.. oque fazer ?? ja foi varias vezes no medico

  • Eni

    gostaria de saber se alguma batida forte no peito ou nas costas pode causar pneumonia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Ormondff

    meu filho tem 5 anos,esta tossindo a algumas semanas sem parar, uma tosse muito carregada, ele tem renite alergica e bronquite, esta tomando amoxilina e predsim e sintomas nao passam. de 2 dias pra ca começou a ter febre. pergunto: pode esta evoluindo para pneumonia?

  • shirley

    olá, me ajudem minha filha ficou internada 11 dias por conta de uma suposta pneumunia que os medicos desconfiam de atelectasia, ela teve alta do hospital no dia 11. 09 voltou para uma revisão dia 17. 09 fez um raio x e ainda não fechou ainda tem uma linha bem fininha no pulmão dela tipo uma rachadura já acabou com o uso dos remedios e só vai retornar para uma nova revisão no dia 26.10 e ja está resfriada novamente c/ catarro, o que devo fazer me ajudem!!!

  • jose carlos goncalves valereto

    tive pneumonia no dia 26/09 fiquei 3 dis sendo medicado o medsico me receitou antibioticos inalcao e acetil cisteina como apos eu tomar todos os medicamebntos poderi fazwer ukm novo raio x para saber como eu estou

  • camila

    eu vou ter q procurar um médico urgente do nada fiquei ruim, num dia tava boa no outro tava ruim, no começo a garganta´doia, raspava ai começou uma dor no peito e eu tomando remédio em vez de melhorar ta ficando mais forte.
    tava fugindo de ir a um hospital, mas não ter geito vou ter q ir, tomara q seja uma gripinha.
    obrigada por esclarecer o q esssa doença.

  • Edcleidesantos

    Me chamo Edcleide, minha filha teve uma bacteria no sangue e uma mês depois estava com pneumonia essa bacteria pode ter provocado a pneumonia? ela esta tomando Aerolin, Hixine, Clavulin e clenil A .

  • Deuvanice

    sinto uma dor nas costa a mais de um ano fui a um medico fiz o raix o medico disse que era peneumonia passo remedio tomei direitinho mas nunca passou a dor e a falta de ar fui em outro medico fiz outro raix ele disse que meu poblema era coluna estou em duvida qual a doença que tenho mesmo vc pode me ajuda ?

  • Cleide

    Doutor minha filha esta tomando cefadroxila para pneumonia ha 5 dias e afebre dela não passa! o antibiotico não está fazendo efeito? me ajude por favor!!! obrigada!

  • Renison_nil

    eu fiz um raio x do torex e veio escrito *ausência de condensações alveolares nos pulmões.gostaria de saber o q é isto?

  • Andreisilveiraalves

    minha filha foi diagnoticada com infecçao urinaria e esta tomando cefalexina 250mg de 6 -6 horas estamos no terceiro dia mas hoje ela ainda apresentou febre que cedeu logo com o anti – termico e normal

  • Gisele Costa_20

    eu estou com dor no pulmao quando eu respiro o que pode ser

  • Isis

    oi,tenho um bebe de 7 meses,ele ja teve pneumonia aos 3 meses,tem alergia ao monte de coisas, esta muito gripado e tussindo muito e tambem tem febre. pode ser pneumonia dinovo??

  • emerson

    Oi , minha filha tem 4 anos e ela está com uma cor de pele meio amarela e com olheiras, congestão nasal sem febre .No ano passado ela teve tres pneumonias , ela tem alergia a leite e soja e a semana passada ela comeu presunto . Gostaria de saber se o Sr acha que ela pode estar com pneumonia novamente ? teve tosse seca a treis dias a tras porem a dosi dias não teve mais tosse. GRATO

  • Gildinha

    OI. Tenho 47 anos e fuma a uns 20 em média 05 a 6 cigarros dia, Tenho 54 kl 1,67m, e contraí pela segunda vez este ano a pneumunia, e 1 foi em fevereiro e a segunda iníciou agora em setembro mas precisamwente na quarta-feira passsada, estou usando o medicamento de nome LEVOFLOXACINO,. gostaria de saber se o hábito de fumar é que aocaciona esta doença ou se é meu sistema imunológico que esta sempre abaixo sa média, o que devo fazer sinto dores e tenho muita dificuldade em largar o cigarro, se bem que quando acontece esse tipo de problema eu não fumo.

  • Ellaananda

    descobri que estou com pneumunia mais ja estou em tratamento eu treino boxe e malho tem algum problema

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Durante o tratamento o ideal é fazer repouso.

  • Natália T.

    Doutor, meu nome é Natália!
    Nos últimos 6 meses, tenho tido algo parecido com resfriado, mais fico com dor de garganta, febre e com mto dor de cabeça! Fico sem apetite total, minha respiração fica rápida e curta, minhas costas doem e fico com catarro.. mais sem tussir ou espirar.
    Já tomei remédio de gripe, no começo melhorava e antibióticos!
    Minha mãe e o meu irmão, estão suspeitando que eu possa estar com pneumonia!
    Será que é provável?

  • Mariane Campagnoli do Couto

    oi minha filha tem 2 anos e ela ta tomando amoxilina+ clauvulanato de potassio,para infecçao na garganta, ela ja tomou 3 doses, mas é só acabar o efeito do antitermico e a temperatura dela vai para 38,6, ta normal? ainda nao deu tempo do antibiotico fazer efeito?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É preciso esperar 48-72 horas para avaliar o efeito do antibiótico.

  • Elaine

    diarreia é normal ter na peunamonia??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ocorrer.

  • Karen

    Sempre tive catarro… sensação de gripe sempre… nunca melhora… já tomei de tudo antibiotico, xarope, inalação, ibuprofeno, já fiz de tudo e sempre estou com catarro e resfriado…. o que pode ser?

  • Junior

    Tenho pneumonia sempre. Cerca de 5 x nos ultimos 4 anos. O que posso fazer pra melhorar o meu sistema imunologico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nem sempre a culpa é do sistema imunológico. É preciso investigar o motivo primeiro.

  • Adrianopupy

    Minha mãe , fumante ha 45 anos , tem 65 anos de idade .
    Ela está na UTI ,inconciente, por ter sofrido uma parada respiratória .
    Ela está respirando por aquele “caninho” que põe na boca .
    Infelizmente ela acusou pneumunia já .
    O senhor acha q seria melhor ela respirar mecanicamente pela traquea , ou
    aquele “caninho” é que é o ideal ???
    Me responda por favor e por tabela ajude aos outros também. Obgdo

  • Christianovitch

    prezado doutor pedro, minha namorada fez cirurgia plástica semana passada, retirou 700g de cada seio, ao acordar da cirurgia se deparou com um frasco que estava com formol e do que retirou do seios, minha namorada levou p/ casa e não sabe como descartar, com certeza não deverá colocar no lixo, como deverá ser feito o descarte? ajude-nos por favor, atenciosamente christiano

  • leiliane

    estou com pnemonia ja tomei varios medicamentos melhora mas quando acaba o efeito do remedio volto a sentir dores forte e calafrios e queimaçao o q tenho q fazer nao quero ficar internada

  • Rosamgelamello

    perdi as contas de quantas vezes tive pneumonia, agora estou mas sinto mais dores que antes , cansada demais

  • Luana Castro

    Queria saber se pneumonia é transmissível entre as pessoas.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A maior parte delas, não.

  • Rosangela Gomes rosa

    Ola eu tenho asma grave faço tratamento com foraseq a 3 anos atras fiquei enternada na uti agora sinto muitas dores na costa e falta de ar alem disso estou com tosses e quando atosse vem os catarros tambem nao estou me alimentando pois nao tenho vontade oque devo fazer?

  • Edson_eletrobras

    Edson (Mineiro). Como é bom tirar dúvidas é esclarescimentos com profissionais da área, obrigado…

  • Ana cristina

    bom dia meu irmão tem 33anos tá com pneumonia toma remédio controlado como devo cuidar dele para ver boas melhora quais são as regras que devo seguir.

  • Leonardo

    Li todo o artigo, estou a 1 semana tomando xarope para tosse, benegripe, vitamina C e anti-inflamatório para a garganta. não melhorou nada, só piora.
    Quase todos os sintomas aparentemente eu tenho, como escarro, tosse, dor nas costas, falta de apetite e sinto que meu fólego não está bom, estou cansando pra subir escada, e olha que pratico atividades regulares e meu IMC está certo.

    Bom estou colocando minha blusa, e indo pro Hospital já, eu mesmo, lendo isto aqui, tenho certeza que peguei pela primeira vez na vida Pneumonia.

    Tenho 29 anos.

  • Micheleo Bastos

    Meu nome é Michele e adorei a explicação, me ajudou muito.Parabéns!

  • jussara

    meu nome é Jussara hoje eu acordei com muita dor nas costa direita e no estomago no eu respira doei muito.

  • Simeia

    Meu filho está com tosse a duas semanas, está tomando xarope abrilar e prelone, só que a tosse nao para e as vezes tosse até vomitar, e hoje amanheceu reclamando que quando respira doi o peito. Isto pode ser começo de pneumonia?

  • Danibr02

    minha mae comecou com pneumonia ha 10 dias apos 10 dias a bacteria nao havia sido eliminada totalmente e trocaram o antibiotico logo apos ela comecou com fraqueza muscular nos membros inferiores e o caso foi se agravando ate que ela nao levanta mais da cama , agora esta tambem com os membros inferiores.. fez o liquido da medula e nao acusou infeccao mas deu um aumento de ptn que estao achando q e inflamacao do SNC, como isso acontece?? qual e o tratamento adequado? ela voltara a andar? estou muito nervosa e preocupada.

  • Dayana

    Dayana.

    tenho 28anos e to gravida de 13 semanas tem quatro dias que passo mau, tossindo, sinto que tem catarro mas não e na garganta e no peito parece que esta pregado, não sinto fome, fiquei com febre o dia inteiro e ando muito indisposta. nâo estou gripada e nem com garganta doendo. quando vou tossi me da falta de ar e doi muito uma dor que sobe do peito ate a garganta que parece que vai explodir não sei o que fazer.

  • Luizachagasamorim

    a pneumonia q foi constada em 30.08, está igual a da foto sua, bem pq, estou medicada.Mas, gostaria d saber se é q tenho q ficar d repouso, direto… agasalhada, deitada, por favor gostaria d ouvir sobre essa situação. muito grata….e parabéns pelas explicações….com muita firmeza e transparência!!! um abraço

  • Sgt Bm Quaresma

    muito obrigado vcs explicam muito bem a situação nos dando a oportunidade de identificarmos tal patologia

  • Núbia

    tenho esses probleminhas respiratório, tirei muitas dúvidas relacionado a essa doença, atualmente tô acometida pela pneumonia, que não é a primeira vez ha cinco anos atrás, só que mais grave, demorei a buscar ajuda, agora depois de uma semana de gripe, com tosse e sangue no catarro, me preocupei, mais imaginava que seria tuberculose, já que trabalho num hospital, por isso corri atras, já sinto melhora. Muito obrigada pelas informações produtivas.

  • everton

    minha mulher tem umas fisgadas nas costas  tosse dor no peito e dificuldade para respirar pode me dar uma dica do que seja.

  • Echaconnavas

    Boa Tarde, a identificação de uma pneumonia causada pela bacteria: 
    Moraxella catarrhalis, pode ser confundido em um diagnostico como uma neoplasia pulmonar?

  • Danielle-lua

    Minha filha está com principio de pneumonia ela tem 7 anos, está tomando sinot (amoxicilina) por 10 dias de12 em 12 horas e kóide D por 7 dias de 8 em 8 horas,quando acabar de tomar os remédio, como vou saber se ela melhorou dessa doença?

  • Paulino

      A pneumonia pode ser transmitida de pessoa para pessoa, através de secreções respiratórias contaminadas. Então se eu entrar em contato com uma pessoa com pneumonia, sem determinadas precauções, a verá risco sim de contágio.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, a pneumonia não é transmitida que nem a gripe.

      • Willingy25

        Dr eu vivo em angola e aqui os tratamentos para pneumonia são feitos RIPE…. e é seguro assim falo isso porque eu estou a fazer o tal tratamento tenho feito apenas a primeira parte em 2mês e meio e agora deu uma recaida e me receitaram novamente o RIPE… Mais me receitaram uma ja conjugada onde vêm todos os remédios… e devo tomar 4comprimidos do mesmo tipo durante 30dias que será 120 e assim voltar a fazer o controle para depois tomar mais comprimidos… será o mais correcto. willingy25@hotmail.com

  • Dmonicaalmeida

    fui na emergencia com sintomas de pneumonia. foi passado um raaio x e um hemograma, mas eu nao pude ver os exames. A medica disse que não era pneumonia, mas passou 
    levofloxacina, prednisona e clenil A.  Mas eu tou com uma dor muito grande ao respirar. nao consigo dormir. vou em outro medico amanha. se não é pneumonia o que é?

  • neilaw

    fui diagnosticada com pneumonia ,sem tosse ,so dor no peito costas e flancos D e E  .Estou tomando amoxillin 1000mg (augumentin SR)+ clavonato por 7dias
     esta dosagem e correta 2 comp  duas vezes ao dia ?

  • patricia

    bom dia dr.minha filha tem 5 anos e esta com pneumonia .ja toma remedio faz 10dias antibiotico a febre passou mais as vezes fica ainda com tosse fica meio mole sera que ainda continua com a enfeccao.o que fasso

  • Nered Fernandes

    1-causa da pneumonia você não fala mas ajudou o meu trabalho

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Falo sim. Releia o texto com calma.

  • Mozart

     Depois de uns 10 dias tossindo e com catarro (claro) resolví procurar ajuda médica,  no raio X de torax, apareceu umas pequenas manchas  brancas no lado direito do pulmão, a jovem médica disse: voce está com uma pneumonia….. é preciso deixar claro que, além da incomoda tosse, não tinha nenhum outro sintoma, como febre, dores no corpo prostação etc….mas o que me assustou, e me fez ir ao pronto socorro, foi a perda do apetite, daí lembrei da minha avó, que dizia :  normalmente nosso corpo é que combate a maioria das doenças, mas se voce perder a fome “fica esperto”   voltando ao assunto, a médica me prescreveu o Azitromicina 1 cap. durante 5 dias, e podem acreditar: 4 horas depois do primeiro comprimido, os sintomas desapareceram uns 80%, a tosse quase sumiu, as secreções acabaram, e como num passe de mágica, meu estado geral ficou muito bom, e se minha avó estivesse viva diria: ” um santo remédio “

  • Leka-dorante@yahoo.com

    como evidar a pneumonia minha filha teve uma ver tenho medo da seguada ver obrigada

  • monica

    Meu filho foi diagnosticado com pnemonia há 5 dias e mesmo tomando o antibiótico prescrito, continua tendo febre desde o início do tratamento, 5 dias.
    O que devo fazer?

  • Dora Hidalgo

    meu filho estava internado com pneumonia ele tem 1 ao e 6 meses, o que dar pra ele comer e beber agora que estamos em casa? para ajudar na melhoria dele?

  • Paulo

    Dr. Pedro
    Minha mãe, com 68 anos, está internada com pneumonia. Dentre os sintomas habituais da doença, vem apresentando uma perda rápida de peso e confusão mental. No seu exame de sangue apresentou um alto grau de infecção. Isso pode ser um indício de Sepse? Que exames podem ser feitos para detectar mais profundamente o grau de avanço da doença?

  • Eliana_corinthians

    Bom dia doutor Pedro, meu nome é Eliana gostaria de saber fora os antibióticos tem algo mais que possa fazer para ajudar a melhorar  a pneumonia??

    Grata

  • William

    Parabéns pelo artigo doutor. Minha mãe tem 61 anos, é diabética, há 6 meses realizou uma cirugia de ponte de safena e agora contraiu pneumonia. Ela está internada e a diabetes não baixa de 400 (mesmo com insulina), além da taxa de sódio estar em 125. Acredito que ela esteja recebendo o tratamento adequado, mas ainda acho o risco dela piorar alto. A situação dela descrita no início (diabetes e cirurgia) pode contribuir para uma evolução negativa do quadro?

  • Eucleziaramos

    dr. pedro me ajude por favor meu pai tem 76 anos e está com infecção pulmonar ele tem chanche de se reculperá e quanto custa esse tratamento particular

  • Jhoeliton_1

    to tomando remedio para tratar a pneumonia posso fumar????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Fumar provoca dezenas de doenças. Você não deve fumar independente de estar ou não tratando uma pneumonia.

  • Fonsecamariadasgracas

    Eu ja tive 3 pnemonias sai de uma ha 2 semanas, como faço par não ter outras vezes?

  • sabrina

    dr.pedro pneumonia tem cura?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, com antibióticos.

  • Lucimar

    Parabéns pelos artigos Dr. Pedro!!! Muito válidos para nós “população” que quase não temos conhecimentos sobre a medicina e na maioria das vezes que vamos ao médico, eles não explicam nada (estão sempre apuradinhos) deixado-nos sempre na dúvida! Amei e já coloquei nos meus favoritos para acessá-lo sempe que necessário. Obrigada

  • Simone

    Bom dia Dr.Pedro
    minha filha teve pneumonia atipica em março e ficou 2 meses com uma tosse horrivel que parecia tosse de tuberculoso, tomou 3 tipos de antibioticos,xaropes e corticoides ai melhorou, mais agora em junho a tosse voltou da mesma forma ficou +ou- um mês usei varios xaropes, e agora tem uma semana que ela ta tossindo só que agora é uma tosse tipo de gripe com catarro diferente das outras que era forte e meio seca.o que eu gostaria de saber se é interessante dar vacina de gripe e pneumonia nela ela tem 15 anos e tem imunidade baixa.
    obrigada 

  • Letícia Andrade

    oi bom dia, eu queria saber se quando estamos 
     com principio de pneumonia 
    ficamos internado ?
    Letícia Andrade.!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe princípio de pneumonia. Ou o paciente tem pneumonia ou não tem pneumonia. O que erradamente se chama principio de pneumonia é um quadro de pneumonia com pouca gravidade, o que geralmente pode ser tratado sem internação hospitalar.

  • Reginaldo

    Boa tarde Dr.
    Gostaria de saber se na pneumonia, a dor no peito que se sente esta relacionada a dor nos pulmões ou aos músculos diafragma e intercostais.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pulmões, mas se houver tosse excessiva pode também doer a musculatura.

  • http://profile.yahoo.com/DDGXPZVM5KJXHDU5KJMWW3JK4M Pam

    olá pedro, fui diagnosticada  através de exame de sangue que estou com principio de pneumonia e o médico me receitou os antibioticos. Após o tratamento como posso ter certeza que fiquei boa? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Os sintomas devem desaparecer.

  • Anavaldanereu

    meu companheiro tá com pneumonia ele é portador de hiv e tem 37 anos e o exame de cd4 300 e para a pneumonia foi passado o medicamento sufametoxazol  de trimetoprima de 400mg  um comprimido de 8em 8 horas. e o alimento qual a dieta correta? 

  • Simone

    Olá meu nome é Simone e estou tossindo há 3 dias com dores nas costas e quando tusso, minha cabeça dói. Obrigada pela atenção!

  • Gilmar Machado

    minha esposa está com muita tosse, principalmente à noite, fez um tratamento com antibióticos por uma semana, não melhorou . á médica disse que é principio de pneumonia. mas ela tem só tosse, dor nas costas e um pouco no corpo, não tem febre. começou mais uma semana de tratamento com antibióticos. estou preocupado, pois acho que não tá funcionando

  • Jean Lima Ferreira

    Dr. Olá boa noite minha mãe foi diagnosticada com pneumonia o médico passou 10 dias de repouso e amoxicilina de 3 em 3 hrs pois parece que não esta fazendo efeito pq toda vez que ela toma o remédio ela piora e dps de algumas hrs volta ao normal. já faz 5 dias vi que o remédio faz efeito com 3 dias, mais uma coisa ela tem bronquite e é fumante…

  • Jean Lima Ferreira

    Dr. Olá boa noite minha mãe foi diagnosticada com pneumonia o médico passou 10 dias de repouso e amoxicilina de 3 em 3 hrs pois parece que não esta fazendo efeito pq toda vez que ela toma o remédio ela piora e dps de algumas hrs volta ao normal. já faz 5 dias vi que o remédio faz efeito com 3 dias, mais uma coisa ela tem bronquite e é fumante…

  • Luciana

    Boa noite!! Olhei em alguns sites, e percebi um “erro” sobre os sintomas de pneumonia…a febre da pneumonia, muitas vezes, é aquela “febrícola”, e por ela ser baixa, muitas vezes os pacientes não dão a devia importância, e não procuram um médico, e quando descobrem, muitas vezes já está tarde e avançado d+! Creio que vocês poderiam colocar essas informações, pois a pneumonia muitas vezes vem disfarçada!!!!!!!

  • Alessandra pereira

    ola doutor, estou aki novamente pois vc nao respondeu o comentario q fiz meses atras, me desculpe, mas é muito importante pra mim..minha filha de 9 anos, faleceu com sintoma de avc isquemico, a suspeita era essa, pois a tomografia nao deu nada. td começou com fortes dores de cabeça, depois ela paralizou o lado direito do corpo, perdeu os sentidos, dois dias depois veio a óbito. o atestado de óbito ficou a esclarecer por necropsia. qdo eu peguei o resltado tava assim: PARADA CARDIORESPIRATORIA EM FUNÇÃO DE EDEMA AGUDO PULMONAR, DEVIDO A UM FOCO DE PNEUMONIA. antes dela passar mal, realmente estava gripada, com uso de antibioticos, inclusive azitromicina. ela passou por cinco hospitais, e mais de dez medicos a olhou, nenhum me falou de pneumonia. por favor doutor, me diga,o q vc axa q relmente aconteceu? o iml nao teria q fornecer no laudo alguma coisa sobre avc,ou coisa do tipo? axei o laudo muito vago. por favor, me esplica da sua maneira.

  • Yeda

    boa tarde,a minha filha está com pneumonia,hoje vai fazer 72 h que está tomando amoxilina..mas ela ainda continua com febre,só que com menas vezes e para completar ela tem asma e faz uso de bombinhas e descobrir a duas semanas que ela estava com a pressão das vistas alta 24 em cada olho.só Deus mesmo…bom ela tem 11 anos mais tenho certeza que ela vai ficar boa.tem um medico maravilhoso também….e quero lhe agradecer também,porque o seu site é maravilhoso e esta faltando medico como o senhor que se preocupa com a população.obrigado.

  • Je Contreiras

    lu 

    bom dia, estou sentindo muita dor no peito, e nas costa durmo com ar condicionado e tirei uns dia para dormi no colhão no chão posso estar com pneumonia, por favor mi responda

  • Pauline

    Olá, gostaria de saber se a pneumonia associada à bronquite é muito perigosa, e se é normal ter a crise de tosse e falta de ar à noite. Agradeço desde já. :)

  • Sérgio Loiola

    Parabéns pelo artigo, muito didático e completo.

  • LI

    Bom dia, estou com muita dor de cabeça, e apresento tosse com secreção já a uma semana, estou com torres pelo corpo tb, oque pode ser

  • gislene

    olá..
    gostaria de saber se tosse seca e sentir pontadas nas costas falta de ar  significa começo de uma pneumonia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode significar um monte coisas. Por isso, é importante ser examinado por um médico.

  • Rebeca

    se estiver tossindo muito e vomitando sangue , com que doença deve estar essa pessoa?

  • bruna

    tenho 15 anos e estou gripada e com tosse encatarrada e tenho dores no lado direito do peito o que pode ser.Agradeço muito se alguem pode me ajudar.Obrigada

  • Verinha

     doutor bom dia , eu estou com uma virose muito forte e ao tossir doi toda a parte das costas eu nao consigo nem tossir direito por causa da dor e como estivesse tudo inchado quando eu encho o pulmao tudo bem mas quando solta para tossir eu nao aguento a dor tirei uma RX o medico disse que o pulmao estava limpo e ai eu posso tomar amoxilina

  • Coreartepintura

    estou com pneumonia, mas o que ta me deixando muito preocupado e a garganta inflamada to tomando remédio a quatro dias e a unica coisa que sessou foi a febre, o que devo fazer?   

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Qualquer infecção mais grave pode causar.

  • Daiane

    pneumonia causa diminuição das plaquetas?

  • Brunomaximillian

    ola doutor boa tarde, gostaria de saber se dor nas costas ao respirar e manchas marrons no tórax seriam sintomas de pneumonia ou problemas cardíacos pois meu coração acelera do nada, desde já muito obrigado!

  • Anacosta

    Doutor,estou com uma tosse a mais de 1 mês ela começou seca e depois foi ficando meio rouca cinto uma cosquina na úvula toda hora,quando acordo pela manhã sinto um pouco de chiado no peito mas não estou gripada.E agora pra variar estou sentindo uma dor nas costa na mesma altura das costelas.O que deve ser?

    desde já agradeço

    att:Ana

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é um sintoma comum de pneumonia.

  • Marcos

    Doutor, pneumonia causa manchas vermelhas na pele? Caso sim, existe algum tipo específico de pneumonia que cause tais manchas?
    Obrigado!
    Marcos

  • Jmlessa

    Dr., quais as complicações da pneumonia em pacientes usuários de azatioprina?

  • Victor Magalhães

    Bom dia doutor, mas estava bem perfeitamente até dois dias atrás, mas agora estou com uma dor muito forte quando vou tossir e vem com muito catarro, poderia mim ajudar? obrigado

  • Jmlessa

    Dr. Pedro, sou Juliana, tenho hepatite autoimune há 2 anos e uso imonossupressores (azatioprina). Há 1 ano tive princípio de pneumonia seguido de um pneumomediastino.  Atualmente estou há 6 dias com muita tosse e dores nas costelas, mas não tive febre , nem dores no corpo. Pode ser novamente pneumonia?

  • Ronaldo

    olá Doutor! meu nome é ronaldo e algum tempo, mais ou menos a duas semanas, eu estou com dor no peito esquerdo. as vezes doi ate nas costas. quando respiro fundo ou ando por muito tempo na rua, meu peito começa a doer. já fui no hospital e eles só me deram uma injeçao, mais ainda continuo com a dor. oque devo fazer?
    obrigado desde já.

  • Camila Rodrigues Silva

    Olá, bom dia!
    Meu nome é Camila e eu estou tossindo muito a mais de um mês, vou no pronto socorro e o médico no fala que pode ser tosse alérgica, mas não passa, já tomei muitos remédios para gripe e xaropes para tosse, estou preocupada, o que devo fazer?

  • Selene moraes

    ola doutor, estou ja a pouco mais de 8 dias com muita dor por baixo da costela e tambem com falta de ar tosse catarro com sangue,mas nao tive febre em nem um momento. mas vomitei tambem 
    hoje ja estou melhor pq estou tomando amoxicilina 500 mg. mas quero saber Doutor se devo tomar tambem um remedio pra tosse? 
    OBRIGADA 
    Selene de Jesus Moraes

  • André

    Dr. Pedro, boa tarde, estou com a doença e estou medicado, só não entendo por que não posso pegar vento, não posso fazer uma caminha pela manhã sem sol. Estou no terceiro dia e me sinto melhor, e nem vento do ventilado minha família deixa eu pegar. me ajude a entender. Obrigado!!!
     

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003494329125 Carlos Eduardo

    Dr ,no caso de pneumonia comunitarias se a bacteria for resistente a amoxilina e besetacil ,trocar a medicação como as que o Sr citou azitromicina, claritromicina, ceftriaxone, levofloxacina e moxifloxacina. pode ajudar na recuperação

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode dar dor em toda a região do tórax.

  • ingrid

    olá,me chamo ingrid..
    Pneumonia dá dor nas costas tb..na altura do pulmão,só que nas costas??
    ou é só no peito?

  • Gabriela Laranjeira de Almeida

    Dr minha filha tem 1 ano e 10 meses e a 3 dias ela esta com toxe e febril ela reclama de dores no peito e as vezes vomita quando toxe esta com o nariz escorrendo espirrando e se alimenta muito pouco e ela tem bronquite tambem ainda nao fui a uma unidade de saude pois onde moro da pr contar nos dedos quando tem um bom medico pediatra entao nem se fala e lendo suas explicaçoes fiquei assustada vou logo ao amanhecer ao posto de saude da minha cidade sera que oque minha filha tem pide ser pneumonia?

  • Ana Carolina

    me respondam uma pergunta?
    me irmão de 2 anos esta com pneumunia e ta tomando antibioticos. queria saber qual o tipo de pneumunia que ele está e se tem risco de morte. sera que poderiam me responder por favor?

  • Abainfo

    parabens doutor, passou muita confiança e clareza, acho q os medicos deveriam sempre utilizar uma linguagem que os pacientes possam entender o q está acontecendo, o que eu nao asabia pesquisei no google como: pleura e expectoração!

  • Alexandreferreiracastro

    eu estou com sintomas bem parecidos

  • Ronnie celso Lopes

    Obrigado Dr. Pedro pelos esclarecimentos sobre Pneumonia. Meu nome e Ronnie Lopes e meu e mail e ronniecelso@gmail.com, ate a proxima

  • Adrianastaudt

    achei muito interecente esse texto
    pois esses tempo eu estava com pneumonia que paresia mais uma tuberculose
    tive que tomar um remedio por 5 dias e melhorei
    estou pronta para outra
    shuashuashuashua brincadeira estou me cuidando mais agora
    bjjjj

  • Disicamisa10

    meu filho teve todos os sintomas que
    esta explicado no artigo sobre pneumonia foi no medico
    do pronto socorro medico achou que era dengue , como não melhorava  levei ele depois de trés dias 
    no pronto socorro da Santa Casa eai sim o medico pediu uma radiografia do tórax e foi constado a pneumonia
    adorei o artigo sobre a pneumonia, bem explicado pena que não tinha lido antes
    parabéns meu filho tem 35 anos
    Adelina de Cruzeiro S P.

  • Barbieamanda Santiago

    Obrigado ajudou muito
     

  • Mu-r

    Puta que paril, que baita explicação, entendi tudo direitinho parabéns dr. voce é o cara, nunca tinha lido uma matéria tão explicativa e sem termos loucos que certos médicos costumam utilizar.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Retorne ao médico para ele lhe reavaliar

  • Jessiicafsilva

    Já tive inicio de pneumonia cinco vezes e uns dias atrás, estava com uma tosse muito carregada e dor forte no peito e principalmente nas costas, na altura do pulmão do lado direito. Fui diagnosticada e tomei o antibiótico, um xarope, nebulização e repouso absoluto. O medicamento acabou porém, a tosse continua (chego a vomitar secreções) e a dor nas costas na altura do pulmão muito forte. Como devo proceder? 

  • Jose claudio rodrigues

    eu não sabia o que era sepse,obrigado ,minha mãe faleceu devido ao aparecimento desse tipo de infecção+pa=9 x 5 +glicemia 545,o medico do posto não identificou o inicio de uma infecção pulmonar e por conta disso ela veio a falecer.

  • Bibo_zelta

    eu tava bem, so com algumas pontadas no peito, achei que era gases, mais ontem eu tussi muito de madrugada, muito mesmo, fiquei uns 20 minutos tussindo, ai hoje de manha acordei com uma dor nas cotas na altura do peito, tipo quando eu respiro bem fundo, encomoda, a dor pode ser porque eu fiquei tussindo muito? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Quando se tosse em excesso, pode-se ficar com dor muscular na região do tórax e abdômen.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode por mais alguns dias.

  • Eloaaquino

    eloá
    mesmo depois de tomar todo medicamento,a tosse ainda pode continuar.

  • Ale_alessandra30

    Alessandra
    mesmo após tratamento com antibióticos oral e venoso ha possibilidade da pneumonia continuar? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a bactéria for resistente ao antibiótico, sim.

  • Anamariass

    Gostei muito do artigo vou usar em minhas palestras linguagem simples e esclarecedoras obrigado agora que te encontrei irei sempre pesquisae seus artigos

  • Robson Rafael Fonseca

    Boa noite Dr. Gostaria de saber quanto tempo leva para tratar e curar totalmente uma pneumonia e se tem cura , se pode ter alguma sequela ,sao as curiosidades que eu tenho!!!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente a pneumonia demora 8 a 10 dias para ficar curada. Na maioria dos casos não há sequelas.

  • Djraj_41

    Bom trabalho dr que deus o abençoe…

  • Dinalara2009

    gostaria que o drº pedro me desse a sua opiniao quanto ao que relatei sobre a minha filhota obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não opinamos sobre casos individuais pela internet. Isso fere o código de ética médica. Leia as regras do blog para entender melhor.

  • Lara Silvaoliveira

    meu sobrinho estava com febre e vomito foi dignosticado pneumonia e infecçao no sangue isso pode ser verdade

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Por que não poderia ser?

  • Viviane_38

    boa tarde eu gstaria de saber se e comun na pneumunia nao ter febri e nem tosse

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, não é comum.

      • http://profile.yahoo.com/J35Z36EPASF7OAGE4RPOQMWYBY Rosangela Vieira

        Estou com mesmo caso meu marido foi diagnosticado com pneumonia esta fazendo a medicação venosa por 7 dias o medico viu rx e exames de sangue deu alteração vhc e uma mancha no pulmão ele disse ser pneumonia só q nem tem febre nem tosse nem dores só falta de ar que costuma pior a tarde para noite ja passei ele em mais medicos por que acho que não é mais 2 disseram ser pneumonia 1 disse ser tuberculose e pneumologista disse não ser nada(mesmo vendo rx) é possivel ser pneumonia mesmo sem os sintomas comuns?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Possível até é, mas não é comum.

  • Dinalara2009

    na consulta de dia 16 de março detectaram um sopro no coraçao da pequena mais uma preocupaçao nao sei se esta relacionado com todo o historial dela vamos fazer um exame para ver.

  • Dinalara2009

    tenho uma filha de 26 meses que desde cedo comecou com bronquiolites pneumunias ja fez cirurgia a garganta nariz e ouvidos para aliviar a parte respiratoria, tem feito exames e despiste de fibrose quistica em que no 1º deu 42 e no 2º – 43 mas a medica disse que nao havia alarme para a doença com estes valores no entanto foi detectado na analise a streptococcus pneumoniae  ela faz muita medicaçao mas tem sempre a tosse que a impede de dormir normal acaba muitas vezes por vomitar com o esforco tem dias que tem febre e crises de falta de ar tem sempre a chamada pieira e muitas secreçoes que é raro deitar para fora isto é assim desde os tres meses e meio que começou com a 1ª bronquiolite muitos medicos muitos exames muita medicaçao mas ainda nao lhe passou é esgostante viver assim obrigada doutor

  • Givanildamnz

    dr. fui ao médico e ele disse que estou com uma pequena infeccção. no pulmão isso é pneumonia?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente sim.

  • Wilsair Ribeiro Filho

    Bom dia Dr Pedro !

    Peguei um resfriado antes do carnaval e até agora estou com uma tosse que não me abandona !
    Moro no Rio de Janeiro.  Tem como eu marcar uma consulta com o Sr ??
    Tenho Bradesco Saúde Top 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu moro em Lisboa, Portugal.

  • Danielaribeirocosta

    pneumonia pode ser trarado por um clinico?ou é melhor procurar um pneumologista?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Qualquer médico pode tratar pneumonia, não precisa ser pneumologista.

  • Yuna Liah

    Eu já estou doente faz 1 mês…Já fui na minha médica e ela me mandou eu tomar antibiótico, porque disse-me que estava com uma bactéria nos pulmões….
    Eu tomei…mas sinto-me igual ou pior que antes.
    Estou cheia de tosse com expectoração de cor verde clara,dói-me muito o peito, as vezes sai algo de cor preta no meio da expectoração que não sei o que é, perdi já várias vezes a voz,costumo ter febre. O que devo fazer…É que já fui no hospital e se recusaram a tratar de mim porque não é nada de emergência ou acidente.
    E ir no médico acho que não fará nada porque só me irá passar medicamentos de novo…:(

  • ana paula

    Moro na Alemanha minha filha tem 2 ANOS e 7 MESES ela fica gripada facilmente ,apesar,ela tem sempre chiado no peito e febre alta com tosse seca :O medico disse que ela ta com pneumonia .
    Ela ficou em ternada por 6 dias tomou remedio pala veia para matar a baquiteria ,agora tamos fazendo inalacao em casa com o medicamento com a bomba ela ta tossindo pouco .
    Sera quem ela vai melhorar Dr.Pedro Pinheiro to desesperanda mim AJUDE::::…………….  

  • daniel

    Bom dia Dr., tive pneumonia adquirida na comunidade, fui hospitalizado durante 8 dias, e recebi antibiótico por veia e em comprimido, melhorei e vim para casa, continuo com antibiótico mas ainda sinto dores no peito e costas, talvez devido a não estar a tomar um broncodilatador, será normal?
    Obrigado 

  • Lidiane S

    gostaria de sabe oque pode ser dores nas costa parecendo q é até nos pulmões e febre?
    fui ao médico ele só passou Dipirona um anti-inflamatório e vitamina C.disse que em 2 dias se a febre não passasse era pra voltar para então fazer isames!!
    no primeiro dia acordei com uma dor no corpo (inclusive em sima como se fosse no pulmão)e a noite deu febre!!hoje depois de 2 dias acordei com febre!  (dor na região q fica o pulmão).
    oque pode ser?desde já agradeço!!

  • Lidiane S

    olá.. A minha irmã tem 27 anos de idade.ela tem varizes crossas nas pernas á anos.
    ela está querendo operar.e tem q operar mesmo! pois nova já tem varizes imagina se esperar ficar mais velha.?eu gostaria de sabe aonde ela consegue cirurgia de varizes gratuito que seja recomendadíssimo?moramos na baixada Fluminense RJ desde já agradeço a sua atenção Dr.

  • Carlos

    Bom dia Dr.
    Tive uma pneumonia grave em uma certa epoca quando tinha 6 anos por ai, nessa epoca fiquei internado no hospital durante 2 meses e meio e tive uma parada cardiaca.
    Depois de um certo tempo começei a sentir no lado do pulmão drenado um dor no peito não tão forte é mais como se tivesse latejando e se eu durmir virado para um lado ela aparece mais o que pode ser?

  • Rejane Dinizgeo

    Olá Doutor. Minha mãe estava com perda  óssea, devido a presença de bactérias na boca e foi necessário, fazer a extração de um dente. Ouvi dizer que o ideal é que primeiro ela tomasse algum medicamento contra as bactérias da boca dela e so depois o dente fosse retirado. O dentista não seguiu isto e ela 5 dias depois de extrair o dente foi para o hospital com pneumonia grave nós dois pulmões com derrame pleural ( pouco volume) hj fazem 13 dias que ela esta internada e esta bem, nao sente dores, o derrame diminuiu a falta de ar quase nao tem mais enfim clinicamente ela esta bem, quanto tempo nesses casos mais serio os médicos costumam deixar o paciente internado. lembrnado que o exame ecocardiograma foi feito e noa foi constatado endocardite. obrigada

  • Mariana Castelari

    Ola Dr, a 4 meses tenho tido tosse com catarro e as vezes com sangue, algumas semanas muito fortes e outras nao tenho nenhum sintoma, sinto frio e fracas dores no torax quando vou tossir, a tosse nao é espontanea, mas quando forço pra fazer-la vem bastante catarro espesso e muito amarelado. . .  Tenho sinusite, esses sintomas podem alguma ligação com a sinusite ou pode ser algo mais serio ?

  • Lucas Martins

    Olá doutor,  estou soltando catarro facilmente e de vez em quando sinto algumas pontadas no peito oque é isso? mim ajuda pelo amor de Deus

  • Bruno Dias

    Olá Dr. tive uma peneumonia grave, induzido em coma e ligado ao ventilador durante 15 dias, quais são as sequelas de estar ligado a um ventilador?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há necessariamente sequelas.

  • Henrique

    Meu pai recentemente fez uma cirurgia cardiovascular. Ele tem 69 anos. Infelizmente teve uma complicação, pegando pneumonia. Segundo os médicos, a infeccção chegou no extremo ocasionando Choque Septico. Agora estão tentando combater com um antibiotico que não sei o nome.
     Meu pai teve insuficiencia renal aguda, está urinando pouco, mas segundo o medico, os rins estão melhorando gradativamente. Além disso, ele tem que fazer dialise todos os dias para retirar o excesso de liquido. Mas como a infecção está nesta proporção, a pressão só é mantida com adrenalina.
    Dr. Pedro, no seu conhecimento e experiencia, como é tratada essa situação? É demorado mesmo? O antibiotico foi aplicado na Quinta feira (23/02) e meu pai está sedado desde a terça feira (21/02). Desde já agradeço pela ajuda.

  • Dandára

    Um adulto jovem com pneumonia apresenta todos os sintomas citados, ou pode haver casos em que o doente apresente apenas alguns deles?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em qualquer doença, nem todos os sintomas possíveis aparecem.

  • Orleanebarboza

    Dr.pode ser pneumonia tosse constante com catarro mais sem febre?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Diogorafting

    Ola Dr, que estou pretendendo ir para a bolivia, no mes de março, e estou preocupado, pois eu tenho bronquite, e os lugares turisticos de lá são muitos altos algumas altitudes de cercas 3,500 m/alturas, eu estarei correndo algum perigo lá???

  • antonio

    meu filho esta tossindo muito ha duas semanase ten 7 dias tomando charope 4 dias brondilat  eantibiotico ha 4 dias e continua com o mesmo quadro de tosse ja levei no hospital e o medico pediu uma chapa do pulmao e falou que elle esta com peneumonia oque eu devo fazer

  • carolina

     tossir bastante da dor nos pulmoes?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode dar dor na musculatura respiratória, parecendo que a dor é no pulmão.

  • Benedito Paulo

    Ola Dr. quando vou ao medico ele pede para respirar fundo, respiro fundo por três veses e fico tontinho.O que pode ser?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso é normal. Qualquer pessoa fica tonta quando faz respirações profundas repetidas. A diferença é que alguns ficam tontos mais rápido do que outros.

  • Keila

    Bom dia Dr.!
    Do nada começou uma tosse com catarro no peito sem gripe nem nada. Em 3 dias estava com febre de 38º, tosse com bastante secreção, lacrimejamento, dores no corpo e mal estar  geral. Procurei uma emergência e o médico disse que no RX apresentava uma leve modificação. O laudo do RX solicitava uma tomografia para confirmação. Fiz a mesma sem contraste e ela foi inconclusiva. Como o exame de sangue mostrava infecção o médico optou por 10 das de Cefalexina + nebulização com Fluibron. O antibiótico acabou antes de ontem. Lá pelo oitavo dia comecei a sentir uma dor quando respiro principalmente após a tosse. De lá pra cá essa dor só aumentou, embora meu quadro geral tenha melhorado muito. Sinto-me bem, sem febre desde o início do antibiótico, e com alguns momentos de tosse com secreção transparente e embranquiçada.
    A dor é na costela começando nas costas, em baixo do braço chegando até abaixo do peito esquerdo.
    O que pode ser isso? Será que vou piorar novamente? Há necessidade de bater novo RX?

  • vanda regina

    sinto muitas dores na costa porfavor me ajuda meu nome vanda

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sabe qual é a taxa de complicações da broncoscopia? 0,2%

  • Jesi

    Ola Dr. a broncoscopia pode gerar uma penumonia, pergunto pois ouvi dizer que podemos pegar pneumonia na realização da broncoscopia. Fiquei preocupada pois tenho que fazer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carol,
    todo rx tem mais partes brancas do que pretas.

    veja um rx normal e compare com o seu:
    http://www.rxricardocampos.com.br/MyImages/torax.jpg

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    Dois meses tá meio demorado. Acho que não custa nada vc procurar uma segunda opinião.

  • Carol

    Dr PEdro.
    Ha uns 10 dias estou com falta de ar e dor nas costas.Só,mais nenhum sintoma.Fui ontem no hospital e fiz um raiox,o medico olhou e disse q nao tem nada,eu tenho sindrome do panico,porem nunca tinha tido a falta de ar como sintoma.MAs o raiox,parecia estar quase tudo branco Dr.,tinha mais partes brancas do que preta,e como o medico sabe o que tenho,olhou correndo e nem mostrou pra mim direito,só disse q nao tinha nada q era pra ficar calma.Estou com medo dele ter errado.Essas partes claras não é pq tem alguma coisa?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tamara,
    Não é normal não. Vc pode estar ficando hipertensa. Durante um quadro de infecção não é melhor momento para se avaliar isso, mas se a pressão tem subido muito e vc tem sintomas, acho que deveria ser vista por um médico.

  • Anonymous

    Ola, é a Patrícia novamente, ainda gostaria de saber se o exercicio de encher bexigas é recomendado para ajudar na recuperação da pneumonia e eliminar secreçoes?
    obrigada

  • Anonymous

    Ola Drs. Meu nome é Patrícia, tive pneumonia a quase dois meses e ainda sinto o pulmao “chiando” ao respirar, aparentemente com secreção, e ainda um pouquinho de tosse. No ultimo raio x aparentou uma cicatriz. O medico disse que estou em estado de covalescencia e mandou parar com o fluimicil que estava tomando. Mas toda vez que tento parar com ele parece que piora.
    Gostaria de saber se é normal essa demora pra me recuperar e quais os cuidados que devo tomar nesse periodo?
    desde ja agradeço.

  • Tamara

    Bom dia, meu nome é Tamara e eu tenho 29 anos. Na sexta feira passada comecei a apresentar um quadro de gripe, com dor no corpo e tosse,no sábado comecei a ter febre e resolvi ir ao médico, ele me receitou a coristina d durante 3 dias, no mesmo dia tive que retornar ao médico pois minha febre só estava aumentando e outra médica me atendeu e me passou o cetropofeno para dor e febre. Esqueci de mencionar que minha vida inteira sempre tive pressão normal , mas desde sábado ela vem ocilando desde 14 por 9 ate 18 por 6 na segunda feira. Como não estava melhorando , na segunda feira retornei ao hospital porque a febre estava ficando cada vez pior chegando a 38,9 e a pressão 18 por 6 como ja foi dito. Fizeram um raio-x do meu pulmão e a médica falou que eu estava apresentando alguns raios no pulmão e por isso comecei a fazer o tratamento contra pneumonia, estou usando levofloxacino 500mg e dipirona para febre e dor. Não estou tendo mais febre e no geral acho que estou melhorando, só que continuo tendo dores de cabeça muito fortes e estou preocupada com minha pressão que não baixa de jeito nenhum. gostaria de saber se é normal termos pressão alta no quadro de pneumonia ou se isso pode ser sugestivo de algum outro problema de sáude?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carol,
    Não tem nada a ver. Não necesariamente a segunda pneumonia será mais grave qua primeira.

  • Carol ;]

    Excelente texto, Doutor.
    Meu pai está com pneumonia, foi diagnosticado ontem e deu pra sanar algumas dúvidas que eu tinha. Doutor, em 1974 meu pai teve uma forme pneumonia e ficou 6 meses de cama e agora está com pneumonia de novo, me falaram que quando pega no novo é mais perigoso que a primeira vez, isso é verdade?
    Att, Caroline Costa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thales,
    isso não nem bom nem ruim.
    É simplesmente uma caracteristica desta sua pneumonia. Só é um pouco incomum. Será que é pneumonia mesmo?

  • thales

    Olá Dr. Pedro.
    Essa semana comecei a ter dores no peito que ao mesmo tempo pareciam doer nas costas ao respirar. Fui ao médico e ele me pediu um Rx… e me disse que estava com pneumonia! Me passou antibiótico ( Azitromicina 500mg por 5 dias). Mas fiquei com algumas dúvidas como por ex: estou com pneumonia e no tive febre e não estou com o peito com catarro. Apenas senti dores como citei a cima e leve falta de ar. Seria um bom sinal não ter febre e nem catarro???
    Grato Dr.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kenji,
    Já te respondi no texto sobre tuberculose

  • Thiago Carlos

    Excelente texto, muito esclarecedor, graças a Deus não estou com Pneumonia !

  • kenji

    ola novamente doutor. esqueci de falar que com certeza sofro de ansiedade desde quando crianca e estresse ja ha 5 anos. Pois trabalho no comercio que herdei e detesto o trabalho que faco que me desgasta demais. Gosto de viajar e fazer amigos mas nao esta sendo possivel conciliar as 2 coisas. Nao gosto do que faco porque nao estou tendo retorno financeiro e tenho curso superior e estou preso nesse trabalho. Estou abalado psicologicamente pois na minha idade ja nao tenho esperancas de melhorar a vida profissionalmente. Sem falar que tenho maisproblemas em casa devido a minha mae acamada com parkinson e meu irmaomais velho que eh meio lerdo mentalmente e dizem quenao posso aposenta=lo como incapaz. Novamente obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luan,
    Se vc tem falta de ar é preciso ser visto por um médico. Em relação ao catarro preso, o melhor expectorante é beber água.

    Procure fazer nebulizações com vapor d’água. São dicas caseiras e simples.

  • Anonymous

    Olá Dr.
    depois de uma forte gripe e devidamente orientado por um médico,
    sinto ás vezes falta de ar, mal estar e nao consigo ‘liberar’ catarro preso. O que fazer ?
    OBRIGADO
    Luan

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Priscila,
    O dignóstico de pneumonia pode ser feito clinicamente apenas. O rx e analises ajudam mas não são imprescindíveis.

  • Priscilittle

    Oi Dr. e Dra. Eu sou a Priscila, ontem fui ao médico, estava com muita dor de cabeça, tosse e mudança de temperatura constante, o médico só me examinou, não tirou raio x nem nada e me disse que estou com um começo de pneumonia mais nem estou com todos os sintomas, não sei o que pensar !
    Eu atualmente estou com infecção de urina, acho que isso baixou muito a minha imunidade !
    Mais gostei muito do que vocês nos explicaram me deixaram um pouco mais tranquila, afinal só tenho 16 anos acho que estou muito nova para ter um caso muito agravado desses!
    Muito obrigado mesmo!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vanessa,
    à princípio isso não é nada de mais. Mas vc precisa levar esse exame para o cardiologista avaliar.

  • Vanessa

    Olá, gostaria de saber sobre arritmia extra-sistólica supraventricular rara. Esse foi um achado do meu exame de holter. Será perigoso?
    Vanessa p. Giglio

  • Fernando

    Boa noite Dr.
    Agradeço sua resposta. Sua colaboração foi muitíssimo importante. Já estou nesta pesquisa há algum tempo e estava meio difícil encontrar exatamente o que eu queria. Mais uma vez agradeço e parabenizo seu trabalho.
    Grande abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Imagino que a Carem e a natasha sejam a mesma pessoa.

    1- Pneumonia não é uma doença contagiosa. Não existe risco de vc ter pego.
    2- Que que o coquetel anti-HIV tem a ver com a história?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    Para ser mais preciso, seria melhor que ele tivesse uma gripe e evoluisse para pneumonia, já que uma das principais diferenças entre gripe e resfriado é exatamente a baixa taxa de complicações do segundo.

    Transplantados em geral necessitam de imunossupressão para o resto da vida e ficam muito mais expostos a infecções. Uma pneumonia em um imunossuprimido é uma infecção gravíssima que pode evoluir para o óbito em até 48-72h após o ínicio dos sintomas.

    Tenho bastante experiência com transplnatados renais. Já vi pacientes darem entrada no hospital com quadro de sepse e falecerem 24 horas. Por isso, a gente sempre orienta os transplantados a procurarem o hospital ao primeiro sinal de infecção. Se tiver febre, tem que procurar o hospital o mais rápido possível. Mas infelizmente nem todos os pacientes nos obedecem.

    A sepse é um quadro de alta mortalidade e quanto mais cedo se começa oa tratamento maiores são as chances de cura.

    Se vc quiser saber mais, dê uma lida nestes textos:

    1- Gripe e resfriado:
    http://www.mdsaude.com/2008/11/diferena-entre-gripe-e-resfriado.html

    2- Transplantes
    http://www.mdsaude.com/2009/08/transplante-de-orgaos.html

    3- Sepse
    http://www.mdsaude.com/2009/01/o-que-e-sepse-sepsis-e-choque-septico.html

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Concilia,
    Pneumonia pode-se ter várias vezes. Não se cria imunidade não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Hugo,
    Se a pneumonia não tivesse curada ou vc tivesse tido uma recaída, vc voltaria a ter os mesmos sintomas que tinha no incio do quadro, nomeadamente febre, tosse produtiva, mal estar etc…

    Essa pequena dor não me parece ser nada de mais. Se ela se mativer ou piorar, vale a pena vc voltar no médico.

    Depois de tanto antibiótico é comum haver diarréia. O antibiótico ainda fica circulando no seu sangue por alguns dias, por isso a diarréia pode demorar ainda uma 48h para começar a ceder.

  • natasha

    ola dr, tive contato sexual com preservativo com um cara no tratamento de pneumonia, ele ja estava tomando antibiotico a 1 semana.
    qual meu risco de ter pegado pneumonia?
    devo tomar algum remedio que me previna?
    se eu tiver pego depois de qto tempo posso diagnosticar com 100% de certeza e quais os primeiros sintomas que eu vou sentir?
    obrigada

  • carem

    ola dr, fiquei com um cara diagnosticado com pneumoumonia mas ele disse ja estar em tratamento, so que durante a noite ele suou muito e acordou cheio de dores.
    Quero saber se posso estar contaminada? O que devo fazer?
    Usei camisinha, mas estou com medo de poder ter pego alguma doença,
    quero saber se posso tomar o coquetel anti hiv? estou com medo, e quero saber se pneumonia pode se pegar pelo beijo? como se passa pneumonia?
    obrigada

  • Fernando

    Olá Dr,
    Sou escritor e gostaria de sua ajuda. Em minha peça tenho um personagem que sofreu um transplante cardíaco e após 1 ano, devido a uma exposição ao frio, ele acaba tendo um resfriado que evolui para uma pneumonia. Neste caso poderia ser fatal? Se sim, quanto tempo levaria para que isto acontecesse?
    Sua opinião será de grande ajuda e desde já agradeço imensamente.

  • Concilia

    Olá Dr. Pedro e Dra. Renata..
    Tenho 53 anos e já tive 2 pneumonia, diagnosticada pelos médicos…mas ouvi dizer que pneumonia só dá uma vez…É certo isso?
    Muito Obrigada
    Concilia

  • Hugo felipe

    só para complementar minha duvida..
    a partir do dia que começei a tomar levoflaxino e claritin , apresentei diarreia, e 2 dias apos o termino ainda estou com ela.. é normal?! em quanto tempo , em média, volta tudo ao normal?

  • Hugo felipe

    Dr. Pedro…
    tive gripe A , e pneumonia , fiquei internado 3 dias até a febre passar , tomei , Avalox( somente intravenoso , tomei um dia soh qnd estava no hospital)Tamiflu, Claritin e tomei Levoflaxino por 10 dias para a pneumonia .. jah se passaram 2 dias apos o termino do medicamento , o medico mandou eu ficar de repouso de exercicios fisicos por 2 semanas , já que meu pulmão ainda estava ” sensivel” , mas de vez em quando ainda sinto meu pulmão dolorido , uma dor muito leve , quase impercepivel, estou preoculpado da pneumonia nao ter passado , devo realmente me preoculpar ou essas dorzinhas de leve sao normais?!

    pS : nao tive mais tosse , febre ou secreçoes, nada soh essa dor msmo ( desculpe o texto ter ficado muito grande =] )

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Well,
    Acetilcisteina ajuda a soltar a secreção. Mas não é tão importante assim. O clavulin é que é importante.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiane,
    Pode ser pneumonia sim. Não precisa ser necessariamente um pneumologista, pois qualquer clínico tem capacidade de diagnosticar uma infecção pulmonar. Não importa o especialista, só não deixe de procurar um médico.

  • Well

    Dr, obrigado pela resposta e pela atenção. Eu ainda continuo tendo febre noturna. Sempre acordo com a camisa toda molhada de suor, digo isso porque comecei a tomar o clavulin (genérico) às 23;00hs do dia 25/08/09. Dr, acetilcisteína também é bom tomar ou não precisa? Mais uma vez, muito obrigado. Well.

  • Carlos Eduardo

    Olá Dr. Pedro,

    Estou desde do dia 20/08 com tosse com catarro, congestão nasal. No entanto, como tenho rinite, tomei anti alérgico e no final de semana esses sintomas cederam. Porém, na segunda seguinte esses sintomas voltaram acompanhados de muita dor no peito, febre de 38 graus, cansaço e dificuldade de respiração. Fui ao Posto de saúde e lá me receitaram paracetamol somente e repouso, retornando se o quadro não melhor. Não sinto melhora, pelo contrário. Devo procurar um pneumologista? Pode ser pnemonia, ou ainda, a nova gripe? Obrigada pela atenção. Tatiane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jonatas,
    É importante saber se essa sua escara não está infectada. Se não, ela não influencia.

    O importante é repouso, hidratar-se bem e alimentação balanceada.

    Com 48-72h a febre tem que ceder.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Well,
    Repouso, hidratação, boa alimentação e principalmente tomar o antibiótico nas horas certas.
    Não tem segredo.

  • jonatas

    ola dr meu nome e jonatas sou paraplegico passei no ps no sabado m falaram que estava com começo de pneumonia me passara um antibiotico levofloxacino 1cp durante 10 dias em caso de febre dipirona e inalaçao so com soro a cada 6hs do domingo pra ca as vezes apos a inalaçao meu corpo se treme todo e sinto ele muito quente e sua bastante, quero saber se pelo fato de eu ter uma pequena escara influencia nessa tremedera? e oq devo fazer nesse meu tratamento durante os 10 dia dessa dieta?
    des de ja muito obrigado e parabens pelo blog

  • Well

    Primeiramente, parabéns pelo belo serviço prestado.

    Drs, estou com pneumonia e a médica me receitou clavulin 500mg de 8/8hs por dez dias. Pergunto: quais outros cuidados que devo tomar ao iniciar meu tratamento a partir de hoje? Estou com febre desde quarta (19/08/09) e só hoje foi diagnositcada a doença. Muito obrigado. Well

  • Rafael Dias

    Obrigado Doutor, vou tentar ficar mais calmo, como já se passaram 3 semanas, fico com medo!!

    Muito Obrigado mais uma vez e parabéns pelo Blogger!!

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Toni,
    Provavelmente não. Se vc teve muita tosse, é normal ficar com dor muscular no tórax por alguns dias.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paula,
    Poder ser peneumonia, pode. Vc precisa voltar no infectologista para ele te reavaliar.

    A tosse e dor piorarem não é esperado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    MArcelo,
    Isso é muito pessoal, mas depois de 1 semana após o desaparecimento dos sintomas ela já deve estar recuperada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    Provavlemente é mialgia mesmo (dor muscular) Se vc já fez 3 rx e foi visto por vários médicos e nenhum achou algo de grave, é pq deve ser só algo muscular mesmo. Dê tempo ao tempo.

    Em relação ao sangramento no nariz também não vejo nada de mais.

  • Anonymous

    Olá, doutor, o meu nome é Toni. No dia 9, fui ao médico com um pouco de dor no peito e falta de ar (mas algo bem leve) e diagnosticaram pneumonia. Não tive outro sintoma, nem mesmo febre. Tomei eritromicina e levofloxacino por 10 dias; fiquei de repouso absoluto em casa por 7 dias e ainda fiquei mais 6 dias sem sair de casa para garantir a melhora. A falta de ar passou, mas ainda sinto um pouco de dor no peito, na região das costelas, bem como nas costas. A dor é leve, perfeitamente suportável. Também percebi um calombo na região da costela, do lado esquerdo? Será que ainda estou com pneumonia? Abraços.

  • Paula

    Olá meu nome é Paula tenho 23 anos, há uma semana estou com tosse, no incio era seca com pouco catarro e dor nas costas, peito e dor de cabeça. Fui ao médico infectologista e ele me disse que pela ausculta o pulmão estava limpo mas que eu estava com infecção no pulmão me receitou Astro500 por 5 dias(o qual terminei o uso ontem) e antux 3x ao dia por 8 dias(estou no 5 dia de uso). A tosse agora está com muito catarro sinto muita dor no peito e costas. Gostaria de saber se essa infecção é pneumonia se ñ for oq pode ser e se essa tosse aumentada e as dores aumentadas são normais do tratamento desde ja agradeço.

  • marcelo

    Marcelo…
    Olá Dr.!!!
    Minha mae 54 anos, sem comorbidades, foi diagnosticada com pneumonia ha 9 dias atras. Rx de torax mostrava infiltração em ambos pulmoes. Foi tratada com ceftriaxona por 7 dias e azitromicina por 5 dias. Apresenta melhora do quadro sem complicaçao. Pergunto: Qual o tempo de convalescencia? quantos dias em media o paciente pode levar para recuperar a força fisica e a disposição que tinha anteriormente??
    Aguardo resposta!!!
    Grato….

  • Rafael Dias

    ah só completando Doutor, o sangue que sai quando eu vou assoar o nariz, não sai toda hora e também quando eu respiro fundo, as vezes faz doer o peito!!
    e já foram tiradas 3 chapas do peito, em um dia uma, no dia seguinte outra e 2 semanas depois outra!!, sempre com médicos diferentes!! pois vou em hospital ( Itacolomy – antigo Iguatemi )
    e nem sempre é o mesmo médico!!

    muito obrigado!!

  • Rafael Dias

    Boa Tarde Doutor!!

    Meu nome é Rafael e tenho 25 anos

    Fiquei doente a 3 semanas atrás, fui ao médico 3 vezes, 3 dias seguidos, na primeira vez médico falou que era virose gripal, tive febre entre outro sintomas….tomei remédio por uma semana, os sintomas de gripe sumiram a única coisa que estou apresentando agora é dor no peito, tipo se vc aperta com a mão doi, as vezes é no meio, e as vezes no canto, tanto do lado esquerdo, quanto do direito, as vezes da dores nas costas com mais frequência, e as vezes também dores nas costas só que na parte de baixo e lado direito, perto da cintura.
    Não tenho catarroz, porém quando vou assoar o nariz, sai sangue do lado direito, mas muito pouco mesmo…quase nada, mas sai!!
    Fui ao médico quarta feira ( 19-08-09 ) e tirei Raixo X e fiz eletrocardiograma, a médica falou que está tudo certo, e falou que podia ser dor muscular ( ela falou um nome que nao me recordo agora, mas terminava com GIA, não sei se era neufragia ) me desculpe, mas não lembro!! ela me receitou um remédio pra dor muscular por 3 dias..
    tomei certinho e já se passaram quase 1 semana e ainda sinto dores, estou muito preocupado!!
    o que pode ser??

    muito obrigado e desculpe pelo texto grande!!

    abraços
    Rafael

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eliane,
    Acho que sim. Durante o tratamento de uma infecção não pode haver sinais de piora, como essa sua falta de ar. Acho que vc deveria ser reavaliada sim.

    Com certeza o passado de tabagismo atrapalha

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    pode. MAs pode tb ser infecção.
    Acho que vc deveria voltar ao médico pois 4 dias de antibiótico não são suficientes para tratar sinusite e faringite com levofloxacino

  • Eliane

    Boa Noite Dr. meu nome é Eliane tenho 28 anos,à quase 30 dias atrás amanheci com febre e dor no corpo, esperei dois dias como não melhorei fui ao ps. e com exames de raio X e sangue foi diagnosticado uma pneumonia,segundo orientações médicas tomei por 8 dias levofloxaxino, fiz durante uma semana duas inalações diárias com 8gotas de berotec + 30gotas de atrovent e dipirona pra febre,a febre persistiu por mais dois dias depois os sintomas foram melhorando até que ficou a falta de ar e o cansaço qdo. faço esforço, tive um retorno com a pneumo uma semana depois que pediu para que eu repetisse o exame RX , levei semana passada e a pneumo disse que não gostou muito dos exames já que pelo tempo que estava já era pra ter melhorado mais, pelo que entendi no RX de frente teve uma melhora mais de perfil não… vou repetir o RX daqui a 15 dias mas hoje estou mais cansada e com pontada no peito ( do lado que esta a pneumonia ) devo voltar ao ps? obs. ( Eu era fumante antes do diagnóstico será tbm por isso que esteja demorando tanto pra melhorar?.. ) desculpe se ñ consegui resumir.. muito obrigada

  • Marcelo

    Bom dia, meu nome é Marcelo; há 8 dias fui diagnosticado com faringite e sinusite; fui medicado com levofloxacino 500mg 1 vez ao dia durante 10 dias e desde o primeiro dia já comecei a ter diarréia. Ao quarto dia resolvi por conta parar o tratamento (no domingo) devido a essa diarréia e o mal estar que estava me causando. A diarréia ainda persiste até hoje, sempre me causando um mau estar logo após as refeições. Pode mesmo ser ainda efeito do antibiótico mesmo parado há alguns dias? Agradeço a atenção,
    Marcelo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cláudia,
    Todo o benefíco do seu exercício pode estar sendo jogado fora pelo fato de vc fumar. É claro que quem fuma e é sedentário, tem muito mais risco.

    Dor no peito, principalmente em fumantes deve sempre ser investigada. O fato de vc ser jovem diminui a chance de ser algo grave, mas de modo algum descarta completamente.

    PARE DE FUMAR !
    leia esse texto:
    http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html

  • Cláudia

    Bom dia, meu nome é Cláudia, faço atividade física regularmente (aprox. cinco vezes na semana), tenho 27 anos e fumo desde os 14, porém uma média de 3 por dia. Às vezes sinto dor no peito, mas nunca tenho tosse, febre ou gripe, gostaria de saber se mesmo sem sintomas essa dor pode evoluir para algo mais grave, mesmo eu fazendo exercício como a corrida. Mais um dado: meu pai faleceu de câncer de pulmão. Agradeço a atenção,
    Cláudia

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Rachel,
    seria muita irresponsabilidade da minha parte prescrever qualquer medicação de longe sem ver o doente ou saber detalhes da história clínica. O que posso dizer é que é pouco provável que a intolerância desapareça por completo com redução da dose, o ideal seria substituir a medicação.
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Monique,
    o ideal é que você seja vista por um médico para ser examinada e que faça alguns exames complementares, como um Rx de tórax. Tuberculose e pneumonia sem febre é muito pouco provável, mas pode ser que você não tenha verificado a febre no momento certo.
    É normal que a tosse persista durante um tempo depois de uma infecção viral, mas de longe não dá para dizer se é só o período de convalescença ou se pode ser outra doença associada.
    Abraços.

  • Flavio

    Doutor Pedro, realmente eu nao sinto mais nada, nao sei o que deveria ser, mas nao sinto mais nada de dor, deveria ser algo muscular.

    Mas eu continuarei neste canal para qualquer duvida ou opinião.

    Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

    Flavio Caruso.

  • http://www.blogger.com/profile/01655641241966693393 Rachel

    Meu nome é RACHEL. Boa tarde, Dr Pedro. Estou com uma forte gripe, com tosse e, conforme diagnóstico médico, evoluindo para pneumonia. Foi receitado Seki xarope e Claritromicina 500mg 12/12 horas. Porem apos tomar a primeira dose do antibiótico ontem, tive suor enjoo,vomitei, tive dor de estomago e depois dor de cabeça como se tivesse de ressaca. Estou com receio de passar mal novamente e nem tomei asegunda dose. Tomei Metiocolin (hepatoprotetor).Posso reduzir a dose de 500mg para 250mg de 12/12 ? Ou seria melhor substituir o antibiótico? Por qual? Minha médica está em um Congresso e não tenho como falar com ela. Obrigada pela ajuda.

  • Monique

    Olá Dr. Pedro e Dra. Renata.

    Há mais de um mês tive uma gripe muito forte, que durou mais de três semanas. Me recuperei desta, porém continuei com catarro e sem apetite.
    Hoje pela madrugada, senti um encômodo grande no peito e dor nas costas na altura dos pulmões.
    Também sinto dores pelo corpo, como se fossem cólicas, que acho que é pela má alimentação, já que não me alimento direito há um mês. Também me sinto fraca por isso.
    Tenho calafrios, sendo que antes eram mais fortes, agora sua intensidade ficou bem baixa. Tenho tremedeira, sinto frio, hoje tive vômito, tenho crise de tosse ás vezes que me causa ânsia de vômito, tive muitos enjôos. Fora esse catarro preso que tenho, que só sai quando bebo água. Fora isso, ele fica preso na garganta, me deixando com a ela seca. Já tive muita falta de ar também.

    Será que isso pode ser pneumonia ou tuberculose:? Já que esse catarro perdura tanto tempo e tenho sentido esses calafrios:?
    Tive medo de ser algo no coração, mas essa sensação de incomodo vem e passa, os sintomas persistem.

    Não tive febre, não sou fumante, não bebo e nem tenho hipertensão ou diabetes.

    Gostaria de saber sua opinião.
    Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Flávio,
    Bom, pelo o qu vc me contou, neste momento em que vc lê esta resposta provavelmente já deva estar melhor. Não me parece nada de mais.

    Mas agora a gente já tem 24 horas de intervalo entre sua pergunta e minha resposta. Se o quadro tiver evoluido e a dor piorado ou surgido novos sintomas, realmente vc deve procurar atendimento médico.

    Mas pelo o que vc descreveu não vejo nenhum sinal de gravidade que indique uma ida ao pronto socorro

  • Flavio

    Olá Doutor Pedro e Doutora Renata, estou acordado esta madrugada com uma dor fraca nas costas,do lado esquerdo, nao tenho nenhum sintomas de gripe, nao tenho febre, nao tenho falta de apetite, nao tenho dor de garganta, uma leve coriza, esta dor nao é forte, é mais um pequeno incomodo, mas como somos bombardeados com muitas informaçoes apos esta nova gripe, estou meio preocupado, sou dificil de pegar gripe forte, mais um resfriado com coriza, nunca tive pneumonia, nao sou fumante e nem alcoolatra, mas sou hipertenso e diabetico.

    Tenho medo de por ser fraca a dor, deixcar para lá e ficar uma coisa maior depois. agora digitando ate parece dor de postura, mas na cama estava tendo este incomodo.

    Será que devo ir a um pronto socorro? tenho receio, pois eles estao cheios nesses dias e o que pode nao ser nada, pode virar outra coisa.

    Muito obrigado e boa noite.

    Flavio Caruso.37 anos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alonso,
    tanto a gripe quanto a penumonia costumam dar febre alta. Pode ser apenas um resfriado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cintia,
    Pode ser refluxo sim. Mas pode ser também ansiedade.

    Na dúvida, procure mpor uma segunda opinião.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    Existe exames que detectam se a falta de ar dele é real ou é só psicológica.

    Com antibióticos a pneumonia costuma melhorar em 48-72 horas. Agora, depende também do quão grave foi o caso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Victor,
    Não necessariamente a segunda pneumonia é pior que a primeira.

    Não existe tempo mínimo nem tempo máximo para pegar outra pneumonia.

    Se intervalo entre as pneumonias for longo, pode-se muito bem repetir os antibióticos sim.

  • Alonso

    Olá Dr. Pedro, bom, no sabado dia 15/09 , comecei a sentir uma dor ao respirar fundo perto dos pulmoes, e no peito, e também a cabeça meio pesada, estou com tosse seca, mais não tenho febre, isso pode ser o inicio de uma pneumonia, ou uma gripe normal?

  • Cintia

    Dr. Pedro,

    Hoje pela manhã fui ao pronto socorro pois ontem a noite e durante a madrugada tive falta de ar, estou com dificuldades de engolir a saliva mas não estou com dor de garganta apenas sinto como se tivesse catarro, e tbem suei frio durante a noite. O médico ascultou meus pulmões e disse que estão limpos e me disse que eu não tenho nada e não me receitou nada. Tbem senti ansia de vomito. Gostaria de saber o que pode ser? Uma informação, tenho esôfagite, pode ser refluxo? Isso causa falta de ar?

    Meu nome é Cintia e tenho 28 anos.
    Não tenho nenhum outro sintoma como febre, dor de cabeça, dor muscular, etc.

    Obrigada

  • Anonymous

    Ola Dr. tenho um amigo internado cm gripe suina, os medicos dissem que cada dia que passa ele esta melhor. Só que esse meu amigo reclamada muito de falta de ar. E nao quer deixar de usar a mascara de gás. Gostaria de saber se a Pneumunia demora para passar, e essa falta de ar que ele esta sentido é normal? pode ser do emocional.Ele esta internado a uma semana.

    obrigada

    RENATA

  • Victor

    Dr.
    Boa noite
    Eu tive pneumonia há cerca de um mês, gostaria de saber se a “segunda” pneumonia é pior ? e em quanto tempo eu poderia “pegar” outra? já que eu ouvi falar que os antibióticos usado no tratamento não servem mais para o outro .

    Obrigado
    Victor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elisandro,
    Se ela melhorou clinicamente, isso não deve ser nada.

    Se ela continua a evacuar e a eliminar gases(pum), não vejo motivos para se preocupar neste momento.

    Se esse quadro se mantiver ela deve procurar um médico novamente

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elan,
    Vc não perguntou nada. O que vc quer saber exatamente?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bárbara,
    Vc deve avalair seu estado geral. Vc pode não ter febre, mas se perdeu o apetite, se tem cansaço extremo, tonturas, falta de ar, pressaõ baixa, deveria procurar um médico.

    Na verdade, esse seu sintoma parece refluxo

  • elisandro.lara

    Doutor, minha mãe foi diagnosticada com pneumonia há 4 dias, tomou antibióticos e demais medicamentos e já apresentou melhora clínica, baixou a febre e reduziu a dor de cabeça; Mas ela está se queixando muito de que surgiu um “calombo” na regiao da costela e de que a barriga está demasiadamente inchada ou estufada. Isto é normal? ou pode haver outra doença além da pneumonia? Garto

  • Elan

    Dr, perdao houve um erro no meu comentario foi raio x da face nao do cranio :x … e a torci q estou tendo vem com pigarro ..!

  • Elan

    Bom Dia Dr,

    estou a 5 dias com uma febre q vai e volta apartir das 5 da tarde ela fika em 39º dimanha e a tarde ela diminui vai pra 37º … fui no medico tirei raio x pulmao estava limpo , tirei raio x do cranio tambem … e segundo o medico era apenas uma infecçao … estou com sintomas de torci , dor de cabeça , olhos fundos lacrimejando , dor no corpo , febre, pigarro e nariz intupido … estou tomando os remedio ( Nottus , amoxicilina + clavulanato de potassio e dipirona sodica .. ) isso faz 3 dias de uso de remedios e nada de melhoras :x … Obrigado pela Atençao Agradeço desde já !!!

  • Bárbara

    bom dia, meu nome é Bárbara, a alguns dias venho sentindo uma fraca dor no peito, bem no meio, e ontem passou a doer minhas costas, uma dor q parece q queima por dentro, mas nao doi ao apertar, as vezes tenhoa impressão de estar com falta de ar, porem nao sei se é psicologico. nao tenho febre, mas fico preocupada por que já tive infecções graves como urinária sem apresentar nadinha de febre. gostaria muito q me ajudassem, pois estou com medo de ir ao um médico do sus por conta dessa gripe, devo me preocupar, tenhoq condfessar q sou um pouco neurótica com essa historia de doença. muito obrigado pelo serviço q vcs prestam…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patríca,

    A dor é normal e a diarréia pode acontecer. Em geral, 10 dias de tratamento é suficiente, como vc já está no 9º dia, não há pq trocar de antibiótico.

    Teoricamente não há problema em voltar a trabalhar na Segunda- Feira.

  • Anonymous

    Boa tarde Drs, meu nome é Patríca, tenho 24 anos,
    tive pneumonia e um quadro de anemia tambem. Gostaria de saber se é normal sentir alguma dor leve nas costas após o 9º dia de tratamento com levofloxacino 500mg e acebrofilina? É nornal tambem este antibiotico causar diarreia? seria necessario trocar?
    Dia 17 voltam as aulas, ja que sou professora posso a voltar atrabalhar normalmente né?
    Desde já agradeço!

  • Anonymous

    Olá Dr.é a Ravena novamente,como disse acordei bem melhor no outro dia e não sinto mais nada dos sintomas desde terça,apenas uma coriza.Obrigada pela ajudaa.!e Parabéeens pelo Blogger.!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Karen,
    Se depois de 48 horas de antibiótico não houver melhora alguma, ele deve ser reavaliado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Israel,
    Os 2 antibióticos são indicados para pneumonia. Não é questão de ser fraco ou não, mas realmente já existe algum grau de resistÊncia das bactérias a amoxacilina. Se vc já está com 48 horas e não apresenta melhora, a troca é uma boa alterantiva, já que o índice de resistÊncia ao tamiran ainda é baixo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nera,
    A secreção é sempre no pulmão. Não existe secreção no peito.

    O que vc tem que fazer é tratar com antibióticos como provavelmente o médico prescreveu.

  • Nera

    minha filha está com bronqpneumonia quais os cuidados, o q devo fazer.ela foi num medico ele tirou o rx e disse q está com muita secreção nao sei se é no pulmao ou no peito nao entendi.me ajude. agradeço muito.

  • Anonymous

    Boa Noite!

    Meu nome é Israel, tenho 22 anos. Sábado passado fui ao médico pois apresentava alguns dos sintomas da gripe A. Após um raio x do pulmão o médico me disse que eu não estava com o virus H1N1, mas sim com um caso inicial de Pneumonia. Me receitou Amoxicilina 500 mg durante 10 dias. Já no domingo começei a sentir um mal estar intenso, tontura, falta de apetite e ânsia de vômito, além de suor frio durante a noite e após as refeições também. Como o médico disse que o antibiótico faria efeito entre 48 e 72 horas após o início do tratamento, achei que os sintomas eram normais. Mas na segunda feira foram ficando ainda piores. Hoje resolvi consultar outro médico e este disse que a Amoxicilina é muito fraca para o tratamento da Pneummonia e então trocou a medicação. Me receitou o TAMIRAM 500 mg 1 comprimido de 12/12 horas por 2 dias e após, 1 comprimido por dia por mais 5 dias. Segundo o médico este antibiótico é mais potente e específico para o tratamento da Pneumonia. Vou iniciar o tratamento hoje mesmo. Gostaria de ouvir uma segunda opinião com relação a efetividade da Amoxicilina no tratamento da Pneumonia e se há algun risco na substituição da medicação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Giuliano,
    Gripe normal ou gripe A é tudo gripe. Os sintomas são os mesmos.

    O que importa é o diagnósticio de gripe. Saber qual o tipo só é relevante do ponto de vista epidemiológico. Na prática tanto faz.

    sugiro que leia meu texto sobre gripe suína.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ravena,
    Os seus sintomas podem ser de gripe (suina ou não, tanto faz).
    Se vc tem dor no tórax, seria bom que algum médico a visse.

    Sua pergunta foi feita ontem. Se até o momento que vc ler essa resposta não tiver apresentado ainda sinais de melhoras, acho que deve ir ao médico.

    Se estiver francamente melhor, pode ficar em casa e observar a evolução.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jorge,
    Não tem jeito. De longe eu não tenho como descartar nada. Se vc acha que pode ser pneumonia, é preciso que algum médico te examine.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    ca,
    Pode ser a 2 coisas. È preciso te examinar para fazer o diagnóstico diferencial. O que pode deixá-la mais tranquila, além de não ter febre nem tosse, é o fato de ter tomado a azitromicina que é um antibiótico também usado em pneumonias.

  • Anonymous

    oi meu nome é giuliano

    sinto o corpo pesado, dor no peito, ardência nos olhos e dor de garganta, variando dia sim dia não.

    gostaria de saber se se trata de gripe normal ou suína?

    a garganta doí todos os dias

  • Anonymous

    Dr.
    meu nome é Ravena e tenho 18 anos,ontem no periodo da tarde,tive febre alta, calafrios,uma dor de cabeça forte e dores pelo corpo,e não procurei atendimento médico.Hoje acordei melhor mas com coriza , espirrando um pouco,e uma dor leve nas costas na altura dos pulmoes que incomoda.!não fui ao PS pois tenho medo de pegar a gripe A .O que o Dr.acha que pode ser,um começo de pneumonia, ou posso ter contraido a Gripe Suina.!? a febre passou mas estou preucupada.
    Desde já Obrigada Dr.

  • Jorge

    Doutor.
    Não tenho nenhum problema respiratório, ou pelo menos não tinha, só que nos últimos dias tenho falta de ar quase o dia inteiro e com uma sensação de friagem nas costas, como se tivesse gelado, molhado, seguido de calafrios.
    Não tenho febre só um pouco de tosse.
    Pode ser pneumonia ou algo mais grave?
    Tenho medo de ir ao Pronto Socorro, pois tenho medo de contrair a gripe suína. Aqui no P.S. tem muitos casos suspeitos dessa nova gripe.
    Desde já muito obrigado.

  • ca

    Dr.
    Na sexta feira fui ao médico com um pouco de dor de garganta,ela disse q estava um poco vermelha e inchada,mas não estava com infecção,mas por profilaxia,por causa dos meus dois filhos estarem dontes,com sinusite,me passou azitomicina por 3 dias e paracetamol.No sabado e domingo,senti dores nas costas ,na altura do pulmão,mas não estou com tosse e nem febre,mas como ela não ascultou meu pulmão no sabado,estou muito preocupada,será q é alguma coisa no pulmão mesmo,ou só muscular,ja q tenho uma pessima posura.
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alecsandra,
    Coriza e espirros são sintomas de gripe e não de pneumonia. Vc pode até ter tido os dois, mas o antibiótico só age contra a pneumonia.

    Como o quadro anda meio arrastado, seria interessante uma reavaliação com o médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patricia,
    Se vc tem infecções pulmonares de repetição, vc deveria ser seguida por pneumologista. Provavelmente consiguirá um tratamento efetivo desta maneira.

  • Alecsandra

    Boa Noite. Meu nome é Alecsandra, tenho 27 anos. No dia 22/06 tive febre de 39C e dor forte de garganta, fui ao médico e ele me receitou prednisona e paracetamol se dor ou febre, após uma semana melhorei.Depois de 3 dias comecei a ter tosse seca que evoluiu para tosse com catarro verde,mas não tive febre.Sentia um pouco de dor nas costas, costela e ombro direito, como estava com esse quadro a mais de 15 dias, procurei o médico no dia 31/07 e após escuta dos pulmões e RX, foi diagnosticada pneumonia leve. Receitou Ambroxol Xarope, paracetamol e Levofloxacina por 10 dias.Amanhã é o último dia do antibiótico e ainda continuo com tosse forte,catarro verde, coriza, espirros e uma dor gelada nas costas.Porque não tenho melhora? Tenho a impressão que além da pneumonia, peguei gripe novamente. O que mais posso fazer, além de voltar ao médico?

  • patricia

    Oi doutor tem mais ou menos, uma semana e meia que que estou, com muito cançaso dor nas costa, eu ensava que era uma gripe qualquer mais de uns dia pra capiorei, hoje foi o primeiro dia que fiquei febriu, estou com o peito cheio, sintindo calafrios,eu queria saber o que tenho, mais to achando que é pneumonia msm, e por que todo ano sempre dá principio de penmonia em mim? tem algum tratamento pra mim nao ter isso mais? grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fabiana,
    Como eu disse nas regras dos comentários, não comento condutas de colegas. Primeiro porque é anti-ético. Segundo porque de longe não posso ter a pretensão de achar que sem dados nenhum nas mãos poderia criticar ou sugerir alguma conduta melhor.

  • deby

    Dr.. obrigada por me acalmar!!
    bj, Deby

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Debora,
    Pelo o que vc me descreveu, nada indica que vc possa ter a gripe suina. Fique mais calma.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sra Magalhães,

    Não tenho dar diagnóstico a distância. É preciso que um médico a reavalie.

    Chiadeira pode ser sinal de bronquite. É preciso que um médico ausculte seu pulmão.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joab,
    Pode. Seria interessante fazer algumas análises e rx.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sandra,
    Na idade dela eu acho que se deve pensar seriamente em tratá-la em ambiente hospitalar.

    Se até o momento desta resposta ela não tiver melhorado, pense em levá-la ao médico novamente.

  • Debora

    sou a Deby do comentario de cima…mais uma coisinha…. Dr Pedro.. eu não tive contato com niguem tipo face a face ou até de beijo na boca.. só no rosto.. e fiquei quase neurótica com lavagem de mãos lá..me cuido muito.. e usei máscara no avião mas meu voo fez escala em Buenso Aires.. fiquei nesse aeroporto a tarde td!
    Me ajuda.. Dr Pedro.. responde minha perguntinha de nada vai!!! srrs

  • Débora

    olá Dr Pedro…me chamo Débora e gostaria de obter sua ajuda:
    cheguei do Paraguay no dia 31 de julho fiquei lá 11 dias.Lá tomei tds os cuidaos com Higiene, me elimento bem, nunca bebi nem usei qqr tipo de droga .. tenho uma vida muito saudável, e tenho 27 anos.Só q por causa da Pandemia de Gripe suina estou meio preocupada, estou me sentindo cansada, e com um pouco de falta de ar… fui ao médico q me pediu exames de sangue.. deu Td Ok… mas ainda estou com falta de ar…naõ tive febre dia algum,estou vigando..não perdi o apetite.. mas tenho um pouco de tosse q sai um quantidade bem pequena de um catarro durinho..eu estou no período mesntrual e td mes passo muito mal.. faço vomito por causa da cólica e sinto tudo: dor nas pernas e costas.. falta de ar.. muito gases …dores nos seios … etc .. e dessa vez nao foi diferente…senti td isso!

    dentro do q te contei.. posso estar confundindo os sintomas.. já q não aguento mais td mundo ficar correndo de mim só pq eu viagei pra outro país… posso estar sendo vítima do meu próprio psícológico??? obrigada por coompreender! bj , Deby

  • amada

    Boa noite!
    A um pouco mais de uma semana eu estava com inflamação na garganta e acabei tendp que tomar antibiótico, tomei o amoxila durante dez dia, fiquei melhor mas, a uns dois dias pra cá um estou de novo com tosse seca, sempre espirrando por causa da rinite alergica mas ando sentindo um pouco de dor no meio do torax, sem falar que estou com um chiadeira ao respirar sempre quando vou dormir ou quando estou perto de produtos com cheiro muito forte…O que eu tenho?
    Desde já Obg.
    Ass.: Sra Magalhães

  • Joab

    Joab

    Olá Dr. estou gripado tem 4 dias no domingo e na segunda estava com um pouco de calafrios e ontem a noite comecei com dor nas costas nos rins sei lá, não tive febre e não estou com nariz entopido mais com muito catarro não tive dor de garganta mas meu pulmão esta muito congestionado agora a noite meu peito começou a doer de vez em quando eu cuspo catarro, fui ontem em no hospital e o medico, fiz nebolização e depois ele passou soro o mal estar passou hj acordei bem melhor pq se eu levantasse eu sentia pesado e deitava mas ta tudo bem só meus pulmoes q estão com ruido e estou gripado… Pode ser Pneu??

  • Anonymous

    Sandra
    Completando….
    O que ela esta aceitando ingerir, é agua de coco, ISSO AJUDA, pode? e suco de soja pode dar também…. coisas solidas comidas, não quer comer…. pode piorar o caso ou não.
    obrigada.

  • Anonymous

    Sandra.
    Bom dia Dr. Pedro, minha mãe tem 72 anos e foi detectado ontem pneumonia, começou a tomar medicamentos por volta das 18:00 e anoite, não conseguiu dormir direto, e minha cunhada ouvia que o peito ficou chiando bastante, e ela não quer comer nada, e sente um pouco de dor de cabeça, é normal isso dr???? e quanto tempo p/ tirar outra radiografia p/ ver se realmente curou??? como sabemos se esta reagindo aos medicamentos????
    um abraço e parabens pelo amor a medicina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Julia,
    Não é o mais comum, mas pode. Vá a um médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nicole,
    Pelo o que vc descreve foi uma baita de uma pneumonia.

    Esses sintomas podem ainda ser resquícios da infecção.

    Provavelmente te marcaram uma consulta de reavaliação, pois não?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcia,
    Não sei. Só te examinado para saber.

    Se for algo que te incomoda muito, volte ao seu médico para ele examinar sua garganta.

  • Julia

    Olá Dr.
    Tenho tossido bastante nos últimos 5 dias, quando parece que estou melhorando a tosse volta novamente. Não tenho nenhum outro síntoma de gripe como dor de cabeça, dor no corpo ou febre. Isso pode ser um início de pneumonia?
    Obrigada, Julia

  • marcia

    DR,Pedro, estou com pneumonia, tomando antibiótico,fazendo inalação 4 vezes ao dia, acetilcisteina e fexodane, hj terminam os meus remédios e estou sentindo dor ao engolir, o que isso pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Robson
    Vc tem que começar a espaçar a dipirona para ver se a febre começa a ceder sozinha.

    A dor realmente pode ser só pelo esforço. Mas a febre te que sumir depois de 3-4 dias de antibiótico.

    Se vc ainda não estiver melhor, é bom ser reavaliado.

  • Anonymous

    Olá Dr.
    Há 3 dias estava com febre, no 1º dia foi subindo de 37º – 38º até 39º dai passei a tomar 40 gotas de Dipirona, tosse seca que agora toda vez que tusso doi muito no peito, fui ao médico e tirei rx e segundo ele não tinha nada e não era a gripe suína e me receitou, após escuta do pulmão, Amoxilina por sete dias porém se eu suspender a dipirona a febre volta o que faço continuo tomando a Dipirona? refaço o rx? a dor do peito é pelo esforço excessivo? Quantos dias leva para o remédio fazer efeito?
    Robson – 35 anos

  • Cintia

    Dr. Pedro,

    é a cintia novamente, então não tenho nem tive febre e nem expectoração.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    Pneumonia não deve ser porque vc acabou de ser tratada com antibióticos. Isso provavelmente é lesão muscular pelo excesso de tosse.

    Na dúvida, volte no médico que te examinou a primeira vez.

    abs

  • Renata

    Não sei se faz diferença, mas esqueci de dizer q tenho 25 anos e tenho que cuidar minha alimentação, pois meu colesterol é alto e tomo Levoid 75 para regularizar a tireóide.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cintia,
    Não sei. Muitos poucos dados. Vc nem me disse se tem febre ou não. Tem expectoração?

    Se for só a dor, provavelmente não é. De qualquer maneira, seria bom um médico auscultar seus pulmões para ver se está tudo bem.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    Não parece pneumonia não. Sem febre e com expectoração clara, isso parece mais resquícios da gripe. A dor nas costas e no peito deve ser lesão muscular por já ter tussido muito.

    A dica é ficar de olho na evolução. Se estiver tudo bem, vc vai estar melhor a cada dia que passa.

  • Renata

    Dr. Pedro,

    Faz 15 dias que eu fui no médico porque estava com tosse, espirrando e com raras dores de cabeça. Ele escutou meus pulmões e disse q estavam limpos, tomei Astro por três dias e Mucolin até terminar. Depois de uns três dias do final do Mucolin parei de tossir. Mas estou preocupada porque hoje amanheci com uma dor no peito (bem no meio dele) quando respiro fundo. E ontem estava com uma dor em baixo da última costela direita, tipo uma pontada, nas costas e as vezes na frente só que normalmente não doia com a respiração e sim de acordo com a forma com q eu me mexia. As dores não são muito fortes e não tenho febre, mesmo assim gostaria de saber se isso pode ser pneumonia?

  • Cintia

    Dr. Pedro
    Boa tarde, há duas semanas tive uma gripe comum e fui medicada com paracetamol e melhorei. Faz alguns dias que venho sentindo umas dores no toráx(peito) como se fossem pontadas e dores nas costas na altura dos pulmões. Tambem tenho tido sensação de falta de ar mas bem fraca, o que pode ser? Pneumonia?

    Obrigada

  • Paulo Rodrigo

    Olá Dr. Pedro,

    Primeiramente gostaria de cumprimentá-lo pelo excelente texto.
    Na última semana tive uma gripe muito forte e hoje ainda apresento muita tosse. Quando tusso muito dói o peito e um pouco as costas. Não apresento febre e a secreção que é expectorada é tranparente, parecida com a saliva, porém mais grossa.
    Há risco de ser uma pneumonia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Celina,
    acho que não é bem assim. Esse seus enjoos e diarréia podem ser efeito colateral da azitromicina.

    abs

  • celina

    Aliás, gostei muito do seu blog e pretendo ser uma visitante assídua!
    Faço faculdade de enfermagem e amo essa parte de diagnósticos… sempre gostei de ficar discutindo casos!rs
    desculpe pelo incômodo, vou tentar fazer apenas comentários e não ficar lhe explorando, tirando dúvidas! :)
    Celina Filha

  • Celina

    É, Dr. Pedro, o senhor tem razão!
    ontem retornei ao médico e ele, auscultando meu pulmão, ouviu um ruído diferente! pra ele foi uma confirmação de que realmente eu estou com penumonia, mas comunitária. Ele aumentou para 10 dias o meu tratamento com azitromicina e cancelou o uso do paracetamol, pois este aliviando meus sintomas impede a análise de como meu organismo reage ao antibiótico. Desde então tenho tido ânsia de vômito, o que não tinha antes, diarréia e muito suor… isso é bom não é? sei, que em alguns casos diarréia e muito suor é uma rsposta do próprio organismo em reação a algum corpo estranho! esse seria o caso ou estou confundindo as coisas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Celina,
    Se sua febre cedeu e os sintomas aliviaram, parece que vc está em processo de cura. Mesmo a tosse estando mais frequente, o que importa é a febre e seu estado geral.

    No seu caso eu tb teria prescrito antibióticos. Fazer antibióticos e ser só uma gripe é muito menos grave do não fazê-lo e ser uma pneumonia.

    Se ela não tinha rx e analises de sangue a mão, a conduta certa é começar antibiótico empiricamente.

  • celina

    Olá, Dr. Pedro!
    Há uma semana estou com uma gripe q tem progredido sintomaticamente. Primeiro estava quase sem sintomas, a partir da quinta apresentei mialgia em todo o corpo, q começava de tarde e se estendia até às 20:00h. Na sexta tive um pouco de febre de noite. No sábado, comecei com uma tosse seca e tive febre de 39,2ºC tb de noite, então comecei a tomar paracetamol (750mg) de 6 em 6 hs. No domingo apresentei diarréia pela manhã e febre d 38ºC pela noite, a tosse permanecia. Segunda fui ao médico e depois de todas akelas perguntas q vcs, médicos, fazem ele ficou em dúvida com relação ao diagnóstico. Estava em dúvida se era apenas uma virose ou pneumonia! mas, para todo caso me receitou azitromicina e o paracetamol (500mg) de 6 em 6 hs. Tenho receio em tomar antibióticos, principalmente nesse caso em q o médico ficou em dúvida! porém estou tomando os remédios conforme o prescrito desde ontem, terça. Não apresento mais febre desde hoje nem mialgia(creio q por causa do paracetamol) e minha tosse é mais frequente, porém é cheia… Gostaria de saber a sua opinião sobre o meu caso! Desde já agradeço! Celina Filha

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cahê,
    Isso aprece muito mais um problema músculo-esquelético do que pulmonar.

    Um quadro sem febre, sem tosse e que causa dor torácica ao movimentar os braços, me faz pensar em muita coisa antes de pneumonia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carla,
    É possível sim. A pneumonia é uma infecção grave e pode evoluir muito rapidamente.

    Espera-se que o processo de melhora comece em 48 horas após o início dos antibióticos por via venosa.

  • CaHê

    Olá Dr. Pedro, meu nome é Cahê, tenho uma dúvida sobre as dores causadas pela pneumonia.
    eu estou com muita dor nas costas, sinto dores ao respirar fundo e ao me movimentar, não estou conseguindo levantar o braço esquerdo e nem me virar para os lados por causa da dor.
    Para ser pneumonia as dores devem ser apenas ao respirar? ou pode causar esse tipo de dor ao se movimentar?
    eu tive um pouco de gripe a uma semana atrás, e até o momento eu não tive febre

    fico no aguardo
    Cahê

  • Carla

    Dr. Pedro,

    Meu namorado há cinco dias tem tido febre de 38,5 / 39,5, dores no corpo, cansaço extremo, espirros, procurou o médico no início dos sintomas e ele estava tratando-o com Clavulin e Tylenol para baixar a febre, só que anteontem começou uma tosse persistente com presença de sangue no muco, foram tirados RX e feito exame de sangue, sendo que os dois estavam normais, mas ele estava se sentindo tão mal que foi internado e está tomando soro na veia. Ontem à noite a tosse piorou muito, dificultando a respiração, nem ficar de pé ele não está conseguindo. Hoje foi detectado no RX que está com pneumonia nos dois pulmões. É possível a doença se manifestar assim, de um dia para o outro? Em quanto tempo ele poderá sentir alguma melhora, se esse diagnóstico estiver correto?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Clau,
    Sim, mas a ausÊncia não descarta o diagnóstico. É apenas uma apresentação pouco comum.

    Vc tem outros sintomas compatíveis com pneumonia e pelo o que parece um raio x também indicativo.

  • clau

    Desde quinta estou com muita dor nas costas. Apresento além disso nariz constantemente entupido. Não apresentei febre. Tenho falta de ar e bastante dor no peito. Fui ontem ao medico e foi feito raio x do tórax indicando principio de pneumonia. Foi receitado antibiotico para tratamento por 14 dias. Li vários comentários de que pneumonia tem febre como sintoma e fiquei preocupada…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Dr. Pinto,
    Se diz isso porque sem febre o paciente demora mais tempo a procurar atendimento médico. Uma vez diagnosticada, a pneumonia é igual tendo ou não febre.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Luiza,
    Para ser gripe suínha tem que ter febre.

    Procure um médico para fazer um raio x do tórax. Escarro com sangue é um sintoma que se deve valorizar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rafael,
    Sangue no escarro é tudo menos resfriado. Procure atendimento médico. Pode ser algo mais grave.

    Pode ser um monte de coisas: tuberculose, pneumonia, tumor, embolia, vasculite, etc…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    William,
    É um pouquinho caro já que uma caixa custa uns 70 reais.

    Mas no longo prazo vale a pena já que ela vai parar de gastar com o cigarro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rodrigo,
    Acho que neste caso vc deveria recontactar o médico. Se vc está melhorando sem antibióticos, talvez o diagnótico de infecção bacteriana deva ser repensado.

    Mas não decida parar o remédio sem contactar o médico.

  • Dr. Pinto

    Dr. Pedro: meu amigo é HIV+, porém assintomático, com CD4 acima de 1.000 e carga viral indetectável. Recentemente, ele começou a apresentar sudorese noturna, fadiga e dor nas costas. Não teve febre. Foi feito um RX e a médica diagnosticou como pneumonia. Ela disse que pneumonia sem febre é até mais perigosa. O Sr. sabe dizer por que?

  • Luiza

    Dr. o que faço tive contato com estrangeiros nos ultimos dez dias e agora sinto dores na costas e secreções com raios de sangue, tem algo haver coma a gripe suína? Não tenho febre é necessário obrigatoriamente ter febre para esta com a gripe suína?

    Luiza

  • rafael

    dr.
    tenho dores no corpo, principalmente na região do toráx, além de sensibilidade nas costas e costelas, não tenho tosse nem febre, mas quando escarro percebo raias de sangue, já apresento esses sintomas a dois dias, pode ser pneumonia ou tuberculose?? até aqui tenho encarado como resfriado e só tenho feito repouso.

  • William

    Olá Dr.Pedro,

    Obrigado minha mãe leu o artigo:
    http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html
    Mostrei à ela as causas do cigarros agora vo ficar no pé dela pra ela parar de fumar, apesar de que ela fuma a muito tempo.
    Nem sabia que isso era prejudicial para os “passivos”, a minha duvida é aqueles medicamentos que você mostrou no final do artigo, seria muito caro um tratamento?

    Obrigado pela ajuda =]

  • Ricardo

    Olá Dr Pedro,
    Há 3 dias tive sintomas de dor de cabeça, um pouco de tosse seca e, no dia seguinte à noite, tive febre de 38C que mais tarde foi a 39C. Fui ao médico e ele me passou Levofloxacino 500mg e Dipirona para baixar a febre. Ele recomendou dois comprimidos na 1a vez, e 1,5 por mais 12 dias. Acontece que eu vomitei muito depois de tomar este medicamento (1 hora após). No dia seguinte, já me sentia bem melhor e fiquei oscilando em torno dos 37C, sem mais tosse, apenas com um leve cansaço. Como não consegui falar com o médico, não tomei a 2a dose ontem. Hoje acordei bem, sem febre ou tosse. Apenas agora, no final da tarde, senti um pouco de cansaço ao sair para dar uma volta e leves dores musculares nas costas (na altura das costelas). Deveria eu retomar a medicação?
    Obrigado.
    Rodrigo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Claudia,
    O mais importante é saber se os sintomas como febre e a tosse aliviaram. Vc pode ainda estar se sentindo mal, mas houve grande melhora do quadro como um todo em relação a semana passada? Se a resposta é sim, não se preocupe. Se a respsota for não, vale a pena contactar seu médico novamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alexandre,
    O ideal nesta fase é repouso. E Uma viagem para Machu Pichu é tudo menos repouso.

    Se vc pretende ir de qualquer maneira, o que eu sugiro é se agasalhar bem, dormir bem, evitar esforços físicos intensos, alimentar-se bem. E mais importante, tomar o Avalox corretamente e procurar se informar antecipadamente sobre atendimento médico no local caso seja necessário.

  • Claudinha]-*

    Boa tarde Dr, meu nome e´Claudia e tenho 31anos,dia15/07 fui diagnosticado com pneumopatia segmentar aguda,meu medico me receitou amoxilina +clavulanato ja se passaram 8 dias,ainda me sinto fraca e indisposta sinto dores leves nas costas e com as costas sempre frias..gostaria d saber se isso e´normal?volta ao medico na segunda mas esse incomodo ta me deixando preocupada..por favor me de uma luz!!Agradeço
    Claudia

  • Luciana

    Meu nome e Alexandre e tenho 36 anos. Tive frebe alta e dor nas costas (lado direito) no ultimi sabado. Domingo fui ao medico clinico geral, q desconfiou de inflamacao muscular e receitou antinflamatorio, q deveria regredir as dores. Apos dois dias (terça) senti novamente as dores e segui p/ pronto socorro, onde fizeram rx e detectaram pneumonia leve. Dormi no hospital p/ tomar aintibioticos na veia, já que no sabado tenho uma viagem marcada p machu pichu e se nao for vou perder o pacote de uma semana. estou tomando avalox (receitado por 10 dias). Ja estou me sentindo bem melhor e gostaria de saber se há impedimentos p fazer essa viagem, já que vou me deparar om frio e altitude. Que cuidados especiais devo tomar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paula,
    Esse laudo poderia indicar uma pneumonia sim.

    O que causa estranheza é vc não ter febre, o que fala um pouco contra pneumonia. Como o quadro clínico é sempre soberano, deve ter sido por isso que seu médico não valorizou a imagem

    Se vc ainda se sente mal, talvez fosse realmente interessante uma reavaliação do seu estado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    William,
    Não se cria resitencia para pneumonia não.

    Fumantes ativos e passivos tem maior risco de desenvolverem doenças pulmonares. Se vc tem asma esse fumo passivo é péssimo para sua doença. Pode ser por isso que o salbutamol não funciona mais tão bem.

    leia este texto e mostre p sua mãe
    http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Michelle,
    Antibiótico não corta fome. A infecção sim.

    Acho que o repouso é importante. Ela não precisa ficar presa dentro de casa, mas também não deve fazer esforços.

    Pode lavar a cabeça sem problemas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Giovanna,
    Eu em geral oriento repouso por 5 a 7 dias. MAs é uma conduta particular minha, não quer dizer que todo mundo tenha que segui-la. Não existe um número fixo de dias de repouso que deva ser seguido. Isso depende de vários fatores. O médico é que decide.

    SE vc ainda não se sente bem, pode voltar no médico e explicar a situação.

  • Anonymous

    Boa noite doutor,
    Semana passada fui diagnosticada com uma gripe, fazendo uso de remédios como Claritin D e Celestamine. Não tive mais febre, e não me sinto mais congestionada. Realizei um exame de raio-x que deu no laudo: ‘apagamento do contorno do arco cardíaco direito e espessamento do intersticio do lobo medio’. Meu médico falou que não era nada, mas que ao mesmo tempo disse que poderia ser um começo de secreção, me deixando na dúvida. Mandou eu permanecer com os remédios e acrescentar o Fluimucil. Ainda tenho tosse e sinto que tenho catarro preso, sinto um pouco de cansaço e dor nas costas. Seria o caso de procurar outro médico para um diagnóstico mais convicto? Esse laudo do raio-x pode indicar um indício de pneumonia?

    Obrigada, Paula.

  • William

    Olá Dr.Pedro,(novamente =D)

    Adorei o Blog,está me tirando boas duvidas, o que eu queria saber é q qdo era pequeno uns 7 anos tive pneumonia provavelmente deve ser por causa da minha asma ,como citado acima, gostaria de saber se fica mais facil de pegar “ela” ou se criei uma certa resistencia.
    Obs: tirando outra duvida: minha mãe fuma tecnicamente sou fumante passivo aumenta as chances de pegar? (Em Mim)

    Obrigado + 1 Vez.

  • Michelle

    Doutor Pedro,
    Estou com uma dúvida. Foi detectado uma pneumonia em minha mãe, pois ela está com começo de enfisema pulmonar devido ao cigarro, ela ficou internada durante 5 dias e agora o médico receitou antibiótico pra ela durante 10 dias, mas as vezes ela sente algumas dores no local q esta a pneumonia, sente umas pontadas, ela não está sentindo muita fome creio q isso deve ser por causa do antibiótico né? Ela está muito desanimada isso é normal? E mais uma pergunta, ela está de repouso, tem necessidade disso? Ou ela pode sair de casa normalmente? Pode lavar a cabeça?

    Desde já Agradeço!

  • Giovanna

    Dr, boa tarde.
    Tenho 22 anos e estou com inicio de pneumonia, detectado através de raio X.

    Já estou no 5º dia do atibiotico e a febre passou porém ainda sinto um cansaço e dores no peito e cabeça fortissimas.

    O medico nao me pediu respouso absoluto, somente no dia que consultei, mas como tivemos o fds eu descansei um pouco mais.. mas a duvida é quantos dias devo ficar de repouso em casa? Pq já estou de volta ao trabalho e não me sinto recuperada…

    Devo voltar ao Pronto Socorro pedir atestado médico? Quantos dias devo repousar? Não sei se já era obrigação do médico me dar esses dias de repouso…

    Muito obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fabiana,
    Os sintomas não são assim tão parecidos não. Pneumonia não dá espirros, coriza, dor de garaganta, nem conjutivite.

    TAnto a gripe comum quanto a gripe suína podem complicar com pneumonia.

    Se vc tem falta de ar e dor no peito, é melhor procurar um médico para te examinar.

    abs

  • fabiana

    Oi Dr. Pedro! Me chamo Fabiana e fiquei em dúvidas pois os sintomas da peneumonia são bem parecidos com o da gripe suína, como podemos diferenciá-los? A pessoa com a gripe suína tem um risco maior de ter peneumonia? A sinusite e a rinite podem favorecer à pneumonia? Tenho sinusite e rinite crônica e tem 3 semanas que estou tendo um crise forte de sinusite,a dois dias estou sentindo falta de ar e dor no peito, mas não tenho febre. O que você me aconselha?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Soares,
    Parece mais um resfriado simples. De longe não posso indicar tratamentos. Converse com alguém na sua faculdade e veja se algum professor pode prescrever algum antialérgico ou antitussígeno (caso ele ache realmente indicado)

  • Anonymous

    Soares..
    Ola dr.Pedro

    minha esposa esta com uma tose seca a 4 dias, mais nao apresenta febre nem dores pelo corpo,agora no quinto dia esta sentindo o nariz ficar obstruido, mais nao muito.
    Esta tomando um expectorante, mais quando chega a noite a tose piora.
    O que me indicaria.
    Sou estudante de medicina na Bolivia curso o 3 periodo, nao tenho como pagar uma faculdade particula no Brasil e nao tenhu mais tempo de ficar tentando vestibular em federal, oq eu me aconselha?

    Grato pela atencao

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gabriel,
    Pneumonia sem febre é pouco comum.

    Esses sintomas podem ser residuais da gripe. Se tiverem incomodando muito o ideal é procurar um médico para que ele possa avaliá-lo melhor.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Danilo,
    Só um médico após te examinar é que pode dizer isso. Se vc tiver outros sintomas como espirros e coriza o diagnóstico aponta mais para gripe. De qualquer modo é preciso avaliação médica.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    MArina,
    Clinicamente é difícil diferenciar a gripe comum da gripe suína. No final das contas ambos são gripes.

    A febre está um pouco baixa para gripe suína, mas ainda assim não dá para descartar.

    O melhor é ficar em repouso e evitar sair na rua. Só saia de casa se for para ir ao médico.

    abs e melhoras

  • gabriel

    pla dr pedro meu nome e gabriel tenho 15 anos,euestava com uma gripe ja faz uns 4 dias,ela passou mas a tosse e a dor no peito quando eu respiro continua,nao tenho febre ,sera que e pneomonia
    obrigado

  • Danilo

    Dr. Pedro Pinheiro
    Estou a tres dias com muita febre variano de 37.5 a 39.7, estou com muita tosse nao conteno nenhum catarro, sinto pequena dor no olho, deve ser por causa da gripe. o senhor acha q pode ser Pneumonia?
    abraço

  • Marina

    Doutor Pedro, boa tarde,

    Há mais ou menos 4 dias comecei a ter muita tosse, a princípio seca. Depois, uns 2 dias atrás comecei com moleza no corpo, cansaço, nariz entupido e escorrendo e a tosse, além de estar mais forte, agora vem acompanhada de secreção, que eu não consigo expelir, dor no pescoço e nas costas, dor e ardência nos olhos. Estou tomando xarope abrilar, muito líquido, mas minha temperatura tem estado por volta de 37, 37,5, nada além disso. Será que existe problema em sair à rua ou é melhor ficar de repouso. Existe algum motivo para me preocupar com algo mais grave, como pneumonia, a gripe AH1N1, ou será que é apenas uma gripe comum? Desde já, fico no aguardo e agradeço a atenção.

    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Thainá,
    Isso parece mais gripe. Pneumonia não dá espirros nem nariz escorrendo. E a febre costuma ser bem alta.

    Além do que, os antibióticos para sinusite são basicamente os mesmos da pneumonia, não fazendo sentido vc desenvolver uma pneumonia durante o curso deles.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Deyse,
    O especialista indicado é o pneumologista.

    Não conheço nenhum serviço específico em Salvador. Já tentou marcar consulta na UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA => HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. EDGARD SANTOS ?

    Se vc tiver acesso a algum posto de saúde, pode começar a investigação por lá e depois solicitar que te encaminhem para um hospital maior se for necessário.

    Sei que consulta no SUS é difícil, mas não vejo como te ajudar de outra maneira.

    abs e melhoras

  • Thainá Soares

    Bom dia doutor,
    Há 2 semanas estou tomando antibiótico para sinusite, o médico havia me recomendado um spray nasal para rinite que me causou ataque cardíaco então suspendi seu uso. Semana passada realizei exames de sangue para ver a minha imunidade, já que tenho uma viagem marcada amanhã para Bariloche. Meus exames deram bons, fui a um clínico na segunda e ele disse que meu exame físico estava ótimo. Porém na quarta feira começei a ter crise de espirros, tosse, meu nariz está escorrendo (secreção transparente) e tive um pouco de febre ontem. Meu antibiótico acaba hoje a noite e não sei o que faço. Isso poderia ser pneumonia? O que deve ser?
    Desde já agradeço.

  • Deyse

    Olá Dr. Pinheiro só complementando tenho 29 anos e não sinto febre ou pelo menos nunca percebi que estivesse com febre.
    Obrigada.

  • Deyse

    Olá Doutor Pinheiro, há + ou – 6 meses começei sentindo dificuldade em respirar, acreditei que fosse a esôfagite diagnosticada há um ano e meio atrás sentia que meu diafragma estivesse espremido, principalmente se me alimentasse e logo em seguida deitasse a noite, só conseguia respirar fundo se ficasse ereta, mudei para uma casa que é de telhinha sem forro que além de ventar muito por ser muito alta as vezes dormindo sinto os pingos de chuva no rosto acredito que por conta disto, minha tosse seca aumentou, tenho tossido muito com um pigarro que não passa e as vezes a secreção com sangue, não sei distinguir se as dores que sinto nas costas são os pulmões ou na coluna pois já tive crises de dor na coluna, e estava tratando com fisioterapia e ao mesmo tempo achava que os pigarros fosse devido a uma alergia, pois foram feitos rx de tóxax e face e não foi encontrado nada mais isso há uns 3 anos atrás, o problema Dr ´q que gostaria de diagnósticar e tratar logo isso porém não sei onde procurar poi, não tenho condições financeiras pra me cuidar o Sr poderia me indicar atendimentos gratuitos moro em salvador na Bahia. Desde já agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ana,
    Em idosos, pessoas imunodeprimidas e crianças pequenas, o quadro realmente pode ser atípico.

    Em adultos saudáveis, pneumonia sem febre e sem tosse é muito pouco provável. Forço pela memória e não me lembro de já ter visto alguma.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vulgo,
    Não parece pneumonia não. Crises intensas de tosse realmente podem causar lesões na musculatura das costas, peito e abdômen.

    De longe é difícil avalair , mas pelo o que vc contou acho qeu a lesão muscular é o mais provável.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cesar,
    À distância e com os dados que vc me deu, não consigo apontar nada especificamente.

    Pode ser um processo alérgico, mas só uma consulta médica de verdade poderá esclarecer o seu quadro.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Karina,
    Seria interessante que vc procurasse o médico que te tratou.

    Pode não ser nada, mas às vezes a pneumonia pode causar algum grau de irritação da pleura levar a derrame pleural.

    Se a dor é muito é muito forte talvez valha a pena repetir o RX.

  • Ana

    Olá Doutor!
    Meu nome é Paula e tenho uma curiosidade! Sempre entendi os sintomas da pneumonia como os que estão descritos na página, mas já ouvi muitos casos, inclusive o de uma amiga, que disse ter tido uma pneumonia seca ou silenciosa, pois não apresentou febre e nem outros sintomas comuns e, devido a isso, o diagnóstico foi demorado.Isso realmente procede?
    Obrigada!

  • vulgo

    Dr. a respeito da pneumonia…
    a uma semana atraz estava comendo comida quente, muito quente e bebendo bebida gela…
    minha garganda inflamou e cosigo venho a febre os calafrios, passou… mas a garganta ainda continuou inflamada… dias atraz me ocorreu uma crise de tosse prolongada por cerca de uns vinte minutos…
    alguns minutos depois a dor no peito esquerdo apareceu, seguida de dor nas costas. e quando se tosse sinto grandes pontadas e me parece que o coraçao vai explodir… fui ao medico e fiz uma radiografia e num deu nada…
    a medica diz que sao dores musculares e me receito votarei e continuar tomando o diclofenaco sodico para disinflamar a garganta…
    mas a dor nao passou e piora nas noites frias…
    ja estou na segunda noite com as dores…
    gostaria de saber se meu caso e pneumonia ou se eh apenas dores musculares provacodas pela tosse?

  • Cesar

    Dr. Pedro Pinheiro, bom dia, gostaria de saber o q pode ser o que tenho, sinto as vezes dores nas costas, tenho uma tosse seca que as vezes nela saí algo parecendo uma gosma ou catarro pequenos, muitas vezes escarro no dia e também tem dias que não consigo respirar profundamente, ou seja quando puxo a respiração ele ñ vem por completo, quero te falar quer bebo bastante aos finais de semana, porém cerveja, Durmo sempre com condicionador de ar também. Gostaria que o Dr. me esclaresca algo do que sinto a respeito do mesmo. Desde já muito agradecido.

  • Anonymous

    Bom Dia

    Eu estava com pneumonia e agora estou praticamente no final do tratamento, quase otima! Mas agora mesmo ja estando no estagio final,comecei a sentir muita dor nas costas dos dois lados do pulmão! E estou com receio de estar voltando tudo novamente!

    Obrigada

    Karina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Mara,
    Parece mais gripe, pois a pneumonia é um processo progressivo que só tende a piorar ao longo dos dias.

    Essa febre que aparece só de vez em quando não é muito típico de pneumonia não.

    De qualquer maneira se o quadro não melhorar, seria bom procurar um médico para que ele possa fazer uma avaliação correta

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rose,
    Primeiro é preciso ter certeza de que era pneumonia. Se for realmente o caso, a febre tem que ter baixado, a expectoração com sangue sumido e as análises de sangue normalizado.

  • Anonymous

    Boa tarde doutor
    Meu nome é Mara
    Sinto dores fortes nas costas, principalmente quando estou caminhando, no final de semana tive febre, dor no corpo e calafrios.
    Estou com tosse seca.
    Hoje nao tive febre ainda
    sinto pontadas (visgadas) no peito.
    Isso pode ser pneumonia ou apenas uma gripe.

    Obrigada

  • florzinha

    me chamo Rose e estava sentindo umas dores no tórax intensas, cheguei a eliminar secreções sanguinolentas pela boca. fui ao médico e ele diagnosticou uma pneumonia e passou um antibiótico injetável de 1200 unidades e uns comprimidos pra eu tomar durante dois dias, as dores continuam e como saberei que estou curada??? de já agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pamela,
    Pneumonia pode causar esse quadro de expectoração com sangue. Se ele já está sendo tratado com antibióticos, deve apresentar melhora nas próximas 72 horas.

    Se o quadro se mantiver, pode-se começar a pensar em outras hipóteses como tuberculose ou alguma pneumonia resistente ao antibiótico receitado.

    Bom, ele já recebeu um diagnóstico e tratamento. Agora é esperar a resposta dele.

  • Anonymous

    meu nome e pamela moro em outro pais meu marido foi diagnosticado com pneumonia e ja esta tomando medicamento mas qdo ele tosse sai catarro verde e com um pouco de sangue nao sei se pelo esforço q faz tossindo para tirar a catarro,ele foi diagnosticado pelo clinico geral qual medico deveria procurar e q aqui tbm os medicos as vezes deixa a desejar

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá, por favor peço a todos que se identifiquem para eu saber com quem estou falando.

    Em relação a sua irmã, não tenho como te dar um número.

    O fato dela ser jovem ajuda muito. Acredito que ela também não tenha outras doenças associadas, e isso também favorece.

    Em doentes graves o que conta é o dia a dia. Se a cada dia os médicos trouxerem uma novidade boa, significa que a chance de recuperação é alta. Se a cada dia surgir uma novo problema, a chance de correr mal e maior.

    Não se preocupe com os rins. Existe diálise para isso. Se o coração, pulmão e fígados estão melhorando, o rim seguirá este caminho mais a frente. O que importa é o todo e não órgãos isolados.

    abs e melhoras p sua irmã

  • Anonymous

    complementando..
    quando ela deu entrada na UTI, já tinha dado duas paradas cardíacas e os orgãos não estavam funcionando, hoje o coração já está estabilizado e o fígado e o pulmão já apresentaram melhora, só os ríns ainda não… quais as chances de uma recuperação, levando-se em consideração que se trata de um organismo jovem ?

  • Anonymous

    Olá,

    Tenho uma irmã de 38 anos que está internada em estado gravíssimo com pneumonia, ela está sedada a uma semana e tomando medicação, os médicos disseram que agora é esperar o organismo reagir, quanto tempo ela pode ficar assim?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Allan, com certeza.

    Espero que vc tenha comunicado este fato aos médicos, pois isso pode mudar a conduta.

    abs

  • Allan David

    Dr. Pedro
    Fiz um raioX a alguns dias,
    e foi acusado começo de pneumunia,
    duas semanas antes de fazer o exame no hospital, usei cocaína, isso pode ter sido a causa ou ajudou a desenvolver a pneumunia?
    Obrigado desde já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jodé,
    Vc precisa fazer um raio x do pulmão.

    Pode ser um monte coisas, desde infecção a pneumotórax (tenho um texto sobre o assunto)

    Procure atendimento.

  • Cor3>X!*

    DR. Bom Dia, ja tem uns tres dias que estou com um Dor nas Costas do Lado Direito que quando eu vou Tossir e Soar o Nariz Ou prender A respiração a Dor é Imença , q nem consigo tossi pq fica impossibilidado por causa da Dor.
    Estou Preocupado , e gostaria de uma opinião Medica , pra saber o q eu estou sentindo ou q eu Tenhu.
    Meu nome é José Luiz ,Moro No Espirito Santo..
    Desde Já agardeço….

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Acho que me faltam dados para saber se a pneumonia é uma hipótese plausível mesmo sem febre.

    Se vc não fuma, pode ficar mais despreocupado em relação a tumor, pois este é mais raro em não fumadores.

    De qualquer meneira, realmente a melhor conduta é repetir a TAC após 1 mês.

  • Anonymous

    Boas fiz um raio x e apareceu uma cisurite, fiz um tac apareceu por tras do figado (logo não se via no raio x) uma massa de 3 cm o seu colega pneumologista (Prof.Agostinho Marques) disse que lhe parecia uma pneumonia mas eu nunca tive febre, so sentia dor ao respirar depois de fazer antibioticos ja consigo respirar bem mas continuo com receio, uma massa parece estranho, ele tb referiu que devia fazer novo tac um mes apos o tratamento o que lhe parece

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Juliana,
    Não existe outra maneira ,não.
    Se a expectoração está presa o ideal é beber bastante água para diluí-la e facilitar sua eliminação

    Talvez valha a pena fazer um rx de tórax

    abs

  • juliana

    Dr. pedro, estou tossindo muito essas últimas semanas, não tenho febre, mas a tosse tem bastante secreção, porém, não consigo expectorar, existe alguma outra forma sem ser por via oral de expectorar o catarro sendo que eu já tenho 30 anos??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Pode ser alergia a penicilina.
    Peça para o seu pediatra reavaliá-lo

  • Eliane

    Dr Pedro, meu filho como eu já disse está tomando cefalexina, e acebrofilina, agora começou a dar uma coceira nele e onde ele coça fica cheio de vergões, isso pode ser reação do medicamento o senhor acha que eu devo retornar ao Pediatra?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ramon,
    A pneumonia é um processo mais agudo. Surge e atinge sua gravidade maior em algumas horas/dias. Já a tuberculose é um processo mais arrastado, demora semanas até o paciente resolver procurar um médico.

    Não se pensa em tuberculose em um quadro com febre e tosse produtiva com 2 ou 3 dias de evolução. Como não se pensa primeiro em pneumonia em quadros com 4 ou 5 semanas.

    A imagem do rx também costuma ser diferente.

    A história clínica e epidemiológica també majuda na diferenciação

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Eliane,
    Os antibióticos costumam demorar 48horas para que seus efeitos sejam notados clinicamente.

    abs

  • Ramon Lucas

    Olá Dr. li o seu texto muito bom por sinal. To fazendo um pesquisa sobre pneumonia e surgiu duvida quanto a diferenciaçao dessa doença com a tuberculose. Poderia esclarecer pra mim por favor ?
    sou aluno do 2 periodo d medicina na ufmg e gostaria q saber a opiniao do senhor.
    Ficaria grato
    OBRIGADO.

  • Eliane

    Dr. Pedro, achei o texto ótimo.
    Meu filho tem 5 anos e a pediatra disse que ele tem um começo de pneumonia, ele está tomando cefalexina, quanto tempo leva pra este antibiótico agir?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sim Giovana,
    Sintomas como febre alta, tosse, falta de ar e dor nor toráx indicam investigação de pneumonia.

    Volte no seu médico.

  • Giovana

    Oi Dr.

    Tenho febre que chega a 39 graus a uns 5 dias, fui ao medico que tratou como uma gripe, e me deu remédios para baixar a febre e para garganta. Porém a 3 dias começou uma tosse muito forte, que me deixa com falta de ar, muita dor do torax e pontadas nas costas, as vezes tenho ância de vomito, porém, não tenho muito catarro, mas a febre persiste. poderia ser um caso de pneumonia?

    Sds

    Giovana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marco,
    Isso se chama dor pleurítica e pode indicar patologia muscular, da pleura ou dos pulmões.

    Vá a um médico para ser avaliado e fazer um rx

    abs

  • Anonymous

    bom dia Dr.

    dores nas costas na altura do pulmao no lado direito, que acontece ao respirar, pode ser indicio de alguma coisa ?

    muito obrigado pelas informacoes

    Marco Antonio

  • runescape , grand chase mutris

    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Huan,
    Pneumonia não vira tuberculose.

    O que acontece é que como os sintomas são parecidos, muitas vezes a tuberculose é erradamente diagnosticada como pneumonia.

    É muito comum o paciente chegar para nós médicos e dizer que tem uma pneumonia há várias semanas que não rsponde aos antibióticos. Na verdade não é pneumonia e sim tuberculose, por isso não melhorava.

    abs

  • Huan

    gostei do texto Dr.Pedro
    em quanto tempo a pneumonia pode virar tuberculose
    tenho tosse seca a 1 semana mais ou menos sinto calafrios , dor no peito , tremor e de vez enquando cansaço
    o que pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Suzana,
    Usamos críteiros clínicos para avaliar a gravidade do caso.
    Levamos em considereção idade, estado geral, presença concomitante de outras doenças, se o doente apresenta sinais clínicos ou laboratoriais de dificuldade respiratória, presença de hipotensão ou sinais de sepse etc…
    Os casos mais graves ou naqueles em que entendemos que será dífícil tratar em casa, por questões médicas ou sociais, optamos pelo tratamento hospitalar.
    Abraços

  • Suzana

    Dr. Excelente texto.
    Tenho uma dúvida. Como saber que uma pneumonia é grave ou não ? Quando tratar em casa e quando precisa de hospital?
    obrigada

  • mra

    nossa,situaçao desesperadora,muita oraçao,pois Deus não desampara seus filhos ele sabe de todas as coisas,entrega sua vida para Deus dobre seu joelho todos os dias com a mão sobre cabecinha de teu filho e ore com fé,pois o médico de todos os médicos é nosso pai….Bjss