5 de julho de 2014

CANDIDÍASE | Sintomas e tratamento da Candida Albicans

Candidíase, também chamada de monilíase, é o nome que se dá à infecção fúngica (micose) causada pelas espécies do fungo Candida. A forma mais comum de candidíase  é a infecção vaginal, chamada monilíase vaginal ou vulvovaginite por cândida.

Publicidade

As infecções por este fungo, porém, não se restringem à região genital feminina, podendo também haver acometimento de outras áreas, como pele, boca, esôfago, vias urinárias e pênis, só para ficarmos em alguns exemplos.

Existem várias espécies de Candida e muitas delas são capazes de provocar quadros de micose no seres humanos. Entretanto, na maioria das vezes que o paciente desenvolve alguma infecção pelo fungo Candida, a espécie responsável é a Candida albicans.

A candidíase não costuma provocar quadros graves em pessoas saudáveis e com sistema imunológico funcionante. Nestes, a candidíase de pele, boca ou vaginal são as formas mais comuns.Todavia, em idosos, pacientes com doenças graves ou indivíduos imunossuprimidos, o fungo Candida pode atingir órgãos internos e provocar infecção generalizada e grave.

Este artigo é um resumo sobre as formas mais comuns de candidíase. Para saber mais detalhes sobre algumas infecções específicas provocadas pela Candida, como a candidíase oral, vaginal ou peniana, acesse os links disponíveis acima.

O que é a Candida?

Candidíase oral

Candidíase oral

Como referido anteriormente, a espécie mais comum do fungo Candida é a Candida albicans, considerada um membro normal da flora gastrointestinal e geniturinária dos seres humanos. A maioria das pessoas são colonizadas por Candida e nenhum sintoma apresentam. Porém, qualquer desequilíbrio na flora local ou no estado imunológico do paciente pode levar esse fungo a se proliferar e invadir tecidos, causando, assim, a doença candidíase. Portanto, ter Candida é diferente de ter candidíase. Até 50% das pessoas saudáveis têm o fungo Candida na cavidade oral sem que isso represente qualquer problema. A Candida albicans é um germe oportunista, pois vive silenciosamente em nosso corpo durante anos, somente à espera de uma queda no nosso sistema imunológico para nos atacar.

Para reforçar o conceito, podemos comparar a colonização da vagina pela Candida com a colonização da pele por bactérias. Todo mundo consegue entender que o fato de termos milhões e milhões de bactérias na nossa pele não significa que tenhamos alguma doença na mesma. Para ter doença não basta ter os germes, é preciso que eles ataquem o nosso organismo.

Como surge a candidíase?

Candidíase do esôfago A candidíase não surge somente em pessoas com sistema imunológico fraco. Outros fatores podem levar ao aparecimento da mesma. Uma exemplo clássico é o uso de antibióticos por tempo prolongado. Os antibióticos matam as bactérias, mas poupam os fungos. Deste modo, ele reduz a competição por alimentos, facilitando a vida dos fungos que colonizam o organismo. A proliferação de Candida na vagina é uma consequência da diminuição da flora normal de bactérias na vagina, levando à candidíase vaginal.

A candidíase oral, conhecida como sapinho ou monilíase oral, também pode ocorrer em pessoas sem doenças do sistema imunológico, principalmente em crianças pequenas. Cabe ressaltar que neste caso, a candidíase é restrita e provoca poucos sintomas.

Quando a candidíase oral é mais severa, como no exemplo da foto acima, isso nos leva a pensar em um estado de imunossupressão (baixa imunidade).

Doentes imunossuprimidos, como nos pacientes com SIDA (AIDS) (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS), câncer (leia: CÂNCER | SINTOMAS E DEFINIÇÕES), uso de quimioterapia, transplantantes de órgãos, uso crônico de corticoides, doentes graves internados em CTIs, etc., podem apresentar infecção fúngica generalizada, chamada de candidemia.

Nos pacientes imunossuprimidos, a cândida pode causar, por exemplo:

– Pneumonia (leia: PNEUMONIA | Sintomas e tratamento).
– Endocardite (infecção das válvulas do coração) (leia: ENDOCARDITE | Sintomas e tratamento).
– Meningite (leia: MENINGITE | Sintomas, Transmissão e Vacina).
– Infecção urinaria (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE | Sintomas e Tratamento).
– Esofagite (infecção do esôfago).
– Peritonite (infecção do peritônio).
– Artrite infecciosa (leia: ARTRITE e ARTROSE).

Mais dos 90% dos pacientes HIV positivo, com critérios para AIDS, possuem alguma infeção por Candida, normalmente candidíase oral e de esôfago. Feitas as devidas explicações, voltemos aos pacientes imunocompetentes (sem alterações do sistema imunológico). Para ver mais imagens de candidíase oral: CANDIDÍASE ORAL | FOTOS

Candidíase vaginal

Aos 25 anos de idade metade das mulheres já apresentaram pelo menos um episódio de vaginite por cândida. A infecção é comum em mulheres em idade fértil, tornando-se menos frequente após a menopausa. A Candida albicans é responsável por até 90% dos casos de monilíase vaginal.

A vulvovaginite por cândida é situação comum, mas alguns fatores aumentam ainda mais o risco do seu aparecimento:

a) Uso de antibióticos

Pelo menos 1/3 dos casos de candidíase vaginal ocorrem após um curso de antibiótico.

b) Diabetes (leia: O QUE É DIABETES MELLITUS)

O diabetes é um conhecido fator de risco para candidíase, principalmente se a glicemia (taxa de glicose) não estiver sendo bem controlada.

c) Níveis elevados de estrogênio

Uso de anticoncepcionais com doses elevadas de estrogênio, reposição hormonal ou gravidez favorecem o aparecimento da candidíase vaginal. Como já mencionado, a incidência de candidíase cai após a menopausa.

d) Comportamento sexual

A candidíase vulvovaginal não é considerada uma DST (doença sexualmente transmissível), uma vez que o fungo Candida faz parte da flora natural de germes da vagina e pode ocorrer em mulheres que nunca tiveram relações sexuais. Isto não significa, porém, que a transmissão sexual de Candida não possa ocorrer. Há sabidamente um aumento na frequência de monilíase vaginal na maioria das mulheres após começarem atividade sexual regular. Parceiros de mulheres infectadas são quatro vezes mais propensos a serem colonizados pela Candida do que parceiros de mulheres não infectadas. Os episódios de candidíase vaginal parecem estar mais relacionados à prática de sexo oral.

e) Genética

Algumas mulheres apresentam alterações genéticas e da mucosa vaginal que predispõem a infecção fúngica, independente de outros fatores de risco. Algumas mulheres têm Candida sem nenhum motivo aparente.

f) Imunossupressão

Como já explicado anteriormente, a imunossupressão favorece não só a candidíase vaginal, como também a candidíase em outros órgãos do corpo. O uso de drogas imunossupressoras, como os corticoides é um importante fator de risco (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais).

Sintomas da candidíase vaginal

O sintoma mais típico da candidíase vaginal é a coceira na região genital. Uma sensação de ardência ou queimação na área ao redor da vulva também é bastante comum. Esta dor tende a se agravar no período pré-menstrual.

Outro sinal frequentemente presente é o corrimento vaginal, mas a sua ausência não descarta o diagnóstico de candidíase. O corrimento vaginal da candidíase, quando presente, é, em geral, brancacento, sem odor e de pequeno volume (leia: CORRIMENTO VAGINAL | VAGINITE).

Dor durante o ato sexual é um sintoma habitual, pois a região da vagina e da vulva costumam estar muito irritadas. Ao exame da região genital, é possível notar que ambas apresentam-se inchadas e com grande vermelhidão.

Como a disúria (ardência ao urinar) também é um sintoma que costuma ocorrer na vulvovaginite por Candida,  é comum haver alguma confusão com um quadro de infecção urinária (cistite). A diferença está na localização da dor. Na candidíase, a dor é mais localizada na vulva, enquanto que na cistite o incômodo é na saída da uretra. Em geral, cistite não vem acompanhada de corrimento vaginal, portanto, a presença deste costuma facilitar a definição do diagnóstico (leia: CISTITE | INFECÇÃO URINÁRIA).

O diagnóstico de certeza da candidíase vaginal é feito com o exame ginecológico, através de coleta da secreção vaginais e identificação do fungo Candida pelo microscópio.

Tratamento da candidíase vaginal

O tratamento da candidíase só costuma estar indicado nos casos sintomáticos. Mulheres assintomáticas e parceiros sexuais não precisam ser tratados (este último caso ainda é controverso).

O tratamento é simples e consiste em uma dose oral de antifúngico, como o Fluconazol por via oral em dose única, ou creme vaginal de fluconazol, que deve ser indicado pelo ginecologista.

Em pacientes com imunossupressão ou infecção mais grave, o tratamento deve ser por, pelo menos, 7 dias (leia: INFORMAÇÕES SOBRE O FLUCONAZOL).

Para saber detalhes sobre o tratamento da candidíase vaginal, leia: Tratamento da Candidíase Vaginal.

Candidíase no pênis

A candidíase nos homens não é tão comum como nas mulheres, mas pode ocorrer em determinadas situações. Os sintomas mais comuns da candidíase no pênis são vermelhidão, inchaço e dor na glande. Placas brancas, semelhantes às que ocorrem na língua nos casos de sapinho, também são comuns. As lesões podem causar intensa coceira e frequentemente há ardência durante o ou após o ato sexual.

Para saber detalhes sobre a candidíase peniana, acesse o link: CANDIDÍASE EM HOMENS.

Candidíase oral

Exceto em crianças, a candidíase oral costuma indicar algum grau de imunossupressão ou distúrbio na flora de germes normal da boca. Entre os fatores de risco estão os diabetes, uso de dentadura, doenças que causam diminuição na salivação (xerostomia) e imunossupressão, seja por doenças, drogas ou quimioterapia.

A monilíase oral associada à candidíase do esôfago é sempre um sinal de imunossupressão e deve ser investigada, caso a causa ainda não seja conhecida.

Sintomas da candidíase oral

A candidíase oral se manifesta como lesões brancas de aspecto cremoso, na língua, parede interna das bochechas e no palato (céu da boca). O paciente se queixa de ardência, diminuição do paladar e sensação de ter algodão na boca. Quando o esôfago é acometido, o paciente se queixa de dificuldade e dor para engolir.

Para saber mais sobre candidíase oral, leia: SAPINHO NA BOCA | Candidíase oral

"CANDIDÍASE | Sintomas e tratamento da Candida Albicans", 5 out of 5 based on 64 ratings.
Publicidade
  • Sílvio

    Boa tarde. Há alguns meses me encontro com a sensação de inchaço no ânus, coceira entre as nádegas e, eventualmente, umas bolhinhas cheias de líquido. A coceira, tipo uma assadura, melhora com o uso de diprosone mas, quando pratico alguma atividade física, ela retorna. Não há corrimento algum. Apareceu, também, uma pequena ferida no canto da minha boca. Já consultei proctologistas, urologistas, neurologista e, todos eles, afirmam não haver nada. Meus exames de sangue estão normais. Isto pode ser candidíase ?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Pode ser uma infecção por fungos, não necessariamente candidíase. Mostre suas lesões de pele a um dermatologista.

  • Danielle Geane

    Olá Bom dia, Minha Dúvida é o seguinte a uns dois meses venho observando que sempre antes do meu Periodo Menstrual sinto uma coceira intensa e uma secreção tipo Uma massa saindo de dentro de mim, principalmente no ato sexual em seguida com uma ardência e vermelhidão na Vagina, meu ciclo tem atrasado bastante, sinto isso antes e depois do ciclo menstrual, tomo fluconazol e passa, só por uns dias e depois volta dinovo e por fim, meu cicli menstrual veio dia 11/08 e foi embora no domingo do dia 17/08, apos o cilco ir embora sentir cólicas e apos o ato sexual, saiu um liquido em grande quantidade

    amarelado, o que pode ser? Me preocupei.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Tem que ir ao ginecologista para ele colher material dessa secreção e do canal vaginal. Sem investigar não dá para saber o que é.

  • Laudo a Distância

    Boa tarde Dr!
    Estou com uma coceira super incomoda na vagina, ardor ao urinar, e também estou com um corrimento que está saindo uns pedaços, como se fosse queijo cottage, isso pode ser Candidíase?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. Mas além da candidíase vaginal, existem outras infecções vaginais que também podem dar um quadro semelhante. Tem que fazer um exame ginecológico.

  • RenataCMS

    A candidíase vaginal tem tratamento efetivo para todos os casos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, mas alguns casos podem ser mais difíceis de curar Porém, não existe candidíase incurável. Todo os casos têm solução se forem corretamente abordados.

  • sidney

    dr fui ao medico e foi constatado monilíase oral. pelo que vi e comparei nas fotos não e forte. pequenos pontos brancos. mesmo assim fiquei preocupado, pois e muito falado em hiv ou aids quando se tem isso. e comum ter monilíase oral ou candidíase oral?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nem todo mundo que tem monilíase oral tem HIV.

  • Buca Debituca

    doudor estou com candidiase esofagica o medico me prescreveu 1 dose de fluconazol de 150mg, antes das refeiçoes, durante 7 dias, e o suficiente para eu ficar curado, me ajude

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente a dose e o tempo usados na candidíase esofágica são maiores.

  • lequinha

    Boa tarde Dr. acho que tenho cândida porém não tenho coceira, nem ardor, a unica coisa que me incomoda é o corrimento, parece que não para nunca, gostaria de saber se tem como eu acabar com este corrimento chato?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que fazer uma análise desse corrimento para ver se há o fungo Candida nele. Só dá para tratar se a gente souber o que tem que ser tratado.

  • carlos

    Boa noite dr tenho candida na mao ha dois anos cada vez aumenta mais , ja esta em quase todos os dedos, e nao tem medico que acerte medicamento, tem alguama pomada ou medicamento via oral eficiente?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, há alguns, mas eu não posso indicar tratamentos pela Internet.

  • Aninha

    Boa tarde doutor,
    Estou com candida, não eh a primeira vez que tenho. E msm assim tive relação com meu namorado e ele fez sexo oral em mim, ele pode vir a desenvolver a candida ma boca e na região peniana? Comecei a tomar fluconazol, devo falar com ele?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é uma doença sexualmente transmissível. Se ele é saudável, o mais provável é que ele não tenha nada. O sistema imunológico dele consegue controlar a cândida.

  • Cris

    Porque pessoas com candidiase não podem ingerir bebidas alcoólicas? Ou podem? O que interfere no tratamento?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Álcool em pequena quantidade não faz mal.

  • Maristela

    Dr. lavar as partes intimas com sabão de coco, resolve o problema de cândida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Marcio Gomes

    Dr estou com um fungo no penis há 4 meses já fui em 2 urologistas e os 2 receitaram o mesmo remédio fluconazol porém já ha 3 meses estou tomando
    um por semana e não some o fungo e a pomada é a cetoconazol existe outro
    tratamento ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, existe. Mas é preciso colher material para ter certeza se é candida.

  • simone rosa

    ola dr faz sete dias que eu terminei um tratamento para candidiase oral .
    eu tomei durante sete dias fluconazol e nistatina . como sei que curou

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pelos sintomas que desaparecem. Na dúvida, através do exame ginecológico.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ser. Procure o seu ginecologista.

  • Fabiane

    Dr vc pode me dizer se a candida, pode ser confundida com infecção urinária, pode causar dor na bexiga, no colo do útero e nas costas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Alguns sintomas da candidíase vaginal podem se parecer com os da infecção urinária.

  • pam

    posso pegar em piscina?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Lii

    Olá Dr. estou com minhas partes intimas inferiores inchadas e quando vou ter relações sinto muita dor . Isso pode ser candidiase? E como eu faço ?

  • nininha

    candida tem cura?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, com antifúngicos.

      • Cansada

        Desculpa Dr, mas eu acho que não tem não…porque volta…e volta pior…

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Se tratar corretamente tem cura.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Poder, pode, mas na grande maioria das vezes a candidíase não é adquirida pela via sexual.

  • Claudio Lima

    dr.estou aproximadamente uns 2 meses com uma ferida na lingua e não quer sara já tou ficando com medo.pode uma ferida ficar muito tempo assim??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é normal. Procure um estomatologista.

  • Lu

    Olá doutor!
    tenho 17 anos, tou com sintomas de vemelhidao, coceira, corrimento branco igual a uma nata. sou virgem, virgem pode ter Cardidase?
    obrigada ..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, candidíase não é considerada uma DST.

  • JJ

    já tomei itraconazol e estou usando uma pomada candicort e não estou vendo resultado algum. será que este tratamento e correto. e mais ou menos em quanto tempo posso ficar bom. obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O tratamento parece estar adequado. Com pomadas, o tempo de uso pode ser de até 3 semanas.

  • Bela

    Olá , como costumo ter mais de uma vez a candidiase ao ano, gostaria de saber quantas vezes ao ano é normal?
    Não tenho SIDA, não estou usando antibioticos, não sou diabetica, não fizeram sexo oral em mim, sou higienica, uso calçinhas de algodão, uso sabonete intimo sem perfume…
    Agradeço muito a ajuda.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe um limite. Há vários fatores que determinam a frequência de candidíases que uma mulher tem. Se ela é muito comum, é possível que haja algum motivo por trás que deva ser combatido.

  • Suelen Pimenta

    Bem,fiquei preocupada pois é a segunda vez que aparece,depois de muitos anos!
    Como estou mestruada,pensei que não fosse candidíase,pensei que fosse cistite,como foi citado que pode confundir.A minha dor é exatamente nas paredes internas,o meu canal vaginal tá muito pequeno e a parte de cima muito vermelha e branca.

  • ronalta

    candídíase sai varias vezes na mesma pessoa por que?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente porque os fatores de risco não mudaram. O paciente continua sendo muito susceptível ao crescimento do fungo.

  • carla

    Gostaria de saber se candidise pode aparecer inguas pelo corpo.. Nas axilas, na virilha??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Candidíase vaginal pode causar ínguas na virilha se houver muita inflamação. Nas axilas, não é habitual.

  • casimiro

    obrigado pelas informações, muito esclarecedoras.

  • Lívia

    Acho que estou com candidiase marquei um ginecologista só que só tem consulta pra daqui a 15 dias. Tem algum problema dr.? obrigada

  • Radassa

    obrigada… assim permitiu me esclarecer muitas duvidas acerca deste conteudo

  • Luciana

    Muito bom me ajudou muito obrigada

  • susana

    Doutor, estou gravida de três semanas e com candidise, a genecologista receitou a dose unica do fluconazol e uma pomada, não é perigoso para o bebê? posso tomar?
    obrigada

  • Fernanda

    Dr. Já fiz vários tratamentos para candidiase, e ainda não encontramos a solução. Usei Colpstatin, fluconazol e clindal az. Tenho tireoide e tomo puran e também faço uso de anticoncepcional. Tomo cloridrato de norptipilina para enxaqueca. Será q esses três medicamentos influenciam?? Existem alimentos que auxiliem????

  • Anonymous

    Dr. Posso saber se estou com candidiase ou calamidade através de um exame de urina? Ou tem q fazer a coleta da secreção na vagina?

  • manu

    ola doutor faz mais ou menos um mes ou dois q isso me acontece ja tomei o flucomozol mais nada adiantou ele para por um tempo ai as veze sempre antes da mestruacao comeca tdo dinovo ja n sei oq fazer me ajuda

  • rosane rodrigues

    DR .sexo oral pode causar essa doença? estou com essa coçeira e só falto rancar fora eu e meu esposo já tomamos flocanozol mas os sintomas retornaram .meu seposo precisa se tratar tb? sa vezes lavo com finagre pra aliviar a coçeira pode ou não? pofavor mim responda.

  • Silvania

    Boa noite Dr. Gostaria de saber qual a importância de um tratamento p/inflamação vaginal ser feito pelo casal? Se os antibióticos e a pomada vaginal forem usados só pela mulher o tratamento pode não funcionar e a mulher ter recidiva? E pq o homem não tem sintomas se está c/a mesma bacteria que a mulher? Obrigada.

  • Anita

    Tenho Candidiase a mais ou menos uns 7 meses e não consigo cura-la, ja fui a duas ginecologistas diferentes e não melhorei com seus medicamentos.. A primeira me receitou um Fluconazol 150mg doze única e um creme vaginal Kolpritat 10 dias, usei e não melhorei.. Então fui a outra e ela me receitou Secnidazol 2 comprimidos e o mesmo creme vaginal Kolpritat, usei e ate então continuo na mesma.. Por favor me ajude, receite-me um remedio q me ajude realmente. Obrigada!

  • Marcio Andrade Rocha

    dr,a candida pode afetar outro orgao ,como o retro deixando mais liso ou aberto

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, pode acometer vários outros órgãos.

  • Vera Lucia Gomes Ferreira

    Ola Dr. por favor me ajude .minhaa netinha tem purpura ela tem 10 anos e fazem 2 anos que .manifestaram os sintomas ela ja ficou enternada e ta tomando corticoides direto as plaquetas caiem pra trez mil e minha filha aumenta a doze pra 20ml dai sobe o medico que cuida do caso pediu q nem precisa leva-la ao hospital agora disse que vai retirar o baço dela, ,mas quando ia dar andamento na cirurgia disse que tem um tratamento que é uma ampola que ela tem q tomar 2 dai fica curada custa 16.000.00mil cada uma ela trata pelo sus ele ta tentando conseguir mas tenho medo de nao dar tempo pq ela ta muito inchada e palida .desde ja agradeço por favor me de algum esclarecimento obrigada

  • brunna moreira

    se eu tiver candidiase mais de uma vez eu posso estar com alguma dst ??

  • m.p.gmorais@hotmail.com

    Bom Dia
    tenho cortes avermelhados na entrada da vagina, toda vez que urino arde muito, e tenho candidíase, ja fiz de tudo mais ela não some, o que devo fazer?

  • Geovana

    Boa tarde Doutor, eu já li que a Candidíase Oral tem como sintomas lesoes brancas com aspecto cremoso, como esta aqui escrito, mas já li que quando tem pequenos pontinhos vermelhos por toda a lingua também é um sinal de candidíase. Apesar dos sintomas mais falados serem os pontos brancos e aspecto escamoso, qual é afinal o sintoma dessa doenca?
    Os pontos vermelhos na lingua ou apenas os as lesoes esbranquiçadas?
    Os pontinhos vermelhos na lingua (sem nenhum outro aspecto estranho aparente) pode ser considerado o que?
    Muito obrigada desde já.

  • debora

    oi eu uso a pomada novacort pois teve um que o medico indicou me deu mais coceira ao inves de alivio era miconazol

  • disqus_2OMFUNHrlU

    ola doutor, tenho 24 anos e ja tem uns 3 anos surgiu um corrimento meio esbranquisado sempre vou ao ginicologista e ele receita a nistantina uso como o recomendado mas sempre volta, depois do ano novo voltou com um odor desagradavel que esta mim incomodando muito o que fazer? ahh e tbm tenho ovario policistico será que é por esse motivo? obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você tiver síndrome do ovário policístico, há um maior risco de candidíase, sim.

  • Larissa

    Olá Dr. preciso de uma ajuda URGENTE! tenho 16 anos e nunca havia tido nenhuma sensação estranha nas minhas partes imtimas sempre ocorreu tudo normal, só que sempre tive aquele escorrimento branco e com odor um poubo grande. De alguns dias pra cá eu havia sentido algumas coceiras horriveis nas partes intimas, mantive relação sexual e começou a doer muito. Depois de um certo tempo a dor foi aliviando, mas agora estou com um problema enorme estou com umas bolinhas brancas no lábio vaginal e uma bola um pouco avermelhada mais embaixo da vagina e dentro também há algumas bolinhas brancas e uma mancha branca como mostra na imagem da lingua ali em cima, quando vou a banheiro urinar tenho uma sensação horrivel de ardência mal consigo urinar por causa dessa horrivel ardência, eu gostaria muito de saber um remédio que alivie tudo isso principalmente a ardencia na hora de ir ao banheiro e que acabe com esse meu problema urgentemente! Muito obrigada fico agradecida se me responder esta pergunta.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso tá com toda cara de candidíase. Agora, não posso definir diagnóstico pela internet, muito menos indicar tratamentos à distância. Você vai ter que procurar o seu ginecologista. E se não for candidíase?

  • Jeanne Lima

    boa noite doutor,eu estou sentindo muita coceira dentro e fora da vagina coça ate ficar vermelho e esta saindo uma secreçao esbranquiçada como se fosse leite qualhado o que eu faço doutor ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vá ao ginecologista.

  • rosele

    ola dr. posso estar gravida mesmo amamentando

  • http://www.facebook.com/Thathasinhah.silva Thamiris Silva

    Boa noite.

    Tenho 21 anos e ja havia apresentado candidiase, fiz o tratamento e passou. Porem agora apresento a mesma novamente, o que devo fazer, o que fiz de errado?

    Gostaria Muito mesmo de sua orientação.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum retornar. Não houve necessariamente algo de errado da sua parte. Volte no seu ginecologista para ele lhe reavaliar.

  • Maicon Heiber

    doutor quanto tempo duram os rash cutaneos da hiv?, quanto tempo demoram pra sair totalmente da pele, eles descamam? doem? ardem? encomodam?

  • Jessica Barbosa

    Dr. tenho sentido uma forte ardecia ao urinar não dentro mais do lado de fora da vagina quando a urina encosta na mucosa, já tive infecção vaginal mas tive febre e dessa vez não estou.Será que é candidiase?posso passa alguma pomada vaginal antes de ir ao ginecologista? pois ele só estará disponível semana que vem.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Candidíase é uma das várias hipóteses diagnósticas. Sem ir ao médico não dá para saber do que se trata.

  • http://profile.yahoo.com/B4UKJTPGWYGY4ONJMTNMD5CMO4 Melissa

    Dr., fui a ginecologista essa semana e ela me receitou o fluconazol ( dose unica de..nao lembro qts ml).
    Ela falou que isso as vezes e normal mesmo (candidiase) e que era para eu relaxar.
    A minha unica duvida, e que na hora nem me veio na cabeça, é : posso continuar usando as mesmas roupas intimas (lavando a cada troca, e claro), ne? Ou e necessario que eu limpe de alguma determinada maneira?
    desculpe pela ignorancia..so quero me precaver..desde já, agradeço pela atenção

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Basta lavar e trocar diariamente a roupa.

  • Loren Rodrigues

    Dr. tenho 17 anos, e estou sentido uma ardência durante as relações sexuais, não sinto mais nada além disso, posso tomar FLUCONAZOL para amenizar isso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só se algum médico indicar.

  • Levi Vilasboas

    a corticoide (Benzetacil) ajuda essa doença só aumentar… sugiro que corte com o antibiotico por um tempo, assim vera se melhorou ou não…se não, basta trocar de médico, procurando outro especialista.

  • Kamilla Ramos

    Dr. só o Fluconazol resolve mesmo? Porque já fui na ginecologista duas vezes, ela me receitou a dose única desse remédio, mas não adiantou nada. Estou pensando em procurar outro médico.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Funciona na maioria dos casos. Se para vc não está funcionando, é preciso então procurar entender o motivo.

  • http://profile.yahoo.com/CRUEKZ7F64UAXVXGJF6A6WYZBU Fabio

    Dr. Pedro,
    qual pomada é melhor para candidíase gino canesten ou nistatina?

    • debora

      oi eu uso a pomada novacort pra mim foi a melhor tentei usar a miconazol só que tive reação alergica, muita coceira assim que usei, tudo depende como seu organismo vai responder

  • 260874

    Bom dia! Me Nome é Luccas e já faz 9 anos que eu sofro com coceiras, começou pela virilha e passou para o saco escrotal, já fui em vários especialistas e eles me disseram que cura não tem, tem como amenizar, e a cada ano que passa ficam mais fortes as coceiras, o tratamento que sugeriram foi a base de corticoide e mesmo assim não obteve exito no tratamento. Gostaria de saber o que eu posso estar usando, tratamento certo. Desde ja agradeço a atenção.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu não indico tratamentos pela Internet. Além disso, você nem sequer disse qual é a doença que tem. Coceira na virilha pode ser dezenas de diagnósticos diferentes. Não existe um tratamento único que cure todas as causas de coceira.

  • Simone Meliunas

    Boa Noite, meu nome é Simone.
    E só tenho a agradecer a disponibilidade e responsabilidade com que vocês, profissionais dedicados fazem por nós leitores, muito obrigada por todos os esclarecimentos mencionado neste site é de grande utilidade a todos nós. Um grande abraço a todos e que este ano seja de grande realizações.

  • Andrêcia Rosa

    Olá Dr.. Tenho candidiase frequentemente principalmente após a menstruação, uso pomada para aliviar mas sempre volta.. gostaria de saber se é transmissivel para meu parceiro, sexo oral ou sem uso de camisinha .. obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível transmitir mesmo sem camisinha. Mas isso não significa que ele terá sintomas.

  • Nicoly Nicky

    Doutor boa noite, estou desesperada!
    Tenho 18 anos e nunca havia apresentado antes um quadro de candidíase, comecei a sentir muita coceira na parte interna da vagina na quinta feira a noite, e quando fui olhar no espelho vi que la dentro tem umas bolinhas esbranquiçadas, e saem várias pelotinhas brancas na secreção.
    Está em tempo de festas, não vou conseguir encontrar um ginecologista neste período, o que eu faço para amenizar um pouco este prurido até a passagem do ano novo?
    Por favor me ajude estou em pânico e agoniada com esta coceira e ardência!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nicoly, não posso indicar tratamentos à distância e sem lhe examinar. Pode parecer simples, mas não é. Um tratamento mal indicado devido a um diagnóstico errado pode agravar a situação.

  • CASSIA MARQUES

    oi dr gostei muito de seu site. gostaria de saber qdo a pessoa esta com candida vaginal o corrimento fica amarelo. obrigadoo . CMR

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma, mas pode acontecer.

  • Ana Anita

    Ola Doutor Pedro. Desculpe pelo incomodo mas tenho algumas duvidas a respeito da Candidiase e gostaria de esclarecer. Meu nome é Ana, e tenho alguns probleminhas de saude há alguns anos tais como: Asma, onde tomo predisolona, outite aguda que por algumas vezes entro em antibioticos, e hipotiroidismo. Um quadro bem favoravel para Candidiase. A poucas semanas percebi que estava com Candidiase e passei a uma dieta cortando todo acucar além de estar tomando Fluconazol de 50 mg – 1 compr por dia. Sinto muitos gases a todo instante é normal? Estou fazendo uma dieta a serio ! Mas o uso de corticoides (tomo 1 por dia) aumenta a proliferação do fungo no organismo ??? O que devo fazer neste caso visto que se ficar sem corticoides tenho crises de asma ? Pra já agradeço a sua atenção e aguardo uma resposta do Doutor, obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem jeito, tem que manter o corticoide e tratar a candidíase sempre que ela surgir.

  • regina

    Parabéns pelas informaçoes aqui prestadas, todavia, faltou falar na candidíase plantar (na planta dos pés) que é seríssima tambem. Eu perambulei por vários excelentes médicos durante 08 anos e só obtive diagnóstico e cura na Santa Casa do RJ. Parabéns a equipe da Santa Casa de 1975!!!

  • Detarova

    Doutor, o não-tratamento da Candidíase Vaginal ou a demora no tratamento podem causar que tipo de consequência??

  • Eduardooliveira2485

    Bom dia doutor, gostaria de saber se o exame de secreção cultura/bactéria detecta a candidíase, se não, qual o exame que pode diagnosticar?

  • Hellen Anitsirc

    Olá, Dr.
    Uma mulher pode engravidar estando com candidiase ? Candidiase causa infertilidade ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode engravidar. Só causa infertilidade em casos graves.

  • Gustavo

    Dr. estou com coceira na virilha e no saco, da uns
    caroçinho,e coça muito,o penis tbm esta afetado,estou passando cetoconazal e
    talco,esta melhorando,mas o que seria mais correto?

  • Jeandro

    dr. minha parcera sexual está com corrimento em pequena quantidade, reclama de dor durante o ato sexual, assim como eu tb sinto.Ardencia e coceira. um médico receitou fluconazol para nós, 1 vez por semana. aqui nesse site li que apenas paciente graves fazem tratamento por 7 dias. quantas vezes deve repetir a medicação , seguindo a meia vida da droga, e a posologia indicada? desde já, obrigado.

  • Patie Nunes

    Boa tarde Doutores,
    Comecei com sintomas de dores a urinar. Pensando que era uma infecção urinária comecei a tomar o urispas à 4 dias atrás.
    No entanto, nada melhorava e comecei a sentir a vagina inchada e neste momento já tenho inchaços em forma de borbulhas à volta da vagina. Também tenho uma borbulha muito grande (parece uma picada de um bicho – não sei se é coincidência ou não) na nádega. tenho durante o dia e durante a noite muitas pontadas/picadas na vagina que me deixam muito desconfortável. Comecei a fazer a medicação ontem com ginocanasten para a candidíase juntamente com betadine vaginal . O que devo fazer mais?
    O que me está a deixar bastante preocupada é relativamente ás picadas que sinto no meu dia-a-dia que me impedem de de fazer o meu quotidiano.
    Ficarei a aguardar resposta,
    Muito obrigada

  • Jemima

    Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos,ambos estão de parabéns pelo blog.Pois tenho certeza que através deste, muitas pessoas já foram ajudadas a entender sobre doenças,causas e tratamentos…Sendo assim muita dessas pessoas vão em buscas de profissionais que podem ajudá-las…Que Deus lhes abençoem!

  • Bee_menndes

    qe horror isoo meus deus acho melho se cuida em !

  • Ramos

    DR., gostaria de saber algumas informações:
    Minha namorada está com Candidíase Vaginal, ela já procurou um ginecologista e está tratando.
    Eu estudei a respeito e li que a Candidíase pode estar relacionada também com o sexo oral, porque o PH da língua é neutro(ou básico não me lembro bem), e o da vagina precisa estar ácido, sendo assim, minha primeira dúvida é: posso ter desregulado o PH da vagina da minha namorada ao praticar sexo oral com ela? a outra dúvida é: sabendo que ela está tratando e já está normalizando, o aconselhável é que NUNCA mais eu pratique sexo oral com ela, mesmo se ela melhorar? Muito Obrigado.

    • debora

      Homens nem sempre tem uma boa higiene bucal – se seu parceiro não escova os dentes com frequência, ele pode ter mais cândida na boca do que o normal e esse excesso é transferido para a vagina durante o sexo oral.

  • Maria angela

    nossa hoje foi a primeira vez ,que li alguma informação sobre algum tipo de doença ,e como voce informou o que realmente minha medica me receitou até o flucanozol ,voce realmente é um medico maravilhoso de vez em quando vou me informar com voce muito obrigado,Dr. Pedro Pinheiro.
    meu nome maria angela

  • Elaine

    meu parceiro pode ter passado candidiase para mim?tenho que tratar ele tambem? Ele pode ter me traido?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A candidíase não é considerada uma DST. Ela ocorre até em mulheres virgens.

  • Panteira

    Tenho 19 anos e descobri n principio deste ano que tenho a Cândida ,e essa mesma provocou-me inflamação pélvica crónica,sinto muita dor ,já fiz o tratamento e nunca passa, uns dizem quando é constantemente é porq tenho Sida, e eu tenho medo de fazer esse texte,e n sinto nenhum sintoma desse vírus e sempre que vou ao medico explico tdo os sintomas ele nao me recomenda a fazer esse texte,tenho muito medo me ajudem,…

    • Leticia17

      Oi é melhor vc fazer o teste de sida pois se vc tiver quanto mais rapido a descoberta melhor para você, mais rapido será o tratamento.

  • Ellyn_bebe

    oi tive candida foi muito ruim pois tive uma coceira orrivel mas agora estou boa

  • lilia beatriz figueiro

    gostei das resposta q encontrei obrigda

  • tainá

    adorei mto bom

  • Freitaturbo

    poderia me dar ulgumas informações a respeito do herpes?
    se eu transei com uma mulher que tem candidiase, fazendo o sexo oral, posso ser acometido por tal?
    qual periodo de tratamento nos dois casos acima?

  • Professorwesley1

    Parabens seu comentario a respeito desta enfermiade, foi Genial. Explicou de acordo com o que o povo cohece,Linguagem popular brasileira…. Ja pensou se o Dr diz ta fu… camarada,

  • sol

    a candidiase tem cura e como se pega?

  • Zemariosoares

    jm brasilia estou há 3 meses cuidando de lesoes penianas diagnosticadas como candidiase, ocorre que os tratamentos diversos não surtiram o efeito, em geral tenho lido que o tempo de cura é de 5 a 7 dias e já se vão 90 dias e ainda não fiquei livre dessa infecção, fui tratado com corticoides nos primeiros 15 dias e posteriormente com antibioticos mas não surtiu o efeito, quando a lesão está sarando aparecem em outro local inicialmente era no prepucio agora é na glande o que posso fazer pq os medicos urologistas q consulto so passam remedios e nada se resolve ajude-me por favor!

  • Aparecida Sanches

    adorei sua explicação por me tirar duvidas,eu estava achando que meu parceiro estava tendo uma vida sexual alem da vida conjugal,mais me enganei e gostaria de saber é contagioso e como posso me prevenir pra não acontecer novamente e como é o tramento em homem se caso for contaminado por candidise vaginal. obrigada

    • Geraldo S

      então ,em cima do que todos relataram um homem não pode fazer sexo oral com uma mulher
      que tenha candidise vaginal

  • Marlene amorim

    A Candida se pega do parceiro quando ele tem relação com outra parceira através
    de fungos

  • Heliene Barbosa

    Dr. Estou com sintomas parecidos com candidiase oral. Ja se passaram quarenta dias desde a primeira consulta na emergência do hospital. Desde entao estou tomando omeprazol diariamente tambem ja tomei xantinon, usei nistatina, e exomedine. depois de quatro consultas medicas, decidir procurar ajuda aqui, pois so tenho piorado, agora sinto dor no estomago e dificuldade para engolir. Dr. Pedro, estou muito preocupada. Por favor me ajude? Grata Heliene

  • Karla

    na candidiase alem dos sintomas comuns pode aparecer outros tipo sangue ou um corrimento diferente do comun

  • Anonymous

    Daniel,tenho manchas avermelhadas na virilha que causam,coceiras e sai umas cascas brancas quando coço ,recentemente tenho tendo,dor apos urinar e frequencia da mesma,oque poded ser?vlw.

  • rodrigo

    Dr.tenho coceira no anus e penis com pequenas manchas no penis ,acredito ser candidiase, a minha duvida é qto a umas manchas vermelhas que apareceram no meu corpo, mas precisamente nos braços,coxa e torax e também tenho sentido muita dor no estomago e queimaçao.Posso estar com candidiase no esôfago e como essa doença está associada  em pessoas com imunossupressão posso estar com HIV?

    obs:antes da doença aparecer tive dengue,e tb sou portator de HPV.
    obrigado!

  • Florzinha

    Olá Sirlei, conseguiu resposta ou algum tratamento/medicamento? pois também tenho o mesmo problema, já fui a vários médicos, já fiz todos os tipos de tratamentos possíveis e não consigo me livrar desse mal.
    Abraço.

  • MARCELLA

    OLÁ, Dr. Meu nome e Marcella Jacquellynne
    pelo que pesquisei sobre candidiase acredito que tenho esse mesmo sintoma, e muito semelhante ao que sinto,existe um tratamento para acabar de uma vez?
    esse sintoma sempre apareçe nao tenho nem sossego, muito desconfortável.
    tomo fluconazol fico boa, mas com o passar do tempo volta tudo de novo.
    me de um auxilio o que devo fazer?

    ATC. MARCELLA JACQUELLYNNE

  • Patrícia Chrystina

    Olá Drº Meu nome é Patricia Cristina
    Fiz o preventivo e o resultado final deu que eu tenho 
    colpite micótica e bacteriana oque é isso?E como posso ter pego?
    E consta tbem aqui:
    Parasitos do gênero candida
    flora cocáceas..Oque isso quer dizer é algo grave?

  • Suhellen-hi

    DR. Prazer meu Nome èh Suhellen ., Faz algum tempo que contrai candida , passei em varios ginecos… mais nenhum resolvel o meu caso , fiz o isame anual (papanicolau), e lá apontou candida,  fiz tratamento com pomadas, tomei varios remedios , mais nada adiantou , e cada dia que passa acho que estou pior < minha vagina ,sai uma secreção branca,as vezes amerelada,pequenos pegadinhos d naum sei oq ., mal cheiro , coça ,sinto ardencias , e em algumas vezes quanto tenho relação, meus pequenos labios incham,  Minha gineco, falou que éra normal dá candida,me passou um tratamento prolongado pois disse que os fungos criaram resistencia,  To tomando varios remedios e me recomendou Toma banhO a seco de bicarbonato de sodio! tomare a deus que eu melhore pois ja não aguento mais ... por favor me indique oque posso fazer para aliviar  os sintomas , será de grande ajuda!.                                                          
              ObrigadO.”!

  • maria

    doutor?sou do piaui fiz um tratamento e teve uma suposta suspeita de estar com candida oral. nao tenho nenhum sintoma parecidos com as linguas que vi…….so tem na mnha lingua uma parte no meio   avermelhada,e as vezes sinto como estivesse algo preso na minha garganta o que me diz….obrigado pela atençao….ha?desculpa por nao colocar os sinais, meu teclado estar com problemas.             

  • Rose

    Oláa…estou com uma feridinha perto do meu anus e tem doido muito…não tem nada esbranquiçada mas arde quando vou evacuar pq o papel igienico passa e machuca oque pode ser?é só esta feridinha não tem mais nada e tbm estou com um corrimento com mal cheiro ja faz quase um mes…só agora consegui um ginecologista mas gostaria de saber antecipado oque pode ser!!!

  • Lauritinha Santos

    Dr. Pedro,
    Uma bolinha pequena q dói na lateral da lingua, pode ser sintoma da candidíase ?

  • http://profile.yahoo.com/W2YX5DV4MVTPRJH4SB7SCNWSYU Laura

     Gostaria de saber qual a grande diferença entre uma língua seborreica/saburrosa e uma candidíase oral na língua?Laura

  • Melanie

    Há uma semana tive candida vaginal, tomei um remédio e passei uma pomada recomendada pelo ginecologista e a mesma passou. Porém, uns dias depois, a pele das minhas axilas começaram a “abrir”, e nessa parte que parecia estar aberta, a pele está branca. Será que tem algo a ver? Isso pode ser candida/candidiase?

  • Lucia

    Oi Dr.Pedro…após ter tido candidiase oral (no esofago também)   é com muita tristeza que deixo meu comentário aki…pois quase morri…passei por mais de 20 médicos…chegando a ouvir que o meu problema era falta do que fazer…e nenhum teve a capacidade de diagnosticar algo que parece tão simples. Perdi 20 kg em 1 mes…Graças a Deus encontrei um otorrino (que estuda a medicina chinesa) e quando eu falei que sentia pelo na boca…ele acreditou que realmente eu tinha algo…gostaria de ter lido o seu site antes…acrescenta isso…tinha a sensação de pelo na boca  e garganta…e ardencia constante…quase fiquei louca…Quantos p´rofissionais babacas e incompetentes…só pensam em dinheiro!!!

  • jess

    oi acho que estou com candidiase , queria saber qual remedio eu poderia comprar e como me medicar

  • Ma Dion Ma

    Olá Doutor,

    Tive relação desprotegida há 4 dias, e no dia seguinte a relação apareceu bolinhas vermelhas no meu pênis (na cabeça), observando as fotos de candidíase peniana é bem parecido! Por isso, pergunto, o remédio para candidíase peniana é também Fluconazol?

    Eu tomei 1 comprimido (150mg) ontem e a coçeira sumiu, porém continua irritado e com bolinhas e manchas. É assim mesmo?

  • gabriel da carol

    oi dr. 
    minha namorada (que tem 13 anos) a tempo tem um mal cheiro na regiao vaginal,e ontem ela tava com esse mal cheiro tbm,e eu cooquei o meu dedo dentro da roupa dela pra masturba-la,e percebi que tava umido,mas nao vi a cor do liquido,eu so cherei o liquido e nao tinha cheiro nenhum,mas na vagina tinha um mal cheiro,daí quando ela chegou na casa dela ela me ligou e disse q tinha um pingo (sómente um pingo) de um liquido muito branco na calcinha dela.

    Eis as questoes Dr.:

    Era gozo ou corrimento q minha namorada teve?

    Se forcorrimento,e ela nao se tratar,ela corre o risco de que?

  • gabriel

    minha namorada tem 13 anos e tava com uma gota bem branca e meio gozmentinha,na calcinha e tinha odor,será que é a candidíase?ou será outro corrimento?
    igual vou pedir pra ea ir a um gineco…
    espero a resposta,bjs e abrçs
    me responda pelo msn gatomnc2@hotmail.com

  • Tamyres lucena

    no começo, começou com uma pequeno odor,ao fazer relaçao sexual mas de pois de ums tres dias ja estava numa situaçao precaria eu estava sentindo muita dor e estava inchando,e bastante vermelho com uma veloçidade,muito grande em apenas numa parte da vagina,eu queria perguntar o seguinte porque so inchor numa parte da vagina,e a outra parte estava normal,sem sequelas e tanbem pode ser o caso do meu marido ter transmitido pra min. 

  • Stefane

    Dr. não faz muito tempo que tenho relações sexuais, mas não é diariamente, e ainda sinto dores na hora do sexo, isso é normal ou pode ser algum problema?

  • Van_cris_braga

    Desejo saber se as lesões da moniliase oral se desprendem com facilidade da mucosa

  • Naldiinho Net

     Dr. com a virilha avermelhada, e com a cabeça doz penis avermelhada e arde mtto..  o q devo fazer , algum remedio q eu podria tomar..?

  • lucimar

    gostaria de saber se candiase  vaginal coça e cheira mal??

  • Sarita

    boa tarde doutor..meu marido esta con umas feridinha no pene e no saco que cosa muito,e muito incomodo para ele,,ja fes todo tipo de tratamento e nada resolve,,parece que cada dia que passa so piora,,e parece con candidise..eu estou muito preocupada,tenho medo de me contagiar,,e possivel..?
    isso pode ter consecuencia e ele nao poder ter filho.? muito brigado e aguardo resposta..

  • dany

    oi…eu ja pasei com o  ginecologista ele me receito o remedio mas nao me adianto nada…eu contivuo com o me
    candidise..tem um mau ador e com corrimento oque faço??????????

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Jessica

    Dr. essa doença candidíase , pode ser causada por fica muito tempo com o absorvente penetrado na vagina ??

  • Eulansouza

    logo apos a relação sexual estou tendo vermelhidão e pequenos ferimentos ao redor do meu pênis estou preocupado 

  • Vivianneh_1

    Olá Dr . meu nome é Viviane tenho 17 anos, de uns tempos para cá tenho tido corrimentos ”placas brancas” e um pouco de odor. estou bastante preocupada … Obrigado pelo atenção!

    • Lua Morena

      Está claro nas Regras de Comentários, que o blog não é um consultório virtual. Procure um Ginecologista para esclarecer dúvidas e tratar problemas de forma certa. O blog foi criado para despertar o interesse com as pequenas mudanças que ocorrem num organismo que sofre de alguma patologia. Mas quem pode diagnosticar e indicar tratamento adequado é o Profissional que possa te pedir exames e lhe examinar fisicamente.

  • Anonymous

    Dr. Estou muito preocupada, tenho tido um corrimento esbranquicado, as vezes trasparente e de pouco odor. As vezes sinto um desconforto e umas pontadas na regiao da vagina, e coceira. isso pode ser Candidiase? Ou algo do tipo? Aguardo respostas….. Agradeco! Thais

  • Alvaro Coelho

    dr tenho muita dor de estomago, prisao de ventre, enjoo, fui ao medico, fiz todos os exames menos um, que foi a endoscopia, (tenho medo), fora isso o medico disse que era uma possivel sindrome do intestino irritavel, estou nas nadegas externa e interna com uma coceira horrivel paracido com candida cutanea, posso estar com candida esofagica? 

  • Dany Manoel

    qual o medicamento certo para uma pessoa que  tem a candidiase e esta amamentado

  • Edilenesilvasousa

    Olá doutor! Fiz o exame papanicolau e a médica me disse que eu tô com cândidíase. Só que eu não tenho coceira. As vezes tenho crise de cistite e tomo aquela pílula de lussen e aí resolve. POr que tenho isso e não sinto nada?

  • sirleisrl@hotmail.com

    Meu nome é Sirlei tenho 34 anos e durante os ultimos 4 anos após uma grávides venho tendo candidíase de repetição quero saber se mesmo fazendo o tratamento com orientação médica os medicamento podem perder a eficácia? e se e necessário o aumento da dosagem? e qual seria o medicamento mais eficais para a candidíase que aparentemente não sara? Obrigado.

  • Anderson

    Dr. Bom dia, eu e a minha namorada estamos com uma duvida, há duas semanas atrás quando estávamos realizando o ato, percebemos que ela estava com uma edema proximo a vagina que ainda tinhas uma bolinhas, passamos a acompanhar e sumiu, mas a praticamente dois dias atras iniciou em mim uma vermelhidão na região da glande e na pele que recobre ela, com escamação (parece que a pele esta trocando) e coceira, outra coisa a salientar e que ela possui cães e me recordo que uma vez brincamos com eles não realizamos nenhum processo séptico na relação.
    Os animais podem ter passado/ pode ser candidíase?

  • Vanessa gomes

    olá pessoal? será que alguém poderia me ajudar com uma coisa?
    Eu sinto a algum tempo ardência depois da relação sexual com meu marido, mas não sei se é comum com outras pessoas, e agora agravou um pouco por que tanto eu quanto ele sentimos uma terrível ardência durante o sexo e depois do sexo, fica ardendo durante uns 20 minutos após a relação sexual.
    alguém já teve? será q pode ser alguma doença grave?

  • bela

    Sinto uma pontada muito forte quando urino na hora de contrair a vagina, sinto coceira tbm, pode ser candidiase ?

  • Carlavsouza

    Tenho muito candidíase, todo mês praticamente, já fiz até teste alergico, e não consigo me livrar, agora mesmo toda vez que vou ficar menstruada, ja começa a coceira a ardencia e muito incomodo quando vou ter relação, quero um tratamento mas eficaz

  • Lauannnaalmeida

    Tive um problemas desses, sempre fazia  tratamento e sempre tinha de novo, até q fui a medica e ela me receitou “Itraspor”,  e graças a deus nunca mais senti nada, ja esta com mais de 1 ano

  • Keilla_kk

    tive candidiase mais logo fiquei boa, no periodo que eu estava com candidiase evitei fazer sexo com meu parceiro pq fiquei com medo de piorar  ou passar pra ele…

  • Marcelamlo

    tenho uma ardencia constante tomo fluconazol ja fui ao medico fiz preventivo resentimente esta tudo bem mais a ardencia continua sempre constante.Antes de menstruar e depois os sintomas são mais fortes ainda.Tomei fluconzal ha tres dias atras e os sintomas continuam o mesmo nao sei mais o que fazer……..

  • Gicelly Santos

    Boa tarde, bom acho que devo ta com candidiase pelo que andei ésquisando por aqui, mais Dr. no meu caso o odor tem um odor, fraco mais tem..posso entao afirma que e ou tem algum outro tipo? aguardo a resposta e desde ja agradeco.

  • maria conceição

    meu nome é maria conceição,tenho candiase desdo momento que engravidei do meu primeiro filho,foi apartir dai que fiquei com cadidiaseele ja tem 18 anos e não curo,praticamente tenho todos os meses,faço aplicação para o tratamento 7 dias,e não demora muito volta,faço banho de assento com bicarbonato tb para aliviar,o que posso mas fazer?

  • carla

    dr toda vez que tenho relação co o meu marido o penis dele sai arranhado com sangue parece que dentro da minha vagina tem um arame farpado sera que isso também e candidiese .

  • Talita

    Doutor tenho 20 anos e jah convivo com a candidiase a 2anos con um corrimento esverdeado e q coça mto tdo comecou depoois de uma infecçao puerperal q eu tive apos o.parto do meu primeiro filho começando ai varios casos de bartoliniti mensalmente qual è as causas das duas doenças sempre juntas?

  • Tais

    dr. Pedro.ano passado eu fiço o exame de prevençao e constatou no exame que eu tinha candiese,
    eu e meu namorado tomamos o remedio que passaram para nos tomarmos.So que agora eu estou
    com um coceira,secriçao branca pro tom verdiado,tem um pouquinho de odor,sera que a candiese
    denovo ou o que,me ajuda,me passa algum remedio para eu tomar ou posso tomar denovo o remedio
    que o medico me passou.

  • J W G

    Olá Dr. gostaria de saber qual a diferença da candidíase oral e da afta?

  • andressa

    ola dr. a candidiase pode afetar o flora vaginal pois estou com minha vagina vermelhada, com coceiras e ardidas a candidiase pode causar isso também???

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim e sim.

  • suzana camrgo

    é possivel volta a candidiase mesmo fazendo o tratamento correto?e ela tem cura?

  • myrtss

    oi Dr. gostaria de saber se usa diariamente protetor ajudar á causa essas doenças,como candida e tricomonia.

  • bonekinha

    gostari de saber se candidiase pode ocorrer mais de uma vez? pois estou com um corrimento branco e pastoso seguido de uma leve coseira,mais issso sempre acontece. depois deste corrimento pastoso ocorre outro menos pastoso.vcs poderiam me ajudar  tirar essa duvida.
      Desde ja agradeço sua ajuda

  • natalha

    A candidiase na vagina, é mais caracterizada por um corrimento branco bem espeço, coceira, as vezes ardor ao urinas. Tem um pouquinho de um cheiro estranho, mas não é nada de exorbitante.

  • Catrina

    Dr., dá pra acusar a candida pelo exame de urina?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Sara

    Fiz dois preventivos tenho 51 anos e acusou inflamação ao último tinha cocos , muito tempo as crises de candiase atacam em cada ciclo menstrual em novembro de 2012 foi a última menstruação e começou um corrimento amarelo e com mau cheiro e coceirra horrível o ginecologista disse que é fungos pode sido contraído pelo parceiro sexual ?, pois mandou que eu e ele tomate dois comprimidos em dose unica. .

    Obrigadooo. Sará

  • lucimar

    gostaria de saber se candiase  vaginal coça e cheira mal??

    • Mari Radiante

       Coça sim,mais não tem odor.

    • Eduarda_f J

      Coça sim mas nao tm cheiro.Eu tnho d vz em quando.Já fui ao médico e não é nada grave,são só fungos.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      As duas coisas podem acontecer.

  • Marcihtinha1

    Olá jacinta eu tbm ja tive isso e no meu caso era gardinerela um cheiro orrível,procure seu medico o tratamento foi com metronidazol em pomada e em comprimido

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ser só do antibiótico.

  • Patrick garciascalco

    Dr, tomei duas semanas de cirpofloxacino. apareceu me candidiase no esofago. o meu dr cre que duas semanas nao sao suficientes de antibioticos para o desequilibrio. me pediu exame de aids…o que o sr acha?

  • jacinta

    bom dia doutor, quando a mulher tem candidiase, e um forte odor na vagina,parecendo peixe o que pode ser?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      existem algumas infecções que causam corrimento com mau cheiro. É preciso ser avaliada por um ginecologista.

  • Amanda

    não sei mais o q fazer,já fui a o ginecologista fiz o tratamento direitinho mas sempre q termino a menstruação volta tudo,faço uso de anticoncepcional ingetável.isso já faz uns 4meses

  • evanice calixto

    sempre tenho candida vaginal ja usei pomadas e fluconazol mas da um tempo e volta tudo de novo ai descobri que minha glicose estava alterada meu medico ja me alertou que e por causa da minha glicose mas tenho medo de ser alguma coisa mais grave
      

  • Luan Henrique Santana

    É possível adquirir Candidíase Esofágica sem possuir a AIDS? Tenho um parente que fez uma endoscopia e acusou a candidíase esofágica, mas ele não possui a SIDA.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é possível.

  • Cristiane

    Sinto ardencia na minha vagina durante a relaçao sexual sem camisinha e com camisinha nao.Isso pode ser candidiase?Fiz o papa nicolau esse mes e nao deu nada.pode ser com meu parceiro?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso é um sinal de inflamação vaginal. Candidíase é uma das várias causas. Você tem que voltar no ginecologista.

  • Wagner

    Descobri recentemente que estava com a  glicose elevada devido principalmente a uma má alimentação e obesidade. Durante o tratamento os níveis de glicose voltaram ao normal, associado a uma dieta rigorosa. Foi quando apareceram várias manchas vermelhas arrendondadas na virilha e nas coxas, parecendo micose. Consultei uma medica especialista em alergia que diagnosticou candidíase. Fiz o tratamento com cremes tópicos e fluconazol e as manchas sumiram. O meu medico disse que além desses medicamentos o mais importante foi a redução de peso, dieta e o controle da glicemia.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    São parecidas, mas são diferentes. Além disso, a saburrosa sai quando se esfrega.

  • http://profile.yahoo.com/W2YX5DV4MVTPRJH4SB7SCNWSYU Laura

    Como o médico faz o diagnóstico quando examina o paciente e consegui descobrir se é saburrosa ou candidise oral? Pq são muito parecidas,a lingua fica com manchas brancas…Laura

  • Bruno C

    Dr , no caso de candida no intestino é necessarario fazer uma colonoscopia para poder receitar algum remedio ? Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Samantha

    Tenho Candidíase mas num posso ir ao ginecologista pq minha mãe num pode saber!! Como eu posso fazer o tratamento sem que ela sabia e eu que eu precise ir ao médico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Por que sua mãe não pode saber? Candidíase não doença sexualmente transmissível. Até freiras têm candidíase.

  • Miranda

    olá, 
    Mês passado, fui ao medico e ele diagnosticou candida. Me passou tratamento com um antifungico de dose unica e uma pomada tambem de dose unica. Fazem um mês hoje, e o corrimentto voltou, o que faço agora? Pois não estou conseguindo consulta com o médico.

  • Carolina Sousa Pereira

    ola me chamo Carolina tenho 21 anos tive candidiase fiz o tratamento mas ela voltou quero saber porque a candidiase voltou

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente porque os fatores predisponentes ainda não foram eliminados, deixando-lhe susceptível à Candida.

  • Deise

    Dr. tenho candidíase sempre,não sei mais o que fazer…agora estou fazendo banhos com barbatimão e tomando capsulas manipuladas para ajudar a minha imunidade…o fluconazol e as pomadas parecem que não ajuda mais…não sei mais o que fazer!!
    Deise 

  • Daianeblazevedo

    Dr Pedro, tenho 34 anos e em dois mesês já tive três episódios de cândida, tomei fluconazol de 150 dois comprimidos e depois de três dias, mais dois, só que passa exatamente um mês e tudo volta, o que eu faço?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que descobrir quais fatores predisponentes estão lhe deixando tão vulnerável à Candida.

  • Anonymous

    bomdia dr. tive candidiase fiz tratrameto efiquei boa mas tenho uma duvida pois aluns anos tive condiloma isso siginifica algum agravamento no meu sistema imunologico obrigada jussiara.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Condiloma significa infecção pelo vírus HPV.

  • Anonymous

    gostei muito das explicasoes tirei muitas duvidas jusi

  • Anonymous

    Olá Dr.Pedro,

    Me chamo Rita e tenho 23 anos, eu tenho candidíase a um bom tempo, já tomei fluconazol e usei pomadas que uma ginecologista me indicou. Diminuiu por uma semana e logo voltou e tomei todos os cuidados. Não sei mais o que fazer, uso calça jeans todos os dias, mas não tem como eu ir de outra forma no meu trabalho, como de saia por exemplo.

    Parei de usar protetor diário e só uso calcinha de algodão, mesmo assim volta sempre.

  • Btservidor

    Dr estou com um incomodo oral que me dá a sensação de estar com alimento preso ou um sensação de refluxo e um leve dor proximo ao diafragma, como se ali estivesse um pedaço de pão ou outra coisa similar presa comse fosse voltar; estou com uma leve irritação na garganta. Pode ser esofagite e qual o tratamento.  

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você tem que procurar um gastroenterologista. Pode ser algo importante.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode

  • Janaina

    Dr. Gostaria de saber se a alimentação tem relação com o tratamento da candidíase. Por exemplo, se estando em tratamento devemos evitar alguns alimentos como pimenta e outros alimentos quentes. Isso para o caso de candidíase vaginal?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não influencia

  • Gustavo

    doutor,o excesso de corticoides no organismo pode causar candediase oral? pois estou com a lingua cheio de pontinhos vermelhos e alguns na bochecha que ardem muito.obrigado

  • Starshine1205

    Doutor, fiz uma viagem de fim de ano e lá estive com vários amigos. Tenho um relacionamento estável, portanto não beijei na boca de outra pessoa, no entanto, dividimos bebidas em garrafas, copos em comum e cigarros. Isso pode ter causado candidíase? Qual o melhor especialista para procurar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Procure em clínico geral inicialmente.

  • Paaulinhaflor

    Doutor, quando se esta com candidiase é ideal tomar mais banhos ou isso pode ajudar na proliferação do fungo? Muito obrigada pela atenção!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, o banho não atrapalha em nada.

  • Rebeca

    Sou professora e como tal vivo estressada.Lendo o texto acho que estou apresentando sintomas de candidiase oral,pois meus labios ficam vermelho, queimando muito e descamam ao ponto de arder ,pergunto se estresse pode ocasionar a candidiase?Parabens pelo texto!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Bruno

    Bom dia doutor, candidíase pode causar aparecimento de “ingua”?

    Obrigado

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Grazielle

    Este foi o melhor texto q lí sobre o assunto.excelente explicação de forma clara e objetiva.

  • Marcilio

    Caro doutor pedro parabens por esse veiculo de informacao.Minha duvida e :Ficar sem escovar os dente pode provocar o aparecimento da candidiase,semelhante a descamacao labial?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode causar não só candidíase como várias outras infecções na boca, gengiva e dentes.

  • Paulinhaflor

    Ola Doutor, tenho uma duvida,estou com os sintomas de candidiase mas gostaria de saber se é transmissivel de alguma maneira!site maravilhoso, obrigada!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normalmente a cândida é um fungo natural da nossa pele, ela não se pega de outras pessoas.

  • Roger

    Boa tarde.A candidíase pode atacar a região da uretra do homem? Se sim, existe sintomas?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. Ardência para urinar.

  • Paola

    Olá Doutor, estou com os sintomas da candidíase,porem apos ter relações sexuais meu parceiro apresentou irritação semelhante na area genital, tenho 17 anos e ele 23, nao foi utilizado preservativo. Estou preocupada, sei que so é possivel ao ser examinada por um ginecologista, mas é possivel a contaminaçao sexual? ou trata-se de outra doença? Desde ja agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Beatriz
    A umidade pode favorecer o aparecimento de fungos, os outros não.

  • Anonymous

    Dr fica por muito tempo com o bikini molhado,
    usa papel higiênico com cheiro e usa protetores diarios podem causar candidíase?

    Beatriz

  • Anonymous

    Dr graçças a Deus não tenho essa doença mas fiz questão de postar aqui lhe dando os parabéns por esse belo trabalho nesse blog. Num país que é tão dificil o acesso a um médico o Sr é bem atencioso com todos.
    Em nome de todos eu te agradeço.
    Muito obg pelo ótimo trabalho.

    João Jr.Dr graçças a Deus não tenho essa doença mas fiz questão de postar aqui lhe dando os parabéns por esse belo trabalho nesse blog. Num país que é tão dificil o acesso a um médico o Sr é bem atencioso com todos.
    Em nome de todos eu te agradeço.
    Muito obg pelo ótimo trabalho.

    João Jr.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Pedro
    A saburra é uma placa branca composta por células descamadas da boca, bactérias, saliva e restos alimentares. Geralmente é causada por estresse ou desidratação, que causa ressecamento da boca.

  • Pedro

    Qual é a diferença entre Candidíase e seburra?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Patricia
    Procure um estomatologista ou o odontologista que indicou a prótese.

  • Anonymous

    Bom dia Doutor, minha avó tem 95 anos e ela apresentou a bochecha inchada, quando pedi para ela retirar as proteses ( dentadura) observei que ela não tirava ha alguns meses para higiene . Pois a area esta um pouco inchada e as proteses estavam com uma camada esbranquiçada alta ( algo grudado) no mesmo lado do inchaço do rosto. Será Candidiase ou alguma infecção? qual medico devo procurar?
    Obrigada, Patricia N.
    Parabens Pelo site!!!!! Nota 1000

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @JúliaFeridas e infecções secundárias por bactérias

  • Anonymous

    E essas lesões mais sérias na vagina , quais são?

    Julia

  • São Payo

    Dr. O senhor é um SANTOOOOO!!!
    Eu vejo tantas perguntas, o senhor responde todas, com uma paciência divina!
    Parabéns pelo site, e pelo lindo trabalho!
    Eu sempre visito o seu site, já tive problemas com este fungo, porque tomei remédios para emagrecer, além disso, também tomei antibióticos (tudo na base da auto medicação) nem preciso dizer o que me aconteceu rss…
    Sei que, quando eu estava bem agoniado, acabei encontrando o seu site, lí suas respostas, as perguntas dos internautas… Acabei ficando mais tranquilo, fui ao médico e tudo deu certo.
    Mas, no momento da crise, foi por aqui, que encontrei um pouco de ‘luz’!! :)
    Hj, eu amo o seu site, e sou seu fã! :)

    rsssss

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @João
    A candidíase é uma lesão muito mais aderida e costuma ser acompanhada de sinais inflamatórios na língua.

  • Anonymous

    Obrigado doutor, e mais uma dúvida, como diferenciar candidiase oral de saburra? pois toda língua fica ligeiramente branca principalmente na parte de tras

    Obrigado,

    João

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @João
    Geralmente há candidíase oral associada. A candidíase de esôfago causa dor e desconforto ao engolir.

  • Anonymous

    É possível ter esofagite por candida sem demonstrar maiores sintomas na região da boca (lingua, da boca, etc)?? e como distinguir os sintomas, há ardência, ou dor, coisa parecida?
    Obrigado,

    João

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Julia
    A tendencia é não passar com o tempo e vc pode criar lesões mais sérias na vagina pela inflamação.

  • Anonymous

    Mas Passa com o tempo?
    Ou piora e pode virar algo mais sério?

    Julia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Julia
    Os sintomas tendem a se tornar mais intensos.

  • Anonymous

    O que acontece se nao tratar a candidiase?

    Julia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Carla
    Existe sim, mas nenhum ginecologista reaproveita camisinha. Isto seria tão bizarro que eu sequer imagino esta hipótese.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Jake
    Candidemia significa cândida no sangue. Normalmente é comprovada na hemocultura.

  • Anonymous

    Como é defenida a candidemia?Grata.Jake

  • Carla

    É possivel contrair candidíase ou alguma outra doença como HIV fazendo ultra som endovaginal caso o ginecologista não troque a camisinha do equipamento de uma paciente pra outra??? pq eu fui no ginecologista mais não vi ele colocando a camisinha ela jah estava lah.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Tati
    Não. A cândida já está presente na boca e na vagina da maioria das pessoas. Não é isso que determina que terá candidíase ou não. A simples presença de cândida não indica doença.

  • Tati

    Doutor;

    É possível contrair a candidíase através do sexo oral?
    Ou de sexo sem camisinha?
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lenny,
    Sim.

  • Lenny

    Oi, tenho 17 anos, e ainda sou virgem, posso ter candidiase na vagina?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sabrina,
    Não.

  • Sabrina

    candidiase vira cancêr?
    sou virgem ainda, tenho 16 anos tenho candidiase pode virar cancê?

  • Renata

    PARABÉNS PELO SITE!!!!!!Tenho candidíase e suas informações me ajudaram bastante.Agora me sinto mais aliviada,além de obter orientações de como fazer um tratamento correto.Parabéns!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    não necessariamente.

  • Anonymous

    Dr. Quem tem candidíase pode ter contraido HIV???

    Obrigada!

    Juliana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luana,
    a candidíase de esôfago ocorre em pessoas com deficiências do sistema imune. Não tem a ver com a sua candidíase vaginal.

  • Luana

    Olá!
    Tenho candidíase vaginal resistente a tratamentos. Gostaria de saber se posso ter candidíase no esôfago ou ocular em função disso.
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Petrônia,
    Tem que continuar tentando tratar. Uma hora vc vai encontrar um ginecologista que dê jeito.

  • Petrônia

    Então, doutor, quem tem candidíase crônica (não sei se chama-se assim) que nem mesmo um remédio convencional nem homeopata surtiu qualquer efeito, tem que continuar assim? Eu tenho apenas 23 anos e há pelo menos 10 anos convivendo com isso. É muito ruim. O que mais me incomoda é o corrimento e o ardor no ato sexual (únicos sintomas). Mas não tenho mais o que fazer. De qualquer maneira, obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Petrônia,
    existe a suspeita que alguns tipos de dieta, principlamente as ricas em caloria e carboidratos poderiam favorecer o aparecimento de candidíase. Porém, não existem ainda evidências enequívocas de que isso seja relaidade. Até a presente data, a dieta não é considerada um fator de risco para cândida.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tina,
    enquanto vc tiver cândida na boca, existe risco de contágio.

  • Petrônia

    Tenho 23 anos e há pelo menos 10 candidíase vaginal initerrupta e na maior marte do tempo assintomática(sempre com corrimento). Houve algumas crises com coceiras mas logo fui ao ginecologista que, depois dos exames, me passou a pomada antifungica e o oral. Depois de começar a vida sexual, meu parceiro tb tomava o oral, qnd eu apresentei as coceiras. As relaçoes sexuais sao um pouco dolorosas (a regiao interna fica ardida)e tenho muito corrimento. Segui sempre as recomendaçoes de higiene e cuidados. Sempre fui ao medico corretamente e nao me auto medicava. Mas, como falei, a candidíase continua até hoje.
    Ouvi falar que a dieta está sim muito relacionada à candidíase (ingestão de açucares simples e complexos). Mas por ter encontrado apenas na internet não acho uma informação 100% confiável. Mas tamém não acho que deva ser descartada… Enfim…
    Fica a indagação. Obrigada.

  • Tina

    Oi, fui ao médico e ele identificou que estou com candidíase na língua, mas esqueci de fazer algumas perguntas para ele. Gostaria de saber se, enquanto estou fazendo o tratamento com os remédios que o médico me passou, posso beijar meu parceiro e fazer sexo oral nele sem o risco de contaminá-lo.
    Grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Suenia,
    A candidíase não é considerada uma doença sexulamente transmisível, porém, em alguns casos pode ocorrer do homens desenvolverem cândida no pênis. Mas é incomum.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carla,
    Sim, a candidiase pode deixar a reigião vaginal bem inflamada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alessandra,
    Isso é uma queixa bastante comum, mas de longe não tenho como te ajudar. Vc precisa ir ao seu ginecologista e contar o que está acontecendo.

  • Suenia

    Boa Tarde, Dr Pedro
    Tenho candidiase e tenho uma vida sexual ativa com meu esposo.Quero saber se ele corre o risco de contrair a doença, se nos relacionarmos sexualmnte no período que as crises se apresentam?

  • Carla

    Doutor eu gostaria de saber se candidiase causa algum tipo de machucado? Obrigada!

  • alessandra

    Dr.,
    Parabéns pelo site!
    O que se pode fazer para evitar que a candidíase apareça depois que tomamos um antibiótico?este ano tive cistite 4 vezes e em todas elas após tomar o antibiótico apresentei candidíase vaginal..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fabio,
    Se vc acha que essa sua alergia é na verdade uma infecção por cândida, deveria procurar um dermatologista. Um raspado da lesão pode facilmente ajudar a identificar infecção fúngica.

  • fabio MG

    DR. Tenho 35 anos e a 03 estou apresentando um quadro de alergia (coceira) intensa, tudo começou apos uma grande uso de antibioticos para curar uma forte gripe e suas complicações, hoje tomo antialergico diariamente só que uns 2 anos pra cá minha esposa esta apresentando exames alterados e esta tendo candida vaginal mensalmente, já fizemos dezenas de exames e passamos por varios medicos, sem nenhuma conclusão, fiz ate exame para HIV, e o pior e que nossa filha de 5 anos que de 2 anos pra cá esta tendo frequentes problemas, começa como se fosse uma rinite, evolui para tosse seca, depois cheia, vem febre e tem que entrar antibiotico, nos ultimos 2 anos já tomou 10, fizemos exame de sangue recente e não apresentou nada. Qual exame fazer para comprovar a candida? Porque nenhum medico foi capaz de decobrir? O que eu tenho que pedir para o medico para identificar as varias formas de candida?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Não necessariamente. Mas a chance é grande, principalmente se vc tiver comportamento de risco.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Géssica,
    A candidíse pulmonar é um quadro grave que costuma dar em pessoas imunodeprimidas. O fato de vc ter candidíase vaginal, não faz com que vc tenha risco de ter oneumonia por cândida se você não tiver nenhuma problema imunológico. Acho que não é por ai. Vc deve é procurar um pneumologista

  • Anonymous

    Me chame de Bruno Campos.

    Fiz uma endoscopia e deu candidiase esôfágica, é certeza eu ter aids?

    Todos os meus exames de sangue deram ótimos, estou com medo de fazer um hiv, mas vou fazer… posso ter esperança de não ter aids?

  • Géssica

    Olá Dr,
    Tenho candidíase vaginal há 8 anos,fiz vários tratamentos,inclusive umas vacinas imunoestimulantes,já fiz hiv sempre negativo,e ano passado tb fiz teste de mantox,não tive reação alguma no local,não sei se isso é bom ou ruim…
    Estou preocupada pois há alguns meses sinto sempre muco preso na garganta,tenho dificuldade de expelir,e várias vezes saem endurecidos com sangue,agora o sangue parece mais claro,não tenho tosse,nem febre,de vez em quando sinto uma dor leve nas costas,quando caminho ou faço esforço…
    Eu tive uma infecção respiratória em dezembro de 2008…por duas vezes mês retrasado tomei antibiótico astro 3 dias,por ter tido dores fortes nas costas e suspeitar de pneumonia,então esses catarros pararam por umas semanas,mas voltaram.
    Estou com medo que seja candidíase,na pele tb me surgiram manchas,mas noto que elas aparecem próximo do período menstrual ou quando tenho algum problema e fico deprimida…
    Por favor,Dr. quais os sintomas de uma candidíase pulmonar?
    Abraço!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marli,
    Não me parece que seja cândida. Isso deve ser lesão pelo refluxo.

  • Marli

    Dr.,
    Tenho refluxo. Senti muita dor no estômago e uma ácidez muito forte que chega até a boca. Fiz o tramento, a dor passou e a ácidez está bem leve. Porém, apareceram no início da garganta algumas elevações vermelhas, bolhas;mas ela não doem, sinto apenas a acidez e uma aperto na garganta. Isso pode ser cândida? Ou outra irritaçao devido ao ácido…fiz exame preventivo e deu negativo para cândida? Posso ter pego cândida pelo beijo
    obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cris. Não é normal, mas não tem nada a ver com os doces.

    Vc precisa procurar o seu ginecologista para fazer um tratamento definitivo.

  • cris

    dr gostaria de saber se é normal apresentar candida pelo menos uma vez por mes.pois isso tem me incomodado muito.a ultima vez me tratei depois de um ano com os sintomas(por causa do serviço não podia ir ao medico).e tambem gostaria de saber se pode ser a ingestãomdiaria de doces????obrigada cris

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mari,
    Antes deixa eu fazer uma correção. Não se trata herpes com antibióticos. Vc deve é ter tomado um antiviral.

    Em relação a candidíase é importante saber se o corrimento não é por outra infecção além da cândida.

    Em geral, candidíase vaginal não causa complicações.

  • mari

    Ola, gostaria de tirar uma duvida
    Eu tive candiase por primeira vez na minha vida, fui no medico e tratei com um remedio simples por 3 dias, mais ainda assim nao me senti curada, porque ainda tinha o corrimento nata de leite… mantive relaçao sexual com meu marido mesmo com uma pequena dor e me apareceu herpes genital por primeira vez tambem.
    Voltei ao medico tratei a herpes genital com antibiotico forte
    depois do tratamento voltou a candiase com dor na vagina sem a coçeira, como eu tive a primeira vez.
    O problema é que vivo na espanha e nao tenho papel por isto demora para conseguir uma consulta aqui vou ter que esperar minimo 2 semanas
    a candiase pode se complicar ?????
    tenho o corrimento como nata de leite muito forte, e dor leve em toda a vagina, sera que pode virar uma infecçao generalizda ????
    obrigada pela atençao doutor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Não Carol, candidíase vaginal não é sinal de imunossupressão.

    Vá a um ginecologista, mas não fique estressada porque o que vc tem não é nada de mais.

  • Anonymous

    Mas Dr. eu nao sei pq peguei isto se vou a escola com saia e fico das 10:00 as 20:00,

    CANDIDIASE SO APARECE EM PESSOAS COM SISTEMA IMUNOLOGICO FRACO?

    Obrigada carol

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carol,
    Em geral doenças virais tipo gripe, mononucleose, herpes etc…

    Se vc teve ardor ao urinar pode ser infecção urinária. Também não se transmite pela escova.

    candidiase vaginal também. Candidiase é comum e não é motivo para se envergonhar, pois nem DST é.

  • Anonymous

    Doutor no começo eu senti ardor por onde saia o xixi,e a 2 semanas atras eu tive a impressao de que meu xixi estava transparente.

    QUAIS SAO AS DOENÇAS QUE PODE SER TRANSMITIDA PELA ESCOVA DE DENTE?

    obrigada,carol

    drt,to com medo de contar a minha mae isso e vou ao gine. esta sexta

    me ajuda e a msm carol de cima

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Olá carol,
    Vc pode ter cândida sim, mas com certeza vc não pegou por usar a escova da sua mãe. Candidíase é comum em mulheres e vc não pega de ninguém.

    Vc precisa ir ao ginecologista para confirmar esse diagnóstico e iniciar o tratamento.

  • 123456de1996

    ola

    estou com corrimento vaginal branco,e parece as vezes com catarro,nao sinto coceira,nem ardor,tenho 14 anos e nunca menstruei,axo que peguei candida da minha mae pois escovei meus dentes com a escova dela por 2 semanas ate perceber que a escova nao era minha,estou perguntando pois eu to com muito corrimento e minha barriga tem dia q a noite parece trator.

    CORRE O RISCO DE EU TER CANDIDA?

    E SE EU TIVER,PELA MINHA IDADE O QUE MINHA MAE DEVE FAZER?

    Obrigada,carol

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    Candidiase não é uma DST. A transmissão sexual é muito pouco comum. Acho que vc precisa ir em um urologista ou dermatologista para primeiro confirmar esse diagnóstico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jorge,
    Não consigo entender como vc acha que sua filha contraiu o seu HIV.

    A não ser que vc tenha relações sexuais com ela ou tenha doado sangue para ela, não existe risco de contaminá-la.

  • carlos

    dotor…. trasei com uma mulher .. e pelo jeito ela tinha candiadise ..pq isso ja faz 2 meses .. apareceram manchinhas vermelhas no meu penis.. e minha namoroada atua tambem .. teve .. acho ki eu passei pra ela …issso pode ser algo grave ???
    e queria saber tambem ..si bacterias ,,fungos,,e virus poem causar lesao na pele …..pq eu tive uma lesao parecida com micose mais saiu em 3 dias ..ow si tem haver com candida

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Acho que vc não se deve auto-medicar. procure um dermatologista.

  • jose

    dotor sera ki devo tomar um anti fungico
    por que essa mancha saiu …desvermelho…mais aonde teve ela..fico branco..mais nau tem mais nada ..

    obrigado

  • jose

    enta dotor eu ia no medico mesm.. mais ai passei essa FURACIN e saiu
    sera ki essa mancha pode ter sid algo mais grave …msm ela sedo rapida e passageira
    muito origado abrço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jose,
    De longe é dificil dizer. Pdoe ter sido só um processo alérgico. Algum médico tinha que ter visto a lesão.

  • jose

    aaa dotor desculpaa enxeçao
    mais é que fikei muito preucupado com minha namorada
    mais si o furacin tirou a mancha
    o que poderia ter sido essa mancha
    abraçooo
    oBRIGADOO

  • jose

    aa dotor muito obrigado mesm…
    fikei preucpado pelo o que eu li sobre rash cutaneo… e candiadise ..mais existe algum tipo de mancha que pode ser transmisivel atraves de relaçoes sexuais .. e queria saber como elas aparecem…
    obrigado mesm dotor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jose,
    Relaxa. provavelmente nem candidíase isso foi, já que o furacin nem antifúngico é.

    E se tiver sido, candidiase restrita a pele não causa maiores problemas

  • jose

    bom dotor…tenho 20 anos e tenho uma namorada …tive relaçao com outra garotaa 2 meses atras sem proteçao ,, e hoje minha namorada reclamou de uma irritaçao e coceira na vagina(só isso) .. ela foia ao ginecolgista i ele disse que era candiadise ,que era normal,,receito uma pomada em 3 dias passou..i em mim apareceu tipo uma micose ,, bem pequena e foi só uma ,, passei uma pomada chamada furacin que minha mae disse pra eu passar e saiu em 4 dias ..queria saber se isso pode ser um fungo da candiadise ..pq andei pesquisando na internet o homem pode ter candiadise e apresentar sintomas (lembrando que eu nao apresentei nada nesse tempo,,só essa micose na barriga que ja até saiu)e era bem pequena .. estou muito preucupado se isso pode ser algo grave ..e se essa ” candiadise ” na pele pode ser perigosa …desde ja agradeço
    me ajuda por favor
    abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Giovanna,
    Não. Isso não constuma acontecer.

    Porém, é sempre indicado trocar a camisinha quando se muda da via vaginal para anal e vice-versa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bianca,
    Candidíase não é doença sexualmente transmissível.

    Nos primeiros parágrafos do texto eu explico como surge a candidíase

  • Giovanna

    Oi,
    Gostaria de tirar uma dúvida, se eu tiver com candidíase vaginal, meu parceiro tiver relação vaginal comigo e depois anal com a mesma camisinha, corro o risco de desenvolver candidíase anal? Se caso sim, o que devo fazer? Tem tratamento? Obrigada aguardo resposta.

  • Bianca

    Apresentei quadro de candidíase recentemente, estou preocupada se possuo HIV, tive relações sexuais com meu esposo, no início foi friccionado o pênis dele na minha vulva, não houve penetração. Na penetração usamos preservativo, havaria a possibilidade dele ter me passado candidíase? Pois no dia posterior comecei a sentir ardência local e dois dias depois apareceu a secreção. Por favor me responda estou muito preocupada. Bianca.

  • Nathalia

    Muito obrigada Doutor!
    Parabéns pela disponibilidade e iniciativa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nathalia,

    Normalmente o aplicador vaginal é bem fino e consegue ultrapassar o hímen sem maiores traumas. Agora, isso é individual, depende da sua anatomia. Alguns hímens têm o orifício muito pequeno.

    O tratamento oral também é efetivo

    Ligue para sua médica e relate esse problema.

  • Nathalia

    Olá Doutor,
    Estou com candidíase e a médica me receitou, dentre outros, uma medicação endovaginal (espécie de bisnaga). Gostaria de saber se mulheres virgens podem utilizar. Apenas a medicção VO e o creme solucionriam o problema?

    Desde á agradeço,
    Nathália

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Natália,
    Tem que se investigar. Talvez haja algum fator perpetuante não identificado. Talvez um tratamento mais prolongado seja necessário.
    Isso só mesmo com o ginecologista

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Willianson,
    Se só ficou mais escuro e não há nenhum outro sintoma, realmente não deve ser mais micose não.

    Na dúvida procure um dermatologista

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi priscila,

    Pode sim. Isso parece infecção ginecológica. Pode muito bem ser cândida mesmo.

    Procure seu ginecologista para ele examinar esse corrimento. Normal isso não é.

  • Natália

    Bom dia.
    Estou com candidiase pela quinta vez esse ano. Já fiz tratamento médico quatro vezes e ela voltou mesmo assim.
    Quero saber se esse reaparecimento pode causar alguma complicação para mim e porque ocorre esse reaparecimento mesmo tendo sido tratado?
    Obrigada.
    Natália

  • Anonymous

    Boa noite, Dr Pedro
    A alguns meses fui acometido de uma ferida acompanhada por forte plurido na região da base do pênis,no saco escrotal. Fui a um Urologista que constatou micose.Apos medicação oral e pomada, duas semanas depois retornei e comentei que a alguns anos tive algo similar na regiao da virilha, que quando sarou deixou a pele dessa região mais escura que a pele.Gostaria de saber se isso tambem foi micose, pois o urologista disse que era normal…Obrigado
    Willianson

  • Anonymous

    Desculpe,publiquei minha pergunta no local errado, peço desculpas pois descumpri as regras, mas por favor não deixe de responder. Obrigada.

    Dr.Pedro, sou casada e utilizo como concepção a camisinha,a algum meses tenho notado um secreção branca, sem cheiro ou coceira, as vezes aparece em grande quantidade ou não, me incomoda pois tenho a sensação de estar sempre muito molhada,e de longe apresenta odor,as vezes aparece transparente e na maioria das vezes branco, viscoso e isto esta me preocupando, tenho tido dores na relação sexual na entrada da vagina, um ardor,e depois da relação os lábios ficam muito edemaciada, vermelhos e com ardor e isto acaba incomodando, posso estar com alguma infecção como candidíase, ou coisa parecida? Obrigada.Priscilla

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Franciene,
    Candidíse pode levar a sepse sim, mas isso ocorre mais em pessoas debilitadas.

    Em pessoas saudáveis com candidíase vaginal apenas, isso não ocorre.

    Candidíse infecta a vagina e não o útero.

    Existe sim infecção urinária por cândidda, mas é preciso sempre descartar causa bacteriana antes do diagnóstico

  • franciene

    candidiase pode evoluir para sepse?se isso ocorre quanto tempo demora para chegar a esse estagio?é comun a pessoa sentir dor em pontadas no utero por causa da candidiase? existe cistite por candida

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Damião,
    pode sim.

  • Anonymous

    A candidiase comum, não tratada pode evoluir para uma fase mais avançada como a esofagite?
    grato…Damião..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Valmir,
    Apesar de ser característico da SIDA (AIDS), outras doenças podem dar candidíase de esôfago também.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Everton,
    Sim, costuma dar uma sensação de queimação na língua.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sergio,
    Com certeza sim.

  • Anonymous

    Uma pessoa com candidiase do esofago quer dizer que ela tenha hiv ou aids comcerteza?
    Grato,Valmir.

  • Anonymous

    As lesões brancas e averruladas da candidiase na boca, costumam doer?
    Everton..

  • Anonymous

    Um clinico geral pode identificar uma candidiase?
    Sergio..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lesões brancas e aveludadeas na boca e língua, com áreas de vermilhão em volta. Pode haver também algumas úlceras.

  • Anonymous

    E se a candida for na boca? Quais os sintomas?
    Obg de novo..espedito..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Espedito,
    Os sintomas dependem da onde está a infecção por cândida. Se for no esôfago ocorre um quadro de dor e dificuldade ao engolir, se for na pele causa lesões e comichão e assim por diante…

    Se não for tratado pode levar a sepse, principalmente em imunossuprimidos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Lauro,
    Os falsos negativos em sorologia para HIV são raríssimos.

    A imunossupressão do HIV atinge principalmente os linfócitos e não os anticorpos (que são dosados na sorologia)

  • Anonymous

    Quais os sintomas da candidiase? O que ele pode causar numa pessoa?
    Grato..Espedito..

  • Anonymous

    Voce disse no texto que em casos mais severos da candidiase nos leva a pensar em um estado de imunossupressão (baixa do sistema imune). Mas então nesses casos um exame para sorologia do hiv pode dar falso negativo? E em casos de candidiase do esofago, que a imunossupressão é maior ainda, pode haver falso negativo?
    Obrigado…Lauro..

  • carla

    Muito obrigada pela sua ajuda.

    Abraços e bom trabalho

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carla,
    Sinceramente não tenho nenhuma experiência nesta área de estética.

    Teoricamente se a depilação te causa grandes transtornos, a depilação definitiva seria o ideal.

    Mas também ocorre inflamação após as sessões. O que eu não sei é se isso seria algum problema para a sua candidíase. Provavelmente não.

    Só um dermatologista poderá te ajudar

    abs

  • carla

    boa tarde,

    eu tenho candidiase que se manifesta por todo o corpo, inclusive nas axilas e faço tratamento, o meu problema é que quando preciso de fazer depilação é uma sensação de ardor e comichão horrivel, acha que posso optar por fazer fotodepilação por luz pulsada?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Significa que vc tem algum grau de imunossupressão, não necessariamente pelo HIV.

    É preciso continuar a investigação.

  • Anonymous

    Ola eu queria saber, eu tenho candidíase no esôfago ja fiz dois exame de hiv e não deu nada mas minha candidise não acaba o medico me pedio outro exame, nao sinto dor em nada não tenho febre so as vezes tenho dor no estomago.
    istou siguinifica que estou com hiv?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carla,

    Esôfagite de esôfago só ocorre em pessoas com qualquer imunossupressão, seja pelo HIV, tranplamntes, quimioterapia, cÂncer etc…

    Ela é uma manifestação característica da SIDA em fases avançadas.

    O quadro é de dor de garganta e dor ao engolir, normalmente atrás do osso que fica no centro peito, chamado de esterno.

    abs

  • Carla

    Doutor, quais são os sintomas de candidíase no esôfago? A pessoa sente alguma dor? Apenas em pacientes com SIDA essa doença se manifesta?
    Obrigada!