CANDIDÍASE – Sintomas, Tipos e Causas

356

Candidíase
Candidíase, ou monilíase, é o nome que damos à infecção fúngica (micose) causada pelas espécies do fungo Candida. A forma mais comum de candidíase é a infecção vaginal, chamada monilíase vaginal ou vulvovaginite por cândida.

As infecções por este fungo, porém, não se restringem à região genital feminina, podendo também haver acometimento de outras áreas, tais como pele, boca, esôfago, vias urinárias e pênis, só para ficarmos em alguns exemplos.

Existem várias espécies de Candida e muitas delas são capazes de provocar quadros de micose no seres humanos. Entretanto, na maioria das vezes que o paciente desenvolve alguma infecção pelo fungo Candida, a espécie responsável é a Candida albicans.

Publicidade - Publicidad

A candidíase não costuma provocar quadros graves em pessoas saudáveis e com sistema imunológico funcionante. Nestes, a candidíase de pele, boca ou vagina são as formas mais comuns. Todavia, em idosos, pacientes com doenças graves ou indivíduos imunossuprimidos, o fungo Candida pode atingir órgãos internos e provocar infecção generalizada e grave, chamada candidíase disseminada ou candidíase invasiva.

Este artigo é um resumo sobre as formas mais comuns de candidíase. Para saber mais detalhes sobre algumas infecções específicas provocadas pela Candida, como a candidíase oral, vaginal ou peniana, acesse os links disponíveis ao longo do texto.

O que é a Candida?

Como referido anteriormente, a espécie mais comum do fungo Candida é a Candida albicans, considerada um membro normal da flora gastrointestinal dos seres humanos. A maioria das pessoas é colonizada por Candida e nenhum sintoma apresenta. Porém, qualquer desequilíbrio na flora local ou no estado imunológico do paciente pode levar esse fungo a se proliferar e invadir tecidos, causando, assim, a doença candidíase. Portanto, ter Candida é diferente de ter candidíase. Até 80% das pessoas saudáveis têm o fungo Candida na cavidade oral ou no trato gastrointestinal sem que isso represente qualquer perigo.

Podemos concluir, portanto, que a Candida albicans é um germe oportunista, ou seja, ela vive silenciosamente em nosso corpo durante anos, somente à espera de um desequilíbrio no nosso sistema de defesa para nos atacar.

Para reforçar o conceito, podemos comparar, por exemplo, a colonização da boca pela Candida com a colonização da pele por bactérias. Todo mundo consegue entender que o fato de termos milhões e milhões de bactérias na nossa pele não significa que tenhamos alguma doença de pele. O mesmo ocorre com a Candida. Para ter doença não basta ter os germes, é preciso que eles estejam atacando o nosso organismo.

Como surge a candidíase?

A candidíase não surge somente em pessoas com sistema imunológico fraco. Outros fatores podem levar ao aparecimento desta micose. Uma exemplo clássico é o uso de antibióticos por tempo prolongado. Os antibióticos matam as bactérias, mas poupam os fungos. Deste modo, ele reduz a competição por espaço e alimentos, facilitando a vida dos fungos que colonizam o organismo.

A candidíase oral, conhecida como sapinho ou monilíase oral, também pode ocorrer em pessoas sem doenças do sistema imunológico, principalmente em crianças pequenas. Cabe ressaltar que neste caso, a candidíase é restrita e provoca poucos sintomas.

Quando a candidíase oral é mais severa, isso nos leva a pensar em um estado de imunossupressão (baixa imunidade).

Publicidade - Publicidad

Doentes imunossuprimidos, como nos pacientes com SIDA (AIDS) (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS), câncer (leia: CÂNCER | SINTOMAS E DEFINIÇÕES), uso de quimioterapia, transplantantes de órgãos, uso crônico de corticoides, doentes graves internados em CTIs, etc., podem apresentar infecção fúngica generalizada, chamada de candidemia.

Nos pacientes imunossuprimidos, a cândida pode causar, por exemplo:

– Pneumonia (leia: PNEUMONIA | Sintomas e tratamento).
– Endocardite (infecção das válvulas do coração) (leia: ENDOCARDITE | Sintomas e tratamento).
– Meningite (leia: MENINGITE | Sintomas, Transmissão e Vacina).
– Infecção urinaria (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE | Sintomas e Tratamento).
– Esofagite (infecção do esôfago).
– Peritonite (infecção do peritônio).
– Artrite infecciosa (leia: ARTRITE e ARTROSE).

Mais dos 90% dos pacientes HIV positivo, com critérios para AIDS, possuem alguma infeção por Candida, normalmente candidíase oral e de esôfago. Feitas as devidas explicações, voltemos aos pacientes imunocompetentes (sem alterações do sistema imunológico). Para ver mais imagens de candidíase oral: CANDIDÍASE ORAL | FOTOS

Tipos de candidíase

Vamos falar a seguir dos diferentes tipos de candidíase que podemos desenvolver. Como já referido, a Candida albicans pode atacar a pele, a vagina, o pênis, a boca, o esôfago, a bexiga e vários outros órgãos internos.

1) Candidíase vaginal

Aos 25 anos de idade, metade das mulheres já terão apresentado pelo menos um episódio de vaginite por cândida; ao longo da vida, cerca de 75% das mulheres terão tido ao menos um episódio de candidíase vulvovaginal, o que ilustra o quão comum é ter esse tipo de micose. A espécie Candida albicans é responsável por até 90% dos casos de candidíase vaginal.

A candidíase vaginal é comum em mulheres em idade fértil, mas também pode correr após a menopausa, apesar de ser menos comum.

A vulvovaginite por cândida pode surgir em qualquer mulher, mas ela é bem mais comum nas seguintes situações:

Publicidade - Publicidad

O sintoma mais típico da candidíase vaginal é a coceira na região genital. Uma sensação de ardência ou queimação na área ao redor da vulva também é bastante comum. Esta dor tende a se agravar no período pré-menstrual ou durante o ato sexual (leia: DOR DURANTE O SEXO – DISPAREUNIA E VAGINISMO).

Outro sinal frequentemente é o corrimento vaginal, mas a sua ausência não descarta o diagnóstico de candidíase. O corrimento vaginal da candidíase, quando presente, é, em geral, brancacento, sem odor e de pequeno volume (leia: CORRIMENTO VAGINAL | VAGINITE).

Os sintomas da candidíase são muito semelhantes aos de outras formas de vaginite, como a tricomoníase e a vaginose bacteriana. Portanto, diagnóstico de certeza da candidíase vaginal é feito com o exame ginecológico, através de coleta da secreção vaginais e identificação do fungo Candida pelo microscópio.

O tratamento da candidíase vaginal é simples na maioria dos casos e consiste em uma dose oral de antifúngico, como o Fluconazol por via oral em dose única, ou creme vaginal, que deve ser indicado pelo ginecologista. Cerca de 5% das mulheres, porém, apresentam quadros recorrentes de candidíase vaginal, sendo necessário tratamento por várias semanas.

Para saber detalhes sobre a candidíase vaginal e o seu tratamento, acesse os seguintes link:
CANDIDÍASE VAGINAL – Causas, sintomas e tratamento
TRATAMENTO DA CANDIDÍASE VAGINAL
INFORMAÇÕES SOBRE O FLUCONAZOL

2) Candidíase no pênis

A candidíase nos homens não é tão comum como nas mulheres, mas pode ocorrer em determinadas situações. Os fatores de risco são semelhantes aos da candidíase vaginal, sendo importante acrescentar também a má higiene do pênis e o uso de fraldas geriátricas ou infantis.

Os sintomas mais comuns da candidíase no pênis são vermelhidão, inchaço e dor na glande. Placas brancas, semelhantes às que ocorrem na língua nos casos de sapinho, também são comuns. As lesões podem causar intensa coceira e frequentemente há ardência durante o ou após o ato sexual.

Da mesma forma que a candidíase vaginal, a candidíase no pênis pode ser tratada com antifúngicos em creme ou por via oral.

Para saber detalhes sobre a candidíase peniana, acesse o link: CANDIDÍASE EM HOMENS.

3) Candidíase oral

Exceto em crianças, a candidíase oral costuma indicar algum grau de imunossupressão ou distúrbio na flora de germes normal da boca. Entre os fatores de risco estão os diabetes, uso de dentadura, doenças que causam diminuição na salivação (xerostomia) e imunossupressão, seja por doenças, drogas ou quimioterapia.

A candidíase oral manifesta-se como lesões brancas de aspecto cremoso, na língua, parede interna das bochechas e no palato (céu da boca). O paciente se queixa de ardência, diminuição do paladar e sensação de ter algodão na boca. Quando o esôfago é acometido, o paciente se queixa de dificuldade e dor para engolir.

O tratamento é feito com bochechos de nistatina ou com fluconazol por via oral.

Para saber mais detalhes sobre a candidíase oral, leia: SAPINHO NA BOCA | Candidíase oral

4) Candidíase de esôfago

Ao contrário da candidíase oral, que pode eventualmente ocorrer em pacientes saudáveis, a candidíase esofagiana é um sinal claro de que há algo errado com o sistema imunológico. A infecção pelo HIV é uma das principais causas de esofagite por Candida, mas qualquer estado de imunossupressão pode ser a causa.

O principal sintoma da candidíase de esôfago é a dor ao engolir, chamada de odinofagia. Os pacientes também referem uma dor no peito, por trás do esterno (osso que fica no centro do tórax).

O diagnóstico da candidíase esofagiana é habitualmente feito através da endoscopia digestiva alta (leia: ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA).

O tratamento é feito com Fluconazol oral por até 21 dias.

5) Candidíase na pele (intertrigo)

Intertrigo é o nome que damos à inflamação que ocorre em áreas onde duas partes da pele se encostam, como, por exemplo, nas dobras cutâneas da virilha, nas axilas, bolsa escrotal, embaixo das mamas ou na região entre os dedos.

Essas áreas de dobras são especialmente susceptíveis ao aparecimento do intertrigo, pois são regiões úmidas e quentes, o que favorece a proliferação de germes, principalmente de fungos.

O intertrigo candidiásico se manifesta por placas avermelhadas na pele, que podem coçar ou doer.

O tratamento é feito com cremes antifúngicos e cuidados gerais com a pele.

Explicaremos o intertrigo com mais detalhes em um artigo à parte que será publicado brevemente.

6) Candidíase disseminada

Nos pacientes com o sistema imunológico débil, a Candida albicans pode se multiplicar de forma descontrolada, invadindo o sangue e órgãos vitais. Infecção dos rins, olhos, coração, fígado e ossos são possíveis. O sistema nervoso central também pode ser invadido, sendo a meningite por Candida umas das possibilidades.

A candidíase invasiva é um quadro grave, não só pela invasão dos órgãos, mas porque o paciente costuma estar imunossuprimido. O tratamento é feito com antifúngicos por via intravenosa.

Este post também está disponível em Espanhol

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

356 Comentários

  1. suzana camrgo Diz

    é possivel volta a candidiase mesmo fazendo o tratamento correto?e ela tem cura?

  2. myrtss Diz

    oi Dr. gostaria de saber se usa diariamente protetor ajudar á causa essas doenças,como candida e tricomonia.

  3. bonekinha Diz

    gostari de saber se candidiase pode ocorrer mais de uma vez? pois estou com um corrimento branco e pastoso seguido de uma leve coseira,mais issso sempre acontece. depois deste corrimento pastoso ocorre outro menos pastoso.vcs poderiam me ajudar  tirar essa duvida.
      Desde ja agradeço sua ajuda

  4. natalha Diz

    A candidiase na vagina, é mais caracterizada por um corrimento branco bem espeço, coceira, as vezes ardor ao urinas. Tem um pouquinho de um cheiro estranho, mas não é nada de exorbitante.

  5. Catrina Diz

    Dr., dá pra acusar a candida pelo exame de urina?

  6. Sara Diz

    Fiz dois preventivos tenho 51 anos e acusou inflamação ao último tinha cocos , muito tempo as crises de candiase atacam em cada ciclo menstrual em novembro de 2012 foi a última menstruação e começou um corrimento amarelo e com mau cheiro e coceirra horrível o ginecologista disse que é fungos pode sido contraído pelo parceiro sexual ?, pois mandou que eu e ele tomate dois comprimidos em dose unica. .

    Obrigadooo. Sará

  7. lucimar Diz

    gostaria de saber se candiase  vaginal coça e cheira mal??

    1. Eduarda_f J Diz

      Coça sim mas nao tm cheiro.Eu tnho d vz em quando.Já fui ao médico e não é nada grave,são só fungos.

    2. Mari Radiante Diz

       Coça sim,mais não tem odor.

  8. Marcihtinha1 Diz

    Olá jacinta eu tbm ja tive isso e no meu caso era gardinerela um cheiro orrível,procure seu medico o tratamento foi com metronidazol em pomada e em comprimido

  9. Patrick garciascalco Diz

    Dr, tomei duas semanas de cirpofloxacino. apareceu me candidiase no esofago. o meu dr cre que duas semanas nao sao suficientes de antibioticos para o desequilibrio. me pediu exame de aids…o que o sr acha?

  10. jacinta Diz

    bom dia doutor, quando a mulher tem candidiase, e um forte odor na vagina,parecendo peixe o que pode ser?

  11. Amanda Diz

    não sei mais o q fazer,já fui a o ginecologista fiz o tratamento direitinho mas sempre q termino a menstruação volta tudo,faço uso de anticoncepcional ingetável.isso já faz uns 4meses

  12. evanice calixto Diz

    sempre tenho candida vaginal ja usei pomadas e fluconazol mas da um tempo e volta tudo de novo ai descobri que minha glicose estava alterada meu medico ja me alertou que e por causa da minha glicose mas tenho medo de ser alguma coisa mais grave
      

  13. Luan Henrique Santana Diz

    É possível adquirir Candidíase Esofágica sem possuir a AIDS? Tenho um parente que fez uma endoscopia e acusou a candidíase esofágica, mas ele não possui a SIDA.

  14. Cristiane Diz

    Sinto ardencia na minha vagina durante a relaçao sexual sem camisinha e com camisinha nao.Isso pode ser candidiase?Fiz o papa nicolau esse mes e nao deu nada.pode ser com meu parceiro?

  15. Wagner Diz

    Descobri recentemente que estava com a  glicose elevada devido principalmente a uma má alimentação e obesidade. Durante o tratamento os níveis de glicose voltaram ao normal, associado a uma dieta rigorosa. Foi quando apareceram várias manchas vermelhas arrendondadas na virilha e nas coxas, parecendo micose. Consultei uma medica especialista em alergia que diagnosticou candidíase. Fiz o tratamento com cremes tópicos e fluconazol e as manchas sumiram. O meu medico disse que além desses medicamentos o mais importante foi a redução de peso, dieta e o controle da glicemia.

  16. Laura Diz

    Como o médico faz o diagnóstico quando examina o paciente e consegui descobrir se é saburrosa ou candidise oral? Pq são muito parecidas,a lingua fica com manchas brancas…Laura

  17. Bruno C Diz

    Dr , no caso de candida no intestino é necessarario fazer uma colonoscopia para poder receitar algum remedio ? Obrigado

  18. Samantha Diz

    Tenho Candidíase mas num posso ir ao ginecologista pq minha mãe num pode saber!! Como eu posso fazer o tratamento sem que ela sabia e eu que eu precise ir ao médico?

  19. Miranda Diz

    olá, 
    Mês passado, fui ao medico e ele diagnosticou candida. Me passou tratamento com um antifungico de dose unica e uma pomada tambem de dose unica. Fazem um mês hoje, e o corrimentto voltou, o que faço agora? Pois não estou conseguindo consulta com o médico.

  20. Carolina Sousa Pereira Diz

    ola me chamo Carolina tenho 21 anos tive candidiase fiz o tratamento mas ela voltou quero saber porque a candidiase voltou

  21. Deise Diz

    Dr. tenho candidíase sempre,não sei mais o que fazer…agora estou fazendo banhos com barbatimão e tomando capsulas manipuladas para ajudar a minha imunidade…o fluconazol e as pomadas parecem que não ajuda mais…não sei mais o que fazer!!
    Deise 

  22. Daianeblazevedo Diz

    Dr Pedro, tenho 34 anos e em dois mesês já tive três episódios de cândida, tomei fluconazol de 150 dois comprimidos e depois de três dias, mais dois, só que passa exatamente um mês e tudo volta, o que eu faço?

  23. Anonymous Diz

    bomdia dr. tive candidiase fiz tratrameto efiquei boa mas tenho uma duvida pois aluns anos tive condiloma isso siginifica algum agravamento no meu sistema imunologico obrigada jussiara.

  24. Anonymous Diz

    gostei muito das explicasoes tirei muitas duvidas jusi

  25. Anonymous Diz

    Olá Dr.Pedro,

    Me chamo Rita e tenho 23 anos, eu tenho candidíase a um bom tempo, já tomei fluconazol e usei pomadas que uma ginecologista me indicou. Diminuiu por uma semana e logo voltou e tomei todos os cuidados. Não sei mais o que fazer, uso calça jeans todos os dias, mas não tem como eu ir de outra forma no meu trabalho, como de saia por exemplo.

    Parei de usar protetor diário e só uso calcinha de algodão, mesmo assim volta sempre.

  26. Btservidor Diz

    Dr estou com um incomodo oral que me dá a sensação de estar com alimento preso ou um sensação de refluxo e um leve dor proximo ao diafragma, como se ali estivesse um pedaço de pão ou outra coisa similar presa comse fosse voltar; estou com uma leve irritação na garganta. Pode ser esofagite e qual o tratamento.  

  27. Janaina Diz

    Dr. Gostaria de saber se a alimentação tem relação com o tratamento da candidíase. Por exemplo, se estando em tratamento devemos evitar alguns alimentos como pimenta e outros alimentos quentes. Isso para o caso de candidíase vaginal?

  28. Gustavo Diz

    doutor,o excesso de corticoides no organismo pode causar candediase oral? pois estou com a lingua cheio de pontinhos vermelhos e alguns na bochecha que ardem muito.obrigado

  29. Starshine1205 Diz

    Doutor, fiz uma viagem de fim de ano e lá estive com vários amigos. Tenho um relacionamento estável, portanto não beijei na boca de outra pessoa, no entanto, dividimos bebidas em garrafas, copos em comum e cigarros. Isso pode ter causado candidíase? Qual o melhor especialista para procurar?

  30. Paaulinhaflor Diz

    Doutor, quando se esta com candidiase é ideal tomar mais banhos ou isso pode ajudar na proliferação do fungo? Muito obrigada pela atenção!

  31. Rebeca Diz

    Sou professora e como tal vivo estressada.Lendo o texto acho que estou apresentando sintomas de candidiase oral,pois meus labios ficam vermelho, queimando muito e descamam ao ponto de arder ,pergunto se estresse pode ocasionar a candidiase?Parabens pelo texto!

  32. Bruno Diz

    Bom dia doutor, candidíase pode causar aparecimento de “ingua”?

    Obrigado

  33. Grazielle Diz

    Este foi o melhor texto q lí sobre o assunto.excelente explicação de forma clara e objetiva.

  34. Marcilio Diz

    Caro doutor pedro parabens por esse veiculo de informacao.Minha duvida e :Ficar sem escovar os dente pode provocar o aparecimento da candidiase,semelhante a descamacao labial?

  35. Paulinhaflor Diz

    Ola Doutor, tenho uma duvida,estou com os sintomas de candidiase mas gostaria de saber se é transmissivel de alguma maneira!site maravilhoso, obrigada!

  36. Roger Diz

    Boa tarde.A candidíase pode atacar a região da uretra do homem? Se sim, existe sintomas?

  37. Paola Diz

    Olá Doutor, estou com os sintomas da candidíase,porem apos ter relações sexuais meu parceiro apresentou irritação semelhante na area genital, tenho 17 anos e ele 23, nao foi utilizado preservativo. Estou preocupada, sei que so é possivel ao ser examinada por um ginecologista, mas é possivel a contaminaçao sexual? ou trata-se de outra doença? Desde ja agradeço.

  38. Anonymous Diz

    Dr fica por muito tempo com o bikini molhado,
    usa papel higiênico com cheiro e usa protetores diarios podem causar candidíase?

    Beatriz

  39. Anonymous Diz

    Dr graçças a Deus não tenho essa doença mas fiz questão de postar aqui lhe dando os parabéns por esse belo trabalho nesse blog. Num país que é tão dificil o acesso a um médico o Sr é bem atencioso com todos.
    Em nome de todos eu te agradeço.
    Muito obg pelo ótimo trabalho.

    João Jr.Dr graçças a Deus não tenho essa doença mas fiz questão de postar aqui lhe dando os parabéns por esse belo trabalho nesse blog. Num país que é tão dificil o acesso a um médico o Sr é bem atencioso com todos.
    Em nome de todos eu te agradeço.
    Muito obg pelo ótimo trabalho.

    João Jr.

  40. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    @Pedro
    A saburra é uma placa branca composta por células descamadas da boca, bactérias, saliva e restos alimentares. Geralmente é causada por estresse ou desidratação, que causa ressecamento da boca.

  41. Pedro Diz

    Qual é a diferença entre Candidíase e seburra?

  42. Anonymous Diz

    Bom dia Doutor, minha avó tem 95 anos e ela apresentou a bochecha inchada, quando pedi para ela retirar as proteses ( dentadura) observei que ela não tirava ha alguns meses para higiene . Pois a area esta um pouco inchada e as proteses estavam com uma camada esbranquiçada alta ( algo grudado) no mesmo lado do inchaço do rosto. Será Candidiase ou alguma infecção? qual medico devo procurar?
    Obrigada, Patricia N.
    Parabens Pelo site!!!!! Nota 1000

  43. Anonymous Diz

    E essas lesões mais sérias na vagina , quais são?

    Julia

  44. São Payo Diz

    Dr. O senhor é um SANTOOOOO!!!
    Eu vejo tantas perguntas, o senhor responde todas, com uma paciência divina!
    Parabéns pelo site, e pelo lindo trabalho!
    Eu sempre visito o seu site, já tive problemas com este fungo, porque tomei remédios para emagrecer, além disso, também tomei antibióticos (tudo na base da auto medicação) nem preciso dizer o que me aconteceu rss…
    Sei que, quando eu estava bem agoniado, acabei encontrando o seu site, lí suas respostas, as perguntas dos internautas… Acabei ficando mais tranquilo, fui ao médico e tudo deu certo.
    Mas, no momento da crise, foi por aqui, que encontrei um pouco de ‘luz’!! 🙂
    Hj, eu amo o seu site, e sou seu fã! 🙂

    rsssss

  45. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    @João
    A candidíase é uma lesão muito mais aderida e costuma ser acompanhada de sinais inflamatórios na língua.

  46. Anonymous Diz

    Obrigado doutor, e mais uma dúvida, como diferenciar candidiase oral de saburra? pois toda língua fica ligeiramente branca principalmente na parte de tras

    Obrigado,

    João

  47. Anonymous Diz

    É possível ter esofagite por candida sem demonstrar maiores sintomas na região da boca (lingua, da boca, etc)?? e como distinguir os sintomas, há ardência, ou dor, coisa parecida?
    Obrigado,

    João

  48. Anonymous Diz

    Mas Passa com o tempo?
    Ou piora e pode virar algo mais sério?

    Julia

  49. Anonymous Diz

    O que acontece se nao tratar a candidiase?

    Julia

  50. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    @Carla
    Existe sim, mas nenhum ginecologista reaproveita camisinha. Isto seria tão bizarro que eu sequer imagino esta hipótese.

  51. Anonymous Diz

    Como é defenida a candidemia?Grata.Jake

  52. Carla Diz

    É possivel contrair candidíase ou alguma outra doença como HIV fazendo ultra som endovaginal caso o ginecologista não troque a camisinha do equipamento de uma paciente pra outra??? pq eu fui no ginecologista mais não vi ele colocando a camisinha ela jah estava lah.

  53. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    @Tati
    Não. A cândida já está presente na boca e na vagina da maioria das pessoas. Não é isso que determina que terá candidíase ou não. A simples presença de cândida não indica doença.

  54. Tati Diz

    Doutor;

    É possível contrair a candidíase através do sexo oral?
    Ou de sexo sem camisinha?
    Obrigada.

  55. Lenny Diz

    Oi, tenho 17 anos, e ainda sou virgem, posso ter candidiase na vagina?

  56. Sabrina Diz

    candidiase vira cancêr?
    sou virgem ainda, tenho 16 anos tenho candidiase pode virar cancê?

  57. Renata Diz

    PARABÉNS PELO SITE!!!!!!Tenho candidíase e suas informações me ajudaram bastante.Agora me sinto mais aliviada,além de obter orientações de como fazer um tratamento correto.Parabéns!!!!

  58. Anonymous Diz

    Dr. Quem tem candidíase pode ter contraido HIV???

    Obrigada!

    Juliana

  59. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Luana,
    a candidíase de esôfago ocorre em pessoas com deficiências do sistema imune. Não tem a ver com a sua candidíase vaginal.

  60. Luana Diz

    Olá!
    Tenho candidíase vaginal resistente a tratamentos. Gostaria de saber se posso ter candidíase no esôfago ou ocular em função disso.
    Obrigada.

  61. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Petrônia,
    Tem que continuar tentando tratar. Uma hora vc vai encontrar um ginecologista que dê jeito.

  62. Petrônia Diz

    Então, doutor, quem tem candidíase crônica (não sei se chama-se assim) que nem mesmo um remédio convencional nem homeopata surtiu qualquer efeito, tem que continuar assim? Eu tenho apenas 23 anos e há pelo menos 10 anos convivendo com isso. É muito ruim. O que mais me incomoda é o corrimento e o ardor no ato sexual (únicos sintomas). Mas não tenho mais o que fazer. De qualquer maneira, obrigada.

  63. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Petrônia,
    existe a suspeita que alguns tipos de dieta, principlamente as ricas em caloria e carboidratos poderiam favorecer o aparecimento de candidíase. Porém, não existem ainda evidências enequívocas de que isso seja relaidade. Até a presente data, a dieta não é considerada um fator de risco para cândida.

  64. Petrônia Diz

    Tenho 23 anos e há pelo menos 10 candidíase vaginal initerrupta e na maior marte do tempo assintomática(sempre com corrimento). Houve algumas crises com coceiras mas logo fui ao ginecologista que, depois dos exames, me passou a pomada antifungica e o oral. Depois de começar a vida sexual, meu parceiro tb tomava o oral, qnd eu apresentei as coceiras. As relaçoes sexuais sao um pouco dolorosas (a regiao interna fica ardida)e tenho muito corrimento. Segui sempre as recomendaçoes de higiene e cuidados. Sempre fui ao medico corretamente e nao me auto medicava. Mas, como falei, a candidíase continua até hoje.
    Ouvi falar que a dieta está sim muito relacionada à candidíase (ingestão de açucares simples e complexos). Mas por ter encontrado apenas na internet não acho uma informação 100% confiável. Mas tamém não acho que deva ser descartada… Enfim…
    Fica a indagação. Obrigada.

  65. Tina Diz

    Oi, fui ao médico e ele identificou que estou com candidíase na língua, mas esqueci de fazer algumas perguntas para ele. Gostaria de saber se, enquanto estou fazendo o tratamento com os remédios que o médico me passou, posso beijar meu parceiro e fazer sexo oral nele sem o risco de contaminá-lo.
    Grata.

  66. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Suenia,
    A candidíase não é considerada uma doença sexulamente transmisível, porém, em alguns casos pode ocorrer do homens desenvolverem cândida no pênis. Mas é incomum.

  67. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Alessandra,
    Isso é uma queixa bastante comum, mas de longe não tenho como te ajudar. Vc precisa ir ao seu ginecologista e contar o que está acontecendo.

  68. Suenia Diz

    Boa Tarde, Dr Pedro
    Tenho candidiase e tenho uma vida sexual ativa com meu esposo.Quero saber se ele corre o risco de contrair a doença, se nos relacionarmos sexualmnte no período que as crises se apresentam?

  69. Carla Diz

    Doutor eu gostaria de saber se candidiase causa algum tipo de machucado? Obrigada!

  70. alessandra Diz

    Dr.,
    Parabéns pelo site!
    O que se pode fazer para evitar que a candidíase apareça depois que tomamos um antibiótico?este ano tive cistite 4 vezes e em todas elas após tomar o antibiótico apresentei candidíase vaginal..

  71. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Fabio,
    Se vc acha que essa sua alergia é na verdade uma infecção por cândida, deveria procurar um dermatologista. Um raspado da lesão pode facilmente ajudar a identificar infecção fúngica.

  72. fabio MG Diz

    DR. Tenho 35 anos e a 03 estou apresentando um quadro de alergia (coceira) intensa, tudo começou apos uma grande uso de antibioticos para curar uma forte gripe e suas complicações, hoje tomo antialergico diariamente só que uns 2 anos pra cá minha esposa esta apresentando exames alterados e esta tendo candida vaginal mensalmente, já fizemos dezenas de exames e passamos por varios medicos, sem nenhuma conclusão, fiz ate exame para HIV, e o pior e que nossa filha de 5 anos que de 2 anos pra cá esta tendo frequentes problemas, começa como se fosse uma rinite, evolui para tosse seca, depois cheia, vem febre e tem que entrar antibiotico, nos ultimos 2 anos já tomou 10, fizemos exame de sangue recente e não apresentou nada. Qual exame fazer para comprovar a candida? Porque nenhum medico foi capaz de decobrir? O que eu tenho que pedir para o medico para identificar as varias formas de candida?

  73. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Bruno,
    Não necessariamente. Mas a chance é grande, principalmente se vc tiver comportamento de risco.

  74. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Géssica,
    A candidíse pulmonar é um quadro grave que costuma dar em pessoas imunodeprimidas. O fato de vc ter candidíase vaginal, não faz com que vc tenha risco de ter oneumonia por cândida se você não tiver nenhuma problema imunológico. Acho que não é por ai. Vc deve é procurar um pneumologista

  75. Anonymous Diz

    Me chame de Bruno Campos.

    Fiz uma endoscopia e deu candidiase esôfágica, é certeza eu ter aids?

    Todos os meus exames de sangue deram ótimos, estou com medo de fazer um hiv, mas vou fazer… posso ter esperança de não ter aids?

  76. Géssica Diz

    Olá Dr,
    Tenho candidíase vaginal há 8 anos,fiz vários tratamentos,inclusive umas vacinas imunoestimulantes,já fiz hiv sempre negativo,e ano passado tb fiz teste de mantox,não tive reação alguma no local,não sei se isso é bom ou ruim…
    Estou preocupada pois há alguns meses sinto sempre muco preso na garganta,tenho dificuldade de expelir,e várias vezes saem endurecidos com sangue,agora o sangue parece mais claro,não tenho tosse,nem febre,de vez em quando sinto uma dor leve nas costas,quando caminho ou faço esforço…
    Eu tive uma infecção respiratória em dezembro de 2008…por duas vezes mês retrasado tomei antibiótico astro 3 dias,por ter tido dores fortes nas costas e suspeitar de pneumonia,então esses catarros pararam por umas semanas,mas voltaram.
    Estou com medo que seja candidíase,na pele tb me surgiram manchas,mas noto que elas aparecem próximo do período menstrual ou quando tenho algum problema e fico deprimida…
    Por favor,Dr. quais os sintomas de uma candidíase pulmonar?
    Abraço!!

  77. Marli Diz

    Dr.,
    Tenho refluxo. Senti muita dor no estômago e uma ácidez muito forte que chega até a boca. Fiz o tramento, a dor passou e a ácidez está bem leve. Porém, apareceram no início da garganta algumas elevações vermelhas, bolhas;mas ela não doem, sinto apenas a acidez e uma aperto na garganta. Isso pode ser cândida? Ou outra irritaçao devido ao ácido…fiz exame preventivo e deu negativo para cândida? Posso ter pego cândida pelo beijo
    obrigada.

  78. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Cris. Não é normal, mas não tem nada a ver com os doces.

    Vc precisa procurar o seu ginecologista para fazer um tratamento definitivo.

  79. cris Diz

    dr gostaria de saber se é normal apresentar candida pelo menos uma vez por mes.pois isso tem me incomodado muito.a ultima vez me tratei depois de um ano com os sintomas(por causa do serviço não podia ir ao medico).e tambem gostaria de saber se pode ser a ingestãomdiaria de doces????obrigada cris

  80. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Mari,
    Antes deixa eu fazer uma correção. Não se trata herpes com antibióticos. Vc deve é ter tomado um antiviral.

    Em relação a candidíase é importante saber se o corrimento não é por outra infecção além da cândida.

    Em geral, candidíase vaginal não causa complicações.

  81. mari Diz

    Ola, gostaria de tirar uma duvida
    Eu tive candiase por primeira vez na minha vida, fui no medico e tratei com um remedio simples por 3 dias, mais ainda assim nao me senti curada, porque ainda tinha o corrimento nata de leite… mantive relaçao sexual com meu marido mesmo com uma pequena dor e me apareceu herpes genital por primeira vez tambem.
    Voltei ao medico tratei a herpes genital com antibiotico forte
    depois do tratamento voltou a candiase com dor na vagina sem a coçeira, como eu tive a primeira vez.
    O problema é que vivo na espanha e nao tenho papel por isto demora para conseguir uma consulta aqui vou ter que esperar minimo 2 semanas
    a candiase pode se complicar ?????
    tenho o corrimento como nata de leite muito forte, e dor leve em toda a vagina, sera que pode virar uma infecçao generalizda ????
    obrigada pela atençao doutor

  82. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Não Carol, candidíase vaginal não é sinal de imunossupressão.

    Vá a um ginecologista, mas não fique estressada porque o que vc tem não é nada de mais.

  83. Anonymous Diz

    Mas Dr. eu nao sei pq peguei isto se vou a escola com saia e fico das 10:00 as 20:00,

    CANDIDIASE SO APARECE EM PESSOAS COM SISTEMA IMUNOLOGICO FRACO?

    Obrigada carol

  84. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Carol,
    Em geral doenças virais tipo gripe, mononucleose, herpes etc…

    Se vc teve ardor ao urinar pode ser infecção urinária. Também não se transmite pela escova.

    candidiase vaginal também. Candidiase é comum e não é motivo para se envergonhar, pois nem DST é.

  85. Anonymous Diz

    Doutor no começo eu senti ardor por onde saia o xixi,e a 2 semanas atras eu tive a impressao de que meu xixi estava transparente.

    QUAIS SAO AS DOENÇAS QUE PODE SER TRANSMITIDA PELA ESCOVA DE DENTE?

    obrigada,carol

    drt,to com medo de contar a minha mae isso e vou ao gine. esta sexta

    me ajuda e a msm carol de cima

  86. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Olá carol,
    Vc pode ter cândida sim, mas com certeza vc não pegou por usar a escova da sua mãe. Candidíase é comum em mulheres e vc não pega de ninguém.

    Vc precisa ir ao ginecologista para confirmar esse diagnóstico e iniciar o tratamento.

  87. 123456de1996 Diz

    ola

    estou com corrimento vaginal branco,e parece as vezes com catarro,nao sinto coceira,nem ardor,tenho 14 anos e nunca menstruei,axo que peguei candida da minha mae pois escovei meus dentes com a escova dela por 2 semanas ate perceber que a escova nao era minha,estou perguntando pois eu to com muito corrimento e minha barriga tem dia q a noite parece trator.

    CORRE O RISCO DE EU TER CANDIDA?

    E SE EU TIVER,PELA MINHA IDADE O QUE MINHA MAE DEVE FAZER?

    Obrigada,carol

  88. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Carlos,
    Candidiase não é uma DST. A transmissão sexual é muito pouco comum. Acho que vc precisa ir em um urologista ou dermatologista para primeiro confirmar esse diagnóstico.

  89. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Jorge,
    Não consigo entender como vc acha que sua filha contraiu o seu HIV.

    A não ser que vc tenha relações sexuais com ela ou tenha doado sangue para ela, não existe risco de contaminá-la.

  90. carlos Diz

    dotor…. trasei com uma mulher .. e pelo jeito ela tinha candiadise ..pq isso ja faz 2 meses .. apareceram manchinhas vermelhas no meu penis.. e minha namoroada atua tambem .. teve .. acho ki eu passei pra ela …issso pode ser algo grave ???
    e queria saber tambem ..si bacterias ,,fungos,,e virus poem causar lesao na pele …..pq eu tive uma lesao parecida com micose mais saiu em 3 dias ..ow si tem haver com candida

  91. jose Diz

    dotor sera ki devo tomar um anti fungico
    por que essa mancha saiu …desvermelho…mais aonde teve ela..fico branco..mais nau tem mais nada ..

    obrigado

  92. jose Diz

    enta dotor eu ia no medico mesm.. mais ai passei essa FURACIN e saiu
    sera ki essa mancha pode ter sid algo mais grave …msm ela sedo rapida e passageira
    muito origado abrço

  93. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Jose,
    De longe é dificil dizer. Pdoe ter sido só um processo alérgico. Algum médico tinha que ter visto a lesão.

  94. jose Diz

    aaa dotor desculpaa enxeçao
    mais é que fikei muito preucupado com minha namorada
    mais si o furacin tirou a mancha
    o que poderia ter sido essa mancha
    abraçooo
    oBRIGADOO

  95. jose Diz

    aa dotor muito obrigado mesm…
    fikei preucpado pelo o que eu li sobre rash cutaneo… e candiadise ..mais existe algum tipo de mancha que pode ser transmisivel atraves de relaçoes sexuais .. e queria saber como elas aparecem…
    obrigado mesm dotor

  96. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Jose,
    Relaxa. provavelmente nem candidíase isso foi, já que o furacin nem antifúngico é.

    E se tiver sido, candidiase restrita a pele não causa maiores problemas

  97. jose Diz

    bom dotor…tenho 20 anos e tenho uma namorada …tive relaçao com outra garotaa 2 meses atras sem proteçao ,, e hoje minha namorada reclamou de uma irritaçao e coceira na vagina(só isso) .. ela foia ao ginecolgista i ele disse que era candiadise ,que era normal,,receito uma pomada em 3 dias passou..i em mim apareceu tipo uma micose ,, bem pequena e foi só uma ,, passei uma pomada chamada furacin que minha mae disse pra eu passar e saiu em 4 dias ..queria saber se isso pode ser um fungo da candiadise ..pq andei pesquisando na internet o homem pode ter candiadise e apresentar sintomas (lembrando que eu nao apresentei nada nesse tempo,,só essa micose na barriga que ja até saiu)e era bem pequena .. estou muito preucupado se isso pode ser algo grave ..e se essa ” candiadise ” na pele pode ser perigosa …desde ja agradeço
    me ajuda por favor
    abraço

  98. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Giovanna,
    Não. Isso não constuma acontecer.

    Porém, é sempre indicado trocar a camisinha quando se muda da via vaginal para anal e vice-versa

  99. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Bianca,
    Candidíase não é doença sexualmente transmissível.

    Nos primeiros parágrafos do texto eu explico como surge a candidíase

  100. Giovanna Diz

    Oi,
    Gostaria de tirar uma dúvida, se eu tiver com candidíase vaginal, meu parceiro tiver relação vaginal comigo e depois anal com a mesma camisinha, corro o risco de desenvolver candidíase anal? Se caso sim, o que devo fazer? Tem tratamento? Obrigada aguardo resposta.

  101. Bianca Diz

    Apresentei quadro de candidíase recentemente, estou preocupada se possuo HIV, tive relações sexuais com meu esposo, no início foi friccionado o pênis dele na minha vulva, não houve penetração. Na penetração usamos preservativo, havaria a possibilidade dele ter me passado candidíase? Pois no dia posterior comecei a sentir ardência local e dois dias depois apareceu a secreção. Por favor me responda estou muito preocupada. Bianca.

  102. Nathalia Diz

    Muito obrigada Doutor!
    Parabéns pela disponibilidade e iniciativa.

  103. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Nathalia,

    Normalmente o aplicador vaginal é bem fino e consegue ultrapassar o hímen sem maiores traumas. Agora, isso é individual, depende da sua anatomia. Alguns hímens têm o orifício muito pequeno.

    O tratamento oral também é efetivo

    Ligue para sua médica e relate esse problema.

  104. Nathalia Diz

    Olá Doutor,
    Estou com candidíase e a médica me receitou, dentre outros, uma medicação endovaginal (espécie de bisnaga). Gostaria de saber se mulheres virgens podem utilizar. Apenas a medicção VO e o creme solucionriam o problema?

    Desde á agradeço,
    Nathália

  105. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Natália,
    Tem que se investigar. Talvez haja algum fator perpetuante não identificado. Talvez um tratamento mais prolongado seja necessário.
    Isso só mesmo com o ginecologista

  106. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Willianson,
    Se só ficou mais escuro e não há nenhum outro sintoma, realmente não deve ser mais micose não.

    Na dúvida procure um dermatologista

    abs

  107. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Oi priscila,

    Pode sim. Isso parece infecção ginecológica. Pode muito bem ser cândida mesmo.

    Procure seu ginecologista para ele examinar esse corrimento. Normal isso não é.

  108. Natália Diz

    Bom dia.
    Estou com candidiase pela quinta vez esse ano. Já fiz tratamento médico quatro vezes e ela voltou mesmo assim.
    Quero saber se esse reaparecimento pode causar alguma complicação para mim e porque ocorre esse reaparecimento mesmo tendo sido tratado?
    Obrigada.
    Natália

  109. Anonymous Diz

    Boa noite, Dr Pedro
    A alguns meses fui acometido de uma ferida acompanhada por forte plurido na região da base do pênis,no saco escrotal. Fui a um Urologista que constatou micose.Apos medicação oral e pomada, duas semanas depois retornei e comentei que a alguns anos tive algo similar na regiao da virilha, que quando sarou deixou a pele dessa região mais escura que a pele.Gostaria de saber se isso tambem foi micose, pois o urologista disse que era normal…Obrigado
    Willianson

  110. Anonymous Diz

    Desculpe,publiquei minha pergunta no local errado, peço desculpas pois descumpri as regras, mas por favor não deixe de responder. Obrigada.

    Dr.Pedro, sou casada e utilizo como concepção a camisinha,a algum meses tenho notado um secreção branca, sem cheiro ou coceira, as vezes aparece em grande quantidade ou não, me incomoda pois tenho a sensação de estar sempre muito molhada,e de longe apresenta odor,as vezes aparece transparente e na maioria das vezes branco, viscoso e isto esta me preocupando, tenho tido dores na relação sexual na entrada da vagina, um ardor,e depois da relação os lábios ficam muito edemaciada, vermelhos e com ardor e isto acaba incomodando, posso estar com alguma infecção como candidíase, ou coisa parecida? Obrigada.Priscilla

  111. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Franciene,
    Candidíse pode levar a sepse sim, mas isso ocorre mais em pessoas debilitadas.

    Em pessoas saudáveis com candidíase vaginal apenas, isso não ocorre.

    Candidíse infecta a vagina e não o útero.

    Existe sim infecção urinária por cândidda, mas é preciso sempre descartar causa bacteriana antes do diagnóstico

  112. franciene Diz

    candidiase pode evoluir para sepse?se isso ocorre quanto tempo demora para chegar a esse estagio?é comun a pessoa sentir dor em pontadas no utero por causa da candidiase? existe cistite por candida

  113. Anonymous Diz

    A candidiase comum, não tratada pode evoluir para uma fase mais avançada como a esofagite?
    grato…Damião..

  114. Anonymous Diz

    Uma pessoa com candidiase do esofago quer dizer que ela tenha hiv ou aids comcerteza?
    Grato,Valmir.

  115. Anonymous Diz

    As lesões brancas e averruladas da candidiase na boca, costumam doer?
    Everton..

  116. Anonymous Diz

    Um clinico geral pode identificar uma candidiase?
    Sergio..

  117. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Lesões brancas e aveludadeas na boca e língua, com áreas de vermilhão em volta. Pode haver também algumas úlceras.

  118. Anonymous Diz

    E se a candida for na boca? Quais os sintomas?
    Obg de novo..espedito..

  119. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Espedito,
    Os sintomas dependem da onde está a infecção por cândida. Se for no esôfago ocorre um quadro de dor e dificuldade ao engolir, se for na pele causa lesões e comichão e assim por diante…

    Se não for tratado pode levar a sepse, principalmente em imunossuprimidos.

  120. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Lauro,
    Os falsos negativos em sorologia para HIV são raríssimos.

    A imunossupressão do HIV atinge principalmente os linfócitos e não os anticorpos (que são dosados na sorologia)

  121. Anonymous Diz

    Quais os sintomas da candidiase? O que ele pode causar numa pessoa?
    Grato..Espedito..

  122. Anonymous Diz

    Voce disse no texto que em casos mais severos da candidiase nos leva a pensar em um estado de imunossupressão (baixa do sistema imune). Mas então nesses casos um exame para sorologia do hiv pode dar falso negativo? E em casos de candidiase do esofago, que a imunossupressão é maior ainda, pode haver falso negativo?
    Obrigado…Lauro..

  123. carla Diz

    Muito obrigada pela sua ajuda.

    Abraços e bom trabalho

  124. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Carla,
    Sinceramente não tenho nenhuma experiência nesta área de estética.

    Teoricamente se a depilação te causa grandes transtornos, a depilação definitiva seria o ideal.

    Mas também ocorre inflamação após as sessões. O que eu não sei é se isso seria algum problema para a sua candidíase. Provavelmente não.

    Só um dermatologista poderá te ajudar

    abs

  125. carla Diz

    boa tarde,

    eu tenho candidiase que se manifesta por todo o corpo, inclusive nas axilas e faço tratamento, o meu problema é que quando preciso de fazer depilação é uma sensação de ardor e comichão horrivel, acha que posso optar por fazer fotodepilação por luz pulsada?

  126. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Significa que vc tem algum grau de imunossupressão, não necessariamente pelo HIV.

    É preciso continuar a investigação.

  127. Anonymous Diz

    Ola eu queria saber, eu tenho candidíase no esôfago ja fiz dois exame de hiv e não deu nada mas minha candidise não acaba o medico me pedio outro exame, nao sinto dor em nada não tenho febre so as vezes tenho dor no estomago.
    istou siguinifica que estou com hiv?

  128. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Carla,

    Esôfagite de esôfago só ocorre em pessoas com qualquer imunossupressão, seja pelo HIV, tranplamntes, quimioterapia, cÂncer etc…

    Ela é uma manifestação característica da SIDA em fases avançadas.

    O quadro é de dor de garganta e dor ao engolir, normalmente atrás do osso que fica no centro peito, chamado de esterno.

    abs

  129. Carla Diz

    Doutor, quais são os sintomas de candidíase no esôfago? A pessoa sente alguma dor? Apenas em pacientes com SIDA essa doença se manifesta?
    Obrigada!

Página 1 De 2