5 de julho de 2014

DOENÇA AUTOIMUNE | Causas e sintomas

As doenças autoimunes são um grupo de doenças distintas que têm como origem o fato do sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o nosso corpo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las.

Publicidade

Portanto, uma doença autoimune é uma doença causada pelo nosso sistema imunológico, que passa a funcionar de forma inapropriada.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre as doenças autoimunes:

  • O que é o sistema imunológico.
  • O que uma doença autoimune.
  • Quais são as doenças autoimunes mais comuns.
  • Sintomas de doença autoimune.
  • O que causa uma doença autoimune.
  • Tratamento das doenças autoimunes.

O que é o sistema imunológico

Para entender o que é uma reação autoimune é preciso antes conhecer um pouco do nosso sistema imunológico. Tentarei ser breve e sucinto nesta explicação, até porque este assunto é extremamente complexo e extenso, o que o torna de muito difícil entendimento para a população leiga.

Nosso organismo possui um complexo sistema de defesa contra invasões de agentes externos, sejam estes bactérias, vírus, fungos, parasitas, proteínas ou qualquer outro ser ou substância que não seja natural do corpo. Este sistema de defesa é chamado de sistema imunológico.

O processo evolutivo criou um mecanismo de defesa que é capaz de reconhecer praticamente qualquer tipo de invasão ou agressão ao nosso corpo. A complexidade do sistema está exatamente em conseguir distinguir entre:

1. o que é danoso ao organismo, como vírus e bactérias;
2. o que faz parte do nosso próprio corpo, como células, tecidos e órgãos;
3. o que não é naturalmente nosso, mas não causa danos, como, por exemplo, alimentos que entram no corpo pela boca.

Toda vez que o sistema imunológico se depara com alguma substância estranha, que ele interprete como potencialmente danosa, ele passa a produzir células de defesa e anticorpos para combatê-la. Toda substância estranha capaz de desencadear uma resposta imunológica é chamada de antígeno.

Durante a nossa formação enquanto feto, nosso organismo começa a criar o sistema imunológico. O primeiro trabalho é reconhecer tudo o que é próprio, para mais tarde poder reconhecer o que é estranho.

Anticorpo

O útero materno é um ambiente estéril, ou seja, livre de agentes infecciosos. Assim que nascemos somos imediatamente expostos a um “mundo hostil” com uma enormidade de antígenos. Desde o parto, o corpo começa a reconhecer, catalogar e atacar tudo que não é “original de fábrica”. Esse contato com antígenos nos primeiros anos de vida é importante para a formação de uma “biblioteca de anticorpos”.

O corpo consegue montar uma resposta imune muito mais rápida se já houver dados sobre o invasor. Se o antígeno for completamente novo, é necessário algum tempo até que o organismo descubra quais os anticorpos são mais indicados para combater aquele tipo de partícula. Essa é a lógica por trás das vacinas. Expomos o paciente a um antígeno, seja ele um vírus ou bactéria, mortos ou fracos, de forma a estimular o sistema imunológico a criar anticorpos contra esses germes. Quando a bactéria de verdade nos invadir, já temos pronto um arsenal imunológico para eliminá-la rapidamente, antes que a mesma consiga provocar qualquer doença.

O que é uma doença autoimune?

A doença autoimune ocorre quando o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é “original de fábrica”, levando à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.

Exemplo 1: no diabetes tipo 1 ocorre uma produção inapropriada de anticorpos contra as células do pâncreas que produzem insulina, levando a sua destruição e ao aparecimento do diabetes.

Exemplo 2:  na esclerose múltipla, o sistema imunológico começa a produzir anticorpos contra componentes dos neurônios, causando destruição dos mesmos e graves problemas neurológicos.

Exemplo 3: na tireoidite de Hashimoto, o corpo passa a produzir anticorpos contra a nossa própria glândula tireoide, destruindo-a, levando o paciente a desenvolver hipotireoidismo.

Existem dezenas de doenças autoimunes, algumas delas já foram abordadas em artigos específicos aqui no MD.Saúde, como:

– Diabetes tipo 1 (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).
– Lúpus (leia: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO | Sintomas, diagnóstico e tratamento).
– Artrite reumatoide (leia: ARTRITE REUMATOIDE).
– Doença de Crohn (leia: DOENÇA DE CROHN | RETOCOLITE ULCERATIVA | Sintomas e tratamento).
– Esclerose múltipla (leia: SINTOMAS DA ESCLEROSE MÚLTIPLA).
– Vitiligo (leia: VITILIGO | Causas e tratamento).
– Tireoidite de Hashimoto (leia: HIPOTIREOIDISMO (TIREOIDITE DE HASHIMOTO)).
– Doença de Graves (leia: HIPERTIREOIDISMO E DOENÇA DE GRAVES).
– Psoríase (leia: PSORÍASE | Tipos e sintomas).
– Púrpura trombocitopênica idiopática (leia:  PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IDIOPÁTICA (PTI)).
– Hepatite autoimune (leia:HEPATITE | Tipos, causas e sintomas).
– Síndrome de Guillain-Barré (leia: O QUE É A SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ ? ).
– Granulomatose de Wegener (leia: GRANULOMATOSE DE WEGENER).
– Vasculites (leia: VASCULITE | Causas e sintomas).

A lista de doenças autoimunes é bem extensa, podemos citar também:

– Doença de Behçet.
– Esclerodermia
– Anemia hemolítica autoimune.
– Miastenia gravis.
– Cirrose biliar primária.
– Doença celíaca (leia: DOENÇA CELÍACA | Enteropatia por glúten).
– Espondilite anquilosante.

A gravidade de uma doença autoimune depende dos órgãos afetados. Por exemplo, a tireoidite de Hashimoto é uma doença praticamente restrita à glândula tireoide, que é um órgão importante, mas não é vital. Os pacientes com essa doença autoimune conseguem levar uma vida normal apenas tomando um comprimido por dia de hormônio tireoidiano. Outras doenças autoimune, porém, são mais graves, principalmente aquelas que atacam órgãos e estruturas nobres do corpo, como o sistema nervoso central, coração, pulmões e/ou os vasos sanguíneos.

Sintomas de doença autoimune

Apesar dos pacientes com doenças autoimunes poderem apresentar alguns sinais e sintomas inespecíficos, como cansaço, febre baixa, desânimo, emagrecimento e mal estar geral, a verdade é que o quadro clínico de cada doença autoimune é muito diferente. Doenças como, por exemplo, lúpus, diabetes tipo 1 e psoríase atacam órgãos diferentes, de formas distintas, e, por isso, apresentam sinais e sintomas próprios. Elas são doenças tão diferentes que são tratadas por especialistas distintos, como endocrinologista, reumatologista e dermatologista, respectivamente. A única semelhança entre elas é o fato de terem uma origem autoimune.

Não existe, portanto, um sintoma  que seja específico de doença autoimune. Cada doença autoimune tem seu próprio quadro clínico.

O diagnóstico das patologias autoimunes é habitualmente feito baseado no quadro clínico e na pesquisa de auto-anticorpos no sangue. O auto-anticorpo mais comum  é o FAN (ANA) (leia: EXAME FAN (FATOR ANTINUCLEAR)), que pode estar positivo em várias, mas não todas, as doenças autoimunes.

O que causa uma doença autoimune?

Não sabemos exatamente por que as doenças autoimunes surgem. A teoria mais aceita atualmente é de que o sistema imunológico, após ser exposto a um antígeno, escolhe como alvo para a produção de anticorpos uma proteína semelhante a outra já existente em nosso organismo. Por exemplo, sabemos que pacientes com a síndrome de Guillain-Barré frequentemente apresentam um quadro de diarreia infecciosa causada pela bactéria Campylobacter jejuni semanas antes da doença se manifestar. Imagina-se que o sistema imunológico possa criar anticorpos contra algumas das proteínas da bactérias que sejam parecidas com proteínas existente nos nossos neurônios. Esta semelhança pode confundir os anticorpos, fazendo com que os mesmos ataquem estruturas do sistema nervoso achando que estão atacando a bactéria Campylobacter jejuni.

Tratamento das doenças autoimunes

O tratamento da maioria das doenças autoimunes consiste na inibição do sistema imunológico através de drogas imunossupressoras, como corticoides (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICOIDES), ciclofosfamida, ciclosporina, micofenolato mofetil, rituximab, azatioprina, etc.

O problema do tratamento das doenças autoimunes com drogas imunossupressoras é o fato de não conseguimos realizar uma imunossupressão seletiva aos anticorpos indesejáveis. Ou seja, não conseguimos inibir o funcionamento apenas dos anticorpos danosos e acabamos por criar um estado de imunossupressão geral que predispõe esses pacientes a infecções por bactérias, vírus e fungos.

Geralmente cada doença autoimune tem seu esquema próprio de tratamento. Algumas delas, inclusive, como diabetes tipo 1 e tireoidite de Hashimoto, não são nem tratadas com drogas imunossupressoras. Não existe um tratamento único que sirva para qualquer doença autoimune.

"DOENÇA AUTOIMUNE | Causas e sintomas", 5 de 5 baseado em 1 votos.
Publicidade
Publicidade
  • Roseli F Souza

    Se eu tiver anemia auto imune eu posso tentar engravidar? tem algum problema?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      É complicado, precisa de autorização do hematologista.

  • graciana

    qual nome que se da a essas doenças ???

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Doenças autoimunes

  • Marlene Lerner

    Infecção de garganta periodicamente.. Pode se considerar autoimune?(filho com 23 anos)

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não.

  • Fisiovita Fisiovita

    Uma pessoa que tem uma doença autoimune tem mais facilidade para desenvolver outras doenças autoimunes, ou nao tem ligaçao

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, tem ligação clara.

  • Elisângela Pereira

    Muito , bom o conteúdo sem bichos de 7 cabeças , Li o mesmo para esclarecer algumas dúvidas para uma prova que vou fazer , gostei está de parabéns objetivo e direto .

  • eliane

    Cistite intersticial é uma doença autoimune?

  • neusa

    sou transpalantada de rim e gostaria de saber se posso fazer a hemoterapia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você se refere a auto-hemoterapia, saiba que este não é um tratamento cientificamente reconhecido. Eu (e milhares de médicos e associações médicas) não o indico para nenhum dos meus pacientes.

  • Yoko

    OLá, meu nome é Yoko e o resultado dos meus exames foi esclerodermia, gostaria de saber se existe uma alimentação correta para ajudar no tratamento.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe uma dieta específica para escleroderma.

  • Tatiane

    Meus exames apresentaram FAN positivo e SSA reagente. Saí do consultório sem nenhum diagnóstico, somente acompanhamento a cada 6 meses e vitamina D. Ficou a dúvida: É possível não ter nenhuma doença e ter esse SSA reagente?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é possível.

  • Kleber Gauterio de Souza

    Tenho feito aplicações de auto-hemoterapia. O Dr. Luiz Moura diz que se consegue a cura de quase todas as doenças autoimunes com essa prática.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Duvido.

  • Michelle Hugo

    Dr…bom dia!
    Proteinúria pode ser considerada doença auto imune?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Proteinúria não é uma doença, é um sinal de doença. É como febre, tosse, emagrecimento… Existem diversas causas para proteinúria, algumas delas são doenças de origem imunológica, como lúpus ou glomerulonefrites primárias. Temos um texto só sobre proteinuria: http://www.mdsaude.com/2008/11/proteinria-urina-espumosa-e-sndrome.html

  • Andressa

    Muito esclarecedor a maneira com que abordastes os temas. Obrigada

  • Ariella Terto

    Doutor, Eritema Nodoso pode ser uma doença auto imune?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Algumas doenças autoimunes podem apresentar eritema nodoso.

  • erika

    Olá…meu marido descobriu que tem doença de behcet, ele está tomando 60mg de predinisona, ele começou o desmame, quanto tempo demora para desmamar por completo em média.Obrigada!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Há vários protocolos. Depende da gravidade da doença, do tempo que ele tomou a prednisona, etc. Em geral, o desmame é feito em 4 semanas, mas pode ser mais ou menos.

  • Vanara

    Doutor, hidroadenite supurativa é uma doença auto-imune? Qual médico o senhor me recomenda para um tratamento? Já procurei diversos dermatologistas, mas ou me encaminham para cirurgiões plásticos ou me recomendam tratamento com antibióticos. Gostaria de saber se o tratamento seria c/ esse especialista mesmo (dermatos) ou associado com algum outro.
    Grata desde já.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não é doença autoimune. O especialista é mesmo o dermatologista.

  • Marcelo

    Olá Dr. existe algum caso de um resultado poder dar falso-positivo por alguma doença auto imune ??
    agradeço desde jã o retorno..
    abs,
    Marcelo !!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Marcelo, seja mais específico, de que exame e de que doença você está falando? Doenças autoimunes é um assunto gigantesco. São dezenas de doenças e dezenas de exames para diagnosticá-las.

  • sarah

    Interessante gostei

  • Nina Bas

    Olá, tenho tiroidite de Hashimoto e já sofri abortos retidos e quando consegui que o meu bebê nescesse, ele nasceu com menos de 800 gramas e com apenas 28 semanas de gestação. Tive insuficiência placentária, mas nenhum médico entendeu a causa, já que não imaginavam que Hashimoto’s pudesse causar isso. Mas hoje vejo que talvez não tenha sido essa a causa pois tenho muitos outros problemas apesar de ingerir Synthroid há anos, sempre a dose correta. Procurei alguém que sofresse o mesmo que eu e descobri mulheres nos Estados Unidos que talvez tenham se curado da doença autoimune pois descobriram sua causa. Descobriram que Hashimoto’s pode estar conectada a alergias alimentares. Desconfio que tenho intolerância a glutén. Jamais desconfiei, mas tenho sintomas. INcrivelmente, pode levar a abortos retidos e só descobri isso hoje e médico algum me testou. Obrigada por seu site. Estou procurando todos os recursos de informações disponíveis. Eu vou curar a mim mesma.

  • Milli

    Oi, recebi um resultado de exame bobo, mas que me preocupou bastante, sou autoimune, tenho lúpus, fibromialgia e Tireoidite de Hashimoto, por enquanto as minhas são essas, meu irmão de 10 anos tem vitiligo e minha mãe tem os mesmos que eu (exceto problema de tireoide). Enfim, meu sangue era A+, nos meus documentos e exames sempre deu A+, mas fiz um exame pra levar pro CREA e o resultado deu que meu sangue era O+ o que diabos pode ter acontecido? Voltei lá e a mulherzinha disse que era 100% seguro o exame, mas não tem lógica meu tipo sanguíneo ter sido alterado, fiquei preocupada pelo fato da minha condição de autoimunidade, algum médico, ou alguém que entenda disso pode me dar uma luz??
    Desde já, grata.

    • PATRICIA OLIVEIRA

      Olá, Mili, não sei se veras essa pergunta, mas você refez o exame? Minha mãe tem quase certeza que meu sangue era A- e agora ele aparece como O+, mas não lembro de ter nenhum exame antes do lúpus (o meu tipo é LED). Abraços.

    • Pedro Pinheiro

      Um dos dois exames deve estar errado. Raramente, é possível haver mudança nos resultados do grupo sanguíneo (o grupo mesmo não muda, mas o resultado laboratorial pode ser conflitante). Mas isso é bem raro.

  • Teixeira

    Doutor,fui doar sangue e nos testes deu que minha sorologia estava alterada,esta questão dA sorologia alterada pode ter relação com alguma doença auto-imune ou somente com alguma doença viral?

  • luana

    olá doutor, me chamo luana tenho 25 anos desconbri que tenho vasculhite,morro de vergonha ao sair na rua,tenho preconceito de mim msm, meu corpo fica muito empolado, gostaria de saber se essa doença impede da pessoa mentruar,pq tem 2 meses que minha menstruação nao desce,e nao estou gravida,estou tomando um remedio chamado prelone,porém ele é muitoforte,da resultado rapido,porem eu estou engordando muito,tem algum outro meio dess doença nao agredir tanto?

  • Mylena Araujo

    Bom dia, sou portadora de Hepatite auto inume, tenho 22 anos e faço tratamento à 10 anos (corticóides + Micofenolato), à 6 meses estou afastada do tratamento. Gostaria se posso engravidar, e se esses medicamentos poderam fazer mal ao bebê. Desde já agradeço-lhe. Abraço.

  • http://www.facebook.com/cristina.bettio.7 Cristina Bettio

    Dr. Pedro. Essa semana descobrimos a doença de minha mãe é D.M.T.C – ela está com a pele tomada por uma grosseira que escurece a pele e fica toda trincada(rosto, braço, tórax, costa etc) e muita coceira. Qual medicação correta neste caso e alimentação, ela tem 70 anos e se preferir mando fotos para mostrar o estágio da doença. Estou a procura de ajuda. Ela tem vergonha de sair a rua.

  • Tony Madureira

    Este blog continua com muita qualidade

  • Tony Madureira

    Este blog continua com muita qualidade

  • Suzana

    Dr. Tenho doença de crohn, há 21 anos foi diagnosticado, estava num estagio bem avançado, quase obstruído, tive que fazer cirurgia de urgência, foi retirado um metro de intestino….Desde então vivo tomando medicamentos, como; sulfassalazina, e agora nesses últimos 8 anos faço o uso de azatioprina, que é para baixar a imunidade, pois a doença de crohn é de autoimune, e sofro muito, pois a minha imunidade baixa muito, e fica exposta a qualquer tipo de doenças virais, ou até mesmo auto nível de estresses ….O que pode ser feito para me proteger? Se puder me responder através do email, ficarei grata, o endereço é suzan.mm@ibest.com.br

    Att: Suzana.

  • maria luiza

    tenho 37 anos e fui diagnosticada commenopausa precoce e segundo meu endocrino é uma doença auto imune. Que especialista devo procurar para verificar o uso de corticoides para tentar uma reversão? não consegui nenhum especialista no assunto.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Endócrino ou ginecologista.

  • hellen

    minha filha tem 11 anos e é portadora de hepatite auto imune gostaria de saber quais medicamentos ela não deve tomar?

    • alexandre

      Hellen milha filha tb está com esse tipo de hepatite podemos conversar..

  • hellen

    minha filha tem 11 anos e é portadora de hepatite auto imune gostaria de saber quais medicamentos ela não deve tomar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ela deve evitar drogas que podem ser tóxicas ao fígado. A mais comum é o paracetamol. A lista completa tem que ser fornecida pelo pediatra dela.

  • Sergio Pacheco

    Boa noite Doutor, desde de Novembro de 2012 tenho tido ardencia na parte da bexiga, estou frequente a urinar, e por vezes doi me o testiculo esquerdo. Fiz o PSA por 2 vezes e num deu 0.93 e o outro 0.88, fiz ecografias abdominais, uretrografia e cistografia retrograda porque pensava que fosse uma estenose na uretra ou HPB. tenho feito dieta normal e ingerio por dia em media 2 litros de agua, como legumes, fruta, e carnes. tenho tido uma boa alimentaçao. Fiz uma colonoscopia e acusou Colite Ulcerosa. Gostaria de saber se essa doença pode afetar o sistema urinario? porque estou sempre com uma ardencia no fundo da barriga. Obrigado.

  • http://www.facebook.com/graca.carvalho.71404 Graça Carvalho

    Dr. Pedro Pinheiro…………tenho 57 anos e soube agora que sofro de AUTOIMUNIDADE……..isso me assusta porque a endócrina diz não ter cura e nem remédio ……..meu exame de sangue ANTI-TIREOGLOBULINA ACUSOU 435,1 UI/ml..quando o máximo é de 115,0 ……………o TPO ANTIPEROXIDASE TIREOIDEANA ACUSOU 277,4 quando o máximo é de 34 …………..No exame de sangue referente enzimas do FÍGADO .A TGP- TRANSAMINASE PIRUVICA ACUSOU …43 U/L……O MÁXIMO É DE 35…………..e o TGO-44 U/L.E O MÁXIMO É DE 13…………..ACUSANDO NO ULTRASON ABDOME GORDURA NO FÍGADO………………..e no ULTRASON DA TIREÓIDE ACUSOU TIREODITE….. Dr. PEDRO por favor…………Quais os sintomas dessa doença???????? Como tratá-la??????????Estou perdendo muito cabelo…………a endocrina diz que não tem nada a ver com a tireóide e o dermato não me receita remédio pois diz ser consequencia da tireóide………..é impressionante o tanto de cabelo que cai e não tenho solução……..dizem que quanto menos remédio eu tomar será melhor para o meu FÍGADO. Então o que fazer me ajuda por favor???????????????????? obrigado.

  • Graziela

    Gostaria primeiramente de parabenizá-los pelo site e fazer a seguinte pergunta: qual a diferença da doença autoimune para uma doença imunomediada. Obrigada!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      São termos habitualmente usados como sinônimos

  • Graziela

    Gostaria primeiramente de parabenizá-los pelo site e fazer a seguinte pergunta: qual a diferença da doença autoimune para uma doença imunomediada. Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      São habitualmente usadas como sinônimos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É difícil dar uma resposta única, pois há dezenas de formas de glomerulonefrite diferentes. Depende muito de cada caso. A única coisa que posso afirmar é que glomerulonefrite não se trata com cirurgia.

  • Cris1107

    A glomerulonefrite, doença autoimune, após iniciada a diálise, pode ainda ser curada por outros meios que não o transplante renal? Há tratamento no Brasil sem a intervençao cirurgica?

  • Cris1107

    A glomerulonefrite, doença autoimune, após iniciada a diálise, pode ainda ser curada por outros meios que não o transplante renal? Há tratamento no Brasil sem a intervençao cirurgica?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É difícil dar uma resposta única, pois há dezenas de formas de glomerulonefrite diferentes. Depende muito de cada caso. A única coisa que posso afirmar é que glomerulonefrite não se trata com cirurgia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, pode.

  • 22112005

    Boa noite! Parabéns pelo site.
    Doença autoimune pode causar aborto?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, pode.

  • Sandra41

    Olá Dr! Sou portadora de esclerose múltipla e atualmente não faço uso frequente de corticóides, porém, tenho candidíase de repetição. Os medicamentos não surtem mais efeito. Fluconazol, por exemplo, ao ingerir, o meu rosto queima, fica vermelho e descama… Não sei que especialista procurar mais. A cada 40 dias no máximo, nos últimos 6 anos, tenho uma crise. Sinto-me perdida. Preciso de qualidade de vida e isso me incomoda profundamente. Não tenho sequelas graves dos surtos e não tenho surtos há alguns anos. Por favor, me oriente. Obrigada!!

  • http://profile.yahoo.com/C72M6OXDFJXLE7XYXRQAKMR7K4 Carla

    Gostaria de receber indicação de um especialista de tireoidite de Hashimoto em SP pois até hoje não consegui encontrar um especialista. No Aguardo Carla.

  • http://profile.yahoo.com/C72M6OXDFJXLE7XYXRQAKMR7K4 Carla

    Dr. Pedro, eu tenho tireoidite de Hashimoto e todos os sintomas da hipotireoidite, porém com ainda não aparece alteração nos exames de hormonio da tireioide os médico que já me consultei não sabem como tratar. Gostaria de receber uma indicação de um médico especialista em SP pois não consigo tratamento adequado. No aguardo de um retorno Carla Martins

  • Évany Moraes

    Ué mas não diz nada sobre a PTT Purpura Trombocitopênica Trombótica??? Gostaria de alguma informação sobre. Pois tenho essa doença.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A PTT não é uma doença autoimune, por isso não foi citada.

  • vitoria_linda

    Parabéns pelas suas matérias. Sempre leio para esclarecer fatos que não entendo na medicina. Tenho uma pergunta: existe alguma relação do hipotireoidismo e da diabetes com a doença celíaca e intolerância a lactose? Tenho tudo isso. Muito obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com doença celíaca sim, pois ela também é uma doença autoimune.

  • Francisco1982

    Bom dia, tenho Alopécia há nove anos, queria alguma informação a respeito dessa doença, será que tem cura, que medicamento posso usar para melhorar as crises fortes que tenho todo ano. Quais as causas dessa doença, etc. Ficaria muito agradecido pelas informações!

  • Francisco1982

    Bom dia, tenho Alopécia há nove anos, queria alguma informação a respeito dessa doença, será que tem cura, que medicamento posso usar para melhorar as crises fortes que tenho todo ano. Quais as causas dessa doença, etc. Ficaria muito agradecido pelas informações!

  • EBL EDNA

    ESTOU COM  O NUCLEO POSITIVO +++ O QUE QUER DIZER DESDE JÁ AGRADEÇO.

  • Andréia

    Parabéns pelo site! Já esclareci várias dúvidas lendo suas avaliações e explicações. Obrigada!
    Só falta sobre Doença Celíaca. Descobri que tenho a doença a 3 anos e ainda sinto carência de informações a respeito. Fora isso, continue por gentileza nos deixando um pouco “menos ignorantes”, quando se trata de entender melhor nosso corpo. Abraços. Andréia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Com certeza escreverei sobre doença celíaca em breve.

  • Andréia

    Parabéns pelo site! Já esclareci várias dúvidas lendo suas avaliações e explicações. Obrigada!
    Só falta sobre Doença Celíaca. Descobri que tenho a doença a 3 anos e ainda sinto carência de informações a respeito. Fora isso, continue por gentileza nos deixando um pouco “menos ignorantes”, quando se trata de entender melhor nosso corpo. Abraços. Andréia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com certeza escreverei sobre doença celíaca em breve.

  • Deise

    tenho liquen plano na gengiva e liquen esclero estrofico na vulva. a mais ou menos 5 anos faço tratamento, sei que é paliativo e ainda não sei o que usar. no meu modulo de saude, os medicos sao trocados com frequencia,e cada um passa um tratamento ddiferente. as manchs brancas na vulva estao se espalhando e quando da a crise, doi muito e nao sei o que fazer.preciso de orientçao e conduta obrigada deise

  • Deise

    tenho liquen plano na gengiva e liquen esclero estrofico na vulva. a mais ou menos 5 anos faço tratamento, sei que é paliativo e ainda não sei o que usar. no meu modulo de saude, os medicos sao trocados com frequencia,e cada um passa um tratamento ddiferente. as manchs brancas na vulva estao se espalhando e quando da a crise, doi muito e nao sei o que fazer.preciso de orientçao e conduta obrigada deise

  • Susanasalvaro

    Tenho uma doença auto imune no estomago(gastrite atrófica) que desencadeia uma anemia perniciosa(falta de ferratina e B12 no organismo.A descobri a 4 anos e venho tratando com soro (noripurum e Citoneurin 5000).Gostaria de ter mais informação.

  • Franselmapoty

    Gostaria de saber mais sobre a Esclerodermia, descobri que sou portadora da doença há 4 meses. Grata.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Devo escrever sobre o assunto em breve.

  • Vera Neumann

    Mi ha fila COI diagnosticada com piodermogangrenosa,doencas esta que surgió de una cirugía reparadora de mama. Ágora esta se faltando em fazer um implante para fechar as feriadas, gustaría de saber adonde conseguir um especialistamnessa doenca? Por favor nos anude. vera Maria

  • Edneliadejesuscardozo

    Tenho lúpus eritematoso sistêmico  e a minha médica de acordo com os resultados do exame suispendeu o remédio temporariamente e disse se eu quiser é o momento  para engravidar. Tenho muito medo que a doença ative. Por favor me oriente

  • Antonnia_eamigos

    doutor fiz exame fan eo resultado foi citoplasma negativo titulo 1-80 aparelho mitotico negativo nucleo reagente nucleolo reagente e placa metafasica cromossomica negativo por favor me esclareça sera q estou com artrite reumatoide ou lupus?

  • NIVALDO

     Ola, minha esposa fez um exame subpopulação linfocitaria – natural killer, e a taxa deu alta e sempre que ela engravida perde o bebê isso tem a ver com autoimune?

  • Sandra

    Minha filha Lana karine tem doença auto imune, há um ano medicamentos predisona + imuran, ela tem 21 anos. Doutor tenho uma duvida será que minha filha vai usar esses medicamentos pra vida inteira. Na biopsia deu doença auto imune – cirrose hepática crônica. Graças á Deus os médicos diz que ela estar reagindo muito bem ao tratamento, tem horas que sinto muito medo, desta doença pois pesquiso muito na internet sobre, me ajude tirando minhas duvidas, obrigado Deus o abençoe.meu imail; sandylucia@ig.com.br

  • MDGG

    Dr. Boa noite.
    Ando muito preocupada com o resultado do meu exame, estou com receio que seja Lúpus, tenho consulta marcada com um Reumatologista, mas se pudesse me esclarecer o que o meu exame quis dizer ficarei muito agradecida.

    Núcleo…………………..: Reagente
    Nucleolo…………………: Não Reagente
    Citoplasma……………….: Não Reagente
    Aparelho Mitótico…………: Não Reagente
    Placa Metafásica Cromossônica: Não Reagente
    Padrão*…….: Nuclear Pontilhado Fino 1/ 320

    Valores de referência:
    Não Reagente

  • MDGG

    Dr. Boa noite.
    Ando muito preocupada com o resultado do meu exame, estou com receio que seja Lúpus, tenho consulta marcada com um Reumatologista, mas se pudesse me esclarecer o que o meu exame quis dizer ficarei muito agradecida.

    Núcleo…………………..: Reagente
    Nucleolo…………………: Não Reagente
    Citoplasma……………….: Não Reagente
    Aparelho Mitótico…………: Não Reagente
    Placa Metafásica Cromossônica: Não Reagente
    Padrão*…….: Nuclear Pontilhado Fino 1/ 320

    Valores de referência:
    Não Reagente

    • Elizabete Ferreira

      Meus exames deram a mesma coisa! O que sua médica informou?

  • simone

    há 2 anos busco descobrir o que tenho, na biopsia deu poliarterite nodosa, porém os médicos dizem que há mais coisa, esta semana veio polineuropatia periférica, meus exames são inconclusivos, clínico 1 diagnóstico, laboratorial outro e de imagens, etc outro, já passei por muitos médicos e várias especialidades e como li o q o senhor escreveu e parece entender bastante sobre auto imune poderia me ajudar?

  • simone

    há 2 anos busco descobrir o que tenho, na biopsia deu poliarterite nodosa, porém os médicos dizem que há mais coisa, esta semana veio polineuropatia periférica, meus exames são inconclusivos, clínico 1 diagnóstico, laboratorial outro e de imagens, etc outro, já passei por muitos médicos e várias especialidades e como li o q o senhor escreveu e parece entender bastante sobre auto imune poderia me ajudar?

  • Mairapetrich

    drt,muito obrigado p/resposta e DEUS lhe abençoe !

  • Marajosi07

    Boa tarde e desde já obrigada pela oportunidade, sou fibromiálgica há 08 anos,tenho 48 anos, e recentemente o resultado do exame de sangue solicitado por uma reumatologista o fator anti  nuclear(FAN) assim como todo o restante deu “muito alterado” e não consigo entender o que seria essa alteração,o FAN deu reagente 1/640, estou medicada, vou começar sessões de acunputura,mas minhas dores continuam intensas e diárias,,já estou afastado do serviço por uma semana, só peço que me expliquem o que está ão inflamado.obrigada.Josimara de São paulo 

  • Haroldo

    Dr. meu filho foi diagnosticado como portador de uma doença autoimune chamada Líquen Plano, sempre busco informações sobre esta doença, mas não encontro muitos esclarecimentos. Ela é diferente das autoimunes citadas no site? Busco alguma informação que possa esclarecer um pouco mais sobre esta doença, se tiver algum trabalho que possa nos alentar mande para  hugsen@gmail.com. Parabéns pelo trabalho.

  • Luizaacs

    muito informativo e esclarecedor.Parabéns.

  • Odetetosato

    Doutor, gostaria de saber sobre doença auto imune como amiloidose cutanea. Poderá passar para outros orgãos?
    Att,
    Odete

  • Edluzamelo

    O que quer dizer uma biópsia de uma lesão com a HD: Eritema Anular Centrífugo, qual doença devemos correlacionar e pesquisar.
    Grata com sua atenção, aguardo resposta.

  • Gol

    Poderia me ajudar? Fiz um teste pesquisando doença celiaca, deu Gliadina IGA positiva , igg negativa e endomisio negativo, porém com FAN reagente para padrao pontilhado centromerico, em casos de doença celiaca o FAN reage dando resultado positivo?

  • Cleuza vieira

     olá eu sou portadora do sinrome de guilhan barre e tambem do klipel trenone

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você quer saber o que são as doenças do tecido conjuntivo ou o que é a doença mista do tecido conjuntivo?

  • Mairapetrich

    ola dtr,o que é uma DTC,doença do tecido conjuntivo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não falta mais.
    Obrigado.

  • Denise_cleidy

    Bom dia!

    Dr.;
    Dizer que está de parabens, pelo lindo trabalho que tem feito, e principalmente pela forma como aborda a informação, completamente perceptível.
    É de personalidades como a sua, que o mundo precisa. 
    Muito obrigada, pela sua generosidade em transmitir o conhecimento que possui.
    Desejo-lhe muita SAÚDE, e sucessos.

    Denise Cleidy

  • maria

    Dr. Tenho sarcoise cronica e gostaria de saber se tem tratamento especifico nesse caso
    obrigado

  • Rebecapuertas

    Dr. meus exames de sangue sempre apontam fan positivo o mín é 80 e meus resultados dão 160, o que posso ter? Grata, Rebeca

  • Mairapetrich

    ola drt,o que é a doença mista do tecido conjuntivo e quais os sintomas?

  • Rebecapuertas

    Dr. meus exames de sangue sempre apontam fan positivo o mín é 80 e meus resultados dão 160, o que posso ter? Grata, Rebeca

  • Cleuza vieira

     olá eu sou portadora do sinrome de guilhan barre e tambem do klipel trenone

  • Luizaacs

    muito informativo e esclarecedor.Parabéns.

  • Mairapetrich

    ola dtr,o que é uma DTC,doença do tecido conjuntivo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você quer saber o que são as doenças do tecido conjuntivo ou o que é a doença mista do tecido conjuntivo?

      • Mairapetrich

        ola drt,o que é a doença mista do tecido conjuntivo e quais os sintomas?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          É uma doença autoimune rara, que costuma ter como principais sintomas: artrite, fraqueza muscular e alterações vasculares das mãos, conhecida como fenômeno de Raynauld.

        • Mairapetrich

          drt,muito obrigado p/resposta e DEUS lhe abençoe !

  • Dricia

    Boa noite Dr., gostaria de saber sobre manchas brancas nas unhas, é algum tipo de doença? Me disseram que é muito perigoso, fiquei preocupada.
    Att,
    Evandrícia

  • Daiene2910

    Boa tarde Dr. minha filha tem  apenas 11 anos e é portadora de hipotireoidismo e vitiligo, ela tem mais predisposição para outras doenças autoimune?

  • Luciane Mello

    Bom dia…meu caso é um pouco grande, mas vou tentar resumir…há quase 3 meses venho tendo dores, no ínicio era uma dor muito forte na região lombar, lado esquerdo, irradiando pro abdomen, mas era uma dor forte de verdade, fui parar na emergência de um hospital, lá fizeram um EAS e a médica de plantão disse que era uma infecção urinária, me passou um antibiotico por 7 dias, tomei e no exato 8 ª dia, a dor voltou com força total. Procurei um urologista que me passou uma USG dos rins e aparelho urinário, um EAS, uma cultura e um antibiograma urinário. Segundo ele ñ deu nada, apenas o EAS q deu uma pequena inflamação, ele então me passou um raio-x e uma tomografia porque achava que o calculo poderia estar na ureter. Fiz, mas ele disse que até tem sim, mas é uma areia e no rim direito, q isto ñ era o q estava ocasionando minha dor. Ele me encaminhou para o ortopedista achando q poderia ser até uma hérnia de disco, mas o ortopedista ñ descobriu nada muscular, nem muito menos uma hérnia de disco. As dores aumentaram, passaram para todas as articulações e comecei a ter febre moderada (37,5 – 38°C), fiz uma série de exames de sangue, VHS, PCR, eletroferose de proteínas, hemograma, lipidograma, glicose, TSH, T3, T4, FAN, prova do latex….o VHS no primeiro exame deu 38mm/h na primeira hora, porém no segundo exame deu 18mm/h e o PCR no primeiro 3,4 mg/dl e no segundo exame deu 3,63 mg/dl…ninguém consegue descobrir o que tenho, o porque das dores e pq esse PCR tá dando alto. O que faço? Quem procuro dessa vez? Pq eu continuo sentindo dores, febre…me ajude por favor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Auto-hemoterapia não é uma técnica reconhecida pela medicina. Não tem nenhum valor científico.

  • Jmlessa

    DR. TENHO SITUS INVERSUS TOTALIS E HEPATITE AUTOIMUNE. A HEPATITE TEM ALGUMA LIGAÇÃO COM O SITUS INVERSUS?

  • http://profile.yahoo.com/EOYWKPZBZONJLERMJKVNVE5EBY Solange Da silva ferreira

    meu filho fes o exame complementosc4 e deu resultado 12,7 e bom ou ruim

  • Allan Assinaturas

    Prezado Dr. Tenho sarcoidose. Descobri quando tive a sindrome de lofgren. Estou tomando corticóides já fazem 6 meses. A dose atual é de 15mg por dia. Estou fazendo auto-hemoterapia. Estou errado correto ? A auto-hemoterapia estimula o sistema imunológico, aumentando o número de macrófagos de 4% para 22%. Nesse caso a sarcoidose vai “atacar” muito mais forte , correto ? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Auto-hemoterapia não é uma técnica reconhecida pela medicina. Não tem nenhum valor científico.

  • Kleber-cat

    Doutor fiz um exame para confirmar se estaria contaminada ou nao pelo HTLV, e os resultados foram o seguinte: p19:ausente, p24:ausente, p26:ausente, p28:ausente, p32:ausente, p36:ausente, p53:ausente, gd21:ausente, gp46:ausente, grp46 I: ausente, rgp46 II: ausente.
    Gostaria de saber doutor se os resultados aima sao negativos
    obrigado

  • Antonnia_eamigos

    doutor fiz exame fan eo resultado foi citoplasma negativo titulo 1-80 aparelho mitotico negativo nucleo reagente nucleolo reagente e placa metafasica cromossomica negativo por favor me esclareça sera q estou com artrite reumatoide ou lupus?

  • Cris

    Boa noite… Tenho a doenca autoimune que não foi comentada neste artigo: doenca mista do tecido conjuntivo. Hj tomo corrompido e imunossupressor. Gostaria de saber se uma cirurgia estética pode fazer minha doenca tornar-se
    Novamente ativa

  • zete

    Parabéns e muito obrigada pelos esclarecimentos. Deus o abençoe.

  • Cac Bh

    Olá, Dr. existe gastrite autoimune? Se sim, como é feito o seu diagnóstico? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Existe a anemia perniciosa que é uma doença autoimune que ataca o estômago. O diagnóstico é pela endoscopia.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • carlos

    doutor, quem tem o hiv obrigatoriamente o fator anti nuclear dara um falso positivo para doenças autoimune?

  • Denise_cleidy

    Bom dia!

    Dr.;
    Dizer que está de parabens, pelo lindo trabalho que tem feito, e principalmente pela forma como aborda a informação, completamente perceptível.
    É de personalidades como a sua, que o mundo precisa. 
    Muito obrigada, pela sua generosidade em transmitir o conhecimento que possui.
    Desejo-lhe muita SAÚDE, e sucessos.

    Denise Cleidy

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • Daiene2910

    Boa tarde Dr. minha filha tem  apenas 11 anos e é portadora de hipotireoidismo e vitiligo, ela tem mais predisposição para outras doenças autoimune?

  • Cellycristtina

    Muito esclarecedor! Grata!

  • Cellycristtina

    Muito esclarecedor! Grata!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é doença.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é doença.

  • Dricia

    Boa noite Dr., gostaria de saber sobre manchas brancas nas unhas, é algum tipo de doença? Me disseram que é muito perigoso, fiquei preocupada.
    Att,
    Evandrícia

  • http://twitter.com/marcio_gui Márcio Guimarães

    Faltou Espondilite Anquilosante…

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não falta mais.
      Obrigado.

  • antonia

    nossa eu adorei, foi o mesmo que colar no meu cerebro, muito bem explicado, meus  parabens,

  • Chavesgouvea

    Meu esposo tem sindrome de Satoyoshi há 10 anos.Uma doença autoimune e raríssima  além de muito pouco conhecida no Brasil.Todos esses anos ele toma imunoglobulina humana  e faz pulsoterapia de metilpredinisolona.Há 1 ano e meio apareceu um cancer de ‘Hipofaringe” no grau de III para IV.Já fez todas as aplicações de radioterapias possíveis(radical) e quimioterapias também.E cada dia se encontra mais fraco.Ele pode continuar tomando imunoglobulina humana mesmo com cancer??? Obrigada.

  • Mc

    Boa noite!!  queria saber se o resultado da biopisia de linfonodo que fiz que histiositose sinusal é a adoença de rosai Dorfman ou precisade mais exames , por favor ,me responda estou muito preocupada

  • TATIANA CAMPOS

    sou aluna do curso Técnico em Ánalises Clinicas, tenho feito muitas estudos sobre o sistema imunologico, e sobre doenças auto imunes, achei muito esclarecedor a matéria postada.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O FAN é muito inespecífico, pode estar presente em várias doenças de origem imunológica.

  • Gol

    Poderia me ajudar? Fiz um teste pesquisando doença celiaca, deu Gliadina IGA positiva , igg negativa e endomisio negativo, porém com FAN reagente para padrao pontilhado centromerico, em casos de doença celiaca o FAN reage dando resultado positivo?

  • Valdinei Carvalho

    Dr. meu irmão descobriu que estava com as plaquetas baixa 35000 fez um tratamento e foi para 130000 depois de 30 dias caiu para 85000 depois de 60 dias agora esta em 55000. o que ele deve fazer se continuar caindo? o que o senhor acha que pode ser? por favor me responda, obrigado.

  • eclezio

    parabens!!!! gostaria de que voce comentasse sobre a doença penfigo vulgar, atualmente no tratamento esta sendo ministrado a combinação do dapsona 100mlg e predinisona 5mlg, fato que já é ministrado durante um ano.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @maria cledna
    Sim, pode. No caso dela o dermatologista é o mais indicado.

  • maria cledna

    dr. minha filha tem 11 anos e está com queda de cabelos, com 70% de área alopetica, a dermatologista disse ser uma doença auto-imune, já tratei com griseofulvina 250mg, mas não tive bons resultados, agora ela passou prednisona 20mg, gostaria de saber se esta doença auto-imune pode levar a outras doenças, e qual especialidade devo levar minha filha. por favor me ajude… cledna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Jéssica
    Vou escrever um texto sobre doença celíaca e prometo levar em conta suas dúvidas.

  • Anonymous

    Drs. Meu nome é Jéssica, tenho 20 anos e gostaria de pedir aqui no blog informações sobre a Doença Celíaca, tenho várias dúvidas, vou expôr algumas aqui. Sou celíaca, faz pouco tempo que descobri, e queria saber, se eu ingerir glúten, pode haver sangramento depois da evacuação? Fiz o exame de ‘sangue oculto nas fezes’ e deu positivo. Mas agora praticamente todas as vezes que vou evacuar, sai sangue também(vermelho vivo mesmo), poderia ser porque eu ingeri gluten? As vilosidades do intestino podem atrofiarem tanto a ponto de ‘sumirem’? A DC pode se agravar para algo mais complicado, como um câncer no intestino? E outra pergunta também, como alimentos ricos em fibra, mas minhas fezes não muda muita coisa, continua sempre ‘dura’, isso pode ser por conta de o meu intestino não conseguir absorver direito as fibras? Obrigada desde já

  • http://cid-f9ae583e3e9a2bc7.profile.live.com/ Fabio Junior / Perfil Windows Live

    Olaa, Parabein’s Mtu Boom O Conteudo De Informações Prestadas !!
    - Encontre o Blog quando Procurava Por Inf. Sobre Sindrome De Guillain-Barre.
    a Um Tempo Atraz Tive Essa Doença, Não Sei Bein como Ela Agio Em mim, Mais Por Mtu Poco Naum Perdii Td A Senssibilidade De Td O Meo Corpo, Inclusive Na época Acabei Fikando Sem Conseguir Andar Durante 1 Mes, Só Andava Com Cadeira De Rodas!..Se Tiver Mais informações Sobre o Assunto Por Favor Publique (y
    Obg :D

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Paula

    Podem ter relação sim.

  • Anonymous

    Boa Noite Dr Pedro, gostaria de saber se eritema nodoso tem alguma relação com queda de cabelo. Desde ja agradeço! Paula

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @lenine
    Pode ser um lúpus que ainda não se manifestou.

  • lenine

    Gostaria de saber se o fan positivo superior a 1/640 sem sintomas pode ser indicativo de les?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rafael
    Hepatite auto-imune não é transmissível.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Solange
    1- é uma doença de origem imunológica, mas não é bem auto-imune
    2- nenhum desses tratamentos funciona para sind. nefrótica.

    O tratamento é feito com drogas imunossupressoras.

  • Rafael

    Bom dia Dr Pedro quero pode me esclarecer uma duvida meu pai esta com hepatite auto imune e eu e minha filinha de tres anos tivemos muito contato com ele nos podemos pegar esse tipo de hepatite? Estou bem preocupada espero que possa responder obrigada.

  • Solange

    Bom dia!
    Meu filho trata de Sindrome Nefrótica ha 10 anos. Hoje com 12 anos.
    A SN é uma doença auto imune? Segundo a médica o transplante renal não resolveria.
    E o transplante de medula? auto transplante? Estou viajando Dr.?
    Tenho pesquisado muito a respeito e vejo que se tem pouco estudo sobre SN (opnião de leiga).
    Agradeço sua resposta.
    Solange

  • olasabadin

    Olá Dr. Pedro
    Adorei seu blog e já está na minha lista de favoritos.
    Procurei especificamente por Gastrite Atrófica e não encontrei nada. Recebi este diagnóstico a dois anos e a única monitoração periódica que faço é ex. de sangue que sempre dá normal. Gostaria de saber se a Anemia Perniciosa é algo inevitável, isto é, cedo ou tarde vou ter que enfrentá-la. Espero que escreva alguma coisa sobre este assunto, pois seus textos são claros, de fácil entendimento.
    Obrigada
    Oládia
    Ps: tenho 42 anos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marienes,
    porque não existem marcadores 100% precisos para cada uma das doenças auto-imunes. Muitas vezes o quadro clínico é pouco específico, sendo assim preciso contar com a experiência do médico. Além disso, não é incomum o paciente ter mais de uma doença auto-imune ao mesmo tempo. Isso pode confundir muito.
    Quando os sintomas são típicos e os exames são positivos fica fácil. Mas nem sempre as coisas correm desta maneira.

  • marcia

    Olá Dr. Pedro, meu nome é Marienes eu tenho 32 anos moro em São Paulo, a 5 anos desenvolvi uma doença que médico algum diagnosticava, fui ao reumatologista, fui ao hematologista e por fim fui diagnosticada com a doenças LES, resultado quase morri. Entao por intermédio de meu pai vim a Belo Horizonte pra passar por outros profissionais, nesse ponto eu já estava com meu corpo inteiro cheio de feridas foi quando encontrei um clinico geral que pediu exames que nunca havia feito, com esses exames o diagnostico foi Behçet ou still. Gostaria de saber por que muitas vezes é tão difícil diagnosticar o tipo de doença auto imune que a pessoa tem?

    obrigada!
    Marienes

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Olivio,
    devo escrever sobre vitiligo nas próximas semanas.
    abs

  • Olivio

    Dr. Pedro,

    Parabenizo pelo belo trabalho ! Gostaria de um topico completo e abrangente só sobre vitiligo e o que há de mais moderno no seu tratamento. Tenho certeza que milhares de pessoas que nos leem agradecerão.

    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiane,
    suspender 24 horas antes e só retornar, no mínimo, 24 horas depois da biópsia.
    Atualmente o risco de complicações, quando realizado por médico experiente, é baixo.

  • Anonymous

    Tatiane, Doutor minha filha tem anemia hemolítica auto imune e retirou o baço em 2006.Agora descobrimos que tem lúpus,vai fazer uma biópsia renal está em uso de clexane. Qual o prazo pra suepender o medicamento e os riscos reais de um sangramento mesmo com um especialista?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    pretendo, sim, escrever sobre sarcoidose.
    Em relação ao interferon, não conheço esta indicação. Mas não sou especialista em sarcoidose, portanto, pode até ser que tenha alguma indicação que eu desconheça. Com certeza não faz parte do tratamento usual da sarcoidose.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vivian,
    se for isolado, não. Mas o Situs inversus pode vir acompanhado de outras doenças, como na síndrome de Kartagener.

    Para crioglobulinemia, em geral, o médico é o reumatologista

  • Camila

    Olá!

    Descobri há pouco tempo que tenho Sarcoidose, seria bom um artigo aqui sobre essa doença.
    Não comecei o tratamento ainda, mas algumas pessoas me disseram que tratamento com interferon seria uma possibilidade, é verdade? Sei que o mais comum seria corticóides.
    Obrigada.

  • vivian

    Dr Pedro, gostaria de uma informação:
    Há alguma relação entre situs inversus totalis e doenças do sistema imunológico?
    Qual especialista indicado para acompanhamento de portadores de crioglobulinemia?
    Att.
    Vivian

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata
    A hepatite auto-imune não é contagiosa. O tratamento pode ser interrompido se houver grande resposta e os sintomas desaparecerem. Mas existe sempre o risco e recaída.
    Vida sexual normal.
    A doença não é transmitida para os filhos.

  • Janaína

    Dr. Pedro,
    Obrigada pelo retorno!
    Janaína

  • Anonymous

    Meu noivo é portador de hepatite auto imune.
    Gostaria de saber se haverá repercussão da doença nos filhos.É hereditária ? Ele pode ter vida normal, desde que medicado adequadamente ?Deverá tomar remédios a vida toda? Esta hepatite não é mesmo contagiosa ?A vida sexual deve ter algum cuidado especial? Estou muito aflita e aguardo sua orientação. Obrigada
    Renata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Janaína, de longe é muito difícil opinar. A hidroxicloroquina é realmente mais usada em casos de lúpus, mas pode ser uma opção para lesões dermatológicas de origem reumatológica.

    O Anti-DNA negativo não é suficiente para se descartar lúpus. Apenas 60-70% dos casos de lúpus têm esse anticorpo positivo.

  • Janaína

    Bom dia! Vou reformular minha pergunta: como o remédio plaquinol pode melhorar a púrpura? Estou tomando há 40 dias e elas ainda aparecem, no entanto, mais fracas.
    Este blog tem uma linguagem própria para os leigos e acho q este é o motivo de tanta satisfação dos visitantes!
    Obrigada novamente pela atenção!
    Janaína

  • Janaína

    Boa tarde, Dr Pedro!
    Tenho 33 anos e há 3 anos começaram a aparecer púrpuras em diversas partes do meu corpo e alopecias. Fui a um médico q me pediu vários exames, entre eles o fan (positivo 1/5120), anti-dna (negativo). Todos os outros deram negativo.
    Ele me disse q era lúpus, porém não apresentei e nem apresento outros sintomas de lupus. Fui em outro médico q me disse q não era lupus, pois o anti-dna é negativo. Me diagnosticou com púrpura auto-imune. Tomei corticóide por vários meses e elas sumiram. Qdo parei de tomar, elas voltaram mais fracas, mas estão presentes ainda. Atualmente tomo plaquinol. Só não entendo uma coisa: se não tenho lupus, pq será q ele me receitou remédio p/ esta doença? Peço a gentileza do senhor dar sua opinião sobre meu caso.

  • milene

    Isso eu sei, mas o que não entendo é pq tbm nao tratar como doença auto-imune, tbm sei que corticosteróides podem provocar hiperglecemia nos diabéticos, isso nao entendo, como uma doença auto-imune nao pode ser tratada com medicaçoes para tal, como o tratamento dela pode piorar o quadro, pq o tratamento dela acaba sendo apenas sintomatico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marina,
    não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Milene,
    o tratamento é mesmo com hipoglicemiantes e insulina. Mas estes apenas controlam o diabetes, sem curá-lo. Como tratamento definitivo apenas o transplante de pâncreas, mas que devido as complicações, é indicado em poucos casos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    o texto sobre Wegener já foi publicado. O link está lá em cima dentro deste texto sobre doenças auto-imunes

  • milene

    Gostaria de saber se ha tratamento para doença auto-imune no caso de diabete tipo 1, sou enfermeira em uma u.b.s. e vejo apenas hipoglicemiantes como tratamento.

  • Ana Clara

    Cláudia, estou fazendo um trabalho sobre todas as doenças auto-imune. Fiz esse comentário sobre a granulomatose, porém não falava de nenhum blog específico, e sim de uma diferença de dados que notei. E a propósito, também gostaria de um texto sobre Wegener!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cláudia, devo escrever um texto sobre wegener nos próximos dias.

  • Cláudia

    Olá Ana Clara! Eu fui diagnosticada com Granulomatose de Wegener. Posso saber qual blog a que se refere por favor? Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    tem toda razão. Já consertei, obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nana,
    eu cito Graves e Hashimoto como doenças auto-imunes no texto.

  • Ana Clara

    O correto não seria ‘granulomatose de Wegener’?
    Gosto muito desse blog, e inclusive estou fazendo meu trabalho com muitas partes baseado nele… Obrigada!

  • Nana

    Olá! Muito interesssante e informativo o blog.
    As doenças relacionadas à tireóide são auto-imunes?
    Não vi na lista de doenças auto imunes.
    Agradeço
    Taynã

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gilmara,
    Dermatologista ou reumatologista.

  • Gill

    Olá Dr. Pedro, fui diagnosticada recentemente com “eritema nodoso”, é uma doença auto-imune certo?
    Já fiz tratamento com anti-inlamátórios e antibióticos, mas nada resolve.
    Qual especialista que devo procurar para esse tipo de doença?
    Tenho muitas dores e em alguns dias mal consigo caminhar. Estou meio perdida pois não conheço a doença.

    Att,
    Gilmara

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ju,
    a psoríase é considerada, sim, uma doença auto-imune, apesar de não haver um anticorpo específico identificado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Pryscila,
    não há problemas em se fazer análises de sangue em uso de corticóides. A única observação que faço é que o médico que for interpretar os resultados precisa saber que vc está em uso de prednisona.

  • Ju Sayuri

    Dr. Pedro,
    A psoríase é uma doença auto-imune?
    Adelina

  • Pryscila Martins

    Desculpa, agora foi que eu li as regras gerais para os comentários, acho que o meu anterior seria um caso clínico individual.
    Então, gostaria de saber pelo menos, se eu posso fazer um exame de sangue mesmo fazendo uso de prednisona? O resultado sairia alterado?

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vanilda,
    1. não
    2. Sim

  • Vanilda Sousa

    Dr. Pedro, primeiramente muito obrigado pela atenção e parabéns pelo blog que é fantastico; ainda tenho algumas duvidas quanto a Guillain Barre, por exemplo:
    - em caso cirurgico que se faz necessário anestesia na medula há alguma contra indicação para pessoas com passado de GB?
    - e quanto a vacina contra gripe suina, meu marido teve GB a 3 anos e meio atrás, ele pode tomar?
    Obrigada!
    Vanilda Sousa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vanilda,
    Não. Não existe uma maior incidência de problemas congênitos em filhos de pessoas com passado de GB

  • Vanilda Sousa

    Dr. Pedro

    as vezes meu marido e eu nos questionamos se não há riscos, no caso de uma gravidez, da criança nascer com algum problema devido o fato de ele ter tido a sindrome de GB.

    Muito obrigada pela atenção.

    Abraços
    Vanilda Sousa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vanilda,
    por que não poderiam?

  • vanilda sousa

    Dr. Pedro meu marido teve guillan barre nos podemos ter filhos?

    vanilda sousa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sim,
    doenças auto-imunes podem acometer o fígado.

  • Paula

    Olá Drs: Uma doença auto-imune pode alterar as enzimas hépaticas (gama GT-86, AST-68 e ALT-117), FAN-PONT>1/320 (2007), >1/1280 (2010), VHS-23. Os médicos não chegaram há um consenso se há ou não lúpus ou outras doenças. desde já agradeço a atenção.

  • Anonymous

    Muito simples e fácil de entender como ocorre! Parabéns pelo método de explicar e agradeço pela ajuda.

  • Marcio

    Olá meu nome é Marcio,sou balconista de farmácia tenho 23 anos, meu grande sonho sempre foi ser médico, uma pena que as condições financeiras não me permitiram.estava pesquisando sobre doenças auto-imunes e encontrei seu bloggler e entendi tudo direitinho parabéns.meu email é
    marcioalmeida07@hotmail.com.
    abraços!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    sttripador,
    Poder ser pode, mas não significa que seja com certeza. Procure um reumatologista.

  • sttripador

    oi,Dra. Renata gostaria de saber ,se um dos sintomas de lupos,é os dedos dos pes ficarem dormentes,inchados,e um pouco avermelhados,desculpe; são só os dedões.
    Muito Obrigado.
    A sua ajuda vai me ajudar muito
    Espero a resposta

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Jéssica, a única alteração constante nos seus exames é a hematúria. Por isso sugiro que você procure um nefrologista para fazer o diagnóstico etiológico da mesma. A fibromialgia realmente não dá alterações laboratoriais, mas não posso descartar que os seus sintomas não estejam relacionados a uma possível doença renal manifestada por hematúria.
    Abraços.

  • Jessica

    Olá! Meu nome é Jessica,tenho 28 anos, sou cirurgiã-dentista e numa quinta feira 08/10 comecei a sentir muitas dores nos dedos, depois de 1 hora sentia dores em quase todas as articulações. SExta, dia 09/10 fui a um ortopedista q achou ser algo referente a minha posição de trabalho. Outros sintomas são parestesia do braço direito, minhas mãos ficam inchadas e vermelhas até roxas, tenho q mantê-las pra cima para voltar a circulação. Estava com mtas dores que fui a um hospital onde fiz exames de sangue e deu VHS 1ªh 14mm 2ªh 36mm e fan reagente, mas com aglutinação em látex, q reumatologistas disseram não ser mais usados. Fiz outros exames onde VHS 1ª h 18mm e 2ª h 40mm, tenho 28 anos reumatologistas tbm disseram estar normal e o fan deu negativo dessa vez. Estou com hematúria também, contagem de hemácias 88.000/ml onde a norma é 10.000/ml e ureia deu 45mg/dl onde deveria ser até 40, leucócitos tbm pco aumentados na urina. Só estes erros. Essa hematúria já tem ocorrido há algum tempo, outro médicos já viram exames anteriores com a mesma, mas nunca me pediram tratamento.Não estou fazendo tratamento nenhum até o momento a última reumatologista q fui acha se tratar de fibromialgia.
    Minhas dores melhoraram com antinflamatórios, mas não passam cada dia tenho dor em um local diferente. Estou bem assustada, ultimamente tenho tido dores no peito na hora de respirar.Ah essa terça, dia 27/10, duas semanas depois de iniciarem as dores, tive tbm uma infecção no trato urinário, a qual já tive outras vezes. Tomei norfloxacino. Antes disso tomava aceclofenaco e vitamina b, “sei-B” e tbm miosan de vez em qdo. O senhor pode me aconselhar? grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Balbina, vc precisa ser vista ser vista por um reumatologista que é o especialista em doenças auto-imunes.

    Realmente o quadro que vc relata pode muito bem ser uma doença auto-imune.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Heloisa,
    Nesta fase ele deve ficar em repouso. Isso não quer dizer que ele precise ficar trancado em casa. Se ele se sentir bem pode dar uma volta e visitar algum amigo ou parente. O que não pode é forçar. Ele não pode fazer nada que piore o mal estar dele.Tudo depende do que ele está sentindo.

  • Heloisa

    Oi… Meu marido está com suspeita de ter uma dornça auto imune. Ele está com febre há 15 dias. Estamos investigando com acompanhamento de um médico. Minha maior preocupação é: ele poderá levar uma vida normal? Ele está de repouso um casa há duas semanas, sem trabalhar, ver amigos… Isso piora o seu estado psicológico… Sei que a febre não permite que ele faça grandes coisas, mas ele deve ficar trancado em casa? Pode haver alguma consequencia grave se ele fizer algum esforço físico?
    Heloisa Mesquita

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Dora,
    Algumas vacinas estão relacionadas ao GB. È raro, mas pode acontecer.

    Porém, essa proibição está mais relacionada aqueles que tiveram Guillain-Barre após alguma vacinação.

    Se não for este o caso, em geral, após 1 ano da crise, já pode-se tomar vacina. O que se orienta é não tomar vacinas desnecessárias.

  • http://www.lotusmagia.blogspot.com/ Dora Santos

    Boa tarde, Dr. Pedro!

    Acabo de conhecer seu blog que muito me fascinou pelas informações tão importantes. O senhor está de parabéns pela iniciativa.

    Eu já tive síndrome de GB e a cada pesquisa que faço sobre o assunto mais dúvidas surgem na minha cabeça. Eu soube recentemente que não posso tomar certas vacinas e gostaria que o senhor me explicasse com mais detalhes.

    Agradeço carinhosamente.

    Um forte abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Luci,
    a avaliação de exames laboratoriais são parte da consulta médica que inclui a história e o exame físico do paciente. Os seus valores de perfil lipídico estão um pouco alterados, mas a conduta frente a estas alterações depende exatamente das informações obtidas pelo seu médico na consulta.
    Abraços.

  • Anonymous

    Boa Noite Dr . Pedro

    Fiz alguns exames e como ainda demoro para voltar ao médico , gostaria que por favor me esclarecesse sobre os índices :

    creatinina :0,9mg/dL
    ácido úrico : 5,3mg/dL
    sódio : 138 mEq/L
    potássio : 4,6 mEq/L

    perfil lipídico

    colesterol total : 241 mg/dL

    triglicerídeos : 208mg/dL
    HDL colesterol : 53 mg/dL
    LDL colesterol : 147 mg/100mL
    VLDL colesterol : 41 mg%

    Agradeço sua atenção .
    Luci

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ok leandra,
    É um bom assunto mesmo.
    O pedido está anotado.

    Peço só um pouquinho de paciência pois a lista de pedidos é muito grande.

    abs

  • leandra

    ola dr. Pedro tenho uma filha q nasceu com PTI (purpura trombocitopenica idiopatica ou imunologica) e na epoca encontrei um artigo super explicativo sobre isso.Alias é a mesma a qual eu enviei um comentario q esta tendo muitas caimbras……….q tal se o dr. nos esclarecesse um pouco mais sobre esse problema? hoje minha filha não tem mais nada, graças a Deus e a uma hematologista maravilhosa que eu conheci.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cristina, a coisa mais fácil do mundo é saber se ele tem HIV. Se ele tem sorologia recente negativa, significa que ele não tem HIV.

    PAra vc fazer o exame, vc deve esperar pelo menos 6 semanas desde a última relação. Isto dá uma certeza de mais de 90% Para ter 100% de certeza são necessários 12 semanas

    A frase significa que não se pensa em HIV somente pelo fato da pessoa ter GB. HIV pode causar GB, mas a imensa maioria das pessoas com GB não tem HIV.

    Os sintomas do HIV demoram muitos anos para se manifestar. Somente o sexo oral ativo, ou seja que tem contato com secreções genitais, pode contrair HIV.

    COm certeza a bebida piora o quadro dele.

  • Cristina

    Obrigada Dr. Pedro! Mais uma vez esclareci algumas dúvidas. Desculpe a demora, mas o fato é que não sei porque acho que ele está com HIV. Ando paranóica com doença e como sempre tenho relações com camisinha, quando não uso me culpo muito. E pelo fato dele estar doente, me apavorei muito. Isso nunca tinha me acontecido. Conversei com ele e ele disse que fez varios exames e que não tem HIV, mas mesmo assim quero e vou fazer o exame. Tive relação no dia 14 de maio de 2009, quando posso fazer o exame para ficar tranquila? Me disseram que só daqui a 3 meses para ter 100% de certeza. Posso fazer antes disso?
    Uma única dúvida ficou no que o Sr. escreveu: “É o HIV pode ser causa de GB, mas a associação não é assim tão forte que indique uma investigação se não houver outros dados a favor.” Não entendi direito. O Sr. poderia me explicar?
    Mais uma pergunta: quando alguem contrai o virus HIV, ela ja apresenta sintomas imediatos,como febre, etc. Em quanto tempo?
    O HIV pode ser contraido pelo sexo oral?

    Sobre a mielite dele, uns falaram que era Guillan-Barré e outros deram outro diagnóstico. Ou seja, ele está perdido, como descobrir?
    Acho que por isso fiquei paranóica e com medo, está tudo muito indefinido, gerando uma incerteza muito grande,abrindo espaço para pensamentos negativos. Vejo que o uso de preservativo é essencial para ficar tranquila. O resultado disso é que me afastei dele e ando sem vontade de fazer sexo até fazer o exame. Ele tem bebido muito. Isso piora?
    Aguardo suas respostas.
    Muito obrigada mais uma vez,
    Cristina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cristina,

    O Guillain-Barré tem cura e raramente retorna. Não é uma doença crônica.

    É o HIV pode ser causa de GB, mas a associação não é assim tão forte que indique uma investigação se não houver outros dados a favor.

    Corticóides não são mais usados em GB. ISto é conduta antiga.

    Não existe esta história da enzima. Na verdade, em relações heterosexuais, a mulher sempre tem mais chance de contágio que o homem.

    Agora, baseado em que vc acha que ele tem HIV ? O GB por sí só não é motivo.

  • Cristina

    Olá Dr. Pedro, mais uma vez obrigada pela resposta. Li seu artigo sobre doenças auto-imunes e Guillain-Barré. Me esclareceram, mas ainda tenho dúvidas. Só para constar, meu exame de sangue de HTLV e sífilis deram negativos, estou aliviada. Tenho algumas dúvidas: Li que tem cura, mas também já ouvi dizer que essa síndrome não tem cura, que é como a diabetes, será sempre controlada. Isso é verdade? Outra dúvida muito grande e assustadora: Ele pode estar infectado com o vírus do HIV? Pelo que entendi, se ele foi infectado pelo vírus do HIV ele pode desenvolver essa síndrome? Se ele tivesse HIV, ele saberia ou poderia confundir com essa síndrome ou estou falando besteira? Pode ele estar com HIV e síndrome de Guillan-Barré? Desde novembro ele vem apresentando fraqueza, dormência nas pernas, sensação de frio nos pés,…nada muito significativo, ele anda, dirige, mas é uma coisa que incomoda.. Fez um tratamento em janeiro e fevereiro a base de corticóides, deu uma estabilizada, mas não melhorou, refez os exames e deram ruins de novo, descobrindo então a Guillan-Barré e está tomando um remédio para epilepsia. Li também que corticóides não são bons para quem tem essa síndrome. Terminamos e ele se afastou de mim, ele não está com a cabeça muito boa, está muito impressionado com a doença, achando que só dá trabalho e que não é homem, etc.,também anda lendo muita coisa na internet, o que eu não acho aconselhável, pois ele fica muito mais impressionado com a cabeça pior ainda,.. mas eu quero ajudá-lo. Estou confusa e receosa por ter tido relações sexuais sem preservativo. Corro algum risco? Se ele tiver HIV qual o risco que eu corro? Sei que mulher tem uma “enzima” que faz com que não seja tão fácil “pegar” a doença de um homem. Estou certa? Sei que tem a questão do ciclo do vírus, o Sr. poderia me explicar?Estou pensando de forma negativa porque ele não seria tão desonesto, mas gostaria de saber todos os riscos, fatores e resultados possíveis. Isso também altera as emoções? Me oriente, por favor!
    Att,
    Cristina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Danielle,
    Acho que seria sim interessante ter um nefro para te acompanhar junto com reumatologista.

    Que é uma vasculite, não parece haver dúvidas, o problema é saber qual.

    Acho que sem uma biópsia, seja de pele ou renal, o seu diagnóstico vai continuar indefinido.

    abs

  • Danielle Manzoli

    Dr. Pedro,
    Gostaria de complementar que desde 10/01/2008 só fiquei 20 dias sem tomar remédio, para fazer a biopsia renal, e nessa ocasião eu praticamente não andava. Muita artrite, minha perna ficou horrível, cheia de feridas da púrpura, praticamente em “carne viva” e até hoje eu tenho as cicatrizes.
    Está complicado fazer uma nova biopsia pois com o imuram, uma ou outra a púrpura aparece um dia ou outro, mas somem depois de 1 a 2 dias, sendo que não consigo marcar essa biopsia diferenciada, tão rapidamente.
    O cortisona também funcionava como o Imuram, mas a médica resolveu parar com o cortisona e introduzir o imuram, devido os efeitos colaterais do cortisona, que já estavam me incomodando muito. Com o imuram, eu estou muito bem, pois aparentemente a doença está estável. Hoje o que me incomoda é não saber o que tenho e assim, não saber o que devo fazer, se continuarei tomando remédio para o resto da vida, etc.
    O que o senhor aconselha?

  • Danielle Manzoli

    Dr. Pedro, Muito obrigada pela sua resposta.
    Nao fui a um nefro depois da Biopsia, pois venho fazendo acompanhamento mensal, com o reumato, onde faço todos os exames de função renal, inclusive urina de 24 hs, etc.. e está tudo normal, fora a Hematuria, que eu ja tinha previamente a essa doença. Só para o senhor entender, em 10/01/2008 que apareceu a purpura e a artitre, mas antes disso, +/- 1 ano, eu já tinha a Hematuria, que descobri em um exame que estava sendo, para ser doador de rim para o meu pai (e fui descartada). Daí, fiz varios exames e os nefros disseram que nao sabiam a causa da hematuria, mas estava tudo normal e só deveria fazer acompanhamento de 6 em 6 meses.

    Quanto a ir em um hospital universitário, como moro em São paulo, aqui isso é um pouco dificil. Porém, atualmente, o meu reumato é um médico que me atende no particular mas ele trabalha no Hospital São Paulo. A minha antiga reumato era muito boa, mas devido o tempo que estava doente sem diagnostico, procurei esse outro médico, do Hospital São Paulo, ligado a Universidade paulista de medicina, que acobou refazendo todos os exames e concluindo que continuo em cima do muro entre PHS e LES. Note que a única vez que deu FAN positivo (pontilhado fino), eu fiz anti-ro e anti-la, que foi também inclonsivel. Parece que poderia ser sindrome de sjorgen, que foi descartado também (mas os meus sintomas não batem com essa outra doença).
    Não sou da área da saúde, sou leiga, mas muito curiosa. Sou engenheira e como todo engenheiro não sei lidar muito bem com algo que não entendo perfeitamente, por isso leio tanto e procuro respostas! Ainda mais porque é estranho para mim, e para os outros, quando digo que estou há 1 ano e seis meses, tomando remédios fortissimos, mas nem sei qual é a doença.

    O senhor acha que devo passar em um nefro?
    Qual seria a outra doença auto-imune provavel?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Danielle,
    O seu diagnóstico está difícil porque suas biópsias não dão nenhuma informação. Em geral o diagnóstioco é feito com elas, só pela clínica às vezes não é possível fazer o diagnóstico.

    Pelo o que vc contou pode até não ser nenhum do dois. Pode ser alguma outra vasculite sistêmica.

    Lúpus com nefrite, sem FAN e sem Anti-DNAds positivo é incomum.

    Púrpura palpável, artrite e hematúria é muito característico de PHS. Porém essa evolução, com tanto tempo e tão depedente da azatioprina, não convence muito.

    O que eu posso dizer pelo o que vc relatou é que “parece PHS, mas não não parece.”

    O diagnóstico só vai sair com uma biópsia bem feita.

    Em realação ao Imuran, existem alguns tumores pouco agressivos de pele (carcinoma de células escamosas)que são comuns após anos de uso, e que incomodam principalmente as mulheres pelo lado estético.

    Existe também os riscos de infecções pela imunossupressão. Depende muito da dose que está tomando.

    VocÊ foi vista em algum momento por nefrologistas ? Já foi a algum hospital universitário?

    abs

  • Danielle Manzoli

    Dr. Pedro! Seu blog eh sensacional! Parabens! Meu nome eh Danielle, tenho 34 anos e ha 1 ano e seis meses fui diagnosticada com uma doenca auto imune! Desde entao estou em tratamento com cortisona em combinacao com imunossupressor (imuran e reuquinal)! Atualmente nao tomo mas cortisona, devido a problemas com o uso prolongado do mesmo, mas me dou muito bem com o imuram! O unico problema eh que ate hoje nao tenho o diagnostico fechado! Ja fui em varios medicos e nao foi possivel ainda fechar o diagnostico em lupus ou purpura de henoch-scholein! Comecei com purpura palpavel nas pernas (vasculite), artrite (pernas e pes), hematuria (mas antes da purpura eu ja tinha hematuria ha pelo menos dois anos, sem motivo aparente)! A doenca nao evolui, pois enquanto estou tomando medicamente, ela fica super controlada, mas nao posso parar nenhum dia, pois a purpura/vasculite volta! Somente em um exame deu FAN positivo! Todos os exames reumatologicos sao normais, mas eh incotestavel que tenho doenca auto-imune! Fiz biopsia renal logo no comeco da doenca, mas infelizmente essa foi mal feita! Fiz biopsia da pele/purpura, tbem inconclusiva pois faltou um tipo de analise para tirar a duvida sobre se trata-se de lupus ou PHS. O senhor acha possivel que seja so PHS apos tanto tempo? Porque meus exames reumatologicos sao normais na maioria das vezes? O fato de eu ter muitas aftas na boca (desde sempre) e ter as extremidades frias e decor roxa, podem indicar que nao eh soh PHS? Ja que me dou muito bem com o imuram (tive poucas infeccoes desde o inicio do tratamento), o senhor acha possivel que eu tome esse remedio para sempre, sem ter nenhuma complicacao? Enfim, os medicos dizem que meu caso eh dificil, entendo isso, mas eu queria muito saber definitivamente se trata-se de PHS ou Lupus! O senhor tem alguma opiniao com base nas informacoes que eu forneci?
    A unica alteracao de pele que tenho (fora a purpura) eh meu nariz sempre ser mais avermelhado do que o resto da pele da minha face, principalmente no frio! Mas nao chega a ser rash ou lesao tipo asa de borboleta!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Cristina,
    Tenho um texto sobre guillain-Barré.

    É o 3º link logo ao final deste texto, antes do início dos comentários

    O HTLV pode até estar relacionado ao GB, mas não é o mais comum.

    Leia o texto e se ficar com alguma dúvida me avise

    abs

  • Cristina

    Dr. Pedro, obrigada pela resposta.
    Então, ele não sabe a causa, mas teve um diagnóstico de síndrome de Guillan-Barré. Pelo que entendi essa síndrome é a consequência. Estou certa?
    Minha pergunta é: com base nisso, pode ocorrer o contágio de algum vírus? Fiz hoje exame de sangue, por prevenção, de HTLV e sífilis. Tenho que perguntar ao meu namorado se deu negativo p/ ele HTLV. Quem tem essa síndrome tem HTLV? Desculpe a indelicadeza, mas tive relações sexuais durante o período menstrual, mas não houve ejaculação dentro, isso tem alguma relevância? Se pudesse me explicar um pouco sobre essa síndrome, ficaria agradecida. Ela tem cura? Podemos ter filhos?
    Obrigada pela atenção.
    aguardo sua resposta.
    Att,
    cristina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cristina,
    Em princípio a resposta é não.

    MAs vc poderia me dar mais dados sobre essa “mielite” ? Esse termo é muito amplo e pode ser causada por diversas doenças diferentes, inclusive infecções.

    abs

  • Cristina

    Boa noite Dr. Pedro,
    gostaria de tirar uma dúvida. Tive relações sexuais sem proteção com uma pessoa que está com mielite, sendo que eu tenho herpes, tem algum risco de eu contrair mielite ou alguma outra doença?
    Aguardo sua resposta.
    Mt obrigada.
    Att,
    Cristina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Suelen,
    A psoríase por si só, como um monte de outras situações clínicas, pode dar FAN positivo.

    Esses valores não são para ser desprezados, mas é preciso interpretá-los de acordo com o seus dados clínicos.

    É preciso avalair o doente como um todo e não simplesmente um pedaço de papel com o resultado de uma reação química.

    Aguarde que o seu médico vai saber interpretá-lo.

    abs

  • suelen

    Oi Dr. Pedro
    fiz o exame de FAN e o resultado foi;
    anti-núcleo=reagente
    título=1/160
    padrão= pontilhado fino denso
    fiquei muito preocupada pois sou paciente que tem psoríase, e esse exame que fiz foi por causa do tratamento que estava fazendo, de PUVA.Será que esse resultado tem alguma coisa a ver com LUPUS?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vc vai ter que ser acompanhada.

    Muitas vezes o FAN fica positivo anos antes da doença aparecer. E em alguns casos a doença nunca aparece.

    O problema é que 1/640 é um valor muito alto. Os falsos positivos costumam ser abaixo de 1/80

    vc já leu meu texto sobre edemas e inchaços ?

    http://www.mdsaude.com/2009/02/inchaco-e-edema.html

    abs

  • Anonymous

    Boa tarde Dr.
    Bom levei os meus exames e o médico me pediu varios outros exames, para confirmar ou não alguma doença auto imune como o lupus
    Acabei de pegar
    esses sao os exames e os seus resultados:

    *ANTI-DNA (dupla hélice) ou nativo
    resultado: NAO REAGENTE

    obs:FAN: REAGENTE = OU > 1/80 NUCLEAR PONTILHADO FINO

    *ANTI-RNP: NAO REAGENTE 1,84

    *ANTI-SCL-70: NAO REAGENTE 2,8
    *ANTI-SM : NAO REAGENTE 1,84
    * ANTI- SS-A (RO): NAO REAGENTE 2,59
    *ANTI -SS-B(LA): NAO REAGENTE 2,59
    *COMPLEMENTO C3: 127,4 VR: 90,0 A 180,0 MG/DL
    *COMPLEMENTO C4: 12,8 VR:10,0 A 40,0 MG/DL

    o que o Dr. acha desses exames
    acho que esta tudo normal né, o medico disse que em uma pessoa normal o fan tbm pode dar positivo
    e o unico sintoma que eu tenho é inxaço nas maos e nas pernas em alguns dias…

    Att
    Jéssica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Com esse resultado e se vc tiver um quadro clínico compatível, Lúpus é uma das opções. Mas como eu disse, deve-se avaliar o paciente como um todo e não um pedaço de pepel com um resultado de uma reação química laboratorial.

    Tenho um texto sobre lúpus, dê uma olhada e veja se ajuda.

    http://www.mdsaude.com/2008/11/lpus-eritematoso-sistmico-les.html

    abs

  • Anonymous

    Hum.. Ok Dr.

    Mais sera que eu posso ter Lupus?
    e essas doenças auto imunes sao graves?

    desculpa tanta pergunta mais estou muito preocupada por que posso estar gravida novamente, e nao queero perder mais um filho..

    Att
    Jéssica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Jéssica,

    Não tenho como interpretar exames desta maneira. Para se fazer um diagnóstico é preciso avaliar o doente como um todo e não apenas um resultado de laboratório.

    E não sei nem quais são os seus sintomas, sua idade, quais são seus outros resultados, antecedentes patológicos, remédios que usa, histórico familiar, etc…

    Infelizmente medicina não funciona assim.

    De qualquer maneira, é um resultado compatível com uma doença auto-imune. Agora é preciso saber interpretá-lo e o seu médico fará isso na Quarta.

    abs

  • Anonymous

    Boa tarde
    Fui em um Reumatologista e ele solicitou alguns exames, entre eles o Fator Anti Nuclear que deu esse resultado:

    Núcleo: reagente
    Núcleolo: nao reagente
    Citoplasma: nao reagente
    Aparelho Mitotico: nao reagente
    Placa metafasica cromossomica: nao reagente
    titulo: 640
    padrao: nucleo pontilhado fino

    o que isso significa? eu so tenho a outra consulta quarta feira e estou preocupada..

    tive um aborto em fevereiro.. alguma coisa a ver?

    Att
    Jéssica

  • ~Direto do Fim do Mundo~

    Risos, so muda o jeito de falar entao… interessante.
    Brigada! ^_^b

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    É basicamente a mesma coisa

  • ~Direto do Fim do Mundo~

    Qual e a diferenca entre uma doenca auto-imune e uma sindrome auto-imune?

  • ~Direto do Fim do Mundo~

    Achei seu blog quando estava procurando artigos sobre doencas auto-imunes.
    Acabei de ler o poste e achei ele super interessante!
    Gostei muito da explicacao, deu para ter ideia sobre o assunto.
    Aproveitando, vou passar os olhos nos outros postes tambem. ^__^b

  • Tony Madureira

    Olá, eu criei um blogue após saber que minha mulher tinha Lúpus.

    Se puderem passem lá, comentem e divulgum.

    Lúpus, um blogue sobre a doença
    http://www.tonymadureira.blogspot.com

    Obrigado

    abraço

  • Roberto

    Boa noite Dr.Pedro
    Conheci seu blog pelo Azenha. Muito bom. Já está nos favoritos