PROSTATITE | Sintomas e tratamento

Prostatite é um termo amplo que engloba várias condições que cursam com inflamação da próstata.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os diferentes tipos de prostatites, abordando os seguintes pontos:

  • O que é próstata.
  • O que é prostatite.
  • Tipos de prostatite
  • Causas da prostatite
  • Sintomas da prostatite
  • Tratamento da prostatite

Se você quiser saber mais sobre outras doenças da próstata, leia:

O QUE É A PRÓSTATA?
CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e diagnóstico.
CÂNCER DE PRÓSTATA | Perguntas e respostas.
HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA | Sintomas e tratamento.
SINTOMAS DA PRÓSTATA.
BIÓPSIA DA PRÓSTATA | Indicações e complicações.

A próstata

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz (3 a 4cm de diâmetro), com aproximadamente 20 gramas de peso, presente apenas no sexo masculino. Localiza-se na base da bexiga e circunda a parte inicial da uretra, canal que escoa a urina da bexiga.

Localização da próstata

Localização da próstata

Cerca de 70% do líquido ejaculado durante o orgasmo é produzido pela próstata.. Este líquido é uma secreção alcalina (com pH elevado) que se mistura e protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina, aumentando sua mobilidade e facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.

Devido a sua localização anatômica, as doenças da próstata costumam causar sintomas associados a urina e bexiga, como dor ao urinar e fraqueza do jato urinário.

Prostatite

A prostatite não é uma doença única, mas sim um grupo de quatro doenças que cursam com sintomas semelhante, relacionados à inflamação da próstata. Atualmente divide-se as prostatites em quatro grupos:

I- Prostatite aguda
II- Prostatite bacteriana crônica
III- Prostatite não bacteriana crônica ou Síndrome da dor pélvica crônica
(IIIa. inflamatória / IIIb. não inflamatória)
IV- Prostatite inflamatória assintomática

A categoria IIIb (Prostatite não bacteriana crônica / síndrome da dor pélvica crônica não inflamatória) era antigamente chamada de prostatodinia.

Vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas.

I. Prostatite aguda

A prostatite aguda é um quadro inflamatório normalmente causado por uma infecção bacteriana da próstata. As bactérias mais comuns da prostatite aguda são as mesmas que costumam causar infecção urinária, como E. coli, Klebsiella e Proteus. A contaminação da próstata se dá pela invasão da mesma por bactérias que se encontram na uretra ou na bexiga, normalmente devido a uma urina previamente contaminada.

Entre os principais fatores de risco para a prostatite aguda podemos citar:

– Infecção urinária (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | Sintomas da cistite).
– Uso de cateter vesical.
– Traumas locais por uso prolongado de bicicletas ou andar a cavalo.
– Infecção pelo HIV (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)).
– Uretrites por DSTs (leia: GONORRÉIA | CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento).

Sintomas da prostatite aguda

A prostatite aguda pode ocorrer tanto em homens jovens quanto em idosos e os seus principais sintomas incluem:

– Febre.
– Calafrios.
– Disúria (dor ao urinar) (leia: DISÚRIA | DOR AO URINAR | Causas).
– Dificuldade em urinar.
– Dor pélvica.
– Urina turva.
– Mal estar.
– Dores musculares e nas articulações.

Os sintomas da prostatite aguda podem ser muito intensos, fazendo com que muitas vezes o doente necessite de hospitalização. A sepse é uma complicação possível desta infecção (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?).

Diagnóstico da prostatite aguda

O diagnóstico da prostatite aguda é feito através da avaliação conjunta do sinais clínicos e do toque retal, que demonstra uma próstata dolorosa ao exame. Assim como na infecção urinária, a urocultura serve para identificar a bactéria responsável pela infecção (leia: EXAME UROCULTURA | Indicações e como colher). O exame simples de urina (EAS) costuma apresentar piócitos na urina (pus) e sangramento microscópico (leia: EXAME DE URINA | Entenda seus resultados).

Nas análises de sangue, a dosagem do PSA pode ajudar, pois o mesmo costuma estar elevado durante as prostatites. Os marcadores de atividade inflamatória como PCR e VHS também encontram-se elevados (leia: EXAMES DE SANGUE | VHS, PCR , LDH, Ferritina e CK) e o hemograma costuma apresentar leucocitose (leia: HEMOGRAMA | Entenda os seus resultados).

Tratamento da prostatite aguda

A prostatite aguda tem cura e o tratamento é feito com administração de antibióticos por um período médio de quatro semanas. Como as bactérias que causam a prostatite costumam ser as mesmas da infecção urinária, os antibióticos também são iguais, sendo o Bactrim® e as quinolonas (ciprofloxacina, levofloxacina e norfloxacina) os mais usados. Os antibióticos podem ser alterados posteriormente de acordo com os resultados da urocultura, que costumam demorar de 48 a 72h para ficarem prontos.

Os sintomas costumam começar a desaparecer com 48 horas de antibioticoterapia. Depois de sete dias de tratamento a urocultura já é negativa, não apresentando mais bactérias na urina.

Para o alívio da dor analgésicos comuns e anti-inflamatórios podem ser usados, se não houver contra-indicações.

II. Prostatite bacteriana crônica

A prostatite bacteriana crônica é um complicação possível da prostatite aguda não devidamente tratada.

O quadro é bem mais brando que na  prostatite aguda e os sintomas podem ser sutis. Na maioria das vezes as queixas se restringem a disúria (incômodo ao urinar), vontade urinar frequentemente e mal-estar. A febre, quando presente, costuma ser baixa.

Como vocês já puderam notar, muitos dos sintomas da prostatite crônica são semelhantes aos da cistite (infecção da bexiga), podendo causar alguma confusão no diagnóstico (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE | Sintomas e Tratamento). É importante saber que nos homens adultos e/ou jovens a cistite é uma infecção pouco comum, devendo a prostatite ser sempre uma das hipóteses diagnósticas nos pacientes do sexo masculino com sintomas semelhantes aos de uma infecção urinária.

O diagnóstico da prostatite crônica também é feito através da história clínica e do toque retal.  Neste caso, durante o toque retal, é possível realizar a massagem da próstata para estimular a secreção de líquidos para a análise laboratorial. A massagem prostática nunca deve ser feita na prostatite aguda devido ao risco de estimular a liberação de bactérias para a corrente sanguínea. A urocultura colhida após massagem prostática também é uma opção para o diagnóstico da prostatite crônica.

As bactérias que causam a prostatite crônica são, em geral, as mesmas da prostatite aguda. Paciente que apresentam sintomas de prostatite crônica, com pus no exame simples de urina, mas cujas uroculturas e culturas da secreção prostática são persistentemente negativas, devem ser investigados para infecção por clamídia (leia: GONORRÉIA | CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento).

O tratamento da prostatite crônica é semelhante ao da prostatite aguda, com duração entre 4 a 6 semanas. Pacientes que apresentam infecção recorrente podem precisar de tratamento mais prolongado.

III. Prostatite não bacteriana crônica ou Síndrome da dor pélvica crônica

A síndrome da dor pélvica crônica é uma síndrome que cursa com sintomas urológicos e desconforto na região pélvica. O termo síndrome da dor pélvica crônica é mais correto que prostatite não bacteriana crônica, porque muitas vezes não há envolvimento da próstata no quadro, apesar dos sintomas serem sugestivos de prostatite crônica.

A síndrome da dor pélvica crônica é um diagnóstico de exclusão, ou seja, só pode ser dado depois que se descartam a prostatite bacteriana e outras causas para dor pélvica como tumores, infecções urinárias, hemorroidas e doenças testiculares.

Os sintomas da síndrome da dor pélvica crônica incluem aqueles da prostatite crônica e outros como dor pélvica, desconforto anal e incômodo nos testículos.

Não há tratamento específico para a síndrome da dor pélvica crônica. Quando não se consegue descartar uma prostatite bacteriana crônica, um curso de quatro semanas de antibióticos é uma conduta aceitável. Nos casos onde não é possível determinar a causa da dor, o tratamento se limita ao uso de analgésicos.

"PROSTATITE | Sintomas e tratamento", 5 out of 5 based on 34 ratings.
Publicidade
  • Marlucia Assunção

    boa tarde! DR meu pai está c a próstata 76 gramas gostaria de saber se isso e mau.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      É uma próstata grande. O peso normal é ao redor de 20 gramas. Ele deve ter sintomas de prostatismo com uma próstata desse tamanho. Ele precisa ser acompanhado por um urologista.

  • William Jazz

    Bom dia. Dr. Estou sentindo dores pélvicas e desconfortos anal,(sem defecar), isso pode ser um sintoma da prostatite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Pode.

  • Joao

    Estou passando aqui para deixar esperança para alguns. Sofri por cerca de três anos com sintomas de “prostatite crônica não bacteriana”. Me desesperei. No fim do ano passado achei a resposta para o que acontecia comigo e hoje, me recuperando a todo vapor, me sinto na obrigação de tentar ajudar outros. No caso de quem fez o exame e encontrou problemas, obedeçam o tratamento médico e tenham força. Porém, em 95% dos casos, a prostratite não tem causa aparente alguma, como alguns aqui sabem. Nesse caso, não é “prostratite não bacteriana”. É uma disfunção do assoalho pélvico. Foi o que aconteceu comigo e o que se passa com 95% das pessoas. Infelizmente só pude encontrar ajuda em inglês. Graças a Deus eu falo e entendo muito bem o idioma. Brevemente, posso dizer que o corpo humano, para funcionamento normal, deve obedecer um certo alinhamento. A disfunção do assoalho pélvico começa quando, o corpo já fora de alinhamento, começa a tentar corrigir o erro. Para isso, nós “sugamos” a barriga para dentro. Com o passar dos anos isso gera tamanha tensão que os músculos do assoalho pélvico passam a agir de maneira desordenada. Eles estão extremamente tensos e constritos. Veias, nervos, artérias, tudo apertado e inimaginavelmente, para uma pessoa comum, tensos. Vou deixar o endereço do site que me explicou tudo isso. A má notícia é que está em inglês. Coloquem no google tradutor, peçam para um amigo traduzir, deem seu jeito. Essa informação é ouro e me salvou. Esse cara passou por tudo que nós passamos e descreve exatamente como corrigiu o problema. Indico também a leitura do livro sobre o qual ele fala. Procurem no google por “Katy Says”. Ela é uma cientista do corpo, americana, que dá todas as dicas de como recorrigir a postura. Fala muito, também de assoalho pélvico. Desejo sorte a todos. Compreendo a dor de cada um. Abraço!

    http://liveinyourbodyaligned.blogspot.com.br/2013/02/male-pelvic-painpelvic-floor-disorder.html

  • Gustavo

    Bom dia, tive uma relação sexual com meu parceiro e depois de duas semanas fui diagnosticado com prostatite minha duvida e se posso ter contraido devido em relacao a algum trauma na prostata?

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Talita

    boa tarde Dr.O urologista examinou meu pai e disse que ele esta com a prostata inflamada,ele fez PSA esta normal,fez exame de urina normal,exame de sangue normal,e o ultimo que ele fez foi uma cultura e Antibiograma de semen acabamos de olhar e deu negativo,estamos preocupados ah alguma possibilidade de ser algo mais grave o que fazer?Ele sente dores nos testiculos ele sente ardencia ao urinar ja faz uns 8 meses já e o medico receitou bactrim !!Obrigado…Tenha uma boa tarde!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Prostatite com todos os exames normais é pouco comum. Agora, se o médico fez vários exames e nada encontrou, é pouco provável que seja algo grave.

  • Paulo Vilar

    Tenho 30 anos e já sofro de prostatite aguda; sofri alguns traumas e lesões na região genital.
    quero saber qual o melhor tratamento e se corro o risco de contaminar alguem, sem fazer uso da camisinha? Percebo ejaculação precoce e a ereção demora voltar; entre outros sintomas. Estou angustiado…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Prostatite não é uma doença sexualmente transmissível.

  • emerson

    meu medico falou que estou com prostatite minhas dores sao no testiculo ele me passou prostem de 100 e nao passou nenhum antibiotico isto resolve

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível que não.

  • Antonio

    Dr, não sinto nenhuma dor, mas de uns dias pra cá, tenho notado que houve uma diminuição do jato ao urinar, Tenho que forçar um pouco para terminar de urinar. o que pode está acontencendo, ou o que houve em relação a esse sintoma. Vou marcar uma consulta no urologista, mas tenho medo de saber o pior (Cânce de Próstata), o que devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu precisa saber sua idade para poder dizer qualquer coisa.

  • Roma

    Dr, tenho muita ardência ao urinar quando fico muito tempo em pé, ardência esta que começa perto do anus e continua por toda a uretra, já tenho esse sintoma a pelo menos 4 anos, já fiz vários exames que não apresentam nenhum problema. Detalhe: Nunca tive febre, sangue aparente na urina ou secreção.
    O que devo fazer?

    • Bruno Gameiro

      Permita dar a minha opinião, ja tive na sua situação e depois de consultar 15 urologistas, sim 15 finalmente a melhor opiniao foi a de que é o stress que causa esse mau estar, a prostaste ta num ponto de energia do corpo que quando andamos stressados pode causar esses sintomas, por isso apenas relaxe

    • Pedro Pinheiro

      Procurar um urologista.

      • Roma

        Já fui em 3, e não aparece nada nos exames.

  • http://profile.yahoo.com/J5VVT4D77FMEGUVG5ZGVYS7DUE genivaldo

    Dr. tive um problema de disfunção erétil, fui ao medico e fiz vários exames, inclusive urina e psa,mas deu tudo normal. porem estou ainda com esta disfunção e estou sentindo um desconforto na região peniana e ardência..o medico apenas passou um remédio para ansiedade e viagra, mas será que não estou com prostite?

  • johes

    Dr. Fazem 2 meses que estou com um pouco de secreção e ardencia a urinar e ejacular e sinto uma dor no testiculo direito as vezes ja fiz exames de urina e nao acusaram nada tudo normal o que pode ser ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só procurando um urologista para saber.

  • http://profile.yahoo.com/WXPB2SQ6EPYXXRZRPVYAF3G4V4 Joselito

    Olá Doutor, esqueci de mencionar, já faz uma ano que estou sentindo uma pontada no meio do penis. Como se fosse calculo renal. Mas o estranho é que vem de uma hora pra outra. Dá uma agulhada e depois passa. Pode ser outra outra coisa se nao for por causa do cálculo. Isso encomoda bastante.
    Obrigado.

  • http://profile.yahoo.com/WXPB2SQ6EPYXXRZRPVYAF3G4V4 Joselito

    Doutor Pedro, peço uma ajuda sua. Há 5 anos peguei uma infecção urinária, e demorei a tratar na época, fui desleixado e fiquei me sentindo mal por uns dois anos, mas eu não associava esse quadro a infecção urinária. Sentia cansaço, estava amarelo, meus exames de sangue apresentavam ictericia, apareceu uma vermelhidao nos meus braços e pernas com coceira, que depois geraram umas pequenas manchas. Tinha umas dores nos testiculos, uma agonia na bexiga e meus espermas começaram a ficar meio esverdeados. Fui ao urologista, e ele me receitou remédios para infecção urinária (ciproflox…). Melhorei depois do tratamento, mas fiquei com os seguintes sintomas: meus espermas continuaram com a cor meio esverdeado, só que passaram a sair meio sólidos, como umas bolinhas misturadas com o liquido, e o liquido passou a vir mais transparente. Quando eu ia urinar sentia um desconforto na bexiga, como se ela não esvaziasse, e sentia gazes quando a bexiga estava enchendo. O tempo foi passando e esse ano não estava me sentindo bem, já que continuava com esses sintomas. Fui ao urologista, que passou uma série de exames. Nos meus resultados de exame apareceu uma infecção no esperma. Fiz tratamento de novo com ciprof… Apresentei uma melhora logo após tomar os remédios, só que não demorou para os espermas voltarem a sair em pedaço misturados com liquido meio transparente. As dores nos testículos diminuiram, e agonia na bexiga também, só que quando urino parece que não sai tudo. Aquelas três respingadas ao final da urina não adianta muita coisa e sempre sai algum respingo depois que acabo de urinar. Tennho 29 anos. Já fiz um PSA por conta própria, só que deu normal. O médico diz que não pode ser próstata. E que talvez tivesse que fazer uma endoscopia de bexiga. O resultado de espermograma deu normal para infeccao do esperma após o uso dos antibioticos. Mas apareceram algumas alterações em outros parametros do exame de esperma.
    Doutor, tem alguma que eu possa fazer para melhorar esses quadro? Posso ter outro tipo de problema que não foi diagnosticado? O senhor pode me passar alguma orientação?
    Obrigado.

  • charles fernandes

    dotor eu sinto dor logo apos o orgasmo e meu orgasmo sai bem transparente e sempre sai algo gelatinoso transparente tb parecido com uma gelatina tou muito preocupado me ajuda…

    • charles fernandes

      obrigado já descobri vi um video e nele um cara falou o que sinto , é prostatite sim .. obrigado mesmo por não responder..

  • tarciana

    Muito enteresante tudo isso

  • pericles coutinho

    Quando sai sangue na ejaculação é um sintoma tbm da prostatite

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser.

      • Adalberto

        Masturbação pode fazer crescer a prósttata

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não.

  • Beto

    Olá tudo bem tenho 32anos, tive uma prostatite no começo do ano passado fiz exames de espermograma, urina e fiz até uma colonoscopia e não apresentou nada nos exames tirei um ultrason das vias urinarias e dos testiculos e apenas constou uma pequena inflamação no testiculo esquerdo ,fiz o tratamento e curei mais este mes estou sentindo algumas dores parecidas como as anteriores como dor e pontadas no testiculo esquerdo no pé da barriga do lado esquerdo na pelvis e no reto será que a prostatite esta voltando ?

  • Nobody

    British Journal of Cancer – http://www.nature.com/bjc/journal/v101/n6/full/6605248a.html
    Marijuana a medicina proibída – de Lester Grinspoon e James Bakalar.

  • Felipe

    Olá, estou com uma dor na uretra entre o meio do penis e a ponta da glande, começou leve, está mais forte, sito uma dor incomodo que aconteceu depois da dor na uretra entre os testículos e o anus, sinto que está levemente inchado tbm, minha urina não dói, arde levemente, pra não dizer que não arde, mas quando ejaculo sinto um incomodo uma dor pequena, isso é prostatite?, não fiz sexo sem camisinha nos últimos tempos, só a mais de 2 anos atrás que durante uma relação a camisinha explodiu, mas logo a troquei…

  • Simone

    Dr. Pedro, boa noite, meu sogro foi diagnosticado com “inflamação na prostata” e o medico falou que teriamos que fazer um procedimento de “lavagem” para tirar a inflamaçao e acelerar a melhora dele, esse procedimento é correto? existe mesmo essa “lavagem na prostata inflamada” ?

  • Michele

    Dr. Pedro,
    Boa dia!
    Meu namorado possui prostatite há muitos anos.Segundo ele,essas dores começaram ainda quando ele era criança,principalmente ao urinar.Mas um tratamento adequado não foi feito.Ele já foi a vários médicos,faz os mesmos exames,e toma os antibióticos.Porém, não tem tido sucesso em seu tratamento. Ele sente muita dor após cada relação sexual. Não sabemos mais o que fazer!

  • Aleksander

    Dr, fiz um tratamento de prostatite cronica, melhorou uns 90%, ficou um pequeno desconforto de as vezs dar uma pequena ardencia, urino normalmente, ejaculo sem dor, tenho ereções normais, mas estou incomodado de vez em quando com esta pequena ardencia. existe algum remedio para erradicar esta pequena ardencia ?

  • hhhman

    olá Doutor , bom dia! estou em tratamento de prostatite bacteriana cronica ha 5 dias (4 comprimidos dia) gostaria de saber se posso ter relação sexual com minha mulher, e outro detalhe, eu vou para o trabalho de bicicleta, ao chegar ao trabalho sinto um certo incômodo entre a bolsa escrotal e o anus, no caso deveria ir a pé trabalhar durante o tratamento? um abraço, e tenha um bom dia!

  • hhhman

    olá bom dia! estou em tratamento a 10 dias de prostatite, e gostaria de saber se posso ter relação sexual com minha esposa, sendo a mesma bacteriana.

  • Paulo

    Atividade física intensa ( corrida de 10 km com subida e musculação) 48 hs antes do exame de PSA pode alterar o seu resultado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, mas não necessariamente alterará.

  • Gersonwinck

    Boa tarde Dr. Pedro;
    Fui diagnosticado com prostatite, meu urologista deu o tratamento com ciprofloxacina, ajudou-me em 50% não tenho necessidade de urinar varias vezes a noite somente levanto uma vez para isso ou as vezes nenhuma, porém sinto muita dor abdominal e na parte inferior das costas, principalmente no horário da 5:00 na madrugada, acordo com muita dor nestas regiões, por gentileza, gostaria se possível que me ajuda-se, oque devo fazer?…desde já obrigado!
    meu e-mail é gersonwinck@viavale.com.br

  • Renandiegofagundes

    estou com uma dor abaixo da bexiga e ardencia para ejacular e já fiz um exame de espermocultura e deu escherichia coli e streptococcus spp já tomei doxociclina;penicilina;ciproflexacina;garamicina e azitromicina e ainda não tive melhora. um medico diz ser prostatite bacteriana e o outro diz se uretrite como descobrir o antibiótico para combater as bactérias? e como saber se é prostatite ou uretrite?

  • Jurandir J

    doutor,estou indo para 04 meses de trantamento com o antbiotico levofloxacino 01 comp dia,prostatite bact crônica no ixame deu o resultado q tenho anticorpos para a bct chamada clamydia,tenho q adimitir que estou melhorando neste períudo dos sintomas,mas ainda sinto alguns.
    porque neste caso o tratamento é mais demorado?e demora para aparecer os resultados esperados e são devagar mediante a comparar as demais infecções como por ex: uma amidaliti.
    tem aver por causa desta bac clamydia ela é tão forte assim?ou por se tratar de ser na prostata um lugor tão dificil de chegar o antibiotico,ou as dus coisas!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O antibiótico chega mal à próstata.

      • Jurandir J

        existe hoje algum outro metodo de administrar antibioticos conhecido na medicina alem do via oral,que neste caso melhore a penetração dos antibioticos na prostata, já que sabemos que os mesmos tem dificuldade de chegar neste local?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Via venosa.

  • Marcio

    Dr. meu exame deu prostatite crônica leve. Já tomei vários antibióticos e não adiantou, sinto uma queimação na uretra que não passa e urgência em urinar, porém não sai urina. O que o senhor me orienta?

  • paula

    DR mitire esta duvida, meu esposo esta com sangramento no esperma faz 1 mês procuramos
    um urologita ele fez um exame chamado:urofluxometria e ja faz 20 dias que ele toma estes medicamento serenoa repens,ciprofloxacino,finasteridas,ele falou que passe 10 dias sem ter relação
    sexual.mais tivemos ontem e ainda sai sangue sera que o remedio não e eficaz para esta inflamação?
    segundo o medico e enflamação na prosta , mim oriente pois meu esposo esta muito preocupado.

  • Mariavernicamenezes

    meu espso tem prostatite toma finasterida de 5mg. o que o senhor sugere para ele

  • Manoelribeirochaves

    dotor tenho poblema de prostatite cronica que toda que me dar vontade de urina meu reto e meu penes comecam ficar dolorido depois que urino doi o reto e o penes que remedio e tambem quando faco coco um couco doro doi meu reto e meu penes me ajude dotor me der um luz manoel

  • André Palma

    Por favor gostaria de saber se uma próstata de 28cm³ esta no tamanho normal???obrigado

  • Ricardo

    Doutor tenho muitas dores entre o anus e o escroto, na hora da ejaculação também doi, quando tenho uma relação sexual depois que vou urinar sinto dores, e minha ejaculação não esta mais como antes esta bem pouco oq pode ser? Também sinto umas agulhadas nessa região.

  • Patriciamgoulart

    Doutor meu pai tem 78 anos e começou a queixar-se de dificuldade para urinar, começou a ficar prostado, logo em seguida procurei um urologista e ele estava com a bexiga distendida e precsou colocar uma sonda de demora(1 mês), minha dúvida é? Meu pai sempre fez PSA(com resultado perfeito, nunca quiz fazer o toque retal ainda sim ele corre o risco de estar com câncer ou algum problema como a próstata aumentada, prostatite?

  • João Carlos

    Caro Dr. Pedro Pinheiro, desde já o congratulo pelas suas inumeras referência na www.
    Faz agora um ano que começei a sentir um ardor no pénis, e posteriormente dores muito intensas nas virilhas, que passaram para os testiculos, e um enorme calor nestes, fui ao Urologista, fiz Ecografia aos tecidos moles, nada de anormal, urucultura, nada de anormal, análises ao sangue (várias vezes até aos 6 meses), inclusivé HIV, PSA, Clamidia, VDRL,Herpes, tudo normal, Urucultura, também normal, entretanto enquanto não tinha as análises tomei Azitromicina dose única, medicação durante 7 dias para uma eventual infecção por triconomas, e um outro para uma eventual infecção, as dores um pouco acima da virilha variam de intensidade, tal como o ardor em que já coloquei creme com tiocozanol, sempre sem qualquer manifestação a nivél da pele, 6 meses após as primeiras queixas comecei a ficar com a pele dos testiculos com rubor, e posteriormente com ligeiras fissuras junto às virilhas, o urulogista encaminhou-me para dermatologista, que receitou creme quadriderme, no entanto melhorou mas pouco, isto já lá vão 3 meses.
    Posto isto, estou afligido, pois ando nisto à um ano, tento abstrair-me no entanto continuo com o calor nos testiculos, por vezes aprece humidade na uretra (principalmente quando estou sentado e levanto, ou baixo e levanto de seguida), aconteceu já por quatro vezes ao defecar, largar imenso liquido tipo esperma, já relatei tudo isto, e foi-me dito que poderá ser normal, por vezes também sinto um calor a vir do anus, e uma pontada debaixo das axilas desde o inicio, embora não incomode.
    Estou a começar a conformar-me a viver com isto que é extremamnte desconfortável, pois não consgo sequer correr em condições. O meu receio é que tenha alguma infecção não detéctavel nestes exames, acha possivél ser uma prostatite ou algo do género? A minha esposa engravidou, entende ser recomendávél efectuar algum exame de alguma DST?
    oBRIGADO 

  • Gean

    Olá Doutor. Após relação sexual sinto dores na região da próstata e incomodo nos órgãos sexuais. Já fiz PSA, toque retal, exames de urina e nada de errado. Meu médico acredita q seja prostatite. já usei antiflamatorio e mesilato de doxazosina e não resolveu. O q é recomendável nesse caso?

  • Ricardo

    Doutor tenho muitas dores entre o anus e o escroto, na hora da ejaculação também doi, quando tenho uma relação sexual depois que vou urinar sinto dores, e minha ejaculação não esta mais como antes esta bem pouco oq pode ser? Também sinto umas agulhadas nessa região.

  • Hugo Hugoamaral75

    Caro Dr.
    Tenho 36 e tive uma prostatite aguda severa e tive de estar 1 mes no hospital, acontece que depois de sair com o quadro clinico de que estaria curado, comecei a ter uma especie de incomodo no lado direito da bexiga, ao pe da parte q chamam apendice, fiz novamente exames, tac scan, exames ao sangue e urina sempre deu que nao tinha qualquer problema na prostata, acontece que a dor continua, e ja nao sei o que faazer, ja estou a fazer antibiotico cravit ha 3 semanas ainda faltam mais 3 e continua a doer no lado direito, por favor me ajude dr.

  • genilce

    Um cancer de prostata gleason 6 (3+3) e psa 34,8mg o que o Sr. indicaria, cirurgia ou radioterapia associada com hormonios? esse foi o resultado do meu esposo, gostaria de saber a sua opiniao, grata.

  • Jurandir J

    doutor,estou em tratamento de uma prostatite cronica com antibiotico, e nos meus izames de espermocultura deu que eu tenho a bact clamidia e já tenho anticorpos para ela.
    minhas perguntas são!
    01)porque tratar com antibiotico?
    02)porque meus anticorpos não matam esta bacteria,já que tenho os tais segundo o izame?
    03)porque os sintomas desta prostatite custam em desaparecer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ter anticorpos não significa que necessariamente seu corpo vai conseguir se livrar do germe. Paciente com AIDS têm anticorpos contra o HIV, mas nem por isso conseguem se curar sozinhos do vírus. Por isso, o auxílio de antibióticos é importante.

      Em alguns casos os tratamento precisa ser prolongado para se livrar completamente da bactéria.

  • tarciana

    Muito enteresante tudo isso

  • André Palma

    Por favor gostaria de saber se uma próstata de 28cm³ esta no tamanho normal???obrigado

  • Anonymous

    Sou homem, tive sexo anal com otro homem e desde entao sinto muita doe ao orinar. o que pode ter acontecido

  • Anonymous

    ola!tive uma prostatite leve no inicio do ano de 2011.e no meu entender não foi bem tratada,pois.
    no final do ano eu estava fazendo um tratamento com antialergicos devido uma alergia na pele,e a prostatite voltou com força com febre alta e dor ao urinar.
    o doutor voltou a tratar com o mesmos antibiotico por 02 meses e ainda não estou me sentindo muito bem não consigo segurar a bexiga cheia por muito principalmente a noite.
    o segundo tratamento não deveria ser feito com outros antibioticos??

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O PSA sozinho não é suficiente para descartar problemas da próstata.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Desconheço este tratamento. Você poderia me mandar as referências bibliográficas destas suas informações sobre a cannabis?

    • Nobody

      British Journal of Cancer – http://www.nature.com/bjc/journal/v101/n6/full/6605248a.html
      Marijuana a medicina proibída – de Lester Grinspoon e James Bakalar.

      • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Isso ainda é muito experimental. Não dá para afirmar que já está provado. Isto é apenas um trabalho, in vitro e em ratos, com a estimulação de um análogo do receptor de canabinoides. Isto tá muito longe de podermos imaginar que o uso da maconha possa ser benéfico em doenças da próstata. Existem, literalmente, milhares de estudos com milhares de substâncias que in vitro inibem a proliferação de tumores. Daí transformar isso em um medicamento eficaz, às vezes, levam décadas de desenvolvimento.

  • Patriciamgoulart

    Doutor meu pai tem 78 anos e começou a queixar-se de dificuldade para urinar, começou a ficar prostado, logo em seguida procurei um urologista e ele estava com a bexiga distendida e precsou colocar uma sonda de demora(1 mês), minha dúvida é? Meu pai sempre fez PSA(com resultado perfeito, nunca quiz fazer o toque retal ainda sim ele corre o risco de estar com câncer ou algum problema como a próstata aumentada, prostatite?

  • Nobody

    Boas, o meu pai tem uma prostatite crônica, causada por tratamento com BCG a um tumor que teve na bexiga, reconheço muitas das propriedades curativas da cannabis, uma vez que o THC é expelido pela urina isto implica que o mesmo esteja em contacto com todo o sistema Urinário, não encontrei nada na internet que falasse sobre o uso para combater a prostatite, mas está provado que retarda e previne o aparecimento de cancro na prostata. A minha dúvida é, é possivél tratar a prostatite com cannabis?

  • Lisacristina2012

    doutor boa noite meu nome é guilherme  tenho 24 anos e sofro de dores no reto e no canal urinario quando tenho relaçao  e nao concigo urinar apos ela é uma sepece de protatite e si for qual seria ? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Assim é difícil opinar. Procure um urologista.

  • Jc1703

    gostaria de informaçao sobre prostatite no meu caso sangue mo esperma . meu mone e claudio desde ja agradeco.

  • Alexandre Martin

    Bom dia Doutor, minha dúvida é a seguinte : Estou com sangue no esperma há cerca de 2 semanas, estive no médico e ele acha ser provavelmente causado por hipertensão, realmente minha pressão estava elevada. Troquei o medicamento (usava losartana , agora estou usando diovan 160 triplo ) e minha pressão baixou, apesar de ainda não estar no nível ideal. ( agora, 06:00 da manhã deu 16/10) e apos ter relação sexual com minha esposa usando camisinha, verifiquei ainda haver presença de sangue no esperma. Poderia ser prostatite ? No seu artigo acima fala-se sobre a presença de pus , mas não de sangue. Não sinto qualquer dor ao urinar e a urina sai de cor amarelo claro típica. Irei fazer exame de sangue completo esta semana. Poderia me dar algum conselho ?

  • EDILENE

    Bom dia, meu marido fez o exame de toque retal para diagnosticar uma prostatite, assim que fez o exame ele sentiu sair um pouco de pús pelo pênis, no entanto lendo suas informações sobre prostatite essa reação se encaixa na prostatite crônica. Estou certa? gostaria de saber se o paciente em tratamento da prostatite pode ter relação sexual? O briga da pela atenção.     EDILENE.

  • Jurandir Jaime

    doutor,meu urologista relatou que algumas prostatites são dor de cabeça para ele e o paciente estou em tratamento a 03 meses,
    pq os antibioticos tem dificuldade de combater a bacteria na prostata?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Penetram mal.

  • ricardo

    Digite seu comentário tenho prostatite aguda que remedio devo tomar dotor

  • Junior

    doutor, minha história é um pouco longa!
    Transei com uma garota sem proteção e dias após uma secreção começou a sair da uretra…fiz exames e foi diagnósticado clamídia! Orientado por médicos, fiz o tratamento e os sintomas aparentemente sumiram…depois de um tempo, eles voltaram mais brandos e comecei a tomar os antibióticos novamente! tomei quase todos os antibióticos possíveis para tratamento de uretrite e os sintomas somente diminuiam e voltavam após acabar o tratamento. Orientado por um médico, refiz os exame de secreção uretral (pois o mesmo disse que era praticamente impossível não acabar com a uretrite com tantos remédios) e ele não indicou nada!! Procurei outro médico que achou que eu poderia estar com prostatite em virtude da infecção que contrai anteriormente e pediu para eu fazer diversos exames, entre eles cultura de urina, secreção e esperma…desses exames todos, a única coisa que deu alterado foi a taxa de EOSINÓFILOS da úrina, o resto não indicou a presença de nada!! nessa história toda passaram-se quase 2 anos.. 
    O sintoma que sempre permaneceu e só diminuia com os tratamentos era a secreção de coloracão transparente…por vezes sinto incômodos na uretra, como bem leves ardores e quando urino, bem pequena ardência no canal..ultimamente tenho sentido pequenas dores nos testículos!!
    Diante dos resultados dos exames e dos sintomas, pergunto ao Sr:
    - Pode ser prostatite, conforme disse um dos médicos?
    - Se for, é contagioso?
    - o que quer dizer a taxa de easinófilos alta no exame de urina?
    - qual seria o tratamento para prostatite e se esse tratamento traz 100% de cura?

    Obrigado

    Paulo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jaime,
    pode ter influência.

  • jaime

    boa tarde,tenho 32anos, tive uma prostatite leve tratei e curei no inicio do ano,no final de ano voltou com febre e muita dor;o retorno desta prostatite tem aver por eu ter comprado uma bicicleta e andado todos os dias??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Waleska
    Não, mulher não tem próstata para ter prostatite.

  • Anonymous

    Dr, desculpe a dúvida boba mas mulher pode ter prostatite?
    Waleska

  • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

    Impossível responder à distância. As coisas não funcionam assim, não basta me dar um número e perguntar se tem que operar ou não. A avaliação de um paciente é algo muito mais complexo que isso.

  • http://facebookvicentesanchezricofilho Vicente Sanchez Rico Filho

    Tenho prostatite crônica e meu PSA está em 25,240, eu me interesso pela resposta, nesse caso só cirurgia ? Por favor.