Artigo atualizado em 18/10/2013

FIBROMIALGIA

Esta seção de perguntas e respostas sobre fibromialgia é um complemento do texto FIBROMIALGIA | Sintomas e tratamento.

Estas são as perguntas mais frequentemente feitas aqui no blog e em outros fóruns da internet.

1.) A fibromialgia é uma doença de verdade ou é apenas psicológica?
R: Desde a década de 1980 que a fibromialgia é reconhecida como “doença real”. Sabe-se hoje que o cérebro dos pacientes com fibromialgia são mais sensíveis a informações vindas do exterior, reconhecendo como dor estímulos que o cérebro da maioria das pessoas reconhece como não dolorosos.

2.) Existe alguma lesão visível ou detectável em algum órgão dos pacientes com fibromialgia?
R: Não. Por isso a doença é tão difícil de ser diagnosticada.

3.) O que causa a fibromialgia?

R: Não se sabe. Atualmente aceita-se que a doença tenha origem genética, uma vez que familiares de primeiro grau apresentam 8,5x mais chances de também ter fibromialgia. Porém, ainda não se conseguiu identificar nenhum gene quem possa ser responsabilizado.

4.) Como é feito o diagnóstico da fibromialgia?
R: Não existe nenhum exame laboratorial ou de imagem que forneça o diagnóstico da fibromialgia. Estes exames são pedidos na maioria das vezes apenas para descartar outras doenças.

Atualmente o modo mais usado é através da identificação de pelo menos 11 dos 18 pontos dolorosos típicos da fibromialgia, exemplificados na ilustração abaixo.

Fibromialgia

5.) Quais são os sintomas da fibromialgia?
R: Dor músculo-esquelética difusa, principalmente na coluna, pescoço, braços e pernas; cansaço, mesmo sem se ter feito nenhum esforço físico recente; memória fraca e dificuldade de concentração, dificuldades para dormir; dor de cabeça crônica e sensibilidade a mudanças de temperatura são os sintomas mais comuns.

6.) Existe cura para fibromialgia?
R: Não. Tenha cuidado com as famosas promessas de cura e remédios milagrosos ou revolucionários. A maioria são engodos que se aproveitam do desespero do paciente para ganhar dinheiro.

Já há tratamentos que ajudam no controle dos sintomas, mas nenhum deles é considerado milagroso. O atual tratamento da fibromialgia inclui vários fatores como mudanças de estilo de vida, exercícios, terapias de relaxamento e ajuda psicológica.

7.) Qual é o tratamento para fibromialgia
R: O tratamento é divido em várias direções. Uma delas é o controle da dor; outra é otimização do sono. Exercícios regulares e alongamentos ajudam. Também é importante uma re-educação alimentar, evitando-se álcool e cafeína. Não fumar também ajuda.

O tratamento das doenças associadas, como por exemplo depressão,  melhoram a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.

8.) Quais são as doenças que costumam estar associadas a fibromialgia?
R: Depressão, ansiedade, síndrome do intestino irritável, enxaqueca, dor pélvica crônica, disfunção da articulação temporomandibular e cistite intersticial.

9.) Qual o médico especialista que trata fibromialgia?
R: Reumatologista. Porém, um clínico geral que tenha experiência no assunto, também pode tratar a fibromialgia.

10.) Fibromialgia piora com o passar do tempo?
R: Depende. Cerca de 25% dos casos se tornam pior ao longo dos anos; outros 25% melhoram. A evolução depende da existência de outras doenças associadas e da aderência e resposta do paciente ao tratamento proposto pelo médico.

Em um trabalho cientifico que acompanhou pacientes com fibromialgia por 14 anos, pôde-se perceber que  a maioria dos pacientes não referiu melhora significativa dos sintomas, porém, mais de 75% mantinham uma vida produtiva normal a despeito de terem fibromialgia.

11.) Fibromialgia pode levar ao óbito?
R: Não. Porém, se não tratada corretamente pode prejudicar muito a qualidade de vida e tornar o paciente pouco produtivo.

12.) Existe uma dieta especial para fibromialgia?
R: Não, mas evitar gorduras, álcool e cafeína parece ajudar no tratamento.

Se quiser saber mais sobre fibromialgia, leia: FIBROMIALGIA | Sintomas e tratamento.

Publicidade
  • Correia Fl Pedro

     Qual é o tipo de medico que eu devo consultar? e é normal ter estas dores á 2 meses durante todos os dias?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Reumatologista.

  • Maria João

    sofro de fibromialgia há 16 anos,tempos melhores outros piores agora há uns meses que estou em crise nada tira a minha dor ajude-me está em Portugal?onde?

  • Correia Fl Pedro

     Mas é normal ter dores durante o dia todo nos ultimos 2 meses?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na fibromialgia é possível.

  • Anonymous

    eu etou com dor de cabeça, e me sentindo cansada,e de vez enquando estou com dor de garganta.Isso e fibromislgia

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É muito pouca informação. Difícil opinar.

  • anônimo

    olá boa tarde,quem tem fibromialgia corre o risco de ter hemorróida ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é diferente do resto da população.

  • Sara santos

    dr. me responda por favor,eu tenho fibromialgia ha quase 4 anos,e fazia tratamento com remedios fortissimos,amitril,rivotril,metadona entre outros,mas eu agora engravidei e parir tive k parar de tomar remedios,estou com muitas dores,so k estou amamentando,e nao posso tomar remedios, o k posso fazer,me de uma solucao,eu nao posso fazer fisioterapia o bebe mama o tempo td.

  • Rachelt

    Olá Dr., que maravilhoso o site, muito útil no nosso dia a dia tão atribulado!!!Por gentileza, tenho uma dúvida: a candidíase pode se manifestar com mais frequência em pessoas com diagnóstico de fibromialgia?
    Muito obrigado e sucesso!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, devido ao estresse que a doença provoca.

  • regina

    boa tarde doutor! tenho todos esses sintomas e apesar de conhecer a fibromialgia nunca relacionei os sintomas com o caso, mas tenho uma outra duvida dependendo da posição do meu braço ele formiga e fica roxo pode ser tambem um outro sintoma ou esta relacionado a outro tipo de doença?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser um problema circulatório. Dependendo da posição do braço, pode estar havendo compressão dos vasos sanguíneos, diminuindo o aporte de sangue para o membro.

  • Eliana Klem

    adorei este conteudo pois eu tenho e sofro bastante mais nao tenho dado sorte c mendicos pois teve um q me falou q eu nao tinha q tudo estava na cabeça ,imagina só eu mostrei p ele o inchaço no meu joelho passei tudo q estava acontecendo,e nada ,so q gostaria d saber se consigo ficar no INSS por isso pois alem disso sou deficiente e a minha firmeza nas pernas estam acabando e nao sei o q fazer .

  • Mara_reis

    eu acho que estou com este problema , pois já fiz tantos exames e ainda não achei nenhuma solução
    já fiz exames de circulação de nervos resonancia, de astrozes, de coluna lombar servical de coração abdominall e nada apresenta. vcs podem me ajudar

  • Mara_reis

    meu nome é gilmara moro em dias dávila bahia espero uma resposta imediata pois tenho muito medo de morrer ou se la.

  • Claudia Vargens

    há um uns 2 anos tive alguns sitomas parecidos, fui a um ortopedista pessando que serai coluna ele mim aconselhou a procura um reumatologista, então fui ele disse que eu estava com fibromialgia,e passou Mirtax 5mg para tomar mas o remedio mimdeixa um zonza, então parei, agora estou sentindo forte dores de cabeça, dores no ombro e nuca, cansoço, fadiga, sinto que meu corpo vai despencar, entaõ voltei atomar o remedio será que fibromialgia mesmo, me ajude.

  • daiane

    ola!a fibromialgia ter em pessoas com 21 anos?

  • daiane

    a fibromialgia pode aparecer com que idade

  • Ana Adriana

    Bom dia dr. Me chamo Adriana, Ja tem uns dois anos q sinto esses sintomas da doença,porem passei um tempo sem sentir,ela. Ja fiz endoscopia pensando q era algo relacionado ao estomago,afinal toda vez q como,sinto como se minha respiraçao dificultasse,dai começo á sentir,mas nos exames deu uma bacetria,eu tratei, nao é bem uma dor,é mais um incomodo q começa no torax e vai se espalhando,um tipo d formigamento,tenho muita sensibilidade ao frio, quando ando em algum veiculo tambem começo á sentir,percebi q tenho fragilidade ao toque,tenho prisao de ventre .Gostaria de saber se ela ataca os nervos? Vi num site que sim,mas queria saber do sr.,um farmaco uma vez disse q se eu nao mantesse a calma,ia começar aperecer um intalo na garganta q n sobe e nem desce,hoj em dia sinto muito isso,é normal da doença?. So sinto como se fosse sensaçao de fata de ar,acho q nao é nem bem isso ,é uma diiculdade. Obrigada!

  • Soninha

    Eu tenho fibromialgia, não consigo arrumar minha casa, que sinto dor pelo meu corpo todo, me sinto muito cansada.
    Eu gostaria de saber se é normal.
    Doutor, tem dias que sinto dor pelo corpo todo,parece que levei uma surra, isto tbm é normal?

  • elianerenz

    Boa tarde. Me chamo Nilton, recentemente fiz uma cirurgia de hérnia de disco,logo após a cirurgia na recuperação senti dores na batata da perna e no pé.Pórem as dores da batata da perna sumiran e a do pé ficou uma queimação constante e fisgando os nervos. Indo ao retorno do Médico ele me falou que se tratava de fibromialgia que com o passar do tempo vai passar, pois o nervo da coluna estava muito machucado é o por que dessas dores. Isso esta correto? Hoje faz trinta dias da operação.

  • maria de lourdes brito severo

    boa tarde mim chamo maria de lourdes tenho 25 anos moro em afogados da ingazeira pernambuco sofro de fibromialgia,hernia de disco lombar.gostaria de saber se todas hérnias de discos eles precisam ser operados pois tenho logo 6 e sofro muito o meu medico falou que se eu operar fico aleijada,hérnias de disco se deslocam? tenho mais de 11 tipos de reumatismos artrite e artrose.

  • foffano

    Há muitos anos ( mais de 10 anos ) sofro com dores na cervical, maos , ombros, nuca, ou melhor, todas as articulações. Atualemente estou tomando um remedeio manipulado que contém: PREDNISOLONA 2,5 ml; MELOXICAM 7,5 mg; NORTRIPTILINA 20 mg, FAMOTIDINA 20mg. Iniciei estas dosagens dia 11/12/12. Gostaria de saber se esse medicamento engorda nesse esapaço de tempo ( 10 dias). Estou notando meu abdomem mais avolumado.
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente. Rita

  • Maria Pastora de Sousa Soare

    Amei todas as informações, já trato fibromialfia há 20 anos

  • Valquiria

    Acho que tenho fibromialgia, pois dói tudo, da cabeça aos pés. Recentemente passei a tomar alimentos ricos em cálcio, devido a prevenção para os ossos e a dor aumentou. Tem relação cálcio com fibromialgia, ou seja, piora.

  • Valquiria

    Dr. Pedro eu te perguntei se cálcio piora a fibromialgia porque eu assisti em um programa (Bem Estar que passa na Rede Globo) o médico dizer que cálcio no sangue piora a fibromialgia. Agora fiquei confusa, pois preciso fazer reposição de cálcio, tenho em vista que estou com 48 anos e na menopausa, Fiz exame de densiometria e constou inicio de osteoporose no quadril. Penso que se cálcio piorar as dores estou perdida. Me confirme por favor

  • Mário Roberto de Souza Àvila

    Dr Pedro há mais ou menos uns 10 anos atraz fui a um reumatologista e ele constato que eu tenho fibromialgia hoje tenho 47 anos sou motorista e cada vez me sinto mais cançado e desanimado angustiado e muito nervoso e tambem sem vontade de fazer sexus isto é normal para um paciente e o que posso fazer para melhorar isto aguardo resposta desde já muito obrigado

  • Monique

    Boa noite, meu pai (já falecido) tinha fibromialgia então sempre soube dos sintomas. Desde os 14 anos (hoje tenho 26) faço tratamento para depressão e ansiedade.Já tomei benzodiazepínicos por muitos anos para o tratamento psiquiátrico, mas parei a mais ou menos 1 ano. Sempre que me sinto mais para baixo as dores no corpo aumentam exponencialmente, sinto muito cansaço e desanimo. Também fui diagnosticada com síndrome do intestino irritável. Nos finais de semana chego a dormir 16 horas por dia de tanto cansaço… E por mais que eu durma nunca me sinto descansada.Tem dias que não consigo levantar da cama de tanta dor. Me sinto incapaz de fazer quase tudo. Tentei marcar um reumatologista pelo meu plano de saúde, mas dos que não deixaram as clínicas só tem horário para daqui 3 meses. Sinto que não aguento tanto tempo assim sem algum tratamento para tantas dores. O que eu faço?Que especialidade procurar fora o reumatologista? Posso realmente ter fibromialgia?

  • Alciene

    Tenho hernias de disco na coluna lombar, mas ultimamente tenho sentido dores no corpo todo com formigamentos, já fiz várias fisioterapias e nada melhorou. É possível que seja também sintomas de fibromialgia?
    Obrigada.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Dor com formigamento é típico de problema na coluna. É mais fácil pensar que sejam das hérnias.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É muito pouca informação para opinar.

  • Flavia

    Olá Dr.,sinto dores exatamente nos locais da figura 1 desde dos 3 anos. Os médicos diziam que era a dor do crescimento. Hoje com 15 anos estou sendo controlada com o remédio amitriptilina e ele chega a me controlar. Reumatologísta,Pediatra,clinico geral,especialistas em dor,e outros tipos de profissionais que supostamente poderiam me ajudar sempre me jogaram pra outros médicos ( creio eu por fallta de profissionalismo,sei que é uma doença difícil de ser diagnosticada mas nenhum desses me tiraram das dores sufocantes) até que parei num Neurologista,e ele por exclusão me disse que eu tinha essa tal doença,tomei amitriptilina por uns 5 anos e as dores foram se controlando sem ele,achei que estava quase curada mas não. A uns 3 meses atrás as dores voltaram e mais insuportáveis ainda. Agora me trato com um Clínico geral e continuo com o mesmo remédio só que com mais dose. A pergunta é: é verdade que mudar o pensamento,focar em alguma coisa,destrair o cérebro nos ajuda naquele momento a esquecer a dor ? E eu me ”bato” do socos nas juntas no braço a muito tempo é como se a dor por aqueles segundos do soco para de doer,no desespero vale até isso,a cada soco que eu do quase não sinto mais nada,então já esta ficando muito preocupante isso. Ótima matéria,adorei.